(FÓRMULA MÁGICA) CONVERTER VA em WATTS - Super Fácil 🔧 Engehall Cursos
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- ⚡ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ eletr.co/aula?...
--------------------------
📣 COMUNIDADE FAAALA ENGEHALL 📣
Junte-se à nossa comunidade no WhatsApp para receber dicas e novidades valiosas na área elétrica, informações importantes e muito mais. 😉 ➽ eletr.co/fala-eng
--------------------------
Gostou desse vídeo? 😍
✔️ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
✔️ Siga nossas redes
➽ eletr.co/links...
--------------------------
👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ eletr.co/nr10?...
--------------------------
(FÓRMULA MÁGICA) CONVERTER VA em WATTS - Super Fácil
A potência consumida por um equipamento é expressa em watts ou-volt ampères (VA). A potência em watts é a potência real consumida pelo equipamento. Volt-Amperes são chamados os aparentes "prevista" e são o produto da tensão aplicada ao equipamento de vezes a corrente puxada pelo equipamento.
Ambas as classificações em Watts e VA tem uma utilização e finalidade. A avaliação do watt determina o real energia comprada da concessionária e carga de calor gerada pelo equipamento. A classificação em VA é utilizada para dimensionar a cabeamento e disjuntores.
O valor da potência em Watts sempre será menor ou igual que o valor correspondente em VA, devido ao “Fator de Potência” (FP).
O Fator de Potência é um número entre 0 e 1 que representa a fração da corrente que provê energia disponível para a carga. Apenas com cargas resistivas puras, por exemplo em filamentos de lâmpadas incandescentes, por exemplo uma lâmpada elétrica, o fator de potência é igual a 1 (um).
Para equipamentos do tipo computadores, o Fator de Potência a ser utilizado deverá estar entre 0,6 e 0,7. Em outras palavras, a potência em Watts para computadores é um valor entre 60% e 70% do valor em VA.
Novas tecnologias de fontes de alimentação estão sendo desenvolvidas e introduzidas no mercado (denominadas fontes chaveadas com fator de potência corrigido) de modo a permitir um fator de potência de 1 ou próximo a um.
Um bom fator de potência a ser utilizado para computadores é o fator de 0,65. Com o exemplo que coloco abaixo você entenderá bem o assunto:
Um No-Break de capacidade de 1000VA será capaz de alimentar uma lâmpada de 1000Watts, porém só terá a capacidade de alimentar um computador de consumo de 650Watts.
NO CASO ACIMA, Para converter Watts em VA, divida o valor em Watts por 0,65.
VA = Watts / 0,65 .
Em alguns equipamentos encontraremos apenas a indicação da tensão de alimentação (Volts - V) e da corrente (Ampére - A) consumida.
Neste caso teremos que calcular a potência, um cálculo simples e rápido:
Potência (VA) = Voltagem (V) x Corrente (A)
(O resultado é expresso em VA)
Um exemplo:
Um equipamento que utiliza a rede elétrica de 120Volts e consome 5A terá o consumo de:
Potência = 120×5 = 600VA
Para convertermos este valor para Watts:
Watts = 600×0,65 = 390watts
Neste caso, nosso sistema consome 390Watts ou 600VA. Assumindo uma margem de segurança de 30% (ou superior), podemos comprar um no-break com capacidade superior a 507Watts ou 780VA .
Fonte: www.energiaextr...
(FÓRMULA MÁGICA) CONVERTER VA em WATTS - Super Fácil , gostou dessa dica?
-----
⚡ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: ➽ eletr.co/comentario?YqLbja3k
Muito fácil de entender.
VA = copo de cerveja cheio com o colarinho de espuma
W = cerveja 🍺 líquida
VAr = espuma da cerveja 🍺
KAKAKAKKA BRABO
Ótima explicação! Resumindo: o VA estabelece uma margem para a potencia real, no caso de desconhecer a potência real de um equipamento. Muito legal!
Boa noite mano. Não sou especialista, mas eu aprendi que a potencia em VA é a potencia aparente. É a que pagamos na concessionária (A potência aparente é a soma fasorial da potência ativa e da reativa) .A potencia reativa em Var é a energia improdutiva mas necessária para fazer motor funcionar, ela é consumida por reatancias e indultancia da própria maquina ou equipamento. E a potência em watt é a potencia real, que transforma a energia elétrica em luminosidade ou a que transforma a energia elétrica em força motriz de um motor elétrico. Por isso o FP é varia de 0 a 1 somente na potência real ou ativa. Mas é verdade que a formula do consumo é consumo = KW x tempo em horas. Agora deu um nó mental. kkk.. Valeu!!! Espero não ter falado besteira. kkkkkk.... mas se tiver algo errado no meu texto, me corrige aí vc ou outro mano que manja para eu aprender da forma correta. Um abraço a todos..
Simplesmente o melhor canal de elétrica do RUclips.
Sem sombra de dúvidas
Professor André Mafra o canal de vocês, o Engehall cursos, está se consolidando como o melhor canal de elétrica do RUclips na minha opinião.
Parabéns a você e a todos envolvidos nesse projeto, transmitindo muito conhecimento nessa área muito importante da humanidade.
Mais uma vez parabéns e muito obrigado pelas excelentes aulas do canal !!!!!?
👏👏👏👏👏👏👏
Olá meu amigo, nós que agradecemos o seu comentário e a sua importante participação aqui. Valeu mesmo. Grande abraço!
Concordo contigo colega .. Eu que pensei que sabia alguma coisa de eletrica, asssitir as aulas do André e do Luis Navarro reduz meu conhecimento a uma fração apenas .... muito bom aprender com estes feras da Engehall.
Andre , muito ,muito, muito BOM.
Estava eu pesquisando sobre isso , pois estou fazendo o seu curso e aparece o VA.e então encontrei o seu vídeo. Obrigado e parabéns novamente, por esclarecer as nossas dúvidas
Novamente, o contexto complexo se tornou prático e dinâmico, PAIDÉGUA esse Gito aí hein. Deus nos abençoe.
Agora sim sei qual transformador comprar para minha maquina, vlw.
Até ver esse vídeo eu não sabia o porquê da potência dos transformadores serem dadas em KVA, já que aprendi que potência é dada em Watts. Parabéns meu nobre e obrigado por sanar essa minha dúvida.
Melhor explicação ,que vi até agora , didática simples e objetiva .
Obrigado prof! Sua explicação foi muito interessante.
Eu não sabia disso, sempre me perguntei a diferença entre VA e W e agora finalmente consegui entender. Parabéns pelo vídeo, muito bem explicado.
Cria uma numeração de vídeos do menor para o maior ou seja fase um ... até os níveis mais elevados ...
Não estou reclamando seus vídeos são excelentes ...🇧🇷⚙️👏👏👏
André sou inscrito e curto muito o canal Engehall e o trabalho que vocês desenvolvem e aperfeiçoam diariamente. O vídeo deixou claro que quando a carga é puramente resistiva o fp=1. Gostaria de deixar uma sugestão para um próximo vídeo a explicação da correção de fp realizada por meio de banco de capacitores quando a carga possui componente indutiva e precisa atender a legislação quanto ao fator de potência exigido. Sucesso!
Não ficou nenhuma dúvida excelente apresentação. Parabéns.
Grande Mestre !!!
Bom Dia !!!
Aula Fantástica !!!
Muito Obrigado !!!
Tenhamos Todos uma Excelente Semana !!!
Vídeo muito simples e fácil de entender.
Parabéns!
Esse cara gosta do que faz, olha a facilidade dele para ensinar,
parece simples mas não é tem que ter muita disciplina para decorar essas formulas e trabalhar constantemente da area para não esquecer das formulas magicas, eu como nao atuo amanha eu esqueço tudo então assisto porque gosto das dicas flash todos os quadros parabéns professor
Muito obrigado William!
Por isso que eu amo esse canal,superexplicado...
O MELHOR CANAL DE ELÉTRICA! Ótima explicação! PARABÉNS A ENGEHALL ELÉTRICA
Cada vídeo melhor que o outro. Show de bola.
Valeu meu amigo!
Show de bola! Amei sua explicação. Que você continue com novo vídeos.
Sensacional! Suas aulas são show de bola!!!
Obrigado, Diogo!
É isso ai grande André, assistir seu vídeos é um constante aprendizado , valeu Mestre!!
Muito bom mesmo
Na moral vc é o melhor !!!
Caramba que interessante, tudo que vc mostrou nesse video eu estava lendo em um site a poucos minutos só não lembro qual foi. Inclusive esse tal site era revendedor da marca NHS. Interessante.
Puxa professor que explicação maravilhosa parabéns muito obrigado por ter esclarecido a minha dúvida continue assim simples e objetivo. Como sempre
Uma vez medi a corrente consumida pelo meu computador com um alicate amperímetro, com ele ligado e ocioso dava uns 0,95A e quando eu abria coisas nele que exigiam um processamento maior, essa corrente subia para 1,65A; A mesma coisa acontecia em meu televisor, quando a imagem era totalmente preta dava 0,45A e quando era branca a corrente subia para 0,90A... Ou seja esses equipamentos ficam variando a todo instante seu consumo de energia... Achei interessante esssa experiencia que eu fiz...
Parabéns Mafra pelo canal e a explicação clara e autodidata. Quando estiver uma oportunidade, faz um vídeo explicativo e na prática de como montar um padrão de entrada com mais de um relógio medidor.
Obrigado pela sugestão, Deberson!
Show de bola André.
Muito bom André. Outra excelente aula.
Tive a grata satisfação de receber, do meu pai, um dos seus vídeos no watthsapp. Estão fazendo bastante sucesso.
Obrigado Flavioooo. Agradeça ao seu pai também. Abraço!
Zé Felipe é brabo!
Essa aula foi show, parabéns
obrigado, pelos videos.... a ideia do quadro e ótima , continue assim, grande abraco, saúde e sucesso.
Vc fez esse assunto ser claro como água de pedra.... Obrigado mestre
Valeu Gila!!!
Ótimo video ! Faltou falar a AUTONOMIA!
obrigado pela dica muitos anos de de profissão e ainda tinha dúvidas
Legal saber que a dica foi útil!!!
excelente sacada do quadro ..me sinto numa sala de escola técnica e sem falar do professor q parece levar a gente atravessar a tela do Android. .amo este canal
Muito obrigado André pela excelente explicação. Tirou a dúvida que eu tinha. Show de bola!
Cara, muito obrigado! Kkkk aprendi mais em 2 minutos de um vídeo seu do que em 30 de outros canais.
ótimo vídeo André, tem cursos que agente paga e não nos oferece a mesma qualidade de ensino que vcs aí nos proporciona de graça
Muito obrigado, Gilvandro :D
Cara seus videos são muito bons... continueeeee
gostei de mais dos videos e a explicação muito bem detalhada Parabéns
Show,eu tava com essa duvida a dias, muito obrigado, que DEUS lhe abençoe sempre
muito bom! essa foi a minha duvida tambem e agora entendi melhor!
Cara explicação TOP me ajudou muito aqui a dimensionar um Nobreak !!!!! VALEU
CONVERTER VA em WATTS agora ficou Fácil ... Valew André...
Valeu Fernando!
O fator de potência para TUE'S é 1; para TUG'S já passa a ser 0,8. Cada caso é um caso... Bom vídeo bem explicado... Obrigado. ..
boa noite, cara essa foi mais uma excelente dica, parabéns muito grato!
Muito obrigado Ronaldo!
Fala André. Parabéns pelo vídeo. Muito bacana a sua didática.
Apenas um detalhe, se não me engano, o que pagamos para a concessionária é a potência aparente = ativa + reativa.
Por exemplo, uma lâmpada fluorescente de 25 watts e com fp=0.8, consumirá 31.25va. O medidor deveria ser em volt-ampere-hora, o que não entendo o porque da concessionária convencionar a cobrança em kwh.
Nesse caso o consumo não será 31.25va, mas sim 25watts. Como explicado o FP é usado para critérios de dimensionamento e não para consumo real, por isso a conta vem em kwh
BOM DIA, vídeo muito bom.
Muito ,muito bom .Era o que estava precisando, Parabéns pelos vídeos.
"Tá show de bola "
O cara é brabo demais ! Muito boom
Muito boas as orientações e explicações.
Um forte abraço.
Muito obrigado pelas aulas
Top, simples e direto!!
Excelente vídeo!!!
Show de aula excelente explicação valeu nobre....!!!!
Mais uma aula top Andre
André faz um vídeo sobre área classificada obrigado
Opa. Em primeiro lugar sigo seu canal e gosto muito do conteúdo. Sou professor de física, e sei que potência pode ser dado por P=E/t, que neste caso para o SI temos J/s como unidade de potência, que é usualmente chamado de Watt. Porém potência também pode ser P=U.i que no caso não é resistiva, que ficaria (J/C).(C/s) que resulta em J/s = W. Para resistiva P=R.i.i que pra encurtar você sabe que também vai resultar em W. Gostaria de pedir pra você pesquisar para nós qual o critério as concessionárias usam para afirmar que são medidas diferentes. E se tiver um tempinho grava um video explicando o sistema de duplo aterramento que eles usam na pratica. Vlw Andre, to contigo e não corro da briga 😎.
Sow!!! André!!!!! Imagina eu tendo que dimensionar isso lá no serviço!!!! Porque só um rack tem 12 servidores cada um tem 2 fontes em média de 750 watts a 1100 watts . Não é mole não!!!!
Parabéns pelo conteúdo
Ótimo vídeo. Vocês podem fazer um vídeo sobre lubrificação de cabos para passagem em eletrodutos? Qual e quando usar? Não achei vídeo específico sobre o assunto.
Ótima aula
Mais um vídeo direto e objetivo. PARABÉNS.
Obrigado Joelson, abraço!
mais um video bem eaclarecedor, bem explicado. poderia fazer um explicando o calculo do disjuntor geral
Valeu Gil!
Bela explicação, estou sempre assistindo aos vídeos de vcs , parabéns
Explicação top.
Parabéns excelente vídeo, simples e muito esclarecedor
Obrigado Mateus!!! Abraço.
Muito bom! Mas você poderia falar sobre o dimensionamento de condutores? Minha dúvida é a relação "Bitola do Condutor X Corrente Máxima". Valeu!
Boa explicação.
Excelente explicação, boa didática. Obrigado
muito bom valeu!!! feliz ano novo
Muito obrigado!
Muito bom! Obrigado pelas dicas
Parabéns pela aula! top!
Valeu zilmar!
OBRIGADO. ROBERTO
muito bom vídeo! simples e objetivo !
Obrigado Amadeu!
Sempre muito boas suas explicações , obrigado mais uma vez pela força e por compartilhar conosco um pouco de seus conhecimentos.
Ótima aula, assim como todos os videos ,parabéns.
Show de bola como sempre, essa também era uma dúvida que eu tinha e agora compreendi melhor. Explica aí pra gente como são feitas as emendas para cabos acima de 6mm, quais os melhores conectores à se usar e tudo mais? Um grande abraço e olha o canal tá só que cresce he he.
Faaaala Henrique! Muito boa a sua dica, vamos anotar aqui pra gente fazer esse vídeo especialmente pra você. Abraço!
Excelente explicação.
Fala André, muito bacana esse vídeo!!! você citou o no-break no caso, pra ver qual potencia do no-break se adéqua melhor com o aparelho, você poderia dps explicar em outro vídeo, com relação a autonomia do nobreak pra determinado aparelho! Vlw abraço
Cara muiiito Bom obrigado
Isso sim é uma aula 👏👏👏👏
Valeu aí Andre tirou minha dúvida.!
Explicação excelente. Parabéns aos envolvidos!
muito bom...otimas informações
Aula top.
Beleza muito bom, o tira duvidas de hoje, obrigado meu amigo
Ótimo!
Grato!
Boa noite!
Valeu Mario Sergio!
André, show de bola. Ma uma dúvida? O consumo cobrado nas residências, não se baseiam na potência aparente?
Foi muito rapida a explicacao
Esse canal tem algum vídeo explicando na prática como ligar dois quadros elétricos de distribuição residencial?
Show, André! Bela explicação! Mas hj com as lâmpadas led este fator de potência continua fixo ou não? É considerado um um resistor também?
Olá, tudo bem ?
Este vídeo foi de super importância , aula de nível técnico !!
Pergunta: Quero comprar um Nobreak , que suporte duas CPU Ligadas + Impressora + dois Monitores , Qual a Potência ou VA, ???
Olá Ronaldo, obrigado pelo seu comentário. Bom, o primeiro passo e saber qual é a potência desses dois CPUs, da impressora e dos monitores. Depois disso, basta aplicar o cálculo mostrado no vídeo... Abraço!
ok, Parabéns, muito boa a explicação... Mas gostaria de saber como calcular kVA de um gerador para uma determinada carga?