SARAUS DA CARIOCA - ANIVERSÁRIO DA CASA DO CHORO

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 25 авг 2024
  • No dia 25 de abril, quinta-feira, às 19h, a Casa do Choro vai celebrar no palco do Auditório Radamés Gnattali seus nove anos. A morada do mais brasileiro dos gêneros musicais reúne, na Rua da Carioca número 38, centro do Rio de Janeiro, um vasto acervo de partituras e peças sobre a história do choro, salas de aula, estúdio, centro de pesquisa, além do auditório.
    A apresentação conta com os músicos Nailor Proveta, Luciana Rabello, Mauricio Carrilho e convidados, nomes expressivos do choro.
    O projeto Saraus da Carioca em 2024 é uma realização da Casa do Choro, com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura através da Lei do ISS e da Icatu Seguros.
    Administrada pelo Instituto Casa do Choro, a casa foi inaugurada em 2015 com o VI Festival Nacional do Choro, um encontro de 20 grupos do Brasil e do exterior, numa festança que se estendeu até a Praça Tiradentes, no Centro.
    Para Luciana Rabello, que compõe a direção, a criação do espaço foi “uma atitude de respeito com a mais antiga e rica música instrumental brasileira”. O sonho de muitas gerações de chorões também foi abraçado por personalidades reunidas no conselho do instituto. Déo Rian, Dori Caymmi, Hermínio Bello de Carvalho, Katia de Almeida Braga, Luiz Otávio Braga, Maria Bethânia, Paulo Cesar Feital, Paulo César Pinheiro, Roberto Almeida, Roberto Gnatalli, Sergio Prata e Sergio Cabral são os integrantes.
    Construção erguida no início do século XX, com características semelhantes às dos templos mouros (daí o apelido “mourisquinho”), o prédio histórico que abriga a Casa do Choro é tombado pelo INEPAC e foi cedido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para o Instituto Casa do Choro. O imóvel, que segundo pesquisas foi construído por volta de 1902, estava em ruínas e foi totalmente restaurado com apoio financeiro do BNDES, patrocínio da Petrobras e incentivo da Lei Rouanet.
    Na diretoria do Instituto Casa do Choro encontram-se ainda os nomes como Jayme Vignoli, Paulo Aragão, Cesar Carrilho e Mauricio Carrilho. A instituição é responsável pela Escola Portátil de Música (EPM) que, desde o ano 2000, já ofereceu conhecimento musical através da linguagem do choro para mais de 20 mil estudantes e atualmente mantém cerca de 1.000 alunos matriculados nas oficinas que acontecem na UNIRIO, virtualmente e na Casa do Choro.

Комментарии • 3