Suas aulas são incríveis, nunca tinha visto um curso em C no RUclips que fosse tão repleto de informações e detalhes sobre como a linguagem C e as suas particularidades funciona, para quem quer aprender de verdade isso é essencial. Sem falar na sua didática professor que é ótima, não deixa margem para dúvidas.
Estou desenvolvendo um pequeno código em c para um trabalho da faculdade. Porém, estou enfrentando um problema com a localização, eu coloco tudo certo, a localização funciona pois o código aceitou valores com vírgula (ao invés do ponto). O problema é que visualmente a formatação não está funcionando, aparece a acentuação e cedilha com outros símbolos
setlocale(LC_ALL, "Portuguese) não funcionou para mim. Tive que colocar setlocale(LC_ALL, "Portuguese_Brasil) ou setlocale(LC_ALL, "Portuguese_Brazil.utf8).
Ótima explicação e excelente dicção. Só me tira uma dúvida, tô tentando chamar a letra 'a' em ASCII dando o seu valor na tabela, tipo: hexadecial - 0x61-> 'a', o que deveria ser 'a' ,mas me retorna o valor em decimal, porque isso ocorre? estou escrevendo em python no caso
Pra quem usa linux é necessário usar essa biblioteca?. Eu utilizo o vs code no linux e roda super de boa. Só curiosidade mesmo, mas se não for necessário assim como eu penso, pelo menos ganhei um conhecimento a mais. Abraços professor!!
Usar o setlocale é realmente recomendado? Eu comecei a programar em C há pouco tempo mas pelos (poucos) repositórios que vi no github o pessoal normalmente deixa os textos sem acentuação e nunca usa o setlocale, aí fiquei na dúvida se seria mais uma "preguiça" dos programadores ou se pode acabar dando conflito dependendo do OS ou IDE que a pessoa está usando. Pergunto isso também porque quando uso o setlocale no codeblocks funciona mas no VSCODE tem que mudar a configuração pra rodar o texto com acentos. OBS: Obrigada pelos seus vídeos. Apesar de ter aprendido C básico em outro lugar, seu curso gratuito é absurdamente completo e vai me guiar nessa jornada. Muita gente não se interessa por essa área da programação por encarar como algo distante ou difícil mas você está aí dando o conteúdo de graça (e mais completo do que eu vi na faculdade). Espero que você e o seu canal cresçam muito
Amém e obrigado pelo feedback 💙 Quanto ao problema da acentuação, quando não for um software comercial, que será vendido e tudo, de fato é melhor deixar tudo sem acentuação, menos dor de cabeça rsrsrs. Como você mesmo observou, até de uma IDE pra outra há incompatibilidade. Agora, se for um software comercial, é aquele se vira nos 30 rsrsrs. Aí, nem que seja com várias versões, mas é interessante manter o português correto.
Olá professor excelente aula e ótimo canal, eu sempre acabo aprendendo ao assistir os seus vídeos . Professor o problema de acentuação no comando de saída foi resolvido perfeitamente , mas quando eu mostro alguma palavra que tenha alguma acentuação mas esta palavra foi obtida através de um comando de entrada o erro ainda permanece , como posso corrigir as palavras acentuadas que são recebidas pelo scanf .
Olá Wagner, as aulas estão fantásticas realmente. Parabéns! Eu tenho uma pergunta a fazer com relação ao setlocale(LC_ALL, "Portuguese");. Eu já vinha utilizando essa configuração para resolver a questão da acentuação em meus programas, mas notei, também, que a configuração padrão de número decimais, que usa o ponto, mudou para vírgula e eu gostaria de continuar usando o ponto. Como eu poderia resolver isso? OBS.: No meu sistema operacional, apesar de ser originalmente instalado em português, estou usando a configuração para o inglês americano. Como o meu teclado é padrão internacional, eu uso, também, uma configuração para português internacional.
Olá Alexsandro. Obrigado 😉 Quanto a sua dúvida eu sinceramente não sei se tem solução. Isso está relacionado diretamente com a codificação utilizada. Se você utiliza o padrão (sem acentuação) por consequência deverá utilizar o ponto. Contudo, ao alterar a codificação para reconhecer acentuação, o padrão vírgula também é alterado uma vez que no Brasil usamos a vírgula. Assim que tiver um tempo vou pesquisar e tentar encontrar algo a respeito. Apenas a critério de curiosidade, não sei se você já testou algum sistema Linux. Esse problema de acentuação ocorre apenas no Windows. No Linux tudo funciona perfeitamente acentuado e com ponto em números decimais rsrs.
professor mais uma vez parabéns pelas aulas show, entao estou com um problema vendo a aula 30, tentei usar o arquivo de cabeçalho #include com a funcao setlocale(LC_ALL,"Portuguese"); conforme conteudo da aula, so que nao consegui resolver o problema de acentuacao e outros caratere, estou, nesta aula, usando windows 10 compilador MinGW sem IDE, mas para testes instalaei o codeblocks sem resultado. ah o systema está retornado potugues conforme retorno do codigo printf("%s ", setlocale(LC_ALL,""));. seria o compilador alguem tem ideia?
Olá Duarte. Mesmo que não estejas utilizando o codeblocks, deve estar utilizando outro editor de código / texto, certo? Verifique a configuração de codificação. No codeblocks essa configuração fica em: Settings -> Editor... Na tela que abrir, abaixo do título "General settings" procure por: Encoding settings Talvez no seu editor esteja utf-8. Troque para windows-1252 se existir essa opção. Confirme a alteração, feche o editor e o abra novamente. Talvez isso resolva.
Estranho, antes o printf funcionava o til, agora não está funcionando, fazendo o printf na palavra coração, importando a biblioteca e declarando a função corretamente, a saída está coraçao, ou seja tem o ç, mas não tem ã, porque?
bem interessante eu teste aqui no meu ubuntu e realmente, o comando printf imprime com os acentos, que bizarro, teoricamente ele deveria ter o mesmo problema do windows acredito. Porque isso acontece?
Rapaz...eu não sei te responder isso com exatidão rsrsrs. Ao que parece a tabela de caracteres que os sistemas operacionais utilizam são diferentes. A tabela ASCII padrão não possui nenhum tipo de acentuação (caracteres de 0 a 127) e o Windows parece utilizar essa, mas existe uma versão estendida (caracteres de 0 a 255) com acentuação e o Linux parece utilizar essa.
Então no Linux é show uso também no Debian, mas é como o professor citou: "a maioria das pessoas usam windows", consequentemente temos que nos esforçar nesse sentido
@@fabianodeoliveira7 cara, eu tô na parte de arrays de strings, tipo, não tô vendo só por ele, as vídeos aulas, mas em questão de exercícios é muito bom, sao exercícios que não tive experiência, e aprendi com ele, recomendo sim, só é muito extenso o curso , mas vale a pena , didática boa
@@Campos18 estou tendo aula na faculdade, faço anhanguera, é fraquinha. Vi a primeira aula dele aqui, ele usa a ide code blocks, nas vídeo aulas da faculdade a professora usa dev ++. Vi umas aulas do professor Pietro e gostei, mas lá é um pouco limitado. Esse cana tem um curso mais completo. Ah, estou no if, else e while ainda Longo caminhada pela frente, quero aprender C pela facilidade de migrar para outras linguagens depois, Python, Javascript, ou mesmo C++. Qualquer coisa dá um toque se souber um grupo de estudos em C. Abraço.
Tem várias formas Victor. Você pode ler seu nome como texto por exemplo. O que mostrei na aula é que, por exemplo: printf("%c%c%c%c%c%c",86, 105, 99, 116, 111, 114); ele vai imprimir Victor.
Suas aulas são incríveis, nunca tinha visto um curso em C no RUclips que fosse tão repleto de informações e detalhes sobre como a linguagem C e as suas particularidades funciona, para quem quer aprender de verdade isso é essencial. Sem falar na sua didática professor que é ótima, não deixa margem para dúvidas.
Maratonando em Fevereiro de 2024
Maratonando em junho de 2023.
Não canso de dizer que esse seu curso é extraoridinário obrigado por deixar ele disponivel
Assistindo aula por aula...excelente
Excelente, até agora melhor curso
Parabéns !!!! Mais um inscrito
Excelente curso! Muito detalhado
Valeu porqueue 💙
Perfeito!
Até agora, excelente curso. P'ra cima de muito bom... diria mesmo FANTABULOSO. Continue assim. Um abraço, desde Lisboa, Portugal.
Excelente suas aulas, aprendendo muito
Assistindo aula por aula. O curso está demais!
Que bom que está gostando.
Bons estudos!
O seja membro do seu canal tem mais video aulas ?
Os copiladores online hoje em dia já vêm com essa função embutida né ?
Estou desenvolvendo um pequeno código em c para um trabalho da faculdade.
Porém, estou enfrentando um problema com a localização, eu coloco tudo certo, a localização funciona pois o código aceitou valores com vírgula (ao invés do ponto). O problema é que visualmente a formatação não está funcionando, aparece a acentuação e cedilha com outros símbolos
setlocale(LC_ALL, "Portuguese) não funcionou para mim.
Tive que colocar setlocale(LC_ALL, "Portuguese_Brasil) ou setlocale(LC_ALL, "Portuguese_Brazil.utf8).
Ótima explicação e excelente dicção. Só me tira uma dúvida, tô tentando chamar a letra 'a' em ASCII dando o seu valor na tabela, tipo: hexadecial - 0x61-> 'a', o que deveria ser 'a' ,mas me retorna o valor em decimal, porque isso ocorre? estou escrevendo em python no caso
Pra quem usa linux é necessário usar essa biblioteca?. Eu utilizo o vs code no linux e roda super de boa. Só curiosidade mesmo, mas se não for necessário assim como eu penso, pelo menos ganhei um conhecimento a mais. Abraços professor!!
Usar o setlocale é realmente recomendado? Eu comecei a programar em C há pouco tempo mas pelos (poucos) repositórios que vi no github o pessoal normalmente deixa os textos sem acentuação e nunca usa o setlocale, aí fiquei na dúvida se seria mais uma "preguiça" dos programadores ou se pode acabar dando conflito dependendo do OS ou IDE que a pessoa está usando.
Pergunto isso também porque quando uso o setlocale no codeblocks funciona mas no VSCODE tem que mudar a configuração pra rodar o texto com acentos.
OBS: Obrigada pelos seus vídeos. Apesar de ter aprendido C básico em outro lugar, seu curso gratuito é absurdamente completo e vai me guiar nessa jornada. Muita gente não se interessa por essa área da programação por encarar como algo distante ou difícil mas você está aí dando o conteúdo de graça (e mais completo do que eu vi na faculdade). Espero que você e o seu canal cresçam muito
Amém e obrigado pelo feedback 💙
Quanto ao problema da acentuação, quando não for um software comercial, que será vendido e tudo, de fato é melhor deixar tudo sem acentuação, menos dor de cabeça rsrsrs. Como você mesmo observou, até de uma IDE pra outra há incompatibilidade. Agora, se for um software comercial, é aquele se vira nos 30 rsrsrs. Aí, nem que seja com várias versões, mas é interessante manter o português correto.
O meu continuar sem funcionar, rodando pela VS Code
Olá professor excelente aula e ótimo canal, eu sempre acabo aprendendo ao assistir os seus vídeos . Professor o problema de acentuação no comando de saída foi resolvido perfeitamente , mas quando eu mostro alguma palavra que tenha alguma acentuação mas esta palavra foi obtida através
de um comando de entrada o erro ainda permanece , como posso corrigir as palavras acentuadas que são recebidas pelo scanf .
Por algum motivo no replit (to usando ele pra fazer o curso) não tem nenhum erro quando uso caracteres especiais
Olá Wagner, as aulas estão fantásticas realmente. Parabéns! Eu tenho uma pergunta a fazer com relação ao setlocale(LC_ALL, "Portuguese");. Eu já vinha utilizando essa configuração para resolver a questão da acentuação em meus programas, mas notei, também, que a configuração padrão de número decimais, que usa o ponto, mudou para vírgula e eu gostaria de continuar usando o ponto. Como eu poderia resolver isso? OBS.: No meu sistema operacional, apesar de ser originalmente instalado em português, estou usando a configuração para o inglês americano. Como o meu teclado é padrão internacional, eu uso, também, uma configuração para português internacional.
Olá Alexsandro. Obrigado 😉
Quanto a sua dúvida eu sinceramente não sei se tem solução. Isso está relacionado diretamente com a codificação utilizada. Se você utiliza o padrão (sem acentuação) por consequência deverá utilizar o ponto. Contudo, ao alterar a codificação para reconhecer acentuação, o padrão vírgula também é alterado uma vez que no Brasil usamos a vírgula. Assim que tiver um tempo vou pesquisar e tentar encontrar algo a respeito. Apenas a critério de curiosidade, não sei se você já testou algum sistema Linux. Esse problema de acentuação ocorre apenas no Windows. No Linux tudo funciona perfeitamente acentuado e com ponto em números decimais rsrs.
preciso mudar algo no vs code pra usar o setlocale? pq o meu sai assim: Coração
Olá Nicolas. Vou ficar te devendo essa, nunca usei o vs para C.
o meu tambem esta assim kkkkk
12/11/24
professor mais uma vez parabéns pelas aulas show, entao estou com um problema vendo a aula 30, tentei usar o arquivo de cabeçalho #include com a funcao setlocale(LC_ALL,"Portuguese"); conforme conteudo da aula, so que nao consegui resolver o problema de acentuacao e outros caratere, estou, nesta aula, usando windows 10 compilador MinGW sem IDE, mas para testes instalaei o codeblocks sem resultado. ah o systema está retornado potugues conforme retorno do codigo printf("%s
", setlocale(LC_ALL,""));. seria o compilador alguem tem ideia?
Olá Duarte.
Mesmo que não estejas utilizando o codeblocks, deve estar utilizando outro editor de código / texto, certo?
Verifique a configuração de codificação. No codeblocks essa configuração fica em:
Settings -> Editor...
Na tela que abrir, abaixo do título "General settings" procure por:
Encoding settings
Talvez no seu editor esteja utf-8. Troque para windows-1252 se existir essa opção.
Confirme a alteração, feche o editor e o abra novamente.
Talvez isso resolva.
@@programeseufuturo
ok professor funcionou perfeitamente,
O meu mesmo com setlocale, deu Coração
O meu também amigo
eu já achava que teriamos que escrever atráves de números kkkkkkk
Ainda bem que não 😅 😅 😅 já pensou??
@@programeseufuturo ia ta todo mundo lascado
kkkkkkkkkkkkk
Estranho, antes o printf funcionava o til, agora não está funcionando, fazendo o printf na palavra coração, importando a biblioteca e declarando a função corretamente, a saída está coraçao, ou seja tem o ç, mas não tem ã, porque?
bem interessante eu teste aqui no meu ubuntu e realmente, o comando printf imprime com os acentos, que bizarro, teoricamente ele deveria ter o mesmo problema do windows acredito. Porque isso acontece?
Rapaz...eu não sei te responder isso com exatidão rsrsrs. Ao que parece a tabela de caracteres que os sistemas operacionais utilizam são diferentes. A tabela ASCII padrão não possui nenhum tipo de acentuação (caracteres de 0 a 127) e o Windows parece utilizar essa, mas existe uma versão estendida (caracteres de 0 a 255) com acentuação e o Linux parece utilizar essa.
Então no Linux é show uso também no Debian, mas é como o professor citou: "a maioria das pessoas usam windows", consequentemente temos que nos esforçar nesse sentido
Alguém que tá aqui já chegou a ver o curso completo?
Você viu quantas aulas?
É bom mesmo para iniciantes?
@@fabianodeoliveira7 cara, eu tô na parte de arrays de strings, tipo, não tô vendo só por ele, as vídeos aulas, mas em questão de exercícios é muito bom, sao exercícios que não tive experiência, e aprendi com ele, recomendo sim, só é muito extenso o curso , mas vale a pena , didática boa
@@Campos18 estou tendo aula na faculdade, faço anhanguera, é fraquinha. Vi a primeira aula dele aqui, ele usa a ide code blocks, nas vídeo aulas da faculdade a professora usa dev ++.
Vi umas aulas do professor Pietro e gostei, mas lá é um pouco limitado. Esse cana tem um curso mais completo.
Ah, estou no if, else e while ainda
Longo caminhada pela frente, quero aprender C pela facilidade de migrar para outras linguagens depois, Python, Javascript, ou mesmo C++.
Qualquer coisa dá um toque se souber um grupo de estudos em C.
Abraço.
O linux é mesmo diferenciado, no arch linux nem presisa dessa definição, e olha que o idioma padrão é -> echo $LANG en_GB.UTF-8 Lol
se eu quiser meu nome, ficaria como?
Não entendi, como assim Victor?
@@programeseufuturo tipo Victor, teria que ser como string e colocar os valores da tabela ASCII?
Quero ler Victor
Aí eu colocaria os números sabe prof pra aparecer?
Tem várias formas Victor. Você pode ler seu nome como texto por exemplo. O que mostrei na aula é que, por exemplo: printf("%c%c%c%c%c%c",86, 105, 99, 116, 111, 114);
ele vai imprimir Victor.
Excelente curso! Muito detalhado
Obrigado 💙