A HISTÓRIA DO CRAQUE "MARIO SERGIO" O VESGO, MEIO CAMPO HABILIDOSO E POLÊMICO DO NOSSO FUTEBOL.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 15 сен 2024
  • A HISTÓRIA DO CRAQUE "MARIO SERGIO" O VESGO, MEIO CAMPO HABILIDOSO E POLÊMICO DO NOSSO FUTEBOL.
    Mário Sérgio Pontes de Paiva, foi um futebolista e treinador brasileiro, nascido em 7 de setembro de 1950, no Rio de Janeiro, e falecido em 28 de novembro de 2016, em La Unión, na Colômbia.
    Ele era conhecido por sua habilidade e criatividade como meio-campista e recebeu o apelido de "Vesgo" devido à sua capacidade de olhar para um lado e passar a bola para o outro. Além de jogar, Mário Sérgio também trabalhou como comentarista esportivo.
    Mario Sérgio começou no futsal do Fluminense, depois jogou no Flamengo,onde jogou de 1969 a 1971, depois de ter conflitos com o técnico Yustrich, que achava mario fominha, decidiu sair do clube.
    Mario transferiu-se, então, para o Vitória da Bahia, onde obteve destaque no futebol brasileiro.
    Começou a jogar pelo clube em 1971, mas o destaque veio no ano seguinte com a conquista do Campeonato Baiano.
    No clube baiano, segundo a revista Placar, Mário Sérgio formou, ao lado de André Catimba e Osni, o melhor trio de ataque da história do clube.
    Em 1972, no primeiro jogo da final do Baianão, contra o Bahia, Mario Sérgio fez o único gol da partida. Antes do segundo jogo da final, que o Vitória venceria por 3 a 1, deu a seguinte declaração: “Se o Vitória vencer o jogo, vou dar todo meu material. Vou sair de campo de sunga. Só não saio nu porque complica”.
    Em 1973, faturou a Bola de Prata da revista Placar jogando como ponta-esquerda. Em 1974, mudou de posição, e passou a jogar como armador. Mesmo com a mudança, fez novamente um excelente Brasileirão. Tamanha foi a importância do Vesgo para o clube naquela competição, que o mesmo foi premiado com a Bola de Prata da Revista Placar.
    Brilhante no Vitória, onde passou quatro temporadas, Mário Sérgio se tornou rei na Bahia e caiu nas graças do torcedor baiano.
    Mario Sergio foi contratado pelo Fluminense em 1975 para fazer parte da 1ª versão da "Máquina Tricolor", com Rivelino, Paulo César, Gil, Manfrini e Edinho. Já no seu primeiro ano conquistou um Campeonato Carioca sobre o Botafogo.
    Mesmo com o título carioca de 1975, uma indisposição entre o presidente do Fluminense, Francisco Horta e o jogador, acabou com sua passagem pelas Laranjeiras. No início de 1976, o craque foi contratado pelo Botafogo.
    No Botafogo, Mario jogou de 76 a 79, e fez parte do chamado "time do camburão", apelido dado pelo botafoguense jornalista Roberto Porto.
    Ele justifica: "um time que tinha Dé, Mário Sérgio, Renê, Paulo César, Perivaldo e Nilson Dias. todos com a chave da cadeia!"
    Em 1978 Mário teve uma séria contusão no joelho, que o afastou dos gramados por quatro meses. Forçando para voltar rapidamente aos gramados, prejudicou definitivamente seus meniscos. Isso fez com que ele ficasse afastado por mais quase um ano. Neste ínterim, o craque ficou sem ambiente com alguns diretores e acabou negociado com o Rosário Central da Argentina no ano seguinte.
    Mario foi para a Argentina, e sua esposa, que cursava engenharia, não o acompanhou nessa breve permanência em território argentino.
    Este fato, aliado a seu temperamento forte, abreviaram sua passagem pelo clube.
    Na equipe, Mario jogou ao lado de Edgardo Bauza
    Em 1979, Mário foi contratado pelo Colorado a pedido de Falcão.
    No Internacional, Mário fez parte do time que conquistou o Brasileirão de 1979 de forma invicta. No Beira-Rio, ainda foi à final da Libertadores de 1980 e, após a saída de Falcão para a Roma, tornou-se o principal jogador do time. Naquele ano, e no ano seguinte, voltou a vencer a Bola de Prata. Permaneceu no Internacional até 1981, levantando a taça do Gauchão daquele ano.
    Mario Sergio chegou ao São Paulo agosto de 1981 e estreou em 16 de agosto e ficou até o fim de 1982. Neste clube, ele ganhou o apelido de "rei do gatilho" após esvaziar o pente de seu 38, dando tiros para o alto para assustar torcedores do São José, no Vale do Paraíba, que se manifestavam na saída da delegação são-paulina do Estádio Martins Pereira. Na partida de volta, o placar do Morumbi anunciava "nº 11 Mário Sérgio, o Rei do Gatilho"!
    pt.wikipedia.o...)

Комментарии • 21

  • @RaimundoNonato-jr4lb
    @RaimundoNonato-jr4lb 22 дня назад +1

    Um verdadeiro craque e um homem de personalidade forte. Sou torcedor do Vitória e vi o Trio Mário Sérgio, Osni e André Catimba ainda pequeno. Saudades !

  • @lucianoportela8805
    @lucianoportela8805 Год назад +5

    Máximo respeito pelo vesgo! Representou um dos melhores ataques do Vitória! Se não fossemos roubados no confronto contra o Vasco, em 72, tínhamos chance de ter sido campeões brasileiro daquele ano. Mas enfim, coisas do futebol carioques, que fizeram com q um craque dessa magnitude, não tivesse tido oportunidade de ir a uma copa do mundo.
    Ps: esse daí não pipocava não, igual a uns e outros, q perdeu pênalti decisivo na copa... Fui!❤❤️💥🔥🤩🔴❤️

  • @brunoa10fut
    @brunoa10fut 6 месяцев назад +5

    Grande Mário, jogador de classe única

  • @dimaspaulo3066
    @dimaspaulo3066 Месяц назад +1

    Sou baiano de Salvador e torcedor do Bahia. Na minha opinião o Mário Sérgio foi o melhor jogador da história do Vitória. e um dos melhores do futebol baiano e brasileiro. Descanse em paz craque. Em : 12.08.2024.

  • @marcosviniciusdossantospai3933
    @marcosviniciusdossantospai3933 6 месяцев назад +1

    Parabéns ao canal. Belo vídeo e justa, homenagem ao craque Mário Sérgio (in memoriam). Aguardaremos por outros vídeos, , contando à história, carreira, de grandes jogadores brasileiros. Que à exemplo de Mario Sérgio, juntamente com Falcão e companheiros, deu a nós colorados, o tri-campeonato brasileiro de 1.979 invicto, campeonato disputado, naquele ano, por 96 equipes. Façanha até hoje, jamais conquistada, por outro time.

  • @rogeriobarbosadejesus3144
    @rogeriobarbosadejesus3144 9 месяцев назад +4

    Um artista da bola igual Mario Sérgio já mas será esquecido deixou saudades no mundo futebol .... hoje em dia se v tanto jogador q não sabe dominar a bola

  • @JoaoBatista-pn1ow
    @JoaoBatista-pn1ow Год назад +3

    Muito bom jogador, muito bom treinador e comentarista também, fiquei muito com a sua morte trágica, que Deus o tenha.

  • @PauloRoberto-jf8kg
    @PauloRoberto-jf8kg 6 месяцев назад +2

    Mário Sérgio craque de bola o maestro em campo

  • @romulocastro3505
    @romulocastro3505 10 месяцев назад +2

    Mario Sérgio, um crack uma. Lenda .

  • @brunorocha5023
    @brunorocha5023 3 месяца назад +1

    Ótimo vídeo
    Goi um CRAKACO

  • @marcoaurelioalvesdasilva5092
    @marcoaurelioalvesdasilva5092 3 месяца назад +1

    Brincava de jogar futebol. Gênio.

  • @TheAllexanddre
    @TheAllexanddre 4 месяца назад +1

    Passou no meu Timão em 1993! E tirou tudo daquele elenco! Ficamos em terceiro! Mário era Foda demais!

  • @eduardozanunciogoncalves5280
    @eduardozanunciogoncalves5280 Год назад +1

    Um grande jogador.....

  • @yanmartins30
    @yanmartins30 3 месяца назад +1

    O Rei do gatilho.

  • @hebertwili2482
    @hebertwili2482 7 месяцев назад +1

    Sem dúvidas o auge do seu futebol foi no vitória

  • @tecladinho
    @tecladinho Год назад +1

    Sou muito fa desse canal

  • @antoniocesarcerqueira3544
    @antoniocesarcerqueira3544 Месяц назад +1

    Vi jogando nos ASPIRANTES DO FLAMENGO.....

  • @Reinaldo-jb8gn
    @Reinaldo-jb8gn 2 месяца назад +1

    faltou ele e Roberto dinamite na copa de 82

  • @stonealone9389
    @stonealone9389 4 месяца назад +1

    Era tão inteligente que eu colocaria ele de centroavante no lugar do serginho pra copa de 82

  • @marceloguina7687
    @marceloguina7687 Год назад +3

    CANHOTINHO CRAQUE, JOGADOR DE TOQUE REFINADO, DE UM FUTEBOL BONITO E BEM JOGADDO QUE NÃO EXISTE MAIS!!! GRANDES TIMES E GRANDES JOGADORES.... FUTEBOL FICOU FEIO😢 HOJE É SÓ NEGÓCIO 😢😢😢

  • @marlontomanini9204
    @marlontomanini9204 4 месяца назад +1

    MARIO SERGIO UM CRAQUE INCONTESTÁVEL.EU VIBRAVA VENDO ELE JOGAR!! PENA QUE ERA PORRA LOCA