Sobre ser “fresco pra comer" 🤢

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 окт 2024

Комментарии • 384

  • @mohyliangirl
    @mohyliangirl 7 месяцев назад +14

    Acredito que essa raiva e animosidade pela “frescura” ao comer vem das nossas condições econômicas. Eu viajei para o Reino Unido recentemente e em todos os restaurantes que fui, eles tinham o cuidado de perguntar se você tinha alguma alergia ou intolerância.
    No Brasil, mesmo avisando que você NÃO PODE comer algo, isso é ignorado por muitos prestadores de serviço.
    Minha teoria é de que a nossa cultura no Brasil foi moldada na base do “comer o que tem”. Meu namorado mora há 5 anos na Inglaterra e algumas vezes, ao ver algo que não vai comer mais, ele simplesmente joga no lixo. Enquanto eu olhava com muita angústia para essas ações dele.
    Não comer algo provavelmente contabiliza na nossa cultura como desperdício. E desperdício, numa realidade social tao pobre, é intolerável.
    Eu usualmente como de tudo, mas tenho sim coisas que não como. Meu namorado também, e quando ele não queria algo, eu falava: “você tem que comer o que tem”. Reproduzia o que sempre ouvi.
    A questão é que não tem pra comer só isso. Entende? É uma relação de escassez muito louca.

    • @ACorleone
      @ACorleone 7 месяцев назад

      O que escrevi ao Izzy: Zero paciência em sair com gente de paladar infantil… vc é adulto, se vira, vc sabe que precisa de micronutrientes/fibras, senta e come até gostar (sim, Stockholm)! Eu já terminei relacionamento por paladar assim! Me da preguiça em ver quem esta comigo se afundar na saúde por bobeira! O MICROBIOMA (mais complexo que falar de Microbiota) é adaptável e pode pesquisar que o estilo de alimentação que vc gosta Izzy altera a Microbiota ao ponto de gerar degenerações e processos inflamatórios crônicos (e sim, tudo isso é presente em belos artigos científicos bem desenhados e bem indexados). Então seja adulto, SENTA E COME CERTO! Eu não vou um filho comendo mal e se afundando na saúde sem me opor… eu só podia usufruir do que eu gostava na infância se eu comesse a minha salada/legumes/frutas/proteínas limpas e estou aqui vivo e educado a isso depois de adulto. E comparar paladar infantil a depress*o é completamente sem sentido Izzy, inclusive cientificamente.

    • @shinamuro
      @shinamuro 7 месяцев назад

      @@ACorleone , o Izzy tem paladar infantil e você tem mentalidade infantil.
      Entre os dois casos, prefiro quem só tem frescura pra comer.

    • @ACorleone
      @ACorleone 7 месяцев назад +1

      @@shinamuro Se quiser um debate científico, fique a vontade, estou disposto a isso

    • @questione-sem-medo
      @questione-sem-medo 7 месяцев назад

      A questão da pobreza realmente dificulta que se fique escolhendo muito o que vai comer, então faz sentido que seja a origem da visão de que é "frescura".
      Agora, quanto ao desperdício de alimentos, acho que o Brasil tem um sério problema com isso. Noto que em alguns países que passaram por guerras, as pessoas evitam deixar comida no prato ou fazer porções grandes para sobrar.
      Gostaria de saber mais detalhes sobre como é em outros lugares. Parece que vai muito do desenvolvimento de cada cultura.

  • @claytonlessa3653
    @claytonlessa3653 7 месяцев назад +15

    Quando jovem eu era muito seletivo tbm mas depois de adulto e com acesso a informações vc percebe como é um lixo a comida industrializada, hj em dia como quase de tudo e depois que vc adapta o paladar a comidas naturais e diminuindo o sal e o açúcar acontece o inverso, evito ao máximo industrializados.

    • @camilyalves8955
      @camilyalves8955 7 месяцев назад +1

      Tbm evito, faz mto mal a saúde.

  • @leonardomartinsdeara
    @leonardomartinsdeara 7 месяцев назад +19

    Eu era fresco pra comer e hoje em dia não sou mais

  • @Lukieedward_
    @Lukieedward_ 7 месяцев назад +9

    Cara, que vídeo necessário, tudo que você descreveu Izzy, principalmente a parte das texturas e do vômito acontecem muito comigo. é quase instantâneo como por exemplo, eu não gosto de cebola se eu como alguma coisa que tem cebola automaticamente já bate na minha boca eu sinto a textura e aquilo tudo volta e eu tenho vontade de cuspir ou vomitar.

    • @ACorleone
      @ACorleone 7 месяцев назад

      Torceu a Ciência para tentar justificar a sua causa pessoal.
      Aqui vai um presente pra vc, com participação da mesma autora do artigo que você cita, olha só né?! E no final ela sugere o que? Adaptação alimentar/paladar.
      Taste perception and oral microbiota are associated with obesity in children and adolescents. Chiara Mameli, Camilla Cattaneo.
      Izzy, mude a sua alimentação, isso vai te fazer bem! Se alimentar com paladar infantil é uma imensa causa de obesidade, processos inflamatórios crônicos de baixo grau, neurodegenerações, aumento dos eventos Cardiovasculares, etc.
      Não se acomode em um hábito ruim!

  • @RenatodeFrancaFerreiraArrais
    @RenatodeFrancaFerreiraArrais 7 месяцев назад +30

    Esse argumento da pizza de queijo é irrefutável.

  • @primo-correria
    @primo-correria 7 месяцев назад +15

    Bizarro esse lance do tomate

  • @mandysberi
    @mandysberi 7 месяцев назад +10

    Esse negócio da pizza de queijo é MUITO REAL!

  • @KaitSomente
    @KaitSomente 7 месяцев назад +2

    Eu sou "fresca" pra comer arroz, sendo brasileira é quase um crime, eu sempre passava mal após comer, sem contar que detestava o gosto, 18 anos depois descubro que sou intolerante, minhas reações variando entre "urgencia de banheiro" e "garganta completamente fechada sem conseguir respirar", minha "frescura" quase me mata, atualmente gosto e consigo comer arroz com certas restrições, mas foi um processo beeeemmmm longo e complicado, mais por conta da família/amigos do que pelo risco em si

  • @mandysberi
    @mandysberi 7 месяцев назад +16

    Não sou "fresca" pra comer, apesar de ser neurodivergente, mas tenho duas alergias severas incomuns à itens muito comuns: menta e canela. E tipo, toda vez que tenho que pegar um vôo, é uma conversa chatíssima com o crew da companhia, que na maioria das vezes acha que eu estou fingindo (por quê eu fingiria isso e me prestaria ao trabalho e pela má-vontade, eu não sei). Já fiz tratamento 3 vezes (5 anos no total) e foi de "eu morro imediatamente" à "tenho um ou dois minutos pra me auto-ministrar uma epi-pen."
    O meu marido tem alergia à cebola (sim, a melhor coisa do mundo que tá em tudo que é comida) e passou a infância inteira com os pais forçando ele à comer cebola. Até na vida adulta, os pais DELE só pararam depois que EU, anos depois de casada, bati o pé numa confraternização da família grande dele e joguei fora a salada depois que cortaram a cebola e colocaram dentro depois de eu avisar inúmeras vezes que não podia ter cebola, sequer na mesa, pois o cheiro fica no ar (e TODO ANO ele passava mal e já tinha desistido de falar qualquer coisa). Perdi muitos pontos com todo mundo por anos, sim, com toda certeza, mas depois desse dia (e isso foi em 2017), nenhuma confraternização teve qualquer traço de cebola.
    É muito foda isso. Obrigada por esse vídeo!

    • @evertonduarte9667
      @evertonduarte9667 7 месяцев назад +1

      Mas por que tu teria uma conversa com a crew da companhia? Não seria apenas recusar? E com todo respeito, mas quanta toxicidade e infantilidade desse seus parentes, hein?!

    • @mandysberi
      @mandysberi 7 месяцев назад +3

      @@evertonduarte9667 Crew que digo são os comissários do avião. Tem que conversar pois eles ou tem que me mover à uma esquina isolada do avião ou tem que pedir pras fileiras da frente e de trás e pras pessoas do lado não tomarem nem chá, nem comerem produtos com canela ou menta (que é quase sempre o chiclete que as pessoas consomem quando estão no avião). Quando o comissário que pede, as pessoas levam à sério e isso diminui e muito a probabilidade que eu vou ter que usar a epi-pen. Mas o que eu já ouvi de comissário falando que isso não é possível, eu vou te contar...
      E em relação aos parentes do marido, sim, claro e com certeza, mas isso também é o "normal."

    • @evertonduarte9667
      @evertonduarte9667 7 месяцев назад

      @@mandysberiAh, sim, não me atentei ao detalhe que tu mencionou sobre a alergia ser severa. Imagino que seja mesmo um caos ter que mobilizar as pessoas, por mais simples que o ato seja, e dentro das condições de um avião, as coisas ficam ainda piores. Talvez seja interessante tu levar algum laudo médico nessas ocasiões (desculpe se eu estiver falando alguma besteira ou algo redundante). Mas espero que seus parentes realmente tenham a devida compreensão e empatia.

    • @rorschach0
      @rorschach0 7 месяцев назад +1

      Você escreve muito bem, porém, usou a crase de forma errada em praticamente todas as vezes que a aplicou no seu texto. Não é feminino, não use. Não sabe a regra, evite. Alergia "à" cebola é questionável, mas não precisa. Seria o mesmo que escrever "alergia ao alho" ou "alergia a alho", e as duas formas são corretas.
      Espero que me perdoe pela correção e respeite o meu problema, pois eu tenho alergia a erros básicos de língua portuguesa.

    • @mandysberi
      @mandysberi 7 месяцев назад +1

      @@rorschach0 Obrigada por corrigir educadamente. Não fui educada no Brasil depois do ensino básico e nem família tenho lá/aí, portanto o português que sei aprendi lendo e fazendo um esforço tremendo pra importar livros pros EUA ou "bully-ar" a bibliotecária do ensino médio pra ela comprar livros em PT-BR. A maneira que lembro de usar a crase é trocar a próxima palavra pro masculino e ver se funciona com "ao."

  • @bruna34488
    @bruna34488 7 месяцев назад +16

    Me senti abraçada por esse vídeo. Também sou fresca para comer e as pessoas realmente não entendem o que é ser assim. Elas não fazem ideia de que o meu sonho é poder comer de tudo, mas eu simplesmente não consigo

    • @ACorleone
      @ACorleone 7 месяцев назад +1

      O que escrevi ao Izzy: Zero paciência em sair com gente de paladar infantil… vc é adulto, se vira, vc sabe que precisa de micronutrientes/fibras, senta e come até gostar (sim, Stockholm)! Eu já terminei relacionamento por paladar assim! Me da preguiça em ver quem esta comigo se afundar na saúde por bobeira! O MICROBIOMA (mais complexo que falar de Microbiota) é adaptável e pode pesquisar que o estilo de alimentação que vc gosta Izzy altera a Microbiota ao ponto de gerar degenerações e processos inflamatórios crônicos (e sim, tudo isso é presente em belos artigos científicos bem desenhados e bem indexados). Então seja adulto, SENTA E COME CERTO! Eu não vou um filho comendo mal e se afundando na saúde sem me opor… eu só podia usufruir do que eu gostava na infância se eu comesse a minha salada/legumes/frutas/proteínas limpas e estou aqui vivo e educado a isso depois de adulto. E comparar paladar infantil a depress*o é completamente sem sentido Izzy, inclusive cientificamente.

    • @ACorleone
      @ACorleone 7 месяцев назад +1

      Torceu a Ciência para tentar justificar a sua causa pessoal.
      Aqui vai um presente pra vc, com participação da mesma autora do artigo que você cita, olha só né?! E no final ela sugere o que? Adaptação alimentar/paladar.
      Taste perception and oral microbiota are associated with obesity in children and adolescents. Chiara Mameli, Camilla Cattaneo.
      Izzy, mude a sua alimentação, isso vai te fazer bem! Se alimentar com paladar infantil é uma imensa causa de obesidade, processos inflamatórios crônicos de baixo grau, neurodegenerações, aumento dos eventos Cardiovasculares, etc.
      Não se acomode em um hábito ruim!

    • @ACorleone
      @ACorleone 7 месяцев назад

      Torceu a Ciência para tentar justificar a sua causa pessoal.
      Aqui vai um presente pra vc, com participação da mesma autora do artigo que você cita, olha só né?! E no final ela sugere o que? Adaptação alimentar/paladar.
      Taste perception and oral microbiota are associated with obesity in children and adolescents. Chiara Mameli, Camilla Cattaneo.
      Izzy, mude a sua alimentação, isso vai te fazer bem! Se alimentar com paladar infantil é uma imensa causa de obesidade, processos inflamatórios crônicos de baixo grau, neurodegenerações, aumento dos eventos Cardiovasculares, etc.
      Não se acomode em um hábito ruim!

    • @coisas2095
      @coisas2095 7 месяцев назад +1

      Frescura mesmo. Não tem seletividade alimentar que resista a passar fome. Bota um fresco desses morando num barraco na favela e só tendo a cesta da prefeitura pra comer pra ver se rapidinho essa frescura não acaba.

    • @hudsonaquino3132
      @hudsonaquino3132 7 месяцев назад

      @@coisas2095 Não entendi sua lógica. Então devo comer de tudo pq tem gente que passa fome? Se eu trabalho e compro minha própria comida, ainda assim devo comer de tudo pq tem gente na favela que não tem o que comer? Achei que o problema desse caso fosse a situação de fome que leva as pessoas terem a necessidade não poderem escolher o que comer, não as pessoas que podem escolher ter que se adaptar pq alguém passa fome.

  • @lucasLSD
    @lucasLSD 7 месяцев назад +9

    É foda izzy, mesma coisa comigo, quando criança meu pai me forçou a comer uma laranja e só parou quando eu vomitei de verdade, pq ele achou que eu tava mentindo.

    • @tomsidera
      @tomsidera 7 месяцев назад

      Tudo depende. Tem frutas que especificamente aquelas podem estar ruins. Exemplo: eu adoro mexerica e laranja, mas só quando é bem doce. Mamão mesma coisa. Então talvez vc não tivesse sabido dizer que AQUELA fruta especificamente estava ruim. E 90% das frutas que eu sempre achei nos mercados não são doces e gostosas. Exceto banana que só quando verde que não é doce.

  • @zemarcio
    @zemarcio 7 месяцев назад +4

    Obrigado, Izzy. Me senti muito representado, ainda não tinha visto alguém abordar isso de maneira séria.
    E o lance da pizza é emblemático, já aconteceu comigo.

    • @ACorleone
      @ACorleone 7 месяцев назад +1

      O que escrevi ao Izzy: Zero paciência em sair com gente de paladar infantil… vc é adulto, se vira, vc sabe que precisa de micronutrientes/fibras, senta e come até gostar (sim, Stockholm)! Eu já terminei relacionamento por paladar assim! Me da preguiça em ver quem esta comigo se afundar na saúde por bobeira! O MICROBIOMA (mais complexo que falar de Microbiota) é adaptável e pode pesquisar que o estilo de alimentação que vc gosta Izzy altera a Microbiota ao ponto de gerar degenerações e processos inflamatórios crônicos (e sim, tudo isso é presente em belos artigos científicos bem desenhados e bem indexados). Então seja adulto, SENTA E COME CERTO! Eu não vou um filho comendo mal e se afundando na saúde sem me opor… eu só podia usufruir do que eu gostava na infância se eu comesse a minha salada/legumes/frutas/proteínas limpas e estou aqui vivo e educado a isso depois de adulto. E comparar paladar infantil a depress*o é completamente sem sentido Izzy, inclusive cientificamente.

    • @ACorleone
      @ACorleone 7 месяцев назад

      Torceu a Ciência para tentar justificar a sua causa pessoal.
      Aqui vai um presente pra vc, com participação da mesma autora do artigo que você cita, olha só né?! E no final ela sugere o que? Adaptação alimentar/paladar.
      Taste perception and oral microbiota are associated with obesity in children and adolescents. Chiara Mameli, Camilla Cattaneo.
      Izzy, mude a sua alimentação, isso vai te fazer bem! Se alimentar com paladar infantil é uma imensa causa de obesidade, processos inflamatórios crônicos de baixo grau, neurodegenerações, aumento dos eventos Cardiovasculares, etc.
      Não se acomode em um hábito ruim!

  • @coloring.dreams
    @coloring.dreams 7 месяцев назад +4

    Cara vc falou a minha vida alimentícia.
    Quando pequena sempre fui chamada de chata ou de fresca pra comer, eu nao como cebola, na como comida misturada, não como comidas com caldo, ou molho, não como outras comidas misturada com feijão, pq o feijao "suja" as outras comidas, mas amo feijão puro...
    Alguns familiares me forçavam a comer, assim como vc, até eu colocar tudo pra fora.
    Tbm fizeram aquela historia de se nao comer guardar a comida na geladeira e dar a mesma comida na refeição seguinte, até eu comer... spoiler: fiquei 2 dias sem comer.
    Alem disso era chamada de "bixo do mato" pq n gostava de falar com estranho, nem de abraços, beijos e apertos nas bochechas bem comum na década de 80~90.
    Depois de adulta sempre sofri exatamente essa história da pizza, super comum eu ficar com fome nos roles e nas festas, eu ja até comia antes de sair de casa, pra n ficar com fome.
    Sempre fui a chata, esquisita, bixo do mato, e sonsa pq era esperta pra muita coisa e me fazia de boba pra outras...
    Hj aos 44 anos, descobri, a 6 meses a traz, que sou neuro divergente, fui diagnosticada com TEA, TDAH e SD/HA.
    So agora percebo a tamanha crueldade q eu sofria, eu nunca fui sonsa, nunca fui fresca, nem bicho do mato, nem esquisita...
    Eu so era uma autista hiperativa com inteligência muito acima da média, se tivesse descoberto isso antes, tenho certeza q meu destino teria sido outro.

    • @grumpybulldog19
      @grumpybulldog19 7 месяцев назад

      Estou passando por isso nesse exato momento, recém diagnosticado com TEA aos 40 anos, minha vida toda passando na minha frente como um filme que só agora começa a fazer sentido. Não era frescura pra comer, não era bicho do mato, comecei agora a aceitar o fato de que não era um monstro por odiar fazer trabalho em dupla e grupo na escola, por não conseguir lavar louça sem luva, por não suportar barulhos repentinos, interações sociais...

  • @Kulpade
    @Kulpade 7 месяцев назад +2

    28 anos negligenciando tudo quanto é tipo de verdura, legumes, frutas... Eu falava que tinha paladar infantil. Em 4 meses de reeducação alimentar, hoje como diversas coisas COM prazer que eu julgava impossível. Como por exemplo, banana. Meu nutricionista percebeu que meu problema com a banana era a textura, e não o sabor, então me instruiu a bater no liquidificador junto com aveia e iogurte. Passei a apreciar mais o sabor e hoje eu como 2 bananas por dia, sem bater no liquidificador. Dentre muitos outros exemplos. Então sim, eu julgo frescura pois não sou especialista no tema e minha experiência pessoal provou que era frescura minha todos esses alimentos que eu não conseguia comer. Obviamente irão existir excessões à regra, mas assim como toda boa generalização, apenas 5% das pessoas obesas que dizem não conseguir emagrecer, tem de fato algum fator endocrinológico. Acredito que a realidade nesse caso aqui não seja tão distante. Hoje em dia todo mundo tem TDAH, autismo, depressão... Eu aprendi com essa reeducação alimentar muito mais do que me alimentar bem, aprendi a tomar responsabilidade pelas minhas escolhas e não culpar fatores que supostamente fogem do meu controle.

  • @PabloSheilla
    @PabloSheilla 7 месяцев назад +3

    Tento me colocar no lugar de pessoas que tem essa peculiaridade, pois imagino o quão difícil deve ser...ja que um dos meus maiores prazeres nessa vida é experimentar comidas novas, mas ao mesmo tempo vejo que não existem pessoas com essa questão com mais de 40 ou 50 anos. O que será que acontece?

  • @JoaoVitor-yf8lo
    @JoaoVitor-yf8lo 7 месяцев назад +1

    Krl, Izzy, me senti representado dms. Eu no momento estou tratando com meu psicólogo a questão da compulsão alimentar e é incrível o quanto vc retratou exatamente a minha experiência com "frescura pra comer".

  • @davilco
    @davilco 7 месяцев назад +1

    Nossa Izzy, mto obrigado. Me senti representado com seu vídeo. Desde criança não tolerava mtos alimentos, e sempre fui rotulado como fresco, até por gnt da minha família. Qdo fiquei mais velho, fui diagnosticado com Doença de Crohn (doença auto-imune que ataca meu trato digestório [em especial o intestino] inteiro), tenho sérias restrições alimentares por causa dessa doença, e mesmo tratando com medicações ainda não posso comer mta coisa q as pessoas comem.

    • @izzynobre
      @izzynobre  7 месяцев назад +1

      Eu fiz esse vídeo exatamente por isso. Sabia que tem muita, MUITA gente que nunca se sentiu compreendido em relação a isso. A gente cresce tomando porrada até da família em relação a essa seletividade. Zero compreensão ou empatia.

  • @Edvanfleury
    @Edvanfleury 7 месяцев назад

    Se as outras pessoas se importam com o que eu não como então elas que paguem uma terapia para lidar com isso pq eu estarei pleno. Eu moro em um país que as pessoas comem umas coisas muito tenebrosas e eu não como carne então quando eu vou sair com o povo do trabalho eles sempre me perguntam se eu posso comer. Nunca passei constrangimento.

  • @viniciusnoyoutube
    @viniciusnoyoutube 7 месяцев назад +1

    Quando criança tinha muita dificuldade com alimentos, não só de sabores mas também misturas por exemplo de líquidos e sólidos juntos, doce e salgado e outras.
    Felizmente com a idade e necessidade fui mudando e hoje gosto de combinações de de vários sabores.
    Ainda tenho problemas como por exemplo pimenta que não suporte e sempre implicam com isso, mas felizmente hoje entendo bem melhor o convívio social e não me afeta como antes.
    É um tema pouco falado mesmo e espero mais vídeos sobre assuntos assim.

  • @SUCRA
    @SUCRA 7 месяцев назад +1

    Um fresco pra comer e um comedor compulsivo é uma dupla perfeita 😂

  • @rafaelr4919
    @rafaelr4919 7 месяцев назад +5

    já dizia minha mãe... "tempero da comida é a fome..."

  • @gremena
    @gremena 7 месяцев назад

    Hahahhaa essa da pizza de mussarela é MUITO verdade! Todo mundo torce o nariz, mas quando chega, mal sobra pra mim.

  • @gabrielzinho3230
    @gabrielzinho3230 7 месяцев назад +1

    Este video me representa do começo ao fim!

  • @Kaminoke
    @Kaminoke 7 месяцев назад

    Ahhhhh !!
    Izzy !
    Obrigado por tocar no assunto ... eu nunca tinha parado pra pensar sobre.
    Eu sempre me senti culpado por não gostar das coisas que eu não gosto, e demorei muito pra me livrar do meu "paladar INFANTIL" (até o termo soa pejorativo)
    Hoje em dia passei a comer "à duras penas" como vc disse, mas eu ainda tenho uma aversão AGONIZANTE a grãos.
    Feijão/Ervilha/Grão de Bico e similares ...
    Ao ponto de tentar várias vezes incluir na minha dieta, e falhar miseravelmente, ao ponto de sentir ÂNSIA DE VÔMITO.
    e eu NUUUUUUNCA ia imaginar que pudesse ter qualquer relação com a minha neurodivergência.
    Esse vídeo me fez me sentir pertencente.

    • @Kaminoke
      @Kaminoke 7 месяцев назад

      Experimenta não gostar de feijão NO BRASIL pra você ver a reação das pessoas... =T
      Essa é minha vida ... aioerhioahre

  • @ketlinv.9912
    @ketlinv.9912 7 месяцев назад +1

    Se esse lance da pizza acontecesse comigo eu ia surtar de tanto ódio kkkkkkkk

    • @izzynobre
      @izzynobre  7 месяцев назад

      Só parou de acontecer porque eu parei de participar de "pizza party" no trabalho.
      Com amigos é muito mais raro. Mas no trabalho era S E M P R E. 100% das vezes.

  • @MrRobinsonhiga
    @MrRobinsonhiga 7 месяцев назад +2

    Eu não tomo leite, nem derivados (margarina, manteiga, requeijão, etc...). Só de sentir o cheiro, é vômito instantâneo. Por aí, já dá pra imaginar o inferno que é sair pra almoçar/jantar com os outros, ou na casa de alguém. Então, eu rejeito todos os convites, e aguento animosidade do povo, exatamente como o Izzy comentou. 😐

  • @isabelleferreira8015
    @isabelleferreira8015 3 месяца назад

    Nunca pensei q eu precisava dessa defesa, mas que alegria vendo esse vídeo 🥹

    • @izzynobre
      @izzynobre  3 месяца назад

      Fico feliz que meu vídeo chegou em você!

  • @ozkr1988
    @ozkr1988 7 месяцев назад +1

    Lembro no prezinho que eu era a ultima criança a voltar pra sala pq não comia a beterraba, hj continuo não comendo hahaha pessoal me questionanpq não gosto de ketchup, mostarda e maionese, e sempre ficam falando mas vc tem que experimentar e tal, e ja expementei e é uma parada que me da asco, é inconcebível pra mim, eu tenho muita dificuldade em experimentar comidas diferentes, não consigo, fico nessa pegada de ansia, o olho lacremeja na hora, hj q to velho só bato o pé que não quero e não vou comer e ta ótimo, como vc disse não é uma parada que faço por birra, eu realmente não consigo. Obrigado pelo video me senti representado

    • @grumpybulldog19
      @grumpybulldog19 7 месяцев назад +1

      Único molho que consigo comer é barbecue, os demais me dão nojo.

  • @kazenriq
    @kazenriq 6 месяцев назад +1

    O que houve com a frequência dos vídeos? Voltou pro Canada?

  • @Marta_marques
    @Marta_marques 7 месяцев назад +2

    Sempre fui “fresca pra comer”, o que eu como dá para se contar nos dedos; foge de um paladar infantil pois não gosto nem de pizza ou doces em geral (exceto chocolate e seus derivados, que dai de fato é o unico doce que gosto), mas admito que se fosse para comer uma pizza em grupo, pediria a de queijo tambem, mas isso nunca aconteceu pois eu sou a que fica fora dos roles que envolvem pizza justamente por nao gostar lkkkkk enfim
    Minha família, em especial minha mãe, sempre viu como algo que dá para ser contornado e nisso acabei sendo acostumada no meu típico cardápio que sempre foi o mesmo durante meus 24 anos.
    Há uns dois anos atrás fui no psicólogo e nas primeiras sessões ele já ficou impressionado de como minha família nunca percebeu que eu tinha alguma neurodivergencia (no meu caso autismo nivel 2 de suporte), porque alem de nao comer quase nada a vida inteira, e nem ao menos encostar as maos em comidas que eu nao como (e se eu encosto, preciso imediatamente lavar as mãos para tirar a agonia) ainda tenho vários problemas tipicos do autismo.
    Moral da historia, aos 24 anos pelo menos recebi uma luz sobre a minha “frescura” para comer, que sempre foi um fardo pra mim pois desde a infância ser uma chacota por nao comer nada da festa de aniversário do amiguinho dentre diversas situações acabou gerando várias inseguranças; mas é muito bom ver esse assunto sendo debatido na internet, principalmente por criadores de conteúdo que gosto, mostrando que nunca estive sozinha

  • @arthurcastro141
    @arthurcastro141 7 месяцев назад +1

    Cara, lembro de uma vez que minha mãe me fez comer uma goiaba pura na dentada sob ameaça de não poder mais sair de casa, eu quase vomitei várias vezes, sempre odiei goiaba e nesse dia eu me tornei uma pessoa pior

  • @ErickMark
    @ErickMark 7 месяцев назад

    Eu não sabia que as pessoas fingiam não gostar de pizza de queijo. É a minha favorita!

  • @DanielVenezian
    @DanielVenezian 6 месяцев назад

    Nunca me identifiquei tanto com um video seu , como esse

  • @Gabehell
    @Gabehell 7 месяцев назад

    Fala Izzy!
    Os meus pêsames pelo seu Pai irmão! Sentimentos nessa hora de dificuldade.

  • @pedroff_1
    @pedroff_1 7 месяцев назад +1

    Eu tenho algumas restrições alimentares também (no meu caso, isso de vomitar quase automaticamente acontece até hoje com fígado - que eu queria gostar por ser extremamente nutritivo). A maioria das minhas restrições é um pouxo diferente, são algumas coisas que, por algum motivo, tenho resistência muito grande até a provar. Por exemplo, a maioria dos salgadinhos de festa, presunto, bacon e algumas outras coisas do tipo. Já tive meu pai querendo me fazer me sentir mal por não querer comer nada numa festa de aniversário, o que seria "falta de educação", sedo que eu realmente não bia nada que achasse apetitoso.
    E, sim, no meu caso, tem uma correlação com uma neurodivergência; no meu caso, autismo.
    Ironicamente, eu já fui bem cruel com minha irmã, que tem seletividades bem parecidas com a sua, com tomate, cebola e alface. A dela também parece extrapolar a parte sensorial e ir para um aspecto psicológico, mas eu cwrtamente a julgo muito mais do que eu deveria quando penso que passo por uma condição bem parecida também.

  • @lr2582
    @lr2582 7 месяцев назад +1

    Dica aqui pra quem é fresco tbm: em vez de dizer que não gosta diga que vc é alérgico(a) que ninguém fala nada

    • @pompeiiunicorn
      @pompeiiunicorn 7 месяцев назад

      Com outras pessoas isso funciona, agora com família eles falam "ah, mas tu nem experimentou pra saber se é alérgica ou não"

  • @abrahao6440
    @abrahao6440 7 месяцев назад

    Faz anos que não vejo um vídeo seu e apareceu esse hoje. Você emagreceu muito, parabéns. Tem mais pesquisas malucas no google?

  • @eirinn9515
    @eirinn9515 7 месяцев назад +1

    Ainda tenho esse problema para comer certas coisas, como peixes e derivados, além de quiabo. Na infância era uma tortura por ser obrigado a comer quiabo, era uma reação instantanea de vômito sequer pensar nesse alimento, mas era obrigado a comer devido ao medo da agressão. Esse tipo de coisa causa um trauma grande na cabeça de qualquer criança.

  • @rafaelcolombo2604
    @rafaelcolombo2604 7 месяцев назад +1

    Tenho 28 anos e até hoje as pessoas ficam inconformadas quando eu falo que não gosto de ovo

  • @parrinha_
    @parrinha_ 7 месяцев назад +1

    eu acho que isso acaba atrapalhando um pouco outras pessoas em situações em que acabam limitando algumas interações com outras pessoas, exemplos:
    o cunhado da minha namorada tem uma porrada de limitações do que gosta ou não, já teve vez de eu combinar algo com a minha namorada, ela chamar eles e de ultima hora ter que mudar tudo que a gente ia fazer porque o lugar que eu ia levar ela tinha camarão e ele não come e não quis nem tentar outras opções.
    ou então quando no caso da pizza a pessoa não come catupiry ou ovo e faz tirar da pizza inteira ao invés de reparar no prato.
    a namorada de um amigo que só comia hamburguer e pizza, aí nunca dava pra marcar nada diferente disso, um japa por exemplo, porque se ela não fosse ele tambem nao ia, e ficava um clima chato.
    em viagens com amigos que a pessoa não quer comprar as coisas dela separado, mas tambem não quer participar do rateio dos gastos com alimento, e por ai vai
    entendo que algumas pessoas neurodivergentes tem muitos problemas quanto a texturas de comidas e tals, nesse caso eu consigo entender claramente, é algo que a pessoa tem e não é culpa dela. quando a pessoa é neurotipica, realmente dificulta algumas coisas até para quem está ao redor

  • @yagotelles5469
    @yagotelles5469 7 месяцев назад

    Incrível! Parece até que eu escrevi esse roteiro.

  • @paulohduarte
    @paulohduarte 7 месяцев назад

    Quando era criança eu não dormia na casa de amigos com medo do almoço no dia seguinte. Hahahaha!

  • @beleziiinha7922
    @beleziiinha7922 7 месяцев назад +2

    Eu sou fresca pra comer e todo dia sofro com isso, minha família nunca me respeitou na hora da comida, a hora que pra mim é sagrada...

  • @williamtael8379
    @williamtael8379 6 месяцев назад

    Nunca fui fresco pra comer... Não quero ser comido não, sai pra lá! Lá ele! Kkkkkk

  • @robertodossantos8409
    @robertodossantos8409 7 месяцев назад +1

    Eu quando comia comida que não gostava eu sentia ância de vômito, hj eu já consigo comer essas comidas que eu não gosto sem sentir vontade de vomitar.

  • @KleytonClementino
    @KleytonClementino 7 месяцев назад +1

    Eu nem vou comentar aqui o que já passei por conta de família/amigos e da minha relação com comida (especialmente almoço). Mas tem alguns tipos de comida, especialmente molhos e tipos de carne, que só o cheiro me dá ânsia de vômito. E meu pai, que também é das antigas (criado nos anos 50) só fez piorar o meu trauma, eu até melhorei bastante na ultima década, mas tem tipos de comida e molhos que eu JAMAIS vou chegar perto, é um problema tão grande que se um tipo desse de comida ou molho encostar em mim eu vou sentir o cheiro dele por horas.

    • @eduardotoporoski8015
      @eduardotoporoski8015 7 месяцев назад

      provavelmente é o tomate...
      mas eu já sou o oposto, molhos e tudo mais com a base de tomate não me incomodam tanto, talvez pq o gosto mude completamente.
      mas só de sentir o cheiro da fruta em si já me tira o apetite e me da ânsia.
      tomate é a única coisa que não me desce de maneira nenhuma...

  • @dannyrandkai
    @dannyrandkai 7 месяцев назад

    Minha mulher discordaria muito do seu argumento de que só afeta a gente 😂

  • @Icaris_M
    @Icaris_M 7 месяцев назад +3

    Nunca fui de gostar de arroz e feijão juntos e só levei lapada seca das pessoas por isso kkkkkkkkkkkkkkk

    • @hellequinm
      @hellequinm 7 месяцев назад

      Faz 11 anos que parei de comer arroz e feijão como refeição diária. É curioso como as pessoas não conseguem conceber a ideia de que você consegue manter uma alimentação saudável sem isso. Quando como feijão é só ele sozinho. Arroz eu só como quando não tem outro carboidrato, prefiro batatas.

    • @Icaris_M
      @Icaris_M 7 месяцев назад

      Você poderia me recomendar alguns alimentos q podem substituir ambos?@@hellequinm

    • @hellequinm
      @hellequinm 7 месяцев назад

      @@Icaris_M recomendo buscar um nutricionista. Não sou uma e não acho que tenho conhecimento pra isso. Eu fiz reeducação alimentar personalizada, pro meu caso em específico e para as coisas que gosto de comer. EU troquei arroz por batatas, o feijão eu como quando tenho vontade, se variar frutas e legumes não tem nenhum problema não comer feijao todo dia.

  •  7 месяцев назад +1

    Vou te explicar da pizza de queijo:
    A pizza de queijo, por ser tão simples (ter só queijo) é sempre subestimada. “Porque pedir pizza de queijo se toda pizza tem queijo?”
    Acontece que a pizza de queijo, estranhamente, é uma pizza super bonita e também surpreendentemente gostosa.
    É aquela comida simples que é melhor que aquela comida hiper complexa.
    É isso. As pessoas não sabem que elas gostam da pizza de queijo, mas elas gostam.

    • @shinamuro
      @shinamuro 7 месяцев назад

      Não gosto de pizza de queijo, porquê, normalmente, o queijo usado é de baixa qualidade.
      Quando há mais ingredientes, um disfarça a baixa qualidade do outro.
      Tirando em pizzarias muito excepcionais, tem mais de 15 anos que não peço um sabor só de queijo quando estou pensando só na minha vontade de comer.
      Só como pizza de queijo quando há uma promoção metade calabresa e metade queijo. Como em São Paulo as pizzas de calabresa não acompanham queijo, a pizza de queijo serve para suprir essa ausência.

  • @rivaldojunior6665
    @rivaldojunior6665 7 месяцев назад

    TMJ! nessa Izzy. Até hoje não encontrei uma pessoa mais "fresca para comer" do que eu. Nunca quis ser assim. Tenho rejeição a diversos tipos de alimentos, com efeitos fisiológicos (vômito...). Exemplo, já detectei sabores de cebola em bolos, que outras pessoas não detectaram, e não comi. Valeu pelo vídeo, me ajudará muito daqui pra frente rsrsrs Obs. a parte final, sobre a pizza customizada acabar primeiro, acontece muito. Tem tb a questão de devolver pedidos que customizamos e o restaurante erra. Enfim, situação complexa a nossa kkkkk

    • @ACorleone
      @ACorleone 7 месяцев назад +1

      O que escrevi ao Izzy: Zero paciência em sair com gente de paladar infantil… vc é adulto, se vira, vc sabe que precisa de micronutrientes/fibras, senta e come até gostar (sim, Stockholm)! Eu já terminei relacionamento por paladar assim! Me da preguiça em ver quem esta comigo se afundar na saúde por bobeira! O MICROBIOMA (mais complexo que falar de Microbiota) é adaptável e pode pesquisar que o estilo de alimentação que vc gosta Izzy altera a Microbiota ao ponto de gerar degenerações e processos inflamatórios crônicos (e sim, tudo isso é presente em belos artigos científicos bem desenhados e bem indexados). Então seja adulto, SENTA E COME CERTO! Eu não vou um filho comendo mal e se afundando na saúde sem me opor… eu só podia usufruir do que eu gostava na infância se eu comesse a minha salada/legumes/frutas/proteínas limpas e estou aqui vivo e educado a isso depois de adulto. E comparar paladar infantil a depress*o é completamente sem sentido Izzy, inclusive cientificamente.

  • @wellgnr1
    @wellgnr1 7 месяцев назад

    Tb vou considerar esse o primeiro vídeo pq o anterior não teve cena pós-créditos! =V

  • @questione-sem-medo
    @questione-sem-medo 7 месяцев назад

    Eu sempre fui tido como "fresco" para comer, mas agora que estou mais velho, passei a ser menos restritivo. Ironicamente, hoje noto que algumas das pessoas que me acusavam de ter "frescura" e se gabavam de "comer de tudo", também tem suas dificuldades, seja com pratos feitos, comida oriental ou alguma coisa mais específica, que eu comeria de boa. Obviamente procuro não agir da mesma forma que faziam comigo, mas dá uma raivinha, porque na época falavam que eu tinha que me adequar.

  • @ozzilost
    @ozzilost 7 месяцев назад +1

    Oi, Comenta sobre o caso da Sweet Baby Inc.

  • @Wolfgam
    @Wolfgam 7 месяцев назад +2

    O lance da pizza acontece com churrasco também. Uma galera diz "não gostar" ao ponto e pede bem passada. Adivinha o qual que sobra? A bendita carne bem passada. Pois a maioria come a carne ao ponto, por ser mais gostosa.

  • @gabrielviital
    @gabrielviital 7 месяцев назад

    Obrigado por esse vídeo ❤

  • @RecrutaZero78
    @RecrutaZero78 7 месяцев назад

    Meu filho teve fagofobia (fobia alimentar) qd pequeno. Provavelmente foi um trauma por ter nascido com um refluxo muito forte e alergia a proteína do leite (ele vomitava muito e sofria bastante Qd recém nascido). Percebemos q tinha “algo estranho” Qd ainda tinha um ano e meio e fez “terapia alimentar” e hj tá de boas. Nunca imaginei q existia tal condição.

  • @tiaiatavares7671
    @tiaiatavares7671 7 месяцев назад

    Excelente vídeo... sou muito intransigente com familiares quanto à alimentação saudável. Estova/estou errada? Sim. Mas quando a gente ama, não tem como olhar para o ser amado e com passividade (como você diz) vê-lo "se fuder" (prejudicar a si mesmo).

  • @cafernandes
    @cafernandes 7 месяцев назад

    Obrigada por esse vídeo, resumiu as dificuldades da minha vida toda. Ainda não sei se sou neurodivergente, mas estou em acompanhamento com a neuropsicóloga para realizar o teste relacionado a isso. A vida toda me senti mal por ser "diferente" nesse ponto (entre outros), por não gostar de hambúrguer, cebola, tomate e mais uma infinidade de coisas (e eu experimentei para saber que não gostava), isso fez com que eu deixasse de sair várias vezes com os amigos por conta de irem em lugares que não tinha nada que eu gostasse, e eu me sentia mal por isso. Hoje, se é em lugar que eu não gosto, deixo de ir sem nenhum peso na consciência, afinal, ninguém é obrigado a mudar o rolê por minha causa. Me aceitei mesmo com essa "frescura". Minha família me entende e sempre nas reuniões de família, fazem coisas que sabem que eu gosto.

    • @ACorleone
      @ACorleone 7 месяцев назад +1

      Torceu a Ciência para tentar justificar a sua causa pessoal.
      Aqui vai um presente pra vc, com participação da mesma autora do artigo que você cita, olha só né?! E no final ela sugere o que? Adaptação alimentar/paladar.
      Taste perception and oral microbiota are associated with obesity in children and adolescents. Chiara Mameli, Camilla Cattaneo.
      Izzy, mude a sua alimentação, isso vai te fazer bem! Se alimentar com paladar infantil é uma imensa causa de obesidade, processos inflamatórios crônicos de baixo grau, neurodegenerações, aumento dos eventos Cardiovasculares, etc.
      Não se acomode em um hábito ruim!

  • @alexandrecabral2090
    @alexandrecabral2090 5 месяцев назад

    sempre fui fresco para comer e sofro dos mesmos problemas do izzy, mais o que me deixa bastante curioso é que ele consegue levar uma boa vida de nômade mesmo sendo fresco para comer, acredito que em cada lugar deve ter sua culinária própria, então me impressiona ver que ele consegue passar por isso com tranquilidade.

  • @MrFabricioLinhares
    @MrFabricioLinhares 7 месяцев назад

    Sempre peço pizza de queijo e absolutamente todas as vezes acaba e ninguém reclama. Do jeito que tu disse

  • @daniel_hddd
    @daniel_hddd 3 месяца назад

    izzy com esse video me fez ter empatia com as pragas que aparecem no Chato Pra Comer na GNT. Os casos lá são hardcore, e me deixa(va) puto

  • @EduardoMasuda
    @EduardoMasuda 7 месяцев назад

    Oi Izzy, qual o trabalho científico que vc está citando? Pode por favor compartilhar conosco? Achei interessante

    • @izzynobre
      @izzynobre  7 месяцев назад +2

      Fala Eduardo! O nome do artigo é "New insights into the relationship between taste perception and oral microbiota composition", da Nature.

  • @87joannesp
    @87joannesp 7 месяцев назад

    Tudo bem. Meu filho tem alta seletividade alimentar. Eu também tive e tenho alguns resquícios. Muito bom abordaar esse tema! Hoje eu cozinho e faço da melhor forma possível: Misturo tudo que não gosto com o que gosto e pronto

  • @thealexandersouza
    @thealexandersouza 7 месяцев назад

    Tenho esse problema por causa da neurodivergência. Na minha família o pessoal geralmente adaptava os almoços pra mim. Hehe

  • @GaboMadVegan
    @GaboMadVegan 7 месяцев назад

    Izzy, minha namorada tem complicações com comida, e ela também é neurodivergente (inclusive seria muito interessante você fazer um vídeo de como você lida com isso no dia-a-dia e como você se programa pra focar nas coisas, ela adora ver esse tipo de conteúdo) Ela tem bastante dificuldade para se alimentar corretamente, e constantemente a gente se esforça em conjunto para que a alimentação dela seja melhor. Eu mesmo por exemplo sou vegetariano a 4 anos, e eu entendo de certo ponto essa "zoação" que sempre rola, todo mundo sempre acha que é frescura minha não comer carne e sempre as mesmas piadinhas e ruídos como você disse, é algo que as pessoas não entendem, seja por opção ou seja por dificuldade, de fato é algo que afeta muito a pessoa que sente ( no caso da minha namorada, no meu caso é por opção, mas mesmo assim sinto esse ruído)

  • @athilasantiago4233
    @athilasantiago4233 7 месяцев назад

    eu entendo, mas na minha experiência, muita gente que "não gosta" de alguma comida, só não gosta quando percebe esta comida lá, então não sei até que ponto essa parte da microbiota faz sentido. Deveria ser indiferente à percepção sensorial da pessoa, não?

  • @Gabriel_Kyosuke
    @Gabriel_Kyosuke 7 месяцев назад +4

    No dia que eu me importar com alguém que caga regra sobre o que eu como ou deveria comer eu mudo meu nome pra "ETEVALDO O EXTRATERRESTRE"

    • @ppcarvalhof
      @ppcarvalhof 7 месяцев назад

      Certeza que tu deve ter mais de 35~40 anos. Acertei?

    • @Felipe_Ribeir0
      @Felipe_Ribeir0 7 месяцев назад

      Boa, vc consegue passar essa pill pra uma criança de 8 anos?

    • @Gabriel_Kyosuke
      @Gabriel_Kyosuke 7 месяцев назад

      se doeu porq ??@@ppcarvalhof

    • @Gabriel_Kyosuke
      @Gabriel_Kyosuke 7 месяцев назад

      n sou pai e mãe de ninguém fera eu sei de mim,kda um faz o que quiser.@@Felipe_Ribeir0

    • @ppcarvalhof
      @ppcarvalhof 7 месяцев назад +1

      @@Gabriel_Kyosuke que cachaça é essa meu jovem? Acho que tu tá muito sensível, não? A pergunta é exatamente porque quem nasceu antes de 2000 tem esse mentalidade. Estão incomodandos com o que eu como? Foda-se! Não pagam minhas contas... 😂🤣😂🤣

  • @Black_RoseGaming
    @Black_RoseGaming 7 месяцев назад

    Esse exemplo da pizza me pegou demais eu só como puzza de calabresa ou pepperone e sempre querem pedir outro sabor eu sempre falo q eu só vou comer um (calabresa ou pepperone) e sempre querem pegar da minha e.e

  • @rhythmgamesoda
    @rhythmgamesoda 7 месяцев назад

    Tenho dificuldade pra comer carnes, normalmente não gosto do gosto ou da textura. Muitas vezes dizem que eu sou "dificil" nesse sentido quando na verdade estou bastante feliz com arroz e feijão em muitas ocasiões.
    Ah, coentro não dá.

  • @monicapina7551
    @monicapina7551 7 месяцев назад +1

    Meu filho de 5 anos é fresco para comer, e é bem frustrante pelo fato de ele precisar de nutrientes para crescer bem, então eu sou a chata. Mas quando eu era criança não tinha o "direito" de ser fresca kkkkkkkkk.
    No entanto, é importante respeitar o coleguinha, né? 😅

  • @guiT39
    @guiT39 7 месяцев назад +4

    Interessante. Só que o meu problema não é simplesmente "não gostar" ou ter vontade de vomitar quando coloco algo na minha microbiota da boca. O meu problema é ter nojo absoluto de certas coisas que eu nunca sequer coloquei na boca. Nojo a ponto de ter dificuldade de sentar na frente daquela comida na mesa. Então no meu caso não tem nada a ver com genética ou microbiota da boca. É psicológico.

    • @ppcarvalhof
      @ppcarvalhof 7 месяцев назад

      Eita! Então tu não cai de boca na moça, né? 😂🤣😂🤣
      Brincadeiras à parte, já tento algum acompanhamento psicológico?

    • @guiT39
      @guiT39 7 месяцев назад

      @@ppcarvalhof kkk ainda não cara

    • @eduardotoporoski8015
      @eduardotoporoski8015 7 месяцев назад

      ficar na frente de uma dobradinha, galinha caipira ou uma feijoada com rabo, pé e orelha deve ser uma experiência pra vc então...
      kkkkkkk

    • @guiT39
      @guiT39 7 месяцев назад +1

      @@eduardotoporoski8015 não, é só salada mesmo.

    • @grumpybulldog19
      @grumpybulldog19 7 месяцев назад +1

      Eu passo por isso com salada, qualquer salada, meu cérebro não interpreta aquilo como comida e quando tem na mesa sinto asco, o cheiro de cebola e vinagre então só complementa a desgraça. Até consigo comer minha comida, mas perco o tesão só de ter isso na mesa.

  • @lucasm323-b2b
    @lucasm323-b2b 7 месяцев назад

    Me parece que a pior coisa para pessoas com restrição alimentar é o consumo de ultraprocessados. Porque são sempre comidas com muitos aditivos para melhorar a "palatabilidade" e penso que acaba "viciando" e restringindo mais ainda o paladar dessas pessoas.

  • @arturelvis
    @arturelvis 7 месяцев назад +2

    Nunca tive esse problema, agora já tive problemas de realmente não ter o que comer, depender de doações e entrar na fila do sopão e quando você tá nessa situação não se escolhe o que comer, graças a Deus superei essa fase agora eu valorizo cada alimento que hoje eu possa comprar, pra mim nunca nem pensei em algo que eu realmente não queira ou não possa comer

    • @cachorrolaser9186
      @cachorrolaser9186 7 месяцев назад +4

      Logo, esse vídeo não é pra você, amigo. São dois problemas completamente diferentes
      Fico feliz que você tenha superado essa fase da sua vida, mas vc não entendeu o cerne do vídeo, que é sobre pessoas que não CONSEGUEM comer algo, não que não QUEREM comer algo.

    • @filipeferreiracemim
      @filipeferreiracemim 7 месяцев назад

      @@cachorrolaser9186 Se essas pessoas não conseguem é justamente porque nunca passaram fome. Se ficar com fome até carne crua a pessoa come.

    • @cachorrolaser9186
      @cachorrolaser9186 7 месяцев назад +3

      @@filipeferreiracemim talvez. E de acordo com você mesmo, você nunca passou pela experiência de querer comer algo, tentar comer e ter ânsia de vômito violenta, e ser maltratado por isso.
      Agora, como eu disse, sinto muito por você ter passado pelo que passou (também já passei, mas por um período bem curto), e fico feliz que isso tenha melhorado pra vc, mas CUSTA tentar entender o outro lado sem começar uma competição de "quem sofre mais"?

    • @filipeferreiracemim
      @filipeferreiracemim 7 месяцев назад

      @@cachorrolaser9186Não nunca passei, isso é coisa de criança mimada que tem o direito de escolher o que vai comer.

    • @cachorrolaser9186
      @cachorrolaser9186 7 месяцев назад +1

      @@filipeferreiracemim "passar fome e pegar fila na sopa é coisa de vagabundo, que não quer trabalhar. Emprego tem."
      Entendeu agora o tamanho da merda que tu tá falando??

  • @reubenc3830
    @reubenc3830 7 месяцев назад

    Eu pensei que seria um vídeo zoando os "frescos para comer" e já estava achando graça. Mas no final, me fez refletir em como trato essa questão. Ontem mesmo estávamos no trabalho ironizando uma colega "fresca".
    Vou repensar essa questão depois de você dizer que a situação é pior para a pessoa com dificuldades de comer. Faz sentido. 🙏

  • @denismodesto5805
    @denismodesto5805 6 месяцев назад

    Minha esposa é assim, sei muito bem como é complicado preparar algo para ela comer em casa ou sair para comer fora. Muitas pessoas não conseguem entender o que ela passa, mas é assim mesmo. Se ela comer qualquer fruta, legume ou vegetal que não está acostumada, ela vomita na hora, e as pessoas acham que isso é frescura.

  • @brunoyudi9555
    @brunoyudi9555 7 месяцев назад

    galera ficou sem paciência no rolê com a frescura do izzy e ele fez esse video kkkkkkk

  • @ulyssesangelo
    @ulyssesangelo 7 месяцев назад

    Eu sou iluminado, como praticamente de tudo. Kkkkkk

  • @edmilsonrodrigues4780
    @edmilsonrodrigues4780 7 месяцев назад

    Eu e minha noiva temos isso, ela chama de seletividade alimentar. Eu Já cheguei a vomitar de imediato e tem muita coisa que eu n chego nem perto. De uns anos pra cá eu passei a aumentar o número de coisas que eu como e provar de novo as coisas que me deram trauma. A luta tá difícil, muitas já foram, muitas continuam não entrando, mas pelo menos tentei, mas ainda faltam várias que só de pensar dá arrepios. Enfim, tentando vender isso pq, como foi o dito, os únicos afetados somos nós, mas é difícil. Pelo menos as coisas que eu já provei novamente e não gostei eu consigo ter paz em dizer que simplesmente eu tentei e não me agrada e tá tudo bem

    • @ACorleone
      @ACorleone 7 месяцев назад

      O que escrevi ao Izzy: Zero paciência em sair com gente de paladar infantil… vc é adulto, se vira, vc sabe que precisa de micronutrientes/fibras, senta e come até gostar (sim, Stockholm)! Eu já terminei relacionamento por paladar assim! Me da preguiça em ver quem esta comigo se afundar na saúde por bobeira! O MICROBIOMA (mais complexo que falar de Microbiota) é adaptável e pode pesquisar que o estilo de alimentação que vc gosta Izzy altera a Microbiota ao ponto de gerar degenerações e processos inflamatórios crônicos (e sim, tudo isso é presente em belos artigos científicos bem desenhados e bem indexados). Então seja adulto, SENTA E COME CERTO! Eu não vou um filho comendo mal e se afundando na saúde sem me opor… eu só podia usufruir do que eu gostava na infância se eu comesse a minha salada/legumes/frutas/proteínas limpas e estou aqui vivo e educado a isso depois de adulto. E comparar paladar infantil a depress*o é completamente sem sentido Izzy, inclusive cientificamente.

  • @analeticiabraga7193
    @analeticiabraga7193 7 месяцев назад

    Já fiz muita terapia por isso, hoje nem ligo mais. Eu chata pra comer sim, ninguém nem nada com isso!

  • @IsraelDias27
    @IsraelDias27 7 месяцев назад

    Hey, Izzy. Meus sentimentos pela partida do seu pai 🌹. Eu fui seguidor do canal dele por um bom tempo. Fiquei muito triste mesmo ao receber a notícia. Eu assistia muito as lives dele batendo papo e cantando enquanto tomava uma. Um abraço, cara.
    PS: Falei contigo pelo Instagram da minha esposa ( fui eu que mencionei das ligações que recebi achando que era eu era você ).

  • @jonaspetty8767
    @jonaspetty8767 7 месяцев назад

    Eu sempre fui fresco para comer, na infância eu só comia salsicha e ovo como proteína! Eu detestava TUDO relacionado a carne (sim, salsicha são restos de carne, mas minha mente só aceitava isso), mas também detestava TODO tipo de vegetal! Eu não gostava de tocar em carne, eu não usava um talher que tocou em carne a não ser que lavasse antes. Então imagina uma pessoa que não come nem carne nem verdura... Durante toda a infância e adolescência fui alvo de zoação e comentários maldosos, minha mãe sofria, porque ela sempre tinha que cozinhar uma comida diferente para mim, pois eu não comia como todos. Passei 16 anos da minha vida sem comer um churrasco, coxinha, pizza, hambúrguer e nada do tipo. Aos 16 consegui uma bolsa de intercâmbio para os EUA e eu decidi que iria provar tudo que me fosse oferecido, as primeiras semanas foram complicadas, no primeiro dia minha Host mom me comprou um hambúrguer( que tem a carne, alface, tomate e etc), eu tive vergonha de negar e comi... Eu quase vomitei no carro todo, assim que coloquei na boca o meu corpo repeliu de uma forma violenta o hambúrguer, ela percebeu e jogou fora, mas com o tempo foi provando e foi melhorando. Hoje como BEM melhor e me permito provar novas coisas, mas ainda sou bem fresco

  • @cs7996
    @cs7996 5 месяцев назад

    O que eu acho que acontece com a pizza de queijo (apenas uma hipotese) é que a galera ve a pizza de queijo quase como um "cheese bread" (nao sei o que seria a opçao brasileira, pao alho e oleo?), um aperitivo antes do que seria o prato principal - e é por isso tambem que é tao popular. Agora, fazer isso sabendo que voce so come aquela pizza é sacanagem tambem

  • @martins.chosen
    @martins.chosen 7 месяцев назад

    Eu era fresco pra comer e isso sempre me atrapalhou socialmente. Aí um dia resolvi mudar e resolvi este problema. Simplesmente me afastei de praticamente todo mundo ao meu redor e hj como e bebo o q gosto sozinho e sou bem mais feliz. 😂

  • @anzoeduardo
    @anzoeduardo 7 месяцев назад +1

    Pizza de queijo é bom pra mudar o gosto na língua e comer mais e não enche tanto o estômago porque vem menos recheio, todo mundo pega um pedaço

  • @liananara2897
    @liananara2897 7 месяцев назад

    Boa noite, eu felizmente fui poupada, meus pais não eram severos... Desenvolvi alergia látex-fruta ainda na infância e, a principio, minha mãe achava q eu inventava desculpa para não comer fruta pq nunca inchou, só coçava muito boca e garganta. Aí, um dia ela me viu, uma criança de uns seis anos, colocar a mão inteira dentro da boca para coçar a lingua e o céu da boca e ela entendeu. Ela teve todo o cuidado de separar aos poucos as frutas q eu tinha alergia e outras não. Se as frutas forem cortadas e bem lavadas, não coça mais. Hoje consigo comer as frutas em pedaços, tendo cuidado para não tocar nos lábios.
    P. S. Tbm tenho alergia a tomate, a zoeira é grande qnd peço pra não vir tomate na pizza 😅

  • @a.r1563
    @a.r1563 5 месяцев назад

    Eu descobri com 21 anos que tenho TARE ( transtorno alimentar restritivo evitativo ) e nunca tinha ouvido falar sobre, achei que só eu tinha essas dificuldades com texturas, cheiros e aparência dos alimentos. É um inferno viver assim e as outras pessoas precisam se informar e parar de usar “paladar infantil” pois é super desrespeitoso e infantiliza os adultos que tem o transtorno. Deixo como indicação o livro TARE da Fernanda do Valle ( tem em inglês também e se chama ARFID ).

  • @amandamelo0709
    @amandamelo0709 7 месяцев назад

    Já fui muito fresca pra comer mas fui melhorando.. mas tem coisa que eu me forço MESMO pra comer só pq faz bem mas dou graças a deus que aprendi a comer mais coisa

  • @satierfoira
    @satierfoira 7 месяцев назад

    Sempre fui picky eater e descobri faz 4 meses que tenho TDAH

  • @willian1917
    @willian1917 7 месяцев назад +2

    sempre tive mta dificuldade pra comer muitas coisas como verduras e legumes, nao é só um "nao gosto e nao quero" eu realmente passo mal, com alguns alimentos só o cheiro basta pra eu passar mal. e o foda é que sao alimentos do dia a dia tipo tomate e banana.

    • @pompeiiunicorn
      @pompeiiunicorn 7 месяцев назад +1

      Nossa, totalmente! Tomate e alface pra mim são os piores. E ainda peguei um certo trauma, por que já colocaram por exemplo tomate cru, no meio de sanduíche, só por que comentei que "não conseguia comer tomates"

    • @eduardotoporoski8015
      @eduardotoporoski8015 7 месяцев назад

      meu maior problema com frutas e legumes é a textura deles, que me tira completamente a vontade e o apetite de comer.
      o gosto é ok.

    • @eduardotoporoski8015
      @eduardotoporoski8015 7 месяцев назад

      ​​@@pompeiiunicorn tomate é terrível mesmo...

  • @gabyfraga9294
    @gabyfraga9294 7 месяцев назад

    dando uma perspectiva um pouco diferente, em especial sobre a pizza de queijo, eu nao posso nem olhar pra uma 4 queijos q eu passo mal. é muita gordura. alimentos muito gordurosos atacam meu estomago de um jeito q até vômito me dá. eu sou a pessoa q pede pelo amor de deus pra em vez de pizza a gente ir prum restaurante árabe preu comer umas comida leve / saudavel / sem gordura demais. q vai no churrasco e corta a gordura da carne fora. entao eu ja tive muito problema com gente "fresca pra comer" pq geralmente pedem a comida com mais queijo / gordura. uma pizza de mussarela é simplesmente impensavel pra mim. hj em dia meus amigos tem o gosto de comer qualquer coisa q aparece entao o problema acabou, mas o q eu ja passei mal ate comendo empada nao tá escrito

  • @AngeloCarceroni
    @AngeloCarceroni 7 месяцев назад +9

    Ter companheiro fresco pra comer é um saco, porque eu cozinho e gosto de comer comidas diferentes. Quando eu estou ficando ou namorando alguém que não come nada, me limita muito na hora de fazer comida e de escolher restaurantes. Desta forma, parte inerente do meu convívio se dá através da comida e eu evito ao máximo me relacionar romanticamente com quem é "chato pra comer".

  • @YezudianAlbuquerque
    @YezudianAlbuquerque 7 месяцев назад

    Eu sou "fresco pra comer" justamente porquê na infância eu tinha dificuldade pra comer algumas coisas(cebola, tomate, salada em geral). Certa vez aos 7 anos, meu pai lotou meu prato disso e disse "a gente só vai sair daqui quando você comer tudo" e foi a coisa MAIS HORENDA que me aconteceu. Eu comi QUASE VOMITANDO, e jurei a mim mesmo "nunca mais eu como essa porra na minha vida!!" HOJE EM DIA, quase 30, eu, profissional da saúde(personal trainer e psicológo) continuo convicto com a minha jura!! NÃO COMO nem a pau "ahh mas na dieta" FODACI. Eu só não como e acabou a conversa!! Consigo usar tomate, cebola e tudo mais como tempero? consigo!! Se me colocar como salada EU VOU TIRAR. Eu não estou pedindo sua formação em nutrição e a importância disso e o que eu falei não tá aberto a debate. Obrigado DE NADA!! Infelizmente Izzy eu sei como você se sente

  • @William3000x
    @William3000x 7 месяцев назад

    Uma das minhas principais frescuras com comida é com CEBOLA. Putaquepariu como eu O D E I O cebola, mah! 🤢 NUNCA suportei a sensação de mastigar uma comida que eu AMO (tipo uma pizza) e de repente sentir que mordi uma fatia de cebola que tava escondida lá no meio da mussarela. TODO SANTO DIA, desde quando eu era criança até hoje, antes de comer o almoço eu sempre cato pro cantinho da panela do arroz os pedaços de cebola que eu consigo ver antes de colocar no meu prato.
    Outra frescura que eu tenho é com algumas verduras em comidas cozidas (tipo coentro - que por aqui também é conhecido como "cheiro verde"), tipo no meio do caldo do frango cozido, ou nos próprios pedaços do frango. EU PRECISO tirar todas a verdurinhas de cima do frango e deixar tudo na panela pra passar o frango pro meu prato.

  • @DanielSilva1y
    @DanielSilva1y 7 месяцев назад

    nunca vi uma pessoa que passou fome ser frescurenta pra comer

  • @node_rec
    @node_rec 7 месяцев назад

    02:55 essa parada de vômito instantâneo rola comigo quando sinto o cheiro, o gosto e a textura de alho e cebola. Pode ser o mais psicológico que for, mas só pensar nesses dois itens, é vômito na certa.
    O pior é que me tornei intolerante a lactose. Aí nem mesmo as porcarias eu posso comer direito sem um comprimido de lactase. LIMITADÍSSIMO!

  • @maurithius
    @maurithius 7 месяцев назад

    Me senti real representado nesse vídeo

  • @truer1848
    @truer1848 7 месяцев назад

    Eu queria entender o porquê disso acontecer; tipo o que faz o tipo de comida em específico ser difícil ser maus dificil do que outras?

  • @melissa_vieira
    @melissa_vieira 7 месяцев назад

    Conheço uma pessoa que foi forçada a comer caqui até passar mal pq comeu um que não deveria ter comido (o pai vendia, se não me engano, e era pra uma encomenda e ela não sabia). Até hoje a pessoa detesta. Achei um absurdo quando ouvi, mas vi mais de uma pessoa relatar isso aqui nos comentários 😢😢 sinto muito por todos vocês.

  • @MrRegina785
    @MrRegina785 7 месяцев назад

    Cara o problema sobre a pizza é que no Brasil, especial aqui em Fortaleza não tem restaurante bom que você vai comer uma pizza e compra uma só pra você, aliás nós não temos essa cultura de ir a uma pizzaria e pedir uma pizza cada um, na Alemanha onde eu tenho experiência disso, não existe vamos pedir pizza pela metade ou você pede uma pizza margherita e a outra pessoa pede a da sua preferência e tá de boa, eu por exemplo sou FRESQUISSIMA PRA COMER, não como nada de carne de origem animal, ainda como ovos e queijo quando não há outra opção, então sempre peço margherita ou vegetariana, então tem amigos aqui que ficam chateados, porque querem dividir uma pizza e eu fico puta, porque não posso comer uma inteira só.
    Seria tudo mais fácil, se as pizzarias fossem assim aqui.
    E outra a gente não tem essa obrigação de comprar uma pizza grande pra dividir na mesa, hoje em dia, peço uma média e como toda, só que isso deixa os amigos chateados porque força eles a ter que comprar uma diferente e eu digo é que se dane! Eu não vou me prejudicar, prejudicar a minha saúde por eles não! Simples!

  • @tamuroliveira
    @tamuroliveira 7 месяцев назад

    Minha esposa era extremamente fresca pra comer.
    Hoje ela come (e gosta muito) da maioria das coisas que ela rejeitava.