Eu vejo a morte na maioria das vezes como solução para diversos tipos de sofrimento humano. Tudo acaba quando a morte chega. Sentimentos dolorosos, incapacidade física e social. Respeito é importante
Roger Diogo informe-se. Vão ser critérios tão restritos que 99% das pessoas vão continuar a fazer o que sempre fizeram e sempre vão fazer. Suicídio. E nisso ninguém nunca se vai meter, porque ninguém tem o direito de se meter na vida do outro
O animal humano criou regras. Um jogo de interesse e poder. Uma infinidade de ilusões instantâneas. A civilização se sujeita a estás, sem verdadeiramente pensar e principalmente sem olhar o próximo com carinho e respeito. Tudo gira em torno de coisas.
Tive câncer de mama em 2010, fiz cirurgia , quimio, radio, remedios por + 5 anos ,enfim todos os protocolos possiveis. Na época eu era jovem e com saude, o cancer era inicial e vi que compensava lutar. E não me arrependi. Mas em 2022 um novo tipo de cancer nos ovarios, utero e linfonodos me fez repensar, fiz a cirurgia histerectomia radical e o resultado foi metastático. Já com 61 anos o quadro é bem outro . Amo a vida! Sei que terei de encarar a árdua luta com o leão da morte, mas a luta com o (leão do tratamento - quimio, radio, braqui) é opção minha. Chega!!! Escolhi viver mais alguns dias com qualidade de vida e dignidade . Sempre aceitei a humildade de minha finitude. A morte em sí não é ruim, é o descanso do guerreiro. O dificil e penoso é o pré-morte, é o processo, principalmente dos vitimados do câncer. Mas enquanto não vem o tão sonhado direito à escolha pela Eutanásia (morte digna)...estamos todos fadados ao sofrimento. Um dia quem sabe, a sabedoria dos lideres e do povo brasileiro entenda que não se pode colocar toda uma população sob o crivo de teorias e crenças religiosas infundadas sobre a eutanasia , ainda somadas à ambição e cobiça da rede da industria farmaceutica , laboratorios, hospitais e afins, que enchem os bolsos com o sofrimento dos pacientes incuraveis e terminais. Que a escolha seja livre, que se faça valer o livre arbitrio por uma morte digna ! E quem é contra a legalização da Eutanasia, que entenda : você só tem o direito de decidir por você proprio....e não por milhoes de brasileiros. A Legalização da Eutanásia não priva ninguém do direito de decisão, mas a ( NÃO legalização), te rouba o seu direito de escolha, destroi sua dignidade e te condena aos mais terriveis niveis de sofrimento. Sejamos livres!!!!!!!!!!!! E saibamos respeitar os direitos de escolha de cada um.
Lamento pela sua saúde... e ao mesmo tempo lhe dou os Parabéns pela forma de ver a vida apesar de tudo que passou e ainda está passando, concordo plenamente com cada palavra sua muita força pra vc.
A VIDA PERTENCE A MIM, EU MESMA SOU A DONA DA MINHA VIDA, NÃO SOU MINHA CRIADORA DA MINHA VIDA,POIS É IMPOSSÍVEL GERAR OU DAR VIDA A SI MESMO, MAS SOU MEU PRÓPRIO DEUS DECIDINDO SOBRE A MINHA MORTE, E ISSO É LIVRE ARBÍTRIO. ESSE DIREITO ATÉ DEUS ME DEU.
@@kauasantos8641 Essa vida nossa sim, acaba. Só nossa energia que continua, nas plantas, nas árvores e em outros animais, mas ela é dividida. Nunca seremos mais assim como somos hoje.
@@kauasantos8641 na idade média os religiosos espalharam que caso alguém tentasse tirar a própria vida eles iriam para um lugar de tormento, mas isso não passa de uma ameaça para manter os plebeus embaixo da piramide, acredite não somos tão relevantes assim, não deixamos de ser animais apenas pq usamos roupas, temos o mesmo destino que uma árvore, a ideia "deixar de existir" é complexa para o cérebro de um ser que sente superior, baixe o seu ego e vc entenderá que vc não é o ciclo, você faz parte de um ciclo, vc nasce, vive da maneira que quiser, tem filhos para continuar o ciclo, depois morre e os decompositores se alimentaram do seu corpo assim como um dia vc se alimentou do corpo da sua mãe, e do corpo de outros animais, é um ciclo, não existe protagonistas aqui. e se vc acha isso injusto vc realmente não entendeu o seu lugar aqui.
tenho fascínio pela morte. acho a vida dura demais. desnecessária, muitas vezes. tudo é belo e dual. perco a fé com tanta ambiguidade. nas vezes que tentei ver algo genuinamente bom, falhei miseravelmente. sonho com minha morte, com o dia que tudo isso, talvez, fique pra trás.
Apenas os que não conhecem, ou ignoram deliberadamente o que significa a vida para o Espírito Imortal, podem defender tais "direitos". As consequências desses atos de insubmissão às Leis Divinas serão sentidas, vocês acreditem, ou não! A vida é um dom Divino, e apenas o Criador pode determinar o seu limite físico! Apenas Ele nos permite chegar à vida material, e dela sair, no tempo que isso deve ocorrer. Pensemos nisso! Somos imortais! A vida continua... E colhemos do lado de lá tudo o que aqui semeamos ...
@@OdiliaMAzSempre colocam Deus no meio quando se trata do direito á nossa própria vida e morte. Deus é o dono da vida!? Então que ele elimine o sofrimento do mundo, acabe com as milhares de doenças que desgraçam as nossas vidas, só então ele terá o direito de ditar como devemos viver ou partir desse mundo. Nós somos donos das nossas vidas, nós decidimos como viver e como morrer!
Eu sou totalmente a favor da própria pessoa decidir quando deve morrer. Em um mundo ideal, bastaria ir em um médico e psicólogo para justificar seu desejo ( pra ver que não é algo momentâneo ou com outras causas) e pronto. Receberia uma medicação que acabasse com sua vida. Não dou a ninguém o direito de decidir por mim. Não concorda? Decida a SUA vida, não a minha. Simples assim.
Já pensei nesse assunto diversas vezes, e ele é de uma complexidade tremenda. Eu penso em como uma pessoa com uma doença terminal ou alguém que sofre um acidente e fica em estado vegetativo, preso em seu corpo, totalmente dependente de aparelhos pra sobreviver, o quanto isso deve ser terrível. Eu me coloco no lugar dessas pessoas e penso que o suicídio assistido nos casos em que é possível, deveria sim ser uma escolha do paciente. E também penso que a eutanásia deveria ser uma escolha da família do paciente em certas ocasiões. Só que tem sempre o outro lado da moeda, o sofrimento de quem fica, os avanços da medicina e dos cuidados paliativos que podem prolongar a vida e amenizar o sofrimento, entre outros. É de grande valia essa reflexão que a Dra faz no vídeo.
Verdade, até porque, se existe vida depois dessa, qual a diferença de viver ou morrer aqui, já que vamos viver ali, lá ou acolá ao sairmos daqui, não é mesmo?!? Eu não tenho nada contra em praticar eutanásia se me visse vegetando em uma cama agonizando com dores sem nenhuma espectativa ou esperança de continuar por aqui sem ter que depender completamente de terceiros. As pesdoad precisam aprender a respeitar a decisão fos outros.
Mesmo sem o sofrimento psicológico ou enfermidades, julgo que poderíamos escolhes viver ou não. Se fosse possível, eu morreria com 50 anos e sair desse mundo de expiação.
@@hedersonxisto9415 Eu concordo com você. Sofrimento é algo subjetivo. Eu faço tratamento psicológico desde os 15 e eu estou beirando os 40 e já completamente desgastado! Eu fiz tudo que a sociedade manda fazer em buscar ajuda. Porque eu devo ser forçado a viver sem dignidade e com dor?
"chega na hora que ela tinha que chegar". muito utópico isso. Eu tiraria um bom tempo para pensar qndo tomar a pílula. Nisso eu poderia desistir. Seria especial também pq no momento da minha morte já separei algumas músicas a ouvir, então ao menos algo bom terei a ouvir. Não gostaria de morrer com lembranças ruins, então abortaria missão caso o que preparei fosse arruinado com muito choro. Se fosse comigo, seria com um sorriso na cara. Partir dessa de boa, sem lembrar nada ruim, sem deixar nenhuma memoria invadir, sem me arrepender, sem deixar nenhuma mágoa. Livre, leve, sem amarras. Isso sim que seria perfeito, e não esperar a morte com uma doença.
Muito interessante! A grande questão é que separamos a morte da vida como se fossem coisas distintas, mas são elementos do próprio viver, como o dia e a noite. Li recentemente o caso de David Godall, o ecologista australiano que se suicidou (com assistência) na Suíça e isso remeteu-me a reflexões dramáticas sobre a condição e legitimidade do livre arbítrio sobre a própria vida até do ponto de vista religioso e espiritual.
Falou a Sra Morte, capaz de saber o que passa na cabeça de todo mundo e que diz quando alguém deve ou não morrer. O trágico é ver essa mulher como ícone no assunto, onde ela no máximo deveria ser palpiteira.
Exatamente! Ela não passa de um Augusto Cury de saias com esse papinho furado. Provavelmente o interesse dela é atingir o público mais religioso e faturar grana com os livros e tratamentos dela na área. Pois os argumentos são tão fracos e vazios que dificilmente conseguirá convencer alguém favorável a eutanásia a mudar de opinião.
A escolha de viver nesse planeta com outros 7 bilhões de humanos com inúmeras características além de insensatez/imprudência deve sempre ser sua, e não coagida/forçada por terceiros.
Há muitas pessoas mortas apenas existindo, porque a vida, para a maioria, é apenas existir. Uma pessoa que decide por fim à sua vida já está morta. Ela quer acabar apenas com sua existência fúnebre, não com a vida, pois esta, de certo, já acabou.
Mas aí é que está Paulo... Nessas condições, as pessoas podem se libertar das amarras desse sofrimento. A vida não acabou, as pessoas que consideram que estão só existindo e sofrendo emocionalmente, ainda podem se levantar, caso recebam amor, paciência, tratamento, cura e novas oportunidades de vida, seu comentário acaba fazendo apologia ao suicídio... Muitas pessoa estão nesse estágio por causa da depressão, e ninguém de fato quer morrer, a vontade é aliviar o sofrimento. A eutanásia (direito de escolher a morte) não se encaixa nesse quadro que você listou. Agora quando a pessoa não tem condições de ter a possibilidade de viver sua vida em total plenitude, por causa de uma doença que causa extrema dor física e, consequentemente, emocional. O qual a antiga vida lhe fora roubada. (Como no filme Como Eu Era Antes de Você) ou quando a pessoa se encontra incapacitada em estágio vegetativo, A eutanásia é válida, na minha opinião. Eu, Na verdade, sou a favor da legalização da eutanásia, mas não da eutanásia, acho que eu não faria. Porém, depende, só temos como entender plenamente uma dor, se a vivermos. Só quem busca essa alternativa sabe de seus limites e sofrimentos, por isso, inclusive, apoio a liberdade de escolha e entendo a pessoa, as vezes pode ser a melhor escolha, cada caso é um caso.
@@jhont389 Mas aí é que está Jhon T... Nessas condições, as pessoas podem se libertar das amarras desse sofrimento. A vida não acabou, as pessoas que consideram que estão só existindo e sofrendo emocionalmente, ainda podem se levantar, caso recebam amor, paciência, tratamento, cura e novas oportunidades de vida, seu comentário acaba fazendo apologia ao suicídio... Muitas pessoa estão nesse estágio por causa da depressão, e ninguém de fato quer morrer, a vontade é aliviar o sofrimento. A eutanásia (direito de escolher a morte) não se encaixa nesse quadro que você listou. Agora quando a pessoa não tem condições de ter a possibilidade de viver sua vida em total plenitude, por causa de uma doença que causa extrema dor física e, consequentemente, emocional. O qual a antiga vida lhe fora roubada. (Como no filme Como Eu Era Antes de Você) ou quando a pessoa se encontra incapacitada em estágio vegetativo, A eutanásia é válida, na minha opinião. Eu, Na verdade, sou a favor da legalização da eutanásia, mas não da eutanásia, acho que eu não faria. Porém, depende, só temos como entender plenamente uma dor, se a vivermos. Só quem busca essa alternativa sabe de seus limites e sofrimentos, por isso, inclusive, apoio a liberdade de escolha e entendo a pessoa, as vezes pode ser a melhor escolha, cada caso é um caso.
@@llIIllIIlIlI Amigão, estamos em um bate papo público, feito pra trocar ideias... Acho legal você pesquisar o conceito, já que, aparentemente, não consegue entender o que significa isso.
Adorei a forma como foi colocada a questão: 1) respeitar a escolha 2) mas também lembrar que nós - com frequência - fazemos escolhas erradas na vida. O que me parece interessante acrescentar aqui (e que me ficou como observações que fiz nos meus mais de sessenta anos) é que muitas pessoas, talvez a maioria, no fundo fazem uma opção por viver ou morrer, em momentos difíceis da vida. A morte é uma consequência de uma desistência interior silenciosa e secreta que fazemos meses ou anos antes. Se essa desistência está alinhada com algum tipo de marcador interno, é uma possibilidade. Talvez possamos dizer que as pessoas morrem porque sabem que chegou a hora de morrer. E dentro dessa perspectiva eu não diria que a morte seja um tabu, mas sim algo muito íntimo. Tão profundamente íntimo, solitário e revestido de uma certa sacralidade ou dignidade que intuitivamente sabemos que não deve ser compartilhado com ninguém. A morte do outro geralmente é um fardo, é uma perda, é uma falta, mas para quem a pressente aproximar-se a sensação pode ser a de estar diante de um compromisso de tal magnitude que ultrapassa toda a memória dessa vida. Eu estive uma vez, quando jovem, bem próximo da morte. Por pouco não morri afogado numa praia. E lembro que o sentimento que tive foi muito bom. Por alguns segundos eu aceitei que ia morrer e me senti em paz. Mas logo em seguida veio uma reação de que ainda não era a hora e eu lutei por mais alguns minutos a tempo de ser visto e salvo por um surfista.
Adoro o relatos de experiência de quase morte, mas oq não entendo é porque desistem se a sensação é boa? Seria preocupações com o sofrimento dos que ficam? Se for eu compreendo pq penso nisso, na família
Ela comenta eutanásia ser meio fake porque é a pessoa que escolheu antecipar a morte, não é teu como deveria ser. O "pequeno" detalhe é o que foi feito de procedimento médico invasivo, ou não invasivo até um idoso chegar num ponto em que tem que ser trocado de frauda, uma situação em que muitos consideram de indignidade. Não é incomum idosos tomarem mais de 10 cápsulas de medicação por dia. Pra muitos que estão em estado deplorável (para eles mesmos) , já passou da hora de ir, só não foram porquê medicações e procedimentos o impediram até agora. Portanto, o que então é fake? Pela lógica, a vida dele, logo, não seria antinatural? Natural não seria cessar os procedimentos, medicações, dar paz pra quem já tem (e considera) seu dever cumprido em vida? Vejo a Eutanásia como aquela ajuda final como modo de recompensar o adiamento da morte que hoje a medicina proporciona. Não esqueçamos, que na idade média por exemplo, as pessoas não costumavam passar dos 40, pelos mais diversos motivos.
Você é louco! Os cuidados paliativos são para amenizar o sofrimento. Conheço um monte de gente perto dos 100 anos que tem uma vida boa. Geralmente é quem não toma muito remédio, nisso vc tem razão.
Mas ele não se referiu aos centenários saudáveis, sim aos octogenários doentes, dependentes e, possivelmente, indignos (esse termo é péssimo pq é extremamente subjetivo). Sou contra qualquer tipo de coerção/obrigação, inclusive obrigar terceiros a terem que viver independente das condições atuais...
Cessar um procedimento desse tipo é por definição anti-natural, porque não respeita o tempo do corpo que é natural. A posição dela é bastante interessante. É ética sem ser religiosa. Algo a se pensar.
@@daimon00000 tomar remedios nao e natural. Sem a vacina q tomanos ao nascer (tríplice), muuitas pessoas não chegariam na vida adulta. Hj em dia o "tempo natural" não existe nos humanos
ela diz essas coisas sobre a eutanasia , por que ainda não ta num leito toda com cancer em fase terminal e sofrendo com dores que não fazem parar pelo custo alto de opioides
Forneço e envio Nembutal, Cianeto de Potássio, Estricnina, Arsenium e Chumbinho em líquido, pó e cápsulas indolores instantâneas! Segue o nosso -------> _WhatsApp_ *(71) 98632-7433*
Venenos de todos os tipos precisam ter a sua venda controlada. Não tanto por causa de suicídio, mas sim porque o que não falta é gente querendo matar gente por aí. Morte por envenenamento foi comum em toda a história da humanidade, o sujeito passa mal e acabou, raramente suspeitam que houve ali um assassinato.
A doutora disse que a opção da eutanásia é de cada um e portanto o dever de respeitar. E também explicitou sua opinião metafísica de que a morte natural humana é um momento sagrado e portanto valioso . Muito bom . Obrigado Doutora! :)
Minha mãe teve Parkinson e pedia fervorosamente para morrer , infelizmente sou tetraplégico e não pude ajudá-la, ela teve os cuidados paliativos e morreu sofrendo. Se um dia eu precisar , tentarei em outro país, se não conseguir , rasgo meu braço com os dentes e cuspo nas veias abertas .
é muito dificil mesmo. Mas tenha calma, comunique a pessoas proximas que tenham mais instrução, pq pessoas com pouca instrução nao entendem e nao enfrentam a situação corretamente.
Conheci uma senhora que sofreu dores terríveis por 20 anos, conseguiu receber morfina nos últimos 10, ainda com dores muito fortes, sua capacidade cognitiva praticamente zerou. Nos últimos 5 anos ela "persona" não existia. Só era um corpo físico, com dor, com gemidos, grunhidos de dor, comendo sem quase saber engolir, defecando na cama, e fazendo a vida de seus filhos muito difícil. Continua...
Eu sou totalmente a favor. A pessoa é que deve decidir o que ela quer ou não fazer com a própria vida e nem o Estado nem nenhum religioso tem que ficar dando pitaco nisso.
Minha mãe está em estado terminal de câncer não temos nenhuma ajuda assistência estamos no interior do sertão do Rio Grande do Norte, minha mãe está sofrendo dores terrível, nem a morfina está dando jeito de 3 em3 hora, não estámos aguentando ver ela srntir tanta dor.
É complicado quando a morte chega com dores e sofrimentos envolvendo pessoas que se amam. Esses dias aqui na Italia a avó do meu marido me contou como foi o momento do seu filho de 9 anos com leucemia, ha 40 anos atrás, ele começou a gritar com a voz rouca puxando ela e gritando mamma várias vezes e ela não estava preparada psicologicamente para essa reação, o que a levou a afastar-se do filho, ela me disse que não conseguia chegar perto dele. Na minha opinião ela levou esse trauma de separação, na vida dela até hoje. Nasceu um neto que é muito parecido com esse filho e ela não aceita muito, não dá carinho, não tem paciência...para mim é porque ela ainda tem alguns traumas do sofrimento que teve. Muito triste. Hoje vejo que muitos que aceitam e podem vão nas estruturas preparadas para a terapia da dor(assim chamam aqui) e entre 20 dias morrem quase adormentados sem causar esses traumas para quem está ao lado nesse momento de partida. Não se fala muito sobre isso porque a Italia é muito condicionada pela igreja católica que não aceita a eutanásia. Muitos acabam gastando mais de €10.000euros para ir fazer essas terapias na Suíça e ainda assim no momento que devem tomar o remédio desistem, porque ninguém os obriga a fazer isso. Eu sou a favor, espero que se no meu momento, se for muito doloroso, espero ter a oportunidade de decidir de dormir em paz. Muito esclarecedor esse vídeo, gostei, trabalho com idosos e gosto de falar sobre o momento final com eles e com as pessoas que estão envolvidas para trazer um pouco de serenidade nos sofrimentos dessas pessoas. Obrigada pelo vídeo 🙏🏼❤️
Bela discussão ou abertura para essa discussão! Mesmo na Holanda, onde há a aprovação da eutanásia, problemas de classe e raça, podem influir no acompanhamento assistido pelo/ o médico /a de família. Há menos de três meses acompanhei a dor de uma mãe refugiada do Irã. Seu filho de trinta anos, desistiu de viver por conta de um longo sofrimento de câncer nos intestinos, perda dos rins, et cetera. Esse jovem sofreu, entre outros, de vários erros médicos, tipo internista não verificar medicação dos rins e dar dose maior. Que mais tarde afetou os rins transplantados. No mesmo tempo teve que ser estomizado. Isso para ele foi muito deprimente. Enfim, ele decidiu que não desejar viver dessa maneira. Fez a escolha pela eutanásia. Mas o médico de família disse que ele era muito jovem. Ele então parou de usar os medicamentos e se recusou a fazer hemodiálise. Sofreu por três semanas até vir a falecer nos braços da mãe. .😭
Generalizou...tem muitas pessoas que podem e possuem condiçoes psiquicas e emocionais para falar da morte, pensam sobre vida/morte e que acreditam ter feito boas escolhas durante sua vida. Podemos viver e morrer (como escolher).
...continuação A minha vida teve lindos momentos, mas há 15 anos não consigo mais saboreá-la. Ela, pra mim, esta amarga, quase intragável em muitos momentos. Eu gostaria de ter o direito de escolher o que eu quiser, no entanto, não faria nada agora, pois esperaria lutando até que meus pais, em paz, descansem. Nós humanos temos muita dó e compaixão pelo PETs que sofrem, e lhes damos o derradeiro descanso! Cadê nossa generosidade quando se trata de nós mesmos?
@jose paulo rodrigues Oi meu querido amigo humano. Fale por você que eu falo por mim. Isso se chama respeito. E o respeito, por nós é palpável. Já a sua crença é só sua. Assalamu aleikum.
@jose paulo rodrigues Cada um de nós em cada época da vida é um universo por si só. ...maligno?! Uau. ... para quem acredita, nenhuma prova é necessária. ... Para quem não acredita, nenhuma prova é suficiente. Tenha uma boa vida meu amigo. Somos de diferentes clãs.
Foi um desejo do meu pai a ortotanásia, após ser acometido de uma doença irreversível e fizemos como ele pediu mesmo tendo resistência de alguns. Médicos q o acompanharam nesse momento. Mas deveria haver novas discussões sobre esses temas.
@@nicolycardoso3424 eu penso que sim. Não consigo entender essa de teve a "vida interrompida". A forma como a pessoa morre é um capítulo à parte, obviamente que não estou desprezando este tipo de morte, mas no fim, a forma é irrelevante.
Gente, a eutanásia e o suicídio assistido deveriam ser direitos indiscutíveis. Temos o direito de decidir sobre não ficar aqui sofrendo, sentido dor física e emocionalmente diante de uma doença que não há cura e que vai só destruindo aos poucos. É cruel.
Sim, mas alguns religiosos insistem em justificar o sofrimento da vida através da promessa do depois da morte, é tipo um sadismo disfarçado, porque estão apostando que tem um depois melhor do que o sofrimento atual, sendo a forma com que os pastores evangélicos milionários manipulam milhares de pessoas que já passam dificuldades financeiras, para lucrar infinitamente.
@@FlavioMarquesInf , verdade. Religião so serve pra uma minoria manipular e controlar uma grande maioria e deixar essa minoria rica. Vendem uma ilusao de um ceu ou inferno, de um deus ou um diabo...bla..bla..bla...deus so existena mente dos q acreditam, igual papai noel...n passa de uma ideologia, idealizacao e criacoes da mente humana
O cuidado paliativo é deixar o doente terminal morrer a onde ele quer e com quem quer. Eu sou a favor de deixar o outro em sã consciência escolher como ele quer morrer e não ficar prolongando o sofrimento e dor.
Acho que não só a dor física deve ser vista com compaixão. Se pacientes em sofrimento e situação terminal têm o direito de receber essa misericórdia, pessoas que têm situações psicológicas que vão além dos seus limites também deveriam ter o direito de escolher acabar com o seu sofrimento. Se sou um adulto, tenho consciência de minhas possibilidades e circunstâncias e escolhi, decidi não estar mais vivo por livre e espontânea vontade, independentemente dos meus motivos e não vejo um tratamento psiquiátrico como opção, eu deveria ser ouvido e receber a mesma misericórdia que os outros, afinal, a vida de certa forma também já acabou pra mim.
QUERIDA DRA CLÁUDIA, FICO ENCANTADA POR TER A OPORTUNIDADE DE SABER QUE EXISTE ALGUÉM COM TANTA SABEDORIA! SEMPRE PENSEI ASSIM... NÃO TENHO MEDO DA MORTE, MAS A DOR DESCONHECIDA NUM EXTREMO ME DEIXA CERTA DE QUE A EUTANÁSIA É A MINHA OPÇÃO . PODER DECIDIR SOBRE NOSSOS LIMITES NESTA SITUAÇÃO VEJO COMO UM ALÍVIO. LI TEU LIVRO: A MORTE É UM DIA QUE VALE A PENA VIVER. VOU LER NOVAMENTE. PRA MIM É COMO UM GUIA DE COMO POSSO COMPREENDER O TÉRMINO DA VIDA! PARABÉNS, GOSTARIA DE TER UM MÉDICO QUE PENSE COMO TU PARA ESTAR AO MEU LADO NA ÚLTIMA PÁGINA DA MINHA VIDA! UM FORTE ABRAÇO!
Eu não posso aceitar tudo que a vida me oferece, pois nem sempre o natural é o melhor para mim. Por isso o ser humano interfere na natureza para melhorar a sua vida e proporcionar o máximo de conforto possível, e pq não interferir na forma como a vida me oferece a morte? Pq tenho que morrer em um sofrimento terrível? Só para respeitar o tempo natural das coisas? Escolher como vamos morrer é a morte mais nossa que poderíamos ter, é ter o poder de ir embora quando quiser sem ter que implorar para isso.
Quando Deus deu os 10 mandamentos ao seu povo, em Êxodo 20:3-17, incluiu a frase "Não matarás". Tirar a vida de qualquer pessoa, incluindo a própria vida, de forma intencional, é pecado e é um ato de rebeldia contra o Autor da Vida, Deus.
Se a vida é minha, pq muitos julgam quando decidimos tirar a vida. Estou bem cansado da minha vida e de muitos problemas. Não tenho medo da morte, eu tenho medo desta vida
A vida é um direito é não um dever. E é lamentável que este ainda seja um assunto tabu! Sou a favor que o indivíduo tenha o livre arbítrio respeitado de decidir sobre o fim de sua vida, esteja essa em que momento for.
E tem religioso q se acha dono da vdd q sabe tudo sobre vida pós a morte q fica pertubando dizendo q nossa vida ŕ de deus e se morrer antes vms pro inferno
@@ronaldoaparecido3339 eu prefiro pensar que a vida é tipo um jogo de vídeo game, que a meta é ir passando de fase, com os percalços do caminho. nada é linear. e a gente não pode desistir! as vezes fica difícil demais, mas tudo passa. tanto as coisas boas quanto as ruins. só não podemos desistir!
@@daycurtolo VOCÊ SABIA QUE NO MUNDO A CADA 40 SEGUNDOS UMA PESSOA SE MATÁ NO BRASIL SÃO A CADA 45 MINUTOS SÃO 32 PESSOAS QUE SE SUICIDAM 11 MIL POR ANO O QUE EU ACHO A VIDA É RUIM MAIS COISAS RUIMS QUE BOAS ENTÃO GAMER OVER OK
@Alan Justino concordo com você, a vida não é fácil para nenhuma espécie. e como veterinária, vejo que esses motivos fúteis também levam os humanos a eutanasiarem seus animais pelos mesmos motivos. nunca aceitei isso, e foi um dos motivos que me fizeram parar de atuar na área. entre os humanos o que falta é ajuda e empatia. porque se observassemos mais quem está ao nosso lado, muitos suicídios não aconteceriam.
Pode ser uma consequência negativa do desenvolvimento da racionalidade/lobo frontal, porém, animais sociais isolados de seus grupos tipicamente desenvolvem comportamentos suicidas, isso é lógico porque ele não teria mais como se reproduzir. A morte existe como ferramenta essencial para a sobrevivência e adaptação da espécie, porque seria extremamente perigoso confiar um genoma a um ser que não muda no decorrer do tempo, além de que uma população sem mortes levaria à escassez de recurso por competição entre as gerações. Não entendeu ou não gostou da explicação científica da importância da morte? Bem, estude as espécies que possuem "senescência desprezível" e entenda melhor.
sou contra a eutanásia e a favor do suicídio assistido por causa de um pequeno detalhe, apenas a própria pessoa tem o direito de desistir da vida. a gente pode incentivar, insistir, motivar mas a decisão é da pessoa
Por quê só escolher a morte, em situações extremas de sofrimento? Não se pode cansar de viver, ainda que tenha sido uma vida boa? E se não quiser esperar um fim desconhecido? E o livre-arbítrio, como fica?
Mas aí quais os limites da ética? Nós ajudaríamos a qualquer um a se suicidar só pq sim? Como seria o apoio de saúde mental para essa pessoa que quer morrer pq "se cansou"? Ela aconteceria de forma efetiva? São muitas questões.
@@alinedelmondes4098 entendo seu ponto de vista e teria que discutir muito o tema. Mas vc fala em "apoio de saúde mental"...e exatamente aí, tem uma grande questão pra mim: querer morrer num dado momento e por livre-arbítrio, é problema de saúde mental sempre? Não necessáriamente, na minha opinião. Não se sabe tudo sobre o outro lado, seja qual for...
Depis de dois anos eu decidi lutar pelo o SUICÍDIO ASSISTIDO. Já me mataram eu ainda vivo por viver em um mundo que já não faz mais sentido. Quero doar todos os meus órgãos e proporcionar a vida a quem realmente quer viver. Quero deixar um livro escrito para que meu neto um dia entenda meu desejo. Como costumo dizer, Eu sou uma longa história...
Esperar que a morte chegue em nossas vidas "da maneira mais serena e pacífica possível", como disse a doutora, também acho aceitável. A questão é quando os antecedentes até a morte são conturbados demais. Nenhum ser humano merece sofrer em um quadro vegetativo que não tem cura, as pessoas merecem morrer com dignidade, e por tanto, todos tem o direito de escolher a eutanásia!
É difícil para quem está numa situação de doença grave, sem cura, ou emocionalmente ruim, ter forças para continuar "vivendo". Passei por isso nesses últimos três meses com minha amada mãe. Ela faleceu a menos de um mês. Um tumor cerebral incurável.. câncer 😭. Fez cirurgia, e alguns tratamentos paleativos, na tentativa de estabilizar a doença. Fizemos tudo por ela. E além do cuidado, também podemos.nos expressar nossos sentimentos de amor e de vontade, também de despedida. Foi muito duro. Mas em.momento algum nós ( filhos e ela própria) pensamos em acelerar sua morte com o objetivo de aliviar as nossas dores. Passamos pelo que tivemos que passar. Confiantes no amor de Jesus por nós! Hoje ela está num outro plano, sem enfermidade, está em paz. Nisso que acreditamos, nós filhos e ela própria. ☺️. A saudade é imensa. Mas o amor infinito. Sua matéria está enterrada. Mas sua alma vive em outro plano ☺️. 🙏. Um dia nos reencontraremos. 🙏. Então, penso o seguinte. Quem opta pelo suicídio, tem esse direito. Esse livre arbítrio. Querendo fazer, o faça. Talvez por pensar que não existe mais nada após a morte. Corra esse risco. É por sua conta e risco. Mas se engana e após a morte o sofrimento continuará 😬 . Há muitos e muitos relatos de pessoas que têm contato com os espíritos , gente ! Mas a decisão final é da pessoa!
Na minha OPINIÃO,as pessoas não querem morrer só querem que seu sofrimento tenha um fim... E para o fim do sofrimento a única solução que encontram é a morte!
Que reflexão rica sobre a morte!!!! Uma vez que a morte é a ultima experiencia enquanto ser humano, por que nao experiencia-la em sua plenitude, da forma que vier?
mais uma reflexão aí pra tu. Como última experiência, vc quer morrer num assalto esfaqueado, numa cama em coma, num infarto ou num acidente ? pq morrer dormindo é só em filmes
Cara pra mim, essa ideia de morrer é que nem parir. Parir de parto normal é o que a natureza sugere, mas prefiro parir de forma mais controlada e menos dolorida, desculpe. Mesma coisa me encanta a ideia de suicídio assistido, eutanásia.
Eu penso exatamente na passagem da organização: pagar todas as contas, vender ou doar os bens, fazer uma boa limpeza, deixar tudo certinho, casa vazia, com o mínimo de móveis possível, pra não submeter a família nessa tarefa de lidar com os pertences do optante pela eutanásia ou o suicídio assistido, acho que deveria ser legalizado, preservar o direito de escolha da pessoa
Experimentar a morte? VTNC! A partir do momento em que a vida se resume a sofrimento, seja meu, seja das pessoas ao meu redor, pra mim ela já perde todo o sentido. A eutanásia deveria sim ser uma escolha do paciente e da família. Entre passar mais 1 mês sofrendo e morrer, prefiro antecipar logo tudo, já que o final desse filme infelizmente será o mesmo.
Cara, quando vc se desprende de valores religiosos, ou tenta afasta-los só pra tentar ter uma perspectiva diferente, suicídio assistido pode ser entendido como: um serviço, que vc compra e usa se você quiser. Isso pra mim é tão lógico, tão simples, tão respeitoso, libertador, autônomo. Pra mim é lindo. É uma escolha assim como parir de cesária em vez de normal. Compreendo que, pra quem é religioso, essa ideia pode soar absurda, já que "Deus" é o dono do tempo e do seu destino
A parte espiritual é tudo na nossa vida. Nenhum sofrimento é em vão. Tive um grande sofrimento na vida que foi o ponto de partida para que eu começasse a ler a Bíblia e saber o que sei hoje, q é melhor q toda matéria de escola ou faculdade q estudei. Então, hj agradeço esse sofrimento e sei q boa parte da vida é sofrer, trabalhar etc. Várias pessoas tb passaram e passam por isso. O lance é ir sobrevivendo até o fim e ver até onde se consegue ir, mais ou menos como na guerra. A resposta teremos quando chegarmos no Céu, aqui a gente só tem que aguentar até o final.
nossa, que vídeo interessante, forte! mas ainda assim, muito interessante. e essa DR? essa didática impecável? parabéns pelo trabalho e por compartilhar teus conhecimentos conosco.
Você está com uma doença sem cura, prestes a passar por um processo extremamente, invasivo, doloroso e violente de " tratamento" de uma doença que não tem tratamento, são só paliativos pra você sofrer menos... Nesses casos, eu acredito que é direto da pessoa escolher não passar por isso e abreviar sua dor dento uma morte mais calma e mais em paz! Ora, isso é administrar sua vida!
Do mesmo modo que uma vida pode surgir de maneiras que nós mesmos não quisemos (famílias tendo filhos muito cedo e tendo uma família que geralmente pode acabar sendo disfuncional) a morte pode ser da mesma forma. O estado de sofrimento do ser humano é algo não só da própria pessoa que está sofrendo, mas as pessoas ao seu redor. A eutanásia pode parecer uma morte fake, mas ela é a libertação da própria alma. Isso vai até do modo religioso onde Deus fez esse mundo para nosso bel proveito, para desfrutarmos dele e irmos embora. Quando vemos nós em estado de sofrimento, podendo estar em coma por meses, tendo passado por um AVC que nos reduz a uma psique que já não é condizente a nós, a morte é uma libertação do nosso corpo que nos limita para o nosso Criador. Isso não é suicídio, isso é libertar nossa alma pra aquilo que nossa vida nos fortaleceu.
Acho que as pessoas que não querem mais continuar vivendo deveriam ser ajudadas a morrer evitando momentos catastróficos para a família. Eu mesmo estou decidido a tirar minha vida o que está me impedindo é o sofrimento que vou causar nos meus familiares e o medo de falhar, da dor
Eu não escolhi ser uma pessoa triste, desanimado etc… Tenho saúde, bom emprego, boa família, bons amigos e ainda sinto uma profunda tristeza. Eu queria muito fazer Eutanásia, vou tentar a última vez fazer um tratamento com neuro. Caso não funcionar, vou me planejar para ir fazer fora do Brasil!
Não acho que só o sofrimento/depressão crie o desejo de decidir o próprio fim, imagino que adquirindo uma certa visão sobre o mundo e a humanidade, analisando o que aconteceu pela história, já seja o suficiente pra duvidar de um criador bondoso, apartir disso perder o medo de decidir o fim da linha, não por sofrimento, mas por indignação e falta de esperança.
Vídeo curto mas de um conteúdo sem comentários,feliz de mais pelo vídeo,gostaria que vc fizesse mais vídeos dentro das possibilidades sobre esse tema, amei Marcos Xavier Natal RN
Assine a Casa do Saber +: casadosaber.info/Assine_CDS_YT (Assine com 7 dias de garantia)
Eu vejo a morte na maioria das vezes como solução para diversos tipos de sofrimento humano. Tudo acaba quando a morte chega. Sentimentos dolorosos, incapacidade física e social. Respeito é importante
Querem nos prender nesse inferno ninguém ajuda e ainda querem nos prender nesse inferno
@evilclown584 desse jeito os cara é sádico obrigando a gente viver no mundo ilusório de unicórnio deles
Assim como buscamos a medicina para prolongarmos a vida. Também deveríamos ter a opção de escolher a hora de acabar com nosso sofrimento.
Concordo a decisão tem que ser nossa
O que é a morte? O que é a vida?...
Valeu
Concordo com você!
Exatamente. O Estado não pode ser dono da vida de um indivíduo.
A questão é:Não ser contra nem a favor!!!E sim, respeitar a escolha do outro.
verdade
Eu nem sou contra nem a favor, referendo é a única maneira de prevenir totalitarismos de elite bacocos.
Exatamente
@@elisreginacorrea2192 Parabéns Portugal! Um dos primeiros países a legalizar genocídio no SEC XXI.
Roger Diogo informe-se. Vão ser critérios tão restritos que 99% das pessoas vão continuar a fazer o que sempre fizeram e sempre vão fazer. Suicídio. E nisso ninguém nunca se vai meter, porque ninguém tem o direito de se meter na vida do outro
O animal humano criou regras. Um jogo de interesse e poder. Uma infinidade de ilusões instantâneas. A civilização se sujeita a estás, sem verdadeiramente pensar e principalmente sem olhar o próximo com carinho e respeito. Tudo gira em torno de coisas.
Tive câncer de mama em 2010, fiz cirurgia , quimio, radio, remedios por + 5 anos ,enfim todos os protocolos possiveis. Na época eu era jovem e com saude, o cancer era inicial e vi que compensava lutar. E não me arrependi. Mas em 2022 um novo tipo de cancer nos ovarios, utero e linfonodos me fez repensar, fiz a cirurgia histerectomia radical e o resultado foi metastático. Já com 61 anos o quadro é bem outro . Amo a vida! Sei que terei de encarar a árdua luta com o leão da morte, mas a luta com o (leão do tratamento - quimio, radio, braqui) é opção minha. Chega!!! Escolhi viver mais alguns dias com qualidade de vida e dignidade . Sempre aceitei a humildade de minha finitude. A morte em sí não é ruim, é o descanso do guerreiro. O dificil e penoso é o pré-morte, é o processo, principalmente dos vitimados do câncer. Mas enquanto não vem o tão sonhado direito à escolha pela Eutanásia (morte digna)...estamos todos fadados ao sofrimento. Um dia quem sabe, a sabedoria dos lideres e do povo brasileiro entenda que não se pode colocar toda uma população sob o crivo de teorias e crenças religiosas infundadas sobre a eutanasia , ainda somadas à ambição e cobiça da rede da industria farmaceutica , laboratorios, hospitais e afins, que enchem os bolsos com o sofrimento dos pacientes incuraveis e terminais. Que a escolha seja livre, que se faça valer o livre arbitrio por uma morte digna ! E quem é contra a legalização da Eutanasia, que entenda : você só tem o direito de decidir por você proprio....e não por milhoes de brasileiros. A Legalização da Eutanásia não priva ninguém do direito de decisão, mas a ( NÃO legalização), te rouba o seu direito de escolha, destroi sua dignidade e te condena aos mais terriveis niveis de sofrimento. Sejamos livres!!!!!!!!!!!! E saibamos respeitar os direitos de escolha de cada um.
Lamento pela sua saúde... e ao mesmo tempo lhe dou os Parabéns pela forma de ver a vida apesar de tudo que passou e ainda está passando, concordo plenamente com cada palavra sua muita força pra vc.
👏👏👏👏👏👏
Que comentário sensato!
Você falou uma palavra mágica: respeito por quem quer morrer e por quem faz o ato.
A VIDA PERTENCE A MIM, EU MESMA SOU A DONA DA MINHA VIDA, NÃO SOU MINHA CRIADORA DA MINHA VIDA,POIS É IMPOSSÍVEL GERAR OU DAR VIDA A SI MESMO, MAS SOU MEU PRÓPRIO DEUS DECIDINDO SOBRE A MINHA MORTE, E ISSO É LIVRE ARBÍTRIO. ESSE DIREITO ATÉ DEUS ME DEU.
A quem pertence a vida: a cada um. A minha vida me pertence.
Na morte acaba tudo. Acho isso tão libertador.
@@msz286 Em que vc acredita?
Será mesmo ? não sou religioso. Mas será mesmo que tudo acaba? É muito louco esse paradoxo.
@@kauasantos8641 Essa vida nossa sim, acaba. Só nossa energia que continua, nas plantas, nas árvores e em outros animais, mas ela é dividida. Nunca seremos mais assim como somos hoje.
@@kauasantos8641 na idade média os religiosos espalharam que caso alguém tentasse tirar a própria vida eles iriam para um lugar de tormento,
mas isso não passa de uma ameaça para manter os plebeus embaixo da piramide, acredite não somos tão relevantes assim, não deixamos de ser animais apenas pq usamos roupas, temos o mesmo destino que uma árvore, a ideia "deixar de existir" é complexa para o cérebro de um ser que sente superior, baixe o seu ego e vc entenderá que vc não é o ciclo, você faz parte de um ciclo, vc nasce, vive da maneira que quiser, tem filhos para continuar o ciclo, depois morre e os decompositores se alimentaram do seu corpo assim como um dia vc se alimentou do corpo da sua mãe, e do corpo de outros animais, é um ciclo, não existe protagonistas aqui. e se vc acha isso injusto vc realmente não entendeu o seu lugar aqui.
Slk a vida nao teria sentido se depois da morte nao existir nada!!! Deus colocou nos todos aki para algum propósito!!!
É uma opção pessoal.
É uma questão de RESPEITO.
tenho fascínio pela morte. acho a vida dura demais. desnecessária, muitas vezes. tudo é belo e dual. perco a fé com tanta ambiguidade. nas vezes que tentei ver algo genuinamente bom, falhei miseravelmente. sonho com minha morte, com o dia que tudo isso, talvez, fique pra trás.
Seu sorriso é lindo.
O comentário mais lúcido que já vi no youtube. Se tiver por aí e quiser bater um papo, vejo a vida da mesma forma que você.
compreendo vc ...
@@matheusricardo568 oi matheus. deixei dois comentários. não acho que da pra publicar o contato.
Concordo plenamente 😃
Apenas, sociedades altamente evoluídas, conseguem vêr à eutanásia, como à verdadeira forma de respeito ao próximo, e suas escolhas!
Apenas os que não conhecem, ou ignoram deliberadamente o que significa a vida para o Espírito Imortal, podem defender tais "direitos". As consequências desses atos de insubmissão às Leis Divinas serão sentidas, vocês acreditem, ou não! A vida é um dom Divino, e apenas o Criador pode determinar o seu limite físico! Apenas Ele nos permite chegar à vida material, e dela sair, no tempo que isso deve ocorrer. Pensemos nisso! Somos imortais! A vida continua... E colhemos do lado de lá tudo o que aqui semeamos ...
Devíamos ter direito à eutanásia.
@@OdiliaMAzCristão é burro
@@OdiliaMAzSempre colocam Deus no meio quando se trata do direito á nossa própria vida e morte.
Deus é o dono da vida!? Então que ele elimine o sofrimento do mundo, acabe com as milhares de doenças que desgraçam as nossas vidas, só então ele terá o direito de ditar como devemos viver ou partir desse mundo.
Nós somos donos das nossas vidas, nós decidimos como viver e como morrer!
@@lucianocandido2713caraca eu sou cristão mas eu concordo com seu comentário infelizmente😔😔
Eu sou totalmente a favor da própria pessoa decidir quando deve morrer. Em um mundo ideal, bastaria ir em um médico e psicólogo para justificar seu desejo ( pra ver que não é algo momentâneo ou com outras causas) e pronto. Receberia uma medicação que acabasse com sua vida. Não dou a ninguém o direito de decidir por mim. Não concorda? Decida a SUA vida, não a minha. Simples assim.
Já pensei nesse assunto diversas vezes, e ele é de uma complexidade tremenda.
Eu penso em como uma pessoa com uma doença terminal ou alguém que sofre um acidente e fica em estado vegetativo, preso em seu corpo, totalmente dependente de aparelhos pra sobreviver, o quanto isso deve ser terrível. Eu me coloco no lugar dessas pessoas e penso que o suicídio assistido nos casos em que é possível, deveria sim ser uma escolha do paciente. E também penso que a eutanásia deveria ser uma escolha da família do paciente em certas ocasiões. Só que tem sempre o outro lado da moeda, o sofrimento de quem fica, os avanços da medicina e dos cuidados paliativos que podem prolongar a vida e amenizar o sofrimento, entre outros.
É de grande valia essa reflexão que a Dra faz no vídeo.
Mauricio Nascimento reflexão ou constatação?
Tbm sou a favor de quem nasce com deficiência mental pois deve ser horrível viver imóvel sem saber do que ta acontecendo a vida inteira..
Na minha opinião é mais doloroso ver a pessoa sem esoerança sofrendo porque querem decidir por ele
Tratamento paliativo é um engodo, tipo um verniz, um batom, mas não resolve.
O desejo de morrer deveria ser respeitado da mesma forma que vemos o desejo de viver.
Verdade, até porque, se existe vida depois dessa, qual a diferença de viver ou morrer aqui, já que vamos viver ali, lá ou acolá ao sairmos daqui, não é mesmo?!? Eu não tenho nada contra em praticar eutanásia se me visse vegetando em uma cama agonizando com dores sem nenhuma espectativa ou esperança de continuar por aqui sem ter que depender completamente de terceiros. As pesdoad precisam aprender a respeitar a decisão fos outros.
Mesmo sem o sofrimento psicológico ou enfermidades, julgo que poderíamos escolhes viver ou não. Se fosse possível, eu morreria com 50 anos e sair desse mundo de expiação.
terapia
@@paulafernandaxistoestherel8077 Muitas vezes não funciona.
@@hedersonxisto9415 Eu concordo com você. Sofrimento é algo subjetivo. Eu faço tratamento psicológico desde os 15 e eu estou beirando os 40 e já completamente desgastado! Eu fiz tudo que a sociedade manda fazer em buscar ajuda. Porque eu devo ser forçado a viver sem dignidade e com dor?
"chega na hora que ela tinha que chegar".
muito utópico isso.
Eu tiraria um bom tempo para pensar qndo tomar a pílula.
Nisso eu poderia desistir.
Seria especial também pq no momento da minha morte já separei algumas músicas a ouvir, então ao menos algo bom terei a ouvir.
Não gostaria de morrer com lembranças ruins, então abortaria missão caso o que preparei fosse arruinado com muito choro.
Se fosse comigo, seria com um sorriso na cara. Partir dessa de boa, sem lembrar nada ruim, sem deixar nenhuma memoria invadir, sem me arrepender, sem deixar nenhuma mágoa. Livre, leve, sem amarras.
Isso sim que seria perfeito, e não esperar a morte com uma doença.
A morte não pode ser um Tabu, é a maior certeza da vida. E escolher a morte é um privilégio, me deixa até mais tranquilo.
🤙🤙🤙🤙
Eu sou totalmente a favor da Eutanásia
@@tayandesonradeyviddelimasi3 esses remédios são realmente letais ?
Idem
@@jhont389sim
Muito interessante! A grande questão é que separamos a morte da vida como se fossem coisas distintas, mas são elementos do próprio viver, como o dia e a noite. Li recentemente o caso de David Godall, o ecologista australiano que se suicidou (com assistência) na Suíça e isso remeteu-me a reflexões dramáticas sobre a condição e legitimidade do livre arbítrio sobre a própria vida até do ponto de vista religioso e espiritual.
A dor da alma é mais doida que a dor do corpo,só sabe quem sente.
Falou a Sra Morte, capaz de saber o que passa na cabeça de todo mundo e que diz quando alguém deve ou não morrer. O trágico é ver essa mulher como ícone no assunto, onde ela no máximo deveria ser palpiteira.
Falou o alienado irracional que tem medinho de sumir !
@@el_quasar695 ela q tem e quer decidir a hora dos outros. vc tbm?
@@Berguer O meu brother foi mal, o comentário não era para você, era pra um fanático religioso que vi aqui !
Exatamente! Ela não passa de um Augusto Cury de saias com esse papinho furado. Provavelmente o interesse dela é atingir o público mais religioso e faturar grana com os livros e tratamentos dela na área. Pois os argumentos são tão fracos e vazios que dificilmente conseguirá convencer alguém favorável a eutanásia a mudar de opinião.
@@eltonsantos5641 isso sim e realista kkkk
Ainda bem que existe a morte. Já imaginou “viver” pra sempre nesse planeta de insensatos/ imprudentes.
A escolha de viver nesse planeta com outros 7 bilhões de humanos com inúmeras características além de insensatez/imprudência deve sempre ser sua, e não coagida/forçada por terceiros.
Mas se falar, bora morrer? Aí escolhe viver com os insensatos😄😄😄
É por isso que você vive aqui!
Estuda o autocomhecimento.
Seria está condenado por toda a eternidade nesse lugar chamado terra que pedaço do inferno ou talvez seja aqui próprio inferno
Seria tão bom se existir reencarnação. Espero que exista!!
Há muitas pessoas mortas apenas existindo, porque a vida, para a maioria, é apenas existir. Uma pessoa que decide por fim à sua vida já está morta. Ela quer acabar apenas com sua existência fúnebre, não com a vida, pois esta, de certo, já acabou.
Verdade mano bem observado eu mesmo já morri por dentro
Mas aí é que está Paulo... Nessas condições, as pessoas podem se libertar das amarras desse sofrimento. A vida não acabou, as pessoas que consideram que estão só existindo e sofrendo emocionalmente, ainda podem se levantar, caso recebam amor, paciência, tratamento, cura e novas oportunidades de vida, seu comentário acaba fazendo apologia ao suicídio... Muitas pessoa estão nesse estágio por causa da depressão, e ninguém de fato quer morrer, a vontade é aliviar o sofrimento. A eutanásia (direito de escolher a morte) não se encaixa nesse quadro que você listou.
Agora quando a pessoa não tem condições de ter a possibilidade de viver sua vida em total plenitude, por causa de uma doença que causa extrema dor física e, consequentemente, emocional. O qual a antiga vida lhe fora roubada. (Como no filme Como Eu Era Antes de Você) ou quando a pessoa se encontra incapacitada em estágio vegetativo, A eutanásia é válida, na minha opinião.
Eu, Na verdade, sou a favor da legalização da eutanásia, mas não da eutanásia, acho que eu não faria. Porém, depende, só temos como entender plenamente uma dor, se a vivermos. Só quem busca essa alternativa sabe de seus limites e sofrimentos, por isso, inclusive, apoio a liberdade de escolha e entendo a pessoa, as vezes pode ser a melhor escolha, cada caso é um caso.
@@jhont389 Mas aí é que está Jhon T... Nessas condições, as pessoas podem se libertar das amarras desse sofrimento. A vida não acabou, as pessoas que consideram que estão só existindo e sofrendo emocionalmente, ainda podem se levantar, caso recebam amor, paciência, tratamento, cura e novas oportunidades de vida, seu comentário acaba fazendo apologia ao suicídio... Muitas pessoa estão nesse estágio por causa da depressão, e ninguém de fato quer morrer, a vontade é aliviar o sofrimento. A eutanásia (direito de escolher a morte) não se encaixa nesse quadro que você listou.
Agora quando a pessoa não tem condições de ter a possibilidade de viver sua vida em total plenitude, por causa de uma doença que causa extrema dor física e, consequentemente, emocional. O qual a antiga vida lhe fora roubada. (Como no filme Como Eu Era Antes de Você) ou quando a pessoa se encontra incapacitada em estágio vegetativo, A eutanásia é válida, na minha opinião.
Eu, Na verdade, sou a favor da legalização da eutanásia, mas não da eutanásia, acho que eu não faria. Porém, depende, só temos como entender plenamente uma dor, se a vivermos. Só quem busca essa alternativa sabe de seus limites e sofrimentos, por isso, inclusive, apoio a liberdade de escolha e entendo a pessoa, as vezes pode ser a melhor escolha, cada caso é um caso.
@@everywitchwaybrasil1597 ninguém quer sua opinião :D
@@llIIllIIlIlI Amigão, estamos em um bate papo público, feito pra trocar ideias... Acho legal você pesquisar o conceito, já que, aparentemente, não consegue entender o que significa isso.
Não á dor. Venha a Eutanásia😊😉😍
Adorei a forma como foi colocada a questão:
1) respeitar a escolha
2) mas também lembrar que nós - com frequência - fazemos escolhas erradas na vida.
O que me parece interessante acrescentar aqui (e que me ficou como observações que fiz nos meus mais de sessenta anos) é que muitas pessoas, talvez a maioria, no fundo fazem uma opção por viver ou morrer, em momentos difíceis da vida. A morte é uma consequência de uma desistência interior silenciosa e secreta que fazemos meses ou anos antes.
Se essa desistência está alinhada com algum tipo de marcador interno, é uma possibilidade. Talvez possamos dizer que as pessoas morrem porque sabem que chegou a hora de morrer. E dentro dessa perspectiva eu não diria que a morte seja um tabu, mas sim algo muito íntimo. Tão profundamente íntimo, solitário e revestido de uma certa sacralidade ou dignidade que intuitivamente sabemos que não deve ser compartilhado com ninguém.
A morte do outro geralmente é um fardo, é uma perda, é uma falta, mas para quem a pressente aproximar-se a sensação pode ser a de estar diante de um compromisso de tal magnitude que ultrapassa toda a memória dessa vida.
Eu estive uma vez, quando jovem, bem próximo da morte. Por pouco não morri afogado numa praia. E lembro que o sentimento que tive foi muito bom. Por alguns segundos eu aceitei que ia morrer e me senti em paz. Mas logo em seguida veio uma reação de que ainda não era a hora e eu lutei por mais alguns minutos a tempo de ser visto e salvo por um surfista.
Wow! Que relato intenso esse seu de quase morte.
Adoro o relatos de experiência de quase morte, mas oq não entendo é porque desistem se a sensação é boa?
Seria preocupações com o sofrimento dos que ficam?
Se for eu compreendo pq penso nisso, na família
@@constanciobalboa6275 Sim, foi o meu caso, família, mas eu não tive uma eqm, são coisas diferentes.
Ela comenta eutanásia ser meio fake porque é a pessoa que escolheu antecipar a morte, não é teu como deveria ser. O "pequeno" detalhe é o que foi feito de procedimento médico invasivo, ou não invasivo até um idoso chegar num ponto em que tem que ser trocado de frauda, uma situação em que muitos consideram de indignidade. Não é incomum idosos tomarem mais de 10 cápsulas de medicação por dia. Pra muitos que estão em estado deplorável (para eles mesmos) , já passou da hora de ir, só não foram porquê medicações e procedimentos o impediram até agora. Portanto, o que então é fake? Pela lógica, a vida dele, logo, não seria antinatural? Natural não seria cessar os procedimentos, medicações, dar paz pra quem já tem (e considera) seu dever cumprido em vida? Vejo a Eutanásia como aquela ajuda final como modo de recompensar o adiamento da morte que hoje a medicina proporciona. Não esqueçamos, que na idade média por exemplo, as pessoas não costumavam passar dos 40, pelos mais diversos motivos.
Gostei!
Você é louco! Os cuidados paliativos são para amenizar o sofrimento. Conheço um monte de gente perto dos 100 anos que tem uma vida boa. Geralmente é quem não toma muito remédio, nisso vc tem razão.
Mas ele não se referiu aos centenários saudáveis, sim aos octogenários doentes, dependentes e, possivelmente, indignos (esse termo é péssimo pq é extremamente subjetivo).
Sou contra qualquer tipo de coerção/obrigação, inclusive obrigar terceiros a terem que viver independente das condições atuais...
Cessar um procedimento desse tipo é por definição anti-natural, porque não respeita o tempo do corpo que é natural. A posição dela é bastante interessante. É ética sem ser religiosa. Algo a se pensar.
@@daimon00000 tomar remedios nao e natural. Sem a vacina q tomanos ao nascer (tríplice), muuitas pessoas não chegariam na vida adulta. Hj em dia o "tempo natural" não existe nos humanos
Que profissional admirável!
AMO você falando sobre...não sou da área saúde mas aprendo muito ...tenho 71 anos e espero seguir suas dicas valiosas .que Deus te abençoe sempre. 🙏💜
Essa médica é sensacional ,como é bom ouvi lá ,quanta serenidade ao abordar a morte que é sempre assunto que nem queremos tocar.
ela diz essas coisas sobre a eutanasia , por que ainda não ta num leito toda com cancer em fase terminal e sofrendo com dores que não fazem parar pelo custo alto de opioides
Seria bom poder comprar como uma aspirina na farmácia, você escolhe o seu momento. No meu pensar é um direito de cada um
Mas, você não tem medo do que pode acontecer depois que morre?. Tipo; céu e inferno, Reencarnação, o próprio nada....
Forneço e envio Nembutal, Cianeto de Potássio, Estricnina, Arsenium e Chumbinho em líquido, pó e cápsulas indolores instantâneas! Segue o nosso -------> _WhatsApp_ *(71) 98632-7433*
@@cianetodepotássiopuro esses remédios , matam sem dor ??
isso se chama democratização do suicídio...
Venenos de todos os tipos precisam ter a sua venda controlada. Não tanto por causa de suicídio, mas sim porque o que não falta é gente querendo matar gente por aí. Morte por envenenamento foi comum em toda a história da humanidade, o sujeito passa mal e acabou, raramente suspeitam que houve ali um assassinato.
Muitos médicos dão uma "ajudinha" a pacientes na UTI partirem. Mas sempre falam que são contra suicídio assistido onde a pessoa escolhe. Controvérsia.
Caramba, tu aqui também 😅. O mundo é pequeno mesmo 😂
A doutora disse que a opção da eutanásia é de cada um e portanto o dever de respeitar. E também explicitou sua opinião metafísica de que a morte natural humana é um momento sagrado e portanto valioso . Muito bom . Obrigado Doutora! :)
Minha mãe teve Parkinson e pedia fervorosamente para morrer , infelizmente sou tetraplégico e não pude ajudá-la, ela teve os cuidados paliativos e morreu sofrendo. Se um dia eu precisar , tentarei em outro país, se não conseguir , rasgo meu braço com os dentes e cuspo nas veias abertas .
Si quem está sifrendo é que sabe
Sinto muito por sua mãe . E por vc . Um abraço muito forte do interior de São Paulo 🥺😢🙏
é muito dificil mesmo. Mas tenha calma, comunique a pessoas proximas que tenham mais instrução, pq pessoas com pouca instrução nao entendem e nao enfrentam a situação corretamente.
Conheci uma senhora que sofreu dores terríveis por 20 anos, conseguiu receber morfina nos últimos 10, ainda com dores muito fortes, sua capacidade cognitiva praticamente zerou. Nos últimos 5 anos ela "persona" não existia. Só era um corpo físico, com dor, com gemidos, grunhidos de dor, comendo sem quase saber engolir, defecando na cama, e fazendo a vida de seus filhos muito difícil. Continua...
e quem tem caso de depressão a vida inteira e sofrimento por toda a vida e nada dá certo ?
Depressão tem cura !!!
Não é algo terminal
Depressão NAO tem cura. Tem tratamento @@ZoilaOlivia-lj4yt
@@ZoilaOlivia-lj4yt E qual a cura !?
Eu sou totalmente a favor. A pessoa é que deve decidir o que ela quer ou não fazer com a própria vida e nem o Estado nem nenhum religioso tem que ficar dando pitaco nisso.
Minha mãe está em estado terminal de câncer não temos nenhuma ajuda assistência estamos no interior do sertão do Rio Grande do Norte, minha mãe está sofrendo dores terrível, nem a morfina está dando jeito de 3 em3 hora, não estámos aguentando ver ela srntir tanta dor.
Como ela está?
De acordo com o princípio da dignidade da pessoa humana, eu sou a favor da eutanásia...
Fantástico Dra. A sua msneira de se expressar;parabéns Deus lhe abençoe!
É complicado quando a morte chega com dores e sofrimentos envolvendo pessoas que se amam. Esses dias aqui na Italia a avó do meu marido me contou como foi o momento do seu filho de 9 anos com leucemia, ha 40 anos atrás, ele começou a gritar com a voz rouca puxando ela e gritando mamma várias vezes e ela não estava preparada psicologicamente para essa reação, o que a levou a afastar-se do filho, ela me disse que não conseguia chegar perto dele. Na minha opinião ela levou esse trauma de separação, na vida dela até hoje. Nasceu um neto que é muito parecido com esse filho e ela não aceita muito, não dá carinho, não tem paciência...para mim é porque ela ainda tem alguns traumas do sofrimento que teve. Muito triste. Hoje vejo que muitos que aceitam e podem vão nas estruturas preparadas para a terapia da dor(assim chamam aqui) e entre 20 dias morrem quase adormentados sem causar esses traumas para quem está ao lado nesse momento de partida. Não se fala muito sobre isso porque a Italia é muito condicionada pela igreja católica que não aceita a eutanásia. Muitos acabam gastando mais de €10.000euros para ir fazer essas terapias na Suíça e ainda assim no momento que devem tomar o remédio desistem, porque ninguém os obriga a fazer isso. Eu sou a favor, espero que se no meu momento, se for muito doloroso, espero ter a oportunidade de decidir de dormir em paz. Muito esclarecedor esse vídeo, gostei, trabalho com idosos e gosto de falar sobre o momento final com eles e com as pessoas que estão envolvidas para trazer um pouco de serenidade nos sofrimentos dessas pessoas. Obrigada pelo vídeo 🙏🏼❤️
Sempre respeitei a eutanásia, e seus optadores.
Aproveitemos a vida.
AMÉM.
Boa noite a todos.
Cada um decide a sua vida e a sua morte... é o mínimo em um mundo tão cruel e desumano...
Bela discussão ou abertura para essa discussão! Mesmo na Holanda, onde há a aprovação da eutanásia, problemas de classe e raça, podem influir no acompanhamento assistido pelo/ o médico /a de família. Há menos de três meses acompanhei a dor de uma mãe refugiada do Irã. Seu filho de trinta anos, desistiu de viver por conta de um longo sofrimento de câncer nos intestinos, perda dos rins, et cetera. Esse jovem sofreu, entre outros, de vários erros médicos, tipo internista não verificar medicação dos rins e dar dose maior. Que mais tarde afetou os rins transplantados. No mesmo tempo teve que ser estomizado. Isso para ele foi muito deprimente. Enfim, ele decidiu que não desejar viver dessa maneira. Fez a escolha pela eutanásia. Mas o médico de família disse que ele era muito jovem. Ele então parou de usar os medicamentos e se recusou a fazer hemodiálise. Sofreu por três semanas até vir a falecer nos braços da mãe. .😭
Generalizou...tem muitas pessoas que podem e possuem condiçoes psiquicas e emocionais para falar da morte, pensam sobre vida/morte e que acreditam ter feito boas escolhas durante sua vida. Podemos viver e morrer (como escolher).
Mas a maioria não pensa assim....Tanto é que o tema ainda é tabu....
Flavio Stankiewicz quem quiser tome suas decisões
Somos ou não somos livres ?
E outra, se vc escolheu morrer e foi lá e morreu, se isso foi errado já era kk
@@DinadaSilvaSauro como assim "errado"? Se a pessoa vai tá morta como vai se arrepender??
@@MC-cm6ti 🤙🤙🤙🤙
Eu já acho que quando a pessoa não quer viver mais é uma única alternativa
A dor é espiritual emocional e insuportável ela nos torna incapacitados por que não podemos escolhee?
...continuação A minha vida teve lindos momentos, mas há 15 anos não consigo mais saboreá-la.
Ela, pra mim, esta amarga, quase intragável em muitos momentos. Eu gostaria de ter o direito de escolher o que eu quiser, no entanto, não faria nada agora, pois esperaria lutando até que meus pais, em paz, descansem.
Nós humanos temos muita dó e compaixão pelo PETs que sofrem, e lhes damos o derradeiro descanso!
Cadê nossa generosidade quando se trata de nós mesmos?
@jose paulo rodrigues Oi meu querido amigo humano. Fale por você que eu falo por mim. Isso se chama respeito. E o respeito, por nós é palpável. Já a sua crença é só sua. Assalamu aleikum.
@jose paulo rodrigues
Cada um de nós em cada época da vida é um universo por si só.
...maligno?! Uau.
... para quem acredita, nenhuma prova é necessária.
... Para quem não acredita, nenhuma prova é suficiente.
Tenha uma boa vida meu amigo.
Somos de diferentes clãs.
@@gilbertopaludetto590 Eu não acredito e uma prova pra mim seria o suficiente...
@@gilbertopaludetto590 Eae guerreiro, não vale nem a pena responder os fanáticos religiosos, são cegos, ou melhor, preferem não ver.
Gilberto, penso exatamente igual, penso nos pais, são sagrados , mas se não fosse por eles, tomaria alguma medida para pulverizar minha consciência
Foi um desejo do meu pai a ortotanásia, após ser acometido de uma doença irreversível e fizemos como ele pediu mesmo tendo resistência de alguns. Médicos q o acompanharam nesse momento. Mas deveria haver novas discussões sobre esses temas.
Ninguém morre antes ou dp do tempo. Todo mundo morre na hora que tem que morrer. A forma que difere mas a hora, continua sendo a mesma.
Até mesmo os suicidas?
@@nicolycardoso3424 eu penso que sim. Não consigo entender essa de teve a "vida interrompida". A forma como a pessoa morre é um capítulo à parte, obviamente que não estou desprezando este tipo de morte, mas no fim, a forma é irrelevante.
Gente, a eutanásia e o suicídio assistido deveriam ser direitos indiscutíveis. Temos o direito de decidir sobre não ficar aqui sofrendo, sentido dor física e emocionalmente diante de uma doença que não há cura e que vai só destruindo aos poucos. É cruel.
Verdade
Concordo
Sim, mas alguns religiosos insistem em justificar o sofrimento da vida através da promessa do depois da morte, é tipo um sadismo disfarçado, porque estão apostando que tem um depois melhor do que o sofrimento atual, sendo a forma com que os pastores evangélicos milionários manipulam milhares de pessoas que já passam dificuldades financeiras, para lucrar infinitamente.
@@FlavioMarquesInf , verdade.
Religião so serve pra uma minoria manipular e controlar uma grande maioria e deixar essa minoria rica. Vendem uma ilusao de um ceu ou inferno, de um deus ou um diabo...bla..bla..bla...deus so existena mente dos q acreditam, igual papai noel...n passa de uma ideologia, idealizacao e criacoes da mente humana
Não tinha visto o vídeo todo, parabéns. É isso aí. O Brasil é cabeça dura a esse respeito.
Todos nós conheceremos a morte um dia, todos temos o direito de ter um fim de qualidade e confortável.
O cuidado paliativo é deixar o doente terminal morrer a onde ele quer e com quem quer.
Eu sou a favor de deixar o outro em sã consciência escolher como ele quer morrer e não ficar prolongando o sofrimento e dor.
Acho que não só a dor física deve ser vista com compaixão. Se pacientes em sofrimento e situação terminal têm o direito de receber essa misericórdia, pessoas que têm situações psicológicas que vão além dos seus limites também deveriam ter o direito de escolher acabar com o seu sofrimento. Se sou um adulto, tenho consciência de minhas possibilidades e circunstâncias e escolhi, decidi não estar mais vivo por livre e espontânea vontade, independentemente dos meus motivos e não vejo um tratamento psiquiátrico como opção, eu deveria ser ouvido e receber a mesma misericórdia que os outros, afinal, a vida de certa forma também já acabou pra mim.
QUERIDA DRA CLÁUDIA, FICO ENCANTADA POR TER A OPORTUNIDADE DE SABER QUE EXISTE ALGUÉM COM TANTA SABEDORIA! SEMPRE PENSEI ASSIM... NÃO TENHO MEDO DA MORTE, MAS A DOR DESCONHECIDA NUM EXTREMO ME DEIXA CERTA DE QUE A EUTANÁSIA É A MINHA OPÇÃO . PODER DECIDIR SOBRE NOSSOS LIMITES NESTA SITUAÇÃO VEJO COMO UM ALÍVIO. LI TEU LIVRO: A MORTE É UM DIA QUE VALE A PENA VIVER. VOU LER NOVAMENTE. PRA MIM É COMO UM GUIA DE COMO POSSO COMPREENDER O TÉRMINO DA VIDA! PARABÉNS, GOSTARIA DE TER UM MÉDICO QUE PENSE COMO TU PARA ESTAR AO MEU LADO NA ÚLTIMA PÁGINA DA MINHA VIDA! UM FORTE ABRAÇO!
A eutanásia, é à maior prova de amor que possamos oferecer a um indivíduo, com uma única perspectiva de vida , o sofrimento!.....
Dizer que tem que lutar pela vida, quem o paciente sozinho? Pq muitos como meu pai são colocados em leitos e esquecidos até vir a óbito.
Eu não posso aceitar tudo que a vida me oferece, pois nem sempre o natural é o melhor para mim. Por isso o ser humano interfere na natureza para melhorar a sua vida e proporcionar o máximo de conforto possível, e pq não interferir na forma como a vida me oferece a morte? Pq tenho que morrer em um sofrimento terrível? Só para respeitar o tempo natural das coisas? Escolher como vamos morrer é a morte mais nossa que poderíamos ter, é ter o poder de ir embora quando quiser sem ter que implorar para isso.
Quando Deus deu os 10 mandamentos ao seu povo, em Êxodo 20:3-17, incluiu a frase "Não matarás". Tirar a vida de qualquer pessoa, incluindo a própria vida, de forma intencional, é pecado e é um ato de rebeldia contra o Autor da Vida, Deus.
@@missogrotoxico8811 Deus e apenas uma fantasia.
Viver é um direito, não um dever.
Se a vida é minha, pq muitos julgam quando decidimos tirar a vida. Estou bem cansado da minha vida e de muitos problemas. Não tenho medo da morte, eu tenho medo desta vida
A vida é um direito é não um dever. E é lamentável que este ainda seja um assunto tabu! Sou a favor que o indivíduo tenha o livre arbítrio respeitado de decidir sobre o fim de sua vida, esteja essa em que momento for.
Concordo plenamente.
E tem religioso q se acha dono da vdd q sabe tudo sobre vida pós a morte q fica pertubando dizendo q nossa vida ŕ de deus e se morrer antes vms pro inferno
Idem
@@lorena8566 Inferno é vermos politicos roubando com leis criadas por eles mesmo
Deus não se alegra com morte (seja qual for)mas antes o homem o conheça Primeiro..
essa mulher é maravilhosa ❤
EU JÁ PENSEI E PENSO
EM ME MATAR A VIDA É UMA EXPERIÊNCIA QUE DEU ERRADO OK
COM ISSO MUITOS NÃO QUEREM CONTINUAR OK
@@ronaldoaparecido3339 eu prefiro pensar que a vida é tipo um jogo de vídeo game, que a meta é ir passando de fase, com os percalços do caminho. nada é linear. e a gente não pode desistir! as vezes fica difícil demais, mas tudo passa. tanto as coisas boas quanto as ruins. só não podemos desistir!
@@daycurtolo
VOCÊ SABIA QUE NO MUNDO A CADA 40 SEGUNDOS UMA PESSOA SE MATÁ
NO BRASIL SÃO
A CADA 45 MINUTOS
SÃO 32 PESSOAS QUE SE SUICIDAM
11 MIL POR ANO
O QUE EU ACHO
A VIDA É RUIM
MAIS COISAS RUIMS QUE BOAS
ENTÃO GAMER OVER OK
@Alan Justino concordo com você, a vida não é fácil para nenhuma espécie. e como veterinária, vejo que esses motivos fúteis também levam os humanos a eutanasiarem seus animais pelos mesmos motivos. nunca aceitei isso, e foi um dos motivos que me fizeram parar de atuar na área. entre os humanos o que falta é ajuda e empatia. porque se observassemos mais quem está ao nosso lado, muitos suicídios não aconteceriam.
Pode ser uma consequência negativa do desenvolvimento da racionalidade/lobo frontal, porém, animais sociais isolados de seus grupos tipicamente desenvolvem comportamentos suicidas, isso é lógico porque ele não teria mais como se reproduzir.
A morte existe como ferramenta essencial para a sobrevivência e adaptação da espécie, porque seria extremamente perigoso confiar um genoma a um ser que não muda no decorrer do tempo, além de que uma população sem mortes levaria à escassez de recurso por competição entre as gerações.
Não entendeu ou não gostou da explicação científica da importância da morte? Bem, estude as espécies que possuem "senescência desprezível" e entenda melhor.
sou contra a eutanásia e a favor do suicídio assistido por causa de um pequeno detalhe, apenas a própria pessoa tem o direito de desistir da vida. a gente pode incentivar, insistir, motivar mas a decisão é da pessoa
Se eu não tivesse medo do que pode ter após a vida, se eu tivesse coragem o suficiente não viveria uma sobrevivência não desejada.
Muito bom este vídeo. Pessoa com opinião, com posição mas com respeito pelas divergências. Parabéns!!!!
Aí como admiro essa linda💪🏼🙏🏽👏🏻obrigada ….me ajuda muito como médica 😍
Reflexão muito profunda.
"Na maior parte do tempo a gente erra quando escolhe." Falou de mim.
A primeira vez que entendi a importância de nos deixarmos morrer.
É o nosso último ato na vida.
Muito bom. Respeito é a palavra chave. Essa decisão passa por crenças individuais e capacidade de suportar certas condições,.
Por quê só escolher a morte, em situações extremas de sofrimento? Não se pode cansar de viver, ainda que tenha sido uma vida boa? E se não quiser esperar um fim desconhecido? E o livre-arbítrio, como fica?
🤙🤙🤙🤙
Mas aí quais os limites da ética? Nós ajudaríamos a qualquer um a se suicidar só pq sim? Como seria o apoio de saúde mental para essa pessoa que quer morrer pq "se cansou"? Ela aconteceria de forma efetiva? São muitas questões.
@@alinedelmondes4098 entendo seu ponto de vista e teria que discutir muito o tema. Mas vc fala em "apoio de saúde mental"...e exatamente aí, tem uma grande questão pra mim: querer morrer num dado momento e por livre-arbítrio, é problema de saúde mental sempre? Não necessáriamente, na minha opinião. Não se sabe tudo sobre o outro lado, seja qual for...
Concordo!
que livre arbítrio?? obrigam a gente a ir pra escola,servir exército, trabalhar,etc na onde que somos livres?? rsrsrs cada uma 😂😂😂
Eu acho que o apoio psicológico é muito necessário antes de decidir o que fazer com a vida.
Acredito que como a pessoa tem Direito a Vida, tem também o Direito a Morte !!! :)
🤙🤙🤙🤙
Depis de dois anos eu decidi lutar pelo o SUICÍDIO ASSISTIDO. Já me mataram eu ainda vivo por viver em um mundo que já não faz mais sentido. Quero doar todos os meus órgãos e proporcionar a vida a quem realmente quer viver. Quero deixar um livro escrito para que meu neto um dia entenda meu desejo. Como costumo dizer, Eu sou uma longa história...
Esperar que a morte chegue em nossas vidas "da maneira mais serena e pacífica possível", como disse a doutora, também acho aceitável. A questão é quando os antecedentes até a morte são conturbados demais. Nenhum ser humano merece sofrer em um quadro vegetativo que não tem cura, as pessoas merecem morrer com dignidade, e por tanto, todos tem o direito de escolher a eutanásia!
É difícil para quem está numa situação de doença grave, sem cura, ou emocionalmente ruim, ter forças para continuar "vivendo". Passei por isso nesses últimos três meses com minha amada mãe. Ela faleceu a menos de um mês. Um tumor cerebral incurável.. câncer 😭. Fez cirurgia, e alguns tratamentos paleativos, na tentativa de estabilizar a doença. Fizemos tudo por ela. E além do cuidado, também podemos.nos expressar nossos sentimentos de amor e de vontade, também de despedida. Foi muito duro. Mas em.momento algum nós ( filhos e ela própria) pensamos em acelerar sua morte com o objetivo de aliviar as nossas dores. Passamos pelo que tivemos que passar. Confiantes no amor de Jesus por nós! Hoje ela está num outro plano, sem enfermidade, está em paz. Nisso que acreditamos, nós filhos e ela própria. ☺️. A saudade é imensa. Mas o amor infinito. Sua matéria está enterrada. Mas sua alma vive em outro plano ☺️. 🙏. Um dia nos reencontraremos. 🙏.
Então, penso o seguinte. Quem opta pelo suicídio, tem esse direito. Esse livre arbítrio. Querendo fazer, o faça. Talvez por pensar que não existe mais nada após a morte. Corra esse risco. É por sua conta e risco. Mas se engana e após a morte o sofrimento continuará 😬 . Há muitos e muitos relatos de pessoas que têm contato com os espíritos , gente ! Mas a decisão final é da pessoa!
Não conheço ninguém que morreu e voltou para contar, o resto é balela e meios de ganhar dinheiro.
Na minha OPINIÃO,as pessoas não querem morrer só querem que seu sofrimento tenha um fim...
E para o fim do sofrimento a única solução que encontram é a morte!
Conselho: Só tenha opiniões por coisas ou a seu respeito, pois voce é só voce. E os outros são os outros.
Sou a favor de decidir pela manutenção ou não da minha vida.
Que reflexão rica sobre a morte!!!! Uma vez que a morte é a ultima experiencia enquanto ser humano, por que nao experiencia-la em sua plenitude, da forma que vier?
Vc tem esse direito ... da mesma forma que outras pessoas q são donas das próprias vidas tem pontos de vista diferentes e n estão erradas por isso
prefiro uma experiência programada. Detesto contra-tempos 😂😂😂😂
mais uma reflexão aí pra tu.
Como última experiência, vc quer morrer num assalto esfaqueado, numa cama em coma, num infarto ou num acidente ?
pq morrer dormindo é só em filmes
@@guilhermetonon7267 ué, vc mudou de opinião sobre suicídio??Lembro de ter discutido isso contigo ha muito tempo.
Cara pra mim, essa ideia de morrer é que nem parir. Parir de parto normal é o que a natureza sugere, mas prefiro parir de forma mais controlada e menos dolorida, desculpe. Mesma coisa me encanta a ideia de suicídio assistido, eutanásia.
Que você não tenha um momento doloroso, ainda que possivelmente paleado, como este.
Gostei de como o tema foi abordado. Parabéns.
Eu penso exatamente na passagem da organização: pagar todas as contas, vender ou doar os bens, fazer uma boa limpeza, deixar tudo certinho, casa vazia, com o mínimo de móveis possível, pra não submeter a família nessa tarefa de lidar com os pertences do optante pela eutanásia ou o suicídio assistido, acho que deveria ser legalizado, preservar o direito de escolha da pessoa
Experimentar a morte? VTNC! A partir do momento em que a vida se resume a sofrimento, seja meu, seja das pessoas ao meu redor, pra mim ela já perde todo o sentido. A eutanásia deveria sim ser uma escolha do paciente e da família. Entre passar mais 1 mês sofrendo e morrer, prefiro antecipar logo tudo, já que o final desse filme infelizmente será o mesmo.
Concordo! Se não deixamos nem mesmo animais sofrerem por que deixariamos humanos?
Ok. Mas pq o vtnc? Desnecessário!
@@salanderlisbeth4319 assim como seu comentário
Eu sou a favor caso a pessoa esteja passando por muita dor, e que não tenha tratamento/cura.
Só quem viu um familiar definhar em uma cama, dizendo que preferia estar morto sabe o quanto a eutanásia seria uma benção!!!
Assunto poooolemico
-é o que eu sempre digo, cada um sabe onde aperta seus "calos" da vida.
Cara, quando vc se desprende de valores religiosos, ou tenta afasta-los só pra tentar ter uma perspectiva diferente, suicídio assistido pode ser entendido como: um serviço, que vc compra e usa se você quiser. Isso pra mim é tão lógico, tão simples, tão respeitoso, libertador, autônomo. Pra mim é lindo. É uma escolha assim como parir de cesária em vez de normal. Compreendo que, pra quem é religioso, essa ideia pode soar absurda, já que "Deus" é o dono do tempo e do seu destino
O dono dos religiosos que adoram uma mitologia sadica, e todos adjetivos perjorativos
@jose paulo rodrigues desculpe mas não entendi sua colocação
Sou cristã e concordo com você.
A parte espiritual é tudo na nossa vida. Nenhum sofrimento é em vão. Tive um grande sofrimento na vida que foi o ponto de partida para que eu começasse a ler a Bíblia e saber o que sei hoje, q é melhor q toda matéria de escola ou faculdade q estudei. Então, hj agradeço esse sofrimento e sei q boa parte da vida é sofrer, trabalhar etc. Várias pessoas tb passaram e passam por isso. O lance é ir sobrevivendo até o fim e ver até onde se consegue ir, mais ou menos como na guerra. A resposta teremos quando chegarmos no Céu, aqui a gente só tem que aguentar até o final.
@jose paulo rodrigues o Sr está corretíssimo em suas colocações... é bem isso,Deus abençoe o Sr e sua família......
Impossível não dá um like,👏👏👏👏
É possível fazer uma programação de morte estando saudável?
nossa, que vídeo interessante, forte! mas ainda assim, muito interessante. e essa DR? essa didática impecável? parabéns pelo trabalho e por compartilhar teus conhecimentos conosco.
Você está com uma doença sem cura, prestes a passar por um processo extremamente, invasivo, doloroso e violente de " tratamento" de uma doença que não tem tratamento, são só paliativos pra você sofrer menos... Nesses casos, eu acredito que é direto da pessoa escolher não passar por isso e abreviar sua dor dento uma morte mais calma e mais em paz! Ora, isso é administrar sua vida!
Equilibrado e humanizado o seu argumento, parabéns doutora.
A maior sorte que uma pessoa pode ter e não vir ao mundo,isso anula todos os sofrimentos e a necessidade de morrer um dia.
Do mesmo modo que uma vida pode surgir de maneiras que nós mesmos não quisemos (famílias tendo filhos muito cedo e tendo uma família que geralmente pode acabar sendo disfuncional) a morte pode ser da mesma forma. O estado de sofrimento do ser humano é algo não só da própria pessoa que está sofrendo, mas as pessoas ao seu redor. A eutanásia pode parecer uma morte fake, mas ela é a libertação da própria alma. Isso vai até do modo religioso onde Deus fez esse mundo para nosso bel proveito, para desfrutarmos dele e irmos embora. Quando vemos nós em estado de sofrimento, podendo estar em coma por meses, tendo passado por um AVC que nos reduz a uma psique que já não é condizente a nós, a morte é uma libertação do nosso corpo que nos limita para o nosso Criador. Isso não é suicídio, isso é libertar nossa alma pra aquilo que nossa vida nos fortaleceu.
Acho que as pessoas que não querem mais continuar vivendo deveriam ser ajudadas a morrer evitando momentos catastróficos para a família. Eu mesmo estou decidido a tirar minha vida o que está me impedindo é o sofrimento que vou causar nos meus familiares e o medo de falhar, da dor
a morte com tiro na cabeça vc nem dá tempo de sentir, é muito rápido
Não fazer isso não
Eu não escolhi ser uma pessoa triste, desanimado etc… Tenho saúde, bom emprego, boa família, bons amigos e ainda sinto uma profunda tristeza. Eu queria muito fazer Eutanásia, vou tentar a última vez fazer um tratamento com neuro. Caso não funcionar, vou me planejar para ir fazer fora do Brasil!
Não acho que só o sofrimento/depressão crie o desejo de decidir o próprio fim, imagino que adquirindo uma certa visão sobre o mundo e a humanidade, analisando o que aconteceu pela história, já seja o suficiente pra duvidar de um criador bondoso, apartir disso perder o medo de decidir o fim da linha, não por sofrimento, mas por indignação e falta de esperança.
Exatamente
Vídeo curto mas de um conteúdo sem comentários,feliz de mais pelo vídeo,gostaria que vc fizesse mais vídeos dentro das possibilidades sobre esse tema, amei
Marcos Xavier
Natal RN