Senhor das moscas, Thomas Hobbes e uma edição de vídeo estilo 2014
HTML-код
- Опубликовано: 7 фев 2025
- Nesse vídeo tento fazer uma relação entre a obra de William Golding, Senhor das Moscas, com a filosofia política de Thomas Hobbes.
Compre o Senhor das Moscas com meu link: amzn.to/4hjXkJf
Vídeo maravilhoso!
Excelente livro e dica.
O livro pra mim, além da visão do Hobbes, trata da psicologia dos homens. Eles querem que em algum momento um pai, que pode ser o Estado,assuma o controle de crianças ou adultos? Na ilha, só havia crianças, o que resultou em tirania, como sempre, pois não havia adultos. Será que as crianças realmente apresentam mais proximidade com o natural e inocente? Será mesmo que o mal e o bem não existem?
A que fim levaria a rebeldia daquelas crianças?
Olá, Kate. Primeiramente, excelente comentário. Obrigado por expôr suas ideias sobre o livro.
Concordo com você sobre o livro também tratar da psicologia humana. O próprio Hobbes, no Leviatã, antes de tratar sobre o Estado, faz uma longuíssima exposição sobre o que ele entende como natureza humana.
As crianças no livro, creio eu, são uma alegoria para representar o que seria de mais primitivo no ser humano. Então Golding utilizou um arquétipo primitivo (a criança) para lidar com uma situação primitiva da sociedade (o que faríamos em uma sociedade sem regras?).
Portanto, eu quis "fugir" dessas questões mais psicológicas/psicanalíticas, pois não sei se tenho capacidade de falar sobre o tema com a profundidade que ele merece. Mas no final do vídeo faço referência a essas outras questões. Suas indagações são boas e coerentes!