MEU DEUS DO CÉU, professor eu não sou de comentar em vídeos mas a euforia que eu estou sentindo agora em FINALMENTE entender o assunto é absurda, muito obrigado por esclarecer com todas as minhas duvidas, continue com o trabalho s2
Meu Deus, dei um grito de felicidade aqui com a sua mensagem! Otávio, muito obrigado pelo elogio! Do fundo do meu coração! Indique o canal nas suas redes redes, marque o prof. Kkkkk Feliz por ter você por aqui!
Muito obrigado pelo carinho e comentário! Cada curtida, compartilhamento e cada palavra são muito importantes para o canal! Mais uma vez: muito obrigado e um lindo 2024! Volte sempre!
Parabéns, professor. Vídeo maravilhoso. Tal dúvida me assolava há muuuito tempo. Havia procurado respostas em vário vídeos do youtube, cursos online, apostilas e etc, mas nenhum deles sanou minha dúvida. Ja o senhor, por outro lado, foi extremamente didático, claro e objetivo. Agora sim eu entendi a diferença de vez. Não caio mais em questões desse tipo. Esse vídeo também me ajudou a diferenciar com mais facilidade os Verbos Intransitivos dos VTI e adjuntos adverbiais em uma frases. Muito obrigado!
Minha alegria é ver vocês aprendendo! Muito obrigado! Ah, gostaria de fazer um convite (uma vez que o YT - depois de muita luta - disponibilizou esta ferramenta): O GRUPO DE APOIADORES DO CANAL! ruclips.net/channel/UCOs8_tkgH7_5nulOOBC_pAwjoin O grupo de apoiadores/membros é uma forma dos INSCRITOS AJUDAREM o canal e o meu trabalho aqui na plataforma! Claro, por lá, temos vídeos exclusivos só para vocês e a nossa GRAMÁTICA ONLINE! Fica aqui o convite e meu sincero agradecimento! Espero te ver muitas vezes aqui no canal! Uma ótima semana!
DEI UM BERRO! professor, amanha de manhã cedinho tenho prova, e não encontrava UM vídeo sobre a diferença entre esses dois termos. Tava desesperado, maluco mesmo, e encontrei seu vídeo. TO MUITO FELIZ e acho que vou conseguir fazer uma boa avaliação :D mto obrigado
Complicado depois de certo tempo de estudo, perceber que um mesmo VERBO PODE TER COMPORTAMENTOS DIFERENTES. DEIXARAM, pra mim, sempre foi um trans ind. Mas na questão toma forma de intrans também. ufa!! Obrigado!
Que incrível ver você por aqui! Caso queira ser um apoiador(a) do emu trabalho, deixo o convite para o grupo de membros aqui do canal: ruclips.net/channel/UCOs8_tkgH7_5nulOOBC_pAwjoin Vamos juntos sempre! Muito obrigado!
Eu fico muito feliz com seu comentário! Cada demonstração de agradecimento é muito importante para canal! Eu, enquanto professor e criador de conteúdo, preciso mito de vocês aqui! Muito obrigado mesmo!
Olá, tudo bem! Eu estou muito feliz com seu comentário e feliz por estar com você aqui. Isso é fundamental para o nosso crescimento (meu e seu). Eu tenho uma playlist com diversos exercícios de concurso, inclusive com esse tema. Vou deixar aqui o link da playlist para você. Tudo bem? ruclips.net/video/y56gtkRPF_U/видео.html
Ahhh, não sei como agradecer a cada palavra! Sem vocês meu trabalho nada seria! Vamos juntos rumo ao crescimento do canal e que ele consiga ajudar outras pessoas também! Cada compartilhamento, like, doação no botão "valeu", cometário...tudo isso ajuda demais o canal! Vocês são incríveis! Espero você no próximo vídeo!
Meu querido, nos teus exemplos compreendi. Só que quando fui fazer exercícios, me deparei com as orações "não use o celular na direção" e "foca no trânsito". No primeiro, na direção é adjunto adverbial e no segundo, no trânsito é objeto indireto. Não consigo compreender como há diferença nos dois, poderia me ajudar?
Você está certa! Parabéns! Lembre-se, os adjuntos adverbias respondem as perguntas: como, por que, com quem, onde .... Assim já ajuda ! Assista a playlist sobre função sintática e escreva as frases e tente fazer antes da minha resposta! Você vai conseguir, são mais de 100 frases!
Ahhhhh, Rafa, muito obrigado! Parabéns também por buscar conhecimento! Muito feliz com a sua participação! Espero que goste de outros conteúdos também aqui do canal!
Como seria a análise do verbo sair e falar, nas orações: Sai de São Paulo ontem. Saio da vida para entrar na história. Falarei com você sobre a aula. Parabéns e Muito obrigado!
Top professor.. sintaxe está cada vez mais fácil.. só me confundo um pouco nas subordinada adverbial, por causa das conjuncoes mais uma hora eu chego lá.. abraço
ótima explicação! Mas na frase: Peguei um empréstimo no banco. Temos um VTD, (um empréstimo) e um adjunto adverbial de lugar, certo? e não um VTDI? Obrigada, prof..
ficou muito aleatório dizer que adjunto adverbial é uma circunstancia do verbo pois são muitas. Existem vários tipos de adjuntos adverbiais, tempo e lugar é só os mais comuns mas tem muitos outros. Não teria uma forma mais simples de identificar só o objeto indireto? parece ser mais fácil do que tentar identificar um adjunto adverbial. Identificando o objeto indireto, eu acertaria por exclusão.
Olá, Paulo. Tudo bem? Obrigado pela mensagem. Bom, na verdade, este vídeo estão apenas a metade de todo uma explicação construído com mais de 30 frases anteriormente. A minha dica é que assista às outras aulas, porque dessa forma, algumas dúvidas com certezas serão sanadas. Ah, em relação à "ideia vaga", neste vídeo que assistiu eu pontuo outras circunstâncias do adjunto adverbial para além das que pontuou. Quando digo no vídeo "quem", "como", por que", "com quem", aqui estão as circunstâncias do verbo (adjunto adverbial).Como eu disse e falo no vídeo: é importante que acompanhe outros vídeos! Obrigado pela mensagem!
No final tudo se resume a transitividade verbal. O ensino da gramática no Brasil nunca dará certo, as crianças falam errado no dia dia, os seus pais falam errado em casa e os gramáticos complicam a língua com uma infinidade de regências verbais. Em muitos casos ñ existe um pensamento lógico sobre a transitividade. Parece até um gosto pessoal de quem estipulou essas regras, basta dar uma olhada no dicionário luft de regência verbal.
"Levei as crianças para escola" "para escola" é objeto indireto ou adjunto adverbial de lugar ?? Isso ñ tem o menor sentido, são regras q ñ possuem, na maioria dos casos, encadeamento lógico. " para escola " é objeto indireto e quem diz isso é o dicionário luft.
MEU DEUS DO CÉU, professor eu não sou de comentar em vídeos mas a euforia que eu estou sentindo agora em FINALMENTE entender o assunto é absurda, muito obrigado por esclarecer com todas as minhas duvidas, continue com o trabalho s2
Meu Deus, dei um grito de felicidade aqui com a sua mensagem! Otávio, muito obrigado pelo elogio! Do fundo do meu coração! Indique o canal nas suas redes redes, marque o prof. Kkkkk
Feliz por ter você por aqui!
Que aula sensacional!
Tive que voltar aqui para relembrar esse conteúdo. Obrigado mais uma vez!!!!
Muito obrigado pelo carinho e comentário! Cada curtida, compartilhamento e cada palavra são muito importantes para o canal! Mais uma vez: muito obrigado e um lindo 2024! Volte sempre!
Parabéns, professor. Vídeo maravilhoso. Tal dúvida me assolava há muuuito tempo. Havia procurado respostas em vário vídeos do youtube, cursos online, apostilas e etc, mas nenhum deles sanou minha dúvida. Ja o senhor, por outro lado, foi extremamente didático, claro e objetivo. Agora sim eu entendi a diferença de vez. Não caio mais em questões desse tipo.
Esse vídeo também me ajudou a diferenciar com mais facilidade os Verbos Intransitivos dos VTI e adjuntos adverbiais em uma frases. Muito obrigado!
Professor, só quero lhe agradecer... agora sim, depois que estou assistindo suas aulas, estou aprendendo com clareza.
Muito obrigada.❤
Parabéns professor. Graças ao seu conteúdo, consegui fazer 21/25 em português, no concurso do banco central
Meu Deus, sérioooo??? Por favor, você poderia me mandar uma DM lá no Insta? Muito obrigado!
Professor, muito obrigada pelo conteúdo!
Parabens pela didatica!
Se eu tivesse conhecido teu canal antes teria economizado duas semanas de estudo
Consegui tirar todas as duvidas, parabens
Ganhou um escrito. Que explicacao perfeita.
Minha alegria é ver vocês aprendendo! Muito obrigado! Ah, gostaria de fazer um convite (uma vez que o YT - depois de muita luta - disponibilizou esta ferramenta): O GRUPO DE APOIADORES DO CANAL!
ruclips.net/channel/UCOs8_tkgH7_5nulOOBC_pAwjoin
O grupo de apoiadores/membros é uma forma dos INSCRITOS AJUDAREM o canal e o meu trabalho aqui na plataforma! Claro, por lá, temos vídeos exclusivos só para vocês e a nossa GRAMÁTICA ONLINE! Fica aqui o convite e meu sincero agradecimento! Espero te ver muitas vezes aqui no canal! Uma ótima semana!
Obrigado pelo seu tempo e assunto compartilhado. Você é 1000
Muito obrigada, Professor. Deus te abençoe.
Excelente Aula. Muito obrigado
DEI UM BERRO! professor, amanha de manhã cedinho tenho prova, e não encontrava UM vídeo sobre a diferença entre esses dois termos. Tava desesperado, maluco mesmo, e encontrei seu vídeo. TO MUITO FELIZ e acho que vou conseguir fazer uma boa avaliação :D mto obrigado
Muito top esse comentário.
Bom demais
Adjunto adverbial, outra aula perfeita
Complicado depois de certo tempo de estudo, perceber que um mesmo VERBO PODE TER COMPORTAMENTOS DIFERENTES. DEIXARAM, pra mim, sempre foi um trans ind. Mas na questão toma forma de intrans também. ufa!! Obrigado!
Ahhhh, eu agradeço muito a visualização! Obrigado! Sempre digo aos meus mentorandos: analise sempre o contexto!
um dos melhores professores que já vi
Que incrível ver você por aqui! Caso queira ser um apoiador(a) do emu trabalho, deixo o convite para o grupo de membros aqui do canal:
ruclips.net/channel/UCOs8_tkgH7_5nulOOBC_pAwjoin Vamos juntos sempre! Muito obrigado!
Melhor professor do mundo
Muito bom, esclareceu minhas dúvidas obrigado
Que bom que ajudou
otima explicação prof Gui!
Valeu Mestre!
Bons estudos! Espero que eu tenha conseguido levar um pouquinho do meu conhecimento! Obrigadoo mesmo!
Muito obrigado
Eu fico muito feliz com seu comentário! Cada demonstração de agradecimento é muito importante para canal! Eu, enquanto professor e criador de conteúdo, preciso mito de vocês aqui! Muito obrigado mesmo!
Muito bom professor, poderia faz mais um vídeo para a gente exercitar ? 🙇🙏
Olá, tudo bem! Eu estou muito feliz com seu comentário e feliz por estar com você aqui. Isso é fundamental para o nosso crescimento (meu e seu). Eu tenho uma playlist com diversos exercícios de concurso, inclusive com esse tema. Vou deixar aqui o link da playlist para você. Tudo bem?
ruclips.net/video/y56gtkRPF_U/видео.html
Obrigada! Na penúltima frase a palavra "tranquila" não é adjunto nominal de "cidade"?
Show 🎉
Ahhh, não sei como agradecer a cada palavra! Sem vocês meu trabalho nada seria! Vamos juntos rumo ao crescimento do canal e que ele consiga ajudar outras pessoas também! Cada compartilhamento, like, doação no botão "valeu", cometário...tudo isso ajuda demais o canal! Vocês são incríveis! Espero você no próximo vídeo!
ameiiii ajudou muito
muito bom
Meu querido, nos teus exemplos compreendi. Só que quando fui fazer exercícios, me deparei com as orações "não use o celular na direção" e "foca no trânsito". No primeiro, na direção é adjunto adverbial e no segundo, no trânsito é objeto indireto. Não consigo compreender como há diferença nos dois, poderia me ajudar?
Você está certa! Parabéns! Lembre-se, os adjuntos adverbias respondem as perguntas: como, por que, com quem, onde .... Assim já ajuda ! Assista a playlist sobre função sintática e escreva as frases e tente fazer antes da minha resposta! Você vai conseguir, são mais de 100 frases!
Valeu pela aula professor 👏👏👏
Ahhhhh, Rafa, muito obrigado! Parabéns também por buscar conhecimento! Muito feliz com a sua participação! Espero que goste de outros conteúdos também aqui do canal!
Parabéns por essa aula !!
Agradecemos
Como seria a análise do verbo sair e falar, nas orações:
Sai de São Paulo ontem.
Saio da vida para entrar na história.
Falarei com você sobre a aula.
Parabéns e Muito obrigado!
Verbo né
Olá, tudo bem? Bom vamos lá:
Saí de São Paulo ontem - V.I
Saio da vida para entrar na história - VTD
Falarei com você sobre a aula - VTI
Top professor.. sintaxe está cada vez mais fácil.. só me confundo um pouco nas subordinada adverbial, por causa das conjuncoes mais uma hora eu chego lá.. abraço
Boa observação! Já já posto um vídeo sobre !! Eufico muito feliz com a sua participação ! Mesmooooo!! estamos juntos ! Rumo aos 1K!!!!😃
@@ProfGuiFurtado vai sim.. top 👏👏
Na mosca !!!Era realmente essa minha dúvida. Os dois são muito parecidos...
Fico muito feliz em ter ajudado ! Espero que esse "macete", tenha ajudado !! Obrigadooo!!
ótima explicação! Mas na frase: Peguei um empréstimo no banco. Temos um VTD, (um empréstimo) e um adjunto adverbial de lugar, certo? e não um VTDI?
Obrigada, prof..
Ótima análise! Temos um adjunto adverbial!
Me ajudou muito obg de vdd 😁
Que bom que ajudou! Chegou por aqui através deste vídeo?? Muito obrigado!
Obrigada
Eu que agradeço
Professor, por que na frase "O diretor escreveu cartas aos pais" "aos pais" é OI e não adjunto adverbial?
Amei a aula!
Então sempre será VI quando vier seguido de Adjunto, é isso?
Isso mesmo! Ah, ou predicativo!
Professor muito obrigado ganhou mais um inscrito
Eu que agradeço! Não foi apenas um inscrito (huahuaha); foi O INSCRITO! Muito obrigado!
E na frase: entra em cena um novo fator. "um novo fator" é obj. Ind. ou adj. Adv.?
É sujeito
Guardei dinheiro para o futuro. = "Para o futuro" é adjunto adverbial ou objeto indireto?
ficou muito aleatório dizer que adjunto adverbial é uma circunstancia do verbo pois são muitas. Existem vários tipos de adjuntos adverbiais, tempo e lugar é só os mais comuns mas tem muitos outros. Não teria uma forma mais simples de identificar só o objeto indireto? parece ser mais fácil do que tentar identificar um adjunto adverbial. Identificando o objeto indireto, eu acertaria por exclusão.
Olá, Paulo. Tudo bem? Obrigado pela mensagem. Bom, na verdade, este vídeo estão apenas a metade de todo uma explicação construído com mais de 30 frases anteriormente. A minha dica é que assista às outras aulas, porque dessa forma, algumas dúvidas com certezas serão sanadas. Ah, em relação à "ideia vaga", neste vídeo que assistiu eu pontuo outras circunstâncias do adjunto adverbial para além das que pontuou. Quando digo no vídeo "quem", "como", por que", "com quem", aqui estão as circunstâncias do verbo (adjunto adverbial).Como eu disse e falo no vídeo: é importante que acompanhe outros vídeos! Obrigado pela mensagem!
tem um resumão com as dicas para imprimir?
No final tudo se resume a transitividade verbal. O ensino da gramática no Brasil nunca dará certo, as crianças falam errado no dia dia, os seus pais falam errado em casa e os gramáticos complicam a língua com uma infinidade de regências verbais. Em muitos casos ñ existe um pensamento lógico sobre a transitividade. Parece até um gosto pessoal de quem estipulou essas regras, basta dar uma olhada no dicionário luft de regência verbal.
Obrigado pelo comentário. De qualquer forma, a minha opinião é contrária a sua. Somente isso. Feliz 2022!
"Levei as crianças para escola"
"para escola" é objeto indireto ou adjunto adverbial de lugar ??
Isso ñ tem o menor sentido, são regras q ñ possuem, na maioria dos casos, encadeamento lógico.
" para escola " é objeto indireto e quem diz isso é o dicionário luft.
Olá, Jason. Tudo bem? Respeito a sua opinião e se sinta à vontade; entretanto discordo completamente das suas palavras. Obrigado mais uma vez.
confuso!!!
Português é difícil de mais!
ajudou-me muito, irei recorrer a seu canal quando puder (seu canal: obj. direto. quando puder: adj. adv. de circunstância)
Ler isso é muito satisfatório! Nós, professores, estamos aqui sempre para ajudá-los!