Grande Jonatas. Descobri o seu canal e estou assistindo essa série da estradocaster numa tacada só. Sensacional! parabéns pelo trabalho e obrigado por disponibilizar esse precioso conteúdo!
Bacana amigo! o jig ficou bem funcional, a dica que te dou (visto que pediu no fim do video) é fazer a traçagem e corte dos slots antes de colar a escala e recortar o formato, pois ai utiliza um esquadro que facilita bem. Lembrando para quem ler este comentario não existe uma regra ou um processo cada luthier faz da forma que achar melhor.
oi amigo, realmente tem várias formas de trabalhar.... com esse jig acabei fazendo no último projeto (que ainda não foi pro ar) só a linha central, alinhando o braço dentro do jig e não precisa nem do esquadro pra fazer os riscos... como a serra já está reta, tudo sai alinhado... ficou bem fácil de trabalhar.... valeu pela dica! abração!
A ferramenta ficou ótima, e o site para o cálculo dos trastes é bem mais preciso que a impressão. Digo isso porque trabalhava com impressão e muitas vezes ocorria o ajuste, onde o arquivo original era alterado. Mais um ótimo trabalho, sempre aprendendo com o canal. Parabéns Jonatas !!!
O que vc faria de diferente ? Nada.... estou aqui pra aprender, pelo oque o projeto se propõe não canso de disser "é um prato cheio" Parabéns... melhor programa de sexta feira sem duvidas. #qualseraaproximatemporada
Muito bom o projeto!!!! Sugestão: você pode traçar uma linha na face final do braço/escala, continuando a linha central que vc traçou na escala...pois assim, vc teria mais referência do alinhamento do braço! Outra dica: vc tb poderia colocar um nível pequeno(que só tem basinha + bolha) que costumam vir nas furadeiras, etc, ...na sua mesa ou diretamente no próprio headstok da braço...assim vc tb terá maior certeza que o braço está no nivel/alinhamento correto!!!!! Parabéns pelos vídeos!!!! Um grande abraço a TODOS!!! Celso.
muito massa tuas explicaçoes Jonatan.valew mesmo cara,tenho ums projetos fazem anos q construi um violao e falta a escala,gostaria de saber como vc faz o furo bem certo pra regular o truss rod se tiver um video de demonstraçao posta ai por favor,valeu e grato por tuas video aulas muito sucesso cara..... vc è top
Você fala do canal do tensor ou só o furo para passar a chave Allen? Veja as playlists que recomendo Pro assunto: Pro canal do tensor tem uma série da reforma do violão empenado onde faço tudo sem tupia... Para a guitarra eu fiz o canal com a tupia e fiz o furo com a furadeira...
Muito legal o vídeo, como sempre! Uma sugestão: faça os cortes na escala antes d raiar. além q ñ precisar d uma régua flexível, vc tem mais precisão nas medições, na hora do corte, e se, por acaso vc errar no início do corte, vai ter certeza q esta marca sairá pq depois dos cortes, vem o raio na escala q vai limpar qq marca. Depois é só aprofundar os cortes q já estão pré-cortados perfeitamente. Dá um pouco mais d trabalho, mas é mais seguro e preciso. Abraço!
Pois é... Como eu estava inventando moda com a escala composta e não sabia se ia ficar bom, resolvi fazer o raio antes para não perder o trabalho de cortar os trastes... Mas realmente seria mais seguro abrir os trastes antes...
Pois é... Como eu estava inventando moda com a escala composta e não sabia se ia ficar bom, resolvi fazer o raio antes para não perder o trabalho de cortar os trastes... Mas realmente seria mais seguro abrir os trastes antes...
Muito bom, cara. Sempre idealizando os projetos. Como sugestão, a primeira coisa é que o melhor seria "slotar" a escala antes de colar no braço, dessa forma se tem mais controle e, por consequência, fazer um miter box mais simples, sem a necessidade de encontrar o centro da escala. No mais, sucesso na empreitada.
Pelo CorelDrawn da pra desenhar e imprimir no tamanho certo! peguei uma planta na internet e tava toda errada recalculei imprimi e conferi no paquímetro digital ficou certinho!...aliás pra quem não tem Autocad o CorelDrawn salva na hora de imprimir medidas exatas.
Maaano, queria ter visto seu vídeo antes de eu ter feito a marcação da minha guitarra, teria evitado muita dor de cabeça kkkk, cortei tudo na cegueta, no estilo mão livre, foi quase um dia completo só pra calcular e cortar kkkk
Eu acho que, na falta de um material parecido para prender o braço na caixa, eu prenderia porcas na madeira, usaria um pedaço mais grosso para poder melhorar o contato do parafuso (se fizer em uma tábua muito fina, ele pode acabar dançando), e usaria um parafuso de obra, para poder apertar por fora. O contato com o braço dá pra fazer com borracha ou madeira, é só fazer um encaixe para o parafuso e colar. No caso não é nem um aperfeiçoamento, é só uma opção para quem não conseguir achar esse pé de armário.
Show de bola!! Curti demais a mitre box!. O que eu poderia acrescentar é que estou querendo fazer um limitador de profundidade pra essas serrinhas, pra deixar o corte com a mesma profundidade e preservando o máximo de madeira da escala. Tenho que fazer testes ainda se colando um plástico grosso na lateral funcionaria, ou se valeria a pena fazer dois pequenos furos e fazer um parecido com aqueles feitos em serrotes próprios para isso. Até
Sim... Da forma como eu fiz eu cheguei a pensar em colocar uma travessa que pegasse no arco e não na serra.. seria uma peça na região central que bateria no interior do arco... O ideal seria ter um ajuste de altura.... Seria mais simples, né?
Pois é, ainda estou bolando um jeito bom pra fazer isso nessas serrinhas fininhas. Quando eu fizer (vai saber quando) se der certo eu te mando ibagens.
Cara voce é muito persistente e tem um trabalho show! Desejo tudo de bom, porque nao cria algo para a divulgaçao do seu trabalho como um curso ou ate trabalhos de luthieria? Adquiriria uma renda massa,Tem sucesso brother! Abraço.
Oi amigo, no momento meu foco não é ganhar dinheiro com esse projeto... Vou pensar em algo que eu possa fazer para ganhar um dinheirinho... Mas no momento isso é apenas um hobby! Valeu!
mano, show de bola parabéns, faz muito com ferramentas simples, me diga uma coisa qual serra você usou? as serras próprias pra isso sao muito caras, eu quando vou fazer troca de trastes eu uso uma serra de dessas de cortar ferro, mas como ela é mais larga eu tou uma desbastada nas laterais, pra ficar na medida, ajuda Mas ela n corta muito bem a madeira hehehe
Opa, Joniel Bortolozo, obrigado por passar pra comentar! A serra que usei é uma serra de ferro que veio junto com um arco da marca "Worker"... ela é um pouco mais fina que as serras da starret porque não vem com os dentes intertravados... dá certinho para abrir trastes... o arco com serra foi algo na casa dos 20 reais... abração!
Que tal um projeto de contrabaixo de baixo custo pro canal? Agora que ja tem a experiência da estradocaster, os erros cometidos antes, ja serão superados! O que você acha!?
Vale ressaltar que essa serra comum pra aço rápido não é a mais indicada, já que tem 0.6 de espessura e assim as travas do tang do traste não serão tão eficientes, talvez tendo que colar os mesmos... e isso não se faz, já que a possibilidade de danificar a escala durante um reentraste aumenta demais...
Pois é, também estou atrás de alternativas. Não sabia que tinha uma serra era mais fina ainda que a amarela! Você sabe o nome dela? A amarela até tem uma espessura até boa (entre 0,5 e 0,6 mm) só que ela tem os dentes "tortos" deixando a espessura de corte (kerf) com mais de 1 mm.. Eu estava até lixando ela, e com um martelo endireitando a bichinha. Nos testes tava ficando bom, em torno de 0,6 mm.. Mas agora vou tentar achar uma serra igual essa sua!
11:57 Dentro da Luthieria, existe uma tolerância, de cerca de 0,2 em média, por casa, pra que dê a nota certa, e possa ser compensado em cada traste individualmente, ou seja, essa diferença que citaste, tá muito boa. Em 13>44 Como são os primeiros traste, talvez não desse problema, mas de fossem nas cassa de notas mais agudas, seria um grande problema, de qualquer jeito, foi bom apagar e fazer de novo. Em 17:29 Talvez, teu raciocínio tivesse certo, usar um primeiro traste de teste nas notas mais agudas por ser uma região menos usada, mas eu, teria usado o primeiro, pois em casa mais "agudas", 0,1mm de diferença é muita coisa, já que mesmo que erre cerca de 0,4mm, na primeira casa, ainda dá pra corrigir compensando no traste. Mas claro, cada um cada um.
oi amigo, é só colocar a ponte na posição correta que afina sim... do nut até a casa 12 tem que ser igual da casa 12 até a ponte onde apoia a corda nos carrinhos.
essa serra que usei não é das mais comuns como as da starret... as que tem os dentes intertravados ficam muito largos.... essa aqui tem uma espessura mais fina que o normal.... veio junto com um arco de serra da marca worker.
É uma serra que veio junto com o arco da marca worker... Tem 0.6mm de espessura, enquanto que uma serra de ferro padrão tem 0.85mm (medições que fiz agora na prática!)
Oi amigo, tem que ser serra de 0,6mm. hoje eu uso um serrote pra trastes baratinho (R$50 em vez de quase 400 que os grandes cobram). Tem link na lojinha do canal
Olá, uma curiosidade, esses dias estava vendo no canal bis, um show do Steve Vai, ele estava tocando com uma ibanez e os trastes eram tortos e as 4 últimas casaseram escalopadas, tem alguma influencia no resultado final?
Sim... Se for o que estou pensando o traste inclinado ajuda na ergonomia. Fica mais confortável. O escalopado é pra você não encostar na escala... Teoricamente dá pra tirar um som mais limpo sem muita força... Mas corre o risco de desafinar.
O ideal é vc usar uma régua de aço, pq essas réguas plásticas não são nada confiáveis. Se vc colocar uma régua de plástico de frente com outra régua, é bem comum as escalas não baterem, fora que a escala é borrada e apaga com o tempo! E qdo for fazer uma escala gráfica igual os quadradinhos que vc fez, é bom fazer o maior possível, pq 0,5% de diferença em 1 cm é impossível distinguir, mas 0,5% em 40cm dá um erro de 2mm, como aconteceu com seus últimos fretes!
Eae brother, de boa ? Eu sei que nn era seu projetos mas ficaria legal deixar o baixo fretles só com essas marcações a lápis... Isso poderia ser um proximo projeto nn acha ? 😴✌😂😂
MITERPOBRE! mais ou menos a ideia, da de melhorar mais!!! assim corre risco de sair torto tudo ainda mais ja com a escala raiada. mas ta valendo a ideia kk
Obrigado por passar para comentar! No momento já tenho vários projetos encaminhados! Penso em fazer alguns pedais, bateria eletrônica, um contrabaixo, etc.. Não posso garantir que vou fazer um projeto específico, mas sugestões são sempre bem vindas! Agora temos uma forma de a galera acompanhar o que está sendo feito em tempo real: o www.apoia.se/pobre . Lá no mesmo dia que trabalhei em algo, a galera já tem acesso aos vídeos brutos completos. Também coloco alguma coisa dos próximos projetos,na página do canal no facebook. Passe por lá e siga o Luthieria de Pobre no Facebook também! É facebook.com/luthieriadepobre/ Abração!
cara, fazer as medidas pela lateral da escala pode causar erros, o caminho no centro da escala está a 90º da ponte e do nut, nas laterais tem uma pequena angulação pq no nut a escala é mais estreita do q junto ao corpo, então a distânica fica um pouco maior nas laterais, talvez tenha dado errado quando mediu por isso. Talvez dê certo pela compensação do saddle, mas pode ser que dê errado. Torcendo pra ter dado certo.
Interessante... Realmente existe uma diferença se não medir pelo centro... Mas ali na impressão estava errado mesmo medindo no centro... Mas vou ficar esperto na próxima!
@@ConstrutorMusical usei e colei um gabarito mas pulei etapas e nao medi a partir do nut e depois refiz mas ficou torto ... Fiz correndo e pulando etapas .. A escala esta com 43mm no nut e uns 56 no final mas o meio ficou mais fino do que deveria.... Talvez tenha de por friso.. Mas a pintura com um spray alta temperatura ficou interessante sem casca de laranja e nivelado mas a cor é fosca e talvez refaça... Mais uns 2 anos eu aprendo...
Top teu metido. Sempre inspirando . Parabéns 👏🏿
Eita muito bom meu irmão parabéns Belo trabalho
Cara.. admiro sua criatividade e soluções que vc bola.. sério.. vc eh o Magaiver brasileiro da luthieria.
Cara muito bom.. vc foi muito criativo na hora de fazer a máquina de cortar os slots... Parabéns
Suas ideias nós ajuda muito
Muito bom, tudo no lugar e sem lambança!
O trabalho que vc faz é maravilhoso.
valeu!
Seu trabalho me ajudou muito com luthier viu.
Obg!
Grande Jonatas. Descobri o seu canal e estou assistindo essa série da estradocaster numa tacada só. Sensacional! parabéns pelo trabalho e obrigado por disponibilizar esse precioso conteúdo!
Esse amigo nos dá maior incentivo pra seguir lutando pra fazer um instrumento musical parabéns show dez
Excelente ideia desse "jig" aí. Com certeza facilita bastante. Parabéns novamente.
vc é o rei da paciencia.... parabens ... pelo trabalho
A cada episódio fico mais inspirado e incentivado a fazer o meu próprio instrumento!!! Obrigado pelo conteúdo..
Bacana amigo! o jig ficou bem funcional, a dica que te dou (visto que pediu no fim do video) é fazer a traçagem e corte dos slots antes de colar a escala e recortar o formato, pois ai utiliza um esquadro que facilita bem. Lembrando para quem ler este comentario não existe uma regra ou um processo cada luthier faz da forma que achar melhor.
oi amigo, realmente tem várias formas de trabalhar.... com esse jig acabei fazendo no último projeto (que ainda não foi pro ar) só a linha central, alinhando o braço dentro do jig e não precisa nem do esquadro pra fazer os riscos... como a serra já está reta, tudo sai alinhado... ficou bem fácil de trabalhar.... valeu pela dica! abração!
A ferramenta ficou ótima, e o site para o cálculo dos trastes é bem mais preciso que a impressão. Digo isso porque trabalhava com impressão e muitas vezes ocorria o ajuste, onde o arquivo original era alterado. Mais um ótimo trabalho, sempre aprendendo com o canal. Parabéns Jonatas !!!
O que vc faria de diferente ?
Nada.... estou aqui pra aprender, pelo oque o projeto se propõe não canso de disser "é um prato cheio"
Parabéns... melhor programa de sexta feira sem duvidas.
#qualseraaproximatemporada
Provavelmente os próximos projetos serão de eletrônica... Pedais com sucata...
É impressionante a qualidade que está ficando o instrumento
Muito boa a ferramenta
Muito bom o projeto!!!!
Sugestão: você pode traçar uma linha na face final do braço/escala, continuando a linha central que vc traçou na escala...pois assim, vc teria mais referência do alinhamento do braço!
Outra dica: vc tb poderia colocar um nível pequeno(que só tem basinha + bolha) que costumam vir nas furadeiras, etc, ...na sua mesa ou diretamente no próprio headstok da braço...assim vc tb terá maior certeza que o braço está no nivel/alinhamento correto!!!!!
Parabéns pelos vídeos!!!!
Um grande abraço a TODOS!!!
Celso.
pra varia muito criativo é eficiente como sempre, parabéns
Obrigado me ajudou demais.....
Maravilha!!!
Muito bom Jonatas. Serviço de hj ficou perfeito msm. Parabéns mano.
Vou construir uma parada desta também. Gostei
muito massa tuas explicaçoes Jonatan.valew mesmo cara,tenho ums projetos fazem anos q construi um violao e falta a escala,gostaria de saber como vc faz o furo bem certo pra regular o truss rod se tiver um video de demonstraçao posta ai por favor,valeu e grato por tuas video aulas muito sucesso cara..... vc è top
Você fala do canal do tensor ou só o furo para passar a chave Allen? Veja as playlists que recomendo Pro assunto: Pro canal do tensor tem uma série da reforma do violão empenado onde faço tudo sem tupia... Para a guitarra eu fiz o canal com a tupia e fiz o furo com a furadeira...
Muito bacana.
Aeeeee!! Chegou a parte que eu mais aguardava!
Da hora essa ferramenta... Ficou show. Muito boa as dicas, a guitar tá ficando show 👏👏👏😁
Muito legal o vídeo, como sempre!
Uma sugestão: faça os cortes na escala antes d raiar. além q ñ precisar d uma régua flexível, vc tem mais precisão nas medições, na hora do corte, e se, por acaso vc errar no início do corte, vai ter certeza q esta marca sairá pq depois dos cortes, vem o raio na escala q vai limpar qq marca. Depois é só aprofundar os cortes q já estão pré-cortados perfeitamente. Dá um pouco mais d trabalho, mas é mais seguro e preciso.
Abraço!
Boa
Pois é... Como eu estava inventando moda com a escala composta e não sabia se ia ficar bom, resolvi fazer o raio antes para não perder o trabalho de cortar os trastes... Mas realmente seria mais seguro abrir os trastes antes...
Pois é... Como eu estava inventando moda com a escala composta e não sabia se ia ficar bom, resolvi fazer o raio antes para não perder o trabalho de cortar os trastes... Mas realmente seria mais seguro abrir os trastes antes...
Eu raiei antes tb... É ruim pra manter a serra mesmo com a caixa pra corte
Muito bom, cara. Sempre idealizando os projetos. Como sugestão, a primeira coisa é que o melhor seria "slotar" a escala antes de colar no braço, dessa forma se tem mais controle e, por consequência, fazer um miter box mais simples, sem a necessidade de encontrar o centro da escala. No mais, sucesso na empreitada.
Valeu! realmente o mais fácil é abrir os slots antes mesmo...só não fiz isso pois queria experimentar com o raio composto na tupia... valeu!
Como sempre mais um vídeo muito bom. Tá de parabéns
Pelo CorelDrawn da pra desenhar e imprimir no tamanho certo! peguei uma planta na internet e tava toda errada recalculei imprimi e conferi no paquímetro digital ficou certinho!...aliás pra quem não tem Autocad o CorelDrawn salva na hora de imprimir medidas exatas.
sim... abrir em um editor e conferir as medidas é sempre uma boa!
Maaano, queria ter visto seu vídeo antes de eu ter feito a marcação da minha guitarra, teria evitado muita dor de cabeça kkkk, cortei tudo na cegueta, no estilo mão livre, foi quase um dia completo só pra calcular e cortar kkkk
Se vc usar o miter box com o gabarito da músic tools por baixo fica mais preciso ,pois copia de uma peça cortada a laser numa mq de 2000000 ,abraço.
tá ficando da hora!
Já estou acompanhando
Eu acho que, na falta de um material parecido para prender o braço na caixa, eu prenderia porcas na madeira, usaria um pedaço mais grosso para poder melhorar o contato do parafuso (se fizer em uma tábua muito fina, ele pode acabar dançando), e usaria um parafuso de obra, para poder apertar por fora. O contato com o braço dá pra fazer com borracha ou madeira, é só fazer um encaixe para o parafuso e colar. No caso não é nem um aperfeiçoamento, é só uma opção para quem não conseguir achar esse pé de armário.
Muito show.
Pode-se tambèm riscar com o estilete pois facilita na hora de encaixar a serra pra fazer a serragem.
boa! deve ajudar mesmo! nunca pensei nisso... kkkkkk
Show de bola!! Curti demais a mitre box!. O que eu poderia acrescentar é que estou querendo fazer um limitador de profundidade pra essas serrinhas, pra deixar o corte com a mesma profundidade e preservando o máximo de madeira da escala. Tenho que fazer testes ainda se colando um plástico grosso na lateral funcionaria, ou se valeria a pena fazer dois pequenos furos e fazer um parecido com aqueles feitos em serrotes próprios para isso. Até
Sim... Da forma como eu fiz eu cheguei a pensar em colocar uma travessa que pegasse no arco e não na serra.. seria uma peça na região central que bateria no interior do arco... O ideal seria ter um ajuste de altura....
Seria mais simples, né?
Pois é, ainda estou bolando um jeito bom pra fazer isso nessas serrinhas fininhas. Quando eu fizer (vai saber quando) se der certo eu te mando ibagens.
Eu usei um serrote dozuki dove tail e fiz os slots usando somente um esquadro como referência
Cara voce é muito persistente e tem um trabalho show! Desejo tudo de bom, porque nao cria algo para a divulgaçao do seu trabalho como um curso ou ate trabalhos de luthieria? Adquiriria uma renda massa,Tem sucesso brother! Abraço.
Oi amigo, no momento meu foco não é ganhar dinheiro com esse projeto... Vou pensar em algo que eu possa fazer para ganhar um dinheirinho... Mas no momento isso é apenas um hobby! Valeu!
mano, show de bola parabéns, faz muito com ferramentas simples, me diga uma coisa qual serra você usou? as serras próprias pra isso sao muito caras, eu quando vou fazer troca de trastes eu uso uma serra de dessas de cortar ferro, mas como ela é mais larga eu tou uma desbastada nas laterais, pra ficar na medida, ajuda Mas ela n corta muito bem a madeira hehehe
Opa, Joniel Bortolozo, obrigado por passar pra comentar!
A serra que usei é uma serra de ferro que veio junto com um arco da marca "Worker"... ela é um pouco mais fina que as serras da starret porque não vem com os dentes intertravados... dá certinho para abrir trastes... o arco com serra foi algo na casa dos 20 reais...
abração!
já usei fita métrica de costura pra medir e uma treninha chaveiro....
Top Jon l,
Que tal um projeto de contrabaixo de baixo custo pro canal? Agora que ja tem a experiência da estradocaster, os erros cometidos antes, ja serão superados! O que você acha!?
Já tenho as peças... Falta tempo... Kkkk
ótimos videos! qual a espessura da serra que vc utilizou?
oi amigo, não lembro mais... talvez eu fale em algum vídeo... mas lembro que essa era mais fina que as amarelas da starret...
Vale ressaltar que essa serra comum pra aço rápido não é a mais indicada, já que tem 0.6 de espessura e assim as travas do tang do traste não serão tão eficientes, talvez tendo que colar os mesmos... e isso não se faz, já que a possibilidade de danificar a escala durante um reentraste aumenta demais...
Muito legal o jig. Se algum dia eu fizer um novo projeto vou fazer um desse.
(Edit) eu prefiro fazer os slots antes de tudo, ainda no blank
Pois é... Mas como estava experimentando com raio composto fiquei com medo de perder o trabalho de cortar os slots....
@@ConstrutorMusical faz sentido
Olha o encontro dos mestres aí kkk
@@joaodanieldemello2137 só se for "mestres da gambiarra" haha
Cara montei uma partscaster.. ficou bem legal.. os vídeos dos dois canais me ajudaram muito.. sou grato.
Eu só tentaria comprar o serrote japonês fino. Já tem uns com preço baratinho. Mas a ideia da segueta foi boa.
Cara..
É muito caro esses serrotes... Essa serra é mais fina que as serras amarelas e dá certinho a espessura recomendada...
Pois é, também estou atrás de alternativas. Não sabia que tinha uma serra era mais fina ainda que a amarela! Você sabe o nome dela? A amarela até tem uma espessura até boa (entre 0,5 e 0,6 mm) só que ela tem os dentes "tortos" deixando a espessura de corte (kerf) com mais de 1 mm.. Eu estava até lixando ela, e com um martelo endireitando a bichinha. Nos testes tava ficando bom, em torno de 0,6 mm.. Mas agora vou tentar achar uma serra igual essa sua!
Mais fina? vou procurar.. eu conheço só a velha 'segueta' kk. Mas o jig ficou muito bom, gosto demais dessa série. abraço!
Eu também quero saber que serra é essa mais fina @luthieria de pobre. abç!
Que serra vc usa pra fazer os slotes?essa é uma serra comun de metal?
Oi amigo, é uma serra de metal que veio num arco da marca worker... Ela é mais fina que as serras de outras marcas como a starret
11:57 Dentro da Luthieria, existe uma tolerância, de cerca de 0,2 em média, por casa, pra que dê a nota certa, e possa ser compensado em cada traste individualmente, ou seja, essa diferença que citaste, tá muito boa.
Em 13>44 Como são os primeiros traste, talvez não desse problema, mas de fossem nas cassa de notas mais agudas, seria um grande problema, de qualquer jeito, foi bom apagar e fazer de novo.
Em 17:29 Talvez, teu raciocínio tivesse certo, usar um primeiro traste de teste nas notas mais agudas por ser uma região menos usada, mas eu, teria usado o primeiro, pois em casa mais "agudas", 0,1mm de diferença é muita coisa, já que mesmo que erre cerca de 0,4mm, na primeira casa, ainda dá pra corrigir compensando no traste. Mas claro, cada um cada um.
Boas dicas... Realmente é mais arriscado começar lá em baixo na guitarra... Se tivesse saído errado ia ser encrenca... Kkkk
Muito bom vou fazer uma esquartejado dessa tentei sem deu ruim ficou torto
tem que fazer as marcas bem riscadas e cortar certinho em cima de onde riscou....
Olá tudo bem
Uma pergunta
Eu quero fazer uma ciga box guitar
Se eu usar a medida do braço da guitarra vai ficar bom para afinar
Muito show suas dicas
oi amigo, é só colocar a ponte na posição correta que afina sim... do nut até a casa 12 tem que ser igual da casa 12 até a ponte onde apoia a corda nos carrinhos.
Show show valeu mesmo
fala sobre essas serras comuns pra fazer os slots, se seria o ideal ter algo mais profissional com um corte mais fino....
essa serra que usei não é das mais comuns como as da starret... as que tem os dentes intertravados ficam muito largos.... essa aqui tem uma espessura mais fina que o normal.... veio junto com um arco de serra da marca worker.
Já pensou em fazer uma guitarra fletless????
Cara... Deve ser bem ruim de tocar, né? Kkk
Como vc fez o raio da escala?
ruclips.net/video/0pBXHFT0HUI/видео.html
vou recomendar este link para meus alunos calcularam a incerteza da medição kkkkkkkkkk
MSA :)
Qual Serra vc usou? Me informe as medidas dela por favor.
É uma serra que veio junto com o arco da marca worker... Tem 0.6mm de espessura, enquanto que uma serra de ferro padrão tem 0.85mm (medições que fiz agora na prática!)
Olá... Tudo bem?.. que tipo de serra é essa?
Oi amigo, tem que ser serra de 0,6mm. hoje eu uso um serrote pra trastes baratinho (R$50 em vez de quase 400 que os grandes cobram). Tem link na lojinha do canal
Olá, uma curiosidade, esses dias estava vendo no canal bis, um show do Steve Vai, ele estava tocando com uma ibanez e os trastes eram tortos e as 4 últimas casaseram escalopadas, tem alguma influencia no resultado final?
Sim... Se for o que estou pensando o traste inclinado ajuda na ergonomia.
Fica mais confortável. O escalopado é pra você não encostar na escala... Teoricamente dá pra tirar um som mais limpo sem muita força... Mas corre o risco de desafinar.
q tipo de serra è essa? fez rebaixo nas laterais da serra pra afinar mais ?
essa serra veio junto com o arco de serra da marca "worker"... tem a espessura perfeita porque não tem os dentes intertravados.
@@ConstrutorMusical achei q era a starret.
Cara e se colar o papel com cola bastao na escala, nao funcionaria? ja que as linhas estariam perfeitas sem precisar se arriscar riscando com o lapis
Então... Mas se olhar, algo saiu errado na impressão e o tamanho não estava batendo.... Pelo visto o ideal sempre é conferir o tamanho impresso!
O ideal é vc usar uma régua de aço, pq essas réguas plásticas não são nada confiáveis. Se vc colocar uma régua de plástico de frente com outra régua, é bem comum as escalas não baterem, fora que a escala é borrada e apaga com o tempo!
E qdo for fazer uma escala gráfica igual os quadradinhos que vc fez, é bom fazer o maior possível, pq 0,5% de diferença em 1 cm é impossível distinguir, mas 0,5% em 40cm dá um erro de 2mm, como aconteceu com seus últimos fretes!
Sempre confundo a tradução de fret kkkkk Santa ignorância. Últimos TRASTES
Legal isso não tinha pensado
Sim... Eu só não comprei a régua de metal pelo preço mesmo... Kkkkkk a dica de fazer maior é muito boa... Valeu!
qual câmera você usa?
@@NaelTechtutoriais cara... Uso o celular... O tablet... O que tiver disponível... Kkkkkk nessas cenas é um Lenovo k6 bem pertinho mesmo....
Essa strator vai ficar o bicho
tamanho da corda dividido por 17,817.
Eae brother, de boa ?
Eu sei que nn era seu projetos mas ficaria legal deixar o baixo fretles só com essas marcações a lápis... Isso poderia ser um proximo projeto nn acha ? 😴✌😂😂
Kkkkkk deixa o fretless para um segundo baixo... Preciso aprender a tocar com trastes primeiro....
ola,eu faço o calculo na calculadora de trastes (paxche.org/calculadora de trastes) traço a escala no CAD, imprimo e colo , e perfeito.......
MITERPOBRE! mais ou menos a ideia, da de melhorar mais!!! assim corre risco de sair torto tudo ainda mais ja com a escala raiada. mas ta valendo a ideia kk
"o que eu faria diferente?" eu já teria desistido... 😥
Kkkk
Faz um violino irmão
Obrigado por passar para comentar!
No momento já tenho vários projetos encaminhados! Penso em fazer alguns pedais, bateria eletrônica, um contrabaixo, etc..
Não posso garantir que vou fazer um projeto específico, mas sugestões são sempre bem vindas!
Agora temos uma forma de a galera acompanhar o que está sendo feito em tempo real: o www.apoia.se/pobre . Lá no mesmo dia que trabalhei em algo, a galera já tem acesso aos vídeos brutos completos.
Também coloco alguma coisa dos próximos projetos,na página do canal no facebook.
Passe por lá e siga o Luthieria de Pobre no Facebook também! É facebook.com/luthieriadepobre/
Abração!
E eu achava que nunca iria usar lápis de cor branco. Na verdade nunca vou usar mesmo, eu não vou fazer uma guitarra
Que é isso! Faz sim! Começa por algo menor que é mais fácil... Nem que seja para comprar um kit de ukulele da china... Tem uns por uns 60 reais...
Sem tempo pra ver 😅
cara, fazer as medidas pela lateral da escala pode causar erros, o caminho no centro da escala está a 90º da ponte e do nut, nas laterais tem uma pequena angulação pq no nut a escala é mais estreita do q junto ao corpo, então a distânica fica um pouco maior nas laterais, talvez tenha dado errado quando mediu por isso. Talvez dê certo pela compensação do saddle, mas pode ser que dê errado. Torcendo pra ter dado certo.
Verdade. Estou fazendo a minha primeira guitarra. Vou usar esta dica e medir pelo centro
Interessante... Realmente existe uma diferença se não medir pelo centro... Mas ali na impressão estava errado mesmo medindo no centro... Mas vou ficar esperto na próxima!
Falei antes de terminar o video........ate o dispositivo e semelhante..... me desculpe pelo comentario
não tem que pedir desculpas não! toda contribuição é bem vinda!
Fiz 2 x e ficou torto e medida errada kk
kkkkkkk mas usou a caixa esquadrejadeira?
@@ConstrutorMusical usei e colei um gabarito mas pulei etapas e nao medi a partir do nut e depois refiz mas ficou torto ... Fiz correndo e pulando etapas .. A escala esta com 43mm no nut e uns 56 no final mas o meio ficou mais fino do que deveria.... Talvez tenha de por friso.. Mas a pintura com um spray alta temperatura ficou interessante sem casca de laranja e nivelado mas a cor é fosca e talvez refaça... Mais uns 2 anos eu aprendo...
Pior que a escala está ficando fina de lixar e refazer com testes... Mas é um hobby e aprendizado...
Copiado!