Valew caras, o mais massa é que vcs nos passam as especificações e razões técnicas, tudo certinho, tudo explicado. Me dá uma raiva desses doidos que postam vídeos falando absurdos e induzindo os outros a erros que podem ser fatais. Obrigado por compartilhar esses conhecimentos de forma tão profissional.
Só agradecer a contribuição que o amigo vem dando aos aos profissionais de elétrica; tenho aprendido muito com com suas aulas por aqui! Tá nota 10 suas aulas! Que Deus lhe abençoe com muita sabedoria no decorrer da sua vida! Lhe desejo muito sucesso em toda as área de sua vida!
Muito obrigado professor, a gente sabe mas nunca sabe tudo e não me envergonho de perguntar para quem sabe mais....vou continuar pesquisando seu link no RUclips, tenho certeza que formarei em quase um engenheiro de eletrica pelo seu ensinamento. Parabéns....
Acho facinante o mundo da eletrica...to fazendo um curço pra mim trabalhar na area voce com seus videos estao ajudando muito o meu aprendizado obrigado obrigado por dedicar o seu tempo a isso
Professor Ronaldo, parabens pelas aulas esclaredoras! continui com esse maravilhoso trabalho, que tenho certeza vai contribuir com o aprendizado e o aperfeiçoamento de muitos milhões de profissionais! Meu nome é Ivo V. Lyra, sou profissional da área elétrica, técnico em eletrotécnica a 25 anos, estou na reserva remunerada da Marinha, trabalho atualmente numa empresa de automação industrial, a SKM e já aprendi bastante com seus vídeos. muitissimo obrigado!
Professor foi o melhor vídeo que eu encontrei na internet muito bem explicado eu que estou comesando agora pra mim é muito bom quero aprender muito com suas aulas grande mestre parabéns
Aula muito BOA , obrigado pela sua disposiçao em postar videos dividindo o conhecimento com os colegas e alertando sobre os perigos de uma instalaçao mal feita, valeu um abraço...
Olá professor, venho acompanhando as suas video-aulas e tenho aprendido bastante com as mesmas. gostaria de salientar um detalhe: ouve um equívoco nessa aula ao final você se atrapalhou com a seção nominal dos cabos e corrente nominal dos disjuntores quando explicava a instalação monofásica dos chuveiros que seria 127V 50A e 10mm respectivamente, ai você voltou informando a seção e amperagem para 220 quando estava finalizando com a explicação em 127. mais para quem já possui entendimento no assunto, ficou perfeita a sua explicação.
Olá professor, primeiramente gostaria de dizer que assiduamente acesso o canal e acompanho as novidades das videoaulas brilhantemente expostas. Contextualizando: atualmente moro em uma edificação bem antiga, no qual não dispõe de malha de aterramento , provida de rede monofásica de tensão 127 v entre fase e neutro, desse modo minha grande preocupação é o fato de não haver disponibilidade de aterrar o chuveiro do meu apartamento bem como os demais circuitos, sem previsão de uma revisão/reforma do sistema elétrico do prédio( pensei em fazer o aterramento individual somente para meu apartamento mas descobri ser inviável e de grande risco por diversos fatores existentes na edificação) tenho um grande problema principalmente com o chuveiro sem o devido aterramento para segurança de todos que o utilizam, dessa forma decidi por trocar meu chuveiro de resistência aberta por uma blindada bem como a inserção de um DR instalado no QDC . Eis minha dúvida principal, a resistência por ser blindada subitamente elimina o contato direto com a água e por conseguinte o choque elétrico ? e o DR como uma proteção adicional aumenta minha segurança de uma possível descarga elétrica e o desarme do circuito ? E quanto a conexão nos bornes do conector sindal de porcelana do chuveiro , é melhor utilizar terminais ou inserir o fio em contato direto com os bornes ? Cordialmente conto com seu retorno.
Sempre vejo explicações de vários profissionais do ramo da elétrica, preocupados em transmitir de maneira clara ( infelizmente nem sempre) e objetiva os fundamentos básicos da eletricidade e o seu comportamento (e os perigos) na vida das pessoas. Há muito eu gostaria de ver uma resenha entre os engenheiros elétricos/eletrônicos e principalmente os professores de eletrotécnica e demais profissionais da área, sobre este tal chuveiro elétrico, que considero um perigo iminente, que existe na maioria das residências. Me refiro principalmente à ligação de um chuveiro, carga resistiva, em rede de 220 V., em determinados lugares (acredito que na maioria dos estados e municípios brasileiros) quando a tensão disponível por fase seria de 127 V. Não tenho nada contra um chuveiro elétrico ligado na tensão 220 V. (fase/neutro). Mas sabe-se que só se consegue tensão de 220 V., usando duas fazes de 127 v. Aí o chuveiro passa a ser um componente bifásico (???) o que eu acredito ser uma condição de alto risco para quem o usa. Gostaria muito de ver os doutos na matéria, discutindo esta condição de uso do chuveiro que acredito ser bem comum na maioria das residências.
8 лет назад+8
amigo na explicação você cita um disjuntor de 50 AP para um chuveiro de 5.400 w numa rede 110, lhe pergunto como ficaria se a entrada padrão em 110 o disjuntor é de 40AP?
Eu só não entendo entre uma explicação tão profissional como esta, muito excelente, porém não falou uma coisa,qual é o tamanho da haste do aterramento pro chuveiro elétrico, aguardo sua resposta,mesmo assim te dou nota 10 parabéns que Deus te abençoe sempre.
Obrigado, prof. Ronaldo Lima, pela iniciativa de postar vídeos ensinando como proceder em instalações elétricas. Tenho uma dúvida sobre a instalação correta de chuveiro elétrico blindado. Tenho interesse de adquirir um modelo da Lorenzetti, o mesmo diz ter uma potência de 7400w e pede um cabo de alimentação com pitola de 6mm. O meu apartamento é bem antigo e possui um cabo rígido de 2,5mm. O senhor "condena" a instalação desse modelo de chuveiro na rede da minha residência? Outra questão, os dois chuveiros do meu apartamento não tem aterramento e percebi que o fio terra dos chuveiros foram ligados no fio neutro da rede, tudo errado.
professor Ronaldo, sou eletricista recém formado e aqui na minha região a tensão é 220v monofásica e de acordo com formula 5400w : 220v = 24.5a considerando a tabela o condutor será 4.00mm e disjuntor 25a está correto. outra coisa um DR de 40a seria ideal pra o circuito geral de uma residência sem que ele desarme sem necessidade.
Aos pedricistas de plantão...por favor, ganhem seu pão de cada dia, mas não queiram fazer gambiarras nas casas das pessoas !! Eletricidade pode ser fatal !! Sempre, mas sempre, deve-se obedecer, dimensionamento, balanceamento, cores, enfim, a norma, a bíblia da eletricidade, foi feita para ser cumprida !! Mais uma vez e reiterando com louvor, Professor parabéns pelo vídeo, totalmente didático, esclarecedor e se vc não entendeu muito o que foi ministrado, favor contratar um profissional da área, pois a integridade de sua família pode estar em risco !! 1A apenas, pode ser fatal, imagina um circuito, que passam 30, ou mais A ?!
Prof. Ronaldo, Boa tarde!! Parabéns pelos excelentes vídeos divulgados, principalmente aqueles de estudo de caso... Eu sou projetista e atualmente atuo como eletricista. Ando encontrando coisas horríveis, principalmente na entrada de energia (by-pass nos disjuntores de entrada, fios parcialmente rompidos por não estarem estanhados (soldados)nos disjuntores, limitando a passagem de corrente, entre outros... Tenho uma dúvida, e gostaria de que me orientasse, caso fosse possível. Existe uma edificação onde a sua entrada de energia fica muito distante, portanto, pensei em corrigir a falta de aterramento no chuveiro, utilizando o sistema TN-C-S, ou seja, o neutro é aterrado na entrada de energia (TN), ele vai ao QDFL da edificação como "PEN", ou seja, um único condutor, e lá no QDFL eu faço a divisão do terra e neutro em barramentos distintos. (por favor me corrija, se eu estiver equivocado até aqui..) Este esquema de aterramento é indicado para este tipo de situação ou deveria optar pelo esquema TT(O qual deveria instalar mais uma haste para aterrar as massas dentro da edificação)?. Quando posso saber qual é o mais adequado a utilizar? Depende do que? Hoje nesta edificação, nada é aterrado, somente o neutro na entrada de enregia... Muito Obrigado e por favor, continue compartilhando seus conhecimentos conosco, pois devido a sua "didática", a explicação é extremamente clara e objetiva. Att., vb instalações..
Boa tarde seus videos sempre esclarecedores e de linguagem fácil. Eu queria se possivel vc editar um video de como dimensionar o disjuntor geral e do QD. Desde já agradeço
8 лет назад
Cara parabéns pelo video, gostaria de saber o seguinte pois instalei uma "ducha" tenho duas situações curiosas, instalei ja ums 3 chuveiros fiz a as ligações sem o aterramento apenas ligando neutro e fase 220V, ate o dias de hoje nunca houve caso de choque. Só que recentemente instalei uma ducha com as mesma ligações dos chuveiros anteriores, e curioso e que quando o interruptor esta na posição "desligado" o mesmo esquenta no modo" morno" e "quente", ja no modo "inverno", que é super quente, só esquenta quando o interruptor esta no modo "ligado". OBS: o interruptor e de 20A fios de ligação são de 6mm. E quando o interruptor esta no modo "ligado" as funções "morno" e "quente" não funcionam o fica dando choque. Resumindo: Interruptor ligado= função "inverno" funciona e função "morno" e "quente" não, e da choque! Interruptor desligado= função " inverno" não funciona e "morno" e "quente" sim, e não da choque! O que faço?
Caro professor! tenho agregado conhecimento, com as aulas que sempre assisto neste canal, e faço alguns trabalhos de elétrica, e, tenho usado no chuveiro, com tensão 220 mono, corrente 24,5: disjuntor din de 25 a cur b, e fio de 4mm, não tenho tido problemas. Qual a sua opinião?. desde muito OBRIGADO. Cinto muito orgulho de poder absorver, o conteúdo, consistente, e, cofiável deste canal. Ass. JOSÉ EVERALDO DA S ARAÚJO.
Grande Professor Ronaldo, gostaria de fazer-lhe uma pergunta: Na instalação de uma tomada junto com um interruptor, por que não usar o fio fase para os dois? Desde já agradeço .Grande abraço
Parabéns! Sua aula e demais. Gostaria de saber se eu medir o terra com a fase ou com o neutro, vou obter alguma medida de tensão (sistema trifásico)? Moro em um prédio e quando alguém faz uma ligação errada no chuveiro ou quando o cabo da fase entra em curto com neutro, todo o mundo de outros apatamentos, tomam choque ao ligar o chuveiro. Este é o motivo da pergunta.
boa noite!teria como produzir um video fazendo uma comparaçao dos chuveiros normais com os eletronicos quais as vantagens e desvantagens de cada um?obrigado
Vídeo excelente, gostei! Eu sou projetista civil, faço projetos arquitetônico, hidrosanitário, estrutural e combate a incêndio...só não o elétrico. Agora estou querendo aprender, tenho um pouco de noção, mais gostaria mesmo de receber se possível no meu e-mail video aulas ensinando passo a passo como fazer projeto elétrico residencial. Eu faço meus projetos no programa Auto Cad
Muito top o vídeo professor parabéns agora a dúvida e o seguinte um chuveiro de 5400 w a 127 v pede um condutor de 10A vejo em algumas residências que nem o cabo de distribuição e esse calibre as pessoas colocado fios bem menor já vi caso de até 4 mm2
Professor, em relação a minha pergunta anterior sobre o disjuntor depois do DR. Pesquisando descobri que são 3 tipos: Interruptor Dr, Disjuntor Dr e Módulo Dr. Poderia da uma breve esplanada sobre os 3? E qual deles dispensa o uso do disjuntor logo após ele, podendo assim o fio seguir direto para o chuveiro? Desde de já agradeço a atenção.
Prof. Boa Tarde !!! As regras de proteção elétrica dizem que para circuitos de até 16mm² o fio terra tem que ter a mesma bitola. Não é isso que vemos nos chuveiros. Essa regra não é válida para os fabricantes ou a ignoram por medida de contenção de gastos ? Pela pronta atenção, Muito Obrigado !!! Tenhamos uma Excelente Semana !!!
Até que em fim achei um vídeo sério, bem explicado, com fóco no assunto. Assunto sério explicação séria, sem brincadeiras e piadinhas. Like e inscrição e compartilhamento. Valeu professor
O vídeo parece bem técnico e exato ,porém os termos utilizados, as tabelas são muita informação para um leigo que busca apenas saber onde liga cada fio. Assisti o vídeo até o final e não entendi como instalar meu chuveiro, Estas condições de instalação não é viável a todos ,até porque demandaria uma verba alta pois casas antigas possuem instalações bem divergentes das citadas no vídeo.
Apenas 30% das edificações brasileiras têm cores padronizadas para condutores elétricos, ou seja, o verde nem sempre é o terra e o azul nem sempre é o neutro. E, numa dessas, de ligar o verde no verde, o infeliz pode tá colocando uma fase no aterramento do chuveiro, procedimento que pode ser fatal.
Boa noite, muito boa a aula, tenho uma dúvida, se a agua é bom condutor porque nao se leva choque depois de queimar a resistencia, mesmo com o fio terra desconectado
Ola professor obrigado pelas dicas, estou construindo minha casa e gostaria de saber, para o chuveiro e torneira eletrica é melhor usar fios rígidos ou pode ser flexível?
Olá profesor td bem? assisto muito os seus videos são muitos esclarecedores, eu tenho uma pequena dúvida em relação aos drs, o Sr. falou que pra um chuveiro blindado seria bom instalar um dr para ele certo? tá a minha dúvida é o seguinte, quero instalar um dr para a minha instalação elétrica, nesse caso eu teria que instalar dois drs? um para a fiação em geral e outro só para o chuveiro? se sim, como seria feito essa instalação? Desde já agradeço a sua atenção e que Deus abençoe o Sr. e toda sua familia!
olá professor; fiz uma emenda dentro da caixa 4x2 torci bem e coloquei aqueles conctores de plastico conicos com uma mola dentro; apertei bastante e nao teve problemas ate hoje; voce recomenda esse tipo de isolante para emendas?obrigado
Boa tarde! Ronaldo sou inscrito no seu canal e venho acompanhado os seus videos que são verdadeiras aulas. Gostaria de uma dica sua, o meu chuveiro e de 220v com 7.500W as vezes ele desliga o disjuntor outras vezes vc toma o banho e ele não desarma, mais tem dias que mesmo com o chuveiro desligado o disjuntor esta desarmando o que poderia ser? Grato Marcio.
Professor o mais correto nao e o aterramento TT que tem haste de aterramento distintas... Enquanto o tn-s usa mesma haste do neutro apenas com fios distintos....Isso e uma duvida espero sua resposta adoro seus videos muito esclarecedor!!
Bom dia... gostaria de uma dica sua: estou construindo um sistema elétrico em minha casa do ZERO, padrão bifásico. Vou ter 2 chuveiros de 7500w/220v ... Cada um deles será ligado indvidualmente com fio de 6,0mm. Minha duvida é: 1- Qual dijuntor usar em cada chuveiro? 2- Se os 2 chuveiros estiverem ligados simultaneamente o fio que vem da rede elétrica para a caixa de distribuição deve ser de qual expessura? (alem dos chuveiros futuramente pretendo instalar 2 Ar condicionado de 9.000btu) Obrigado pela ajuda e parabens pelo video
bom dia amigo vc mandou colocar um conector de porcelana ,mais no caso se eu for tomar uma banho frio que não utilize o chuveiro posso colocar um disjuntor so para ligar e desligar o chuveiro dentro do banheiro ,teria que ser um disjuntor com a mesma potência do disjuntor do quadro que fica fora .tipo na fiação do chuveiro passava por uma caixa com disjuntor,depois a fiação entrava no sindal de porcelana e continuava com a ligação normal. meu chuveiro é de 5500w minha tensão é de 127 disjuntor seria de 50A-B ,O DISJUNTOR QUE COLOCARIA DENTRO DO BANHEIRO SERIA TAMBÉM DE 50A.
Professor, sou eletricista e quero agradecê-lo pela ilustração e explicação dada sobre a resistência do chuveiro. Mas gostaria que me esclarecesse uma dúvida que tive depois de ver seu video. Aprendi que quanto maior a resistência, maior aquecimento e consequentemente maior o consumo; e quanto menor a resistência, menor aquecimento e seria o menor consumo. No video mostrou que quando se usa a posição Inverno, usa-se (a menor) parte da resistência aumentando a potência e aumentando aquecimento do chuveiro. E ao usar a posição Verão, usa-se (a maior) parte da resistência ou seja inteira, diminui a potência e diminui o aquecimento. Pra mim fiquei confuso com isso. Por favor me tire essa dúvida.
Boa noite. Excelente seu video. Agora uma dúvida, com relação ao circuito de proteção, ou seja, se eu não tiver o fio terra (sic) chegando até o meu quadro de distribuição. Por que da pergunta, eu moro num prédio antigo, bifásico, e só chega até os nosso quadros de distribuição, duas fases e um neutro. Então, qual será a solução de vez que moro no terceiro andar
Parabéns,video otimo. Tenho uma duvida,moro em apartamento antigo,que não possui aterramento,como procedo para instalar o chuveiro sem o mesmo? Desde já agradeço.
Caro amigo, comprei um chuveiro Lorenzette de 5500 W / 127 V e conforme você demonstrou necessito utilizar cabos de 10 mm2. Entretanto, notei que os cabos (F, N e PE) do chuveiro são de 4 mm2. Será que o chuveiro veio com cabos com bitolas erradas? Parabéns pela aula. abs
Parabens pela atitude de compartilhar conhecimento estou aprendendo muito a lidar com eletricidade.Gostaria de visualizar todos os videos, como posso fazer?
Gostei bastante do video ( como instalar chuveiro elétrico ). Tenho uma pergunta. Por que um chuveiro de 5400w o disjuntor ideal é 32A e não 25A ? Estou com dúvida e quero aprender. Att. Roberto.
Pq os disjuntores são para a proteção dos condutores e não para a proteção dos equipamentos. Neste caso o condutor com mínima secção transversal para esse chuveiro em 220V, seria o de 4mm², cujo disjuntor mais apropriado é o 32A, curva "B".
Olá professor Ronaldo Lima, agradeço a sua atenção e dedicação ao atender minha extensa dúvida, mas ainda possuo algumas incógnitas. No minuto (08:54), que disjuntor devo ter para suportar toda essa carga ligada (quantos ampères?), como faço essa distribuição de fases (R, S, T) sabendo quantos Ampères cada um pode suportar, é usada uma tabela? bom acho que é isso! novamente agradeço a explicação em vídeo, e a dedicação aos inscritos ao canal, Obrigado!
Olá Vinicius, Tudo isto é muito teórico para se explicar à distancia, pq, além dos chuveiros, há outras cargas na edificação, bem como centrais de ar, geladeiras, maquinas de lavar, etc as quais não sabemos a corrente nominal, a fim de dimensionarmos os condutores e as proteções. Mas de um modo genérico, o disjuntor geral trifásico deve suportar o fator de demanda da edificação, de forma equilibrada e de modo que os desequilíbrios não passem de 10% entre uma fase e outra, bem como os condutores de fase e neutro tem de ser compatíveis com este disjuntor. O fator de demanda representa uma porcentagem de quanto das potências previstas serão utilizadas simultaneamente no momento de maior solicitação da instalação. Isto é feito para não superdimensionar os componentes dos circuitos de distribuição, tendo em vista que numa edificação nem todas as lâmpadas e pontos de tomadas são utilizadas ao mesmo tempo. Há tabelas dedicadas para isto , que são normatizadas pela NBR-5410 e que vc poderá conhecer através dos cursos de eletricidade predial ofertados pela rede SENAI em todo o país.
Ronaldo, estou neste canal recentemente, e a princípio lhe parabenizo. Primeira pergunta: na instalação elétrica do chuveiro, pode se cortar o neutro utilizando disjuntor e interruptor bipolar?
Jamais faça isso amigo, primeiro que não há necessidade para interrupção do neutro, se por alguma razão esse interruptor ou disjuntor falhar com o chuveiro em funcionamento e/ou não dispor de um sistema de aterramento eficiente no circuito, vc sofrerá uma descarga elétrica com uma corrente fatal amigo
Professor muito boa essa vídeo aula, bastante esclarecedora o uso do Dr, na instalação do chuveiro, assim pergunto em caso que o chuveiro não tenha blindagem, o uso de um DR geral fica comprometida?
Olá José, Pode ser que sim pode ser que não. O fato é que existe históricos de desarmes aleatórios em função disto. De qualquer forma, recomendamos os blindados.
Bom dia! Prof. o aterramento consiste apenas em colocar uma haste, usada para este fim, no solo, ou há necessidade de medir, e conseguir uma resistência ohmica baixa? Se sim, quantos ohms? Instalei um chuveiro de 23,4 kw/h e a resistencia derreteu a parte plástica da carcaça, tem a ver com o condutor? Muito obrigado!
Boa noite,o seu vídeo foi ótimo,bom gostaria de uma informação,o meu padrão é 220v,mas o meu chuveiro esta ligado em 127v,gostaria de saber se eu trocar a resisdencia e ligar ele no 220v gastaria menos energia
professor, minha casa é bem antiga, portanto sem sistema de aterramento. Há mais de 30 anos deixei de usar o chuveiro eletrico, pois quase morri eletrocutado uma vez. Hoje quero voltar a fazer uso de um. Comprei um modelo Lorenzetti de 220V em que na carcaça esta escrito 7200W, Olhando a fatura de energia, consta como sistema MONOFASICO. Bom, qual fio devo usar na instalação e qual disjuntor? Com relação ao aterramento, basta que eu compre um varão de cobre de bom tamanho e, devidamente enterrado, ligue o fio verde (ou verde-amarelo) a este varão?
Prof. Excelente matéria !!! Parabéns !!! Só uma pergunta: Se o chuveiro não for blindado eu posso colocar o DR e pegar as fases do chuveiro antes do mesmo ?
Olá professor, numa instalação de um chuveiro elétrico de 5400W, tensão de 127V e condutor de 10mm² na fase, o neutro pode ter dimensões monores, no caso 4mm². Outra questão é a seguinte: O fio neutro do chuveiro pode ser interligado no fio neutro da residência caso não haja um barramento no QDC. Obrigado; por favor responda-me, tenho acompanhado seus vídeos e resolvi me escrever(Iniciante).
Gostei muito da apresentação. Cansei de tentar explicar aos "eletricistas amadores" que um chuveiro de 220V (2 fases) não se conecta apenas 2 fios, que na maioria assim fazem. Vou recomendar este vídeo a eles. Mas o que fazer quando no prédio, que é um pouco antigo, não contém o fio-terra? Posso utilizar uma "ligação precária" com o neutro ou tenho que necessariamente fazer uma instalação de aterramento?
O aterramento é obrigatório em instalações elétricas. Na total impossibilidade utilize apenas chuveiros blindados e DRs nos circuitos. Isto deve evitar os acidentes com eletricidade.
Ronaldo, como devo medir a eficiência dos Condutores de Proteção (PE), para enquadrar às exigências da NBR 5410 que é uma resistência de terra abaixo de 10 ohms de forma eficiente sem utilizar o alicate terrômetro "já que o preço deste equipamento dá arrepios".
Tenho um chuveiro grande, aquele lorenzetti Advanced 7500W - 220v ligado atualmente em 110v. Minha conta está muito alta. Ele pode gastar muita energia? Lembrando que tenho que ir fechando a válvula para esquentar e puxar mais.
Bom dia!!..de acordo com suas explicações cheguei ao calculo de fio 10mm e disjuntor 50 A, minha dúvida esta no disjuntor geral, pois o mesmo é de 35 A, que será menor do que o do chuveiro....Algum problema??
Olá! Tenho uma duvida? Qual é a melhor maneira para ligar em uma residência com tensão 220v bifásico, 2 chuveiros sem risco de desligar o disjuntor geral! Lauro
bom dia amigo ! pode me dar uma informaçao? na minha casa não tem aterramento no interior na casa, só no padrão principal ( no poste). ja vi varios chuveiros com o terra ligado ao neutro ! isso funciona mesmo ou devo deixar o terra desligado ! seus videos são ótimos , parabens! obrigado.
Bom dia !Aqui é Ailton,eu gostaria de saber se eu posso interligar o terra do chuveiro c o neutro do qdc,ou eu posso fazer um aterramento independe,usando a hast de aterramento independente?
Boa noite Ronaldo, tenho uma dúvida em relação ao quadro do meu apartamento. Temos três chuveiros aqui em casa. Quando usamos dois ao mesmo tempo, o disjuntor das luzes (que é um só para todos os cômodos) cai, não cai nem o geral nem o do próprio chuveiro. No entanto, quando ligamos um dos chuveiros no máximo em outra ocasião, ele queimou a ponto de ficar completamente torrado por dentro (o pessoal aqui disse que ele ficou vermelho antes de fritar) e o disjuntor continuou de pé, não chegou nem perto de cair. Fui olhar o meu quadro, depois de assistir ao video e reparei que existem, para cada chuveiro, dois disjuntores monofásicos. Para o chuveiro queimado em questão, os disjuntores são de amperagem e curva diferentes (um C40 e outro B32 da schneider), a bitola dos cabos é de 4 mm2, com a presença de um fio terra de 4mm2 também. Isso explica o fato de não ter caido o disjuntor? Pode acarretar problemas futuros? Preciso trocar por um disjuntor bifásico? Outra coisa: o chuveiro queimado era de 4 opções de calor, chegando ao total de 6800w. Estou trocando por um de 5500w, com 3 opções. Isso, somado aos disjuntores monofásicos diferentes, pode ser um problema? Se acontecer novamente, pode fritar a fiação? A ligação é feita direto no fio, sem a presença de um sindal. Pode ser um problema também? Obrigada!
Valew caras, o mais massa é que vcs nos passam as especificações e razões técnicas, tudo certinho, tudo explicado. Me dá uma raiva desses doidos que postam vídeos falando absurdos e induzindo os outros a erros que podem ser fatais. Obrigado por compartilhar esses conhecimentos de forma tão profissional.
Professor Ronaldo Lima para mim vc é o melhor profissional na área de eletricidade que eu conheço. Bravo zulu! Jorge José-eletricista. RJ.
Só agradecer a contribuição que o amigo vem dando aos aos profissionais de elétrica; tenho aprendido muito com com suas aulas por aqui! Tá nota 10 suas aulas! Que Deus lhe abençoe com muita sabedoria no decorrer da sua vida! Lhe desejo muito sucesso em toda as área de sua vida!
Tá de brincadeira dar negativo a um vídeo, didático, inteligente e claro como esse !!
Parabéns pela iniciativa Professor !!
Muito obrigado professor, a gente sabe mas nunca sabe tudo e não me envergonho de perguntar para quem sabe mais....vou continuar pesquisando seu link no RUclips, tenho certeza que formarei em quase um engenheiro de eletrica pelo seu ensinamento. Parabéns....
Aproveito para parabenizá-lo pela qualidade de suas explicações em todos os vídeos que tenho acompanhado. Grato.
Acho facinante o mundo da eletrica...to fazendo um curço pra mim trabalhar na area voce com seus videos estao ajudando muito o meu aprendizado obrigado obrigado por dedicar o seu tempo a isso
Professor Ronaldo, parabens pelas aulas esclaredoras! continui com esse maravilhoso trabalho, que tenho certeza vai contribuir com o aprendizado e o aperfeiçoamento de muitos milhões de profissionais! Meu nome é Ivo V. Lyra, sou profissional da área elétrica, técnico em eletrotécnica a 25 anos, estou na reserva remunerada da Marinha, trabalho atualmente numa empresa de automação industrial, a SKM e já aprendi bastante com seus vídeos. muitissimo obrigado!
Professor foi o melhor vídeo que eu encontrei na internet muito bem explicado eu que estou comesando agora pra mim é muito bom quero aprender muito com suas aulas grande mestre parabéns
Sempre assisto seus vídeos. Obrigado pelo conhecimento que você nos transmite. São de fácil entendimento de e de um bom conhecimento técnico.
Aula muito BOA , obrigado pela sua disposiçao em postar videos dividindo o conhecimento com os colegas e alertando sobre os perigos de uma instalaçao mal feita, valeu um abraço...
cada dia aprendo mais com os videos postados e fico impressionado com a qualidade do conteúdo ,parabéns !
ver suas aulas me deixa seguro sou eletricista tenho muito a aprender profionalmente novo inscrito abraços
Suas dicas são na verdade aulas muito valiosas. Parabéns.
Olá professor, venho acompanhando as suas video-aulas e tenho aprendido bastante com as mesmas.
gostaria de salientar um detalhe: ouve um equívoco nessa aula ao final você se atrapalhou com a seção nominal dos cabos e corrente nominal dos disjuntores quando explicava a instalação monofásica dos chuveiros que seria 127V 50A e 10mm respectivamente, ai você voltou informando a seção e amperagem para 220 quando estava finalizando com a explicação em 127.
mais para quem já possui entendimento no assunto, ficou perfeita a sua explicação.
De todos os vídeos que eu assisti esse foi um dos melhores, gostei
professor foi um chou de de bola esta está aula dos chuveiros! parabéns !
ESSA EXPLICAÇÃO SOBRE CHUVEIROS É EXCELENTE.
Olá professor, primeiramente gostaria de dizer que assiduamente acesso o canal e acompanho as novidades das videoaulas brilhantemente expostas.
Contextualizando: atualmente moro em uma edificação bem antiga, no qual não dispõe de malha de aterramento , provida de rede monofásica de tensão 127 v entre fase e neutro, desse modo minha grande preocupação é o fato de não haver disponibilidade de aterrar o chuveiro do meu apartamento bem como os demais circuitos, sem previsão de uma revisão/reforma do sistema elétrico do prédio( pensei em fazer o aterramento individual somente para meu apartamento mas descobri ser inviável e de grande risco por diversos fatores existentes na edificação) tenho um grande problema principalmente com o chuveiro sem o devido aterramento para segurança de todos que o utilizam, dessa forma decidi por trocar meu chuveiro de resistência aberta por uma blindada bem como a inserção de um DR instalado no QDC . Eis minha dúvida principal, a resistência por ser blindada subitamente elimina o contato direto com a água e por conseguinte o choque elétrico ? e o DR como uma proteção adicional aumenta minha segurança de uma possível descarga elétrica e o desarme do circuito ? E quanto a conexão nos bornes do conector sindal de porcelana do chuveiro , é melhor utilizar terminais ou inserir o fio em contato direto com os bornes ?
Cordialmente conto com seu retorno.
Parabéns professor, suas aulas são bem instrutivas para todos os profissionais da área.
MELHOR explicação do youtube. Parabéns!!!
Sempre vejo explicações de vários profissionais do ramo da elétrica, preocupados em transmitir de maneira clara ( infelizmente nem sempre) e objetiva os fundamentos básicos da eletricidade e o seu comportamento (e os perigos) na vida das pessoas. Há muito eu gostaria de ver uma resenha entre os engenheiros elétricos/eletrônicos e principalmente os professores de eletrotécnica e demais profissionais da área, sobre este tal chuveiro elétrico, que considero um perigo iminente, que existe na maioria das residências. Me refiro principalmente à ligação de um chuveiro, carga resistiva, em rede de 220 V., em determinados lugares (acredito que na maioria dos estados e municípios brasileiros) quando a tensão disponível por fase seria de 127 V. Não tenho nada contra um chuveiro elétrico ligado na tensão 220 V. (fase/neutro). Mas sabe-se que só se consegue tensão de 220 V., usando duas fazes de 127 v. Aí o chuveiro passa a ser um componente bifásico (???) o que eu acredito ser uma condição de alto risco para quem o usa. Gostaria muito de ver os doutos na matéria, discutindo esta condição de uso do chuveiro que acredito ser bem comum na maioria das residências.
amigo na explicação você cita um disjuntor de 50 AP para um chuveiro de 5.400 w numa rede 110, lhe pergunto como ficaria se a entrada padrão em 110 o disjuntor é de 40AP?
Boa pergunta
meu amigo gostei muito de sua explicação,meus parabéns foi uma ótima aula sobre chuveiro me tirou muitas dúvida,um abraço
Eu só não entendo entre uma explicação tão profissional como esta, muito excelente, porém não falou uma coisa,qual é o tamanho da haste do aterramento pro chuveiro elétrico, aguardo sua resposta,mesmo assim te dou nota 10 parabéns que Deus te abençoe sempre.
Muita ligação errada aqui em casa. Excelente explicação. Obrigado!!!
Obrigado, prof. Ronaldo Lima, pela iniciativa de postar vídeos ensinando como proceder em instalações elétricas. Tenho uma dúvida sobre a instalação correta de chuveiro elétrico blindado. Tenho interesse de adquirir um modelo da Lorenzetti, o mesmo diz ter uma potência de 7400w e pede um cabo de alimentação com pitola de 6mm. O meu apartamento é bem antigo e possui um cabo rígido de 2,5mm. O senhor "condena" a instalação desse modelo de chuveiro na rede da minha residência? Outra questão, os dois chuveiros do meu apartamento não tem aterramento e percebi que o fio terra dos chuveiros foram ligados no fio neutro da rede, tudo errado.
Grande Professor Ronaldo Lima. Parabéns! Você é muito bom, elucidativo e muito bem explicativo. OK?
simplesmente ótimo, parabéns, é exatamente o que estava procurando.Sucesso e realização nos seus trabalhos
professor Ronaldo, sou eletricista recém formado e aqui na minha região a tensão é 220v monofásica e de acordo com formula 5400w : 220v = 24.5a considerando a tabela o condutor será 4.00mm e disjuntor 25a está correto. outra coisa um DR de 40a seria ideal pra o circuito geral de uma residência sem que ele desarme sem necessidade.
Aos pedricistas de plantão...por favor, ganhem seu pão de cada dia, mas não queiram fazer gambiarras nas casas das pessoas !! Eletricidade pode ser fatal !! Sempre, mas sempre, deve-se obedecer, dimensionamento, balanceamento, cores, enfim, a norma, a bíblia da eletricidade, foi feita para ser cumprida !!
Mais uma vez e reiterando com louvor, Professor parabéns pelo vídeo, totalmente didático, esclarecedor e se vc não entendeu muito o que foi ministrado, favor contratar um profissional da área, pois a integridade de sua família pode estar em risco !! 1A apenas, pode ser fatal, imagina um circuito, que passam 30, ou mais A ?!
Prof. Ronaldo, Boa tarde!!
Parabéns pelos excelentes vídeos divulgados, principalmente aqueles de estudo de caso...
Eu sou projetista e atualmente atuo como eletricista.
Ando encontrando coisas horríveis, principalmente na entrada de energia (by-pass nos disjuntores de entrada, fios parcialmente rompidos por não estarem estanhados (soldados)nos disjuntores, limitando a passagem de corrente, entre outros...
Tenho uma dúvida, e gostaria de que me orientasse, caso fosse possível.
Existe uma edificação onde a sua entrada de energia fica muito distante, portanto, pensei em corrigir a falta de aterramento no chuveiro, utilizando o sistema TN-C-S, ou seja, o neutro é aterrado na entrada de energia (TN), ele vai ao QDFL da edificação como "PEN", ou seja, um único condutor, e lá no QDFL eu faço a divisão do terra e neutro em barramentos distintos. (por favor me corrija, se eu estiver equivocado até aqui..)
Este esquema de aterramento é indicado para este tipo de situação ou deveria optar pelo esquema TT(O qual deveria instalar mais uma haste para aterrar as massas dentro da edificação)?. Quando posso saber qual é o mais adequado a utilizar? Depende do que? Hoje nesta edificação, nada é aterrado, somente o neutro na entrada de enregia...
Muito Obrigado e por favor, continue compartilhando seus conhecimentos conosco, pois devido a sua "didática", a explicação é extremamente clara e objetiva.
Att.,
vb instalações..
MUITO OBRIGADO PELO VÍDEO , FOI ÚTIL PARA REFORÇAR MINHA IDEIA SOBRE O ASSUNTO , EMBORA EU NÃO EXERÇA A PROFISSÃO DE ELÉTRICA .
Boa tarde seus videos sempre esclarecedores e de linguagem fácil. Eu queria se possivel vc editar um video de como dimensionar o disjuntor geral e do QD. Desde já agradeço
Cara parabéns pelo video, gostaria de saber o seguinte pois instalei uma "ducha" tenho duas situações curiosas, instalei ja ums 3 chuveiros fiz a as ligações sem o aterramento apenas ligando neutro e fase 220V, ate o dias de hoje nunca houve caso de choque. Só que recentemente instalei uma ducha com as mesma ligações dos chuveiros anteriores, e curioso e que quando o interruptor esta na posição "desligado" o mesmo esquenta no modo" morno" e "quente", ja no modo "inverno", que é super quente, só esquenta quando o interruptor esta no modo "ligado". OBS: o interruptor e de 20A fios de ligação são de 6mm. E quando o interruptor esta no modo "ligado" as funções "morno" e "quente" não funcionam o fica dando choque.
Resumindo: Interruptor ligado= função "inverno" funciona e função "morno" e "quente" não, e da choque!
Interruptor desligado= função " inverno" não funciona e "morno" e "quente" sim, e não da choque!
O que faço?
Parabéns pelo trabalho, ótimas dicas e com bases técnica, show de bola amigo parabéns.
excelente aula,das melhores e completas que vi...parabens e continue por favor
para bens profesor pela excelente aula de como instalar chuveros elétricos
Parabéns, ótima aula e didática. Grato.
Caro professor! tenho agregado conhecimento, com as aulas que sempre assisto neste canal, e faço alguns trabalhos de elétrica, e, tenho usado no chuveiro, com tensão 220 mono, corrente 24,5: disjuntor din de 25 a cur b, e fio de 4mm, não tenho tido problemas. Qual a sua opinião?. desde muito OBRIGADO. Cinto muito orgulho de poder absorver, o conteúdo, consistente, e, cofiável deste canal. Ass. JOSÉ EVERALDO DA S ARAÚJO.
Excelente aula sobre instalações de chuveiros elétricos bemkistoeletrica S.TEODOSIO CAMPINAS SP
Grande Professor Ronaldo, gostaria de fazer-lhe uma pergunta: Na instalação de uma tomada junto com um interruptor, por que não usar o fio fase para os dois? Desde já agradeço .Grande abraço
Parabéns! Sua aula e demais.
Gostaria de saber se eu medir o terra com a fase ou com o neutro, vou obter alguma medida de tensão (sistema trifásico)?
Moro em um prédio e quando alguém faz uma ligação errada no chuveiro ou quando o cabo da fase entra em curto com neutro, todo o mundo de outros apatamentos, tomam choque ao ligar o chuveiro. Este é o motivo da pergunta.
professor Parabéns pelo vídeo , sem dúvida é o melhor é mais esclarecedor.
boa noite!teria como produzir um video fazendo uma comparaçao dos chuveiros normais com os eletronicos quais as vantagens e desvantagens de cada um?obrigado
Muito bom,com essa aula já da pra fazer qualquer instalação,obrigado
então 220v gasta menos energia ?
Vídeo excelente, gostei!
Eu sou projetista civil, faço projetos arquitetônico, hidrosanitário, estrutural e combate a incêndio...só não o elétrico. Agora estou querendo aprender, tenho um pouco de noção, mais gostaria mesmo de receber se possível no meu e-mail video aulas ensinando passo a passo como fazer projeto elétrico residencial. Eu faço meus projetos no programa Auto Cad
Ótimos vídeos, muito bem detalhado e ajuda muito no dia a dia das pessoas.
Muito top o vídeo professor parabéns agora a dúvida e o seguinte um chuveiro de 5400 w a 127 v pede um condutor de 10A vejo em algumas residências que nem o cabo de distribuição e esse calibre as pessoas colocado fios bem menor já vi caso de até 4 mm2
Muito boa explicação, excelente video. Parabéns pelo canal.
Professor, em relação a minha pergunta anterior sobre o disjuntor depois do DR. Pesquisando descobri que são 3 tipos: Interruptor Dr, Disjuntor Dr e Módulo Dr. Poderia da uma breve esplanada sobre os 3? E qual deles dispensa o uso do disjuntor logo após ele, podendo assim o fio seguir direto para o chuveiro?
Desde de já agradeço a atenção.
MUITO BOM MUITO TÉCNICO MUITO PROFISSIONAL .
Prof.
Boa Tarde !!!
As regras de proteção elétrica dizem que para circuitos de até 16mm² o fio terra tem que ter a mesma bitola.
Não é isso que vemos nos chuveiros. Essa regra não é válida para os fabricantes ou a ignoram por medida de
contenção de gastos ?
Pela pronta atenção,
Muito Obrigado !!!
Tenhamos uma Excelente Semana !!!
PARABÉNS , VIDEO AULA..MUITO TÉCNICO.NORMAS DESEGURANÇA
ganhou mais um inscrito simplesmente pela forma de explicar chapa, parabéns pelo trabalho
Até que em fim achei um vídeo sério, bem explicado, com fóco no assunto.
Assunto sério explicação séria, sem brincadeiras e piadinhas.
Like e inscrição e compartilhamento.
Valeu professor
O vídeo parece bem técnico e exato ,porém os termos utilizados, as tabelas são muita informação para um leigo que busca apenas saber onde liga cada fio. Assisti o vídeo até o final e não entendi como instalar meu chuveiro, Estas condições de instalação não é viável a todos ,até porque demandaria uma verba alta pois casas antigas possuem instalações bem divergentes das citadas no vídeo.
Apenas 30% das edificações brasileiras têm cores padronizadas para condutores elétricos, ou seja, o verde nem sempre é o terra e o azul nem sempre é o neutro. E, numa dessas, de ligar o verde no verde, o infeliz pode tá colocando uma fase no aterramento do chuveiro, procedimento que pode ser fatal.
Boa noite, muito boa a aula, tenho uma dúvida, se a agua é bom condutor porque nao se leva choque depois de queimar a resistencia, mesmo com o fio terra desconectado
Parabéns pela explição melhor ainda com desenho faz com que entendemos melhor.
Ola professor obrigado pelas dicas,
estou construindo minha casa e gostaria de saber,
para o chuveiro e torneira eletrica é melhor usar fios rígidos ou pode ser flexível?
Olá profesor td bem? assisto muito os seus videos são muitos esclarecedores, eu tenho uma pequena dúvida em relação aos drs, o Sr. falou que pra um chuveiro blindado seria bom instalar um dr para ele certo? tá a minha dúvida é o seguinte, quero instalar um dr para a minha instalação elétrica, nesse caso eu teria que instalar dois drs? um para a fiação em geral e outro só para o chuveiro? se sim, como seria feito essa instalação?
Desde já agradeço a sua atenção e que Deus abençoe o Sr. e toda sua familia!
Professor parabéns por mais essa maravilhosa video aula.
Faz um vídeo explicando como colocar 1 cistema de seguranca em um aquecer de hidromassagem ???? E parabéns pelo vídeo TOP
gostei da aula muito proveitoso no mundo da elétrica.
Muito boa a explicação. Parabéns.
Professor tua aula é dez.
olá professor; fiz uma emenda dentro da caixa 4x2 torci bem e coloquei aqueles conctores de plastico conicos com uma mola dentro; apertei bastante e nao teve problemas ate hoje; voce recomenda esse tipo de isolante para emendas?obrigado
Boa tarde! Ronaldo sou inscrito no seu canal e venho acompanhado os seus videos que são verdadeiras aulas. Gostaria de uma dica sua, o meu chuveiro e de 220v com 7.500W as vezes ele desliga o disjuntor outras vezes vc toma o banho e ele não desarma, mais tem dias que mesmo com o chuveiro desligado o disjuntor esta desarmando o que poderia ser? Grato Marcio.
Professor o mais correto nao e o aterramento TT que tem haste de aterramento distintas...
Enquanto o tn-s usa mesma haste do neutro apenas com fios distintos....Isso e uma duvida espero sua resposta
adoro seus videos muito esclarecedor!!
Bom dia... gostaria de uma dica sua:
estou construindo um sistema elétrico em minha casa do ZERO, padrão bifásico. Vou ter 2 chuveiros de 7500w/220v ... Cada um deles será ligado indvidualmente com fio de 6,0mm. Minha duvida é:
1- Qual dijuntor usar em cada chuveiro?
2- Se os 2 chuveiros estiverem ligados simultaneamente o fio que vem da rede elétrica para a caixa de distribuição deve ser de qual expessura? (alem dos chuveiros futuramente pretendo instalar 2 Ar condicionado de 9.000btu)
Obrigado pela ajuda e parabens pelo video
bom dia amigo vc mandou colocar um conector de porcelana ,mais no caso se eu for tomar uma banho frio que não utilize o chuveiro posso colocar um disjuntor so para ligar e desligar o chuveiro dentro do banheiro ,teria que ser um disjuntor com a mesma potência do disjuntor do quadro que fica fora .tipo na fiação do chuveiro passava por uma caixa com disjuntor,depois a fiação entrava no sindal de porcelana e continuava com a ligação normal. meu chuveiro é de 5500w minha tensão é de 127 disjuntor seria de 50A-B ,O DISJUNTOR QUE COLOCARIA DENTRO DO BANHEIRO SERIA TAMBÉM DE 50A.
Ótima explicação, obrigado por multiplicar a informação.
parabens otima explicação eu gostaria de saber na sua opiniao qual seria o melhor chuveiro o melhor qual modelo e qual a marca
Professor, sou eletricista e quero agradecê-lo pela ilustração e explicação dada sobre a resistência do chuveiro. Mas gostaria que me esclarecesse uma dúvida que tive depois de ver seu video. Aprendi que quanto maior a resistência, maior aquecimento e consequentemente maior o consumo; e quanto menor a resistência, menor aquecimento e seria o menor consumo. No video mostrou que quando se usa a posição Inverno, usa-se (a menor) parte da resistência aumentando a potência e aumentando aquecimento do chuveiro. E ao usar a posição Verão, usa-se (a maior) parte da resistência ou seja inteira, diminui a potência e diminui o aquecimento. Pra mim fiquei confuso com isso. Por favor me tire essa dúvida.
Boa noite. Excelente seu video. Agora uma dúvida, com relação ao circuito de proteção, ou seja, se eu não tiver o fio terra (sic) chegando até o meu quadro de distribuição. Por que da pergunta, eu moro num prédio antigo, bifásico, e só chega até os nosso quadros de distribuição, duas fases e um neutro. Então, qual será a solução de vez que moro no terceiro andar
Parabéns,video otimo. Tenho uma duvida,moro em apartamento antigo,que não possui aterramento,como procedo para instalar o chuveiro sem o mesmo? Desde já agradeço.
Caro amigo, comprei um chuveiro Lorenzette de 5500 W / 127 V e conforme você demonstrou necessito utilizar cabos de 10 mm2. Entretanto, notei que os cabos (F, N e PE) do chuveiro são de 4 mm2. Será que o chuveiro veio com cabos com bitolas erradas? Parabéns pela aula. abs
Parabens pela atitude de compartilhar conhecimento estou aprendendo muito a lidar com eletricidade.Gostaria de visualizar todos os videos, como posso fazer?
Gostei bastante do video ( como instalar chuveiro elétrico ). Tenho uma pergunta. Por que um chuveiro de 5400w o disjuntor ideal é 32A e não 25A ? Estou com dúvida e quero aprender.
Att. Roberto.
Pq os disjuntores são para a proteção dos condutores e não para a proteção dos equipamentos. Neste caso o condutor com mínima secção transversal para esse chuveiro em 220V, seria o de 4mm², cujo disjuntor mais apropriado é o 32A, curva "B".
Olá professor Ronaldo Lima, agradeço a sua atenção e dedicação ao atender minha extensa dúvida, mas ainda possuo algumas incógnitas. No minuto (08:54), que disjuntor devo ter para suportar toda essa carga ligada (quantos ampères?), como faço essa distribuição de fases (R, S, T) sabendo quantos Ampères cada um pode suportar, é usada uma tabela? bom acho que é isso! novamente agradeço a explicação em vídeo, e a dedicação aos inscritos ao canal, Obrigado!
Olá Vinicius,
Tudo isto é muito teórico para se explicar à distancia, pq, além dos chuveiros, há outras cargas na edificação, bem como centrais de ar, geladeiras, maquinas de lavar, etc as quais não sabemos a corrente nominal, a fim de dimensionarmos os condutores e as proteções. Mas de um modo genérico, o disjuntor geral trifásico deve suportar o fator de demanda da edificação, de forma equilibrada e de modo que os desequilíbrios não passem de 10% entre uma fase e outra, bem como os condutores de fase e neutro tem de ser compatíveis com este disjuntor. O fator de demanda representa uma porcentagem de quanto das potências previstas serão utilizadas simultaneamente no momento de maior solicitação da instalação. Isto é feito para não superdimensionar os componentes dos circuitos de distribuição, tendo em vista que numa edificação nem todas as lâmpadas e pontos de tomadas são utilizadas ao mesmo tempo. Há tabelas dedicadas para isto , que são normatizadas pela NBR-5410 e que vc poderá conhecer através dos cursos de eletricidade predial ofertados pela rede SENAI em todo o país.
Ronaldo, estou neste canal recentemente, e a princípio lhe parabenizo. Primeira pergunta: na instalação elétrica do chuveiro, pode se cortar o neutro utilizando disjuntor e interruptor bipolar?
Jamais faça isso amigo, primeiro que não há necessidade para interrupção do neutro, se por alguma razão esse interruptor ou disjuntor falhar com o chuveiro em funcionamento e/ou não dispor de um sistema de aterramento eficiente no circuito, vc sofrerá uma descarga elétrica com uma corrente fatal amigo
Professor muito boa essa vídeo aula, bastante esclarecedora o uso do Dr, na instalação do chuveiro, assim pergunto em caso que o chuveiro não tenha blindagem, o uso de um DR geral fica comprometida?
Olá José,
Pode ser que sim pode ser que não. O fato é que existe históricos de desarmes aleatórios em função disto. De qualquer forma, recomendamos os blindados.
ok professor obrigado pelo esclarecimento. sem dúvida o seu canal é muito informativo, continuei assim , parabéns.
Bom dia! Prof. o aterramento consiste apenas em colocar uma haste, usada para este fim, no solo, ou há necessidade de medir, e conseguir uma resistência ohmica baixa? Se sim, quantos ohms? Instalei um chuveiro de 23,4 kw/h e a resistencia derreteu a parte plástica da carcaça, tem a ver com o condutor? Muito obrigado!
EXCELENTE VÍDEO! VOU COMPARTILHAR ISTO COM MEUS AMIGOS! OK?
Gostei da explicação. Gostaria de saber como funciona o chuveiro eletrônico. obrigado
Boa noite,o seu vídeo foi ótimo,bom gostaria de uma informação,o meu padrão é 220v,mas o meu chuveiro esta ligado em 127v,gostaria de saber se eu trocar a resisdencia e ligar ele no 220v gastaria menos energia
professor, minha casa é bem antiga, portanto sem sistema de aterramento. Há mais de 30 anos deixei de usar o chuveiro eletrico, pois quase morri eletrocutado uma vez. Hoje quero voltar a fazer uso de um. Comprei um modelo Lorenzetti de 220V em que na carcaça esta escrito 7200W, Olhando a fatura de energia, consta como sistema MONOFASICO. Bom, qual fio devo usar na instalação e qual disjuntor? Com relação ao aterramento, basta que eu compre um varão de cobre de bom tamanho e, devidamente enterrado, ligue o fio verde (ou verde-amarelo) a este varão?
Prof.
Excelente matéria !!!
Parabéns !!!
Só uma pergunta:
Se o chuveiro não for blindado eu posso colocar o DR e pegar as fases do chuveiro antes do mesmo ?
Olá professor, numa instalação de um chuveiro elétrico de 5400W, tensão de 127V e condutor de 10mm² na fase, o neutro pode ter dimensões monores, no caso 4mm². Outra questão é a seguinte: O fio neutro do chuveiro pode ser interligado no fio neutro da residência caso não haja um barramento no QDC.
Obrigado; por favor responda-me, tenho acompanhado seus vídeos e resolvi me escrever(Iniciante).
Gostei muito da apresentação. Cansei de tentar explicar aos "eletricistas amadores" que um chuveiro de 220V (2 fases) não se conecta apenas 2 fios, que na maioria assim fazem. Vou recomendar este vídeo a eles. Mas o que fazer quando no prédio, que é um pouco antigo, não contém o fio-terra? Posso utilizar uma "ligação precária" com o neutro ou tenho que necessariamente fazer uma instalação de aterramento?
O aterramento é obrigatório em instalações elétricas. Na total impossibilidade utilize apenas chuveiros blindados e DRs nos circuitos. Isto deve evitar os acidentes com eletricidade.
Excelente explicação Parabéns! Like
Ronaldo, como devo medir a eficiência dos Condutores de Proteção (PE), para enquadrar às exigências da NBR 5410 que é uma resistência de terra abaixo de 10 ohms de forma eficiente sem utilizar o alicate terrômetro "já que o preço deste equipamento dá arrepios".
Tenho um chuveiro grande, aquele lorenzetti Advanced 7500W - 220v ligado atualmente em 110v.
Minha conta está muito alta. Ele pode gastar muita energia? Lembrando que tenho que ir fechando a válvula para esquentar e puxar mais.
Bom dia!!..de acordo com suas explicações cheguei ao calculo de fio 10mm e disjuntor 50 A, minha dúvida esta no disjuntor geral, pois o mesmo é de 35 A, que será menor do que o do chuveiro....Algum problema??
Olá!
Tenho uma duvida? Qual é a melhor maneira para ligar em uma residência com tensão 220v bifásico, 2 chuveiros sem risco de desligar o disjuntor geral!
Lauro
Ótima aula. Uma dúvida.... e quando não existir aterramento em uma instalação, como fazer?
bom dia amigo ! pode me dar uma informaçao?
na minha casa não tem aterramento no interior na casa,
só no padrão principal ( no poste). ja vi varios chuveiros com o terra ligado ao neutro ! isso funciona mesmo ou devo deixar o terra desligado ! seus videos são ótimos , parabens! obrigado.
jamais faça isso se por algum problema vier romper o neutro,a fase retorna pelo mesmo e o cara legal que estiver tomando banho um abraço.
Parabéns, muito bom !!!
Bom dia !Aqui é Ailton,eu gostaria de saber se eu posso interligar o terra do chuveiro c o neutro do qdc,ou eu posso fazer um aterramento independe,usando a hast de aterramento independente?
Boa noite Ronaldo, tenho uma dúvida em relação ao quadro do meu apartamento.
Temos três chuveiros aqui em casa. Quando usamos dois ao mesmo tempo, o disjuntor das luzes (que é um só para todos os cômodos) cai, não cai nem o geral nem o do próprio chuveiro. No entanto, quando ligamos um dos chuveiros no máximo em outra ocasião, ele queimou a ponto de ficar completamente torrado por dentro (o pessoal aqui disse que ele ficou vermelho antes de fritar) e o disjuntor continuou de pé, não chegou nem perto de cair. Fui olhar o meu quadro, depois de assistir ao video e reparei que existem, para cada chuveiro, dois disjuntores monofásicos. Para o chuveiro queimado em questão, os disjuntores são de amperagem e curva diferentes (um C40 e outro B32 da schneider), a bitola dos cabos é de 4 mm2, com a presença de um fio terra de 4mm2 também. Isso explica o fato de não ter caido o disjuntor? Pode acarretar problemas futuros? Preciso trocar por um disjuntor bifásico?
Outra coisa: o chuveiro queimado era de 4 opções de calor, chegando ao total de 6800w. Estou trocando por um de 5500w, com 3 opções. Isso, somado aos disjuntores monofásicos diferentes, pode ser um problema? Se acontecer novamente, pode fritar a fiação?
A ligação é feita direto no fio, sem a presença de um sindal. Pode ser um problema também?
Obrigada!
muito bom como sempre muito bem explicado parabens.