Que Brasil teriamos hoje se o golpe Republicano não tivesse acontecido? Certamente estaríamos entre as principais monarquias parlamentarista atuais e quem sabe ja teriamos até um prêmio nobel. D. Pedro II terá sempre o meu eterno respeito e devoção.
Eu sou republicana, mas defendo um ensino de qualidade nas nossas escolas para que o povo conheça a história do nosso Brasil. Isso é nosso direito, nossa memória e precisamos preservá-la. Dom Pedro II foi um homem a frente de seu tempo e que fez muito pelo Brasil e, independentemente de preferências políticas, precisamos saber o que ele representa para nós. Como eu disse, sou republicana, de fato, acredito que é o melhor sistema para nós. No entanto, acho que muito do que acontece hoje de errado na República é um reflexo dessa falta de educação que nós tivemos e dessa ânsia de apagar figuras históricas que representassem um outro modelo de Brasil que não era o desejado pelos grupos do Poder. Para que o nosso país cresça politicamente, nós precisamos fazer esse resgate cultural para desenvolver uma postura crítica e consciente.
Pedro II foi o nosso melhor chefe de Estado até os dias atuais. Os políticos do passado, da atualidade e do futuro deveriam se espelhar neste homem íntegro, competente e honesto!
Estou lendo o seu livro sobre Dom Pedro l e estou amando, muito bem escrito e muito bonito, parabéns pelo capricho. Estou ansiosa pelo do Dom Pedro ll, tem vários títulos que vc recomendou sobre ele, mas vou esperar o seu, um abraço Paulo.
Que personagem fascinante era D.Pedro II, hein? Um homem a frente do seu tempo e que graças ao resgate de nossa história promovido por pessoas como o Professor Paulo, agora podemos ter um vislumbre de quem realmente foi.
Que pena que não apareceu outro igual nos tempos atuais...investir seu próprio dinheiro em vez de dinheiro público é algo q hj passa longe da mentalidade dos políticos!
Estou aqui, no ano de 2020, vendo seus vídeos durante essa maldita pandemia e aos 34 anos estou redescobrindo o amor pela história que já tinha na época da escola. Meu Deus! Como seria diferente a educação desse País se houvessem professores como vc naquela época!!! Vc é excepcional!!!
Dom Pedro II tinha uma visão impressionante. Quanto mais vejo seus vídeos mais gosto dele. Obrigada, Paulo. Sempre gostei de história e você traz contextos e conhecimentos importantes.
Espero que um dia o senhor Paulo Rezzutti venha a minha cidade fazer palestra pela a universidade falar sobre essas historias que tanto me fascinam e estudo sobre elas...☺
Sensacional. D. Pedro Il era um homem muito inteligente, avançado para o seu tempo. E sempre procurando o melhor para o Brasil. Uma pena que a República sempre procurou ridicularizar a imagem e a verdadeira história dos nossos imperadores. Parabéns Paulo Rezzutti por compartilhar conosco a verdadeira história. Tenho certeza que se eu livro vai ser mais um sucesso. Abraços.
Dom Pedro II foi um grande brasileiro,grande exemplo pra mim,parabéns pelo trabalho Paulo Rezzutti,já li dois livros seus e com certeza comprarei o livro do Dom Pedro II.
Que surpresa boa! O vídeo novo veio no domingo!!! Quanto mais eu ouço vc falar sobre d. Pedro II, mais eu admiro o nosso imperador. Estou muito ansiosa esperando o seu livro. Com todo o conhecimento que vc tem, o seu será o melhor livro sobre d. Pedro II, tenho certeza! E depois do d. Pedro II, vc já tem ideia sobre quem vc vai escrever? Curiosa eu, né? rsrs Bjo! Boa semana!
Eu vi tambem numa reportagem sobre um terrremoto que refletiu em minas gerais na record, que o Dom Pedro II fora o primeiro sismologo do brasil, por que fez o primeiro registro de tremor de terra.
O vídeo trouxe uns dos aspectos que mais me interessam na biografia de D. Pedro II. Muito elucidativo! (E a observação sobre a característica italiana de falar com as mãos... é impagável!! 😂) Gostaria de saber mais detalhes sobre as viagens de nosso Imperador e a interação dele com os intelectuais e cientistas. Aguardo ansioso o seu novo livro! Grato pelo vídeo!!!👏👏👏 Abraço!
A cada vídeo uma agradável surpresa. Estou fazendo uma maratona em seu canal e é muito gratificante saber dos pormenores de nossa história. Muito obrigado Paulo.
Comprei o seu livro sobre Dom Pedro II e vi que vc aborda detalhes que pra muitos são desconhecidos como o apoio da Marinha até os últimos momentos do Império, além da artimanha do Major Solon Ribeiro...Estou no inicio da leitura e estou muito feliz pela sua rica obra detalhada!
Muito bom vídeo, como sempre. Ótima pessoa D. Pedro ll, pelo menos é o que nos conta varios livros e cartas, mas estou muito ansioso para ler o seu sobre o magnânimo Paulo!! muito mesmo.
Paulo, tenho seus livros e adorei lê-los! Estou feliz em saber que breve será lançado o de D. Pedro II. Mas gostaria de saber se você tem planos de escrever sobre a Princesa Isabel. Eu acho que ela ainda não teve sua história retratada de maneira merecida. O que me diz sobre isso? Abraços.
Eu acho a personalidade do Dom Pedro II incrível e também compreendo essa sua sede de conhecimento. É tão bom saber e aprender coisas novas. Afinal, o mundo do conhecimento está sempre em movimento e em desenvolvimento. Obrigada Paulo pelo maravilhoso vídeo.
@@PauloRezzuttiEscritor Obrigada...Irei comprar seu livro..E no dia que tiver um evento em São Paulo, faço questão de levar p vc autografar..Vc não sabe o quanto estou aprendendo, pesquisando sobre a nossa monarquia..E quando vc erra, é bom, pois seus seguidores saem atrás de pesquisas.. Obrigada pela atenção e pelo belíssimo trabalho..
Excelentes destaques, Rezzutti! Como sempre obrigatório cada vídeo! Atrevo-me a por um destaque na relação do compositor Richard Wagner e o nosso Magnânimo. Válido recordar que o compositor Bávaro dedicou nada menos que a ópera Tristão e Isolda ao nosso Imperador. Embora, como sempre modesto, se recusava qualquer tipo de homenagem ou tietagem a sua majestosa pessoa.
Eu tenho muita admiração por essa paixão do D. Pedro II pelo conhecimento, estudos e tecnologia. Fiquei imaginando como seria a reação do D. Pedro II ao ver a tecnologia atual. Percebi que o D. Pedro II tinha uma boa influência, já que fez um vir ao Brasil dar o parecer sobre um cabo submarino e fazer outro compor um hino mesmo estando sem tempo. 8:38 Sei bem o que é isso. Sou descendente de italianos. 😅😅 #RezzuttiResponde Paulo, gostaria de saber: Se as irmãs do D. Pedro II também tinham acesso às novidades vindas da Europa em sua educação? Se o D. Pedro II mantinha contato com alguns desses sábios durante o exílio na Europa? Se é possível encontrar algum livro (físico ou em PDF) traduzido pelo D. Pedro II?
Olá prof. Paulo, ao conhecer toda esta magnfica história do nosso monarca, eu fico me perguntando qual o seu sentimento em saber que já tivemos um chefe de estado como Pedro II , o que foi feito com ele e sua familia e o que temos hoje; Sentes frustração? Revolta? Angustia? Ou estou totalmente equivocado? É que o conhecimento liberta o homem, mas ao mesmo tempo sinto que felizes são os ignorantes por não saberem mais do que devem. Um abração, e parabéns por ser tão equilibrado e neutro em suas análises.
Muito grata pelo vídeo, Paulo. Muito lindo poder saber sobre a vida DPedroII e que bom que tivemos em nosso país com valores e princípios desta natureza.
Um dos seus melhores vídeos ! Vc pegou bem a veia do velho monarca e fez um informativo brilhante e rico ! Anseio pelo livro que vem por aí, tomara que livro tenha a mesma vivacidade contagiante do seu discurso. Eu percebi em vários livros que PII era mais curioso que sábio, e ele claramente usava a erudição, que de fato não tinha, como se fossem as joias da coroa, marketing pessoal/imperial talvez traduza melhor meu ponto de vista. A foto dele e da imperatriz no meio de um mato cheio de orquídeas nativas e sem flor, montado num estúdio, testemunha bem o marketing que descrevo, pois certamente um botânico dirigiu a foto. A insistente associação doentia dele com vários tipos de erudição era um tanto curiosidade e um tanto marketing. As poesias dele doem no ouvido, era emocionalmente imaturo, e gostava mesmo era de viajar, de sábio científico tinha pouco, era matreiro e desconfiado como poucos. A melhor e mais sincero escrito dele é a frase que ele escreveu para seu cunhado rei de Portugal: " tenho vivido com os recursos que encontro em mim mesmo". Diz tudo sobre o nosso querido imperador.
Em 11:50 fala-se sobre o hino da Independência norte americana. Existe um nome ou versão escrita desta obra musical será? Os americanos em geral preservam muito estes momentos. Talvez possa existir algo gravado por alguma orquestra até recentemente.
No Arquivo Histórico do Museu Imperial existe a partitura do Carlos Gomes. Nunca ouvi ou assisti uma reprodução dela. Também Richard Wagner compôs um hino triunfal para o Centenário da Independência, mas esse foi tocado na abertuta da Exposição da Filadélfia.
Paulo, você esqueceu de Claude Henri Gorceix, que era o 2o. em comando de Pasteur e foi indicado por ele para fundar a Escola de Minas de Ouro Preto, a minha alma mater. Sobre o assunto, o excelente (e curtinho) "A Escola de Minas de Ouro Preto o o peso da glória", de José Murilo de Carvalho. Tem no Kindle.
Meus parabéns mestre ❤️ mais uma vez um ótimo vídeo baseado em fatos , como sempre você nunca foi tendencioso . Pois sigo vários historiadores que são verdadeiros marxistas tendenciosos ! Apesar de reconhecer que conhecimento histórico eles tem Quero deixar registrado aqui que você é um cara muito simpático e carismático . ( eu e minha esposa aguardamos ansiosos por novos vídeos ) 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Minha professora ensinou que sobre o ensino de LIBRAS, D. Pedro II não estava interessado no ensino para surdos e que foi esse francês, Hernest Huet que solicitou um prédio para a instalação da escola. Eu achei estranho, afinal D. Pedro II era uma figura que amava seu país e principalmente o conhecimento. Triste saber que uma professora transmite uma informação, onde ela insinua que o imperador fosse indiferente ao assunto. Outra coisa: os professores dizem que não existe uma identidade brasileira na pintura e nas artes em todo século 19, porém, estou "pesquisando aqui e ali" informações sobre algo que ele disse sobre "uma busca de utilizar pintores para enaltecer nossa nacionalidade"... Complicado buscar conhecimento e sabedoria quando aqueles que deviam ser plurais/isentos ao transmitir uma informação, preferem distorcer ( ou mentir) sobre a realidade e fatos que seriam importantes para enriquecer nossa história, nosso povo e nosso país.
Da uma tristeza , um governante tao brilhante no século passado, com tao pouco recursos comparando com os dias atuais, q. verdadeiramente amava o Brasil, chegarmos hoje e assistir , o mal da da República sobreviver através do golpe, péssimos governantes que assolam o país,
Fantastico o investimento em educação publica no tempo do Imperio, seguindo o exemplo de Estados Unidos, Alemanha, e até Argentina. Fantastico também o estimulo à industria, protegendo da invasão dos importados europeus, seguindo o exemplo dos EUA. Se não fosse por ele teriamos permanecido um pais subdesenlvolvido até hoje. Desculpem, mas não resisti à tentação de um pouco de ironia e reflexão histórica
Priscila Mariana Peres Da Costa Ooi, não sou o Paulo mas acho que consigo responder essas duas perguntas hahaha especialmente a segunda. Bom, a biografia do Dom Pedro II está prevista para o primeiro semestre do ano que vem (2019); possivelmente para o primeiro trimestre. Em relação a Maria Antonieta, de todos os livros que já li sobre ela - e foram muitos, porque ela é uma das minhas personagens históricas favoritas - o que eu sempre recomendo é o “Maria Antonieta”, pela historiadora Antonia Fraser. Ele é grandinho - tem pouco mais de 500 páginas -, mas é extremamente completo, sem ser chato. A Fraser é uma autora excepcional. Há também a biografia da rainha escrita pelo Stefan Zweig, mas eu particularmente não sou muito fã desse. Além disso, o filme Maria Antonieta, pela Coppola, foi baseado no livro da Antonia Fraser!!
Quanto ao neto do D. Pedro II - D. Pedro Augusto -, ele foi internado porque estava realmente doente ou foi um golpe para que a monarquia não retornasse ao Brasil?
#rezzuttiresponde As cartas que tem no museu nacional foram salvadas do incêndio? Há a versão digital daqueles documentos ou parte foi perdida de fato?
Infelizmente nós não aprendemos na escola sobre a monarquia brasileira, agora, aos 44 anos estou conhecendo os Dom Pedros! Adorei a princesa Leopoldina e odiei a Domitila...
Sempre fantástico!!! Seus vídeos são incríveis. O que vc acha daquele coral de negros escravos que o imperador ajudou (as barbas do imperador, Lilian S.) Mestre, estamos aguardando seu livro!
@@costama12 Exatamente! Li que a Lilian Moritz Schuwarcz estaria à frente do suposto projeto com cd e livro. Não vou negar que, caso seja fake news, eu me envolvi fortemente com as expectativas mágicas alimentadas pelo que li. Você acabou com meus sonhos de máquina do tempo#chateado #chamaaceci. Essa última hashtag é só porque a Ceci Bragança anda sumida mesmo....
Paulo, vc poderia nos dar mais informaçoes sobre aquele acompanhante/cuidador negro de D Pedro II, que cuidava dele desde criança, se nao me engano chamado Rafael, que morreu infartado qdo soube da noticia do golpe republicano e do exilo? Muito grata, se puder contar com uma resposta sua.
A monarquia acabou porque o próprio Dom Pedro II já estava cansado do poder, ele mesmo em várias situações dizia que preferiria ser professor ou presidente que a função de Imperador, quase ouso a dizer que a monarquia caiu de podre, apesar de eu preferir que o Brasil hoje fosse uma monarquia. Tendo em vista que na História, isso na minha opinião, nunca houve um tempo tão conturbado e confuso quanto o período republicano e essa confusão permanece até hoje.
Na verdade a Família Graham Bell não apoiava o uso das línguas de sinais, utilizava somente o uso de representatividade do sistema fonador e o uso de leitura labial e as articulações. Tanto que Graham Bell foi um grande influenciador do método "Oralista" no congresso de Milão em 1880, proibindo o uso das Línguas de Sinais por um período de 100 anos aproximadamente.
Que Brasil teriamos hoje se o golpe Republicano não tivesse acontecido? Certamente estaríamos entre as principais monarquias parlamentarista atuais e quem sabe ja teriamos até um prêmio nobel. D. Pedro II terá sempre o meu eterno respeito e devoção.
O Brasil estaria melhor que as repúblicas sul-americanas, mas nada de superpotência.
Teríamos uma qualidade de vida bem melhor que hoje 😶
Com certeza estaríamos melhores do que estamos nessa república golpista. Um sonho meu ver a monarquia restaurada e essa república extinta.
Nós ja temos um prêmio Nobel. Ganhamos com o batalhão dr Suez em 1967
Eu sou republicana, mas defendo um ensino de qualidade nas nossas escolas para que o povo conheça a história do nosso Brasil. Isso é nosso direito, nossa memória e precisamos preservá-la. Dom Pedro II foi um homem a frente de seu tempo e que fez muito pelo Brasil e, independentemente de preferências políticas, precisamos saber o que ele representa para nós. Como eu disse, sou republicana, de fato, acredito que é o melhor sistema para nós. No entanto, acho que muito do que acontece hoje de errado na República é um reflexo dessa falta de educação que nós tivemos e dessa ânsia de apagar figuras históricas que representassem um outro modelo de Brasil que não era o desejado pelos grupos do Poder. Para que o nosso país cresça politicamente, nós precisamos fazer esse resgate cultural para desenvolver uma postura crítica e consciente.
D.Pedro II, um imperador à frente do seu tempo...sou fã desse cara!
Imperador de Bosta!
Franca Diaz imagina se D Pedro II tivesse um iPhone?
@@mariajoselopes7549 não necessariamente um celular bastava ele está por dentro da tecnologia como um todo...
@@Hariseldon477 pq vc diz isso?
O nosso eterno soberano sempre nos dará orgulho!
Pedro II foi o nosso melhor chefe de Estado até os dias atuais. Os políticos do passado, da atualidade e do futuro deveriam se espelhar neste homem íntegro, competente e honesto!
Fale sempre sobre D. Pedro II.
Ele era admirável!
A sua narrativa é excelente. Vídeo poderia ser de 2h que nem perceberia. Parabéns!
Meu sonho era ter um professor assim no ensino médio♥
Estou lendo o seu livro sobre Dom Pedro l e estou amando, muito bem escrito e muito bonito, parabéns pelo capricho.
Estou ansiosa pelo do Dom Pedro ll, tem vários títulos que vc recomendou sobre ele, mas vou esperar o seu, um abraço Paulo.
É impressionante o amor do Dom Pedro II pelo Brasil. Talvez sem paralelo até hoje.
Desde criança que aprendi amar este imperador, gostei muito quando fiquei sabendo que ele levou um travesseiro com terra do solo brasileiro.
Dom Pedro II é minha maior inspiração.
Se já amava história, vc ajuda a manter esse amor toda semana, não só pela história, mas por nosso país!
sou seu admirador , tenho um filme escrito sobre o 200 da independência -Epitácio Quase Pronto Navegando para um Mundo Verde Chamado Amazônia
Que personagem fascinante era D.Pedro II, hein? Um homem a frente do seu tempo e que graças ao resgate de nossa história promovido por pessoas como o Professor Paulo, agora podemos ter um vislumbre de quem realmente foi.
Imagina um homem desses com os avanços tecnológicos e facilidade de comunicação de hoje?
Paulo, muito obrigado por dividir teu conhecimento sobre nossa história. Sei de todo o trabalho que isso dá. Parabéns, de coração.
A história de D. Pedro II me surpreende cada vez mais sou fã dele.
Ótima notícia sobre o livro sobre o D. Pedro II !!!
Que pena que não apareceu outro igual nos tempos atuais...investir seu próprio dinheiro em vez de dinheiro público é algo q hj passa longe da mentalidade dos políticos!
Que covardia que a República brasileira vez com D.Pedro... excelente vídeo como sempre. É ansiosa pelo próximo livro😀😉
Estou aqui, no ano de 2020, vendo seus vídeos durante essa maldita pandemia e aos 34 anos estou redescobrindo o amor pela história que já tinha na época da escola. Meu Deus! Como seria diferente a educação desse País se houvessem professores como vc naquela época!!! Vc é excepcional!!!
E quando ele passou na minha cidade, Bragança Paulista, fez a primeira ligação no país. Temos até o museu do telefone por aqui!
Dom Pedro II tinha uma visão impressionante. Quanto mais vejo seus vídeos mais gosto dele. Obrigada, Paulo. Sempre gostei de história e você traz contextos e conhecimentos importantes.
Espero que um dia o senhor Paulo Rezzutti venha a minha cidade fazer palestra pela a universidade falar sobre essas historias que tanto me fascinam e estudo sobre elas...☺
D. Pedro II foi um grande homem! Obrigada por mais esse vídeo Paulo Rezzutti!
Sensacional. D. Pedro Il era um homem muito inteligente, avançado para o seu tempo. E sempre procurando o melhor para o Brasil. Uma pena que a República sempre procurou ridicularizar a imagem e a verdadeira história dos nossos imperadores. Parabéns Paulo Rezzutti por compartilhar conosco a verdadeira história. Tenho certeza que se eu livro vai ser mais um sucesso. Abraços.
Estou apaixonada por Dom Pedro II .....muito melhor governante do o Brasil vem tendo😔😔😔
Dom Pedro II foi um grande brasileiro,grande exemplo pra mim,parabéns pelo trabalho Paulo Rezzutti,já li dois livros seus e com certeza comprarei o livro do Dom Pedro II.
Conteúdo dos mais preciosos, porque somente um expert no assunto poderia fazer algo assim! Muito profícuo!
Um grande Estadista!
Que surpresa boa! O vídeo novo veio no domingo!!!
Quanto mais eu ouço vc falar sobre d. Pedro II, mais eu admiro o nosso imperador.
Estou muito ansiosa esperando o seu livro. Com todo o conhecimento que vc tem, o seu será o melhor livro sobre d. Pedro II, tenho certeza!
E depois do d. Pedro II, vc já tem ideia sobre quem vc vai escrever? Curiosa eu, né? rsrs
Bjo! Boa semana!
Eu vi tambem numa reportagem sobre um terrremoto que refletiu em minas gerais na record, que o Dom Pedro II fora o primeiro sismologo do brasil, por que fez o primeiro registro de tremor de terra.
Saiu na revista Nature de 24 de junho de 1886 uma nota enviada pelo D. Pedro II sobre esse terremoto e um abalo que houve em Petrópolis.
Fala sobre o Pedro Augusto e o fato dele ter enlouquecido.
Gostei desse enfoque sobre a vida de D. Pedro II. Nossos livros de história básicos são bem limitados.
Muiito bão 👍🏽 para todas as postagens históricas e culturais 👍🏽
Parabéns Paulo sempre trazendo conteúdo sobre nossa história edificantes.
O vídeo trouxe uns dos aspectos que mais me interessam na biografia de D. Pedro II. Muito elucidativo! (E a observação sobre a característica italiana de falar com as mãos... é impagável!! 😂)
Gostaria de saber mais detalhes sobre as viagens de nosso Imperador e a interação dele com os intelectuais e cientistas. Aguardo ansioso o seu novo livro!
Grato pelo vídeo!!!👏👏👏 Abraço!
A cada vídeo uma agradável surpresa. Estou fazendo uma maratona em seu canal e é muito gratificante saber dos pormenores de nossa história. Muito obrigado Paulo.
Eu amo história do tempo do Império, e tenho grande admiração pelo o Dão Pedro II.
Comprei o seu livro sobre Dom Pedro II e vi que vc aborda detalhes que pra muitos são desconhecidos como o apoio da Marinha até os últimos momentos do Império, além da artimanha do Major Solon Ribeiro...Estou no inicio da leitura e estou muito feliz pela sua rica obra detalhada!
Parabéns Rezzutti seu canal é pura informação
Que ser humano admiravel esse nosso imperador !
Muito bom vídeo, como sempre. Ótima pessoa D. Pedro ll, pelo menos é o que nos conta varios livros e cartas, mas estou muito ansioso para ler o seu sobre o magnânimo Paulo!! muito mesmo.
#paulorezzutti, nessa pandemia aprendi a amar a historia do Brasil, gracas a voce, obrigada🙏
Oi PAULO SOU SUA FAN..ADORO HISTÓRIAS E VCE CONTA..AS MUITO BEM..SOU FAN DE D. PEDRO SEGUNDO
Excelente,como as muitas histórias que vc nos presenteia!
Paulo, tenho seus livros e adorei lê-los! Estou feliz em saber que breve será lançado o de D. Pedro II. Mas gostaria de saber se você tem planos de escrever sobre a Princesa Isabel. Eu acho que ela ainda não teve sua história retratada de maneira merecida. O que me diz sobre isso? Abraços.
Oi Luciane, no momento não tenho planos para isso não.
Eu acho a personalidade do Dom Pedro II incrível e também compreendo essa sua sede de conhecimento.
É tão bom saber e aprender coisas novas. Afinal, o mundo do conhecimento está sempre em movimento e em desenvolvimento. Obrigada Paulo pelo maravilhoso vídeo.
Eu também gostaria de ter tido um professor assim...
Paulo, comecei a seguir seu canal em janeiro/20..Estou amando, adorando.
Bem-vinda!
@@PauloRezzuttiEscritor Obrigada...Irei comprar seu livro..E no dia que tiver um evento em São Paulo, faço questão de levar p vc autografar..Vc não sabe o quanto estou aprendendo, pesquisando sobre a nossa monarquia..E quando vc erra, é bom, pois seus seguidores saem atrás de pesquisas.. Obrigada pela atenção e pelo belíssimo trabalho..
Excelentes destaques, Rezzutti!
Como sempre obrigatório cada vídeo!
Atrevo-me a por um destaque na relação do compositor Richard Wagner e o nosso Magnânimo.
Válido recordar que o compositor Bávaro dedicou nada menos que a ópera Tristão e Isolda ao nosso Imperador.
Embora, como sempre modesto, se recusava qualquer tipo de homenagem ou tietagem a sua majestosa pessoa.
Outro vídeo excelente! adoro ouvir histórias.
Eu tenho muita admiração por essa paixão do D. Pedro II pelo conhecimento, estudos e tecnologia.
Fiquei imaginando como seria a reação do D. Pedro II ao ver a tecnologia atual.
Percebi que o D. Pedro II tinha uma boa influência, já que fez um vir ao Brasil dar o parecer sobre um cabo submarino e fazer outro compor um hino mesmo estando sem tempo.
8:38 Sei bem o que é isso. Sou descendente de italianos. 😅😅
#RezzuttiResponde
Paulo, gostaria de saber:
Se as irmãs do D. Pedro II também tinham acesso às novidades vindas da Europa em sua educação?
Se o D. Pedro II mantinha contato com alguns desses sábios durante o exílio na Europa?
Se é possível encontrar algum livro (físico ou em PDF) traduzido pelo D. Pedro II?
Ansioso pelo seu livro Paulo. Parabéns, vc é um grande historiador, estou sempre vendo e compartilhando seus videos.
Meu querido Rezzutti, impressionada como sempre, aprendendo a cada dia com vc.
Obrigada 🙏😘
D. Pedro II, um verdadeiro "Nerdão" hehehehe
Professor, onde (livros) eu posso encontrar essas informações sobre o império e a família imperial?
Informações sobre esses detalhes.
Abraço!
Gosto muito dos seus vídeos e sempre recomendo para os meus amigos.
Conhecendo o canal hoje e a inscrição foi automática! Parabéns pelo trabalho!
Muito boas suas postagens! Adoro! Queria ter tido professores de história assim...
Olá prof. Paulo, ao conhecer toda esta magnfica história do nosso monarca, eu fico me perguntando qual o seu sentimento em saber que já tivemos um chefe de estado como Pedro II , o que foi feito com ele e sua familia e o que temos hoje;
Sentes frustração? Revolta? Angustia?
Ou estou totalmente equivocado? É que o conhecimento liberta o homem, mas ao mesmo tempo sinto que felizes são os ignorantes por não saberem mais do que devem.
Um abração, e parabéns por ser tão equilibrado e neutro em suas análises.
Muito grata pelo vídeo, Paulo. Muito lindo poder saber sobre a vida DPedroII e que bom que tivemos em nosso país com valores e princípios desta natureza.
Um dos seus melhores vídeos ! Vc pegou bem a veia do velho monarca e fez um informativo brilhante e rico ! Anseio pelo livro que vem por aí, tomara que livro tenha a mesma vivacidade contagiante do seu discurso. Eu percebi em vários livros que PII era mais curioso que sábio, e ele claramente usava a erudição, que de fato não tinha, como se fossem as joias da coroa, marketing pessoal/imperial talvez traduza melhor meu ponto de vista. A foto dele e da imperatriz no meio de um mato cheio de orquídeas nativas e sem flor, montado num estúdio, testemunha bem o marketing que descrevo, pois certamente um botânico dirigiu a foto. A insistente associação doentia dele com vários tipos de erudição era um tanto curiosidade e um tanto marketing. As poesias dele doem no ouvido, era emocionalmente imaturo, e gostava mesmo era de viajar, de sábio científico tinha pouco, era matreiro e desconfiado como poucos. A melhor e mais sincero escrito dele é a frase que ele escreveu para seu cunhado rei de Portugal: " tenho vivido com os recursos que encontro em mim mesmo". Diz tudo sobre o nosso querido imperador.
Obrigada Paulo por responder minha pergunta.Cada dia mais admiro D. Pedro II, anciosa pelo seu livro.
Amo os vídeos!
Em 11:50 fala-se sobre o hino da Independência norte americana. Existe um nome ou versão escrita desta obra musical será? Os americanos em geral preservam muito estes momentos. Talvez possa existir algo gravado por alguma orquestra até recentemente.
No Arquivo Histórico do Museu Imperial existe a partitura do Carlos Gomes. Nunca ouvi ou assisti uma reprodução dela. Também Richard Wagner compôs um hino triunfal para o Centenário da Independência, mas esse foi tocado na abertuta da Exposição da Filadélfia.
Considerando os últimos tempos, podemos dizer que houve uma decadência e tanto. Parabéns pelo Trabalho.
Paulo, você esqueceu de Claude Henri Gorceix, que era o 2o. em comando de Pasteur e foi indicado por ele para fundar a Escola de Minas de Ouro Preto, a minha alma mater. Sobre o assunto, o excelente (e curtinho) "A Escola de Minas de Ouro Preto o o peso da glória", de José Murilo de Carvalho. Tem no Kindle.
PARABENS!!!
Dom Pedro ia amar essa história de Facebook, WhatsApp, Tinder, twitter, Instagram...........
Kkkkkkkkkkkkk
Meus parabéns mestre ❤️ mais uma vez um ótimo vídeo baseado em fatos , como sempre você nunca foi tendencioso . Pois sigo vários historiadores que são verdadeiros marxistas tendenciosos ! Apesar de reconhecer que conhecimento histórico eles tem
Quero deixar registrado aqui que você é um cara muito simpático e carismático . ( eu e minha esposa aguardamos ansiosos por novos vídeos ) 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Ai q beleza se vídeo!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
QUE hOMEM ESSE DOM PEDRO EM
Minha professora ensinou que sobre o ensino de LIBRAS, D. Pedro II não estava interessado no ensino para surdos e que foi esse francês, Hernest Huet que solicitou um prédio para a instalação da escola. Eu achei estranho, afinal D. Pedro II era uma figura que amava seu país e principalmente o conhecimento. Triste saber que uma professora transmite uma informação, onde ela insinua que o imperador fosse indiferente ao assunto. Outra coisa: os professores dizem que não existe uma identidade brasileira na pintura e nas artes em todo século 19, porém, estou "pesquisando aqui e ali" informações sobre algo que ele disse sobre "uma busca de utilizar pintores para enaltecer nossa nacionalidade"... Complicado buscar conhecimento e sabedoria quando aqueles que deviam ser plurais/isentos ao transmitir uma informação, preferem distorcer ( ou mentir) sobre a realidade e fatos que seriam importantes para enriquecer nossa história, nosso povo e nosso país.
#rezuttiresponde Paulo essa paixão do imperador pela ciência e pelas novidades foi passada para as filhas e os netos?
#rezzuttiresponde. Por favor o senhor pode comentar sobre a postura de D. Pedro II em relação à guerra contra o Paraguai?
Vídeo fascinante!!!! Adoro seus vídeos!!!! *-*
Amei conhecer pedroca 2😍
Nosso Grio.
Da uma tristeza , um governante tao brilhante no século passado, com tao pouco recursos comparando com os dias atuais, q. verdadeiramente amava o Brasil, chegarmos hoje e assistir , o mal da da República sobreviver através do golpe, péssimos governantes que assolam o país,
Fantastico o investimento em educação publica no tempo do Imperio, seguindo o exemplo de Estados Unidos, Alemanha, e até Argentina. Fantastico também o estimulo à industria, protegendo da invasão dos importados europeus, seguindo o exemplo dos EUA. Se não fosse por ele teriamos permanecido um pais subdesenlvolvido até hoje.
Desculpem, mas não resisti à tentação de um pouco de ironia e reflexão histórica
Amei este vídeo!!!
Quando vai ser lançado o livro sobre Dom Pedro II? Ah e outra pergunta , teria algum bom livro pra me recomendar sobre Maria Antonieta?
Priscila Mariana Peres Da Costa Ooi, não sou o Paulo mas acho que consigo responder essas duas perguntas hahaha especialmente a segunda. Bom, a biografia do Dom Pedro II está prevista para o primeiro semestre do ano que vem (2019); possivelmente para o primeiro trimestre. Em relação a Maria Antonieta, de todos os livros que já li sobre ela - e foram muitos, porque ela é uma das minhas personagens históricas favoritas - o que eu sempre recomendo é o “Maria Antonieta”, pela historiadora Antonia Fraser. Ele é grandinho - tem pouco mais de 500 páginas -, mas é extremamente completo, sem ser chato. A Fraser é uma autora excepcional. Há também a biografia da rainha escrita pelo Stefan Zweig, mas eu particularmente não sou muito fã desse.
Além disso, o filme Maria Antonieta, pela Coppola, foi baseado no livro da Antonia Fraser!!
@@guilhermedeb.1347 Muito obrigada pela resposta. Maria Antonieta e Carlota Joaquina , são duas personagens históricas que eu adoro.
Quanto ao neto do D. Pedro II - D. Pedro Augusto -, ele foi internado porque estava realmente doente ou foi um golpe para que a monarquia não retornasse ao Brasil?
Paulo, tem algum livro que detalha os vários idiomas que ele falava ? grato
Isso é que é um líder de Estado 💙
Oba vídeo novo😍
#rezzuttiresponde As cartas que tem no museu nacional foram salvadas do incêndio? Há a versão digital daqueles documentos ou parte foi perdida de fato?
Infelizmente nós não aprendemos na escola sobre a monarquia brasileira, agora, aos 44 anos estou conhecendo os Dom Pedros!
Adorei a princesa Leopoldina e odiei a Domitila...
Queria que o senhor falasse do Barão de Mauá ??!
As traduções que o D. Pedro II fez foram publicadas?
Sempre fantástico!!! Seus vídeos são incríveis.
O que vc acha daquele coral de negros escravos que o imperador ajudou (as barbas do imperador, Lilian S.)
Mestre, estamos aguardando seu livro!
Rezzuti, é verdade que há um registro da voz do D.PII num desses inventos do Bell? Li algo sobre isso muito recentemente....
Isso é FakeNews, infelizmente não tem registro algum da voz dele
@@PauloRezzuttiEscritor Eu li tb que autores brasileiros possuem estas gravações e inclusive a serem lançadas junto com o livro deles.
@@costama12 Exatamente! Li que a Lilian Moritz Schuwarcz estaria à frente do suposto projeto com cd e livro. Não vou negar que, caso seja fake news, eu me envolvi fortemente com as expectativas mágicas alimentadas pelo que li. Você acabou com meus sonhos de máquina do tempo#chateado #chamaaceci. Essa última hashtag é só porque a Ceci Bragança anda sumida mesmo....
Qual vai ser a data de lançamento do seu livro do dom Pedro II ?
Ano que vem, mas sem data precisa
Não vejo a hora ... esse quero autógrafo !!!
Se o Brasil hoje, tivesse um presidente como Dom Pedro segundo, nós estaríamos em outras águas! Ele seria muito bom na presidência!
Oi Paulo tudo bem? Estou lendo o livro ''Dom Pedro II na Alemanha. O que você acha desse livro? Obrigada
Muito bom! Como todos do D. Carlos Tasso
Paulo, vc poderia nos dar mais informaçoes sobre aquele acompanhante/cuidador negro de D Pedro II, que cuidava dele desde criança, se nao me engano chamado Rafael, que morreu infartado qdo soube da noticia do golpe republicano e do exilo? Muito grata, se puder contar com uma resposta sua.
Eu falo do Rafael na biografia do D. Pedro II que sai este ano.
Pergunta:
De onde vieram os nativos?
Quem são os nativos brasileiros?????
A monarquia acabou porque o próprio Dom Pedro II já estava cansado do poder, ele mesmo em várias situações dizia que preferiria ser professor ou presidente que a função de Imperador, quase ouso a dizer que a monarquia caiu de podre, apesar de eu preferir que o Brasil hoje fosse uma monarquia. Tendo em vista que na História, isso na minha opinião, nunca houve um tempo tão conturbado e confuso quanto o período republicano e essa confusão permanece até hoje.
Na verdade a Família Graham Bell não apoiava o uso das línguas de sinais, utilizava somente o uso de representatividade do sistema fonador e o uso de leitura labial e as articulações. Tanto que Graham Bell foi um grande influenciador do método "Oralista" no congresso de Milão em 1880, proibindo o uso das Línguas de Sinais por um período de 100 anos aproximadamente.
Legallllll.