Aconteceu comigo! Nunca imaginei que passaria por esse problema. Vou deixar o relato aqui porque poderá ser útil para outros. Em minha casa, a ligação é bifásica. 220v + 220v + neutro. Uso uma fase para parte de cima e outra para parte de baixo. Fiz uma pequena alteração em meu qdc e não percebi que o neutro que entra no DR havia escapado. Quando religuei a chave, um estabilizador fez um barulho muito alto; desliguei na hora, mas não entendi o que estava acontecendo. Religuei e ouvi a queima de um equipamento elétrico. Desliguei novamente e só então percebi que o neutro que vem do relógio estava solto. Ou seja, toda minha casa passou a ficar com 380v. Por sorte não queimou mais aparelhos. Esse vídeo foi fundamental pra eu entender o que havia ocorrido. Muito obrigado, Mundo da Elétrica. (Dica: não conectar os cabos diretamente sem usar aqueles terminais, pois eles acabam folgando com o tempo).
Cara parabéns !!!Explicação com total embasamento, e de grande relevância, inclusive pra mim que estou iniciando na elétrica. Obrigado prof Henrique. Abraços!@
Grande mestre, parabéns, agora sei o porquê recebi uma descarga elétrica ao manusear um cabo neutro com o circuito devidamente desativado em um apartamento novo! A construtora compartilhou o neutro no AP inteiro! Ou seja ETA sempre energizado. Por outros aparelhos.
@@MundoDaEletrica Bom dia. MUITO BOM MESMO esta explicação. Ja ocorreu falta de neutro na minha casa, pelo menos umas tres vezes. Numa delas, eu liguei para a Light, e eles nunca vieram fazer o conserto, pois o neutro faltou na rede deles. Felizmente, assim que a energia faltou, eu percebi que era falta do neutro, e como era noite, eu puxei neutro da casa do vizinho. E assim ficou, até um dia em que a Light estav trabalhando no poste,e eu pedi a eles que verificassem o conector. Quer dizer......o seu video mostrou que isso é um assunto sério, e mesmo assim, a empresa não atendeu meu chamado. Mas agora fiquei com medo. O que acontece então se alguem estiver tomando banho quente, e de repente o neutro romper? POr exemplo, na minha casa a instalação é bifásica, mas tudo está ligado como monofasico. as fases foram distribuidas como circuitos monofásicos. Nesta caso, tem perigo se faltar neutro no chuveiro, Durante um banho?
Passei por uma situação parecida, trabalho em uma empresa em um lugar onde trabalha varias empresas terceirizadas, uma empresa elétrica de renome deixou um ponto de energia para nossa empresa, 380 volts 3 fases+ N, trouxeram o neutro por um condutor verde, mas como é uma instalação provisoria por no máximo 4 meses não dei importância, desliguei minha rede que estava pronta a 3 meses funcionando perfeitamente do gerador e liguei no ponto que eles me deixaram, as lampadas piscavam igual arvore de natal, na hora me liguei e fui até o QDC deles abaixo do transformador e eles na hora da correria ligaram o neutro em um terra TT. Fiz a correção e tudo ficou perfeito. Ótimo vídeo, parabéns!
Muito bom o video , mas existe uma questão importante em relação a parte do neutro dividido em circuitos , vale lembrar que todos os neutros estaram interligados em um barramento e caso o neutro interrompido seja o que vem da medição todos os neutros estão flutuando devido a interligação dos mesmos no barramento no quadro geral.
@@MundoDaEletrica Ótimo vídeo! Você poderia tirar uma dúvida. Neste caso o circuito ficará em série e só irá haver a diferença de potencial se em ambos os pontos estiver uma carga ligada. Se em um dos pontos estiver uma cargar de 20 ohms e no outro uma carga de 40 ohms a tensão será divida entre eles? 73V na carga de 20 ohms e 147V na carga de 40 ohms? Desde já agradeço
@@leonardosouza5428 me permita responder: sim, é exatamente isso que você está sugerindo, um divisor resistivo! Isso explica o porque o problema ficar mais evidenciado quando liga-se um chuveiro (resistência baixa), nele a tensão cai e nas tomadas da outra fase e tensão sobre.
Muito bom! Excelente esse vídeo! Fiquei só com uma dúvida. Suponhamos que o neutro se rompe no poste, na rua, os neutros dos circuitos se encontrarão no barramento de neutro dentro do quadro de distribuição. Nesse caso, o mesmo problema de retorno da fase pode ocorrer? Ou o aterramento funcional do medidor impede essa anomalia?
muito bom vídeo como já te disse trabalho para a concessionária de mg a cemig, e atendo várias reclamações sobre tensão elevada e na maioria das vês por falta de neutro e muitas antes do padrão de entrada ou seja no ramal de ligação. não sei como é em outros estados mas em minas oque ajuda bastante e o fato de o neutro ser conectado a aterramento não padrão de entrada
Parabéns pela sua explicação! tenho uma dúvida... O neutro vai estar todos interligados lá no barramento. Isso n vai fzr as tomadas ficarem em série umas cm as outras msm assim, em caso de interrupção do neutro? E consequentemente a elevação da tensão?
Se o neutro estiver interrompido depois do QDC, ele não vai ter ligamento nenhum com o barramento, apenas no circuito. Assim todos os outros circuitos estarão seguros. Só teria problema se o neutro fosse interrompido antes do QDC.
Vou dar um Up aqui nesta pergunta, já tive esta dúvida também em relação a isto, já que todos os neutros ficam interligados direto no barramento, como isto não afetaria outros circuitos?
To chegando 1 ano atrasado mas espero ajudar mesmo assim. O Correto é ter um barramento de neutro no quadro, ele terá várias conexões. Na seguinte situação, uma casa com 8 cômodos. Para cada comodo você leva um cabo de neutro que será ligado ao barramento em seu devido ligar ( cada borne). Junto com esses neutros, para cada um você leva uma fase. Pode levar mais de uma fase tipo, o neutro e uma faze para 4 tomadas e uma outra fase e o mesmo neutro para a iluminação por exemplo. Ai cai nos exemplos que o professor explicou. É que em algumas residências as pessoas preferem economizar e levar um neutro para a casa toda, ai complica. Mas dividindo mais ou menos como eu tentei explicar diminui o risco de um neutro interromper e mudar a tensão da casa toda já que foi dividido varios neutros para a casa toda no máximo que pode acontecer é um interromper e parar em apenas um cômodo.
Amigo, isso vai fazer os circuitos ficarem em paralelo. Como deve ser. Se..... SE interrompido algum neutro, circuito a dentro, aí sim haverá a sequência em série, e SOMENTE SE houver outras cargas ligadas no circuito em questão, que está em paralelo com o resto da casa. Nunca nunca NUNCA junte um neutro com múltiplas fases! O amigo aqui falou q pode usar o mesmo neutro para uma fase de tomadas e outra fase de iluminação, Isso é errado e foge da norma. O correto é, para cada disjuntor, seu próprio fio neutro!
@@freemanjonnes995 olá me tira uma dúvida que surgiu agora então, seria sem dúvida o ideal um disjuntor um neutro para cômodo pois caso algum defeito afetaria apenas aquele cômodo, mas... e nessas casas mais antigas ou mesmo novas onde o dono não adicionou mais canduites/tubos passar mais condutores por um canduite/eletroduto não carregaria muito esse duto dependendo do tanto de cômodos? ?
Bom vídeo. Hoje mesmo, nunca tinha acontecido mas numa instalação trifásica 380 v com ligações com neutro. Fase e neutro marcava 220 no multímetro mas não acionava a bobina da contatora. Vimos que o neutro da rede interna estava interrompido. O mais interessante é que marcava no multímetro 220 v porque tinha o neutro colado no terra mas na hora que precisava de carga não tinha. Ou seja, marcava volts mas não ligava a carga....e oi terra estaria não aterrado.... Ainda não conclui a reinstalação do neutro, mas achei Interessante.
Amigo, vc comentou que neutro interrompido em instalações monofásicas não dá problemas, mas isso é semi verdade! Acabo de sair de uma reforma onde o neutro estava chaveado pelo disjuntor! Neste caso, com o disjuntor LIGADO tinha 127v entre fase-neutro. Quando o mesmo foi DESLIGADO 0v entre fase-neutro. Um problema não tão grave até vc pegar nos fios, onde ambos apresentaram 127v em relação a terra! Problemas não, perigo sim!
Esse é o famoso "gato" de neutro, muito usado no Rio de janeiro. O neutro do medidor fica isolado, enquanto usa somente o do aterramento... e o eletricista que se ferra nessa rs
Bruno Borges. Sim. Secciona o neutro do medidor na entrada do disjuntor e pega o aterramento do padrao e coloca na saida do disjuntor fazendo Jump para saida da casa...e usando como neutro. Eu não entendi porque ele não encontrou tensão na linha fase...
@@hebertglauber7503 Vou explicar sua dúvida.... em 10 Paços 1. Um bom eletricista deu um orçamento para reformar um banheiro e quarto. 2. Esse cara vê que a casa aparenta seguir padrões de cores e bitolas de fios e presume que tá tudo em ordem (culpa dele), mas a maioria de nós sabemos qdo é certo ou árvore de natal. 3. Após desligar desjuntores esse eletricista começa a trabalhar e leva um ZAP que deixa o braço dolorido dos dedos ao cutuvelo. Sorte que não morreu! Lembrando que multímetro não acusa esse erro! 4. Imediatamente esse eletricista sabe qual o problema... pq ele é bom assim! Neutro interrompido... 5. Ele não orçou para gastar tempo em seccionar cabos no quadro e puxar atterramento daqui pra lá. 6. Esse eletricista foda vai e mede preto pra terra e azul pra terra no lado do padrão e repete no lado do quadro. 7. O resultado é que tá invertido. E mais foda ainda... como é que sai preto fase do padrão e entra azul fase no quadro? Tem emenda! 8. Conversa com o dono da casa. Explica que não tem preça mas tá perigoso. 9. O dono explica que o quadro ficava em outro canto da casa e que na última reforma pagou algum maluco pra mudar o local. 10. Conclui o trabalho orçado e põem a casa pra funcionar. Faz novo orçamento para trocar os cabos de entrada. Espera o dono chamar pra ganhar mais dinheiro, mais respeito, e mais indicações! Eletricista bom não é caro. Ele inplesmente não gasta tempo modificando quadros, padrões e circuitos só pra achar erros. Cobra sua hora... mas não desperdicie!
Oi, tudo certo, está acontecendo algo na minha rede elétrica, meus teclados do computador estão falhando, e quando eu desligo o computador e mantenho ele na tomada, e ligo um ventilador em uma tomada próxima, ele liga meu teclado, seria neutro interrompido?
Ótima explicação! Pessoal da concessionária não apertou bem o cabo do neutro no medidor, resultado, neutro interrompido para casa toda! Tomadas entre 350V e 110V! Um susto!
Boa Noite Para que nao ocorra esse problema do neutro corrompido, seria possivel fazer a instalação de uma corrente bifasica como se fosse monofasica, e somente usar a outra fase para o 220v
Opa! Jóia Eder Ribeiro Lopes Da Silva? muito obrigado pela resposta, vejo que tem consultado bastante as normas Obrigado por participar Eder Ribeiro Lopes Da Silva!
demetrios garcia, não dá. Seja qual for a tensão que vc for usar, sempre precisará de 2 fios. No caso de vc ter uma Bifásica, vc tem 3 fios na sua rede: F1, F2 e N. Ou vc usa F1+F2 pra 220v., ou vc usa um dos F+N pra 127v.
Havia acabado de assistir a mesma aula em outro canal, mas a sua explicação é muito mais clara, prática e concisa. Parabéns. (Não querendo criticar o outro canal.)
Muito bom essa ideia de passar soluções para certos problemas. eu acho assim, que é com problema que nós aprendemos todo dia algo novo, na elétrica tem muito disso! Já dizia um professor meu: eletricista bom não é o que sabe executar o serviço, e sim aquele que sabe resolver problemas. parabéns pelo vídeo, pois são vídeos assim que potencializa o canal.
Cara, muito legal e explicativo o seu video, aqui no meu bairro já aconteceu esse problema, ficamos uma semana com a tensão da tomada oscilando entre 116 e 160 Volts, um absurdo, vieram várias equipes da concessionária tentar ajeitar, mas até que depois, veio uma equipe mais experiente, eu conversei com os caras, eles falaram que era mau contato no neutro do Transformador do poste, o Parafuso estava quase solto, e isso estava causando o problema, na época eu não entendi muito bem porque acontecia isso, mas com esse video, compreendi claramente, muito legal, vlw
POr nada! Sempre a disposição! Participe do nosso Webinar: www.mundodaeletrica.com.br/webinar-como-utilizar-os-meios-digitais-para-aprimorar-a-sua-capacidade-profissional/
Este é o melhor de todos os videos que já assisti de todos os outros que vc fez, porem essa musiquinha atrapalha bastante a concentração e entendimento de um assunto tão interessante e compenetrado parabéns e sucesso ! Imagina um radialista de radio AM quando ler: É o Sucessoooooooooo!!!!! rs
Seu canal é um dos melhores aqui da plataforma, parabéns mestre! Aprendendo muito aqui no seu canal! Será que o dispositivo relé de sobretensão e subtensão atua nos casos de rompimento de neutro? desligando o sistema e evitando prejuízos? Entendo e sei que o relé atua no Borne de fase por sobretensão e subtensão! Fica a sugestão para vc fazer um vídeo falando sobre o relé.
Mano meu parabéns a você. Por ser este excelente educador nato. Já curto seu canal e vejo todos seus vídeos. Tem muitos profissionais por ai dando aula. Mais você tá de parabéns mesmo.
seus vídeos tem me mostrado um mundo de possibilidades ! como solucionar esse problema ou como saber o que está acontecendo quando se encontra uma situação dessas me é novidade. excelente explicação ficou muito claro. Parabéns pelo canal.
Caralho 👏👏 chow irmão!! As vezes a gente encara o problema é foca somente em uma direção, mesmo conhecendo a solução kkk Aí vc vê uma experiência de fora, que é o que faltava.. 👏👏👏
muito legal sua explicão, gostaria de sugerir um video que explique por que a maioria dos fusiveis não atuam quando o aparelho eletrodomestico precisam deles.
muito bom esse vídeo, ja bati muito a cabeça por ter o neutro rompido em algum ponto e ver tudo dentro de casa piscando, muito bom, parabéns. se possível faça um vídeo sobre geradores, acho um assunto muito interessante
Então foi isso que aconteceu numa casa que morei, que tinha duas fases e um neutro. Certo dia, a lampada da sala de repente brilhou mais forte. A TV por ser bivolt continuou funcionando. Mas os equipamentos da cozinha pararam de funcionar. Chamamos o eletricista, e o mesmo rapidamente identificou esse problema, no conduite que levava os cabos do Medidor ao QDC. Na minha curiosidade de criança, coloquei uma lampada mista de 160W na sala e para minha surpresa, ela acendeu. Obrigado pela explicação.
06:42 já peguei um caso desse, a bronca foi saber o onde o neutro tinha se rompido, nesse era uma instalação trifásico onde as tomadas começaram apresentar 380v. Percebi que a causa era desbalanceamento das cargas onde veio a sobrecarregar o CONDUTOR Neutro.
Amigo me tira um duvida. Aqui to com o problema em que 127v foi para 220v. Na explicação ele pede para eu puxar um neutro para aquela tomada. Mas se eu puxar um neutro para a tomada do mesmo barramento no qdc não daria no mesmo? o neutro iria até o qdc energizado e voltaria para outras tomadas dando os 220v. Se eu tiver errado pf me explica to quebrando a cabeça aqui.
muuuuuuiiito obg por esse video , pois passei por uma situação dessas e não pude resolver,pois desconhecia esse fato.agoraa sei como resolver isso, valeu , abração.
Obrigado Emerson pinto reis! Ficamos satisfeitos com sua mensagem! Vi que ainda não está inscrito em nosso canal, Emerson pinto reis! Por que não? É de graça e você vai ver nossos vídeos quando forem lançados. Pode usar este link aqui para se inscrever: goo.gl/0a6d9A e receber nossas atualizações. São vários vídeos novos toda semana! No site www.mundodaeletrica.com.br é possível se cadastrar em nossa lista VIP de email e receber as novidades do Mundo da Elétrica.
Muito bom vídeo parabéns bem explicado, faz um explicando o que acontece se usar esse neutro da tomada como aterramento de algum equipamento , pois tem muito letreia que faz isso 👍abraço
Olá *Cristiano Thomaz* , obrigado demais heim! Compartilhe com seus amigos que possa gostar do assunto. Não se esqueça de se inscrever ! Você vai gostar dos vídeos novos!
sim foi fácil já me dera-o esta mesma só que realmente eu na época não intendi nada tive de pesquisar sobre pra tentar compreender já vendo seu vídeo nossa deu foi pena de vc não ser de perto pra ter aulas rsrsrs to adorando a cada vídeo enriqueço meus conhecimentos não pare adoro saber das coisas
Já presenciei esse tipo de problema na minha região (Ceará). Aqui temos sistema monofásico 220v entre fase-neutro. Quando o neutro é interrompido, a fase induz uma certa corrente no condutor do neutro, com a chave neon é possível detectar, e com o auxílio do multímetro nota-se uma tensão que varia de 50v a 90v no condutor do neutro.
Aconteceu comigo! Nunca imaginei que passaria por esse problema. Vou deixar o relato aqui porque poderá ser útil para outros. Em minha casa, a ligação é bifásica. 220v + 220v + neutro. Uso uma fase para parte de cima e outra para parte de baixo. Fiz uma pequena alteração em meu qdc e não percebi que o neutro que entra no DR havia escapado. Quando religuei a chave, um estabilizador fez um barulho muito alto; desliguei na hora, mas não entendi o que estava acontecendo. Religuei e ouvi a queima de um equipamento elétrico. Desliguei novamente e só então percebi que o neutro que vem do relógio estava solto. Ou seja, toda minha casa passou a ficar com 380v. Por sorte não queimou mais aparelhos. Esse vídeo foi fundamental pra eu entender o que havia ocorrido. Muito obrigado, Mundo da Elétrica. (Dica: não conectar os cabos diretamente sem usar aqueles terminais, pois eles acabam folgando com o tempo).
Moço eu te amo! Consegui resolver a treta que tinha dado aqui em casa só assistindo seu vídeo
É assim que a gente sente quando o comentário é sincero kkkkk
@@LuizHenrique-cb5jj no
@@LuizHenrique-cb5jj . B
@@LuizHenrique-cb5jj mi no no n.48
Pode me amar tb?
Pra mim, vc é o melhor professor de elétrica do RUclips! Parabéns pelo trabalho e dedicação Henrique Matede.👏👏👏👏👏👏
Cara parabéns !!!Explicação com total embasamento, e de grande relevância, inclusive pra mim que estou iniciando na elétrica. Obrigado prof Henrique. Abraços!@
O melhor vídeo aula sobre neutro interrompido que achei. Belíssima explicação! Valeu professor! 👍👍👍
Grande mestre, parabéns, agora sei o porquê recebi uma descarga elétrica ao manusear um cabo neutro com o circuito devidamente desativado em um apartamento novo!
A construtora compartilhou o neutro no AP inteiro!
Ou seja ETA sempre energizado. Por outros aparelhos.
Explicação nota 10 como sempre. É de pessoas iguais a você que precisamos; pessoas que compartilham o que sabem.Que Deus abençoe a todos desse canal.
Poxa.. muito obrigado Carlos! ;-)
@@MundoDaEletrica Bom dia. MUITO BOM MESMO esta explicação. Ja ocorreu falta de neutro na minha casa, pelo menos umas tres vezes. Numa delas, eu liguei para a Light, e eles nunca vieram fazer o conserto, pois o neutro faltou na rede deles. Felizmente, assim que a energia faltou, eu percebi que era falta do neutro, e como era noite, eu puxei neutro da casa do vizinho. E assim ficou, até um dia em que a Light estav trabalhando no poste,e eu pedi a eles que verificassem o conector. Quer dizer......o seu video mostrou que isso é um assunto sério, e mesmo assim, a empresa não atendeu meu chamado.
Mas agora fiquei com medo. O que acontece então se alguem estiver tomando banho quente, e de repente o neutro romper?
POr exemplo, na minha casa a instalação é bifásica, mas tudo está ligado como monofasico. as fases foram distribuidas como circuitos monofásicos.
Nesta caso, tem perigo se faltar neutro no chuveiro, Durante um banho?
Passei por uma situação parecida, trabalho em uma empresa em um lugar onde trabalha varias empresas terceirizadas, uma empresa elétrica de renome deixou um ponto de energia para nossa empresa, 380 volts 3 fases+ N, trouxeram o neutro por um condutor verde, mas como é uma instalação provisoria por no máximo 4 meses não dei importância, desliguei minha rede que estava pronta a 3 meses funcionando perfeitamente do gerador e liguei no ponto que eles me deixaram, as lampadas piscavam igual arvore de natal, na hora me liguei e fui até o QDC deles abaixo do transformador e eles na hora da correria ligaram o neutro em um terra TT. Fiz a correção e tudo ficou perfeito. Ótimo vídeo, parabéns!
Muito bom o video , mas existe uma questão importante em relação a parte do neutro dividido em circuitos , vale lembrar que todos os neutros estaram interligados em um barramento e caso o neutro interrompido seja o que vem da medição todos os neutros estão flutuando devido a interligação dos mesmos no barramento no quadro geral.
BELO COMENTÁRIO! FOI MAIS OBJETIVO E DIRETO EM COMPARAÇÃO A UM OUTRO CANAL QUE ASSISTI. E MAIS CLARO NAS EXPLICAÇÕES TAMBÉM, PARABÉNS
Obrigado! ;-)
ótima explicação. Pela primeira vez consegui entender o problema integralmente. Parabéns ao Mundo da Elétrica.
Que ótimo Alexandro! Muito obrigado!
@@MundoDaEletrica
Ótimo vídeo!
Você poderia tirar uma dúvida.
Neste caso o circuito ficará em série e só irá haver a diferença de potencial se em ambos os pontos estiver uma carga ligada. Se em um dos pontos estiver uma cargar de 20 ohms e no outro uma carga de 40 ohms a tensão será divida entre eles? 73V na carga de 20 ohms e 147V na carga de 40 ohms?
Desde já agradeço
@@leonardosouza5428 me permita responder: sim, é exatamente isso que você está sugerindo, um divisor resistivo! Isso explica o porque o problema ficar mais evidenciado quando liga-se um chuveiro (resistência baixa), nele a tensão cai e nas tomadas da outra fase e tensão sobre.
Graças a Deus olhando eu os ensinamentos vocês.aprendi fazer ligações elétrica de minha casa mas pretendo fazer um curso.meus parabens
Muito bom! Excelente esse vídeo! Fiquei só com uma dúvida. Suponhamos que o neutro se rompe no poste, na rua, os neutros dos circuitos se encontrarão no barramento de neutro dentro do quadro de distribuição. Nesse caso, o mesmo problema de retorno da fase pode ocorrer? Ou o aterramento funcional do medidor impede essa anomalia?
Parabéns,foi a melhor explicação de neutro interrompido de eu já vi,que Deus lhe abençoe sempre abraço.
parabens por essas aulas....
Valeu mesmo junioraraujode sousa. =)
muito bom vídeo como já te disse trabalho para a concessionária de mg a cemig, e atendo várias reclamações sobre tensão elevada e na maioria das vês por falta de neutro e muitas antes do padrão de entrada ou seja no ramal de ligação. não sei como é em outros estados mas em minas oque ajuda bastante e o fato de o neutro ser conectado a aterramento não padrão de entrada
Excelente colocação, neste caso a responsabilidade é toda da concessionária correto?
Sim ela tem que sanar o problema é caso haja algum tipo de prejuiso como queima de aparelho ou perda de alimentos perecíveis ela tem que indenizar
Excelente é bom mostrar isso para o pessoal
Parabéns pela sua explicação! tenho uma dúvida... O neutro vai estar todos interligados lá no barramento. Isso n vai fzr as tomadas ficarem em série umas cm as outras msm assim, em caso de interrupção do neutro? E consequentemente a elevação da tensão?
Se o neutro estiver interrompido depois do QDC, ele não vai ter ligamento nenhum com o barramento, apenas no circuito. Assim todos os outros circuitos estarão seguros. Só teria problema se o neutro fosse interrompido antes do QDC.
Vou dar um Up aqui nesta pergunta, já tive esta dúvida também em relação a isto, já que todos os neutros ficam interligados direto no barramento, como isto não afetaria outros circuitos?
To chegando 1 ano atrasado mas espero ajudar mesmo assim.
O Correto é ter um barramento de neutro no quadro, ele terá várias conexões. Na seguinte situação, uma casa com 8 cômodos. Para cada comodo você leva um cabo de neutro que será ligado ao barramento em seu devido ligar ( cada borne). Junto com esses neutros, para cada um você leva uma fase. Pode levar mais de uma fase tipo, o neutro e uma faze para 4 tomadas e uma outra fase e o mesmo neutro para a iluminação por exemplo. Ai cai nos exemplos que o professor explicou. É que em algumas residências as pessoas preferem economizar e levar um neutro para a casa toda, ai complica. Mas dividindo mais ou menos como eu tentei explicar diminui o risco de um neutro interromper e mudar a tensão da casa toda já que foi dividido varios neutros para a casa toda no máximo que pode acontecer é um interromper e parar em apenas um cômodo.
Amigo, isso vai fazer os circuitos ficarem em paralelo. Como deve ser. Se..... SE interrompido algum neutro, circuito a dentro, aí sim haverá a sequência em série, e SOMENTE SE houver outras cargas ligadas no circuito em questão, que está em paralelo com o resto da casa. Nunca nunca NUNCA junte um neutro com múltiplas fases! O amigo aqui falou q pode usar o mesmo neutro para uma fase de tomadas e outra fase de iluminação, Isso é errado e foge da norma. O correto é, para cada disjuntor, seu próprio fio neutro!
@@freemanjonnes995 olá me tira uma dúvida que surgiu agora então, seria sem dúvida o ideal um disjuntor um neutro para cômodo pois caso algum defeito afetaria apenas aquele cômodo, mas... e nessas casas mais antigas ou mesmo novas onde o dono não adicionou mais canduites/tubos passar mais condutores por um canduite/eletroduto não carregaria muito esse duto dependendo do tanto de cômodos? ?
Bom vídeo. Hoje mesmo, nunca tinha acontecido mas numa instalação trifásica 380 v com ligações com neutro.
Fase e neutro marcava 220 no multímetro mas não acionava a bobina da contatora. Vimos que o neutro da rede interna estava interrompido.
O mais interessante é que marcava no multímetro 220 v porque tinha o neutro colado no terra mas na hora que precisava de carga não tinha. Ou seja, marcava volts mas não ligava a carga....e oi terra estaria não aterrado....
Ainda não conclui a reinstalação do neutro, mas achei
Interessante.
Amigo, vc comentou que neutro interrompido em instalações monofásicas não dá problemas, mas isso é semi verdade! Acabo de sair de uma reforma onde o neutro estava chaveado pelo disjuntor! Neste caso, com o disjuntor LIGADO tinha 127v entre fase-neutro. Quando o mesmo foi DESLIGADO 0v entre fase-neutro. Um problema não tão grave até vc pegar nos fios, onde ambos apresentaram 127v em relação a terra! Problemas não, perigo sim!
Concordo
Esse é o famoso "gato" de neutro, muito usado no Rio de janeiro. O neutro do medidor fica isolado, enquanto usa somente o do aterramento... e o eletricista que se ferra nessa rs
Bruno Borges. Sim. Secciona o neutro do medidor na entrada do disjuntor e pega o aterramento do padrao e coloca na saida do disjuntor fazendo Jump para saida da casa...e usando como neutro. Eu não entendi porque ele não encontrou tensão na linha fase...
@@hebertglauber7503 Vou explicar sua dúvida.... em 10 Paços
1. Um bom eletricista deu um orçamento para reformar um banheiro e quarto.
2. Esse cara vê que a casa aparenta seguir padrões de cores e bitolas de fios e presume que tá tudo em ordem (culpa dele), mas a maioria de nós sabemos qdo é certo ou árvore de natal.
3. Após desligar desjuntores esse eletricista começa a trabalhar e leva um ZAP que deixa o braço dolorido dos dedos ao cutuvelo. Sorte que não morreu! Lembrando que multímetro não acusa esse erro!
4. Imediatamente esse eletricista sabe qual o problema... pq ele é bom assim! Neutro interrompido...
5. Ele não orçou para gastar tempo em seccionar cabos no quadro e puxar atterramento daqui pra lá.
6. Esse eletricista foda vai e mede preto pra terra e azul pra terra no lado do padrão e repete no lado do quadro.
7. O resultado é que tá invertido. E mais foda ainda... como é que sai preto fase do padrão e entra azul fase no quadro? Tem emenda!
8. Conversa com o dono da casa. Explica que não tem preça mas tá perigoso.
9. O dono explica que o quadro ficava em outro canto da casa e que na última reforma pagou algum maluco pra mudar o local.
10. Conclui o trabalho orçado e põem a casa pra funcionar. Faz novo orçamento para trocar os cabos de entrada. Espera o dono chamar pra ganhar mais dinheiro, mais respeito, e mais indicações!
Eletricista bom não é caro. Ele inplesmente não gasta tempo modificando quadros, padrões e circuitos só pra achar erros.
Cobra sua hora... mas não desperdicie!
Oi, tudo certo, está acontecendo algo na minha rede elétrica, meus teclados do computador estão falhando, e quando eu desligo o computador e mantenho ele na tomada, e ligo um ventilador em uma tomada próxima, ele liga meu teclado, seria neutro interrompido?
Ótima explicação! Pessoal da concessionária não apertou bem o cabo do neutro no medidor, resultado, neutro interrompido para casa toda! Tomadas entre 350V e 110V! Um susto!
Antes de ligar a lâmpada! Está fase está 110V. Após ligar a tomada a tensão fica 36V. E a luz não acende! O que será?
Comigo está acontecendo isso...
Oq pode ser??
Já descobriu??
ótima explicação, já atendi várias ocorrências, sabia que era falta de neutro mas não entendia esses detalhes... parabéns. ..
Que legal Luiz! Obrigado por nos assistir !
Boa Noite
Para que nao ocorra esse problema do neutro corrompido, seria possivel fazer a instalação de uma corrente bifasica como se fosse monofasica, e somente usar a outra fase para o 220v
demetrios garcia a NBR 5410 manda se fazer a equipolarizacao do qdc para prevenir esses casos
E aí demetrios garcia! Tudo certinho? respondido abaixo pelo nosso amigo Agradeço demais por nos assistir demetrios garcia!
Opa! Jóia Eder Ribeiro Lopes Da Silva? muito obrigado pela resposta, vejo que tem consultado bastante as normas Obrigado por participar Eder Ribeiro Lopes Da Silva!
demetrios garcia, não dá. Seja qual for a tensão que vc for usar, sempre precisará de 2 fios. No caso de vc ter uma Bifásica, vc tem 3 fios na sua rede: F1, F2 e N. Ou vc usa F1+F2 pra 220v., ou vc usa um dos F+N pra 127v.
Mundo da Elétrica muito show seu canal
Adorei sua explicação, bastante humilde simples, não criticou elétricista nenhum, parabéns ótimo profissional.
Fica tudo dando fase, a chave teste fica acendendo
Havia acabado de assistir a mesma aula em outro canal, mas a sua explicação é muito mais clara, prática e concisa. Parabéns. (Não querendo criticar o outro canal.)
Obrigado eu que agradeço pelo apoio e por se inscrever. Não perca nossas atualizações, novos vídeos as terças, quintas e sábados.
como é que eu faço para descobrir onde o neutro está interrompido.
Mundo da elétrica é o mundo do conhecimento, vale a pena ouvir.
A energia da minha casa parou só aqui em casa
tinha noção mas não sabia o funcionamento, muito importante esta dica. boa tarde!
Sem dúvida é bem interessante saber isso, pois pode ocorrer eo eletricista ficar perdido.
nossa vc explica de forma tao fácil de pegar seus alunos são sortudos viu
Obrigado Alvaro! =)
Muito bom essa ideia de passar soluções para certos problemas. eu acho assim, que é com problema que nós aprendemos todo dia algo novo, na elétrica tem muito disso! Já dizia um professor meu: eletricista bom não é o que sabe executar o serviço, e sim aquele que sabe resolver problemas. parabéns pelo vídeo, pois são vídeos assim que potencializa o canal.
Muito obrigado Lucas! ;-)
Explicação Nota Mil. Gratidão Mestre Henrique e Equipe Mundo da Elétrica.
Cara, muito legal e explicativo o seu video, aqui no meu bairro já aconteceu esse problema, ficamos uma semana com a tensão da tomada oscilando entre 116 e 160 Volts, um absurdo, vieram várias equipes da concessionária tentar ajeitar, mas até que depois, veio uma equipe mais experiente, eu conversei com os caras, eles falaram que era mau contato no neutro do Transformador do poste, o Parafuso estava quase solto, e isso estava causando o problema, na época eu não entendi muito bem porque acontecia isso, mas com esse video, compreendi claramente, muito legal, vlw
Que legal! =) Obrigado por nos assistir!
Bom daí professor, se na residência tiver todos circuitos com seu neutro exclusivo acredito que não haverá este problema. Botei meu joinha.
Acredito tabém que sim.
Mestre é mestre. Maravilha de aula. A melhor explicação que já vi sobre o assunto. Parabéns.
Obrigado pela aula professor Henrique,ótima didática,o desenho do circuito ajudou bastante o entendimento.Mais uma vez obrigado pela explicação !!!!
POr nada! Sempre a disposição! Participe do nosso Webinar: www.mundodaeletrica.com.br/webinar-como-utilizar-os-meios-digitais-para-aprimorar-a-sua-capacidade-profissional/
Obrigado por mais um de seus vídeos. para que possamos está agregando valores, fico feliz em fazer parte deste canal.
Nós que agradecemos por nos assistir e apoiar Juca!
Parabéns, ótima explicação. Não tinha imaginado como iria fechar o circuito entre duas fases diferentes. Valeu mesmo.
Que bom que ajudamos Galeno! Obrigado por participar!
Melhor comentário sobre esse assunto que já vi.
Legal...gostei...tinha uma dúvida e com essa explicação começou a clarear as idéias..
massa o vídeo.Gostei muito dessa explicação , só agora consegui entender porque se usa um neutro para cada circuito. tudibãooo
Obrigado Leandro!
Este é o melhor de todos os videos que já assisti de todos os outros que vc fez, porem essa musiquinha atrapalha bastante a concentração e entendimento de um assunto tão interessante e compenetrado parabéns e sucesso ! Imagina um radialista de radio AM quando ler: É o Sucessoooooooooo!!!!! rs
Muito obrigado rodrigotrck Rodrigo! Vamos tentar melhorar a questão da música, valeu pelo feedback! Ele é muito importante pra nós! =)
Seu canal é um dos melhores aqui da plataforma, parabéns mestre! Aprendendo muito aqui no seu canal! Será que o dispositivo relé de sobretensão e subtensão atua nos casos de rompimento de neutro? desligando o sistema e evitando prejuízos?
Entendo e sei que o relé atua no Borne de fase por sobretensão e subtensão!
Fica a sugestão para vc fazer um vídeo falando sobre o relé.
cara agora entendir o que aconteceu uma vez comigo na casa de um cliente.Muito boa explicação!!!! show!!!
Quem bom Jose! Obrigado por participar!
Valeu professor muito esclarecedor evitando muitos problemas e até perdas de quipamentos 👏🏼👏🏼👏🏼☝🏼👀☝🏼👍
Mano meu parabéns a você. Por ser este excelente educador nato. Já curto seu canal e vejo todos seus vídeos. Tem muitos profissionais por ai dando aula. Mais você tá de parabéns mesmo.
*Daniel Andrade* Este elogio é muito importante para eu continuar buscando melhorar ainda mais! Muitíssimo obrigado ! 😎
seus vídeos tem me mostrado um mundo de possibilidades ! como solucionar esse problema ou como saber o que está acontecendo quando se encontra uma situação dessas me é novidade. excelente explicação ficou muito claro. Parabéns pelo canal.
Muito obrigado Leonardo! ;-)
Muito bom as sua explicação.
São muito ricas as suas explicações.
Aula bastante didática, parabéns! Sobre a solução de separar os neutros, como seria possível se o neutro é aterrado na entrada ?
Muito didático e esclarecedor o vídeo!!!
Caralho 👏👏 chow irmão!! As vezes a gente encara o problema é foca somente em uma direção, mesmo conhecendo a solução kkk
Aí vc vê uma experiência de fora, que é o que faltava.. 👏👏👏
muito legal sua explicão, gostaria de sugerir um video que explique por que a maioria dos fusiveis não atuam quando o aparelho eletrodomestico precisam deles.
Haroldo f sena sena
vou fazer algo referente este assunto o mais breve possível.
Haroldo f sena sena
vou fazer algo referente este assunto o mais breve possível.
muito bom esse vídeo, ja bati muito a cabeça por ter o neutro rompido em algum ponto e ver tudo dentro de casa piscando, muito bom, parabéns.
se possível faça um vídeo sobre geradores, acho um assunto muito interessante
Valeu! Anotamos sua sugestão e assim que possível falaremos sobre este tema!
😎
Então foi isso que aconteceu numa casa que morei, que tinha duas fases e um neutro. Certo dia, a lampada da sala de repente brilhou mais forte. A TV por ser bivolt continuou funcionando. Mas os equipamentos da cozinha pararam de funcionar. Chamamos o eletricista, e o mesmo rapidamente identificou esse problema, no conduite que levava os cabos do Medidor ao QDC. Na minha curiosidade de criança, coloquei uma lampada mista de 160W na sala e para minha surpresa, ela acendeu. Obrigado pela explicação.
Exatamente, pela descrição é o que deve ter mesmo acontecido.
Dei meu like antes de assistir pq sabia que seria uma ótima explicação. Parabéns professor!!!
eita rsrsrsr Obrigado Oziel!
PROFESSOR MUITO OBRIGADO!
VOCÊ EXPLICA MUITO BEM.
Victor Cunha, ficamos contentes com sua mensagem! Obrigado
Este canal não é bom!
É ótimo!
Aprendo muito!!!!
06:42 já peguei um caso desse, a bronca foi saber o onde o neutro tinha se rompido, nesse era uma instalação trifásico onde as tomadas começaram apresentar 380v. Percebi que a causa era desbalanceamento das cargas onde veio a sobrecarregar o CONDUTOR Neutro.
Amigo me tira um duvida. Aqui to com o problema em que 127v foi para 220v. Na explicação ele pede para eu puxar um neutro para aquela tomada. Mas se eu puxar um neutro para a tomada do mesmo barramento no qdc não daria no mesmo? o neutro iria até o qdc energizado e voltaria para outras tomadas dando os 220v. Se eu tiver errado pf me explica to quebrando a cabeça aqui.
@@viajante4386 Acredito que se um estiver interrompido ele não dará continuidade até o barramento.
Excelente explicação, ficou bem claro o porque dessa anomalia. Parabéns pelo canal.
Muito obrigado Sandro!
Muito bom vídeo sobre perda do neutro
Obrigado Leonardo!
muuuuuuiiito obg por esse video , pois passei por uma situação dessas e não pude resolver,pois desconhecia esse fato.agoraa sei como resolver isso, valeu , abração.
Obrigado Emerson pinto reis! Ficamos satisfeitos com sua mensagem!
Vi que ainda não está inscrito em nosso canal, Emerson pinto reis! Por que não?
É de graça e você vai ver nossos vídeos quando forem lançados.
Pode usar este link aqui para se inscrever: goo.gl/0a6d9A e receber nossas atualizações. São vários vídeos novos toda semana!
No site www.mundodaeletrica.com.br é possível se cadastrar em nossa lista VIP de email e receber as novidades do Mundo da Elétrica.
Excelente vídeo e didática, e parabéns pela consideração em responder aos comentários.
Obrigado Cristiano marques! Sempre a disposição! ;-)
Obrigado meu bom rapaz, deus te abençoe,rapaz bondoso, e útil
Muito bom os vídeos do mundo da elétrica.
Ficamos contentes com sua mensagem jefferson gomes! Obrigado
Muito bom essa explicação, parabéns!!!!
Sensacional me tirou várias duvidas... sucesso sempre no seu canal
Muito bom vídeo parabéns bem explicado, faz um explicando o que acontece se usar esse neutro da tomada como aterramento de algum equipamento , pois tem muito letreia que faz isso 👍abraço
muito bem explicado. Parabéns pela didática e obrigado por compartilhar o conhecimento.
Muito bom o desenho pra melhor entendimento. 👍🏼
São ótimas as aulas.
Muito obrigado Frank!
Parabéns! Muito didático e profissional.
Olá *Cristiano Thomaz* , obrigado demais heim! Compartilhe com seus amigos que possa gostar do assunto. Não se esqueça de se inscrever ! Você vai gostar dos vídeos novos!
Muito obrigado, sanou uma duvida que eu sempre tive e fui muito criticado ao fazer essa pergunta em um grupo no facebook! Parabéns
ótima explicação. valeu
Obrigado!
EXPLICAÇÃO FANTÁSTICA,PARABÉNS.
Muito obrigado Amauri!
muito bom no inicio do vídeo nao entende mas próximo do final ficou facil valeu, muito obrigado pelos seus videos
Obrigado Neuton! Se ficou alguma dúvida com relação ao vídeo, pergunta pra gente viu?
Excelente didática Henrique!
Parabéns!
Muito obrigado Bruno!
Ótima aula, tirou todas as dúvidas sobre esse assunto!
Que bom Boanerges junio!
Valeu ótima aula, sucesso.
Show de bola, parabéns o senhor sabe de mais, ecelente aula obrigado 👍.
show de bola Henrique,suas explicações são dez.
Obrigado agradeço demais... Não deixe de dar um like.
a mesma explicação ja me foi dada de uma forma que realmente foi complicado entender
E desta forma explicada foi possível entender?
sim foi fácil já me dera-o esta mesma só que realmente eu na época não intendi nada tive de pesquisar sobre pra tentar compreender já vendo seu vídeo nossa deu foi pena de vc não ser de perto pra ter aulas rsrsrs to adorando a cada vídeo enriqueço meus conhecimentos não pare adoro saber das coisas
Fico feliz que tenha aprendido Alvaro! Se tiver dúvidas, é só perguntar viu? E, obrigado pelo elogio =)
PARABÉNS ... EXCELENTE EXPLICAÇÃO!!!!!!!!!
Caramba meu, valeu mesmo.
Pensei sobre isso mais não tinha certeza. Ajudou bastante e muito.
Opa!!! Então o vídeo veio na hora certinha... obrigado por comentar *júnior Oliveira* 😎
muito bom Prof. Henrique. aumentando o conhecimento. esse canal é muito bom
Fico muito feliz com seu comentário Ubirajara Terra Menezes!
tive esse problema essa semana, o vídeo foi muito útil
Que bom que gostou Rudinei! =)
Ótima explicação !!! Vou levar isso como mais um aprendizado !!!
muito bom companheiro. Jorge-eletricista/RJ.
Obrigado, precisando estamos por aqui!
parabéns Henrique muito boa a explicação
Excelente aula Henrique ! Parabéns!
Gostei explica muito bem.
Já presenciei esse tipo de problema na minha região (Ceará). Aqui temos sistema monofásico 220v entre fase-neutro. Quando o neutro é interrompido, a fase induz uma certa corrente no condutor do neutro, com a chave neon é possível detectar, e com o auxílio do multímetro nota-se uma tensão que varia de 50v a 90v no condutor do neutro.
E ai? Beleza Ramon Machado? muito bacana saber que conseguiu identificar este problema com facilidade Obrigado, precisando estamos por aqui!.
melhor explicação sobre este assunto ! valeu Henrique !!!!!
Valeu demais Andrelino!
mais uma Boa aula muito Bom parabéns mais uma vês
Obrigado Moacir!
Vc explicando é fera
Tem como gravar um vídeo explicando as causas (ou os motivos) do rompimento do neutro?
Prof.
Boa Noite !!!
Excelente explicação. Parabéns !!!
Bom Final de Semana.
Muito Obrigado !!!
Valeu ! =)
muito boa aula ganhou um aluno
Obrigado Vinicius Araujo, temos vídeos novos todas as terças, quintas e sábados!
Sempre muito útil e esclarecedor os vídeos. Parabéns e continuem com o excelente trabalho.
Valeu!
show de bola, parabéns ótima aula .
Muito obrigado =]