Álgebra Linear - Aula 21: Espaços Vetoriais Isomorfos

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 22 янв 2025

Комментарии • 7

  • @gabrielfernandes3510
    @gabrielfernandes3510 10 месяцев назад +1

    Gosto de aulas assim sem enrolação.

  • @gabrielfernandes3510
    @gabrielfernandes3510 10 месяцев назад

    Parabéns professor.

  • @matheuslaureano856
    @matheuslaureano856 Год назад

    Professor, uma dúvida sobre determinar se um conjunto dado é L.I.
    Supondo que eu tenha 3 vetores do R^3. Posso colocá-los como colunas de uma matriz, escaloná-la e através dos elementos pivôs, tipo: se tem pivo na primeira coluna e na terceira coluna, tomo o vetor 1 e o vetor 3 do conjunto inicial p/ determinar que esses sao os vetores LI?

  • @matheusnascimento3045
    @matheusnascimento3045 3 года назад

    Bruno, pode acontecer do conjunto gerador possuir a mesma dimensão do C.D. (ou seja, a mesma quantidade de elementos) e mesmo assim não ser uma base para Im(T)?

  • @riandersonc
    @riandersonc 4 года назад +2

    muito boa a aula, professor. Minha dúvida é a seguinte: naquela parte de demonstrar que a T é sobrejetora, depois que eu encontrei o conjunto gerador da im(t). Se eu for mostrar pelo teorema do núcleo e da imagem que a dim (im(t)) = dim(V), eu preciso mostrar que os vetores geradores da im(t) são LI ou o teorema do núcleo e da imagem, assim q eu encontro a dim(im(t)), já me diz que o conjunto gerador é base?????

    • @prof.brunoamaro-videoaulas4486
      @prof.brunoamaro-videoaulas4486  4 года назад +3

      Olá, Rianderson.
      Não tem necessidade. O Teorema do Núcleo e da Imagem trata da dimensão dos espaços em questão e dimensão, por definição, é a quantidade de vetores de uma base (logo LI) de um esp. vetorial. Sendo assim, ao provar que a dimensão da imagem é igual a quantidade do conjunto gerador obtido já mostra que é LI.
      A propósito, a demonstração do teorema do núcleo e da imagem trata exatamente de mostrar isso, que o conjunto gerador da imagem é LI. Essa demonstração pode ser encontrada em vários livros de AlgeLin.
      Abraços

  • @matheusnascimento3045
    @matheusnascimento3045 3 года назад

    Professor, quando você leva a base do IR3 para a base de S, tanto faz a ordem de associação? Ou seja, eu poderia fazer: T(1,0,0) = [0 1; 0 0] (matriz: a11 = 0, a12 = 1, a21 = 0 e a22 = 0)