Além do Bem e do Mal - Friedrich Nietzsche

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 8 сен 2024
  • Além do Bem e do Mal - Friedrich Nietzsche
    Considerando “Além do Bem e do Mal” a sua principal obra, Nietzsche apresenta um trabalho denso, que abrange diversos temas, dentre eles o questionamento sobre o trabalho dos filósofos, a definição de moral e sua relação com o cristianismo. Este livro foi escrito em um momento de sua vida em que ele estava muito adoentado.
    Onde adquirir:
    Amazon - amzn.to/2Y7MlK0
    Redes Sociais:
    Website: bibliofilos.co...
    Facebook: / bibliofilosbr
    Twitter: / bibliofilosbr
    Instagram: / bibliofilosbr
    Podcast: bibliofilos.co...

Комментарии • 81

  • @ozoki
    @ozoki 4 года назад +24

    Tenho 14 anos e tô tentando entender a mente de Nietzsche, é muito complexo o pensamento dele. Agradeço profundamente esse vídeo que tanto me ajuda.

    • @joaocarvalho8115
      @joaocarvalho8115 4 года назад +10

      Procure um trabalho, ganhe dinheiro, seja independente, não se importe muito com os outros além do limite do que o prejudique, e você entenderá Nietzsche.

    • @msbarney5111
      @msbarney5111 Год назад

      E depois de 3 anos o quê aprendeu?

    • @ozoki
      @ozoki Год назад

      @@msbarney5111 Cara, eu tive uma depressão horrenda lendo filosofia com tantas ideias existencialistas e junto da minha imaturidade, essas duas em unânime me causaram um mau terrível por um ano inteiro. Depois de entender muitos outros aspectos e entender como as coisas são bem mais flexíveis(ideias, dogmas) eu deixei de ser obsoleto em inúmeras coisas. Me tornei alguém mais empático, consciente das minhas ações e várias coisas. Claro, esse processo foi junto com meu crescimento porque com o decorrer da vida amadurecemos naturalmente. Mas eu fiz certo, todo essa aprendizado me tirou de lugares que hoje em dia as pessoas estão muito presas, vícios(no sentido metafísico), seleção de amizades, decisões. Enfim, muitas outras coisas; tantas que eu levaria horas falando. Se for estudar filósofos modernos existencialistas e contemporâneos vai com calma, é deprimente, mas elucida a mente.

    • @ozoki
      @ozoki Год назад

      ​@@msbarney5111 Mas, de antemão, eu não recomendo esse livro de Nietzsche. Parece mais uma obra crítica aos filósofos do que a escrita das próprias ideias.

  • @joaocarvalho8115
    @joaocarvalho8115 4 года назад +15

    A posição de Nietzsche sobre a política é: jogue todos na lama e urine sobre eles.

  • @rayssasantos3871
    @rayssasantos3871 4 года назад +10

    é interessante você ter usado a palavra ¨verdade¨ quando inicia sua leitura, principalmente após ter lido os dizeres de Nietzsche também sobre a verdade.

  • @maxwellrfreire1
    @maxwellrfreire1 5 лет назад +10

    Quando li o livro me pareceu claro o relativismo moral do autor. O desejo (grosso modo) parecia apenas o de trocar a moral vigente por outra. Aliás, uma nova moral desconhecida já que ele esperava de novos filósofos à sua revelação (como que fossem uma espécie de oráculo). É um livro bem representativo dos tempos em que vivemos.

    • @jaisonknappelosekann177
      @jaisonknappelosekann177 4 года назад +2

      Maxwell Freire legal este ponto de vista!

    • @jaisonknappelosekann177
      @jaisonknappelosekann177 4 года назад +1

      Vendo por esse lado parece que Nietzsche deu uma lição de casa, para alguns seres fantásticos e desconhecidos. kkkk

    • @barbaramartinelli8854
      @barbaramartinelli8854 5 месяцев назад

      Ele não é relativista, ele acredita em uma hierarquia de poder, tanto que considera a moral da aristocracia melhor, por conta da vontade de poder.

  • @eonerd
    @eonerd 3 года назад +12

    Eu tô lendo essa obra mais e difícil compreender algumas coisas

    • @mausmodos
      @mausmodos 2 года назад +2

      É uma leitura bem densa mesmo.. leio mais de 2 vezes a mesma página, e ainda assim, as vezes, não compreendo claramente.. mas amo! Kkkk 😆

  • @alaneduardomarisco6248
    @alaneduardomarisco6248 3 года назад +2

    excelente parabéns pelo trabalho

  • @jaisonknappelosekann177
    @jaisonknappelosekann177 4 года назад +2

    Fantástico!

  • @gerailtomsantos3641
    @gerailtomsantos3641 2 года назад

    E bom conhecer pessoas que entende nietzsche.

  • @taniacouto3140
    @taniacouto3140 Год назад

    Sua resenha muito me auxiliou.. Já havia desistido de ler tal obra.. Obrigada!

  • @soundkitsbydjleonardorafael
    @soundkitsbydjleonardorafael 4 года назад +1

    Muito bom!

  • @addylima7903
    @addylima7903 Год назад

    Muito bom. Acabei de terminar a leitura. Ainda estou meio perdido.

  • @fufehh
    @fufehh 3 года назад +1

    muito bom!

  • @canaldoalmeida4502
    @canaldoalmeida4502 3 года назад

    Perfeito seu comentário final. De fato, ao longo do livro, Nietzsche realiza afirmações carregadas de tanto subjetivismo, que parece que o autor apenas é frustrado com a moral vigente, mas que quer impor, ainda que indiretamente, uma nova moral.

  • @joaovictorsantos5515
    @joaovictorsantos5515 4 года назад +1

    Isso é um prefácio e não uma resenha

  • @jaisonknappelosekann177
    @jaisonknappelosekann177 4 года назад +8

    Já sabemos de fato que qualquer posicionamento afere a moralidade pessoal do ser humano que a questiona, sendo tanto moralista quanto egotista. Não creio em uma neutralidade totalmente livre de qualquer experiência de vida ou de sensações através da razão. Mas acredito que a moralidade sendo irrisória ou não, sirva ao sistema de convivência humano como um delimitado manual de sobrevivência. Em sumo o ser humano se divide entre natureza humana e racionalidade mas a razão não é uma unidade singular na sua totalidade por que não pode ser libertada da natureza humana, então sempre haverá este conflito e quando juntamos essas duas posições em um contexto mais realista , temos a construção dos nossos conceitos primevos: Bem e mau. Sem esses conceitos como base de medida para as ações eu creio ser impossível a sobrevivência como sociedade já que a seleção natural que criamos é uma característica da razão . Ou seja a ilusão é combustível para a sobrevivência e a verdade é um acidente grave, ainda que não seja nada mais.

  • @ivanaadelekebelnuovo4250
    @ivanaadelekebelnuovo4250 5 лет назад +3

    Obrigada , os livros dele sao muito complexos como todos sabemos...ter alguem explicando é muito bom.

  • @wesleipereira4031
    @wesleipereira4031 2 года назад

    Precisei ver essa resenha do livro do Nietzsche Além do bem e do mal, pois esse livro é bem complexo, mas com muita calma e paciência eu entendi e estou entendendo ponto por ponto. É muito interessante estudar esse tema de moralidade, o que é certo ou errado, pontos de vistas diferentes. Será que um dia descobriremos a moral universal sem depender de vistas dogmáticas?

  • @matheusdiniz6913
    @matheusdiniz6913 5 лет назад +2

    Caraí tu é foda

  • @mauriciosantos8162
    @mauriciosantos8162 4 года назад +3

    Na parte em que você falou sobre a verdade , que nem tudo que vemos é a verdade , que assimilamos as coisas a nossa maneira ... Será que Nietzsche falava sobre Matrix ??

    • @daviconceicaoconceicao5516
      @daviconceicaoconceicao5516 4 года назад +1

      Pode ser além do mais o que pode ser certo pra você pode não ser pra outra eu acho assim

  • @antoniomicheletto3663
    @antoniomicheletto3663 2 года назад

    Nada a mudar, Samos um no meio princípio e fim de tudo, novo programa poderia causar uma guerra, o tempo e espaço é o limite

  • @batalhadopovo4782
    @batalhadopovo4782 4 года назад +1

    Ficou boa, embora não falou muito sobre o Niilismo do Nietzsche e tentar buscar a visão política é atestar a falta de atenção ao ler que é compreensível a densidade do assunto, leia mais uma vez e faça uma outra resenha como se nunca tivesse lido e depois compare as duas, será legal! Abraço!

  • @pr.laurobatista9054
    @pr.laurobatista9054 3 года назад +1

    Nietzsche viveu delirando entre o pico de sua inteligência e o abismo de sua imaginação.

  • @maxwellrfreire1
    @maxwellrfreire1 5 лет назад +7

    Outra coisa curiosa no livro é o fato de logo no início Nietzche acusar os filósofos de "impor" um sistema moral próprio e de omitir a verdade, por assim dizer. Não obstante, ele esperar de filósofos (novos, mas ainda filósofos) a construção de uma moral nova.
    Aliás, essa premissa que ele utiliza não é verdadeira ( ou totalmente verdadeira). Não é possível atribuir aos filósofos de um modo geral essa conduta nada filosófica de esconder a verdade. Aristóteles, ao que parece, é um grande exemplo de um filósofo cujo comportamento é oposto ao denunciado por Nietzsche.

    •  5 лет назад +6

      Ele entende que os filósofos não conseguem compreender a "verdadeira moral", pois estão contaminados pelas suas opiniões que são baseadas exclusivamente em seus sentidos e suas vontades.
      Ele acredita que apenas Platão utilizou a filosofia de forma correta, buscando a verdade acima do que ele sentia ou acreditava.
      Esse é um ponto interessantíssimo pois ele mostra o seu verdadeiro interesse de buscar a verdade, mesmo que não consiga dizer como.

    • @JMXx999
      @JMXx999 5 лет назад +12

      Me desculpem, mas parece que estão extraindo de Nietzsche justamente o que ele condena. Nietzsche é amoral, não confundir com imoral, a partir do momento que defende uma moral idiossincrática. Sei que parece um paradoxo, mas não é. Nietzsche não escreve para a "massa", ele no início já diz que sua obra é para poucos, sua obra é para o que ele considera uma "aristocracia" do saber. Vocês estão trocando alhos por bugalhos. O elogio de Nietzsche é a Platão, Platão como força de vontade e não à filosofia Platonica e socrática, que ele massacrou a vida toda, entendam isso pelo amor de Deus, é o mesmo sentido dele elogiar judeus e cristão - ele elogia a força da vontade desses, que conseguiram impor sua vontades, mas em momento algum elogia o "conteúdo" dessas doutrinas, nem a cristã, nem a judaica e nem a platônica. Para Nietzsche, a moral do filósofo nasce e morre nele, é uma idiossincrasia do Espírito que é transformada em ação pela vontade de poder. Tentar enxergar Nietzsche como alguém que aconselha a "humanidade" a seguir qualquer caminho, ou como disseram, como um premonitor de alguma "moral" ainda por vir é um erro horroroso, ele escreve apenas e somente para o que chama "Nobre". Outro erro imperdoável do vídeo é dizer que Nietzsche defende a razão em detrimento da paixão, pelo amor de Deus, ele termina o livro exaltando Dionísio e não Apolo, é o extremo oposto disso. Vou resumir, o que toda a filosofia de Nietzsche tenta, em toda sua obra, é construir um edifício do pensamento que possibilite ao indivíduo nobre (aqui exclui qualquer possibilidade de democratização de seu pensamento - ou uso dela para a massa de escravos). Utilizar a razão como meio para viabilizar suas paixões mais profundas. Para ele, Apolo deve ser servo de Dionísio, e o Nobre deve lançar mão de tudo o que a razão lhe possibilita, sem nenhum escrúpulo, pudor ou moral, para a consumação de suas paixões mais fortes. Isso é o pensamento de Nietzsche.

    • @JMXx999
      @JMXx999 5 лет назад +4

      Sobre a última questão levantada no vídeo, não, Nietzsche não é moralista. Ele quer que cada um seja a máxima potência de suas vontades, nobres por essência sendo nobres, escravos por essência sendo escravos. No fim, olhando do alto a civilização, você verá a imagem que ele mostra em Zarathustra, uma montanha de macacos em constante e voraz luta, e esse seria o único equilíbrio possível da sociedade. Por isso ele definitivamente não é de esquerda, e em essência não é de Direita, mas podemos dizer que em forma, ou seja, no pouco de "utilitarismo" que há no seu pensamento, ele é sim de direita, pois só é possível transvalorar algo que seja concreto, ou seja, algo que tenha forma se não fixa, mas que se auto transforme lentamente. O leitor de Nietzsche só se mistura com a "sociedade" para viabilizar suas vontades, ele é bem claro quanto a isso, nem deixa sombra de dúvidas, o Nobre de Nietzsche está muito próximo de um sociopata. E não há como discordar que no fundo ele defenda a violência como mecanismo de equilibra essas forças, sendo cada ser humano detentor de uma moral única. Tolerância, respeito, diversidade, paz - definitivamente são coisas que não cabem no pensamento de Nietzsche, e não é questão de opinião, questão de opinião é se você concorda ou não com isso. O uso que a esquerda tem usado de sua obra, por exemplo, é patética, do mesmo modo que é patético o uso que as vezes os liberais usam sua obra para defender certo utilitarismo vienense, o que é proporcionalmente também ridiculo.

    •  5 лет назад +4

      @@JMXx999 Obrigado pelos comentários. Essa obra de Nietzsche é realmente muito complexa, a leitura deve ser feita com muito cuidado e repetida em outras ocasiões para assimilarmos mais conteúdos.
      Em relação à Platão ele realmente o elogia por ser alguém que busca a verdadeira sabedoria, mas também o critica por ser "ingênuo" e levar adiante a crítica de Sócrates em relação à razão e as paixões.
      No sentido de direita e esquerda de um modo geral ele é realmente imparcial na maior parte do livro.
      Em relação ao fato de ele ser amoral, acredito que você não compreendeu o meu ponto de vista, que é o de que não tem como qualquer pessoa ser amoral, pois nascemos e vivemos em um mundo que irá criar em nossas mentes opiniões, sobre o certo é o errado, que invariavelmente moldarão uma moral, a não ser que sejamos Deus.

    • @julianeoliveira6190
      @julianeoliveira6190 4 года назад

      Adoro seus comentários!

  • @yasmindemelo7004
    @yasmindemelo7004 2 года назад

    Ótimo vídeo, o site que você falou não existe mais não é? Procurei e não achei...

  • @guilhermecarvalho1971
    @guilhermecarvalho1971 2 года назад

    Não acho que Nietzsche defenda a não existência de uma moral, mas que a moral é subjetiva, ou seja, há várias morais. Sem dúvida nenhuma, ao afirmar isso, junto a seus demais argumentos, acaba por propagar sua própria moral.

  • @thaisibiapina3088
    @thaisibiapina3088 4 года назад +2

    Qual o link ou nome do site para acessar a resenha?

    •  4 года назад

      www.bibliofilos.com.br

  • @maxalex1194
    @maxalex1194 3 года назад +1

    Você é irmão gêmeo do Delegado Francischini ???

  • @luizcarloswolfchemale6313
    @luizcarloswolfchemale6313 5 лет назад +5

    Nietzche diz que os filósofos utilizam-se da moral, da sua própria moral para vender a SUA MORAL como a melhor moral pra todos. Ele critica isso mas utiliza-se da moral própria para atacá-la. Isso é uma incoerência....

    • @mayckonalmeida2453
      @mayckonalmeida2453 4 года назад +13

      Não porque ele não incita que pense como ele mas, que pense por si mesmo, logo incita que cada um decida por sua moral e não compre a de mais ninguém

    • @ozoki
      @ozoki 4 года назад +3

      @@mayckonalmeida2453 Ele manda você literalmente fazer um auto conflito

  • @aglaiviriato1104
    @aglaiviriato1104 2 года назад

    Além do bem e do mal Nitt

  • @Alexacavatina
    @Alexacavatina 10 месяцев назад

    A moral não é universal ..ainda bem .

  • @pr.laurobatista9054
    @pr.laurobatista9054 3 года назад

    Nietzsche mestrou-se na invenção de futilidades e doutorou-se -se na torção de cabeças.

  • @pr.laurobatista9054
    @pr.laurobatista9054 3 года назад +1

    Nietzsche foi nota dez na inteligência e nota zero na sabedoria porque quis.

  • @anneflor9105
    @anneflor9105 5 лет назад +2

    Muitas partes complexas

  • @pr.laurobatista9054
    @pr.laurobatista9054 3 года назад

    O mundo seria muitíssimo melhor sem os psicofilosofismos de Nietzsche, com eles bons motivos para rir, criar carros alegóricos, sonhos, ilusões e inspirar letras de samba enredo nos carnavais do Rio de Janeiro, S. Paulo e Bahia.

  • @luizcarloswolfchemale6313
    @luizcarloswolfchemale6313 5 лет назад +2

    Ele é completamente doido é inconstante, numa página diz algo e na outra já se contradiz. Ele não sustenta seus argumentos com perfeição, farei um vídeo esmiuçando todo esse livro no meu canal também.

    • @claudir8661
      @claudir8661 4 года назад +2

      ele mesmo diz isso num livro "o meu eu de hoje refuta o meu ontem", por isso a magia de Nietzsche

  • @pr.laurobatista9054
    @pr.laurobatista9054 3 года назад

    O filosofismo de Nietzsche sobreviveu porque no mundo há fregueses para toda espécie de mercadorias.

  • @pr.laurobatista9054
    @pr.laurobatista9054 3 года назад

    Na filosofia Nietzsche não fundou escola, mas suas universidades para influenciáveis estão pelo mundo todo, nelas porém não se estudam nem teologia, do resto tudo se oferecem ali, menos também o certificado de conclusão.

  • @rannel11
    @rannel11 3 года назад +1

    Nietzsche não era Ateu!

  • @linamartins3244
    @linamartins3244 4 года назад +3

    Como não acreditava em Deus? Ele só não acreditava no Deus judaico cristão, como você mesmo disse ele elogiava o cristianismo primitivo, e ele era um Gnóstico, não um ateu, esse é um erro recorrente da análise a Nietzsche 👍

  • @antoniomicheletto3663
    @antoniomicheletto3663 2 года назад

    Nietzs calado seria o maior dos filsofos, faltou conprenção no entendimento da extrura falhou como filósofo fundamentalista e serviu apenas como um filósofo critico

    • @shounen..
      @shounen.. 11 месяцев назад

      Mas tu que e o brabo ne, tu que filósofa sabiamente ne .

  • @jessilelioguimaraes7724
    @jessilelioguimaraes7724 4 года назад +3

    meu amigo vc peca pela falta de objetividade

  • @eloahelo5285
    @eloahelo5285 2 года назад

    Fala fala fala e não fala nada .....

  • @cristianizacao4173
    @cristianizacao4173 5 лет назад +2

    Estou quase concluindo a leitura. Ele demonstra muito revoltado com tudo e todos (filósofos, o cristianismo, relacionamentos, e outros...). Alguém muito infeliz, e quer fazer dos seus argumentos; A verdade, como que absoluta. Não estou gostando! É verdade que ele foi viciado em haxixe?

    •  5 лет назад +6

      Olá Cristianização, na verdade os questionamentos dele são interessantes e válidos, ele pensa de um modo "fora" da realidade, evitando os preconceitos. Para mim o problema é justamente este, ele não tem como emitir um julgamento de forma "isenta". Ele vive no mesmo mundo que nós e sente o mesmo que sentimos.
      Não sei lhe responder a respeito do haxixe.

    • @hayltongomes
      @hayltongomes 4 года назад

      Pelo que sei NIt se utilizava do ópio como medicamentos para as sua doença

  • @pr.laurobatista9054
    @pr.laurobatista9054 3 года назад

    No seu O Anticristo Nietzsche age como se estivesse possesso do espírito de Satanás.