POLÊMICA!! Livros que não consegui chegar ao fim - Valter Hugo Mãe e Murakami entre outros.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 22 фев 2023
  • Você é do tipo que lê um livro até o final, custe o que custar, ou do tipo que não tem dó de abandonar uma leitura no meio?
    A depender do seu momento de vida, dos temas que te comovem ou da linguagem narrativa que você mais se interessa, às vezes aquele livro pode não dar match. E isso não tem nada a ver com a qualidade da obra, claro, apenas com o seu gosto pessoal naquele momento.
    No vídeo de hoje, a Livia fala sobre alguns livros que ela deu um perdido e abandonou sem dó.
    ►► POLÊMICA!! Livros que não consegui chegar ao fim - Valter Hugo Mãe e Murakami entre outros.
    ► Livros citados no vídeo:
    “Graça infinita”, de David Foster Wallace: amzn.to/41kWZy1
    “John Lennon: a vida”, de Philip Norman: amzn.to/3IsMMqG
    John, Yoko e Eu, Jonathan Cott: amzn.to/3IpaxQH
    “As doenças do Brasil”, de Valter Hugo Mãe: amzn.to/3XVfG8A
    “A máquina de fazer espanhóis”, de Valter Hugo Mãe: amzn.to/3IscBY7
    “O filho de mil homens”, de Valter Hugo Mãe: amzn.to/3krLVyD
    “A desumanização”, de Valter Hugo Mãe: amzn.to/3XYBccy
    “Homens sem mulheres”, de Haruki Murakami: amzn.to/3lWbWGF
    “Minha querida Sputnik”, de Haruki Murakami: amzn.to/41nOm64
    “Caçando carneiros”, de Haruki Murakami: amzn.to/3SuToK0
    “O reino do amanhã”, de J. G. Ballard: amzn.to/3KwLnSC
    “Crash”, de J. G. Ballard: amzn.to/3Zenm79
    ► Siga a Livia no Instagram: / livpiccolo
    ► Esperamos a sua visita em nossa cidade:
    / antofagica
    / antofagica
    / antofagica

Комментарии • 342

  • @fernandaabrao98
    @fernandaabrao98 Год назад +180

    Só faltou uma coisa: às vezes o problema não é muito com a gente não. Às vezes o livro só é ruim mesmo!

  • @jaderrocha8320
    @jaderrocha8320 Год назад +135

    Eu trabalho a 30 anos em livraria, e digo que o tempo nos torna seletivos, principalmente com respeito aos livros, pois é aí que temos noção do pouco tempo que temos em relação a tudo que queremos ler. Eu raramente erro quando escolho, de acordo com o meu gosto, os filmes e livros que quero ver e ler.

  • @edson3929
    @edson3929 Год назад +121

    Abandonei As meninas, da Lygia, e Memorial do convento, de Saramago. Não tinha maturidade para lê-los na primeira vez. Voltei depois neles e estão entre meus preferidos. Acho que alguns livros têm seu tempo certo em nossas vidas, seja em função da linguagem, das histórias, ou ainda das personagens.

  • @ricardorocha5420
    @ricardorocha5420 Год назад +73

    Abandonar leituras é um dos atos mais libertadores para o leitor. "Estimado livro, não iremos produzir flores agora, sejam elas malignas ou benignas, mas o futuro é sempre indecifrável"

  • @Alex_Santos424
    @Alex_Santos424 Год назад +12

    Abandonar uma leitura, ainda me incomoda mas prefiro deixar de ler naquele momento e talvez voltar a ler em outra época. Já aconteceu.

  • @Vernicaaa
    @Vernicaaa Год назад +30

    Abandonei pouquíssimos, mas ainda tenho dificuldade. Se for clássico, então, me sinto na obrigação de continuar e não perder uma parte da história do mundo. Acho que morrerei na fé de que um dia terminarei de ler os livros que desisti.

  • @arlenelelis5575
    @arlenelelis5575 Год назад

    Descobri que você é uma leitora honesta: pela sua lista, há vários livros dos mesmos autores. Então, pare de ler mesmo: sem culpa!

  • @brendateles3361
    @brendateles3361 Год назад +27

    Hahahah adorei o tema do vídeo!!! A vida é curta demais pra forçar a barra numa leitura que não estamos engajando. Eu tb parei de encucar com isso e agora deixo de lado mesmo. Já cometi o "pecado" de deixar na metade "grande sertão veredas", por exemplo, pois apesar de estar gostando da história e da narrativa ficou repetitivo demais para mim. É uma obra incrível, mas tem que estar com paciência para o ritmo alongado. Rs

  • @reginapacheco3668
    @reginapacheco3668 Год назад +19

    Agora já consigo abandonar, mas passei anos e anos sem ter coragem de abandonar um livro, por mais que o tivesse odiando!!!

  • @litera_queen
    @litera_queen Год назад +22

    Eu abandono com gosto AHHUAUH acho que leitura tem que ser algo que nos faça bem e não somente por obrigação de terminar, afinal, é o que você falou: quanto mais o tempo passa, menos tempo temos pra ler. Não vou dar meu tempo pra livros que não me encantaram porque a lista de leituras que quero fazer nesta vida é grande :)

  • @sandrapegado3771
    @sandrapegado3771 Год назад +21

    Tbm já fui assim: não abandonava livro de jeito nenhum. Hoje, não virei abandonadora de livros, raramente largo uma leitura, mas não tenho mais a obrigação antiga de terminar à força.

  • @MarcosAntonio-ky2vj
    @MarcosAntonio-ky2vj Год назад +52

    O Ailton Krenak foi fundamental na minha redação do Enem 2022.

  • @patriciashibayama2229
    @patriciashibayama2229 Год назад +10

    Me julguem ! Abandonei clássicos como “ Os sertões “ e Dostoyevsky nunca me cativou!

  • @flaviar2406
    @flaviar2406 Год назад +7

    Me arrependo de não ter abandonado "O Ser e o Nada" do Sartre. Li com muito esforço, e se entendi 10% do livro, foi muito.

  • @Maria-db4pm
    @Maria-db4pm Год назад +11

    Eu amei a humildade da Lívia, porque quando meu santo não bate, eu entendo que o problema é "da obra" e não minha e demoro um tempinho pra aceitar, haha! No meu caso há 3 obras clássicas que eu abandonei (imagino que serei cancelada nesse comentário). O primeiro foi "Pessoas Normais" de Sally Rooney, larguei nas primeiras páginas pois me estressava demais com os personagens e não consegui sentir empatia por nenhum. O segundo (e mais polêmico) foi "Cem anos de solidão" de Gabriel García Marquez, amei cada detalhe da escrita e fiquei apaixonada pelos personagens. Mas quando um personagem adulto se apaixonou por uma criança aquilo não me desceu. Fiz de tudo pra retornar a leitura mas aquilo me deixava nervosa. Pretendo retornar mas estabeleci uma data indefinida... O terceiro foi "Horses" da Patti Smith, eu gostei de cada composição do álbum mas a voz dela definitivamente não fez o meu tipo. Entretanto, acho incrível como ela originou um movimento que contribuiu para tantas artes. Talvez não tenha sido meu momento pra todos esses clássicos, até porque sou do time "odiei porém lerei no ódio". Ótimo debate! 💖

  • @JoaoLevyGA
    @JoaoLevyGA Год назад +5

    Só abandonei um livro: Neuromancer, do William Gibson. A leitura não me cativou e eu sou fã da estética do Cyberpunk, mas não fluiu.

  • @ednalvasantana2189
    @ednalvasantana2189 Год назад +13

    Eu gostei muito de Homens sem mulheres e eu nem sou fã do Murakami. Gostei do conto Drive my car e amei o filme. Fiquei imaginando como colocaram aquele conto tão curto em um filme de mais de duas horas. Mas funcionou muito bem, o roteiro ficou excelente.

  • @GiovanaCosta
    @GiovanaCosta Год назад +6

    Tem livros que achamos chato e pronto. Não existe esse de: "se você não gostou de tal livro então não gosta realmente de ler ou não entende nada de literatura". Achar um livro chato, sendo um clássico ou um best seller, não quer dizer que você não reconheça o valor daquela obra. No caso de um clássico, mesmo achando chato eu não gosto de abandonar a leitura, vou até o final, sei que aquele livro tem sua importância, reconheço a grandiosidade do autor mas mesmo assim posso achar a leitura chata (o que é muito raro porque dos clássicos nacionais eu adoro a maioria), sem problema nenhum. Hoje em dia, não me sinto mais na obrigação de gostar de livro nenhum pra mostrar pra ninguém que sou "entendida" no assunto.

  • @marcellomediewall5054
    @marcellomediewall5054 Год назад +6

    não gosto de abandonar, mas dar um tempo. Li "A menina que roubava livros" + "O Mundo de Sofia" no decorrer de cinco anos. Por outro lado, consegui finalizar "Duna" e "O Messias de Duna" em apenas dois meses. Cada livro traz um ritmo, penso ser importante "entregar-se" ao sabor do momento de ler, refletir, distanciar-se e aguardar a hora do reencontro. A vida segue...

  • @ricardoaraujocampos5951
    @ricardoaraujocampos5951 Год назад +4

    Pra mim não rola Orgulho e Preconceito. Tentei 5 vezes!