Conversas à Solta: Liberdade de Expressão vs Politicamente Correto

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 16 июл 2024
  • “Quando não há, entre os homens, liberdade de pensamento, não há liberdade” - Voltaire
    No passado dia 29 de Março de 2023 decorreu mais um evento das Conversas à Solta promovido pela Associação LAD e pelo AIM ALDE Party Portugal desta vez dedicado ao tema da Liberdade de Expressão vs Politicamente Correto.
    O espaço escolhido para a nossa conversa foi o Hotel Ramada, em Lisboa, e contou no seu painel de convidados com a já nossa habitual moderadora Dra. Diana Soller, com o humorista Ricardo Araújo Pereira, o cronista João Miguel Tavares e com a deputada socialista, e advogada, Isabel Moreira.
    Num século que muitos consideram o século da informação voltamos a deparar-nos com os velhos fantasmas da censura e do excesso de paternalismo para com a sociedade. Autores e personalidades são censurados ou cancelados por dizer ou escrever o que pensam. Livros e expressões são reescritos, desaconselhados ou adaptados às novas realidades para proteger as gerações mais novas. Como podemos parar e combater esta censura mascarada de politicamente correto que age apenas para o nosso bem? Estará a liberdade de expressão ameaçada? Estaremos, sem nos apercebermos, a condicionar o nosso discurso e pensamento para evitar ofender o outro?
    Numa sessão bem-humorada e animada procurou-se responder as estas questões e abordaram-se temas ligados à liberdade de expressão, à censura ou o politicamente correto, e como enquanto sociedade podemos preservar a capacidade de nos expressarmos sem medos ou condicionamentos. Para a Associação LAD este é um tema deveras importante pois assenta num dos principais pilares da liberdade, o direito ao livre pensamento e à liberdade expressão dos cidadãos.

Комментарии • 10

  • @pituchabruxelas9603
    @pituchabruxelas9603 Год назад +3

    Muito interessante.. Continuem por favor. Obrigada

    • @ladportugal
      @ladportugal  6 месяцев назад

      Ainda bem que gosta de nos ouvir. Para nós é um gosto. Votos de Feliz 2024!

  • @MariaJoaoGouveia-jq3gh
    @MariaJoaoGouveia-jq3gh 6 месяцев назад +3

    Para combater o machismo, o racismo, a homofobia e outros segregacionismos deve ser feito pela educação. Não uma educação repressiva, um discurso censurador e prepotente. Toda a ação agressiva gera uma reação. E há quem lucre com isso!

  • @cristinacarneiro1678
    @cristinacarneiro1678 11 месяцев назад +2

    É, Portugal vive de acordo com o “politicamente correto “ e aquele q ousar em ser frontal e dizer aquilo que pensa, é considerado mal educado!!! Ou seja, basicamente o “politicamente correto “ está tão enraizado que as pessoas confundem os planos sem sequer se aperceberem.

  •  11 месяцев назад +2

    Adoro a figura de poder de uma deputada simultaneamente advogada ou jusrista que precisa de alterar o tom de voz para tentar impor o seu ponto de vista, ao mesmo tempo o "apenas" humorista sem formação em Direito consegue ser mais assertivo, mais inteligente, mais prudente e mais credivel.
    RAP tem o meu voto para o lugar do Marcelo!

  • @MaxiMonkU2B
    @MaxiMonkU2B 11 месяцев назад +1

    Se alguém te diz um "Olá!" num corredor. E tu não abres a boca, é mal educada. E nunca pensei "defender" alguém do Chega. E se não queres falar com ele dizes-lhe isso "Olha, não quero falar contigo, porque XYZ" e depois sim fechas a matraca. Fazer isso dessa maneira é, sem dúvida alguma, ser mal educada.

  •  11 месяцев назад +4

    Usar um microfone aqui serviu para quê? A qualidade de som fugiu com a liberdade de expressão?
    Este comentário é politicamente incorreto?

    • @cristinacarneiro1678
      @cristinacarneiro1678 11 месяцев назад +1

      😂😂

    • @MauroGentile
      @MauroGentile 5 месяцев назад +1

      Sou trcnico audio.
      É impressionante como no sec XXI, em Portugal, qualquer media é empobrecida pela má qualidade audio. Isto é lei. Triste

  • @krolik2531
    @krolik2531 8 месяцев назад +1

    As palavras não são racionais para conseguirem ser racistas. Quem faz as palavras racistas são as pessoas idiotas que não compreendem o contexto das coisas.