Após a vitória do Real Madrid na primeira Taça Intercontinental, o jornal Mundo Deportivo do Barcelona saudou a equipa madrilenha como o primeiro clube campeão mundial; embora tenham salientado que a competição “não incluía africanos, asiáticos e outros países integrantes da FIFA”, também manifestaram dúvidas de que estas regiões apresentassem futebol da mesma qualidade da Europa e da América do Sul. Os espanhóis se autodenominaram campeões mundiais até que a FIFA interveio e se opôs; citando que a competição não concedia o direito de tentativa de participação a quaisquer outros campeões de fora da Europa e da América do Sul, a FIFA afirmou que só pode reivindicar ser campeã INTERCONTINENTAL de uma competição disputada entre DUAS organizações continentais (em contraste com a Copa Intercontinental, o direito de tentar participar da Copa do Mundo FIFA, por meio de convite da FIFA em 1930 e processo de qualificação desde 1934, estava aberto a todos os países membros da FIFA, independentemente do continente onde estivesse localizado).
No ano de 1967, CONCACAF exigia uma vaga na Copa Intercontinental. O até então presidente da FIFA, Stanley Rous, propôs expandir a Copa Intercontinental para que o torneio passasse a incluir clubes da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF) e da Ásia (AFC). mas a UEFA e a CONMEBOL não aceitaram a proposta. Em outubro de 1968, foi firmado um acordo entre as confederações da América do Sul (CONMEBOL) e da América Central e do Norte (CONCACAF) para disputar uma competição anual, a Copa Interamericana, que colocaria os campeões continentais de cada uma em confronto, e estabelecia que o vencedor da Copa Interamericana teria o direito de representar o continente americano contra o campeão europeu na Copa Intercontinental. Na edição de 1978, o América do México se torna a primeira equipe da CONCACAF a vencer a Copa Interamericana ao bater o Boca Juniors e com base neste título demonstra o interesse em disputar a Copa Intercontinental contra o Liverpool campeão europeu 1976-77. Porém, a tentativa fracassa, e o Boca Juniors é que recebe o direito de disputar a Copa Intercontinental, que prossegue sendo restrita unicamente a europeus e sul-americanos. O jornal O Estado de S. Paulo de 16 de abril de 1978 antes da final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1977-78 cita que o América do México disputaria a Copa Intercontinental contra o vencedor de Liverpool e Brugges da Bélgica.
Os jornais El Informador, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, deixam claro que, após o título do Club América do México na Copa Interamericana, a expectativa era que o time mexicano (não o Boca Juniors) tivesse o direito de representar as Américas na Copa Intercontinental. O jornal espanhol El Mundo Deportivo também confirma que o entendimento era que o Club América do México jogaria a Copa Intercontinental naquela ocasião, sugerindo que naquele ano ele jogaria a final da Intercontinental contra o campeão da Supercopa da Europa, o Anderlecht (naquele momento, o campeão europeu Liverpool já havia anunciado que não disputaria a Copa Intercontinental) O Anderlecht e o América do México chegaram a marcar os jogos da Copa Intercontinental edição de 1978 para serem disputados em 1979, mas os jogos acabaram não ocorrendo. A edição de 1978 da Copa Intercontinental acabou não sendo disputada, por nenhum dos quatro clubes citados (Liverpool, Anderlecht, Boca Juniors, América do México). Em alguns países, a edição da Copa Interamericana de 1978 é reconhecida como um título intercontinental a nível da Copa Intercontinental, e que o América do México é “campeão do mundo” daquele ano, em virtude da equipe mexicana ser o vencedor do duelo contra o time sul-americano, Boca Juniors.
Do site da FIFA, dias antes da partida entre FC Porto versus Once Caldas: “GOODBYE TOYOTA CUP, HELLO FIFA CLUB WORLD CHAMPIONSHIP”. “(...) Com o passar do tempo, tornou-se evidente que não era realista continuar a conferir o título SIMBÓLICO de “campeão mundial de clubes” com base num ÚNICO JOGO entre os campeões EUROPEU e SUL-AMERICANO. Pelo novo formato, que entra em vigor em 2005, mais uma vez no Japão, os respectivos vencedores das SEIS “taças dos campeões” de cada confederação se classificarão para o Campeonato MUNDIAL de Clubes da FIFA. Estou convencido de que esta é a melhor fórmula para todos. Não vai mais atrapalhar as viagens dos clubes, mas sim jogar um jogo extra, o clube coroado DESTA VEZ será o VERDADEIRO campeão mundial”. (Michel Platini, membro do Comitê Executivo da FIFA e vencedor da Copa Intercontinental em 1985)
O conselho da FIFA (e não propriamente a FIFA) oficializou o torneio que a FIFA considerava um torneio AMISTOSO. Quando da criação do certame, as duas confederações pediram à FIFA para que auxiliasse na organização e oficializasse o torneio. A FIFA disse “NÃO”! Pior: quando o Real Madrid venceu a primeira edição, em 1960, e se autointitulou “CAMPEÃO MUNDIAL”, a FIFA vetou e ordenou ao clube que se referisse à competição somente como “INTERCONTINENTAL” (Mundo Deportivo de 22/11/1979). O mal-estar foi tão grande que a FIFA chegou a PROIBIR a realização do torneio em 1961 (Mundo Deportivo, 03/06/1961), a menos que os clubes aceitassem considerá-lo um torneio AMISTOSO PRIVADO. Mas a competição seguiu, à revelia da FIFA. Em 1967, quando Racing Club Avellaneda e Rangers SC fizeram três violentos jogos na disputa da taça, tendo no último nada menos que seis expulsões, chocando imprensa e torcida, a FIFA foi acusada de fugir de suas responsabilidades por não intervir no torneio. A entidade precisou vir a público para reforçar o que já havia dito antes: não poderia fazer nada pois, oficialmente, tratava-se de um torneio AMISTOSO, que nunca fez parte das suas competições oficiais (Mundo Deportivo, 25/11/1967).
Created in 1960 at the initiative of the European confederation (UEFA), with CONMEBOL's support, the European/South American Cup, known also as the Intercontinental Cup, was contested by the holders of the European Champion Clubs’ Cup and the winners of its newly established South American equivalent, the Copa Libertadores. The competition was not endorsed by FIFA, and in 1961 FIFA refused to allow it to take place unless the participants gave it a “private friendly match” status.
Se intercontinental é mundial, podemos considerar a Argentina como PENTACAMPEÃ MUNDIAL de futebol - já que ela venceu a Copa Artemio Franchi em 1993 e a Copa Finalissima em 2022?
Mn parece que a fifa vai desconsiderar todos os mundiais antigos, ela falou que esse novo super mundial de 2025, é o único e verdadeiro e primeiro mundial ja feito, N sei se tu ta sabendo mais se isso acontecer todo mundo vai xingar a fifa
Se INTERCONTINENTAL é “MUNDIAL”, o Santos FC pode reclamar mais um “mundial”. Afinal, ele conquistou a Supercopa de Campeones INTERCONTINENTALES em 1968! E, em 1981, teríamos que ter DOIS campeões “MUNDIAIS”: o CR Flamengo (que venceu o Liverpool FC pela COUPE EUROPÉENNE SUDAMERICAINE, antes denominada Copa Intercontinental [UEFA/Conmebol]) e o Pumas UNAM - que abocanhou a Copa Interamericana (Conmebol/Concacaf). Em 1992, teríamos TRÊS campeões “MUNDIAIS”. O São Paulo FC (vencedor da COPA INTERCONTINENTAL [CONMEBOL/UEFA]), o Club Africain [النادي الإفريقي] - campeão do AFRO-ASIAN CLUB CHAMPIONSHIP ou COPA AFRO-ASIÁTICA (CAF/AFC) - e o Colo-Colo [campeão da Copa Interamericana] (CONCACAF/CONMEBOL)! Já, em 1993, o marroquino Wydad AC [نادي الوداد الرياضي] - ganhador da Copa Afro-asiática) - e o São Paulo FC (bicampeão da Coupe Européenne Sudamericaine) dividiriam a glória pelas conquistas dos DOIS interconfederativos existentes.
Já, em 1993, o marroquino Wydad AC [نادي الوداد الرياضي] - ganhador da Copa Afro-asiática) - e o São Paulo FC (bicampeão da Coupe Européenne Sudamericaine) dividiriam a glória pelas conquistas dos DOIS interconfederativos existentes. Duas perguntas que “atormentam” minh’alma (é ironia minha!🤣😂😅): se o São Paulo FC não tivesse declinado de disputar a Copa Interamericana em 1994, e tivesse vencido o Deportivo Saprissa, os são-paulinos iriam se sentir no direito de se autoproclamarem tricampeões “MUNDIAIS” (já que teriam obtido sucesso em mais um certame intercontinental)? Com toda a certeza, o presidente da CONMEBOL iria bater na porta da FIFA para pedir mais um “mundial”, além dos de 1992 e 1993 - que são INTERCONTINENTAIS! E se, em 1998, o CR Vasco da Gama tivesse derrotado o Madrid CF no Japão e a conquistado a Copa Interamericana contra o DC United, ele também iria se declarar campeão “MUNDIAL” duas vezes em menos de uma semana? O CR Vasco da Gama perdeu dois “MUNDIAIS” no mês de dezembro de 1998! 🤦🏻♂️ Conclui-se, então, que o clube carioca é vice-campeão “MUNDIAL” três vezes (já que perdeu também em 2000)?
E se INTERCONTINENTAL é MUNDIAL, a Argentina DEVE reivindicar os DOIS “mundiais” conquistados em 2022: a Copa Finalissima (intercontinental CONMEBOL-UEFA) e a Copa do Mundo (FIFA)? E o Sevilla FC pode pleitear o Desafio de Clubes UEFA-CONMEBOL [UEFA-CONMEBOL Club Challenge] de 2023? Ele bateu o CARE Independiente del Valle na final...
A Coupe Européenne/Sud-américaine (antes denominada de Intercontinental Cup) nada tem a ver com a FIFA! Era um interconfederativo realizado por DUAS confederações! A FIFA nada tinha a ver com isso! O que era um INTERCONTINENTAL sempre será um INTERCONTINENTAL! Não tem como mudar para MUNDIAL DE CLUBES ou COPA DO MUNDO DE CLUBES DA FIFA, por exemplo! A FIFA já deu de ombros àquele tal “mundial” várias vezes, chamando-o de jogo amistoso e que nada tinha a ver com aquela competição!
Após a vitória do Real Madrid na primeira Taça Intercontinental, o jornal Mundo Deportivo do Barcelona saudou a equipa madrilenha como o primeiro clube campeão mundial; embora tenham salientado que a competição “não incluía africanos, asiáticos e outros países integrantes da FIFA”, também manifestaram dúvidas de que estas regiões apresentassem futebol da mesma qualidade da Europa e da América do Sul. Os espanhóis se autodenominaram campeões mundiais até que a FIFA interveio e se opôs; citando que a competição não concedia o direito de tentativa de participação a quaisquer outros campeões de fora da Europa e da América do Sul, a FIFA afirmou que só pode reivindicar ser campeã INTERCONTINENTAL de uma competição disputada entre DUAS organizações continentais (em contraste com a Copa Intercontinental, o direito de tentar participar da Copa do Mundo FIFA, por meio de convite da FIFA em 1930 e processo de qualificação desde 1934, estava aberto a todos os países membros da FIFA, independentemente do continente onde estivesse localizado).
No ano de 1967, CONCACAF exigia uma vaga na Copa Intercontinental. O até então presidente da FIFA, Stanley Rous, propôs expandir a Copa Intercontinental para que o torneio passasse a incluir clubes da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF) e da Ásia (AFC). mas a UEFA e a CONMEBOL não aceitaram a proposta.
Em outubro de 1968, foi firmado um acordo entre as confederações da América do Sul (CONMEBOL) e da América Central e do Norte (CONCACAF) para disputar uma competição anual, a Copa Interamericana, que colocaria os campeões continentais de cada uma em confronto, e estabelecia que o vencedor da Copa Interamericana teria o direito de representar o continente americano contra o campeão europeu na Copa Intercontinental.
Na edição de 1978, o América do México se torna a primeira equipe da CONCACAF a vencer a Copa Interamericana ao bater o Boca Juniors e com base neste título demonstra o interesse em disputar a Copa Intercontinental contra o Liverpool campeão europeu 1976-77. Porém, a tentativa fracassa, e o Boca Juniors é que recebe o direito de disputar a Copa Intercontinental, que prossegue sendo restrita unicamente a europeus e sul-americanos. O jornal O Estado de S. Paulo de 16 de abril de 1978 antes da final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1977-78 cita que o América do México disputaria a Copa Intercontinental contra o vencedor de Liverpool e Brugges da Bélgica.
Os jornais El Informador, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, deixam claro que, após o título do Club América do México na Copa Interamericana, a expectativa era que o time mexicano (não o Boca Juniors) tivesse o direito de representar as Américas na Copa Intercontinental. O jornal espanhol El Mundo Deportivo também confirma que o entendimento era que o Club América do México jogaria a Copa Intercontinental naquela ocasião, sugerindo que naquele ano ele jogaria a final da Intercontinental contra o campeão da Supercopa da Europa, o Anderlecht (naquele momento, o campeão europeu Liverpool já havia anunciado que não disputaria a Copa Intercontinental) O Anderlecht e o América do México chegaram a marcar os jogos da Copa Intercontinental edição de 1978 para serem disputados em 1979, mas os jogos acabaram não ocorrendo. A edição de 1978 da Copa Intercontinental acabou não sendo disputada, por nenhum dos quatro clubes citados (Liverpool, Anderlecht, Boca Juniors, América do México).
Em alguns países, a edição da Copa Interamericana de 1978 é reconhecida como um título intercontinental a nível da Copa Intercontinental, e que o América do México é “campeão do mundo” daquele ano, em virtude da equipe mexicana ser o vencedor do duelo contra o time sul-americano, Boca Juniors.
Do site da FIFA, dias antes da partida entre FC Porto versus Once Caldas:
“GOODBYE TOYOTA CUP, HELLO FIFA CLUB WORLD CHAMPIONSHIP”.
“(...) Com o passar do tempo, tornou-se evidente que não era realista continuar a conferir o título SIMBÓLICO de “campeão mundial de clubes” com base num ÚNICO JOGO entre os campeões EUROPEU e SUL-AMERICANO. Pelo novo formato, que entra em vigor em 2005, mais uma vez no Japão, os respectivos vencedores das SEIS “taças dos campeões” de cada confederação se classificarão para o Campeonato MUNDIAL de Clubes da FIFA.
Estou convencido de que esta é a melhor fórmula para todos. Não vai mais atrapalhar as viagens dos clubes, mas sim jogar um jogo extra, o clube coroado DESTA VEZ será o VERDADEIRO campeão mundial”.
(Michel Platini, membro do Comitê Executivo da FIFA e vencedor da Copa Intercontinental em 1985)
O conselho da FIFA (e não propriamente a FIFA) oficializou o torneio que a FIFA considerava um torneio AMISTOSO. Quando da criação do certame, as duas confederações pediram à FIFA para que auxiliasse na organização e oficializasse o torneio. A FIFA disse “NÃO”!
Pior: quando o Real Madrid venceu a primeira edição, em 1960, e se autointitulou “CAMPEÃO MUNDIAL”, a FIFA vetou e ordenou ao clube que se referisse à competição somente como “INTERCONTINENTAL” (Mundo Deportivo de 22/11/1979). O mal-estar foi tão grande que a FIFA chegou a PROIBIR a realização do torneio em 1961 (Mundo Deportivo, 03/06/1961), a menos que os clubes aceitassem considerá-lo um torneio AMISTOSO PRIVADO. Mas a competição seguiu, à revelia da FIFA. Em 1967, quando Racing Club Avellaneda e Rangers SC fizeram três violentos jogos na disputa da taça, tendo no último nada menos que seis expulsões, chocando imprensa e torcida, a FIFA foi acusada de fugir de suas responsabilidades por não intervir no torneio. A entidade precisou vir a público para reforçar o que já havia dito antes: não poderia fazer nada pois, oficialmente, tratava-se de um torneio AMISTOSO, que nunca fez parte das suas competições oficiais (Mundo Deportivo, 25/11/1967).
@mithuna_rasi mistérios que nos não saberemos porque ela faz isso
Created in 1960 at the initiative of the European confederation (UEFA), with CONMEBOL's support, the European/South American Cup, known also as the Intercontinental Cup, was contested by the holders of the European Champion Clubs’ Cup and the winners of its newly established South American equivalent, the Copa Libertadores. The competition was not endorsed by FIFA, and in 1961 FIFA refused to allow it to take place unless the participants gave it a “private friendly match” status.
Se intercontinental é mundial, podemos considerar a Argentina como PENTACAMPEÃ MUNDIAL de futebol - já que ela venceu a Copa Artemio Franchi em 1993 e a Copa Finalissima em 2022?
O hino do Bayer ficou sem som por causa de direitos autorais
Mn parece que a fifa vai desconsiderar todos os mundiais antigos, ela falou que esse novo super mundial de 2025, é o único e verdadeiro e primeiro mundial ja feito, N sei se tu ta sabendo mais se isso acontecer todo mundo vai xingar a fifa
@CeggidOficial tudo vai recomeçar do zero
Pra mim o verdadeiro mundial é esse último, não o toyota
O perfil da FIFA no X mostrou todos os campeões de 60 até 2024
@@darkrize2302 o mundial se reiniciará dps do mundial de 2025
@@darkrize2302 que eles vão falar que é o primeiro já feito
O Celtic foi o primeiro clube que recebeu a orelhuda (formato atual)!
Venceu a Internazionale na final!
Se INTERCONTINENTAL é “MUNDIAL”, o Santos FC pode reclamar mais um “mundial”.
Afinal, ele conquistou a Supercopa de Campeones INTERCONTINENTALES em 1968!
E, em 1981, teríamos que ter DOIS campeões “MUNDIAIS”: o CR Flamengo (que venceu o Liverpool FC pela COUPE EUROPÉENNE SUDAMERICAINE, antes denominada Copa Intercontinental [UEFA/Conmebol]) e o Pumas UNAM - que abocanhou a Copa Interamericana (Conmebol/Concacaf).
Em 1992, teríamos TRÊS campeões “MUNDIAIS”.
O São Paulo FC (vencedor da COPA INTERCONTINENTAL [CONMEBOL/UEFA]), o Club Africain [النادي الإفريقي] - campeão do AFRO-ASIAN CLUB CHAMPIONSHIP ou COPA AFRO-ASIÁTICA (CAF/AFC) - e o Colo-Colo [campeão da Copa Interamericana] (CONCACAF/CONMEBOL)!
Já, em 1993, o marroquino Wydad AC [نادي الوداد الرياضي] - ganhador da Copa Afro-asiática) - e o São Paulo FC (bicampeão da Coupe Européenne Sudamericaine) dividiriam a glória pelas conquistas dos DOIS interconfederativos existentes.
Já, em 1993, o marroquino Wydad AC [نادي الوداد الرياضي] - ganhador da Copa Afro-asiática) - e o São Paulo FC (bicampeão da Coupe Européenne Sudamericaine) dividiriam a glória pelas conquistas dos DOIS interconfederativos existentes.
Duas perguntas que “atormentam” minh’alma (é ironia minha!🤣😂😅): se o São Paulo FC não tivesse declinado de disputar a Copa Interamericana em 1994, e tivesse vencido o Deportivo Saprissa, os são-paulinos iriam se sentir no direito de se autoproclamarem tricampeões “MUNDIAIS” (já que teriam obtido sucesso em mais um certame intercontinental)? Com toda a certeza, o presidente da CONMEBOL iria bater na porta da FIFA para pedir mais um “mundial”, além dos de 1992 e 1993 - que são INTERCONTINENTAIS!
E se, em 1998, o CR Vasco da Gama tivesse derrotado o Madrid CF no Japão e a conquistado a Copa Interamericana contra o DC United, ele também iria se declarar campeão “MUNDIAL” duas vezes em menos de uma semana?
O CR Vasco da Gama perdeu dois “MUNDIAIS” no mês de dezembro de 1998!
🤦🏻♂️
Conclui-se, então, que o clube carioca é vice-campeão “MUNDIAL” três vezes (já que perdeu também em 2000)?
E se INTERCONTINENTAL é MUNDIAL, a Argentina DEVE reivindicar os DOIS “mundiais” conquistados em 2022: a Copa Finalissima (intercontinental CONMEBOL-UEFA) e a Copa do Mundo (FIFA)?
E o Sevilla FC pode pleitear o Desafio de Clubes UEFA-CONMEBOL [UEFA-CONMEBOL Club Challenge] de 2023? Ele bateu o CARE Independiente del Valle na final...
Mundial de Clubes é aquele organizado pela FIFA! O restante é apenas um interconfederativo (CONMEBOL-UEFA)!
Nada mais que isso!
1951- 2014: PALMEIRAS, PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES, RECONHECIDO PELA FIFA
A fifa postou um vídeo mostrando todos os campeões mundiais e o Palmeiras não tava lá então...
51 É PINGA
5:00 O Intercontinental Que N Aconteceu Mas Era Pra Acontecer
FALTOU O ICASA AÍ MEU MANO 😡 GANHAMOS EM 2013 EM CIMA DA INTERNAZIONALE POR UM 3 X 2 >:(
@@MikellasSantos kkkkkkkkkkk
@@Cactodancante66578 NÃO TEM GRAÇA NENHUMAAAAAAAAAAAA
@@Cactodancante66578 SOMOS CAMPEÕES DO MUNDO
Icasa>>>>times do Brasil
@@Cactodancante66578 Yes
Orgulho. Do meu. FLAMENGO. campeão MUNDIAL. de. 1981. 💪❤️🖤💪
🤣🤣🤣🤣🤣🤣
A Coupe Européenne/Sud-américaine (antes denominada de Intercontinental Cup) nada tem a ver com a FIFA!
Era um interconfederativo realizado por DUAS confederações! A FIFA nada tinha a ver com isso! O que era um INTERCONTINENTAL sempre será um INTERCONTINENTAL! Não tem como mudar para MUNDIAL DE CLUBES ou COPA DO MUNDO DE CLUBES DA FIFA, por exemplo! A FIFA já deu de ombros àquele tal “mundial” várias vezes, chamando-o de jogo amistoso e que nada tinha a ver com aquela competição!
51 é pinga
@@BrunoSantos-bd8ke sim
Vdd mn🗿🍷
@gabrielplay9515 um brinde para todos campeões mundiais de verdade 🍷🗿
@@Cactodancante66578 🍷🗿
Real Madrid (1960, 1998, 2002, 2014, 2016, 2017, 2018, 2022 & 2024)9 títulos🏆
Milan (1969, 1989, 1990 & 2007) 4 títulos 🏆
Bayern de Munique (1976, 2001, 2013 & 2020) 4 títulos 🏆
Barcelona (2009, 2011 & 2015) 3 títulos 🏆
Inter de Milão (1964, 1965 & 2010)
3 títulos 🏆
Boca juniors (1977, 2000 & 2003) 3 títulos 🏆
Penarol (1961, 1966 & 1982) três títulos
Nacional-URU (1971, 1980 & 1988) 3 títulos 🏆
São Paulo (1993, 1994 & 2005) 3 títulos🏆
Ajax (1972 & 1995) 2 títulos🏆
Manchester United (1999 & 2008) 2 títulos🏆
Juventus (1985 & 1996) 2 títulos 🏆
independente (1973 & 1984) dois títulos 🏆Porto (1987 & 2004) 2 títulos 🏆
Santos (1962 & 1963) 2 títulos 🏆
Corinthians (2000 & 2012) 2 títulos 🏆
Liverpool (2019) 1 título 🏆
River plate (1986) 1 título 🏆 Estudiantes (1968) 1 título 🏆
Flamengo (1981) 1 título🏆 Grêmio (1983) 1 título🏆
Borussia Dortmund (1997) 1 título 🏆
Feyernood (1970) 1 título 🏆
Olímpia (1979) 1 título 🏆 internacional (2006) 1 título 🏆
Racing (1967) 1 título 🏆
Vélez sarsfield (1994) 1 título 🏆
Estrela vermelha (1991) 1 título 🏆
Atlético de Madrid (1974) 1título🏆
Simulação bônus
Bayern de Munique (1975 & 2001) 2 títulos🏆 Liverpool (1978)
1 títulos 🏆 Santos (2003) 1 título 🏆 Bayer Leverkusen (2002) 1 título 🏆 deportivo la coruna (2004) 1 título 🏆