O Japão tem 125 milhões de habitantes, destes, 29% tem mais de 65 anos. O que resta uma população de 88.750.000. A taxa de desemprego lá é de 2.5%, logo, são 2.218.750 de desempregados, se pra cada um, existe 27 vagas, estamos falando de 59.906.250 vagas de emprego... Que loucura cara! Não é atoa que trabalhador ai é sugado ao máximo e mesmo assim ainda não se consegue suprir a demanda de trabalho.. Não tem como os empregados preencherem essa lacuna absurda de cargos desocupados, nem trabalhando 24h por dia! Não tem como a economia ir pra frente assim
Creio que os japoneses mais jovens estão começando a ver que há melhores oportunidades de emprego fora (vide o crescente movimento de emigração dos japoneses para a Austrália). Li outro dia que, segundo a visão dos japoneses, o problema está no desinteresse dos japoneses por alguns postos no mercado de trabalho e não na falta de mão de obra em si. Há uma sutil diferença nisso. Nesse mesmo artigo, reconhece-se, aliás, que é um problema também atrair estrangeiros, já que os salários do Japão estão ficando para trás em comparação a outros países desenvolvidos. Some-se a isso uma cultura inflexível, e por isso pouco amigável a estrangeiros e uma falta de equilíbrio entre vida e trabalho. Com exceção de entusiastas, é difícil encontrar um atrativo no Japão atualmente com tantos países desenvolvidos oferecendo uma qualidade de vida estatisticamente melhor. Uma mudança de cultura, tornando-se mais receptiva, parece inevitável se quiserem voltar a crescer.
@@pedro34543 Você está realmente disposto a refletir sobre essa questão como adulto ou quer apenas que o seu Japão ideal continue servindo como um narcótico? Espero que você não seja uma criança e seja capaz de pesquisar os tantos relatórios, estatísticas e depoimentos disponíveis. Aliás, coleta e análise de estatísticas é algo que faz parte da minha pós-graduação. Mas é algo realmente muito complexo para crianças que só sabem debochar.
@@nelsonkodama1 Eles são os mais receptivos, por mais de toda burocracia que existia para visitar, todos os turistas que li e conversei testemunhavam que nunca foram tão bem recebidos em viagens para outros países. Apesar disso essas pessoas também testemunhavam alguns problemas pois nada é perfeito, mas até então as notas são extremamente positivas. E sim, é reconhecido também que a falta de mão de obra se da ao alto desenvolvimento acadêmico e profissional, que faz com que eles procurem empregos "melhores" em vez de suprir com a demanda/necessidade. Atrair pessoas de fora para exercerem essas funções é aparentemente o único caminho de salvação, visto que aumentar salários para essas áreas apenas gera falências. Por tanto, não há como convencer o povo japonês para atender essa demanda, e por isso importar a pobreza dos outros países consegue resolver essa demanda mas, isso faz muitas outras coisas mudarem, como a organização da cidade, dos trabalhos e até da cultura. É uma situação difícil, mas eu espero que o Japão ao menos se mantenha, mesmo que ele não se mantenha como uma das maiores potências global, se o Japão continuar com uma boa sustentabilidade de vida já o suficiente em minha visão. "Não é necessário ser o mais rico do mundo, apenas ter segurança, saúde e conforto já é o suficiente para eu viver".
@@nelsonkodama1 vai fala aí, japao e um dos melhores países pra se viver e isso é fato, e só não serão amigáveis com estrangeiros caso os estrangeiros deem motivo.
Primeiramente vídeo muito top. Infelizmente essa abertura de portas acabam trazendo os malefícios, mas a casa é deles e os japoneses tem razão de reclamar. Creio que após o período de avaliação o governo não irá renovar essa isenção.
Os problemas dos asiáticos são: fingimento excessivo; xenofobia; ocultação de péssima índole; crimes de tráfico de órgãos e humanos (constantes); etc. Os nativos de péssima índole tamb prejudicam o país, não apenas os turistas de mau carácter. Eles ficam encobrindo os próprios pecados, e vivem falando mal do Ocidente, apesar de admirarem o Ocidente. Eu amo a Ásia, mas a Ásia tem muitos males assim como o Ocidente
O problema é que convenhamos: os japoneses têm uma visão de mundo muito restrita. Não digo que é preciso aceitar o errado, mas será que o que eles consideram errado é realmente errado, entende? O que quero dizer é que o mundo atualmente exige de nós uma visão mais ampla das coisas, sob pena de ficarmos para trás. Culturalmente, os japoneses podem achar errado muitas coisas que para nós ocidentais é normal. Porém, eles mesmos acabam pagando o preço dessa inflexibilidade com a diversidade. Tanto que os jovens japoneses já estão começando a pensar em sair do Japão para países como a Austrália. Penso que uma mudança cultural será inevitável.
@@pedro34543 O tupiniquim ali esqueceu do que está ocorrendo com as imigrações de mulçumanos e africanos na europa. Xenofobia é feio. Mas ela preserva tua cultura, isso é fato.
@@nelsonkodama1 mas po, é só tu pegar as lives do Tavo mesmo, osestrangeiros tão zoando o Japão inteiro mano, e os japas da geração z tão imitando esses costumes de fora, nesse vídeo memo, tinha um japa mijando na caruda no meio da rua, tu acha que eles aprenderam com quem? então querendo ou não, esses maus costumes estão arruinando o Japão, e isso pode acabar piorando daqui ha alguns anos se o governo deles não fizer alguma coisa.
Em Portugal, em capitais turísticas, existem transportes só para turistas, autocarros só para os turistas para eles não terem de usar os outros transportes. Facilita os portugueses que não vão lotados no autocarro, e facilita os turistas, porque os autocarros passam em locais turísticos propositadamente para que os turistas possam aproveitar melhor sem andarem a ver quais os autocarros que vão até aos locais.
bastante esclarecedor Tavo...eu hoje em dia me considero turista...ja estive em 3 países e ano que vem estou indo visitar japao...passarei por Tokyo...Obrigado irmão!!
Com relação a Kyoto e o bairro das Maiko, o Japão não sabe vender isso para o turista.... Não há programação para os turistas conhecerem o que faz uma Maiko, exemplo uma noite com música, dança, teatro, canto...enfim, tudo o que uma maiko é treinada. Venderia a experiência de um jantar com apresentação das Maikos. Antes de começar as apresentações, o pessoal explicaria em inglês o que significa ser maiko e sua importância para a cultura do Japão, em que consiste o treinamento, quanto tempo dura etc....se fizessem isso, além de faturar uma grana boa, ainda educariam os turistas apresentando a cultura e os valores deles...se fossem visionários abririam dias específicos de programação especial nesse bairro durante o dia e a noite....com entradas controladas e a polícia para dar um apoio ali....ganhariam bastante...mas, para isso, os japoneses devem descer do salto alto e aceitar que precisam desse dinheiro e isso é um trabalho honesto.
Acabei de passar por Dubai, Doha e fiquei 1 semana no Japão. Fui muito bem tratado e bem recebido em todos esses países, mas no Japão foi com um carinho e atenção a mais. Gente babaca tem no mundo todo, cabe aos países decidir o que fazer com eles. Em Dubai e Doha esta resolvido o Sheik desse o cacete 😂. No Japão a força da cultura do respeito ao outro é gigantesca o que apaga o babaca, sem contar a seriedade da polícia.
Os turistas mal intencionados e os japas de péssima índole, estão arruinando o Japão. Isso poderá me afetar, já q pretendo visitar a Terra do Sol Nascente 😪
foda que os estrangeiros estão influenciando negativamente os japas, se tu ver a geração z de lá tá zuadão, Japão sempre foi um país mais limpo e civilizado, fora a taxa de criminalidade e roubos que sempre foram baixos, agora se vc for ver ta mo putaria, vários lugares sujo pra porra, muita gente morando na rua, taxa de roubo e criminalidade aumentaram nos últimos anos, e durante a noite tá muito mais barulhento do que em anos anteriores, tudo isso devido ao aumento de estrangeiros no país.
Japão conhecendo os males do turismo real, muitos lugares já sofrem disso e tem lugares que a população já está se movendo para fechar o turismo da cidade. Acredito que na maioria dos casos vai ficar igual Fernando de Noronha, tem que vender um rim e pedaço do fígado para o Faustão antes de ir lá.
Eu concordo, turistas de índole duvidosa causam problemas, não só no Japão mas em qualquer país, os japoneses são extremamente organizados, são exemplos para todos os países.
Essa questão de turista tem que pôr regras mesmo, mas como os que abusam são americanos e europeus eles passam pano muitas vezes, sobre emprego enquanto restringirem a certas nacionalidades com restrição de quantidade nada irá melhorar.
Eh estou começando a achar que japones nao gosta muito de estrangeiro nao kkk. Varios lugares tem plaquinhas escritas "Apenas japones". Porque eu iria em um pais que nao quer que eu va la ? ne. E se continuar deste jeito logo logo cancelam a livre entrada. E por mim tanto faz.
Infelizmente, existe culturalmente uma mentalidade de clã. Agora, claro que nem todos os japoneses são assim. Sempre existem "rebeldes" kkkkk. Mas toda essa atmosfera acaba causando muita insegurança nos estrangeiros. E penso que reciprocidade é regra universal. Tipo o que aconteceu com o Chris e o Greg: um, nos menosprezou e deixamos de lado. O outro nos valorizou e nós acolhemos. Não entendo por que o pessoal não aplica essa mesma regra aos japoneses kkkk
@@leonardoarchangelo O que me incomoda nisso tudo é generalizar usando "os estrangeiros" como se a fonte de toda falta de civilidade fossem os estrangeiros. É como culpar os japoneses hoje pelos crimes de guerra cometidos por seus antepassados. Aí com certeza os apaixonados iriam criticar a generalização. Ou seja, nesse nicho infelizmente impera o dois pesos, duas medidas. E com isso não há debates saudáveis sobre questões concretas. Não mudaremos o Japão, mas podemos mudar a nós mesmos.
Deixa esse paizinho nanico pra lá. O Japão sempre foi assim com estrangeiros desde a época dos samurais e ñ vai mudar. Lugar pra passar uma semana e vazar. As placas são ruins de assimilar, os japoneses velhos são um saco e os grandes centros não são nada de mais. Com esse pensamento vão decair cada vez mais…
O turismo é algo essencial pra economia dos países em geral gringo dá sempre dinheiro só q é aquilo né uma faca de dois gumes pq o dinheiro chega e as vezes vem acompanhando de caos e desordem
Palavras de um voluntário no Japão que acho que mostram a essência da alegada "baderna dos turistas": "Seguir as regras (sociais) é uma regra. Porém, não sendo um japonês, alguém pode se queixar: 'como diabos eu vou aprender todas essas regras?' Bem, um japonês diria, 'azar o seu!' Eles não lhe darão nenhuma trégua. Eu me vejo em um contexto em que estou 120% familiarizado com as regras. Mesmo assim, um japonês ainda tentará me confrontar".
Não é essencial!! A grande maioria dos países não vive de turismo, de fato o turismo ajuda a movimentar mas é um dos setores mais fracos. No Brasil por exemplo ele passa longe de ter relevância econômica.
Tua vida sendo teu emprego. Com aquelas histórias de esperar o chefe sair para ir embora. Não ter um suplente para a mesma função que a tua, ao ponto de se ocorrer a falta de alguém na equipe, todos terão de trabalhar até mais tarde. É complicado esse ambiente pelos relatos já vistos por mim.
@@gd9721 Não. Há países tão seguros e organizados quanto o Japão cujo o povo não é extremista com as regras sociais. Aliás, seu argumento tem um item muito recorrente usado por aqueles que não querem aceitar a realidade: comparar o Japão com países em desenvolvimento. Assim fica fácil e é muito leviano. Seria a mesma coisa que relevar os problemas do Brasil dizendo que ele é um país de primeiro mundo se comparado com a Etiópia. Agora, se compararmos estatisticamente o Japão com outros países desenvolvidos, perceberemos que o Japão está justamente se tornando o Brasil dos países desenvolvidos: caindo em IDH, PIB (pode ser passado pela Índia em breve), salários e até mesmo em segurança pública.
Querido Tavo❤❤ Amigo amo seus videos sobre o Japao 🇯🇵💖💖💖🎥📹🎞📽🎬📷📸 🗼🌆🌇🌃🌌⛩️🏪🏫🚄🚇🚈🚍🥢☕🍵🍜🍝🍘🍙🍱🍔🍟🍕🥪🎎🎏🎐🎋🏡🏙🏘🏨🏗🏭🏯 Amo o Japao🇯🇵❤❤❤ Parabens elo seu trabalho❤🎥📸🔎🎬📽📹👏👏👏👏 Amigo😘 tomara que Japao🇯🇵 deixa o brasileuro e brasileira Vim com tudo pago pro🇯🇵 pago pelo governo🇯🇵 pros bradileros conhecerem😅😘 beijos Tavo de sua amiga do🇧🇷❤
Você está certo nesse quesito Tavo! O Japão está certo de uma certa forma! Precisa ter uma orientação pro Turistas, alguns extrapolam, o País tem suas regras, costumes e a sua Cultura!
Exato. Errado não estão, no próprio Brasil acontece isso, o povo do Sul, alí pro lado de Santa Catarina, eles mesmo não gostam de turistas, principalmente dos brasileiros pq é chegar lá e cagarem com tudo.
Um dia vai ter o msm fim q Atlântida. E as pessoas ouvirão falar q no passado existiu um país super desenvolvido tecnologicamente mas q msm assim desapareceu. A história se repete
To teminando a facul, assim que eu finalizar, vou ir pro japao. Sou da area de tecnologia, e tem mta vaga sobrando. Varios amigos ja foram e tao tentando fazer eu ir agr, porem eu quero terminar a facul antes e ir. Muita oportunidade
Sucesso para quem se aventurou. Não é minha praia - e nuca será. Os que eu conheço ou conheci -muito já faleceram - retornaram do jeito que foram; alguns, em estado pior. Meu comentário é familiar. Tenho uma irmã casada com descendente de japonês. Todos os parentes dele (meu cunhado, falecido) foram para o Japão e voltaram sem referências ou destaques para cima ou para baixo. Embora concorde que Japão é país para os japoneses, sempre será uma potência em todos sentidos.
Discordo. Quem foi potência nunca será ex-potência. O Japão tem tecnologias, embora possua mercado interno pequeno, aliás, compensado pela qualidade de seus produtos tops que espalha para o mundo. O PIB continua alto (quarto maior do mundo; ultrapassado este ano, 2023, pela Alemanha), a renda per capita e a qualidade de vida são altas (87-88 anos em média). Em resumo, nunca será pobre, mas estável, como os países baixos (Holanda, Bélgica, Suíça, Suécia), além as potências Inglaterra, França, Alemanha, todos do Euro. Os impérios verdadeiramente fortes não desaparecem, podem se tornar estáveis. Não enxergar esses exemplos à vista de todos é negar-se a si mesmo.
@@joaomonteiro9963 Vários países que eram extremamente fortes hoje em dia são apenas vestígios do que já foram. Portugal e Espanha já foram as maiores potências do mundo e hoje em dia são países, que se torna cada vez pior a vida para a população média. O Japão está no mesmo caminho desses dois países. A vida no Japão vai ficar cada vez pior e mais difícil ao longo dos próximos anos, pois as contas finalmente estão chegando e principalmente para imigrantes com mão de obra desqualificada. O Japão no momento está tendo sua moeda cada vez mais desvalorizada, todos os dias o Iene fica cada vez mais barato, e isso é um grande problema pra um país como Japão, que precisa importar gás natural, petróleo e comida, coisas essências para a vida no país. Produtos estão se tornando cada vez mais caros e a inflação está subindo e vai continuar subindo e o Japão sendo um país que cada vez mais perde mercado para China e Córeia do Sul vai sim ir perdendo mercado internacional. A realidade é que o Japão parou no tempo e já não é mais o mesmo em relação ao nível de tecnologia e produtos. A maior empresa de exportação do Japão, que é a Toyota, foi pega falsificando teste sobre emissão de CO2 dos seus carros e está passando por uma crise. Os salários do Japão para a mão de obra que trabalha em fábricas está ficando cada vez mais precária e possívelmente dentro de alguns anos vamos ver muitas pessoas abandonando o Japão por completo e com menos mão de obra e menos produção em conjunto com preços cada vez mais altos de matéria prima a situação tende a só piorar. Se você quer acreditar que o Japão vai se manter como esteve para sempre, então tudo bem, mas o país está chegando cada vez mais perto de um colapso e uma grande recessão econômica, então pode ter certeza que daqui para frente coisas como qualidade de vida e renda per capita vão somente diminuir. O país vai continuar imprimindo dinheiro, juros vão continuar bem abaixo da inflação, obviamente preços vão continuar subindo e o país que importa mais do que exporta vai cada vez mais ter o custo da importação cada vez maior do que a exportação, exportação que tende a só diminuir devido a outros países como China se tornando cada vez mais referências e empresas que são corruptas em conjunto com o governo. O Japão cavou a própria cova e agora vai pagar por um bom tempo o preço de todas as péssimas decisões que vem tomando nas últimas décadas. O país teve que se abrir totalmente ao Turismo pra tentar combater o problema do mercado interno e não tem nenhum sinal de melhora, então o Japão vai na realidade ficar cada vez melhor para os turistas e cada vez pior para os Japoneses...
Cara deixe de me encher o saco; odeio infiltrados que se apega a um ponto do texto; tenha visão, horizontes vastos, como eu tenho. São os mesmo que me atacavam em minhas páginas, em Histórias de Umurarama, de saco de infiltrados, reles, indigente intelectuais, em Proibido Gado, entre outras. Credo!... Raciocínio raso, lerdo, é assim... Leitor funcional também porque não têm alcances. Aprenda... Os Impérios, babaca, não sobrevivem (não sobreviveram) porque são/foram disformes; não se estruturam internamente, em termos de política, economia, bem-estar social. Por isso não deixaram rastros. As potências sim, permanecem, porque se alteraram/alteram profundamente, isto é, as estruturas antes mencionadas. É por isso que os países baixos, que foram potências internacionais a partir em 1500-1600 D.C., entre outros, Holanda, e posteriormente Alemanha, Japão, Estados Unidos, continuam/ continuarão a serem potências.
As pessoas tem que deixar o Japão e os japoneses em paz, pra que ir lá encher o saco dos caras? Se eles não querem turistas os deixemos em paz, eu nunca fui ao Japão e jamais irei, e isso não me incomoda
Exatamente. Aliás investir em turismo, numa receptividade GENUINAMENTE amigável é uma das melhores formas de marketing cultural. As pessoas começam a apreciar o país e a cultura espontaneamente. Não precisa ficar com tentativas veladas de imposição cultural. Isso acaba virando uma chatice e afasta as pessoas.
Infelizmente tem o bônus, mas tb o ônus. A arquitetura de Kyoto para o turismo realmente é linda, e para quem curte histórias locais tb é bem atraente acerca disto. Se não me engano, tb tem tradição no ramo de tecelagem, tem até uma série sobre isto... alias, estava eu estes dias simulando no Trivago valores de estadia em alguns locais do Japão, e Kyoto foi um, mas sem qualquer intenção, só de brinks mesmo 😅
Oi Tavo, faça um vídeo sobre a negação de visto para brasileiros, ouvi comentários a reapeito, e uma das causas é o aumento da violência no Japão causado pelos criminosos brasileiros e com isso os bons cidadãos brasileiros estão pagando caro. Faça um vídeo a respeito disso se estão falando corretamente ou não.
Geralmente o turista não se informam pra que não sejam desagradáveis. No seu país de origem existe situações, atitudes que tudo bem só que em outros países se torna muito chato, irritante, desrespeitoso, ofensivo.
Mas aí entra a questão de que são turistas. O que quero dizer é que também é preciso dar uma margem para eles (não de badernar ou cometer crimes) justamente por não terem um vínculo profundo com o país. Todas as ações têm um preço. Abrir as portas para turistas tem o preço de ter que lidar com as diferenças culturais. Se o Japão não quer ter que lidar com os diferentes, que fechem as portas e procurem outras formas para ganhar dinheiro.
@@nelsonkodama1 então se for por essa linha de raciocínio, quando uma visita de ofende em sua casa , como você abriu as portas neh. Tem que ter "margem" ??na minha casa eu que mando, gostei ou não.
@@brunodesouzaprimo9780 O ofender é por sua conta, né. Você está criando espantalhos afirmando algo que não afirmei. Quando eu digo margem, refiro-me a um senso de liberdade e limites EQUILIBRADO que TODO MUNDO deveria ter, incluindo os japoneses. Aliás, tenho quase certeza de que você está defendendo algo que você mesmo não gostaria que pessoas fizessem com você, né. Imagina um chefe implicante com tudo, um amigo chatão que só quer impor as vontades dele, etc.
@@nelsonkodama1 o turista existe por ter curiosidade por uma certa cultura, crença , costume, o mínimo e saber se comportar de acordo, como você relatou . Na empresa também tem as formas de trabalho suas normas, cada empresa tem as suas, você se quiser continuar deve se adequar . Se eu tenho o interesse de viver a experiência, fazer parte e de bom tom , ter bom senso nunca falha, ser educado não tem meio termo ou e educado ou não .
@@brunodesouzaprimo9780 De novo, você está fazendo espantalhos do que eu disse. O turista não necessariamente é um conhecedor do país ou lugar que visita. Quantas oportunidades de viagens ou passeios surgem e agarramos somente pela experiência? Aliás, o caso do Greg é um exemplo muito bom disso. Ele nos acolheu e nós o acolhemos sem a preocupação de coisas secundárias. E as normas de um empresa não são absolutas. Nem as de um país. Existem tratados, acordos internacionais e inclusive o Japão já foi "enquadrado" pela ONU por causa de casos de xenofobia e pela falta de uma legislação mais clara contra isso. E de novo: falar é fácil. DUVIDO que na sua vida real você aceite qualquer tipo de relação social de mão única ou já não tentou moldar alguém, aceitando numa boa as diferenças do outro. DUVIDO que você já não quis "negociar" algo dialogando. Esse é o ponto. Mas claro. Eu não te conheço e qualquer dissermos um para o outro não adiantará porque já existe a discordância entre nós. Não vejo razão nos seus argumentos e você não vê nos meus.
Tavo, me tira uma dúvida: os brasileiros n precisa de visto agr como vc disse eu posso ir pro Japão pra morar? Ia precisar comprar o visto? Ou eu poderia ir sem visto e depois tirar um visto de estudante/trabalhador pra poder morar no Japão?
Vc não precisa de visto para turistar por 3 meses se não me engano. Para trabalhar ou estudar vai precisar de visto. Não queira ficar lá ilegalmente igual muitos brasileiros fazem nos EUA.
@@cathy27 então, mais o visto eu tiro antes de entrar no país? Ou eu posso tirar o visto de trabalhador (por exemplo) depois q já entrei no país sem visto?
@@candidomribeiro sim, disso eu já sabia! Mas eu tô querendo dizer se n tem problema tirar o visto depois que eu entrar no país sem visto, entendeu? Vms supor q eu vou visitar o Japão, só vou precisar comprar a passagem, certo? Só q, nesses dias q eu estou visitando, eu posso arrumar um emprego e começar a trabalhar?
tinha um cara ai que filmava pra frente a camera só q ele é baixinho e fracote ai um japones falo pra ele "oque que se ta filmando minha cara porra???!!!!!" ai ele nunca mais filmo pra frente kkkkkk agora ele só filma a cara dele quando sai pra rua, mas tambem é estranho voce mirar a camera na cara de meninas na rua, na cara de caras, pq vc pensa q nao mas tá todo mundo olhando oque voce ta fazendo, magina fazer isso no brasil o povo nao gosta aqui no brasil eles olha torto
Às vezes penso que intencional, sabe? Tipo, atrair os estrangeiros e depois falar mal deles para dar a impressão aos japoneses de que o mundo fora do Japão é um caos. Assim, os japoneses se motivariam a ocupar as vagas de emprego no Japão mesmo e a dar o sangue pelo país, entende?
@@cathy27 kkk tomara. Mas se encontra relatos de estrangeiros que sentem que a mídia cria espantalhos dos estrangeiros, meio que ressaltando muito os pontos negativos.
Aki no Japão os japoneses são muitos preconceituoso cm estrangeiro principalmente brasileiro quando vc vai entrar no elevador eles vê vc vindo pra entrar já fecha rápido pra não ir com eles mais no trânsito educação saúde segurança n tem melhor mais são muito reservado aki em Toyama a gnt n vê muita gnt nas ruas mais é lindo aki
@@wits3392 Mas por ignorância podemos acabar sendo preconceituosos do mesmo jeito e é por esse ato externo que somos julgados, né? E esse é um dos pontos que questiono nos japoneses: admitamos que eles sejam preconceituosos por ignorância. E aí? Não vão buscar conhecimento? A impressão que dá é que eles são (e querem continuar sendo) como robôs prontos, sem tirar nem pôr nada novo. Ou no máximo, mudar como massa, não como indivíduos. É como pensar só de forma extrema: ou evoluem todos ou ninguém evolui. Isso é muito ruim porque o mundo está em constante movimento e haverá pessoas que preferirão não mudar, mas outras que desejarão uma mudança para melhor (e têm todo o direito de quererem honestamente o melhor para si). Perceba, aliás, esse tipo de pensamento 8 ou 80 em muitos aqui quando dizem como se TODOS os estrangeiros fossem a fonte da desgraça no Japão. Bom, não é bem pensamento 8 ou 80, porque tenho quase certeza de que quem generaliza para o mal os estrangeiros se julga ser a ÚNICA exceção a esta regra. Uma divindade da moralidade. Esses são os piores.
Acabei de ver no news um brasileiro entrevistado falando que está aqui no Japão a turismo e e muito mais barato comer aqui que no Brasil os japoneses falaram ainnnnnn isso não e bom yokunai né Japão sendo visto como comer e barato o povo da china e do taiwan fazendo compra a rodo América também e o povo japonês preocupado com o preço do repolho que vai comer estão indignados e eu estou gostando 😂😂😂😂😂😂😂😂
Os japoneses não estão sabendo impor respeito. Na coréia do sul esse tipo de “ problema “ não existe. O sul coreano não deixa estrangeiros desrespeitarem o país deles. Os estrangeiros reclamam, chamam os sul coreanos de xenofóbicos blábláblá ,mas os reclamantes não largam o osso 😂
É por que também convenhamos: com essa onda coreana em alta, para muitos o bônus tem sido maior do que o ônus. Situação parecida talvez com o que foi o Japão no passado na visão de muitos. Mas aquele Japão secou, né.
É muito paia estragarem a imagem do turista assim ou até mesmo do imigrante, outra coisa que eu vejo é que daria pra melhorar a logística e coisas do tipo pq eles sabiam que iria encher demais o país quando vc facilita a entrada né, porém é uma pena nesse meio entrar gente folgada e sem educação
O brasileiro não precisa e nem NUNCA deveria ter precisado visto para o Japão, por causa do país ser longe, caro, de cultura exótica e de um povo relativamente antipático, fechado e racista. Em que pese as maravilhas da tecnologia e estilo de vida.
Digamos que antigamente o pessoal era meio masoquista, como se ganhar um bom dinheiro justificasse qualquer coisa. Daí, esse pessoal propagandeava um Japão dos sonhos, fechando os olhos para os problemas sociais. Isso está mudando, mas ainda existem muitos fanáticos iludidos. Por isso, creio que parte desse atraso social japonês é culpa dos estrangeiros com síndrome de vira-lata que "apanhavam" e mesmo assim abanavam o rabo por um ossinho (dinheiro). É o "princípio" do relacionamento abusivo, tipo: "Se mesmo maltratando gostam de mim, vou maltratar mais ainda para satisfazer meu ego e minhas vontades".
Isso não é só no Japão em qualquer lugar do mundo….Hokkaido um exemplo 65% da economia depende do turismo…. Agora esse país quebrado ainda tem gente que idolatra
Ao invés de abrir para turistas malucos baderneiros eles deveriam é facilitar para pessoas que querem se mudar para o Japão para crescer pessoalmente e naturalmente ajudar a ecônomia do Japão a crescer tbm indiretamente, sabe pessoas que realmente apreciam o Japão no geral e sua cultura como um todo, pessoas que buscam trazer visão de melhoria e uma evolução constante para o Japão honrando assim a terra do sol nascente. Não acho q "liberar pra galera" seja uma boa resposta e tbm não acho q se prender ao puritanismo e mente fechada seja a escolha acertada, pra mim tá mais q claro que é preciso análise e resposta eficiente e adequada para cada situação e não essa bagunça entre "novidade e antiguidade" q tá sendo, sabe as coisas são equilibrio, não precisa ser 8/80 como tem sido.
Espero que n fique sujo por causa dessas pessoas mal intensionadas e o meu Medo é de eu n conseguir ir para o japao daqui 3 anos pq estou me preparando para estudar lá porem com essas pessoas fazendo isso só falta eles fecharem o Pais denovo
Ou seja, quem quiser turistar na Ásia, vá para a Coréia do Sul e para a China... porque os japoneses são muito xenófobos! Eu não gastaria dinheiro num país que me trata mal...nas pesquisas prévias, já descarto logo Japão e Portugal....vou levar meu dinheiro para quem me trata bem 😂
Está correta. Reciprocidade é regra universal e se os japoneses tendem à xenofobia em parte é por que ainda existem muitos estrangeiros com síndrome de vira-lata. Mesmo maltratados, não questionam nada e abanam o rabo para eles.
Peraí Mermão, isso não faz sentido. Você mora num quarto e sala, tranquilão, sozinho ou com mais uma pessoa. Aí você convida quinze pra ficar lá e vai reclamar que tá apertado?! Se eles querem incrementar o turismo tem que criar a infra. Tirando o desrespeito com os costumes que turista nem sempre tem noção o resto é mimimi.
É tipo: "Venham a minha festa de aniversário, mas não é para consumir nada". Ora, então, é melhor nem convidar. Falam que o brasileiro é vitimista, mas os japoneses não ficam para trás. Colocam-se sempre como os incompreendidos, vítimas dos estrangeiros. É que eles conseguem camuflar esse vitimismo e há muitos estrangeiros boboões iludidos que os ajudam nisso. Esse tipo de estrangeiro é que de fato possui a síndrome do vira-lata. Afinal, vira-lata perdido, sem rumo abana o rabo para o primeiro que aparentemente lhe dá atenção, ainda que o maltrate.
Haja grana pra essa passagem, queria aprender direito o idioma que só entendo "mais ou menos os mal" de ouvido e falo um pouco TB mas não sou descendente .. sou o pardoleiro típico, mas se fosse para ir iria para ver mais da cultura e TB algumas coisas sobre aikido e iaido que não tem aqui no brasil
Relaxou, com o dinheiro do turismo vão expandir as frotas dos transportes, oferta e demanda vai regular TUDO aí, só aguardar que enfim o japão vai ir além!
Penso que a questão está no fato de os japoneses meio que colocarem seus "costumes sociais" no mesmo patamar das leis. O que quero dizer é que há aspectos fundamentais, e aspectos secundários, que podem ser discutidos e alterados conforme as circunstâncias. É preciso haver também uma margem. Será que os turistas estão arruinando as coisas devido à falta de observância aos aspectos fundamentais ou devido à falta de observância às coisas secundárias discutíveis? Esse questionamento parece bobo, mas não é. Vide a quantas pessoas e oportunidades podemos fechar as portas por causa de bobeiras, vaidades, frescuras ou falta de conhecimento de nossa parte. A casa é dos japoneses e as regras são deles. Porém, ninguém gosta de ir à casa de um vizinho chatão que implica com tudo, né? Há 8 bilhões de habitantes no mundo e centenas de países. Nenhuma pessoa ou país é feito de ouro a ponto de os outros suportarem certas chatices. Com relação à mão de obra estrangeira, eu li recentemente uma análise de especialistas que reconhecem que é um desafio também tornar o Japão um atrativo diante de salários e qualidade de vida melhores oferecidos atualmente por outros países desenvolvidos. Segundo eles, quanto mais renomada a instituição de ensino de uma pessoa, menos o Japão se torna seu destino. Também, apenas 1% dos estrangeiros é mão de obra altamente qualificada. Um número bem abaixo dos Estados Unidos e Reino Unido, por exemplo.. Meu chute é que o Japão será (ou já se tornou) um país para entusiastas. Ou um destino para pessoas de países asiáticos em desenvolvimento devido à proximidade (e olhe lá também).
@monothread_ japao era muito bom em criar novas tecnologias. porem parou no tempo. hoje em dia nao estao inovando e criando como antes. Hoje acredito que a economia se baseia nas empresas nacionais japonesas que fabricam e montam carros e eletronicos. Mas o japao de 90 era muito sinistro e ficou para tras. O bum da economia japonesa foi na decada de 90
Cara falar para voce, eu sou muito fã de um jogo chamado silent hill que e de uma empresa chamada konami. A konami acredito eu, deve ser uma empresa que preserva muito os costumes japoneses em sua forma de gerir e gerenciar seus funcionarios. Esta empresa esta passando por um momento muito dificil. Hideo kojima era funcionario desta empresa e em entrevista ele relata que passou um baita de um sufuco trabalhando la. Posso estar viajando, mas talvez seja por isso que a economia japonesa nao esteja indo muito bem. Quando seu pais tem costumes bem especificos relacionados a toda forma de viver e se comportar isso acaba refletindo na economia.
@@iridium-x7i Com certeza. Penso que costumes restritos tiveram sua importância num passado distante, formado por clãs. Porém, a realidade muda e exige de nós novas abordagens com relação ao modo de viver. Em um mundo globalizado, pensamento de bolha atrapalha.
Mas o Japão é um país para entusiastas desde sempre, nunca foi diferente nesse ponto. aiiimm mas na década de 1980... E como estavam as economias dos EUA, Inglaterra, Alemanha Ocidental, Austrália,... Naquela época?. Só entusiastas mesmo prefeririam o Japão, mesmo naquela época.
O turismo ajuda na economia. Se japão, frear o turismo. Ai vai de base, literal. Claro, tudo tem limite e leis , pros turistas seguirem. Então é até normal isso, sem exagerar em algo.
O Japão tem 125 milhões de habitantes, destes, 29% tem mais de 65 anos. O que resta uma população de 88.750.000. A taxa de desemprego lá é de 2.5%, logo, são 2.218.750 de desempregados, se pra cada um, existe 27 vagas, estamos falando de 59.906.250 vagas de emprego... Que loucura cara! Não é atoa que trabalhador ai é sugado ao máximo e mesmo assim ainda não se consegue suprir a demanda de trabalho.. Não tem como os empregados preencherem essa lacuna absurda de cargos desocupados, nem trabalhando 24h por dia! Não tem como a economia ir pra frente assim
Creio que os japoneses mais jovens estão começando a ver que há melhores oportunidades de emprego fora (vide o crescente movimento de emigração dos japoneses para a Austrália). Li outro dia que, segundo a visão dos japoneses, o problema está no desinteresse dos japoneses por alguns postos no mercado de trabalho e não na falta de mão de obra em si. Há uma sutil diferença nisso. Nesse mesmo artigo, reconhece-se, aliás, que é um problema também atrair estrangeiros, já que os salários do Japão estão ficando para trás em comparação a outros países desenvolvidos. Some-se a isso uma cultura inflexível, e por isso pouco amigável a estrangeiros e uma falta de equilíbrio entre vida e trabalho. Com exceção de entusiastas, é difícil encontrar um atrativo no Japão atualmente com tantos países desenvolvidos oferecendo uma qualidade de vida estatisticamente melhor. Uma mudança de cultura, tornando-se mais receptiva, parece inevitável se quiserem voltar a crescer.
@@nelsonkodama1que tantos países são esses que oferecem qualidade de vida melhor? KKKKKK
@@pedro34543 Você está realmente disposto a refletir sobre essa questão como adulto ou quer apenas que o seu Japão ideal continue servindo como um narcótico? Espero que você não seja uma criança e seja capaz de pesquisar os tantos relatórios, estatísticas e depoimentos disponíveis. Aliás, coleta e análise de estatísticas é algo que faz parte da minha pós-graduação. Mas é algo realmente muito complexo para crianças que só sabem debochar.
@@nelsonkodama1 Eles são os mais receptivos, por mais de toda burocracia que existia para visitar, todos os turistas que li e conversei testemunhavam que nunca foram tão bem recebidos em viagens para outros países. Apesar disso essas pessoas também testemunhavam alguns problemas pois nada é perfeito, mas até então as notas são extremamente positivas.
E sim, é reconhecido também que a falta de mão de obra se da ao alto desenvolvimento acadêmico e profissional, que faz com que eles procurem empregos "melhores" em vez de suprir com a demanda/necessidade. Atrair pessoas de fora para exercerem essas funções é aparentemente o único caminho de salvação, visto que aumentar salários para essas áreas apenas gera falências. Por tanto, não há como convencer o povo japonês para atender essa demanda, e por isso importar a pobreza dos outros países consegue resolver essa demanda mas, isso faz muitas outras coisas mudarem, como a organização da cidade, dos trabalhos e até da cultura.
É uma situação difícil, mas eu espero que o Japão ao menos se mantenha, mesmo que ele não se mantenha como uma das maiores potências global, se o Japão continuar com uma boa sustentabilidade de vida já o suficiente em minha visão. "Não é necessário ser o mais rico do mundo, apenas ter segurança, saúde e conforto já é o suficiente para eu viver".
@@nelsonkodama1 vai fala aí, japao e um dos melhores países pra se viver e isso é fato, e só não serão amigáveis com estrangeiros caso os estrangeiros deem motivo.
Primeiramente vídeo muito top. Infelizmente essa abertura de portas acabam trazendo os malefícios, mas a casa é deles e os japoneses tem razão de reclamar. Creio que após o período de avaliação o governo não irá renovar essa isenção.
Os problemas dos asiáticos são: fingimento excessivo; xenofobia; ocultação de péssima índole; crimes de tráfico de órgãos e humanos (constantes); etc.
Os nativos de péssima índole tamb prejudicam o país, não apenas os turistas de mau carácter. Eles ficam encobrindo os próprios pecados, e vivem falando mal do Ocidente, apesar de admirarem o Ocidente. Eu amo a Ásia, mas a Ásia tem muitos males assim como o Ocidente
O problema é que convenhamos: os japoneses têm uma visão de mundo muito restrita. Não digo que é preciso aceitar o errado, mas será que o que eles consideram errado é realmente errado, entende? O que quero dizer é que o mundo atualmente exige de nós uma visão mais ampla das coisas, sob pena de ficarmos para trás. Culturalmente, os japoneses podem achar errado muitas coisas que para nós ocidentais é normal. Porém, eles mesmos acabam pagando o preço dessa inflexibilidade com a diversidade. Tanto que os jovens japoneses já estão começando a pensar em sair do Japão para países como a Austrália. Penso que uma mudança cultural será inevitável.
@@nelsonkodama1então você diz que japoneses tem que aceitar a baderna dos estrangeiros?
@@pedro34543 O tupiniquim ali esqueceu do que está ocorrendo com as imigrações de mulçumanos e africanos na europa. Xenofobia é feio. Mas ela preserva tua cultura, isso é fato.
@@nelsonkodama1 mas po, é só tu pegar as lives do Tavo mesmo, osestrangeiros tão zoando o Japão inteiro mano, e os japas da geração z tão imitando esses costumes de fora, nesse vídeo memo, tinha um japa mijando na caruda no meio da rua, tu acha que eles aprenderam com quem? então querendo ou não, esses maus costumes estão arruinando o Japão, e isso pode acabar piorando daqui ha alguns anos se o governo deles não fizer alguma coisa.
Em Portugal, em capitais turísticas, existem transportes só para turistas, autocarros só para os turistas para eles não terem de usar os outros transportes. Facilita os portugueses que não vão lotados no autocarro, e facilita os turistas, porque os autocarros passam em locais turísticos propositadamente para que os turistas possam aproveitar melhor sem andarem a ver quais os autocarros que vão até aos locais.
Boa noite Berg bom passeio pra vc
bastante esclarecedor Tavo...eu hoje em dia me considero turista...ja estive em 3 países e ano que vem estou indo visitar japao...passarei por Tokyo...Obrigado irmão!!
Se os brasileiros comecarem a ir em bandos ao Japão isso ai fica igual o morro do Alemão em 30 anos.
boa Tavo, bom demais mais um video
Com relação a Kyoto e o bairro das Maiko, o Japão não sabe vender isso para o turista.... Não há programação para os turistas conhecerem o que faz uma Maiko, exemplo uma noite com música, dança, teatro, canto...enfim, tudo o que uma maiko é treinada. Venderia a experiência de um jantar com apresentação das Maikos. Antes de começar as apresentações, o pessoal explicaria em inglês o que significa ser maiko e sua importância para a cultura do Japão, em que consiste o treinamento, quanto tempo dura etc....se fizessem isso, além de faturar uma grana boa, ainda educariam os turistas apresentando a cultura e os valores deles...se fossem visionários abririam dias específicos de programação especial nesse bairro durante o dia e a noite....com entradas controladas e a polícia para dar um apoio ali....ganhariam bastante...mas, para isso, os japoneses devem descer do salto alto e aceitar que precisam desse dinheiro e isso é um trabalho honesto.
Acabei de passar por Dubai, Doha e fiquei 1 semana no Japão. Fui muito bem tratado e bem recebido em todos esses países, mas no Japão foi com um carinho e atenção a mais.
Gente babaca tem no mundo todo, cabe aos países decidir o que fazer com eles. Em Dubai e Doha esta resolvido o Sheik desse o cacete 😂.
No Japão a força da cultura do respeito ao outro é gigantesca o que apaga o babaca, sem contar a seriedade da polícia.
8 meses quê eu não assistia esse canal, Já estava com saudades! ❤
Os turistas mal intencionados e os japas de péssima índole, estão arruinando o Japão. Isso poderá me afetar, já q pretendo visitar a Terra do Sol Nascente 😪
foda que os estrangeiros estão influenciando negativamente os japas, se tu ver a geração z de lá tá zuadão, Japão sempre foi um país mais limpo e civilizado, fora a taxa de criminalidade e roubos que sempre foram baixos, agora se vc for ver ta mo putaria, vários lugares sujo pra porra, muita gente morando na rua, taxa de roubo e criminalidade aumentaram nos últimos anos, e durante a noite tá muito mais barulhento do que em anos anteriores, tudo isso devido ao aumento de estrangeiros no país.
@@doug84975 já já terão: dois manos numa moto.
@@candidomribeiro Entendi a referência 😅😪
@@candidomribeiro Entendi a referência 😅😪
@@doug84975tens as estatísticas/fontes?
Japão conhecendo os males do turismo real, muitos lugares já sofrem disso e tem lugares que a população já está se movendo para fechar o turismo da cidade. Acredito que na maioria dos casos vai ficar igual Fernando de Noronha, tem que vender um rim e pedaço do fígado para o Faustão antes de ir lá.
Gramado já tá restringindo turismo lá tbm
Sempre acho os vídeos muito bem feitos, valeu
Heyy como coloca essa esfera no nome ?
Eu concordo, turistas de índole duvidosa causam problemas, não só no Japão mas em qualquer país, os japoneses são extremamente organizados, são exemplos para todos os países.
Essa questão de turista tem que pôr regras mesmo, mas como os que abusam são americanos e europeus eles passam pano muitas vezes, sobre emprego enquanto restringirem a certas nacionalidades com restrição de quantidade nada irá melhorar.
Preconceitos à parte, mas tem certas nacionalidades que definitivamente não dá.
Pô, o cara vai passear no Japão para pegar trem lotado? Toca a chute daí.... KKKK
Eh estou começando a achar que japones nao gosta muito de estrangeiro nao kkk. Varios lugares tem plaquinhas escritas "Apenas japones". Porque eu iria em um pais que nao quer que eu va la ? ne. E se continuar deste jeito logo logo cancelam a livre entrada. E por mim tanto faz.
Infelizmente, existe culturalmente uma mentalidade de clã. Agora, claro que nem todos os japoneses são assim. Sempre existem "rebeldes" kkkkk. Mas toda essa atmosfera acaba causando muita insegurança nos estrangeiros. E penso que reciprocidade é regra universal. Tipo o que aconteceu com o Chris e o Greg: um, nos menosprezou e deixamos de lado. O outro nos valorizou e nós acolhemos. Não entendo por que o pessoal não aplica essa mesma regra aos japoneses kkkk
Eles estão completamente corretos
@@leonardoarchangelo O que me incomoda nisso tudo é generalizar usando "os estrangeiros" como se a fonte de toda falta de civilidade fossem os estrangeiros. É como culpar os japoneses hoje pelos crimes de guerra cometidos por seus antepassados. Aí com certeza os apaixonados iriam criticar a generalização. Ou seja, nesse nicho infelizmente impera o dois pesos, duas medidas. E com isso não há debates saudáveis sobre questões concretas. Não mudaremos o Japão, mas podemos mudar a nós mesmos.
Deixa esse paizinho nanico pra lá. O Japão sempre foi assim com estrangeiros desde a época dos samurais e ñ vai mudar. Lugar pra passar uma semana e vazar. As placas são ruins de assimilar, os japoneses velhos são um saco e os grandes centros não são nada de mais. Com esse pensamento vão decair cada vez mais…
@@aderbaljunior7818 Disse o bostileiro de país enorme e fodido
O turismo é algo essencial pra economia dos países em geral gringo dá sempre dinheiro só q é aquilo né uma faca de dois gumes pq o dinheiro chega e as vezes vem acompanhando de caos e desordem
Palavras de um voluntário no Japão que acho que mostram a essência da alegada "baderna dos turistas":
"Seguir as regras (sociais) é uma regra. Porém, não sendo um japonês, alguém pode se queixar: 'como diabos eu vou aprender todas essas regras?' Bem, um japonês diria, 'azar o seu!' Eles não lhe darão nenhuma trégua. Eu me vejo em um contexto em que estou 120% familiarizado com as regras. Mesmo assim, um japonês ainda tentará me confrontar".
Não é essencial!! A grande maioria dos países não vive de turismo, de fato o turismo ajuda a movimentar mas é um dos setores mais fracos. No Brasil por exemplo ele passa longe de ter relevância econômica.
Quem diria que jornadas exaustivas de trabalho x baixa remuneração ia causar deficit de desemprego.
Tua vida sendo teu emprego. Com aquelas histórias de esperar o chefe sair para ir embora. Não ter um suplente para a mesma função que a tua, ao ponto de se ocorrer a falta de alguém na equipe, todos terão de trabalhar até mais tarde. É complicado esse ambiente pelos relatos já vistos por mim.
estranho, pra compensar o fato de trabalharem feito loucos ao menos o salário deveria ser razoável pra ter um motivo
Assistir esse tipo de vídeo a noite é mt bom e bom dia calvo
Heyy como coloca essa esfera no nome?
Num país de robos introspectivos, silenciosos e limpinhos até uma folha que cair de uma árvore faz barulho e incomoda...
Esse é o ponto que estou tentando mostrar nos meus comentários. O pensamento meio extremista do japonês com relação ao que é aceitável e inaceitável.
É isso que o faz ser um dos países mais seguros do mundo, o completo oposto do Brasil
9
@@gd9721 Não. Há países tão seguros e organizados quanto o Japão cujo o povo não é extremista com as regras sociais. Aliás, seu argumento tem um item muito recorrente usado por aqueles que não querem aceitar a realidade: comparar o Japão com países em desenvolvimento. Assim fica fácil e é muito leviano. Seria a mesma coisa que relevar os problemas do Brasil dizendo que ele é um país de primeiro mundo se comparado com a Etiópia. Agora, se compararmos estatisticamente o Japão com outros países desenvolvidos, perceberemos que o Japão está justamente se tornando o Brasil dos países desenvolvidos: caindo em IDH, PIB (pode ser passado pela Índia em breve), salários e até mesmo em segurança pública.
@@nelsonkodama1 compara a taxa de criminalidade do Japão com qualquer outro país desenvolvido então
Se passar os 90 dias, pode renovar ou precisa sair do país e voltar dnv?
Querido Tavo❤❤ Amigo amo seus videos sobre o Japao 🇯🇵💖💖💖🎥📹🎞📽🎬📷📸 🗼🌆🌇🌃🌌⛩️🏪🏫🚄🚇🚈🚍🥢☕🍵🍜🍝🍘🍙🍱🍔🍟🍕🥪🎎🎏🎐🎋🏡🏙🏘🏨🏗🏭🏯 Amo o Japao🇯🇵❤❤❤ Parabens elo seu trabalho❤🎥📸🔎🎬📽📹👏👏👏👏 Amigo😘 tomara que Japao🇯🇵 deixa o brasileuro e brasileira Vim com tudo pago pro🇯🇵 pago pelo governo🇯🇵 pros bradileros conhecerem😅😘 beijos Tavo de sua amiga do🇧🇷❤
- olha, uma gueixa!
- celoko mermão, um sou o Maycon
É incrível como quando eu era criança queria muito conhecer o Japão hoje tenho vontade de conhecer a Ásia mas passar bem longe do Japão.
Eu também, estou apaixonada pela China no momento, Japão perdeu o brilho
China e sudeste asiático é melhor
Respeitaregulamentoforagentalha
Respeiteregulamentoforagentalha
O mesmo aqui
Valeu Tavo.
Meus parabens por mostrar que o Japao tambem tem problemas sérios.
Impressionante a qualidade dessa câmera, peguei vários éster eggs no vídeo
Saudades dos vídeos , maratonando os atrasados
❤amo o japao
Qual camera vc utiliza amigo? Excelente video amigo
Opa cheguei pra mais um vídeo foda do tavo
Esses painéis todos acesos deixam o lugar alegre
Você está certo nesse quesito Tavo! O Japão está certo de uma certa forma! Precisa ter uma orientação pro Turistas, alguns extrapolam, o País tem suas regras, costumes e a sua Cultura!
Os japoneses não querem que o Japão se torne a casa da mãe Joana na minha opinião.
Exato. Errado não estão, no próprio Brasil acontece isso, o povo do Sul, alí pro lado de Santa Catarina, eles mesmo não gostam de turistas, principalmente dos brasileiros pq é chegar lá e cagarem com tudo.
Eu desisti de ir pra Coreia pra ir pro Japão pq agora não precisa mais de visto, sabe ate quando isso vai durar...
Tá certo o Brasil tem que fazer o mesmo
Esse país vai ser extinto.
Está saindo matéria sobre isso, no Japão tem mais velhos do que jovens e isso está ferrando com eles.
@@davidpradobarbosa5610 somado a isso a xenofobia sem sentido.
Um dia vai ter o msm fim q Atlântida. E as pessoas ouvirão falar q no passado existiu um país super desenvolvido tecnologicamente mas q msm assim desapareceu. A história se repete
@@lucianahelenamoreira8868 meu Deus kkk
To teminando a facul, assim que eu finalizar, vou ir pro japao. Sou da area de tecnologia, e tem mta vaga sobrando. Varios amigos ja foram e tao tentando fazer eu ir agr, porem eu quero terminar a facul antes e ir. Muita oportunidade
qual curso?
@@jefffgo7154 eng. Computaçao
Portugal tem uma bolha imobiliária fudida por causa do turismo, no futuro isso pode acontecer o mesmo com o Japão
Tava pensando em ir lá, desanimei, ia gastar uma grana boa lá 😂❤
👏👏👏👏
Sucesso para quem se aventurou. Não é minha praia - e nuca será. Os que eu conheço ou conheci -muito já faleceram - retornaram do jeito que foram; alguns, em estado pior. Meu comentário é familiar. Tenho uma irmã casada com descendente de japonês. Todos os parentes dele (meu cunhado, falecido) foram para o Japão e voltaram sem referências ou destaques para cima ou para baixo. Embora concorde que Japão é país para os japoneses, sempre será uma potência em todos sentidos.
Sempre é uma afirmação bem forte, pois já não é referência em muitas das coisas que já foi e vai continuar sendo deixado para trás em várias delas
Discordo. Quem foi potência nunca será ex-potência. O Japão tem tecnologias, embora possua mercado interno pequeno, aliás, compensado pela qualidade de seus produtos tops que espalha para o mundo. O PIB continua alto (quarto maior do mundo; ultrapassado este ano, 2023, pela Alemanha), a renda per capita e a qualidade de vida são altas (87-88 anos em média). Em resumo, nunca será pobre, mas estável, como os países baixos (Holanda, Bélgica, Suíça, Suécia), além as potências Inglaterra, França, Alemanha, todos do Euro. Os impérios verdadeiramente fortes não desaparecem, podem se tornar estáveis. Não enxergar esses exemplos à vista de todos é negar-se a si mesmo.
Babilônia tb ja foi potência. Hj em dia ñ existe nem o bagaço.
@@joaomonteiro9963 Vários países que eram extremamente fortes hoje em dia são apenas vestígios do que já foram. Portugal e Espanha já foram as maiores potências do mundo e hoje em dia são países, que se torna cada vez pior a vida para a população média.
O Japão está no mesmo caminho desses dois países. A vida no Japão vai ficar cada vez pior e mais difícil ao longo dos próximos anos, pois as contas finalmente estão chegando e principalmente para imigrantes com mão de obra desqualificada. O Japão no momento está tendo sua moeda cada vez mais desvalorizada, todos os dias o Iene fica cada vez mais barato, e isso é um grande problema pra um país como Japão, que precisa importar gás natural, petróleo e comida, coisas essências para a vida no país. Produtos estão se tornando cada vez mais caros e a inflação está subindo e vai continuar subindo e o Japão sendo um país que cada vez mais perde mercado para China e Córeia do Sul vai sim ir perdendo mercado internacional.
A realidade é que o Japão parou no tempo e já não é mais o mesmo em relação ao nível de tecnologia e produtos. A maior empresa de exportação do Japão, que é a Toyota, foi pega falsificando teste sobre emissão de CO2 dos seus carros e está passando por uma crise. Os salários do Japão para a mão de obra que trabalha em fábricas está ficando cada vez mais precária e possívelmente dentro de alguns anos vamos ver muitas pessoas abandonando o Japão por completo e com menos mão de obra e menos produção em conjunto com preços cada vez mais altos de matéria prima a situação tende a só piorar.
Se você quer acreditar que o Japão vai se manter como esteve para sempre, então tudo bem, mas o país está chegando cada vez mais perto de um colapso e uma grande recessão econômica, então pode ter certeza que daqui para frente coisas como qualidade de vida e renda per capita vão somente diminuir. O país vai continuar imprimindo dinheiro, juros vão continuar bem abaixo da inflação, obviamente preços vão continuar subindo e o país que importa mais do que exporta vai cada vez mais ter o custo da importação cada vez maior do que a exportação, exportação que tende a só diminuir devido a outros países como China se tornando cada vez mais referências e empresas que são corruptas em conjunto com o governo. O Japão cavou a própria cova e agora vai pagar por um bom tempo o preço de todas as péssimas decisões que vem tomando nas últimas décadas.
O país teve que se abrir totalmente ao Turismo pra tentar combater o problema do mercado interno e não tem nenhum sinal de melhora, então o Japão vai na realidade ficar cada vez melhor para os turistas e cada vez pior para os Japoneses...
Cara deixe de me encher o saco; odeio infiltrados que se apega a um ponto do texto; tenha visão, horizontes vastos, como eu tenho. São os mesmo que me atacavam em minhas páginas, em Histórias de Umurarama, de saco de infiltrados, reles, indigente intelectuais, em Proibido Gado, entre outras. Credo!... Raciocínio raso, lerdo, é assim... Leitor funcional também porque não têm alcances. Aprenda... Os Impérios, babaca, não sobrevivem (não sobreviveram) porque são/foram disformes; não se estruturam internamente, em termos de política, economia, bem-estar social. Por isso não deixaram rastros. As potências sim, permanecem, porque se alteraram/alteram profundamente, isto é, as estruturas antes mencionadas. É por isso que os países baixos, que foram potências internacionais a partir em 1500-1600 D.C., entre outros, Holanda, e posteriormente Alemanha, Japão, Estados Unidos, continuam/ continuarão a serem potências.
Se ja tem brasileiros, so aguardo vir um monte de pessoa mau intencionada, ai a bagunça começa.
As pessoas tem que deixar o Japão e os japoneses em paz, pra que ir lá encher o saco dos caras? Se eles não querem turistas os deixemos em paz, eu nunca fui ao Japão e jamais irei, e isso não me incomoda
Mas eles querem turismo sim kkkkk, o país tá precisando muito de turista inclusive
Ué se for olhar por esse seu ponto de vista até os japas n viajariam mais pra outros países 😂😂
Turistas são dinheiro, japão esta indo na contra mão de tudo não é a toa que esta em declínio
Exatamente. Aliás investir em turismo, numa receptividade GENUINAMENTE amigável é uma das melhores formas de marketing cultural. As pessoas começam a apreciar o país e a cultura espontaneamente. Não precisa ficar com tentativas veladas de imposição cultural. Isso acaba virando uma chatice e afasta as pessoas.
Infelizmente tem o bônus, mas tb o ônus. A arquitetura de Kyoto para o turismo realmente é linda, e para quem curte histórias locais tb é bem atraente acerca disto. Se não me engano, tb tem tradição no ramo de tecelagem, tem até uma série sobre isto... alias, estava eu estes dias simulando no Trivago valores de estadia em alguns locais do Japão, e Kyoto foi um, mas sem qualquer intenção, só de brinks mesmo 😅
Qual trabalho que é mais bem pago do Japão????
TI
Oi Tavo, faça um vídeo sobre a negação de visto para brasileiros, ouvi comentários a reapeito, e uma das causas é o aumento da violência no Japão causado pelos criminosos brasileiros e com isso os bons cidadãos brasileiros estão pagando caro. Faça um vídeo a respeito disso se estão falando corretamente ou não.
Geralmente o turista não se informam pra que não sejam desagradáveis.
No seu país de origem existe situações, atitudes que tudo bem só que em outros países se torna muito chato, irritante, desrespeitoso, ofensivo.
Mas aí entra a questão de que são turistas. O que quero dizer é que também é preciso dar uma margem para eles (não de badernar ou cometer crimes) justamente por não terem um vínculo profundo com o país. Todas as ações têm um preço. Abrir as portas para turistas tem o preço de ter que lidar com as diferenças culturais. Se o Japão não quer ter que lidar com os diferentes, que fechem as portas e procurem outras formas para ganhar dinheiro.
@@nelsonkodama1 então se for por essa linha de raciocínio, quando uma visita de ofende em sua casa , como você abriu as portas neh.
Tem que ter "margem" ??na minha casa eu que mando, gostei ou não.
@@brunodesouzaprimo9780 O ofender é por sua conta, né. Você está criando espantalhos afirmando algo que não afirmei. Quando eu digo margem, refiro-me a um senso de liberdade e limites EQUILIBRADO que TODO MUNDO deveria ter, incluindo os japoneses. Aliás, tenho quase certeza de que você está defendendo algo que você mesmo não gostaria que pessoas fizessem com você, né. Imagina um chefe implicante com tudo, um amigo chatão que só quer impor as vontades dele, etc.
@@nelsonkodama1 o turista existe por ter curiosidade por uma certa cultura, crença , costume, o mínimo e saber se comportar de acordo, como você relatou .
Na empresa também tem as formas de trabalho suas normas, cada empresa tem as suas, você se quiser continuar deve se adequar .
Se eu tenho o interesse de viver a experiência, fazer parte e de bom tom , ter bom senso nunca falha, ser educado não tem meio termo ou e educado ou não .
@@brunodesouzaprimo9780 De novo, você está fazendo espantalhos do que eu disse. O turista não necessariamente é um conhecedor do país ou lugar que visita. Quantas oportunidades de viagens ou passeios surgem e agarramos somente pela experiência? Aliás, o caso do Greg é um exemplo muito bom disso. Ele nos acolheu e nós o acolhemos sem a preocupação de coisas secundárias. E as normas de um empresa não são absolutas. Nem as de um país. Existem tratados, acordos internacionais e inclusive o Japão já foi "enquadrado" pela ONU por causa de casos de xenofobia e pela falta de uma legislação mais clara contra isso. E de novo: falar é fácil. DUVIDO que na sua vida real você aceite qualquer tipo de relação social de mão única ou já não tentou moldar alguém, aceitando numa boa as diferenças do outro. DUVIDO que você já não quis "negociar" algo dialogando. Esse é o ponto. Mas claro. Eu não te conheço e qualquer dissermos um para o outro não adiantará porque já existe a discordância entre nós. Não vejo razão nos seus argumentos e você não vê nos meus.
Tavo, me tira uma dúvida: os brasileiros n precisa de visto agr como vc disse eu posso ir pro Japão pra morar? Ia precisar comprar o visto? Ou eu poderia ir sem visto e depois tirar um visto de estudante/trabalhador pra poder morar no Japão?
Vc não precisa de visto para turistar por 3 meses se não me engano. Para trabalhar ou estudar vai precisar de visto. Não queira ficar lá ilegalmente igual muitos brasileiros fazem nos EUA.
@@cathy27 então, mais o visto eu tiro antes de entrar no país? Ou eu posso tirar o visto de trabalhador (por exemplo) depois q já entrei no país sem visto?
@@Fxz_ant que eu saiba, é o seu patrão quem providencia o seu visto de trabalho.
@@candidomribeiro sim, disso eu já sabia! Mas eu tô querendo dizer se n tem problema tirar o visto depois que eu entrar no país sem visto, entendeu? Vms supor q eu vou visitar o Japão, só vou precisar comprar a passagem, certo? Só q, nesses dias q eu estou visitando, eu posso arrumar um emprego e começar a trabalhar?
@@Fxz_ant provavelmente não, se quer ir para trabalhar/estudar tem que fazer isso antes.
O cara tava mijando na moita vei? 1:07 pqp kakakaka
Era um ninja fazendo bqt.
Se quiser vir...
Na vdd no Brasil tem MT vaga, problema é que o povo não é especializado, ou quando é, são todos nas mesmas coisas, tipo direito...
Engenharia é o maior exemplo disso, e hj em dia as graduações estão vazias nessa área
Gosto muito do seu canal, queria ver vc se encontrando com o baka gajin.
Aoba 🤠, essa thumb hehehe
Heyy como coloca essa esfera no nome ?
Salve Tavo🤝
Verdade ! É incrível o número de gringo...nos locais turísticos oitenta por cento ou mais são gringos...😊😊😊🎉
tinha um cara ai que filmava pra frente a camera só q ele é baixinho e fracote ai um japones falo pra ele "oque que se ta filmando minha cara porra???!!!!!" ai ele nunca mais filmo pra frente kkkkkk agora ele só filma a cara dele quando sai pra rua, mas tambem é estranho voce mirar a camera na cara de meninas na rua, na cara de caras, pq vc pensa q nao mas tá todo mundo olhando oque voce ta fazendo, magina fazer isso no brasil o povo nao gosta aqui no brasil eles olha torto
O que está arruinando o Japão é a baixa taxa de natalidade...
O Japão está se vendo e se enxergando com um forte potencial turistico, e está tratando de acabar com isso.
Às vezes penso que intencional, sabe? Tipo, atrair os estrangeiros e depois falar mal deles para dar a impressão aos japoneses de que o mundo fora do Japão é um caos. Assim, os japoneses se motivariam a ocupar as vagas de emprego no Japão mesmo e a dar o sangue pelo país, entende?
@@nelsonkodama1 Nossa meio viagem isso não? Kkkkkk
@@cathy27 kkk tomara. Mas se encontra relatos de estrangeiros que sentem que a mídia cria espantalhos dos estrangeiros, meio que ressaltando muito os pontos negativos.
@@nelsonkodama1 kkkkkkkkkkkk q plano maligno
@@Hazedfer kkk de políticos podemos esperar tudo. O mesmo partido governa o Japão por praticamente 70 anos.
Aki no Japão os japoneses são muitos preconceituoso cm estrangeiro principalmente brasileiro quando vc vai entrar no elevador eles vê vc vindo pra entrar já fecha rápido pra não ir com eles mais no trânsito educação saúde segurança n tem melhor mais são muito reservado aki em Toyama a gnt n vê muita gnt nas ruas mais é lindo aki
Eu não vejo isso como preconceito e sim como ignorância mesmo, eles fazem isso com todos os estrangeiros, sejam brasileiros, europeus, africanos...
@@wits3392 Mas por ignorância podemos acabar sendo preconceituosos do mesmo jeito e é por esse ato externo que somos julgados, né? E esse é um dos pontos que questiono nos japoneses: admitamos que eles sejam preconceituosos por ignorância. E aí? Não vão buscar conhecimento? A impressão que dá é que eles são (e querem continuar sendo) como robôs prontos, sem tirar nem pôr nada novo. Ou no máximo, mudar como massa, não como indivíduos. É como pensar só de forma extrema: ou evoluem todos ou ninguém evolui. Isso é muito ruim porque o mundo está em constante movimento e haverá pessoas que preferirão não mudar, mas outras que desejarão uma mudança para melhor (e têm todo o direito de quererem honestamente o melhor para si).
Perceba, aliás, esse tipo de pensamento 8 ou 80 em muitos aqui quando dizem como se TODOS os estrangeiros fossem a fonte da desgraça no Japão. Bom, não é bem pensamento 8 ou 80, porque tenho quase certeza de que quem generaliza para o mal os estrangeiros se julga ser a ÚNICA exceção a esta regra. Uma divindade da moralidade.
Esses são os piores.
@D7ppp Exato. Causas diferentes, mas efeitos iguais.
No meu prédio em São Paulo, os brasileiros também são assim com os outros brasileiros 😂
video top calvo
😔
Pra gringo é mais caro kkk
Acabei de ver no news um brasileiro entrevistado falando que está aqui no Japão a turismo e e muito mais barato comer aqui que no Brasil os japoneses falaram ainnnnnn isso não e bom yokunai né Japão sendo visto como comer e barato o povo da china e do taiwan fazendo compra a rodo América também e o povo japonês preocupado com o preço do repolho que vai comer estão indignados e eu estou gostando 😂😂😂😂😂😂😂😂
Japão vai ter que tomar muito cuidado com suas crianças, com aumento de estrangeiro, aumenta o perigo pros "pequenos".
Eles não tomam conta nem dos idosos, imagina as crianças.
Faz turismo no metaverso 😆😆😆😆
vai ficar parecido com paris
cade o link do discord taco????
Os japoneses não estão sabendo impor respeito. Na coréia do sul esse tipo de “ problema “ não existe. O sul coreano não deixa estrangeiros desrespeitarem o país deles. Os estrangeiros reclamam, chamam os sul coreanos de xenofóbicos blábláblá ,mas os reclamantes não largam o osso 😂
É por que também convenhamos: com essa onda coreana em alta, para muitos o bônus tem sido maior do que o ônus. Situação parecida talvez com o que foi o Japão no passado na visão de muitos. Mas aquele Japão secou, né.
É muito paia estragarem a imagem do turista assim ou até mesmo do imigrante, outra coisa que eu vejo é que daria pra melhorar a logística e coisas do tipo pq eles sabiam que iria encher demais o país quando vc facilita a entrada né, porém é uma pena nesse meio entrar gente folgada e sem educação
5:22 por quê esse pico de like?
Na liberdade as lojas japonesas não deixam tirar fotos também
Para mim só basta a foto pois oh lugarzinho que tudo é caro.
Burrice a deles pois o turismo hoje é uma das principais fonte de renda do pais!
O brasileiro não precisa e nem NUNCA deveria ter precisado visto para o Japão, por causa do país ser longe, caro, de cultura exótica e de um povo relativamente antipático, fechado e racista. Em que pese as maravilhas da tecnologia e estilo de vida.
Digamos que antigamente o pessoal era meio masoquista, como se ganhar um bom dinheiro justificasse qualquer coisa. Daí, esse pessoal propagandeava um Japão dos sonhos, fechando os olhos para os problemas sociais. Isso está mudando, mas ainda existem muitos fanáticos iludidos. Por isso, creio que parte desse atraso social japonês é culpa dos estrangeiros com síndrome de vira-lata que "apanhavam" e mesmo assim abanavam o rabo por um ossinho (dinheiro). É o "princípio" do relacionamento abusivo, tipo: "Se mesmo maltratando gostam de mim, vou maltratar mais ainda para satisfazer meu ego e minhas vontades".
Vim correndo ver seu vídeo
Já pode descansar e desfrutar dp vídeo 😅👌
*Japão facilita a entrada de turistas*
Taxas de criminalidade (principalmente o es, trunfo):📈
Isso não é só no Japão em qualquer lugar do mundo….Hokkaido um exemplo 65% da economia depende do turismo…. Agora esse país quebrado ainda tem gente que idolatra
3:50 vc tá de sacanagem que o cara tem vergonha de andar ao lado de uma mulher.
O Japão continuando fazendo meus animes e jogos o resto não importa. 😊
Exato kkkkkkkk
Maiko e Gueixa estão certos. Maiko é quando elas estão em treinamentos. Após os 20 anos se tornam gueixas
Ao invés de abrir para turistas malucos baderneiros eles deveriam é facilitar para pessoas que querem se mudar para o Japão para crescer pessoalmente e naturalmente ajudar a ecônomia do Japão a crescer tbm indiretamente, sabe pessoas que realmente apreciam o Japão no geral e sua cultura como um todo, pessoas que buscam trazer visão de melhoria e uma evolução constante para o Japão honrando assim a terra do sol nascente. Não acho q "liberar pra galera" seja uma boa resposta e tbm não acho q se prender ao puritanismo e mente fechada seja a escolha acertada, pra mim tá mais q claro que é preciso análise e resposta eficiente e adequada para cada situação e não essa bagunça entre "novidade e antiguidade" q tá sendo, sabe as coisas são equilibrio, não precisa ser 8/80 como tem sido.
Humanos e um inseto
No Japão não tem Gatos e Vira-latas nas Ruas?
não, lá é limpo
Espero que n fique sujo por causa dessas pessoas mal intensionadas
e o meu Medo é de eu n conseguir ir para o japao daqui 3 anos pq estou me preparando para estudar lá porem com essas pessoas fazendo isso só falta eles fecharem o Pais denovo
@@EnzoSpeed_shopee Acho pouco provável fecharem para estudantes
E quando eles fecharam totalmente as fronteiras foi por causa do Covid!
@@pedro34543 tem sim.
@@EnzoSpeed_shopeeo Japão n é só Tóquio parça
Vixe, Japão tá falindo cara...😢
Nada contra, mas dar passe livre para turistas no Japão é algo equivocado d++++
A chance de dar ruim é muito grande......
Também acho
Prefiro que restrinjam de novo
Sou solteiro moro no Brasi
😢
ih o COSPLAY DO BAKAYARO GAIJIN ???? Kkkk
Ou seja, quem quiser turistar na Ásia, vá para a Coréia do Sul e para a China... porque os japoneses são muito xenófobos! Eu não gastaria dinheiro num país que me trata mal...nas pesquisas prévias, já descarto logo Japão e Portugal....vou levar meu dinheiro para quem me trata bem 😂
Está correta. Reciprocidade é regra universal e se os japoneses tendem à xenofobia em parte é por que ainda existem muitos estrangeiros com síndrome de vira-lata. Mesmo maltratados, não questionam nada e abanam o rabo para eles.
Adoro ver lives assim, mas é muito chato tu tá na rua é do nada a pessoa com a camera na tua cara.
Peraí Mermão, isso não faz sentido. Você mora num quarto e sala, tranquilão, sozinho ou com mais uma pessoa. Aí você convida quinze pra ficar lá e vai reclamar que tá apertado?! Se eles querem incrementar o turismo tem que criar a infra. Tirando o desrespeito com os costumes que turista nem sempre tem noção o resto é mimimi.
É tipo: "Venham a minha festa de aniversário, mas não é para consumir nada". Ora, então, é melhor nem convidar.
Falam que o brasileiro é vitimista, mas os japoneses não ficam para trás. Colocam-se sempre como os incompreendidos, vítimas dos estrangeiros. É que eles conseguem camuflar esse vitimismo e há muitos estrangeiros boboões iludidos que os ajudam nisso. Esse tipo de estrangeiro é que de fato possui a síndrome do vira-lata. Afinal, vira-lata perdido, sem rumo abana o rabo para o primeiro que aparentemente lhe dá atenção, ainda que o maltrate.
Haja grana pra essa passagem, queria aprender direito o idioma que só entendo "mais ou menos os mal" de ouvido e falo um pouco TB mas não sou descendente .. sou o pardoleiro típico, mas se fosse para ir iria para ver mais da cultura e TB algumas coisas sobre aikido e iaido que não tem aqui no brasil
Relaxou, com o dinheiro do turismo vão expandir as frotas dos transportes, oferta e demanda vai regular TUDO aí, só aguardar que enfim o japão vai ir além!
aí fica difícil querem o dinheiro dos gringos mas não querem eles lá.vcs querem o que um turismo digital para né!!!!!!
Quer ganhar dinheiro com turismo, mas não quer enfrentar os problemas de ter turistas? Fecha a fronteira po
Penso que a questão está no fato de os japoneses meio que colocarem seus "costumes sociais" no mesmo patamar das leis. O que quero dizer é que há aspectos fundamentais, e aspectos secundários, que podem ser discutidos e alterados conforme as circunstâncias. É preciso haver também uma margem. Será que os turistas estão arruinando as coisas devido à falta de observância aos aspectos fundamentais ou devido à falta de observância às coisas secundárias discutíveis? Esse questionamento parece bobo, mas não é. Vide a quantas pessoas e oportunidades podemos fechar as portas por causa de bobeiras, vaidades, frescuras ou falta de conhecimento de nossa parte. A casa é dos japoneses e as regras são deles. Porém, ninguém gosta de ir à casa de um vizinho chatão que implica com tudo, né? Há 8 bilhões de habitantes no mundo e centenas de países. Nenhuma pessoa ou país é feito de ouro a ponto de os outros suportarem certas chatices. Com relação à mão de obra estrangeira, eu li recentemente uma análise de especialistas que reconhecem que é um desafio também tornar o Japão um atrativo diante de salários e qualidade de vida melhores oferecidos atualmente por outros países desenvolvidos. Segundo eles, quanto mais renomada a instituição de ensino de uma pessoa, menos o Japão se torna seu destino. Também, apenas 1% dos estrangeiros é mão de obra altamente qualificada. Um número bem abaixo dos Estados Unidos e Reino Unido, por exemplo.. Meu chute é que o Japão será (ou já se tornou) um país para entusiastas. Ou um destino para pessoas de países asiáticos em desenvolvimento devido à proximidade (e olhe lá também).
@monothread_ japao era muito bom em criar novas tecnologias. porem parou no tempo. hoje em dia nao estao inovando e criando como antes. Hoje acredito que a economia se baseia nas empresas nacionais japonesas que fabricam e montam carros e eletronicos. Mas o japao de 90 era muito sinistro e ficou para tras. O bum da economia japonesa foi na decada de 90
Cara falar para voce, eu sou muito fã de um jogo chamado silent hill que e de uma empresa chamada konami. A konami acredito eu, deve ser uma empresa que preserva muito os costumes japoneses em sua forma de gerir e gerenciar seus funcionarios. Esta empresa esta passando por um momento muito dificil. Hideo kojima era funcionario desta empresa e em entrevista ele relata que passou um baita de um sufuco trabalhando la. Posso estar viajando, mas talvez seja por isso que a economia japonesa nao esteja indo muito bem. Quando seu pais tem costumes bem especificos relacionados a toda forma de viver e se comportar isso acaba refletindo na economia.
@@iridium-x7i Com certeza. Penso que costumes restritos tiveram sua importância num passado distante, formado por clãs. Porém, a realidade muda e exige de nós novas abordagens com relação ao modo de viver. Em um mundo globalizado, pensamento de bolha atrapalha.
Mas o Japão é um país para entusiastas desde sempre, nunca foi diferente nesse ponto.
aiiimm mas na década de 1980...
E como estavam as economias dos EUA, Inglaterra, Alemanha Ocidental, Austrália,... Naquela época?.
Só entusiastas mesmo prefeririam o Japão, mesmo naquela época.
@@candidomribeiroInteressante o seu ponto. Acho que na década de 1980 não tínhamos essa noção pela falta de informação com relação a outros países.
Solteiro mora no Brasil
O turismo ajuda na economia. Se japão, frear o turismo. Ai vai de base, literal.
Claro, tudo tem limite e leis , pros turistas seguirem. Então é até normal isso, sem exagerar em algo.
E vou falar mais uma é bom que não tô aí porque eu iria estourar a cara de um monte de cara baka ...