Os jornalões justificam dizendo que é por "incertezas quanto ao pacote fiscal do Haddad", visto que o mercado queria ajustes estruturais, mexendo em previdência, salário mínimo e piso de educação e saúde (basicamente, fodase os pobres), que o Gov Lula não mexeu. Por conta disso, o BC resolve aumentar os juros, porém, este aumento dos juros infla a dívida pública, o que seria uns 70% da economia do pacote do Haddad (que já mexe em benefícios, diga-se), e o BC fala em aumentar ainda mais se o dólar continuar subindo. Ou seja, parece que estamos num ciclo sem fim de um mercado chantageando o Governo para cortar direitos de pobres e um BC que de forma a complicar o Governo. Queria realmente um análise do Professor Kobori sobre isso, pois parece complexo e sem solução e o q sobra pra população é dólar alto, juros altos e cortes em direitos.
- Mercado indignado com o pacote de redução de gestos do governo, como consequência há uma fuga capital ( dólar) principalmente - O bc não interfere injetando dólar nas economia como fez no governo passado pra controlar o dólar - eleição do Trump fortaleceu a moeda americana
Neste momento uma amiga da minha sogra passa por uma situação triste: Ela mora de aluguel e recebe uma pensão de pequeno valor onde mais de 60% do valor vai para o aluguel da casa. A dona quer a casa para reformar e alugar mais caro, pois os aluguéis reajustaram os seus valores em mais de 30% nos últimos meses. Ela não terá condições de pagar e não se encontra casa de aluguel no valor que ela contratou. Eu sei o fim que isso terá, mas é um exemplo da desgraça que a especulação imobiliária tem trago para nosso país. um país com tanta terra, mas sem moradia para todos.
Sem dúvidas! E vc é um elo saudável desse debate, em outra chave de compreensão e explicação, mas no geral convergente em relação a diversas posições de Kobori.
@@paulot2692 pq ele é um social liberal que se vende para os setores financeiros. Aliás, esse dado que vc trouxe refuta a ideia que precisa dessa taxa de juros, pq o país tá "quebrado" segundo governo do Lula o país estava crescendo e a taxa de juros ainda era alta.
que país não é? tem que existir pragmatismo também, não da pra se livrar do mercado, até a união soviética tentou extinguir o dinheiro e não teve sucesso, isso com todo o aparato estatal e com o mercado na mão...
Mas o estado não sabe controlar seus gastos e quem mantém o país é o mercado. Se o estado fosse centralizado e organizado com todos ramos além do fiscal o mercado não seria um “vilão “ e sim um colaborador.
Extremamente necessário... Mas como Kobori é do mercado financeiro... e a meu ver parece que não se aprofundou sobre o trabalho da associação que é investigativo... ele já disse que pra ele não faz sentido.. O que para mim é absurdo.... todas as contas deveriam passar por auditoria, deveria ser praxe...
Ta aí um assunto que sempre me deixa confuso. Eu já vi a análise do Humberto Entendi nada. Já vi a análise do Frederico Krepe Entendi nada. Queria uma análise do Kobori para tentar de fato entender alguma coisa
2 часа назад
Paulo, abordei esse tema no último episódio do JKCast. Forte abraço!
Por isso que gosto do Kobori: ele explica tecnicamente com rigor e não fica cheio de dedos para falar a verdade e explicar porque não se tenta realmente resolver os problemas
E para o governo quebrar um pouco o poder do dinheiro concentrado no mercado financeiro privado, o governo deveria aumentar a remuneração da poupança para 90% do CDI mantendo a isenção do IR, isso já tiraria um fluxo enorme do poder dos bancos privados para a caixa que é pública governo, tem muito dinheiro nas mãos dos bancos privados e o governo perde poder de barganha.
@@marciabaldini7718Dizem que esta decisão aumentaria o custo do dinheiro para a construção de moradias populares, causando desaquecimento na área e provocando desemprego. A caixa usa este dinheiro para financiar as construtoras e os clientes dos empreendimentos imobiliários, tais como o minha casa minha vida.
Parabéns pela explicação de como a taxa de juros intefere na economia real.Dessa forma, fica mais fácil a compreensão de quem se beneficiar com o aumento dos juros e quem realmente paga a conta no final.
Vídeo sensacional! O sr mencionou na sua explicação detalhes que até agora não tinha visto ninguém falar, como a influência dos títulos na dívida e porque a taxa de juros impacta os títulos. Muito obrigada prof. Kobori.👏🏼👏🏼👏🏼
Não adianta, só uma revolução pode mudar essa dinâmica, derrubando todos os interesses desses atores. Qualquer coisa diferente disso dependerá de séculos de história para ocorrer mudanças sensíveis. É fato, a pseudo democracia fracassou, sendo absolutamente incapaz de direcionar o país na direção do desenvolvimento.
ganancia do mercado? As pessoas estão querendo proteger seu dinheiro, voce não é ganancioso porque é pobre e não tem onde alocar patrimonio. Os governos te roubam atraves da inflação e é ganancia proteger o dinheiro contra a inflação? Se o juros não é elevado, vai todo mundo perder dinheiro seu animal
Efeito L - principal variável pela desestabilização é a política fiscal - TOTAL IRRESPONSABILIDADE - desse governo de criminosos perdulários. ORGANIZADÍSSIMOS
Bom dia prof kobori, não possuo formação acadêmica em economia e afins, porém, como muitos que se preocupam em poupar, economizar e procurar meios e fontes para aplicar a reserva feita ao final do mês, tenho ao longo de alguns anos tentado entender um pouco sobre economia por meio de livros e vídeos ( preferência por fontes de opiniões divergentes afim de consolidar ou mesmo mudar minhas avaliações). Entretanto, algo me entristece muito ao ver vídeos como o senhor, que possui expertise para tratar do assunto, além de ter "provado da fonte da direita " e atualmente encontra-se com "vies de esquerda ", abordar um assunto tão complexo quanto a situação econômica do país, colocando o " mercado " como culpado. Ao meu ver, os argumentos do senhor, possuem claramente fundamento, mas como o senhor bem sabe, o problema central não é este. Permita-me explicitar minha análise. O "mercado" existe em praticamente todo o mundo, com fluxo de capitais e busca por lucro em todos eles. E os governos dependem deste "mercado" que são desde pequenos poupadores como eu que aplicam suas reservas até os grandes organizações que fazem seus investimentos. Tanto eu quanto as grandes instituições, buscam as mesmas coisas... a maior rentabilidade com o menor risco. E pra mim este é o grande problema atual. A rentabilidade está aparentemente boa ( títulos públicos pagando elevadas taxas ) porém o risco encontra-se bastante alto também, a ponto de vários leilões não atingirem metas de venda.... O estrangeiro e grandes investidores estão tirando seus recursos do país, pressionando o câmbio, aumentando o dolar e inflação. Assim como os elevados gastos do governo pressionam também a inflação, obrigando ao BC tomar medidas como aumentar taxa de juros, que por si, eleva a dívida, aumenta déficit fiscal, aumenta a insegurança do governo, afugenta capital dos investidores, aumenta câmbio, gerando um ciclo muito perigoso. Enfim, todos os governos precisam do dinheiro do " mercado " e tratar ele como culpado, antes de arrumar as contas de casa, definitivamente não é a solução ao meu ver . Obg Matheus
Muito legal, pontos interessantes que eu nunca tinha pensado, principalmente a inércia inflacionária. Difícil pensar em uma quebra desse modelo, parece tão enraizado já.
Excelente vídeo. Não sabia sobre a questão da Inércia Inflacionária. Agora fiquei com a dúvida de como o preço de tudo seria ajustado, porque sempre vejo o aumento com base na inflação. Obrigado pela dúvida, agora irei pesquisar mais!
Boa tarde, José Kobori. Ótimo vídeo. É o primeiro que eu vejo que trata o assunto com este nível de detalhe. Uma outra sugestão de vídeo nesta mesma linha é como a atual estrutura tributária também contribui para o aumento da inflação e se este problema será resolvido após a reforma tributária?
Limite de juros tem que virar lei, taxa de juros no nivel internacional 6% a.a, e não esta orgia que temos hoje no Brasil, quem quiser fazer cassino vai fazer la fora aqui não.
pois é ta foda, eu to anos querendo comprar um veículo e agora que tenho um salário bom, ta impossível financiar qualquer coisa, me resta juntar dinheiro no colchão e continuar andando de ônibus por mais quantos anos?
Para de querer achar que regulamentar tudo é a solução, precisa descentralizar , para de achar que estes burocratas de merda sabem alguma coisa 😮 e comprei BTC
Tem que virar lei o teto de gastos, não a taxa de juros que é o que serve para controlar a inflação. Se a merda do governo gastar menos e parar de imprimir dinheiro, o juros automaticamente baixa, mas isso é dificil de um bonobo igual você entender.
O EUA não tem um histórico de inflação alta, entao não faria sentido pra eles alinhar ajuste com este indexador. No nosso caso, é comum aqui contratos com ajuste no IPCA pq temos este histórico de inflação alta. E quem quer dar preferência a outro indexador e sair perdendo poder de compra? Entao, professor, me desculpa, mas nao faz sentido pensar q a nossa solução seja esta. Acho necessário refletir mais e encontrar uma solução pra nossa realidade de fato, não apenas baseada no que os EUA fazem.
Parabéns pelo vídeo! Professor fiquei com a seguinte dúvida sobre desindexar os contratos da inflação: como indexar esses contratos pra que não haja perdas e desequilíbrio financeiro neles?
Ótimas explicações. Mas tenho dúvida em relação ao spread da SELIC contra o IPCA, me parece o maior da série histórica. É conjuntura macro, devido a Trump, por exemplo, ou tem mais relação com a rendição as chantagens do mercado financeiro?
Mas também tem a questão do risco de investir no Brasil , já que , o Brasil está com dívida que ainda não foi paga gerando desconfiança. Sendo assim necessário aumentar a taxa de juros para que o risco de investir aqui compense
"Dizem" que a taxa de juros aumentou porque o pacote era tímido, então o mercado (BC) coloca mais 3% em uma taxa de 10, que já era alto. Resultado: 614 milhões ano subira em 30%, O mercado elevou a divida em "184 MILHÕES" apenas pela sua preocupação. Alguém ainda acredita nessa suposta "preocupação do mercado".
Na minha humilde opinião, algo fundamental que mais contribui para o aumento de juros e o professor deixou de comentar, é o simples fato do governo gastar mais do que arrecada, ou seja, como a conta não fecha, o governo é obrigado a pegar dinheiro emprestado e para convencer o mercado a emprestar, o tomador de empréstimos tem que oferecer um juros cada vez maior devido aos riscos inerentes às atuais políticas e planos de governo.
Concordo plenamente! Dar a entender que o "Mercado" é o culpado de tudo: da SELIC alta, do dólar alto e da inflação alta, mas e o executivo (independentemente se é de direita ou esquerda) não tem nenhuma responsabilidade nisso?
Grande parte do gasto do governo é justamente o juros pago nos títulos públicos. Aumentar os juros aumenta a dívida, então não faz muito sentido aumentar os juros pensando que isso vai diminuir a dívida. E outro detalhe: quem aumenta a taxa de juros não é o governo, é o banco central "independente". Quem se beneficia diretamente com os juros altos são os grandes rentistas, que ganham com o aumento dos juros recebidos em suas aplicações no tesouro, e os grandes empresários, que ganham com a estagnação (ou redução) do preço da mão de obra sempre que existe um aumento no desemprego. E veja só: esse grupo que se beneficia com o aumento da taxa de juros é justamente o grupo que tem poder sobre o Bacen "independente".
Todos os países tem déficit, se chama investimento... Brasil tem caixa de bilhões e bilhões de dólares, mas finge que é um pais pobre, fora a arrecadação absurda, problema são as isenções fiscais de grande empresas que vendem a dolar também sem pagar impostos, é literalmente fuga de capital, é literalmente um assalto ao país, mas as pessoas preferem ficar achando que o problema é muito imposto que se cobra... o imposto é muito pra o pobre como nós, que nao temos nada
Não, até porque brasil é um país que emite a própria moeda, brasil só é refém de mercado porque se deixa ser assim. Esse papo de que governo gasta mais do que arrecada é papo furado, só olhar a china, não tem teto de gasto e olha como o país tá, voando em desenvolvimento
Os “privilégios” do mercado financeiro são muito piores com juros altos, a oferta de crédito piora, as empresas tem muito mais dificuldade para se financiarem, margens mais comprimidas. Agora eu lhe pergunto, que setor do “mercado” está se beneficiando disso? Os próprios bancos não se beneficiam disso, mas sim de spreads bancários mais altos. Análise com viés.
Você está certo. É só ler os posts do Carlito Dayan, um dos controladores do Banco Daycoval. Ele vocaliza exatamente este ponto. Está SELIC exagerada mata o doente, ao invés de cura-lo.
Entendi, todavia o pais precisa sair desse imbróglio financeiro, quais seriam as alternativas, a população precisa saber o que esta pagando, a Profa. Maria Lúcia Fatorelli afirma que, a dívida já foi paga devido o modelo de remuneração da dívida. Um plebicito seria uma alternativa, pro povo dizer até quanto do orçamento poderá ser comprometido com o pagamento da dívida pública?
Bom dia professor. Tenho muita dúvida sobre essa tão falada dívida pública brasileira. A professora Maria Lúcia Fatorelli bate sempre na tecla da necessidade urgente de uma auditoria nessa dívida. O que impede realmente que ela aconteça?
Eu queria entender mais também a questão de fluxo de capitais, de saída de dolares, como o Mercado pode operar para especular , esse tipo de coisa. O que faz o dolar subir é uma relação de oferta e procura e como isso funciona?
Acho que você explicou muito bem um conceito específico que impacta na variação da taxa de juros. Esse impacto pode ser negativo ou positivo, então ele não explica bem o título do vídeo: "Por Que a Taxa de Juros Precisa Ser Tão Alta no Brasil?". Fica a impressão que o porque está na metodologia e não nas ações atuais do Governo.
Resumo: o motivo é tão complexo q o povo nunca irá entender, logo nunca irá conseguir cobrar a solução correta. Oq mais aprisiona o povo é a desigualdade intelectual, pois se o povo nem sabe qm o seu inimigo é, como ele vai lutar contra?
É tão bom quando podemos ver alguém que esteve e ainda está tão intimamente ligado ao capital e suas facetas mas fez um pequeno esforço para detectar o óbvio. Estamos fadados a sermos sempre manipulados por aqueles que detém esse capital e nossos políticos trabalham para estes também. Ou seja: nada que tentemos com os atuais nomes políticos será eficaz pois a intenção nunca será mudar para melhorar a vida do povo e sim manter do jeito que está, pois para os poucos privilegiados do capitalismo está bom, muuuuito bom...
Por que um déficit fiscal de 5 bi de dólares (Brasil, 2024), um dos menores da década, é mais arriscado do que um déficit fiscal de 1,8 trilhões (EUA 2024)?
Ok, existe indexação e ela sobreviveu mesmo depois que a inflação baixos ao um dígito anual. Isso poderia explicar as taxas de juros nominais altas por conta de uma minimização do risco de a inflação ser resistente à queda. Porém, o que está sendo visto é que as taxas de juros reais estão muito altas. O Tesouro nacional está pagando 7% de juros reais em títulos pós-fixados no final de 2024. Veja bem, estes títulos por serem indexados à inflação deveriam ter basicamente risco próximo de zero na perda de valor por conta de um repique inflacionário. Isto é bizarro!
Bom dia, a explicação foi de forma clara sobre o tema, mas poderia em outro vídeo explicar de forma técnica, como o governo pode ajudar a mudar essa subida de taxa de juros e como ja disse em outros vídeos não tenhamos novos vôo da galinha.
Kobori, ou alguém que possa explicar para uma pessoa burra em mercadês, em termos práticos, o que significaria essa desindexação desses contratos? Esse gap que seria gerado, ele tem mais a ver com aumento de lucro para alguns, ou esse gap teria impacto em alguma coisa concreta para a população?
Fui conversar com amigos que moram fora sobre juros para comprar uma casa. Japao, perto de 0.5% ao ano, alemanha perto de 1% ao ano. Brasil perto de 10% pela caixa, 12% por bancos... Esse juros ta ridiculo.
Melhor canal de finanças, gostava do Paulo Gala mas vejo que ela ta preso na caixinha financeira ainda.... poderia explicar por favor a questão do Dolar? Por que está subindo tanto e se tem o que fazer? é pressão política apenas sendo profecia autorrealizável de inflação futura?
Bom dia professor. Já aprendi da importância do investimentos feitos pelo governo, principalmente em infraestrutura. Obrigado. Agora, se o governo gastasse apenas o que arrecada, diminuísse seus gastos desnecessários e investisse no combate à corrupção, vários problemas que o Brasil está passando, como a inflação por exemplo, não se ajustariam automaticamente?
Não. Não é tão fácil assim diminuir gastos "desnecessários". A despesa discricionária (o que o governo escolhe gastar) já é baixíssima. Os gastos desnecessários são anomalias e frequentemente estão em outros poderes, alheios ao governo. O judiciário, onde se encontram salários nababescos com mais facilidade, é um poder à parte que faz seu próprio orçamento, por exemplo. E precisa ser assim, em uma democracia. Sobre a inflação, nosso déficit fiscal não chega a 0,3% do déficit fiscal americano, e eles quase não têm inflação. Se você não quiser esse exemplo, você pode pegar quase qualquer outro país da OCDE. E ninguém gasta tanto com juros quanto o Brasil.
Não. Nemhum país com população acima de 50 milhões de habitantes gasta menos que arrecada. Se fosse fácil Alemanha, EUA, Japão, França, Itália e outros muitos países não teriam dívida pública...
O que seriam gastos necessários e desnecessários? De acordo com o "mercado", são desnecessários os gastos com previdência, BPC, e até saúde e educação pública. Grande parte do gasto do governo é justamente o juros pago nos títulos públicos. Aumentar os juros aumenta a dívida, então não faz muito sentido aumentar os juros pensando que isso vai diminuir a dívida. E outro detalhe: quem aumenta a taxa de juros não é o governo, é o banco central "independente". Quem se beneficia diretamente com os juros altos são os grandes rentistas, que ganham com o aumento dos juros recebidos em suas aplicações no tesouro, e os grandes empresários, que ganham com a estagnação (ou redução) do preço da mão de obra sempre que existe um aumento no desemprego. E veja só: esse grupo que se beneficia com o aumento da taxa de juros é justamente o grupo que tem poder sobre o Bacen "independente".
Também temos que lembrar que a dívida pública do Brasil é em torno de 78,5% do PIB. Alguns economistas apostam que pode chegar aos 80% até o fim do ano. Primeiro, é necessário relembrar que aumentar os juros aumenta a dívida pública. Segundo, temos que nos atentar que muitos países ricos têm a dívida pública superior a 100% do PIB e nem por isso eles aplicam taxas de juros tão elevadas quanto as brasileiras.
Quando fizeram o plano real, a inflação sumiu da noite para o dia. O mesmo deveria ser feito com essa questão da indexação. Eu sempre digo que não vivemos uma economia liberal, mas altamente indexada. Até o frete foi indexado pelo STF, ao estabelecer o valor do frete mínimo. Aí fica nós mortais como ratos de laboratório macroeconômica 😅
Bom dia, mestre. Ótimo vídeo. Sugiro um vídeo analisando o aumento do dólar dos últimos meses e os fatores que colaboaram com essa escalada.
Ótima ideia
excelente ideia. creio que o tema do vídeo de hoje tenha relação
Os jornalões justificam dizendo que é por "incertezas quanto ao pacote fiscal do Haddad", visto que o mercado queria ajustes estruturais, mexendo em previdência, salário mínimo e piso de educação e saúde (basicamente, fodase os pobres), que o Gov Lula não mexeu. Por conta disso, o BC resolve aumentar os juros, porém, este aumento dos juros infla a dívida pública, o que seria uns 70% da economia do pacote do Haddad (que já mexe em benefícios, diga-se), e o BC fala em aumentar ainda mais se o dólar continuar subindo. Ou seja, parece que estamos num ciclo sem fim de um mercado chantageando o Governo para cortar direitos de pobres e um BC que de forma a complicar o Governo. Queria realmente um análise do Professor Kobori sobre isso, pois parece complexo e sem solução e o q sobra pra população é dólar alto, juros altos e cortes em direitos.
é um assunto mto legal mesmo!
- Mercado indignado com o pacote de redução de gestos do governo, como consequência há uma fuga capital ( dólar) principalmente
- O bc não interfere injetando dólar nas economia como fez no governo passado pra controlar o dólar
- eleição do Trump fortaleceu a moeda americana
Neste momento uma amiga da minha sogra passa por uma situação triste: Ela mora de aluguel e recebe uma pensão de pequeno valor onde mais de 60% do valor vai para o aluguel da casa. A dona quer a casa para reformar e alugar mais caro, pois os aluguéis reajustaram os seus valores em mais de 30% nos últimos meses. Ela não terá condições de pagar e não se encontra casa de aluguel no valor que ela contratou. Eu sei o fim que isso terá, mas é um exemplo da desgraça que a especulação imobiliária tem trago para nosso país. um país com tanta terra, mas sem moradia para todos.
Belíssima síntese!! Muito obrigado, Prof. Kobori. Forte abraço.
Bom dia à todos! Mais um abordagem bem esclarecedora.
Só esqueceu de mencionar que no primeiro governo Lula a taxa selic chegou a 26,5%!!!
Eu quem agradeço o carinho e reconhecimento.
Forte abraço!
Ótimo vídeo! Seu canal é um farol no meio da escuridão em relação a como esses debates são feitos no país.
Sem dúvidas! E vc é um elo saudável desse debate, em outra chave de compreensão e explicação, mas no geral convergente em relação a diversas posições de Kobori.
O teu também.
Só não explica porque o Lula que tanto reclama de 12%,sendo que no primeiro governo dele chegou a 26,5%!!!
@@paulot2692 pq ele é um social liberal que se vende para os setores financeiros. Aliás, esse dado que vc trouxe refuta a ideia que precisa dessa taxa de juros, pq o país tá "quebrado" segundo governo do Lula o país estava crescendo e a taxa de juros ainda era alta.
Ótimo video, da para entender muito bem e revoltar muito mais hahahaha
Quantos mais assisto ao professor, mais inteligente fico e triste também 😂
kkkkkkkkkkkk poise
Fico feliz que tenha sido útil, Dhiego.
Forte abraço!
Muito bem explicado! Muito obrigada!
Fico feliz que tenha sido útil!
Forte abraço!
Muito obrigado pela aula. Sensacional poder abrir nossa percepção.
Fico feliz que tenha sido útil, Miguel.
Forte abraço!
O País é Refém do Mercado, grato Dr. Kobori por deixar bem explicado.
que país não é? tem que existir pragmatismo também, não da pra se livrar do mercado, até a união soviética tentou extinguir o dinheiro e não teve sucesso, isso com todo o aparato estatal e com o mercado na mão...
Todos os países do Mundo são reféns do dito Mercado no Capitalismo. A diferença é que o tal "Mercado" aqui é composto somente de fdps!
????
Não existe isso, "o mercado" ,
Mas o estado não sabe controlar seus gastos e quem mantém o país é o mercado. Se o estado fosse centralizado e organizado com todos ramos além do fiscal o mercado não seria um “vilão “ e sim um colaborador.
Bom dia, professor!
Obrigada pelo vídeo.
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo do canal.
Forte abraço!
Prof Kobori, queria sugerir um vídeo sobre a auditoria da dívida pública, sugerida pela Ana Fatorelli
Já tem informações no canal
Extremamente necessário... Mas como Kobori é do mercado financeiro... e a meu ver parece que não se aprofundou sobre o trabalho da associação que é investigativo... ele já disse que pra ele não faz sentido.. O que para mim é absurdo.... todas as contas deveriam passar por auditoria, deveria ser praxe...
Ele falou sobre isso no dia 14/12..
Ta aí um assunto que sempre me deixa confuso. Eu já vi a análise do Humberto
Entendi nada.
Já vi a análise do Frederico Krepe
Entendi nada.
Queria uma análise do Kobori para tentar de fato entender alguma coisa
Paulo, abordei esse tema no último episódio do JKCast.
Forte abraço!
Respeito absoluto mestre, obrigado por compartilhar conhecimento conosco!!!
Por isso que gosto do Kobori: ele explica tecnicamente com rigor e não fica cheio de dedos para falar a verdade e explicar porque não se tenta realmente resolver os problemas
E para o governo quebrar um pouco o poder do dinheiro concentrado no mercado financeiro privado, o governo deveria aumentar a remuneração da poupança para 90% do CDI mantendo a isenção do IR, isso já tiraria um fluxo enorme do poder dos bancos privados para a caixa que é pública governo, tem muito dinheiro nas mãos dos bancos privados e o governo perde poder de barganha.
Então o poder executivo poderia fazer alguma coisa?🤔
Por que será que ele mantém a poupança tão não atrativa?
@@marciabaldini7718 Deve ser pressão dos banqueiros
Qualquer banco tem poupança.
Boaaaa
@@marciabaldini7718Dizem que esta decisão aumentaria o custo do dinheiro para a construção de moradias populares, causando desaquecimento na área e provocando desemprego. A caixa usa este dinheiro para financiar as construtoras e os clientes dos empreendimentos imobiliários, tais como o minha casa minha vida.
Parabéns pela explicação de como a taxa de juros intefere na economia real.Dessa forma, fica mais fácil a compreensão de quem se beneficiar com o aumento dos juros e quem realmente paga a conta no final.
Fico feliz que tenha sido útil!
Forte abraço!
Cachorrinho ao lado, na poltrona, sempre atento às palavras do Sensei, ligadão na economia rsrsrs
Grande mestre, como é bom poder ter esse previlégio do conhecimento através do suas explicações. Gratidão.
Eu quem agradeço o carinho e reconhecimento.
Forte abraço!
Muito esclarecedor! Obrigado!
Vídeo sensacional! O sr mencionou na sua explicação detalhes que até agora não tinha visto ninguém falar, como a influência dos títulos na dívida e porque a taxa de juros impacta os títulos. Muito obrigada prof. Kobori.👏🏼👏🏼👏🏼
Agradecido professor Kobori ! ...
Obrigado pelo vídeo
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo do canal.
Forte abraço!
Boa tarde. É sempre bom ouvir um comentário sensato, e esclarecedor.
Sempre muito instrutivo!
Fico feliz que tenha sido útil, Isaias.
Forte abraço!
Conteúdo de excelência! Parabéns!
Muito obrigado, Mauricio.
Forte abraço!
Excelente explicação.
Organização e cobrança, precisamos agir, ou todos seremos esmagados pela ganância cruel do "mercado"
Não adianta, só uma revolução pode mudar essa dinâmica, derrubando todos os interesses desses atores. Qualquer coisa diferente disso dependerá de séculos de história para ocorrer mudanças sensíveis. É fato, a pseudo democracia fracassou, sendo absolutamente incapaz de direcionar o país na direção do desenvolvimento.
ganancia do mercado? As pessoas estão querendo proteger seu dinheiro, voce não é ganancioso porque é pobre e não tem onde alocar patrimonio. Os governos te roubam atraves da inflação e é ganancia proteger o dinheiro contra a inflação? Se o juros não é elevado, vai todo mundo perder dinheiro seu animal
Efeito L - principal variável pela desestabilização é a política fiscal - TOTAL IRRESPONSABILIDADE - desse governo de criminosos perdulários. ORGANIZADÍSSIMOS
Comentário vazio
hahahaaha culpa o mercado e facil dificil é culpa o governo que gasta mais que arrecada. inflação e consequência de um estado inchado e ineficiente.
Bom dia prof kobori, não possuo formação acadêmica em economia e afins, porém, como muitos que se preocupam em poupar, economizar e procurar meios e fontes para aplicar a reserva feita ao final do mês, tenho ao longo de alguns anos tentado entender um pouco sobre economia por meio de livros e vídeos ( preferência por fontes de opiniões divergentes afim de consolidar ou mesmo mudar minhas avaliações).
Entretanto, algo me entristece muito ao ver vídeos como o senhor, que possui expertise para tratar do assunto, além de ter "provado da fonte da direita " e atualmente encontra-se com "vies de esquerda ", abordar um assunto tão complexo quanto a situação econômica do país, colocando o " mercado " como culpado. Ao meu ver, os argumentos do senhor, possuem claramente fundamento, mas como o senhor bem sabe, o problema central não é este.
Permita-me explicitar minha análise. O "mercado" existe em praticamente todo o mundo, com fluxo de capitais e busca por lucro em todos eles. E os governos dependem deste "mercado" que são desde pequenos poupadores como eu que aplicam suas reservas até os grandes organizações que fazem seus investimentos. Tanto eu quanto as grandes instituições, buscam as mesmas coisas... a maior rentabilidade com o menor risco.
E pra mim este é o grande problema atual.
A rentabilidade está aparentemente boa ( títulos públicos pagando elevadas taxas ) porém o risco encontra-se bastante alto também, a ponto de vários leilões não atingirem metas de venda....
O estrangeiro e grandes investidores estão tirando seus recursos do país, pressionando o câmbio, aumentando o dolar e inflação. Assim como os elevados gastos do governo pressionam também a inflação, obrigando ao BC tomar medidas como aumentar taxa de juros, que por si, eleva a dívida, aumenta déficit fiscal, aumenta a insegurança do governo, afugenta capital dos investidores, aumenta câmbio, gerando um ciclo muito perigoso.
Enfim, todos os governos precisam do dinheiro do " mercado " e tratar ele como culpado, antes de arrumar as contas de casa, definitivamente não é a solução ao meu ver .
Obg
Matheus
Obrigado pelo vídeo professor.
Obrigado pelo vídeo, conteúdo de verdade, mais um inscrito
Kobori é um exemplo de que é possível falar de economia política de forma ética!! Parabéns!!
Excelente análise!
Fico feliz que tenha gostado.
Forte abraço!
Excelente vídeo como sempre. Obrigado, Kobori.
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo do canal.
Forte abraço!
Obrigado pela aula!
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo do canal, Tomas.
Forte abraço!
Seria bom um vídeo explicativo de outros instrumentos de controle da inflação além do aumento da taxa de juros.
Canal muito necessário
Vidio novo já chego metendo o dedão!!
Informação de alto nível!!
Kobore 🚀🙏🏼💪🏼💪🏼
Ótima síntese.
Das melhores que escutei ...
Muito legal, pontos interessantes que eu nunca tinha pensado, principalmente a inércia inflacionária. Difícil pensar em uma quebra desse modelo, parece tão enraizado já.
pois é, servidor público o salário atualiza pela inflação. olha quantos servidores públicos existem no brasil, e o salário deles...
Como sempre um ótimo vídeo! Adivinhou minha dúvida 😂
Fico feliz que tenha sido útil, Yara.
Forte abraço!
Bom dia, professor! Seus vídeos são muito interessantes e fáceis de assistir. Desejo muito que o seu canal cresça.
Muito obrigado pelo carinho e reconhecimento, Ewerton.
Forte abraço!
Excelente vídeo. Não sabia sobre a questão da Inércia Inflacionária. Agora fiquei com a dúvida de como o preço de tudo seria ajustado, porque sempre vejo o aumento com base na inflação. Obrigado pela dúvida, agora irei pesquisar mais!
Excelente explanação...
Muito Obrigado, Professor.
Boa tarde, José Kobori. Ótimo vídeo. É o primeiro que eu vejo que trata o assunto com este nível de detalhe. Uma outra sugestão de vídeo nesta mesma linha é como a atual estrutura tributária também contribui para o aumento da inflação e se este problema será resolvido após a reforma tributária?
Obrigada, professor
Obrigado professor.
Brasil é o PAÍS DA AGIOTAGEM E ESPECULAÇÃO FINANCEIRA.
Obg pelo excelente trabalho de esclarecimento JK.
Fico feliz que tenha sido útil, Matheus.
Forte abraço!
Parabéns pelo excelente trabalho, professor. Enquanto a maioria fica na superfície repetindo argumentos dogmáticos, o senhor aprofunda o conhecimento
Limite de juros tem que virar lei, taxa de juros no nivel internacional 6% a.a, e não esta orgia que temos hoje no Brasil, quem quiser fazer cassino vai fazer la fora aqui não.
pois é ta foda, eu to anos querendo comprar um veículo e agora que tenho um salário bom, ta impossível financiar qualquer coisa, me resta juntar dinheiro no colchão e continuar andando de ônibus por mais quantos anos?
E teto para gastos públicos tb? Ou não?
Para de querer achar que regulamentar tudo é a solução, precisa descentralizar , para de achar que estes burocratas de merda sabem alguma coisa 😮 e comprei BTC
boa, ai vc deixa pra reclamar quando o dolar e a inflação dispararem ao achar que baixar o juros na caneta é tão simples assim
Tem que virar lei o teto de gastos, não a taxa de juros que é o que serve para controlar a inflação. Se a merda do governo gastar menos e parar de imprimir dinheiro, o juros automaticamente baixa, mas isso é dificil de um bonobo igual você entender.
O EUA não tem um histórico de inflação alta, entao não faria sentido pra eles alinhar ajuste com este indexador. No nosso caso, é comum aqui contratos com ajuste no IPCA pq temos este histórico de inflação alta. E quem quer dar preferência a outro indexador e sair perdendo poder de compra? Entao, professor, me desculpa, mas nao faz sentido pensar q a nossa solução seja esta. Acho necessário refletir mais e encontrar uma solução pra nossa realidade de fato, não apenas baseada no que os EUA fazem.
Então o governo arrecadar 3.400.000.000.000 e sempre estão em déficit, não influencia no dólar? Que automaticamente influencia na inflação?
Boa reflexão!
Parabéns pelo vídeo! Professor fiquei com a seguinte dúvida sobre desindexar os contratos da inflação: como indexar esses contratos pra que não haja perdas e desequilíbrio financeiro neles?
Finalmente um economista inteligente
Ótimas explicações. Mas tenho dúvida em relação ao spread da SELIC contra o IPCA, me parece o maior da série histórica. É conjuntura macro, devido a Trump, por exemplo, ou tem mais relação com a rendição as chantagens do mercado financeiro?
Mas também tem a questão do risco de investir no Brasil , já que , o Brasil está com dívida que ainda não foi paga gerando desconfiança. Sendo assim necessário aumentar a taxa de juros para que o risco de investir aqui compense
Muito obrigado pelo vídeo
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo do canal.
Forte abraço!
O melhor canal do RUclips.
Muito obrigado pelo reconhecimento.
Forte abraço!
Verdade, verdade concordo com o.professor José Kadore
Na pausa do trabalho em um bosque aq aproveitando a vista e vendo mais uma aula excepcional do professor 👊🏽
muito bom professor
Eu discordo de você. O professor é muito bom
"Dizem" que a taxa de juros aumentou porque o pacote era tímido, então o mercado (BC) coloca mais 3% em uma taxa de 10, que já era alto.
Resultado: 614 milhões ano subira em 30%, O mercado elevou a divida em "184 MILHÕES" apenas pela sua preocupação.
Alguém ainda acredita nessa suposta "preocupação do mercado".
Na minha humilde opinião, algo fundamental que mais contribui para o aumento de juros e o professor deixou de comentar, é o simples fato do governo gastar mais do que arrecada, ou seja, como a conta não fecha, o governo é obrigado a pegar dinheiro emprestado e para convencer o mercado a emprestar, o tomador de empréstimos tem que oferecer um juros cada vez maior devido aos riscos inerentes às atuais políticas e planos de governo.
Concordo plenamente! Dar a entender que o "Mercado" é o culpado de tudo: da SELIC alta, do dólar alto e da inflação alta, mas e o executivo (independentemente se é de direita ou esquerda) não tem nenhuma responsabilidade nisso?
Grande parte do gasto do governo é justamente o juros pago nos títulos públicos. Aumentar os juros aumenta a dívida, então não faz muito sentido aumentar os juros pensando que isso vai diminuir a dívida.
E outro detalhe: quem aumenta a taxa de juros não é o governo, é o banco central "independente".
Quem se beneficia diretamente com os juros altos são os grandes rentistas, que ganham com o aumento dos juros recebidos em suas aplicações no tesouro, e os grandes empresários, que ganham com a estagnação (ou redução) do preço da mão de obra sempre que existe um aumento no desemprego.
E veja só: esse grupo que se beneficia com o aumento da taxa de juros é justamente o grupo que tem poder sobre o Bacen "independente".
Todos os países tem déficit, se chama investimento... Brasil tem caixa de bilhões e bilhões de dólares, mas finge que é um pais pobre, fora a arrecadação absurda, problema são as isenções fiscais de grande empresas que vendem a dolar também sem pagar impostos, é literalmente fuga de capital, é literalmente um assalto ao país, mas as pessoas preferem ficar achando que o problema é muito imposto que se cobra... o imposto é muito pra o pobre como nós, que nao temos nada
Não, até porque brasil é um país que emite a própria moeda, brasil só é refém de mercado porque se deixa ser assim. Esse papo de que governo gasta mais do que arrecada é papo furado, só olhar a china, não tem teto de gasto e olha como o país tá, voando em desenvolvimento
Ele não vai falar isso, pois passa pano para esse governo
Os “privilégios” do mercado financeiro são muito piores com juros altos, a oferta de crédito piora, as empresas tem muito mais dificuldade para se financiarem, margens mais comprimidas. Agora eu lhe pergunto, que setor do “mercado” está se beneficiando disso? Os próprios bancos não se beneficiam disso, mas sim de spreads bancários mais altos. Análise com viés.
Você está certo.
É só ler os posts do Carlito Dayan, um dos controladores do Banco Daycoval.
Ele vocaliza exatamente este ponto.
Está SELIC exagerada mata o doente, ao invés de cura-lo.
Só aulão!
Fico feliz que tenha gostado, Beto.
Forte abraço!
Muito bom.
Entendi, todavia o pais precisa sair desse imbróglio financeiro, quais seriam as alternativas, a população precisa saber o que esta pagando, a Profa. Maria Lúcia Fatorelli afirma que, a dívida já foi paga devido o modelo de remuneração da dívida. Um plebicito seria uma alternativa, pro povo dizer até quanto do orçamento poderá ser comprometido com o pagamento da dívida pública?
Em resumo, estamos num labirinto sem saída.
Muito bom 👍🏼
Show de explicação! Fica muito claro que a economia está sofrendo um ataque especulativo muito calculado!
Em nenhum momento ele quis dizer isso.
A culpa é sempre dos outros...
Excellente!!
Muito obrigado, Fred.
Forte abraço!
Bom comentário, ....
Brilhante.
Professor como diria lá na minha cidadezinha " O senhor é sabido de mas " rsrsr
Bom dia professor.
Tenho muita dúvida sobre essa tão falada dívida pública brasileira.
A professora Maria Lúcia Fatorelli bate sempre na tecla da necessidade urgente de uma auditoria nessa dívida.
O que impede realmente que ela aconteça?
acho que o Kobori respondeu essa num vídeo da semana passada. Mas precisamos discutir a dívida pública sim
Falta de vontade política.
Marcelo, esse foi um dos assuntos abordados no meu último podcast.
Forte abraço!
Sim professor, muito complexo...não há vontade política para regulamentação de ajustes honrosos e honestos.
A teoria da captura define muito bem isso.
Eu queria entender mais também a questão de fluxo de capitais, de saída de dolares, como o Mercado pode operar para especular , esse tipo de coisa. O que faz o dolar subir é uma relação de oferta e procura e como isso funciona?
Acho que você explicou muito bem um conceito específico que impacta na variação da taxa de juros. Esse impacto pode ser negativo ou positivo, então ele não explica bem o título do vídeo: "Por Que a Taxa de Juros Precisa Ser Tão Alta no Brasil?". Fica a impressão que o porque está na metodologia e não nas ações atuais do Governo.
Por que não organizar a economia visando equilíbrio entre oferta e demanda, já que é sabido que inflação prejudica principalmente que tem menos renda?
Resumo: o motivo é tão complexo q o povo nunca irá entender, logo nunca irá conseguir cobrar a solução correta. Oq mais aprisiona o povo é a desigualdade intelectual, pois se o povo nem sabe qm o seu inimigo é, como ele vai lutar contra?
Enéas falava sobre isso em 1989. E ficou batendo na tecla até o fim de sua vida.
É tão bom quando podemos ver alguém que esteve e ainda está tão intimamente ligado ao capital e suas facetas mas fez um pequeno esforço para detectar o óbvio. Estamos fadados a sermos sempre manipulados por aqueles que detém esse capital e nossos políticos trabalham para estes também. Ou seja: nada que tentemos com os atuais nomes políticos será eficaz pois a intenção nunca será mudar para melhorar a vida do povo e sim manter do jeito que está, pois para os poucos privilegiados do capitalismo está bom, muuuuito bom...
Quanto maior o risco, maior o juros
Por que um déficit fiscal de 5 bi de dólares (Brasil, 2024), um dos menores da década, é mais arriscado do que um déficit fiscal de 1,8 trilhões (EUA 2024)?
Investir no Brasil? Só com juros remunerando muito bem.
Taxa básica de juros mais alta do que da Rússia que está em guerra e é totalmente sancionada ?
Você é o cara.
Ok, existe indexação e ela sobreviveu mesmo depois que a inflação baixos ao um dígito anual. Isso poderia explicar as taxas de juros nominais altas por conta de uma minimização do risco de a inflação ser resistente à queda. Porém, o que está sendo visto é que as taxas de juros reais estão muito altas. O Tesouro nacional está pagando 7% de juros reais em títulos pós-fixados no final de 2024. Veja bem, estes títulos por serem indexados à inflação deveriam ter basicamente risco próximo de zero na perda de valor por conta de um repique inflacionário. Isto é bizarro!
Diante do atual cenário não tem como não ficar indignado com os privilégios, e como os privilegiados exercem pressão política para se manterem...
Bom dia, a explicação foi de forma clara sobre o tema, mas poderia em outro vídeo explicar de forma técnica, como o governo pode ajudar a mudar essa subida de taxa de juros e como ja disse em outros vídeos não tenhamos novos vôo da galinha.
O orçamento federal para 2025 já deve considerar como certa estes aumentos na selic ?
Boa explanação, Kobori! Pode falar mais devagar e melhorar o som?
Leonardo Gadelha
Kobori, ou alguém que possa explicar para uma pessoa burra em mercadês, em termos práticos, o que significaria essa desindexação desses contratos? Esse gap que seria gerado, ele tem mais a ver com aumento de lucro para alguns, ou esse gap teria impacto em alguma coisa concreta para a população?
Fui conversar com amigos que moram fora sobre juros para comprar uma casa.
Japao, perto de 0.5% ao ano, alemanha perto de 1% ao ano. Brasil perto de 10% pela caixa, 12% por bancos... Esse juros ta ridiculo.
sempre foram assim. Não queira ver muito além dos números que torturam para justificar essa abominação porque isso vai acabar com a sua saúde mental.
Maior reflexão é simples: se o prêmio da dívida não for extremamente bom, ninguém compra e o governo não se financia.
Melhor canal de finanças, gostava do Paulo Gala mas vejo que ela ta preso na caixinha financeira ainda.... poderia explicar por favor a questão do Dolar? Por que está subindo tanto e se tem o que fazer? é pressão política apenas sendo profecia autorrealizável de inflação futura?
Olá, sou um nacional desenvolvimentista e estou gostando muito dos seus vídeos.
Bom dia professor.
Já aprendi da importância do investimentos feitos pelo governo, principalmente em infraestrutura. Obrigado.
Agora, se o governo gastasse apenas o que arrecada, diminuísse seus gastos desnecessários e investisse no combate à corrupção, vários problemas que o Brasil está passando, como a inflação por exemplo, não se ajustariam automaticamente?
Não. Não é tão fácil assim diminuir gastos "desnecessários". A despesa discricionária (o que o governo escolhe gastar) já é baixíssima. Os gastos desnecessários são anomalias e frequentemente estão em outros poderes, alheios ao governo. O judiciário, onde se encontram salários nababescos com mais facilidade, é um poder à parte que faz seu próprio orçamento, por exemplo. E precisa ser assim, em uma democracia. Sobre a inflação, nosso déficit fiscal não chega a 0,3% do déficit fiscal americano, e eles quase não têm inflação. Se você não quiser esse exemplo, você pode pegar quase qualquer outro país da OCDE. E ninguém gasta tanto com juros quanto o Brasil.
Não. Nemhum país com população acima de 50 milhões de habitantes gasta menos que arrecada. Se fosse fácil Alemanha, EUA, Japão, França, Itália e outros muitos países não teriam dívida pública...
Qual governo gasta o que arrecada?
O que seriam gastos necessários e desnecessários? De acordo com o "mercado", são desnecessários os gastos com previdência, BPC, e até saúde e educação pública.
Grande parte do gasto do governo é justamente o juros pago nos títulos públicos. Aumentar os juros aumenta a dívida, então não faz muito sentido aumentar os juros pensando que isso vai diminuir a dívida.
E outro detalhe: quem aumenta a taxa de juros não é o governo, é o banco central "independente".
Quem se beneficia diretamente com os juros altos são os grandes rentistas, que ganham com o aumento dos juros recebidos em suas aplicações no tesouro, e os grandes empresários, que ganham com a estagnação (ou redução) do preço da mão de obra sempre que existe um aumento no desemprego.
E veja só: esse grupo que se beneficia com o aumento da taxa de juros é justamente o grupo que tem poder sobre o Bacen "independente".
Também temos que lembrar que a dívida pública do Brasil é em torno de 78,5% do PIB. Alguns economistas apostam que pode chegar aos 80% até o fim do ano.
Primeiro, é necessário relembrar que aumentar os juros aumenta a dívida pública.
Segundo, temos que nos atentar que muitos países ricos têm a dívida pública superior a 100% do PIB e nem por isso eles aplicam taxas de juros tão elevadas quanto as brasileiras.
A PF VAI COMEÇAR A INVESTIGAR O TAL MERCADO BRASILEIRO. QUEM ESTÁ CAUSANDO TERRORISMO FINANCEIRO PARA SE BENEFICIAR VAI PAGAR A CONTA.
Pra quebrar empresas pequenas.
Quando fizeram o plano real, a inflação sumiu da noite para o dia. O mesmo deveria ser feito com essa questão da indexação. Eu sempre digo que não vivemos uma economia liberal, mas altamente indexada. Até o frete foi indexado pelo STF, ao estabelecer o valor do frete mínimo. Aí fica nós mortais como ratos de laboratório macroeconômica 😅