Larguei o emprego para procurar estagio em programação e fiquei desempregada - o que aprendi
HTML-код
- Опубликовано: 5 фев 2025
- Larguei meu emprego para focar nos estudos e procurar um estágio em programação, mas acabei ficando desempregada. Neste vídeo, compartilho minha experiência lidando com o sentimento de fracasso, os desafios que enfrentei no mercado de TI e as lições valiosas que aprendi ao longo do caminho.
Se você está pensando em transição de carreira em cursar alguma faculdade de TI como a que eu fiz, análise e desenvolvimento de sistemas... ou está na mesma situação, confira minhas dicas e reflexões sobre como continuar perseverando mesmo diante das dificuldades.
Se inscreva no canal ♥
Dica de um cara que passou por isso:
Primeiro, estude muito. Foque em projetos que podem ser aplicados em situações do dia a dia (projetos reais).
Depois de construir uma base sólida, o que vai levar alguns meses de estudo, sim, MESES , saiba que você não vai conseguir entrar no mercado com apenas 3 ou 6 meses de estudo, com esse tempo no máximo você consegue uma base para iniciar coisas mais "complexas". Coloque na sua cabeça que você tem que pensar no longo prazo,principalmente a galera mais nova que vive no imediatismo.
Segundo, na tecnologia, você nunca estará atrasado. Lembre-se: na sua cabeça, você pode achar que está atrasado para o 1.0 (seja lá qual for a tecnologia, linguagem ou coisas afins), mas você sempre estará adiantado para o 2.0. Por isso, ter uma base sólida é importante. Tudo o que há de novo e que surgirá daqui para frente será feito com base em fundamentos que foram criados lá atrás. Por exemplo, a base que a Tesla usa como referência para produzir os carros hoje em dia é a mesma de um carro de 1870 (se não me engano), que foi o primeiro a ter um chassi de quatro rodas. Eu sei que é difícil, mas tenha paciência para construir uma fundação sólida.
Terceiro, depois de alguns MESES estudando, entre em um curso EAD qualquer, o mais barato, e comece a aplicar para vagas de estágio. Vai ser menos difícil do que você iniciar uma graduação sem saber nada. Caí de paraquedas neste vídeo, mas quis fazer uma contribuição nesse video porque sei que ele vai viralizar, principalmente porque iniciantes gostam de acompanhar alguém que está seguindo a mesma jornada que eles querem seguir. Antes de tomar qualquer decisão, recomendo que você veja os vídeos do fabio akita, especialmente o "Aprendendo a Aprender" e "Não terceirize suas decisões".
Espero ter ajudado alguém nos comentários, pois gastei alguns minutos aqui e agora vou me atrasar para mais uma reunião chata com os cabeça branca.
Excelente
Obrigadao
Trabalhei 26 anos em TI, era o cara. Trabalhei com VB, Componentização, Java, Lotus Notes, fazia front e back-end, Banco de dados SQL, Liferay Frameworks, era o bicho, o que pintava eu matava no peito e aprendia em 2 a 3 meses, pós-graduado na PUC RJ em TI, Graduado em Administração de Empresa, etc etc etc.
Fiz Sistema de Planejamento Estratégico, Sistema de Auditoria, Sistema de Gerenciamento de Projeto, Portal do Governo do Estado do RJ, Pouca Tempo. Eu fazia análise e programava, gostava de meter a mão. Eu era lento, mas 90% dos meus projetos, daquilo que eu metia a mão não voltava por erro, análise errada ou estruturação de banco de dados, esse último é crítico porque se errar esculhamba o projeto.
Não estou querendo me exibi, mas para mostrar que errei, hoje estou com 53 anos, família etc, pior VELHO. kkkkk. Arrependo-me profundamente por não ter feito concurso, mas é, ganhava 11 salários mínimos até 2016. Eu sou da antiga, do Cobol, 1994. Sim, sabia programar em Cobol, foi o meu primeiro estágio em concessionária de veículos. Como falei, sou rodado, rsrsrsr.
Não caia na besteira de fazer outra graduação, perda de tempo, FAÇA CONCURSO PÚBLICO, faça na sua área. Se não podemos com eles nesse "brasil" (é com letra minúscula, porque nunca vai ser grande), então nos juntemos a eles.
Tenho uma filha de 24 anos, falei para ela, você não vai trabalhar, não perca tempo, nada de outra graduação agora, depois que entrar pode fazer Pós, Mestrado e o cacete... tudo balela. O que importa é conseguir ganhar seus 7 mil ou mais... Com 7 conto da para iniciar viver +- nesse "brasil", depois fica nos 7 contou ou tenha ambição e busque mais.
Hoje o que eu faço, kkkkkk, troquei, fiz "merda", fiz outra graduação com 40 anos, kkkkk, fiz Direito. Odeio exercer, gosto de estudar. Estou estudando para concurso para tribunal, é difícil para cacete, além de dizer que todos os jovens espertos estão correndo para concurso.
PERDE TEMPO NÃO, para de se estressar, a culpa não é sua, a culpa é desse país de bosta que não cria oportunidade para os jovens como você e minha filha.
Desculpa as expressões. Se liga antes de ser tarde. Você leu a reportagem que a META vai mandar uma porrada de programador embora. A IA veio para ficar, mas servidor público vai sempre existir por causa das características originárias do Brasil.
Se liga....
Falou tudo 👍
Brasil não, BOSTIL sim.
cara é exatamente isso. Eu que sou da economia e fiz estágio em banco vi cada coisa podre, meu sonho agora é passar na Receita Federal ou SEFAZ.
Você tem total razão. Houve um tempo (uns 5 anos atrás, por aí) eu discordaria de você no sentido de q a carreira pública seria a melhor opção para pessoas com conhecimentos, bons cursos etc. Achava que com a faculdade certa n teria problema em arranjar emprego, em empresas ou indústrias... ledo engano! Não funciona assim, o famoso "networking" é mais importante até. Sou formada em física, tenho mestrado em engenharia elétrica na área de controle, diversos cursos na área de tecnologia. Agora penso como você, "se n pode com eles, junte-se a eles." Atualmente estou estudando para concurso, nem sei exatamente qual fazer ou escolher(eu só quero trabalhar! Apesar de gostar de estudar e estar sempre me aprimorando).
Única faculdade hj que te garante alguma coisa é a de medicina, que também tem uma concorrência extremamente alta. Minha opinião é que, no Brasil, o que ta valendo a pena ainda é ser empresário, escalar seu negócio na internet ou fazer concurso. Como nao fomos treinados pra ganhar dinheiro, devido ao ensino de merda que temos, estamos fadados ao fracasso em tudo que tentamos. Mas é isso aí, a vida do brasileiro é uma correria pra ganhar uma mixaria. Bola pra frente
eu sou programador sênior, já tenho cerca de 10 anos de xp, atualmente atuando remoto pra uma empresa americana e talvez eu possa dar uma contribuição. Na área de programação é muito complicado dar oportunidade para estagiário hoje porque em geral os projetos estão sempre atrasados, tudo é sempre pra ontem, o mercado andou muito e hoje em dia se vc não conhece bastante, não compensa te contratar e quem ainda não entrou no mercado e não sabe como funciona tem a impressão que não está conseguindo entrar porque não tem vaga, mas vaga tem de monte, só que só serve pra quem já tem bom conhecimento e o conhecimento que se pede geralmente é conhecimento sólido porque por exemplo, imagina se vc tem um projeto feito com clean architecture, tá todo bonitinho lá com testes unitários com 80% de cobertura, com os repositórios e dto's bem organizados, tudo orientado a interface e tal, aí vem o estagiário e entra com uma demanda pra corrigir um bug. Geralmente quem tá entrando, costuma querer mostrar conhecimento e acaba fazendo coisas monstruosas no código e estragando um código que estava bom. Ele quer criar coisas dinâmicas que puxam daqui e dali os valores e roda tudo sozinho só chamando uma função que vc criou e tal e isso é horrível porque só vc vai conseguir dar manutenção naquilo depois e se passar muito tempo, nem vc não vai mais conseguir ler o seu próprio código. Fora que o estagiário muitas vezes não sabe nem o que é CI/CD que é algo corriqueiro num projeto numa empresa média/grande (até pequena dependendo), não conhece fluxo de pull request, aprovação, fork, etc. E a empresa sabe que tá contratando alguém que vai passar um bom tempo aprendendo e não resolvendo problemas e estatisticamente falando a maioria depois que aprende sai da empresa pra outra empresa pra ganhar mais então é um investimento que não compensa pro empregador. Se eu fosse começar do zero hoje como estagiário, eu focaria em criar uma solução completa backend e frontend de um app útil, relativamente simples, mas com algum potencial lucrativo (e não apenas algum tutorial que o cara pega na rocketseat) e montaria ele inteiro com CI/CD configurado, faria deploy pra nuvem num dropletzinho do digital ocean por exemplo, compraria um domínio de uns 10 reais e configuraria o DNS com um cloudflare da vida, geraria uma versão pronta por exemplo com flutter pra android, subiria prao google play e colocaria no meu currículo tudo isso e eu te falo com certeza como alguém que já teve que entrevistar sêniors pra vagas que eu contrataria fácil um estagiário com isso no currículo inclusive faria pressão pra ele subir pra júnior o quanto antes pra empresa não perder ele. Então não desanime, as vezes vc só não sabe o que precisa fazer. Procure conhecer pessoas na área, conversar, pedir dicas e tal. Espero ter ajudado. Até mais
@Gutinhu Tmj!
lembrando que tem SR e Pleno pegando vagas de JR pois é o que vc falou o JR demora 1 semana pra ficar resolvendo e batendo cabeça e esses caras ai resolvem em 2 dias ou menos, tem gente ai pegando 3 serviços, remoto.
@@gepetovovo2509 pois é, mas o problema é que realmente não tem como, eu por exemplo pego um monte de coisa, mas porque eles não tem pra quem passar e precisam fazer a parada. Infelizmente é fato, hoje em dia não tem muito mercado pra programador júnior se o cara não for hiper diferenciado
Ótimo comentário
@@rafante2 Pode falar um pouco sobre sua experiência na área? As tecnologias que vc usa e tal
Obrigado por esse vídeo! Realmente o mercado não está fácil, eu mesmo voltei pra faculdade pq não estava conseguindo vaga de front end Jr e depois de um ano buscando, faltando 6 meses pra me formar, não consegui nenhuma entrevista, mesmo tento mais de 100 cursos na área e quase 100 projetos no meu GitHub. Eu comecei a programar em 2016 quando entrei em ADS e tranquei em 2018, mas nunca parei de estudar pq eu realmente gosto de programar. Recentemente consegui um emprego em outra área, mas é frustrante investir tanto tempo e energia em algo que nunca dá certo. Mesmo sabendo q vc seria uma excelente profissional para a empresa, eu sei q bate a síndrome do impostor. Mas torço por você, espero que consiga uma oportunidade! A gente só precisa de um "Sim"
Qual a sua stack?
gente, ta assim em tudo quanto é lugar, tem engenheiro tirando 3000, tem advogado desempregado, tem psicologo tirando 2k no CLT e por ai vai, ao mesmo tempo tem tecnico de segurança tirando 5, 6000, tem maquiadora tirando 15.000, sei la, as coisas mudaram, nao desistam.
Infelizmente, as pessoas gostam de viver de ilusões v3ndidas por coaches e youtuber m@u-caráter. Basta fazer uma simples pesquisa no Google para descobrir, em fontes oficiais, a média salarial no Brasil. Em 2024, a média salarial mensal no Brasil é estimada em R$ 3.118,00. Em abril, o rendimento habitual médio real atingiu o pico de R$ 3.255,00, mas recuou para R$ 3.187,00 em julho, uma redução de 2,1%.
@@PauloPelegrinoo concordo
Muitas coisas que contribuem para que hoje esteja desse jeito, na verdade, nao acho que as coisas mudaram e sim que o conhecimento e senso coletivo mudou, desde sempre empreender foi mais lucrativo e mais auto - realizador do que seguir uma profissao que sua familia lhe empoe ( embora a maioria dos que começam na programação nao seja esse caso).
A midia fez a cabeça da população dando mais valor para uma profissao do que outra, por exemplo, um pedreiro de qualidade consegue fazer facilmente mais de 2k por semana mas pq ha tão poucos pedreiros com menos de 40 anos ? e por que ha tantos advogados formados mas que nao atuam na area e os que tentam nao conseguem se sustentar? isso vaza até para outras areas da vida como relacionamentos, se você estiver em algum lugar recreativo como um bar, uma festa, resenha ou qualquer lugar pra perder tempo e você dizer a uma mulher que você é advogado aumenta muito mais as chances dela se interesssar por você do que você dizer que é pedreiro e faz mais de 5 digitos por mes com concreto.
Acho que essa ideia de abrir o proprio negocio (principalmente para mulheres) é um ótimo sinal de que aos poucos (poucos mesmo) a população vem despertando.
A lei da oferta e demanda,a única que se sobressai e a medicina
Tem que ver que tem muito engenheiro, advogado e psicólogo ruim no mercado também, isso é muito relativo...
Morei na Alemanha e agora na Austrália. Recomendo a todos os meus amigos o seguinte: portfólio, você tem que ter projetos, por serem projetos open source seus ou de contribuições em outros projetos. O importante é demonstrar que você FEZ alguma coisa que pode ser vista e discutida na possível entrevista. Tenha exemplos claros de como você resolveu problemas, técnicos e interpessoais. A entrevista não é sobre a sua vida, mas sim sobre sua carreira, seja direto e conciso nas suas respostas durante a entrevista.
Eu fiz a mesma coisa! Fiquei um ano com estágio, um ano sem nada. Tbm tava super confiante e nesse ano sem nada fiquei muito mal. Mas agora nessa semana, finalmente consegui. Já tava desistindo, chorei muito tbm, mesmo sentimento que o teu. Também estava focando em linguagem específica, aí decidi abrir pra outras linguagens que eu tbm domino e curto. Acabou dando certo, mas foi por sorte. Uma hora vai dar certo. Tudo de bom pra vc!!!
É raro compartilhar minha vida na internet mas sua historia fez eu me identificar.
No fim de 2022 encerrei um estagio de 2 anos, mesmo ano que eu iria me formar em SI. Praticamente garantido q seria efetivado e Jr ganhava 4.5k ali. Nao me formei naquele momento, meus 3 colegas de tcc nao fizeram nada e foi impossivel fazer tudo sozinho. A empresa tinha uma politica de só efetivar com superior completo entao a oportunidade passou.
2023 foi pior, problemas familiares, 1º semestre tentando concluir o tcc tirei 2 pessoas da equipe mas o unico q ficou n ajudava quase nd, consegui achar 2 caras na ultima semana que ajudaram mt mas nao concluimos dnv. Nesse tempo consegui 1 entrevista mas n passei na ultima fase. Depois de reprovar 2x na faculdade, ainda tive que morar sozinho. Arrumei um trabalho na empresa de um conhecido, poucos funcionarios entao obvio q tive q fazer umas 3 funçoes, alem do ambiente desgastante e salario de 1200.
3 meses ali mais o pensamento de que estava 1 ano atrasado pra terminar a faculdade (se é q eu ia conseguir) me fez cogitar desistir de td, minha casa era bagunçada, n conseguia pensar direito e qualquer coisa minima acabava com meu dia.
Em dezembro fui morar com minha noiva, finalmente terminei a faculdade e minha formatura foi em janeiro. Saí da empresa em abril, n aguentava mais, infelizmente minha noiva acabou ficando sem emprego no mesmo mes.
Atualmente estamos nos virando com oq dá, tinha uma reserva, agora algumas dividas e ajuda de parentes. Ja desisti e recomecei os estudos varias vezes, tentei empregos quaisquer, a mente só o bagaço kk mas tudo isso me fez entender q n estou atrasado em nd na vida, q n adianta se comparar e principalmente lamentar oq ja foi. "Se eu tivesse me formado antes.. se eu tivesse tirado as pessoas do grupo antes..." n importa mais. Tbm aprendi a valorizar mt mais o dinheiro, gastava mt com besteiras. Hoje sei o quanto mudei, sigo estudando, tentando vagas e fazendo exercicio fisico (ha 4 meses, ajuda mt). Se alguem ler isso e se identificar de alguma forma, continue insistindo, tem fases boas e ruins, procure a felicidade no processo, n no objetivo.
Toop man, realmente quando pensamos que estamos indo a vida vem e nos derruba, é complicado mas desistir de certa forma pode ser pior.
@@HarkesX Ótimo relato, parabéns pela resiliência irmão
@@HarkesX Eu me identifico por mais que pareça diferente a situação, eu tenho 17 anos e faço o ensino médio integrado com o curso técnico ADS e pra concluir esse ano foi um verdadeiro inferno, meu grupo de TCC com 8 pessoas apenas 3 faziam as coisas e quando faziam né , eu fiz um aplicativo inteiro sozinho com a direção de Deus claro, e também ainda ajudava na parte do site e o banco de dados praticamente todo foi eu que fiz, pra ligar os 3 sistemas eu que fiz isso praticamente. Agora no período de férias e depois que tudo passou tô exausto e pensando será que vale a pena seguir na área e passar por tudo isso de novo?? Mas se eu n for pra essa área qual outra que devo seguir?? Tenho medo de fazer a escolha errada e me arrepender depois. Já não sou mais tão novo sei que nessa idade eu já deveria saber o que escolher mas n tenho experiência nenhuma antes n tinha o porquê de me preocupar com isso. Esse ano virei várias noites, ainda tinha que estudar pra outras matérias e prós vestibulares, aconteceu várias coisas enfim tô só o bagaço
Meu, espero de verdade que você e sua noiva, ou mulher enfim... estejam bem...
Eu tbm to passando a maior barra.
Uma coisa que as pessoas esquecem é que a T.I na realidade é uma profissão como as outras.
Quem gosta da área não deve desistir, da mesma forma que um arquiteto, um advogado, médico, entre outra profissões, demandam de estudo, especialização e esforço para entrar.
O problema das pessoas atualmente é que a maioria conheceu a T.I por conta da pandemia, onde os requisitos para as vagas eram baixos, as vagas eram altas, foi um momento específico para a área.
Eu adoro tecnologia, curso ADS e até o momento não ingressei na área também, mas tenho consciência de que preciso melhorar, preciso estudar, preciso praticar e uma hora vou entrar na área, assim como em outras profissões.
Não desistam!!
Mn, a sua coragem em compartilhar sua experiência já é um grande passo. É normal sentir que as coisas não estão saindo como planejado, mas saiba que cada desafio que enfrentamos nos fortalece e nos prepara para o que está por vir. Eu também passei por momentos de incerteza, mas continuei tentando, estudando e buscando meu espaço. Estou no primeiro semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e consegui um estágio em Desenvolvimento Front-End. Isso me mostrou que, com dedicação, as oportunidades aparecem, mas também que cada pessoa tem seu próprio tempo. O que importa é não desistir e lembrar que o caminho pode ser cheio de curvas, mas cada passo conta. Você já está trilhando um caminho incrível ao investir em você mesma e buscar crescer. Continue acreditando, porque o esforço que você está fazendo hoje vai render frutos. Torço muito por você! 🌟
Eu acho incrível como uma vaga de ESTÁGIO quer exigir experiência
Nenhuma experiência é única mesmo néh kkk eu estou exatamente no mesmo momento que você! E como é bom ver alguém desse inicio que é um porre kkkkk mas vamos ai conquistar nossos sonhos 💖
Daqui a pouco vai aparecer o Mano deyvin reagindo esse vídeo
Pode crer
Nem vi o vídeo mas tbm já sei que vai
Kkkkk 😂😂😂😂 com certeza. E depois o tranquilão
kkkkkk
Já manda pra ele
Compartilhar minha experiência. Passei em um concurso nível médio, hoje o salário desse cargo gira em torno de 5500 reais, era do Ministério da Fazenda, mas trabalhava lotado na receita federal, em licitações. Não tinha tempo pra mais nada, saia todo dia quase 7 ou 8 da noite, faculdade de direito chegando atrasado pra aulas, provas e prejudicando muito. Além disso meu foco sempre foi Tribunais. Fiquei 1 ano e meio lá e pedi exoneração pra me dedicar para tribunais. Fiquei 1 ano fazendo várias provas, até em outros estados, estudando feito louco, mais de 12 horas por dia e nada, daí bateu o desespero de será que eu não vou passar mais em nada? aquela aprovação anterior foi um caso único? uma sorte que tive e joguei no lixo? Vinha muitas coisas na minha cabeça, mas finalmente 2 anos depois, consegui passar pra técnico judiciário em um tribunal federal. E 4 anos depois fui diagnosticado com Leucemia e foi quase 2 anos pra eu me recuperar, UTI, transplante de medula, etc. Tudo pelo plano de saúde do Tribunal que é muito bom. Não vou mentir, às vezes penso o que seria se eu tivesse desempregado quando fui diagnosticado com um câncer? Várias vezes me arrependi de ter largado o cargo de técnico do ministério da fazenda, mas não sei se teria conseguido ter tempo e cabeça pra passar em algo mais difícil. É bem tenso, mas em ambos os casos, largando o emprego antigo ou não, insista no seu sonho que sua hora irá chegar, quer seja iniciativa privada ou concurso público, só não deixe sua saúde mental ficar abalada, coloque sempre ela em primeiro lugar.
@@ToniusPlays muito obrigada por compartilhar sua jornada👏🏼👏🏼👏🏼🙏🏼
Que relato, parabéns pela sua jornada e recuperação.
Tu ficou 2 anos desempregado estudando?
@@nathan_408 Cara, sim. Só minha esposa trabalhando, morávamos com minha sogra então aluguel, luz, água não precisávamos pagar. Acredita que nunca falei pra minha sogra que havia largado o emprego na receita? Depois que larguei, continuei todos os dias saindo de casa 7:30 da manhã, só que em vez de ir pra receita federal, eu ia pra biblioteca e ficava lá até as 17 hs simulando (para os outros) que eu estava empregado e trabalhando. Quando deu 1 anos mais ou menos, o prédio da receita federal que eu trabalhava pegou fogo, ficou meses muita gente foi removida pra outras instalações, outros ficaram de home work, e isso saiu no jornal. Nessa leva, eu alterei um pouquinho a mentira pra minha sogra e disse que eu fui uns dos que ficaram de home work e colou. Ela tinha 75 anos, japonesa, jamais iria entender eu ter largado o certo que ganha pouco e fica até tarde da noite, pra ir atrás de um que ganhava mais, 7h por dia e com seu horário respeitado, fora a possibilidade de crescimento em tribunais é infinitamente superior independente do cargo. Lá muitos técnicos judiciários são são diretores de vara, assistente de juz, desembargador, vai depender da sua formação e do seu mérito. Fora que os valores por ocupar um cargo comissionado no judiciário é muito superior que no executivo.
Infelizmente depois da pandemia o mercado de TI implodiu. As vagas sumiram, os clientes pararam de investir na criação de sites/aplicativos e encerraram contratos. A onda de demissões foi enorme e os salários diminuíram. Tenho 3 anos de experiência e nem entrevista consigo, estou segurando meu emprego atual com unhas e dentes. Torço pra que essa situação melhore e você possa ingressar no mercado de trabalho.
pior q é vdd, e pior ainda , faculdade atualmente é algo q qlq um faz, ou seja tem lado positivo e negativo nisso, saiu de algo q garantia o trabalho pra algo q virou o minimo pra conseguir um salario miseria, pelo menos ao q eu pesquisei na area de ti ta assim
Eu tô passando pela exata mesma situação e faltam apenas alguns meses pra eu me formar no curso de ADS, e assim como você, também pedi demissão do meu último emprego porque tinha perdido uma entrevista de emprego pra um estágio por estar no trabalho e pensei que seria mais fácil arrumar um estágio desse jeito, mas me frustrei e fiquei sem nenhum dos dois. É uma situação bem complicada e realmente o mercado de TI tá super arrasado agora (digo isso pois minha família também trabalha nesse mercado) e que pede além de paciência, muito esforço e prática pra ultrapassar a competitividade que meio que dá uma esmagada na gente. Acho que muita gente aqui nos comentários nunca passou ou simplesmente não consegue entender essa perspectiva pelos comentários que tô vendo, mas não dá pra parar a vida por causa de gente assim, então forças e boa sorte pra você também.
Acredito que você não é fracassada! Use sua visibilidade aqui no youtube para conseguir uma oportunidade de trabalho, tem muita gente que te acompanha... Comece mostrando seu rosto, colocando seu github e LinkedIn na descrição dos seus videos! Dessa forma aumenta suas possibilidades de trabalho e até mesmo ser uma grande influencia no mercado de TI
Hoje em dia, a programação está extremamente concorrida porque as pessoas querem um trampo homeoffice, todo mundo migrou para T.I com isso e no BOOM das big Techs, eles contrataram em massa para crescer, mas tbm demitiram em massa.
Eu mesma me formei em ADS em 2021 e nesse tempo já estava muito ruim conseguir entrevistas. Agora está pior. As vezes nem por indicação.
Eu espero que voce consiga algo e tenha uma vida diferente da minha. Afinal, o inglês vc já tem ^^ já está a frente de mtas pessoas.
Eu consegui um estágio em 2 meses procurando e estudando, com 1 ano de faculdade
Eu enviei um total de 356 currículos, sem considerar e-mails que enviei pra empresas
Não desistam galera, as vezes demora, as vezes vc só não mandou currículo pro lugar certo
O mercado de desenvolvimento é difícil, a barreira de entrada é grande. Meu caso é parecido com o seu, eu estudava e trabalhava, não consegui largar meu emprego e me dedicar em um estágio. Quando a faculdade acabou, fiquei 2 anos aplicando para vagas de JR, estudando e fazendo freelas, até que depois de todo esse tempo eu consegui um vaga local para atuar como desenvolvedor e isso só tem 8 meses. Mas eu estava determinado a "conseguir ou morrer tentando" então não pare se vc realmente quer isso.... Outra coisas a forma "mais fácil" de conseguir um trabalho é indicação, então mantenha sua conexões igual vc está fazendo aqui no youtube, intereja com a comunidade que vc irá crescer muito no futuro. Vá contra a manada, não sai estudando só JS igual todo mundo faz e aprende um framework (React, Angular), procure linguagens com menor concorrência, aquelas que a maioria não quer, mas o mercado tem necessidade.
Não desista galera, eu estava desanimando com a área e do nada apareceu uma oportunidade de estágio na parte que eu tanto queria. Não sei se posso dar esse conselho pq sou novo no mercado, mas o que me ajudou foi não procurar só grandes empresas, mas startups e institutos tbm.
O segredo é apenas ir atrás da comunidade como "Dev Girls" e outras que são afirmativas, muitas empresas grandes procuram mulheres e outras minorias para compor o time, então ser uma minoria já da uma vantagem enorme para quem está entrando nessa profissão, então procure participar desta comunidades, pois elas postam oportunidades de vagas e cursos patrocinados por empresas que querem contratar uma minoria.
Foi muito legal da sua parte dar esse depoimento. O mercado realmente está difícil, mas dias melhores virão...
Foca em concurso, me ajudou muito, e parece bobeira, mas nem todo mundo consegue empreender ou viver de freelancer, então, é bom ter uma estabilidade.😊
Conselho para a galera que está no meio para o final da faculdade: gente... só o diploma não te garante nada, durante o curso tentem se possível fazer outros cursos rápidos (inclusive inglês!), mas o principal para qualquer área se chama PORTFÓLIO. Foi assim que consegui um estágio em uma multinacional, depois virei trainee na mesma e hoje menos de 5 anos depois já lidero uma equipe global de projetos de tecnologia (e não, não sou TI e sim Engenheiro de Produção).
Sempre estou fazendo processos seletivos e o que mais vejo é uma galera totalmente crua. Não estou dizendo que você tem que ter 10 anos de experiência para uma vaga estágio/junior, mas quando você tem projetos nem que seja com dados do kaggle e sabe contar uma história do problema/solução, isso já te diferencia de 95% dos candidatos. O mercado não quer e não tem mais espaço para apertadores de botão.
Você precisa de uma indicação... Faça networking. Outra coisa: estude para concurso público. Nossa área tem muitos cargos.
Torcendo para que você consiga uma oportunidade! Continue estudando e acreditando que uma hora ela irá aparecer e você estará preparada. Uma dica: tente se candidatar para vagas de suporte técnico N2. Geralmente é a porta de entrada e dependendo da empresa você pode migrar para a área de desenvolvimento.
Não desanima! Estou me inspirando em você. Também estou fazendo (Ads). Uma hora vai dar certo, e vamos conseguir
Vamos sim 🙏🏼🙏🏼
É muito louco a discrepância da experiência que cada pessoa tem na Área de TI. Eu já estou na minha terceira vaga de emprego e ainda não terminei meu curso enquanto a moça do vídeo está com dificuldades para encontrar uma vaga. Mas enfim. Espero mesmo que tudo dê certo pra você e não desista da sua jornada. Vai valer a pena no final 🙏
pois é bicho, tenho 2 anos de mercado e ja to no 4o trampo
vai muito da sorte na primeira oportunidade e dos contatos q fazemos no caminho
achou remoto ou é uma empresa da tua cidade?
@@felipe_1423 os dois primeiros foram presenciais na minha cidade. O terceiro e atual foi remoto.
@@pikachupay69 Sem dúvidas. O networking pesa muito na hora de conseguir vagas.
Nem sou da área mas me identifiquei com seu relato. Isso vale para outros profissionais também. Parabéns pelo esforço e boa sorte.
Voce tem uma ótima percepção das coisas e isso é importante entender o momento certo de agir na direção certa. Tudo isso foi ganho de conhecimentos. Eu levo comigo uma mensagem de que é melhor ganhar com o aprendizado do "fracasso" do que a dor do arrependimento de nao ter nada feito.
Tutorial de como ganhar dinheiro com programação: Se gravem estudando, relatem cada passo, atrai quem ta estudando e monetize esse canal.
Renda passiva, 24h e em dolar.
De brinde se afilie a um curso e coloque na descrição.
Pronto, ganha dinheiro com programação.
Sucesso garantido.
Juro que nao é uma critica pessoal a dona do canal é só uma sátira com o que está acontecendo.
Muitos achando que estao ganhando grana com a programação mas na verdade é com o YT.
PEGA ESSA PILL PAPAI
RUclips só gera merreca se você não tem canal grande. Não dá pra viver disso.
@crystal_teardrop12 Falácia
Yt paga por RPM. Canais pequenos COM RPM ALTO podem ganhar mais que canal grande.
O fato de pagar pouco depende do rpm e não tamanho de canal.
Considerando que programação é um nicho bem em alta o rpm deve ser bom.
Aí, Aí, Aí, Aí.....
@@BUS142 Segura essa pill
@@BUS142 Ele gooosta....
Você é uma guerreira moça! A sua história se parece muito com o que a gente costuma ver por aí. Parabéns pela sua coragem e honestidade em falar abertamente dos seus desafios, ao passo que você poderia muito bem, como alguns outros, glamourizar a sua formação e sair vendendo cursos por aí contando mil histórias sobre você, o mercado de trabalho, oportunidades de se ficar rico, e etc! Não desanime de jeito nenhum! Ninguém investe e vai atrás de uma formação pra ficar desempregado, contudo, isso é uma das coisas que mais acontece. Temos bastante mão de obra qualificada exercendo postos de subemprego. Isso não é nenhum demérito, pelo contrário, é honroso, precisamos sobreviver e seguir lutando por algo melhor. Uma hora essa oportunidade vai chegar! Experimente também pensar o seu diploma, a sua formação, como um passaporte pra vida, não fique engessada com ele. Não sei se já cogitou tentar um concurso: municipal, estadual, federal, são numerosas as possibilidades. Parabéns pela sua honestidade e coragem!
Uma carreira não se faz do dia pra noite. Demora uns bons 5 anos pra gente se firmar. Tem que ser paciente e continuar tentando.
o estranho é ela falar em "faculdade de programação", nenhuma faculdade cria programadores, o diretor da minha faculdade fala isso logo no primeiro dia quando ele se apresenta.
@@gdogdumal2871 Sem exageros. Nenhuma faculdade forma advogados também, mas todo mundo entende quando se diz que está fazendo direito. Mas entendo a tua colocação: tem muita gente falando besteira na internet falando mal das faculdades e não tem nem mesmo o fundamental completo, porém, todo mundo quando se forma leva esse susto ao descobrir que a faculdade é só a etapa inicial da carreira, depois dela a gente tem que conseguir um emprego. Pra quem já está no mercado isso é um desafio, pra quem está se colocando é um desafio maior ainda.
Engraçado como me identifico com vídeos assim, tenho 31 anos estou a trabalhar como programador a 2 anos e meio. Passei por tudo isso ai, desisti varias e varias vezes e arrumei trabalhos em outras coisas. Ate que em 2022 arrumei uma indicação para um programa de trainee e finalmente consegui entrar. Network infelizmente reina nesse meio, se não conhece ninguém da área é muito complicado entrar.
Estudar e ficar completamente isolado não dá, tem que participar de comunidades dinámicas na internet como o Telegram e Discord. As vezes tu pode estar em um canal ou grupo de meme no Telegram e do nada alguém ver sua bio ou coincidentemente iniciar um assunto sobre tecnologia, a partir daí a pessoa já tem chances de formar um network.
É importante pra caralho estudar e interagir nas comunidades variadas da internet.
Então indica nois ai tambem kk to na mesma situação que a dela, a diferença é que ainda trampo e recebo até que bem no meu trabalho, mas quero logo migrar
Tenho 8 anos como DEV, e minhas dicas são.
Não queira ser o melhor em tudo - Foque em uma area e seja dedicado.
Não se compare, apenas acompanhe seu processo, sempre vamos começar do 0 então não adianta querer pular etapa
Mercado não se importa com suas formações e sim com seus resultados.
Obrigada pela dica!
@@djangonauta então faculdade não importa??
@@danielldino9305 Pra atuar como dev não faz diferença, caso vc for dedicado e realmente gostar da area e ter resultados.
óbvio que não vai ser em todos os casos, mas na maioria faculdade não terá peso nenhum para conseguir uma vaga.
@@djangonauta Hum, então já tô começando a repensar se vale a pena a fazer faculdade. Tô no último ano do ensino médio concluído já, n queria ficar parado sabe e na vdd n sei o que eu quero fazer da vida de vdd, então como já faço ADS na Etec onde estudo então quero tentar vai que dar certo né. Problema que já tenho 17 anos , o tempo passa rápido
@@danielldino9305 Ah sim mano, eu como tenho 8 anos de dev, comecei a fazer a facul de SI mas achei muito defasado, dai larguei e me formei em Psicologia, e sempre trampei na area da TI, DEV é contratado mais por experiencia do que curriculo, obvio que se vc valorizar isso ou pretender entrar para um meio academico vale demais a faculdade, mas fora isso não vejo por que fazer uma faculdade de TI, caso for fazer eu recomendaria até um curso remoto só pra ter o diploma mesmo. o resto é correr atras e estudar por conta própria.
Tenho uma história um pouco parecida, também larguei o meu emprego pra ir para um temporário na esperança de conseguir uma boa grana e logo depois me dedicar aos estudos de programação, acontece que o trabalho temporário foi péssimo em remuneração e no meio da jornada caiu a ficha de que eu odiava programação, que aquilo de fato não era pra mim, entrei em depressão e foi uma época muito difícil, adquiri dívidas que pago até hoje, 3 anos depois, mas consegui um outro trabalho fixo, ainda que pagando pouco, mas me deu um novo norte. Hoje eu ainda não descobri com o que eu realmente quero trabalhar, que eu de fato tenha alguma afinidade ou que pelo menos eu consiga um emprego. Ultimamente está tudo muito difícil e complicado para a maioria das áreas, mas seguimos fortes. Boa sorte pra ti e para tantos outros que estão na mesma situação!
Obrigado por compartilhar sua história. Estou passando pelo mesmo cenário. Não consegui estágio. Meu curso de ADS acaba no outro semestre. Mas estou fazendo como você também, mantendo paciência e torcendo por um futuro melhor 🙏🏾
Estou torcendo por vc, e estamos juntas nessa pq partilho do msm sentimento de fracasso e incapacidade de vez em quando, mas faz parte quem acredita sempre alcança ❤
Conselho básico pra guardar pra vida
Só se pede demissão, com outro trabalho na mão.
kkkkkk tipo isso
Eu tô numa situação IDÊNTICA!
Eu faço Ciência da Computação, estou no último período. Lá no 4º período eu consegui um estágio em desenvolvimento Mobile, só que eu pedi pra sair porque eles mudaram a política de trabalho híbrido e queriam que fôssemos 100% presencial e pra mim não era interessante porque eu não queria atrasar a faculdade. Hoje eu faço um estágio que não é na área de desenvolvimento porque simplesmente não consegui achar um estágio em desenvolvimento e muito menos um emprego como júnior... Mas tô firme e forte estudando pra ver se consigo algo.
Dica pra quem tá no meio da faculdade de TI: ARRUME ESTÁGIO EM DESENVOLVIMENTO URGENTE E NÃO LARGUE!!!!
O estágio vai ser o que vai fazer você ter experiência como Jr, na verdade, o jeito mais fácil de se tornar Jr é ser efetivado por conta do estágio.
Cara, foque em fazer trabalhos braçais, a área da programação e TI já está saturada de gente, tenha em mente que daqui a 5-10 anos as Inteligências Artificiais vão substituir totalmente essas profissões, trabalhos mentais vão ser substituídos, se seu foco é entrar na área de TI, tente mecatrônica, pois envolve mecânica + programação, então acaba ajudando nesse sentido, faça um curso técnico em mecânica, engole o ego e vai se sujar, trabalhos braçais estão escassos no mercado, não sei se você já leu algum livro de Adam Smith mais provavelmente conhece a lei da Oferta e Demanda, quando algo fica escasso no mercado, quem se especializa naquilo ganha muito bem financeiramente, se for entrar em TI com uma forma mais braçal, entre mecatrônica com foco em ser técnico/manual, principalmente manual, já que os jovens de hoje não se importam com isso e não sabem nem arrumar uma bike e trocar uma lâmpada, então muito provável que daqui a 10-20 anos as profissões mentais vão ser substituídas.
@@glacionauta.4542
Mano se a IA substituir "trabalhos mentais" a gente vai estar é FUDIDO pq os braçais vão ter sido substituidos anos antes HAHAHA
Só concordo com o que você falou do cara ir pra nichos diferentes. Nisso de IA substituir, muito provavelmente tu não teve xp como dev ou não usou IA o suficiente, então é de se esperar a alta expectativa que tu tem sobre IA substituir essa ou qualquer "profissão mental". Braçais é bem provavel (não tanto, porque um funcionário é mais barato que um robô a curto prazo)
@joseiedo Como assim as IAs vão substituir trabalhos braçais primeiros? A IAs nos dias atuais não estão sendo usada para pegar e levantar dois sacos de cimento em cada ombro, o foco das IAs da nossa geração vai ser se aperfeiçoar em questões mentais/intelectuais, tem empresários que já demitiram mais de +30 funcionários que mexiam com edição de vídeo, roteiro, gestão e etc.., pra colocar um cara que sabe mexer com IA no lugar, psicólogo, consultoria médica, programador e etc.., essas profissões vão ser substituídas com o passar do tempo, porque até as IAs substituírem trabalhos braçais como um mecânico, pedreiro, encanador, hidráulico, enfermeiro, eletricista, Costureiro, marceneiro, cara isso vai demorar tanto que a gente já vai estar morto quando isso acontecer, o próprio wendel bezerra que é o dublador mais famoso do brasil e um dos mais famosos do mundo fez vídeos a uns meses atrás falando sobre as IAs e como ela estão substituindo a profissão de dublador, e os músicos também que eram uma área ruim de se aptar num país como brasil que o padrão musical é pobre por conta do funk, e agora piorou por conta das IAs já fazendo músicas gratuitas, melhores que até muitos músicos por aí, então sim! O foco das IAs na nossa geração vai ser trabalhos mentais, braçais provavelmente daqui a um século isso aconteça
@@joseiedovai nessa kkk
garoteou, a gente faz faculdade p trabalhar na área, tu consegue uma oportunidade e sai pq temporareamente ia impactar na facul, mas de q adianta terminar a facul sem xp e n conseguir nd qnd terminar ?
Oie. Também sou uma mulher na TI e também não consegui estágio nem emprego. Foi aí que foquei em concursos. Hoje sou concursada há 11 anos. No meu caso e na minha cidade, o preconceito era grande com mulheres nessa área. Sinceramente, até depois de concursada foi difícil. Só o tempo realmente mostrou o meu valor. Espero que tudo dê certo pra vc.
Eu sou estagiária em TI, mas gostaria muito de passar num concurso na área, só não tenho tempo pra estudar. Mas seu relato em motivou... Obrigada!!!
@@lidianegustavo Começo desse ano (2024) eu tinha acabado de ser desligado do estágio. Muito desmotivado. Eu não gostava da ideia de concursos. Mudei a chave. Estudei muito, e adivinha? Passei agora em novembro. You can do it
Que relato motivador! @@apollorealms Você é formado ou está fazendo qual curso?
@@saramendonca8341 Sou formado em Sistemas de Informação. Me formei no final de 2024 e recebi o diploma no início de 2025
@@saramendonca8341 Conclui minha graduação em Sistemas de Informação em 2024, recebi o diploma agora em Janeiro de 2025
Continua postando videos aqui. Vai ganhando mais inscritos e compartilhando as experiências. Quando o mercado mudar para melhor você sera aqui no RUclips como segunda ou até principal fonte de renda.
você falou como se uma faculdade de 4 anos fosse um diferencial muito grande, sinceramente o mercado tá procurando mão de obra bem qualificada, só fazer um curso rápido não é garantia de nada nos dias de hoje.
Essa é a diferença que vai acabar com essa grande falácia que universidade não vale a pena. Faculdade É diferencial, faculdade projeta, faculdade faz networking, faculdade ensina, faculdade não é curso da alura, uma pessoa formada na faculdade é um demonstrativo que a pessoa sabe o que está fazendo (claro, depende de qual universidade, se foi um bom aluno, etc, mas no geral é dessa forma). A diferença é que no nosso mercado permite entrada de pessoas preparadas, independente de um diploma, porém, universidade ainda sim é um diferencial, facilita o caminho, prepara melhor, te permite experienciar mais e te deixa mais preparado para o mercado do que alguém que estudou 4-5 anos sozinho. Uma pessoa, se puder fazer uma universidade, vai ser MUITO mais preparada do que a pessoa que estudou sozinha pela mesma quantidade de tempo.
@@andremarques4063Parabéns pelo excelente comentário.
Tá fogo mesmo. Já fiz até varios cursos na Alura e to terminando a faculdade, o meu caminho está sendo trabalhar no sol quente kkkkkkkkkkk. Pra quem quer trabalhar de casa no ar-condicionado, trabalhar no sol ta sendo pedrada.
Vlw pessoal, Jesus Cristo abençoe vocês!
Não desistam, FOGO NOS OLHOS.
A vida não é linear. Ela é oscilante; não existe receita para o sucesso. Você pode olhar agora mesmo para o lado e encontrar pessoas que fizeram muito esforço, mas ainda não conseguiram chegar ao topo, e pode encontrar pessoas que fizeram pouco esforço e conseguiram chegar lá.
@@BUS142 vou te falar, pra mim o verdadeiro sucesso está em aprender a aproveitar as coisa incriveis e ser uma boa pessoa nessa vida. A definição de sucesso é muito relativa, chegar ao topo é só uma coisa que colocaram na minha cabeça, saca?
Só quero estar tranquilo no futuro, e não virando cimento de baixo do sol fervendo.
Na minha concepção a vida não muda; o que muda é a nossa percepção da realidade, ela melhora conforme nosso amadurecimento e a aquisição de sabedoria.
Abraço irmão, boa sorte na sua jornada.
Me formei em 2016, tentei vaga durante 2 anos e consegui 4 entrevistas nesse tempo e nunca consegui passar, mesmo dizendo que trabalhava de graça, até desisti da área, e fui fazer física pra ser professor, em um dia aleatório, depois de 4 anos formado em TI, meu professor do curso me ligou e disse que precisava de alguém em uma empresa em SP, consegui, no fim, TI é mais networking. Foi muito frustrante nesse tempo, sinceramente, essa área é muito networking ou se você conseguir se destacar com algo fora de série.
Bem vindo ao mercado de trabalho Brasileiro, aonde vc precisa de experiência pra um estágio onde seria pra adquirir experiência.
Tambem passei por isso quando acabei minha faculdade no meio de 2022, então decidi estudar por conta frontend por uns 6 meses, ainda sim, nada, então desisti um pouco da área por desânimo e necessidade de emprego. Em 2023 passei o ano trabalhando como suporte técnico numa transportadora, tive uns problemas de saúde no final do ano, acabando sendo demitido com 6 meses. Foquei em me curar e em 2024 meu ânimo voltou, mas agora vendo mais a área de QA que eu tinha mais interesse e a certificação é mais acessível, achei uma empresa de bootcamp acolhedora que oferece oportunidades, me dediquei novamente e agora estou finalmente realizando o estágio que queria nessa área, mesmo sendo voluntário, mas sinto que aos poucos a porta que vai abrir está chegando, então esse ano de 2025 promete! 🥰
Só pelas suas idéias no vídeo, dá pra ver que você tem a cabeça boa, mas eu sei, as vezes tentamos pensar com a razão, mas é difícil deixar a emoção de lado. Essa fase de transição, onde você toma o passo de largar um lado pra passar pro outro é realmente muito difícil, se fosse fácil tava todo mundo trabalhando já na área, mas acredite, tudo no seu tempo. Equuanto isso, estude, estude e estude! (back e front !) Faça projetos, converse com profissionais no linkedin, recrutadores, só não desista! Também passei por isso, e quando chegar sua vaguinha vai estar preparada!
O que funcionou pra mim: Trabalhar em áreas de negócios (administração/escritório) e lá aplicar meus conhecimentos automatizando processos, só pra garantir meu emprego, em paralelo fui procurando vagas de desenvolvimento. Assim, fui exercendo minha lógica resolvendo problemas com programação e quando tive a oportunidade pulei pra full técnico. Qualquer trabalho de escritório sempre precisam de alguém que ajude a "automatizar processos", te garanto.
qual o salário nessa área de negócios?
@@felipef_ essa foi exatamente minha história de vida.
Soltou a pill da oferta e demanda.
Você é valorizado porque é escasso, garanto que poucos programadores pensam nisso.
Sua mão de obra é barata e lucrativa.
Mas se começarem a migrar muito ja satura.
Tudo que tem cobiça pela grande massa perde o valor e fica mais difícil pra todos.
Quem chega cedo bebe agua limpa.
É triste? Sim, pois muitos são inocentes só querendo emprego e mudar de vida.
Mas esses são os mais prejudicados. Quem entende sobre oferta e demanda ja sabe onde está a oportunidade e chega cedo.
E pra tristeza de todos é: Se a dica chegou ate você por meio de anuncios ou canais saiba que a onda ja passou.
O ideal é chegar através do networking(famoso boca a boca, lá ele)
@@BeatrizS34 dica para sempre ser uma pessoa escassa e valorizada, desde que é claro você esteja nos locais corretos: postura e compromisso.
@@BeatrizS34 O que você acha do curso Técnico em Programação de Jogos Digitais?
eu consegui emprego devido a indicação, tem gente muito melhor que eu nessa faculdade, mas o que adiantou foi eu ter sido indicado, consegui experiência e hoje qualquer empresa me quer, por isso eu digo FAÇA AMIGOS! SOCIALIZE! BEBA CERVEJA! JOGUE ONLINE! PRATIQUE ESPORTES COLETIVOS E FAÇA AMIGOS!
vdd kk, bora ser amigo djhasjdasjdsa
Eu bebo cerveja, acho que já é um começo
fato
Não desista, vc é minha maior inspiração na área. Eu não estou preocupada com emprego pq eu escolhi o curso por causa de um concurso que eu quero fazer da aeronáutica. Mas eu estou em um trabalho bem puxado e queria sair para focar, mas não dá né..
Eu tambémmmmmm, por acoso o concurso que vc quer fazer é pro vestibular do ITA?
Eu sou formado em engenharia de software, falo inglês fluente, tenho vários projetos que geram receita. Fiz vários testes para primeiro emprego, testes técnicos, passei em vários. Não tive tempo para estagiar durante a graduação. No final das constas: encontramos um candidato com experiência profissional. Você não tem experiência profissional. No final, após várias tentativas, desisti. Vi que o salário e o stress não valem esse esforço todo. Obs: vivo em Portugal.
Fiz várias entrevistas sem sucesso, mesmo sabendo bastante sempre falta alguma coisa pras empresas, se não é a competência é o nome da faculdade, uma recrutadora me olhou torto quando disse que minha graduação era EAD, além disso eles querem jovens com cara de saudável pra ser estagiário deles, se você trabalha e faz faculdade já fica difícil esconder como tá cansado. Desisti de procurar estágio na área e estou me mantendo no meu atual que é de recepcionista, e estou pensando em começar uma startup e empreender, meu projeto ainda está em fase inicial, estou criando os requisitos e o protótipo do app, eu aconselho a quem não está sendo aceito por empresas a criar sua própria ou se juntar a algum projeto, o conhecimento é algo que ninguém pode tirar da gente e a única ferramenta necessária pra criar o que quisermos na tecnologia.
Empresas de TI, ao que me parece, estão começando a imitar o meio musical; os agenciadores estão aceitando apenas pessoas esteticamente comerciais.
Tmb quero empreender na TI, criar uma startup. A FIAP tem muito essa cultura, até pq o TCC lá é isso. Tô no Mackenzie e aqui tem incubadora de empresas. Me passa seu @ posso te mandar uma DM
@wagnao_jrr o meu é @maria.d139 manda lá
Esse vídeo foi postado ontem e coincidentemente ontem foi o dia que fui demitido do meu trabalho como técnico de suporte. Fiquei 1 ano como estagiário e 3 meses como efetivado, infelizmente a empresa não estava indo bem e tiveram que fazer cortes. Tô recomeçando tudo na cabeça, ano que vem me formo em ADS, mas não posso ficar parado por tanto tempo, então estou buscando emprego na área de suporte novamente, porém literalmente o que tiver eu pego. Eu amo essa área, meu objetivo é entrar na área de desenvolvimento, mas é muito complicado, os requisitos para vagas de estágio são enormes as vezes, mas é isso, não é fácil, mas não é impossível, espero que eu e todos que estão passando por esse momento consigam realizar todos seus objetivos.
Me formei agora em ADS, este ano consegui um estágio na área. Tudo q vc disse é o que senti, meu "trabalho" era me candidatar todo dia em vagas e fazer os testes (raciocínio, fit cultural, etc). Quando comecei eu queria ser Front-end ou UX/UI, mas parecia que todo mundo queria isso e eu desisti. Migrei pra área de dados e hoje estou muito satisfeito com essa escolha. A área de Ti é imensa, mas parece que todo mundo quer ir pro lado de desenvolvimento de software. Tente abrir seu campo de visão, você pode trabalhar com sistemas ERP, ou CRM, ir pro lado de IA, Dados (analista, cientista, governança), Gestão de projetos, Qualidade, programação low code... Olha o tanto de formas de entrar no mercado e uma vez dentro, suas chances de ir onde você realmente quer ficam mais fáceis.
eu sinceramente quero qualquer uma dessas areas, aplicando em todo tipo de estagio, mas tá dificil kkk
@@raytray888 Essa era minha ideia durante os processos, oq vier era lucro kkkkk Deixe seu linkedin e curriculo atualizados, para cada vaga personalize o curriculo de acordo com as habilidades por causa do ATS. Treine entrevistas, já saiba responder as perguntas mais frequentes. Boa sorte!
@@KevinMakotoSEu quero entrar na área de dados, vc tem alguma dica de como conseguir?
Seu estágio é presencial ou home office?
@@edsonhenrique4325 primeiro é descobrir o que vc quer ser dentro de dados. Você pode ser analista, cientista ou engenheiro de dados. Há outras vertentes, mas essas são as principais, depois de decidir procure um roadmap das principais stacks que ce precisa aprender e ai e mão na massa
Passei no processo seletivo pra agente de saúde da prefeitura da minha cidade, estou trabalhando há 6 meses, ganho 3 mil, trabalho de segunda a sexta, não trabalho no feriado e a prefeitura sempre decreta pontos facultativos, mas gostaria de estar trabalhando na minha área de formação, sou biomédica com especialização em biologia molecular, surgiu uma entrevista na minha área pra trabalhar 6x1 ganhando 2 mil por mês exigindo nivel superior e registro ativo, ainda não me responderam se eu passei ou não, se fosse uma oportunidade pra adquirir experiência eu até iria, mas não deixaria meu emprego atual que paga mais e trabalha menos. Desanimador e frustante.
Tenho a resposta de tudo isso , as faculdades não ensinam o que o mercado de trabalho pede, e o mercado de trabalho quer profissionais prontos e qualificados com experiencias , faculdade e mercado de trabalho não se conversam essa é a realidade.
É porque tem muita faculdade e pouco mercado, engenheiro uber, cotidiano nesta terra abandonada por Deus.
Eu vou pegar o curso de ti na faculdade somente por diploma irmão e dps trabalhar em área fora do Brasil
Uma grande, gigantesca parte do que acontece e ninguém desses canais que vendem "aaah, com 20 anos e sou funcionário de bigtech/faang" fala é: indicação vale mais do que experiência, faculdade, nível tecnico e etágio. Das pessoas que entram em area de TI e se dão muito bem são 95% indicações, dai essas seguiram uma carreira a partir de um ponto chave bom e os outros 5% que conseguiram com currículo. Ti parece uma área em que o esforço e conhecimento compensam, mas na real nem tanto, igual essas profissões que vc vê por ai e q pensa: po, mas se nao tiver algm pra ajudar, dificil essa carreira, tipo uma engenharia de aperta parafuso da vida. Só q TI é mais fácil comprar esse sonho, pq parece tdo depender do seu esforço. Essa é a pill, quem quiser entrar, saiba que vai precisar de resiliencia além de adquirir conheciento ou sorte, infelizmente.
O comentário mais sensato, eu só consegui entrar na área pq meu melhor amigo de jardim de infância que hoje eh sênior me indicou em duas empresas. Sem isso, eu só seria um estudante e entusiasta esperando entrar no mercado.
Estou em uma situação praticamente igual a sua. Conclui a minha graduação em Ciência da Computação e infelizmente durante o curso não consegui entrar em nenhum estágio. Agora estou tendo muita dificuldade em conseguir um emprego como Desenvolvedor Júnior ou Trainee porque eu não tenho nenhuma experiência profissional na área.
Continuo realizando diversos cursos, buscando aplicar os meus conhecimentos em projetos pessoais e divulgando tudo isso nas minhas redes sociais, mas mesmo assim nenhuma oportunidade surgiu ainda.
Atualmente estou tentando dividir o meu tempo de estudo entre a programação e os concursos públicos.
Cara, sou do Direito e talvez nem tenha tanta propriedade para falar disso, mas não seria uma boa ir em eventos não? Eventos de TI. Às vezes uma oportunidade de estágio (ou de trabalho mesmo) que não surgiu na internet pode surgir com vc conhecendo pessoas fora, em eventos, feiras de tecnologia, simpósios de acadêmicos na área, algo assim. Eu digo que não tenho tanta propriedade não só pq sou de uma área diferente da sua, mas também pq não fiz isso, só meti a cara nos concursos mesmo (igual vc ta fazendo agora), mas se ainda flertasse com a ideia de oportunidades no mercado de TI, acho que um dos canais seria esse
Algumas pessoas comentaram sobre você procurar um mentor de carreira, eu não sou exatamente um, mas sou tech lead, estou na área a uns anos já. Ajudei alguns amigos e minha esposa a entrar na área. Se quiser, podemos conversar sobre. Talvez eu não consiga te ajudar como alguém que realmente atua como mentor, mas pelo menos não vou te cobrar por essa conversa rs. Se quiser, só me responder aqui
Opa, tudo bem?Gostaria de conversar com você pode ser?Sou da área suporte de TI, curso faculdade de programação porém nao ingresei na área ainda.Poderia me passar algum contato ou rede social para conversarmos, por favor?
1. Um caminho que você pode seguir, é fazer projetos freelancer. Tem plataformas como Workana que podem te ajudar. Você também pode procurar alguém que precise de um sistema, padaria, mercado, qualquer que mostre um projeto real. Isso vai te trazer um fôlego financeiro e aumentar o seu nível de experiência, para que em processos seletivos você tenha esse diferencial.
2. Tem a via de contribuir com projetos de código aberto, vai aumentar a sua rede de contatos e te trazer a experiência de bons código, pois são construídos por muita gente.
3. Já vi algumas pessoas comentando sobre estágio não remunerado para o exterior. É bom para aprender, te abre uma rede de contatos e já é um upgrade de carreira ganhas em dólar.
Não sei se já tentou uma dessas vias, mas são alguns dos caminhos que tentaria nessa situação.
Entrei na facu de engenharia de software ano passado, estou com 48 anos rs. Mas já trabalhei 15 anos com TI, não vou desanimar de novo. Fiz isso a vida inteira, é o que você falou TI vive de altos e baixos. Estava pensando em largar meu emprego para focar, mas no momento não tem como. Não pode perder o foco.
Eu consegui minha primeira vaga na área de tecnologia sendo professor de programação, daí agora fiz entrevista pra uma empresa muito grande, vamos ver se vai dar certo.
eu consegui meu tão sonhado estágio em um órgão público, mas só fiquei lá por 10 meses. o ambiente era péssimo, sofria abusos verbais, moral e todo o resto que existe, fiquei bem mal psicologicamente e até voltei a tomar medicação controlada, consegui sair pra ser bolsista na faculdade, e a bolsa já esta acabando, estou me formando, não tenho emprego e medo de viver algo parecido com o que foi no estágio. por conta desse trauma, resolvi fazer a prova de mestrado e passei, mas ai tô dividida entre tentar bolsa e continuar em algum projeto ou trabalhar e estudar. tô tentando ver o lado positivo e comemorar cada conquista sem o peso do depois..
Tome isso como lição e tente dar a volta por cima, pois isso tem em qualquer empresa, umas mais outras menos.
regra basica da vida adulta, vc so sai do emprego se ja tiver outro melhor garantido, ou mesmo se o emprego não for melhor mas que seja necessário para uma transição de carreira, mas é fundamental ja ter o emprego garantido
Oii ! Eu gostei do seu canal ! Uma dica é vc investir em projetos e postar no LinkedIn e fazer inglês. Mas acho que vc provavelmente já está fazendo isso, só não desista ! E parabéns pelo seu canal, é muito fofo !
- Aproveita muito dos professores, colegas, principalmente aqueles que já trabalham na área, qualquer networking é bem vindo;
- Ajuda quem tá começando, essa glr sempre te ajuda depois tbm.
- Sobre currículo, faça sempre focado na vaga que vc tá aplicando, no resumo, fala sobre a empresa, sobre a vaga e como você encaixa nela.
80% das vagas que eu apliquei eu fui chamado pra entrevista, nunca dei muita bola pro linkedin, sempre fui direto na empresa pq a chance de ser chamado é maior, além de indicações de quem trabalha lá dentro.
Boa sorte e sucesso pra você.
Obrigada pelas dicas 🙏🏼❤️
como assim ir direto nas empresas? pergunto pq geralmente você só tem contato com o porteiro nesses casos, como vc fez?
@@dersthegod666 toda empresa tem email ou telefone pra contato são as formas mais diretas, mas caso vc não queira ficar escrevendo email ou ligando, apesar de ter mais resultado, vc pode entrar no site da empresa, normalmente tem uma área de "trabalhe conosco" que funciona muito melhor que esperar a vaga abrir no LinkedIn. Aqui na minha cidade eu normalmente conheço alguém que trabalha na empresa que eu quero me candidatar, ou alguém de lá foca sabendo da vaga e me avisa.
Infelizmente a area saturou e a regua subiu, ta difícil cumprir as exigencias do Mercado, em 2019 a gente ouvia "o mercado de TI tera um deficit de 1 milhao de funcionários daqui a 10 anos", foi bem propagado esse discurso
O mercado tá realmente complicado. E você tem razão que é importante não se culpar e não se comparar com os outros.
Mas no final, precisamos refletir sobre nós mesmos e pensar que o problema (na grande maioria das vezes) tá com a gente.
Tem que perceber em que parte do processo você tá tendo falhas: não tá conseguindo entrevista? Ou até consegue, mas não avança?
Como que tá a elaboração do CV? O LinkedIn tá em dia? O GitHub tá pronto? A sua forma de se expressar durante as entrevistas tá adequada? Tem algum gap de conhecimento significativo? E o inglês? Tá afiado?
Enfim, tudo vai dar certo! É só continuar a preparação, ajustar a rota e dar tempo ao tempo.
Concordo com muitos dos pontos relevantes que você mencionou sobre a dificuldade em encontrar vagas. O mercado de tecnologia realmente está em um momento desafiador. Durante minha trajetória, atuei em diversas empresas, principalmente no setor financeiro e bancário, sempre me dedicando ao máximo para adquirir experiência e me aprimorar. Contudo, tenho observado que muitas das vagas disponíveis atualmente são "fantasmas". Participei de algumas entrevistas e, mesmo com esforço e preparação, percebo que basta faltar uma única habilidade ou requisito para ser descartado. Além disso, noto algo curioso: nunca seja melhor que o contratante. Parece que há um certo receio por parte de alguns recrutadores, como se tivessem medo de perder sua posição.
nao desista, vai dar tudo certo
Atualmente curso Segurança da Informação e estou no 2 semestre, quando comecei a enviar currículo comecei a rececber cerca de 2/4 mensagens para participar de processos seletivos por semana, participei de 3 (foram de vagas que me interessaram). Atualmente faço estágio como Suporte em uma Startup muito confortável e acolhedora. Uma coisa que o meu gerente disse durante a entrevista que fiz foi "Você tem muita experiência, apesar de nunca ter trabalhado". Ele disse isso se referindo aos meus Projetos Pessoais. Ou seja, a dica que dou para todos que procuram se destacar nos processos seletivos é investir em projetos da sua área. Cursos são bons para você ter conhecimento, porém as empresas querem saber se você sabe utilizar a tecnologia na PRÁTICA. E apesar de programação não ser meu foco, outra dica que dou é evitar fazer projetos clones, seja criativo. Boa sorte para todos que querem seguir na carreira Tech! Mantenham o currículo atualizado, organizado, e foco nos projetos!
Nossa, quem me dera, sou de segurança da informação também, não consegui estágio, só freelas mesmo que são a minha fonte de renda principal atualmente, faço na fiap e tenho um bom rendimento, mas o estágio não rolou 😢
@@phch54Nossa Fiap ?!! Que incrível, Desejo que consiga um estágio mais rápido possível
Quais os tipos de projetos que vc fez?
@@lucasmonteiro275 back e front, a maioria não postei no github, mas tenho 37 repositórios lá
@@phch54 Boa sorte na sua trajetória em SI, recomendo fazer projetos relacionados a TI no geral e não apenas de SI. Apesar de ser uma área que está ficando em alta, são poucas as empressas que querem investir (por ser um profissional caro). Das 3 entrevistas que participei, 2 eram de SI, porém eram de cargos que eu sabia que não iria me deixar feliz, como por exemplo Consultor de Cybsersecurity. Caso queira ter um estágio relativamente "rapido" recomendo projetos como fazer home labs para praticar testes de penetração (caso foque em Red Team), e/ou criar e configurar ferramentas de defesa, seja de rede ou de sec (Blue Team), como por exemplo implementação e configuração de firewall, de IDS e IPS. Sempre mantenha o currículo atualizado, e entregue semanalmente em sites de vagas de emprego. Sua falculdade é ótima para aprender sobre o assunto, mas lembre-se que os seus concorrentes também vão ter diplomas. Pense diferente deles 🍃.
Hoje em dia oq importa é a "peixada" ou a famosa indicação. É muito mais fácil arrumar um job sendo indicado por um colega mesmo que distante do que ser escolhido pra uma vaga dentro do mercado, as empresas sempre antes de contratar perguntam se algum funcionário conhece alguém que se aplicaria bem para a vaga... É triste mas é como o mercado está funcionando, não que seja impossível arrumar um job sem ser indicado, mas é muito mais complicado!
Infelizmente
Em qual mercado não existe indicação?se vc quiser um encanador vai perguntar para um amigo ou conhecido e sempre assim
Me identifiquei muito com seu vídeo. Estou no quinto semestre de Engenharia de Software e procurando estágio há quase um ano, tentando conciliar a rotina trabalhando em um subemprego com a faculdade e os estudos paralelos. É realmente um momento de muita insegurança e incerteza, acho que por isso muitos acabam desistindo da área
Que ótimo, continue assim, a visão que se passa é que a área dev hoje em dia qualquer um pode entrar e ganhar dinheiro facil, balela, essa barreira é ótima pra evitar qualquer um de entrar. Antes de eu entrar no meu primeiro trampo passei 2 anos e meio só estudando, trabalhando em projetos pessoais e interagindo em.comunidades, até que conheci um dono de empresa e ele me.puxou pra dentro assim que me conheceu. Vocês não conseguem emprego por não terem o conhecimento e raciocínio mínimo necessário ou não conseguem interagir com os outros pra conseguir aumentar o networking
É exatamente isso, só não desista! Você não ter alcançado seu objetivo ainda, não é motivo de fracasso, vc só fracassa quando desiste.
E uma dúvida, eu queria saber se vc chegou a fazer os vídeos relacionado a os seus freelas passando dicas ou algo do tipo.
Obrigada de coração 🫶🏼 ainda não gravei não mas está anotado 😊🙏🏼
o fato é que a melhor forma de procurar emprego é enquanto esta empregado, esse negociod e largar o serviço para depois procurar outro tem que estar muito estavel financeiramente para dar bom essa ideia
Só um conselho, como plano B, foca no que vc já está fazendo bem "criação de conteúdo ". Vc é top nisso, só não percebeu
Vejo muitos iniciantes que estudam as mesmas coisas como HTML, CSS, javascript, prisma, Node etc. tenta ver um Java, c# pode ser que essa realidade mude 😊
o que os cursos de programação fizeram com o pessoal...
cuspiu verdade de forma suave rs
Mercado de Java é super difícil de entrar. A maior parte das empresas que buscam um dev Java, na verdade querem um dev full stack + dev ops. Eu não indico nenhum um pouco e desconfio que C# vai nessa linha tbm.
Pelo menos no nível Júnior/pleno. Se eles forem buscar um especialista backend obviamente não vão ser pessoas novas no mercado
@@johnspeaks55 Até pra um junior eles os recrutadores tem uma régua um pouco acima em java. Tem que ser bom em spring boot, jpa, hibernate, conhecimento em arquiteturas, design patterns, cloud, etc... tá facil nao haha
Nah te acompanho ha algum tempo, quero te agradecer por ser tão transparente e mostrar a realidade da área. Desejo de coração que você consiga uma oportunidade. Não desista, um dia as portas se abrem! Abraços. ❤
Vai conseguir, tenha fé e persistência.
Mas, o título do vídeo me intriga. Nao seria melhor aguardar conseguir o estagio para depois sair? O caminho não é fácil mas com perseverança e foco, sempre se sai do outro lado!
Sou de TI deade 2009 e agora a oferta tá maior que a demanda, principalmente pra júnior. Só que isso afetou todo o mercado na real.. eu mesmo fiquei desempregado em dez/2023 e demorei 5 meses pra arrumar um emprego novamente.. antigamente ficava no máximo 2-3 meses. Só que esse emprego que arrumei já deu ruim pois acabaram os projetos e novamente fui demitido. Eu com 37 anos estou pensando em mudar de carreira ou empreender, porque a TI tá ficando de mal a pior.
dizem que area de programação está escassa e precisa de profissionais, mas esqueceu de mencionar que precisa profissionais com 6 anos de experiências
Não basta ter 6 anos de experiência, tem que ter 6 anos de experiência em tecnologia com 1 anos de lançada kkkkkk
Você já está formada. É uma profissional da área e tem experiência no mundo corporativo . Procura uma vaga efetiva que voce consegue rapidinho, e claro, coloca nas mãos de Deus que dará tudo certo 😊🙏🏾
Voce é muito esforçada, sua escolha é a certa, é melhor tentar do que desistir sem nunca ter tentado! Pelo que observo atualmente o mercado de Ti se virou para o exterior, devemos aprimorar o Ingles e aplicar para fora do Brasil para ganhar em moeda forte!
Retração comercial. baixo investimento em start ups e investimento fortes em Renda fixa. Ti é uma área de fases que segue o mercado. as únicas áreas de TI que vão ter entrada com mercado retraído são : SUPORTE e INFRAESTRUTURA. as outras vão ter poucas vagas e algumas empresas grandes e os salários vão ajustar de volta ao estado natural.
@antigament Voce nao pode ficar desanimado por essas coisas, se voce desistir nos primeiros obstáculos em qualquer área da sua vida, nunca vai conseguir nada, tem que ter garra, tem que ir contra, fazer acontecer na sua vida. Só voce tem o poder de mudar sua vida independente do que acontece no mercado ou não, voce tem que ir atrás e fazer acontecer, se não der certo voce tentou! e continua buscando novas coisas
Estou adentrando agora no mundo da programação, iniciado do zero sem saber nada kkk buscando uma transição de carreira. Sigo te acompanhando.
Nunca saiam do emprego sem estar tudo certo em outro.
Nesse momento do mesmo jeito que tem gente procurando emprego tem um monte querendo sair o segredo é persisitir. Fazer os currículos e enviar. Se não der certo, fazer de novo e enviar até conseguir. Buscar alternativas também e bom, parabéns pela iniciativa. Busque também boas conexões com profissionais pois uma hora elas se lembrarão de você. O mercado esta carente de bons profissionais e boas vagas surgem com boas conexões e indicações. Boa sorte. Deus abençoe.
Aprender Inglês e focar no exterior esse é o caminho mais rentável para T.i atualmente, Brasil infelizmente matou muito as oportunidades, voce tem que se especializar senão não vai....
Espero que você consiga atingir os seus objetivos. Ás vezes temos algo a aprender que vai ser muito necessário no próximo passo! Ótimo vídeo.
TI onde o trabalho é mais facil do que a entrevista
Tenta umas vagas de treeine, pra iniciar acredito que vai ser o melhor jeito. Eu sinceramente tô na mesma situação que você, mas agora no fim do ano consegui ser chamado para 3 processos seletivos na área de programação tô super empolgado. Tenta ver as linguagens que o mercado tá pedindo, estudar uns fremeworks também é importante. Sei como é isso, desanima mesmo mas vamos ter fé e nos aprimorar cada vez mais, fiquei me perguntando se tinha tomado a melhor decisão fazendo faculdade e ficando nessa situação que estou agora que é semelhante a sua, mas agora tenho certeza de que vai dar tudo certo e que a oportunidade vai chegar, continuem e tenham fé galera!
Cara se vc fosse de Brasilia , eu conseguiria te indicar onde eu trabalho . Tente o máximo fazer network além de só estudar , construa um site de portifolio, aplique em vagas como um maluco . Isso foi que deu certo para mim.... Estou no 4 semestre de Eng Software e consegui assim ... Não é facil mesmo . Mas nao desiste ! . Uma hora da certo...
Moça, não sei oq vc está estudando e tals. Mas, se vc já tem uma boa base de HTML, CSS e já manja um pouco de JS, comece a estudar os Frameworks. React JS, Vue e Angular.
Eu começaria com React JS, não é uma curva de aprendizado grande e é bem de boas. Dava um atenção tbm pra consultas de API, retornos e tudo mais.
Desejo boa sorte e bons estudos pra galera que tá começando agora! ❤
Troquei uma empresa que pagava x para ir para outra que pagava 2x, me garam apenas 1 mês em 3 meses, fui forçado a me demitir para não trabalhar de graça.
Fiquei 1 anos desempregado, uma depressão top.
Foi o jeito me submeter a estágio 😂, me davam tarefa de de sênior e de devops😂, aguentei o máximo de tempo possível nessa condição ganhando apenas para pagar a passagem, ao mesmo tempo estava procurando outra vaga, quando achei levei a proposta para a empresa que estagiava e eles optaram por me contratar como tempo integral com um salário X.
Resumo da ópera, o mercado não é justo e nem seguro.
Só depende unicamente e exclusivamente de esforço próprio
Esforço próprio e sorte
Tudo e fase fiquei desemprego por 1 ano mas consegui meu primeiro tampo como TI , uma dica e fica com pessoas que sempre querem evoluir, você já tem uma boa experiencia com linguagem e freellas isso já e um puta diferencial , aconselho a ir para eventos e fazer hacktons foi o que eu queria ter feito. Nunca desista por que tudo e uma fase!
O que importa no BR é visibilidade e o QI (quem idica). Por exemplo, esse seu vídeo, sendo visualizado por milhares de pessoas e relatando o seu desabafo, pode ser 100000000000000000000x mais significativo para vc conseguir um emprego na área do que qualquer coisa no seu currículo ou qualquer coisa relacionada ao seu conhecimento. Com que base eu falo isso? Vários outros programadores iniciantes passaram pelo mesmo processo em outros canais, gravaram vídeos nesse mesmo estilo e algumas empresas entraram em contato para contratar (em troca de um jabazinho).
obrigado por compartilhar sua experiencia, pois ela ajuda muitas pessoas a ter maturidade pra vencer as dificuldades da vida pessoal e profissional, voces que passam pela dificuldade e compartilham essas experiencias nos preparam para o futuro.
oque eu vou escrever não é uma critica, somente uma observação, oque eu vejo nos conteudos que eu acho no youtube, são pessoas contando a historia que percorreram nos estudos até tentar entrar na area, porem parece que sempre estao tentando sozinhos, so que no percurso ate o termino da faculdade voce precisa formar aliados porque ao meu ver vencer sozinho é muito mais dificil e precario,entao, quem voce conheceu ? quais laços voce formou?, ninguem durante esses anos que voce esteve na faculdade te falou sobre algum curso ou estagio na area ? nenhum professor te passou uma dica de estagio ? sozinho e bem mais dicil de alcancar o objetivo, precisamos de aliados, esse é um dos pilares que muita gente ignora, tentar sozinho da sim, porem é muito mais dificil, é só uma observação, formar laços reais, no inicio de uma jornada é muito importante, espero que muitos alcancem os seus objetivos e quando chegarem la lembrem de estender a mão ao proximo pra que ele possa chegar ate onde voce chegou tambem, obrigado amigos
Acho que o grande problema é pensar que faculdade vai te gerar algum emprego (O que deveria, mas na área de desenvolvimento infelizmente não funciona assim). A maioria, se não todas as empresas querem pessoas que já saibam programar e ou já tenham experiência na área, mesmo que seja um portifólio no github, mesmo sendo vagas de estágio (O que eu extremamente errado, já que a função do estágio é você aprender). Acabei de me formar no curso de ciência da computação e no último semestre, uma professora minha passou um trabalho para turma toda, que era justamente criar um sistema por mais simples que fosse. Desse trabalho apenas eu (porque graças a Deus consegui um estágio na área pela própria faculdade e no final do estágio fui efetivado) e mais 5 pessoas pessoas conseguimos programar algo. O resto da sala não sabia absolutamente nada prático ou básico de programação, alguns não sabiam nem mesmo HTML básico. Não acho que seja seu caso, porque como você disse, você fazia curso durante a faculdade, porém o mercado se interessa muito mais por prática do que diploma. Minha dica pro pessoal que está na faculdade ou mesmo que já terminou é que façam um portifólio no github e vinculem ele ao linkedin. Façam bastante projetos, porém não aqueles projetos de cursinho vendidos na internet. Façam coisas uteis de verdade, como um pequeno sistema, que tenha ao menos um CRUD, que utilize banco, que faça requisição. Tenho certeza que isso vai ajudar muito. No mais, nossa área é realmente complicada, pois exige um conhecimento absurdo pra uma vaga básica. Desejo a todos o melhor, espero que esse relato/dica possa ajudar alguém.
Todo mundo fala dessa lorota de fazer projeto e vincular no LinkedIn. Não funciona, não para a maioria. O que funciona é arranjar uma indicação, porque o mecado de TI é igual a qualquer outro, QI manda. Faça concursos públicos para a área também. Neste caso o que importa é passar na prova. Achar que fazer um CRUD, um sistema inútil, ou qualquer coisa amadora, vai atrair os olhos de recrutadores é sonho. Faça sim projetos, estude, envie currículos, mas saiba que será mais provável de entrar ou por meio de concurso público, ou por meio de alguém que faça sua indicação para uma empresa. Empresas não são racionais, elas são guiadas por pessoas com vieses. O fato é que é mais confiável contratar alguém conhecido, ou mais próximo, do que um total desconhecido, mesmo que este seja melhor.
@@mayconrralves A questão dos projetos, é que é a melhor forma de você mostrar seus conhecimentos. Quando você tem um projeto no github, qualquer um pode ver seu código e ter uma ideia dos seus conhecimentos. De fato, como todo lugar, o famoso Q.I é real, porém na nossa área, por mais que uma pessoa seja indicada, se ela não tiver o conhecimento, ela não fica com o emprego. O que mais te garante emprego na área são seus conhecimentos e os projetos no git são a melhor forma de demonstrar isso. Concurso também é muito bom e muito importante, porém, algumas pessoas não podem depender de passar meses ou anos estudando pra um concurso, esperando que abra, e quando abre é 2 vagas pra muitas pessoas. Não quis estender muito nos comentários, porque já estava grande, mas de fato, fazer contatos é a melhor coisa na área, se você já se garantir no seu conhecimento. Por isso acho que a faculdade é importante, pois na faculdade você consegue muitos contatos, consegue participar de palestras e etc (Faculdades boas sempre incentivam e notificam os alunos sobre os eventos).