Eu já venho dizendo há muito tempo que a URSS, tendo a Rússia como a republica principal, tinha um "império interno", formado pela própria Rússia e mais 14 republicas, e um "império externo", formado pelos países comunistas do leste-europeu, excetuando a Albânia e a Yugoslávia. Esse império externo formava o Pacto de Varsóvia o qual a URSS tinha controle absoluto. Se a URSS não era imperialista, eu não sei mais o que é imperialismo.
Sim, claro. O mais incrível é que no exterior isso nem é questionado mais. Desde os anos 1950 existem vários livros e artigos científicos que tratam a URSS como colonialista e não são considerados polêmicos. Mas nenhuma desses trabalhos, até onde eu sei, foi publicado no Brasil.
Na realidade oh ignorantes de história, a Rússia herdou essas colônias da Rússia Czarista capitalista, e o resto é por conta da Guerra Fria. Os Estados Unidos também fez e faz dos países da América Latina uma espécie de colônias
Aos PaTéticos PaTetas Portugal é que era colonialista, mesmo não tendo tratado como colônia nenhum dos territórios para os quais ampliava seu boníssimo império diferenciado das porcarias europeias, como Inglaterra, França, Espanha, Holanda... O mais triste é brasileiros serem inimigos da história do Brasil, em favor da ridícula revolução macabra sempre rePeTida na história, ainda que com nuances diversas.
Nas escolas só aprendemos sobre Imperialismo Norte Americano e Colonialismo Britânico. Os caras nunca falam sobre a Tirania Soviética na Europa Oriental, África e Ásia...
@@kira-nf8xr KKKKKKKKKKKKKK Não, totalmente fora da realidade. O Brasil é um país de História e educação voltadas para a centralização. Tudo nesse país existe uma hierarquia e uma burocratização que parte de cima para baixo. Não é uma educação liberal como é nos países nórdicos e nos EUA em que a escola e o estudante escolhem e definem o seu futuro e regulam os maiores órgãos educadores.
Não falam que os africanos vendiam africanos como escravos em navios pelo mundo inteiro e nem dizem quem os portugueses roubaram o Brasil , escondem as verdades pq os que estão no poder querem uma nova união societica aqui na America do sul , agora imagina qual o país que já esta financiando o socialismo sovietico aqui na America do sul , Brasil de lule e os 40 ladrões
Verdade, Nanci. Todas as colonizações tiveram essa característica de se apresentarem como filantropia no discurso e na prática serem uma violência humana, social, econômica e militar.
Também acho, a pior espécie de dominação é a de uma minoria rica que mantém bilhões de pobres nas favelas, na miséria, no subemprego nos países capitalista
Só tenho uma reclamação...porque o RUclips só recomendou este canal hoje. Vídeo muito bem feito, com fontes, referências etc... Parabéns pelo excelente conteúdo, ganhou mais um inscrito!
Porque não está prestes a uma eleição e isso abriria os olhos se alguns que estão sendo conduzidos pela mentira e o engano! Este fato não está ligado à quem fala sobre o tema, mas sim sobre quem divulga!
Como sempre todo país faz, coloca um inimigo, começa a torna ĺo como um perigo é pregam sua opinião falando mal, todo país fazia é faz até hoje exemplo EUA e China fazem suas propagandas atacando um ao outro e tirando o poder de soberania e poder dos outros países.
Sim, a Ucrânia sofreu muito nas mãos do Russos desde o século XIX, mas em particular sob o domínio dos soviéticos. Esta guerra que está ocorrendo agora é claramente uma guerra colônia. A Rússia tentando reaver suas antigas possessões. É como se a Espanha estivesse invadindo o Morrocos agora e dizendo que é território dela.
@@manualdehistoria4774 sim , desde os tempos dos czares , passando por holodomor, Chernobyl Criméia, e agora essa guerra estúpida. Poderia mais , fazer um vídeo sobre esse tema, nas raízes do conflito dos dois países.
@@alelucena4186, o Destino Manifesto não previa a expansão territorial. As áreas ocupadas do México foram fruto de fronteiras e população em expansão. Vc pode considerar as Filipinas como colônia americana. O México é um outro caso
Muito boa a sua produção. Narração; Som; Imagens; Roteiro e principalmente a demonstração de fontes bibliográficas demonstraram boa dedicação e capricho na produção. Parabéns a quem está produzindo esses conteúdos. Dá gosto ver este tipo de material sendo apresentado. Continuem por favor.
Excelente vídeo, para aprender a história real, tive que pesquisar por conta própria, pois na escola nunca sequer ouvi falar da Revolução Húngara de 1956, por exemplo. É importante trazer esse tema a tona.
O modelo econômico liberal baseado em privatização e emissão de títulos do tesouro (pro mercado financeiro viver as custas do dinheiro e do patrimônio do Estado) é tão ruim que quebrou a maior economia do mundo. Jogando a economia dos EUA no super-endividamento e na insolvência a fazendo funcionar no cheque especial desde o governo Obama.
Os Estados Unidos patrocinaram golpes militares e ditadura sanguinárias no Brasil e América Latina, para preservar os privilégios de um por cento da população e manter seu raio de influência
Só para complementar este maravilhoso vídeo: Alemanha, França, Itália, Espanha, Grécia, China, Coreia, Indonésia, Índia, África do Sul, Angola, Moçambique, Irã, Iraque, Chile, Peru, Uruguai, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Brasil, Cuba, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Nicarágua, Argentina, Nigéria, Etiópia, Sudão, Líbia, Namíbia, Vietnã do Norte - todos este países tiveram influência socialista e comunista da URSS para implementar um governo socialista internacional e tirar do poder os governantes através de golpe de Estado, muuuuuuitos anos antes dos EUA entrar nestes países. Incluindo o próprio EUA. A KOMINTERN ou Terceira Internacional Comunista esteve presente em todos estes países e com ajuda da URSS foram criados Partidos Comunistas e Socialistas igualzinho no Brasil em 1922 e 1935 com a Intentona. Todos os partidos mantidos pela URSS antes dos EUA: Partido Comunista da Alemanha (KPD), Partido Comunista Francês (PCF), Partido Comunista Italiano (PCI), Partido Comunista da Grécia (KKE), Partido Comunista Chinês (PCC), Partido Comunista da Coreia (KWP), Partido Comunista da Indonésia (PKI), Partido Comunista da Índia (CPI), Partido Comunista da África do Sul (SACP), Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), Partido Tudeh (Irã), Partido Comunista Iraquiano (ICP), Partido Comunista do Chile (PCCh), Partido Comunista Peruano (PCP), Partido Comunista dos Estados Unidos (CPUSA), Partido Comunista da Austrália (CPA), Partido Comunista Brasileiro (PCB), Partido Comunista de Cuba (PCC), Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Partido Comunista da Colômbia (PCC), Partido Comunista da Bolívia (PCB), Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) na Nicarágua, Partido Comunista da Argentina (PCA), Partido Comunista da Nigéria (CPN), Partido dos Trabalhadores da Etiópia (WPE), União Socialista Árabe do Sudão, Movimento Nacional Popular Líbio, Organização do Povo do Sudoeste Africano (SWAPO) na Namíbia, Partido dos Trabalhadores do Vietnã (PAVN) no Vietnã do Norte.
@angeliina2005ainda que os países do leste europeu tinham autonomia, agora vai lá ver se as republicas socialistas do Cazaquistão, Tuva, Armênia ou da Bielorrússia tinham isso.
Obrigado pelo vídeo, amigo. Por mais canais assim, mostrando o outro lado da história com vasta bibliografia. As fontes estão todas aí. Vou compartilhar.
O sistema da construção do Brasil não tem muito a ver com a expansão da Russia A Russia não descolonizou os territórios que ocupou para leste até ao mar e ficou com o imenso território e as riquezas que neles pode encontrar os Europeus descolonizaram, com ou sem guerras, os portugueses fundaram e construiram o imenso Brasil e foram os brasileiros que herdaram o imenso território e riquezas cujos ciclos de produção começaram durante o periodo colonial Acima já foi explicado o ciclo do ouro mas houve outros como - o ciclo do algodão "O Ciclo do Algodão no Brasil ocorreu entre a segunda metade do século XVIII e começo do século XIX. atualmente Algodão 13/12/2021 - Nos últimos anos, o Brasil tem se mantido entre os cinco maiores produtores mundiais de algodão ao lado de países como China, Índia, Estados .. - O ciclo do café o Brasil teve seu começo em 1727, início do século XVIII, quando chegaram ao país as primeiras mudas. Durante muito tempo o produto foi plantado para consumo doméstico.. A primeira região do país a receber mudas de café foi o Pará, em 1727, As mudas levadas por Francisco de Melo Palheta, militar luso-brasileiro que as obteve nas Guianas onde já eram cultivas, As plantações espalham-se rapidamente por todo o território atualmente 28/06/2021 - "O Brasil responde por um terço da produção mundial de café, o que o coloca como maior produtor mundial", o Brasil é o maior produtor de café do mundo - o ciclo do açúcar Em 1530, as primeiras mudas de cana-de-açúcar foram trazidas da Ilha da Madeira, na expedição colonizadora de Martim Afonso de Sousa. Dois anos mais tarde, Martim Afonso fundou a vila de São Vicente, no atual estado de São Paulo, onde instalou o primeiro engenho, o "Engenho do Governador". "A produção açucareira no Brasil alcançou o apogeu durante as três primeiras décadas do século XVII. atualmente 2021 - Resumo: O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de açúcar, respondendo por aproxima- damente 18% da produção e 36% do comércio global do produto. -o ciclo da borracha "o Brasil, que até o século 19 foi o principal fornecedor mundial..." "O sucesso asiático tem sua origem nos idos de 1876, quando sementes de seringueiras, (a seringueira genuinamente brasileira) foram contrabandeadas do Vale do Tapajós para a Inglaterra pelo botânico Henry Wickman..." .. decidiu contrabandear 70 mil sementes de seringueira para o Jardim Botânico de Londres, futuramente transplantadas para o Sudeste Asiático.." atualmente e desde o final do século XIX a produção brasileira continua "baixa" devido à concorrência dos países da Ásia -industrialização Brasil já industrializou e já desindustrializou como muitos países assim encontramos que " A partir da década de 1980, teve início a desindustrialização no Brasil...No fim da década de 80, a indústria respondia por 46% do PIB. Na década de 90, caiu para em torno de 25% e, em 2015, estava em 22,7%." São dados de estudos em publicações brasileiras, devem estar corretos!
Nota: A China não gostava da ideia de ser um estado satélite (ou seja colônia soviética), e is soviéticos não queriam que eles ficassem fortes por eles mesmos. Isso foi um fator para a ruptura Sino-Soviética
essa mudança do vocabulário é algo semelhante ao que o judiciário e a mídia estão fazendo no brasil mudando significado de palavras como democracia e desinformação
@@wesleylopes9010 os portugueses construiram o Brasil como uma extensão de Portugal para lá transportaram europeus portugueses e outros, africanos, aclimataram plantas e animais de outros continentes, e instalaram a ordens religiosas que forneciam o ensino e outros serviços sociais com os portugueses os nativos passaram do nível de caçadores coletores para os niveis de civilização dos séculos XVIII e XIX em 300 anos, o que na Europa tinha levado milhares de anos a acontecer
É uma colonização mas bem diferente do praticado nas américas uma vez que há 500 anos, as américas nem eram países não eram nada. Neste caso, a URSS ocupa verdadeiros estados nações.
Eles ocuparam todo o leste europeu e praticavam a chamada 'Russificacao'. Que significava retirar os povos locais e substituírem gradativamente por russos ao longo das décadas, massificado a população e produzindo um GENOCÍDIO CULTURAL praticado pela união soviética tão defensora da cultura. Sem contar as outras barbáries 'justificadas' que nem caberiam aqui neste comentário. E depois os socialistas vêem falar bosta sobre os europeus, portugueses, bandeirantes. ELES NÃO TEM MORAL NENHUMA DE NADA, certo?
@@elv202 nos séculos XVI e XVII a Rússia expandiu o seu território para o Oriente, enquanto que os Europeus expandiam para oeste atravessando o Atlantico o principado de Moscou, que liderou o processo de formação do futuro Estado russo, expandiu-se até ao Oceano Pacífico, entre os séculos XVII e XIX "Ivan IV, “o Terrível”, um dos sucessores de “o Grande”, reconquistou os dois primeiros (1553 e 1555), anexando-os a Moscovo, que se expandia rapidamente, com a finalidade de evitar invasões, recolher as produções e capturar populações para vender como escravos...." Os europeus descolonizaram seus territórios de além-mar, a Russia não descolonizou e ficou imensa, o maior país do mundo
@@elv202 Isso é um genocido sem precisa colocar em campo de concentração, tirar povos que viveram por seculos na mesma terras e fazem falsas promessas de Terras melhores quando na verdade são quase inferteis e o povo ainda sofre de todo tipo de doença e fome na realocação. Os russos aprenderam bem com o Ingleses na Africa. Nas Terras ferteis roubadas colocam Russo gerando mais conflitos futuros.
muito curioso o dono do canal, que se diz historiador, não corrigir o comentário e sim endossá-lo. Já achei seus vídeos enviesados, com os comentário que tô vendo aqui então...
O bom do seu canal é que responde os comentários de pessoas com dúvidas ou que estão questionando o conteúdo, isso transmite muita credibilidade, parabéns
Baita vídeo e muito bem fundamentado. Infelizmente, como boa parte dos historiadores é notoriamente socialista, este tipo de documentário é bem raro. Parabéns
Muito bom!Entender a história passada, de forma verdadeira, é não repetir os erros passados,e readaptar o que foi bom, ético e coerente para todos! E cultura e ensinamento nunca é demais ......
Muito bem! Bom documentário! O colonialismo soviético foi denunciado pelo revolucionário Che Guevara, após isso Che foi afastado da vida pública em Cuba, após enviado para África e mais tarde seguiu para Bolívia, ficando isolado e esquecido onde foi assassinado.
"Acuse-os do que você faz" , exatamente isso que a Rússia sempre fez, propaganda e subversão das palavras, é o império do mal que infelizmente teve essa tática usada agora pelo ocidente atualmente.
Cadê o reconhecimento desse belo vídeo??? Esse vídeo muito informativo já tá na minha lista, junto ao do Thiago Braga e Marcelo Andrade. Deve ter dado muito trabalho pra produzir esse vídeo, talvez vc precisa de uma equipe tmbm😃.
Sim, é muito semelhante com a idolatria a bandidos e traficantes. Pablo Escobar foi santificado pela população depois que morreu. Muitos acreditam que ele faz milagres. 🙄
@@manualdehistoria4774 amigo quando poder faça um video sobre o genocidio do regime de pol pot no Cambodja. Tem gente que nem sabe quem foi Pol Pot e o seu regime.
@@umfilhodedeustotalmenteama5522 Essa já é amplamente divulgada, justamente pelos vermelhinhos disfarçados de professores nas escolas. Então não se agite quando mostram o histórico pior do outro lado!
Jogo de palavras como no excelente livro "1984". Pior é que impedem as informações descentralizadas. Qualquer semelhança com nossa atual realidade, não é mera coincidência. Tem método.
Um ponto interessante do imperialismo sovietico foi o desenho das fronteiras das repúblicas. Haviam enclaves etnicos gerando conflitos congelados, que garantiam que as repúblicas se manteriam leais a Moscou numa forma de evitar que a violência nesses enclaves não estourasse. Isso gera problemas até hoje como foi o caso da Ossetia e Georgia, Azerbaijão e Artsaque.
Faz um vídeo falando sobre os soldados de cor que estavam metidos nas fileiras da Wehrmacht e Schutzstaffel alemã por favor. Outro assunto que muita gente também não conhece e quem sabe sobre isso não fala também.
quando pretende fazer um video sobre as origens do fascismo(nao confundir com o nazismo) e suas influencias socialistas (georges sorel, giuseppe mazzini, gustave le bon, giovanni gentile, enrico corradini)?
Já estou fazendo. Será um documentário de aproximadamente 1h30, por isso demanda tempo para concluir. A pesquisa e o roteiro já estão prontos. Agora está em fase de produção do vídeo. Talvez em 1 mês ou um pouco mais esteja pronto. 😁
@@jaimesilva2250 eu sei pow, sou inscrito no canal dele tambem, so quero ver como o manual de historia vai abordar esse tema se vai ser coerente tmb como o joao eigen
Inclusive, com o aniversário da Revolução Húngara de 56 chegando perto, eu creio que esse tema merece um vídeo exclusivo, pois é algo muito interessante e mostra que o "povo soviético" como um geral não gostava do regime (exceto aqueles que se beneficiavam dele, os de Moscou). Caso esse vídeo não exista, fica minha sugestão!
Um excelente documentário, camarada. Por falar em marxistas-leninistas, podias fazer um vídeo sobre a força que a classe burguesa tinha/tem nas nações comunistas? Trata-se de um tema muito controverso e até esclarecedor, explica como revoluções de grande envergadura, como a Revolução Russa, foram efectuadas sem problemas ou sem empecilhos.
A classe burguesa sempre teve jurisdição nas nações comunistas, basta olhar para a China e o seu monopólio ou para Lenin, que era um membro ativo da burguesia agrícola durante o Império Russo.
A única Revolução Russa do século XX foi a Revolução de Fevereiro, os bolcheviques fizeram uma contra-revolução ao invalidar as eleições democráticas depois da abdicação do czar Nicolau II.
@@pagodebregaeforro2803 As expedições russas na Europa Oriental nada têm a ver com a Revolução Russa e com o apoio russo à invasão alemã da Polónia. E outra, a verdadeira Revolução Russa é a de Fevereiro, a "REVOLUÇÃO" de Outubro foi uma tentativa de golpe.
Por isso mesmo é que os países de Leste que tiveram debaixo da influencia comunista que atualmente pertencem à União Europeia, todos eles tem governos de direita. Só Portugal e Espanha é que têm governos socialistas
Se ensinasse as escolas e universidades esse assunto não existiria militantes, bem apenas na área socio econômico porque não podemos negar que o mundo é problemático quando o assunto é sobre comportamento social.
Muito interessante essa tese, as fontes citadas, e a produção do vídeo! De fato a partir da definição de imperialismo e das características históricas dos impérios colonialistas, comparados à luz da práxis da União Soviética, fica evidente que esta última era ela mesma um império colonialista agressivo e explorador. Interessante observar como a subversão da linguagem e a propaganda soviética tinham a capacidade de escamotear o real efeito das ações do Estado Soviético, criando uma estratagema psicológica que mantém até hoje o imaginário das pessoas preso aos ideias utópicos propagados pela ideologia marxista, de igualdade e liberdade, enquanto as cega para observar o produto real causado na história: fome, genocídios, miséria, terror e autoritarismo. Similarmente a ideia de Maquiavel, onde os fins justificam os meios, o marxismo é uma ideologia onde toda ação revolucionária presente, como suas atrocidades genocidas, não podem ser condenáveis, pois é somente o futuro utópico o Senhor que julgará suas ações.
A Comecon era uma instituição de fachada, sua função era meramente burocrática, apenas repassava as ordens que vinham de Moscou e desenvolviam os planos a partir dessas ordens. Em geral, apenas a Rússia se industrializou para valer, enquanto nações como a Ucrânia, Cazaquistão, Uzbequistão e Ajerbaijão permaneceram agrários. O petróleo extraído nestes 3 países era enviado diretamente para Moscou e usado para promover o desenvolvimento Russo. Pq esses países concordariam com este abuso se tivessem voz na Comecon? Nenhuma das 14 repúblicas tinha direito de discutir ou questionar as decisões de Moscou.
@@manualdehistoria4774 isso mesmo e também, pois refiro a relação soviética com as outras nações do COMECON _ Alemanha Oriental, Polônia, Checoslovaquia, Hungria, Romênia, Bulgária, Cuba e Mongólia. E dentro da União Soviética era isso mesmo, algumas nações mais e outras menos desenvolvidas e agrárias, como os países da Ásia Central.
Obrigado pelo comentário, Junior. Quanto a sua pergunta, sim. Farei um vídeo sobre a China de Mao, provavelmente sobre a revolução cultural. Acho que a China comunista permite fazer vários vídeos interessantes cada um abordando um aspecto ou uma época específica.
VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS PELOS SEUS VÍDEOS. Estive na URSS na década de 1970 como turista e desde o pedido de visto a partir de Viena já observei o clima estranho nos ambientes (Em- baixada, aeroporto) das reparticöes públicas.
Pouca gente fala da assimilação cultural das repúblicas soviéticas também, por algum motivo evitam muito mencionar as atrocidades soviéticas em escolas
Professor, com esse conflito em Israel, faz um video contando a historia da região desde o início ate os dias atuais. Ta difícil de achar algum que nao tenha viés marxista.
@@Vitor_Emanuel_Rodrigues qualquer outro país teria feito o mesmo ou pior depois do que o hamas fez. Stalin já teria matado cem mil na melhor das hipóteses. Morreram centenas de milhares de crianças em outros conflitos e ninguém nunca reclamou. Só porque não é Israel ninguém fala nada. Outros países podem fazer seus genocídios em m paz sem serem incomodados. Pq Israel está errado já que vc é especialista em guerra?
Ta dificil achar algum sem vies marxista? Kkkk boy, vc ta no RUclips, oq nao falta é canal de direita e/ou de evangélicos... e com certeza eles irao fechar os olhos pra qualquer injustiça vinda da "nação escolhida e queridinha"
Em qualquer Regime que há partido único seja ele de direita ou de esquerda não é bom. Reprimir a Liberdade é algo ruim. É reprimir o desenvolvimento e a criatividade.
Curiosidade a Romênia era a única dentro do pacto de Varsóvia que não era mais um estado fantoche soviético (a Romênia era mais independente do que Cuba)
Que o remanecente desse império maldito se esfacele em mil pedaços para o bem da humanidade, o melhor vídeo que eu ja ví sobre a desgraça sovietica que graçou no mundo! parabens!
Só existiu por conta da desgraça que é a desigualdade social, fruto do queridinho e todo benevolo capitalismo.. sem essa desigualdades e hegemonia dos riquinhos nao existiria nem haveria espaço para revolução russa. Eu reconheço o regime sovietico, principalmente sob Stalin como algo perveso e criminoso, mas é de se espantar que ngm critica tbm o capitalismo, provavelmente pq quando é o outro foda-se.. a propaganda faz a galerinha ter medo de ter que ser "mais igual" ao outro, a ganancia por dinheiro (que existia ate na alta casta sovietica)e a influência dele fala mais alto, nao é a toa qye todos ricaços do mundo morrem de medo do comunismo..
Nos 3:23 a citação mencionada é muito atual no Brasil hoje. Troque o nome "nações" ou "repúblicas" por "indivíduos"; do "regime" por "stf", e "direito de separação" por "liberdade". Idênticos!!!!! Pobre Brasil.
Eu já venho dizendo há muito tempo que a URSS, tendo a Rússia como a republica principal, tinha um "império interno", formado pela própria Rússia e mais 14 republicas, e um "império externo", formado pelos países comunistas do leste-europeu, excetuando a Albânia e a Yugoslávia. Esse império externo formava o Pacto de Varsóvia o qual a URSS tinha controle absoluto. Se a URSS não era imperialista, eu não sei mais o que é imperialismo.
Sim, claro. O mais incrível é que no exterior isso nem é questionado mais. Desde os anos 1950 existem vários livros e artigos científicos que tratam a URSS como colonialista e não são considerados polêmicos. Mas nenhuma desses trabalhos, até onde eu sei, foi publicado no Brasil.
Na realidade oh ignorantes de história, a Rússia herdou essas colônias da Rússia Czarista capitalista, e o resto é por conta da Guerra Fria. Os Estados Unidos também fez e faz dos países da América Latina uma espécie de colônias
Não é estudado, porque quem domina o ensino hoje são os comunistas.
Aos PaTéticos PaTetas Portugal é que era colonialista, mesmo não tendo tratado como colônia nenhum dos territórios para os quais ampliava seu boníssimo império diferenciado das porcarias europeias, como Inglaterra, França, Espanha, Holanda...
O mais triste é brasileiros serem inimigos da história do Brasil, em favor da ridícula revolução macabra sempre rePeTida na história, ainda que com nuances diversas.
exatamente
Nas escolas só aprendemos sobre Imperialismo Norte Americano e Colonialismo Britânico. Os caras nunca falam sobre a Tirania Soviética na Europa Oriental, África e Ásia...
Os caras não falam ou os vestibulares não cobram?
@@MarcoWasemas aulas da escola não são voltadas para vestibular inclusive o vestibulares buscam cobrar o conteúdo do da escola.
@@kira-nf8xr KKKKKKKKKKKKKK Não, totalmente fora da realidade. O Brasil é um país de História e educação voltadas para a centralização. Tudo nesse país existe uma hierarquia e uma burocratização que parte de cima para baixo. Não é uma educação liberal como é nos países nórdicos e nos EUA em que a escola e o estudante escolhem e definem o seu futuro e regulam os maiores órgãos educadores.
Não falam que os africanos vendiam africanos como escravos em navios pelo mundo inteiro e nem dizem quem os portugueses roubaram o Brasil , escondem as verdades pq os que estão no poder querem uma nova união societica aqui na America do sul , agora imagina qual o país que já esta financiando o socialismo sovietico aqui na America do sul , Brasil de lule e os 40 ladrões
Os livros retratam assuntos ocidentais, tudo que vc aprende é aquilo que os ocidentais querem que saiba, e não mais.
Toda opressão é horrível. Toda dominação é violenta e cruel, mas alguns líderes são tão desumanos que se assemelham a monstros.
Verdade, Nanci. Todas as colonizações tiveram essa característica de se apresentarem como filantropia no discurso e na prática serem uma violência humana, social, econômica e militar.
Também acho, a pior espécie de dominação é a de uma minoria rica que mantém bilhões de pobres nas favelas, na miséria, no subemprego nos países capitalista
Só existe uma coisa pior que uma ditadura; é a ditadura de esquerda
Só tenho uma reclamação...porque o RUclips só recomendou este canal hoje. Vídeo muito bem feito, com fontes, referências etc... Parabéns pelo excelente conteúdo, ganhou mais um inscrito!
Porque não está prestes a uma eleição e isso abriria os olhos se alguns que estão sendo conduzidos pela mentira e o engano! Este fato não está ligado à quem fala sobre o tema, mas sim sobre quem divulga!
por favor faz mais vídeo mostrando como era a manipulação Soviética nas propagandas
Com certeza. 😊
obrigado@@manualdehistoria4774
Como sempre todo país faz, coloca um inimigo, começa a torna ĺo como um perigo é pregam sua opinião falando mal, todo país fazia é faz até hoje exemplo EUA e China fazem suas propagandas atacando um ao outro e tirando o poder de soberania e poder dos outros países.
Os caras eram cara de pau, existe até panfletos mostrando a mulher do Czar no colo do rasputin kkkk
Você tá Confundindo a História da Rússia Imperial com Rússia de Stalin....Vamos estudar
A mais oprimida de longe, e a Ucrânia , até hoje eles sofrem , por causa de megalomaníacos, vindos de Moscou.
Sim, a Ucrânia sofreu muito nas mãos do Russos desde o século XIX, mas em particular sob o domínio dos soviéticos. Esta guerra que está ocorrendo agora é claramente uma guerra colônia. A Rússia tentando reaver suas antigas possessões. É como se a Espanha estivesse invadindo o Morrocos agora e dizendo que é território dela.
@@manualdehistoria4774 sim , desde os tempos dos czares , passando por holodomor, Chernobyl Criméia, e agora essa guerra estúpida. Poderia mais , fazer um vídeo sobre esse tema, nas raízes do conflito dos dois países.
Na Ucrânia Stalin desnazificou zelesnky se pros nazi
@@manualdehistoria4774Mesma coisa do México tentar reaver o que perdeu pros EUA na onda do tal destino manifesto?
@@alelucena4186, o Destino Manifesto não previa a expansão territorial. As áreas ocupadas do México foram fruto de fronteiras e população em expansão.
Vc pode considerar as Filipinas como colônia americana. O México é um outro caso
Muito boa a sua produção. Narração; Som; Imagens; Roteiro e principalmente a demonstração de fontes bibliográficas demonstraram boa dedicação e capricho na produção. Parabéns a quem está produzindo esses conteúdos. Dá gosto ver este tipo de material sendo apresentado. Continuem por favor.
Obrigado pelo comentário generoso, Larry. 🙏
Onde está às fontes?
Quintal, assista ao vídeo olhando para a tela e pare de passar vergonha
Só achei ruim que ele fala um pouco rápido.
@@quintaldampreta8651além de cego, não sabe usar crase.
Excelente vídeo, para aprender a história real, tive que pesquisar por conta própria, pois na escola nunca sequer ouvi falar da Revolução Húngara de 1956, por exemplo. É importante trazer esse tema a tona.
Obrigado pelo comentário, amigo.
O modelo econômico liberal baseado em privatização e emissão de títulos do tesouro (pro mercado financeiro viver as custas do dinheiro e do patrimônio do Estado) é tão ruim que quebrou a maior economia do mundo.
Jogando a economia dos EUA no super-endividamento e na insolvência a fazendo funcionar no cheque especial desde o governo Obama.
Os Estados Unidos patrocinaram golpes militares e ditadura sanguinárias no Brasil e América Latina, para preservar os privilégios de um por cento da população e manter seu raio de influência
Contrarrevolucao ne
Esse conteúdo, rico em informações, não é explicado em escolas. Parabéns, seu trabalho é libertador.
Obrigado por este comentário tão generoso, José Edinaldo. 🙏
Agora vá pesquisar a exploração e o saque dos Estados Unidos e europeus na América Latina
Duplipensar: verdade é mentira, realidade é falsidade, contradição é logica.
1984
Falou tudo amigo hj em dia palavras estão mais valendo que provas
Agora vá se informar sobre o s saques e a exploração dos Estados Unidos e europeus na América Latina é a sua realidade idiota
Só para complementar este maravilhoso vídeo: Alemanha, França, Itália, Espanha, Grécia, China, Coreia, Indonésia, Índia, África do Sul, Angola, Moçambique, Irã, Iraque, Chile, Peru, Uruguai, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Brasil, Cuba, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Nicarágua, Argentina, Nigéria, Etiópia, Sudão, Líbia, Namíbia, Vietnã do Norte - todos este países tiveram influência socialista e comunista da URSS para implementar um governo socialista internacional e tirar do poder os governantes através de golpe de Estado, muuuuuuitos anos antes dos EUA entrar nestes países. Incluindo o próprio EUA.
A KOMINTERN ou Terceira Internacional Comunista esteve presente em todos estes países e com ajuda da URSS foram criados Partidos Comunistas e Socialistas igualzinho no Brasil em 1922 e 1935 com a Intentona.
Todos os partidos mantidos pela URSS antes dos EUA: Partido Comunista da Alemanha (KPD), Partido Comunista Francês (PCF), Partido Comunista Italiano (PCI), Partido Comunista da Grécia (KKE), Partido Comunista Chinês (PCC), Partido Comunista da Coreia (KWP), Partido Comunista da Indonésia (PKI), Partido Comunista da Índia (CPI), Partido Comunista da África do Sul (SACP), Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), Partido Tudeh (Irã), Partido Comunista Iraquiano (ICP), Partido Comunista do Chile (PCCh), Partido Comunista Peruano (PCP), Partido Comunista dos Estados Unidos (CPUSA), Partido Comunista da Austrália (CPA), Partido Comunista Brasileiro (PCB), Partido Comunista de Cuba (PCC), Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Partido Comunista da Colômbia (PCC), Partido Comunista da Bolívia (PCB), Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) na Nicarágua, Partido Comunista da Argentina (PCA), Partido Comunista da Nigéria (CPN), Partido dos Trabalhadores da Etiópia (WPE), União Socialista Árabe do Sudão, Movimento Nacional Popular Líbio, Organização do Povo do Sudoeste Africano (SWAPO) na Namíbia, Partido dos Trabalhadores do Vietnã (PAVN) no Vietnã do Norte.
Obrigado pelo comentário, amigo. Isso sim foi um complemento.
Só que o partido comunista dos EUA foi derrubado e destruído pelo FBI de J Edgar hoover que destruiu o partido comunista de dentro pra fora
Muito interessante. Nunca tinha ouvido falar que a União Soviética praticava colonialismo!! É sempre bom aprender!!
A união soviética invadiu e anexou os países bálticos estonia,Letônia e Lituânia
Isso já vinha com o império russo que colonizando desde os urais, a sibéria e foi terminar no alasca
@@fsilva16 Verdade!!
Na imaginação desses caras, que fazem essas matérias pagas patrocinados por alguma máfia de barões da extrema direita
@angeliina2005ainda que os países do leste europeu tinham autonomia, agora vai lá ver se as republicas socialistas do Cazaquistão, Tuva, Armênia ou da Bielorrússia tinham isso.
Isso que é um exemplo de criador de conteúdo, palavra chave conteúdo, que muitos aqui em sua esmagadora maioria acham que tem.
Obrigado pelo comentário generoso, Luiz Henrique.
Obrigado pelo vídeo, amigo.
Por mais canais assim, mostrando o outro lado da história com vasta bibliografia. As fontes estão todas aí.
Vou compartilhar.
Obrigado pelo comentário e pelo apoio, amigo.🙏
Onde está às fontes?
Clique na descrição do vídeo. Toda a bibliografia está lá.@@quintaldampreta8651
Quem é o milionário que patrocina essas matérias pagas?
Nunca havia pensado por esse ângulo. Obrigado pelos esclarecimentos!
Eu é que agradeço pelo comentário, amigo.
Conheci o canal hoje e já assisti alguns vídeos...Muito bom ouvir a história como ele é!!! Fontes primárias desmascaram ideologias!!!
Obrigado pelo comentário, Matt. Bem-vindo ao Manual de História!
O sistema da construção do Brasil não tem muito a ver com a expansão da Russia
A Russia não descolonizou os territórios que ocupou para leste até ao mar e ficou com o imenso território
e as riquezas que neles pode encontrar
os Europeus descolonizaram, com ou sem guerras,
os portugueses fundaram e construiram o imenso Brasil e foram os brasileiros que herdaram o imenso território e riquezas cujos ciclos de produção começaram durante o periodo colonial
Acima já foi explicado o ciclo do ouro
mas houve outros como
- o ciclo do algodão
"O Ciclo do Algodão no Brasil ocorreu entre a segunda metade do século XVIII e começo do século XIX.
atualmente
Algodão 13/12/2021 - Nos últimos anos, o Brasil tem se mantido entre os cinco maiores produtores mundiais de algodão ao lado de países como China, Índia, Estados ..
- O ciclo do café
o Brasil teve seu começo em 1727, início do século XVIII, quando chegaram ao país as primeiras mudas. Durante muito tempo o produto foi plantado para consumo doméstico.. A primeira região do país a receber mudas de café foi o Pará, em 1727, As mudas levadas por Francisco de Melo Palheta, militar luso-brasileiro
que as obteve nas Guianas onde já eram cultivas, As plantações espalham-se rapidamente por todo o território
atualmente
28/06/2021 - "O Brasil responde por um terço da produção mundial de café, o que o coloca como maior produtor mundial", o Brasil é o maior produtor de café do mundo
- o ciclo do açúcar
Em 1530, as primeiras mudas de cana-de-açúcar foram trazidas da Ilha da Madeira, na expedição colonizadora de Martim Afonso de Sousa. Dois anos mais tarde, Martim Afonso fundou a vila de São Vicente, no atual estado de São Paulo, onde instalou o primeiro engenho, o "Engenho do Governador".
"A produção açucareira no Brasil alcançou o apogeu durante as três primeiras décadas do século XVII.
atualmente
2021 - Resumo: O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de açúcar, respondendo por aproxima- damente 18% da produção e 36% do comércio global do produto.
-o ciclo da borracha
"o Brasil, que até o século 19 foi o principal fornecedor mundial..."
"O sucesso asiático tem sua origem nos idos de 1876, quando sementes de seringueiras, (a seringueira genuinamente brasileira) foram contrabandeadas do Vale do Tapajós para a Inglaterra pelo botânico Henry Wickman..." .. decidiu contrabandear 70 mil sementes de seringueira para o Jardim Botânico de Londres, futuramente transplantadas para o Sudeste Asiático.."
atualmente
e desde o final do século XIX
a produção brasileira continua "baixa" devido à concorrência dos países da Ásia
-industrialização
Brasil já industrializou e já desindustrializou como muitos países
assim encontramos que
" A partir da década de 1980, teve início a desindustrialização no Brasil...No fim da década de 80, a indústria respondia por 46% do PIB. Na década de 90, caiu para em torno de 25% e, em 2015, estava em 22,7%."
São dados de estudos em publicações brasileiras, devem estar corretos!
Onde está às fontes?
@@quintaldampreta8651 assiste o vídeo... se tem contra-pontos escreve pra o dono do canal quee ele te responde
@@quintaldampreta8651, as fontes estão no próprio vídeo.
Eu amo como você sempre mostra as fontes usadas em seus vídeos.
Obrigado, amigo.
Nota: A China não gostava da ideia de ser um estado satélite (ou seja colônia soviética), e is soviéticos não queriam que eles ficassem fortes por eles mesmos. Isso foi um fator para a ruptura Sino-Soviética
O outro foi quando Krushov denunciou os crimes de Stalin para o mundo inteiro
essa mudança do vocabulário é algo semelhante ao que o judiciário e a mídia estão fazendo no brasil mudando significado de palavras como democracia e desinformação
De fato, o que os soviéticos fizeram com o Azerbaijão e com a Armênia em 1920 foi uma colonização.
Esse é o canal mais importante no Brasil.
Concordo
Agradeço aos dois comentários generosos. 😊 Ao do Gracian e ao do Wesley. 🙏
@@wesleylopes9010 os portugueses construiram o Brasil como uma extensão de Portugal
para lá transportaram europeus portugueses e outros, africanos, aclimataram plantas e animais de outros continentes, e instalaram a ordens religiosas que forneciam o ensino e outros serviços sociais
com os portugueses os nativos passaram do nível de caçadores coletores para os niveis de civilização
dos séculos XVIII e XIX em 300 anos, o que na Europa tinha levado milhares de anos a acontecer
E por falar em Brasil pesquise sobre a exploração e dos saques dos europeus os Estados Unidos fazem há séculos na América Latina
É uma colonização mas bem diferente do praticado nas américas uma vez que há 500 anos, as américas nem eram países não eram nada. Neste caso, a URSS ocupa verdadeiros estados nações.
Eles ocuparam todo o leste europeu e praticavam a chamada 'Russificacao'. Que significava retirar os povos locais e substituírem gradativamente por russos ao longo das décadas, massificado a população e produzindo um GENOCÍDIO CULTURAL praticado pela união soviética tão defensora da cultura.
Sem contar as outras barbáries 'justificadas' que nem caberiam aqui neste comentário. E depois os socialistas vêem falar bosta sobre os europeus, portugueses, bandeirantes. ELES NÃO TEM MORAL NENHUMA DE NADA, certo?
Espero que não apareça ninguém defendendo esses autoritários nos comentários
@@elv202
nos séculos XVI e XVII a Rússia expandiu o seu território para o Oriente, enquanto que os Europeus expandiam para oeste
atravessando o Atlantico
o principado de Moscou, que liderou o processo de formação do futuro Estado russo, expandiu-se até ao Oceano Pacífico, entre os séculos XVII e XIX
"Ivan IV, “o Terrível”, um dos sucessores de “o Grande”, reconquistou os dois primeiros (1553 e 1555), anexando-os a Moscovo, que se expandia rapidamente, com a finalidade de evitar invasões, recolher as produções e capturar populações para vender como escravos...."
Os europeus descolonizaram seus territórios de além-mar, a Russia não descolonizou e ficou imensa, o maior país do mundo
@@elv202 Isso é um genocido sem precisa colocar em campo de concentração, tirar povos que viveram por seculos na mesma terras e fazem falsas promessas de Terras melhores quando na verdade são quase inferteis e o povo ainda sofre de todo tipo de doença e fome na realocação. Os russos aprenderam bem com o Ingleses na Africa. Nas Terras ferteis roubadas colocam Russo gerando mais conflitos futuros.
Na verdade havia alguns reinos e impérios como o Inca e Asteca
Trabalhei mais de 10 anos na educação, lá era uma manipulação dos alunos que nunca vi, no estado
Excelente! Mostrando aos brasileiros sobre esses monstros
Obrigado pelo comentário, amigo.
O pior é q ainda tem gente e partido aqui no Brasil q adora essa idéia socialista assassina cruel e q só traz miséria.
muito curioso o dono do canal, que se diz historiador, não corrigir o comentário e sim endossá-lo.
Já achei seus vídeos enviesados, com os comentário que tô vendo aqui então...
@@Chaos0183quem diabos é Ian sabe-se lá o nome?
Eu, hein.
@@Marcadagua Ian Mendes é um comunista que quer que nos tornemos escravos Estado.
Mais um documentário fantástico! Parabéns pelo excelente trabalho
Muito obrigado pelo comentário generoso, Lúcio.
Que esse canal chegue logo aos 100k de inscritos. Baumdimais.
Obrigado pela torcida, Amigo. 😊
O bom do seu canal é que responde os comentários de pessoas com dúvidas ou que estão questionando o conteúdo, isso transmite muita credibilidade, parabéns
Eu é qye agradeço pelo comentário generoso, attomic.
Parabéns por esse canal ! O melhor é que no próprio vídeo há as referência e citações. Deus abençoe o canal !
Muito Obrigado, Ian. 🙏
Video excelente, que bom que existem canais como o seu, para mostrar a história como ela realmente é sem viés político-ideologico. Parabéns.
Obrigado, VTR. 🙏
Excelente conteúdo! Além de olhar para um passado não tão distante, fica a reflexão para o presente e as especulações para o futuro próximo.
Muito bom seu comentário, Luan. 👏 E obrigado pelo elogio.
Excelente vídeo! Que ele alcance o máximo de pessoas possíveis
Obrigado, Ma. Gabriela.🙏
Excelente vídeo, parabéns!
Valeu demais 😃
Baita vídeo e muito bem fundamentado. Infelizmente, como boa parte dos historiadores é notoriamente socialista, este tipo de documentário é bem raro. Parabéns
Obrigado pelo comentário generoso, prof. Eduardo.
Muito bom!Entender a história passada, de forma verdadeira, é não repetir os erros passados,e readaptar o que foi bom, ético e coerente para todos! E cultura e ensinamento nunca é demais ......
Quanta asneira. De ético essas matérias pagas pela extrema direita não tem nada
Muito bem! Bom documentário! O colonialismo soviético foi denunciado pelo revolucionário Che Guevara, após isso Che foi afastado da vida pública em Cuba, após enviado para África e mais tarde seguiu para Bolívia, ficando isolado e esquecido onde foi assassinado.
Caramba, não me falaram sobre isso. Onde posso saber mais?
"Acuse-os do que você faz" , exatamente isso que a Rússia sempre fez, propaganda e subversão das palavras, é o império do mal que infelizmente teve essa tática usada agora pelo ocidente atualmente.
Cadê o reconhecimento desse belo vídeo???
Esse vídeo muito informativo já tá na minha lista, junto ao do Thiago Braga e Marcelo Andrade. Deve ter dado muito trabalho pra produzir esse vídeo, talvez vc precisa de uma equipe tmbm😃.
Pois é. O povo adora idolatrar o comunismo.
Sim, é muito semelhante com a idolatria a bandidos e traficantes. Pablo Escobar foi santificado pela população depois que morreu. Muitos acreditam que ele faz milagres. 🙄
@@manualdehistoria4774 amigo quando poder faça um video sobre o genocidio do regime de pol pot no Cambodja. Tem gente que nem sabe quem foi Pol Pot e o seu regime.
Na sua ignorância. Agora vá se informar da exploração e o saque dos Estados Unidos e europeus na América latina
@@umfilhodedeustotalmenteama5522 Essa já é amplamente divulgada, justamente pelos vermelhinhos disfarçados de professores nas escolas. Então não se agite quando mostram o histórico pior do outro lado!
@@umfilhodedeustotalmenteama5522 KAKKKKKKKKK não fuja do assunto vermelinho
o seu canal, o do Joao Eigen, Alta Linguagem e thiago braga sao os melhores, a direita precisa se unir para combater esses comunistas da web
Obrigado, Gustavo.
Não fomos ensinados. Fomos indoutrinados ! Que conteúdo fantástico. Continuem a lutar para libertar as mentes.
Ótimo trabalho, parabéns pelo conteúdo de qualidade.
Valeu, Alstintok. 👊
Excelente vídeo expondo o quão tendencioso é o nosso ensino que, infelizmente, é comprometido com ideologia, deixando preterida a ciência.
ESSE VIDEO É UMA DAS AULA DAS MAIS GENUÍNAS E TRANSPARENTES QUE ESTOU A ASSISTIR!!!
Obrigado pelo comentário generoso, Tânia. 🙏
Excelente documentário! Um dos melhores circulando no RUclips. Parabéns!
A sua conclusão foi simplesmente PERFEITA
Obrigado, Vitaojouh.
Show de publicação, valeu.
O Brasil precisa disso e muito e cada vez mais.
Conhecimento sempre.
Jogo de palavras como no excelente livro "1984". Pior é que impedem as informações descentralizadas. Qualquer semelhança com nossa atual realidade, não é mera coincidência. Tem método.
Exatamente, Inês. Tem método.
Um ponto interessante do imperialismo sovietico foi o desenho das fronteiras das repúblicas. Haviam enclaves etnicos gerando conflitos congelados, que garantiam que as repúblicas se manteriam leais a Moscou numa forma de evitar que a violência nesses enclaves não estourasse. Isso gera problemas até hoje como foi o caso da Ossetia e Georgia, Azerbaijão e Artsaque.
Me lembra a constituição (Nárnia)... No papel existe; na prática não!
Boa definição, Jackson. Era exatamente isso.
O conceito de democracia no Brasil é o mesmo do soviético.
@@carlosgustavo7355 "cracia do demo"
Nossa eu realmente não sabia dessa hoje vejo ainda mais que nosso sistema de ensino tem um lado preferido.
Fala sobre personalidades da época... Churchill, de gaule, presidentes americanos...sobre conflitos do século 21
Nem do Regime militar do Brasil e das torturas nao sabia, ate nao sabia que no Brasil tem mas Nazis que outras partes da Europa
Silêncio, estou aprendendo...🤌🏼🤫
Obrigado pelo comentário, Primey.
Esse canal é um dos melhores 🙏🏻🙏🏻🙏🏻 nunca pare👏🏻
Valeu, GTAemSerie. Obrigado pelo apoio.
Faz um vídeo falando sobre os soldados de cor que estavam metidos nas fileiras da Wehrmacht e Schutzstaffel alemã por favor. Outro assunto que muita gente também não conhece e quem sabe sobre isso não fala também.
E os soviéticos e as viúvas da URSS tem a cara de pau de dizer que a URSS não era imperialista.
Vídeo excelente, parabéns pelo trabalho e muito obrigado. Aguardo por mais vídeos envolvendo esse tema e outros relacionados a história.
quando pretende fazer um video sobre as origens do fascismo(nao confundir com o nazismo) e suas influencias socialistas (georges sorel, giuseppe mazzini, gustave le bon, giovanni gentile, enrico corradini)?
Já estou fazendo. Será um documentário de aproximadamente 1h30, por isso demanda tempo para concluir. A pesquisa e o roteiro já estão prontos. Agora está em fase de produção do vídeo. Talvez em 1 mês ou um pouco mais esteja pronto. 😁
Se você quiser compreender tudo sobre as origens do fascismo veja o canal Cosmopolítica-João Eigen. Muito bom.
@@jaimesilva2250 eu sei pow, sou inscrito no canal dele tambem, so quero ver como o manual de historia vai abordar esse tema se vai ser coerente tmb como o joao eigen
@@Conquest948 ahhahahhaha está bom.
Impressionante a Bibliografia. Rico material que nós nao temos acesso nas escolas. Parabéns!
Obrigado, Adilson.
Perfeito, cara tu é inteligentíssimo. Obrigado pelo seu trabalho!
Obrigado pelo comentário generoso, amigo.
Dá pra entender o porquê de democracia aqui no Brasil significar apenas "esquerda no poder".
A esquerda que congela o investimento público, privatiza e amamenta rico com juros a 12% ao ano, tá certo esquerda latente👍👍👍
Isso mano ,o Brasil é uma autocracia petista ,o Sistema gosta deles
Por mais vídeos informativos assim! 👏👏👏
Obrigado, Matheus.
Inclusive, com o aniversário da Revolução Húngara de 56 chegando perto, eu creio que esse tema merece um vídeo exclusivo, pois é algo muito interessante e mostra que o "povo soviético" como um geral não gostava do regime (exceto aqueles que se beneficiavam dele, os de Moscou). Caso esse vídeo não exista, fica minha sugestão!
continue seus videos mantendo a mesma qualidade voce vai longe, conheci seu canal hoje e ja vi 3 videos
sucesso
Melhor e mais compelt que muitas escolas e universidades, conteúdo riquissimo, de alto valor, parabens pelo trabalho, simplesmente perfeito
Obrigado pelo comentário generoso, amigo.
Que bom que existem pessoas como você para falar o que nos foi escondido.
youtube me recomendou, vou assistir depois com calma. Pelos comentários, parece que vale a pena
Um excelente documentário, camarada. Por falar em marxistas-leninistas, podias fazer um vídeo sobre a força que a classe burguesa tinha/tem nas nações comunistas? Trata-se de um tema muito controverso e até esclarecedor, explica como revoluções de grande envergadura, como a Revolução Russa, foram efectuadas sem problemas ou sem empecilhos.
A classe burguesa sempre teve jurisdição nas nações comunistas, basta olhar para a China e o seu monopólio ou para Lenin, que era um membro ativo da burguesia agrícola durante o Império Russo.
A única Revolução Russa do século XX foi a Revolução de Fevereiro, os bolcheviques fizeram uma contra-revolução ao invalidar as eleições democráticas depois da abdicação do czar Nicolau II.
Teve problemas e empecilhos sim, lutaram contra varias expedições de paises capilistas e falharam em conquistar a Polônia e a Finlandia.
De onde você é?
@@pagodebregaeforro2803 As expedições russas na Europa Oriental nada têm a ver com a Revolução Russa e com o apoio russo à invasão alemã da Polónia. E outra, a verdadeira Revolução Russa é a de Fevereiro, a "REVOLUÇÃO" de Outubro foi uma tentativa de golpe.
Parabéns pelo excelente trabalho
Esse trabalho merecia ser levado em todas as escolas
Muito obrigado, amigo. 🙏
Na prática a Rússia mandava em tudo.e ainda há pessoas pró Rússia hj em dia
Pois é, Jefferson. Esta guerra atual na Ucrânia é uma guerra claramente colonial. A Metrópole tentando reaver seu território "perdido".
Por isso mesmo é que os países de Leste que tiveram debaixo da influencia comunista que atualmente pertencem à União Europeia, todos eles tem governos de direita. Só Portugal e Espanha é que têm governos socialistas
A foi é é tão imperialista quanto os EUA e outras potências 👹🤡
Já vi isso em alguns lugares onde tem brasileiro que fala que torce pra "mãe Rússia"
Se ensinasse as escolas e universidades esse assunto não existiria militantes, bem apenas na área socio econômico porque não podemos negar que o mundo é problemático quando o assunto é sobre comportamento social.
vídeo fabuloso, todo o sucesso ao canal
Obrigado, Igor.
Parabéns pela instrução…. Nunca vi um video altamente explicativo sobre a situação que realmente ocorria, e ainda mais com as fontes!
Obrigado pelo comentário, amigo.
Muito interessante essa tese, as fontes citadas, e a produção do vídeo! De fato a partir da definição de imperialismo e das características históricas dos impérios colonialistas, comparados à luz da práxis da União Soviética, fica evidente que esta última era ela mesma um império colonialista agressivo e explorador. Interessante observar como a subversão da linguagem e a propaganda soviética tinham a capacidade de escamotear o real efeito das ações do Estado Soviético, criando uma estratagema psicológica que mantém até hoje o imaginário das pessoas preso aos ideias utópicos propagados pela ideologia marxista, de igualdade e liberdade, enquanto as cega para observar o produto real causado na história: fome, genocídios, miséria, terror e autoritarismo. Similarmente a ideia de Maquiavel, onde os fins justificam os meios, o marxismo é uma ideologia onde toda ação revolucionária presente, como suas atrocidades genocidas, não podem ser condenáveis, pois é somente o futuro utópico o Senhor que julgará suas ações.
Mais um excelente video sobre a verdadeira história, com fontes e bibliografia, muito bom
*Queria saber se Yan Neves, gaiofato ou Humberto matos todos estes comunas não vão fazer react desse vídeo no canal deles*
Eu seria mais of3ndido do que qualquer juíz em jogo de Palmeiras e Corinthians. 😅
@@manualdehistoria4774 *Você está de parabéns 🎊 por mostrar a verdade bom dia 😅 abraço 🤗*
O problema dos países do Comecon eram metas, cada país tinha que se especializar e fornecer algo.
A Comecon era uma instituição de fachada, sua função era meramente burocrática, apenas repassava as ordens que vinham de Moscou e desenvolviam os planos a partir dessas ordens. Em geral, apenas a Rússia se industrializou para valer, enquanto nações como a Ucrânia, Cazaquistão, Uzbequistão e Ajerbaijão permaneceram agrários. O petróleo extraído nestes 3 países era enviado diretamente para Moscou e usado para promover o desenvolvimento Russo. Pq esses países concordariam com este abuso se tivessem voz na Comecon?
Nenhuma das 14 repúblicas tinha direito de discutir ou questionar as decisões de Moscou.
@@manualdehistoria4774 isso mesmo e também, pois refiro a relação soviética com as outras nações do COMECON _ Alemanha Oriental, Polônia, Checoslovaquia, Hungria, Romênia, Bulgária, Cuba e Mongólia. E dentro da União Soviética era isso mesmo, algumas nações mais e outras menos desenvolvidas e agrárias, como os países da Ásia Central.
Otimo canal mostras as fontes dad informações❤
Você poderia falar num futuro próximo sobre a China maoista e sobre a China atual ?
Obrigado pelo comentário, Junior. Quanto a sua pergunta, sim. Farei um vídeo sobre a China de Mao, provavelmente sobre a revolução cultural. Acho que a China comunista permite fazer vários vídeos interessantes cada um abordando um aspecto ou uma época específica.
Sou historiador e professor, e apesar do assunto ser fascinante, a quinta série em mim riu com o nome do autor desse artigo 1:45
Claro, o sobrenome do autor é Annus. Típico humor de 5a série. 😊
"Mas isso não é o socialismo de verdade" (Aluno de humanas de Federal)
Aluno da Faculdade de Filosofia e História da USP que tem estufa dentro dos alojamentos do CRUSP e vende cnbs e pó nos bandejões as 15h...
Isto é uma aula excelente.
Bom trabalho :)
Sabe aqueles vídeos que você assiste, antes de acabar já se inscreveu no canal e se prepara para maratonar?
Então!
Então, bem-vindo ao manual de história, Tuareg.
VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS PELOS SEUS VÍDEOS.
Estive na URSS na década de 1970 como turista
e desde o pedido de visto a partir de Viena já
observei o clima estranho nos ambientes (Em-
baixada, aeroporto) das reparticöes públicas.
Deve ter sido uma experiência impressionante. Obrigado pelo comentário, amigo. 🙏
Ian Neves pira com isso😂😂😂😂😂😂😂 Que aula e que Stálin e Lenin queime no inferno junto com Marx e Engels.
Pouca gente fala da assimilação cultural das repúblicas soviéticas também, por algum motivo evitam muito mencionar as atrocidades soviéticas em escolas
Vídeo genial! Mto bem narrado e repleto de referências!
Obrigado pelo comentário generoso, Rapha! 😊
Que conteúdo de excelente qualidade! Sucesso ao canal.
Obrigado pelo comentário generoso, Diego. 😊
Professor, com esse conflito em Israel, faz um video contando a historia da região desde o início ate os dias atuais.
Ta difícil de achar algum que nao tenha viés marxista.
Pior que o viés é a hipocrisia. Comunistas fuzilaram cem milhões e ainda tem cara de pau de criticar Israel
Israel está errado e acabou
Não existe direita e esquerda nesse cenário.
@@Vitor_Emanuel_Rodrigues qualquer outro país teria feito o mesmo ou pior depois do que o hamas fez. Stalin já teria matado cem mil na melhor das hipóteses. Morreram centenas de milhares de crianças em outros conflitos e ninguém nunca reclamou. Só porque não é Israel ninguém fala nada. Outros países podem fazer seus genocídios em m paz sem serem incomodados. Pq Israel está errado já que vc é especialista em guerra?
@@Vitor_Emanuel_Rodrigues A população palestina apoiar uma organização terrorista não é errado tbm?
Ta dificil achar algum sem vies marxista? Kkkk boy, vc ta no RUclips, oq nao falta é canal de direita e/ou de evangélicos... e com certeza eles irao fechar os olhos pra qualquer injustiça vinda da "nação escolhida e queridinha"
Esse video é incrivelmente incrivel, parabens!
Canal excelente! Abre a nossa mente. Retira a história dos escombros marxistas universitários.
Gostei muito do seu comentário, Marcio. Obrigado pela generosidade. 🙏
Excelente aula. Continuem por favor
Que vídeo top , sigo vocês lá no tiko e teko
A turminha da chatice vai vir falando: cadê as fontes? aparece toda hora do inicio até o final
Que bom que gostou do vídeo, Gabriel. Amanhã vou postar uma versão dele no TikTok.
Canal importantíssimo, é excelente aqui.
Em qualquer Regime que há partido único seja ele de direita ou de esquerda não é bom. Reprimir a Liberdade é algo ruim. É reprimir o desenvolvimento e a criatividade.
O Totalitarismo é esquerdista na sua essência.
Obrigado pela aula! 🤓🙏
Excelente matéria...parabéns!
Obrigado, Augusto.
Video revelador, colega, parabéns.
Curiosidade a Romênia era a única dentro do pacto de Varsóvia que não era mais um estado fantoche soviético (a Romênia era mais independente do que Cuba)
Ditadura de Nicolae Ceaucescu
Só que a Romênia tinha um regime comunista muito nefasto que era o do ceausescu
O Brasil até hoje é UMA COLÔNIA A NÍVEL GLOBAL infelizmente. É uma nação servente as demais!!
Que o remanecente desse império maldito se esfacele em mil pedaços para o bem da humanidade, o melhor vídeo que eu ja ví sobre a desgraça sovietica que graçou no mundo! parabens!
Muito obrigado por esse comentário generoso, Edson. 🙏
Só existiu por conta da desgraça que é a desigualdade social, fruto do queridinho e todo benevolo capitalismo.. sem essa desigualdades e hegemonia dos riquinhos nao existiria nem haveria espaço para revolução russa.
Eu reconheço o regime sovietico, principalmente sob Stalin como algo perveso e criminoso, mas é de se espantar que ngm critica tbm o capitalismo, provavelmente pq quando é o outro foda-se.. a propaganda faz a galerinha ter medo de ter que ser "mais igual" ao outro, a ganancia por dinheiro (que existia ate na alta casta sovietica)e a influência dele fala mais alto, nao é a toa qye todos ricaços do mundo morrem de medo do comunismo..
Nos 3:23 a citação mencionada é muito atual no Brasil hoje.
Troque o nome "nações" ou "repúblicas" por "indivíduos"; do "regime" por "stf", e "direito de separação" por "liberdade".
Idênticos!!!!!
Pobre Brasil.