Muito obrigado! Em meio tantos assuntos complexos sobre cartografia, senti a necessidade de abordar os conteúdos de uma forma mais descontraída, para as pessoas conhecerem esta profissão e sua importância. Fico muito feliz em saber que aos poucos os objetivos do CARTOGRAFANDO estão sendo alcançados, e assim, quem ganha é a educação. Seja bem vindo ao canal, forte abraço.
Fiquei 2 dias tentando compreender UTM. As imagens encontradas me levavam à interpretar errado. Em menos de 5 minutos você tirou um peso de mim, eu achando que sou burro demais pra compreender. Sei que é trabalhoso fazer o que você fez, mas parece que você nasceu pra ensinar, então por favor, nunca pare, por mais dedicação tenha que colocar, a humanidade agradece.
Muito obrigado pelo apoio, realmente é bem difícil, quando idealizei o CARTOGRAFANDO já espera essa dificuldade, mas precisamos cada vez mais levar o conhecimento sobre cartografia, topografia, cadastro,... etc. para a população, estes assuntos estão presentes na vida de todos nos e as vezes nem percebemos. São depoimentos como o seu que me fortalecem e me fazem seguir, fico muito feliz em saber que consegui te ajudar, não se preocupe, não irei desistir, pois sei que a educação é a chave para o nosso pais. um forte abraço, seja bem vindo.
Conteúdo muito bem elaborado. Parábens e muito obrigado ..... fiquei com dúvidas, por favor: ........ 1) Os 60 fusos UTM são contados a partir do meridiano de Greenwich para leste, dando toda a volta no planeta, certo? foi o que eu visualizei e entendi aos 4:06 ......... 2) O que significa a letra "d" na expressão (dE ; dN)? Seria deslocamento? .... 3) No deslocamento norte-sul, é certo dizer que a contagem dos 10.000.000 de metros no hemisfério Norte começa em (zero) metros no Equador e vai aumentando até atingir 10.000.000 de metros na latitude 84°N e no hemisfério Sul a contagem começa na latitude 80°S e vai aumentando até atingir 10.000.000 de metros no Equador? ....... 4) No deslocamento lateral, a contagem dos 500.000 metros se inicia nas bordas dos fusos leste e oeste e vão aumentando de "fora para dentro" no sentido do meridiano central do fuso? ........ 5) ainda na direção leste-oeste 3° equivalem a 250.000 de metros? ........ 6) Ainda gostaria de saber como relaciono a projeção UTM com Graus de coordenadas geográficas para efeitos de conversão ....... por exemplo, transformar 23°39'48"S, 46°26'49"W em UTM e vice-versa .......
Primeiramente bem-vindo ao canal, fico feliz em poder interagir e ajudar de alguma forma, antes de responder gostaria de salientar a importância de pesquisar em outras fontes e canais, e caso seja estudante aprimorando seu conhecimento acadêmico, buscar livros, artigos, trabalhos de conclusão.. etc. pois bem vamos lá: 1) Os 60 fusos UTM são contados a partir do meridiano de Greenwich para leste, dando toda a volta no planeta, certo? ERRADO. Os fusos UTM são numerados, iniciando em "1" da esquerda para a direita em relação à longitude 180 graus oeste, no antemeridiano de Greenwich. 2) O que significa a letra "d" na expressão (dE ; dN)? Seria deslocamento? Em algumas equações matemáticas para mostrar a diferença entre dois objetos ou fenômenos no espaço utilizamos um triângulo (conhecido como delta) ou em algumas literaturas temos a letra “d” (diferencial), neste caso temos como exemplo: dE= E1-E2 , Onde E1 ou E2, é a origem do sistema, vai depender do ponto de vista do observador. Logo, dE é a posição do objeto a partir da origem. 3.1) No deslocamento norte-sul, é certo dizer que a contagem dos 10.000.000 de metros no hemisfério Norte começa em (zero) metros no Equador e vai aumentando até atingir 10.000.000 de metros na latitude 84°N, e no hemisfério Sul a contagem começa na latitude 80°S e vai aumentando até atingir 10.000.000 de metros no Equador? Sim, a origem do sistema é na linha do equador. No hemisfério norte inicia em 0 (zero) até atingir a lat 84°N, entretanto nesta latitude não temos os 10 000.000 m. No hemisfério sul inicia em 10 000.000 m até atingir a lat 80ºS, e neste ponto não atinge 0. Uma dica é você associar os 10 000.000m ao norte e 0 ao sul com os limites angulares 90ºN e 90ºS 4) No deslocamento lateral, a contagem dos 500.000 metros se inicia nas bordas dos fusos leste e oeste e vão aumentando de "fora para dentro" no sentido do meridiano central do fuso? No “deslocamento” Longitudinal, a origem do sistema se dá no meridiano central do fuso, iniciando em 500.000 m, aumentando para leste e diminuindo para oeste. 5) ainda na direção leste-oeste 3° equivalem a 250.000 de metros? Não pois é necessário levar em consideração o fator de escala Ko (fator de escala no meridiano central do fuso) e K. 6) Ainda gostaria de saber como relaciono a projeção UTM com Graus de coordenadas geográficas para efeitos de conversão. Para fazer essa transformação você pode utilizar alguns sites, vou deixar um aqui para você dar uma olhada
www.dpi.inpe.br/calcula/ Forte abraço bons estudos.
@@Cartografando poxa, outra aula dentro da aula. Após enviar essas dúvidas pesquisei outros conteúdos como mencionou e agora com sua atenção, tudo se encaixa. Estou me formando piloto de aeronaves e sempre gostei muito do tema navegação, por isso o interesse. Muito obrigado!! Sempre ajudo colegas e quem mais queira sobre o tema repassando todo esse conhecimento adquirido. Valeu ...... Todo sucesso pra ti .......
Olá! Você pode verificar através da ferramenta Google Earth, é gratuito. Já fiz esta pesquisa, e seu município (Barreiros, PE) encontra-se no fuso 25. O Estado do Pernambuco está no fuso 24 e 25, a linha que divide os dois fusos passa próximo a cidade de Caruaru. Caso fique com alguma duvida, fique a vontade para perguntar quantas vezes for necessário e mesmo já sabendo a resposta, verifique no Google Earth, bons estudos.
Pergunta para tentar entender: Posso afirmar que, no sistema de coordenadas geográficas o levantamento planimétrico é a projeção sobre um modelo de esfera perfeita, no sistema de coordenadas geodésicas, o levantamento planimétrico é a projeção sobre um de elipsoide definido por dados de repectores de GNSS, e no sistema de coordenadas UTM, o levantamento planimétrico é a projeção sobre um cilindro transversal? Esse cilindro é tangente ou secante?
Olá Edson! O planeta terra possui forma irregular, a qual chamamos de geoide. Para determinarmos a posição de um objeto no planeta, utilizamos a geometria de uma Esfera ou Elipsoide de revolução, que são a base para o modelo matemático (DATUM) que irá posicionar quais quer objeto no espaço. Ao planificar os objetos, os projetamos em figuras geométricas (plano, cone e cilindro), Assim conseguimos gerar mapas e plantas, por exemplo. Associe que a Esfera e o Elipsoide de revolução tem correlação com a posição do objeto, e que figuras geométricas (plano, cone e cilindro) com a forma como vemos estes objetos. No sistema de coordenadas UTM, temos um cilindro secante e coordenadas planas (projetadas). Forte abraço e bons estudos.
Diferença de GRID UTM e Sistema GRID? Sistema GRID é uma malha formada de linhas verticais e horizontais, geralmente espaçadas igualmente entre si, podendo ser usado para diversos fins, como no uso de folhas para desenhos técnicos e representar um sistema de coordenadas, que é o caso das coordenadas UTM em projetos de engenharia. Este tipo de representação facilita ao usuário a compreensão da posição, tamanho e correlação dos objetos no espaço. Diferença de Fuso UTM e Zona UTM? O Sistema UTM é dividido em 60 fusos de 6 graus de amplitude em longitude. Cada fuso também é chamado de Zona UTM que é numerada... Fonte: www.carto.eng.uerj.br/cgi/index.cgi?x=utm.htm#:~:text=O%20Sistema%20UTM%20%C3%A9%20dividido,exatamente%20no%20centro%20do%20fuso. Espero ter ajudado Eduardo, seja bem vindo, um forte abraço.
eu acrescentaria que não é adequado se referir aos fusos UTM utilizando o termo zona, isso deve ser maisumnproblemq de tradução. Zona se refere a área entre dois paralelos e fuso são as áreas entre dois meridianos. Por exemplo, zona de clima tropical nos remete a porcao do globo que fica entre os trópicos, em determinadas latitudes, já o termo fuso é quando nos referimos a áreas com determinadas longitudes tipo os fusos horários .
Olá Pedro! Tecnicamente existem diversas maneiras de você fazer esta transformação, vai depender do seu objetivo. Caso seu objetivo seja acadêmico, buscando aprender o processo matemático que envolve esta transformação, logo farei vídeos sobre. Caso seu objetivo seja resolver um problema pontual (transformar um único ponto) existem alguns sites que fazem esta transformação, como o www.dpi.inpe.br/calcula/ . Porem se estiver trabalhando com uma lista de pontos sugiro fazer esta transformação em algum software, como por exemplo o QGIS, que é gratuito, aproveitando seu questionamento irei fazer uma vídeo aula ensinando este processo no QGIS. Um forte abraço e seja bem vindo ao canal. Bons estudos.
@@pedroramao2952 que show! Já como é este o caso, a distância entre dois pontos no espaço é dada pela equação D=( (x2-x1)^2 + (y2-y1)^2 )^0,5 ... mas lembre-se que distancias lineares são dadas através de coordenadas planas, você pode utilizar o site do INPE que indiquei acima para transformar coordenadas angulares em planas, verifique também se seu "GPS" não tem está opção e se já não calcula as distancias para você. Caso persistir sua dúvida, pode me contatar via Direct no Instagram @eng_caixeiro, forte abraço.
Maravilhoso, seus conteúdos tem ajudado muito a sanar minhas dúvidas. Sou de São Pulo UTM 22 S. Mas atualmente vivendo em Porto Seguro, BA, UTM 24 S
Vitória da Conquista, Bahia, UTM 24S.
Cara, parabéns pela iniciativa! Gostei muito mesmo!
Muito obrigado! Em meio tantos assuntos complexos sobre cartografia, senti a necessidade de abordar os conteúdos de uma forma mais descontraída, para as pessoas conhecerem esta profissão e sua importância. Fico muito feliz em saber que aos poucos os objetivos do CARTOGRAFANDO estão sendo alcançados, e assim, quem ganha é a educação. Seja bem vindo ao canal, forte abraço.
Fiquei 2 dias tentando compreender UTM. As imagens encontradas me levavam à interpretar errado.
Em menos de 5 minutos você tirou um peso de mim, eu achando que sou burro demais pra compreender.
Sei que é trabalhoso fazer o que você fez, mas parece que você nasceu pra ensinar, então por favor, nunca pare, por mais dedicação tenha que colocar, a humanidade agradece.
Muito obrigado pelo apoio, realmente é bem difícil, quando idealizei o CARTOGRAFANDO já espera essa dificuldade, mas precisamos cada vez mais levar o conhecimento sobre cartografia, topografia, cadastro,... etc. para a população, estes assuntos estão presentes na vida de todos nos e as vezes nem percebemos. São depoimentos como o seu que me fortalecem e me fazem seguir, fico muito feliz em saber que consegui te ajudar, não se preocupe, não irei desistir, pois sei que a educação é a chave para o nosso pais. um forte abraço, seja bem vindo.
nossa parabéns facilitou demais !!!
Muito didático. Parabéns!
Comentário redundante: excelente vídeo e didática! Muito obrigado!
Trabalho maravilho e muinto explicativo pra quem conhece e curti este trabalho e otimo e educativo parabens
Parabéns pelo vídeo!! Excelente explicação!!
Gente, vc é muito didático. Me ajudou muito!
Fico muito feliz em ajudar Luanna, seja bem vinda.
Aula perfeita! Obrigado professor!
Vídeos excelentes, didática maravilhosa, parabéns!!! Recife - PE, Fuso 25 S.
Fico muito feliz em saber que consigo ajudar, seja bem vinda.
Fuso 23 presente, Sul de Minas
Muito bom conteúdo! Didática perfeita 👏🏾👏🏾👏🏾 Na minha cidade, Alvorada - RS, o fuso é 22 também 😎
Ótimo trabalho. Parabéns!!!
Muito obrigado professor, seja bem vindo ao canal. Forte abraço.
Gostei muito do vídeo por ser bem explícito e me ajuda a escalareza as dúvidas que tinha
Muito obrigado pela aula, me ajudou muito com o assunto!
Com certeza contribuiu sim para os meus conhecimentos da matéria abordada.
Show professor Vinicius
Muito bom.
Muito obrigada pela ótima didática!
Muito bom... Ajudou bastante 👏👏👏
Amei o vídeo.
Estou em Angola - Luanda no fuso 33S
Olá João, fico feliz em saber que os vídeos estão te ajudando, seja bem vindo ao canal, forte abraço.
Conteúdo muito bem elaborado. Parábens e muito obrigado ..... fiquei com dúvidas, por favor: ........ 1) Os 60 fusos UTM são contados a partir do meridiano de Greenwich para leste, dando toda a volta no planeta, certo? foi o que eu visualizei e entendi aos 4:06 ......... 2) O que significa a letra "d" na expressão (dE ; dN)? Seria deslocamento? .... 3) No deslocamento norte-sul, é certo dizer que a contagem dos 10.000.000 de metros no hemisfério Norte começa em (zero) metros no Equador e vai aumentando até atingir 10.000.000 de metros na latitude 84°N e no hemisfério Sul a contagem começa na latitude 80°S e vai aumentando até atingir 10.000.000 de metros no Equador? ....... 4) No deslocamento lateral, a contagem dos 500.000 metros se inicia nas bordas dos fusos leste e oeste e vão aumentando de "fora para dentro" no sentido do meridiano central do fuso? ........ 5) ainda na direção leste-oeste 3° equivalem a 250.000 de metros? ........ 6) Ainda gostaria de saber como relaciono a projeção UTM com Graus de coordenadas geográficas para efeitos de conversão ....... por exemplo, transformar 23°39'48"S, 46°26'49"W em UTM e vice-versa .......
Primeiramente bem-vindo ao canal, fico feliz em poder interagir e ajudar de alguma forma, antes de responder gostaria de salientar a importância de pesquisar em outras fontes e canais, e caso seja estudante aprimorando seu conhecimento acadêmico, buscar livros, artigos, trabalhos de conclusão.. etc.
pois bem vamos lá:
1) Os 60 fusos UTM são contados a partir do meridiano de Greenwich para leste, dando toda a volta no planeta, certo? ERRADO.
Os fusos UTM são numerados, iniciando em "1" da esquerda para a direita em relação à longitude 180 graus oeste, no antemeridiano de Greenwich.
2) O que significa a letra "d" na expressão (dE ; dN)? Seria deslocamento?
Em algumas equações matemáticas para mostrar a diferença entre dois objetos ou fenômenos no espaço utilizamos um triângulo (conhecido como delta) ou em algumas literaturas temos a letra “d” (diferencial), neste caso temos como exemplo: dE= E1-E2 , Onde E1 ou E2, é a origem do sistema, vai depender do ponto de vista do observador. Logo, dE é a posição do objeto a partir da origem.
3.1) No deslocamento norte-sul, é certo dizer que a contagem dos 10.000.000 de metros no hemisfério Norte começa em (zero) metros no Equador e vai aumentando até atingir 10.000.000 de metros na latitude 84°N, e no hemisfério Sul a contagem começa na latitude 80°S e vai aumentando até atingir 10.000.000 de metros no Equador?
Sim, a origem do sistema é na linha do equador. No hemisfério norte inicia em 0 (zero) até atingir a lat 84°N, entretanto nesta latitude não temos os 10 000.000 m. No hemisfério sul inicia em 10 000.000 m até atingir a lat 80ºS, e neste ponto não atinge 0. Uma dica é você associar os 10 000.000m ao norte e 0 ao sul com os limites angulares 90ºN e 90ºS
4) No deslocamento lateral, a contagem dos 500.000 metros se inicia nas bordas dos fusos leste e oeste e vão aumentando de "fora para dentro" no sentido do meridiano central do fuso?
No “deslocamento” Longitudinal, a origem do sistema se dá no meridiano central do fuso, iniciando em 500.000 m, aumentando para leste e diminuindo para oeste.
5) ainda na direção leste-oeste 3° equivalem a 250.000 de metros?
Não pois é necessário levar em consideração o fator de escala Ko (fator de escala no meridiano central do fuso) e K.
6) Ainda gostaria de saber como relaciono a projeção UTM com Graus de coordenadas geográficas para efeitos de conversão.
Para fazer essa transformação você pode utilizar alguns sites, vou deixar um aqui para você dar uma olhada
www.dpi.inpe.br/calcula/
Forte abraço bons estudos.
@@Cartografando poxa, outra aula dentro da aula. Após enviar essas dúvidas pesquisei outros conteúdos como mencionou e agora com sua atenção, tudo se encaixa. Estou me formando piloto de aeronaves e sempre gostei muito do tema navegação, por isso o interesse. Muito obrigado!! Sempre ajudo colegas e quem mais queira sobre o tema repassando todo esse conhecimento adquirido. Valeu ...... Todo sucesso pra ti .......
Muito bom o trabalho 👏🏾👏🏾
Muito obrigado. forte abraço.
Recife, fuso 25. Valeu, braços
Obrigada, prof!!
Que bom que gostou do vídeo, forte abraço.
Mogi Guaçu - SP, fuso 23 sul
Gracias por el video, buen trabajo y gracias a Dios el portugués es similar al español. O brigado, parabens...
quero distinguir o utm pra metros para descobrir a cordenadas de arvores para poda elas estão em utm moro em Ponta Grossa Pr e aqui usaram zona 22j
Meu fuso é 22 e moro em Brasíla- DF, mais especificamente na cidade Ceilândia.
Qual fuso está meu viamão/RS
Falo de BARREIROS, PE, como faço p localizar esta cidade no globo terrestre
Olá! Você pode verificar através da ferramenta Google Earth, é gratuito. Já fiz esta pesquisa, e seu município (Barreiros, PE) encontra-se no fuso 25. O Estado do Pernambuco está no fuso 24 e 25, a linha que divide os dois fusos passa próximo a cidade de Caruaru. Caso fique com alguma duvida, fique a vontade para perguntar quantas vezes for necessário e mesmo já sabendo a resposta, verifique no Google Earth, bons estudos.
Fuso 22,Estado de São Paulo
Oi ...só lembrando que parte do Brasil está no Hemisfério Norte.
Olá Guilherme! Coloquei esta correção na descrição do vídeo. Mas agradeço pela ajuda, forte abraço e seja bem vindo.
Eu estou em Jardim,MS Fuso 21
Sim
Olá eu tô tentando localizar uma área aqui no Mato Grosso a localização da área está em coordenadas UTM vc pode ajuda amigo?
Olá, claro Rafael. Você pode me chamar no insta @_Cartografando_ ou no @ViniCaixeiro
Pergunta para tentar entender: Posso afirmar que, no sistema de coordenadas geográficas o levantamento planimétrico é a projeção sobre um modelo de esfera perfeita, no sistema de coordenadas geodésicas, o levantamento planimétrico é a projeção sobre um de elipsoide definido por dados de repectores de GNSS, e no sistema de coordenadas UTM, o levantamento planimétrico é a projeção sobre um cilindro transversal? Esse cilindro é tangente ou secante?
Olá Edson! O planeta terra possui forma irregular, a qual chamamos de geoide. Para determinarmos a posição de um objeto no planeta, utilizamos a geometria de uma Esfera ou Elipsoide de revolução, que são a base para o modelo matemático (DATUM) que irá posicionar quais quer objeto no espaço. Ao planificar os objetos, os projetamos em figuras geométricas (plano, cone e cilindro), Assim conseguimos gerar mapas e plantas, por exemplo. Associe que a Esfera e o Elipsoide de revolução tem correlação com a posição do objeto, e que figuras geométricas (plano, cone e cilindro) com a forma como vemos estes objetos.
No sistema de coordenadas UTM, temos um cilindro secante e coordenadas planas (projetadas).
Forte abraço e bons estudos.
@@Cartografando obrigado pelo retorno. Topografia é um pouco mais complexo que eu imaginava, mas vou continuar em frente. Aguardo novos vídeos seus.
Fuso 21 cuiaba mt
Profº qual a diferença de GRID UTM e Sistema GRID? Qual diferença de Fuso UTM e Zona UTM?
Diferença de GRID UTM e Sistema GRID?
Sistema GRID é uma malha formada de linhas verticais e horizontais, geralmente espaçadas igualmente entre si, podendo ser usado para diversos fins, como no uso de folhas para desenhos técnicos e representar um sistema de coordenadas, que é o caso das coordenadas UTM em projetos de engenharia. Este tipo de representação facilita ao usuário a compreensão da posição, tamanho e correlação dos objetos no espaço.
Diferença de Fuso UTM e Zona UTM?
O Sistema UTM é dividido em 60 fusos de 6 graus de amplitude em longitude. Cada fuso também é chamado de Zona UTM que é numerada...
Fonte: www.carto.eng.uerj.br/cgi/index.cgi?x=utm.htm#:~:text=O%20Sistema%20UTM%20%C3%A9%20dividido,exatamente%20no%20centro%20do%20fuso.
Espero ter ajudado Eduardo, seja bem vindo, um forte abraço.
@@Cartografando muito obrigado prof
eu acrescentaria que não é adequado se referir aos fusos UTM utilizando o termo zona, isso deve ser maisumnproblemq de tradução. Zona se refere a área entre dois paralelos e fuso são as áreas entre dois meridianos. Por exemplo, zona de clima tropical nos remete a porcao do globo que fica entre os trópicos, em determinadas latitudes, já o termo fuso é quando nos referimos a áreas com determinadas longitudes tipo os fusos horários .
Como transformar Gráus, Minuto e segundo em Km ou M ?
Como transformar G,M e S em Km ou M ?
Olá Pedro! Tecnicamente existem diversas maneiras de você fazer esta transformação, vai depender do seu objetivo. Caso seu objetivo seja acadêmico, buscando aprender o processo matemático que envolve esta transformação, logo farei vídeos sobre. Caso seu objetivo seja resolver um problema pontual (transformar um único ponto) existem alguns sites que fazem esta transformação, como o www.dpi.inpe.br/calcula/ . Porem se estiver trabalhando com uma lista de pontos sugiro fazer esta transformação em algum software, como por exemplo o QGIS, que é gratuito, aproveitando seu questionamento irei fazer uma vídeo aula ensinando este processo no QGIS. Um forte abraço e seja bem vindo ao canal. Bons estudos.
Meu Prof não é estudo acad eu faço trilha e orient
ação, é só calcular as dst percorridas, me ajuda !
@@pedroramao2952 que show! Já como é este o caso, a distância entre dois pontos no espaço é dada pela equação D=( (x2-x1)^2 + (y2-y1)^2 )^0,5 ... mas lembre-se que distancias lineares são dadas através de coordenadas planas, você pode utilizar o site do INPE que indiquei acima para transformar coordenadas angulares em planas, verifique também se seu "GPS" não tem está opção e se já não calcula as distancias para você. Caso persistir sua dúvida, pode me contatar via Direct no Instagram @eng_caixeiro, forte abraço.
Valeu brother vou ficar te devendo essa pedra !
Cidade Ipatinga mb fuso 23
A MUSICA DE FUNDO ATRAPALHA A SUA AULA
Atenção - contados a partir do Antimeridiano de Greenwich e não do Meridiano de Greenwich como apresentado.
sp fuso 22
Fuso 24
estou ouvindo gregoooooo
fuso 24
Fuso 24