Uma profissão estressante,e muito mal remunerada,e em situação praticamente insalubre,nas escolas públicas desse país,sem estrutura nenhuma, muita pressão psicológica, conheço vários professores que sofreram ou sofrem até hj depressão e ansiedade,e por conta disso largaram de trabalhar para sair de tudo isso e cuidar de sua sanidade mental.
Sou professor na rede pública há 20 anos e NÃO recomendo esse caminho a ninguém. Já cheguei a trabalhar em 6 colégios diferentes ao mesmo tempo. Nesses anos eu desenvolvi transtornos psiquiátricos devido ao excesso de carga de trabalho e gasto boa parte do meu salário em tratamentos e medicamentos controlados. A burocracia na educação é MASSACRANTE e esgota o professor em vários níveis: emocional, social, físico, familiar etc. Quando o professor é novo ele até aguenta o tranco, mas com o tempo ele adoece, inevitavelmente... Eu gostava de dar aulas, mas hoje me arrependo até o fundo da alma de ter cursado licenciatura. O ensino público no Brasil é feito para não dar certo. ... Atualmente me preparo para realizar concursos em outras áreas para sair desta situação. No meu caso, é uma questão de saúde.
Uma pena que eu não levei isso em consideração antes de escolher essa profissão. Rezo a Deus para conseguir mudar de profissão em breve, mas antes disso sigo preparando materiais para o ENEM pq só assim para ganhar dinheiro na minha área
É tão triste Tenho um pai professor, uma das minhas melhores amigas é professora, amigos rm grande parte são professores, eu mesma faço mestrado em uma área da educação ( maa sou da comunicação) e o sentimento é o msm: desgaste, desconforto, desvalorização... é mt triste, vejo professores com currículos excelentes sem oportunidades fidedignas a sua formação.
Já fui professor de Química PSS por 2 anos, amava lecionar, mas vi que o salário não compensava o esforço, fiz concurso público em outra área. Para começar a compensar a profissão de professor, o salário por 20hs semanal precisar ser suficiente para sustentar a família. Em troca disso, o ensino deve ser de excelência. Sem militâncias, sem partido... A carreira deve ser desejada com um salário digno. Qual a diferença de um juiz e um professor? Os 2 tem curso superior.... Pensem nisso.
Fui professor de química por 6 anos, mas pedi exoneração do estado. Porém, criei um novo ânimo e agora entrando no mestrado, pretendo me formar e voltar. Hoje até curso Engenharia Química, mas já tô velho pra concluir. Vi que meu negócio é criar um gás, voltar mesmo que como CLT, mas passar a investir no mercado de ações. Esse sim é o futuro!
Nao sei onde estava com a cabeça o dia em que eu pensei em ser professora! Antes tinha orgulho de mim mesma! Hoje minha vontade é rasgar meu diploma! Ser professor é ser humilhado constantemente pelos pais, e a escola cobra que você dê conta de algo que é impossível de fazer! Educar uma sociedade doente! Doente de saber o que é ter respeito, doente pois não há limites pra mais nada! Existe um câncer dentro da educação, que a cada dia toma mais conta de todos, fazendo a educação dentro da escola hoje ser apenas uma utopia, onde o aluno vai pra escola fazer TUDO menos estudar, menos aprender! O professor finge que ensina, pois fala com as paredes, e os alunos fingem que aprendem! A sociedade está cega para o que vem acontecendo na área da educação! E estão todos vendados diante de tudo, dançando a mesma musica, e apenas repetindo o mesmo passo! E ninguém está fazendo nada para abrir os olhos para o que está acontecendo de verdade dentro das escolas e com os professores! Eu acho e bom que essa profissão seja exterminada, afinal de contas somos apenas fantoches dos pais, dos alunos, e das escolas!
Muito obrigado pelo seu comentário. Você falou a verdade nua e crua: "Brasil é uma sociedade doente". Eu acrescentaria "degenerada, deturpada e em processo de putrefação". Coisas básicas como educação, respeito, honestidade etc estão em extinção nesse país.
sou um instrutor do Senai (minha conta google é do tempo que eu era adolescente, por isso o nick name...), que faço tudo o que um professor faz... posso afirmar que você só falou verdades !
É adriana , agr é relaxar um pouco e assistir o caos que vai se instalar nos proximos anos kkkk , uma avalanche de pais aperreados do juizo tentando home schooling ( ou nem isso ) pra uma legiao de demônios mal educados 😆😆😆😆
Finalmente, depois de 3 anos, consegui deixar de ser professor.. forem várias vezes que cheguei em casa chorando, sem contar a falta de tempo ( trabalhar em casa nos finais de semana e feriados).
Existem ótimos mestres e o que não temos e,responsabilidade de políticos para com professores e alunos porém,para conduzir máquinas também se necessita de mestres e isto ninguém vê ou se vê,se fazem de cegos,mudos e surdos pois político se preocupa com si próprio e não outros.
Não só isso! EU QUERO FAZER mestrado, mas não consigo, por não ter condições de pagar um privado ouuuuu mesmo pagar por uma orientação de protejo acadêmico, visto que para ser aprovado e aceito vc precisa de boa orientação e nisso tem que investir, algo que não tenho!. Mesmo tendo alguns programas, EUUUUUUU PRECISO estar trabalhando para me manter no básico e depois pensar no mestrado ou doutorado, que no fim só vale a pena pena se encarar uma federal para lecionar, pq da primária graduação ao doutorado uma diferença de 2 ou 2,5 salários (esquece).
@@Rúben-f3i Meu camarada, graduar qq boca de balde pega um diploma, a questão é... vc faz investe 300 400 para cursinho e tenta pegar uma federal para se formar, para um professor passado 4 anos 5 anos, receber 2.400,00 olhe lá se pegar carga horária cheia pois pRa disciplinas como a minha,é para receber 900, 1.500 com poucas horas no mês,se tiver sorte de pegar outra escola para tentar fechar um salário acima do mínimo, é sorte e agradecer. Agora! Não importa o valor que vc em curso superior a questão é que mesmo com nível superior, teu salário ainda continua sendo mínimo para grande maioria das formações. Compreendeu agora senhor! 👍🏿👍🏿
Moço é só pagar bem para os professores, que esse problema se resolve rápido! Por que não falta professor de universidade pública, por que pagam bem, se comparado aos da rede básica! Simples assim!
sou professor e na pratica,o EAD veio para ficar e não volta mais,licenciatura presencial no meu ver vai ser extinguido,principlamente nos cursos de licenciaturas,mas EAD,não é só uma tendencia no Brasil,mas sim GLOBAL
EAD só tem um objetivo: vender diploma. A diferença entre licenciados de pública e particular (presencial) já é observado, agora EAD é um nível bem, bem, bem inferior.
Não só isso! EU QUERO FAZER mestrado, mas não consigo, por não ter condições de pagar um privado ouuuuu mesmo pagar por uma orientação de protejo acadêmico, visto que para ser aprovado e aceito vc precisa de boa orientação e nisso tem que investir, algo que não tenho!. Mesmo tendo alguns programas, EUUUUUUU PRECISO estar trabalhando para me manter no básico e depois pensar no mestrado ou doutorado, que no fim só vale a pena pena se encarar uma federal para lecionar, pq escola primária do graduado ao doutorado uma diferença de 2 ou 2,5 salários (esquece).
Migração para os professores por favor! Porque ser professor no Brasil é uma lástima, uma tortura diária! É ser o alvo sempre dos pais e das escolas, ambos colocam a culpa de tudo nos professores! Somos o alvo que deve ser bombardeado e destruído o tempo todo!
Sou professor de escola pública há 14 anos, e eu discordo que falta professores. Eu acredito que exista excesso de licenciados no país. O que acontece é que; a contratação é pífia, as escolas particulares não contratam, e as escolas públicas preparam um peneirão imenso para contratar professores. O que acontece é; excesso de professores desempregados, e escolas precisando de profissionais, e pela péssima gestão não se contrata. É como se pessoas estivessem com sede, existe logo a frente um manancial de água doce, mas são impedidos de beber água.
@@joanatavares140 porque as escolas privadas pagam muito mal. As escolas privadas ficam com o excesso que não conseguiu ser aprovado nos concursos dos estados e prefeituras. As escolas públicas pagam relativamente bem e ainda oferecem estabilidade. As escolas privadas pagam muito mal e não oferecem benefícios aos seus docentes, futuramente se esse novo governo voltar investir em educação, as escolas públicas vão absorver mais professores e as privadas vão ficar sem funcionários.
@@thiagodumont4089 por acaso o que uma pessoa fala é a verdade irrefutável e absoluta? Peça para esse economista vir dar uma olhada nas unidades em quantas pessoas estão fazendo licenciatura para lecionar. Você deveria procurar mais fontes ao invés de se prender a uma como se fosse uma verdade absoluta. O que a realidade tá mostrando é que falta professores e tem cada vez menos interessados pela área.
É contraditório isto, pois na realidade, na Seduc do meu estado teve 300 mil inscritos para contratos temporários, apenas 10% foram contratados. Mesmo que ninguém mais fizesse licenciatura, ainda tem muitos professores dispostos a lecionar. Isto é uma questão vocacional, não tem a ver com as dificuldades.
E difícil de acreditar, quando se abre um concurso há um número grande de inscritos, as vagas existem,mas os governos não abrem as vagas no certames, aí eles continuam com os contratos temporários está é a realidade principalmente em cidades do interior, somado a isso e outros fatores que acabam sobrecarregando os atuais. Não há nada que motive seguir esta carreira, sem falar também na contaminação ideológica que estraga o que já não anda bem. Triste realidade.
Não só isso! EU QUERO FAZER mestrado, mas não consigo, por não ter condições de pagar um privado ouuuuu mesmo pagar por uma orientação de protejo acadêmico, visto que para ser aprovado e aceito vc precisa de boa orientação e nisso tem que investir, algo que não tenho!. Mesmo tendo alguns programas, EUUUUUUU PRECISO estar trabalhando para me manter no básico e depois pensar no mestrado ou doutorado, que no fim só vale a pena pena se encarar uma federal para lecionar, pq escola primária do graduado ao doutorado uma diferença de 2 ou 2,5 salários (esquece).
Uma profissão estressante,e muito mal remunerada,e em situação praticamente insalubre,nas escolas públicas desse país,sem estrutura nenhuma, muita pressão psicológica, conheço vários professores que sofreram ou sofrem até hj depressão e ansiedade,e por conta disso largaram de trabalhar para sair de tudo isso e cuidar de sua sanidade mental.
Os políticos querem acabar com a educação, pois gente que pensa, dá trabalho a eles.
Sou professor na rede pública há 20 anos e NÃO recomendo esse caminho a ninguém. Já cheguei a trabalhar em 6 colégios diferentes ao mesmo tempo. Nesses anos eu desenvolvi transtornos psiquiátricos devido ao excesso de carga de trabalho e gasto boa parte do meu salário em tratamentos e medicamentos controlados. A burocracia na educação é MASSACRANTE e esgota o professor em vários níveis: emocional, social, físico, familiar etc. Quando o professor é novo ele até aguenta o tranco, mas com o tempo ele adoece, inevitavelmente... Eu gostava de dar aulas, mas hoje me arrependo até o fundo da alma de ter cursado licenciatura. O ensino público no Brasil é feito para não dar certo.
...
Atualmente me preparo para realizar concursos em outras áreas para sair desta situação. No meu caso, é uma questão de saúde.
Uma pena que eu não levei isso em consideração antes de escolher essa profissão. Rezo a Deus para conseguir mudar de profissão em breve, mas antes disso sigo preparando materiais para o ENEM pq só assim para ganhar dinheiro na minha área
É tão triste
Tenho um pai professor, uma das minhas melhores amigas é professora, amigos rm grande parte são professores, eu mesma faço mestrado em uma área da educação ( maa sou da comunicação) e o sentimento é o msm: desgaste, desconforto, desvalorização... é mt triste, vejo professores com currículos excelentes sem oportunidades fidedignas a sua formação.
Já fui professor de Química PSS por 2 anos, amava lecionar, mas vi que o salário não compensava o esforço, fiz concurso público em outra área. Para começar a compensar a profissão de professor, o salário por 20hs semanal precisar ser suficiente para sustentar a família. Em troca disso, o ensino deve ser de excelência. Sem militâncias, sem partido... A carreira deve ser desejada com um salário digno. Qual a diferença de um juiz e um professor? Os 2 tem curso superior.... Pensem nisso.
Fui professor de química por 6 anos, mas pedi exoneração do estado. Porém, criei um novo ânimo e agora entrando no mestrado, pretendo me formar e voltar. Hoje até curso Engenharia Química, mas já tô velho pra concluir. Vi que meu negócio é criar um gás, voltar mesmo que como CLT, mas passar a investir no mercado de ações. Esse sim é o futuro!
Nao sei onde estava com a cabeça o dia em que eu pensei em ser professora! Antes tinha orgulho de mim mesma! Hoje minha vontade é rasgar meu diploma!
Ser professor é ser humilhado constantemente pelos pais, e a escola cobra que você dê conta de algo que é impossível de fazer! Educar uma sociedade doente! Doente de saber o que é ter respeito, doente pois não há limites pra mais nada! Existe um câncer dentro da educação, que a cada dia toma mais conta de todos, fazendo a educação dentro da escola hoje ser apenas uma utopia, onde o aluno vai pra escola fazer TUDO menos estudar, menos aprender! O professor finge que ensina, pois fala com as paredes, e os alunos fingem que aprendem! A sociedade está cega para o que vem acontecendo na área da educação! E estão todos vendados diante de tudo, dançando a mesma musica, e apenas repetindo o mesmo passo!
E ninguém está fazendo nada para abrir os olhos para o que está acontecendo de verdade dentro das escolas e com os professores!
Eu acho e bom que essa profissão seja exterminada, afinal de contas somos apenas fantoches dos pais, dos alunos, e das escolas!
Muito obrigado pelo seu comentário. Você falou a verdade nua e crua: "Brasil é uma sociedade doente". Eu acrescentaria "degenerada, deturpada e em processo de putrefação". Coisas básicas como educação, respeito, honestidade etc estão em extinção nesse país.
sou um instrutor do Senai (minha conta google é do tempo que eu era adolescente, por isso o nick name...), que faço tudo o que um professor faz... posso afirmar que você só falou verdades !
É adriana , agr é relaxar um pouco e assistir o caos que vai se instalar nos proximos anos kkkk , uma avalanche de pais aperreados do juizo tentando home schooling ( ou nem isso ) pra uma legiao de demônios mal educados 😆😆😆😆
Perfeita! Com 30 anos de Magistério ratifico suas palavras!!!!
Abandonei a profissão para o bem da minha saúde mental. Melhor decisão da minha vida.
Finalmente, depois de 3 anos, consegui deixar de ser professor.. forem várias vezes que cheguei em casa chorando, sem contar a falta de tempo ( trabalhar em casa nos finais de semana e feriados).
Fazem concursos e mesmo assim tem a maioria de contratados, alegam falta de verba pra efetivar os cadastros de reserva.
Existem ótimos mestres e o que não temos e,responsabilidade de políticos para com professores e alunos porém,para conduzir máquinas também se necessita de mestres e isto ninguém vê ou se vê,se fazem de cegos,mudos e surdos pois político se preocupa com si próprio e não outros.
Aqui no Rio Grande do Sul é tirar o atual governador. PSDB.
Até os formados estão debandando. Assumi um concurso este ano e já estou migrando de área.
Mais Professores.
Tem professor, mas eles querem acabar com o que tem.
Não só isso! EU QUERO FAZER mestrado, mas não consigo, por não ter condições de pagar um privado ouuuuu mesmo pagar por uma orientação de protejo acadêmico, visto que para ser aprovado e aceito vc precisa de boa orientação e nisso tem que investir, algo que não tenho!. Mesmo tendo alguns programas, EUUUUUUU PRECISO estar trabalhando para me manter no básico e depois pensar no mestrado ou doutorado, que no fim só vale a pena pena se encarar uma federal para lecionar, pq da primária graduação ao doutorado uma diferença de 2 ou 2,5 salários (esquece).
Irmão, hoje um curso superior EAD de licenciatura é 200 reais para cima, se o senhor não tem isso está passando fome.
@@Rúben-f3i Meu camarada, graduar qq boca de balde pega um diploma, a questão é... vc faz investe 300 400 para cursinho e tenta pegar uma federal para se formar, para um professor passado 4 anos 5 anos, receber 2.400,00 olhe lá se pegar carga horária cheia pois pRa disciplinas como a minha,é para receber 900, 1.500 com poucas horas no mês,se tiver sorte de pegar outra escola para tentar fechar um salário acima do mínimo, é sorte e agradecer.
Agora! Não importa o valor que vc em curso superior a questão é que mesmo com nível superior, teu salário ainda continua sendo mínimo para grande maioria das formações.
Compreendeu agora senhor! 👍🏿👍🏿
Moço é só pagar bem para os professores, que esse problema se resolve rápido! Por que não falta professor de universidade pública, por que pagam bem, se comparado aos da rede básica! Simples assim!
Não faltam professores. O que falta é quem queira ser professor hoje em dia.
O EAD seria uma problemática ou solução aos professores ??
sou professor e na pratica,o EAD veio para ficar e não volta mais,licenciatura presencial no meu ver vai ser extinguido,principlamente nos cursos de licenciaturas,mas EAD,não é só uma tendencia no Brasil,mas sim GLOBAL
Quero ver os pais dar conta de colocar regras e limites para eles estudarem
EAD só tem um objetivo: vender diploma. A diferença entre licenciados de pública e particular (presencial) já é observado, agora EAD é um nível bem, bem, bem inferior.
Não só isso! EU QUERO FAZER mestrado, mas não consigo, por não ter condições de pagar um privado ouuuuu mesmo pagar por uma orientação de protejo acadêmico, visto que para ser aprovado e aceito vc precisa de boa orientação e nisso tem que investir, algo que não tenho!. Mesmo tendo alguns programas, EUUUUUUU PRECISO estar trabalhando para me manter no básico e depois pensar no mestrado ou doutorado, que no fim só vale a pena pena se encarar uma federal para lecionar, pq escola primária do graduado ao doutorado uma diferença de 2 ou 2,5 salários (esquece).
Agora médico e advogado despejado de enxurrada no mercado.
Será que esse ano não cai imigração e refugiados não?
Eu acredito que não, porque afeta o governo, mas tudo é possível kkkkkk
Migração para os professores por favor!
Porque ser professor no Brasil é uma lástima, uma tortura diária! É ser o alvo sempre dos pais e das escolas, ambos colocam a culpa de tudo nos professores! Somos o alvo que deve ser bombardeado e destruído o tempo todo!
O problema real é o absurdo excesso de professores.
💖💖💖
Sou professor de escola pública há 14 anos, e eu discordo que falta professores. Eu acredito que exista excesso de licenciados no país. O que acontece é que; a contratação é pífia, as escolas particulares não contratam, e as escolas públicas preparam um peneirão imenso para contratar professores. O que acontece é; excesso de professores desempregados, e escolas precisando de profissionais, e pela péssima gestão não se contrata. É como se pessoas estivessem com sede, existe logo a frente um manancial de água doce, mas são impedidos de beber água.
Qual a matéria que tem mais déficit de professor m
@@santos0118 aqui em Pernambuco AINDA precisam de matemática, porém a mais saturada é Biologia.
Pq as escolas particulares não contratam e o q seria "peneirao" por parte das escolas públicas? Bom dia 😊
@@joanatavares140 porque as escolas privadas pagam muito mal. As escolas privadas ficam com o excesso que não conseguiu ser aprovado nos concursos dos estados e prefeituras. As escolas públicas pagam relativamente bem e ainda oferecem estabilidade. As escolas privadas pagam muito mal e não oferecem benefícios aos seus docentes, futuramente se esse novo governo voltar investir em educação, as escolas públicas vão absorver mais professores e as privadas vão ficar sem funcionários.
Escolas de rede particular se for de rede cristã contatada membros de sua denominação
Professor, cai fora enquanto pode...
Falta de professores? Acho que meu amigo galo doido nunca participou de uma designação do estado. Existe um excesso de professores no mercado.
Em qual mercado? Aqui em São Paulo muitas faculdades não estão nem conseguindo fechar curso de letras por falta de alunos. Tá bem equivocado!
@@ultraviolence99s pq o pessoal sabe que não vai ter emprego.
@@ultraviolence99s eu conheço pelo menos 30 professores de português desempregados.
@@ultraviolence99sprocure uma reportagem do economista Ricardo Paes sobre o excesso de professores disponíveis no mercado.
@@thiagodumont4089 por acaso o que uma pessoa fala é a verdade irrefutável e absoluta? Peça para esse economista vir dar uma olhada nas unidades em quantas pessoas estão fazendo licenciatura para lecionar. Você deveria procurar mais fontes ao invés de se prender a uma como se fosse uma verdade absoluta. O que a realidade tá mostrando é que falta professores e tem cada vez menos interessados pela área.
Ja são 20 anos de PT e 16 anos de Alckmin em São Paulo, não resolveu pq🤷♂️
É contraditório isto, pois na realidade, na Seduc do meu estado teve 300 mil inscritos para contratos temporários, apenas 10% foram contratados. Mesmo que ninguém mais fizesse licenciatura, ainda tem muitos professores dispostos a lecionar. Isto é uma questão vocacional, não tem a ver com as dificuldades.
Você mora em qual estado ?
@@FelipeFreiredeSouza RS
entao ha muito desemprego?
@@Davi3038849844 muitos desempregados. Não há demanda.
Não é nada desses motivos. A verdade é a falta de respeito. Professor é tratado como cachorro
Não existe educação no Brasil
E difícil de acreditar, quando se abre um concurso há um número grande de inscritos, as vagas existem,mas os governos não abrem as vagas no certames, aí eles continuam com os contratos temporários está é a realidade principalmente em cidades do interior, somado a isso e outros fatores que acabam sobrecarregando os atuais. Não há nada que motive seguir esta carreira, sem falar também na contaminação ideológica que estraga o que já não anda bem. Triste realidade.
Não só isso! EU QUERO FAZER mestrado, mas não consigo, por não ter condições de pagar um privado ouuuuu mesmo pagar por uma orientação de protejo acadêmico, visto que para ser aprovado e aceito vc precisa de boa orientação e nisso tem que investir, algo que não tenho!. Mesmo tendo alguns programas, EUUUUUUU PRECISO estar trabalhando para me manter no básico e depois pensar no mestrado ou doutorado, que no fim só vale a pena pena se encarar uma federal para lecionar, pq escola primária do graduado ao doutorado uma diferença de 2 ou 2,5 salários (esquece).