Professor Olavo é fora de série. E é perceptível a humildade dele, quando se acha incapaz de se fazer entender, sendo que está externalizando seu entendimento de forma bem compreensível.
Olavo está em outro patamar, é algo surreal o que esse senhor tem de conhecimento... Lê as maiores mentes e consegue achar erros verdadeiros, a maioria das pessoas que lê livros de grandes mentes se quer imagina que os cara possa errar e o veio como tem um conhecimento fora de série consegue encontrar e ainda passa para nós.
Olá Daniel, não acredito que ele seja gnóstico, te mostro um artigo, se ainda quiseres esclarecimento neste ponto específico, que demostra suas ideias anti-gnosticismo, baseadas em sua crítica a um livro de um certo René Guion, onde ele esclarece certas coincidências entre o orientalismo, as suposições filo-arqueológicas sobre aos sete palácios subterrâneos do oriente e seu discipulatum, sóbrio para a cultura judaico cristã ocidental. Ele é sem dúvida um auto esclarecido por esforço e um cristão convicto, por base aristotelica, talvez ele possa ser chamado de escolástico do século 21, mas eu prefiro chamá-lo de conservador o que seria o mesmo que um filósofo com crenças profundamente católicas.
A Sabedoria é um tesouro incalculável e a Filosofia expressa a vontade e o amor que movem os seres humanos sedentos por saberes, a procurarem por toda parte, tal tesouro de valor inestimável. Seres humanos estes, entre os quais temos o nobre professor Olavo de Carvalho que, incansavelmente, busca a sabedoria filosófica desde sua juventude, de tal modo que hoje sabe, como ninguém, o que há de mais sutil e profundo no mundo do conhecimento.
Louvado seja Deus por tudo e todos e em todas as espécies de vida e dimensões , obrigado professor Olavo de Carvalho esteja na luz irmão ! Salve Daniel Mota e equipe !!! 🙏👏👏
Como sempre uma explicação magistral acompanhada de brilhante aula de humildade, esse é nosso saudoso mestre Olavo, que Deus o tenha na eternidade. Tanta saudade e muita gratidão.
Obrigada pelo trecho. Bem,eu me considero uma panteísta(embora eu esteja caminho ao panteísmo ou deísmo). Acredito que existe muito mais coisas sobre os céus que não sabemos,nós estamos aqui na terra para aprender,a nossa verdadeiro casa está em outro lugar. Mas é bom ver o ponto de vista católico sobre essas coisas... Tenha um bom dia.
@@LuisBrandt_ Bom dia , estou fazendo o meu trabalho de "formiguinha" ajudando e cooperando para todos os Canais Conservadores de Direita ! Venha fazer parte , ajude coopere para que Canais como o de DanielMota , não cessem de postar conteúdos .
Este último argumento, sozinho, arrebenta com toda a chamada escola psicoterapica conhecida por gestalt, porém, os seus seguidores morrem de pé junto e elegantes dizendo que gestalt é o suprassumo da intelectualidade.
No Brasil todo mundo sai palpitando para os quatro cantos do mundo, exatamente sobre o assunto que menos se preparou, além disso ser ridículo na mentalidade do brasileiro atualmente, outra característica marcante e única, é a soberba de achar que é o único que sabe das coisas, que os outros precisam aprender com ele. Então, por mais que algumas pessoas odeiem Olavo de Carvalho, se o caráter, e a honestidade intelectual, forem valores acima, até de todos os defeitos que a pessoa possuir, é obrigado concordar que ele estava certo quando disse isso. Com relação o vídeo, ai já é outros quinhentos, mas, ainda acho que ele está correto.
Nós temos a centelha divina, mas ela nao é provida por nós mesmos, mas por e atraves de Cristo Nosso Senhor. O gnosticismo se perde e se esvazia quando se afasta de Cristo.
Estou lendo: Antropoteísmo: a religião do Homem. Do grande Orlando Fedeli. Nesse ponto da marca distinta do Gnóstico, eles concordam. Fedeli apresenta o Gnóstico como aquele que se revolta para com a Ordem dos Cosmos estabelecida pelo Criador. O homem inconformado com a relatividade e limitações do ser contigente quer fazer dele Absoluto; o trágico empreendimento de divinização do homem pelo homem.
Não é bem assim não, o que boa parte dos gnósticos acreditam é que como somos imagem e semelhança do criador, também podemos criar nosso próprio universo, Deus nos fez criaturas com capacidade de criar e escolher o que criar. Mas existem centenas de vertentes gnósticas, cada uma com aspectos diferentes, assim como acorrem com as igrejas evangélicas.
É sempre a arte de deturpar o gnosticismo utilizando uma ou outra ideia desta ou daquela vertente. O que mais afeta os críticos é que o gnóstico nega a MEDIAÇÃO arrogante entre o homem e Deus Gerador, mediação que a igreja e seus chefes sempre utilizaram como instrumento de poder político. O gnóstico ñ tem essa arrogância de se pensar divino ou absoluto, mas compreende que tem em sua constituição algo sagrado que o conecta DIRETAMENTE a Deus, sem atravessadores.
Todas estão gravadas e são maravilhosas! Não perca! Você sai de lá sempre melhor, mais feliz, muito mais inteligente. Esse homem é um presente de Deus.
O saudoso Olavo está certíssimo; toda a filosofia antiga, antes de Jesus (e até depois e nos dias de hoje) idolatram o próprio ser humano e estiveram na vaidade dos seus corações e nas suas 'carnes' que chamo de ego! É raro uma filosofia que se inspire no Espírito, sempre é no ego humano.
Também acho graça em particular dessa presunção de alguns estudiosos atuais de poder interpretar Heráclito e Parmênides melhor do que Platão e Aristóteles, como se estes não estivessem em posição muito melhor para fazer isso, já que estavam mais próximos temporalmente, compartilhavam a mesma língua, tiveram, possivelmente, acesso a mais obras e comentários e a discípulos etc. Não, não... Platão e Aristóteles erraram a interpretação. Quem entende bem o que eles disseram é um fulano qualquer contemporâneo, cerca 2600 anos depois, com uma distância enorme em termos de consciência, de língua etc. É muita tolice e arrogância.
Professor não abrange a religião em seu conhecimento, ficou alinhado as histórias bem contadas mas facilmente refutadas. De qualquer modo manda bem, não diminuí o valor de seu trabalho.
Kant diz que espaço e tempo são noções a priori e constitutivos do conhecimento, não do objeto. Espaço e tempo organizam o conhecimento, assim, o sujeito tem papel importante na produção do conhecimento. Espaço e tempo mais as categorias favorecem o conhecimento. Quando ele diz que só conhecemos os fenômenos, não a coisa em si, quer dizer que, o sujeito diante do objeto, só pode conhecer aquilo que lhe aparece (fenômeno), aquilo que lhe é familiar, o ôntico (e não o onto). Estou diante da televisão. Televisão é o que me é familiar, o ôntico, aquilo que me interessa. Os materiais físicos que compõem a televisão eu não tenho acesso (é a coisa em si). Se a televisão estraga eu jogo ela fora. Se ela se derrete não é mais televisão, volta ao plástico, ao metal, até ao átomo. Enfim, para se chegar ao pleno conhecimento a gente tem que passar primeiro por Kant e Kal Marx para depois, ignorá-los e avançar até novas decepções até voltar a Sócrates: "só sei de uma coisa, que não sei coisa alguma" kkkk
2 года назад+2
Dentro da Revelação de Jesus Cristo, ele mesmo disse: "As obras que eu fiz, vós fareis ainda maiores, porque eu vou para o Pai". A mesma lei fora afirmada por aquele que foi seu mestre: "é preciso que ele aumente, e que eu diminua". Isso testemunha uma lei da hierarquia espiritual, onde Deus se revela na relação mestre-discípulo. Isso é anterior a Jesus, e permanece depois dele. Da mesma forma, um milagre não é prova de que Jesus é Deus (não nesse sentido de exclusividade que o dogma católico coloca), pois esses milagres também foram realizados por seus apóstolos e mesmo por místicos e sacerdotes de outras linhas religiosas. Isso novamente atesta sobre a relação mestre-discípulo como a forma de Deus comunicar seu conhecimento e dons à humanidade. Os apóstolos receberam esses dons de seu mestre (Jesus), e Jesus os recebeu de seu mestre, aquele que ele chamava de "o Pai que está nos céus" - que não era Deus como princípio espiritual imanifesto, mas sim um Mestre Espiritual que o instruía nos planos mais sutis. Todos expressando o Cristo Universal, o Filho Unigênito. A realidade última de Deus não pode ser transcendida, porém sua expressão no mundo material é gradual e progressiva. Jesus jamais disse ser Deus nesse sentido de exclusividade. Alguns acham que é assim por causa da passagem "ninguém vem ao Pai senão por mim". Mas compreenderam errado o significado dessas palavras. Quem falou essas palavras foi o próprio Cristo, que habitava fisicamente em Jesus. E o Cristo, sim, é o grande mediador, o Filho Unigênito. Aquele que faz a ponte entre terra e céus. E que devemos convidar a nos habitar fisicamente, assim como Jesus fez. Isso é aceitar o Cristo no coração. Tanto é que Jesus também disse aos discípulos "vós sois deuses". Nunca reivindicou para si a exclusividade de ser o Cristo. Todos nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Todos nós somos filhos de Deus. E Jesus veio para nos relembrar disso, por meio de seu exemplo e serviço amoroso. Outra passagem que comprova isso: "Bom? Por que me chamais bom? Bom é meu Pai que está nos céus" Ele foi um Mestre. Alguém que veio para apontar o caminho. Não para ser posto num pedestal nem idolatrado. Aceitar isso é o único jeito de realmente ser fiel ao que ele ensinou. Pois a idolatria é um magnífico esconderijo para se isentar da responsabilidade de se tornar como ele. "Quem me ama, obedece os meus mandamentos". Devemos obedecer sobretudo este: "Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus". Se fizermos isso, seremos também o Cristo na carne, assim como Jesus foi. Gosto das falas do Olavo e em geral ele acerta, mas nesse caso ele está apenas repetindo um dogma religioso falso.
Você está redondamente enganado. 1) Todos os milagres dos apóstolos foram dons do Espírito Santo, não vieram deles mesmos. 2) O homem que o chamou de bom não sabia que Jesus era Deus, Ele o respondeu de acordo com o que aquele homem acreditava. 3) Não há nenhuma razão para acreditar que Jesus e Cristo são separados. Isto é pura invenção gnóstica. 4) Deuses de outras religiões são demônios, eles também realizam "milagres". «Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.» (João 8:58) «Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.» (Isaías 9:6) «E matastes o Príncipe da vida…» (Actos 3:15) «E, ao voltar-me, vi sete candeeiros de ouro, e no meio dos candeeiros um semelhante a um filho de homem… Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último. Eu sou o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre…» (Apoc. 1) igrejacatolica.org
2 года назад
@@Mateus.007 "Deuses de outras religiões são demônios, eles também realizam milagres" Não merece resposta.
@@Mateus.007 Pois é mano, você estava certo até lançar o "Deuses de outras religiões são demônios, eles também realizam "milagres"". Mas é nessa pegada.
@@Mateus.007 Estude a respeito do Padre Quevedo, acompanhe pelo canal Sugestão Católica. Demônios não possuem poder autonomo para realizar coisa alguma, caso façam, tornam Deus cumplice de suas provaveis maldades, desde que Deus é a Suma Potencia e o Sumo Bem e que todo poder emana de Deus, os demônios deveriam receber o consentimento e poder de Deus para fazerem tais atrocidades, por lógica. Demônios não realizam milagres, demônios só podem ao menos tentar a alguém, se o próprio Deus permitir segundo Seus propósitos. E é completamente rídiculo um sujeito na macumbaria girar um frango e colocar a foto da pessoa no meio da farofa, invocar mil e um demônios para ferrar com a vida de outrem, seria um absurdo que Deus facultasse tamanha profanação. A feitiçaria, mágia e todo tipo de charlatanismo, é condenado pela bíblia e o catecismo, não por terem efeito de poder ontológico e demoniaco, mas por afastarem o homem de Deus. Eu concordo com o resto, apenas o lance de você dizer que eles realizam milagres pareceu distorcido, ou mal entendido por sua parte ou por minha.
Como São Tomás escreveu: "Deus fala com palavras e coisas"; ora, Jesus Cristo falou com suas palavras e fez coisas extraordinárias. Os Evangelhos não são um tratado de metafísica, nem uma Epopéia, nem um discurso retórico de Ética; foram escritos em forma de narrativas, com o que o Nazareno ensinou e fez acontecer. O LÓGOS DE DEUS, fala e cria, sua ação é sobre a Realidade Total, tanto na esfera dos entes de razão, quanto na dos entes materiais. *E ainda tem gente que teima com essa lógica, é a ignorância humana que mais fermenta o ego na medida que baixa o nível do intelecto.
Os anjos caídos insistem em parecer anjos de luz Ou seja, os anjos caídos conhecem a palavra de Deus Mas usam os mandamentos não para concertar o caminho do homem Mas para condena-lo , através dos mandamentos Os anjos caídos querem o que é de Deus A adoração humana, se passando por Deus Inspira o humano , a querer ser Deus Assim como foi prometido na história do Eden , na grande mentira" Deus disse pra vc não comer o fruto Porque no dia em que comeres, seras como Deus Sabendo do bem e do mau " Os anjos nos inspiraram com o mesmo desejo deles Ser como Deus, e ser adorado e louvado É pura heresia e profanação Por isso a luz é Jesus Nenhum conhecimento espiritual que não venha primeiro com o amor de Jesus é falso É pelo amor que te conheceram , disse Jesus
6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Assim como discordo das posições politicas de Caio Fábio, discordo também das posições religiosas de Olavo de Carvalho. Ambos são bons em suas especialidades!
Jesus sem o Cristo; o Logos, também não é ninguém. Jesus dispertou o Cristo Interiorn e a Mente Divina; a Mente de Cristo. Daí em diante ele passa a ensinar manifestando-se como o próprio Cristo, o Logos. Filho único e idêntico ao Pai, o Uno. Mas João fala sobre o Logos, essa luz "ilumina todo ser humano que vem ao mundo". Ela brilha em meio a escuridão. Cristo é tudo e está em todos. Quem tem olhos, que vejam.
Quando Jesus diz que a redenção só será possível através dele, ele não diz referente a pessoa Jesus mas sim ao íntimo "Cristo" que está em cada um de nós, ele atingiu o estado de Cristo que é possível a todo ser humano
Difícil saber do vovô se ele defende um “monoprincipado” de Jesus porque tem a intenção de colocar “luz no candeeiro” “ a exemplo de Paulo ou ele ele realmente segue firma em sua atitude de sentinela da cristandade em suas expressões filosóficas? De verdade, a “arvore” do pensa,então de Olavo de Carvalho ainda não deu os frutos esperados, então não podemos julgar....
Não a pessoa de Jesus mas obra dele...impessoal...todos nós podemos ser divindades também praticando aA verdade é o caminho e a vida! O problema do ser humano é a má interpretação! Uniãodivinista.org
@@neotv6677 A passagem do Salmo 82:6 está dizendo que Deus tinha escolhido homens para ocupar cargos de autoridade nos quais seriam considerados como deuses entre os povos. Elas devem se lembrar que, embora estejam representando Deus neste mundo, eles são mortais e eventualmente vão ter que prestar contas a Deus por como usaram essa autoridade. Os próximos três versículos deixam bem claro que a palavra "deuses" refere-se a magistrados, juízes e outras pessoas que ocupam posições de autoridade e domínio. Quando Jesus cita esse Salmo em João 10:34 Ele quer dizer: vocês me acusam de blasfêmia por causa do meu uso do título "Filho de Deus"; mas sua própria Escritura utiliza esse mesmo termo para líderes em geral.
@@CalixtoJade "Assim como Eu Fiz, vós podeis e muito mais" " Você também pode homem de pouca fé " ....voce não entende nada o que Jesus deixou, só interpreta, interpreta, e interpreta! Bem característico de pessoa doutrinada por religiões! Estude.
Meu caro Olavo!... não é possível compreender a siencia gnóstica sem ler os 5 livros básicos do Samael Veor!!!... sem o estudo deste autor é simplesmente ninguém terá condições de entender o que é a gnose!!!...
A gnose é anterior, vem antes mesmo de Pitagoras, o Victor Manuel (Samael) só condensou as vertentes principais em seus livros criando sua própria vertente.
@@jonesandrade129 Vários, a revolução de bel, a revolução da dialéctica, o livro amarelo, matrimonio perfeito e outros que não lembro mais, também acompanhava aulas online pelo msn com o Ali do gnosisonline e com a Katia k3. Além desses eu lia outros livros da teosofia, eubiose, Gnose primordial, espiritualismo...
Lá vem o Olavo com esses raciocínios tortos: "se o Carl Jung disse (Olavo não apresenta a fonte) que apenas fulano, que estuda tal coisa, entendeu suas ideias, é porque Jung vê alguma relação entre as próprias ideias e aquilo que fulano estuda." Essa não é uma conclusão necessária, é mera especulação ou pior: sofisma mesmo, para descreditar Jung associando-o ao misticismo islâmico. Olavo sempre dá demonstrações de desonestidade desse tipo. Depois, salta dessa falsa associação, para afirmar que Jung tinha como objetivo "divinizar" o homem. Quando ele afirmou semelhante coisa? Nunca. O processo de individuação é sobre autoconhecimento, sobre amadurecimento psicológico, não promete nada em termos de vida após a morte, conhecimento de deus ou seja lá o que for. Daí em diante é a mesma ladaínha de assumir que Cristo e a revelação cristã são verdades absolutas. O que não é de modo algum condenável num discurso de fé, mas é desprezível quando se faz passar por argumentação racional ou discussão teórica. Enfim, é o de sempre. Todo vídeo dele é assim. Acordem, esse cara não é autoridade intelectual sobre nada. É apenas um velho autoiludido e arrogante.
Oxi..eu pensei que Jung tava associado a todo tipo de misticismo e não só o islâmico..hehehe Jung não foi o filho do pastor que o judeu que escreveu Moisés e o Monoteísmo tentou atrair para dar credibilidade para a sua seita? Redpila cara, esses pensadores que vc pensa serem agnósticos estavam afundados em misticismo até o pescoço.
@@tsz5868 O Jung é associado a todo tipo de misticismo por gente como você e o Olavo, que não o leram. Ele poderia erroneamente ser associado a qualquer religião ou corrente filosófica por uma pessoa que não compreenda sua argumentação. A teoria dos arquétipos do inconsciente é sobre o funcionamento da psique humana, sobre aspectos e componentes da psique, não afirma a existência externa-objetiva de nenhuma entidade religiosa ou elemento místico. Ele estudou religiões ao longo da história e ao redor do mundo para encontrar evidências de estruturas psicológicas, não para afirmar esta ou aquela crença. Afirma que Jung possuía uma seita já mostra que você não compreende a diferença entre um grupo de fanáticos e um grupo de estudiosos, os quais não concordavam entre si, não estavam alinhados a nenhuma doutrina, apenas discutiam questões de interesse de seus respectivos campos de conhecimento. Agora, a sua presunção de que já sabe qual é meu ponto de vista ou opinião sobre isso, que eu penso "que esses pensadores são agnósticos", é risível. Simplesmente.
@@hoperipatetikos Certo, entedi essa história dos arquétipos e da idéia de "encontrar evidências de estruturas psicológicas". Não me interesso muito por esse campo, mas as poucas vezes em que me interessei e fui mais a fundo (por curiosidade mesmo),acabei esbarrando nesse problema do estudioso mesmo se dizendo agnóstico, ateu e evolucionista tocar no assunto religião.. Afinal não existe uma maneira de estudar essas coisas sem usar o misticismo, a religião ou o ataque à religião como pano de fundo? Pra quem foi educado acreditando no iluminismo darwinista e ateu isso parece uma malandragem. Mais ou menos como aqueles cientistas que sobrevivem escrevendo livros populares atacando a religião. O que querem? Fundar sua própria crença? Mas já temos tantas... Eu me expressei mal no meu comentário (ficou meio esquisito mesmo). O cara da seita é o escritor de Moisés e o Monoteísmo (ói o nome desse livro) , o Dr. Sigmund Freud que por ter formado um círculo de estudiosos todos judeus precisava atrair um estudioso não judeu para não dar a impressão que a psicanálise não era só mais uma doutrina de pensadores judeus (na Viena do século passado entenda-se). E aí teve aquela querela de franciscanos x beneditinos entre Jung e Freud kkkkk. Eu não sei o seu ponto de vista mas presumo que vc teve a mesma educação secular que eu tive na qual o afegão médio não pode citar nem de longe religião sem ser condenado à fogueira. Boa Tarde
@@tsz5868 Não há em Jung, certamente, nenhum ataque à religião - a nenhuma religião. Pelo contrário: ainda que Jung estude a religião para encontrar evidências e argumentos para seu campo de conhecimento, a psicologia, o autor nunca atacou o fato de pessoas terem fé. Na verdade, considerava a fé um aspecto essencial do ser humano. De resto, se Freud escreveu sobre um tema para chamar a atenção de outros estudiosos, isso também não me parece evidência de que integrava uma seita ou culto místico. Não sei qual é o seu campo de estudo, nem seus interesses. Também não sei qual é sua religião; imagino que cristã, não sei se católica, protestante, ortodoxa etc. Mas posso te garantir que os estudos de religião comparada, de psicanálise e de psicologia analítica em nada denigrem o fenômeno religioso. Há, principalmente em Jung, muita citação de teólogos e filósofos da Igreja. Talvez você devesse ler algo dele para julgar por si mesmo. Boa tarde.
@@hoperipatetikos Não estou muito preocupado com os ataques às coisas místicas, aos espíritos e fantasmas.. mas se eu abro o livro de um desses caras e descubro que o sujeito está tentando substituir o que já existe pelos fantasmas que ele mesmo está criando..eu fico desconfortável. Deixa eu criar minhas próprias crendices e lucrar (pelo menos prestígio) com isso kkkk.
Jogou no lixo tudo que falava quando se dispôs a apoiar uma pessoa que não está nem aí para o próximo, e sim, apenas os seus, por dinheiro. Podem criticar o quanto for aí mas a coerência passou longe.
prefiro ler Carl Jung do que um livro canonicamente montado pelo Império Romano que sempre se apropriou de culturas e deuses alheios pra controle e unificar o Império, tudo não passa de birra pra ver quem tem a crença mais "correta" e no fim é só isso, crenças vs crenças, pelo menos os gnósticos tem bastante argumento e coerência no que acreditam diferente das infinitas contradições bíblicas, mas no fim, só sei que nada sei.
Estranho vindo de um pensador, "eis ai um defunto, faz o defunto andar. não conseguiu logo não é Deus.". Argumentação simplória, eu não vejo diferença entre Pai e Filho, deixe o filho crescer, isso leva tempo, e você verá que o Pai gerou um Filho para este se tornar um adulto, igual ao Pai e Um com Ele.
Essa presunção dos cristãos é infantil..o próprio mestre de Yoganda ressuscitou..ou seja a humanidade vai ter que ralar muito ainda.. e volto a dizer só você se achar e s dizer católico é a grande limitação do Olavo..
Não é pq o divino se manisfesta através do homem, isso necessariamente significa que o homem é o divino. A mística não diviniza o homem, infelizmente o Olavo não entendeu nada. E como é evidente, ele não tem nenhum conhecimento da obra de Jung. Falar q o gnosticismo pretende transcender Cristo é um absurdo, a gnose é o mesmo que a unio mystica, é o homem retornando pra Deus, não transcendendo...que absurdo este sujeito.
Você nao entendeu, é a discussão do gnóstico em divinizar o ser humano, e por isso que Cristo diz vos sois deuses, ou seja você podem realizar tudo pois são a imagem e semelhança de Deus, a critica do livro é justamente o gnóstico, você que nao compreendeu.
@@canaldesugestoesa6651 O gnosticismo nunca divinizou o ser humano, isso é um visão equivocada de quem nunca leu os evangelhos gnosticos, q é o caso do Olavo, q nunca leu o assunto, só sabe o superficial e apenas leu ideias corronpidas de Eric Voeglin. No gnosticismo, Cristo é o Logos, é instância maior da criação, e o Logos habita o coração humano. É um completo absurdo falar em divinização do homem.
Pretende sim. Dizer que Cristo atingiu a gnose e dizer que a gente pode atingir a gnose é nos colocar num patamar que nunca estivemos e nunca vamos estar.
Errado: o gnóstico ñ quer transcender a Jesus e se sentir divino. O gnóstico entende que em todo ser humano há um princípio divino que deve ser "acordado" a fim de conectá-lo à Divindade. Só isso. Olavo viciou-se em deturpar o que ñ compreende/vivencia. Por isso afirma coisas como "você é Deus mas apenas em Jesus" (fonte: my head) e que "Jesus é Deus" (fonte: my head).
Professor Olavo é fora de série. E é perceptível a humildade dele, quando se acha incapaz de se fazer entender, sendo que está externalizando seu entendimento de forma bem compreensível.
Olavo está em outro patamar, é algo surreal o que esse senhor tem de conhecimento... Lê as maiores mentes e consegue achar erros verdadeiros, a maioria das pessoas que lê livros de grandes mentes se quer imagina que os cara possa errar e o veio como tem um conhecimento fora de série consegue encontrar e ainda passa para nós.
Sim. Mas sempre pondere que um dia a obra de Olavo tbm será julgada. Como a de todos, no tribunal da própria consciencia
Olavo é gnóstico no fim das contas
Olá Daniel, não acredito que ele seja gnóstico, te mostro um artigo, se ainda quiseres esclarecimento neste ponto específico, que demostra suas ideias anti-gnosticismo, baseadas em sua crítica a um livro de um certo René Guion, onde ele esclarece certas coincidências entre o orientalismo, as suposições filo-arqueológicas sobre aos sete palácios subterrâneos do oriente e seu discipulatum, sóbrio para a cultura judaico cristã ocidental. Ele é sem dúvida um auto esclarecido por esforço e um cristão convicto, por base aristotelica, talvez ele possa ser chamado de escolástico do século 21, mas eu prefiro chamá-lo de conservador o que seria o mesmo que um filósofo com crenças profundamente católicas.
@@mathiasmusicotemvalor6807 compartilha com nós o artigo...
Esplanação padrão Olavo. Simplesmente magnífica.
Adorei a expressão "confusão elegantíssima"
A Sabedoria é um tesouro incalculável e a Filosofia expressa a vontade e o amor que movem os seres humanos sedentos por saberes, a procurarem por toda parte, tal tesouro de valor inestimável. Seres humanos estes, entre os quais temos o nobre professor Olavo de Carvalho que, incansavelmente, busca a sabedoria filosófica desde sua juventude, de tal modo que hoje sabe, como ninguém, o que há de mais sutil e profundo no mundo do conhecimento.
É o Professor Olavo.....por isso a gente entende e entende além do que ele explicou. É perfeito!
Obrigado Daniel Mota por sempre trazer vídeos desse grande homem. Continue nessa luta.
Louvado seja Deus por tudo e todos e em todas as espécies de vida e dimensões , obrigado professor Olavo de Carvalho esteja na luz irmão ! Salve Daniel Mota e equipe !!! 🙏👏👏
Como sempre uma explicação magistral acompanhada de brilhante aula de humildade, esse é nosso saudoso mestre Olavo, que Deus o tenha na eternidade. Tanta saudade e muita gratidão.
"Sem mim nada podeis fazer." João 15, 5.
Excelente explanação. Que Deus continue lhe pondo virtudes.
Obrigada pelo trecho.
Bem,eu me considero uma panteísta(embora eu esteja caminho ao panteísmo ou deísmo). Acredito que existe muito mais coisas sobre os céus que não sabemos,nós estamos aqui na terra para aprender,a nossa verdadeiro casa está em outro lugar. Mas é bom ver o ponto de vista católico sobre essas coisas...
Tenha um bom dia.
só há um mediador...
Claro como a luz, Professor.
vou baixar esse livro no eletronic library.
Prof. Olavo sempre formidável!
Excepcional querido professor!
o véio é foda. e será foda para sempre.
Olavo foi o maior de todos os brasileiros
Gosto do professor, mas aí você já foi longe demais, pelo amor de Deus...
O maior da geração dele pra cá.
Cacete meu, o velhinho teve pequeno infarto, cirurgia e tá dando aula ainda? Ele é o Rambo.
Ops 10/04/2021 agora vi quase 3 meses atrás (ainda não tinha ocorrido nenhuma das duas coisas).
Muito obrigado por postar esse precioso conteúdo, Daniel!
Valeu pela biografia.
Olavo sabe muito !!! Apenas escutem e procurem entender o que diz ....... não é difícil !!! Se tentarem refuta-lo vão perder todas ......
Estou impactada!
Não sabia que o Professor Olavo tinha acesso a Gnose de Jesus. 😲
Que sempre seja feita a vontade de Deus
para Deus te ajudar
Eterno Olavão!!!
Valeu DanielMota , muito obrigado por suas postagens !
Vlw
O Fernando está em todos os canais do RUclips hahahahaha o cara é uma lenda
@@LuisBrandt_
Bom dia , estou fazendo o meu trabalho de "formiguinha" ajudando e cooperando para todos os Canais Conservadores de Direita !
Venha fazer parte , ajude coopere para que Canais como o de DanielMota , não cessem de postar conteúdos .
Disse Jesus: Eu e o Pai Somos Um, Serdes perfeitos,como vosso Pai é perfeito. Tudo que é do Pai, é meu.
Excelente !
Parabéns
Este último argumento, sozinho, arrebenta com toda a chamada escola psicoterapica conhecida por gestalt, porém, os seus seguidores morrem de pé junto e elegantes dizendo que gestalt é o suprassumo da intelectualidade.
No Brasil todo mundo sai palpitando para os quatro cantos do mundo, exatamente sobre o assunto que menos se preparou, além disso ser ridículo na mentalidade do brasileiro atualmente, outra característica marcante e única, é a soberba de achar que é o único que sabe das coisas, que os outros precisam aprender com ele. Então, por mais que algumas pessoas odeiem Olavo de Carvalho, se o caráter, e a honestidade intelectual, forem valores acima, até de todos os defeitos que a pessoa possuir, é obrigado concordar que ele estava certo quando disse isso. Com relação o vídeo, ai já é outros quinhentos, mas, ainda acho que ele está correto.
Deus te aven čoe ❤️
verdade
Memória póstuma de Olavo
Boa tarde
Nós temos a centelha divina, mas ela nao é provida por nós mesmos, mas por e atraves de Cristo Nosso Senhor. O gnosticismo se perde e se esvazia quando se afasta de Cristo.
Depende da vertente e depende do que vc enxerga como "Cristo"
In-
@@kako_888 Todas vertentes cristãs enxergam Cristo praticamente do mesmo jeito.
Um. Dia . entenderá
Boa professor
Só vamo
Estou lendo: Antropoteísmo: a religião do Homem. Do grande Orlando Fedeli. Nesse ponto da marca distinta do Gnóstico, eles concordam. Fedeli apresenta o Gnóstico como aquele que se revolta para com a Ordem dos Cosmos estabelecida pelo Criador. O homem inconformado com a relatividade e limitações do ser contigente quer fazer dele Absoluto; o trágico empreendimento de divinização do homem pelo homem.
Não é bem assim não, o que boa parte dos gnósticos acreditam é que como somos imagem e semelhança do criador, também podemos criar nosso próprio universo, Deus nos fez criaturas com capacidade de criar e escolher o que criar. Mas existem centenas de vertentes gnósticas, cada uma com aspectos diferentes, assim como acorrem com as igrejas evangélicas.
É sempre a arte de deturpar o gnosticismo utilizando uma ou outra ideia desta ou daquela vertente. O que mais afeta os críticos é que o gnóstico nega a MEDIAÇÃO arrogante entre o homem e Deus Gerador, mediação que a igreja e seus chefes sempre utilizaram como instrumento de poder político. O gnóstico ñ tem essa arrogância de se pensar divino ou absoluto, mas compreende que tem em sua constituição algo sagrado que o conecta DIRETAMENTE a Deus, sem atravessadores.
@@felipedamasceno9206qual a vertente central do gnosticismo?
@@felipedamasceno9206 mandou bem demais mano
amei
Para o algoritmo te ajudar
Obrigadpo
Essa coisa de acusar o outro de gnóstico me lembra o meme dos Miranhas 🤣
Ronner Ferreira de Menezes
Fantástico
Uma pergunta sobre o cof, as aulas ficam gravadas ? Por exemplo, se eu comprar hoje, as primeiras aulas estão gravadas para eu assistir ?
Sim todas as aulas estão gravadas
Todas estão gravadas e são maravilhosas! Não perca! Você sai de lá sempre melhor, mais feliz, muito mais inteligente. Esse homem é um presente de Deus.
grato !
A marca do verdadeiro gnostico é a alegria em se opor ao deus criador
Show
Concordo, seguir o "Cristo", o Espírito Santo!
E jesus não é humano?
Sim. Jesus é um ser humano. Com ctza.
@@rteixeira322 espírito,já foi encarnado mas não o é mais
Aquele momento em que ele fala "as maiores mentes do século XX" e eu nunca ouvi falar.
São os caras que os doutores das universidades mais leem e admiram, os caras que criaram as bases da elite "intelectual" do mundo.
Para o algoritmo te ajudar 2
Obrigado
O saudoso Olavo está certíssimo; toda a filosofia antiga, antes de Jesus (e até depois e nos dias de hoje) idolatram o próprio ser humano e estiveram na vaidade dos seus corações e nas suas 'carnes' que chamo de ego! É raro uma filosofia que se inspire no Espírito, sempre é no ego humano.
Toda a filosofia não! Cuidado com as generalizações
@@danielmota
Toda filosofia que for hipócrita!
HYBRIS sendo cometida de fio a pavio...pelo professor Olavo...passa perto de uma HAMARTIA
Para o algoritmo te ajudar 3
Obrigado
👏👏👏👏👏👏👏
Refuta aí, pessoal da Montfort.
🙏🙏🙏
Também acho graça em particular dessa presunção de alguns estudiosos atuais de poder interpretar Heráclito e Parmênides melhor do que Platão e Aristóteles, como se estes não estivessem em posição muito melhor para fazer isso, já que estavam mais próximos temporalmente, compartilhavam a mesma língua, tiveram, possivelmente, acesso a mais obras e comentários e a discípulos etc.
Não, não... Platão e Aristóteles erraram a interpretação. Quem entende bem o que eles disseram é um fulano qualquer contemporâneo, cerca 2600 anos depois, com uma distância enorme em termos de consciência, de língua etc. É muita tolice e arrogância.
Professor não abrange a religião em seu conhecimento, ficou alinhado as histórias bem contadas mas facilmente refutadas. De qualquer modo manda bem, não diminuí o valor de seu trabalho.
Oi
oi
Oi
Oi
Kant diz que espaço e tempo são noções a priori e constitutivos do conhecimento, não do objeto. Espaço e tempo organizam o conhecimento, assim, o sujeito tem papel importante na produção do conhecimento. Espaço e tempo mais as categorias favorecem o conhecimento. Quando ele diz que só conhecemos os fenômenos, não a coisa em si, quer dizer que, o sujeito diante do objeto, só pode conhecer aquilo que lhe aparece (fenômeno), aquilo que lhe é familiar, o ôntico (e não o onto). Estou diante da televisão. Televisão é o que me é familiar, o ôntico, aquilo que me interessa. Os materiais físicos que compõem a televisão eu não tenho acesso (é a coisa em si). Se a televisão estraga eu jogo ela fora. Se ela se derrete não é mais televisão, volta ao plástico, ao metal, até ao átomo. Enfim, para se chegar ao pleno conhecimento a gente tem que passar primeiro por Kant e Kal Marx para depois, ignorá-los e avançar até novas decepções até voltar a Sócrates: "só sei de uma coisa, que não sei coisa alguma" kkkk
Dentro da Revelação de Jesus Cristo, ele mesmo disse:
"As obras que eu fiz, vós fareis ainda maiores, porque eu vou para o Pai".
A mesma lei fora afirmada por aquele que foi seu mestre: "é preciso que ele aumente, e que eu diminua".
Isso testemunha uma lei da hierarquia espiritual, onde Deus se revela na relação mestre-discípulo.
Isso é anterior a Jesus, e permanece depois dele.
Da mesma forma, um milagre não é prova de que Jesus é Deus (não nesse sentido de exclusividade que o dogma católico coloca), pois esses milagres também foram realizados por seus apóstolos e mesmo por místicos e sacerdotes de outras linhas religiosas.
Isso novamente atesta sobre a relação mestre-discípulo como a forma de Deus comunicar seu conhecimento e dons à humanidade. Os apóstolos receberam esses dons de seu mestre (Jesus), e Jesus os recebeu de seu mestre, aquele que ele chamava de "o Pai que está nos céus" - que não era Deus como princípio espiritual imanifesto, mas sim um Mestre Espiritual que o instruía nos planos mais sutis.
Todos expressando o Cristo Universal, o Filho Unigênito.
A realidade última de Deus não pode ser transcendida, porém sua expressão no mundo material é gradual e progressiva.
Jesus jamais disse ser Deus nesse sentido de exclusividade.
Alguns acham que é assim por causa da passagem "ninguém vem ao Pai senão por mim".
Mas compreenderam errado o significado dessas palavras.
Quem falou essas palavras foi o próprio Cristo, que habitava fisicamente em Jesus.
E o Cristo, sim, é o grande mediador, o Filho Unigênito.
Aquele que faz a ponte entre terra e céus.
E que devemos convidar a nos habitar fisicamente, assim como Jesus fez.
Isso é aceitar o Cristo no coração.
Tanto é que Jesus também disse aos discípulos "vós sois deuses".
Nunca reivindicou para si a exclusividade de ser o Cristo.
Todos nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus.
Todos nós somos filhos de Deus.
E Jesus veio para nos relembrar disso, por meio de seu exemplo e serviço amoroso.
Outra passagem que comprova isso:
"Bom? Por que me chamais bom?
Bom é meu Pai que está nos céus"
Ele foi um Mestre.
Alguém que veio para apontar o caminho.
Não para ser posto num pedestal nem idolatrado.
Aceitar isso é o único jeito de realmente ser fiel ao que ele ensinou.
Pois a idolatria é um magnífico esconderijo para se isentar da responsabilidade de se tornar como ele.
"Quem me ama, obedece os meus mandamentos".
Devemos obedecer sobretudo este:
"Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus".
Se fizermos isso, seremos também o Cristo na carne, assim como Jesus foi.
Gosto das falas do Olavo e em geral ele acerta, mas nesse caso ele está apenas repetindo um dogma religioso falso.
Você está redondamente enganado.
1) Todos os milagres dos apóstolos foram dons do Espírito Santo, não vieram deles mesmos.
2) O homem que o chamou de bom não sabia que Jesus era Deus, Ele o respondeu de acordo com o que aquele homem acreditava.
3) Não há nenhuma razão para acreditar que Jesus e Cristo são separados. Isto é pura invenção gnóstica.
4) Deuses de outras religiões são demônios, eles também realizam "milagres".
«Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.» (João 8:58)
«Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.» (Isaías 9:6)
«E matastes o Príncipe da vida…» (Actos 3:15)
«E, ao voltar-me, vi sete candeeiros de ouro, e no meio dos candeeiros um semelhante a um filho de homem… Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último. Eu sou o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre…» (Apoc. 1)
igrejacatolica.org
@@Mateus.007
"Deuses de outras religiões são demônios, eles também realizam milagres"
Não merece resposta.
@@Mateus.007 Pois é mano, você estava certo até lançar o "Deuses de outras religiões são demônios, eles também realizam "milagres"".
Mas é nessa pegada.
@@silvap4912 Isso é apenas o que a bíblia diz, se você discorda não concorda com o resto.
@@Mateus.007 Estude a respeito do Padre Quevedo, acompanhe pelo canal Sugestão Católica.
Demônios não possuem poder autonomo para realizar coisa alguma, caso façam, tornam Deus cumplice de suas provaveis maldades, desde que Deus é a Suma Potencia e o Sumo Bem e que todo poder emana de Deus, os demônios deveriam receber o consentimento e poder de Deus para fazerem tais atrocidades, por lógica.
Demônios não realizam milagres, demônios só podem ao menos tentar a alguém, se o próprio Deus permitir segundo Seus propósitos.
E é completamente rídiculo um sujeito na macumbaria girar um frango e colocar a foto da pessoa no meio da farofa, invocar mil e um demônios para ferrar com a vida de outrem, seria um absurdo que Deus facultasse tamanha profanação.
A feitiçaria, mágia e todo tipo de charlatanismo, é condenado pela bíblia e o catecismo, não por terem efeito de poder ontológico e demoniaco, mas por afastarem o homem de Deus.
Eu concordo com o resto, apenas o lance de você dizer que eles realizam milagres pareceu distorcido, ou mal entendido por sua parte ou por minha.
Para o algoritmo...
ajudar
A revelação de hoje é 🤕🤒💰🤒🤕🤕🤕🤕❤️🧡💛💚💙💜❤️🧡💛💚💙💜❤️🧡💛💚💙💜🔴um sujeito multicolorido
Tem em
Português esse livro?
Qual Jung ? Ele está falando ?
Carl Jung
@@danielmota A sim eu escutei no final do vídeo. ✨👍
Como São Tomás escreveu: "Deus fala com palavras e coisas"; ora, Jesus Cristo falou com suas palavras e fez coisas extraordinárias. Os Evangelhos não são um tratado de metafísica, nem uma Epopéia, nem um discurso retórico de Ética; foram escritos em forma de narrativas, com o que o Nazareno ensinou e fez acontecer. O LÓGOS DE DEUS, fala e cria, sua ação é sobre a Realidade Total, tanto na esfera dos entes de razão, quanto na dos entes materiais.
*E ainda tem gente que teima com essa lógica, é a ignorância humana que mais fermenta o ego na medida que baixa o nível do intelecto.
Os anjos caídos insistem em parecer anjos de luz Ou seja, os anjos caídos conhecem a palavra de Deus Mas usam os mandamentos não para concertar o caminho do homem Mas para condena-lo , através dos mandamentos Os anjos caídos querem o que é de Deus A adoração humana, se passando por Deus Inspira o humano , a querer ser Deus Assim como foi prometido na história do Eden , na grande mentira" Deus disse pra vc não comer o fruto Porque no dia em que comeres, seras como Deus Sabendo do bem e do mau " Os anjos nos inspiraram com o mesmo desejo deles Ser como Deus, e ser adorado e louvado É pura heresia e profanação Por isso a luz é Jesus Nenhum conhecimento espiritual que não venha primeiro com o amor de Jesus é falso É pelo amor que te conheceram , disse Jesus
6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
🏍️🏍️🏍️
🏍🏍🏍🏍🏍
Fica claro a intenção da serpente no edem....
Assim como discordo das posições politicas de Caio Fábio, discordo também das posições religiosas de Olavo de Carvalho. Ambos são bons em suas especialidades!
OLAVO TEM RAZÃO
o nome da lingua é farsi
Jesus sem o Cristo; o Logos, também não é ninguém. Jesus dispertou o Cristo Interiorn e a Mente Divina; a Mente de Cristo. Daí em diante ele passa a ensinar manifestando-se como o próprio Cristo, o Logos. Filho único e idêntico ao Pai, o Uno. Mas João fala sobre o Logos, essa luz "ilumina todo ser humano que vem ao mundo". Ela brilha em meio a escuridão. Cristo é tudo e está em todos. Quem tem olhos, que vejam.
Boa
Olavo Tem Razão‼️
😎👉👉🇧🇷TALQUEI❓🇧🇷
Quando Jesus diz que a redenção só será possível através dele, ele não diz referente a pessoa Jesus mas sim ao íntimo "Cristo" que está em cada um de nós, ele atingiu o estado de Cristo que é possível a todo ser humano
Jesus é a verdade, a vida e o caminho!
Difícil saber do vovô se ele defende um “monoprincipado” de Jesus porque tem a intenção de colocar “luz no candeeiro” “ a exemplo de Paulo ou ele ele realmente segue firma em sua atitude de sentinela da cristandade em suas expressões filosóficas? De verdade, a “arvore” do pensa,então de Olavo de Carvalho ainda não deu os frutos esperados, então não podemos julgar....
“A pretensão de transcender Jesus é a marca do gnóstico”. Uau!!
Jesus dizia que somos Deuses.
A bíblia diz que somos a imagem e semelhança do Deus. O ser humano não é divino? Acho que é divino e demônio.
Não a pessoa de Jesus mas obra dele...impessoal...todos nós podemos ser divindades também praticando aA verdade é o caminho e a vida!
O problema do ser humano é a má interpretação!
Uniãodivinista.org
@sevensevenseven. rsrsrs...inocente "Assim como Eu Fiz, façais Vós Também " Jesus.
Divino apenas Deus. Podemos ser santos não divinos.
@@CalixtoJade "Vós sois Deuses" ...Jesus. vcs não entende nada o que Cristo deixou?...por isso estamos assim!
@@neotv6677 A passagem do Salmo 82:6 está dizendo que Deus tinha escolhido homens para ocupar cargos de autoridade nos quais seriam considerados como deuses entre os povos. Elas devem se lembrar que, embora estejam representando Deus neste mundo, eles são mortais e eventualmente vão ter que prestar contas a Deus por como usaram essa autoridade. Os próximos três versículos deixam bem claro que a palavra "deuses" refere-se a magistrados, juízes e outras pessoas que ocupam posições de autoridade e domínio. Quando Jesus cita esse Salmo em João 10:34
Ele quer dizer: vocês me acusam de blasfêmia por causa do meu uso do título "Filho de Deus"; mas sua própria Escritura utiliza esse mesmo termo para líderes em geral.
@@CalixtoJade "Assim como Eu Fiz, vós podeis e muito mais" " Você também pode homem de pouca fé " ....voce não entende nada o que Jesus deixou, só interpreta, interpreta, e interpreta!
Bem característico de pessoa doutrinada por religiões!
Estude.
Meu caro Olavo!... não é possível compreender a siencia gnóstica sem ler os 5 livros básicos do Samael Veor!!!... sem o estudo deste autor é simplesmente ninguém terá condições de entender o que é a gnose!!!...
A gnose é anterior, vem antes mesmo de Pitagoras, o Victor Manuel (Samael) só condensou as vertentes principais em seus livros criando sua própria vertente.
@@wackenroader quais foram os livros de Samael que você leu?...
@@jonesandrade129 Vários, a revolução de bel, a revolução da dialéctica, o livro amarelo, matrimonio perfeito e outros que não lembro mais, também acompanhava aulas online pelo msn com o Ali do gnosisonline e com a Katia k3. Além desses eu lia outros livros da teosofia, eubiose, Gnose primordial, espiritualismo...
Um cego, surdo e mudo nunca está presente.
sabedologia, ou tudologos.
Resumindo: Ninguém Sabe de nada.
A minha filosofia é: "Eu dislikeio."
Lá vem o Olavo com esses raciocínios tortos: "se o Carl Jung disse (Olavo não apresenta a fonte) que apenas fulano, que estuda tal coisa, entendeu suas ideias, é porque Jung vê alguma relação entre as próprias ideias e aquilo que fulano estuda." Essa não é uma conclusão necessária, é mera especulação ou pior: sofisma mesmo, para descreditar Jung associando-o ao misticismo islâmico. Olavo sempre dá demonstrações de desonestidade desse tipo.
Depois, salta dessa falsa associação, para afirmar que Jung tinha como objetivo "divinizar" o homem. Quando ele afirmou semelhante coisa? Nunca. O processo de individuação é sobre autoconhecimento, sobre amadurecimento psicológico, não promete nada em termos de vida após a morte, conhecimento de deus ou seja lá o que for.
Daí em diante é a mesma ladaínha de assumir que Cristo e a revelação cristã são verdades absolutas. O que não é de modo algum condenável num discurso de fé, mas é desprezível quando se faz passar por argumentação racional ou discussão teórica.
Enfim, é o de sempre. Todo vídeo dele é assim. Acordem, esse cara não é autoridade intelectual sobre nada. É apenas um velho autoiludido e arrogante.
Oxi..eu pensei que Jung tava associado a todo tipo de misticismo e não só o islâmico..hehehe Jung não foi o filho do pastor que o judeu que escreveu Moisés e o Monoteísmo tentou atrair para dar credibilidade para a sua seita?
Redpila cara, esses pensadores que vc pensa serem agnósticos estavam afundados em misticismo até o pescoço.
@@tsz5868 O Jung é associado a todo tipo de misticismo por gente como você e o Olavo, que não o leram. Ele poderia erroneamente ser associado a qualquer religião ou corrente filosófica por uma pessoa que não compreenda sua argumentação. A teoria dos arquétipos do inconsciente é sobre o funcionamento da psique humana, sobre aspectos e componentes da psique, não afirma a existência externa-objetiva de nenhuma entidade religiosa ou elemento místico. Ele estudou religiões ao longo da história e ao redor do mundo para encontrar evidências de estruturas psicológicas, não para afirmar esta ou aquela crença.
Afirma que Jung possuía uma seita já mostra que você não compreende a diferença entre um grupo de fanáticos e um grupo de estudiosos, os quais não concordavam entre si, não estavam alinhados a nenhuma doutrina, apenas discutiam questões de interesse de seus respectivos campos de conhecimento.
Agora, a sua presunção de que já sabe qual é meu ponto de vista ou opinião sobre isso, que eu penso "que esses pensadores são agnósticos", é risível. Simplesmente.
@@hoperipatetikos Certo, entedi essa história dos arquétipos e da idéia de "encontrar evidências de estruturas psicológicas". Não me interesso muito por esse campo, mas as poucas vezes em que me interessei e fui mais a fundo (por curiosidade mesmo),acabei esbarrando nesse problema do estudioso mesmo se dizendo agnóstico, ateu e evolucionista tocar no assunto religião..
Afinal não existe uma maneira de estudar essas coisas sem usar o misticismo, a religião ou o ataque à religião como pano de fundo? Pra quem foi educado acreditando no iluminismo darwinista e ateu isso parece uma malandragem. Mais ou menos como aqueles cientistas que sobrevivem escrevendo livros populares atacando a religião. O que querem? Fundar sua própria crença? Mas já temos tantas...
Eu me expressei mal no meu comentário (ficou meio esquisito mesmo). O cara da seita é o escritor de Moisés e o Monoteísmo (ói o nome desse livro) , o Dr. Sigmund Freud que por ter formado um círculo de estudiosos todos judeus precisava atrair um estudioso não judeu para não dar a impressão que a psicanálise não era só mais uma doutrina de pensadores judeus (na Viena do século passado entenda-se). E aí teve aquela querela de franciscanos x beneditinos entre Jung e Freud kkkkk. Eu não sei o seu ponto de vista mas presumo que vc teve a mesma educação secular que eu tive na qual o afegão médio não pode citar nem de longe religião sem ser condenado à fogueira. Boa Tarde
@@tsz5868 Não há em Jung, certamente, nenhum ataque à religião - a nenhuma religião. Pelo contrário: ainda que Jung estude a religião para encontrar evidências e argumentos para seu campo de conhecimento, a psicologia, o autor nunca atacou o fato de pessoas terem fé. Na verdade, considerava a fé um aspecto essencial do ser humano.
De resto, se Freud escreveu sobre um tema para chamar a atenção de outros estudiosos, isso também não me parece evidência de que integrava uma seita ou culto místico.
Não sei qual é o seu campo de estudo, nem seus interesses. Também não sei qual é sua religião; imagino que cristã, não sei se católica, protestante, ortodoxa etc. Mas posso te garantir que os estudos de religião comparada, de psicanálise e de psicologia analítica em nada denigrem o fenômeno religioso. Há, principalmente em Jung, muita citação de teólogos e filósofos da Igreja. Talvez você devesse ler algo dele para julgar por si mesmo.
Boa tarde.
@@hoperipatetikos Não estou muito preocupado com os ataques às coisas místicas, aos espíritos e fantasmas.. mas se eu abro o livro de um desses caras e descubro que o sujeito está tentando substituir o que já existe pelos fantasmas que ele mesmo está criando..eu fico desconfortável.
Deixa eu criar minhas próprias crendices e lucrar (pelo menos prestígio) com isso kkkk.
Jogou no lixo tudo que falava quando se dispôs a apoiar uma pessoa que não está nem aí para o próximo, e sim, apenas os seus, por dinheiro. Podem criticar o quanto for aí mas a coerência passou longe.
Jesus é uma personagem fictícia criada por Roma.
prefiro ler Carl Jung do que um livro canonicamente montado pelo Império Romano que sempre se apropriou de culturas e deuses alheios pra controle e unificar o Império, tudo não passa de birra pra ver quem tem a crença mais "correta" e no fim é só isso, crenças vs crenças, pelo menos os gnósticos tem bastante argumento e coerência no que acreditam diferente das infinitas contradições bíblicas, mas no fim, só sei que nada sei.
Estranho vindo de um pensador, "eis ai um defunto, faz o defunto andar. não conseguiu logo não é Deus.". Argumentação simplória, eu não vejo diferença entre Pai e Filho, deixe o filho crescer, isso leva tempo, e você verá que o Pai gerou um Filho para este se tornar um adulto, igual ao Pai e Um com Ele.
É porque Deus tem poder sobre a matéria.
Essa presunção dos cristãos é infantil..o próprio mestre de Yoganda ressuscitou..ou seja a humanidade vai ter que ralar muito ainda.. e volto a dizer só você se achar e s
dizer católico é a grande limitação do Olavo..
Yoganda não ressuscitou, isso é fraude.
Não é pq o divino se manisfesta através do homem, isso necessariamente significa que o homem é o divino. A mística não diviniza o homem, infelizmente o Olavo não entendeu nada. E como é evidente, ele não tem nenhum conhecimento da obra de Jung. Falar q o gnosticismo pretende transcender Cristo é um absurdo, a gnose é o mesmo que a unio mystica, é o homem retornando pra Deus, não transcendendo...que absurdo este sujeito.
Você nao entendeu, é a discussão do gnóstico em divinizar o ser humano, e por isso que Cristo diz vos sois deuses, ou seja você podem realizar tudo pois são a imagem e semelhança de Deus, a critica do livro é justamente o gnóstico, você que nao compreendeu.
@@canaldesugestoesa6651 O gnosticismo nunca divinizou o ser humano, isso é um visão equivocada de quem nunca leu os evangelhos gnosticos, q é o caso do Olavo, q nunca leu o assunto, só sabe o superficial e apenas leu ideias corronpidas de Eric Voeglin. No gnosticismo, Cristo é o Logos, é instância maior da criação, e o Logos habita o coração humano. É um completo absurdo falar em divinização do homem.
@@neozito nada disso, se você sabe sobre gnosticismo é justamente isso. Divinização do homem.
Leia os evangelhos gnosticos , leia os estudiosos no assunto, e esqueça a montanha de bobagens divulgada pelo Olavo de Carvalho.
Pretende sim. Dizer que Cristo atingiu a gnose e dizer que a gente pode atingir a gnose é nos colocar num patamar que nunca estivemos e nunca vamos estar.
Errado: o gnóstico ñ quer transcender a Jesus e se sentir divino. O gnóstico entende que em todo ser humano há um princípio divino que deve ser "acordado" a fim de conectá-lo à Divindade. Só isso. Olavo viciou-se em deturpar o que ñ compreende/vivencia. Por isso afirma coisas como "você é Deus mas apenas em Jesus" (fonte: my head) e que "Jesus é Deus" (fonte: my head).
Para o algoritmo te ajudar 3
obrigado
Boa