Provérbios 27 | SD Sabedoria Divina | Devocional no Livro de Provérbios | Trabalho Ferro Afia Ferro
HTML-код
- Опубликовано: 3 дек 2024
- Acesse meu blog e tenha todo o conteúdo
bibliaepartitu...
Me segue no Instagren
/ elienaydsely
SD Sabedoria Divina - Provérbios 27/31
v.2 “Seja a outra pessoa que te elogie...”
Claramente, é muito melhor e mais garantido o elogio de outra pessoa do que o autoconvencimento. Quando vamos comprar um produto pela internet, grandes sites investem em avaliações de clientes, e com certeza eu sempre olho. É muito mais confiável a avaliação de quem realmente usou o produto, pois o vendedor sempre falará bem dele. Assim é em nossas vidas: evite ficar falando sobre suas qualidades, deixe que outras pessoas o façam. Uma vez, ouvi de um pastor sobre o "falso humilde" e aprendi a receber elogios. Quando alguém diz que sou bom em algo, e se eu realmente sei que sou bom nisso, normalmente agradeço, sem responder com um “hahaha, que isso, não sou tudo isso não”. Comecei a perceber que isso me faz bem e não sou rude nos meus diálogos; você aceita o elogio sem precisar complementar, do tipo "ahah, eu realmente sou o melhor e sou bom nisso também". Aceite os elogios de forma humilde. Também não fique procurando elogios, sugerindo momentos e argumentos que o rebaixem apenas para ouvir algo positivo de outra pessoa. Se você é realmente bom, o elogio chegará naturalmente.
v.10 “Não abandones teu amigo...”
Claramente, nossas primeiras amizades são dentro de nosso lar: primeiro, nossos pais, nossos irmãos; depois, quando casamos, nossos cônjuges. Mas também existem amigos de fora, como vizinhos, colegas de escola, de trabalho e da igreja. É saudável ter amigos fora da família. Este versículo também nos aconselha a valorizar os amigos da nossa família, representados pela expressão “amigo do teu pai”. Ele também sugere que não devemos visitar nosso irmão em dias atribulados, o que pode ajudar a mostrar se você está na amizade para cooperar ou apenas para sugar. Se você vai à casa do seu amigo apenas para desabafar sobre seus males ou descarregar suas energias, você está sugando a amizade. Recentemente, vi em um filme alguém dizendo: “Seja a fonte e não o poço.” Vá à casa do seu amigo quando estiver bem, quando puder ouvir ele desabafar e quando puder cooperar com ele em algo.
v.14 “...um grito de bom dia... soa como maldição!”
Acho que minha mãe deveria ter lido este versículo! Brincadeiras à parte, ela fez bem em me acordar todos os dias. Aqui, o “bom dia” vem acompanhado da palavra “grito”, o que sugere como devemos acordar nosso próximo de maneira adequada, como nossos cônjuges e nossos filhos. Não os acorde apenas gritando. Às vezes, você pode estar acordado há muito tempo, o que pode deixá-lo acelerado ou seu temperamento pode ser do tipo que gosta de manhãs agitadas, mas nem todos são assim. Afinal, se ainda estão dormindo, certamente gostam de dormir mais do que você, ou foram dormir mais tarde. E há aqueles que levantam da cama, mas acordam três horas depois. Imagine como é desagradável acordar já ouvindo algo que você não gosta. Ao cumprimentar pela manhã, seja suave. Procure entender o sentimento do seu próximo ao amanhecer. Se seu próximo acordar tranquilamente, certamente será recompensado ao longo do dia.
v.17 “Assim como o ferro afia o próprio ferro...”
Fomos formados para viver em sociedade; temos essa necessidade. Viver em sociedade não se resume apenas a comprar e vender, mas a aprender uns com os outros. A comparação é do ferro afiando outro ferro: uma pessoa que já foi moldada tem a missão de moldar outras, e sempre temos algo a aprender com os outros. Mesmo que você seja mais educado e experiente a outra pessoa pode ter alguma experiência ou conhecimento para compartilhar. Aproveite o melhor de cada pessoa, especialmente das mais velhas e experientes; aprenda com elas. Mesmo que ela seja um ferro como você, permita que a moldem.
v.18 “Quem cuida bem da sua figueira...”
Este versículo fala sobre o cuidado no trabalho e na busca pelo sustento. Recentemente, conversei com outros quatro empresários, e todos compartilharam a mesma dor: a falta de mão de obra qualificada e pessoas que não demonstram a mínima vontade de trabalhar. Mesmo que a empresa não seja sua, ela é o seu sustento hoje; valorize isso e invista nela. Em algum momento, essa empresa vai te recompensar, ou outra virá e o fará. Empenhe-se e cuide bem do que garante seu sustento e o sustento da sua família; busque sempre melhorar, sempre mais.
v.21 “... mas quem prova o seu humano são os elogios que recebe.”
Iniciamos falando de elogios e terminaremos da mesma forma. O elogio revela quem somos. Se inicialmente falamos sobre o cuidado com a forma de reagir a elogios e como deixar as outras pessoas nos elogiarem, aqui enfatizamos a importância de receber o elogio, pois ele nos revela. Da mesma forma que em dias de adversidade, quando estamos irritados, revelamos o que realmente está em nossos corações, o elogio opera de maneira semelhante. Dar poder a uma pessoa é um dos momentos que a revelam.