Edit: Galera, apesar de toda a dedicação, o vídeo está sendo menos recomendado pelo RUclips do que o esperávamos :c Se você gostou do vídeo, e quer ajudar nosso trabalho a continuar, dê um like, deixe um comentário, e compartilhe esse vídeo com seu amigo que também quer aprender sobre técnicas de memória! Isso faz toda a diferença! Você também pode nos encontrar nas redes sociais: instagram.com/8nfinitamente/ instagram.com/adrian_valentim/ instagram.com/rolandinhobr/ Obrigado por assistir!
Olá. Poderia citar alguns dos participantes desses campeonatos de memória que são poliglotas e que comprovem ter aprendido línguas em tempo recorde, através de métodos de memorização? Obrigado.
Excelente vídeo!! Parabéns!! Acredito que dê para usar essas técnicas em várias ocasiões. Eu estudo para concursos, mas a dúvida minha também vai servir para quem estuda para vestibular... Como são muitos extensos os conteúdos a serem estudados e muito abstratos qual realmente o custo benefício de usar o palácio da memória para concursos? É recomendável ou só para algumas particularidades ou dificuldades específicas?
@@telesmarquesLPacredito que pode ser muito útil em macro temas e decorebas. Por exemplo regras de português, tabela periódica, fórmulas matemáticas e acontecimentos históricos. Embora o nível de detalhamento seja um pouco mais difícil de memorizar, a técnica do palácio da memória permite-nos gravar axiomas, as linhas estruturais, sob a qual a matéria foi desenvolvida. Isso já mata muuuuita questão de prova além de ser um alicerce extremamente sólido para que você avance no conhecimento mais detalhado dos assuntos de interesse.
Escolha bem o que não quer esquecer. Usei o palácio da memória e hoje lembro de coisas inúteis de 10 anos atrás. Atualmente, recomendo, também, o uso da técnica de repetição espaçada pelo aplicativo Anki.
Caraca... agora faz todo sentido o que eu faço pra recordar tarefas que eu me propus a iniciar. É muito comum, por exemplo, eu estar na sala e lembrar que tenho que buscar algo quarto. Chegando no quarto algo me distrai e finda a distração eu esqueço o que fui fazer no quarto. Pra lembrar eu volto pra sala e "magicamente" eu lembro que eu fui ao quarto buscar algo.
Quando você falou que conseguimos lembrar de casas que fomos quando crianças, eu passei mais de uma hora lembrando da casa de todos meus amigos de infância, isso é incrível.
@@8nfinitamente Olá. Poderia citar alguns dos participantes desses campeonatos de memória que são poliglotas e que comprovem ter aprendido línguas em tempo recorde, através de métodos de memorização?
Vi seu comentário e pensei nas casas que eu ainda lembrava, lembrei da casa da minha vó paterna e sinceramente nem sei se aconteceu ou eu inventei, mas sempre fiquei com essa cena na cabeça, aí me toquei que já tem muitos anos que “vi” ela e nem sei se está viva, se sabe ou morreu sabendo que meu pai se foi, se uma das irmãs dele sabe também, enfim agora deu crise existencial e fiquei com saudade da minha vó tadinha 🫠🥲
O meu irmão usa a técnica do palácio da memória de uma maneira absurda, ele lê um livro inteiro, e faz um mini palácio com uma miniatura que ele mesmo imprime numa impressora 3d. Ele me mostrou várias miniaturas e todas elas representam várias informações do livro.
Eu também tentei aprimorar a técnica e tive uma ideia, parecida, de criar um modelo no 3dmax, apesar de não ter me ocorrido a ideia de imprimir em 3d, aliás uma ideia muito boa mesmo. Mas de maneira diferente, tentei imaginar um palácio único que fosse genérico o suficiente para permitir memorizar uma variedade grande de assuntos. Na astrologia existe o conceito de casas astrológicas, então resolvi criar um palácio circular 3d com 12 cômodos com a temática das 12 casas astrológicas. Ele permite criar mnemônicos de praticamente tudo, devido a linguagem analógica dos signos, planetas e casas. Por exemplo, um princípio é como se fosse uma semente, então o princípio saturno produz uma árvore cujos galhos são --> planetas (saturno), objetos (Móveis antigos, relógios), os temperamentos (Seriedade, disciplina, melancolia), plantas (Carvalhos, alho), pedras (Ônix, chumbo), personagens mitológicos (Cronos, velho sábio), partes do corpo (Ossos, dentes). Se seu irmão gostasse da ideia, e por acaso desenvolvesse um modelo 3d desse palácio, com certeza eu compraria.
Eu tava pensando, já que eu desenho muito, poderia tentar desenhar os conceitos com ideias criativas. Tipo, cada lei de Newton é uma criatura específica que exala energia ou coisa do gênero. Meu palácio vai ser uma galeria de arte esquisita kkkkkk.
Infinitamente está se provando ser uma das raras opções de canais brasileiros que faz um trampo excelente de oferecer um conteúdo cientifico interessante de fácil compressão, que agrega valor e incentiva o desenvolvimento do publico, como vários canais gringos fazem lá fora. Parabéns a todos, na frente e atrás das câmeras, continuem para o bem do Brasil.
É incrível como as pessoas pensam em formas mais fáceis de aprendizagem. Meu tio me ensinou uma técnica muito boa para aprender inglês: ver séries sem dublagem e com legenda em inglês. As palavras que eu não entendia, eu procurava uma imagem no lugar da tradução.
Fazem 30 anos que não atualizava a minha biblioteca de conteúdo com algo que pudesse dizer ser marcante/relevante de fato. Minha mente está processando ponto a ponto. Foi surreal isso aqui. Ganharam minha admiração, meu follow também. Sem sombra de dúvidas, o melhor conteúdo desse ano. Ps.: Tenho 30 anos rs
Raramente comento, mas queria deixar o meu relato: sempre gostei de aprender coisas novas e ano passado, em outubro, me veio uma vontade de decorar os dígitos de pi. Na época eu não conhecia os métodos de memorização mas por repetição em pouco tempo tinha decorado uns 270 dígitos. Satisfeito, fiquei sem estudar desde o mês de novembro. Nesse ano, em abril, depois de um colega meu registrar eu escrevendo uns 150 dígitos de pi me fez querer estudar novamente. Fui aprimorando o método de repetição ativa com intervalos e cheguei a decorar até um pouco mais de 300 dígitos por dia. Atualmente tenho memorizado 1726 dígitos de pi, não treino todo dia pois estudo engenharia elétrica e trabalho, consegui tempo para esse hobby é complicado. Por exemplo, eu uso um app para verificar os dígitos de pi e digitar 1700 dígitos leva umas meia hora (considerando que eu não erre na digitação, pois senão tenho de começar do zero novamente). Sobre o vídeo fiquei impressionado pela qualidade. O vídeo é longo mas consegue prender nossa atenção até o fim. Vocês estão de parabéns, raramente vejo conteúdo em português com tamanha qualidade, eu imagino o trabalho que deva ter tido para produzir.
Umas curiosidades de pi: Depois de vc digitar 360 dígitos vc depara com os dígitos 360. Nos dígitos a partir de 1500 vc encontra 53211 (sequência de Fibonacci de trás para frente até o 5). Por volta do dígito 700 o número 9 repete 6 vezes. A chance de vermos esse padrão em pi é de uma em cada um milhão de dígitos.
Mano, mas como é possível ter tantos palácios da memória? Eu gostaria de usar, mas me pergunto se é uma técnica eficaz para usar com qualquer estudo. O seu exemplo é excelente e impressionante! Mas como eu poderia usar essa técnica pra passar num vestibular ou concurso concorrido como Fuvest ou Espcex? No momento eu estudo com revisão no Anki e usar imagens ajuda muito no processo. Será que cada uma dessas imagens poderia ser um palácio? Para a memorização de tópicos específicos ou que a pessoa tem dificuldade, realmente parece ser a melhor opção!
Tive uma ideia pra aprimorar o palacio da memoria, você poderia fazer repetições da sua casa em miniatura dentro do próprio palacio. Vou dar um exemplo: O seu palacio é a sua casa, e no final da sua caminhada você encontra uma miniatura da sua casa, só que de outro tema, tipo, se a sua casa normal tem varias cores diferentes essa miniatura vai ser completamente vermelha, aí você entra nela, e ela seria como outro andar de memoria, e isso poderia se repetir para SEMPRE, afinal, não são apenas cores que poderiam diferenciar os temas, os primeiros 10 andares poderiam ser cores, os próximos 10 animais, os proximos 10 deuses, os proximos 10 figuras historicas, e vai indo, até o infinito (haja cerebro pra caber tudo isso kkkk).
Achei genial. Venho estudando um tempo sobre o Palacio da Memoria e tive umas ideias para facilitar ter locais para armazenar. Uma delas foi usando o jogo Minecraft, GTA, jogos com mundo aberto que vc possa explorar. No caso do Minecraft, por existir Mapas, são possibilidades infinita também.
Momentos Importantes do Vídeo [00:00:00] Introdução ao vídeo e ao desafio da memorização de cartas. [00:05:20] A história das competições de memória e a incrível capacidade dos grão mestres. [00:10:30] A relação entre memória e criatividade, citando a inspiração artística e a percepção do tempo. [00:13:00] O estudo científico da memória e a curva do esquecimento de Ebbinghaus. [00:18:00] A importância da repetição espaçada para combater o esquecimento. [00:22:00] Técnicas de memória como palácios da memória e associação. [00:32:00] Aplicação das técnicas de memória em diferentes áreas da vida. [00:42:00] Reflexão sobre o uso da memória para entender e internalizar o conhecimento. [01:02:00] Desafio de memorização de cartas e o resultado final.
Tem o professor de inglês chamado Matias que tem usa o método "E-Learning" ou "Emotional Learning". Ele diz que você memoriza mais rápido e mais facilmente algo, se tiver emoção no meio. Tudo que tem emoção, que você se emocionou, você lembrará (traumas, fobias, eventos, pessoas, nomes, números, rostos, animais...), então ele coloca a palavra stepfather ou stepmother e nos faz sentir emoções, "nos coloca dentro" dos livros do Sherlock Holmes por exemplo. Eu nunca me esquecerei que as duas palavras anteriores em inglês que escrevi significam respectivamente: padrasto e madrasta. Absolutamente tudo que tiver emoção, tiver sentimento, for memorável, distinto, estranho, imprevisível... Tudo estará gravado e você nunca esquecerá, se assim quiser. Se cuidem e se eu recomendasse um curso para aprender inglês de verdade, na prática (pardon me? What? Come again?), seria o do Matias, ele manja demais. Adeus.
@@jackson.barros Não sei, mas o nome dele é Teacher* Matias, o mesmo ensina inglês de uma forma que grava legal na nossa cabeça, não dá para esquecer simplesmente o stepmother, stepfather, come again, what... Crazy or not? Bye. *Quer dizer professor em inglês. A parada é aprender japonês: --- Omaewashindeiru... --- Nani? Jajajaja... Hola que tal... Adios...
Não tenho o hábito de comentar em vídeos, mas esse realmente me surpreendeu. Quero parabenizar toda a equipe pela qualidade fantástica. Eu estava pensando especificamente na minha área como eu conseguiria utilizar as técnicas, ja que precisaria de muita imaginatividade, e simplesmente me aparece um entrevistado mostrando em pratica. Sensacional.
Criei um novo canal no RUclips para me desvencilhar do vício de dopamina que os shorts me deram. Também restringi o tempo do Instagram para me policiar a respeito do tempo que gasto no celular. Gostei muito do video, e finalmente me sinto pronto para focar nos estudos que tanto planejo. Espero voltar aqui quando tiver tomado posse do concurso e contar a vocês que vale muito a pena certos sacrifícios na nossa vida. Deus abençoe, toda honra e toda glória sejam dadas ao senhor Jesus Cristo.
Adorei, tenho muito problema de aprendizado e rotina, dar continuidade em estudos pra vestibulares, enem, fatec é cansativo e maçante... Vi nesse vídeo uma forma divertida, diferente e criativa de melhorar nesses problemas que eu citei. Voltarei em breve e direi se houve resultado! Obrigado pela qualidade e pelo conteúdo btw!
Uma coisa interessante que me ocorreu é, que as histórias, por exemplo, da mitologia grega, de tão fantasiosas e malucas que são, na verdade possam ser memorizações de coisas importantes da época.
Sim! Se a gente levar em consideração como algumas tribos que existem ainda hoje guardam informação, e o fato de nós sabemos que os gregos possuíam técnicas de memória desde os tempos Homéricos, parece que a mitologia grega tinha (também) uma função de guardar e transmitir informação. No caso das tribos que eu mencionei, ao menos, isso se dá assim: Uma pessoa aprende a forma mais simples da história desde criança, depois, conforme ela vai sendo iniciada nos conhecimentos da tribo, essa história vai ganhando mais e mais elementos. Talvez alguns desses elementos sejam secretos, e só algumas pessoas da tribo (como os anciões) tenham acesso. Por isso, também podemos supor que nós, milhares de anos depois, só temos acesso as partes mais simples dessa história, e que várias outras informações úteis foram associadas a estrutura da história na época. -Adrian
@@8nfinitamente Sim Adrian. Mas me refiro ao seguinte. As Mitologias Gregas e outras de mesma forma, muito provavelmente eram sistemas de memória. Porém, jamais saberemos o que. É como vc mostrar fotos dos ambientes das casas que usou. Só vc sabe que se trata do baralho.
😮 estou chocada. Que vídeo bem feito! Já estou aplicando os conceitos no meu trabalho. De certa forma, já aplicava sem perceber, pois associava os clientes às suas casas e terrenos. Agora vou aplicar conscientemente 😅
Eu tenho sentido dificuldade de lembrar coisas simples no meio uma conversa, alem de dificuldade de lembrar referências, nome de livros, músicas e tudo mais, ate estudar parece 100% mais difícil, nao sei o que ta acontecendo, mas espero melhorar depois desse vídeo, muito obrigado do fundo do coração! ❤
Eu mesmo relatei no vídeo que tenho essa dificuldade para nomes. Tenho certeza que você vai encontrar um jeito bacana de usar essas técnicas para melhorar sua relação com a sua memória! - Rolandinho
O problema que eu percebi em mim, foi o uso excessivo do celular, isso prejudicou muito a minha memória. Hoje estou diminuindo gradualmente o uso e ainda busco praticar a memória todos os dias.
A muito tempo eu não vejo um conteúdo tão confiável, bem editado, que passa um conhecimento decente e ainda por cima com uma didática perfeita. muito foda
O vídeo ficou maravilhoso! Sugestão: mostrar na prática como vocês fizeram p montar a “teia” do palácio pra aprender a sequência de pelo menos o primeiro baralho. Eu entendi todo o conceito, mas não entendi como fazer na prática pra memorizar tanta informação com tanta abstração feita a cada item da sequência. Eu sinto que iria confundir tudo que construí no palácio.
Vídeo incrível! Pratico essa técnica há 2 anos e é muito interessante um canal brasileiro trazer um estudo tão detalhado nesse tópico. Aprendi a maior parte do que sei com o Anthony Metivier, que é um canadense que faz vídeos e escreve livros sobre esse tópico, então se quiserem se aprofundar, recomendo dar uma olhada lá. Parabéns Adrian e Rolandinho pelo vídeo!
Vídeo sensacional! Estava buscando esse assunto semana passada e não achei nada que explicasse com esse nível de detalhes. Parabéns pelo trabalho e continuem assim. Ahh, e o lugar em 16:40 é o Catavento Cultural, com certeza! Antigo Palácio das Indústrias.
Muito bom! eu tinha visto sobre essa tecnica na serie The Mentalist, onde Patrick Jane explica que o palácio dele era o circo ele trabalhava quando mais novo e as cartas ele imaginava como se fosse criaturas bizarras.
Pior que não é! Só parece difícil. Como você vai usar personagens que você gosta e conhece bem, as ações e objetos ficam muito óbvios. Se você parar para montar a sua, vai levar no máximo uma hora, eu acho. - Rolandinho.
que video incrivel! as vezes eu desenho escutando podcasts, e quando termino eu consigo olhar pra uma região do desenho e me lembrar exatamente do que estava sendo conversado no podcast quando eu estava desenhando aquela parte. sempre me perguntei por que isso acontecia e parece que é exatamente isso.
A QAULIDADE DESSE VÍDEO É ASSUSTADORA!!! Parabéns pessoal pelo projeto, como editor eu fico até emocionado quando acho canais brasileiros com tamanha qualidade, parabéns parabéns!!!
Já usei o palácio da memória. Foi em 2018 e até hoje eu lembro de tudo o que eu guardei na memória naquele tempo, mesmo sem praticar. Realmente, o conteúdo fica fixo.
Mano, me tira uma dúvida? Você que usou e confirmou que funciona, acha que dá para usar o método para qualquer assunto estudado ou pensa que o ideal é usar com o que eu tiver mais dificuldade? Por exemplo, acredito que seja muito eficaz para memorizar conteúdos que sejam específicos em matemática ou biologia. Fico pensando que em algum momento a pessoa pode ter milhares de palácios da memória e que isso se tornaria um problema. Me corrija se eu estiver errado. Apenas para contextualizar, eu estudo para vestibulares e concursos e uso o Anki para a revisão.
@@daviazev cara, no palácio da memória quanto mais você conseguir associar determinado conteúdo a uma figura abstrata, melhor. Mas isso não quer dizer que não seja impossível memorizar um assunto mais complexo. Porém, no caso de assuntos mais complexos eu recomendo o que você mesmo já utiliza, o Anki. Cartões de memória ajudam muito, apesar de não conseguir fixar tanto quanto o palácio da memória, pois os cartões de memória exigem que você revise de tempos em tempos o que você estudou. No palácio, como o próprio estudante de medicina citou no vídeo, você leva um tempo pra memorizar, mas uma vez que termina de criar a informação dentro do seu cérebro, ela já fica lá, fixa. Quanto a pessoa ter milhares de palácio da memória e isso poder ser um problema, eu não sei, mas os competidores de provas de memorização fazem vários testes e eu tenho certeza que é muita informação pra lembrar. O que eu quero dizer é que o céu é o limite e que você pode tentar ver até onde o seu cérebro pode chegar 🙌🏽
Cara... Q vídeo bem produzido. Não são muitos videos aqui na plataforma q trazem um conhecimento tão útil e de um maneira tão simples e muito bem produzida. Parabéns a vcs
O que eles apresentaram não é nada de novo e sim técnicas que já eram usadas no passado e que podemos aplicar também em nosso cotidiano! O vídeo é excelente meus parabéns!
Video muito bom, vou tentar praticar pois minha memoria é realmente horrivel, realmente precisava de uma técnica para melhorar esse aspecto da minha vida.
Ótimo vídeo!! Queria so deixar meu 2 centavos de informação: Existe uma condição chamada afantasia, que basicamente é uma pessoa que não consegue formar imagens na imaginação de forma vonluntária, por exemplo se eu te pedir para imaginar uma maça, muitas pessoas conseguem imaginar ela quase que perfeitamente (acredito que esse seja o normal) outras conseguem ver ela mais simplificada, talves sem as cores apenas preto e brando, até mesmo apenas o formato da maça sem profundidade e cor, já quem tem afantasia não consegue ver nada disso, ainda sim se vc perguntar pra uma pessoa que tem afantasia as características de uma maça ela vai saber te falar mas não por que ela consegue imaginar, e sim por que ela simplesmente sabe essas informações. Como alguém que tem essa condição, e tem uma memória péssima sei que o palácio da memória não funciona pra mim, pois não consigo imaginar lugares, personagens, objetos, na verdade nada que envolva imagens, dei uma pesquisada em algumas outras formas de memorização e apesar da repetição espaçada ser uma ótima técnica para estudo ela não chega aos pés do palácio das memórias e acho que nenhuma outra que funcione para pessoas com afantasia chega, pois só o fato de você conseguir memórizar 156 cartas em 18 minutos já é algo muito difícil diria até impossível usando essas outras técnicas. Enfim, mesmo o palácio da memória não funcionando pra mim, esse vídeo é perfeito não só pela qualidade mas também pela ligação que eles fazem da memórização com a historia humana, é algo maravilhoso.
Oii, uma pergunta (eu definitivamente não tenho afantasia), mas técnicas de associação com palavras ou fazendo gestos (fisicamente, sla vc faz um movimento pra explicar algo), te ajuda a lembrar das coisas? Estou pergutando por curiosidade mesmo, ja que pra mim é automático eu usar esses 3 métodos (imagens, gestos e palavras).
Obrigado pelo comentário informativo! Eu acabei pesquisando sobre afantasia no processo de escrever o roteiro do vídeo, mas não encontrei evidências suficientes científicas sobre como a condição pode se relacionar com memória espacial. No entanto, algo interessante que eu gostaria de compartilhar com você é que discussões sobre afantasia são bem comuns em fóruns de competições e técnicas de memória, e eu li vários relatos de pessoas que conseguiram fortalecer suas imaginações aos poucos praticando técnicas de memória. Claro que isso são só relatos pessoais, e é difícil tirar conclusões sobre. De qualquer forma, eu suponho que seja algo de fato possível, dado que o seu encéfalo consegue criar imagens sem problemas (tudo que você vê são imagens criadas pelos centros visuais), o problema parece ser conscientemente controlar essa capacidade. Sobre sair do zero, eu li algumas pessoas comentando sobre uma técnica chamada visual streaming, em que você tenta verbalizar as "impressões" do que seria a imagem que você está tentando visualizar (mesmo que não esteja vendo nada além do preto). Aos poucos, essa técnica permitiria que o praticante tivesse uma visualização cada vez mais clara. De novo, isso tudo baseado em relatos pessoais, nenhum evidência forte sobre, mas estou te contando porque acho que não custa nada tentar. -Adrian
Palácio da Memória é uma técnica de associação sensorial que foca na imaginação de imagens. Eu possuo o estilo de aprendizado associativo e cinestesico, porém possuo dificuldade em imaginar imagens como vc,então eu associo a informação á sons ou cheiros e dá super certo.
@@pamelaisabelvieiradasilva7293 Eu é visual em geral, pois tenho hiperfantasia, porém auditiva é legal também, porquê tenho ouvido absoluto. Sensações, como gosto e cheiro são mais difíceis no meu caso, exigem mais... Ti cuida.
Pessoal, que vídeo bom! Super bem feito, storytelling impecável, edição excelente. Parabéns pelo trabalho de todos, vou recomendar agora mesmo pra galera do meu grupo de estudos.
Nossa que legal, esse lance do Palácio da memória eu tinha visto na série Sherlock, nessa série ele usava essa técnica pra poder lembrar das coisas. Muito interessante saber que de fato é uma técnica real.
A palavra parabéns não é suficiente para expressar minha admiração pelo vosso trabalho. Um documentário com essa qualidade deveria estar em uma grande plataforma como o ICL, por exemplo.
a melhor coisa é usar essa tecnologia que a gente tem ao nosso favor. assistir videos mais longos é um otimo passo pra voce melhorar sua concentracao, ao inves de scrollar toda vez quer abrir os videos curtos..
Massa, eu uso sistema PEG para números. Sou analista de dados de uma construtora e ajuda muito saber números chave de uma obra (área construída, custo, prazo, valor de tendencia de estouro e etc), tbm decorei todos os cpf's, rg's, certidões da minha família. Agora estou aprendendo a decorar apresentações. muito bom, parabéns.
rapaziada, que trabalho e dedicação a ele incrível, sinceramente procurei sobre essa técnica tem um tempinho, mas tive dúvida sobre a eficácia, muito obrigado a vcs
Fiquei impressionado com a riqueza de contéudo de memoria desse video, um agrupado de tudo que eu estudei nos ultimos 1 ano e pouco. legal que essa arte ta sendo reconhecida.
Que video, que trabalho maravilhoso e impecável! Uma grata surpresa ter clicado aqui ao ver a thumb. Já havia estudado sobre técnicas, lógica etc que envolve a memorização. Mas definitivamente esse documentário excelente sintetizou tudo! Com muito humor, seriedade, e amor! Pois amor está visível ❤
Que vídeo bem produzido, com cinematografia muito bonita, me impressionou as referencias usadas e deixarem expostas para pesquisa na descrição do vídeo, parabéns pelo trabalho de alto nível, espero que sejam recompensados por essa obra.
Ler comentários assim é o combustível pra gente continuar produzindo. É tudo tão complicado, tão arriscado! Precisamos do apoio de vocês divulgando e engajando para que os conteúdos performem bem! Muito obrigado! - Rolandinho
Que conteúdo massa! O vídeo, as informações, a disposição de vocês de realmente entender e aprender como funciona, me prendeu totalmente. Eu assisti tudo às 7:30 am 😂 e ainda vou assistir novamente. Parabéns!!!
Nossa tentativa aqui no infinitamente é fazer vídeos bem completos, portanto não temos planos de fazer outro vídeo sobre memória tão cedo. Porém, talvez um vídeo sobre estudo e como estudar melhor? Quem sabe no futuro! - Rolandinho
Nossa, me espanta muito a qualidade dos vídeos desse canal. Com certeza, esse vídeo se tornou um dos meus favoritos do RUclips. Acho que outro tema interessante que gostaria de ver aqui seria "leitura dinâmica". Se isso realmente existe e quando se poderiamos aplicar.
A Qualidade dos vídeos é excelente, parabéns pela dedicação! De fato a memória é algo de suma importância. Particularmente, eu criei maior interesse em desenvolver esse poder de memorização após me dar conta de que no ano 300 d.C um homem comum já decorará livros inteiros por não ter fácil acesso a eles, e eu, em pelo 2024, sinto dificuldades para me recordar dos meses do ano.
Janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro. Ouça subliminais para melhorar sua memória. Funciona.
Parabéns pelo trabalho, pessoal. Vídeos elaborados não são tão virais, mas a qualidade da informação compensa e supera isso. Sou professor e indicarei aos meus alunos😊
Simplesmente incrível galera, fiquei nervoso com as cartinhas, mas provaram que valeu a espera de uns mesinhos kkkkk Já quero o próximo vídeo, quando vem?
usando o palácio da memória, eu conseguir memorizar a tabela periódica é o alfabeto grego, todos com seus símbolos e numeração em ordem, tenho eles memorizados por meses, acredito que dure anos.
como vc memorizou a tabela periódica? vi esse vídeo hoje e quero tentar utilizá-lo numa técnica para decorar todos os países, mas não estou sabendo dividir e como eu poderia colocar isso num palácio mental
Caralho esse conteúdo é absurdo, qualidade, narrativa, desenvolvimento, tudo muito bem equilibrado alem de trazer um método de estudo e pratica bem simples que ajuda realmente no dia a dia. 🔥🔥
Já tinha desistido do RUclips, as notificações que me mandam são péssimas, depois desse vídeo vou dar outra chance até achar outro tesouro perdido 👍 parabéns aos criadores.
Edit: Galera, apesar de toda a dedicação, o vídeo está sendo menos recomendado pelo RUclips do que o esperávamos :c Se você gostou do vídeo, e quer ajudar nosso trabalho a continuar, dê um like, deixe um comentário, e compartilhe esse vídeo com seu amigo que também quer aprender sobre técnicas de memória! Isso faz toda a diferença!
Você também pode nos encontrar nas redes sociais:
instagram.com/8nfinitamente/
instagram.com/adrian_valentim/
instagram.com/rolandinhobr/
Obrigado por assistir!
Olá. Poderia citar alguns dos participantes desses campeonatos de memória que são poliglotas e que comprovem ter aprendido línguas em tempo recorde, através de métodos de memorização?
Obrigado.
Excelente vídeo!! Parabéns!!
Acredito que dê para usar essas técnicas em várias ocasiões.
Eu estudo para concursos, mas a dúvida minha também vai servir para quem estuda para vestibular...
Como são muitos extensos os conteúdos a serem estudados e muito abstratos qual realmente o custo benefício de usar o palácio da memória para concursos? É recomendável ou só para algumas particularidades ou dificuldades específicas?
Socialista
Progressista
Trabalhista
Igualitário
Coletivista
Sindicalista
Anti-capitalista
Ambientalista
Revolucionário
Comunista
Conservador
Liberal (no contexto econômico)
Capitalista
Tradicionalista
Nacionalista
Individualista
Meritocrata
Liberal-conservador
Libertário (em certas vertentes)
Reacionário
Comunista
Socialista
Proletário
Anti-imperialista
Dialético
Revolucionário
Leninista
Maoísta
Trotskista
Marxiano
Democrata-liberal
Libertário (no sentido clássico)
Neoliberal
Capitalista
Livre-mercadista
Constitucionalista
Reformista
Progressista (em certos contextos)
Globalista
Secularista
Tradicionalista
Nacionalista
Capitalista
Moralista
Patriota
Libertário (em certas vertentes)
Direitista
Autoritário
Reacionário
Anti-globalista
Carente
Desfavorecido
Vulnerável
Necessitado
Marginalizado
Baixa renda
Excluído
Desempregado
Subempregado
Endividado
Afortunado
Próspero
Abastado
Endinheirado
Milionário
Bilionário
Elite
Magnata
Investidor
Empreendedor
Irão gostar
@@telesmarquesLPacredito que pode ser muito útil em macro temas e decorebas. Por exemplo regras de português, tabela periódica, fórmulas matemáticas e acontecimentos históricos. Embora o nível de detalhamento seja um pouco mais difícil de memorizar, a técnica do palácio da memória permite-nos gravar axiomas, as linhas estruturais, sob a qual a matéria foi desenvolvida. Isso já mata muuuuita questão de prova além de ser um alicerce extremamente sólido para que você avance no conhecimento mais detalhado dos assuntos de interesse.
@@hygorleonardodossantos5187 Bacana.
Incrível! Mal posso esperar para aplicar essa técnica, só preciso começar logo, antes que eu esqueça qual é
😂
Kkkkkkkjjkkkk 😅
lkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Escolha bem o que não quer esquecer. Usei o palácio da memória e hoje lembro de coisas inúteis de 10 anos atrás. Atualmente, recomendo, também, o uso da técnica de repetição espaçada pelo aplicativo Anki.
Kkkkk
Vou ter que ver o vídeo novamente, porque já esqueci de tudo.
Criamos um paradoxo 👀
Gênio kk
Kkkkkk...
qualidade ridiculamente absurda, um trabalho cientifíco digno de ser lembrado!!!!
Queremos melhorar cada vez mais!
adoro o uso do termo “ridiculamente” em um elogio kkkkkk
@@athenagoggins é mt bom, também adoro o, estupidamente
Qualidade absurda, gosto muito de videos trabalhados assim ao inves de varios na semana, canal tem um potencial gigante, sucesso!
Obrigado! Nós queremos continuar melhorando cada vez a qualidade dos vídeos! -Adrian
@@8nfinitamente Já sei quem perdeu
@@matheusricartejoestar6111 ja ia comentar AKKJSKJDFKJSFKJ
@@ermoon0 KKKK
Um nível de conteúdo que mostra respeito com a complexidade e profundidade da existência humana
Gostei da frase! Eu sou um grande fã do indominável índole humana!
-Adrian
Caraca... agora faz todo sentido o que eu faço pra recordar tarefas que eu me propus a iniciar. É muito comum, por exemplo, eu estar na sala e lembrar que tenho que buscar algo quarto. Chegando no quarto algo me distrai e finda a distração eu esqueço o que fui fazer no quarto. Pra lembrar eu volto pra sala e "magicamente" eu lembro que eu fui ao quarto buscar algo.
Quando você falou que conseguimos lembrar de casas que fomos quando crianças, eu passei mais de uma hora lembrando da casa de todos meus amigos de infância, isso é incrível.
Incrível como a gente nem percebe o quão surpreendente é nosso memória para esses ambientes, né?!
-Adrian
@@8nfinitamente Olá. Poderia citar alguns dos participantes desses campeonatos de memória que são poliglotas e que comprovem ter aprendido línguas em tempo recorde, através de métodos de memorização?
Vi seu comentário e pensei nas casas que eu ainda lembrava, lembrei da casa da minha vó paterna e sinceramente nem sei se aconteceu ou eu inventei, mas sempre fiquei com essa cena na cabeça, aí me toquei que já tem muitos anos que “vi” ela e nem sei se está viva, se sabe ou morreu sabendo que meu pai se foi, se uma das irmãs dele sabe também, enfim agora deu crise existencial e fiquei com saudade da minha vó tadinha 🫠🥲
O meu irmão usa a técnica do palácio da memória de uma maneira absurda, ele lê um livro inteiro, e faz um mini palácio com uma miniatura que ele mesmo imprime numa impressora 3d. Ele me mostrou várias miniaturas e todas elas representam várias informações do livro.
Nossa, muito interessante! Fiquei interessado em ver algum desses palácios em miniatura!
-Adrian
Caraca, compartilha esse modelo de aplicação da teoria pra gente entender
Da um jeito de mostrar pra gente po
Eu também tentei aprimorar a técnica e tive uma ideia, parecida, de criar um modelo no 3dmax, apesar de não ter me ocorrido a ideia de imprimir em 3d, aliás uma ideia muito boa mesmo. Mas de maneira diferente, tentei imaginar um palácio único que fosse genérico o suficiente para permitir memorizar uma variedade grande de assuntos. Na astrologia existe o conceito de casas astrológicas, então resolvi criar um palácio circular 3d com 12 cômodos com a temática das 12 casas astrológicas. Ele permite criar mnemônicos de praticamente tudo, devido a linguagem analógica dos signos, planetas e casas. Por exemplo, um princípio é como se fosse uma semente, então o princípio saturno produz uma árvore cujos galhos são --> planetas (saturno), objetos (Móveis antigos, relógios), os temperamentos (Seriedade, disciplina, melancolia), plantas (Carvalhos, alho), pedras (Ônix, chumbo), personagens mitológicos (Cronos, velho sábio), partes do corpo (Ossos, dentes).
Se seu irmão gostasse da ideia, e por acaso desenvolvesse um modelo 3d desse palácio, com certeza eu compraria.
Eu tava pensando, já que eu desenho muito, poderia tentar desenhar os conceitos com ideias criativas. Tipo, cada lei de Newton é uma criatura específica que exala energia ou coisa do gênero.
Meu palácio vai ser uma galeria de arte esquisita kkkkkk.
Infinitamente está se provando ser uma das raras opções de canais brasileiros que faz um trampo excelente de oferecer um conteúdo cientifico interessante de fácil compressão, que agrega valor e incentiva o desenvolvimento do publico, como vários canais gringos fazem lá fora.
Parabéns a todos, na frente e atrás das câmeras, continuem para o bem do Brasil.
É incrível como as pessoas pensam em formas mais fáceis de aprendizagem. Meu tio me ensinou uma técnica muito boa para aprender inglês: ver séries sem dublagem e com legenda em inglês. As palavras que eu não entendia, eu procurava uma imagem no lugar da tradução.
And have you learned?
@@geovannypinheiro1923 estou no quarto mês porém já estou conseguindo me vira bem
Fazem 30 anos que não atualizava a minha biblioteca de conteúdo com algo que pudesse dizer ser marcante/relevante de fato. Minha mente está processando ponto a ponto. Foi surreal isso aqui. Ganharam minha admiração, meu follow também. Sem sombra de dúvidas, o melhor conteúdo desse ano.
Ps.: Tenho 30 anos rs
Eu não entendo o por que esse vídeo estar pegando tão poucas visualizações, por favor youtubers grandes façam um react para ajudar!
Vamos compartilhar com os amigos 👍🏻
Vi reacts q o luba fez que sinceramente eu não esperava que ele fosse fazer, só não sei se foi recomendação do yt ou de algum inscrito.
Por que só depois de 3 meses esse vídeo me aparece? Que conteúdo importante, sem dúvida, vou usá-lo.
Raramente comento, mas queria deixar o meu relato: sempre gostei de aprender coisas novas e ano passado, em outubro, me veio uma vontade de decorar os dígitos de pi. Na época eu não conhecia os métodos de memorização mas por repetição em pouco tempo tinha decorado uns 270 dígitos. Satisfeito, fiquei sem estudar desde o mês de novembro.
Nesse ano, em abril, depois de um colega meu registrar eu escrevendo uns 150 dígitos de pi me fez querer estudar novamente. Fui aprimorando o método de repetição ativa com intervalos e cheguei a decorar até um pouco mais de 300 dígitos por dia. Atualmente tenho memorizado 1726 dígitos de pi, não treino todo dia pois estudo engenharia elétrica e trabalho, consegui tempo para esse hobby é complicado.
Por exemplo, eu uso um app para verificar os dígitos de pi e digitar 1700 dígitos leva umas meia hora (considerando que eu não erre na digitação, pois senão tenho de começar do zero novamente).
Sobre o vídeo fiquei impressionado pela qualidade. O vídeo é longo mas consegue prender nossa atenção até o fim. Vocês estão de parabéns, raramente vejo conteúdo em português com tamanha qualidade, eu imagino o trabalho que deva ter tido para produzir.
Umas curiosidades de pi:
Depois de vc digitar 360 dígitos vc depara com os dígitos 360.
Nos dígitos a partir de 1500 vc encontra 53211 (sequência de Fibonacci de trás para frente até o 5).
Por volta do dígito 700 o número 9 repete 6 vezes. A chance de vermos esse padrão em pi é de uma em cada um milhão de dígitos.
@@jaksonalmeida4409 O melhor é saber que isso não significa absolutamente nada!! kk
@@pablobagolin assim como ele falou que fez isso por hobby, é uma curiosidade e um incentivo pra começar com as técnicas de memória
@@pablobagolin o cara é tão foda que decorou mais de 1500 digitos diferentes só por diversão, e voce julgando nao significar nada?
Mano, mas como é possível ter tantos palácios da memória? Eu gostaria de usar, mas me pergunto se é uma técnica eficaz para usar com qualquer estudo. O seu exemplo é excelente e impressionante! Mas como eu poderia usar essa técnica pra passar num vestibular ou concurso concorrido como Fuvest ou Espcex? No momento eu estudo com revisão no Anki e usar imagens ajuda muito no processo. Será que cada uma dessas imagens poderia ser um palácio? Para a memorização de tópicos específicos ou que a pessoa tem dificuldade, realmente parece ser a melhor opção!
Tive uma ideia pra aprimorar o palacio da memoria, você poderia fazer repetições da sua casa em miniatura dentro do próprio palacio. Vou dar um exemplo: O seu palacio é a sua casa, e no final da sua caminhada você encontra uma miniatura da sua casa, só que de outro tema, tipo, se a sua casa normal tem varias cores diferentes essa miniatura vai ser completamente vermelha, aí você entra nela, e ela seria como outro andar de memoria, e isso poderia se repetir para SEMPRE, afinal, não são apenas cores que poderiam diferenciar os temas, os primeiros 10 andares poderiam ser cores, os próximos 10 animais, os proximos 10 deuses, os proximos 10 figuras historicas, e vai indo, até o infinito (haja cerebro pra caber tudo isso kkkk).
Mano você me deu uma ideia 💡 maravilhosa pra guardar conteúdo pqp ❤ te amo
Meu palácio de memória se estende pelas ruas, casa dos vizinhos, meu caminho para a escola, etc
Achei genial. Venho estudando um tempo sobre o Palacio da Memoria e tive umas ideias para facilitar ter locais para armazenar. Uma delas foi usando o jogo Minecraft, GTA, jogos com mundo aberto que vc possa explorar. No caso do Minecraft, por existir Mapas, são possibilidades infinita também.
Petição pra eles voltarem com um breve video só para nós vermos o quanto eles ainda se lembram👇
Momentos Importantes do Vídeo
[00:00:00] Introdução ao vídeo e ao desafio da memorização de cartas.
[00:05:20] A história das competições de memória e a incrível capacidade dos grão mestres.
[00:10:30] A relação entre memória e criatividade, citando a inspiração artística e a percepção do tempo.
[00:13:00] O estudo científico da memória e a curva do esquecimento de Ebbinghaus.
[00:18:00] A importância da repetição espaçada para combater o esquecimento.
[00:22:00] Técnicas de memória como palácios da memória e associação.
[00:32:00] Aplicação das técnicas de memória em diferentes áreas da vida.
[00:42:00] Reflexão sobre o uso da memória para entender e internalizar o conhecimento.
[01:02:00] Desafio de memorização de cartas e o resultado final.
Tem o professor de inglês chamado Matias que tem usa o método "E-Learning" ou "Emotional Learning". Ele diz que você memoriza mais rápido e mais facilmente algo, se tiver emoção no meio.
Tudo que tem emoção, que você se emocionou, você lembrará (traumas, fobias, eventos, pessoas, nomes, números, rostos, animais...), então ele coloca a palavra stepfather ou stepmother e nos faz sentir emoções, "nos coloca dentro" dos livros do Sherlock Holmes por exemplo.
Eu nunca me esquecerei que as duas palavras anteriores em inglês que escrevi significam respectivamente: padrasto e madrasta.
Absolutamente tudo que tiver emoção, tiver sentimento, for memorável, distinto, estranho, imprevisível...
Tudo estará gravado e você nunca esquecerá, se assim quiser.
Se cuidem e se eu recomendasse um curso para aprender inglês de verdade, na prática (pardon me? What? Come again?), seria o do Matias, ele manja demais.
Adeus.
Ele tem canal, amigo? pode mandar o link?
Passa o canal chefe
Teacher Matias
@@jackson.barros Não sei, mas o nome dele é Teacher* Matias, o mesmo ensina inglês de uma forma que grava legal na nossa cabeça, não dá para esquecer simplesmente o stepmother, stepfather, come again, what...
Crazy or not?
Bye.
*Quer dizer professor em inglês.
A parada é aprender japonês:
--- Omaewashindeiru...
--- Nani?
Jajajaja... Hola que tal... Adios...
@@laurasilva980 Esse é o cara. Valeu :).
Esse vídeo deveria ir para os canais abertos, Parabéns pela produção.
Comecei o vídeo achando que ia ser 10 min, terminei achando que tinham se passado 10 min kkkk. Parabéns, muito bom o vídeo e o conteúdo, brilharam.
Não tenho o hábito de comentar em vídeos, mas esse realmente me surpreendeu. Quero parabenizar toda a equipe pela qualidade fantástica. Eu estava pensando especificamente na minha área como eu conseguiria utilizar as técnicas, ja que precisaria de muita imaginatividade, e simplesmente me aparece um entrevistado mostrando em pratica. Sensacional.
Criei um novo canal no RUclips para me desvencilhar do vício de dopamina que os shorts me deram. Também restringi o tempo do Instagram para me policiar a respeito do tempo que gasto no celular. Gostei muito do video, e finalmente me sinto pronto para focar nos estudos que tanto planejo. Espero voltar aqui quando tiver tomado posse do concurso e contar a vocês que vale muito a pena certos sacrifícios na nossa vida. Deus abençoe, toda honra e toda glória sejam dadas ao senhor Jesus Cristo.
Adorei, tenho muito problema de aprendizado e rotina, dar continuidade em estudos pra vestibulares, enem, fatec é cansativo e maçante... Vi nesse vídeo uma forma divertida, diferente e criativa de melhorar nesses problemas que eu citei.
Voltarei em breve e direi se houve resultado! Obrigado pela qualidade e pelo conteúdo btw!
senhoras e senhores, finalmente posso provar que decorar a pokedex não é perda de tempo
Ué,mas isso não é util pra minha vida?como assim? gastei 5 anos atoa?
Kkkkkkkkkk
Repeticao espaçada*
eu fiz isso tbm
Mas em que sentido? Usar os pokemons para decorar as coisas?
A qualidade do vídeo de vocês é absurda estou simplesmente fascinado, agora vou praticar minha memória kkkkkkkk
Uma coisa interessante que me ocorreu é, que as histórias, por exemplo, da mitologia grega, de tão fantasiosas e malucas que são, na verdade possam ser memorizações de coisas importantes da época.
Ele fala isso no vídeo, e é isso mesmo.
Sim! Se a gente levar em consideração como algumas tribos que existem ainda hoje guardam informação, e o fato de nós sabemos que os gregos possuíam técnicas de memória desde os tempos Homéricos, parece que a mitologia grega tinha (também) uma função de guardar e transmitir informação. No caso das tribos que eu mencionei, ao menos, isso se dá assim: Uma pessoa aprende a forma mais simples da história desde criança, depois, conforme ela vai sendo iniciada nos conhecimentos da tribo, essa história vai ganhando mais e mais elementos. Talvez alguns desses elementos sejam secretos, e só algumas pessoas da tribo (como os anciões) tenham acesso. Por isso, também podemos supor que nós, milhares de anos depois, só temos acesso as partes mais simples dessa história, e que várias outras informações úteis foram associadas a estrutura da história na época.
-Adrian
@@8nfinitamente Sim Adrian. Mas me refiro ao seguinte. As Mitologias Gregas e outras de mesma forma, muito provavelmente eram sistemas de memória. Porém, jamais saberemos o que. É como vc mostrar fotos dos ambientes das casas que usou. Só vc sabe que se trata do baralho.
😮 estou chocada. Que vídeo bem feito! Já estou aplicando os conceitos no meu trabalho. De certa forma, já aplicava sem perceber, pois associava os clientes às suas casas e terrenos. Agora vou aplicar conscientemente 😅
Eu tenho sentido dificuldade de lembrar coisas simples no meio uma conversa, alem de dificuldade de lembrar referências, nome de livros, músicas e tudo mais, ate estudar parece 100% mais difícil, nao sei o que ta acontecendo, mas espero melhorar depois desse vídeo, muito obrigado do fundo do coração! ❤
Eu mesmo relatei no vídeo que tenho essa dificuldade para nomes. Tenho certeza que você vai encontrar um jeito bacana de usar essas técnicas para melhorar sua relação com a sua memória! - Rolandinho
caralho eu tbm mano, fico ate com receio de conversar, msm quando e uns assunto q eu curto acabo n me lembrando na hora de falar
O problema que eu percebi em mim, foi o uso excessivo do celular, isso prejudicou muito a minha memória.
Hoje estou diminuindo gradualmente o uso e ainda busco praticar a memória todos os dias.
Se der um " branco " na hora de falar, pode ser uma probabilidade de ser tdah.
Ler vai te ajudar bastante todos os dias um pouco.
A muito tempo eu não vejo um conteúdo tão confiável, bem editado, que passa um conhecimento decente e ainda por cima com uma didática perfeita. muito foda
O vídeo ficou maravilhoso! Sugestão: mostrar na prática como vocês fizeram p montar a “teia” do palácio pra aprender a sequência de pelo menos o primeiro baralho. Eu entendi todo o conceito, mas não entendi como fazer na prática pra memorizar tanta informação com tanta abstração feita a cada item da sequência. Eu sinto que iria confundir tudo que construí no palácio.
Vídeo incrível! Pratico essa técnica há 2 anos e é muito interessante um canal brasileiro trazer um estudo tão detalhado nesse tópico. Aprendi a maior parte do que sei com o Anthony Metivier, que é um canadense que faz vídeos e escreve livros sobre esse tópico, então se quiserem se aprofundar, recomendo dar uma olhada lá.
Parabéns Adrian e Rolandinho pelo vídeo!
Valeu! Não conhecia o Anthony, mas vou dar uma olhada!
-Adrian
To muito chocado. Acho q esse video mudou minha vida. Vou comprar um baralho
faz tempo que não vejo um video brasileiro com tanta qualidade! parabens pelo trabalho
Vídeo sensacional! Estava buscando esse assunto semana passada e não achei nada que explicasse com esse nível de detalhes. Parabéns pelo trabalho e continuem assim.
Ahh, e o lugar em 16:40 é o Catavento Cultural, com certeza! Antigo Palácio das Indústrias.
Acertou! O Catavento nos recebeu super bem lá durante as gravações desse vídeo. Recomendo bastante a visita de quem estiver em São Paulo!
-Adrian
Muito bom! eu tinha visto sobre essa tecnica na serie The Mentalist, onde Patrick Jane explica que o palácio dele era o circo ele trabalhava quando mais novo e as cartas ele imaginava como se fosse criaturas bizarras.
a parte mais difícil do desafio foi sem duvidas decorar a matriz, são TANTAS possibilidades.
Pior que não é! Só parece difícil. Como você vai usar personagens que você gosta e conhece bem, as ações e objetos ficam muito óbvios. Se você parar para montar a sua, vai levar no máximo uma hora, eu acho. - Rolandinho.
que video incrivel!
as vezes eu desenho escutando podcasts, e quando termino eu consigo olhar pra uma região do desenho e me lembrar exatamente do que estava sendo conversado no podcast quando eu estava desenhando aquela parte. sempre me perguntei por que isso acontecia e parece que é exatamente isso.
A QAULIDADE DESSE VÍDEO É ASSUSTADORA!!! Parabéns pessoal pelo projeto, como editor eu fico até emocionado quando acho canais brasileiros com tamanha qualidade, parabéns parabéns!!!
Bem isso…❤
Impressionante! Meus parabéns , conhecimento científico muito bem compartilhado .
Já usei o palácio da memória. Foi em 2018 e até hoje eu lembro de tudo o que eu guardei na memória naquele tempo, mesmo sem praticar. Realmente, o conteúdo fica fixo.
Mano, me tira uma dúvida? Você que usou e confirmou que funciona, acha que dá para usar o método para qualquer assunto estudado ou pensa que o ideal é usar com o que eu tiver mais dificuldade? Por exemplo, acredito que seja muito eficaz para memorizar conteúdos que sejam específicos em matemática ou biologia. Fico pensando que em algum momento a pessoa pode ter milhares de palácios da memória e que isso se tornaria um problema. Me corrija se eu estiver errado. Apenas para contextualizar, eu estudo para vestibulares e concursos e uso o Anki para a revisão.
@@daviazev cara, no palácio da memória quanto mais você conseguir associar determinado conteúdo a uma figura abstrata, melhor. Mas isso não quer dizer que não seja impossível memorizar um assunto mais complexo. Porém, no caso de assuntos mais complexos eu recomendo o que você mesmo já utiliza, o Anki. Cartões de memória ajudam muito, apesar de não conseguir fixar tanto quanto o palácio da memória, pois os cartões de memória exigem que você revise de tempos em tempos o que você estudou. No palácio, como o próprio estudante de medicina citou no vídeo, você leva um tempo pra memorizar, mas uma vez que termina de criar a informação dentro do seu cérebro, ela já fica lá, fixa. Quanto a pessoa ter milhares de palácio da memória e isso poder ser um problema, eu não sei, mas os competidores de provas de memorização fazem vários testes e eu tenho certeza que é muita informação pra lembrar. O que eu quero dizer é que o céu é o limite e que você pode tentar ver até onde o seu cérebro pode chegar 🙌🏽
@@JoaoVitor-wt3dh Muito obrigado pela resposta, mano, ajudou demais!
Por isso xadrez ♟️ tá na listra são milhares de jogada para lembrar❤
Quero parabenizar a vocês pelo que têm feito. O RUclips brasileiro está finalmente melhorando. E vocês fazem parte disso
Ajudando no engajamento, porquê tudo que é bom, tem que ser compartilhado!
Cara... Q vídeo bem produzido.
Não são muitos videos aqui na plataforma q trazem um conhecimento tão útil e de um maneira tão simples e muito bem produzida. Parabéns a vcs
O que eles apresentaram não é nada de novo e sim técnicas que já eram usadas no passado e que podemos aplicar também em nosso cotidiano! O vídeo é excelente meus parabéns!
Esse video com certeza faria parte de uma versão premium do RUclips (caso ela existisse). 👏🏽
Não dá ideia não kkkkkkkkkkkjjj
Quase nunca comento, mas essa vale e vale muito. Parabéns pela dedicação. Formidável.
Video muito bom, vou tentar praticar pois minha memoria é realmente horrivel, realmente precisava de uma técnica para melhorar esse aspecto da minha vida.
Conta pra gente como foi a tentativa depois!
34:32 Excelente vídeo.Agora estou pensando como aplicar nos estudos. Grato
Ótimo vídeo!!
Queria so deixar meu 2 centavos de informação:
Existe uma condição chamada afantasia, que basicamente é uma pessoa que não consegue formar imagens na imaginação de forma vonluntária, por exemplo se eu te pedir para imaginar uma maça, muitas pessoas conseguem imaginar ela quase que perfeitamente (acredito que esse seja o normal) outras conseguem ver ela mais simplificada, talves sem as cores apenas preto e brando, até mesmo apenas o formato da maça sem profundidade e cor, já quem tem afantasia não consegue ver nada disso, ainda sim se vc perguntar pra uma pessoa que tem afantasia as características de uma maça ela vai saber te falar mas não por que ela consegue imaginar, e sim por que ela simplesmente sabe essas informações.
Como alguém que tem essa condição, e tem uma memória péssima sei que o palácio da memória não funciona pra mim, pois não consigo imaginar lugares, personagens, objetos, na verdade nada que envolva imagens, dei uma pesquisada em algumas outras formas de memorização e apesar da repetição espaçada ser uma ótima técnica para estudo ela não chega aos pés do palácio das memórias e acho que nenhuma outra que funcione para pessoas com afantasia chega, pois só o fato de você conseguir memórizar 156 cartas em 18 minutos já é algo muito difícil diria até impossível usando essas outras técnicas.
Enfim, mesmo o palácio da memória não funcionando pra mim, esse vídeo é perfeito não só pela qualidade mas também pela ligação que eles fazem da memórização com a historia humana, é algo maravilhoso.
Oii, uma pergunta (eu definitivamente não tenho afantasia), mas técnicas de associação com palavras ou fazendo gestos (fisicamente, sla vc faz um movimento pra explicar algo), te ajuda a lembrar das coisas? Estou pergutando por curiosidade mesmo, ja que pra mim é automático eu usar esses 3 métodos (imagens, gestos e palavras).
Obrigado pelo comentário informativo! Eu acabei pesquisando sobre afantasia no processo de escrever o roteiro do vídeo, mas não encontrei evidências suficientes científicas sobre como a condição pode se relacionar com memória espacial.
No entanto, algo interessante que eu gostaria de compartilhar com você é que discussões sobre afantasia são bem comuns em fóruns de competições e técnicas de memória, e eu li vários relatos de pessoas que conseguiram fortalecer suas imaginações aos poucos praticando técnicas de memória. Claro que isso são só relatos pessoais, e é difícil tirar conclusões sobre. De qualquer forma, eu suponho que seja algo de fato possível, dado que o seu encéfalo consegue criar imagens sem problemas (tudo que você vê são imagens criadas pelos centros visuais), o problema parece ser conscientemente controlar essa capacidade.
Sobre sair do zero, eu li algumas pessoas comentando sobre uma técnica chamada visual streaming, em que você tenta verbalizar as "impressões" do que seria a imagem que você está tentando visualizar (mesmo que não esteja vendo nada além do preto). Aos poucos, essa técnica permitiria que o praticante tivesse uma visualização cada vez mais clara. De novo, isso tudo baseado em relatos pessoais, nenhum evidência forte sobre, mas estou te contando porque acho que não custa nada tentar.
-Adrian
Palácio da Memória é uma técnica de associação sensorial que foca na imaginação de imagens. Eu possuo o estilo de aprendizado associativo e cinestesico, porém possuo dificuldade em imaginar imagens como vc,então eu associo a informação á sons ou cheiros e dá super certo.
@@pamelaisabelvieiradasilva7293 Eu é visual em geral, pois tenho hiperfantasia, porém auditiva é legal também, porquê tenho ouvido absoluto.
Sensações, como gosto e cheiro são mais difíceis no meu caso, exigem mais...
Ti cuida.
Ouça subliminal para não ter mais afhantasia, ter hiperfhantasia, como eu, melhorar a sua memória, a sua capacidade de visualizar...
Funciona.
Pessoal, que vídeo bom! Super bem feito, storytelling impecável, edição excelente. Parabéns pelo trabalho de todos, vou recomendar agora mesmo pra galera do meu grupo de estudos.
Parabéns pelo material e conteúdo, digno de Netflix!
Nossa que legal, esse lance do Palácio da memória eu tinha visto na série Sherlock, nessa série ele usava essa técnica pra poder lembrar das coisas. Muito interessante saber que de fato é uma técnica real.
Qualidade muito acima da média! Merece muito mais reconhecimento...
Excelente vídeo! Incrível que todo projeto que o Rolandinho participa fica com uma qualidade fenomenal. Parabéns ao resto do time também 🎉
Parabéns! Parece que era isso que eu queria encontrar nessa plataforma e ainda não sabia. Vocês entregaram!
A palavra parabéns não é suficiente para expressar minha admiração pelo vosso trabalho. Um documentário com essa qualidade deveria estar em uma grande plataforma como o ICL, por exemplo.
A qualidade absurda, que delícia de assistir
Que felicidade ler esses comentários depois de passar meses trabalhando no vídeo sem ninguém saber (exceto o time do infinitamente)!
-Adrian
Que documentário incrível, passando aqui para agredecer imensagemente pelo excelente trabalho que fizeram.
Que vídeo maravilhoso. Obrigado por compartilhar essa incrível trajetória!
a melhor coisa é usar essa tecnologia que a gente tem ao nosso favor. assistir videos mais longos é um otimo passo pra voce melhorar sua concentracao, ao inves de scrollar toda vez quer abrir os videos curtos..
Comecei a usar a técnica hoje e cara realmente da certo
Como é a técnica??
Massa, eu uso sistema PEG para números. Sou analista de dados de uma construtora e ajuda muito saber números chave de uma obra (área construída, custo, prazo, valor de tendencia de estouro e etc), tbm decorei todos os cpf's, rg's, certidões da minha família. Agora estou aprendendo a decorar apresentações. muito bom, parabéns.
rapaziada, que trabalho e dedicação a ele incrível, sinceramente procurei sobre essa técnica tem um tempinho, mas tive dúvida sobre a eficácia, muito obrigado a vcs
Fiquei impressionado com a riqueza de contéudo de memoria desse video, um agrupado de tudo que eu estudei nos ultimos 1 ano e pouco. legal que essa arte ta sendo reconhecida.
Achei esse canal anteontem e já postaram vídeo? Obaaa
Já eu fiquei esperando um vídeo novo há 4 meses! -Adrian
Que video, que trabalho maravilhoso e impecável! Uma grata surpresa ter clicado aqui ao ver a thumb.
Já havia estudado sobre técnicas, lógica etc que envolve a memorização. Mas definitivamente esse documentário excelente sintetizou tudo! Com muito humor, seriedade, e amor! Pois amor está visível ❤
Nunca vi um video tao bem editado e rico de informações como esse, parabens
Que vídeo bem produzido, com cinematografia muito bonita, me impressionou as referencias usadas e deixarem expostas para pesquisa na descrição do vídeo, parabéns pelo trabalho de alto nível, espero que sejam recompensados por essa obra.
Um dos melhores videos que vi nessa plataforma até hoje
Ler comentários assim é o combustível pra gente continuar produzindo. É tudo tão complicado, tão arriscado! Precisamos do apoio de vocês divulgando e engajando para que os conteúdos performem bem! Muito obrigado! - Rolandinho
Vídeo brabo demais.
Se passar esse vídeo na primeira aula de qualquer curso teríamos uma sociedade melhor.
Mais um vídeo do infinitamente! 🎉
Irraaaa!
-Adrian
Esses caras são feras!!
ABSOLUTE MASTERPIECE !!🗣🗣🔥🔥🔥🔥🎴♠♠♣♣♦♦♦♦♥♥
Sério, canal maravilhoso, parabéns.
Obrigado!!!!!! 🔥🔥🔥🔥🔥
cara como que tem tanta pouca visualização? isso é um dos melhores documentários que eu já fiz
Cara deem like, OS CARAS DECORARAM 3 BARALHOS PARA FAZER O VÍDEO. Parabéns aos caras, conteúdo de qualidade, e informativo.
Valeu! Esse tipo de comentário já faz valer a pena o trabalho!
Que conteúdo massa! O vídeo, as informações, a disposição de vocês de realmente entender e aprender como funciona, me prendeu totalmente. Eu assisti tudo às 7:30 am 😂 e ainda vou assistir novamente. Parabéns!!!
Obrigado! Espero que você não tenha se atrasado pra nada! hahaha
-Adrian
Rolandinho usou mapas do cs, e o aang entrando caverna dando head shot no Harry Potter no tetris
agora tu foi genio mano, usar os mapas do CS como palacio
@@emanuelservvio Palacio so na mirage
@@emanuelservvio pow da hora mesmo, pq eu tenho mais de 5 mil horas no cs go /cs2
Perfeição ! Me fez recordar de uma cena da série: O Mentalista, onde o protagonista faz uso dessa mesma técnica em um cassino.
Que conteúdo simplesmente incrível!
Muito obrigado pelo apoio!!!
Façam mais vídeo sobre essa temática.
Façam na prática para utilizar em estudos.. ex: história (este principalmente), geografia, biologia e etc.
Nossa tentativa aqui no infinitamente é fazer vídeos bem completos, portanto não temos planos de fazer outro vídeo sobre memória tão cedo. Porém, talvez um vídeo sobre estudo e como estudar melhor? Quem sabe no futuro! - Rolandinho
Esse tipo de qualidade é mto difícil de encontrar no youtube
parabéns
Obrigado!
Nossa, me espanta muito a qualidade dos vídeos desse canal. Com certeza, esse vídeo se tornou um dos meus favoritos do RUclips. Acho que outro tema interessante que gostaria de ver aqui seria "leitura dinâmica". Se isso realmente existe e quando se poderiamos aplicar.
um dos melhores vídeos q vi em maio de 2024, talvez um dos melhores vídeos de 2024 inteiro
Muito legal ler comentários como esse! Valeu!
Excelente. Parabéns
A Qualidade dos vídeos é excelente, parabéns pela dedicação! De fato a memória é algo de suma importância. Particularmente, eu criei maior interesse em desenvolver esse poder de memorização após me dar conta de que no ano 300 d.C um homem comum já decorará livros inteiros por não ter fácil acesso a eles, e eu, em pelo 2024, sinto dificuldades para me recordar dos meses do ano.
Janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.
Ouça subliminais para melhorar sua memória. Funciona.
Parabéns pelo trabalho, pessoal. Vídeos elaborados não são tão virais, mas a qualidade da informação compensa e supera isso. Sou professor e indicarei aos meus alunos😊
Simplesmente incrível galera, fiquei nervoso com as cartinhas, mas provaram que valeu a espera de uns mesinhos kkkkk
Já quero o próximo vídeo, quando vem?
Valeu! Vou descansar só por hoje, e amanhã já volto a trabalhar no próximo kkkkk
-Adrian
Trabalho impecável, tão de parabens
usando o palácio da memória, eu conseguir memorizar a tabela periódica é o alfabeto grego, todos com seus símbolos e numeração em ordem, tenho eles memorizados por meses, acredito que dure anos.
Que maneiro!
Para sempre, é só resgatar.
como vc memorizou a tabela periódica? vi esse vídeo hoje e quero tentar utilizá-lo numa técnica para decorar todos os países, mas não estou sabendo dividir e como eu poderia colocar isso num palácio mental
Depois desse vídeo consigo usar paginação e segmentação no meu cérebro. Obrigado!
Vou salvar aqui e ver esse vídeo depois. Parece que é um bom vídeo.
Eu particularmente achei bom mesmo hhahaha
ABSURDAMENTE MEMORÁVEL ESTE VÍDEO. mTO OBRIGADO E PARABENS A TODOS OS ENVOLVIDOS
Caralho esse conteúdo é absurdo, qualidade, narrativa, desenvolvimento, tudo muito bem equilibrado alem de trazer um método de estudo e pratica bem simples que ajuda realmente no dia a dia. 🔥🔥
Comentários assim fazem todo o trabalho valer a pena! Valeu!
-Adrian
Que preciosisade de canal, uma pena só ter conhecido agora 08/2024. Maratonando!
Mano que qualidade de videos slk muito bom mesmo tá em outro nível😁👍
Obrigado! Muito legal ler comentários assim!
Incrível!! Estão de parabéns pelo conteúdo!! Não parem
Já tinha desistido do RUclips, as notificações que me mandam são péssimas, depois desse vídeo vou dar outra chance até achar outro tesouro perdido 👍 parabéns aos criadores.
Obrigado!
Muito legal o museu do catavento como cenário! Simplesmente um lugar que harmoniza muito bem com o tema