Marcos Mion critica demissão de funcionária após discriminação contra autista

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 29 авг 2024
  • Marcos Mion usou suas redes sociais para comentar o caso de discriminação contra uma criança autista em uma loja da Riachuelo, em Feira de Santana, Salvador. O apresentador, pai de um menino que também faz parte do espectro, declarou não concordar com o término da contrato da funcionária em questão e explicou o motivo.
    “Eu não acredito em cancelamento, eu não acredito em execrar uma pessoa por falta de conhecimento. Sempre defendo que a gente tem que entender e acolher, porque ninguém tem a obrigação de nascer sabendo”, iniciou.
    Mion ainda ponderou: “Num caso como esse, a demissão é a pior atitude possível, porque tira do envolvido, da moça do caixa, a possibilidade de aprender, de evoluir, porque essa é a nossa obrigação”.
    O comandante do Caldeirão, programa da Globo, ainda defendeu que as empresas precisam investir em treinamentos para que os funcionários possam lidar com os mais diversos tipos de atendimentos e pessoas:
    “Acho drástico ela ter sido demitida, e lanço aqui a ideia: desejo que a empresa reveja essa decisão, e quem sabe transforme ela, e essa situação toda, num símbolo de mudança, onde todos os funcionários dessa rede gigantesca passem a ter treinamento adequado para lidar com PCDs de todos os tipos, e que a sociedade dê mais um passo para o respeito e igualdade”.
    ➡ Leia mais em metropoles.com
    🍿 Siga o @metropolesfun
    📹 Reprodução/ @marcosmion
    ➡️ Deixe seu like e inscreva-se no nosso canal!
    Siga as nossas redes sociais:
    💻 / metropolesdf
    📸 / metropoles
    📱 / metropoles
    🕺 / metropolesoficial
    ✅ WhatsApp: bit.ly/3amR6uC
    ☑️ Telegram: cutt.ly/CLdrlmu

Комментарии • 1,5 тыс.

  • @jerusadepaula
    @jerusadepaula 9 месяцев назад +528

    Isso aí Mion. O aprendizado é pra todos. Ninguém deve ser cancelado por um erro, mas sim orientado e instruído para que não repita o erro. Parabéns

    • @rudinei4225
      @rudinei4225 9 месяцев назад +9

      Hoje em dia, no mundo todo, só se respeita por medo do cancelamento. Ninguém levanta a voz contra homossexual ou negro, só por medo, nao por empatia.

    • @alea.5550
      @alea.5550 9 месяцев назад +10

      Gente.. a caixa não falou bomba se referindo a criança... Ela tava atendendo cartão e não era caixa do preferencial e passaram a moça pra ela, INTERNAMENTE elas falam bomba entre si pq batem metas... Quando a mãe da criança apareceu com um celular filmando e se aproveitando da situação jamais era bomba pro filho dela! Que inclusive tava quietinho o tempo todo, não tinha nem sentido a caixa ter falado bomba pra ele. todos viram e ninguém entendeu nada. A mãe claramente se aproveitou da situação pra fazer uma cena. Agora temos uma caixa desempregada e exposta na internet.

    • @priscilla_503
      @priscilla_503 9 месяцев назад +2

      Verdade.👏👏👏

    • @claudiatorres5402
      @claudiatorres5402 9 месяцев назад +3

      BOA MION , SOMOS DA IGREJA ESTAMOS APRENDENDO A TRABALHAR COM ELES QUE SÃO UNS AMORES, DÓCEIS E UNS FOFOS.
      ELES TEM MUUUUIITO AMOR PRA DAR, AS PESSOAS PRECISAM ENTENDER SIM CONCORDO PLENAMENTE. TRABALHO MUITO BONITO O QUE VC FAZ.

    • @claudiatorres5402
      @claudiatorres5402 9 месяцев назад +4

      Totalmente errado mandar a moça embora, fazer um tratamento adequado sim para com os seus funcionários falou tudo.Estamos contigo Mion

  • @JRUrbana
    @JRUrbana 9 месяцев назад +303

    A funcionária foi o bode expiatório de tudo o que a mãe já sofreu até agora, e tudo o que a empresa já foi cancelada até agora. Parabéns, Mion! Quanta humanidade!

    • @mariamatosc5780
      @mariamatosc5780 9 месяцев назад +16

      Então a mãe estar errada não tem o direito de gritar com ninguém , e ainda mais ao lado do filho autista que não gostar de barulho eu tenho visto muitas mãe e pai se aproveitar das condições dos filho pra se achar no direito de gritar ,de fazer baixaria com outras pessoas.

    • @MARIAVitoria-bg7vs
      @MARIAVitoria-bg7vs 9 месяцев назад +4

      ​@@mariamatosc5780não tá errada não, só quem tem filhos especiais sabe o q passa, dói muito, muito pra uma mãe de verdade,tem q ter voz sim , é uma criança,um ser indefeso.

    • @kleberbica6102
      @kleberbica6102 9 месяцев назад +3

      Mion é um baita troxa foi lá passou o caminho por cima da mulher pra lacrar e agora vem se retratar 😂😂😂 pqp

    • @vanessaalves2189
      @vanessaalves2189 9 месяцев назад

      ​@@MARIAVitoria-bg7vscertíssima 👏👏👏👏

    • @LNSANTOS779
      @LNSANTOS779 9 месяцев назад +10

      É triste é saber que ainda tem gente defendendo a mãe descontrolada. Fica dificil entender? Tem com desenhar aqui? Ei fiquei preocupado com a criança. De ver uma mãe dazendo barraco. Só vai piorar da criança interagir com outras pessoas. Tenho certeza que ela dps viu a cagada que fez. Mas nao tem humildade de se pronunciar pedir desculpa. Eu acho que a forma dela ficar heroina e famosa deu errado.. pronto falei

  • @mariaabadiadedeus5069
    @mariaabadiadedeus5069 9 месяцев назад +139

    Vi a justificativa da moça do caixa é acreditei nas palavras dela que DEUS abençoe a ela ter um abençoado trabalho pela frente

  • @RV-uy4iv
    @RV-uy4iv 9 месяцев назад +60

    Sou cliente da Riachuelo e assisto o desespero das caixas para enfiar pela goela abaixo do comprador o cartão da loja . É constrangedor o que já assisti . Imagino a pressão que essas funcionárias passam para atingir"metas" !!!!!

  • @RaphaelYagami
    @RaphaelYagami 9 месяцев назад +615

    *E o pior: demitida por JUSTA CAUSA! Também acreditei na funcionária... vi verdade nas palavras dela!*

    • @ROBSONSILVA-ji7tt
      @ROBSONSILVA-ji7tt 9 месяцев назад +9

      KKKKK DEVE TER ACREDITADO EM BOLSTONARO TAMBÉM

    • @felipealvesfranca4060
      @felipealvesfranca4060 9 месяцев назад +14

      A mina literalmente chamou a criança de bomba

    • @tathianademelo5173
      @tathianademelo5173 9 месяцев назад +10

      Chamou de bomba e deve ser punida sim

    • @minhailustreopiniao9968
      @minhailustreopiniao9968 9 месяцев назад +57

      ​@@felipealvesfranca4060 não idiotão . Não tem nada a ver com a criança .e sim com o cartão fora da bandeira da casa

    • @minhailustreopiniao9968
      @minhailustreopiniao9968 9 месяцев назад

      ​@@tathianademelo5173 idiotona ñ tem nada a ver com a criança e sim com o cartão fora da bandeira da casa.

  • @user-tp3uh4qh9n
    @user-tp3uh4qh9n 9 месяцев назад +57

    Eu como recepcionista posso garantir que acontece coisa que não estamos preparados e isso faz a gente não ter reação, no meu caso como recepcionista de hospital quantas vezes já apareceu surdos ou com problemas mentais que a gente manda a pessoa aguardar para ver o que possamos fazer e eles já acham que é discriminação

    • @amandaferrareli2632
      @amandaferrareli2632 9 месяцев назад +6

      O hospital precisa ou exigir curso de libras na contratação. Ou fazer treinamento de libras em vocês. Ou ter uma intérprete de libras lá todo tempo.
      Não é um preconceito seu como pessoa pedir pra esperarem. Você está fazendo o que pode.
      Mas é um preconceito do hospital, que não valoriza a existência de todos os pacientes do mesmo modo. Se for uma situação de emergência o surdo ou o mudo que morram.
      Na parte de transtornos mentais a mesma coisa.
      Tivemos a fase de colocar rampas em todos os locais para os cadeirantes que foi muito importante.
      Agora estamos na fase de capacitar todos que atendem seres humanos para realmente atender a todos os seres humanos sejam eles quem forem.
      Chega de atendimento ao público que só consegue atender pessoas típicas.
      Pessoas deficientes existem. Pagam contas. Alguns trabalham. Todos vão ao hospital e ao médico. Vão a lojas comprar coisas. Vão a restaurantes.
      É muito muito deprimente ser excluído pelo sistema... que finge que você mal existe.
      Você moça está totalmente fazendo o que pode. Conversa com seu hospital... você precisa aprender libras e aprender a lidar com autistas... não precisa fazer todaaaas as capacitações do mundo... não precisa aprender conversar sobre a raiz quadrada em libras... mas o básico do básico que é necessário.
      O mundo ainda é um lugar bem horrível pra muitos de nós. Mas vai melhorar eu creio.

    • @mariadasgracasmoraisleal7346
      @mariadasgracasmoraisleal7346 9 месяцев назад +2

      ​@@amandaferrareli2632, coisa linda! Tbm acredito assim. Indo mais além, todos os profissionais das diversas áreas em instituições públicas ou privadas , deveriam treinarem seus funcionários. Essa semana, um motorista de um ônibus escolar da prefeitura da cidade q moro , atropelou três crianças e uma chegou a óbto. O pai da menina e a população estão querendo matar o motorista. A prefeitura promete emprego na campanha política e, contrata gente q nem sequer é qualificada. Muito sério. 👏👏👏👏👏👏👏

    • @michellesilvasantos3876
      @michellesilvasantos3876 8 месяцев назад +1

      Concordo, mas na minha opinião essa mulher usou foi do pretexto da condição do filho para humilhar a moça, já que ela teve que trocar de caixa. Como diz o ditado: a ocasião faz o ladrão. Nada justifica o descontrole e a falta de respeito dela com a funcionária ou qualquer pessoa.

  • @lourdescordero1041
    @lourdescordero1041 9 месяцев назад +348

    Parabéns Mion! Se a sociedade passar a aceitar não só os autistas,mas as pessoas especiais que merecem nosso respeito e empatia.

    • @antiopressao
      @antiopressao 9 месяцев назад +15

      Aceitar a sociedade aceita, só que os familiares precisam entender que existem diversos tipos de PCD's, falo por mim, eu não sei lidar com todos os tipos de necessidades dos PCD's, tenho algum conhecimento básico que abrange boa parte dos PCD's, mas atender aos detalhes de cada necessidade específica é impossível.

    • @chanteclerbrasil
      @chanteclerbrasil 9 месяцев назад +7

      @@antiopressao vamos fazer boicote ao Teleton e vamos fazer boicote a Riachuelo

    • @cleidegardiolo6246
      @cleidegardiolo6246 9 месяцев назад +6

      Tudo isso é muito triste mesmo. Total despreparo dessa empresa que pelo visto só visa os lucros.
      Chocada de saber que meus cartões administrados por duas instituições bancárias conceituadas são chamadas de BOMBA!!

    • @cleidegardiolo6246
      @cleidegardiolo6246 9 месяцев назад +3

      ​@@chanteclerbrasil
      Não passo mais nem na porta.

    • @sidneyjoseruccojavaes5
      @sidneyjoseruccojavaes5 9 месяцев назад +3

      ​@@cleidegardiolo6246ainda bem que vc está endossando tudo o que o Mion está criticando.

  • @kleber_FSA
    @kleber_FSA 9 месяцев назад +16

    Caramba,que cara com o pensamento extraordinário.Meus parabéns Mion ,que exemplo para todos ,sem raiva,sem ódio,com o perdão e acolhimento todos numa situação dessas podem mudar seu pensamento. Sensacional cara!

  • @alexstex135
    @alexstex135 9 месяцев назад +153

    A demissão é reflexo dos camceladores da midia e internet. Juízes que não escutam os dois lados.

    • @moniqueduarte7836
      @moniqueduarte7836 9 месяцев назад +4

      Verdade, vejo muitos julgadores aqui na internet. Triste aonde chegamos

    • @danielreinaldi7104
      @danielreinaldi7104 9 месяцев назад +5

      não, o problema não se resume a algo tão raso assim, esse tipo de ação SEMPRE foi tomada, é muito mais fácil pra uma empresa mandar o funcionário embora, do que investir em treinamento real, o que na visão da maioria das empresas é só gasto, usar funcionário como bote expiatório sempre foi comum, eu trabalho com atendimento ao publico e sempre vi isso, é mais fácil jogar nas costas do funcionário do que a empresa tomar uma atitude real e que resolva o problema, o pior é que a empresa faz isso para mostrar ao cliente que fez algo a respeito do problema, o cliente fica com uma falsa sensação de justiça, mas o problema continua afinal a empresa não vai treinar os funcionários, isso só gera mias problemas na empresa, e como o mion falou, o funcionário que perde o emprego em função disso passa a ter uma visão errada dos PCDs e da situação em um geral, o que cria mais problemas na parte social

  • @nega3397
    @nega3397 9 месяцев назад +19

    para Miom essa mãe já estava com maldade na mente , sempre frequentei a Riachuelo com meu filho autista nunca passei por isso

  • @Lisablou
    @Lisablou 9 месяцев назад +519

    Palavras da mãe para o marido antes de começar o barraco: "Liga a câmera!". Infelizmente a funcionária sofreu uma injustiça por conta de uma mulher ja intencionada a fazer barraco. Era so falar com a gerência, para isso tem gerencia! E não humilhar a atendente. Riachuelo cometeu uma grande injustiça! Que essa funcionária coloque na justiça.

    • @user-mw1rp3dx6u
      @user-mw1rp3dx6u 9 месяцев назад +73

      Maravilhosa..... você está totalmente sensata.... MÃE BARRAQUEIRA... enxerguei isso desde o primeiro vídeo... é desequilibrado... Dava pra ver até pela forma como puxava o braço do menino.... coitado dessa criança na mão dessa louca narcisista..... aparecendo em cima da deficiência da criança.

    • @DeboraDFF
      @DeboraDFF 9 месяцев назад +7

      👏🏾👏🏾👏🏾

    • @drabiancamedeiroscoutinho1319
      @drabiancamedeiroscoutinho1319 9 месяцев назад +36

      Concordo com vc muito VT e pouca preocupação real com o filho que ela bem sabe não suporta gritos!Muita gente usando causas importantes de forma errada em busca de engajamento e indenizações

    • @GeekMultiversal
      @GeekMultiversal 9 месяцев назад +31

      Vdd, sei q cada um tem sua forma de reagir, mas ai neste caso, essa mãe foi ignorante e arrogante achando q só ela tem problemas, pq no fim ela traumatizou mais a criança q viu td, autista ñ gostam de escândalos, eles gostam de silêncio, e ai a mãe vai e ajuda o filho a ver um escândalo, certeza q depois dessa o filho chegou alterado em casa, e a mãe vai colocar a culpa na loja qndo foi ela q saiu gritando.

    • @DeboraDFF
      @DeboraDFF 9 месяцев назад +35

      @@drabiancamedeiroscoutinho1319 Exatamente! Vc matou a charada !!! Ela queria isso mesmo grana pelo constrangimento nada melhor que processar uma grande empresa por preconceito com o apoio da mídia!!! Só que se deu mal, já sabendo o que ela queria a loja e seus advogados se livraram da atendente assim não seriam responsabilizados por nada.
      Mas agora quem pode se dar bem com processo por danos morais é a atendente que foi caluniada e perdeu o emprego! Garanto que vai rolar um bom processo e ela vai ganhar.

  • @maristelamendes4239
    @maristelamendes4239 9 месяцев назад +47

    Ser funcionária destas lojas não é fácil. Ganham mal, escutam todo tipo de grosseira, tem que bater metas, sofrem assédio moral. Olha, não é fácil.

  • @vitoriaregia1778
    @vitoriaregia1778 9 месяцев назад +86

    Sou paraplégica e minha frase é: Lei não muda coração de ninguém!

  • @cintia1548
    @cintia1548 9 месяцев назад +27

    A funcionária afirmou que não chamou a criança de bomba. Ela se referiu ao fato de o cartão da mãe não ser da Riachuelo, e que por conta de metas a serem alcançadas, ela não alcançaria. Outra coisa, a mãe, no estado de nervosismo que estava, dificilmente alguém conseguiria ampará- la. Sou professora e sei muito bem como é isso. Já vivi e assisti inúmeras situações. Essa história tem muitaa camadas. Desde o primeiro momento pensei que deveriam ter dado a voz tb para a funcionária. Ahhh, e se de fato, a grande questão, denominada " bomba" foi o alcance de metas ( pq todas as vezes em que vou na Riachuelo querem me enfiar cartão goela abaixo) , a Dona Riachuelo( que supostamente,pressiona os funcionários pra isso) ainda sairá bem nessa história, pois através da demissão, se coloca ao lado da mãe, recebendo os louros por defender a causa.

    • @juliasantossilvasilva9690
      @juliasantossilvasilva9690 9 месяцев назад +5

      Ea.mae certamente está acostumada a ser descriminada como a pessoa vai falar p.outra não mandar essas bombas p ela certamente uma funcionária q nso tem.preparo p.lidar com.o.publico aloja então q nao aceite cartão a não ser da.propria loja!!E treine seus funcionários p tratar com respeito os clientes

    • @amandaferrareli2632
      @amandaferrareli2632 9 месяцев назад +2

      ​@@juliasantossilvasilva9690 né... você gostaria de ser chamada de bomba e de saber que não querem mais te atender apenas pelo modo que você paga?

  • @JUNUNES.
    @JUNUNES. 9 месяцев назад +39

    Foi um mal entendido entre funcionários. Acredito na funcionária, triste situação!

  • @fernando4885
    @fernando4885 9 месяцев назад +11

    A pobre da funcionária é a que realmente saiu prejudicada disso tudo, por um mal entendido

  • @renildabatista8516
    @renildabatista8516 9 месяцев назад +56

    Achei que a mãe foi muito histérica,devia ter chamado a gerente.Uma injustiça essa moça perder o emprego.E pra isso existe o diálogo,mas agora tudo é cancelamento.

  • @tonyclusters6692
    @tonyclusters6692 9 месяцев назад +24

    Se foi demitida por justa causa um advogado trabalhista pode reverter a situação rapidamente transformando a justa causa em demissão normal na qual ela receberia todas as verbas rescisórias que tem por direito ou então ser reintegrada ao trabalho. Porém, se foi demissão normal infelizmente não há nada a fazer. E nesse caso diante da repercussão do caso, esperamos que alguma empresa ofereça uma oportunidade de trabalho para essa moça. GENTE, VAMOS AJUDAR ESSA TRABALHADORA , ela pareceu bem sincera no seu depoimento. Presto aqui também a minha solidariedade à mãe que naquele momento de vulnerabilidade cometeu um equívoco.

    • @policianochristiane5138
      @policianochristiane5138 9 месяцев назад +4

      A esta altura dos comentarios eu acho que quem tem que ir embora eh o gerente que nao fez nada para evitar e ainda piorou as coisas com a démissao injusta

  • @elisbezerra2254
    @elisbezerra2254 9 месяцев назад +232

    A empresa responsabilizou unicamente a funcionária e saiu de cena de fininho, lamentável!

    • @fernandomendes6120
      @fernandomendes6120 9 месяцев назад +20

      Se insentou e puniu a funcionária pra pagar de bonita na história, kkkk lamentável!!!!!!

    • @deisenicacio
      @deisenicacio 9 месяцев назад +14

      Advogado bom e com esse boom da internet ela vai ganhar uma grana linda.

    • @jotafreitass
      @jotafreitass 9 месяцев назад +6

      Pra não pagar a mulher

    • @JRUrbana
      @JRUrbana 9 месяцев назад +10

      Empresa lavou as mãos.

    • @anapaulafalcao8905
      @anapaulafalcao8905 9 месяцев назад +7

      Infelizmente qualquer coisa, só jogam fora e lavam as mão, mas duvido se fazem uma reunião ouvindo os dois lados. O mion tá certo invez de melhorar piora a causa. Porque as pessoas passam a odiar o próximo
      .

  • @DeboraDFF
    @DeboraDFF 9 месяцев назад +18

    Nessa situação notei uma coisa, a tranquilidade do menino no meio desse escândalo da mãe dele, eu me surpreendi,pois as crianças com algum grau autista odeiam lugar lotado apertado, barulho gritos e mudar sua rotina, mas o garotinho deve ter um grau bem baixo de autismo pois se fosse algo mas sério essa mãe teria é medo de escândalo barulho lugar lotado tumulto onde seu filho esteja, as crises são variadas mas pode ser sérias, alguns se ferem em desespero ou atacam outra pessoa durante a crise eu já vi e convivi com autistas em crise, é desesperante e quando passa vc só quer que ele ou ela esteja em lugar seguro tranquilo e jamais vai fazer escândalo perto dele!

    • @anaclaudiafreire
      @anaclaudiafreire 9 месяцев назад +2

      Minha filha tem grau leve, se comunica e compreende tudo o que acontece e ela odeia barulho, briga, gritaria. Ela entra em pânico. O grau não tem haver. Ele realmente não estava entendendo o que estava acontecendo. Independente da situação não concordo em expor a criança dessa forma. Mesmo ele estando ali alheio ao ambiente.

    • @czz151
      @czz151 15 дней назад

      Já vi um tendo crise no dentista, mano, dava pra ouvir do térreo. Mas creio que essa mãe já deve ter passado por muitas situações com o filho dela, aí se ela ouve alguma coisa, já acha que é com ela e com o filho.

    • @czz151
      @czz151 15 дней назад

      Realmente o termo bomba pega muito mal pra quem é de fora.

  • @patriciasantana6695
    @patriciasantana6695 9 месяцев назад +174

    A loja só quer lucrar a qualquer custo, e quando alguma coisa ruim acontece, joga toda a culpa e hate em cima da colaboradora de mais de um ano, apenas para se eximir da responsabilidade. Vergonha.

    • @wagneroliveira3348
      @wagneroliveira3348 9 месяцев назад +20

      Nunca vai existir treinamento pra *PESSOAS BARRAQUEIRA.* infelizmente quem trabalha com publico sabe casos assim estão crescendo tanto que desanima até sair de cada pra trabalhar

    • @maristelarocha9972
      @maristelarocha9972 9 месяцев назад

      ​@@wagneroliveira3348verdade é o povo acusando a todos de racismo, homofobia, gordofobia, acusa de maltratarem autistas, mulheres, fazem um drama dos infernos e daqui a pouco até um peido vai virar um inferno peidofobia...o mundo está uma grande porcaria cheio de insanidade daqui a pouco será proibido respirar. E somente pessoas que levantam bandeiras ideológicas e tem filhos autistas poderão sair na rua...

  • @marizetedossantosaraujo5682
    @marizetedossantosaraujo5682 9 месяцев назад +2

    Parabéns Mion, suas palavras realmente são verdadeiras! É preciso acessibilidade de todas as formas, mãe deveria ter tido atendimento desde o primeiro caixa!

  • @eudes2752
    @eudes2752 9 месяцев назад +88

    Parabéns Mion! Não é com cancelamentos que vamos fazer com que as pessoas evoluam. Infelizmente, o Brasiliero adora cancelamentos.

  • @rosanasantana4383
    @rosanasantana4383 9 месяцев назад +7

    A funcionária deveria ser ouvida pela empresa. É uma pena ter a certeza que as pessoas são descartáveis! A mãe também é uma vítima da falta de empatia da empresa. Quando a empresa só se preocupa com as metas (em termos de vendas ) resulta nessa situação.

  • @FILMEAMADOR
    @FILMEAMADOR 9 месяцев назад +61

    A mãe escutou e interpretou como quis, vejo muito isso, gente armando barraco antes de conversar, o povo anda sem paciência.

    • @henriquemedeiros2410
      @henriquemedeiros2410 9 месяцев назад +7

      E é isso mesmo, as pessoas estão quebrando o pau por tudo

    • @DepressusMalpressusShorts
      @DepressusMalpressusShorts 9 месяцев назад +3

      @@henriquemedeiros2410 , não tenham filhos, pq vai piorar

    • @czz151
      @czz151 14 дней назад

      ​@@DepressusMalpressusShortsDa até medo de ter filhos hj em dia, vai que nasçam com problema e quem se lasca é a mãe.

  • @geisafragoso1668
    @geisafragoso1668 9 месяцев назад +2

    Parabéns pelo gesto de empatia, carinho, humildade, altruísmo, conscientização..., super necessário , educação, informação, respeito.Parabéns Mion,👏👏👏

  • @angelofontes9576
    @angelofontes9576 9 месяцев назад +382

    A cliente agiu muito mal, transformando algo que não estava claro em uma humilhação e numa exposição odiosa da empregada da Riachuelo. A provável injustiça se completou pela total falta de empatia da empresa que sequer deu direito de defesa a sua funcionária, demitindo a mesma de pronto.
    É uma pena que o modelo casa grande x senzala se repete nas pequenas relações cotidianas do Brasil... triste Brasil.

    • @DeboraDFF
      @DeboraDFF 9 месяцев назад +5

      👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

    • @erandirdavi5010
      @erandirdavi5010 9 месяцев назад +11

      Eu acho que não foi bem assim . Ele deveria averiguar se foi por isso mesmo

    • @robinhood-lu5jx
      @robinhood-lu5jx 9 месяцев назад +22

      Mas é preciso entender que essa mãe, provavelmente enfrenta todos os dias atitudes preconceituosas, imagino que deve ser muito ruim.

    • @thealexprime
      @thealexprime 9 месяцев назад +19

      Na sua cabeça ne amiga , a funcionária chamou a mãe de bomba. Agora que foi cancelada deve ta negando até ter matado barata quando era criança 😂😂😂. No mais concordo com o Mion , que a loja perdeu a oportunidade de ter usado a tal funcionaria como exemplo de inclusão, por exemplo , mesmo q por marketing poderiam ter gravado um video com ela pedindo desculpas e depois feito um video institucional dizendo que iriam rever as praticas dos funcionários.

    • @josiasdesouza3703
      @josiasdesouza3703 9 месяцев назад +37

      Observe o vídeo e verão que a mãe Psicóloga e Pedagoda buscou holofotes, em nenhum momento a atendente visualizou a criança e muito menos acesso ao crachá do mesmo. A criança durante todo momento se comportou calmo e Observe que todos presentes ficaram perplexos com as atitudes da mãe.

  • @silenegrisi5395
    @silenegrisi5395 9 месяцев назад +2

    Não esperava algo diferente de vc.Te admiro enquanto pai e quanto você é humano em suas palavras. Acredito no respeito amor. A ignorância sem um bom aprendizado vc falou tudo a culpa não é funcionário.Preparo dos funcionários.Suas palavras foi tudo.Obrigada por existir dando voz a essa causa.

  • @jlima2867
    @jlima2867 9 месяцев назад +52

    Eu acho que o grande erro foi da loja, primeiro por priorizar o pagamento em cartão da própria loja, ou seja, assediar os funcionários a passar o cartão referido para ofertar o bônus ao empregado. Outro ponto é a imprecisão do termo "bomba", talvez, não necessariamente se refira ao menino autista, mas a situação de ter que passar um cartão de "terceiro" que não paga o tão almejado bônus ao funcionário e que faz total diferença no ordenamento no final do mês. Convenhamos, como boa parte da sociedade brasileira assalariada, sabemos o assédio do empregador e toda pressão que sofre para bater metas.

  • @vanjaoliveira8123
    @vanjaoliveira8123 9 месяцев назад +2

    Isso sim é um discurso humano e empático para os dois lados É muito fácil para a empresa chegar e demiti o funcionário e jogar o problema para longe e dizer que foi resolvido.
    Difícil é admitir que errou e erra ao não dar treinamento algum aos seus funcionários cobrar que o funcionário saiba de tudo e ainda pagar um salário ínfimo e depois ainda dizer que trata os funcionários como "colaboradores", sem a empresa colaborar com nada no crescimento pessoal das pessoas e da sociedade como um todo.

  • @Davimedeiros-br1ki
    @Davimedeiros-br1ki 9 месяцев назад +101

    Parabéns Mion, você foi incrível, estou todo arrepiado em ver uma pessoa justa falando

  • @suelyrodrigues6693
    @suelyrodrigues6693 9 месяцев назад +2

    Isso aí Mion, vamos fazer campanha para essa funcionária voltar ao seu trabalho, vc tem força para que isso aconteça, e é dessa forma que aos poucos vamos moldando e mudando essas barreiras ainda existentes.

    • @lucianacunha5239
      @lucianacunha5239 9 месяцев назад

      EU NÃO GOSTARIA DE VOLTAR PARA ESSE TRABALHO,PREFIRO PASSAR NECESSIDADE,AO TER QUE TRABALHAR NUMA EMPRESA COMO ESSA

  • @GersonNunes574
    @GersonNunes574 9 месяцев назад +36

    Essa moça tem dois filhos, e ela não está trabalhando. Realmente, o que aconteceu com ela foi injusta causa, espero que ela retorne ao trabalho, Riachuelo deve se pronúnciar.

  • @neiasartorio9313
    @neiasartorio9313 9 месяцев назад +3

    Fico triste com demissões por falta de conhecimento ,e tbm mi solidarizo com a mãe dessa criança ,acredito que juntos funcionários e mães vão fazer a diferença.

  • @rosanarodel3177
    @rosanarodel3177 9 месяцев назад +196

    O problema é que as pessoas estão cada vez mais intolerantes. O preconceito vem de todos os lados. Se soubessem o quanto estas pessoas que trabalham atendendo o público sofrem com a arrogância dos clientes. Já presenciei um jovem sendo completamente arrogante com uma funcionária do Mac Donalds. Isso que fiquei apenas alguns minutos no Shopping e não moro na cidade. Imagina o que acontece todos os dias. A empatia e humildade deve vir de todos os lados.

    • @fernandomendes6120
      @fernandomendes6120 9 месяцев назад +12

      eu que o diga, já trabalhei como operador de caixa ...sei muito bem como é.

    • @chanteclerbrasil
      @chanteclerbrasil 9 месяцев назад +4

      @@fernandomendes6120 boicote a Riachuelo pois faz o l

    • @katiacruz3138
      @katiacruz3138 9 месяцев назад +14

      Já trabalhei no comércio e cheguei ao ponto de tomar rejeição pelas pessoas devido às situações que passava. Não tiro a razao da mãe, mas também achei desnecessário todo aquele escândalo. Realmente a intolerância das pessoas tem me assustado. Hoje mesmo passei por uma situação que fiquei horrorizada, todo e motivo de chingamento, rejeição, as pessoas estão se fuzilando em palavras, atitudes. Até no local de trabalho basta falar uma coisa que não agrada que já é motivo de raiva e vômito de ódio e briga e xingaria.

    • @fernandomendes6120
      @fernandomendes6120 9 месяцев назад +2

      @@chanteclerbrasilboa!!!!!!!!

    • @chanteclerbrasil
      @chanteclerbrasil 9 месяцев назад

      @@fernandomendes6120 obrigado pela atenção mas faça boicote a Riachuelo pois é lembrando luta contra Riachuelo e outros produtos que faça

  • @paulo23k21
    @paulo23k21 9 месяцев назад +4

    Falou tudo as pessoas não estão preparadas para esse tipo de situação, a compreensão tem que ser através do amor e não do medo

  • @ro255
    @ro255 9 месяцев назад +32

    Concordo 100% com você.
    Que a Riachuelo reveja a demissão desta Caixa e que as empresas treinem melhor os seus funciinários.
    Também desejo que os pais de crianças autistas tenham a oportunidade de ter um tratamento terapêutico para conseguir ter mais força para lidar com tudo, pois deve ser muito difícil.

  • @user-yl7ji1rj5h
    @user-yl7ji1rj5h 9 месяцев назад +3

    Exatamente, Mion!! Parabéns! Eu passei a vida inteira dizendo isso e os movimentos das chamadas "minorias" NUNCA escutaram e ainda me reprimiram violentamente: o cancelamento e a execração não só não resolvem o problema, como agravam a situação. A ESPERANÇA DE MUDANÇA, A EVOLUÇÃO E REEDUCAÇÃO DO SER É QUE SUSTENTA QUALQUER LUTA LÚCIDA E INTELIGENTE!! Se não fosse assim, se já se considerasse a guerra como perdida, não haveria razão para lutar. Deixemos os combates radicais, apenas para os preconceituosos declaradamente radicais, extremos, apenas para aqueles que têm consciência de que são preconceituosos e se exprimem assim por prazer; o resto é aprendizado, reeducação. Sou solidário à mãe do menino, ao menino e à funcionária. Abraço!!!!

  • @lucianadesa5604
    @lucianadesa5604 9 месяцев назад +80

    Em trabalho numa instituição financeira. As pessoas muitas vezes chegam a fim de procurar briga e por na justiça pra ganhar dinheiro de forma desonesta. Xingam a gente de tudo que e nome. O número de colegas com saúde psicológica abalada nao esta no gibi. Essa mulher barraqueira e um exemplo. Autista nao aguenta barulho e ela gritando daquele jeito nao pensou no filho. Queria dar show de baixaria pra ganhar holofotes. E ainda tirou o ganha pao de uma mulher. Total falta de empatia.

    • @iracimattosdomingos1570
      @iracimattosdomingos1570 9 месяцев назад +1

      imagine, essa criança, nas maos dessa mae desequilibrada, barraqueira, querendo por a criança numa situaçao de inferioridade,o que ele nao e,

    • @Fernanda-vy6sy
      @Fernanda-vy6sy 8 месяцев назад

      Também trabalho em IF e é exatamente isso!

  • @luizantoniomarques4636
    @luizantoniomarques4636 9 месяцев назад +2

    Mion...meus sinceros cumprimentos pela sua luta...tenho 69 anos de idade e o q mais gostaria na vida q me resta é conhece-lo pessoalmente e poder dar um beijo carinhoso em você!

  • @rosangelaramos8291
    @rosangelaramos8291 9 месяцев назад +40

    Li o depoimento da atendente e fiquei muito triste ! Que horror o q fizeram
    Com a moca! Essas atendentes são vítimas tbm ! Essa mãe estava com mã fé! Pq nao
    Procurou o gerente! Foi muito arrogante! Vivemos num mundo q estao tdos querendo ter razão, não estão refletindo antes de explodirem! Me solidarizo muito com essa atendente! Esse mãe tá claro ê desequilibrada, com certeza está cansada pois n deve ser fácil ser mãe de uma criança n típica! Mas q foi irresponsabilidade fazer esse barraco, foi!

    • @user-qo1of1rw2f
      @user-qo1of1rw2f 8 месяцев назад

      Ela não se aproveitou da situação e sequer pediu demissão, ela só apenas interpretou mal, foi apenas um mal entendido quem nunca passou por isso? A culpa não foi nem da mãe e nem da funcionária foi culpa da empresa que não treinou os seus funcionários, foi falta de profissionalismo agora se você acha supostamente que "a mãe se aproveitou da situação" desculpe más você não sabe o que é ser mãe atipica, são mães bastante cansadas que já passaram por qualquer tipo de angústia e discriminação, se você tivesse um filho autista você saberia muito bem na pele o que é ser mãe atipica, ninguém é 100% vítima e ninguém é 100% vilão, eu solidarizo tanto com a mãe quanto com a funcionária e tem mais outra, você sabia que um estudo científico mostra que as mães atipicas adoecem e morrem mais em relação as mães típicas? Inclusive você pode pesquisar e tirar suas próprias conclusões, antes de sair julgando uma mãe que tentou defender más errou, procure saber qual é a expectativa de vida de uma pessoa autista e também se você não compreendeu com que eu disse infelizmente vai ficar difícil lutar por um mundo melhor, espero que você compreenda o que eu disse e que as duas mães reconheçam seus erros e fazem as pazes!❤

  • @zilmafigueredo2848
    @zilmafigueredo2848 9 месяцев назад +2

    Parabéns Mion Vc e um ser humano incrível
    Esses empregadores só usam o trabalho e visando lucro não querem ter o trabalho de ensinar Esses empregadores tem de ser cancelados Eles não cumprem as leis que amparam

  • @EdsonM.
    @EdsonM. 9 месяцев назад +45

    A atendente tratou bem a mãe e a criança, ela foi infeliz apenas no termo (trabalhistico) usado com sua colega e a mãe ter ouvido. Também vejo culpa nas pessoas que postam esse tipo de vídeo que só mostra um lado, praticamente colocando um "alvo" na pessoa que não tem como se defender.

  • @denildaoliveira9754
    @denildaoliveira9754 9 месяцев назад +1

    Isso mesmo Mion sua influência e sempre para o bem...Deus abençoe ricamente sua vida.

  • @denisebarreto9914
    @denisebarreto9914 9 месяцев назад +59

    Essas empresas ficam preocupadas só com o lucro. Não treinam os funcionários e ainda os submetem a situações absurdas (perder "pontos" quando recebem pagamentos de cartões de terceiros/"bombas"). E, quando expostas, essas empresas, de forma desumana, demitem uma pessoa sem escutá-la, pois receia perder clientes/lucro . Os 02 lados merecem e precisam ser ouvidos. Lamentável a conduta da empresa.

    • @vals2353
      @vals2353 9 месяцев назад +2

      Escutar? A moça foi desrespeitosa com a cliente.

    • @DeboraDFF
      @DeboraDFF 9 месяцев назад

      👏🏾👏🏾

    • @angelicaborba8302
      @angelicaborba8302 9 месяцев назад +9

      @@vals2353 mas ela não se referia à criança quando usou o termo bomba, mas sim, ao cartão de crédito que não era o da Riachuelo. Os atendentes perdem pontos quando o cartão não é da loja. A colega de trabalho foi malandra passando a cliente com cartão que não era o da Riachuelo para essa moça que, errou ao reclamar com a colega na frente da cliente que, por sua vez, entendeu que a atendente se referia ao seu filho.

    • @anacristina-ky9wg
      @anacristina-ky9wg 9 месяцев назад +1

      @@angelicaborba8302 eu tb senti maldade nessa outra colega de serviço.

    • @vals2353
      @vals2353 9 месяцев назад +1

      @@angelicaborba8302 Eu disse que foi? O funcionário não deve tratar nenhum cliente assim... ser em relação ao cartão, não anula o desrespeito em que ela tratou a cliente.

  • @isabelrosa3893
    @isabelrosa3893 9 месяцев назад +1

    Parabéns Mion
    Pobre funcionária sofreu injustiça dessa mãe histérica
    Deus abençoe a criança

  • @ramone8545
    @ramone8545 9 месяцев назад +67

    Tem gente complexada q já sai de casa "armada " basta ouvir uma palavra da qual ela ñ goste q já acha q é indireta ,pensa q o mundo gira em torno delas . Já aconteceu uma citação semelhante comigo. Eu e um grupinho de amigos estavamos conversando sobre cabelo e uma louca passou na rua e falou q a gente estava falando do cabelo dela e já foi nos ofendendo. Hj consigo entender q essa mulher com certeza era insatisfeita com o próprio cabelo e achava q todo mundo reparava no cabelo dela .

    • @czz151
      @czz151 13 дней назад

      Provavelmente essa mãe deve ter sofrido horrores com o filho dela e desenvolveu paranóia.

  • @ESQUERDISTAMAU-CARÁTER
    @ESQUERDISTAMAU-CARÁTER 9 месяцев назад +4

    POR OUTRO LADO, A MAIORIA DA LOJAS, ESTÃO SENDO MAL EDUCADAS, DESTRATANDO SEUS CLIENTES COMO SE NÃO PRECISASSEM DELES...

  • @HermyVilela
    @HermyVilela 9 месяцев назад +43

    A funcionária tem que processar a mãe e a empresa.
    A mãe por expor a imagem da funcionária na Internet.
    E a empresa por essa justa causa. A Riachuelo poderia muito bem ter dado uma advertência e orientado a funcionária.
    Desnecessário esse barraco todo.
    Sou PCD, tenho meus direitos, mas jamais vou sair fazendo barraco e expor a imagem de alguém na Internet. Isso fica para sempre na Web.
    O termo bomba foi desagradável. Porém essa mãe perdeu totalmente a razão ao expor a funcionária na Internet.
    Engraçado que ela não pensou no filho que tem autismo ao fazer todo esse barraco.
    Tem que processar essa mãe e a empresa sim.

    • @joelmabento3613
      @joelmabento3613 9 месяцев назад +3

      👏👏👏

    • @jerfesonbrito8511
      @jerfesonbrito8511 9 месяцев назад

      Sobre, a exposição a atendente não pode fazer nada ela tava trabalhando, e quando tá trabalhando ela não pode fazer nada contra isso!

    • @HermyVilela
      @HermyVilela 9 месяцев назад +15

      @@jerfesonbrito8511 Ela pode e deve. Ela não é funcionária pública.
      Ela foi filmada trabalhando em um local privado e numa empresa privada. A mesma não concedeu autorização para ser filmada. E nesse caso, ela foi exposta na Internet.
      Caso você filme algum tipo de ação que considere errada, encaminhe as imagens para um advogado e jamais as exponha na Internet.
      Eu, no lugar dessa funcionária, iria correr atrás e processar essa pessoa por danos morais.

    • @wagneroliveira3348
      @wagneroliveira3348 9 месяцев назад +7

      @@jerfesonbrito8511 muitas dessa lojas é proibido fazer qualquer gravação dentro sem autorização, *mesmo assim ninguém pode expor outro assim pra lixamento sem defesa*

    • @jerfesonbrito8511
      @jerfesonbrito8511 9 месяцев назад +3

      @@HermyVilela se, ela pode precessar então ela deve fazer isso!

  • @marciarodriguesdasilva479
    @marciarodriguesdasilva479 9 месяцев назад +2

    Ah! Você é um FOFO! E está certíssimo nessa defesa da funcionária porque temos todos, em todas as áreas , que aprender todos os dias com situações diversas .Pessoas não nascem sabendo, vamos aprendendo,compreendendo e exercitando quando necessário o auxílio aos portadores de necessidades especiais e seus acompanhantes ou responsáveis 👍😍

  • @kathalyalmeida9363
    @kathalyalmeida9363 9 месяцев назад +14

    Só tem a verdade quem grita e não deixa a outra pessoa nem se defender, não compartilhei o vídeo e quando vi ache muito estranho, depois que a funcionária faloh oq aconteceu acreditei nela sim, a mãe já tá perturbada.

  • @girassoletrar
    @girassoletrar 9 месяцев назад +2

    Parabéns Mion pela coerência! Muita sabedoria em suas palavras, que elas nos inspirem e nos movam para as mudanças necessárias! 💙

  • @zeliagavazziruotolo8770
    @zeliagavazziruotolo8770 9 месяцев назад +16

    Parabéns Mion, todos devem ser respeitados, inclusive os idosos, tenho 80 anos e passei por isso, agradeço muito suas palavras e espero que os estabelecimentos cuidem de tudo, bjos querido que Deus abençoe grandemente sua família

  • @MariaRosa-py1ee
    @MariaRosa-py1ee 9 месяцев назад +1

    Parabéns Marcos mion,vc falou tudo q os brasileiros deveriam entender..ninguém nasce sabendo de tudo..apostamos no entendimento e evolução do ser humano p melhor convivência com todas as diferenças..sou de Teresina Piauí...

  • @nanciabaeabaitena2181
    @nanciabaeabaitena2181 9 месяцев назад +19

    É verdade as pessoas vão começar a ficar com medo de conviver comcom autistas com medo de serem acusados injustamente ou evitem conversar com essas mães. Eu vi que tinha alguma coisa errada pelo barraco que a mãe do menino fez.

  • @StephieArchive
    @StephieArchive 9 месяцев назад +4

    Várias pessoas que trabalham em lojas como a riachuelo e suas concorrentes comentaram no vídeo da moça explicando que também usavam o termo bomba da mesma forma, ou seja, é algo comum entre os vendedores nesses casos de repassar o cliente com cartoes que não sejam os da loja (o que atrapalha a pontuação e faz com que o empregado não bata a meta). Muitas pessoas tb falaram sobre a questão absurda da jornada 6x1 de trabalho... Nesse role todo a única errada é a Riachuelo. Mion foi sensato, eu concordo com o que ele disse e pensa. Espero que a moça que foi demitida consiga reconstruir sua caminhada de maneira sana.

    • @roseanepereirasoares3359
      @roseanepereirasoares3359 9 месяцев назад +1

      E se essa foi a desculpa encontrada pela funcionária? Por que ela não explicou isso para a mãe da criança, na frente de todo mundo? Não sei não, continuo do lado da mãe, se essa bomba que a funcionária se referiu foi com o cartão e não com a criança, a funcionária teria se defendido e a loja não a teria demitido.

  • @MM-jw3wu
    @MM-jw3wu 9 месяцев назад +11

    O erro maior foi da empresa, a colega errou e a mãe errou pois não identificou e preferiu fazer um escandalo expondo a funcionária. Quero a mãe colocar a cara na internet pedindo desculpa.

  • @evanytavares2732
    @evanytavares2732 9 месяцев назад +2

    Eu também fiquei muito triste por essa moça, que Deus abençoe ela e abra uma porta larga pra ela 😢

  • @gra4528
    @gra4528 9 месяцев назад +33

    A funcionária nem sabia que a criança era autista e a mãe acusou ela de discriminar uma criança, uma criança autista, que nem ela sabia que era...

    • @amandaferrareli2632
      @amandaferrareli2632 9 месяцев назад +1

      Na verdade eu sofri discriminação por 35 anos por ser autista e nem eu nem ninguém sabíamos o meu diagnóstico.
      A discriminação dificilmente vem pelo diagnóstico.
      Ela geralmente vem por nosso comportamento diferente.
      Muitos são chamados de frescos, dramáticos, frios, preguiçosos, estranhos, mal educados, barraqueiros, chorões, impacientes, indelicados.
      O autismo tem 3 características na pessoa: dificuldades de comunicação ( que podem ser no falar, ou no entender exatamente o estavam querendo dizer... minha filha com frequência me pergunta se eu estou brigando com ela ou não porque ela se confunde. Eu muitas vezes acho que estão brigando comigo e não era), dificuldades de socialização (não nos comunicamos com facilidade, precisamos tentar imitar os outros pra agir nos lugares e as vezes não conseguimos imitar ou nem sabemos que podemos imitar, não percebemos tom de voz nem expressões faciais, não entendemos ironia nem sarcasmo, não entendemos segundas intenções. Somos literais... ou seja... nosso cérebro entende exatamente o que você diz... se você disser que eu sou uma benção... eu vou acreditar que você me chamou de benção sempre.) e dificuldades sensoriais que tornam estressante e quase impossível esperar, nos deixam irritados e a ponto de explodir por qualquer coisa... nos deixam com uma desregulação emocional onde eu adulta com 35 anos já me vi no chão chorando e esperneando porque mudaram um plano. Eu não estava fazendo birra porque aquele plano nem tinha como ser refeito... não tinha jeito... minha reação era apenas descargas imensas de frustração e medo. O restaurante fechou... não tinha mais esperança no mundo. Eu quase não consigo ir a restaurante nenhum, estava com a mão machucada e não podia cozinhar, e não comemos comida de outras pessoas... ou seja... íamos passar fome. Entrei em desespero. Rolei pelo chão. Meu ex marido só piorava tudo achando que era drama ou manha... e na verdade era uma crise autista.
      Temos dificuldades pra dormir e muitas vezes dormimos muito menos do que o essencial...
      Enfim.
      Eu só me descobri autista depois de descobrir que meus filhos eram, de aceitar o laudo deles e de estudar sobre autismo pra ser uma mãe melhor.
      Até então eu era apenas mimada, fresca, metida, ingênua, esnobe, apática, dramática, ansiosa, etc etc etc etc etc.
      Então não precisa saber que é autista pra discriminar... a discriminação vem principalmente antes do diagnóstico.
      O diagnóstico vem pra explicar pras pessoas os porquês, que não né culpa da pessoa, que ela precisa de acomodações.... vem pra dar medicação quando preciso e terapias quando possível.
      Não concordo com a riachuelo em momento nenhum. Quem criou todo o problema foi exatamente a empresa que não dá treinamento e não monitora suas gírias internas. Que não cumpre a lei dando atendimento prioritário aos deficientes.
      E mães de autistas tem uma vida que vocês não aguentariam.
      É normal meus filhos passarem várias noites em claro sentados ao meu lado no escuro por diversas razões.
      É normal precisar ir sempre na escola para que entendam eles.
      É normal lutar pra conseguir o auxiliar. Na promotoria inclusive.
      É normal lutar com o sus e com o plano de saúde pra conseguir nem que seja metade das terapias necessárias.
      É normal mesmo que a criança fale... não saber o que ela está sentindo. Meu filho vai fazer 13 anos e até hoje ele chora de dor na barriga e nunca consegue dizer se é azia (ele não entende o que é azia ainda), se é fome ou se é coco. Com frequência ele me pede lanche e não come porque descobre que na verdade ele queria fazer coco.
      Aí tu imagina quem a criança não é verbal... ou seja... não fala e não sabe nem apontar... ela apenas chora e você precisa adivinhar certo qual a dor... qual o problema.... se é vermes, se é virose, se é dor de cabeça ou dor de dente.
      É normal ser difícil de conseguir fazer eles tirarem sangue ou tomarem vacina. No meu caso é mais fácil porque eu sempre pedi pra fazerem em mim antes e aí eles ficam mais seguros. Eu tiro muito sangue kkkk e finjo tomar muita vacina.
      É normal ser muito difícil de alimentar.
      É normal ser muito difícil de dar banho porque a água muitas vezes dói.
      De pentear porque dói.
      De cortar o cabelo porque dói o cabelo.
      De cortar as unhas porque dói.
      Enfim...
      A vida dessa mãe... é diferente da minha. Meu filho autista é diferente da minha filha autista que é irmã dele. O que um come... outro não come. O que acalma um... não acalma o outro. O que cria crises nela... não gera crises nele.
      Mas mesmo assim o trabalho é puxado.
      Muitas vezes ninguém consegue segurar essa criança para essa mãe fazer algo.
      Sou divorciada e meus filhos não gostam de sair de casa. Então o meu ex visita eles aqui e muito raramente leva eles para passear... e nunca fica com eles mais de 3 horas.
      Quando minha mãe ficava com eles não dava conta. Com meu pai tbm não.
      Então por favor entendam essa mulher.... entendam que não é fácil pra ela.

    • @gra4528
      @gra4528 9 месяцев назад +2

      @@amandaferrareli2632 muito texto aí, desculpa não li tudo. Tenho um sobrinho autista. Enfim, no caso da moça do caixa ela não sabia, a criança só estava ali ela só foi passar o cartão e ela disse q nem se atentou na criança quanto mais no comportamento...

    • @amandaferrareli2632
      @amandaferrareli2632 9 месяцев назад +1

      @@gra4528 sem problemas. Nem todos tem facilidade pra ler. E eu não tenho facilidade pra resumir.
      Acho que chegamos num impasse. Mas te desejo tudo de bom..

  • @giselesilva4246
    @giselesilva4246 9 месяцев назад +4

    Vdd! Eu tenho um autista e infelizmente tudo se inflama, e nem tudo é sobre nós ! Ou sobre os nossos!

  • @rosemeirecarvalho4640
    @rosemeirecarvalho4640 9 месяцев назад +4

    Muito legal a postura do Mion, as empresas tem que capacitar os funcionários, para ir quebrando o preconceito

  • @sidneymello8255
    @sidneymello8255 9 месяцев назад +1

    Parabéns meu amigo pela iniciativa, vc é um instrumento usado por Deus, vc tem usado sua força da mídia em apoio a causa .
    A empatia e uma situação q precisa ser revista por toda sociedade.
    Ouvir o outro lado se faz necessario, para q possam ser criadas soluções e não condenações previas..

  • @AndrezinhoP-A
    @AndrezinhoP-A 9 месяцев назад +17

    Tenho dois sobrinhos autista e minha filha ta com suspeita de autismo mais da pra ver ai na cara q aquela mae se revolta atoa pq da pra ver pela cara da moça do caixa q ela não teve a intenção

  • @nadiasantos7984
    @nadiasantos7984 9 месяцев назад

    Perfeita a colocação do Mion. A empresa tem que dar treinamento aos seus funcionários. A loja não deveria demitir
    Parabéns Mion.

  • @RicardoOliveira-if9lw
    @RicardoOliveira-if9lw 9 месяцев назад +8

    Penso que a mae deveria chamar a gerente e a funcionaria para uma conversa em particular e relatar o ocorrido...doi pela mae que ouviu a palavra bomba e doi ver a funcionaria ser demitida 😔😔😔e por sinal foi humilde em retratar a situaçao...Parabens pela humildade👏👏👏

  • @leandrocesar5974
    @leandrocesar5974 9 месяцев назад +4

    Já era um fã seu e essa admiração acaba de aumentar. Devido a grande repercussão e pressão, os estabelecimentos precisam dar uma resposta imediata, o que historicamente culmina na demissão do envolvido. Com essa dica, você já fez praticamente um merchan gratuito pra esse estabelecimento...acho que muitos ficariam felizes em ver uma nova notícia de que a atendente ao invés de ser demitida passou por um treinamento com toda a equipe. Isso sim é inclusão. Afinal, o que o estabelecimento fez foram duas exclusões.

  • @leticiajosefinafabianappi4150
    @leticiajosefinafabianappi4150 9 месяцев назад +6

    Mion é alguém q sabe compreender as várias faces de uma história! Ele vai mudar para melhor muitas coisas na sociedade! Parabéns pela sabia colocação e pela solidariedade a todos os envolvidos!

  • @Flora-kx3gk
    @Flora-kx3gk 9 месяцев назад +1

    Mion é um ser humano sensato, admiro seu caráter e sua postura diante dos fatos...😊❤

  • @fernandomendes6120
    @fernandomendes6120 9 месяцев назад +4

    Mion eu te amo meu velho, comentei em algum lugar exatamente sobre este ponto, o maior errado nesta hístória É DO ESTABELECIMENTO, PELA FALTA DE TREINAMENTO, PRINCIPALMENTE COM O ATENDIMENTO AO PÚBLICO, não deveriam ter demitido a operadora de caixa, pois o erro é deles, mas já sabemos essa história...a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco.

  • @joseanerichelly7404
    @joseanerichelly7404 9 месяцев назад +3

    Eu nem vi o vídeo da funcionária mas achei um absurdo ela ser demitida. Parabéns por entender essa moça mion

  • @DeboraDFF
    @DeboraDFF 9 месяцев назад +17

    Foi muito óbvio que a mãe do menino jogou toda sua frustração em cima de outra pessoa ela destruiu a vida de uma família pois o desemprego gera fome desespero e despejo imagine com duas crianças passar natal sem um real? Tudo porque a outra mulher explodiu sem antes conversar.

    • @claudianesantanna
      @claudianesantanna 9 месяцев назад +2

      Pois é aqui em feira de Santana tem muitas famílias desempregadas passando necessidade, praticamente todo dia passa gente na minha porta pedindo ajuda,alegando estar desempregado.

  • @mariaruibasciki
    @mariaruibasciki 9 месяцев назад +2

    Obrigada Mion pela tua sensibilidade e direção neste caso.
    Tu colocou em palavras o meu sentimento, tanto em relação à mãe quanto a funcionária demitida.
    A tua sugestão de rever esta demissão e transformar este episódio "num símbolo de mudança"❤, uma quebra de paradigma "com preparo e instrução para os funcionários" ❤ como tu muito bem colocou.

  • @juliopio7550
    @juliopio7550 9 месяцев назад +7

    Hoje tudo é pautado pelo medo dos canceladores e país histéricos, causando mais ódio que amor, e a retratação vem sempre depois do mal já estabelecido

  • @marleneladeiracoelho3291
    @marleneladeiracoelho3291 9 месяцев назад +2

    Nenhum funcionário está preparado, principalmente, professor. Gostaria que revesse está situação

  • @anaelzafreitad7625
    @anaelzafreitad7625 9 месяцев назад +13

    Parabéns. Mion pela defesa tanto para os autistas e por aquela funcionária que perdeu seu ganha pão por falta de orientação essa é minha opinião grato

    • @soniaferraz4700
      @soniaferraz4700 9 месяцев назад

      Ué mas não foi ele que postou o vídeo e reclamou,agora a moça tá sem emprego.se eu fosse ele ia lá pedir pra mim cá voltar.

  • @halaneagus5243
    @halaneagus5243 9 месяцев назад +1

    Fiquei muito triste com a demissão da funcionária. Essa mãe atípica precisa de muita ajuda psicológica pra cuidar do seu filho. A sociedade precisa aprender a acolher e não ser atacada dessa maneira. Espero que essa funcionária consiga logo um novo emprego pra sustentar sua família e que consiga superar esse TB trauma e seguir em frente❤

  • @marcospereira6661
    @marcospereira6661 9 месяцев назад +7

    Eu acredito que essa palavra "bomba " é corriqueira dentro da empresa e a empresa tem ciência disso...
    A empresa deveria focar mais nos clientes e em seus funcionários ao invés de visar lucros a todo custo. Na verdade todas as partes envolvidas estão com uma "bomba " nas mãos prestes à explodir e temos que ter mais empatia pelo próximo, mais amor ao ser humano. A relação de patrão, empregado e cliente é complicado...
    Falta trabalhar nessa parte prá ninguém sair com perdas. Boa sorte !

  • @dionetevicente9676
    @dionetevicente9676 9 месяцев назад +2

    Que ser humano admirável!
    Que pai extraordinário!
    Parabéns Mion pela sua consciência...
    Tenho um filho PCD(surdo)e concordo absolutamente com você.É necessário a chance do conhecimento,da aprendizagem,para SABER lidar com tdo tipo de pcds.Parabéns pela empatia, inteligência e fantástico depoimento!!!
    Um abraço!

  • @VeraLucia-vc1fl
    @VeraLucia-vc1fl 9 месяцев назад +12

    Gente realmente é uma situação delicada, mais eu estou com a funcionária, Ta claro o q aconteceu, minha ex cunhada tem um filho autista, ela só anda extressada, e surta do nada ,porque o marido vive longe q trabalha e ela cuida da criança.,tomara que a Riachuelo volta atrás.

    • @czz151
      @czz151 14 дней назад

      Da até medo de ter filhos hj em dia, vai que nasçam com algum problema desse tipo e quem se lasca é a mãe, como sempre.

    • @czz151
      @czz151 14 дней назад

      Se criança normal já tem custo, imagine uma que tem problema.

  • @lucilenefernandes6999
    @lucilenefernandes6999 9 месяцев назад +1

    Parabéns por sua atitude!👏 Torço muito pela evolução da humanidade, pois é lamentável certas atitudes.

  • @suelimaia1211
    @suelimaia1211 9 месяцев назад +7

    Parabéns Mion!!! Tive contato com autistas, e aprendi há "entrar no mundo deles" e me surpreendi desenvolta. "The Good Doctor" está sendo maravilhoso real.❤

    • @mercadonegro934
      @mercadonegro934 9 месяцев назад

      Marcos Mion fez a mulher perder o emprego

  • @marcelaaraujo2168
    @marcelaaraujo2168 9 месяцев назад +14

    Este preparo deveria vir desde a educação nas escolas e para os adultos pelas empresas. Este poderia ser o momento para a empresa reunir seus funcionários e capacitá-los.

  • @adrianorangeleng
    @adrianorangeleng 9 месяцев назад +1

    Parabéns Mion. Muito sensato! Admiro sempre seu posicionamento e atitudes.👏🏻

  • @socorrobrito9254
    @socorrobrito9254 9 месяцев назад +11

    Meu neto de 7 anos, é autista, retiramos ele de 2 escolas particulares, por não saberem lidar com ele, agora estamos tentando colocar em outra escola, que está fazendo de tudo para não aceita-lo, moramos um bastante longe das escolas
    " especializadas", que também não deu certo, estão decidimos alfabetizar ele em casa, uma amiga vai recebe-lo na escola de reforço, porém tem quem critique, dizendo que ele precisa ir para uma escola " de verdade", como se estivessemos de braços cruzados. É dificil gente, só quem tem um autista em casa, sabe da dificuldade, desse relato.

    • @cheilapelindasilva365
      @cheilapelindasilva365 9 месяцев назад +1

      Oi, sou professora, 1o ele tem direito, por lei, de ter acesso à escola. 2o O q acontece é q não é fácil para o professor com 30 alunos na sala conseguir "atingir" a todos. A criança, para um melhor desenvolvimento, necessitaria de um prof. Auxiliar, que fique constantemente com a criança. No entanto, é isso q a escola não quer. Pagar mais um funcionário para isso. Na rede estadual, aqui em SC é mais fácil de conseguir do q as municipais. Mas a dica é ir no ministério público q consegue. "Bata o pé"! É um direito dele!

  • @isauravicentinilopes4759
    @isauravicentinilopes4759 9 месяцев назад +3

    Nem professores, seja rede pública ou privada, estão preparados para lidar com alunos autista, tdha, superlotação, ...é uma tragédia para a família e para criança..

  • @marialeone1671
    @marialeone1671 9 месяцев назад +4

    Mion, muito evoluído! Pena que são tão poucos na sociedade.

  • @Mpb3107
    @Mpb3107 9 месяцев назад +6

    Fiz uma denuncia sobre o despreparo e falta de empatia a uma situação semelhante aqui em Fortaleza na rede de supermercado Cometa #cometasupermecado e após 20 dias de envio do relato a ouvidoria por escrito e telefone não recebi nenhuma resposta, nenhum feedback sobre o assunto. Infelizmente, temos que passar situações como essa, para que aconteça alguma coisa. Muito triste e revoltante

  • @MirianCoelho50
    @MirianCoelho50 9 месяцев назад +11

    Parabéns Mion , sábias palavras. 👏🏻👏🏻👏🏻

    • @Natybsg
      @Natybsg 9 месяцев назад

      Este homem soube considerar e respeitar todos os lados em suas colocações. Vemos que, na situação, cada um tem a sua pressão e que quem levou a pior foi a funcionária.

  • @verbenaoliveira8376
    @verbenaoliveira8376 9 месяцев назад +2

    Concordo com tudo o que o Mion falou nesse vídeo,senti muito pela mãe e a criança autista,mas não deveriam ter demitido a funcionária.

  • @raquelsouza6143
    @raquelsouza6143 9 месяцев назад +12

    Isso tudo reflete como a sociedade tem se compotado de forma precipitada, seja para cancelar, emitir opiniões, etc...
    Ficou comum dar opiniões sem conhecer todo contexto, nunca julgue uma história baseada na carga emocional que o relato foi narrado. Outra coisa , existem pessoas que mesmo sendo pais de crianças especiais são pessoas difíceis de lidar, não respeitam como exigem ser respeitados.

  • @marciadamianadasilvasilves4502
    @marciadamianadasilvasilves4502 9 месяцев назад

    Você é um anjo. Está muito certo. Muito útil e humana a sua fala.

  • @carlavillar75
    @carlavillar75 9 месяцев назад +6

    Eu já reivindiquei os direitos do meu filho em fila preferencial, infelizmente ainda precisamos fazer isso, mas a indignação é imediata, principalmente no intuído de ensinar a sociedade e a mostrar às empresas que seua funcionarios precisam de treinamento para atender todo tipo de pessoa com deficiência! Porém, nunca liguei câmera pra gravar espetáculo! Achei a atitude da mãe incompreensível, a partir do momento que ela achou q a "bomba" era seu filho, mas todo o cenário que veio depois prejudicou ainda mais o bem estar da criança! Concordo que essa situação deveria ser mediada por funcionarios da loja, com pedido de desculpa a mãe, ao invés da demissão da funcionária do caixa, já que ela explicou que nao se referia a criança.

    • @antiopressao
      @antiopressao 9 месяцев назад +2

      Antes de ter um filho PCD você tinha toda essa consciência(Não estou me referindo ao direito da fila preferencial)? Atender as necessidades específicas de todos os PCD's?

    • @lucianadesa5604
      @lucianadesa5604 9 месяцев назад

      E muito complicado. Porque nem os pais aguentam os filhos autistas. Ai querem obrigar as escolas normais a aceitarem as crianças. Ao inves de colocar numa escola especial ou com estrutura pra acolher estas crianças. Dai quem sofre sao as outras criancas e seus pais. Criancas autistas sao sensíveis e por qualquer barulho normal ficam agressivas e batem nas outras criancas. Nenhum pai ou mae vai aceitar seus filhos apanharem de outra crianca todos os dias e nao fazer nada. Eu mesma tirei meu filho da escola que ele amava e coloquei noutra. Eu não bato no meu filho e ver ele chegando todo dia apanhando porque um autista dava ataque e saia agredindo os coleguinhas nao e certo. Então antes de eu perder a sanidade e bater nos pais ou na criança autista mudei meu filho de la. Outros pais fizeram o mesmo.

  • @zenearaujoeluciano5359
    @zenearaujoeluciano5359 9 месяцев назад

    Perfeito, Mion!!! Super concordo com vc!!! Sensato, justo e lúcido em relação ao despreparo das pessoas para lidarem com as PCDs e os que possuem transtornos de qualquer natureza!!

  • @solangesantos541
    @solangesantos541 9 месяцев назад +4

    Minha filha levou um tapa forte de autista tem duas semana atrás,ela falou mãe como dói tava indo trabalhar, quando ela olhou para a mãe uma senhora já de idade ela tava toda vermelha de apanhar do filho,com os óculos quebrado na mão e o rapaz estava mordendo a mãe ela falou que foi desesperador vê o estado da mãe e do rapaz crise😮

  • @fernandoquica1035
    @fernandoquica1035 9 месяцев назад +1

    Tem que defender não só os autistas, mas também os cegos, cadeirantes, síndrome de Dawn, surdos mudos essas pessoas precisam de mais oportunidades de trabalho. São melhores profissionais que muita gente.

  • @elisabeteoliotti1455
    @elisabeteoliotti1455 9 месяцев назад +7

    Verdade, tem que colocar essas pessoas pra aprender a ter a empatia, o amor, e o respeito pelo próximo ❤❤

  • @anapaulamartins2856
    @anapaulamartins2856 9 месяцев назад +1

    Esse homem é muito inteligente emocionalmente....aprendemos muito so de ouvir ele.

  • @waldemarsouza5931
    @waldemarsouza5931 9 месяцев назад +7

    O Brasil não tem educação no trânsito, que é tão mais simples. Imagine outros setores. 🥲

    • @MarquinhosBardon
      @MarquinhosBardon 9 месяцев назад

      sim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • @rabbie68
      @rabbie68 9 месяцев назад

      👍👍👍😂😂😂🤣🤣🤣👍👍👍

    • @wagneroliveira3348
      @wagneroliveira3348 9 месяцев назад +1

      Pior verdade, *tbm sempre falo trânsito como exemplo*

  • @leilamariabergamaschizilio8238
    @leilamariabergamaschizilio8238 9 месяцев назад +1

    Te admirei muito MION, POR TUA ATITUDE.

  • @AnaClaudia-vw1eb
    @AnaClaudia-vw1eb 9 месяцев назад +5

    Pois é… Se é q ela fez isso msm
    Talvez tenha sido uma fala infeliz apenas em um momento inoportuno e n p a cliente q de tanto sofrer preconceitos já achou q fosse p ela… O caso deveria ter sido melhor analisado antes de demitir a funcionária…