Estava com uma grande dificuldade de encontrar informações mais específicas sobre residência e acabei achando esse canal incrível. Simplesmente Ameiii!
Amei o vídeo, já estava pensando em fazer residência, mas agora tenho certeza. Muito obrigada! E você trás com uma alegria, encantado outras pessoas, o seu olhar contagia.
2 года назад
Oi, Midian. Fico feliz que tenha gostado da forma como abordei o assunto aqui. Realmente a residência foi uma experiência maravilhosa na minha vida. Recomendo pra todo mundo que tem interesse na área da saúde. 😊
Estou no primeiro ano da faculdade de Psicologia e já sonho com a residência, um pouco precoce? Talvez! Porém já sonho com minha residência e já estou buscando todas as informações que posso a respeito. 🥰
@@danielesousa3730 eu ainda nem comecei a estudar pro enem e tô aqui, rlx kkkkk
Год назад
Você ainda tem muito da Psicologia para conhecer. Mas faz bem em ir buscando as informações sobre aquilo que mais te interessa. Desejo tudo de bom pra vc
Uma dúvida que eu tenho é se trabalhar no sus/ fazer residência necessariamente implica em ser um psicologo hospitalar? Otimo video!! Conheci você hoje e tô devorando seus vídeos, está ajudando uma acadêmica de psico do 2ndo semestre e perdida haha
4 года назад+18
Oi, Vic. Que bom saber que os vídeos estão te ajudando. Trabalhar no SUS não significa necessariamente ser um psicólogo hospitalar, você também poderia trabalhar no NASF, por exemplo. O mesmo vale para as residências, A residência é uma modalidade de especialização, existem residências em hospital, atenção básica, saúde mental. Cada uma delas teria um campo de atuação diferente. Mas independentemente da sua escolha, após se formar você tem liberdade para escolher outras áreas.
Há um tempo encontrei seu vídeo por acaso buscando explicação sobre uma abordagem, e agora buscando sobre residência te encontrei novamente sem querer rs. Já tô te seguindo e acompanhando, amei sua didática em explicar, como consegue ser objetiva e explicativa de uma maneira tão clara e acolhedora.
Gostaria muito de fazer residência, mas sei que algumas instituição avaliam o currículo do candidato (observando se tem iniciação científica, artigos públicos, certificados de congresso etc). No entanto, minha faculdade (por ser faculdade ainda, não universidade) não tem bolsas de iniciação científica nem cursos de extensão e outras coisas que podem acrescentar no currículo. Embora ela seja muito boa, essa deficiência em coisas que podem acrescentar no currículo me deixa um pouco pra baixo. Gostaria de saber se há outros meios de conseguir iniciações científicas etc, uma vez que sua faculdade não tem esses recursos disponíveis. Obrigada desde já. Ótimo vídeo!
4 года назад+8
Oi, Estefany. As atividades de pesquisa e extensão realmente são mais restritas em algumas faculdades. Mas não desanima não, minha sugestão é que você veja outras atividades que possa fazer e que também pontuam. Por exemplo: estágio não obrigatório, participação e apresentação de banners em congressos, cursos extra-curriculares, VER-SUS, atividades voluntárias. Fica atenta aos cursos e congressos, agora na pandemia tem vários sendo oferecidos de forma online e gratuita - o que facilita bastante a participação. Sites como UNASUS e AVASUS também tem bastante cursos sendo oferecidos.
@Maria Emília Psi dá para colocar no currículo esses mini cursos que disponibilizam certificados também?
4 года назад+2
@@mayarasantos2683 Na residem que eu fiz, esses certificados pontuavam também. Algumas residências que já vi contam por hora de curso e tem um limite máximo para pontuar. Mas você deve checar essa informação no edital da prova que pretende realizar. Desejo tudo de bom pra vc nessa jornada!
Oi, desculpa me intrometer, sei que não foi direcionada a mim a pergunta, mas eu pesquiso há algum tempo sobre residências. Os critérios de seleção acabam variando. Eu também tenho essas dificuldades que você citou e vejo que em algumas seleções não há essa rigidez de critérios. Monitoria conta bastante também. E algumas só analisam a prova que você faz. Então, digo isso não pra não incentivar você a buscar essas dificuldades que citou, mas só pra elencar que você também não precisa se cobrar tanto nem desistir!
Maria, tudo bem com você? Eu espero que sim. Gostaria de saber na parte de análise de currículos a experiência do estágio remunerado no SUS: UBS, CAPS, conta como pontos. Muitíssimo obrigada!
Além da prova para entrar na residência, o que mais é necessário? Precisa ter participado de projetos de pesquisa, grupos de estudos, submeter artigos...? Quero muito fazer residência, mas só agora que estou no quinto semestre que comecei a me atentar para esse objetivo.
Olá, Agradeço o esclarecimento, é perceptível que você gosta do que faz e isso não tem preço. Quais os passos para entrar na residência em psicologia? E QUAL a média de salário de um profissional que adentra o SUS? Eu gostaria de conhecer o sistema prisional, me tornei estagiária e lá dentro consegui tirar todas as minhas dívidas acerca da carreira. Agradeço a oportunidade de vídeos como esse, pois assim temos a oportunidade de saber sobre outras áreas...
3 года назад+1
Oi, Mayara. Fico feliz em saber que gostou do vídeo 😊 Fiz um vídeo aqui no canal sobre o meu processo de estudo e alguns passos que acho que podem ajudar a passar na prova de residência em psicologia. Vale a pena ver. Sobre o salário médio para trabalhar no SUS eu não sei te dizer, pois varia muito entre as regiões do país e também depende se você vai trabalhar a nível municipal, estadual ou federal. Mas você consegue fazer a pesquisa dos salários dos servidores públicos pelo portal transparência.
Quanto tempo de estudo para realizar a prova de residência você indicaria? No meu caso descobri essa possibilidade já estando no último ano. Gostaria de prestar a prova este ano, mas não tenho certeza se tenho tempo hábil suficiente, logo que as provas costumam ser aplicadas em setembro!!
Vídeo muito esclarecedor, o melhor do youtube sobre Residência em Psicologia! Existem outros requisitos para fazer residência em psicologia, tirando a prova?
2 года назад+1
Oi, Isabel. Que bom saber que gostou. Precisa ser formado em psicologia e ter o CRP ativo. Sei também que alguns locais estipulam um tempo limite de formado para concorrer a vaga.
Muito bom o video ❤ me interesso pela psicologia hospitalar, mas nao tenho certeza se essa é a carreia que quero seguir. Faria sentido fazer residencia mesmo assim? Mesmo se eu atuasse na clinica particular depois, por exemplo
Vídeo maravilhoso, Parabéns. Tenho uma dúvida, a residência tem algum vínculo com a Previdência Social? Eu fui aprovado e gostaria de saber se posso continuar recebendo seguro desemprego e atuar na residência. Essa dúvida se dá pq eles pedem a carteira de trabalho para a matrícula.
Maria, me dá uma luz por favor 😅 Quero atenção básica, mas nessa modalidade o nome é "Atenção básica - Interiorização de atenção à saúde", nesse caso, se eu conseguisse passar e me formar, qual seria o nome no título de especialização? Especialista em atenção básica? Especialista em atenção à saúde? Estou tão acostumada com a nomenclatura ligada à saúde da família, saúde da mulher, mental, que fiquei com dúvida quando me deparei com essa.
3 года назад
Sinceramente, não sei te responder. Você pode tentar contato com a coordenação do curso ou com algum residente para esclarecer essa questão.
Tô no 4° semestre, vamos ver se continuo com o desejo da psico hospitalar até o final do curso.
2 года назад
Oi, Maria Eduarda. Sem dúvida tem muita coisa pra acontecer até se formar. Aproveite essa fase da graduação para aprender o máximo possível sobre as diferentes áreas da psicologia ☺️
quero muito fazer residência quando me formar, me chama muito atenção.
3 года назад
Que legal. Já vai ficando de olho nos editais e buscando fazer disciplinas e atividades complementares que possam te ajudar a se preparar para isso 🙏Mas não deixe de se abrir para as outras oportunidades e campos que aparecerem. Tem muita coisa legal para conhecer na Psicologia.
Oii! Tudo bem? Amei seu vídeo, muito esclarecedor. Então, sou Gabriella, tenho 20 anos, moro em Maceió- AL e estou indo p/ o segundo período de psicologia na Estácio. Estou fazendo cursos on-line de neuro que tem certificado. Eles podem servir p/ a residência e mestrado? Ou até mesmo p/ arrumar emprego com o diploma? Ou só serve os de congressos presenciais? Desde já agradeço! 🥰
2 года назад+1
Oi, Gabriella. Geralmente os cursos online são considerados nas análises de currículos.
Como fazer residência em psicologia ? como chegar até a escolha, onde pesquisar os locais ? onde estudo não se fala sobre isso, então eu pesquiso mas acabo não chegando a uma conclusão. Se puder passar algum site com locais para me inscrever, ficarei grata.
Год назад+1
Na época que eu fiz a prova da residência pesquisei essas informações pelo google mesmo. Sei que o site da sanar compila bastante informação. Boa sorte nas pesquisas.
Adorei o vídeo, queria muito uma oportunidade de estágio na área da psicologia mas não encontrei durante a minha graduação. Queria saber o quão prejudicial seria isso.
3 года назад+3
Oi, Fernando. Acho que a experiência de estágio costuma ajudar no início da atuação profissional, mas não acho que necessariamente faça grande diferença em relação a maior parte dos processos seletivos para a residência. Muitos locais tem apenas a prova teórica e/ou entrevista e/ou análise de currículo, mas aí tem outras atividades que costumam contar pontos além dos estágios em si.
Oi, Emília! Acabei de conhecer seu canal e estou adorando sua explanação sobre a residência de uma forma tão detalhada. Obrigada, obrigada. Uma pergunta: Eu posso realizar a prova em Estados diferentes?
4 года назад+2
Oi, Mayara. Que bom saber que ajudou. Pode sim, conheço várias pessoas que fizeram isso. Só tem que ficar atenta as datas das provas pra não coincidir.
Maria, é possível conciliar a psicologia hospitalar com a psicologia clínica após a residência? Porque vejo em vários hospitiais que a carga horária semanal pra psicologia hospitalar é de 40hs, a princípio, penso que essa quantidade de carga horária exigida dificulta bastante para o (a) psicólogo (a) fazer outras coisas. Qual a sua visão sobre essa questão?
3 года назад+2
Oi, Pedro. Eu acho que é possível, inclusive trabalhei muitos anos dessa forma. No meu caso, a carga horária no hospital era de 30 horas, mas conheço pessoas que trabalham as 40h em hospital (ou outras áreas) e conciliam com a clínica. Apesar de ser possível acho que pode ser desgastante, especialmente pensando a longo prazo. Por isso, acho importante avaliar certinho quais as suas circunstâncias, seus objetivos e as suas prioridades para ajustar isso da melhor forma. Desejo tudo de bom nesse processo!
Maria, boa noite! estou no oitavo semestre de psicologia e descobri esse negócio de residência a pouco tempo, e queria saber mais sobre o assunto por meio de uma pessoa que entende do assunto. Estou vendo cadernos específicos para residência, cursos, e acho que estou enlouquecendo com isso kkk. Queria saber se você recomenda algum curso em específico para se preparar para a prova do ENARE ou das universidades específicas, livros, artigos...
Год назад
Oi, Fernanda. Infelizmente, não conheço nenhum para indicar. Minha sugestão é direcionar seu estudo focando no edital da instituição onde quer fazer a residência. Desejo boa sorte!🙏
Estou assistindo todos os seus vídeos desde que me surgiu o interesse pela residência, porém eu já tinha certeza que queria fazer uma pós em psicologia hospitalar ou em terapia cognitivo comportamental, será que enquanto eu faço a residência eu conseguiria me especializar em uma dessas áreas para depois de finalizar a residência estar mais pronta para exercer a psicologia hospitalar? Obrigada pelos vídeos
2 года назад
Oi, Ana! Eu fiz minha pós em gestalt junto com a residência. Mas as minhas aulas eram concentradas em um fim de semana por mês, então deu pra conciliar (mas foi bem puxado e eu não consegui me dedicar tanto quanto gostaria as leituras da pós na época por conta das exigências da residência). Sugiro que vc avalie o cronograma da pós pra ver se daria pra organizar, sabendo que os programas de residência geralmente distribuem a carga horária durante a semana padrão e muitas vezes também tem plantões em alguns finais de semana.
Oioi, estou amando seus vídeos! Tenho uma dúvida, após eu me formar em Psicologia, é possível eu fazer uma residência em Psicologia Hospitalar ou só dentro de alguma área da Psi Hospitalar?
3 года назад+3
Os programas de residência são muito variados entre si, teria que pesquisar qual que te interessa mais. Alguns são mais específicos, por exemplo: cardiologia ou emergência ou uti. Outros incluem mais setores e áreas do hospital, por ex: alta complexidade (inclui diferentes serviços: UTI, cirurgia vascular, transplante, bariátrica, hemodiálise, etc)... Mas acredito que todas as residências que sejam em hospital contem como tempo de experiência para depois fazer a prova e solicitar o título de especialista em Psicologia hospitalar pelo CFP.
O profissional que tem essa pós graduação em residência ele ganha mais? Quanto seria?
2 года назад
Oi, Jordana. Essa questão salarial varia muito de instituição para instituição. De forma geral, especialmente no serviço público, é comum ter algum tipo de acrescimo salarial em virtude da titulação (ex. especialização, mestrado). Por exemplo, no hospital universitário que eu trabalhava (serviço público nível federal), o acréscimo para especialização era 25% e para o mestrado 52% em cima do salário base.
Vídeo muito bom, obrigada pelas dicas!! Só uma dúvida: As residências em psicologia têm uma prática em geral mais regida pela abordagem da Psicanálise? Digo isso porque meu interesse em residência é muito grande, mas estou me formando na linha da TCC, mas disposta a emergir nos conhecimentos em psicanálise.
2 года назад+2
Oi, Melissa. Que bom saber que gostou! Em relação a abordagem,isso varia muito de lugar pra lugar. E , inclusive, dentro do mesmo hospital podem ter profissionais que atuam com base em diferentes abordagens.
Boa tarde! Tenho uma dúvida! Penso em trabalhar com a psicologia hospitalar na área da oncologia pediátrica e gostaria de saber se podemos atender clinicamente também os pais das crianças caso nos procure precisando de assistência psicológica em consultório, caso eu tenha também um consultório. Pode atender separadamente a criança e seus pais? Desde já agradeço a atenção e amei seus vídeos.
Год назад+1
Você poderá atender os pais no próprio hospital durante as internações da criança ou acompanhamento em ambulatório. Caso exista demanda e interesse dos pais em realizar psicoterapia com você, a princípio não teria problema em atendê-los, mas seria importante considerar a dinâmica do hospital e como funcionam os encaminhamentos externos nas demais áreas. Mas se você atuar em hospital SUS, o mais indicado seria tentar encaminhar os pais para realizarem o acompanhamento psicológico em algum outro serviço da rede pública de saúde. Sobre atender a criança separado dos pais, acho que teria que considerar a demanda em questão. Os pais estão precisando de apoio psicológico para enfrentar o processo de adoecimento do filho? Precisam de orientações em relação a comunicação e forma de lidar com a criança? Ou a criança está apresentando algum sintoma que também precise de acompanhamento específico? Dependendo da situação você pode acompanhar a família toda ora em atendimentos conjuntos, ora separados. Ou somente os pais. Nos casos em que a criança for atendida, sempre é esperado alguns atendimentos com os pais, seja para a avaliação inicial do caso, seja para o acompanhamento e orientações.
A residência serve apenas para trabalhar no sus ou pode ser para hospitais particulares também? Obrigada, estou amando o canal 😍
4 года назад+7
Gabriela Give Oi, Gabriela. Que bom que está gostando. A residência é uma formação voltada para o Sus, então você aprende muito sobre os princípios dos Sus, as políticas públicas de saúde e o trabalho em rede. Mas como a maior parte da carga horária é voltada para a atuação do psicólogo hospitalar, você poderá utilizar essa experiência para trabalhar em hospitais particulares ou mesmo em outros níveis de atenção à saúde. Isso é relativamente comum, já que o Sus, infelizmente, não consegue absorver todos os profissionais que se formam.
Olá! Os vídeos são de grande valor. Tenho o sonho em fazer psicologia, mas tenho uma dúvida com relação a idade. Tem limite para entrar no mercado de trabalho? Tenho 42 anos.
2 года назад
Oi! Fico feliz em saber que gosta dos vídeos. Não existe esse limite de idade. Você pode começar a atuar a qualquer momento 😊
Qual a área de psicologia menos concorrida nas provas de residência?
3 года назад
Oi, Carlos. Não consigo te responder, pois isso varia muito dependendo do programa de residência. E na verdade muda a cada ano, né. Mas para ter uma estimativa, sugiro que você busque na pagina dos editais anteriores da prova que vc quer fazer e veja a lista de inscrições homologadas e se tem o número de candidatos por vaga.
A maioria das proves agora são unificadas no ENARE. Mesma prova e você escolhe qual residência quer fazer depois. Se é saúde da família, saúde mental, infantil, trauma, saúde do adulto, etc. Então não importa muito a mais ou a menos. Importante é ir bem na prova e ter liberdade de escolher depois.
Olha eu de novo🙋🏻♀️! Quais os livros ou artigos de psicologia na parte que fala de psicologia hospitalar que você indicaria para quem está estudando para residências? Obs: Alguns residências só colocam o assunto . Obrigada!😘
4 года назад+1
Ane Costa Eu sugiro dar uma olhada no edital da residência do Hu /UFSC: coremu.ufsc.br Lá tem uma lista de referências. Espero que ajude 🙂
Estou no 2 período de Psicologia, quero muito trabalhar com psicologia hospitalar; na minha universidade tem uma liga de psiquiatria em que discentes de Medicina e Psicologia podem participar. Essa seria uma boa opção para quem tá começando o curso agora e pretende ser psicólogo hospitalar? Tem algum ambiente virtual em que é possível saber das provas de residências abertas no país? Ps: Acabei de conhecer o seu canal e já tô inscrita 🙃.
3 года назад+2
Oi, Maynara. Não conheço as atividades dessa liga em específico, mas de forma geral acho que todas as atividades que te ajudarem a se conectar e conhecer melhor o tema podem ajudar nesse processo de formação. Se não me engano, o site da Sanar Saúde faz um compilado dos editais. Fico feliz em saber que está inscrita 🙂
Muito obrigada! Estou no nono período e tô querendo muito fazer residência. Ainda não achei editais abertos para 2022, para fazer a prova eu preciso já estar formada? Como me formo no meio do ano, acho que vou ter que esperar para me inscrever só no ano que vem mesmo, né?
3 года назад
Oi, Maria Luiza. Para fazer a prova não precisa estar formada, mas para iniciar a residência, precisa estar formada e ter o CRP ativo. Desejo tudo de bom nesse processo.
Oi Emília te descobri agora, estou amando seu vídeo rsrsrs, esse é o primeiro que estou vendo, uma dúvida, posso fazer a prova estando na graduação como treineira? e tentar um desconto por ser estudante ? muito obrigada beijo!
4 года назад+1
Oi, Layane. Que bom que está gostando. Poder, você pode. Mas acho que não tem desconto para estudante. E pessoalmente acho mais interessante pesquisar as provas antigas na internet, tentar respondê-las e estudar pelos erros e acertos.
Oiee, vc faz monitoria particular? Seria para organização de estudos/tempo para a residência
Год назад
Oi, Sabrinna. Infelizmente, só vi sua mensagem hoje. Faço sim. Pode me chamar pelo email que agendamos: mariaemilia@psimariaemilia.com.br. Será um prazer te ajudar nesse processo.
Oi, Thayná. Os preceptores são os profissionais que atuam nos serviços de saúde que tem residência. No meu caso, eu fiz um concurso público para psicóloga em um hospital universitário e a preceptoria é uma das minhas atribuições, além do atendimento aos pacientes e demais atividades do psicólogo hospitalar.
Boa tarde Maria, eu tenho muita vontade de estudar psicologia, trabalhar com idosos, porque eu me dedico com idosos converso eu ouço elas, e tem pessoas falando que eu deveria fazer faculdade de psicologia, só que eu te enho 59 anos além disso uso aparelhos auditivos até aí sem problemas, pois tenho tbm enxergo pouco é uma deficiência, tenho dificuldade de ler em ambiente fechado, qual a sugestão daria pra mim
2 года назад
Oi, Lúcia. Acho difícil opinar com tão poucas informações sobre você e seu contexto. Mas de forma geral é sempre possível começar a estudar psicologia, independente da idade. Agora a leitura e escrita é bastante exigida ao longo dos 5 anos do curso, então teria que ver como seria para você lidar com essas questões. Outra opção seria você ir buscando materiais da psicologia para estudar de forma mais informal de acordo com suas condições e ir aproveitando esse conhecimento no trabalho que já realiza com idosos. Se estiver muito difícil tomar alguma decisão nesse sentido, lembre-se que a psicoterapia pode ajudá-la nesse processo. Desejo tudo de bom pra vc!
Você estudava pra residência antes mesmo de se formar?
3 года назад+2
Oi, Vitória. Eu comecei a estudar alguns meses antes de me formar sim, na ocasião eu e outras colegas que também queriam fazer a prova montamos um grupo de estudos.
Olá, Emília! Amei o vídeo ♡ Posso fazer residência estando no ultimo ano da graduação em psicologia?
4 года назад+3
Oi, Marcela. Fico feliz que tenha gostado do vídeo. Os processos seletivos costumam ser no segundo semestre do ano e a residência mesmo inicia em março. Então é possível fazer a prova enquanto está no último semestre do curso. Mas para começar a residência você já deve estar formada e ter o registro no Crp.
na psicologia hospitalar vc escolhe qual área atender ou não?
2 года назад
Oi, Maria Cecilia. Você pode escolher a área que vai se especializar e a quais vagas vai se candidatar. Na residência é mais fácil fazer essa escolha, mas pensando na inserção profissional posterior, muitos hospitais não deixam claro na descrição da vaga qual área específica terá que atender, até porque em muitos locais, o mesmo profissional é responsável por diferentes áreas de atendimento.
É possível trancar a residência em casos importantes sem perder a vaga? Como em caso de gravidez
Год назад
Ja vi acontecer em situações bem específicas. Mas não sei exatamente a regra nesses casos, teria que pesquisar a legislação ou editais pra ter certeza de como funciona.
É necessário uma pós em alguma abordagem para ser psicóloga hospitalar? por exemplo eu quero me especializar em psi hospitalar logo após a graduação, e tenho interesse em outras pós antes do que uma em uma abordagem
3 года назад
Oi, Nicolle. Não é necessário não. Você pode fazer primeiro a pós em hospitalar, Mas é interessante escolher uma abordagem teórica também, pois ela vai nortear a sua compreensão sobre o ser humano e sobre sua forma de se relacionar no mundo.
Gratidão pelo vídeo,hoje você ganha bem? Valeu a pena?
3 года назад
Oi, David. Fico feliz que tenha gostado do vídeo. Com certeza foi uma experiência que valeu muito a pena. Hoje me sinto satisfeita com minha atuação profissional e o retorno financeiro que ela proporciona 🙂
Estudo pra concurso, não na área hospitalar. Estava olhando uns editais abertos de residência, mas pela carga horaria n sei se daria para conciliar...
4 года назад+6
A carga horária semanal da residência é de 60 horas semanais divididas entre a parte teórica (aulas) e parte prática (atuação profissional). Nem sempre é fácil conciliar com outros projetos, tem que avaliar quais são seus objetivos. Mas eu consegui conciliar com uma pós em gestalt, estudei e passei em dois concursos (fui chamada depois que acabou a residência) e no último semestre comecei a atender em consultório também. Digo isso não para dizer que foi fácil, até pq não foi. Mas é possível e valeu a pena no meu caso.
@ Obrigada pelos esclarecimentos :). Então teve um período que vc estudo pra concurso fazendo residência ?
4 года назад
Teve sim. Não sei se você já viu, mas fiz um vídeo pro canal explicando como estudei para passar na residência. O método de estudo foi muito parecido com o que usei para os outros concursos e consegui aproveitar bastante dos resumos e materiais, já que alguns conteúdos eram semelhantes. Desejo clareza para as suas escolhas e sucesso na sua jornada 🙂
Como você conseguiu ser preceptora? É concurso? Faz um vídeo sobre isso
3 года назад+1
Oi, Gabriella. Os preceptores são os profissionais que atuam nos serviços de saúde que tem residência. No meu caso, eu fiz um concurso público para psicóloga em um hospital universitário e a preceptoria é uma das minhas atribuições, além do atendimento aos pacientes e demais atividades do psicólogo hospitalar. Pode deixar que anotei aqui sua sugestão para um próximo vídeo. 🙏
@ No concurso público para trabalhar no SUS é obrigatório ter feito residência?
2 года назад+1
@@ricarte67 oi, Gabriel. De forma geral, não é obrigatório não. Mas alguns concursos tem uma das etapas de análise de currículo e a residência pode ser pontuada como especialização ou até valer mais.
Oi Maria, vi nos comentários que você chegou a estudar para residência e ainda conseguiu passar em concurso ao mesmo tempo. Pela sua experiência com relação a carga horária é possível você trabalhar em escala 12x36 e fazer a residência? Vejo muitas pessoas dizendo ser puxado a questão da carga horária, mas não comentam se dá para conciliar com o trabalho por exemplo. Te pergunto pois já atuo dentro de um hospital no período noturno, mas não na área de psicologia, porém quero muito fazer a residência e tentar a oportunidade aqui dentro.
3 года назад+1
Oi, Jéssica. Alguns programas especificam no edital que o regime precisa ser de dedicação exclusiva, o que inviabilizaria você trabalhar em outro local. Não tenho certeza se existe alguma resolução oficial que determina isso para todas as residências. Teria que conferir no edital da residência que você precisa fazer. Mas independentemente disso, imagino que seria bastante desgastante sair do plantão noturno direto para a residência por dois anos seguidos. Já que a residência costuma ter um horário fixo semanal (manhã/tarde) e alguns finais de semana. Não sei qual o seu regime de trabalho, mas algumas pessoas pedem afastamento/licença sem vencimento dos seus trabalhos para cursar a residência e retornam depois.
Olá, obrigado pelo vídeo, muito esclarecedor, fiquei apenas com a seguinte dúvida, existe um tempo limite apos formado para fazer a residência? Ou seja, uma pessoa com 5 anos de formado, pode se candidatar a residência?
3 года назад
Oi, Ricardo. Então, essa questão varia um pouco de acordo com os programas de residência. Alguns estipulam um prazo após formado para a inscrição, outros não. Então teria que olhar o edital do programa que te interessa para ver como funciona.
Oi Maria. Eu tinha uma duvida mas foi esclarecida no final do vídeo. Ainda estou no 8o semestre do curso de psicologia e penso em fazer residência, mas comecei minhas pesquisas hoje. Como a área que eu gostaria de me especializar é infantil, será que posso escolher a área, ou será conforme as vagas disponíveis? Obrigada pelo vídeo esclarecedor :)
3 года назад
Oi, Jaqueline. Existem vagas de residência em diferentes áreas, em alguns lugares tem inclusive na área pediátrica. Mas teria que ver qual local seria a melhor opção para você.
Olá. Os trabalhos publicados tem que ser na área hospitalar? Quero fazer na área de oncologia, sou estudante de Psicologia. Um trabalho publicado na área da educação é considerado na avaliação do currículo?
2 года назад
Oi, Amanda. Isso depende muito do local, pois cada programa tem liberdade para construir seu edital e escolher os critérios que contam pontos no processo seletivo. Se vc quer passar em algum lugar específico, sugiro pesquisar o último edital publicado e se basear por ele até sair o próximo. Geralmente não mudam muita coisa de um ano pro outro.
Oii como funciona as provas para fazer residência?
Год назад
Na maioria dos casos são provas teóricas divididas em uma parte sobre sus e outra com conhecimentos específicos de psicologia. Mas podem ter outras etapas no processo seletivo incluindo análise de currículo e ou entrevista, por exemplo.
O valor da bolsa é padronizado entre as residências médica e multiprofissional. Joga no Google que você encontra o valor atual, mas saiba que tem uns descontos sobre o valor bruto. Não lembro mais o valor exato, mas quando eu fiz (2012) recebia algo entre 2 e 3mil reais. Já teve reajuste desde então.
@ desculpa perguntar é porque estou com essa dúvida e já procurei no Google e não achei, o valor da bolsa só recebemos 30 dias após já estarmos "trabalhando" ou assim que começamos? Eu me inscrevi para uma residência aqui no RJ e já quero me programar para caso precise já separar o valor da passagem RS.... E estou amando seus conteúdos
Eu quero ir para o ambito hospitalar, como eu faço?
Год назад+1
Vou fazer um vídeo sobre isso. Mas já sugiro que busque experiências que te aproximem da área: estudos individuais, cursos, estágios, residência, pós e/ou já vá atrás de vagas de emprego nessa área.
Se eu fizer uma residência específica depois posso atua no sus em outra área?
3 года назад
Oi, Gustavo. Acho que sim. Inclusive, a grande proposta da residência é capacitar profissionais para atuar no SUS. Em geral, as residências valem como experiência profissional na área da saúde e também contam como título de especialização, então acredito que isso poderá ajudar em várias vagas.
Uma dúvida pra fazer residência hospitalar preciso ter experiência em clínica?
3 года назад+1
Oi, Thais. De forma geral, não costuma ser necessário. A experiência clínica, em algumas residências, pode contar algum ponto quando o processo seletivo tem análise de currículo. Mas a principal etapa do processo seletivo costuma ser uma prova teórica.
@ Muito obrigada, perguntei mais em relação a prática, se a falta de experiência seria um ponto negativo, se eu teria mais dificuldade.
3 года назад
@@thaisdasilva3460 Entendi. Acho que a experiência clínica ajuda, mas não acho que seja um ponto decisivo nos processos de seleção para a residência. Acho que se tem interesse na área, vale a pena tentar independente disso. Desejo boa sorte 😘
quando voce disse que ficou um mes estagiando em outro local, eles bancaram sua estadia ou voce que teve que pagar por isso?
Год назад
Eu recebi o valor da bolsa normal e no hospital que eu estagiei eles disponibilizavam o almoço para os residentes. Mas as despesas extras ficaram por minha conta.
Estou no 4 semestre de psicologia e ja estou buscando o maximo de informações possíveis.
O vídeo mais esclarecedor sobre a residência que eu vi dês de que comecei a pensar em fazer residência, obrigado.
Fico feliz em saber que ajudou a esclarecer algumas dúvidas 😊
Estava com uma grande dificuldade de encontrar informações mais específicas sobre residência e acabei achando esse canal incrível. Simplesmente Ameiii!
Fico feliz que tenha ajudado 🥰
Meu sonho é fazer residência, pouco se fala nesse assunto dentro da psicologia! Vídeo incrível ❤
Amei o vídeo, já estava pensando em fazer residência, mas agora tenho certeza. Muito obrigada!
E você trás com uma alegria, encantado outras pessoas, o seu olhar contagia.
Oi, Midian. Fico feliz que tenha gostado da forma como abordei o assunto aqui. Realmente a residência foi uma experiência maravilhosa na minha vida. Recomendo pra todo mundo que tem interesse na área da saúde. 😊
Estou no primeiro ano da faculdade de Psicologia e já sonho com a residência, um pouco precoce? Talvez! Porém já sonho com minha residência e já estou buscando todas as informações que posso a respeito. 🥰
Ta melhor que eu, ainda nem passei na faculdade e estou pesquisando sobre a residencia.
@@danielesousa3730 eu ainda nem comecei a estudar pro enem e tô aqui, rlx kkkkk
Você ainda tem muito da Psicologia para conhecer. Mas faz bem em ir buscando as informações sobre aquilo que mais te interessa. Desejo tudo de bom pra vc
Estou no nono período já querendo em preparar para a residência no próximo ano, obrigado pelo vídeo esclarecedor!
Bons estudos e boa sorte nesse processo!
Obrigada pela explicação, estou pensando em fazer residência e não sabia por onde começar e o que fazer esse vídeo foi esclarecedor
Que bom saber que ajudou. Desejo tudo de bom pra você!
Uma dúvida que eu tenho é se trabalhar no sus/ fazer residência necessariamente implica em ser um psicologo hospitalar?
Otimo video!!
Conheci você hoje e tô devorando seus vídeos, está ajudando uma acadêmica de psico do 2ndo semestre e perdida haha
Oi, Vic. Que bom saber que os vídeos estão te ajudando. Trabalhar no SUS não significa necessariamente ser um psicólogo hospitalar, você também poderia trabalhar no NASF, por exemplo. O mesmo vale para as residências, A residência é uma modalidade de especialização, existem residências em hospital, atenção básica, saúde mental. Cada uma delas teria um campo de atuação diferente. Mas independentemente da sua escolha, após se formar você tem liberdade para escolher outras áreas.
Você fala de forma tão fluida e simpática... Me atraiu muito para o tema ❤️
Que bom saber que gostou
Há um tempo encontrei seu vídeo por acaso buscando explicação sobre uma abordagem, e agora buscando sobre residência te encontrei novamente sem querer rs. Já tô te seguindo e acompanhando, amei sua didática em explicar, como consegue ser objetiva e explicativa de uma maneira tão clara e acolhedora.
Que bom que voltou e agora vai ficar por aqui :)
Meu deus como sou fã dessa mulher! Todos os vídeos são incríveis, como pode? Minha inspiração para estudar! Obrigada Maria! ❤️
Que bom saber que o conteúdo te ajuda. Bons estudos 🙏🍀
Eu farei, ja tenho um tempo de prática, mas a residencia virá muito a agregar no meu curriculo, tanto profissional como pessoal.
Gostaria muito de fazer residência, mas sei que algumas instituição avaliam o currículo do candidato (observando se tem iniciação científica, artigos públicos, certificados de congresso etc). No entanto, minha faculdade (por ser faculdade ainda, não universidade) não tem bolsas de iniciação científica nem cursos de extensão e outras coisas que podem acrescentar no currículo. Embora ela seja muito boa, essa deficiência em coisas que podem acrescentar no currículo me deixa um pouco pra baixo. Gostaria de saber se há outros meios de conseguir iniciações científicas etc, uma vez que sua faculdade não tem esses recursos disponíveis. Obrigada desde já. Ótimo vídeo!
Oi, Estefany. As atividades de pesquisa e extensão realmente são mais restritas em algumas faculdades. Mas não desanima não, minha sugestão é que você veja outras atividades que possa fazer e que também pontuam. Por exemplo: estágio não obrigatório, participação e apresentação de banners em congressos, cursos extra-curriculares, VER-SUS, atividades voluntárias. Fica atenta aos cursos e congressos, agora na pandemia tem vários sendo oferecidos de forma online e gratuita - o que facilita bastante a participação. Sites como UNASUS e AVASUS também tem bastante cursos sendo oferecidos.
@Maria Emília Psi dá para colocar no currículo esses mini cursos que disponibilizam certificados também?
@@mayarasantos2683 Na residem que eu fiz, esses certificados pontuavam também. Algumas residências que já vi contam por hora de curso e tem um limite máximo para pontuar. Mas você deve checar essa informação no edital da prova que pretende realizar. Desejo tudo de bom pra vc nessa jornada!
Oi, desculpa me intrometer, sei que não foi direcionada a mim a pergunta, mas eu pesquiso há algum tempo sobre residências. Os critérios de seleção acabam variando. Eu também tenho essas dificuldades que você citou e vejo que em algumas seleções não há essa rigidez de critérios. Monitoria conta bastante também. E algumas só analisam a prova que você faz. Então, digo isso não pra não incentivar você a buscar essas dificuldades que citou, mas só pra elencar que você também não precisa se cobrar tanto nem desistir!
Adorei todas as informações
🙂
Muito bem explicado! Estou no último semestre da graduação,quero muito tentar residência.... Obrigada por compartilhar suas experiências
Oi, Ivaneide! Espero que consiga se preparar para a prova e passe na residência 🍀
Maria, tudo bem com você? Eu espero que sim. Gostaria de saber na parte de análise de currículos a experiência do estágio remunerado no SUS: UBS, CAPS, conta como pontos. Muitíssimo obrigada!
Obrigado pelo conhecimento repassado psi.mari❤️
Oi, Nayran. Fico feliz em saber que ajudou! ☺️
Gostei muito do vídeo! Estou começando a me organizar para iniciar meus estudos para residência, e esse vídeo me animou bastante. Obrigada!
Oi, Louise. Que bom saber disso. Desejo tudo de bom nos seus estudos 💕
Maria, ótimo vídeo! Obrigada pela contribuição
Você chegou a fazer algum curso para passar na residência? Quais as melhores plataformas?
Além da prova para entrar na residência, o que mais é necessário? Precisa ter participado de projetos de pesquisa, grupos de estudos, submeter artigos...? Quero muito fazer residência, mas só agora que estou no quinto semestre que comecei a me atentar para esse objetivo.
Muito esclarecedor!!!
Oi, Rosana! Fico feliz que tenha ajudado a esclarecer.
Muito obrigada pelo vídeo! Estou começando a buscar informações sobre residência, e você explica tudo de maneira muito clara!
Super recomendo fazer residência e fico feliz em saber que ajudou a te esclarecer alguns pontos 😀
Você simplesmente tirou todas as minhas dúvidas, que vídeo incrível, bem objetivo e esclarecedor, muito obrigada!❤
Fico feliz em ter ajudado
Muito bom o vídeo. Ninguém nunca esclareceu tanto. Parabéns pelo maravilhoso trabalho.
Opa!! Que bom receber esse feedback :) Obrigada pelo carinho
Olá,
Agradeço o esclarecimento, é perceptível que você gosta do que faz e isso não tem preço.
Quais os passos para entrar na residência em psicologia? E QUAL a média de salário de um profissional que adentra o SUS?
Eu gostaria de conhecer o sistema prisional, me tornei estagiária e lá dentro consegui tirar todas as minhas dívidas acerca da carreira. Agradeço a oportunidade de vídeos como esse, pois assim temos a oportunidade de saber sobre outras áreas...
Oi, Mayara. Fico feliz em saber que gostou do vídeo 😊 Fiz um vídeo aqui no canal sobre o meu processo de estudo e alguns passos que acho que podem ajudar a passar na prova de residência em psicologia. Vale a pena ver. Sobre o salário médio para trabalhar no SUS eu não sei te dizer, pois varia muito entre as regiões do país e também depende se você vai trabalhar a nível municipal, estadual ou federal. Mas você consegue fazer a pesquisa dos salários dos servidores públicos pelo portal transparência.
Ameeeei demais esse vídeo! explicou tudo direitinho.
🙂
Seus vídeos estão me dando um norte de quais caminhos seguir. Obrigada !!
Fico feliz em ajudar nesse processo 🙌
Riquíssimo esse vídeo! Amei
Oi, Lucielia. Fico feliz de saber que gostou 🙌
Amei o vídeo, explicou muito bem. Parabéns!!
Fico feliz que tenha ajudado 💝
Quais são as disciplinas e atividades complementares que ajudam a conseguir uma vaga na residência?
Oi, Daniele. Isso varia de acordo com os locais de residência. O ideal é ler os editais das vagas que te interessam para ver os requisitos.
Quanto tempo de estudo para realizar a prova de residência você indicaria? No meu caso descobri essa possibilidade já estando no último ano. Gostaria de prestar a prova este ano, mas não tenho certeza se tenho tempo hábil suficiente, logo que as provas costumam ser aplicadas em setembro!!
muito agradecida pelo vídeo! 🌻
Que bom saber que ajudou 😊
Acabei de descobrir sobre a residencia e isso me anima mais ainda olha que nem entrei na graduação ainda
Desejo tudo de bom no seu caminho 🌷
Ameiii seu vídeo! Muito esclarecedor.
Opa! Que bom saber disso 😀
Vídeo muito esclarecedor, o melhor do youtube sobre Residência em Psicologia!
Existem outros requisitos para fazer residência em psicologia, tirando a prova?
Oi, Isabel. Que bom saber que gostou. Precisa ser formado em psicologia e ter o CRP ativo. Sei também que alguns locais estipulam um tempo limite de formado para concorrer a vaga.
Muito bom o video ❤ me interesso pela psicologia hospitalar, mas nao tenho certeza se essa é a carreia que quero seguir. Faria sentido fazer residencia mesmo assim? Mesmo se eu atuasse na clinica particular depois, por exemplo
Muito esclarecedor, obrigada!
Que bom que ajudou!
Vídeo maravilhoso, Parabéns.
Tenho uma dúvida, a residência tem algum vínculo com a Previdência Social?
Eu fui aprovado e gostaria de saber se posso continuar recebendo seguro desemprego e atuar na residência.
Essa dúvida se dá pq eles pedem a carteira de trabalho para a matrícula.
que vídeo ótimo, ficou bastante esclarecedor
obrigada! ❤
Que bom que ajudou a entender melhor como funciona a residência 😃
Maria, me dá uma luz por favor 😅 Quero atenção básica, mas nessa modalidade o nome é "Atenção básica - Interiorização de atenção à saúde", nesse caso, se eu conseguisse passar e me formar, qual seria o nome no título de especialização? Especialista em atenção básica? Especialista em atenção à saúde? Estou tão acostumada com a nomenclatura ligada à saúde da família, saúde da mulher, mental, que fiquei com dúvida quando me deparei com essa.
Sinceramente, não sei te responder. Você pode tentar contato com a coordenação do curso ou com algum residente para esclarecer essa questão.
Tô no 4° semestre, vamos ver se continuo com o desejo da psico hospitalar até o final do curso.
Oi, Maria Eduarda. Sem dúvida tem muita coisa pra acontecer até se formar. Aproveite essa fase da graduação para aprender o máximo possível sobre as diferentes áreas da psicologia ☺️
Muito esclarecedor! Obrigada ♥️
Que bom que ajudou 💕
quero muito fazer residência quando me formar, me chama muito atenção.
Que legal. Já vai ficando de olho nos editais e buscando fazer disciplinas e atividades complementares que possam te ajudar a se preparar para isso 🙏Mas não deixe de se abrir para as outras oportunidades e campos que aparecerem. Tem muita coisa legal para conhecer na Psicologia.
Como se inscrever ou cadastrar para a residência ? Não sei o primeiro passo
O problema é que para trabalhar no SUS é necessário aprovação via concurso público que para psicologia é raro.
Infelizmente, ainda existem menos vagas do que seria o ideal.
Oii! Tudo bem? Amei seu vídeo, muito esclarecedor. Então, sou Gabriella, tenho 20 anos, moro em Maceió- AL e estou indo p/ o segundo período de psicologia na Estácio. Estou fazendo cursos on-line de neuro que tem certificado. Eles podem servir p/ a residência e mestrado? Ou até mesmo p/ arrumar emprego com o diploma? Ou só serve os de congressos presenciais? Desde já agradeço! 🥰
Oi, Gabriella. Geralmente os cursos online são considerados nas análises de currículos.
Muito obrigada pelo video
Fico feliz em ter ajudado 🙂
Como fazer residência em psicologia ? como chegar até a escolha, onde pesquisar os locais ? onde estudo não se fala sobre isso, então eu pesquiso mas acabo não chegando a uma conclusão. Se puder passar algum site com locais para me inscrever, ficarei grata.
Na época que eu fiz a prova da residência pesquisei essas informações pelo google mesmo. Sei que o site da sanar compila bastante informação. Boa sorte nas pesquisas.
Adorei o vídeo, queria muito uma oportunidade de estágio na área da psicologia mas não encontrei durante a minha graduação. Queria saber o quão prejudicial seria isso.
Oi, Fernando. Acho que a experiência de estágio costuma ajudar no início da atuação profissional, mas não acho que necessariamente faça grande diferença em relação a maior parte dos processos seletivos para a residência. Muitos locais tem apenas a prova teórica e/ou entrevista e/ou análise de currículo, mas aí tem outras atividades que costumam contar pontos além dos estágios em si.
Oi, Emília! Acabei de conhecer seu canal e estou adorando sua explanação sobre a residência de uma forma tão detalhada. Obrigada, obrigada. Uma pergunta: Eu posso realizar a prova em Estados diferentes?
Oi, Mayara. Que bom saber que ajudou. Pode sim, conheço várias pessoas que fizeram isso. Só tem que ficar atenta as datas das provas pra não coincidir.
@ Ajudou muitíssimo! Oh, entendo. Certo, obrigada novamente.
😊😊✨ obrigada!!
Estou apaixonada, inclusive rs
Maria, é possível conciliar a psicologia hospitalar com a psicologia clínica após a residência? Porque vejo em vários hospitiais que a carga horária semanal pra psicologia hospitalar é de 40hs, a princípio, penso que essa quantidade de carga horária exigida dificulta bastante para o (a) psicólogo (a) fazer outras coisas. Qual a sua visão sobre essa questão?
Oi, Pedro. Eu acho que é possível, inclusive trabalhei muitos anos dessa forma. No meu caso, a carga horária no hospital era de 30 horas, mas conheço pessoas que trabalham as 40h em hospital (ou outras áreas) e conciliam com a clínica.
Apesar de ser possível acho que pode ser desgastante, especialmente pensando a longo prazo. Por isso, acho importante avaliar certinho quais as suas circunstâncias, seus objetivos e as suas prioridades para ajustar isso da melhor forma.
Desejo tudo de bom nesse processo!
Maria, boa noite! estou no oitavo semestre de psicologia e descobri esse negócio de residência a pouco tempo, e queria saber mais sobre o assunto por meio de uma pessoa que entende do assunto. Estou vendo cadernos específicos para residência, cursos, e acho que estou enlouquecendo com isso kkk. Queria saber se você recomenda algum curso em específico para se preparar para a prova do ENARE ou das universidades específicas, livros, artigos...
Oi, Fernanda. Infelizmente, não conheço nenhum para indicar. Minha sugestão é direcionar seu estudo focando no edital da instituição onde quer fazer a residência. Desejo boa sorte!🙏
Eu imaginava que residência era só coisa de hospital tipo nível 3 de atendimento, não é?
Oi, Lise. Não é só em hospital não. Existe residência em saúde da família, por exemplo
Estou assistindo todos os seus vídeos desde que me surgiu o interesse pela residência, porém eu já tinha certeza que queria fazer uma pós em psicologia hospitalar ou em terapia cognitivo comportamental, será que enquanto eu faço a residência eu conseguiria me especializar em uma dessas áreas para depois de finalizar a residência estar mais pronta para exercer a psicologia hospitalar? Obrigada pelos vídeos
Oi, Ana! Eu fiz minha pós em gestalt junto com a residência. Mas as minhas aulas eram concentradas em um fim de semana por mês, então deu pra conciliar (mas foi bem puxado e eu não consegui me dedicar tanto quanto gostaria as leituras da pós na época por conta das exigências da residência). Sugiro que vc avalie o cronograma da pós pra ver se daria pra organizar, sabendo que os programas de residência geralmente distribuem a carga horária durante a semana padrão e muitas vezes também tem plantões em alguns finais de semana.
Oioi, estou amando seus vídeos! Tenho uma dúvida, após eu me formar em Psicologia, é possível eu fazer uma residência em Psicologia Hospitalar ou só dentro de alguma área da Psi Hospitalar?
Os programas de residência são muito variados entre si, teria que pesquisar qual que te interessa mais. Alguns são mais específicos, por exemplo: cardiologia ou emergência ou uti. Outros incluem mais setores e áreas do hospital, por ex: alta complexidade (inclui diferentes serviços: UTI, cirurgia vascular, transplante, bariátrica, hemodiálise, etc)... Mas acredito que todas as residências que sejam em hospital contem como tempo de experiência para depois fazer a prova e solicitar o título de especialista em Psicologia hospitalar pelo CFP.
O profissional que tem essa pós graduação em residência ele ganha mais? Quanto seria?
Oi, Jordana. Essa questão salarial varia muito de instituição para instituição. De forma geral, especialmente no serviço público, é comum ter algum tipo de acrescimo salarial em virtude da titulação (ex. especialização, mestrado). Por exemplo, no hospital universitário que eu trabalhava (serviço público nível federal), o acréscimo para especialização era 25% e para o mestrado 52% em cima do salário base.
Esse vídeo é perfeito, obrigada por compartilhar ❤️
Que bom saber que gostou ❤️
Maravilhosaaaa
🙂
Vídeo muito bom, obrigada pelas dicas!! Só uma dúvida: As residências em psicologia têm uma prática em geral mais regida pela abordagem da Psicanálise? Digo isso porque meu interesse em residência é muito grande, mas estou me formando na linha da TCC, mas disposta a emergir nos conhecimentos em psicanálise.
Oi, Melissa. Que bom saber que gostou! Em relação a abordagem,isso varia muito de lugar pra lugar. E , inclusive, dentro do mesmo hospital podem ter profissionais que atuam com base em diferentes abordagens.
@ Aah, entendi!! Muito obrigada pelo feedback 🤗
Boa tarde! Tenho uma dúvida! Penso em trabalhar com a psicologia hospitalar na área da oncologia pediátrica e gostaria de saber se podemos atender clinicamente também os pais das crianças caso nos procure precisando de assistência psicológica em consultório, caso eu tenha também um consultório. Pode atender separadamente a criança e seus pais? Desde já agradeço a atenção e amei seus vídeos.
Você poderá atender os pais no próprio hospital durante as internações da criança ou acompanhamento em ambulatório. Caso exista demanda e interesse dos pais em realizar psicoterapia com você, a princípio não teria problema em atendê-los, mas seria importante considerar a dinâmica do hospital e como funcionam os encaminhamentos externos nas demais áreas. Mas se você atuar em hospital SUS, o mais indicado seria tentar encaminhar os pais para realizarem o acompanhamento psicológico em algum outro serviço da rede pública de saúde. Sobre atender a criança separado dos pais, acho que teria que considerar a demanda em questão. Os pais estão precisando de apoio psicológico para enfrentar o processo de adoecimento do filho? Precisam de orientações em relação a comunicação e forma de lidar com a criança? Ou a criança está apresentando algum sintoma que também precise de acompanhamento específico? Dependendo da situação você pode acompanhar a família toda ora em atendimentos conjuntos, ora separados. Ou somente os pais. Nos casos em que a criança for atendida, sempre é esperado alguns atendimentos com os pais, seja para a avaliação inicial do caso, seja para o acompanhamento e orientações.
@ Obrigada pela explicação esclarecedora!
A residência serve apenas para trabalhar no sus ou pode ser para hospitais particulares também?
Obrigada, estou amando o canal 😍
Gabriela Give Oi, Gabriela. Que bom que está gostando. A residência é uma formação voltada para o Sus, então você aprende muito sobre os princípios dos Sus, as políticas públicas de saúde e o trabalho em rede.
Mas como a maior parte da carga horária é voltada para a atuação do psicólogo hospitalar, você poderá utilizar essa experiência para trabalhar em hospitais particulares ou mesmo em outros níveis de atenção à saúde.
Isso é relativamente comum, já que o Sus, infelizmente, não consegue absorver todos os profissionais que se formam.
Muito esclarecedor esse vídeo!
Enquanto somos residentes podemos atender na clínica particular?
também gostaria de saber
Alguns editais tem especificado que o residente precisa ter dedicação exclusiva.
Porque tem tão poucas vagas pra residências?
Olá! Os vídeos são de grande valor.
Tenho o sonho em fazer psicologia, mas tenho uma dúvida com relação a idade.
Tem limite para entrar no mercado de trabalho?
Tenho 42 anos.
Oi! Fico feliz em saber que gosta dos vídeos. Não existe esse limite de idade. Você pode começar a atuar a qualquer momento 😊
Qual a área de psicologia menos concorrida nas provas de residência?
Oi, Carlos. Não consigo te responder, pois isso varia muito dependendo do programa de residência. E na verdade muda a cada ano, né. Mas para ter uma estimativa, sugiro que você busque na pagina dos editais anteriores da prova que vc quer fazer e veja a lista de inscrições homologadas e se tem o número de candidatos por vaga.
A maioria das proves agora são unificadas no ENARE. Mesma prova e você escolhe qual residência quer fazer depois. Se é saúde da família, saúde mental, infantil, trauma, saúde do adulto, etc. Então não importa muito a mais ou a menos. Importante é ir bem na prova e ter liberdade de escolher depois.
Olha eu de novo🙋🏻♀️! Quais os livros ou artigos de psicologia na parte que fala de psicologia hospitalar que você indicaria para quem está estudando para residências? Obs: Alguns residências só colocam o assunto . Obrigada!😘
Ane Costa Eu sugiro dar uma olhada no edital da residência do Hu /UFSC: coremu.ufsc.br
Lá tem uma lista de referências. Espero que ajude 🙂
@ obrigada!🌹
Estou no 2 período de Psicologia, quero muito trabalhar com psicologia hospitalar; na minha universidade tem uma liga de psiquiatria em que discentes de Medicina e Psicologia podem participar. Essa seria uma boa opção para quem tá começando o curso agora e pretende ser psicólogo hospitalar? Tem algum ambiente virtual em que é possível saber das provas de residências abertas no país?
Ps: Acabei de conhecer o seu canal e já tô inscrita 🙃.
Oi, Maynara. Não conheço as atividades dessa liga em específico, mas de forma geral acho que todas as atividades que te ajudarem a se conectar e conhecer melhor o tema podem ajudar nesse processo de formação. Se não me engano, o site da Sanar Saúde faz um compilado dos editais. Fico feliz em saber que está inscrita 🙂
Muito obrigada! Estou no nono período e tô querendo muito fazer residência. Ainda não achei editais abertos para 2022, para fazer a prova eu preciso já estar formada? Como me formo no meio do ano, acho que vou ter que esperar para me inscrever só no ano que vem mesmo, né?
Oi, Maria Luiza. Para fazer a prova não precisa estar formada, mas para iniciar a residência, precisa estar formada e ter o CRP ativo. Desejo tudo de bom nesse processo.
Oi Emília te descobri agora, estou amando seu vídeo rsrsrs, esse é o primeiro que estou vendo, uma dúvida, posso fazer a prova estando na graduação como treineira? e tentar um desconto por ser estudante ? muito obrigada beijo!
Oi, Layane. Que bom que está gostando. Poder, você pode. Mas acho que não tem desconto para estudante. E pessoalmente acho mais interessante pesquisar as provas antigas na internet, tentar respondê-las e estudar pelos erros e acertos.
@ certo, muito obrigada! Vdd deve ter simulados e provas com gabaritos né, que dá pra fazer tbm, muuuito obrigada
Oiee, vc faz monitoria particular?
Seria para organização de estudos/tempo para a residência
Oi, Sabrinna. Infelizmente, só vi sua mensagem hoje. Faço sim. Pode me chamar pelo email que agendamos: mariaemilia@psimariaemilia.com.br. Será um prazer te ajudar nesse processo.
Como se torna preceptora ?
Oi, Thayná. Os preceptores são os profissionais que atuam nos serviços de saúde que tem residência. No meu caso, eu fiz um concurso público para psicóloga em um hospital universitário e a preceptoria é uma das minhas atribuições, além do atendimento aos pacientes e demais atividades do psicólogo hospitalar.
Boa tarde Maria, eu tenho muita vontade de estudar psicologia, trabalhar com idosos, porque eu me dedico com idosos converso eu ouço elas, e tem pessoas falando que eu deveria fazer faculdade de psicologia, só que eu te enho 59 anos além disso uso aparelhos auditivos até aí sem problemas, pois tenho tbm enxergo pouco é uma deficiência, tenho dificuldade de ler em ambiente fechado, qual a sugestão daria pra mim
Oi, Lúcia. Acho difícil opinar com tão poucas informações sobre você e seu contexto. Mas de forma geral é sempre possível começar a estudar psicologia, independente da idade. Agora a leitura e escrita é bastante exigida ao longo dos 5 anos do curso, então teria que ver como seria para você lidar com essas questões. Outra opção seria você ir buscando materiais da psicologia para estudar de forma mais informal de acordo com suas condições e ir aproveitando esse conhecimento no trabalho que já realiza com idosos. Se estiver muito difícil tomar alguma decisão nesse sentido, lembre-se que a psicoterapia pode ajudá-la nesse processo. Desejo tudo de bom pra vc!
Você saberia de algum site pra eu achar as provas do Enare? Programa de Residência
Não sei, mas no site da Sanar costumava ter bastante conteúdo e provas disponíveis.
Você estudava pra residência antes mesmo de se formar?
Oi, Vitória. Eu comecei a estudar alguns meses antes de me formar sim, na ocasião eu e outras colegas que também queriam fazer a prova montamos um grupo de estudos.
Olá, Emília! Amei o vídeo ♡
Posso fazer residência estando no ultimo ano da graduação em psicologia?
Oi, Marcela. Fico feliz que tenha gostado do vídeo. Os processos seletivos costumam ser no segundo semestre do ano e a residência mesmo inicia em março. Então é possível fazer a prova enquanto está no último semestre do curso. Mas para começar a residência você já deve estar formada e ter o registro no Crp.
na psicologia hospitalar vc escolhe qual área atender ou não?
Oi, Maria Cecilia. Você pode escolher a área que vai se especializar e a quais vagas vai se candidatar. Na residência é mais fácil fazer essa escolha, mas pensando na inserção profissional posterior, muitos hospitais não deixam claro na descrição da vaga qual área específica terá que atender, até porque em muitos locais, o mesmo profissional é responsável por diferentes áreas de atendimento.
ond ela fez a residência?? algm sabe?
É possível trancar a residência em casos importantes sem perder a vaga? Como em caso de gravidez
Ja vi acontecer em situações bem específicas. Mas não sei exatamente a regra nesses casos, teria que pesquisar a legislação ou editais pra ter certeza de como funciona.
É necessário uma pós em alguma abordagem para ser psicóloga hospitalar? por exemplo eu quero me especializar em psi hospitalar logo após a graduação, e tenho interesse em outras pós antes do que uma em uma abordagem
Oi, Nicolle. Não é necessário não. Você pode fazer primeiro a pós em hospitalar, Mas é interessante escolher uma abordagem teórica também, pois ela vai nortear a sua compreensão sobre o ser humano e sobre sua forma de se relacionar no mundo.
Gratidão pelo vídeo,hoje você ganha bem? Valeu a pena?
Oi, David. Fico feliz que tenha gostado do vídeo. Com certeza foi uma experiência que valeu muito a pena. Hoje me sinto satisfeita com minha atuação profissional e o retorno financeiro que ela proporciona 🙂
Estudo pra concurso, não na área hospitalar. Estava olhando uns editais abertos de residência, mas pela carga horaria n sei se daria para conciliar...
A carga horária semanal da residência é de 60 horas semanais divididas entre a parte teórica (aulas) e parte prática (atuação profissional). Nem sempre é fácil conciliar com outros projetos, tem que avaliar quais são seus objetivos. Mas eu consegui conciliar com uma pós em gestalt, estudei e passei em dois concursos (fui chamada depois que acabou a residência) e no último semestre comecei a atender em consultório também. Digo isso não para dizer que foi fácil, até pq não foi. Mas é possível e valeu a pena no meu caso.
@ Obrigada pelos esclarecimentos :). Então teve um período que vc estudo pra concurso fazendo residência ?
Teve sim. Não sei se você já viu, mas fiz um vídeo pro canal explicando como estudei para passar na residência. O método de estudo foi muito parecido com o que usei para os outros concursos e consegui aproveitar bastante dos resumos e materiais, já que alguns conteúdos eram semelhantes. Desejo clareza para as suas escolhas e sucesso na sua jornada 🙂
@ ola, eu nao encontrei o video que voce explica como voce estudou para passar na residencia.
@@marcosfernando891 Oi, Marcos. O vídeo que eu estava falando é esse aqui: ruclips.net/video/RQEJDxVBOxk/видео.html
Espero que ajude! ☺️
Como você conseguiu ser preceptora? É concurso? Faz um vídeo sobre isso
Oi, Gabriella. Os preceptores são os profissionais que atuam nos serviços de saúde que tem residência. No meu caso, eu fiz um concurso público para psicóloga em um hospital universitário e a preceptoria é uma das minhas atribuições, além do atendimento aos pacientes e demais atividades do psicólogo hospitalar. Pode deixar que anotei aqui sua sugestão para um próximo vídeo. 🙏
@ No concurso público para trabalhar no SUS é obrigatório ter feito residência?
@@ricarte67 oi, Gabriel. De forma geral, não é obrigatório não. Mas alguns concursos tem uma das etapas de análise de currículo e a residência pode ser pontuada como especialização ou até valer mais.
Oi Maria, vi nos comentários que você chegou a estudar para residência e ainda conseguiu passar em concurso ao mesmo tempo. Pela sua experiência com relação a carga horária é possível você trabalhar em escala 12x36 e fazer a residência? Vejo muitas pessoas dizendo ser puxado a questão da carga horária, mas não comentam se dá para conciliar com o trabalho por exemplo. Te pergunto pois já atuo dentro de um hospital no período noturno, mas não na área de psicologia, porém quero muito fazer a residência e tentar a oportunidade aqui dentro.
Oi, Jéssica. Alguns programas especificam no edital que o regime precisa ser de dedicação exclusiva, o que inviabilizaria você trabalhar em outro local. Não tenho certeza se existe alguma resolução oficial que determina isso para todas as residências. Teria que conferir no edital da residência que você precisa fazer. Mas independentemente disso, imagino que seria bastante desgastante sair do plantão noturno direto para a residência por dois anos seguidos. Já que a residência costuma ter um horário fixo semanal (manhã/tarde) e alguns finais de semana. Não sei qual o seu regime de trabalho, mas algumas pessoas pedem afastamento/licença sem vencimento dos seus trabalhos para cursar a residência e retornam depois.
Olá, obrigado pelo vídeo, muito esclarecedor, fiquei apenas com a seguinte dúvida, existe um tempo limite apos formado para fazer a residência? Ou seja, uma pessoa com 5 anos de formado, pode se candidatar a residência?
Oi, Ricardo. Então, essa questão varia um pouco de acordo com os programas de residência. Alguns estipulam um prazo após formado para a inscrição, outros não. Então teria que olhar o edital do programa que te interessa para ver como funciona.
Oi Maria. Eu tinha uma duvida mas foi esclarecida no final do vídeo. Ainda estou no 8o semestre do curso de psicologia e penso em fazer residência, mas comecei minhas pesquisas hoje. Como a área que eu gostaria de me especializar é infantil, será que posso escolher a área, ou será conforme as vagas disponíveis? Obrigada pelo vídeo esclarecedor :)
Oi, Jaqueline. Existem vagas de residência em diferentes áreas, em alguns lugares tem inclusive na área pediátrica. Mas teria que ver qual local seria a melhor opção para você.
Vou me formar em 2024, você acha que em 1 anos consigo me preparar? Ou precisaria de mais tempo?
Acho que é possível sim. Bons estudos!
Olá. Os trabalhos publicados tem que ser na área hospitalar? Quero fazer na área de oncologia, sou estudante de Psicologia. Um trabalho publicado na área da educação é considerado na avaliação do currículo?
Oi, Amanda. Isso depende muito do local, pois cada programa tem liberdade para construir seu edital e escolher os critérios que contam pontos no processo seletivo. Se vc quer passar em algum lugar específico, sugiro pesquisar o último edital publicado e se basear por ele até sair o próximo. Geralmente não mudam muita coisa de um ano pro outro.
Oii como funciona as provas para fazer residência?
Na maioria dos casos são provas teóricas divididas em uma parte sobre sus e outra com conhecimentos específicos de psicologia. Mas podem ter outras etapas no processo seletivo incluindo análise de currículo e ou entrevista, por exemplo.
Vídeo bem explicativo!!!
Que bom saber que ajudou a esclarecer suas dúvidas 🙂
oi, onde você fez sua residencia ?
Oi, Simoni. Fiz minha residência no HU/UFSC.
Só não ouvi o valor da remuneração
O valor da bolsa é padronizado entre as residências médica e multiprofissional. Joga no Google que você encontra o valor atual, mas saiba que tem uns descontos sobre o valor bruto.
Não lembro mais o valor exato, mas quando eu fiz (2012) recebia algo entre 2 e 3mil reais. Já teve reajuste desde então.
@ obrigada querida
Qual a média de remuneração em 2012?
2022 né? pelo que vi esta na base de 4 mil reais, pelo que eu vi
Em 2012 quando eu fiz acho que era entre 2 a 3 mil reais. Já não lembro o valor. Agora em 2022 pelo que pesquisei, está em torno de 4 mil.
@ desculpa perguntar é porque estou com essa dúvida e já procurei no Google e não achei, o valor da bolsa só recebemos 30 dias após já estarmos "trabalhando" ou assim que começamos? Eu me inscrevi para uma residência aqui no RJ e já quero me programar para caso precise já separar o valor da passagem RS.... E estou amando seus conteúdos
Eu posso fazer residência somente na faculdade onde me formei?
Oi, Edna. Na verdade, você pode fazer o processo seletivo para qualquer programa de residência que tenha no país.
Eu quero ir para o ambito hospitalar, como eu faço?
Vou fazer um vídeo sobre isso. Mas já sugiro que busque experiências que te aproximem da área: estudos individuais, cursos, estágios, residência, pós e/ou já vá atrás de vagas de emprego nessa área.
Se eu fizer uma residência específica depois posso atua no sus em outra área?
Oi, Gustavo. Acho que sim. Inclusive, a grande proposta da residência é capacitar profissionais para atuar no SUS. Em geral, as residências valem como experiência profissional na área da saúde e também contam como título de especialização, então acredito que isso poderá ajudar em várias vagas.
Uma dúvida pra fazer residência hospitalar preciso ter experiência em clínica?
Oi, Thais. De forma geral, não costuma ser necessário. A experiência clínica, em algumas residências, pode contar algum ponto quando o processo seletivo tem análise de currículo. Mas a principal etapa do processo seletivo costuma ser uma prova teórica.
@ Muito obrigada, perguntei mais em relação a prática, se a falta de experiência seria um ponto negativo, se eu teria mais dificuldade.
@@thaisdasilva3460 Entendi. Acho que a experiência clínica ajuda, mas não acho que seja um ponto decisivo nos processos de seleção para a residência. Acho que se tem interesse na área, vale a pena tentar independente disso. Desejo boa sorte 😘
@ Boa noite, Entendi, vou tentar sim , muito obrigada pela atenção 😘
Quanto é a supervisão em média?
Na tabela de honorários divulgada pelo CFP, o valor da supervisão varia de R$239,50 à R$456,16.
quando voce disse que ficou um mes estagiando em outro local, eles bancaram sua estadia ou voce que teve que pagar por isso?
Eu recebi o valor da bolsa normal e no hospital que eu estagiei eles disponibilizavam o almoço para os residentes. Mas as despesas extras ficaram por minha conta.