Quando começamos a pensar sobre a morte, passamos a ter um ponto de vista mais longevo do nosso lugar no mundo (e da nossa importância). Para mim, pelo menos, sempre me conferiu mais independência, liberdade e mais autonomia. Eu sou todo o universo pessoal que conheço e irei conhecer (e esse universo se encerra comigo), então quero uma vida que seja 100% minha, autêntica, que eu viva o mínimo de desagrados possíveis. É importante pensar as mortes, todas elas, todos os lutos ❤
Olá Brunão. Nascemos e morrermos sozinhos. Como o processo Acadêmico e principalmente na Filosofia. Boas leituras e bons estudos. "Deixou de viver" adorei.
Devo confessar que tenho alguns "problemas" relacionados à temática. Tenho uma família bem longeva, de forma que minhas perdas começaram bem tarde. Isso é bom, claro, mas de repente foi um tal de muita gente morrer que eu me senti desestruturado para lidar com a "ausência da presença de tanta gente querida". Enfim... Vamos ao vídeo (hahah)Gosto da maneira de Montaigne trazer as reflexões. Sim, nas atividades diárias mais rotineiras, a desordem impera em meus pensamentos. Geralmente me vejo indo de um lado ao outro, cheio de medos/dúvidas/questionamentos (isso quando não estou pensando em comida!). "Viver é caminhar pela morte" é realmente algo muito aflitivo, amigo! Socorro! Hoje eu fui comer besteira de manhã, ciente de q não deveria fazer isso, e aí me peguei pensando: "Ah, se eu morrer, não vou poder comer". E bateu uma frustração. Que doido é ser-humano!!! Amei a história da tartaruga! Amo metáforas! Gente, eu iria ficar em pânico se ficasse pensando na morte o tempo todo ( Olha eu, todo senso comum hahaha). Eu costumo falar q se morrer ainda trabalhando onde trabalho, q o povo pode ter certeza de que morrei infeliz hahaha Eu sou vulgar. Fujo do óbvio hauauhuhaa Odeio esse "Descansou" hauuhauha Eu me sinto perdido pq me vejo idolatrando o passao (nostálgico q só) e também projetando para o futuro algumas coisas. Sou um caso perdido... Amei o vídeo. Desculpe pelo relato enorme. Vou assistindo e comentando hahaha
A ideia da morte realmente me assutou durante muito tempo da minha vida também. É algo angustiante. A ideia de que tudo vai acabar um dia (ou talvez agora) pode desassossegar bastante. Por isso tenho feito o exercício de me acostumar diariamente com a ideia para não ser pego de surpresa. . Concordo demais com vc quando fala de comida hahaha. Sou desses que valoriza bem o prazer gustativo. . Sobre seu trabalho, considere buscar algo em que possa valer sua vida. O trabalho deveria ser parte de nosso projeto pessoal de realização e não do projeto de realização de nossos patrões. . E... apesar de TODOS estarmos BEM PERDIDOS. Não somos casos perdidos. Rs . abração!
Sou assim como ele... fluído e acho q nietzche tambem o era.. Pensar é crivar tudo..n se ligue a sistemática dogmática...contente se...aprenda a perder.. se é que isso existe de fato..talvez a perda, seja ganho..ou talvez apenas conceitos criados,por muitos que...nos têm como gado e acéfalos no tange a perceber fatos ante a quimeras que apenas produzem.....o não aos fatos e a razão.
Obrigado por comentar! Acredito mesmo que precisamos falar sobre a morte e a visão de Montaigne é super lúcida e necessária. Tenho vontade de fazer uma série no vanal dobte o tema, ainda tem outras visões filosóficas a acrescentar, como a de Platão, Epicuro, Nietzsche e Heidegger.
Meu TCC em Filosofia sai ser uma análise entre Montaigne e Machado de Assis e a Morte. Machado era um leitor de Montaigne. Enfim... Seu vídeo me ajudou!
Pensar muito sobre ...antecipar ? Como única e sem volta prefiro não... Não vou dizer mais nada depois dela ...morto. Agora ? Vida . Pode ser também , que mesmo depois de morto nem vou saber que morri .
Achei o vídeo magnífico! Parabéns ❤❤❤
Quando começamos a pensar sobre a morte, passamos a ter um ponto de vista mais longevo do nosso lugar no mundo (e da nossa importância). Para mim, pelo menos, sempre me conferiu mais independência, liberdade e mais autonomia. Eu sou todo o universo pessoal que conheço e irei conhecer (e esse universo se encerra comigo), então quero uma vida que seja 100% minha, autêntica, que eu viva o mínimo de desagrados possíveis.
É importante pensar as mortes, todas elas, todos os lutos ❤
Amo seus videos ♥
Obrigado pelo carinho, Jessica!
Olá Brunão.
Nascemos e morrermos sozinhos.
Como o processo Acadêmico e principalmente na Filosofia.
Boas leituras e bons estudos.
"Deixou de viver" adorei.
Muito bom! Trabalho para entregar essa semana e ainda não tinha conseguido absorver bem esse conteúdo! Me ajudou muito!!
Que vídeo incrível!!! Me ajudou muito!
Bom demais poder ajudar! 😃
Devo confessar que tenho alguns "problemas" relacionados à temática. Tenho uma família bem longeva, de forma que minhas perdas começaram bem tarde. Isso é bom, claro, mas de repente foi um tal de muita gente morrer que eu me senti desestruturado para lidar com a "ausência da presença de tanta gente querida". Enfim...
Vamos ao vídeo (hahah)Gosto da maneira de Montaigne trazer as reflexões.
Sim, nas atividades diárias mais rotineiras, a desordem impera em meus pensamentos. Geralmente me vejo indo de um lado ao outro, cheio de medos/dúvidas/questionamentos (isso quando não estou pensando em comida!).
"Viver é caminhar pela morte" é realmente algo muito aflitivo, amigo! Socorro!
Hoje eu fui comer besteira de manhã, ciente de q não deveria fazer isso, e aí me peguei pensando: "Ah, se eu morrer, não vou poder comer". E bateu uma frustração. Que doido é ser-humano!!!
Amei a história da tartaruga! Amo metáforas!
Gente, eu iria ficar em pânico se ficasse pensando na morte o tempo todo ( Olha eu, todo senso comum hahaha).
Eu costumo falar q se morrer ainda trabalhando onde trabalho, q o povo pode ter certeza de que morrei infeliz hahaha
Eu sou vulgar. Fujo do óbvio hauauhuhaa
Odeio esse "Descansou" hauuhauha
Eu me sinto perdido pq me vejo idolatrando o passao (nostálgico q só) e também projetando para o futuro algumas coisas. Sou um caso perdido...
Amei o vídeo.
Desculpe pelo relato enorme. Vou assistindo e comentando hahaha
A ideia da morte realmente me assutou durante muito tempo da minha vida também. É algo angustiante. A ideia de que tudo vai acabar um dia (ou talvez agora) pode desassossegar bastante. Por isso tenho feito o exercício de me acostumar diariamente com a ideia para não ser pego de surpresa.
.
Concordo demais com vc quando fala de comida hahaha. Sou desses que valoriza bem o prazer gustativo.
.
Sobre seu trabalho, considere buscar algo em que possa valer sua vida. O trabalho deveria ser parte de nosso projeto pessoal de realização e não do projeto de realização de nossos patrões.
.
E... apesar de TODOS estarmos BEM PERDIDOS. Não somos casos perdidos. Rs
.
abração!
O filósofo que mais admiro!
Pq me identifico, óbvio.
Sou assim como ele... fluído e acho q nietzche tambem o era..
Pensar é crivar tudo..n se ligue a sistemática dogmática...contente se...aprenda a perder.. se é que isso existe de fato..talvez a perda, seja ganho..ou talvez apenas conceitos criados,por muitos que...nos têm como gado e acéfalos no tange a perceber fatos ante a quimeras que apenas produzem.....o não aos fatos e a razão.
A maneira com que ele escreve é cativante! Impossível não se identificar.
Parabems Bruno. está de parabems👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋
Muito obrigado por acompanhar o canal!! 🎈
Penso e me desespero!
Melhor seria não pensar sobre, mas isso não esta em meu poder....🙄😒👍
Vídeo incrível! Parabéns
Adorei o vídeo!
Obrigado, Samara! 🤩😊
Excelente abordagem, muito esclarecedor. Parabéns
Muito obrigado pelo feedback! Isso me anima a produzir mais conteúdo! Sinta-se convidada a se inscrever no canal! 🎈
Muito bom o vídeo. Esse texto do Montaigne mudou minha vida. Acho que é um dos temas mais necessários de discutir, e um dos maiores tabus!
Obrigado por comentar! Acredito mesmo que precisamos falar sobre a morte e a visão de Montaigne é super lúcida e necessária. Tenho vontade de fazer uma série no vanal dobte o tema, ainda tem outras visões filosóficas a acrescentar, como a de Platão, Epicuro, Nietzsche e Heidegger.
Show!
Valeu!
Belo trabalho!
Obrigado, meu caro! Feedbacks assim me ajudam a produzir mais. Fique à vontade para ver mais conteúdo e, se quiser, se inscreva no canal. 🎈😀
Trabalho para entregar hoje as 16 horas. Vídeo muito esclarecedor. não vai ser unica base mas vai ser referência :D Valeu ! Like & Inscrito Hehe
Eita, Carlos. Baita responsabilidade a minha, hein!? Hehe Sorte aí com o trabalho! Abraço e obrigado!
Meu TCC em Filosofia sai ser uma análise entre Montaigne e Machado de Assis e a Morte. Machado era um leitor de Montaigne. Enfim...
Seu vídeo me ajudou!
Que tema bacana, Carlos! É uma ponte bem interessante. Fico feliz em ter ajudado.
Pensar muito sobre ...antecipar ? Como única e sem volta prefiro não... Não vou dizer mais nada depois dela ...morto. Agora ? Vida . Pode ser também , que mesmo depois de morto nem vou saber que morri .
Isso mesmo: por agora, vida!