Personalidade Borderline: o que é e como a psicoterapia pode ajudar | Psicóloga Cristiane Garcia

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 сен 2024
  • Olá, sou Cristiane Garcia, psicóloga especializada em psicoterapia cognitivo comportamental. Nesse vídeo falo sobre o Transtorno de Personalidade Borderline, quais os sintomas e tratamento.
    REDES SOCIAIS
    Inscreva-se: www.youtube.co...
    Site: www.cristianeg...
    Instagram: / psicologia.cristianega...
    ______________________________________
    Cristiane Rodrigues Garcia
    Psicóloga e Psicoterapeuta
    Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Medicina da USP
    CRP 06/84018
    ______________________________________
    Transtorno Borderline é um dos transtornos de personalidade que se caracteriza essencialmente pela instabilidade nas relações interpessoais, dos afetos e impulsividade. Personalidade é o que constitui a nossa individualidade, a nossa singularidade, desde características inatas como o temperamento, quanto características construídas ao longo do desenvolvimento, através das vivências, aprendizagens e por isso recebem influência da educação e cultura em que a pessoa está inserida. Em outras palavras são traços, características particulares de cada um e que vai influenciar a maneira da pessoa pensar, sentir e se comportar. Vai delinear a forma como cada um se relaciona e lida com as diversas situações da vida. Por exemplo, algumas pessoas são por natureza mais extrovertidas, sociáveis e outras mais introvertidas ou tímidas. São padrões estáveis, a pessoa tende a se comportar do mesmo jeito, do seu jeito de ser.
    SINTOMAS:
    Pessoas com a personalidade borderline apresentam um padrão de relacionamentos intensos e instáveis que se alternam entre idealização, supervalorização e a desvalorização da outra pessoa. Apresentam mudanças repentinas e dramáticas na forma de enxergar o outro e de interagir devido a uma desilusão daquilo que a pessoa acreditava ou esperava.
    Medo acentuado da rejeição ou abandono seja real ou imaginado e por isso a pessoa faz esforços desesperados pra evitar abandono, separação, términos, seja pela dificuldade em ficar só pela necessidade de ter outras pessoas ao redor. Seja pela ideia da rejeição.
    Autoimagem ou senso de si próprio é instável. Mudanças repentinas de opinião, mudança de planos sobre carreira profissional, sobre a identidade sexual, sobre tipos e grupos de amigos. Pode, por vezes, experimentar um sentimento de que ela mesma não existe, o que geralmente acontece em situações em que a pessoa sente falta de relações significativas, ela sente falta de cuidado ou de apoio, quando acredita que não têm alguém que se preocupe.
    Impulsividade em duas ou mais áreas potencialmente autodestrutivas. Por exemplo, nos gastos de forma irresponsável, abuso de substâncias, sexo sem proteção, compulsão alimentar, dirigir de forma imprudente.
    Instabilidade afetiva, reatividade do humor acentuada, a pessoa reage de forma mais intensa com irritabilidade ou ansiedade. E há uma dificuldade de controlar a raiva, muitas vezes desproporcional à situação e por isso inadequada.
    Mudanças rápidas no humor.
    Sentimentos crônicos de vazio, sensação de que falta algo.
    Comportamentos ou ameaças de suicídio quando sentem uma ameaça de separação ou rejeição.
    Em alguns casos, menos frequentes, pode haver pensamentos paranoicos temporários ou sintomas dissociativos desencadeados por estresse. Durante essas crises, a pessoa tem uma percepção e interpretação distorcida da realidade.
    TRATAMENTO: PSICOTERAPIA
    - Psicoeducação e o autoconhecimento, para que o paciente entenda o transtorno e se compreenda melhor; desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
    - Incentivo a construir uma rede de apoio, desde familiares, amigos e profissionais da saúde para auxiliar em momentos de crises.
    - Reconhecimento de possíveis crenças e pensamentos distorcidos.
    - O tratamento também incentiva que a pessoa mantenha um estilo de vida saudável, cuidar da alimentação, do sono, praticar atividade física e evitar o uso de drogas.
    ______________________________________
    AVISO:
    As informações compartilhadas no canal Cristiane Garcia possuem caráter educativo que podem auxiliar no entendimento sobre assuntos relacionados a saúde mental e equilíbrio emocional. O conteúdo dos vídeos não substituem uma avaliação e nem tratamento de um profissional da saúde.

Комментарии • 14

  • @mariahcolli
    @mariahcolli Год назад +1

    A melhor e mais completa explicação que já ouvi até hoje, sem caricaturas. Parabéns pelo canal!

  • @mamoraesto
    @mamoraesto 3 года назад +4

    Vídeo perfeito! Obrigada Dra Cristiane por compartilhar um pouco de seu conhecimento com essas ricas informações! Sou estudante de Psicologia, encerrei esse mês o 6° semestre, tenho grande admiração e interesse na abordagem da TCC, e buscando algumas informações sobre o transtorno borderline, achei esse vídeo com informações claras e objetivas, um dos melhores que já assisti, mais uma vez obrigada

    • @CristianeGarcia
      @CristianeGarcia  3 года назад +1

      Olá Má e colega de profissão :) Fico muito contente em ajudar trazendo informações que possam ser úteis de alguma forma! Obrigada pelo comentário! Um grande abraço :)

  • @plinio_cruz
    @plinio_cruz 2 года назад +1

    Sou um _Borderline_ ainda em busca de tratamento adequado. Já deixei meu like!

  • @Isabela.abrahao
    @Isabela.abrahao 2 года назад +2

    Fui diagnosticada ano passado e foi tão difícil pra mim que parei até de tomar remédio controlado, e ir nos médicos/psicólogos eu não aceitei pq antes achavam que eu era bipolar, resultado não tomei remédio por um ano quase e comecei a me medicar com coisa muito pior álcool e drogas ahfs

  • @crissilvaevangelismo8854
    @crissilvaevangelismo8854 10 месяцев назад

    Eu tenho o diagnóstico de bordeline. Mas, eu sou o que a bíblia diz que eu sou. Eu tenho uma identidade em Jesus, filho, amado, vendedor. Jesus nunca desampara. Confia nEle. Dê a Ele teu coraçào. Leia a bíblia. Pra vc: joão cap 1. Deus abençoe.

  • @marcellast.
    @marcellast. 2 года назад +1

    Ainda em processo de aceitação, muito complicado!

  • @pablosaofc
    @pablosaofc 2 года назад +1

    Caraca descobri agr q tenho isso '-'

  • @rosemeirereis5598
    @rosemeirereis5598 Год назад

    No caso de minha filha é genético o transtorno. Acho que a ciência deveria investigar melhor. Obrigada pela informação.

  • @sephiroishgard901
    @sephiroishgard901 3 года назад +1

    Um psicólogo falou q sofro disso

  • @mariliamarilia2767
    @mariliamarilia2767 3 года назад +1

    Highs

  • @giovanenicoly7265
    @giovanenicoly7265 3 года назад +2

    Infelizmente acho que tenho tudo isso

    • @CristianeGarcia
      @CristianeGarcia  3 года назад +1

      Olá Giovane! Procure uma avaliação para entender melhor. Inclusive, independente de qualquer fator, a psicoterapia é sempre uma excelente ferramenta de autoconhecimento, além de apoio psicológico. Um grande abraço :)

  • @lenilmaleiteleite882
    @lenilmaleiteleite882 3 года назад +2

    Tem dias que não sei quem eu sou