Obrigado pelo vídeo Augusto!!..e pelas palavras amigas e de incentivo!...as montanhas é que são os grandes Mestres, anciãs do mundo!...temos muito que aprender com elas! Espero nos vermos novamente na Natureza, e que seja breve!! Abs pra toda equipe Arco e Flecha e família!
Marins é uma aula de montanhismo, lugar lindo uma pena que infelizmente vive cheio de gente que não respeita o local, deixando lixo, feses e destruindo as vegetações. Grande abraço e maravilhoso video!
Guardarei pelo resto da minha vida o sentimento de superação que foi o Marins. Primeira montanha. Trecho que me deixou mais apreensivo foi na fenda kkk 1:56. Tanto na subida quanto na descida.
Nasci e moro em Itamonte, MG. Da minha janela dá para ver o Parque Nacional do Itatiaia. Então pode-se dizer que também é no quintal de casa mesmo - Hehehe. Dos quinze aos quarenta anos fiz praticamente toda a Mantiqueira na parte das Terra Altas e depois parei. Estou pensando em retomar minhas caminhadas. Vamos ver se agora com 54 anos eu aguento. Fui eu que nos anos 1980 batizei o nome da minha região de ¨Terras altas da Mantiqueira¨ e o nome pegou. Foi em um bar (¨Orange Blue¨) de um argentino aqui em Itamonte muito frequentado pela turma do alpinismo e do voo livre. Tirei o nome do filme Highlander que passava na época e quando descobri que as altitudes médias daqui e dessa região da Escócia eram praticamente as mesmas.
Disponibiliza o track log ??? Fui 3 vezes e, no trecho do ataque final, precisei voltar. 1 X - Começamos a trilha (do acampamento base) as 10:00 (depois de subir 5 Km do bairro marins porque havia uma ponte NÃO estava lá e não deu pra chegar até o estacionamento de carro. 2 X - Fomos com um "morto" que acabou empatando a escalada. 3 X - O morto era eu. Novamente, no ataque final, desisti pq minha pressão estava baixa (dessa vez estava sozinho e na volta percebi que se continuasse, deixaria minha carcaça por lá !!! A decisão mais sabia que já tomei na vida. kkkk)
Fala André, não tenho o Track do Marins, mas deve ter no Wikiloc. Chegando na base dos Marins, após os boulders, o caminho para o cume vai pela direita, seguindo uma trilha e pedras mais claras (gastas). Uma excelente opção para conhecer melhor a região é ir na companhia de Guias como nosso amigo Tiaraju Fialho, profundo conhecedor da região. Conversa com ele, você verá que tem muita coisa que não percebemos sozinhos... Um abraço, Augusto Canabrava.
A natureza é perfeita!!! Que bela aventura e que presente esta vista no final!!!! Obrigada por nos presentear com esses belos registros também!!! Um sonho!!!
Saudações grande Augusto! Desde que vc postou esse vídeo, eu já assisti ele muitas vezes. Acho sensacional. Amo esse lugar, uma energia difícil de explicar. Quando puder, poste mais de suas aventuras. Forte abraço!
Gostei muito da didática que usaram no vídeo, eu não conhecia a técnica do siguizagui e achei sensacional, com certeza vou usar na minha próxima montanha! Show de bola, parabéns pelo video!!!
Lindo vídeo, paisagem maravilhosa! Obrigada pelas dicas e inspiração. Muito necessária a recomendação de não deixar resíduos na trilha e levar um lixo consigo na hora de ir embora! Parabéns!
O vídeo ficou show Augusto! Cara, uma coisa que seria legal é juntar uma galera na tua loja que são seus clientes e formar um grupo de trilhas, mas aberto sem responsabilidade da loja. A loja seria mais um local de encontro, e claro se o nobre Sr. Canabrava for em alguma trilha será show. Será que dá pé? Abs!
Grande Rodrigo. Já pensamos nisso, ficamos num vai não vai... rsrsrs O espaço da loja está disponível sempre para algo do tipo. Quem sabe conseguimos começar isso de alguma forma... Com os workshops talvez essa ideia amadureça mais rápido. Um abraço, Augusto Canabrava.
Sim, em um workshop do tipo Travessias na Mantiqueira, sem participação de agencias, mas com caras mais "free" no estilo do excursionista, acho que pode rolar. Eu gostaria de fazer a travessia do Papagaio novamente ano que vem e ter gente para rachar uma van no resgate e poder compartilhar com mais gente a experiência, se souber de quem estaria afins e só, dá um toque. Coisas do tipo... abs!
Você é um cara maneiro meu irmão; venho acompanhando seu canal a algum tempo já. Parabéns pelo grande exemplo que é dentro do esporte, e que Deus te abençoe sempre meu camarada!!!
Olá Bruno, Você pode acessar o Marins por essa via que mostramos no vídeo, ou também pela subida do Marinzinho, saindo ali pela pousada do Dijalma ou Pousada Maeda. Tenho a certeza que você consegue ir pelos 2 caminhos! Quando vimos assim em vídeo dá a impressão de ser algo muito "sinistro", mas não é. Se você quer ir com ainda mais segurança e confiança, procure um bom Guia, recomendamos o Tiaraju Fialho, impossível você não subir tranquilo e ainda aprender bastante sobre montanhismo com ele. Um abraço, Augusto Canabrava.
Olá Gilberto, o Tiaraju é um amigo, esse foi uma saída que fizemos entre amigos, eu, Glauco e Tiaraju. O Tiaraju também atua como Guia, ele tem um curso de montanhismo muito bacana, também dá curso de escalada e atua guiadas na Mantiqueira. Entra em contato com ele no whats 35 99989.1991. Um abraço, Augusto Canabrava.
Muito bom o vídeo, Augusto! Gostaria de permissão pra compartilhar em nossa página da agencia Aventurismo de Taubaté. É legal pra galera ter ideia dos pontos técnicos.
Rapa, meu eu não encararia essas partes de escalada na rocha não, nessa angulação eu não tenho peito para encarar não, além de eu morar a uma cidade apenas de distância do pico, até queria tentar, lógico com guias como estes, porém logo ao ver os níveis sobrepostos sobre a escalada nas rochas, eu já acabei desistindo.
Fala Daniel, as imagens impressionam mais do que a realidade. Vai sim, você não irá se arrepender. Lembrando que seu limite é o seu cume, não precisa se preocupar em chegar to topo da montanha, caso isso não seja possível. Um abraço, Augusto Canabrava.
Olá, nada impede de nos acompanhar, o único problema é que esse tipo de saída quase sempre surge em cima da hora, consultamos a previsão e saímos para a estrada. Não dá muito tempo de avisar. De qualquer forma, mada para nós por e-mail o seu contato, assim podemos tentar arranjar isso. Um abraço, Augusto Canabrava.
Olá Alexandre, o Guia é o Tiaraju Fialho, tel 35 9989.1991. Obs: Dia 12 tem uma palestra gratuita dele em nossa loja, sobre montanhismo, vem assistir, é as 19hs. Um abraço, Augusto Canabrava.
Fala Sandro. Não despenca... rsrs para a descida tem a técnica de usar os pés mais abertos, quase um V. Como diria o Tiaraju, a descida é uma queda controlada. Funciona mesmo. Um abraço, Augusto Canabrava.
achei meio displicente a forma com que foi feito o ultimo trecho. O cara fala pra ir por um angulo mais ingreme pra não "estragar a vegetação" (???) Teve um hora no video que o mano quase escorrega no rampão. Ali se escorrega é vala, não?
Fala Carlos, quando se vê com olhar distante, pode parecer que é mais perigoso, como você falou. Mas, a realidade é oposta, os 46 anos de experiência do Guia Tiaraju Fialho no montanhismo e escalada armazenam conhecimento de causa, como poucos montanhistas no Brasil. Andar da forma correta na montanha e em lajes com exposição é muito mais seguro do que tentando fugir do caminho já traçado ou inclinando-se ou tentando inventar posições diferentes. O calçado de trekking funciona melhor, agarra melhor nas lajes, quando o montanhista está com a postura correta. O Tiaraju prova isso no vídeo. Essas posturas corretas são ensinadas em um curso de montanhismo, que você pode realizar inclusive com o próprio Tiaraju. Após realizar um curso com ele você aumentará exponencialmente sua segurança na montanha. E, sim, deve-se evitar ao máximo pisar em vegetação de altitude, em outras lives e vídeos do Tiaraju, que também é biólogo, você poderá entender a importância da vegetação de altitude e porque evitar de danificá-la. Apenas fazendo um paralelo, pense em um motociclista fazendo uma curva totalmente deitado na moto. Se um piloto iniciante tentar fazer isso, vai cair, pois não tem ainda a técnica, mas ao aprender a técnica, pilota-se de forma muito mais segura e confortável. Assim é com o montanhismo, quanto mais técnica se aprende, mais seguro e confortável fica. Bom, mas vale lembrar que segurança também envolve outros fatores, inclusive a busca por desafios maiores, leve isso em consideração, temos vídeos sobre segurança no montanhismo em nosso canal. Um abraço, Augusto Canabrava.
@@NEPALMONTANHISMO legal, obrigado pela resposta. Mas não da pra negar que no video o mano quase escorrega no momento em que ele ultrapassa seu colega (sem necessidade). Eu achei que valia mais demonstração de cautela no video, já que acaba sendo conteúdo educativo querendo ou não. O video me passa uma sensação constante de "vai tranquilo que não tem perigo" e não é bem assim.
@@carloshakim9739 Fala Carlos, obrigado por deixar sua impressão pelo vídeo. Recomendo uma segunda assistida, repare na narração, você verá que, pelo contrário, nós enfatizamos em diversos pontos a necessidade de segurança e preservação na montanha. Esse vídeo cumpriu um papel importantíssimo desde sua entrada no ar, levando dezenas de pessoas para a busca por capacitação no montanhismo, é um fato. De qualquer forma, entendo sua perspectiva, mais ainda recomendo assistir mais uma vez. Um abraço, Augusto Canabrava.
Obrigado pelo vídeo Augusto!!..e pelas palavras amigas e de incentivo!...as montanhas é que são os grandes Mestres, anciãs do mundo!...temos muito que aprender com elas! Espero nos vermos novamente na Natureza, e que seja breve!! Abs pra toda equipe Arco e Flecha e família!
Grande Tiaraju! Estamos juntos na aventura da vida. Um abraço de todos daqui. Augusto Canabrava.
Marins é uma aula de montanhismo, lugar lindo uma pena que infelizmente vive cheio de gente que não respeita o local, deixando lixo, feses e destruindo as vegetações. Grande abraço e maravilhoso video!
Guardarei pelo resto da minha vida o sentimento de superação que foi o Marins. Primeira montanha. Trecho que me deixou mais apreensivo foi na fenda kkk 1:56. Tanto na subida quanto na descida.
Sério que foi esse trecho ???
O vídeo ficou incrível ♥️♥️♥️🍁🍁🇧🇷🍁🍁🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🦎🍁♥️💚🧡♥️🍁
Estive em Marins FDS passado dia 20 de Novembro.
Nasci e moro em Itamonte, MG. Da minha janela dá para ver o Parque Nacional do Itatiaia. Então pode-se dizer que também é no quintal de casa mesmo - Hehehe. Dos quinze aos quarenta anos fiz praticamente toda a Mantiqueira na parte das Terra Altas e depois parei. Estou pensando em retomar minhas caminhadas. Vamos ver se agora com 54 anos eu aguento. Fui eu que nos anos 1980 batizei o nome da minha região de ¨Terras altas da Mantiqueira¨ e o nome pegou. Foi em um bar (¨Orange Blue¨) de um argentino aqui em Itamonte muito frequentado pela turma do alpinismo e do voo livre. Tirei o nome do filme Highlander que passava na época e quando descobri que as altitudes médias daqui e dessa região da Escócia eram praticamente as mesmas.
Excelente aventura.
O vídeo ficou uns dos melhores vídeos que vi da montanha parabéns a vc e o Tiaraju ♥️
Acabei de fazer dia 04/09/2020 Marins/ itaguaré. Experiência incrível
Disponibiliza o track log ??? Fui 3 vezes e, no trecho do ataque final, precisei voltar. 1 X - Começamos a trilha (do acampamento base) as 10:00 (depois de subir 5 Km do bairro marins porque havia uma ponte NÃO estava lá e não deu pra chegar até o estacionamento de carro. 2 X - Fomos com um "morto" que acabou empatando a escalada. 3 X - O morto era eu. Novamente, no ataque final, desisti pq minha pressão estava baixa (dessa vez estava sozinho e na volta percebi que se continuasse, deixaria minha carcaça por lá !!! A decisão mais sabia que já tomei na vida. kkkk)
Fala André, não tenho o Track do Marins, mas deve ter no Wikiloc. Chegando na base dos Marins, após os boulders, o caminho para o cume vai pela direita, seguindo uma trilha e pedras mais claras (gastas). Uma excelente opção para conhecer melhor a região é ir na companhia de Guias como nosso amigo Tiaraju Fialho, profundo conhecedor da região. Conversa com ele, você verá que tem muita coisa que não percebemos sozinhos... Um abraço, Augusto Canabrava.
A natureza é perfeita!!! Que bela aventura e que presente esta vista no final!!!! Obrigada por nos presentear com esses belos registros também!!! Um sonho!!!
Gente, que saudade que deu de subir os Marins! Grande abraço aqui de Delfim Moreira, na Mantiqueira!
Saudações grande Augusto! Desde que vc postou esse vídeo, eu já assisti ele muitas vezes. Acho sensacional. Amo esse lugar, uma energia difícil de explicar. Quando puder, poste mais de suas aventuras. Forte abraço!
Olá Rodrigo, obrigado pela mensagem. Sempre que possível vamos postando mais vídeos. Um abraço, Augusto Canabrava.
Gostei muito da didática que usaram no vídeo, eu não conhecia a técnica do siguizagui e achei sensacional, com certeza vou usar na minha próxima montanha! Show de bola, parabéns pelo video!!!
Lindo vídeo, paisagem maravilhosa! Obrigada pelas dicas e inspiração.
Muito necessária a recomendação de não deixar resíduos na trilha e levar um lixo consigo na hora de ir embora!
Parabéns!
Olá Camila, obrigado pelo comentário. Ótimo domingo para você. Um abraço, Augusto Canabrava.
Fantastica escalaminhada.
O vídeo ficou show Augusto!
Cara, uma coisa que seria legal é juntar uma galera na tua loja que são seus clientes e formar um grupo de trilhas, mas aberto sem responsabilidade da loja. A loja seria mais um local de encontro, e claro se o nobre Sr. Canabrava for em alguma trilha será show. Será que dá pé?
Abs!
Grande Rodrigo. Já pensamos nisso, ficamos num vai não vai... rsrsrs O espaço da loja está disponível sempre para algo do tipo. Quem sabe conseguimos começar isso de alguma forma... Com os workshops talvez essa ideia amadureça mais rápido. Um abraço, Augusto Canabrava.
Sim, em um workshop do tipo Travessias na Mantiqueira, sem participação de agencias, mas com caras mais "free" no estilo do excursionista, acho que pode rolar. Eu gostaria de fazer a travessia do Papagaio novamente ano que vem e ter gente para rachar uma van no resgate e poder compartilhar com mais gente a experiência, se souber de quem estaria afins e só, dá um toque. Coisas do tipo... abs!
show de mais esse video, você podia fala sobre o setup que você usou
Sensacional, conhecimentos fantásticos, quando eu puder quero ter a oportunidade de aprender mais.
Sou de Ubatuba e fazemos muitas trilhas aqui.
Você é um cara maneiro meu irmão; venho acompanhando seu canal a algum tempo já. Parabéns pelo grande exemplo que é dentro do esporte, e que Deus te abençoe sempre meu camarada!!!
Incrível! Sexta estarei lá 😍
Fala pessoal! Essa via é a única? Pois se for, nao dou conta dessas subidas em rochas mais inclinadas... rs meu plano era subir em Jun21
Abs
Olá Bruno, Você pode acessar o Marins por essa via que mostramos no vídeo, ou também pela subida do Marinzinho, saindo ali pela pousada do Dijalma ou Pousada Maeda. Tenho a certeza que você consegue ir pelos 2 caminhos! Quando vimos assim em vídeo dá a impressão de ser algo muito "sinistro", mas não é. Se você quer ir com ainda mais segurança e confiança, procure um bom Guia, recomendamos o Tiaraju Fialho, impossível você não subir tranquilo e ainda aprender bastante sobre montanhismo com ele. Um abraço, Augusto Canabrava.
Agradeço o vídeo, Montanha!
Muito bom vídeo, obrigado. Quanto o guia cobrou?
Olá Gilberto, o Tiaraju é um amigo, esse foi uma saída que fizemos entre amigos, eu, Glauco e Tiaraju. O Tiaraju também atua como Guia, ele tem um curso de montanhismo muito bacana, também dá curso de escalada e atua guiadas na Mantiqueira. Entra em contato com ele no whats 35 99989.1991. Um abraço, Augusto Canabrava.
Magnífico! Grande aula.
Sensacional... Seria possível passar o contato dos guias?
Olá Celso, sim, esta na descrição do vídeo. Um abraço, Augusto Canabrava.
Muito bom o vídeo, Augusto! Gostaria de permissão pra compartilhar em nossa página da agencia Aventurismo de Taubaté. É legal pra galera ter ideia dos pontos técnicos.
Olá Maurício, fique a vontade em compartilhar. Um abraço, Augusto Canabrava.
Que lugar maravilhoso, mas acho que não dou conta de subir.
Rapa, meu eu não encararia essas partes de escalada na rocha não, nessa angulação eu não tenho peito para encarar não, além de eu morar a uma cidade apenas de distância do pico, até queria tentar, lógico com guias como estes, porém logo ao ver os níveis sobrepostos sobre a escalada nas rochas, eu já acabei desistindo.
Fala Daniel, as imagens impressionam mais do que a realidade. Vai sim, você não irá se arrepender. Lembrando que seu limite é o seu cume, não precisa se preocupar em chegar to topo da montanha, caso isso não seja possível. Um abraço, Augusto Canabrava.
@@NEPALMONTANHISMO verdade
Alguém pode me informar o nome da música que começa a partir dos 6:00 minutos.
"The Fairies" Um abraço, Augusto Canabrava.
@@NEPALMONTANHISMO Muuuito obrigado!
Em dia de chuva isso deve ser impossível de subir.
Ótimo vídeo! É possível ir com vocês em outra oportunidade? obrigado
Olá, nada impede de nos acompanhar, o único problema é que esse tipo de saída quase sempre surge em cima da hora, consultamos a previsão e saímos para a estrada. Não dá muito tempo de avisar. De qualquer forma, mada para nós por e-mail o seu contato, assim podemos tentar arranjar isso. Um abraço, Augusto Canabrava.
Muito obrigado amigo, vou mandar!!
Pra ir ao pico, a cidade de piquete é mais perto?
Olá Gabriel, sim, você pode ir por Piquete ou Marmelópolis, de lá um transfer. Um abraço, Augusto Canabrava.
@@NEPALMONTANHISMO muito obrigado amigo, um dia ainda pretendo ir nesse pico
Bom dia, por favor, poderia enviar o contato do guia e nome?
Olá Alexandre, o Guia é o Tiaraju Fialho, tel 35 9989.1991. Obs: Dia 12 tem uma palestra gratuita dele em nossa loja, sobre montanhismo, vem assistir, é as 19hs. Um abraço, Augusto Canabrava.
Não precisa de ancoragem pra subir ?
Olá Marta,
Essa trilha para o Marins não precisa de corda, apenas atentar-se para o caminho correto. Um abraço, Augusto Canabrava.
amigo, como faço p ter contato com o tiaraju, p fazer a escalada....eke como guia....grato.
Olá Amigo, chama no WhatsApp 11 97378-3717 e te passo o contato dele.
Um abraço , Augusto Canabrava.
Poderiam passar o número do Whatsapp do guia Tiaruju.
Desde já agradeço.
Olá Paulo, whats dele é 35 99891991. Um abraço, Augusto Canabrava.
Cara, subir até rolava... mas para baixo eu iria era despencar...
Fala Sandro. Não despenca... rsrs para a descida tem a técnica de usar os pés mais abertos, quase um V. Como diria o Tiaraju, a descida é uma queda controlada. Funciona mesmo. Um abraço, Augusto Canabrava.
achei meio displicente a forma com que foi feito o ultimo trecho. O cara fala pra ir por um angulo mais ingreme pra não "estragar a vegetação" (???) Teve um hora no video que o mano quase escorrega no rampão. Ali se escorrega é vala, não?
Fala Carlos, quando se vê com olhar distante, pode parecer que é mais perigoso, como você falou. Mas, a realidade é oposta, os 46 anos de experiência do Guia Tiaraju Fialho no montanhismo e escalada armazenam conhecimento de causa, como poucos montanhistas no Brasil. Andar da forma correta na montanha e em lajes com exposição é muito mais seguro do que tentando fugir do caminho já traçado ou inclinando-se ou tentando inventar posições diferentes. O calçado de trekking funciona melhor, agarra melhor nas lajes, quando o montanhista está com a postura correta. O Tiaraju prova isso no vídeo. Essas posturas corretas são ensinadas em um curso de montanhismo, que você pode realizar inclusive com o próprio Tiaraju. Após realizar um curso com ele você aumentará exponencialmente sua segurança na montanha. E, sim, deve-se evitar ao máximo pisar em vegetação de altitude, em outras lives e vídeos do Tiaraju, que também é biólogo, você poderá entender a importância da vegetação de altitude e porque evitar de danificá-la. Apenas fazendo um paralelo, pense em um motociclista fazendo uma curva totalmente deitado na moto. Se um piloto iniciante tentar fazer isso, vai cair, pois não tem ainda a técnica, mas ao aprender a técnica, pilota-se de forma muito mais segura e confortável. Assim é com o montanhismo, quanto mais técnica se aprende, mais seguro e confortável fica. Bom, mas vale lembrar que segurança também envolve outros fatores, inclusive a busca por desafios maiores, leve isso em consideração, temos vídeos sobre segurança no montanhismo em nosso canal. Um abraço, Augusto Canabrava.
@@NEPALMONTANHISMO legal, obrigado pela resposta. Mas não da pra negar que no video o mano quase escorrega no momento em que ele ultrapassa seu colega (sem necessidade). Eu achei que valia mais demonstração de cautela no video, já que acaba sendo conteúdo educativo querendo ou não. O video me passa uma sensação constante de "vai tranquilo que não tem perigo" e não é bem assim.
@@carloshakim9739 Fala Carlos, obrigado por deixar sua impressão pelo vídeo. Recomendo uma segunda assistida, repare na narração, você verá que, pelo contrário, nós enfatizamos em diversos pontos a necessidade de segurança e preservação na montanha. Esse vídeo cumpriu um papel importantíssimo desde sua entrada no ar, levando dezenas de pessoas para a busca por capacitação no montanhismo, é um fato. De qualquer forma, entendo sua perspectiva, mais ainda recomendo assistir mais uma vez. Um abraço, Augusto Canabrava.
Não coloquem músicas de fundo nos videos, atrapalha em escutar a voz e também tira o som natural e emocionante do ambiente, na minha opinião! Abraço
Fala Arthur, se eu tiver de editar vídeos sem música, prefiro não fazer vídeos... rsrs Um abraço, Augusto Canabrava.
Faz um vídeo dos caminhos do Itaguaré, da base até lá e põe está música ♥️vc é muito bom pra editar video
Poderiam passar o número do Whatsapp do guia Tiaruju.
Desde já agradeço.