Os Mutantes e o álbum O A e o Z

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 4 ноя 2024

Комментарии • 6

  • @thentha
    @thentha 2 месяца назад +1

    Nota para belíssima capa.

  • @agdiscos
    @agdiscos 2 месяца назад +1

    Mutantes é clássico 🤘
    Orgulho brasileiro

    • @vinillivre
      @vinillivre  2 месяца назад +1

      @@agdiscos e n deve nada as bandas de fora... 🙃

    • @agdiscos
      @agdiscos 2 месяца назад +1

      @@vinillivre exatamente, não deve nada prós gringo kk 🤘

  • @joaocandidomartins
    @joaocandidomartins 2 месяца назад +2

    Muito bom seu vídeo. Se me permite, vou fazer umas observações.
    Quando o cd saiu em 92 eu tinha 19 anos e fui impactado, porque eu estava começando a explorar o progressivo. Naquela época era difícil ter acesso aos discos ou mesmo à informações sobre as bandas. Havia poucas publicações sobre rock em geral. A única revista musical que entrava no assunto "rock progressivo" era a Bizz, normalmente pra tecer críticas negativas, mas a verdade é que os caras da Bizz entendiam de 3 acordes, coisas básicas. Música mais sofisticada eles não entendiam e, consequentemente, preferiam denegrir, a exemplo da maioria das publicações estrangeiras da época. Hoje quase todos esses "críticos" escrevem aí pelas redes elogiando o progressivo, mas tudo bem, ok... Toda essa conversa sobre "pretensão", "músicas longas e chatas", tudo isso foi um grande papo furado fomentado por caras como Lester Bangs e Ezequiel Neves, que escreviam da forma que a gurizada gostava de ler, mas que não entendiam rigorosamente nada sobre qualquer tipo de música mais sofisticado ou complexo. Então o progressivo sempre foi alvo de críticas formuladas por caras que não tinham preparo ou mesmo sensibilidade pra entender a proposta.
    Sobre o disco OAEOZ, eu diria que hoje, com o distanciamento dos anos, eu vejo com menos entusiasmo. Realmente ele é exageradamente calcado em Yes e Mahavishnu Orchestra, mas tá longe de ser um disco ruim. Ele rompeu com aquele clima brincalhão dos Mutantes do início, mas não teria porque não lançar, já que a cena prog brasileira estava em alta. De acordo com o Carlos Callado, no livro A Divina Comédia dos Mutantes, o disco foi engavetado porque o Midani entendeu que sem a Rita Lee a banda não funcionava. Mas é bom salientar que o Callado também comenta no livro que o Midani estaria, à época, tendo um caso com a Rita Lee, o que já autoriza outras interpretações sobre o não-lançamento do disco. O disco OAEOZ é uma espécie de missa LSD. Os caras da banda entraram num clima místico, o que faz com que o disco hoje pareça ingênuo, mas do ponto de vista instrumental, realmente não há o que dizer: eles mandavam muito bem e eu destaco o baixo do Liminha, que já havia chamado atenção no disco Hoje é o primeiro dia... Valeu, abraço.

    • @vinillivre
      @vinillivre  2 месяца назад

      @@joaocandidomartins rpz... intimamente eu acho mesmo que o midani deu uma vingada na banda pela rita. Só que isso é achismo... n existe um motivo oficial... existem algumas explicações para justificar mais o seu lançamento em 92 do q necessariamente seu engavetamento. Só hj falam mais abertamente da relação de Rita e midani... pelomenos a galera que conviveu c esse relacionamento, como o Roberto menescal, que chegou a declarar que o midani estava empenhado em fazer a Philips investir pesado em Rita e a própria mesma cobrava dele... 😆