Sou uma mulher cis de 54 anos. Tenho 2 filhas e 3 netos. Sou formada em psicologia e faço doutorado em tecnologia e sociedade. Estou dizendo isso tudo prá testemunhar que teu canal não é acompanhado somente por pessoas jovens e trans. Falo outras línguas, então acompanho canais em outros idiomas. A forma como você está trabalhando, trazendo profissionais de varias áreas, casais trans com diversas configurações, e o profissionalismo com o qual você aborda os temas é absolutamente inédito. Ainda não vi isso em nenhum outro país. Parabéns pelo trabalho. Você é uma prova viva de que, mesmo com todas as dificuldades pelas quais estamos passando no Brasil, ainda temos pessoas e conhecimentos que nos colocam na vanguarda do que será uma sociedade plural, que respeita e ampara seus cidadãos em suas diferenças. Não desanime. Você está tendo um papel muito importante na luta contra os retrocessos do fundamentalismo. Beijinhos no teu coração.
Marilane Sigo o canal dele há um tempão. E apesar de não concordar com vários posicionamentos dele, também acho muito legal a maneira como ele se coloca e com certeza deve estar ajudando muita gente.
Não precisa ser tão culto para entender. Basta ver nessa pessoa, uma senhora com uma cultura de poucos e com uma sensibilidade tão pura. Quisera o Brasil tivesse mais pessoas assim, com certeza não estaríamos em ranquin tão ruim
Pra cada dois passos adiante que a o tema LGBTQ avança na sociedade, vem o retrocesso caminhando quatro vezes mais rápido! Não podemos deixar isso continuar acontecendo...
Vídeo importantíssimo, você faz um trabalho de excelência! Parabéns ao médico pela prestação de serviço a seres humanos que sofrem tanto por causa da intolerância e ignorância de grupos hediondos. Esse canal é maravilhoso!
A informação faz TOTAL diferença no mundo louco que vivemos,luca vc faz literalmente um trabalho para a sociedade ao explicar tão claramente sobre como e o processo de uma pessoa trans ,, vc tem meu respeito e carinho 😊👏👏.
@@NoCorpoCerto entendo isso , mas o vídeo mesmo assim não deixa de ser explicativo sobre esse processo da transição infantil , ele já nós faz começa a intender o início desse processo, mas quanto mais informações melhor acredito eu nisso, e quem quiser saber mais e só ter o trabalho de procurar.
@@katiabarros2094 Katia, o vídeo não é explicativo, ele é propagandístico :) O início do processo não é assim. Lamentavelmente, a informação completa é difícil de encontrar, pois é pouco ou nunca divulgada na mídia. Exemplificando, quase ninguém sabe que os hormônios artificiais prejudicam os ossos das crianças, porque a mídia repete o mantra de que "eles são reversíveis".
@@NoCorpoCerto respeito sua opinião sobre o assunto e também tenho a minha , acho que o propósito do vídeo do Luca não é para fazer propaganda ao uso de hormônios ou até mesmo ao mundo trans pois ele não ganharia nada com isso ,eu não sou trans ou um membro da comunidade LGBT, SOU hetero, amo ser mulher,, mas sei que existe pessoas diferentes de mim nesse mundo que sentem de uma forma totalmente diferente que eu e a única coisa que TENHO que fazer é respeita.
@@NoCorpoCerto Tenho certeza que quando um pai e uma mãe buscam APOIAR seus filhos que se denomina transgenero não é porque é será mais fácil ou estão sendo enganados por falsas propagandas mas sim por que não querem perde seus filhos como tantos outros pais ⬇️⬇️ Ir para... ATENDIMENTO DE PSICOTERAPIA: LGBTS E NÃO CONFORMES DE GÊNERO A autora é psicóloga americana Karisa Barrow, desafia os terapeutas a desconstruir o binário de gênero, identificar e trabalhar com preconceitos e buscar orientação de especialistas em gênero para garantir que “não causemos danos”. Com tentativas de taxas de suicídio superiores a 40% na comunidade transgênero, é importante que os médicos estejam cientes das questões que os clientes que não estão em conformidade com o gênero trazem para a terapia e que tenham conhecimento sobre a melhor forma de apoiá-los. A questão da identidade e alteridade do ser Imagine fazer o seu caminho em um mundo onde sua aparência física deixa os outros desconfortáveis, ansiosos, confusos ou incertos sobre si mesmos. Sua própria presença pode ser percebida como uma ameaça ao senso de self ou orientação sexual de outro indivíduo. Onde quer que você vá, as pessoas olham para você. Às vezes de forma discreta, muitas vezes descaradamente, deixando-lhe muito pouco espaço para andar livremente pela vida. As reações que você experimenta dos outros, enquanto resultado de ignorância e às vezes mera “curiosidade”, prejudica você, pois você é percebido como “Um outro estranho”. Às vezes, as reações das pessoas são mais hostis, resultado de medos conscientes e inconscientes. Isso significa que desviar-se das normas sociais de gênero estabelecido pode ser um “perigo” e você pode ter experiências de ser ofendido verbalmente, ser ignorado, humilhado ou agredido fisicamente, por apenas ser você mesmo. É assim que é ser um indivíduo não-conformes de gênero ou transgênero vive no mundo de hoje. Embora haja cada vez mais conscientização e tolerância em relação a questões de gênero (comunidade LGBT); em certos segmentos da cultura social em muitos países ou cidades, a verdade é que o nível de incompreensão, ignorância e preconceito que envolve as pessoas que não estão de acordo com a vida criou uma crise de saúde mental em nossa sociedade. Aqui estão algumas estatísticas do Relatório de 2014 da Fundação Americana para Prevenção ao Suicídio, sobre: “Tentativas de suicídio entre trangêneros e adultos não conformes de gênero”. Em um grupo de 6.000 indivíduos entrevistados transgêneros foi encontrado os seguintes dados: 41% tentaram suicídio 60% tiveram seus serviços de saúde negados e / ou recusaram tratamento por seus médicos. 57% foram rejeitados por suas famílias e não estavam em contato com eles. 69% sofreram falta de moradia. 60% a 70% sofreram assédio físico ou sexual por parte de agentes da lei. 65% haviam sofrido assédio físico ou sexual no trabalho. 78% sofreram assédio físico ou sexual na escola. ISSO NÃO É PROPAGANDA ENGANOSA.
Existe sim um retrocesso enorme, mas nunca foram leis q nos pararam, com a ajuda do seu canal e de outros lindus como vc a vida fica mais facil! Sempre havera resistencia, assim como sempre havera pessoas dispostas a atravessar todas as barreiras para ajudar! Obrigada por sempre ser essa pessoa disposta a ajudar! Nao eh facil, mas juntos somos mais fortes q esse governo “laico”!
Legal Luca, como é importantíssimo você trazer pessoas e profissionais para informar. Quanto mais informação, menos questionamentos. Adoro voce e assisto todos videos seu videos. Que Deus te abençoe sempre
A automedicação já é gigante entre pessoas trans, com essa emenda só tende a aumentar, visto que a orientação necessária fica cada vez mais distante de quem precisa.
@@Auloss O que vc disse não faz o menor sentido kkkkk por exemplo, eu preciso de hormônios pois tenho uma doença hormonal..se eu não tomasse, basicamente ficaria com características masculinas..o que é bom pra um homem, mas não pra uma mulher (Ficaria ainda mais tudo bem se eu me visse como homem, mas não me vejo, pois sou mulher cis). As medicações tomadas por pessoas trans são pra bloquear um certo hormônio e evidenciar outro, não tem nada haver com doença, pq biologicamente esta "tudo bem", o corpo produz o hormônio que aquele órgão sexual necessita, mas se mentalmente vc não se vê como "dono daquele órgão", logo não esta tudo bem e precisa sim de medicamentos para tal. Tudo depende do ponto de vista da pessoa que tem aquele corpo.
A automedicação é um fenômeno que afeta o Brasil como um todo.Até pouco tempo atrás se vendia xarope de ipeca nas farmácias,no qual só foi proibido depois que se descobriu os altos índices de bulimia ligados à ele.As pessoas utilizam esteróides para crescimento muscular mesmo sabendo os danos que causam.Pessoas tomam remédios como Rivotril a rodo mesmo sendo um remédio tarja preta com alto risco de dependência química.Sibutramina se tornou proibida por que as pessoas estavam usando pra questões estéticas.Até mesmo usar antibióticos demais perdem a eficácia.A automedicação não é problema das pessoas trans apenas,é um fenômeno social.
Nossa muito obrigado mesmo por esse vídeo, eu confesso que não entendo muito sobre o processo de redesignação sexual, foi muito bom encontrar esse vídeo! Agora tenho argumentos para refutar os transfóbicos rsrs. A luta de vocês também é minha! Qualquer tipo de retrocesso é inadmissível, seguimos em frente. 💪❤
O que foi dito no vídeo não corresponde à realidade do que acontece nos corpos de menores de 18; veja este vídeo do endocrinologista dr. Michael Laidlaw [ ruclips.net/video/gchsWv1HCSo/видео.html ]
@@NoCorpoCerto como se uma pessoa que TRABALHA com isso e naquele ambiente estava no vídeo concordou com tudo que o Luca disse? corresponde à realidade sim.
@@athostausz94 o médico do vídeo não é o único do mundo. Só nesta semana, 200 médicos na Australia questionaram o Ministério da Saúde deles acerca dessas substâncias. Você tem todo o direito de escolher um lado, mas ele não é o único. [ www.theaustralian.com.au/nation/doctors-back-inquiry-on-kids-trans-care/news-story/6f352bc99da430b194620a2605e8a50d ]
Que vídeo informativo lindo❤ não sabia sobre o bloqueio puberal. Poderia ter mais um vídeo explicando mais sobre. Sobre os prós e contra deste tratamento. Quanto mais informação, mais poder teremos contra o preconceito.
Sabe sou mulher mas, não me identifico como mulher entende , já falei para minha mãe ,e ela me aceitou mto bem , tinha mtas dúvidas mas graças a Deus eu vi esse vídeo , obrigada anjo:)
Eu também nunca me identifiquei como mulher... minha mãe e família sempre me ensinaram o que era "coisa de menina" e "coisa de menino", mas nunca me identifiquei como menina... infelizmente minha família é muito preconceituosa e muito religiosa...
Lucca estou amando seu canal. Não conheço ninguém trans mas estou gostando muito de aprender sobre e da forma que vc expoe. Continue sendo assim essa pessoa maravilhosa. Parabéns
Luca, acredito que tu deverias fazer um vídeo falando sobre o envelhecimento trans. Acredito que a taxa de mortalidade vai aumentar de 35 pra mais anos daqui a um tempo, e é um assunto que eu quase não vejo ninguém falar sobre na internet (brasileira, pelo menos). O único que falava mais sobre isso era o João W Nery, porém ele faleceu ano passado. Inclusive, a morte dele ainda é discutida de forma cruel por muitas pessoas desinformadas, falando que foram os hormônios que mataram ele e coisas até piores do que isso. Gostaria de ver se tu não consegue encontrar algum(a) transgênero com 50-60 anos ou até mesmo menos do que isso, pra falar abertamente sobre o quão a transição pode afetar nossa vida futura, fisicamente/socialmente falando. Agradeço pela atenção!
Legal trazer essas informações, pois há algum tempo li na mídia sobre esse acompanhamento no hospital das clínicas e fiquei com a impressão de algo mais severo. Força aí! Estou na torcida que esse movimento político contrário aos direitos humanos fortaleça e impulsione os grupos em suas causas.
Meu filho se descobriu homem trans aos 8 anos, eu fiz um cadastro no HC para tentar fazer o acompanhamento, mas não consegui que nos chamassem. Agora, ele está com 11 anos e os seios estão começando a se desenvolver e está difícil...
eu sou trans mais tiver que parar minha, transição por motivos em relação a religião complicado sabe, assistindo seus vídeos pude me entender melhor. amo demais você me ensina muito ❣💞💕💗😘😘
Eu tenho 16 anos, entrei em contato com 7 psiquiatras e todos me falaram que, por lei, só podem me hormonizar com 18, mesmo eu tendo o laudo do psicólogo e do endocrinologista :( Ps: sou de Curitiba
O Parecer 8/2013, no qual os profissionais de São Paulo se baseiam, é meramente opinativo, e, de qualquer forma, contraria as normas do SUS, que exigem o mínimo de 18 anos; os psiquiatras estão certos...
Caleb, ja há protocolos de cuidados e hormonioterapia especifica para pessoas trans a partir dos 16 anos em diversas publicações científicas disponíveis e bem estabelecidas em todo o mundo. Aqui em nosso país ainda não há uma regulação governamental ou portaria do Ministério da Saúde que regule ou apresente protocolos do nosso país para que isso ocorra, por isso muitos médicos no âmbito privado não se sentem à vontade para encaminhamentos à hormonioterapia antes dos 16 anos. O parecer 8/2013 citado em um dos comentarios nao é opinativo ou informativo. Foi feito com a base em uma consulta da defensoria pública ao cremesp solicitando medidas a serem tomadas com a juventude trans. Após consulta científica, muita pesquisa e debate emite-se um parecer, que é uma opinião técnica frente ao caso consultado. O ambulatório mais próximo de voce que atenda adolescentes maiores de 16 anos deve ser o PROTIG no HC da UFRGS em Porto Alegre. Abraço!
Você tem tido atendimento com psicólogos ou psicanalistas? :) Eles partem de uma formação muito mais humanista e especificamente dedicada ao sofrimento psíquico e aos nossos questionamentos. E não estão TÃO diretamente ligados à indústria farmacêutica.
Ótimo vídeo como sempre! Parabéns! Gostaria de saber por que em São Paulo a lei é diferente? Infelizmente aqui em Curitiba nenhum psiquiatra quer autorizar meu filho trans de 16 anos a iniciar a hormonioterapia. Muito triste essas leis feitas por pessoas que não entendem de fato essa realidade.
Ola Manu! Em Curitiba ainda não existe um serviço multidisciplinar montado para acolher jovens trans. Dentro do processo de transição, seja ela social ou física através de homornioterapia, a psicoterapia é essencial. Aqui em SP a lei não é diferente, simplesmente não há portarias específicas que abordem a juventude trans em nosso país. No AMTIGOS, em SP, estamos ligados à USP, uma equipe multidisciplinar completa para o acompanhamento integral do desenvolvimento de cada um, baseado em literatura internacional, nos protocolos da WPATH e no parecer do CREMESP 8/2013. Se não há acompanhamento para seu filho de 16 anos aí em Curitiba, o SUS garante os custos de consulta, transporte e avaliação no local mais próximo que tenha ambulatorio específico, através do TFD (tratamento fora de domicílio). Vale a pena jnformar-se na prefeitura com o serviço social ok? Abraço!
O tratamento de hormonios é reversível apenas para crianças ou se eu quiser fazer e depois perceber que não quero mais, neste caso também seria reversível?
DESENGAIOLA o bloqueio puberal é totalmente reversível mas indicado após avaliação criteriosa da equipe e em conjunto com o paciente e responsáveis. A terapia hormonal com hormonios específicos do gênero masculino ou feminino é parcialmente reversível, se parar de tomar algumas mudanças retornam e outras não...
@@desengaiola2731 a dra. Polly Carmichael, diretora do maior ambulatório para menores do mundo, afirma: "Nada é completamente reversível" (“Nothing is completely reversible.”) Matéria: www.telegraph.co.uk/news/2019/03/07/nhs-transgender-clinic-accused-covering-negative-impacts-puberty/
Esse vídeo é muito importante, principalmente contra reacionarismo da internet que acredita nas marolas políticas tendenciosas e cheias de desinformações e discursos transfóbicos, sobretudo de radfems terf, grupos conservadores e ditos cristãos moralistas.
Concordo que não podemos nos basear em boatos ou inverdades, mas, sim em dados verídicos sobre o assunto. Este vídeo fala um pouco sobre os efeitos dos bloqueadores e hormônios. Com dados podemos ter um debate mais rico e honesto sobre todas as interpretações sobre o assunto. Este video fala um pouco: ruclips.net/video/gchsWv1HCSo/видео.html
Lucca muito lindo, inteligente! dá vontade de conhecer pessoalmente rs.. amo ver e saber as informações da forma como você aborda, tá de parabéns. Ps: de uma fã, muito carinho por você 😊
olha eu concordo que genero é inato, mas sou estudante da área da saúde e sei que medicamentos, tem efeitos colaterais, por mais reversíveis que sejam, o medico poderia ter explanado mais dados a respeito. um dos efeitos deles, é a perda do desenvolvimento da estatura, como ficam o desenvolvimento osseo? caso o adolescente tiver certeza de seu genero, ela vai passar pela puberdade do seu genero oposto? se sim, estrogenio e testeosterona sinteticos tem riscos, por mais que os profissionais tenha o maximo de cuidado, percebo que o melhor para os jovens é ser trabalhado seu psiquico, fortalece-los a ter resiliencia. agora quanto a minha opinião pessoal devemos ser resilientes não importa o nosso corpo, pois eu acredito em algo superior, que a nossa alma exterioriza isso, tenhamos aparência que tivermos, senão seremos escravos dos nossos corpos e não somos só isso.
Acredito q tudo seja trabalho nas consultas e havendo concordância de todos os envolvidos não existe problema ... Talvez a disforia e problemas atrelados a condição de gênero sejam piores q os efeitos da medicação. Nao podemos mensurar a dor do outro
@@brunaluizapereira7713 mas os possíveis efeitos podem ser mensurados sim, e dor possue uma escala para tal, mas gostaria de saber qual desses problemas podem ser piores, falar sobre ainda é a melhor opção a ser oferecida, pois esclarece e traz acolhimento, agora fica a metáfora vale a pena atravessar um desfiladeiro a fim de encontrar um oasis? mesmo porque menores de idade em nosso pais não podem fazer tantas coisas, (dirigir) mas se submeter a um tratamento pra algo que não é doença e se expor a riscos desnecessários.
Oh Janaina.... e xs adolescentes que adoecem e morem por tomar hormônio por conta propria nos estados que não tem acompanhamento de jovens como em São Paulo? dava pra apresentar a essa abençoada esses dados...
Não adianta focar só na Janaína. É preciso ver como estão os demais deputados sobre o assunto. Abordar primeiro os simpatizantes da causa trans, ver como está a disposição deles para votar contra a emenda e municiá-los de informações para que eles possam defender a proposta de lei original com dados concretos. Em seguida, abordar os em-cima-do-muro, para ver se dá para convencê-los a fazer a coisa certa. Os apoiadores das pautas retrógradas, que têm compromisso com o atraso, é melhor nem abordar; ninguém vai convencê-los, só criar resistências.
Pode ser que não diminuam tanto quanto você gostaria. Um exemplo é o Lucca Najar, ele ainda tem quadris e coxas bem "roliças". Mas tem vários homens cis que também tem....
Gosto da Janaína, mas acho que às vezes ela pesa a mão. Ela de fato, na minha opinião, tem algumas posturas totalitárias. Por outro lado entendo a preocupação dela como parlamentar nesse caso. São criancas e, é preciso ter cautela. Nos EUA por exemplo há um movimento de crianças que se submeteram a terapia e cirurgia, anos depois se arrependeram porque chegaram à conclusão que são homossexuais, não eram trans. É muito sério e complexo. O trabalho do HC nessa área é maravilhoso sim, e tbm referência. Vamos dar sim respaldo, ajuda, aconselhamento às crianças que estão passando por isso. Mas tbm acho que o Estado só pode e deve se meter quando essas crianças alcançarem a maior idade. Aí sim, acho que seria o mais responsável.
Esse desgoverno, cada hora aparece com mais uma atitude absurda. É até difícil lidar com tanta imbecilidade em tão pouco tempo. Seus vídeos são fantásticos. Amo demais! 😍😍😍
Ah! Se existisse isso a 45 anos atrás! Eu optaria pra mudar de sexo! Eu vejo fotos de adolecência como eu era uma menininha perfeita! Quantas vezes falavam pra minha mãe: "linda sua filha"! Não é filha é filho!
É incrível a Janaína Pascoal é expert em destruir. Destruiu o Brasil em conluio com o Aecin e, não satisfeita se acha no direito de destruír sonhos e vidas. Sou um homem cis, heterossexual que conheceu seu canal há pouco e tiro meu chapéu. Parabéns, rapaz!
rapha stylinson o RS tem um ambulatório específico que segue diretrizes semelhantes às nossas aqui em SP. Ele se chama PROTIG e fica no HC da UFRGS em Porto Alegre. Abs!
Se eu tivesse filhos eu ia procurar tratá-los tão rápido eles apresentassem sinais de disforia. Tem gente que não vê problemas em não se identificar com o gênero que o seu corpo se parece. Vide homens cis com ginecomastia que não operam. Mas se estivesse trazendo problemas, eu trataria, tal qual a mastectomia do meu tio cis quando era adolescente. Não entendo porque você forçar a pessoa a viver se sentindo mal com o próprio corpo o tempo todo.
@@umperfilqualquer6558 Diga por você. Porque a maioria que tem a questão de disforia se dá pelo corpo, simples assim. Alguns podem não tomar o hormônio mas disfarçam seu corpo de algum modo sim! Se ele não condiz com o que você é não tem como viver em paz.
crianças de 3 a 17 anos? 3 anos?! Gente, eu não sei vocês, mas eu acho que nem tenho lembrança dessa idade, eu sei que ninguém vai dar hormônios pra um bebê praticamente, mas só de levar a criança num especialista, ao me ver já é problemático, vou dar um exemplo pessoal: eu tenho um sobrinho de 6 anos que sempre gostou mais de brincar com brinquedos "de menina", boneca, casinha, meu irmão e minha cunhada sempre foram ok com isso, com isso pq sabem que não existe brinquedos específico pra menino e menina, brinquedo é pra criança. Mas há um tempo atrás ele chegou pra mãe falando que era uma menina, inicialmente ela não soube como agir, mas depois de um tempo perguntou: " pq vc acha que é uma menina?", ele respondeu:"pq sim", daí ela pediu pra ele explicar melhor pra mamãe, e ele começou chorar, falou que queria fazer ballet, mas a amiguinha da escola falou q isso era coisa de menina, quer dizer, isso de coisa de menino e menina é tão forte que até as crianças pequenas já reproduzem, mas concluindo: minha cunhada abraçou ele e disse que estava tudo bem, que ele era um menino que queria aprender ballet e não tinha nada errado com isso, até colocou Billy eliot pra ele assistir, ele ficou encantado, ficou surpreso por descobrir que um menino podia fazer aquilo rsrs gente, o que eu qro contando isso é que a gente pare com isso de por as crianças em caixas, isso causa mta dor, agora se uma criança se sente mal com o próprio corpo aí sim se deve buscar ajuda, embora eu acredito que se o corpo está saudável, a dor não é nele, a dor é mental, não acho que se resolva com hormônios e sim com muita ajuda psicológica
@@nlnp452 pois é, já perguntei em 2 canais e ninguém me respondeu.. sinceramente, acho que não sobra nada, talvez a disforia, mas não são todos que tem, ainda bem né, deve ser muito sofrido, mas como eu disse, não acredito que hormônios e cirúrgicas resolvam isso, se deve receber tratamento psicológico
ah, mas também tem aquilo que psicólogos não podem questionar a identidade trans, aí fica impossível mesmo, a função desses profissionais é justamente questionar suas afirmações, fazer você refletir, sinceramente, pra mim, isso se chama censura :(
@@madpumpkin7740 Sim É muito triste, junto com um corte de cabelo e roupas do outro gênero ,as crianças ganham também um diagnóstico .E a hormonização começa assim que inicia a puberdade ,se a puberdade da criança iniciar ao 9 anos ,aos 9 anos elas ja são hormonizadas.
Pra mim esse povo é doente Uma criança não decide nada bando de animais.Tenho uma sobrinha de 3 anos super inteligente começou a falar aos 9 meses .Pais doentes que impõe isso aos filhos pra mim são vermes malditos!
Lucas, parabéns pelo trabalho como sempre! E dica quanto a câmera: não use o modo automático de foco enquanto grava, depois que focar desative o automático :)
Bom tema pena q pessoas q são instruídas façam emendas pra retroceder um assunto tão importante afinal criança vai virar adulto e poderia ser acompanhado desde o início e nn passar por tanto sofrimento até a fase adulta ☹️
Infelizmente esse país é muito lento para mudar aff sem paciência sumir daqui .os profissionais verdadeiramente preparados para lhe dar com assunto fica de mãos atadas por questão simples de resolver
Lucca, perdão. Sou fã de seu canal. Mas, sendo uma mulher cis heterossexual casada, não tomo anticoncepcional por saber o quanto os hormônios bagunçam o corpo da gente. Dar hormônio pra criança, acho meio pesado. Deixa ficar adulto. Aí é por conta e risco da pessoa. Beijo. Se fosse solteira e mais nova ia querer namorar contigo. Hahahaha. 😉
Bom ... Tenho 12 anos e meu corpo se caracteriza no feminino mas na minha mente eu sou um menino Sempre brinquei com brinquedos de menina mas sempre tive interesse em carros , bolas de futebol mas sempre tive boneca bem eu brincava com elas só que tenho um irmão de 5 anos e sempre vi ele com brinquedos que pra mim eram mais divertido em Dezembro eu fui falar pra minha mãe que eu queria ser um menino dai ela ficou triste e magoada e depois falo pra mim para com isso que isso não era coisa de Deus mas poxa eu fiquei magoado gente É sério juro pra vocês quando eu tinha 5 anos eu cheguei no meu pai e falei pai eu tenho voz de menino e como sempre ele só me ignoro Gente eu pesso vocês podem me ajudar? todo mundo me chama de julia mas eu queria que me chamassem de Gabriel 😢
Ana, cruel é um adolescente de 17 anos com genitália de 11, 12.. vc não acha mais ético deixar a criança se desenvolver normalmente e depois de madura decidir se é isso mesmo que ela quer? Esses bloqueadores são realmente reversíveis? Como vc define uma criança trans?
pois é Célia, criança de 3 anos fala que é o Batman, fala que é cachorro.. gente, se um menino brinca de boneca, gosta de rosa, ele não é uma menina, pelamor
Deixem as crianças terem seus conflitos, é normal gente!!!! As crianças precisão de amor e não sexo ou sexualidade !enquanto uma criança for criança ela não tem maturidade para essas coisas.As crianças precisão ser amadas e compreendidas pelos seus pais. A interferência é um erro. Esperem eles atingirem a maturidade.
Mas se a criança te falar que é hetero ou cis tu vai aceitar de boa... A criança lgbt nasce lgbt, mas por causa da homofobia ela só se descobre depois. Se tu pensa assim então n use nenhum pronome com a criança e nem fale q ela vai casar com certa pessoa até ela crescer e se descobrir. O errado é vc interferir no genero e seualidade da criança.
Sou uma mulher cis de 54 anos. Tenho 2 filhas e 3 netos. Sou formada em psicologia e faço doutorado em tecnologia e sociedade. Estou dizendo isso tudo prá testemunhar que teu canal não é acompanhado somente por pessoas jovens e trans. Falo outras línguas, então acompanho canais em outros idiomas. A forma como você está trabalhando, trazendo profissionais de varias áreas, casais trans com diversas configurações, e o profissionalismo com o qual você aborda os temas é absolutamente inédito. Ainda não vi isso em nenhum outro país. Parabéns pelo trabalho. Você é uma prova viva de que, mesmo com todas as dificuldades pelas quais estamos passando no Brasil, ainda temos pessoas e conhecimentos que nos colocam na vanguarda do que será uma sociedade plural, que respeita e ampara seus cidadãos em suas diferenças. Não desanime. Você está tendo um papel muito importante na luta contra os retrocessos do fundamentalismo. Beijinhos no teu coração.
Nossa que mensagem incrível! Obrigado 💕
@ Você é que é incrível, meu querido. Terminando o doutorado serei voluntária te ajudar a legendar e traduzir alguns de teus vídeos, tá bom?
@@marilane2419 Arrasô!!!
Marilane Sigo o canal dele há um tempão. E apesar de não concordar com vários posicionamentos dele, também acho muito legal a maneira como ele se coloca e com certeza deve estar ajudando muita gente.
Não precisa ser tão culto para entender. Basta ver nessa pessoa, uma senhora com uma cultura de poucos e com uma sensibilidade tão pura. Quisera o Brasil tivesse mais pessoas assim, com certeza não estaríamos em ranquin tão ruim
Pra cada dois passos adiante que a o tema LGBTQ avança na sociedade, vem o retrocesso caminhando quatro vezes mais rápido! Não podemos deixar isso continuar acontecendo...
Trabalho incrível, parabéns!!! O conhecimento vai vencer, vamos a luta!🤩
Muito informativo !
Vídeo importantíssimo, você faz um trabalho de excelência! Parabéns ao médico pela prestação de serviço a seres humanos que sofrem tanto por causa da intolerância e ignorância de grupos hediondos. Esse canal é maravilhoso!
A informação faz TOTAL diferença no mundo louco que vivemos,luca vc faz literalmente um trabalho para a sociedade ao explicar tão claramente sobre como e o processo de uma pessoa trans ,, vc tem meu respeito e carinho 😊👏👏.
Sim, a informação faz TOTAL diferença, mas há dados sobre os hormônios artificiais que não estão no vídeo.
@@NoCorpoCerto entendo isso , mas o vídeo mesmo assim não deixa de ser explicativo sobre esse processo da transição infantil , ele já nós faz começa a intender o início desse processo, mas quanto mais informações melhor acredito eu nisso, e quem quiser saber mais e só ter o trabalho de procurar.
@@katiabarros2094 Katia, o vídeo não é explicativo, ele é propagandístico :) O início do processo não é assim. Lamentavelmente, a informação completa é difícil de encontrar, pois é pouco ou nunca divulgada na mídia. Exemplificando, quase ninguém sabe que os hormônios artificiais prejudicam os ossos das crianças, porque a mídia repete o mantra de que "eles são reversíveis".
@@NoCorpoCerto respeito sua opinião sobre o assunto e também tenho a minha , acho que o propósito do vídeo do Luca não é para fazer propaganda ao uso de hormônios ou até mesmo ao mundo trans pois ele não ganharia nada com isso ,eu não sou trans ou um membro da comunidade LGBT, SOU hetero, amo ser mulher,, mas sei que existe pessoas diferentes de mim nesse mundo que sentem de uma forma totalmente diferente que eu e a única coisa que TENHO que fazer é respeita.
@@NoCorpoCerto Tenho certeza que quando um pai e uma mãe buscam APOIAR seus filhos que se denomina transgenero não é porque é será mais fácil ou estão sendo enganados por falsas propagandas mas sim por que não querem perde seus filhos como tantos outros pais ⬇️⬇️
Ir para...
ATENDIMENTO DE PSICOTERAPIA: LGBTS E NÃO CONFORMES DE GÊNERO
A autora é psicóloga americana Karisa Barrow, desafia os terapeutas a desconstruir o binário de gênero, identificar e trabalhar com preconceitos e buscar orientação de especialistas em gênero para garantir que “não causemos danos”.
Com tentativas de taxas de suicídio superiores a 40% na comunidade transgênero, é importante que os médicos estejam cientes das questões que os clientes que não estão em conformidade com o gênero trazem para a terapia e que tenham conhecimento sobre a melhor forma de apoiá-los.
A questão da identidade e alteridade do ser
Imagine fazer o seu caminho em um mundo onde sua aparência física deixa os outros desconfortáveis, ansiosos, confusos ou incertos sobre si mesmos. Sua própria presença pode ser percebida como uma ameaça ao senso de self ou orientação sexual de outro indivíduo.
Onde quer que você vá, as pessoas olham para você. Às vezes de forma discreta, muitas vezes descaradamente, deixando-lhe muito pouco espaço para andar livremente pela vida.
As reações que você experimenta dos outros, enquanto resultado de ignorância e às vezes mera “curiosidade”, prejudica você, pois você é percebido como “Um outro estranho”.
Às vezes, as reações das pessoas são mais hostis, resultado de medos conscientes e inconscientes. Isso significa que desviar-se das normas sociais de gênero estabelecido pode ser um “perigo” e você pode ter experiências de ser ofendido verbalmente, ser ignorado, humilhado ou agredido fisicamente, por apenas ser você mesmo.
É assim que é ser um indivíduo não-conformes de gênero ou transgênero vive no mundo de hoje. Embora haja cada vez mais conscientização e tolerância em relação a questões de gênero (comunidade LGBT); em certos segmentos da cultura social em muitos países ou cidades, a verdade é que o nível de incompreensão, ignorância e preconceito que envolve as pessoas que não estão de acordo com a vida criou uma crise de saúde mental em nossa sociedade.
Aqui estão algumas estatísticas do Relatório de 2014 da Fundação Americana para Prevenção ao Suicídio, sobre: “Tentativas de suicídio entre trangêneros e adultos não conformes de gênero”.
Em um grupo de 6.000 indivíduos entrevistados transgêneros foi encontrado os seguintes dados:
41% tentaram suicídio
60% tiveram seus serviços de saúde negados e / ou recusaram tratamento por seus médicos.
57% foram rejeitados por suas famílias e não estavam em contato com eles.
69% sofreram falta de moradia.
60% a 70% sofreram assédio físico ou sexual por parte de agentes da lei.
65% haviam sofrido assédio físico ou sexual no trabalho.
78% sofreram assédio físico ou sexual na escola.
ISSO NÃO É PROPAGANDA ENGANOSA.
Existe sim um retrocesso enorme, mas nunca foram leis q nos pararam, com a ajuda do seu canal e de outros lindus como vc a vida fica mais facil!
Sempre havera resistencia, assim como sempre havera pessoas dispostas a atravessar todas as barreiras para ajudar!
Obrigada por sempre ser essa pessoa disposta a ajudar! Nao eh facil, mas juntos somos mais fortes q esse governo “laico”!
Legal Luca, como é importantíssimo você trazer pessoas e profissionais para informar. Quanto mais informação, menos questionamentos.
Adoro voce e assisto todos videos seu videos.
Que Deus te abençoe sempre
A automedicação já é gigante entre pessoas trans, com essa emenda só tende a aumentar, visto que a orientação necessária fica cada vez mais distante de quem precisa.
Com certeza
Se é medicação concorda que é doença? Haha, duplipensar é foda
@@Auloss O que vc disse não faz o menor sentido kkkkk por exemplo, eu preciso de hormônios pois tenho uma doença hormonal..se eu não tomasse, basicamente ficaria com características masculinas..o que é bom pra um homem, mas não pra uma mulher (Ficaria ainda mais tudo bem se eu me visse como homem, mas não me vejo, pois sou mulher cis). As medicações tomadas por pessoas trans são pra bloquear um certo hormônio e evidenciar outro, não tem nada haver com doença, pq biologicamente esta "tudo bem", o corpo produz o hormônio que aquele órgão sexual necessita, mas se mentalmente vc não se vê como "dono daquele órgão", logo não esta tudo bem e precisa sim de medicamentos para tal. Tudo depende do ponto de vista da pessoa que tem aquele corpo.
A automedicação é um fenômeno que afeta o Brasil como um todo.Até pouco tempo atrás se vendia xarope de ipeca nas farmácias,no qual só foi proibido depois que se descobriu os altos índices de bulimia ligados à ele.As pessoas utilizam esteróides para crescimento muscular mesmo sabendo os danos que causam.Pessoas tomam remédios como Rivotril a rodo mesmo sendo um remédio tarja preta com alto risco de dependência química.Sibutramina se tornou proibida por que as pessoas estavam usando pra questões estéticas.Até mesmo usar antibióticos demais perdem a eficácia.A automedicação não é problema das pessoas trans apenas,é um fenômeno social.
Nossa muito obrigado mesmo por esse vídeo, eu confesso que não entendo muito sobre o processo de redesignação sexual, foi muito bom encontrar esse vídeo! Agora tenho argumentos para refutar os transfóbicos rsrs.
A luta de vocês também é minha! Qualquer tipo de retrocesso é inadmissível, seguimos em frente. 💪❤
não tava sabendo disso, informação é sempre mt bem-vinda. obrigado!
O que foi dito no vídeo não corresponde à realidade do que acontece nos corpos de menores de 18; veja este vídeo do endocrinologista dr. Michael Laidlaw [ ruclips.net/video/gchsWv1HCSo/видео.html ]
@@NoCorpoCerto como se uma pessoa que TRABALHA com isso e naquele ambiente estava no vídeo concordou com tudo que o Luca disse? corresponde à realidade sim.
@@athostausz94 o médico do vídeo não é o único do mundo. Só nesta semana, 200 médicos na Australia questionaram o Ministério da Saúde deles acerca dessas substâncias. Você tem todo o direito de escolher um lado, mas ele não é o único. [ www.theaustralian.com.au/nation/doctors-back-inquiry-on-kids-trans-care/news-story/6f352bc99da430b194620a2605e8a50d ]
Que vídeo informativo lindo❤ não sabia sobre o bloqueio puberal. Poderia ter mais um vídeo explicando mais sobre. Sobre os prós e contra deste tratamento. Quanto mais informação, mais poder teremos contra o preconceito.
LUCCA VC JÁ GANHOU A PLACA DE 100 MIL INSCRITOS?
Médico bonito *.*
Luca eu amo seu canal cara...muito informativo e esclarecedor
Sabe sou mulher mas, não me identifico como mulher entende , já falei para minha mãe ,e ela me aceitou mto bem , tinha mtas dúvidas mas graças a Deus eu vi esse vídeo , obrigada anjo:)
Eu também nunca me identifiquei como mulher... minha mãe e família sempre me ensinaram o que era "coisa de menina" e "coisa de menino", mas nunca me identifiquei como menina... infelizmente minha família é muito preconceituosa e muito religiosa...
Lucca estou amando seu canal. Não conheço ninguém trans mas estou gostando muito de aprender sobre e da forma que vc expoe. Continue sendo assim essa pessoa maravilhosa. Parabéns
Luca, acredito que tu deverias fazer um vídeo falando sobre o envelhecimento trans. Acredito que a taxa de mortalidade vai aumentar de 35 pra mais anos daqui a um tempo, e é um assunto que eu quase não vejo ninguém falar sobre na internet (brasileira, pelo menos). O único que falava mais sobre isso era o João W Nery, porém ele faleceu ano passado. Inclusive, a morte dele ainda é discutida de forma cruel por muitas pessoas desinformadas, falando que foram os hormônios que mataram ele e coisas até piores do que isso. Gostaria de ver se tu não consegue encontrar algum(a) transgênero com 50-60 anos ou até mesmo menos do que isso, pra falar abertamente sobre o quão a transição pode afetar nossa vida futura, fisicamente/socialmente falando. Agradeço pela atenção!
A mulher trans mais velha do mundo, Malva, morreu com 99 anos em 2015 ♥️
Quais canais gringos vc viu esse assunto?
Parabéns pelo trabalho!
Luca, você me ajuda muitoooo meu.
Te amo.
Perfeita entrevista... poderia explorar mais o dr. Sobre o assunto, cientificamente para as pessoas entenderem...
ruclips.net/video/gchsWv1HCSo/видео.html
Legal trazer essas informações, pois há algum tempo li na mídia sobre esse acompanhamento no hospital das clínicas e fiquei com a impressão de algo mais severo.
Força aí! Estou na torcida que esse movimento político contrário aos direitos humanos fortaleça e impulsione os grupos em suas causas.
Mauro Vieira Bravo obrigado pelo apoio Mauro!
Perfeito. Muito bem colocado.
Acompanhava o Daniel pelo face, que trabalho incrível...
Sou Psicólogo e sempre tive dúvida quanto a isso, esse vídeo me ajudou muito 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Irmão qual o tipo de psicólogo para uma pessoa trans?
Meu filho se descobriu homem trans aos 8 anos, eu fiz um cadastro no HC para tentar fazer o acompanhamento, mas não consegui que nos chamassem.
Agora, ele está com 11 anos e os seios estão começando a se desenvolver e está difícil...
Que doido, fui atendido pelo dr. Daniel uma vez e agora ele ta num video hahaha doido
Gente como ele e lindo o dr. Daniel❤
Lindo e gostoso!!!
esse vídeo é muito informativo e perfeito, vou divulgar pra geral ❤
eu sou trans mais tiver que parar minha, transição por motivos em relação a religião complicado sabe, assistindo seus vídeos pude me entender melhor. amo demais você me ensina muito ❣💞💕💗😘😘
Religião?!?
Luca vc conhece alguma clinica ou algo tipo em POA para adolescente e crianças trans?
Oown... o Dan é incrível!!! Amoo!!!😍👏🏻👏🏻👏🏻
E eles tinha dito que você era lindo!!! E é mesmo!! Hihi☺️
Por favor, grava vídeo falando da metoidioplastia com algum doutor.
Eu tenho 16 anos, entrei em contato com 7 psiquiatras e todos me falaram que, por lei, só podem me hormonizar com 18, mesmo eu tendo o laudo do psicólogo e do endocrinologista :(
Ps: sou de Curitiba
Hey, só faltam dois anos, passa rápido, não se preucupa que logo logo você consegue seus hormônios
O Parecer 8/2013, no qual os profissionais de São Paulo se baseiam, é meramente opinativo, e, de qualquer forma, contraria as normas do SUS, que exigem o mínimo de 18 anos; os psiquiatras estão certos...
Caleb, ja há protocolos de cuidados e hormonioterapia especifica para pessoas trans a partir dos 16 anos em diversas publicações científicas disponíveis e bem estabelecidas em todo o mundo. Aqui em nosso país ainda não há uma regulação governamental ou portaria do Ministério da Saúde que regule ou apresente protocolos do nosso país para que isso ocorra, por isso muitos médicos no âmbito privado não se sentem à vontade para encaminhamentos à hormonioterapia antes dos 16 anos.
O parecer 8/2013 citado em um dos comentarios nao é opinativo ou informativo. Foi feito com a base em uma consulta da defensoria pública ao cremesp solicitando medidas a serem tomadas com a juventude trans. Após consulta científica, muita pesquisa e debate emite-se um parecer, que é uma opinião técnica frente ao caso consultado.
O ambulatório mais próximo de voce que atenda adolescentes maiores de 16 anos deve ser o PROTIG no HC da UFRGS em Porto Alegre.
Abraço!
Você tem tido atendimento com psicólogos ou psicanalistas? :) Eles partem de uma formação muito mais humanista e especificamente dedicada ao sofrimento psíquico e aos nossos questionamentos. E não estão TÃO diretamente ligados à indústria farmacêutica.
@@NoCorpoCerto eu faço com psicólogo
Video muito bom e informativo!!!
Melhor canal!!! ❤❤❤❤❤🥰🥰🥰🥰
Oi luca viu e as maos ou os pés crescem ou cria massa como funciona depois da hormonizacao?abracos
Morar no Brasil é uma rasteira a cada dia.
Caraio maluco, meu psiquiatra ta no RUclips
Que canal!!! Quanta informação! Parabéns!👏
Ótimo vídeo como sempre! Parabéns! Gostaria de saber por que em São Paulo a lei é diferente? Infelizmente aqui em Curitiba nenhum psiquiatra quer autorizar meu filho trans de 16 anos a iniciar a hormonioterapia. Muito triste essas leis feitas por pessoas que não entendem de fato essa realidade.
Provavelmente esses psiquiatras sabem que os efeitos colaterais são tão pesados que vale a pena investir em terapia
Ola Manu! Em Curitiba ainda não existe um serviço multidisciplinar montado para acolher jovens trans.
Dentro do processo de transição, seja ela social ou física através de homornioterapia, a psicoterapia é essencial.
Aqui em SP a lei não é diferente, simplesmente não há portarias específicas que abordem a juventude trans em nosso país.
No AMTIGOS, em SP, estamos ligados à USP, uma equipe multidisciplinar completa para o acompanhamento integral do desenvolvimento de cada um, baseado em literatura internacional, nos protocolos da WPATH e no parecer do CREMESP 8/2013.
Se não há acompanhamento para seu filho de 16 anos aí em Curitiba, o SUS garante os custos de consulta, transporte e avaliação no local mais próximo que tenha ambulatorio específico, através do TFD (tratamento fora de domicílio). Vale a pena jnformar-se na prefeitura com o serviço social ok?
Abraço!
O tratamento de hormonios é reversível apenas para crianças ou se eu quiser fazer e depois perceber que não quero mais, neste caso também seria reversível?
DESENGAIOLA o bloqueio puberal é totalmente reversível mas indicado após avaliação criteriosa da equipe e em conjunto com o paciente e responsáveis. A terapia hormonal com hormonios específicos do gênero masculino ou feminino é parcialmente reversível, se parar de tomar algumas mudanças retornam e outras não...
@@danielmori5336 obrigada ❤
@@desengaiola2731 a dra. Polly Carmichael, diretora do maior ambulatório para menores do mundo, afirma: "Nada é completamente reversível" (“Nothing is completely reversible.”) Matéria: www.telegraph.co.uk/news/2019/03/07/nhs-transgender-clinic-accused-covering-negative-impacts-puberty/
@@NoCorpoCerto obrigadinha 🌸
Esse vídeo é muito importante, principalmente contra reacionarismo da internet que acredita nas marolas políticas tendenciosas e cheias de desinformações e discursos transfóbicos, sobretudo de radfems terf, grupos conservadores e ditos cristãos moralistas.
Concordo que não podemos nos basear em boatos ou inverdades, mas, sim em dados verídicos sobre o assunto. Este vídeo fala um pouco sobre os efeitos dos bloqueadores e hormônios. Com dados podemos ter um debate mais rico e honesto sobre todas as interpretações sobre o assunto. Este video fala um pouco: ruclips.net/video/gchsWv1HCSo/видео.html
tomou o remédio?
Vcs são maravilhosos!!! Amei o vídeo! Tema super importante
Tenho uma dúvida sobre hormônios, eles podem diminuir a expectativa de vida da pessoa trans? são cancerígenos?
tem um video só sobre isso com o meu endocrinologista! dá uma olhadinha :)
Lucca muito lindo, inteligente! dá vontade de conhecer pessoalmente rs.. amo ver e saber as informações da forma como você aborda, tá de parabéns. Ps: de uma fã, muito carinho por você 😊
Vim mais rápido que pude, infelizmente chegaram alguns antes porque eu sou asmático 😂❤
Hahahaha
olha eu concordo que genero é inato, mas sou estudante da área da saúde e sei que medicamentos, tem efeitos colaterais, por mais reversíveis que sejam, o medico poderia ter explanado mais dados a respeito. um dos efeitos deles, é a perda do desenvolvimento da estatura, como ficam o desenvolvimento osseo? caso o adolescente tiver certeza de seu genero, ela vai passar pela puberdade do seu genero oposto? se sim, estrogenio e testeosterona sinteticos tem riscos, por mais que os profissionais tenha o maximo de cuidado, percebo que o melhor para os jovens é ser trabalhado seu psiquico, fortalece-los a ter resiliencia.
agora quanto a minha opinião pessoal devemos ser resilientes não importa o nosso corpo, pois eu acredito em algo superior, que a nossa alma exterioriza isso, tenhamos aparência que tivermos, senão seremos escravos dos nossos corpos e não somos só isso.
Acredito q tudo seja trabalho nas consultas e havendo concordância de todos os envolvidos não existe problema ... Talvez a disforia e problemas atrelados a condição de gênero sejam piores q os efeitos da medicação. Nao podemos mensurar a dor do outro
@@brunaluizapereira7713 mas os possíveis efeitos podem ser mensurados sim, e dor possue uma escala para tal, mas gostaria de saber qual desses problemas podem ser piores, falar sobre ainda é a melhor opção a ser oferecida, pois esclarece e traz acolhimento, agora fica a metáfora vale a pena atravessar um desfiladeiro a fim de encontrar um oasis? mesmo porque menores de idade em nosso pais não podem fazer tantas coisas, (dirigir) mas se submeter a um tratamento pra algo que não é doença e se expor a riscos desnecessários.
Bem pontuado Bruno!
@@mirianm7676 muito obrigado, esse público precisa de acolhimento, mas precisamos de informações pra poder ajudar.
@@brunoogawa4968 aqui neste video há algumas informações sobre os efeitos dos bloqueadores e hormônios: ruclips.net/video/gchsWv1HCSo/видео.html
Oh Janaina.... e xs adolescentes que adoecem e morem por tomar hormônio por conta propria nos estados que não tem acompanhamento de jovens como em São Paulo? dava pra apresentar a essa abençoada esses dados...
pessoas tão morrendo, nesse momento crença alguma é valida, a realidade é a realidade
Não há só esses dois caminhos (hormônios por conta própria ou hormônios com médicos) ;)
@@NoCorpoCerto não rejeito sugestões
vídeo incrívellll!!
Não adianta focar só na Janaína. É preciso ver como estão os demais deputados sobre o assunto. Abordar primeiro os simpatizantes da causa trans, ver como está a disposição deles para votar contra a emenda e municiá-los de informações para que eles possam defender a proposta de lei original com dados concretos. Em seguida, abordar os em-cima-do-muro, para ver se dá para convencê-los a fazer a coisa certa. Os apoiadores das pautas retrógradas, que têm compromisso com o atraso, é melhor nem abordar; ninguém vai convencê-los, só criar resistências.
este vídeo, por exemplo [ ruclips.net/video/gchsWv1HCSo/видео.html ]
Que vídeo maravilhoso!! Importantíssima fonte de informação!
PERFEITO MANO❤
Qual o tipo de psicólogo eu devo marcar
Luca, qual o efeito da testosterona nos quadris? Pq os meus são MT largos e tenho medo de, mesmo hormonizando, eles não diminuírem.
Pode ser que não diminuam tanto quanto você gostaria. Um exemplo é o Lucca Najar, ele ainda tem quadris e coxas bem "roliças". Mas tem vários homens cis que também tem....
Sou teu fã! Gosto muito de ti. Abraço Fernando (de Portugal)
em clínicas particulares só pode fazer a CRS com 21 anos também?
Aqui sim la fora apartir dos 18
Gosto da Janaína, mas acho que às vezes ela pesa a mão. Ela de fato, na minha opinião, tem algumas posturas totalitárias. Por outro lado entendo a preocupação dela como parlamentar nesse caso. São criancas e, é preciso ter cautela. Nos EUA por exemplo há um movimento de crianças que se submeteram a terapia e cirurgia, anos depois se arrependeram porque chegaram à conclusão que são homossexuais, não eram trans. É muito sério e complexo.
O trabalho do HC nessa área é maravilhoso sim, e tbm referência. Vamos dar sim respaldo, ajuda, aconselhamento às crianças que estão passando por isso. Mas tbm acho que o Estado só pode e deve se meter quando essas crianças alcançarem a maior idade. Aí sim, acho que seria o mais responsável.
Sim. Crianças não deveriam passar por intervenções físicas, nem adolescentes. O HC está errado.
Essa gente militante só quer militar infelismente ! NORMALMENTW SAO PESSOAS FRISTRADAS QUERENDO ESTRAGAR A VIDA DE ALGUEM
Vídeo de utilidade pública, importantíssimo. Obrigado pelo trabalho prestado
Esse desgoverno, cada hora aparece com mais uma atitude absurda. É até difícil lidar com tanta imbecilidade em tão pouco tempo. Seus vídeos são fantásticos. Amo demais! 😍😍😍
Que conteúdo relevante, produzido com responsabilidade! Admiração e respeito por isso tudo!!
Eu amei isso
Obrigada por trazer esse conteudo para nós tem me ajudado bastante entender tudo valeu 💛
Excelente informativo 🙌🏽🙌🏽🙌🏽
Ah! Se existisse isso a 45 anos atrás! Eu optaria pra mudar de sexo! Eu vejo fotos de adolecência como eu era uma menininha perfeita! Quantas vezes falavam pra minha mãe: "linda sua filha"! Não é filha é filho!
Te deram um vestido roxo kkk Vai se tratar maluco
@@washingtonpereiraneto6979 vai se tratar vc, transfobico idiota! Oq o gênero dele tem haver com a tua vida mermão?
Divulga o numero do plr pra gente denunciar
Acho mt importante esse debate
É incrível a Janaína Pascoal é expert em destruir. Destruiu o Brasil em conluio com o Aecin e, não satisfeita se acha no direito de destruír sonhos e vidas. Sou um homem cis, heterossexual que conheceu seu canal há pouco e tiro meu chapéu. Parabéns, rapaz!
algm sabe se no rio grande do sul eh assim ou pelo menos parecido?
rapha stylinson o RS tem um ambulatório específico que segue diretrizes semelhantes às nossas aqui em SP. Ele se chama PROTIG e fica no HC da UFRGS em Porto Alegre. Abs!
@@danielmori5336 vou me informar mais sobre isso, mto obg!
Se eu tivesse filhos eu ia procurar tratá-los tão rápido eles apresentassem sinais de disforia. Tem gente que não vê problemas em não se identificar com o gênero que o seu corpo se parece. Vide homens cis com ginecomastia que não operam. Mas se estivesse trazendo problemas, eu trataria, tal qual a mastectomia do meu tio cis quando era adolescente. Não entendo porque você forçar a pessoa a viver se sentindo mal com o próprio corpo o tempo todo.
Sim! Ser trans não significa odiar o próprio corpo, aceita sociedade!
@@umperfilqualquer6558 Diga por você. Porque a maioria que tem a questão de disforia se dá pelo corpo, simples assim. Alguns podem não tomar o hormônio mas disfarçam seu corpo de algum modo sim!
Se ele não condiz com o que você é não tem como viver em paz.
crianças de 3 a 17 anos? 3 anos?! Gente, eu não sei vocês, mas eu acho que nem tenho lembrança dessa idade, eu sei que ninguém vai dar hormônios pra um bebê praticamente, mas só de levar a criança num especialista, ao me ver já é problemático, vou dar um exemplo pessoal: eu tenho um sobrinho de 6 anos que sempre gostou mais de brincar com brinquedos "de menina", boneca, casinha, meu irmão e minha cunhada sempre foram ok com isso, com isso pq sabem que não existe brinquedos específico pra menino e menina, brinquedo é pra criança. Mas há um tempo atrás ele chegou pra mãe falando que era uma menina, inicialmente ela não soube como agir, mas depois de um tempo perguntou: " pq vc acha que é uma menina?", ele respondeu:"pq sim", daí ela pediu pra ele explicar melhor pra mamãe, e ele começou chorar, falou que queria fazer ballet, mas a amiguinha da escola falou q isso era coisa de menina, quer dizer, isso de coisa de menino e menina é tão forte que até as crianças pequenas já reproduzem, mas concluindo: minha cunhada abraçou ele e disse que estava tudo bem, que ele era um menino que queria aprender ballet e não tinha nada errado com isso, até colocou Billy eliot pra ele assistir, ele ficou encantado, ficou surpreso por descobrir que um menino podia fazer aquilo rsrs gente, o que eu qro contando isso é que a gente pare com isso de por as crianças em caixas, isso causa mta dor, agora se uma criança se sente mal com o próprio corpo aí sim se deve buscar ajuda, embora eu acredito que se o corpo está saudável, a dor não é nele, a dor é mental, não acho que se resolva com hormônios e sim com muita ajuda psicológica
bom exemplo, se tirar os estereótipos de gênero, o que sobra pra ser trans?
@@nlnp452 pois é, já perguntei em 2 canais e ninguém me respondeu.. sinceramente, acho que não sobra nada, talvez a disforia, mas não são todos que tem, ainda bem né, deve ser muito sofrido, mas como eu disse, não acredito que hormônios e cirúrgicas resolvam isso, se deve receber tratamento psicológico
ah, mas também tem aquilo que psicólogos não podem questionar a identidade trans, aí fica impossível mesmo, a função desses profissionais é justamente questionar suas afirmações, fazer você refletir, sinceramente, pra mim, isso se chama censura :(
@@madpumpkin7740 Sim É muito triste, junto com um corte de cabelo e roupas do outro gênero ,as crianças ganham também um diagnóstico .E a hormonização começa assim que inicia a puberdade ,se a puberdade da criança iniciar ao 9 anos ,aos 9 anos elas ja são hormonizadas.
Pra mim esse povo é doente Uma criança não decide nada bando de animais.Tenho uma sobrinha de 3 anos super inteligente começou a falar aos 9 meses .Pais doentes que impõe isso aos filhos pra mim são vermes malditos!
Sou trans, e tenho 12 anos, vou passar com o psiquiatra essa semana. Posso começar a terapia hormonal?
oi, por favor me explica.. como vc sabe que é trans?
@@madpumpkin7740 Pq?
gostaria de entender
@@madpumpkin7740 Me passa seu número
@@silence311 vou te passar meu email: bkind1233@gmail.com
Lucas parabens querido ! Obrigada por toda informacao
Lucas, parabéns pelo trabalho como sempre!
E dica quanto a câmera: não use o modo automático de foco enquanto grava, depois que focar desative o automático :)
Parabéns pelo vídeo!!
Maravilhosos!
Muito bacana o vídeo!
Existe.. Olha eu aqui kk
Ele pode indicar o nome de algum médico que trabalhe em Porto Alegre?
Jehi procure o PROTIG, ambulatorio parceiro nosso no HC da UFRGS, eles são ótimos! Abs!
Bom tema pena q pessoas q são instruídas façam emendas pra retroceder um assunto tão importante afinal criança vai virar adulto e poderia ser acompanhado desde o início e nn passar por tanto sofrimento até a fase adulta ☹️
há outras formas de superar o sofrimento que não são medicalizadoras ;)
Que tipo de mãe monstro alimenta esse tipo de informação para uma criança? "MILITANTE"
Infelizmente esse país é muito lento para mudar aff sem paciência sumir daqui .os profissionais verdadeiramente preparados para lhe dar com assunto fica de mãos atadas por questão simples de resolver
Fora Bozo e Janaina!!!!
Amo Dani Mori!!! ❤️❤️❤️❤️❤️
Nossa que vídeo incrívelll
Amo o canal
Leva pessoas com deficiência no seu canal! ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
maravilhosos♥
Lucca, perdão. Sou fã de seu canal. Mas, sendo uma mulher cis heterossexual casada, não tomo anticoncepcional por saber o quanto os hormônios bagunçam o corpo da gente. Dar hormônio pra criança, acho meio pesado. Deixa ficar adulto. Aí é por conta e risco da pessoa. Beijo. Se fosse solteira e mais nova ia querer namorar contigo. Hahahaha. 😉
Quem não serve pra ajudar só sabe atrapalhar... Putz
Bom ...
Tenho 12 anos e meu corpo se caracteriza no feminino mas na minha mente eu sou um menino
Sempre brinquei com brinquedos de menina mas sempre tive interesse em carros , bolas de futebol mas sempre tive boneca bem eu brincava com elas só que tenho um irmão de 5 anos e sempre vi ele com brinquedos que pra mim eram mais divertido em Dezembro eu fui falar pra minha mãe que eu queria ser um menino dai ela ficou triste e magoada e depois falo pra mim para com isso que isso não era coisa de Deus mas poxa eu fiquei magoado gente É sério juro pra vocês quando eu tinha 5 anos eu cheguei no meu pai e falei pai eu tenho voz de menino e como sempre ele só me ignoro
Gente eu pesso vocês podem me ajudar?
todo mundo me chama de julia mas eu queria que me chamassem de Gabriel 😢
conta comigo Gabriel, eu entendo!
Meninas pode brincar com bola
@@CrystalFoxxx Mais ele é um menino
Conhecimento a gente vê por aqui!!!
proibir criancas de transicionar é cruel, pois quanto mais cedo a pessoa comeca o tratamento, menos sequelas ficam.
Ana, cruel é um adolescente de 17 anos com genitália de 11, 12.. vc não acha mais ético deixar a criança se desenvolver normalmente e depois de madura decidir se é isso mesmo que ela quer? Esses bloqueadores são realmente reversíveis? Como vc define uma criança trans?
Tem um monte de gente que arrenpende de transicionar depois de alguns anos
@@CrystalFoxxx por isso tem que passar por psicólogo
@@alguem7304 Mas essas pessoas PASSARAM no psicólogo/psiquiatra para conseguir esse hormônios, ainda se arrependeram.
Cruel é se tu for mãe imagina o que tu vai fazer na cabeça da criança kkk
Mano como faz pra parar essa mulher??
assim: xô xanaina
Gostaria de saber se essa emenda foi aprovada? Em que pé está isso? Essa Janaina é uma sem noção propor acabar com esse atendimento!
cala boca hittler
Crianca de 3 anos uau
pois é Célia, criança de 3 anos fala que é o Batman, fala que é cachorro.. gente, se um menino brinca de boneca, gosta de rosa, ele não é uma menina, pelamor
@@madpumpkin7740 desde de pequeno sempre quis "ser homem" antes até dos 3! E hoje com 15 ainda me indentico como um homem trans
@@alguem7304 vc se identifica com a masculinidade, então?
@@madpumpkin7740 siim! Hoje em dia eu já me indentico como um homem trans
@@alguem7304 ok, mas por exemplo, eu sou mulher e não me identifico com a feminilidade, qual a diferença entre nós?
você aarrasaaa!
Vídeo necessário! 👏👏👏
Como faz pra não apaixonar com você?!
Que retrocesso..onde vamos parar? Alguém precisa parar esses conservadores que só enxergar uma única realidade.
Ja to quase zerando o canal kkkk
Deixem as crianças terem seus conflitos, é normal gente!!!! As crianças precisão de amor e não sexo ou sexualidade !enquanto uma criança for criança ela não tem maturidade para essas coisas.As crianças precisão ser amadas e compreendidas pelos seus pais. A interferência é um erro. Esperem eles atingirem a maturidade.
Mas se a criança te falar que é hetero ou cis tu vai aceitar de boa... A criança lgbt nasce lgbt, mas por causa da homofobia ela só se descobre depois. Se tu pensa assim então n use nenhum pronome com a criança e nem fale q ela vai casar com certa pessoa até ela crescer e se descobrir.
O errado é vc interferir no genero e seualidade da criança.