Palestra Haroldo Dutra Dias - "A caridade essencial"
HTML-код
- Опубликовано: 5 фев 2025
- "A caridade essencial"
Haroldo Dutra Dias
Dia 05/06/2016
Recanto do Lago, Anápolis - GO
CER - Conselho Espírita Regional
9ª Região
Anápolis - GO
Unidos para Divulgação da Doutrina
As palestras dos oradores espíritas é luz que indica o roteiro do ESE. Agradeço todos por estas pérolas e nesta oportunidade a Haroldo Dutra.
Meu Deus....que leveza pra abordar o evangelho com Amor e carinho pelo mestre Jesus....hoge pede a Jesus sabedoria pra lidar com uma ação que não posso mudar....A caridade em movimento....gratidão sr Aroldo
Boa tarde Haroldo.An'apolis é bom mesmo eu gosto😅 ❤ .
O que importa é fazer o corte em se mesmo, a verdadeira mudança moral é para muito poucos 🙌
É pra todos nós minha irmã todos nós, todos estamos aqui para nosso melhorando moral o curso do rio só tem um sentido não importa a hora mais hora todos termos que nos entregar ao rumo da maré do Criador
Amei.Gratidão
O Último Desapego de Francisco de Assis (Haroldo Dutra Dias)
[...] Dizem que as doenças muito graves exigem um remédio mais intenso. A ação de Francisco de Assis, num voto de pobreza, expressava aquela ação pedagógica de educar os homens para se conectarem novamente à espiritualidade.
E, durante toda a vida, Francisco de Assis abre mão de todos os bens materiais. Mas ao final de sua vida ele começa a perceber que os seus companheiros de ideal, aqueles que estavam com ele no voto de pobreza, levando adiante o trabalho, começavam como que a se desviar.
E Francisco de Assis, percebendo que já partia, que não poderia ficar, e temendo que a sua obra pudesse sofrer um desvio, uma deturpação, fica muito triste. Muito triste. E resolve visitar aquela grande alma pela qual ele tinha grande afeto, imenso, que era irmã Clara.
Francisco então se dirige até o convento das clarissas e é recebido por ela. E as mulheres são muito perspicazes. Sobretudo as que amam.
Irmã Clara recebe Francisco de Assis e vê aquele estado de tristeza dele, quase uma "depressão santa", e diz pra Francisco - ela chamava ele de "pai":
-Pai Francisco, eu já sei qual é o seu problema e porque você está triste. Você é uma pessoa muito apegada aos bens materiais!
Nessa hora, todos que estavam acompanhando Francisco de Assis ficam perplexos. "Não é possível que ela está dizendo isso". O próprio Francisco de Assis se espanta. E ela diz para ele:
-Mas Francisco, não se espante. Você se despojou de todos os bens materiais que são mais evidentes. Mas há algo ainda pelo qual o senhor nutre um profundo sentimento de apego, por algo que não é seu.
Então ele arregala os olhos e ela fala:
-Pai Francisco, a obra que você desenvolveu não é sua. É do Cristo! Então por que você está triste que a obra vai se desviar? Por quê você está triste porque você vai embora e outros vão assumir? A obra não é sua! Você está apegado! Entrega! É o último bem que o Cristo te pede para entregar!
E ele então levantou - porque ele era bem humorado -, colocou um sorriso no rosto e disse - é duro para um homem admitir isso:
-Você tem razão. Você tem razão.
Ali era o teste extremo de Francisco de Assis. O homem que vivera abrindo mão de tudo que ele considerava um bem mas não considerava a obra que ele fazia um bem, que também precisava se desapegar.
Então a gente percebe que a construção da virtude e a transformação moral não é uma obra simples, nem rápida. Porque os nossos vícios e as nossas deficiências, elas vão alcançando graus de sofisticação.
Então existe o apego, que é aquele apego quase bruto. É aquele apego em que o sujeito compra um carro mas ninguém pode entrar no carro. Porque senã suja. Ou a pessoa que comprou o sofá e o tapete mas não pode pisar. Esse é o apego mais bruto. Na medida em que o ser inicia o processo de transformação moral, o apego vai assumindo características mais sutis. Bem mais sutis [...].
Referência:
"A caridade essencial"
Haroldo Dutra Dias
Dia 05/06/2016
Recanto do Lago, Anápolis - GO
CER - Conselho Espírita Regional
9ª Região
Anápolis - GO
Unidos para Divulgação da Doutrina
ruclips.net/video/v_Aa0pMYMng/видео.html
A Caridade e o amor do próximo é estabelecer entre os humanos uma solidariedade comum; Um dia, Deus, em sua inesgotável caridade, permitiu que o homem visse a verdade varar as trevas. Para se granjear um lugar no reino dos céus, são necessárias a abnegação, a humildade, a caridade em toda a sua celeste prática. Não mais sentidos materiais e grosseiros; somente os sentidos de um espírito puro e celeste, a aspirar as emanações do próprio Deus, nos aromas de amor e de caridade que do seu seio emanam. Até o presente o Reino dos Céus é tomado pela violência: outra alusão à violência da lei mosaica, que ordenava o extermínio dos infiéis, para que os demais ganhassem a Terra Prometida, Paraíso dos Hebreus, ao passo que, segundo a nova lei, o céu se ganha pela caridade e pela brandura. A isso responderei muito positivamente: sim, há grande mérito quando os sofrimentos e as privações objetivam o bem do próximo, porquanto é a caridade pelo sacrifício; não, quando os sofrimentos e as privações somente objetivam o bem daquele que a si mesmo as inflige, porque aí só há egoísmo por fanatismo. Essa condição está na lei por Jesus ensinada. Seu jugo é a observância dessa lei; mas esse jugo é leve e a lei é suave, pois que apenas impõe, como dever, o amor e a caridade.
Feliz por ver está palestra
Excelente reflexão. Obrigada Haroldo ❤
Gratidão. Abraço
Haroldo , obrigada por dividir seu conhecimento conosco. Suas palestras são sempre muito esclarecedoras .
Boa reflexão
Gratidão
Excelente, como sempre!❤
Linda palestra 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Que bênção ouvir sábias palavras... 🙏
Pedro Neves foi personagem do livro de André Luiz, sexo e destino (Excelente!
Quem nunca ficou um Pedro Neves da vida!
Maravilhosa mensagem! Deus te abençoe, sempre.❤
Estava necessitando ouvir isto
Sabias palavras... ajuda- nos a replitir sobre nossos pensamentos e nossas atitudes e no fim vemos que estamos no caminho errado, assim voltamos para o caminho do amor e da caridade essencial, e isso fazemos varias vezes nos perdemos e nos encontramos, assim vamos aprendendo.
Gratidão.
Haroldo Dutra voçe é a maior caridade na doutrina espirita! muita luz.
a
Gratidão amado Haroldo.
Amo suas palestras.
Muita luz e paz em sua vida.
Fraternal Abraço. 🙇🙏
suas palavras são ditas com o coração que toca profundamente a alma de um irmão...gratidão Eternamente Haroldo...
Obrigada Haroldo por existir entre nós!! 🙏🏾🙏🏾✨✨
Muita Gratidão a vc!
Muita felicidades!
Hoje é o Dia do meu aniversário!
Obrigada. Belos ensinamentos. Gratidão!!!
Imensa gratidão pelas suas palavras Haroldo amigo! Sua boca reflete o amor do Cristo, pois agasalha os nossos corações! Deus contigo 😇✨❤️
Gratidao❤
vejo esta palestra toda semana. linda. linda. parabéns.
Obrigada por tantas verdades renovadoras.
Excelente palestra! Alem de se aprender muito, se diverte-se tambem. Ja tinha assistido outra versão desta palestra, com o Haroldo tambem. Não são iguais, e esta aqui e tão maravilhosa quanto a outra. Gratidão!
Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim._Eclesiastes 3:11.
Maravilhosa Palestra...Obrigada!
Excelente Haroldo!!!!
HAroudo uma luz nesse mundo!! 🎋
Essas palestras têm me ajudado a seguir em frente, com meus desafios..Obrigada a vcs, palestrantes espiritas q se trazem a palavra de Deus, mostram-nos como o Pai gostaria q agissimos!Maravilhosa palestra Haroldo!Que Deus abençoe vcs todos!🌺
Excelente!
Haroldo brilha!
Linda exposição!
Muito bom as palestras de haroldo
20:07 - Caso do Pedro Neves (Série André Luiz)
Eu só consigo imaginar Pedro Neves dentro de uma boate kkkkkkkkk
divino
Li que Francisco de Assis foi João Evangelista, gostaria de saber que espírito é esse de irmã clara, tamanha luz
Que benção 👏🏻👏🏻👏🏻
fantastica!!
👏👏👏👏👏
Gosto qdo Aroldo faz alguma citação fora do universo da literatura espírita, sinto como se disesse ... para compreender tem que estender.
Pedro Neves, livro Sexo e destino.
O espiritismo acredita no diabo? Estou iniciando agora a doutrina, e o q entendi é q não existe o inferno, diabo... Podem me explicar? Obrigada.
Quando se fala no diabo, os espíritas entendem como sendo um espírito devotado ao mal. A diferença do diabo tradicional é que esse espírito não vai ficar para sempre fazendo o mal. Chega um dia em que o mau espírito, de tanto sofrer, chega à conclusão de que o mal não compensa, e muda o rumo dos seus passos, passando a agir no bem.
UP-Grade!
Eu quero ver a U.P..P no Morro!
União Progressiva Pacificadora!
Gratidão
Excelente!!
Gratidão