No Brasil não da certo pelo simples fato de dinheiro, voar esses caças gasta muito e 90% vai para o bolso dos generais e seus filhos, por exemplo F-22 é US$ 85.325 por hora de voo, enquanto o Gripen F-39 é US$ 4,5 mil, aqui compensa pegar uns 100 Gripen F-39 espalhar em 5 bases pelo Brasil protegendo do norte ao sul do Brasil e se precisar fabricar ou comprar drones de 5 geração tipo o Sukhoi SU-75 (versão drone) aí vale a pena pois o caça é mais barato, não tem piloto pois ali vale uma vida e muito tempo de treinamento dele, etc assim conseguimos "competir" com países maiores pois atualmente os da América Latina não são uma ameaça para nós.
@@MarkPoke. essa não é a questão, o principal problema é que negociar a compra de um jato de 5 geração é inviável para o Brasil, não é interessante para outros países terem esse tipo de relação com o Brasil por o país ser muito instável em vários assuntos e não apresenta vantagem ou algo de valor para um país desenvolvido
A resposta é não!! Precisamos sim é de sistema de mísseis anti aéreos de longo alcance do tipo S-400 ou algo similar integrados com os sistemas de radares de vigilância
Esse vídeo vai acabar com o choro de muitos, que em um vídeo já postado estavam chorando as pitangas por não ter sido compro jatos soviéticos, vídeo muito bom e muito bem feito, bem explicado.
@@paulobueno8916 foram feitas propostas de venda do su30 para o Brasil e não passou, aí tinha pessoas falando a respeito, dizendo que o Brasil perdeu por não comprar jatos russos.
@@rodrigorodigiheri entendi, eu não sabia dessa noticia, mas mesmo assim o gripen carrega armamentos superiores, radares mais modernos e uma furtividade melhor
@@paulobueno8916 eu tbm, pelo que vi sobre os 2, acho o gripen muito soperior, principalmente para o Brasil que não tem confrontos aéreos, fora a possibilidade de ser implantada tecnologia diferente nele.
É amplamente reconhecido que a escolha do caça Gripen pela Força Aérea Brasileira foi a mais acertada. No entanto, o esforço financeiro destinado a este projeto, que inclui a aquisição de 36 aeronaves, tem sido significativo. Durante o mandato do presidente Bolsonaro, esse número foi ampliado para 40 unidades, embora atualmente permaneçamos com a referência de 36 aeronaves. Se houvesse uma redução no número de ministros e assessores no governo atual, já poderíamos ter finalizado a aquisição do segundo lote e estaríamos planejando um terceiro, visando a produção integral de jatos no próprio Brasil. O país possui capacidade, profissionais qualificados e tecnologia recentemente adquirida. Entretanto, falta vontade governamental e consciência populacional sobre a importância de ferramentas para a defesa nacional, elemento essencial para garantir a soberania de uma nação, algo com o qual não se deve brincar!
É preciso um pouco mais de contexto. O projeto do F-5 era para ser um caça (bem) leve. Por motivos geopolíticos que seria longo demais para escrever aqui, ele acabou tornando-se um vetor principal para algumas nações. Já o Gripen nasceu para ser o "backbone" da força aérea sueca. A diferença entre os dois projetos é de berço.
Esse enorme salto tecnológico deveria ser acompanhado de um grande salto de quantidade. A FAB opera muito poucas unidades de aeronaves de combate. É incompatível com o tamanho do Brasil. A chance é agora.
caro Ricardo, eu tava preparando um texto aqui, mas aí lí o seu, e acho que vc já disse o que eu queria, do que retirei meu post. São muito poucos gripen para o tamanho de nosso país. Grande abraço.
É caro. Mas umas 1500 unidades realmente já permitiriam ao Brasil ter um nível de segurança aérea militar adequada ao tamanho do território, desde que operasse com base em um modelo de pequenas bases aéreas com umas 10 a 20 unidades cada, de forma a tornar logisticamente complicado destruir toda a frota aérea.
O Brasil é um país de brinquedo. Os gringos deixam o Brasil brincar de sério, enqto se sabota a si mesmo na política interna. Na hora que os EUA quiserem, eles vem e pegam o que querem.
Vídeo excelente! A questão do contrato com transferência de tecnologia traz benefícios intangível ao Brasil. Já temos capacidade mundialmente reconhecida em fabricação de aviões, mas essa questão dá um impulso estratégico excelente. 🇧🇷
Eu já esperava, claro, uma superioridade absoluta doo Gripen... mas confesso que fiquei surpreso principalmente nos motores: 1 único motor do Sueco ser mais de 2x mais potente que os 2 motores do F5!
O mais importante é que agora o Brasil pode continuar produzir e investir em novos modelos futuros e ter sua própria indústria de aviação de caças personalizados de acordo com a necessidade da força armada e em custos realmente reduzidos. Uma coisa que todas as nações procuram e até países bem mais pobres asiaticos já tem a muito tempo
Que documentário legal! Quem sabe no futuro o Brasil consegue ajudar na criação de novas versões do Gripen com fuselagem furtiva e talvez até mesmo com propulsor verorial.
Acredito hj que quem possuir os mísseis mais sofisticados tem maiores vantagens , um teco teco pode disparar um míssil a longa distância , o resto o míssil faz , o lançamento aéreo da vantagens aos mísseis que podem viajar 600 km até o alvo , mesmo assim podem ser alvos de anti aérea , imagine um caça , então ter caças modernos é bom , mas mísseis precisos de longo alcançe muito melhor , Amx e F-5 podem ser muito bem utilizados ainda ......
AMX e F5 já não podem carregar nenhum desses misseis que vc disse serem modernos. Pronto, agora entendeu o adeus dos F5 e AMX né? Para carregar mísseis modernos, somente caças muito mais potentes e modernos que os nossos.
Muito bom o vídeo! Seria legal ver um comparativo tbm entre o Mirrage 2000, o F5EM e o Gripen, porque o Mirrage fazia parte da fase um do programa FX, e foi utilizado como solução temporária entre o FX1 e o FX2, obrigado!
F-5 Tiger e F-39 Gripen os melhores aviões de caça da nossa Força Aérea Brasileira🇧🇷🔰para todos os melhores pilotos de caça brasileiros do mundo🌎👏🏻😃🤝🏻😄👍🏻🌟🎖️🍾🥂🇧🇷🔰
O vídeo é incrível até comparar com a América do Sul nossos verdadeiros adversários estão lá em cima dda linha do equador e Oriente temos q modernizar para enfrenta los
É o que tem de mais "ameaçador" em mãos pra treinar os pilotos do Grippen e testar a aeronave pra ver se realidade bate com a teoria, no papel tudo é lindo
Estou trabalhando num projeto ultra secreto dum jato mach 10 de decima geração, imbativel,com pintura invisivel e radar 0,0000,00 ou sela indetectavel ,velocidade 100 vezes da luz , o motor é um BR TECK BRUNO 1000 LEVA MEU NOME , TODO MATERIAL DESSE JATO VEIO DE PLUTÃO E MARTE, SEU COMBUSTIVEL É UMA MISTURA DE URANIO ,GLUTAMATO DE SÓDIO , EXTRATO DE NIQUEL E MAIS 2 COMPONENTES QUE NÃO POSSO REVELAR , BRASIL JA ENCOMENDOU 1000 JATOS COM MINHA EMPRESA , EMPRESA ESSA QUE NÃO POSSO REVELAR,AGUARDEM OS ACONTECIMENTOS BRAZUKAS.
bem, fez a comparação do f5 versão normal pois os atualizados deu um pulo de 3 gerações , os f5 do brasil ganharão o posto de 4+ , o radar foi trocado pelo bloc60 , o sistema de armas dispara armas inteligentes , tem data link e capacete com 3d e mira por visão , possui infra vermelho , e todos os tipos de contra defesa foram instalados , os motores foram trocados por mais potentes e o tanque foi aumentado , o que a embraer fez no f5 nem a Northrop Grumman tinha coragem de fazer , e já estão pensando e freia a embraer pois tem rumores de outros países que querem modernizar os F-5 , a embraer hoje pode construir o seu próprio caça de quinta geração sem medo de errar , o gripen e top mais o que foi feito com o F-5 foi um salto em conhecimento
O Gripen ef foi feito sob medida para a força aérea brasileira, e não para a principal necessidade do Brasil. Sabe aquele sapato que cabe certinho no pé? É o Gripen ef pra força aérea brasileira. Há uma grande chance do irmão mais velho do Gripen brasileiro o modelo CD lutar na guerra da Ucrânia, será incrível ver o modelo em combate real.
um segredo que não ti contaram , toda a instrumentação e painel de operação e datalink do gripem e projeto brasil , fabricado aqui , a saab tem que comprar de nos para usar no NG
O painel mais especificamente o WAD ,algo manjado ,não precisa repetir mesmo ,agora sobre o link apenas negamos o link sueco e botamos o link BR2 nosso mas claro que é inferior.
@@eduardogoiabeira1099 ,olha quer mesmo comparar a perícia e necessidades suecas com a brasileira, é apenas um fato para um esclarecimento e não uma crítica.
O Brasil tem que ser mais rápido nessas atualizações militares. Se houvesse uma guerra contra o Brasil nesse meio tempo, o país estaria lascado, não conseguiria se defender.
Alguém sabe dizer se um caça moderno vence sempre uma disputa contra caças antigos, independente da qtde deles? Sei lá 10 caças f5 contra um Gripen, eh vitória certa para o Gripen?
Oi Evaldo, acho q deve ser muito chato para vc quando um monte de sabidos fica esculachando o Gripen e louvando outros caças que só vivem dando problemas. 😂😂😂
Não há dúvidas que o Grippen é um excelente vetor de defensa/ataque. Mas tenho uma dúvida. Ele pode ser usado em porta aviões, uma vez que os caças da marianha são os também ultrapassados A-4 Skyhawk (mesmo o país não tendo esse tipo de embarcação agora, mas está nos planos para os próximos 25 anos se não me engano termos outro). E tenho também um questionamento. Mesmo a força aérea tendo a liberdade em reconfigurar o Grippen para diversos armamentos, não é um pouco arriscado termos apenas um tipo de caça enquanto outros países (não me refiro aos nossos vizinhos) tem 3 ou mais vetores?
Não é arriscado, pois ele é multi função, quanto mais vetores mais custos, os vizinhos tem mais de 1 modelo, por não terem verbas para comprar aeronaves novas q possam fazer todas as funções, existe o projeto do Gripen Naval, mas daqui a 25 anos não compensaria mais.
Toda aeronave que vai operar embarcada precisa ser mais robusta e com isso mais pesada que uma versão terrestre. E qual seria o risco? ,se arranjar encrenca tendo sua economia ou fornecimento de componentes interrompidos não importa ter 10 modelos de aeronaves diferentes ,existem estoques para operar por um um tempo o importante é adaptar um equipamento disponível dentro desse tempo ,isso independente de ser motor ,computador ,armamento.
Muito bom isso! Agora.... daqui pra frente, o Brasil precisa participar de exercícios internacionais, como fez com o F5 e A1, tal como Red Flag e demais exercícios! Senão vai morrer na praia!!!! Kkkkkk.
O problema é que são poucos caças, e demora uma eternidade para se entregar cada um. Quando entregarem a última unidade, a primeira já tá na hora de ser descomissionada.
Está no contrato o prazo, se a força aérea aceitou é porque concorda com todo o contrato. Igual ao pagamento sabe como foi feito pra tá reclamando do prazo de entrega?
@@giovannibk11 imagino que você tem toda a minuta do contrato e sabe de todos os detalhes. Tudo que escrevi é verdade. E não vi o contrato nem estou discutindo ele. Mas, quer meu e-mail para mandar uma cópia? Quem sabe não fico tão bem informado quanto você?
Porque precisa de motores de elevada tecnologia e bem poucos países dominam essa tecnologia. Há também limitações de exportação desses motores para alguns países, o que pode impedir a venda de caças com esses motores para alguns países.
@@jeanyonsei2318 ,isso é um recurso aero dinâmico ,a verdade é que a aeronave precisa ser desenhada para ter um perfil e arasto compatível desejada ,algumas vezes fica até meio lenta em velocidade máxima como o Rafale com Super cruise de 1.2 e uma velocidade máxima de mach 1.8
Super cruise é um recurso também limitado ,o pós-combustor como nome sugere seria o motor a 100% mais uma injeção adicional de combustível ,já o super cruise é o motor a 100% ,é um pouco menos desgastante ainda sim é muito exigente e é utilizado apenas para não acabar com seu combustível. Serve especialmente para o retorno do combate ou missões de interceptação devido ser possível apenas com pouco armamento no caso de aeronaves não furtivas geralmente com uma carga de dois misseis BVR e dois de curto alcance. Por fim o recurso é alcançável através de características aerodinâmicas apropriadas para essa região transonica e como não é a velocidade máxima nem a de cruzeiro certamente será um recurso complicado de aplicar.
Qual foi o governo que mais investiu nas forças, na indústria e criou uma base industrial, e uma politica estratégica? Agora o que é interessante o que realmente vai para o pagamento dos servidores das forças e o da manutenção e desenvolvimento. Dá uma pesquisada.
Parece pouco o que o Brasil tem. O que as FFAA fazem com os recursos é impressionante. Em proporção, não em números absolutos, o Brasil está entre os maiores operadores de aviões de transporte, que é uma necessidade natural. Os desafios também são enormes! Sonhamos de pés no chão, amigo.
Sonhar é bom. Entretanto, a FAB/Embraer têm o histórico de não levar adiante as oportunidades que surgem. Aconteceu com o Xavante, aconteceu com o AMX e vai acontecer o mesmo com o Gripen. Daqui a trinta anos outro vetor estrangeiro substituirá o Gripen e as pessoas terão a mesma empolgação de hoje.
Excelente vídeo, gostaria de ver um prognóstico de um possível combate de 100 avioes Gripen x 100 F 35 todos com o q tem de melhor. Se formos atacados teremos q enfrentar F35, pois não acredito q nenhum país sul americano seria louco de nos atacar.
Se o gripen não tiver um apoio de radar serão detectados primeiro e não saberão nem o que os atingiu! A capacidade stealth ainda é o fator determinante no combate bvr!
Não seria estratégico manter também uma quantidade razoável de F5 modernizados, para missões que não exigirão o mais moderno equipamento disponível? De certa forma, manter em números os F5 somados ao Gripen, não seria uma forma menos custosa de demonstrar Força? Pergunta de leigo, mas admirador da aviação de caça!
Ricardo, a entrada de todos os F39 em serviço vai demorar muito(talvez 1 década), e por enquanto, para o preenchimento da quantidade necessária de aviões por esquadrão, o F5 ocupará essa vaga. Ou seja, mais ou menos a cada 1 F39 chegando/construído, sairá 2F5 ou 1 AMX, porque é de urgência a paralização dos antigos aviões, e aí vem a segunda explicação: O custo para a formação de novos pilotos para AMX e F5 hoje, são desnecessários já que digamos, são similares a formar pilotos de F39 (tempo de treinamento) e em vez de formar para antigas máquinas, melhor formar para as modernas, e mais importante e principal motivo é o custo de operação e manutenção das antigas máquinas. Imagina manter antigos carros com as antigas e poucas peças existentes, e que quando anda(voa), consome muito mais combustível. Ou seja, com a economia de operação dos antigos aviões (AMX e f5) a FAB poderá remanejar esses valores para aquisição de mais F39 e diminuir a diferença mais rapidamente entre quantidade necessária e a disponível.
Colocou o mundo da aviação no bolso, muito versátil , e ataque mortal a outras aeronave, e com bate a tanques a 2.440, por hora , até a Rússia a china , os EUA , já vão querer comprar, coisa brutal este aviação em , bicho feio em , que vai encarar.
O nosso gripen é o E/f ou NG? A diferença do peso do f5 quase metade não reduz essa diferença de potência, ele pode ser um dos menos potentes mas é um dos mais leves tb
O Brasil é sempre um nanico em negociação.... Até a Argentina é mais inteligente..... Fez cotação de preços com os Russos, e rapidinho os americanos abriram negociação pra vender F16 dos usados deles.... O preço que compramos 1 desses "gripe" compram 2 ou quem sabe 3 dos F16.... Um caça realmente experimentado em combate real....
OS F5 BRASILEIROS DEVEM SER RESTAZURADOS E APROVEITADOS PARA TREINAMENTO DOS NOSSOS PILOTOS DE COMBATE. VEJA O EXEMPLO DO ESTADOS UNIDOS.OS USA NÃO SÓ PARA TREINAMENTO COMO OS ADPTOU COMO DRONES,
Na verdade foi o contrário, ele foi originalmente projetado como treinador (T -38 Talon) e depois foi feita uma versão de caça (o F - 5) para se opor ao MiG - 21. Mas estão no limite de suas vida útil, lá serão substitudos pelo Boeing/Saab T- 7 .
Esse numero de 50 gripens tá bom desde que comprem uns 30 caças mais modernos (pode ser de segunda mão) para a Marinha. Os Skyhawks são mais velhos que os F-5.
Pra que avião pra Marinha....??? Não temos e não teremos tão cedo, porta aviões.... Somos a ralé e nossos governantes não estão nem aí pras defesas de nossa nação...
Um avião de transporte é mais simples e foi feito pensando em também exporta-lo, já um caça é mais complexo e um alto investimento e o brasil não conseguiria competir no mercado Internacional veja o exemplo do Gripen
Esse canal é um dos poucos que foca em critérios técnicos e não adota posições ideologicas partidárias disfarcadas de análise. Parabéns pelo vídeo.
Sabe nada! O adm é pró Rússia e anti americano 🙄
❤🎉
Tudo depende do público alvo.
Pois é...aquele canal que VC fala, implicitamente, era muito bom qnd o proprietário não misturava as coisas.
Bem observado
A guerra começa a ser vencida por uma indústria eficiente. Muito bom estarmos produzindo localmente esses importantes vetores militares !!!!!
Montando você quis dizer. Pois a única aeronave militar que tem alguma parte de fuselagem produzida no Brasil é o KC390.
Vi por duas vezes um kc390 no céu. Que coisa mais fantástica.Gigantesco. Pra frente Brasil
Desde a década de 70 usando um caça projetado na década de 50 era mesmo de se esperar que o salto tecnológico fosse enorme.
Precisamos de ter tambem um caça de 5° geração !!!
Não precisamos não, pois o objetivo é a defesa e os radares em terra conseguem identificar os ditos caças furtivos em caso de alguma invasão.
Realmente só falta um desse para ficar top mesmo
No Brasil não da certo pelo simples fato de dinheiro, voar esses caças gasta muito e 90% vai para o bolso dos generais e seus filhos, por exemplo F-22 é US$ 85.325 por hora de voo, enquanto o Gripen F-39 é US$ 4,5 mil, aqui compensa pegar uns 100 Gripen F-39 espalhar em 5 bases pelo Brasil protegendo do norte ao sul do Brasil e se precisar fabricar ou comprar drones de 5 geração tipo o Sukhoi SU-75 (versão drone) aí vale a pena pois o caça é mais barato, não tem piloto pois ali vale uma vida e muito tempo de treinamento dele, etc assim conseguimos "competir" com países maiores pois atualmente os da América Latina não são uma ameaça para nós.
@@MarkPoke. essa não é a questão, o principal problema é que negociar a compra de um jato de 5 geração é inviável para o Brasil, não é interessante para outros países terem esse tipo de relação com o Brasil por o país ser muito instável em vários assuntos e não apresenta vantagem ou algo de valor para um país desenvolvido
A resposta é não!! Precisamos sim é de sistema de mísseis anti aéreos de longo alcance do tipo S-400 ou algo similar integrados com os sistemas de radares de vigilância
Parabéns ao comentarista
Excelente video Evaldo. 👏👏👏👍👍🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Esse canal é outro patamar!
Top incrível
Esse sim é um ótimo caça.. unica desvangem é a quantidade limitade e ainda a demora ..
Excelente roteiro comparativo dos dois caças.
Esse vídeo vai acabar com o choro de muitos, que em um vídeo já postado estavam chorando as pitangas por não ter sido compro jatos soviéticos, vídeo muito bom e muito bem feito, bem explicado.
Oxi, porque o país compraria jatos soviéticos?
@@paulobueno8916 foram feitas propostas de venda do su30 para o Brasil e não passou, aí tinha pessoas falando a respeito, dizendo que o Brasil perdeu por não comprar jatos russos.
@@rodrigorodigiheri entendi, eu não sabia dessa noticia, mas mesmo assim o gripen carrega armamentos superiores, radares mais modernos e uma furtividade melhor
@@paulobueno8916 eu tbm, pelo que vi sobre os 2, acho o gripen muito soperior, principalmente para o Brasil que não tem confrontos aéreos, fora a possibilidade de ser implantada tecnologia diferente nele.
É amplamente reconhecido que a escolha do caça Gripen pela Força Aérea Brasileira foi a mais acertada. No entanto, o esforço financeiro destinado a este projeto, que inclui a aquisição de 36 aeronaves, tem sido significativo. Durante o mandato do presidente Bolsonaro, esse número foi ampliado para 40 unidades, embora atualmente permaneçamos com a referência de 36 aeronaves. Se houvesse uma redução no número de ministros e assessores no governo atual, já poderíamos ter finalizado a aquisição do segundo lote e estaríamos planejando um terceiro, visando a produção integral de jatos no próprio Brasil. O país possui capacidade, profissionais qualificados e tecnologia recentemente adquirida. Entretanto, falta vontade governamental e consciência populacional sobre a importância de ferramentas para a defesa nacional, elemento essencial para garantir a soberania de uma nação, algo com o qual não se deve brincar!
Alguém falou em motociata?
É preciso um pouco mais de contexto.
O projeto do F-5 era para ser um caça (bem) leve. Por motivos geopolíticos que seria longo demais para escrever aqui, ele acabou tornando-se um vetor principal para algumas nações.
Já o Gripen nasceu para ser o "backbone" da força aérea sueca. A diferença entre os dois projetos é de berço.
Parabéns ao canal! E a esse belíssimo trabalho. O Gripen e a nossa Força agradecem!
Esse enorme salto tecnológico deveria ser acompanhado de um grande salto de quantidade. A FAB opera muito poucas unidades de aeronaves de combate. É incompatível com o tamanho do Brasil. A chance é agora.
caro Ricardo, eu tava preparando um texto aqui, mas aí lí o seu, e acho que vc já disse o que eu queria, do que retirei meu post. São muito poucos gripen para o tamanho de nosso país. Grande abraço.
@@weldermartins2715 abraço
É caro.
Mas umas 1500 unidades realmente já permitiriam ao Brasil ter um nível de segurança aérea militar adequada ao tamanho do território, desde que operasse com base em um modelo de pequenas bases aéreas com umas 10 a 20 unidades cada, de forma a tornar logisticamente complicado destruir toda a frota aérea.
O Brasil é um país de brinquedo. Os gringos deixam o Brasil brincar de sério, enqto se sabota a si mesmo na política interna. Na hora que os EUA quiserem, eles vem e pegam o que querem.
@@joao-joaokkkkk 1500? Kkkkkkkk
Sim ,com certeza é um grande salto tecnológico.👏👏👏👏
Parabéns pela matéria; objetiva e técnica.🇧🇷💪🏽
Vídeo excelente! A questão do contrato com transferência de tecnologia traz benefícios intangível ao Brasil. Já temos capacidade mundialmente reconhecida em fabricação de aviões, mas essa questão dá um impulso estratégico excelente. 🇧🇷
Excelete
Pena que compramos poucos, precisaríamos de muito mais desses caças
O Brasil vai fabricar entao pode fabricar uma maior quantidade por anos alem da compra inicial.....
Essa pintura ta linda
tomara que não parem no segundo lote de gripens,que venha muitos lotes!
EXCELENTE VÍDEO PARABÉNS!
Eu já esperava, claro, uma superioridade absoluta doo Gripen... mas confesso que fiquei surpreso principalmente nos motores: 1 único motor do Sueco ser mais de 2x mais potente que os 2 motores do F5!
Ele é mais potente que o Mirage 2000 que tinha 17000 lbf.
O F5 tem 9000 lbf de potência, o Gripen tem 22000 lbf
Parabéns pelo vídeo!
Show.
Só de não precisar de uma gpu pra "dar corda" no gripen, já é salto tecnológico importante
O mais importante é que agora o Brasil pode continuar produzir e investir em novos modelos futuros e ter sua própria indústria de aviação de caças personalizados de acordo com a necessidade da força armada e em custos realmente reduzidos. Uma coisa que todas as nações procuram e até países bem mais pobres asiaticos já tem a muito tempo
Só falta todo o aparato industrial e o dinheiro
@@naoseiquela00 No que deviam não investem mas, os idiotas da autoridade já estão pensando em retroceder para o obsoleto!? F-16 Bo&ta
Que documentário legal! Quem sabe no futuro o Brasil consegue ajudar na criação de novas versões do Gripen com fuselagem furtiva e talvez até mesmo com propulsor verorial.
Furtivo só se fizesse um projeto totalmente novo.
Parabéns pela matéria, mas esqueceu de mencionar que o gripen pode também utilizar o sistema de visão IRST Skyward-G. Abraço
Um show de informações, e o nosso Gripen é um verdadeiro falcão,.
Tem mapeamento de solo ?
Vamos aposentar logo esses F-5M! É muito legal morar pertinho da BASC, mas os F-5 são muito, muuuuito barulhentos. 😄
Parabéns...ótimo vídeo.
Acredito hj que quem possuir os mísseis mais sofisticados tem maiores vantagens , um teco teco pode disparar um míssil a longa distância , o resto o míssil faz , o lançamento aéreo da vantagens aos mísseis que podem viajar 600 km até o alvo , mesmo assim podem ser alvos de anti aérea , imagine um caça , então ter caças modernos é bom , mas mísseis precisos de longo alcançe muito melhor , Amx e F-5 podem ser muito bem utilizados ainda ......
Aí manja hein kkkk
AMX e F5 já não podem carregar nenhum desses misseis que vc disse serem modernos. Pronto, agora entendeu o adeus dos F5 e AMX né? Para carregar mísseis modernos, somente caças muito mais potentes e modernos que os nossos.
Missil sozinho não faz milagres, tem os sensores, equipamentos de guerra eletrônica .....
As asinhas da frente fazem muita diferença na decolagem e pouso pelo q vi
São chamados de "Canards"
Muito bom o vídeo! Seria legal ver um comparativo tbm entre o Mirrage 2000, o F5EM e o Gripen, porque o Mirrage fazia parte da fase um do programa FX, e foi utilizado como solução temporária entre o FX1 e o FX2, obrigado!
Superior em tudo, até potência, o Gripen tem 35% a mais de potência em cima do Mirage que a gente tinha.
Precisamos.
Vc foi muito técnico e explicativo nós fatos do gripen e saldo tecnológico na força aérea do Brasil Evaldo!👍
Boa análise.
Os f5 podem ser usado como agressores em treinamento em vez de aposentado, visto que sua manutenção é barata
F-5 Tiger e F-39 Gripen os melhores aviões de caça da nossa Força Aérea Brasileira🇧🇷🔰para todos os melhores pilotos de caça brasileiros do mundo🌎👏🏻😃🤝🏻😄👍🏻🌟🎖️🍾🥂🇧🇷🔰
Não têm como não deixar o like parceiro.
FALA SOBRE F8 CRUSADER.
SOBRE AS ASAS DELE, SOBRE ATUACAO DELE NO VIETNA.
FALA TAMBEM DA ATUACAO DELE NA CRISE DOS MISSEIS CUBANO.
Avião lindo e interessante! O astronauta John Glenn voou esse avião.
O “Last Gunfighter” que derrubou mais aeronaves com mísseis.
Mais um inscrito. 👊🏾
O vídeo é incrível até comparar com a América do Sul nossos verdadeiros adversários estão lá em cima dda linha do equador e Oriente temos q modernizar para enfrenta los
Imagina os exercícios de combate entre F5 e Gripen!?
Bem que a força aérea poderia fazer isso, nem que seja pela curiosidade hahahaha
É o que tem de mais "ameaçador" em mãos pra treinar os pilotos do Grippen e testar a aeronave pra ver se realidade bate com a teoria, no papel tudo é lindo
Pilotos brasileiros devem demorar uns 10 anos voando com os Gripen para se tornarem verdadeiros ases.
Estou trabalhando num projeto ultra secreto dum jato mach 10 de decima geração, imbativel,com pintura invisivel e radar 0,0000,00 ou sela indetectavel ,velocidade 100 vezes da luz , o motor é um BR TECK BRUNO 1000 LEVA MEU NOME , TODO MATERIAL DESSE JATO VEIO DE PLUTÃO E MARTE, SEU COMBUSTIVEL É UMA MISTURA DE URANIO ,GLUTAMATO DE SÓDIO , EXTRATO DE NIQUEL E MAIS 2 COMPONENTES QUE NÃO POSSO REVELAR , BRASIL JA ENCOMENDOU 1000 JATOS COM MINHA EMPRESA , EMPRESA ESSA QUE NÃO POSSO REVELAR,AGUARDEM OS ACONTECIMENTOS BRAZUKAS.
bem, fez a comparação do f5 versão normal pois os atualizados deu um pulo de 3 gerações , os f5 do brasil ganharão o posto de 4+ , o radar foi trocado pelo bloc60 , o sistema de armas dispara armas inteligentes , tem data link e capacete com 3d e mira por visão , possui infra vermelho , e todos os tipos de contra defesa foram instalados , os motores foram trocados por mais potentes e o tanque foi aumentado , o que a embraer fez no f5 nem a Northrop Grumman tinha coragem de fazer , e já estão pensando e freia a embraer pois tem rumores de outros países que querem modernizar os F-5 , a embraer hoje pode construir o seu próprio caça de quinta geração sem medo de errar , o gripen e top mais o que foi feito com o F-5 foi um salto em conhecimento
F5, bom descanso guerreiro, GRIPEN ,já chegou 👏👏👏👏👏🦅🦅🦅🦅🦅
Fala sobre o A6 intruder.
O Gripen ef foi feito sob medida para a força aérea brasileira, e não para a principal necessidade do Brasil. Sabe aquele sapato que cabe certinho no pé? É o Gripen ef pra força aérea brasileira. Há uma grande chance do irmão mais velho do Gripen brasileiro o modelo CD lutar na guerra da Ucrânia, será incrível ver o modelo em combate real.
Salve meus nobres .
Poderia fazer um comparativo do gripen com o f50 ?
Agora sim a FAB vai se transformar em uma Força Aérea
um segredo que não ti contaram , toda a instrumentação e painel de operação e datalink do gripem e projeto brasil , fabricado aqui , a saab tem que comprar de nos para usar no NG
O painel mais especificamente o WAD ,algo manjado ,não precisa repetir mesmo ,agora sobre o link apenas negamos o link sueco e botamos o link BR2 nosso mas claro que é inferior.
@@edvanleonardo4262é inferior porque?só porque o deles é sueco?quem te passou essa informação técnica técnica?
@@eduardogoiabeira1099 ,olha quer mesmo comparar a perícia e necessidades suecas com a brasileira, é apenas um fato para um esclarecimento e não uma crítica.
Tenho a sorte de ver o GRIPEN em GPX e posso garantir: É Fantástico!!!!
O Brasil tem que ser mais rápido nessas atualizações militares. Se houvesse uma guerra contra o Brasil nesse meio tempo, o país estaria lascado, não conseguiria se defender.
Vc faz um comparativo entre Gripen ng e o F-16 block 72/70
Um vende e ou outro só com propina!
As características do gripem seria perfeito para as necessidades da Ucrânia nessa guerra. Podendo decolar de rodovias e de baixo custo por hora de vôo
F5 deveria ser adaptado e mantido operacional como avião de ataque ao solo
o que aconteceu com o outro canal?
Alguém sabe dizer se um caça moderno vence sempre uma disputa contra caças antigos, independente da qtde deles?
Sei lá
10 caças f5 contra um Gripen, eh vitória certa para o Gripen?
Oi Evaldo, acho q deve ser muito chato para vc quando um monte de sabidos fica esculachando o Gripen e louvando outros caças que só vivem dando problemas. 😂😂😂
Não há dúvidas que o Grippen é um excelente vetor de defensa/ataque. Mas tenho uma dúvida. Ele pode ser usado em porta aviões, uma vez que os caças da marianha são os também ultrapassados A-4 Skyhawk (mesmo o país não tendo esse tipo de embarcação agora, mas está nos planos para os próximos 25 anos se não me engano termos outro). E tenho também um questionamento. Mesmo a força aérea tendo a liberdade em reconfigurar o Grippen para diversos armamentos, não é um pouco arriscado termos apenas um tipo de caça enquanto outros países (não me refiro aos nossos vizinhos) tem 3 ou mais vetores?
Não é arriscado, pois ele é multi função, quanto mais vetores mais custos, os vizinhos tem mais de 1 modelo, por não terem verbas para comprar aeronaves novas q possam fazer todas as funções, existe o projeto do Gripen Naval, mas daqui a 25 anos não compensaria mais.
Toda aeronave que vai operar embarcada precisa ser mais robusta e com isso mais pesada que uma versão terrestre.
E qual seria o risco? ,se arranjar encrenca tendo sua economia ou fornecimento de componentes interrompidos não importa ter 10 modelos de aeronaves diferentes ,existem estoques para operar por um um tempo o importante é adaptar um equipamento disponível dentro desse tempo ,isso independente de ser motor ,computador ,armamento.
Salve irmão, qual as músicas de fundo?
Aguardando comparação com o Eurofigther Typhoon
😂
Legal
Por que tiraram o IRST ?? No início tinha.
Muito bom isso! Agora.... daqui pra frente, o Brasil precisa participar de exercícios internacionais, como fez com o F5 e A1, tal como Red Flag e demais exercícios! Senão vai morrer na praia!!!! Kkkkkk.
Salve oque aconteceu com o outro canal dele?
Alguém saberia me responder?
Obrigado
O Águias de Aço está funcionando normalmente, acho que só os temas são um pouco diferentes.
Olá amigo! O Águias de Aço continua com os vídeos diários, mais voltados às notícias da aviação militar.
Abração
Nada, acabei de assistir.
@@aero-mil estamos juntos sempre
@@heian19 obrigado amigo
As poucas unidades que temos ainda não estão operacionais???
Estão em IOC, do mesmo jeito q ocorre com qualquer aeronave q seja comprada por qualquer país.
Quantas gripe a fab ja possui?
O problema é que são poucos caças, e demora uma eternidade para se entregar cada um. Quando entregarem a última unidade, a primeira já tá na hora de ser descomissionada.
É mesmo...
Está no contrato o prazo, se a força aérea aceitou é porque concorda com todo o contrato. Igual ao pagamento sabe como foi feito pra tá reclamando do prazo de entrega?
@@giovannibk11 imagino que você tem toda a minuta do contrato e sabe de todos os detalhes. Tudo que escrevi é verdade. E não vi o contrato nem estou discutindo ele. Mas, quer meu e-mail para mandar uma cópia? Quem sabe não fico tão bem informado quanto você?
@@eugenioevaristo5238 ,com dinheiro tudo se resolve ruclips.net/user/livekRCLf5_ywWE?si=ZSa5nUHaJznaflD5&t=1206 .
Imensurável benefício foi o salto tecnológico! Espero que a Força Aérea e a Embraer cresçam e projetem o próximo caça avançado do Brasil!l!! ✌🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Sugestão de pauta: Por que poucas aeronaves tem capacidade de Super Cruise?
Porque precisa de motores de elevada tecnologia e bem poucos países dominam essa tecnologia. Há também limitações de exportação desses motores para alguns países, o que pode impedir a venda de caças com esses motores para alguns países.
@@jeanyonsei2318 ,isso é um recurso aero dinâmico ,a verdade é que a aeronave precisa ser desenhada para ter um perfil e arasto compatível desejada ,algumas vezes fica até meio lenta em velocidade máxima como o Rafale com Super cruise de 1.2 e uma velocidade máxima de mach 1.8
Super cruise é um recurso também limitado ,o pós-combustor como nome sugere seria o motor a 100% mais uma injeção adicional de combustível ,já o super cruise é o motor a 100% ,é um pouco menos desgastante ainda sim é muito exigente e é utilizado apenas para não acabar com seu combustível.
Serve especialmente para o retorno do combate ou missões de interceptação devido ser possível apenas com pouco armamento no caso de aeronaves não furtivas geralmente com uma carga de dois misseis BVR e dois de curto alcance.
Por fim o recurso é alcançável através de características aerodinâmicas apropriadas para essa região transonica e como não é a velocidade máxima nem a de cruzeiro certamente será um recurso complicado de aplicar.
Só lamento se este salto for tarde demais...
Por que tarde?
Bote mais cor brasuca nesse canal aí
A evolução do F5 para F20 é tecnologicamente possivel e economicamente viavel?
É impressionante o descaso do governo com as forças armadas. Um país como o Brasil não pode ser fraco dessa forma.
Qual foi o governo que mais investiu nas forças, na indústria e criou uma base industrial, e uma politica estratégica? Agora o que é interessante o que realmente vai para o pagamento dos servidores das forças e o da manutenção e desenvolvimento. Dá uma pesquisada.
@@antoniodosreis8522 Qual será? 😂😅
Quais países são uma ameaça real ao Brasil?
Parece pouco o que o Brasil tem. O que as FFAA fazem com os recursos é impressionante. Em proporção, não em números absolutos, o Brasil está entre os maiores operadores de aviões de transporte, que é uma necessidade natural. Os desafios também são enormes!
Sonhamos de pés no chão, amigo.
Mau comparando é como sair do Fusca (resistente e testado) para um Civic 5geração.
Sonhar é bom. Entretanto, a FAB/Embraer têm o histórico de não levar adiante as oportunidades que surgem. Aconteceu com o Xavante, aconteceu com o AMX e vai acontecer o mesmo com o Gripen. Daqui a trinta anos outro vetor estrangeiro substituirá o Gripen e as pessoas terão a mesma empolgação de hoje.
O AMX foi fundamental para Embraer desenvolver os ERJ 145,135 e assim por diante.
Bom
Excelente vídeo, gostaria de ver um prognóstico de um possível combate de 100 avioes Gripen x 100 F 35 todos com o q tem de melhor. Se formos atacados teremos q enfrentar F35, pois não acredito q nenhum país sul americano seria louco de nos atacar.
Se o gripen não tiver um apoio de radar serão detectados primeiro e não saberão nem o que os atingiu! A capacidade stealth ainda é o fator determinante no combate bvr!
Rússia com base na Venezuela e China com base na Argentina, acredite sim que Brasil vai enfrentar a OTAN.
Não seria estratégico manter também uma quantidade razoável de F5 modernizados, para missões que não exigirão o mais moderno equipamento disponível?
De certa forma, manter em números os F5 somados ao Gripen, não seria uma forma menos custosa de demonstrar Força?
Pergunta de leigo, mas admirador da aviação de caça!
Ricardo, a entrada de todos os F39 em serviço vai demorar muito(talvez 1 década), e por enquanto, para o preenchimento da quantidade necessária de aviões por esquadrão, o F5 ocupará essa vaga. Ou seja, mais ou menos a cada 1 F39 chegando/construído, sairá 2F5 ou 1 AMX, porque é de urgência a paralização dos antigos aviões, e aí vem a segunda explicação: O custo para a formação de novos pilotos para AMX e F5 hoje, são desnecessários já que digamos, são similares a formar pilotos de F39 (tempo de treinamento) e em vez de formar para antigas máquinas, melhor formar para as modernas, e mais importante e principal motivo é o custo de operação e manutenção das antigas máquinas. Imagina manter antigos carros com as antigas e poucas peças existentes, e que quando anda(voa), consome muito mais combustível. Ou seja, com a economia de operação dos antigos aviões (AMX e f5) a FAB poderá remanejar esses valores para aquisição de mais F39 e diminuir a diferença mais rapidamente entre quantidade necessária e a disponível.
Estes armamentos para a aviação deveriam ser projetados e construídos aqui para não ficarmos dependentes dos humores da política internacional.
Colocou o mundo da aviação no bolso, muito versátil , e ataque mortal a outras aeronave, e com bate a tanques a 2.440, por hora , até a Rússia a china , os EUA , já vão querer comprar, coisa brutal este aviação em , bicho feio em , que vai encarar.
Seria possível colocar um radar de longo alcance nos f-5, se porque na modernização não colocaram
O radar do F-5 foi melhorado, antes era anda pior.
Já tem Radar de longo alcance de até 100km
@@paulo.s.kennedy aí é bom
Hoje em dia o f 5 já está ultrapassado, uma mudança por um jato mais rápido e mais manobravel já estava bem necessário
O alcance do Radar varia de acordo com o tamanho e tecnologia, o F5 não tem espaço e capacidade tecnológica para receber radares melhores.
O nosso gripen é o E/f ou NG?
A diferença do peso do f5 quase metade não reduz essa diferença de potência, ele pode ser um dos menos potentes mas é um dos mais leves tb
Versão E.
A versão F, é a biplace.
O NG nada mais é que uma alcunha pro EF. O antecessor é o CD.
E/E e NG é a mesma coisa.
NG = nova geração, que são os modelos E/F
Gripen Next Generation (NG) é o nome de progama ao qual o gripen E (monoplace) e F (biplace) foram concebidos.
Uns caças F22 vinham bem para se somar aos Gripen. Mas dificilmente o EUA venderiam para nós. Sukoy o acesso e bem mais rápido
😂😂😂😂to rindo tanto pelos f22 fazer dupla com os Gripen quanto os sukoys chegariam rápido.😂😂😂
O Brasil é sempre um nanico em negociação....
Até a Argentina é mais inteligente.....
Fez cotação de preços com os Russos, e rapidinho os americanos abriram negociação pra vender F16 dos usados deles....
O preço que compramos 1 desses "gripe" compram 2 ou quem sabe 3 dos F16....
Um caça realmente experimentado em combate real....
👏👏👏👏👏👏👏
#otimoebom
Ainda assim gosto do F5
Preseza no mínimo os cento e senguenta caça para o Brasil se sente seguro e so tirar o dinheiro dos corrptos
OS F5 BRASILEIROS DEVEM SER RESTAZURADOS E APROVEITADOS PARA TREINAMENTO DOS NOSSOS PILOTOS DE COMBATE. VEJA O EXEMPLO DO ESTADOS UNIDOS.OS USA NÃO SÓ PARA TREINAMENTO COMO OS ADPTOU COMO DRONES,
Na verdade foi o contrário, ele foi originalmente projetado como treinador (T -38 Talon) e depois foi feita uma versão de caça (o F - 5) para se opor ao MiG - 21.
Mas estão no limite de suas vida útil, lá serão substitudos pelo Boeing/Saab T- 7 .
Esse numero de 50 gripens tá bom desde que comprem uns 30 caças mais modernos (pode ser de segunda mão) para a Marinha. Os Skyhawks são mais velhos que os F-5.
Pra que avião pra Marinha....???
Não temos e não teremos tão cedo, porta aviões.... Somos a ralé e nossos governantes não estão nem aí pras defesas de nossa nação...
A FAB comprou 2 Airbus de reabastecimento em voo e agora só tem 1 para reabastecimento. Oque aconteceu com o outro Airbus? Alguém sabe?
Virou o "aerojanja", agora é avião presidencial
@@markusbrondani o loco, virou motel voador, kkkkkkkk
Esse Gripen com manchas é belíssimo e não entendo porque preferiram o Gripen todo cinza...
Na verdade essa não é a cor dele oficial, quando for incorporado na FAB, receberá outra pintura
Já viu a pintura do F5 amigo? Então, imagine a pintura do F5 no Gripen brasileiro.😂😂
Um salto tão grande que não temos nem 10 pilotos que voem fly by wire e utilizem HUD e radar AESA.
Quem te deu essa informação a f.a.b..
Será que vai demorar de termos um caça de 5° geração?
Como uma nação pode produzir o KC-390, e não produzir um caça para nós mesmo...
Um avião de transporte é mais simples e foi feito pensando em também exporta-lo, já um caça é mais complexo e um alto investimento e o brasil não conseguiria competir no mercado Internacional veja o exemplo do Gripen
@@Izi-k1v Há quem diga que o Irã está produzindo o seu...
@@ricardofreitas6900 O IRÃ fabrica uma versão local do F5.