ALUNO PRETO É INDEFERIDO NA HETEROIDENTIFICAÇÃO RACIAL E TEM MATRÍCULA CANCELADA.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 26 окт 2024
  • Estudante negro aprovado entre cotistas tem matrícula rejeitada após UFF alegar falta de áudio em vídeo para comprovar raça
    Juiz considerou 'excessivamente rigoroso e desprovido de razoabilidade' o argumento da universidade e concedeu liminar para matricular Allan Pinto Ignácio, de 22 anos, aprovado em 3º lugar entre cotistas de jornalismo. Comissão da Alerj descobriu mais de 30 casos parecidos.
    Fonte: Por Raoni Alves, g1 Rio
    O estudante Allan Pinto Ignácio, de 22 anos, jovem negro de pele retinta, teve sua matrícula rejeitada entre os cotistas da Universidade Federal Fluminense (UFF). O motivo alegado foi que o vídeo enviado pelo jovem para comprovar sua raça estava sem áudio.
    O argumento foi considerado "excessivamente rigoroso e desprovido de razoabilidade" pelo juiz Leo Francisco Giffoni, que concedeu liminar favorável à matrícula de Allan.
    A Universidade Federal Fluminense afirmou que Allan teve sua matrícula efetuada no dia 19 de abril de 2024, após revisão do processo seletivo conforme decisão judicial (veja no fim da reportegem a nota da universidade na íntegra).
    "O critério identitário/fenotípico deve ser utilizado exclusivamente, sendo o vídeo uma ferramenta visual para confirmar tal autodeclaração. Portanto, há uma probabilidade significativa de que o direito do autor seja reconhecido ao final do processo, uma vez que o fenótipo visível do autor no vídeo apresentado corrobora, sem margem para qualquer dúvida, sua autodeclaração como pessoa preta", escreveu o juiz.
    Allan foi aprovado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em Jornalismo em 3º lugar no sistema de cotas para candidatos pretos, pardos e indígenas de baixa renda que estudaram em escolas públicas.
    O processo de verificação é online, onde o aluno precisa gravar e enviar um vídeo se declarando preto, pardo ou indígena.
    No processo judicial, foi anexado o vídeo enviado para a verificação. Apesar de ele visivelmente ter traços negros e a pele retinta, a falta de som levou a matrícula a ser rejeitada pela Comissão de Heteroidentificação - banca constituída para verificar a cor e raça dos aprovados pelo sistema de cotas.
    A banca considerou o aluno "inapto" por "ao realizar upload do vídeo, não falar seu nome completo e não se declarar com a frase: 'Eu me autodeclaro preto', conforme consta no formulário eletrônico para envio de documentações da UFF".
    Vídeo original tinha áudio, dia Allan
    Segundo Allan, o vídeo original tinha áudio e contava com sua autodeclaração completa. Porém, segundo ele, por uma falha no sistema utilizado pela universidade, a gravação acabou enviada sem o som correto.
    De acordo com a advogada Géssica Castro, responsável pela defesa de Allan, o estudante já havia preenchido uma autodeclaração por escrito no ato da pré-matrícula online. Para a advogada, o vídeo anexado seria apenas uma ferramenta visual para confirmar a autodeclaração do candidato.
    "Ele é claramente uma pessoa humilde, negra de pele escura e foi considerado inapto. (...) Ele foi presencialmente à faculdade e descobriu que teria que fazer um recurso. Quando voltou para casa viu que já tinha perdido o prazo. São várias camadas de dificuldades para a chegada dele na faculdade. Foi uma série de violações de direitos", analisou a advogada.
    Géssica acredita que a Comissão de Heteroidentificação da UFF violou a legislação que trata sobre o sistema de cotas em instituições públicas, que recomenda que o órgão crie meios para verificar as características físicas dos beneficiários.
    "A banca examinadora utilizou a ausência de som do vídeo enviado pelo autor como único critério de verificação de sua autodeclaração como pessoa preta, sem considerar as características físicas visíveis que garantem o direito do autor de ingressar na universidade por meio das cotas para pessoas pretas, pardas ou indígenas", argumentou.
    Matriculado por liminar
    Em janeiro desse ano, Allan conta que teve uma das notícias mais felizes de sua vida, quando soube que havia passado em 3º lugar no Sisu e que iria poder cursar jornalismo em uma das melhores universidades do país.
    "Eu senti muito orgulho. Eu senti que tudo se alinhou com o meu propósito. Por muitas coisas que eu passei, mas pela sensação de poder mostrar que se eu consigo outros amigos também podem conseguir", avaliou.
    Morador do bairro de Neves, em São Gonçalo, Allan lembrou das dificuldades enfrentadas na época do pré-vestibular social, em Niterói. O estudante contou ao g1 que muitas vezes precisou fazer andando o trajeto com mais de 5 km de distância entre a sua casa e o cursinho.
    #pardo #heteroidentificaçãoracial

Комментарии • 33

  • @rafaeldasilva4506
    @rafaeldasilva4506 6 месяцев назад +7

    A BANCA É CEGA?
    PRECISA DE ÁUDIO ESSA CAMBADA??

    • @seposicionecomjc
      @seposicionecomjc  6 месяцев назад +1

      Bom dia! Precisava falar kkkk

    • @carlosce88
      @carlosce88 6 месяцев назад +3

      @@seposicionecomjc Vai ver ele não tinha as vivências de pessoas negras kkk

    • @seposicionecomjc
      @seposicionecomjc  6 месяцев назад +2

      @CarlosEduardoce88 Bom dia! Kkkkk

    • @LeonardoDaSilvadosSantos-tg4ql
      @LeonardoDaSilvadosSantos-tg4ql 2 месяца назад +1

      ​@@seposicionecomjcaqui está o vídeo com as fotos de mimruclips.net/video/-mzy72Tt7gw/видео.htmlsi=hi8qFHHZ1VeM-NYx

  • @glauciamichellesantos7524
    @glauciamichellesantos7524 6 месяцев назад +6

    Julio, esse é caso mais absurdo que já vi aqui no seu canal. Estou chocada!

    • @seposicionecomjc
      @seposicionecomjc  6 месяцев назад +1

      Bom dia! Como você fez um trabalho mais próximo comigo e graças a Deus conseguimos, sabe que absurdos acontecem. Indeferir um preto retinto só porque não o saiu no vídeo ele dizendo ser preto. Precisa falar? Kkkkk

  • @smull5891
    @smull5891 4 месяца назад +4

    mas será que só de olhar é tão difícil de identificar??? As pessoas negras e pardos são passadas pra trás em todo e qualquer oportunidade que essas comissões pilantr*s encontram... O que claramente mostra que o próprio sistema age deliberadamente contra negros e pardos... será que alguém que olhe pra esse rapaz tem dúvidas que ele é uma pessoa negra mesmo sem ouvir a voz dele?? aposto que se fosse pra incriminar ele por alguma coisa, se essa mesma comissão não seria super assertiva em identificar ele como uma pessoa negra, mas como é pra um beneficio ai a história é outra.

    • @seposicionecomjc
      @seposicionecomjc  4 месяца назад +2

      Boa tarde! Perfeito seu comentário.

    • @selotactil
      @selotactil Месяц назад +2

      Exatamente. Esse sistema está demonstrando atuar contra aqueles que deveriam ser reparados, ou seja, reforça as discriminações.

  • @IrenyDuarte
    @IrenyDuarte 3 месяца назад +2

    Só uma dúvida. O zagueiro Thiago Silva da seleção brasileira é pardo?

    • @seposicionecomjc
      @seposicionecomjc  3 месяца назад +3

      @@IrenyDuarte Boa tarde! Ele é pardo com fenótipo na linha do branco (zonas cinzentas). Suas características fenotípicas apresentam apenas sinais da miscigenação, portanto, a sua leitura social sugere duplicidade de interpretação, mas predomina o branco. Seria indeferido na maioria das bancas.

    • @LeonardoDaSilvadosSantos-tg4ql
      @LeonardoDaSilvadosSantos-tg4ql 3 месяца назад +1

      ​@@seposicionecomjcolá sou Leonardo,você poderia analisar minha etnia pós muitos acham que sou branco?ruclips.net/user/shorts41s9GczmSlU?si=FpSbXmA6tH21TuXB

    • @peterparque5837
      @peterparque5837 2 месяца назад

      @@seposicionecomjc E Neymar, ele é negro ou pardo? Tem várias matérias por aí falando que ele é negro.

    • @seposicionecomjc
      @seposicionecomjc  2 месяца назад +2

      @@peterparque5837 O Neymar é pardo, no entanto, segundo o estatuto da igualdade racial também é negro.

    • @LeonardoDaSilvadosSantos-tg4ql
      @LeonardoDaSilvadosSantos-tg4ql 2 месяца назад +1

      ​@@seposicionecomjcolá Julio cesar, sou Leonardo e gostaria que você fizesse uma análise sobre minha etnia, pós muitos falam que eu sou branco,mas eu tenho minhas dúvidas sobre o assunto,vídeo ai em baixo ruclips.net/user/shorts41s9GczmSlU?si=RMuO7PLBFKuvZ0Pi

  • @Antonio-fs2ee
    @Antonio-fs2ee 6 месяцев назад +3

    Que absurdo isso jc

  • @EduardoSantos-qy8tk
    @EduardoSantos-qy8tk 2 месяца назад +1

    Boa noite. tenho um cabelo mais ondulado. Caso eu vá para uma banca de heteroidentificação, posso ir de dreads? Há problema...? não tem nada no edital proibindo ....Ou vc acha melhor ir com cabelo natural mesmo ?

    • @seposicionecomjc
      @seposicionecomjc  2 месяца назад

      Boa noite! Qual a banca? Cada banca tem a sua característica, no entanto, nos cursos de heteroidentificação que já fiz, a orientação é não deferir candidatos de pele clara com dreads, tranças e turbantes.

    • @EduardoSantos-qy8tk
      @EduardoSantos-qy8tk 2 месяца назад +1

      @@seposicionecomjc Ok .... a banca é CEBRASPE! Era uma dúvida mesmo. Eu penso que mesmo que eu use dreads no meu cotidiano, a banca pode entender que quero dificultar a avaliação dos traços fenótipos....Enfim, prefiro não arriscar e vou com o cabelo natural. Eu vejo que as bancas querem deferir o pardo somente se ele for preto-pardo (todos os traços negroides bem acentuados , mas a cor da pele um pouco mais clara). Minha pele é parda, meus traços tem acentuações negras ( na pela , na boca e no nariz ). Porém, no cabelo não, pois ele é ondulado e menos crespo. Se for indeferido , vai me nortear para os próximos concursos( esse é o primeiro que passo por cotas )

    • @seposicionecomjc
      @seposicionecomjc  2 месяца назад

      @@EduardoSantos-qy8tk
      Cebraspe? Melhor não ir de dreads kkk. O Cebraspe analisa o fenótipo e critérios subsidiários, ou seja, às vezes faz perguntas e não vejo ninguém preocupado com isso. A pele clara não é um problema quando você tem um conjunto para contrapor e não está em processo de embranquecimento. É a banca mais difícil. Sugiro uma avaliação de fenótipo e vivência. Acesse: www.bancaparalela.com.br

    • @LeonardoDaSilvadosSantos-tg4ql
      @LeonardoDaSilvadosSantos-tg4ql Месяц назад +1

      ​@@seposicionecomjcaqui está o vídeo com as fotos de mim ruclips.net/video/-mzy72Tt7gw/видео.htmlsi=_C-sbS3YQZP_blJy

  • @veronicanascimento4143
    @veronicanascimento4143 4 месяца назад

    Sao despreparados, e cada absurdo

  • @Desconhecido12346
    @Desconhecido12346 5 месяцев назад

    Meu querido, uma dúvida, minha certidão de nascimento esta escrito que sou moreno, em caso de indeferimento posso usar esse documento como prova?

    • @seposicionecomjc
      @seposicionecomjc  5 месяцев назад

      Bom dia! Sua certidão de nascimento está dizendo que você é branco. Moreno é um branco de cabelo preto, mas usam pejorativamente para classificar uma pessoa negra. Está arrumando prova contra você mesmo.

    • @Desconhecido12346
      @Desconhecido12346 5 месяцев назад

      @@seposicionecomjc Tem algum julgado, pesquisa ou algum caso que comprove isso?

    • @seposicionecomjc
      @seposicionecomjc  5 месяцев назад

      @@Desconhecido12346 Na banca, todos que disseram ser moreno ou concordar quando é chamado como tal foram INDEFERIDOS. No judiciário, o próprio Juiz olha para a pessoa e diz que não é negro ou pardo, e sim moreno. Esquece o moreno, o que importa é a leitura social. Sugiro uma avaliação de fenótipo. Acesse: www.bancaparalela.com.br

    • @Desconhecido12346
      @Desconhecido12346 5 месяцев назад

      @@seposicionecomjc Não estou me atendendo a nomenclatura, não. É algo que realmente eu desconhecia. Obrigado, muito esclarecedor.

  • @luizgustavomonteirobraga
    @luizgustavomonteirobraga 5 месяцев назад +1

    Boa tarde! Quero me inscrever pro Concurso do BNDES (Banca Cesgranrio), mas tenho dúvida se serei aceito como pardo. Você faz a avaliação do fenótipo? Outra dúvida, ser reprovado na heteroidentificação me exclui do concurso ou me joga pra ampla concorrência? Desde já, obrigado.

    • @seposicionecomjc
      @seposicionecomjc  5 месяцев назад

      Boa tarde! Faço avaliação de fenótipo (heteroidentificação racial) e vivência para preparação para bancas que fazem perguntas. Acesse: www.bancaparalela.com.br

    • @peterparque5837
      @peterparque5837 2 месяца назад +1

      @@seposicionecomjc Quanto custa essa avaliação? Recentemente eu fui reprovado em uma banca de hetero identificação, e não sei mais em qual grupo étnico me identifico, sou escuro demais pra ser branco e claro demais pra ser preto. Sempre me declarei como pardo, porém no resultado a banca diz que não apresento traços fenótipos para me declarar negro. Daí outra pergunta que resta é... Onde entra o mestiço nessa história? visto que o Brasil é um país miscigenado, resultante de misturas de negros, brancos e indígenas.