Caparica Power 2ªEtapa 2024
HTML-код
- Опубликовано: 3 янв 2025
- Manuel Pirujinho, Matilde Pinto, Francisco Queimado e Tiago Guerra venceram este domingo a 2ª etapa do Circuito ASCC Caparica Power 2024 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill que se realizou na praia do Marcelino, Costa de Caparica.
A ondulação de Sudoeste em conjugação com o vento offshore que caracterizou este segundo e último dia de competição da prova organizada pela ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) resultou em direitas de 1m com boa formação proporcionando condições de excelência para os 97 atletas inscritos nas categorias Open, Feminino, Sub-21 e Sub-16 mostrarem o seu talento.
Na final Open, assistiu-se a uma bateria renhida com o vencedor da etapa anterior, Namor Cayres, a impor o seu surf assumindo a liderança na disputa inicial com uma boa combinação de carves de frontside que lhe valeu a melhor onda da bateria com 6.33 pontos.
Mas a boa reação de Manuel Pirujinho, que apostou forte em batidas verticais de backside que resultaram nas suas duas primeiras ondas em 5.50 e 6.13 pontos deram-lhe o score total de 11.63 pontos que virou o rumo dos acontecimentos garantindo-lhe a vitória. Cayres (11.40 pontos), Lourenço Alves (10.43 pontos) e Pietro Garroux (8.10 pontos) tentaram até ao fim chegar ao primeiro lugar mas, apesar do bom surf mostrado, não foi suficiente para alcançarem o objetivo.
“Este campeonato correu muito bem”, começou por dizer o vencedor. “Tivemos sempre altas condições e consegui apanhar boas ondas nos meus heats, principalmente durante esta tarde. O pico mudou mais para norte e apanhámos altas direitas, foi incrível! Nesta final tentei ir descontraído, apanhar as melhores ondas, fazer o meu surf e depois ver como corria no final. Estou cá na próxima etapa e espero qualificar-me e vencer o Special Event”, rematou.
De salientar duas notas excelentes por parte de Manuel Pirujinho com 8.67 pontos nas meias-finais de Sub-16 e 8.00 pontos de André Moi nos quartos-de-final de Open o que exemplifica bem o nível de surf presente na praia do Marcelino.
Na final feminina, Matilde Pinto assumiu a liderança desde o início com uma onda de 4.50 e elevou a fasquia com outra de 6.17 pontos que resultou no score vencedor de 10.67 pontos.
Sofia Matos tentou, por diversas vezes, inverter a situação mas ao cair em manobras decisivas acabou por ficar em 2º lugar com 9.63 pontos, com Catarina Rocha em 3º lugar com 7.27 pontos e Mafalda Cunha em 4º com 6.83 pontos.
“A minha ideia inicial para esta final era esperar pelas melhores ondas e fazer scores altos”, explicou a campeã da etapa. “Ultimamente ando a treinar muito para isto mesmo. O 4.50 não foi o melhor back-up porque caí numa junção e podia ter melhorado mais. Apanhámos altas ondas com direitas perfeitas. Vou tentar qualificar-me para o Special Event, estes campeonatos têm bom nível de surf e é importante competirmos neles”, salientou.
Na final de Sub-21 registou-se mais um grande momento de surf com uma bateria muito renhida. Miguel Lages, mostrando uma boa linha de surf de frontside, teve um início mais forte do que a concorrência com uma onda de 6.17 pontos à qual mais tarde juntou outra de 6.20 terminando com o score de 12.37 pontos. Liderou grande parte da final, apesar da boa resposta de Tiago Guerra que mostrou um surf afiado e vertical de backside respondendo com 6.83 pontos, a melhor onda da bateria. Francisco Queimado demorou um pouco mais a aquecer mas quando o fez mostrou um surf contundente com boas manobras de frontside que resultaram na combinação de duas ondas consecutivas de 6.67 e 5.90 que o levaram diretamente para o primeiro lugar de onde não mais saiu até ao fim. Venceu a etapa com o score de 12.57 pontos, com Miguel Lages em 2º lugar com os referidos 12.37 pontos, Tiago Guerra em 3º com 12.36 pontos e Baltazar Pinto em 4º lugar com 7.70 pontos.
Nos Sub-16, Manuel Pirujinho dominou os primeiros 10 minutos da final com um par de ondas na casa dos 5 pontos. Mas Tiago Guerra começou a reagir com 6.17 pontos logo na sua onda de abertura deixando antever um duelo forte de surf de backside com Pirujinho.
Francisco Magalhães reagiu com uma onda de 5.87 deixando a luta pela vitória ainda mais interessante o mesmo acontecendo com Benjamim Magalhães que chegou a estar no 2º lugar. Mas Tiago Guerra com uma combinação fortíssima de três batidas de backside faz 7.00 pontos e salta para a liderança vencendo a etapa com 13.57 pontos. Nas derradeiras reações, Manuel Pirujinho responde à letra também com uma onda de 7.00 pontos e volta ao 2º lugar onde terminou com o score de 12.83 pontos relegando Francisco Magalhães para 3º lugar com 11.77 pontos tendo Benjamim Magalhães terminado em 4º lugar com 9.27 pontos.
De referir que as três etapas do circuito irão decidir os campeões nas diversas categorias bem como a qualificação para o Special Event onde os melhores atletas irão habilitarem-se a ganhar bons prémios.