Experiência própria: se vc já for formado em direito ou estiver cursando, o ideal é: foi nomeado ou está próximo a isso, já vai atrás de um cargo comissionado (assistente ou escrevente de gabinete) antes de vc tomar posse no cargo. Pq, se vc toma posse, vão te jogar em cartório, e aí só Jesus pra conseguir ser liberado. Mas, se no seu cartório estiver ausência de servidores e vc se destacar, vc pode pegar uma chefia no próprio cartório. Então depende mt.
@@rogerioferreiradasilva9815 olha, curiosamente, o que eu fiz, ocorreu exatamente assim. Saiu o da magistratura, um tempo depois, saiu o de escrevente. Então pode ser que ocorra novamente, sim! Boa sorte!
@@camilacamilacamilacamilacamil4 você é escrevente? Apenas por curiosidade, você presta o concurso na comarca em que quer atuar ex.: Jundiaí, ou tanto faz prestar para qualquer cidade da 4° região que abrange a comarca do exemplo.
@@pedropaulo8311 sim, sou. Olha, o que eu fiz, que foi o da capital, eu fiz em São Paulo - Capital, sim. Até pela quantidade de inscritos, a capital acaba sendo a melhor escolha, por ter mais locais de realização da prova. O do interior eu não fiz, então não sei informar se foi apenas na capital ou nas cidades do interior.
A moça, com todo o carinho e honestidade, quis fazer um vídeo para ajudar as pessoas em suas decisões e não lamentarem depois. Após assistir esse vídeo e mesmo assim concluir que vale o preço a ser pago, então vai firme no propósito. Só não pode querer lá no futuro reclamar que não sabia do esforço psicológico que tem que ter. E tem mais! Sempre tem aquele que tem um objetivo diferente de ser escrevente. Muitos usam como escada, então, já fica sabendo que as suas condições pós nomeação continuarão difíceis para estudar pro concurso alvo. Todo mundo (em especial os cursos para concursos) diz as maravilhas, como se nós estivéssemos procurando a ilha da fantasia. Busque um lugar melhor sim mas com os pés no chão e de forma inteligente.
@@larissaesteves6732 imagine! Há pessoas que pegam seus smartphones e o usam como se fossem armas. Tais armas carregadas de orgulho, rancor e ódio. Saem rotulando e criticando as pessoas sem as conhecerem. Apenas concluem por causa da aparência e a forma de se expressar. Teu vídeo é ótimo! Tanto que já copiaram a ideia e fizeram um parecido.
Até para quem é Professora como eu!! O meu trabalho não desejo a ninguém, mas apesar de tudo, gosto de dar aulas. Porém, estou lutando para entrar na área judicial que foi sempre um grande desejo.
Li alguns comentários e percebi que algumas pessoas confundem as coisas. Há diferença entre cansaço mental e cansaço físico no ambiente laboral. Há trabalhos pesados, que exigem o esforço físico (ficar em pé por horas a fio, levantar cargas pesadas repetidas vezes, enfrentar temperaturas elevadas...) e trabalhos que sacrificam a sua mente (pressão psicológica motivada pela alta produtividade, frustração por não completar o trabalho no tempo previsto, cansaço mental motivado pela atenção excessiva em frente ao computador...). Ambos tem seus bônus e seus ônus. O cansaço físico pode ser compensado com uma boa noite de sono, já o mental, nem sempre o descanso poderá resolver. Não subestimem o valor do trabalho de outrem superestimando o trabalho que você faz. Cada um tem o seu valor e devemos lutar por aquilo que achamos que é o melhor para nós. Parabéns pelo vídeo, Larissa Esteves. Sucesso!
O melhor descanso pro cansaço mental é a meditação, seria muito bom se mais pessoas praticassem, mas por ser uma atividade "tediosa" não é tão atrativa, mas quando o ato de meditar entra na sua rotina vc cria gosto e vira algo necessário pq vc percebe que de fato é. Arrisco dizer que se n fosse por criar essa rotina de meditação durante meus estudos eu não teria passado nesse concurso de 2021 do TJ-SP.
Acho que as pessoas precisam se preparar melhor pra vida. Deixar um pouco de lado o mundo de fantasia do celular, das séries e filmes e acordar. Tudo é um trauma, tudo é um cansaço, um stress, uma depressão... Aí fica difícil.
Trabalhei 20 anos na Secretaria Educação onde atingi o cargo mais elevado que conseguiria na parte administrativa e depois, 14 anos no judiciário de SP, como escrevente técnico. Na educação eu estava no topo da carreira com o melhor salário e no fórum eu era soldado raso, o menor salário do cartório, que era tres vezes maior que na educação. Eu resumia minha satisfação no trabalho ao longo de minha vida profissional assim: na educação eu era feliz o mês todo, só ficava triste um dia no mês, o dia do pagamento. Já no fórum, eu ficava feliz só um dia no mês, o dia do pagamento. Mas claro que valeu a pena. É só ajustar o psicológico e entender a dinâmica.
Pensei o mesmo, pra quem trabalha na moleza, pra funcionário que é acostumado ficar parado em horário de trabalho, batendo papo em celular, com certeza vai achar pesado, agora pra quem trabalha mais de 10h diárias e 6 dias por semana e as vezes a semana inteira, sem nenhuma folga anual, sem estabilidade, ganhando um salário mínimo, acordando cedo pra pegar transporte público lotado e ainda chegar atrasado, trabalhar no pesado suando pq trabalha onde nem ar condicionado tem. Tj é o paraíso, só não é pra quem tem tudo melhor do que falei aí. Vendo esse tipo de vídeo que a gente percebe a diferença na realidade de cada um, o que pra uns parece pesadíssimo, para outros seria um sonho. O salário do tj pouco mais de 5k em 1 único mês, e tem milhares de pessoas que literalmente se matando de trabalhar pra não conseguir 1k por mês. Pelo amor de Deus!! Difícil ter que prestar atenção nas mudanças diárias que vc tem que fazer nos documentos? Difícil começar o trabalho 9 da manhã? Difícil trabalhar 8h por dia no ar condicionado pra ter seu pagamento fixo todo mês? Minha filha, difícil é trabalhar das 5 da manhã às 6 da tarde debaixo de sol quente, como fazia meus avós. Ah me poupe, viu!
@@vitorpereira5461 É que de fato eu não tenho muito saco pra gente classe média/alta, que não sabe o que de fato é mesmo desvantagem. Esse vídeo ficaria melhor se no título estivesse escrito "Desvantagem de ser escrevente do TJ/SP, para vc que é classe média/alta" Pq pra quem é pobre e sobrevive de salário mínimo, não existe nenhuma desvantagem! A pessoa acha que vai ocupar um cargo no maior tribunal do mundo, com inúmeros processos entrando todos os dias, e vai chegar lá e fazer uma coisa vez ou outra? Óbvio que não! Vai ter muitas mudanças diariamente, sim, e se a pessoa está em horário de trabalho ela vai ter que fazer, ou acha que o certo seria ficar parada sem fazer nada? Isso é conversa de quem costuma ficar parado e de boa em horário de trabalho. Se o cara acorda às 6 da manhã pra chegar às 9 no trabalho, ele está no lucro! Conheço gente que acorda às 5, pra chegar às 7 e ainda chega atrasado. Eu teria vergonha de fazer um vídeo desses, o povo classe média/alta realmente não faz noção do que é desvantagem e a realidade do pobre br.
@@pessoasimpless lendo seu comentário cheio de julgamentos, recordo-me dos vídeos em que sempre falava do TJSP como a oitava maravilha do mundo e alguns colegas mencionavam suas realidades distintas. Em algumas não há estrutura adequada para todos (banheiros para as partes, estrutura para receber presos para depoimentos, funcionários suficientes para esclarecer a população quando precisam de algo). Falo da responsabilidade do escrevente (classe média ou não) em ter mais de 1.000 /2.000 / 3.000 processos em atraso desde antes de sua nomeação. Tais atrasos, para quem se preocupa em realizar um bom trabalho, significa: dias a mais de uma pessoa na prisão, uma criança mais alguns anos sem receber pensão alimentícia, uma criança sem saber quem é seu pai biológico, mulheres e crianças que foram estupradas, além de abusos das diversas formas aguardando um andamento processual, em busca de JUSTIÇA. Eu poderia fazer um comparativo sobre a RESPONSABILIDADE do trabalho do escrevente com alguém que trabalha 12 horas por dia em um chão de fábrica por um salário mínimo por mês, mas certamente seria injusta. Afinal, não há comparação. Há vantagens e desvantagens em cada situação. Poderia julgar meus colegas afastados por DEPRESSÃO e SÍNDROME DO PÂNICO (que não são poucos) por não conseguirem fazer seu trabalho no ar condicionado. Mas a verdade é que não conheço a realidade de cada um para saber a dor e alegria de passarem pelo que passam. Tampouco sou juíza para julgar. Sou apenas uma escrevente tentando ajudar outras pessoas com informações mais imparciais possíveis.
Gente, estou vendo muitos comentários criticando os apontamentos da Larissa. Pois eu digo, fui escrivã de polícia, prestei para papiloscopicista, perdi quase mil reais da minha renda, pq escolhi uma carreira com menos pressão. Não é brincadeira isso não gente, muitos escrivães faziam outro tipo de serviço antes e quase todos se arrependem de entrarem na carreira. Vc pode pensar que o salário é bom e o resto vc aguenta, mas sinceramente, somos seres humanos, não é fácil falar, é só quando vc estiver lá de fato que vc vai saber se vai aguentar ou não
Realmente, Vivian. Somente estando lá. Para algumas pessoas, após a nomeação, a alegria passa a ser o pedido de exoneração. E isso não ocorre apenas no TJSP.
Parabéns pelo comentário em apoio à Larissa. São tantas as pessoas que acham que servidor público não tem "direito de reclamar" pq "ganha muito, trabalha pouco e ainda com ar condicionado". Como disseram alguns, e faço minhas as palavras deles: estudem muito, passem no concurso, comecem a trabalhar e daí tirem as próprias conclusões! Tomara que o entusiasmo continue o mesmo e só aumente ao longo dos anos. Tomara
Eu fui escrevente por 7 anos e fiquei com síndrome do pânico e depressão, motivo pelo qual preferi pedir a exoneração. Estou feliz e ganhando mais trabalhando com minha própria empresa hoje (exonerei há 5 anos).
Uma das coisas que procuro no TJ é exatamente isto - Rotina. Já trabalho no setor público, porém a cada dia é um serviço diferente, ou seja, vou trabalhar sem saber o que vou encontrar. Não consigo curtir meus finais de semana pois só fico pensando no que vou encarar de novo na próxima semana. Na minha vida pessoal, eu gosto muito de coisas novas, mas no trabalho eu gosto de rotina.
Divido exatamente o mesmo pensamento. Se o trabalho é o mesmo (dentro de um limite de variedades), já dá para fazer mais rápido, sem preocupações e sem precisar de orientação de terceiros.
Eu também concordo com você. Já trabalhei em uma multinacional onde eu era ponto focal da área, a empresa inteira vinha resolver as coisas comigo e sem contar que tinha outras demandas que era desafios do meu estágio. Preferia ficar só na rotina mesmo porque já sabia como ajudar resolver o problema e as demandas variadas não tinha muito conhecimento e me atrapalhava muito.
Parabéns pelo vídeo... Isso é muito importante! Pior que não passar, é passar e se decepcionar. Principalmente porque não é nada fácil passar. É igual o trabalho da policia, tem que ser falado. Nem todo mundo tem vocação, vai pelo "oba, oba".
Muito obrigada por esse vídeo esclarecedor. Realmente não existe um local de trabalho 100%. Cabe ao interessado colocar os prós e os contras numa balança e ver onde pesa mais. Para mim realmente é válido e vou seguir firme aqui nos estudos.
Trabalho na secretaria da educação , meu salário é 3 x menor, não aguento mais adolescentes folgados , drogados, brigas,etc( além de estressante está perigoso). Acho que vou me dar bem ....
Também trabalhei na Secretaria da Educação. Foi uma das piores experiências profissionais que já tive. Perdi boa parte da minha vida e minha saúde mental, fora o salário que sempre foi ridículo.
Em questão à pressão e a alta demanda de processos, também vale para quem irá trabalhar em cartório criminal, que via de regra é mais puxado, pois são coisas mais urgentes, como alvarás de soltura e tal. Sou estagiário num cartório criminal os escreventes quase sempre trabalham a mais do previsto, só para "deixar as coisas em dia", sem contar quando tem flagrante para despachar e cumprir... Mas creio que com os próximos concursos isso irá diminuir, porque a falta de servidores é demais (no meu cartório sobraram somente 3 escreventes, e só 2 cumprem), o que afeta demais o Judiciário! Mas eu amo o que faço e almejo muito esse cargo!
O TJSP é cheio de realidades diferentes. Eu que venho do setor privado, 23 anos de bancário sob verdadeira pressão, acho o meu cargo de Escrevente de sala no TJ (há 13 anos nele) um paraíso, mas.... não quer dizer que outros não tenham problemas. Meu maior problema no TJSP é a falta de reposição de perdas inflacionárias, isso está corroendo e muito nosso salário e, se a reforma administrativa vingar, PODE SER que venha a se tornar um cargo SEM INTERESSE NENHUM para concurseiros. Uma pena.
Pelo q vi no portal da transparência a menor remuneração no TJ é de 8.9mil e vários recebem mais de 12mil. Um professor ganha 02 salários mínimos, um engenheiro 04 a 05 salários, um contador 02 a 05 salários (média salarial). Então a remuneração do TJ é alta sim.
Ja fui estagiário em fórum, na época não havia PJE e todos os Processos eram físicos. Algo que me deixava agoniada era o atendimento as partes querendo a soluçao para o processo que voce não pode dar, sem contar alguns advogados que se deixaram levar por seu elevado posto social tentando muita das vezes dar carteiradas ou se impor de forma truculenta no balcão como se tal comportamento lhe trouxesse alivio para seus problemas, chegaram a me levar na sala da Juíza pq um advogado entendeu que meu olhar foi de desprezo para sua pessoa.
Fui aprovado nesse concurso para a comarca da capital. Minha nomeação sai a qualquer momento,contudo fui aprovado para a segunda fase do concurso para Auditor Fiscal da Receita Estadual (MG).
Obrigado pelo vídeo, decidi que não é para mim, pois já sou servidor municipal, estável salário 4000,00, trabalho perto de casa, vou almoçar em casa de boas, trabalho 7 horas, talvez eu preste a prova só para treinar mesmo, e vou aproveitar para estudar e me preparar para outros concursos
Você foi muito realista, gostei, queria saber mesmo como é, e de fato, só de estudar direito já é desgastante, palavras enjoadas, muito burocrático, imagino o quanto de pressão sobre as formalidades haverá, e queria saber se todo ano o Tribunal ajusta o salário oeka inflação mesmo, por que escutei falar que faz tempo que não reajustam, e está se perdendo o poder de compra né ?
Muito obrigada pelas informações! Já sou servidora do Executivo Federal, estava pensando em fazer, mas refleti melhor pela questão da reposição salarial. Já sofremos na esfera federal, imaginei que o judiciário pudesse estar melhor, mas na prática, seria "trocar 6 por meia duzia", no meu caso. Além do investimento financeiro para ir SP. Vou continuar focada nos TRT's. Obrigada!
Olá, como funciona a aposentadoria do escrevente? É com base no salário que é baixo ou computa todos os benefícios não ultrapassando o regime geral de prev social?
Acho que disparada a maior desvantagem de todas nesse cargo de escrevente não foi citada: o plano de careira. O plano de carreira do escrevente do TJ-SP é patético ao extremo, são uns $30 reais acrescidos ao salário por ano, então uma pessoa que está no cargo há 15 anos está recebendo só uns $700 a mais que alguém que entra hoje. (Já contabilizando os tais quinquênios)
Exatamente isso. Eu sou funcionário da prefeitura da minha cidade e sou cedido ao TJ, imagino que aí onde você trabalha também deve haver alguns assim. Nós, da prefeitura, temos alguns "benefícios" em relação aos escreventes, então conseguimos adaptar melhor essa questão do horário, por exemplo. Mas uma coisa que eu acho o fim da picada são as reposições de emendas de feriado. Nós da prefeitura não fazemos, mas vejo que os escreventes precisam fazer e eu acho super injusto. Parabéns pelo vídeo!
Dou aulas a 24 anos e estou tao cansada! A unica coisa que me preocupa é a rotina, porque como você disse nao ´um trabalho criativo, é rotina, e na escola estamos em constante criação. Mas, sinceramente, estou pensando em prestar, ganhar menos, mas nao ter barulho na minha cabeça, nem estresse de tantos mimimis que as escolas tem. Na educação nosso salario só sobe se fazemos inumeros cursos, e temos que dar aulas em duas escolas , trago trabalho pra casa para ganhar mais que isso. Não deve ser o paraiso, mas com certeza nao é o inferno que as escolas são. Apos a reforma da previdencia, teremos que trabalhar praticamente dez anos a mais e isso é o mesmo que morrer a cada dia, pois acabamos com a nossa saude mental e fisica.
Olá. Diante de sua narrativa eu sequer consigo imaginar seu cansaço (físico e mental). Penso que atuar em escola seja muito louvável, o que não impede de ser extremamente exaustivo. No seu caso, são muitos anos a ponderar. Não é uma decisão fácil.
Sou estudante de Pedagogia mas estou DESISTINDO pq não tenho mais paciência de ouvir barulho coletivo na minha cabeça( 5 anos de experiência em creche e 1 ano em escola) já me sinto cansada e me recuso a concluir meu curso. Descobri que amo trabalhar em ambiente silencioso. Espero que vc esteja bem.
Minha jornada para concursos começou em 2018. Minha meta era o INSS, mas meio que virou lenda esse concurso. Comecei estudar para tribunais em 2019: TRF 4 e TRF 3. Nesse último acertei uns 82% da prova. Para 6 meses de estudo, sem nunca ter visto direito eu fiquei contente. Agora estou esperando a remarcação as provas do TJ SC e RJ. E de olho, nesse possível TJ SP pois moro em SP. Bom ver esses vídeos de desvantagens de como eh trabalhar no cargo que eu almejo. Saber das pressões, da adaptação de vir da iniciativa privada para a pública. Acho que até nas desvantagens, você pode aumentar a motivação, pois no todo ainda acho que vale a pena. Parabéns pelo vídeo
Sinceramente? Eu sou servidor municipal e posso garantir a vocês: não existe trabalho 100% maravilhoso! Se você quer adentrar o serviço público idealizando um ambiente 100% talvez seja melhor reconsiderar. Agora, cá entre nós: onde existe isso? Não é realmente o tipo de vídeo que gostamos de ver Larissa, mas acho super válido porque é necessário que alguém faça o contraponto. Ser servidor não é fácil e mamata como descrevem diariamente nos noticiários da tv. E olha que o salário do TJSP é mais do que muuuuuuuuuuita gente ganha. Começando por mim, inclusive. Sempre vai haver dificuldades porque é um serviço público e tudo dentro do serviço público depende de uma licitação, um orçamento prévio, o respeito à economicidade..... mas se vc entrar numa prefeitura, por exemplo, vai estar a mercê de quem é o prefeito. Se o cara é "gente boa", vc recebe em dia. Se não, atrasa o salário, não te dá o vale transporte em dia e ainda desconta da folha e das férias o dia em que vc não foi porque não teve dinheiro pra bancar o 15º dia do bolso. Acho o vídeo válido porque realmente tem aventureiros em todo lugar. Gente que acha que o serviço público é super 10 em tudo e quando chega lá se desanima com as dificuldades e se torna um péssimo funcionário. Dando margem para que ofendam a classe. Agora, eu tenho uma família grande e pago aluguel, é óbvio que pra mim, é uma grande oportunidade entrar no TJSP. Cada um pese para si. Concordo com a colega que em suma disse que o povo fala de mais porque sofre de menos. Mas compreendo também seu ponto de vista Larissa e entendo. O fato é que não se pode mudar toda a máquina pública, mas podemos fazer nosso melhor diariamente para que os processos caminhem. Dar nosso máximo, nossa contribuição! Pode não mudar tudo, mas já é mais do que muitos estão fazendo.....
Obrigada pela participação, Jhow. Também já fui servidora municipal e no vídeo acerca das vantagens do TJSP falarei sobre isso. Eu sempre fui muito suspeita para falar do cargo de escrevente. Gosto e admiro muito a profissão. Assim, sempre que falava algo as pessoas perguntavam? Nossa, é o paraíso na Terra (inclusive nos vídeos disponíveis). Por isso, antes mesmo de publicar as vantagens do cargo, publiquei as desvantagens. Sempre haverá perspectivas distintas e isso é super agregador. Se eu publicasse primeiramente as vantagens, haveria aquele que perguntaria se estou vendendo curso preparatório, ou se estou ganhando do TJSP para falar bem. Certamente, as desvantagens enobrecem ainda mais o TJSP. Assim, para quem acha que isso, dentro da sua realidade e perspectiva, não é nada, ESTUDE. ESTUDE e ESTUDE. VAI VALER A PENA.
Ótimo video, até agora só estava vendo videos tratando dos "benefícios". Sou advogado público, estava pensando em migrar para o concurso, visando conhecer a carreira e ficar mais perto da atividade da judicatura, complicado toda esta rigidez, já que na advocacia pública (procurador municipal) a realidade é outra. Obrigado pelo video.
Obrigada pelo excelente vídeo, Larissa! É complicado porque muitas pessoas dizem ser "o paraíso", enquanto que muitas outras dizem ter se arrependido. Eu já tinha conhecimento que o ritmo de trabalho no TJSP é intenso, mas com os adendos problemáticos de pressão e cobrança, a situação é levada a outro patamar e muito me preocupa, muito mesmo, pois talvez eu esteja trocando "6 por meia duzia". As pessoas acham que saúde mental é frescura até chegar a vez delas de passar por empregos doentios.
O salário é suficiente para custear uma vida boa em SP, boa no sentido de moradia em jm bairro "bom", alimentação, carro, enfim uma vida na média, para uma pessoa equilibrada financeiramente que não gaste com coisas supérfluas?
Lilian, eu realmente não sei informar, com segurança, se o salário é "suficiente". Caso alguém more na cidade de São Paulo e possa compartilhar essas informações, eu agradeço. Quando precisei mudar de cidade (não era para São Paulo - Capital) procurei pessoas que estudavam no município para o qual iria me mudar. Muitos moravam em repúblicas, mas tem bastantes pessoas que se juntam para alugar um apartamento que não seja em um local muito movimentado com festas, barulhos, etc. As vezes, quando sai o resultado das provas, as pessoas acabam se juntando e conhecendo outras com as mesmas intenções (buscar um bom lugar, com bons valores, etc).
Mais do que suficiente. Moro em SP e as coisas não são tão caras e impossíveis como todo mundo diz não. (ps: moro na capital de sp cm um salário de 3.000 e compro praticamente tudo oq eu quero)
Depende, vc quer morar em moquifo ou apartamento padrao? Apartamento 2 dormitorios no mínimo uns 2 mil, fora o gas, conta de luz, net, internet, carro, comida. Só de comida vai 1500 por mês. Viver bem com 3 mil reais só se for em quebrada. Fuja de zona leste. Nao presta !
Larissa, uma dúvida a respeito do grande volume de trabalho: Eu terei alguma punição se eu fizer meu trabalho num ritmo eficiente, mas humano, normal?? (digamos que hajam atrasos vez ou outra por conta do volume de trabalho) Ou seja, há alguma punição por fazer o trabalho num ritmo "normal e humano"? pq, se no geral todos os TJs atrasam, não faz sentido penalizar 1 escrevente que atrasa a entrega. Além disso, mesmo se ele der o seu máximo, ainda assim pode não conseguir evitar o atraso por conta do grande volume de trabalho. Sendo assim: não vejo motivo de se preocupar com o volume de trabalho, porque é um problema sistêmico (mtos processos + poucos escreventes), não será culpa minha, não há nada que EU, SOZINHO, possa fazer para "resolver". Por isso minha dúvida se há "penalidade".
Sou pmesp e penso seriamente em mudar de área, tal como escrevente tjsp, mais questões salariais e futuramente poder fazer home office e acredito que tem mais qualidade de vida do que na meganha.
Vou fazer 39 anos no judiciário de SP no próximo dia 22 e posso dizer, com certeza, depois de muitas participações em greve e vivendo o dia a dia nesse tempo todo no judiciário bandeirante, q o servidor do TJSP é muito maltratado, desprezado e ignorado. Há uma diferença de tratamento gritante entre magistrados e servidores. O trabalho, na maioria das vezes, supera a capacidade de darmos conta, por isso a morosidade da justiça. A questão salarial é um problema, pq não temos as nossas reposições como a lei determina, ao ponto de hoje estarmos com um déficit absurdo. As exceções de respeito aos nossos direitos são poucas, qd chegam à presidência juízes que se importam conosco. Ah, e apesar de trabalharmos pr a justiça, temos q entrar com ações judiciais pr termos nossos direitos resguardados. Tem tb o lado bom, mas, definitivamente, não são tudo mil maravilhas
Faz realmente pensar. Ralei muito pra chegar em uma "zona de conforto". 4 anos trabalhando como ajudande de carga e descarga para pagar a faculdade de Análise de sistemas. Hoje tenho 12 anos atuando em TI. Devido a experiência, faço meu trabalho sem muito stress ou pressão, entrego tudo no prazo e até me sobra tempo durante o expediênte, mas isso conquistei, não foi de graça e hoje recebo um pouco acima da média para resolver problemas em poucas horas, ou até minutos. Porém, Penso em prestar o TJ por causa da estabilidade. Na empresa que trabalho, devido a uma mudança de estratégia da diretoria, um setor inteiro foi dispensado, 15 pessoas de uma vez. Isso foi em 2019. Desde então procuro estudar para concurso, nunca se sabe quando vc será o próximo. E por mais que a pessoa seja qualificada (tenho pós, e diversos certificados e treinamentos na área) é dificil se recolocar ganhando o mesmo salário. Em resumo, para a minha situação, eu não ganharia no TJ muito mais do que eu já ganho hoje, nesse sentido não valeria essa mudança, mas em termos de estabilidade, aí a coisa muda de figura. Por mais que se tenha mais chances de crescer financeira e profissionalmente na iniciativa privada, há sempre o fantasma da demissão rondando, e caso ocorra, pode fazer você voltar diversas casas no jogo do crescimento.
Parabéns pela conquista. Uma possibilidade, na área de TI, é que você consegue seguir trabalhando de forma paralela, sendo escrevente também. Boa sorte nos estudos.
Na vara da fazenda pública na comarca que atuo como advogado, há um número inacreditável de processos paralisados, o próprio escrevente que trabalha lá falou que é impossível dar andamento em todos em tempo hábil.
Mesmo assim não se compara com a carga de processos da justiça federal, não tem lugar para colocar tantos processos, acho que o juiz dá no máximo 2 andamentos por ano em cada processo.
O volume de processos realmente é muito grande. Eu fico imaginando quando não era eletrônico, afinal, qualquer andamento no processo era ainda mais demorado para se concluir.
Com formação em área diferente ao Direito, além do adicional (5%) você pode buscar os cargos de chefia e coordenação. Há chefes nos cartórios, nas áreas administrativas, de mandados, de recursos humanos, etc.
Preciso desse cargo para fazer a minha facul de direito e virar juiz; pq o cenário está apontando que os servidores serão precarizados cada vez mais pelos políticos. Só quem estão livre disso são os membros do poder judiciário que não podem ser amputados e têm força para dar uma resposta altura.
@@alliciavitoria3928 Quando fiz esse comentário tinha pouco tempo que tinha feito a prova de escrevente e demorou mais de um ano para eu tomar posse. Só fui tomar posse nesse mês. Como tive que mudar de estado e não arrumei um lugar fixo ainda, pretendo começar no segundo semestre desse ano a facul.
@@johnyblayd9040 Olá amigo , também sou de outro Estado ( Goiás) , estou me preparando para o TJ-SP no cargo de escrevente. Não vou fazer esse desse ano , pois agora q comecei a me preparar , vou fazer um próximo. Como foi tua mudança para SP ??? Como vc estudou para o concurso? Também quero fazer esse caminho.
@@Centraldeseriadosbr Com relação a mudança. O melhor é vc esperar tomar posse e ver onde vai trabalhar. Geralmente no tjsp vc só sabe onde vai trabalhar no dia da posse. Vc toma posse e eles te encaminham para o local de trabalho, isso ocorre se vc fizer concurso para capital. No começo pegue algo temporário no Airbnb, pois São Paulo é muito grande. O ideal é vc ver depois com calma um local próximo ao trabalho e ao metrô para não ter que passar horas e horas no trânsito todos os dias. Com relação ao estudo. Estudei pelo material do Estratégia Concursos. Mas pelo pouco contato que tive com o curso do Neaf, achei bem mais objetivo. (A primeira colocada do concurso que gabaritou a prova estudou por ele). Então recomendaria o Neaf. O Estratégia tem pdfs enormes e a maioria das coisas que eles abordam não caem em provas e acaba que vc perde tempo precioso à toa. Sempre faça no mínimo umas 25 questões por dia. E estude no mínimo 2 horas por dia. E faça um simulado com gabarito comentado por semana.
Não tem como falar que não há rotina. Ainda que você seja Assistente será uma outra atividade, mas cercada de rotina. Talvez uma atuação em áreas administrativas possa ser um pouco diferente.
Ola, Márcio. Não, nem todos os escrevente é desempenham a mesma função. São muitas as atividades desenvolvidas em um cartório: elaboração de minutas, atendimentos e análises dos processos, audiências, assistência a juízes, enfim. Cada um possui uma responsabilidade, que, dependendo do cartório e das condições do local, você consegue mudar mais rápido ou não.
Adoreiii o vídeo!!, eu tenho uma dúvida Larissa, eu sou homem e tenho um cabelo grandinho até, ele é cacheado, o cabelo não vai no ombro ele tá em fase de crescimento ainda, eu queria saber se tem problema eu ter cabelo assim dentro do TJ
Para ser o mais próximo possível de uma média são 5 mil líquidos no mês. Porque os adicionais variam de pessoa para pessoa. Depende da sua qualificação, se tem filhos, de quantidade de dias trabalhados (o adicional de alimentação é R$48,00/dia. Assim, no recesso, férias e licenças não recebemos). E isso faz MUITA diferença (ficou doente e ausente 5 dias úteis, desconta-se quase R$250,00).
Gostei bastante do video, obrigada, Larissa! Hoje em dia os cursinhos preparatórios criam muitas expectativas falsas nas pessoas e a maioria acaba se decepcionando com a realidade que encontra após a aprovação. Estou pensando em prestar, você saberia de dizer se existe a possibilidade de trabalho remoto, como funciona, etc?
3 года назад+1
*_ObrigadÃo...._* _" Uma Luz de orientação ... Perspectivas ..."_ *_E claro, neste vislumbrar pelo cargo ... Há possibilidades futuras, outros cargos... Outros Tribunais... etc, etc, etc._* _" Auxiliou muitooooo.... Acredite " !!!_ *_ObrigadÁçÇooOOOssSSS..._* _" Que o Senhor e Salvador CRISTO JESUS esteja sempre com todaaa a sua Família ..."_ _( AménZÁçÇooOOOssSSSs )_
Um monte de gente lerda nos comentários, que pensa que trabalho é a extensão da casa. Qualquer mínino esforço ou cobrança, se deprime, vai fazer terapia, fica doente... É a geração que fica o dia inteiro em cima da cama ou sofá, cansada de nao fazer nada, dormindo, vendo bobagem no celular, assistindo série.... Aí quando sai dessa zona de conforto e tem que viver o mundo real, se desespera.
Pode ser. Temos muitas realidades difíceis aqui no Brasil, mas isso não significa que não há problemas (bem ruins) no setor público. Quem nunca trabalhou com um juiz ou promotor não faz ideia do quanto podem ser pessoas horríveis. Casos de humilhação e abusos. E ai do funcionário que tratar com algum tipo de desrespeito as majestades! Pra quem trabalha com desembargador então...piorou...cheio de desvios de função. Eu desenvolvi um transtorno ansioso depressivo por conta de chefias tóxicas e assédio moral (e eu sou uma de várias pessoas). As equipes normalmente são defasadas, ou seja, não tem como dar conta do serviço. E sim, há cobranças absurdas dependendo do local de trabalho. O salário pode ser ok, mas ser tratado que nem lixo ninguém merece. Mas claro que vão falar que estou reclamando de barriga cheia. 😂 Vão falar que pelo salário tenho que dar graças a Deus por ser tratada que bem lixo e desenvolver transtornos psicológicos. Capaz ainda que falem que quem ganha pouco nem tem tempo pra desenvolver algum tipo de transtorno. Não tem como discutir sobre esse assunto.
Bacana seu parecer sobre o assunto, mas não chegam a ser desvantagens afinal toda empresa tem algum problema ou dificuldade. Mas se olhar por outro lado, só de ter a segurança do salário, por menor e mais defasado que seja, que cai rigorosamente em dia. Agora ter muito trabalho, hoje em dia, em qualquer empresa é normal. Cabe ao servidor ou funcionário respirar fundo e dar um "gás a mais" todo dia para dar conta. Nada anormal. Obrigado pelas dicas.
Paulo, obrigada pelo comentário. Em breve sairá um vídeo com as vantagens. É muito bom saber que para a maioria há apenas vantagens. Um motivo a mais para as pessoas se manterem firmes nos estudos em busca da aprovação.
Oi Larissa, tudo bem? Obg pelos seus vídeos. Se for possível, vc faz um vídeo falando especificamente das licenças, afastamentos e quinquênios? Soube que tem um limite de afastamentos pra ter direito.
Por favor, como está a questão de home office? Os ultimos editais ja começam informando que o nomeado precisa ter tudo em casa para desempenhar o home office.
@@jcs1723 sim. Tem gente que deseja continuar estudando e prefere ter um salário menor por um período a fim de que seja possível estudar um pouco mais.
Eu já trabalhei num cartório de notas e depois abandonei a idéia de trabalhar nessa área. Minha impressão, sinceramente , é que há muitas regras para isso e para aquilo; Normas de corregedoria, me fazem lembrar o quanto corríamos fazendo certidões e colhendo assinaturas. Com o advento da informática, as rotinas me parecem que estão sob o foco do computador. Eu estou inscrito no TJSP, mas não tenho certeza, se passar vou gostar de retornar a esse trabalho. O que me parece obio é que é bom saber direito, já que eu tinha uma noção básica, somente.
Sim, com a informática há muito mais agilidade nos processos. Não é preciso ficar solicitando assinaturas, afinal, cada um sabe as "filas" que devem acessar. Uma vez ou outra, quando há algo urgente. As regras em si permanecem. Percebo que varia muito de comarca para Comarca, principalmente, do grupo de trabalho. Sucesso nos estudos.
Boa Noite Larissa!! tudo bem? cai de para quedas no seu canal e estou gostando muito! mas me tire uma duvida! sempre estudei para Inss e tentei o cargo para tjsp! Caso alguem passe e nao entende de nada de Direito ou outros afins! o pessoal do Tj ajuda voce a se conectar com o trabalho?
Pois é muita pressão muito trabalho acumulado para pouquíssima chance de aprovação....gente que passa até anos se dedicando e estudando e a aprovação cada vez mais distante.....lamentável 😐
Eu queria saber quanto é o vencimento líquido do Escrevente de Cartório ; queria saber o que vem no contracheque além dos vencimentos, tipo, gratificação de...; Triênio...; Prêmio...; ART tal....; Auxílio alimentação; Auxílio....; Ajuda...; Pode colocar essas informações. Usa um escrevente com o mínimo de cinco anos de serviço.
Edimilson, eu costumo dizer que fica em torno de 5mil reais líquidos. 4.900k salário mais GAJ 396,00 Aux saúde (todos recebem) 423,00 aux creche (há regras específicas) 1.000 aux alimentação (varia conforme quantidade de dias úteis R$48,00 por dia) 200,00 aux transporte (não lembro exatamente o valor agora, varia conforme dias úteis). 300-500,00 gratificação por qualificação (varia conforme sua escolaridade e é um valor fixo por mês). Descontos: entre 1000-1200. Fiz vídeos específicos para cada benefício, caso queira saber informações detalhadas. Caso esteja de licença conte com algo entre 4k-4,5k.
@@edimilsonalves6474 por isso que o salário pode ser uma vantagem ou desvantagem. Depende da realidade de cada um. Ainda assim, valerá a pena, caso você seja aprovado. Estamos sempre fazendo algo e buscando formas de melhorar o salário: chefias, assistência, venda de férias, realização de plantões etc.
@@larissaesteves6732 Sim, você está correta. Triste é saber que um " colega" que desempenha função similar no Senado, Congresso ou outras casas legislativas recebe até o triplo de remuneração.
Além dessas desvantagens, em comparação com outros órgãos do judiciário nacional, é a carga horária. Isso porque muitos tribunais regulamentaram 6h diárias de serviço; no TJSP são 8h e com 45 min de intervalo.
Depende muito. Na esfera privada PODE SER (se a chefia não for carrasca e o empregado não for vacilão) que, em acordo, o chefe concorde que entre depois mas saia depois também, ou num dia fazer meia hora a menos mas no outro fazer meia hora a mais, etc. No serviço público, salvo raras exceções, é "Ah, mas o setor vai ficar vazio", "Ah, não temos autonomia pra resolver isso", "Ah, mas o controle do relógio de ponto fica em São Paulo na sede tal, e automaticamente se você atrasa mais que 15 minutos X vezes acontece tal coisa e isso não dá pra resolver de boca", etc. Eu tive sorte de trabalhar num setor público que usava banco de horas, você só era descontado se fizesse menos horas que a carga horária no mês e atrasos pontuais eram tratados com os colegas do setor e a chefia imediata, mas é exceção...
Pode ser. Temos muitas realidades difíceis aqui no Brasil, mas isso não significa que não há problemas (bem ruins) no setor público. Quem nunca trabalhou com um juiz ou promotor não faz ideia do quanto podem ser pessoas horríveis. Casos de humilhação e abusos. E ai do funcionário que tratar com algum tipo de desrespeito as majestades! Pra quem trabalha com desembargador então...piorou...cheio de desvios de função. Eu desenvolvi um transtorno ansioso depressivo por conta de chefias tóxicas e assédio moral (e eu sou uma de várias pessoas). As equipes normalmente são defasadas, ou seja, não tem como dar conta do serviço. E sim, há cobranças absurdas dependendo do local de trabalho. O salário pode ser ok, mas ser tratado que nem lixo ninguém merece. Mas claro que vão falar que estou reclamando de barriga cheia. 😂 Vão falar que pelo salário tenho que dar graças a Deus por ser tratada que bem lixo e desenvolver transtornos psicológicos. Capaz ainda que falem que quem ganha pouco nem tem tempo pra desenvolver algum tipo de transtorno. Não tem como discutir sobre esse assunto.
Se for olhar por esse ângulo, você tem muita sorte de ter um emprego pra ser descontado, ter um salário pra comprar um celular/ computador e Internet pra fazer essa postagem. Tá reclamando de barriga cheia. Coitado é de quem mora na Etiópia, passa fome, nunca saem da miséria, não têm abrigo ou água, sofrem com inúmeras doenças...
Pode ser. Temos muitas realidades difíceis aqui no Brasil, mas isso não significa que não há problemas (bem ruins) no setor público. Quem nunca trabalhou com um juiz ou promotor não faz ideia do quanto podem ser pessoas horríveis. Casos de humilhação e abusos. E ai do funcionário que tratar com algum tipo de desrespeito as majestades! Pra quem trabalha com desembargador então...piorou...cheio de desvios de função. Eu desenvolvi um transtorno ansioso depressivo por conta de chefias tóxicas e assédio moral (e eu sou uma de várias pessoas). As equipes normalmente são defasadas, ou seja, não tem como dar conta do serviço. E sim, há cobranças absurdas dependendo do local de trabalho. O salário pode ser ok, mas ser tratado que nem lixo ninguém merece. Mas claro que vão falar que estou reclamando de barriga cheia. 😂 Vão falar que pelo salário tenho que dar graças a Deus por ser tratada que bem lixo e desenvolver transtornos psicológicos. Capaz ainda que falem que quem ganha pouco nem tem tempo pra desenvolver algum tipo de transtorno. Não tem como discutir sobre esse assunto.
Eu não vou mentir, nunca passou na minha cabeça que é um paraíso pela situação do judiciário, vi isso nas audiências de estágio. Agora pressão e estresse, bancário sabe bem como é. Ganhei 28 kilos em 9 anos de banco e perdi cabelo e dinheiro com diferença de caixa e metas pra bater.
Pode ser. Temos muitas realidades difíceis aqui no Brasil, mas isso não significa que não há problemas (bem ruins) no setor público. Quem nunca trabalhou com um juiz ou promotor não faz ideia do quanto podem ser pessoas horríveis. Casos de humilhação e abusos. E ai do funcionário que tratar com algum tipo de desrespeito as majestades! Pra quem trabalha com desembargador então...piorou...cheio de desvios de função. Eu desenvolvi um transtorno ansioso depressivo por conta de chefias tóxicas e assédio moral (e eu sou uma de várias pessoas). As equipes normalmente são defasadas, ou seja, não tem como dar conta do serviço. E sim, há cobranças absurdas dependendo do local de trabalho. O salário pode ser ok, mas ser tratado que nem lixo ninguém merece. Mas claro que vão falar que estou reclamando de barriga cheia. 😂 Vão falar que pelo salário tenho que dar graças a Deus por ser tratada que bem lixo e desenvolver transtornos psicológicos. Capaz ainda que falem que quem ganha pouco nem tem tempo pra desenvolver algum tipo de transtorno. Não tem como discutir sobre esse assunto.
Eu já imaginava o volume de trabalho, pois, embora seja o maior Tribunal do país, há muita rotatividade. Então, imagino que, dada a realidade, as pessoas continuam estudando para ir para outros concursos. Eu fiz a última prova, estou esperando o resultado. Eu trabalhei em emprsa privada como adv privado e a cobrança e os prazos realmente eram bem desgastantes, acho que esse ponto para mim será tranquilo. Hoje sou auxiliar da justiça e também há muita cobrança. mas, realmente, nem todos conseguem lidar. Para mim poderá ser vantajoso, pois estou ganhando bem pouco atualmente. P.s.: quando se tem muito trabalho e vc lida com prazos e cobranças isso afeta bastante o psicológico e saúde. Exercícios físicos podem ajudar a equilibrar. Será que mesmo tendo boa produtividade, mas não conseguindo cumprir prazos, pode sofrer um processo administrativo e sofrer consequência ou as dificuldades reais são analisadas para justificar?
É fácil ou difícil conseguir cargo comissionado no TJSP?
Experiência própria: se vc já for formado em direito ou estiver cursando, o ideal é: foi nomeado ou está próximo a isso, já vai atrás de um cargo comissionado (assistente ou escrevente de gabinete) antes de vc tomar posse no cargo. Pq, se vc toma posse, vão te jogar em cartório, e aí só Jesus pra conseguir ser liberado. Mas, se no seu cartório estiver ausência de servidores e vc se destacar, vc pode pegar uma chefia no próprio cartório. Então depende mt.
Você acredita que o edital de escrevente saia depois da magistratura?
Parabéns pelos os esclarecimentos!
@@rogerioferreiradasilva9815 olha, curiosamente, o que eu fiz, ocorreu exatamente assim. Saiu o da magistratura, um tempo depois, saiu o de escrevente. Então pode ser que ocorra novamente, sim! Boa sorte!
@@camilacamilacamilacamilacamil4 você é escrevente? Apenas por curiosidade, você presta o concurso na comarca em que quer atuar ex.: Jundiaí, ou tanto faz prestar para qualquer cidade da 4° região que abrange a comarca do exemplo.
@@pedropaulo8311 sim, sou. Olha, o que eu fiz, que foi o da capital, eu fiz em São Paulo - Capital, sim. Até pela quantidade de inscritos, a capital acaba sendo a melhor escolha, por ter mais locais de realização da prova. O do interior eu não fiz, então não sei informar se foi apenas na capital ou nas cidades do interior.
0:50 - Grande Volume de Trabalho
2:43 - Rotina
3:53 - Necessidade constante de atualização
5:43 - Rigidez nos Controles
8:28 - Questão remuneratória
Obrigada!!
Grata ❤
A moça, com todo o carinho e honestidade, quis fazer um vídeo para ajudar as pessoas em suas decisões e não lamentarem depois. Após assistir esse vídeo e mesmo assim concluir que vale o preço a ser pago, então vai firme no propósito. Só não pode querer lá no futuro reclamar que não sabia do esforço psicológico que tem que ter. E tem mais! Sempre tem aquele que tem um objetivo diferente de ser escrevente. Muitos usam como escada, então, já fica sabendo que as suas condições pós nomeação continuarão difíceis para estudar pro concurso alvo. Todo mundo (em especial os cursos para concursos) diz as maravilhas, como se nós estivéssemos procurando a ilha da fantasia. Busque um lugar melhor sim mas com os pés no chão e de forma inteligente.
Muito obrigada pelas palavras.
@@larissaesteves6732 imagine! Há pessoas que pegam seus smartphones e o usam como se fossem armas. Tais armas carregadas de orgulho, rancor e ódio. Saem rotulando e criticando as pessoas sem as conhecerem. Apenas concluem por causa da aparência e a forma de se expressar. Teu vídeo é ótimo! Tanto que já copiaram a ideia e fizeram um parecido.
Até para quem é Professora como eu!! O meu trabalho não desejo a ninguém, mas apesar de tudo, gosto de dar aulas. Porém, estou lutando para entrar na área judicial que foi sempre um grande desejo.
Li alguns comentários e percebi que algumas pessoas confundem as coisas. Há diferença entre cansaço mental e cansaço físico no ambiente laboral. Há trabalhos pesados, que exigem o esforço físico (ficar em pé por horas a fio, levantar cargas pesadas repetidas vezes, enfrentar temperaturas elevadas...) e trabalhos que sacrificam a sua mente (pressão psicológica motivada pela alta produtividade, frustração por não completar o trabalho no tempo previsto, cansaço mental motivado pela atenção excessiva em frente ao computador...). Ambos tem seus bônus e seus ônus. O cansaço físico pode ser compensado com uma boa noite de sono, já o mental, nem sempre o descanso poderá resolver. Não subestimem o valor do trabalho de outrem superestimando o trabalho que você faz. Cada um tem o seu valor e devemos lutar por aquilo que achamos que é o melhor para nós. Parabéns pelo vídeo, Larissa Esteves. Sucesso!
Excelente comentário. 👏👏👏
Falou tudo. O cansaço mental, nem o descanso resolve. Fora, que quem está preocupado, nem consegue se quer dormir. Cada um tem seus limites.
@@raquelf2562 obrigada. 🤗🤗
O melhor descanso pro cansaço mental é a meditação, seria muito bom se mais pessoas praticassem, mas por ser uma atividade "tediosa" não é tão atrativa, mas quando o ato de meditar entra na sua rotina vc cria gosto e vira algo necessário pq vc percebe que de fato é. Arrisco dizer que se n fosse por criar essa rotina de meditação durante meus estudos eu não teria passado nesse concurso de 2021 do TJ-SP.
Acho que as pessoas precisam se preparar melhor pra vida. Deixar um pouco de lado o mundo de fantasia do celular, das séries e filmes e acordar.
Tudo é um trauma, tudo é um cansaço, um stress, uma depressão... Aí fica difícil.
Trabalhei 20 anos na Secretaria Educação onde atingi o cargo mais elevado que conseguiria na parte administrativa e depois, 14 anos no judiciário de SP, como escrevente técnico. Na educação eu estava no topo da carreira com o melhor salário e no fórum eu era soldado raso, o menor salário do cartório, que era tres vezes maior que na educação. Eu resumia minha satisfação no trabalho ao longo de minha vida profissional assim: na educação eu era feliz o mês todo, só ficava triste um dia no mês, o dia do pagamento. Já no fórum, eu ficava feliz só um dia no mês, o dia do pagamento. Mas claro que valeu a pena. É só ajustar o psicológico e entender a dinâmica.
caramba, mas o que levava vc a não ser feliz no tj?
gostei da observação kkkkk
@@Joaoo981
queria saber também kkkkkk
@@nisoyl e até hj a pessoa não respondeu hahahaha odeio isso
@@Joaoo981Ás vezes está com notificações desativadas
Ajustar as expectativas com a realidade é sempre bom prá viver melhor! Parabéns!
Muito obrigada, Pedro.
Vídeo mais realista que vi sobre as atividades e rotinas. Ninguém faz vídeos assim, só floreiam tudo. Gratidão🥰
Foi isso que percebi. O que vejo são pessoas idealizando esse cargo.
Eu estou ensaiando fazer isso no tiktok. Não é um mar de rosas. Nesse começo, já chorei 3 vezes.
Suas observações foram pertinentes, agradeço pelo vídeo.
Excelente vídeo. Muito esclarecedor e verdadeiro. Deixa-nos mais preparados para tomarmos a decisão mais assertiva possível!
😁🤗
@@larissaesteves6732 Pensa em estudar para outros cargos e quais?
Eu não vejo como grandes desvantagens, são fatos recorrentes em quase todas as profissões, mas foi esclarecedor em relação à rotina. =)
Exatamente, Talita!
Para quem trabalha em fábrica das 5h às 15h e ganha menos de 2 mil, o TJ é o paraíso.
Pensei o mesmo, pra quem trabalha na moleza, pra funcionário que é acostumado ficar parado em horário de trabalho, batendo papo em celular, com certeza vai achar pesado, agora pra quem trabalha mais de 10h diárias e 6 dias por semana e as vezes a semana inteira, sem nenhuma folga anual, sem estabilidade, ganhando um salário mínimo, acordando cedo pra pegar transporte público lotado e ainda chegar atrasado, trabalhar no pesado suando pq trabalha onde nem ar condicionado tem. Tj é o paraíso, só não é pra quem tem tudo melhor do que falei aí. Vendo esse tipo de vídeo que a gente percebe a diferença na realidade de cada um, o que pra uns parece pesadíssimo, para outros seria um sonho. O salário do tj pouco mais de 5k em 1 único mês, e tem milhares de pessoas que literalmente se matando de trabalhar pra não conseguir 1k por mês. Pelo amor de Deus!! Difícil ter que prestar atenção nas mudanças diárias que vc tem que fazer nos documentos? Difícil começar o trabalho 9 da manhã? Difícil trabalhar 8h por dia no ar condicionado pra ter seu pagamento fixo todo mês? Minha filha, difícil é trabalhar das 5 da manhã às 6 da tarde debaixo de sol quente, como fazia meus avós. Ah me poupe, viu!
@@pessoasimpless calma, ela só comentou umas desvantagens kkkkk
mas realmente, bem fora da casinha
@@vitorpereira5461 É que de fato eu não tenho muito saco pra gente classe média/alta, que não sabe o que de fato é mesmo desvantagem. Esse vídeo ficaria melhor se no título estivesse escrito "Desvantagem de ser escrevente do TJ/SP, para vc que é classe média/alta" Pq pra quem é pobre e sobrevive de salário mínimo, não existe nenhuma desvantagem! A pessoa acha que vai ocupar um cargo no maior tribunal do mundo, com inúmeros processos entrando todos os dias, e vai chegar lá e fazer uma coisa vez ou outra? Óbvio que não! Vai ter muitas mudanças diariamente, sim, e se a pessoa está em horário de trabalho ela vai ter que fazer, ou acha que o certo seria ficar parada sem fazer nada? Isso é conversa de quem costuma ficar parado e de boa em horário de trabalho. Se o cara acorda às 6 da manhã pra chegar às 9 no trabalho, ele está no lucro! Conheço gente que acorda às 5, pra chegar às 7 e ainda chega atrasado. Eu teria vergonha de fazer um vídeo desses, o povo classe média/alta realmente não faz noção do que é desvantagem e a realidade do pobre br.
Olá, Douglas. Como disse no vídeo: o salário pode ou não ser uma desvantagem.
@@pessoasimpless lendo seu comentário cheio de julgamentos, recordo-me dos vídeos em que sempre falava do TJSP como a oitava maravilha do mundo e alguns colegas mencionavam suas realidades distintas. Em algumas não há estrutura adequada para todos (banheiros para as partes, estrutura para receber presos para depoimentos, funcionários suficientes para esclarecer a população quando precisam de algo). Falo da responsabilidade do escrevente (classe média ou não) em ter mais de 1.000 /2.000 / 3.000 processos em atraso desde antes de sua nomeação. Tais atrasos, para quem se preocupa em realizar um bom trabalho, significa: dias a mais de uma pessoa na prisão, uma criança mais alguns anos sem receber pensão alimentícia, uma criança sem saber quem é seu pai biológico, mulheres e crianças que foram estupradas, além de abusos das diversas formas aguardando um andamento processual, em busca de JUSTIÇA. Eu poderia fazer um comparativo sobre a RESPONSABILIDADE do trabalho do escrevente com alguém que trabalha 12 horas por dia em um chão de fábrica por um salário mínimo por mês, mas certamente seria injusta. Afinal, não há comparação. Há vantagens e desvantagens em cada situação. Poderia julgar meus colegas afastados por DEPRESSÃO e SÍNDROME DO PÂNICO (que não são poucos) por não conseguirem fazer seu trabalho no ar condicionado. Mas a verdade é que não conheço a realidade de cada um para saber a dor e alegria de passarem pelo que passam. Tampouco sou juíza para julgar. Sou apenas uma escrevente tentando ajudar outras pessoas com informações mais imparciais possíveis.
Muito obrigado Larissa, excelente vídeo.
Obrigada.
Muito bom o vídeo, falta vídeos desse tipo no mundo dos concursos
Gente, estou vendo muitos comentários criticando os apontamentos da Larissa. Pois eu digo, fui escrivã de polícia, prestei para papiloscopicista, perdi quase mil reais da minha renda, pq escolhi uma carreira com menos pressão. Não é brincadeira isso não gente, muitos escrivães faziam outro tipo de serviço antes e quase todos se arrependem de entrarem na carreira. Vc pode pensar que o salário é bom e o resto vc aguenta, mas sinceramente, somos seres humanos, não é fácil falar, é só quando vc estiver lá de fato que vc vai saber se vai aguentar ou não
Realmente, Vivian. Somente estando lá.
Para algumas pessoas, após a nomeação, a alegria passa a ser o pedido de exoneração.
E isso não ocorre apenas no TJSP.
E o agente ou investigador é melhor?
Parabéns pelo comentário em apoio à Larissa.
São tantas as pessoas que acham que servidor público não tem "direito de reclamar" pq "ganha muito, trabalha pouco e ainda com ar condicionado".
Como disseram alguns, e faço minhas as palavras deles: estudem muito, passem no concurso, comecem a trabalhar e daí tirem as próprias conclusões!
Tomara que o entusiasmo continue o mesmo e só aumente ao longo dos anos.
Tomara
Eu fui escrevente por 7 anos e fiquei com síndrome do pânico e depressão, motivo pelo qual preferi pedir a exoneração. Estou feliz e ganhando mais trabalhando com minha própria empresa hoje (exonerei há 5 anos).
Excelente vídeo! Pontos bem relevantes.
Boa noite, muito valiosas suas dicas, obrigado por compartilhar.
Uma das coisas que procuro no TJ é exatamente isto - Rotina. Já trabalho no setor público, porém a cada dia é um serviço diferente, ou seja, vou trabalhar sem saber o que vou encontrar. Não consigo curtir meus finais de semana pois só fico pensando no que vou encarar de novo na próxima semana. Na minha vida pessoal, eu gosto muito de coisas novas, mas no trabalho eu gosto de rotina.
Divido exatamente o mesmo pensamento. Se o trabalho é o mesmo (dentro de um limite de variedades), já dá para fazer mais rápido, sem preocupações e sem precisar de orientação de terceiros.
Eu também concordo com você. Já trabalhei em uma multinacional onde eu era ponto focal da área, a empresa inteira vinha resolver as coisas comigo e sem contar que tinha outras demandas que era desafios do meu estágio. Preferia ficar só na rotina mesmo porque já sabia como ajudar resolver o problema e as demandas variadas não tinha muito conhecimento e me atrapalhava muito.
Estou na mesma. Gosto de trabalho burocrático e rotina.
Parabéns pelo vídeo... Isso é muito importante! Pior que não passar, é passar e se decepcionar. Principalmente porque não é nada fácil passar. É igual o trabalho da policia, tem que ser falado. Nem todo mundo tem vocação, vai pelo "oba, oba".
Obrigada, Patrícia.
🤗🤗
Muito obrigada por esse vídeo esclarecedor. Realmente não existe um local de trabalho 100%. Cabe ao interessado colocar os prós e os contras numa balança e ver onde pesa mais. Para mim realmente é válido e vou seguir firme aqui nos estudos.
Muito obrigada pelas palavras, Ana Paula. Bons estudos. Estarei na torcida pela sua aprovação.
Show de informações. E parabéns pela simpatia.
Obrigada. 🤗🤗
Muito interessante o seu vídeo! A gente acha que a parte mais difícil é passar no concurso e nem sempre é! Obrigada por dividir suas experiências!
Trabalho na secretaria da educação , meu salário é 3 x menor, não aguento mais adolescentes folgados , drogados, brigas,etc( além de estressante está perigoso). Acho que vou me dar bem ....
Vai sim. Você vai amar o TJSP.👍👍
Tb sou trabalho na educação e não dá mais, muito pior
bom estudo
Também trabalhei na Secretaria da Educação. Foi uma das piores experiências profissionais que já tive. Perdi boa parte da minha vida e minha saúde mental, fora o salário que sempre foi ridículo.
Vrdd eu sei como é 😂😂😂
Agora eu sei porque tem tanto concurso para ESCREVENTE TJSP.. Ótimo vídeo!
Em questão à pressão e a alta demanda de processos, também vale para quem irá trabalhar em cartório criminal, que via de regra é mais puxado, pois são coisas mais urgentes, como alvarás de soltura e tal. Sou estagiário num cartório criminal os escreventes quase sempre trabalham a mais do previsto, só para "deixar as coisas em dia", sem contar quando tem flagrante para despachar e cumprir... Mas creio que com os próximos concursos isso irá diminuir, porque a falta de servidores é demais (no meu cartório sobraram somente 3 escreventes, e só 2 cumprem), o que afeta demais o Judiciário! Mas eu amo o que faço e almejo muito esse cargo!
Realmente, na área criminal a exigência é ainda maior.
Ficarei na torcida pela sua aprovação. Bons estudos.📚📚📚
O TJSP é cheio de realidades diferentes. Eu que venho do setor privado, 23 anos de bancário sob verdadeira pressão, acho o meu cargo de Escrevente de sala no TJ (há 13 anos nele) um paraíso, mas.... não quer dizer que outros não tenham problemas.
Meu maior problema no TJSP é a falta de reposição de perdas inflacionárias, isso está corroendo e muito nosso salário e, se a reforma administrativa vingar, PODE SER que venha a se tornar um cargo SEM INTERESSE NENHUM para concurseiros. Uma pena.
É uma pena mesmo. A questão inflacionária tem afetado bastante.
Que legal ser escrevente de sala, Jorge.
Muita gente pergunta como é o cargo.
Pelo q vi no portal da transparência a menor remuneração no TJ é de 8.9mil e vários recebem mais de 12mil. Um professor ganha 02 salários mínimos, um engenheiro 04 a 05 salários, um contador 02 a 05 salários (média salarial). Então a remuneração do TJ é alta sim.
Obrigado por esse vídeo, Lari
👍👍
Muito bom, parabéns, sempre bom mostrar ambos os lados
Obrigada. 😊
Obrigado querida, Deus te abençoe!
Amém.🙏🙏🙏🤗
Muito esclarecidor esse vídeo.👏👏
Muito bom! Obrigada
Poderia sempre ter alguém assim nas outras áreas disposta a mostrar os pontos negativos das outras carreiras.
Ja fui estagiário em fórum, na época não havia PJE e todos os Processos eram físicos. Algo que me deixava agoniada era o atendimento as partes querendo a soluçao para o processo que voce não pode dar, sem contar alguns advogados que se deixaram levar por seu elevado posto social tentando muita das vezes dar carteiradas ou se impor de forma truculenta no balcão como se tal comportamento lhe trouxesse alivio para seus problemas, chegaram a me levar na sala da Juíza pq um advogado entendeu que meu olhar foi de desprezo para sua pessoa.
Nossa!!!
Complicado!Pensa em ser escrevente ou outra função?
E oque a juíza falou ? 🙈
Obrigado por falar a verdade isso impactou me em prestar o concurso !
Obrigada. Bons estudos.📚📚📚
Fui aprovado nesse concurso para a comarca da capital.
Minha nomeação sai a qualquer momento,contudo fui aprovado para a segunda fase do concurso para Auditor Fiscal da Receita Estadual (MG).
Parabéns! Eu sou da área de educação....seria meu primeiro concurso em tribunal..estou estudando, mas não tenho certeza se é isso mesmo...enfim....
que daora, cara. O prédio desse órgão é muito bonito. Lembra o TSE.
Obrigado pelo vídeo, decidi que não é para mim, pois já sou servidor municipal, estável salário 4000,00, trabalho perto de casa, vou almoçar em casa de boas, trabalho 7 horas, talvez eu preste a prova só para treinar mesmo, e vou aproveitar para estudar e me preparar para outros concursos
Você foi muito realista, gostei, queria saber mesmo como é, e de fato, só de estudar direito já é desgastante, palavras enjoadas, muito burocrático, imagino o quanto de pressão sobre as formalidades haverá, e queria saber se todo ano o Tribunal ajusta o salário oeka inflação mesmo, por que escutei falar que faz tempo que não reajustam, e está se perdendo o poder de compra né ?
Muito obrigada pelas informações! Já sou servidora do Executivo Federal, estava pensando em fazer, mas refleti melhor pela questão da reposição salarial. Já sofremos na esfera federal, imaginei que o judiciário pudesse estar melhor, mas na prática, seria "trocar 6 por meia duzia", no meu caso. Além do investimento financeiro para ir SP. Vou continuar focada nos TRT's. Obrigada!
Excelente ideia, parabéns!
Obrigada.🤗🤗
Olá, como funciona a aposentadoria do escrevente? É com base no salário que é baixo ou computa todos os benefícios não ultrapassando o regime geral de prev social?
Obrigada pelas explanações,me ajudou muito. 👏🏾👏🏾
🤗🤗👍👍
Adorei
Que bom!!!
Parabéns pelo vídeo 😀
Excelente seu vídeo! Poucas vezes eu vi alguém expor os pontos negativos do cargo, que como qualquer outro também.
Muito obrigada, Wendel.
Acho que disparada a maior desvantagem de todas nesse cargo de escrevente não foi citada: o plano de careira.
O plano de carreira do escrevente do TJ-SP é patético ao extremo, são uns $30 reais acrescidos ao salário por ano, então uma pessoa que está no cargo há 15 anos está recebendo só uns $700 a mais que alguém que entra hoje. (Já contabilizando os tais quinquênios)
Exatamente isso. Eu sou funcionário da prefeitura da minha cidade e sou cedido ao TJ, imagino que aí onde você trabalha também deve haver alguns assim. Nós, da prefeitura, temos alguns "benefícios" em relação aos escreventes, então conseguimos adaptar melhor essa questão do horário, por exemplo. Mas uma coisa que eu acho o fim da picada são as reposições de emendas de feriado. Nós da prefeitura não fazemos, mas vejo que os escreventes precisam fazer e eu acho super injusto.
Parabéns pelo vídeo!
Olá, Diógenes. Tem sim. Muitos servidores de prefeitura preferem trabalhar cedidos ao TJ.
Obrigado Larissa por ser sincera em falar sobre este assunto.
ótimo vídeo. Parabéns.
Dou aulas a 24 anos e estou tao cansada! A unica coisa que me preocupa é a rotina, porque como você disse nao ´um trabalho criativo, é rotina, e na escola estamos em constante criação. Mas, sinceramente, estou pensando em prestar, ganhar menos, mas nao ter barulho na minha cabeça, nem estresse de tantos mimimis que as escolas tem. Na educação nosso salario só sobe se fazemos inumeros cursos, e temos que dar aulas em duas escolas , trago trabalho pra casa para ganhar mais que isso. Não deve ser o paraiso, mas com certeza nao é o inferno que as escolas são. Apos a reforma da previdencia, teremos que trabalhar praticamente dez anos a mais e isso é o mesmo que morrer a cada dia, pois acabamos com a nossa saude mental e fisica.
Olá. Diante de sua narrativa eu sequer consigo imaginar seu cansaço (físico e mental). Penso que atuar em escola seja muito louvável, o que não impede de ser extremamente exaustivo.
No seu caso, são muitos anos a ponderar. Não é uma decisão fácil.
Tbm sou professora e te compreendo perfeitamente!
Sou estudante de Pedagogia mas estou DESISTINDO pq não tenho mais paciência de ouvir barulho coletivo na minha cabeça( 5 anos de experiência em creche e 1 ano em escola) já me sinto cansada e me recuso a concluir meu curso. Descobri que amo trabalhar em ambiente silencioso. Espero que vc esteja bem.
Obrigado pelas dicas, e parabéns pela beleza!
“Não existe trabalho ruim! O ruim é ter de trabalhar!” -- Seo Madruga
Um dos maiores sábios que existiu
Grande seu madruga, essa frase marcou época 😅😅😅😅😅😅
Pelo que vc falou não muda muito dos TJs em outros estados.Obrigado por nos apresentar a verdade.
Ótimo vídeo e obrigado pelas informações! Acabou de ganhar mais um inscrito.
Muito obrigada, Carlos.
Oi Larissa!! 31 anos no TJ São Paulo! Endosso suas observações!
Se é Esteves é gente boa! 😄
É isso aí... hehehehe
Excelente vídeo.
Muito obrigada 😊
Minha jornada para concursos começou em 2018. Minha meta era o INSS, mas meio que virou lenda esse concurso. Comecei estudar para tribunais em 2019: TRF 4 e TRF 3. Nesse último acertei uns 82% da prova. Para 6 meses de estudo, sem nunca ter visto direito eu fiquei contente.
Agora estou esperando a remarcação as provas do TJ SC e RJ. E de olho, nesse possível TJ SP pois moro em SP.
Bom ver esses vídeos de desvantagens de como eh trabalhar no cargo que eu almejo. Saber das pressões, da adaptação de vir da iniciativa privada para a pública. Acho que até nas desvantagens, você pode aumentar a motivação, pois no todo ainda acho que vale a pena. Parabéns pelo vídeo
Muito obrigada pelo comentário, Bruno.
E parabéns pela caminhada. Isso demonstra que a aprovação está próxima. Bons estudos e sucesso na aprovação. 👊👊
Olá Bruna, você não imagina como o vídeo de plantão me motiva, você é uma pessoa super do bem. Amo seu conteúdo, Deus te abençoe.
Sinceramente? Eu sou servidor municipal e posso garantir a vocês: não existe trabalho 100% maravilhoso! Se você quer adentrar o serviço público idealizando um ambiente 100% talvez seja melhor reconsiderar. Agora, cá entre nós: onde existe isso?
Não é realmente o tipo de vídeo que gostamos de ver Larissa, mas acho super válido porque é necessário que alguém faça o contraponto. Ser servidor não é fácil e mamata como descrevem diariamente nos noticiários da tv. E olha que o salário do TJSP é mais do que muuuuuuuuuuita gente ganha. Começando por mim, inclusive.
Sempre vai haver dificuldades porque é um serviço público e tudo dentro do serviço público depende de uma licitação, um orçamento prévio, o respeito à economicidade..... mas se vc entrar numa prefeitura, por exemplo, vai estar a mercê de quem é o prefeito. Se o cara é "gente boa", vc recebe em dia. Se não, atrasa o salário, não te dá o vale transporte em dia e ainda desconta da folha e das férias o dia em que vc não foi porque não teve dinheiro pra bancar o 15º dia do bolso.
Acho o vídeo válido porque realmente tem aventureiros em todo lugar. Gente que acha que o serviço público é super 10 em tudo e quando chega lá se desanima com as dificuldades e se torna um péssimo funcionário. Dando margem para que ofendam a classe. Agora, eu tenho uma família grande e pago aluguel, é óbvio que pra mim, é uma grande oportunidade entrar no TJSP. Cada um pese para si. Concordo com a colega que em suma disse que o povo fala de mais porque sofre de menos. Mas compreendo também seu ponto de vista Larissa e entendo. O fato é que não se pode mudar toda a máquina pública, mas podemos fazer nosso melhor diariamente para que os processos caminhem. Dar nosso máximo, nossa contribuição! Pode não mudar tudo, mas já é mais do que muitos estão fazendo.....
Obrigada pela participação, Jhow. Também já fui servidora municipal e no vídeo acerca das vantagens do TJSP falarei sobre isso. Eu sempre fui muito suspeita para falar do cargo de escrevente. Gosto e admiro muito a profissão. Assim, sempre que falava algo as pessoas perguntavam? Nossa, é o paraíso na Terra (inclusive nos vídeos disponíveis). Por isso, antes mesmo de publicar as vantagens do cargo, publiquei as desvantagens.
Sempre haverá perspectivas distintas e isso é super agregador. Se eu publicasse primeiramente as vantagens, haveria aquele que perguntaria se estou vendendo curso preparatório, ou se estou ganhando do TJSP para falar bem.
Certamente, as desvantagens enobrecem ainda mais o TJSP.
Assim, para quem acha que isso, dentro da sua realidade e perspectiva, não é nada, ESTUDE. ESTUDE e ESTUDE. VAI VALER A PENA.
Ótimo video, até agora só estava vendo videos tratando dos "benefícios". Sou advogado público, estava pensando em migrar para o concurso, visando conhecer a carreira e ficar mais perto da atividade da judicatura, complicado toda esta rigidez, já que na advocacia pública (procurador municipal) a realidade é outra. Obrigado pelo video.
Obrigada pelo excelente vídeo, Larissa!
É complicado porque muitas pessoas dizem ser "o paraíso", enquanto que muitas outras dizem ter se arrependido. Eu já tinha conhecimento que o ritmo de trabalho no TJSP é intenso, mas com os adendos problemáticos de pressão e cobrança, a situação é levada a outro patamar e muito me preocupa, muito mesmo, pois talvez eu esteja trocando "6 por meia duzia". As pessoas acham que saúde mental é frescura até chegar a vez delas de passar por empregos doentios.
O salário é suficiente para custear uma vida boa em SP, boa no sentido de moradia em jm bairro "bom", alimentação, carro, enfim uma vida na média, para uma pessoa equilibrada financeiramente que não gaste com coisas supérfluas?
Lilian, eu realmente não sei informar, com segurança, se o salário é "suficiente". Caso alguém more na cidade de São Paulo e possa compartilhar essas informações, eu agradeço. Quando precisei mudar de cidade (não era para São Paulo - Capital) procurei pessoas que estudavam no município para o qual iria me mudar. Muitos moravam em repúblicas, mas tem bastantes pessoas que se juntam para alugar um apartamento que não seja em um local muito movimentado com festas, barulhos, etc. As vezes, quando sai o resultado das provas, as pessoas acabam se juntando e conhecendo outras com as mesmas intenções (buscar um bom lugar, com bons valores, etc).
Mais do que suficiente. Moro em SP e as coisas não são tão caras e impossíveis como todo mundo diz não. (ps: moro na capital de sp cm um salário de 3.000 e compro praticamente tudo oq eu quero)
@@lovedarklofi Obrigada pela contribuição.
Depende, vc quer morar em moquifo ou apartamento padrao?
Apartamento 2 dormitorios no mínimo uns 2 mil, fora o gas, conta de luz, net, internet, carro, comida. Só de comida vai 1500 por mês. Viver bem com 3 mil reais só se for em quebrada. Fuja de zona leste. Nao presta !
Depende de cada pessoa. Pode morar no interior e ser pobre ou na capital e ser rico.
Larissa, uma dúvida a respeito do grande volume de trabalho:
Eu terei alguma punição se eu fizer meu trabalho num ritmo eficiente, mas humano, normal?? (digamos que hajam atrasos vez ou outra por conta do volume de trabalho)
Ou seja, há alguma punição por fazer o trabalho num ritmo "normal e humano"?
pq, se no geral todos os TJs atrasam, não faz sentido penalizar 1 escrevente que atrasa a entrega. Além disso, mesmo se ele der o seu máximo, ainda assim pode não conseguir evitar o atraso por conta do grande volume de trabalho.
Sendo assim: não vejo motivo de se preocupar com o volume de trabalho, porque é um problema sistêmico (mtos processos + poucos escreventes), não será culpa minha, não há nada que EU, SOZINHO, possa fazer para "resolver".
Por isso minha dúvida se há "penalidade".
Sou pmesp e penso seriamente em mudar de área, tal como escrevente tjsp, mais questões salariais e futuramente poder fazer home office e acredito que tem mais qualidade de vida do que na meganha.
Vou fazer 39 anos no judiciário de SP no próximo dia 22 e posso dizer, com certeza, depois de muitas participações em greve e vivendo o dia a dia nesse tempo todo no judiciário bandeirante, q o servidor do TJSP é muito maltratado, desprezado e ignorado. Há uma diferença de tratamento gritante entre magistrados e servidores. O trabalho, na maioria das vezes, supera a capacidade de darmos conta, por isso a morosidade da justiça. A questão salarial é um problema, pq não temos as nossas reposições como a lei determina, ao ponto de hoje estarmos com um déficit absurdo. As exceções de respeito aos nossos direitos são poucas, qd chegam à presidência juízes que se importam conosco. Ah, e apesar de trabalharmos pr a justiça, temos q entrar com ações judiciais pr termos nossos direitos resguardados. Tem tb o lado bom, mas, definitivamente, não são tudo mil maravilhas
Por qual motivo não aposentou?
Esta ai o motivo de todo ano ter concurso para o TJ-SP..sempre me questionei o porque de tanta rotatividade
Faz realmente pensar. Ralei muito pra chegar em uma "zona de conforto". 4 anos trabalhando como ajudande de carga e descarga para pagar a faculdade de Análise de sistemas. Hoje tenho 12 anos atuando em TI. Devido a experiência, faço meu trabalho sem muito stress ou pressão, entrego tudo no prazo e até me sobra tempo durante o expediênte, mas isso conquistei, não foi de graça e hoje recebo um pouco acima da média para resolver problemas em poucas horas, ou até minutos. Porém, Penso em prestar o TJ por causa da estabilidade. Na empresa que trabalho, devido a uma mudança de estratégia da diretoria, um setor inteiro foi dispensado, 15 pessoas de uma vez. Isso foi em 2019. Desde então procuro estudar para concurso, nunca se sabe quando vc será o próximo. E por mais que a pessoa seja qualificada (tenho pós, e diversos certificados e treinamentos na área) é dificil se recolocar ganhando o mesmo salário. Em resumo, para a minha situação, eu não ganharia no TJ muito mais do que eu já ganho hoje, nesse sentido não valeria essa mudança, mas em termos de estabilidade, aí a coisa muda de figura. Por mais que se tenha mais chances de crescer financeira e profissionalmente na iniciativa privada, há sempre o fantasma da demissão rondando, e caso ocorra, pode fazer você voltar diversas casas no jogo do crescimento.
Parabéns pela conquista.
Uma possibilidade, na área de TI, é que você consegue seguir trabalhando de forma paralela, sendo escrevente também. Boa sorte nos estudos.
Excelente vídeo! Obrigado por avisar os perrengues que podemos enfrentar.
Obrigada. :)
Na vara da fazenda pública na comarca que atuo como advogado, há um número inacreditável de processos paralisados, o próprio escrevente que trabalha lá falou que é impossível dar andamento em todos em tempo hábil.
Mesmo assim não se compara com a carga de processos da justiça federal, não tem lugar para colocar tantos processos, acho que o juiz dá no máximo 2 andamentos por ano em cada processo.
O volume de processos realmente é muito grande. Eu fico imaginando quando não era eletrônico, afinal, qualquer andamento no processo era ainda mais demorado para se concluir.
Pelo menos nao precisa vender nada às partes. Atende, da andamento no processo e chau
Goistei, assim que lembrar de mais pontos negativos nos avise.
Para quem é escrevente, mas tem formação em outra área, existem oportunidades internas?
Com formação em área diferente ao Direito, além do adicional (5%) você pode buscar os cargos de chefia e coordenação. Há chefes nos cartórios, nas áreas administrativas, de mandados, de recursos humanos, etc.
PUBLICAR VÍDEO SOBRE O TRABALHO, VIA REMOTA. VANTAGENS E DESVANTAGENS. OBRIGADO.
muito bom seu video , totalmente verdeiro
Obrigada. 🤗
Gratidão pelo vídeo, Larissa! Há gratificação para quem tem nível superior?
Gostei muito das explicações. Tudo tem o lado bom e o ruim, mas ficar sem emprego é pior. Vale apena.
Bom vídeo
Obrigada.
É, AS COISAS SÃO ASSIM MESMO, MAS... É ENFRENTAR E IR PRA CIMA, VALEU.
👊👊👊👊
Obrigado pelas dicas, Larissa! Vou prestar o concurso e achei muito boas. Vou me inscrever no canal. Abraços!
Eu quem agradeço, Rodolfo. Bons estudos e sucesso na aprovação
Preciso desse cargo para fazer a minha facul de direito e virar juiz; pq o cenário está apontando que os servidores serão precarizados cada vez mais pelos políticos. Só quem estão livre disso são os membros do poder judiciário que não podem ser amputados e têm força para dar uma resposta altura.
👏👏👏👍
Vc está em qual semestre? Do curso de direito?
@@alliciavitoria3928 Quando fiz esse comentário tinha pouco tempo que tinha feito a prova de escrevente e demorou mais de um ano para eu tomar posse. Só fui tomar posse nesse mês. Como tive que mudar de estado e não arrumei um lugar fixo ainda, pretendo começar no segundo semestre desse ano a facul.
@@johnyblayd9040 Olá amigo , também sou de outro Estado ( Goiás) , estou me preparando para o TJ-SP no cargo de escrevente. Não vou fazer esse desse ano , pois agora q comecei a me preparar , vou fazer um próximo. Como foi tua mudança para SP ??? Como vc estudou para o concurso? Também quero fazer esse caminho.
@@Centraldeseriadosbr Com relação a mudança. O melhor é vc esperar tomar posse e ver onde vai trabalhar. Geralmente no tjsp vc só sabe onde vai trabalhar no dia da posse. Vc toma posse e eles te encaminham para o local de trabalho, isso ocorre se vc fizer concurso para capital. No começo pegue algo temporário no Airbnb, pois São Paulo é muito grande. O ideal é vc ver depois com calma um local próximo ao trabalho e ao metrô para não ter que passar horas e horas no trânsito todos os dias. Com relação ao estudo. Estudei pelo material do Estratégia Concursos. Mas pelo pouco contato que tive com o curso do Neaf, achei bem mais objetivo. (A primeira colocada do concurso que gabaritou a prova estudou por ele). Então recomendaria o Neaf. O Estratégia tem pdfs enormes e a maioria das coisas que eles abordam não caem em provas e acaba que vc perde tempo precioso à toa. Sempre faça no mínimo umas 25 questões por dia. E estude no mínimo 2 horas por dia. E faça um simulado com gabarito comentado por semana.
Rotina e estagnação é o pior de tudo pra mim. 4 anos fazendo exatamente a mesma coisa é pra enloquecer qualquer um.
Não tem como falar que não há rotina.
Ainda que você seja Assistente será uma outra atividade, mas cercada de rotina. Talvez uma atuação em áreas administrativas possa ser um pouco diferente.
Parabéns pelo video. Todo escrevente precisa ir a audiências e ficar digitando o que é dito?
Ola, Márcio.
Não, nem todos os escrevente é desempenham a mesma função. São muitas as atividades desenvolvidas em um cartório: elaboração de minutas, atendimentos e análises dos processos, audiências, assistência a juízes, enfim.
Cada um possui uma responsabilidade, que, dependendo do cartório e das condições do local, você consegue mudar mais rápido ou não.
@@larissaesteves6732 ta certo. Obg
Adoreiii o vídeo!!, eu tenho uma dúvida Larissa, eu sou homem e tenho um cabelo grandinho até, ele é cacheado, o cabelo não vai no ombro ele tá em fase de crescimento ainda, eu queria saber se tem problema eu ter cabelo assim dentro do TJ
Obrigada.
Não tem problema não. Pode ficar tranquilo.👍👍👍
@@larissaesteves6732 Muito obrigado de verdade, essa era a minha única preocupação
Qual o salário líquido pra quem entrar hoje no TJ-SP ? Somados os benefícios.
Para ser o mais próximo possível de uma média são 5 mil líquidos no mês. Porque os adicionais variam de pessoa para pessoa. Depende da sua qualificação, se tem filhos, de quantidade de dias trabalhados (o adicional de alimentação é R$48,00/dia. Assim, no recesso, férias e licenças não recebemos). E isso faz MUITA diferença (ficou doente e ausente 5 dias úteis, desconta-se quase R$250,00).
Mesmo com atestado?
Gostei bastante do video, obrigada, Larissa! Hoje em dia os cursinhos preparatórios criam muitas expectativas falsas nas pessoas e a maioria acaba se decepcionando com a realidade que encontra após a aprovação. Estou pensando em prestar, você saberia de dizer se existe a possibilidade de trabalho remoto, como funciona, etc?
*_ObrigadÃo...._*
_" Uma Luz de orientação ... Perspectivas ..."_
*_E claro, neste vislumbrar pelo cargo ... Há possibilidades futuras, outros cargos... Outros Tribunais... etc, etc, etc._*
_" Auxiliou muitooooo.... Acredite " !!!_
*_Obrigad獂ooOOOssSSS..._*
_" Que o Senhor e Salvador CRISTO JESUS esteja sempre com todaaa a sua Família ..."_
_( AménZÁçÇooOOOssSSSs )_
Amém.🙏🙏🙏🙏
Um monte de gente lerda nos comentários, que pensa que trabalho é a extensão da casa. Qualquer mínino esforço ou cobrança, se deprime, vai fazer terapia, fica doente...
É a geração que fica o dia inteiro em cima da cama ou sofá, cansada de nao fazer nada, dormindo, vendo bobagem no celular, assistindo série.... Aí quando sai dessa zona de conforto e tem que viver o mundo real, se desespera.
Pode ser. Temos muitas realidades difíceis aqui no Brasil, mas isso não significa que não há problemas (bem ruins) no setor público. Quem nunca trabalhou com um juiz ou promotor não faz ideia do quanto podem ser pessoas horríveis. Casos de humilhação e abusos. E ai do funcionário que tratar com algum tipo de desrespeito as majestades! Pra quem trabalha com desembargador então...piorou...cheio de desvios de função. Eu desenvolvi um transtorno ansioso depressivo por conta de chefias tóxicas e assédio moral (e eu sou uma de várias pessoas). As equipes normalmente são defasadas, ou seja, não tem como dar conta do serviço. E sim, há cobranças absurdas dependendo do local de trabalho. O salário pode ser ok, mas ser tratado que nem lixo ninguém merece. Mas claro que vão falar que estou reclamando de barriga cheia. 😂 Vão falar que pelo salário tenho que dar graças a Deus por ser tratada que bem lixo e desenvolver transtornos psicológicos. Capaz ainda que falem que quem ganha pouco nem tem tempo pra desenvolver algum tipo de transtorno. Não tem como discutir sobre esse assunto.
Bacana seu parecer sobre o assunto, mas não chegam a ser desvantagens afinal toda empresa tem algum problema ou dificuldade. Mas se olhar por outro lado, só de ter a segurança do salário, por menor e mais defasado que seja, que cai rigorosamente em dia. Agora ter muito trabalho, hoje em dia, em qualquer empresa é normal. Cabe ao servidor ou funcionário respirar fundo e dar um "gás a mais" todo dia para dar conta. Nada anormal. Obrigado pelas dicas.
Paulo, obrigada pelo comentário. Em breve sairá um vídeo com as vantagens. É muito bom saber que para a maioria há apenas vantagens. Um motivo a mais para as pessoas se manterem firmes nos estudos em busca da aprovação.
Eu percebo e acupanho alguns processos. Que os juizos demora mto as vezes, pra tomar decisao. Mesmo tendo todas as provas.
Oi Larissa, tudo bem? Obg pelos seus vídeos. Se for possível, vc faz um vídeo falando especificamente das licenças, afastamentos e quinquênios? Soube que tem um limite de afastamentos pra ter direito.
Muito Obrigada pelas informações, é sempre bom os esclarecimentos. Continue assim. Eu estou adorando os seus vídeos.
Muito obrigada pelo retorno. Sucesso nos estudos.
Por favor, como está a questão de home office?
Os ultimos editais ja começam informando que o nomeado precisa ter tudo em casa para desempenhar o home office.
É necessário passar 1 ano trabalhando presencialmente antes de ir para o home-office (ouvi isso de um escrevente).
Eu na PM 12X36 a noite e ainda fazendo delegada. Vou fazer!!!!
12 por 36 é bom hein !Tj é segunda sexta e parece ser um trabalho mais burocrático.Bons estudos .
Faça sim.
Bons estudos.
@@jcs1723 sim. Tem gente que deseja continuar estudando e prefere ter um salário menor por um período a fim de que seja possível estudar um pouco mais.
@@larissaesteves6732 obrigado.
@@larissaesteves6732 parabéns pelo canal e pela sinceridade.
Eu já trabalhei num cartório de notas e depois abandonei a idéia de trabalhar nessa área. Minha impressão, sinceramente , é que há muitas regras para isso e para aquilo; Normas de corregedoria, me fazem lembrar o quanto corríamos fazendo certidões e colhendo assinaturas. Com o advento da informática, as rotinas me parecem que estão sob o foco do computador. Eu estou inscrito no TJSP, mas não tenho certeza, se passar vou gostar de retornar a esse trabalho. O que me parece obio é que é bom saber direito, já que eu tinha uma noção básica, somente.
Sim, com a informática há muito mais agilidade nos processos. Não é preciso ficar solicitando assinaturas, afinal, cada um sabe as "filas" que devem acessar. Uma vez ou outra, quando há algo urgente.
As regras em si permanecem.
Percebo que varia muito de comarca para Comarca, principalmente, do grupo de trabalho.
Sucesso nos estudos.
Boa Noite Larissa!! tudo bem? cai de para quedas no seu canal e estou gostando muito! mas me tire uma duvida! sempre estudei para Inss e tentei o cargo para tjsp! Caso alguem passe e nao entende de nada de Direito ou outros afins! o pessoal do Tj ajuda voce a se conectar com o trabalho?
Trabalhei 27 anos fui muito feliz .
Provavelmente trabalhou no interior numa comarca pequena. As chances uma em cem mil !
Pois é muita pressão muito trabalho acumulado para pouquíssima chance de aprovação....gente que passa até anos se dedicando e estudando e a aprovação cada vez mais distante.....lamentável 😐
Eu queria saber quanto é o vencimento líquido do Escrevente de Cartório ; queria saber o que vem no contracheque além dos vencimentos, tipo,
gratificação de...;
Triênio...;
Prêmio...;
ART tal....;
Auxílio alimentação;
Auxílio....;
Ajuda...;
Pode colocar essas informações.
Usa um escrevente com o mínimo de cinco anos de serviço.
Edimilson, eu costumo dizer que fica em torno de 5mil reais líquidos.
4.900k salário mais GAJ
396,00 Aux saúde (todos recebem)
423,00 aux creche (há regras específicas)
1.000 aux alimentação (varia conforme quantidade de dias úteis R$48,00 por dia)
200,00 aux transporte (não lembro exatamente o valor agora, varia conforme dias úteis).
300-500,00 gratificação por qualificação (varia conforme sua escolaridade e é um valor fixo por mês).
Descontos: entre 1000-1200.
Fiz vídeos específicos para cada benefício, caso queira saber informações detalhadas.
Caso esteja de licença conte com algo entre 4k-4,5k.
@@larissaesteves6732 Poxa, é um salário pequeno para a exigência de conhecimento e para a responsabilidade que se tem.
@@edimilsonalves6474 por isso que o salário pode ser uma vantagem ou desvantagem. Depende da realidade de cada um.
Ainda assim, valerá a pena, caso você seja aprovado.
Estamos sempre fazendo algo e buscando formas de melhorar o salário: chefias, assistência, venda de férias, realização de plantões etc.
@@larissaesteves6732 Sim, você está correta. Triste é saber que um " colega" que desempenha função similar no Senado, Congresso ou outras casas legislativas recebe até o triplo de remuneração.
Além dessas desvantagens, em comparação com outros órgãos do judiciário nacional, é a carga horária. Isso porque muitos tribunais regulamentaram 6h diárias de serviço; no TJSP são 8h e com 45 min de intervalo.
amiga vc nao sabe o que e ruim e sofrimento kkk
trabalho numa fabrica producao 6 por 2 kkk ali sim é pessimo
E que nem no privado você chegou atrasado e descontado na folha de pagamento 💰
Kkkkkkkkkkk perde o salario, ferias, alimentacao. Tudo. Sem recesso de nada!!!!
👍👍👍
Depende muito. Na esfera privada PODE SER (se a chefia não for carrasca e o empregado não for vacilão) que, em acordo, o chefe concorde que entre depois mas saia depois também, ou num dia fazer meia hora a menos mas no outro fazer meia hora a mais, etc. No serviço público, salvo raras exceções, é "Ah, mas o setor vai ficar vazio", "Ah, não temos autonomia pra resolver isso", "Ah, mas o controle do relógio de ponto fica em São Paulo na sede tal, e automaticamente se você atrasa mais que 15 minutos X vezes acontece tal coisa e isso não dá pra resolver de boca", etc.
Eu tive sorte de trabalhar num setor público que usava banco de horas, você só era descontado se fizesse menos horas que a carga horária no mês e atrasos pontuais eram tratados com os colegas do setor e a chefia imediata, mas é exceção...
Pode ser. Temos muitas realidades difíceis aqui no Brasil, mas isso não significa que não há problemas (bem ruins) no setor público. Quem nunca trabalhou com um juiz ou promotor não faz ideia do quanto podem ser pessoas horríveis. Casos de humilhação e abusos. E ai do funcionário que tratar com algum tipo de desrespeito as majestades! Pra quem trabalha com desembargador então...piorou...cheio de desvios de função. Eu desenvolvi um transtorno ansioso depressivo por conta de chefias tóxicas e assédio moral (e eu sou uma de várias pessoas). As equipes normalmente são defasadas, ou seja, não tem como dar conta do serviço. E sim, há cobranças absurdas dependendo do local de trabalho. O salário pode ser ok, mas ser tratado que nem lixo ninguém merece. Mas claro que vão falar que estou reclamando de barriga cheia. 😂 Vão falar que pelo salário tenho que dar graças a Deus por ser tratada que bem lixo e desenvolver transtornos psicológicos. Capaz ainda que falem que quem ganha pouco nem tem tempo pra desenvolver algum tipo de transtorno. Não tem como discutir sobre esse assunto.
Se for olhar por esse ângulo, você tem muita sorte de ter um emprego pra ser descontado, ter um salário pra comprar um celular/ computador e Internet pra fazer essa postagem. Tá reclamando de barriga cheia. Coitado é de quem mora na Etiópia, passa fome, nunca saem da miséria, não têm abrigo ou água, sofrem com inúmeras doenças...
Sinceramente não vi nenhuma desvantagem, só coisas normais em todas e qualquer empresa, só vi vantagens principalmente a do salário
Que ótimo.
Assim, não há motivos para desistir.
Foco total nos estudos.🎯👊👊
Pode ser. Temos muitas realidades difíceis aqui no Brasil, mas isso não significa que não há problemas (bem ruins) no setor público. Quem nunca trabalhou com um juiz ou promotor não faz ideia do quanto podem ser pessoas horríveis. Casos de humilhação e abusos. E ai do funcionário que tratar com algum tipo de desrespeito as majestades! Pra quem trabalha com desembargador então...piorou...cheio de desvios de função. Eu desenvolvi um transtorno ansioso depressivo por conta de chefias tóxicas e assédio moral (e eu sou uma de várias pessoas). As equipes normalmente são defasadas, ou seja, não tem como dar conta do serviço. E sim, há cobranças absurdas dependendo do local de trabalho. O salário pode ser ok, mas ser tratado que nem lixo ninguém merece. Mas claro que vão falar que estou reclamando de barriga cheia. 😂 Vão falar que pelo salário tenho que dar graças a Deus por ser tratada que bem lixo e desenvolver transtornos psicológicos. Capaz ainda que falem que quem ganha pouco nem tem tempo pra desenvolver algum tipo de transtorno. Não tem como discutir sobre esse assunto.
Eu não vou mentir, nunca passou na minha cabeça que é um paraíso pela situação do judiciário, vi isso nas audiências de estágio. Agora pressão e estresse, bancário sabe bem como é. Ganhei 28 kilos em 9 anos de banco e perdi cabelo e dinheiro com diferença de caixa e metas pra bater.
E há quem pense que Banco é paraíso.
Mas no vídeo ela disse que pode haver estresse devido à grande demanda
Pode ser. Temos muitas realidades difíceis aqui no Brasil, mas isso não significa que não há problemas (bem ruins) no setor público. Quem nunca trabalhou com um juiz ou promotor não faz ideia do quanto podem ser pessoas horríveis. Casos de humilhação e abusos. E ai do funcionário que tratar com algum tipo de desrespeito as majestades! Pra quem trabalha com desembargador então...piorou...cheio de desvios de função. Eu desenvolvi um transtorno ansioso depressivo por conta de chefias tóxicas e assédio moral (e eu sou uma de várias pessoas). As equipes normalmente são defasadas, ou seja, não tem como dar conta do serviço. E sim, há cobranças absurdas dependendo do local de trabalho. O salário pode ser ok, mas ser tratado que nem lixo ninguém merece. Mas claro que vão falar que estou reclamando de barriga cheia. 😂 Vão falar que pelo salário tenho que dar graças a Deus por ser tratada que bem lixo e desenvolver transtornos psicológicos. Capaz ainda que falem que quem ganha pouco nem tem tempo pra desenvolver algum tipo de transtorno. Não tem como discutir sobre esse assunto.
Eu já imaginava o volume de trabalho, pois, embora seja o maior Tribunal do país, há muita rotatividade. Então, imagino que, dada a realidade, as pessoas continuam estudando para ir para outros concursos. Eu fiz a última prova, estou esperando o resultado. Eu trabalhei em emprsa privada como adv privado e a cobrança e os prazos realmente eram bem desgastantes, acho que esse ponto para mim será tranquilo. Hoje sou auxiliar da justiça e também há muita cobrança. mas, realmente, nem todos conseguem lidar. Para mim poderá ser vantajoso, pois estou ganhando bem pouco atualmente. P.s.: quando se tem muito trabalho e vc lida com prazos e cobranças isso afeta bastante o psicológico e saúde. Exercícios físicos podem ajudar a equilibrar. Será que mesmo tendo boa produtividade, mas não conseguindo cumprir prazos, pode sofrer um processo administrativo e sofrer consequência ou as dificuldades reais são analisadas para justificar?