Assim, eu amo o trabalho do Nolan, e considero ele o meu diretor favorito pelo seu uso de espaço e tempo, que são temas que me fascinam em filmes em geral. Mas eu acho que o Nolan representa essa figura da esposa morta com o intuito de dizer o que aconteceria com ele se sua esposa (Emma Thomas) morresse. O exemplo mais notável é em amnésia, depois que a esposa do Leonard morre, ele cria um quebra cabeça sem fim na mente dele, justificando sua própria loucura, e acho que o Nolan tenta passar essa mensagem pra ele mesmo e , talvez, para sua esposa, de que ele ficaria louco ou perderia qualquer noção de certo ou errado se isso acontecesse. Agora, em relação a Dunkirk, o não uso de personagens femininas (em tela, ou em dialogo) no filme pode ser justificado porque a narrativa é acompanhada do ponto de vista dos soldados. E quando soldados estão em guerras, eles não falam (justificando o uso de silencio no filme) sobre suas esposas ou amores passados, e em relação a não personagem feminina na tela, isso é algo que não afeta diretamente a narrativa do filme, pode ser um problema em relação a feminismo, mas em filme, está bem longe, pq temos tb outros filmes de guerra (que são muitos) que não tem figuras femininas em tela como o "Resgate do soldado Ryan" por exemplo. E outra, o diretor tem sim personagens femininas que não tem relação com a morte ou perda como a mulher gato, Ariadne, dra. Bran, Talia al Ghul, etc. Mas certamente está certo em analisar acontecimentos reais dos diretores que influenciam em suas carreiras, pq uma obra é escrita tendo a inspiração de sua vida ou de acontecimentos que mudaram ela. Mas o que eu falo é que eu não acho que o Nolan odeie mulheres, apenas acho que ele não sabe escrever figuras femininas de uma forma diferente, até pq esse não é bem o objetivo do diretor em suas obras. Exitem diretores que sabem trabalhar com certos personagens, e tem outros que não sabem, e o Nolan não sabe escrever Figuras de empoderamento feminino, mas ele sabe escrever sobre personagens com dualides, distinção entre o certo e o errado, Histórias não lineares que fazem o espectador se perguntar o que está acontecendo e onde está acontecendo. Mas claro, essa é só minha opinião como um apreciador do trabalho do diretor e como estudante de cinema. Alias, o vídeo ficou bem produzido, parabéns.
Também não acredito que ele odeia mulheres. Esse questionamento era o meu ponto de partida. Tirando a parte de ter que matar sempre uma mulher eu não vejo grandes problemas não (tem diretor com essa questão mais problemática). Mas como disse no vídeo, ainda defende que Nolan não errou no cinema rs. Obg por assistir e pelo extenso comentário.
assisti Oppenheimer hoje. Fiquei incomodada como foram retratas as personagens mulheres. Até então, Nolan havia roteirizado histórias ficcionais. Porém Oppenheimer é um filme histórico, e mesmo assim Nolan escolheu ignorar os fatos históricos, a importância de cada personagem na trajetória do Oppenheimer e reduziu as personagens mulheres aos mesmos papéis que ele já havia dado em seus filmes ficcionais. Lamentável.
Eu acredito que isso ajuda a ficar mais didático e dinâmico. E aos poucos vou inserindo esta nova forma de análise. Mas as que faço sobre técnicas vão continuar tb. Obg por assistir.
Bem tenet quebra essa fórmula do Nolan não só apresentando uma mulher que sobrevive no filme mas também um protagonista negro até que a ex- namorada do Oppenheimer morre, spoilers mas aí foi baseado em história verídica.
Eu só percebi isso no canal Trailers Honestos sobre a filmografia do Nolan. É algo a se pensar mesmo. Deve ter algo que ele deve ter aprendido lá atrás que marcou ele pra ele ter que emular em quase todos os filmes Agora, outra coisa que não pode faltar num filme do Nolan é o protagonista branco de cabelo liso pra trás e muitas vezes de terno bwahahahahaha No TeneT o protagonista é negro, mas ele colocou o Pattinson pra assumir esse manto de alguém visualmente parecido com ele
Um caso parecido acontece com o Martin Scorsese que mesmo sendo um excelente diretor ainda não deu um espaço para um atriz ou ator negro em seus filmes
Eu acredito que ele faz isso sem saber, é o mesmo que usar a morte dos País como motivação. Usam os país de uma maneira semelhante as mulheres no Cinema, sem querer muitos fazem isso.
E daí que o diretor dá mais destaque aos homens? Os filmes são dele, ele faz como quiser. De igual modo, ninguém é obrigado a assistir a seus filmes. Os livros de Dostoievski, de um modo geral, também possuem personagens principais masculinos. Qual o problema? É a visão do autor. Cada pessoa vê o mundo da forma como entender melhor!
E daí que o diretor não faz os filmes para si mesmo, mas para o público. E o público, como alvo final dos filmes, tem o direito de criticá-los, assim como o diretor tem o direito de fazê-los como bem entender. Se não quer críticas, que não divulgue o filme!
Muito boa a analise. Só o título que achei meio sem pé nem cabeça. Eu colocaria algo como "Como Nolan pensa personagens femininos?". Acho que fica melhor pro seu conteúdo. Enfim, é só uma dica. Não quero me intrometer em seu trabalho. Abraço.
Nobre, obrigado pelo comentário. O título nada mais é que meu ponto de partida, visto as discussões que já observei. Por isso é uma pergunta e não uma afirmação. Obg pela questionamento.
@@CanalClaqueteFilmesvocês têm que observar o contexto da história de um filme em que uma personagem seja masculina ou feminina se encaixa ! Se o Christopher Nolan ainda não fez um filme que coloque uma protagonista mulher num filme dele é porque ele ainda não encontrou uma história adequada para que isso aconteça .
@@orlandoaugustostock4578 Mas ele nem precisa fazer um em que a mulher seja protagonista e sim que as mulheres sejam melhor construídas (minha opinião)
era um filme de guerra.. pelo amor hahaha a mulher lá ia fazer oque?? fiquei até surpresa por botarem mulher no filme. mas no fim, nunca fui boa em história.. então não sei ao certo o quanto a mulher contribuiu em dukirk na vida real.... em relação a personagens feminnas .. ah... tenho mt a dizer não... ele tem cérebro, tem pessoas ao lado dele e se ele não muda a atitude dele... eu não gosto nem desgosto dele, então pra mim, tanto faz q tanto fez.
Perfeito para dirigir os filmes de James Bond.
Assim, eu amo o trabalho do Nolan, e considero ele o meu diretor favorito pelo seu uso de espaço e tempo, que são temas que me fascinam em filmes em geral. Mas eu acho que o Nolan representa essa figura da esposa morta com o intuito de dizer o que aconteceria com ele se sua esposa (Emma Thomas) morresse. O exemplo mais notável é em amnésia, depois que a esposa do Leonard morre, ele cria um quebra cabeça sem fim na mente dele, justificando sua própria loucura, e acho que o Nolan tenta passar essa mensagem pra ele mesmo e , talvez, para sua esposa, de que ele ficaria louco ou perderia qualquer noção de certo ou errado se isso acontecesse.
Agora, em relação a Dunkirk, o não uso de personagens femininas (em tela, ou em dialogo) no filme pode ser justificado porque a narrativa é acompanhada do ponto de vista dos soldados. E quando soldados estão em guerras, eles não falam (justificando o uso de silencio no filme) sobre suas esposas ou amores passados, e em relação a não personagem feminina na tela, isso é algo que não afeta diretamente a narrativa do filme, pode ser um problema em relação a feminismo, mas em filme, está bem longe, pq temos tb outros filmes de guerra (que são muitos) que não tem figuras femininas em tela como o "Resgate do soldado Ryan" por exemplo. E outra, o diretor tem sim personagens femininas que não tem relação com a morte ou perda como a mulher gato, Ariadne, dra. Bran, Talia al Ghul, etc.
Mas certamente está certo em analisar acontecimentos reais dos diretores que influenciam em suas carreiras, pq uma obra é escrita tendo a inspiração de sua vida ou de acontecimentos que mudaram ela. Mas o que eu falo é que eu não acho que o Nolan odeie mulheres, apenas acho que ele não sabe escrever figuras femininas de uma forma diferente, até pq esse não é bem o objetivo do diretor em suas obras. Exitem diretores que sabem trabalhar com certos personagens, e tem outros que não sabem, e o Nolan não sabe escrever Figuras de empoderamento feminino, mas ele sabe escrever sobre personagens com dualides, distinção entre o certo e o errado, Histórias não lineares que fazem o espectador se perguntar o que está acontecendo e onde está acontecendo. Mas claro, essa é só minha opinião como um apreciador do trabalho do diretor e como estudante de cinema. Alias, o vídeo ficou bem produzido, parabéns.
Também não acredito que ele odeia mulheres. Esse questionamento era o meu ponto de partida.
Tirando a parte de ter que matar sempre uma mulher eu não vejo grandes problemas não (tem diretor com essa questão mais problemática).
Mas como disse no vídeo, ainda defende que Nolan não errou no cinema rs.
Obg por assistir e pelo extenso comentário.
Excelente comentário, Gabriel! Sem mais.
assisti Oppenheimer hoje. Fiquei incomodada como foram retratas as personagens mulheres. Até então, Nolan havia roteirizado histórias ficcionais. Porém Oppenheimer é um filme histórico, e mesmo assim Nolan escolheu ignorar os fatos históricos, a importância de cada personagem na trajetória do Oppenheimer e reduziu as personagens mulheres aos mesmos papéis que ele já havia dado em seus filmes ficcionais. Lamentável.
sempre ótimo, mais legal ainda nesse novo formato de video com a edição ainda mais caprichada.
Eu acredito que isso ajuda a ficar mais didático e dinâmico.
E aos poucos vou inserindo esta nova forma de análise. Mas as que faço sobre técnicas vão continuar tb.
Obg por assistir.
@@CanalClaqueteFilmes a gente que agradece já tá bom agr parece que ficou melhor kkk
Nolan é um dos melhores diretores da atualidade
Gosto muito também.
Obg por assistir 😊
Bem tenet quebra essa fórmula do Nolan não só apresentando uma mulher que sobrevive no filme mas também um protagonista negro até que a ex- namorada do Oppenheimer morre, spoilers mas aí foi baseado em história verídica.
Pena que em oppenheimer a ideia volta né? rsrs
Curti demais o novo filme.
MUITO MASSA A REFLEXÃO
Obg por assistir 😊
Meu diretor favorito
A sua foto revela, talvez, o motivo rs.
Obg por assistir.
@@CanalClaqueteFilmes Sim😂
Baita vídeo! Amigo vê se aparece nos vídeos, a galera gosta e se identifica mais do que somente com a voz :)
Confesso que ainda tenho vergonha e minha câmera não é muito boa, maaaaas vou pensar sobre.
Eu já achei demais, e um diferencial ser só narrado
Eu só percebi isso no canal Trailers Honestos sobre a filmografia do Nolan. É algo a se pensar mesmo. Deve ter algo que ele deve ter aprendido lá atrás que marcou ele pra ele ter que emular em quase todos os filmes
Agora, outra coisa que não pode faltar num filme do Nolan é o protagonista branco de cabelo liso pra trás e muitas vezes de terno bwahahahahaha No TeneT o protagonista é negro, mas ele colocou o Pattinson pra assumir esse manto de alguém visualmente parecido com ele
Pois é e Nolan adora um terno. O cara fica no set de filmagem assim.
Obg por assistir.
Não o crítico, também so andaria de terno kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu tbm reparei nisso! Inclusive a criança no filme Batman é igual a ele
Se vc quiser conhecer o artista e só ve suas obras
Dinada
Excelente!!!
Obg por assistir
" )
Um caso parecido acontece com o Martin Scorsese que mesmo sendo um excelente diretor ainda não deu um espaço para um atriz ou ator negro em seus filmes
Pois é. Scorsese é o meu diretor favorito vivo. Mas ele peca demais nisso
Não, não peca. Scorsese está aí há mais de 40 anos e ele não necessita adequar seus filmes à pautas progressistas porque se tornaram modinhas atuais.
Papo de esquerda achar que Nolan só representa o patriarcado branco opressor kkkkkkk
Ninguém disso isso, meu jovem.
@@CanalClaqueteFilmes Ja disseram, lá no omelete kkkkk
@@rahanlion9123 omelete e meu ovo literalemtne kkkk
Achei interessante, porém bem forçado. Ainda mais pelo titulo clickbait.
Não. Só a figura de esposa, pelo que parece bwahahahaha
" )
Eu acredito que ele faz isso sem saber, é o mesmo que usar a morte dos País como motivação. Usam os país de uma maneira semelhante as mulheres no Cinema, sem querer muitos fazem isso.
Também acho isso.
Por isso que seria legal ele escrever com uma mulher talentosa. Ia ser um resultado interessante.
E daí que o diretor dá mais destaque aos homens? Os filmes são dele, ele faz como quiser. De igual modo, ninguém é obrigado a assistir a seus filmes. Os livros de Dostoievski, de um modo geral, também possuem personagens principais masculinos. Qual o problema? É a visão do autor. Cada pessoa vê o mundo da forma como entender melhor!
Né? I cara forçou muito.
E daí que o diretor não faz os filmes para si mesmo, mas para o público. E o público, como alvo final dos filmes, tem o direito de criticá-los, assim como o diretor tem o direito de fazê-los como bem entender. Se não quer críticas, que não divulgue o filme!
Muito boa a analise. Só o título que achei meio sem pé nem cabeça. Eu colocaria algo como "Como Nolan pensa personagens femininos?". Acho que fica melhor pro seu conteúdo. Enfim, é só uma dica. Não quero me intrometer em seu trabalho. Abraço.
Nobre, obrigado pelo comentário.
O título nada mais é que meu ponto de partida, visto as discussões que já observei.
Por isso é uma pergunta e não uma afirmação.
Obg pela questionamento.
e o próximo filme dele tem dois homens como protagonistas, ou seja..
Pois é. Adoro o Nolan, mas sinto falta de algumas mulheres desempenhando um papel melhor.
O Nolan pelo visto gosta de botar uma mulher na geladeira
Pois é. Gosto de algumas mulheres que ele escreveu, mas no geral acho q ele peca.
@@CanalClaqueteFilmes concordo plenamente
@@CanalClaqueteFilmesvocês têm que observar o contexto da história de um filme em que uma personagem seja masculina ou feminina se encaixa ! Se o Christopher Nolan ainda não fez um filme que coloque uma protagonista mulher num filme dele é porque ele ainda não encontrou uma história adequada para que isso aconteça .
@@orlandoaugustostock4578 Mas ele nem precisa fazer um em que a mulher seja protagonista e sim que as mulheres sejam melhor construídas (minha opinião)
Não se relaciona bem a as feminilidades. Uma pena. Seria ótimo diretor.😢
Nolan super machista opressor
Bem, eu não diria tanto rs
era um filme de guerra.. pelo amor hahaha a mulher lá ia fazer oque?? fiquei até surpresa por botarem mulher no filme. mas no fim, nunca fui boa em história.. então não sei ao certo o quanto a mulher contribuiu em dukirk na vida real.... em relação a personagens feminnas .. ah... tenho mt a dizer não... ele tem cérebro, tem pessoas ao lado dele e se ele não muda a atitude dele... eu não gosto nem desgosto dele, então pra mim, tanto faz q tanto fez.
HAHAHAHAHAHA