Oi Cecília, olha eu aqui de novo comentando! Hehe... eu vou contar uma história pessoal. Quando meus pais se separaram eu era muito pequena e não lembro , por ex, do dia que ele saiu de casa. Mas lembro com muita clareza da rede de mulheres, muitas delas também separadas, que acolheu minha mãe. E foi esse círculo de amizades, entre mulheres, que na minha percepção ajudou minha mãe a se reerguer e nos criar com muita dignidade. Entretanto, não me lembro de nenhuma figura masculina que fosse fora do nosso círculo familiar (meu avô e meu tio foram muito presentes e ajudaram muito), mas fora desse círculo não me recordo de nenhum homem que se aproximou da gente com empatia. Me lembro de muitos amigos do meu pai reconhecerem o erro dele (a forma como meus pais se separaram não foi legal) mas continuarem amigos. Às vezes não tem nada a ver, mas a minha experiência pessoal é de que mulheres podem sim ser unidas e amigas. E que a gente podia criar uma rede de sororidade (é assim que escreve?) e empatia umas com as outras. E que a rivalidade que possa existir entre mulheres quase sempre é por causa de homem! Eu já estive em situações de rivalidade, ora sendo a vítima, ora sendo o “vilao”, e com muita franqueza, foi por causa de homem, do ego, da vontade da aceitação masculina para me validar como mulher. E vejo, hoje já mais velha, como esses sentimentos foram uma perda de tempo e de energia . Então é isso mulheres! Unam se , sejam empáticas umas com as outras, se ajudem e se acolham. 😘😘
Falou tudo, Silvia. Mulheres são ótimas, até aparecer um falo. Aí acaba tudo. Uma pena. Eu sempre me senti melhor perto de uma mulher q de homem, mas elas sempre se afastam por conta dessa rivalidade pelo falo. Tive q aceitar, hj nem ligo e não crio expectativas.
tchuplec pois é! Acho que nem é o falo em si, porque isso se resolve com outras coisas não é mesmo? Hehehhe mas me refiro à companhia de um homem, a sua aceitação para que a gente possa se aceitar também como mulher e como completa. Isso pode ser num relacionamento amoroso, no trabalho, vida acadêmica, etc.. Parece que a gente tá sempre buscando a validação de um homem. Infelizmente ainda a voz dos homens fala mais alto, por isso talvez a validação deles também soe mais forte, mais contundente. Mas também devemos reconhecer que tem a coisa do nosso ego também. No fim das contas, acredito que a desunião entre mulheres é um desserviço a nós mesmas. Isso aumenta as desigualdades e facilita essa “dominação” que sofremos. Acredito de verdade que toda mulher precisa de amizades femininas, pois só a gente sabe o que é ser mulher nesse mundo, e dificilmente um homem vai poder se colocar nesse lugar de empatia. Legal ter amigos homens também, eu os tenho, além disso considero meu companheiro também meu amigo, mas minhas amigas mulheres tem um papel importantíssimo na construção de quem eu sou e na minha aceitação pessoal.
Mulheres são muito mais pressionadas socialmente a terem um relacionamento, a construírem uma família, do que os homens. E acho que 90% da rivalidade feminina vem disso, querer ser a mais bonita para conquistar a atenção masculina, ter mais admiradores, conquistar o cara mais interessante, ter o melhor namorado, o melhor marido... é triste mas mulheres na maioria das vezes competem entre si por causa de homem, as rixas são quase smp por isso. "Essa horrorosa é a ex do meu namorado", "fulana é biscate, deu encima do cara que estou afim", "ciclana vem com essa roupa só pra chamar atenção dos homens"... Já as rivalidades masculinas são mais por conta de trabalho, vida profissional pois para eles a pressão maior é pra ser bem sucedido! Eles competem sobre quem tem o carro mais caro, quem tem salário maior...
Letícia Nascimento o ponto final do seu argumento faz um link que a pressão social exercida sobre as mulheres tbm existe sobre os homens um outro prisma, essas questões de poder tbm existem para q o homem seja mais atraente para as "fêmeas" independente do sexo somos pressionados ou vc nunca ouviu uma mulher falar "nossa o namorado da minha amiga é um fracasso" "Nossa minha amiga namora um cara que não tem carro, pra eles saírem eles vão de ônibus" etc..., pense nisso não estou aqui pra promover a Guerra dos Sexos, quero apenas colocar que todos nos somos moldados socialmente.
Lotfes sim, foi isso que tentei dizer! Ambos sofrem pressão e têm suas rivalidades por determinados motivos. Não disse que a dos homens é menor, disse que são diferentes. A sociedade é opressora com todos! Mas a cultura da competição acaba caindo mais sobre nós mulheres, como a Cecília disse!
Letícia Nascimento Nesse ponto concordamos, mas eu consigo ver de forma diferente, homens tbm competem e muito pelos os mesmos fins que as mulheres mas a impressão social é q a mulher que é maquiavélica
Olha, falem o que quiserem, mas nenhuma amizade feminina que tive na vida perdurou. Minha última melhor amiga chegou ao ponto de ir virar amiga da atual do meu ex pra ir falar mal de mim pra ela. E quando eu perguntei pq ela fez isso, desmentiu tudo. As outras também, sempre por causa de homem. Queria muito conhecer mulheres dispostas a ter uma amizade verdadeira e sem rivalidade, mas não acredito que exista, até que me provem do contrario.
Minha situação é a mesma da sua. Nunca, até hoje, encontrei mulheres (principalmente no âmbito das amizades) que não ficassem disputando território comigo sem motivo e que não falassem mal de mim pelas costas. Nem sei mais se acredito em amizade feminina, mas gostaria de ter amigas em quem eu como mulher pudesse me apoiar e confiar.
@@kathalves4447 é horrível né? Eu peguei um trauma real de amizade feminina, acho difícil até confiar em mulher. Homem, mesmo com segundas intenções, ainda parece ser mais de confiança. Adoraria ter uma amizade tipo aquelas de filme com uma mulher, de verdade! Mas é complicado, parecem que só é sua amiga até certo ponto, mexeu nos interesses dela ela já passa por cima e te atropela.
Umas meninas que nem eram minhas amigas procuravam os motivos mais rasos pra falar de mim, sobre os meninos que eu conversava, sobre minha amizade com um garoto etc..
Cecília! Seu canal é maravilhoso! Adoooro seu jeito de explicar e as abordagens. Parabéns. Eu também posto alguns vídeos sobre saúde mental no meu canal. Dá uma olhadinha =)
Tanto fomos criadas para ter rivalidades entre nós, que desde sempre sonhei em ser mãe de menino. Pedi a Deus por isso por anos. Quando engravidei, comprei roupas azuis pois eu tinha plena convicção de que teria um menino. Falava aos 7 ventos que não sou capaz de ser mãe de menina. Pois bem, hoje sou mãe de menino,mas isso só me fez refletir mais sobre como devemos criar nossos filhos para não terem esses mesmos pré conceitos que nós...
Infelizmente a gente ouve mesmo essa máxima de "mulheres não são honestas umas com as outras" e variações dela. Por experiência própria (E MUITA SORTE) eu desde muito cedo aprendi que ela é falaciosa. Eu, ainda no início da puberdade, como é comum tinha muito mais amigos homens do que amigas. Mas não demorou muito para que eu pudesse constatar o QUANTO a maioria dos homens são imaturos e muitas vezes sim, rivais entre si. Homens mais constantemente, pelo que eu vivi, tendem a flertar com a futilidade, se afundam na própria auto-adulação e acham que o mundo inteiro está rodando ao redor de si. Vendo isso, e imediatamente vendo que não queria ser como eles, eu prestei atenção na maturidade, conhecimento e enorme preparo que as garotas desde muito novas tem. Comparadas a nós, eu vi o quanto vocês eram ENORMES ainda muito jovem e mudei drasticamente minhas relações. Hoje eu agradeço muito por ter afeiçoado mais as minhas amizades à mulheres do que homens. Pois eu não seria metade do homem que eu sou, se tivesse continuado nesse meio. Existem exceções. Sempre. Mas pra mim a regra sempre foi: siga as meninas, elas sabem o que fazer. Excelente vídeo
Douglas Albuquerque Maranhao sua experiencia pessoal nao pode ser considerada ciência, eu ja tenho muita historia tensa sobre mulheres, ja fui demitida de emprego por namorar o cara que a chefe era apaixonada, ja quase apanhei de outra simplesmente por ser amiga do namorado dela, enfim, só quem é mulher sabe como mulheres sao crueis umas com as outras, voce é homem e nao sabe de nada inocente.
Jessica Alves Como eu disse, acredito que existam exceções, e isso pros dois lados. Tenho amigos tambem que sao bastante concientes. Não tenho a minima pretenção de te convencer de nada, mas ainda prefiro ter pra mim que sim, a maioria das garotas busca e opta por viver em harmonia. É bom ver quanta gente pensa diferente, né? :)
Acredito q essa questão abrange o ser humano. Isso n está ligado somente ao gênero. Mulheres podem ser cruies , homens podem ser crueis. Levar isso p uma questão de gênero é querer limitar tudo as nossas próprias experiências.
Todo mundo tem sua historinha pra contar. Já fui ameaçada por mulheres por conta de ciúmes e o mais chocante é que nunca nem tinha conversado com o namorado delas. Já estive no papel de quem tem o ciúmes e fui bem babaca, por sinal. Mas é sempre bom a gente se perguntar "de onde vem?" antes de banalizar a imagem da mulher. Pra mim ainda é um exercício tentar não ver a mulher como rival e essa desconstrução só começa quando, como disse Rupikaur, "percebemos como são admiráveis as mulheres à nossa volta". Existem mulheres ruins, podemos ja ter sido mulheres ruins, mas as mulheres maravilhosas são a maioria.
A justificativa para a inveja, ciúmes e rivalidade está no pecado. A gente vence isso se esforçando, nos ajudando e buscando a transformação em Jesus ❤️
Comentário sensato. A raiz de todo mal é porque o ser humano está corrompido, tanto homens, quanto mulheres. Porém somos atraídos para os pecados que somos mais fracos.
Complicando, a medida que fui crescendo fui me tornando egoísta com meu tempo, não tenho tempo para ensinar quem não quer ver e me ver como rival, faço a minha vida tenho poucas amigas. A que tenho quando criança sonhavamos em morar justas e nos tornar independentes antes do 30 anos, e falta pouco para esse sonho se tornar realidade! Sei sim que o machismo é presente, mas não julgo o sexo da pessoa e sim a índole! E me afasto procurando o que me faz bem, normalmente quem faz mal observa o alvo por anos, e depois consegue ver que aquela maldade só faz mal a si mesmo.
Eu nunca achei ou pensei que homens sao melhores do que mulheres por em maioria (dos homens) serem mais honestos, eu mesmo ja fui apunhalado pelas costas por outro homem, e ja tive mulheres que falaram o que pensam de mim na minha cara (é o que eu faço tambem), entao acho que isso de ser falso, vingativo etc... varia nao de sexo pra sexo mas sim de pessoa pra pessoa
Rebeca Nascimento na teoria? É lindo ne? União entre mulheres, igualdade de gêneros, mas e na prática? Cê deu uma olhada ds como ta o feminismo no Brasil? Andou observando as meninas feministas de hj? Dai falam: ah oh isso não é feminismo isso é femismo ui, no século 20 foi feminismo hj é femismo, e eu uma mulher to te falando isso pq ja participei de grupos feministas e já li algumas coisas que eu não concordo. Seja uma negra e discorda do movimento feminismo negro e vê oq acontece. A sororidade evapora na hora.
Oh, querida, me desculpe. Eu te respondi aqui antes de ver que você rebateu vááááários outros comentários com clichês anti-feministas. Pelo visto você foi vítima dessa "falta de sororidade" por discordar de algum movimento e agora quer atacar todo e qualquer movimento que tenha a ver com feminismo. Bom, você tá no seu direito. E sei que nada do que eu falar deve mudar sua cabeça, mas trago pra sua reflexão que admitir que uma ideologia tenha erros não deslegitima a sua existência. Os equívocos do movimento feminista não anulam as causas importantes pelas quais ele luta. Na minha opinião, pegar pontos negativos, exacerbá-los e militar contra baseada nisso mais atrapalha do que ajuda, já que fica ainda mais difícil encontrar soluções realmente eficazes, pois dá a ideia de que os problemas apontados pelo movimento, e agente sabe que existem. Pra mim, é melhor lutar contra esses problemas, mesmo que com alguns problemas durante o percurso, do que ignorar e deixar como está.
Não, mulheres não são mais chatas ou falsas que homens. Quando era mais jovem tinha um pouco desse pensamento e só andava com homens. Comecei a ir mais a fundo no carater deles e percebi que essas "parcerias" deles sãop mais falsas que nota de 3 reais. No fundo, o mal ou o bem é do ser humano e não do genero. PS: O video está ótimo! :)
Sim, homens são uma desgraça uns com os outros, só são amigos quando estão solteiros e carentes, ou quando vc é útil para eles, quando estão bem nem lembram dos amigos, e não pensam duas vezes em passar o outro para trás.
Me encanta a simplicidade com que você fala as coisas, toca fundo na gente. Amo seus videos e você tem sido uma inspiração pra que eu busque me conhecer mais para ser feliz. Muito Obrigada!
Oi Cecília, vou tentar relatar rapidamente minha experiência. Meu penúltimo emprego, no setor público na área da saúde, todos os componentes da equipe eram mulheres. Tive muita dificuldade e sofri muito a ponto de somatizar os problemas. Sofri perseguição por parte da chefia por não concordar com as coisas erradas e querer fazer o certo. E eu era muito cobrada pelo fato de na época eu ser quase uma psicóloga, como se eu tivesse que "analisar e compreender o ambiente". Ou seja, eu não podia me expressar meu descontentamento em nenhum momento. Não foi uma experiência Boa e hoje carrego, infelizmente, essa premissa de que trabalhar em meio a muitas mulheres é ruim. Hoje estou na luta pra não levar pra frente essa má experiência e levar como padrão para todos os outros lugares que eu vier a trabalhar no futuro. Até porque sabemos que na Psicologia as mulheres predominam o mercado, então isso será essencial. Obrigada pelo vídeo, te acompanho no Instagram e sei que vc estava indecisa quanto a postagem dele! Paz e luz.
Eu sei que esse comentário já tem muitos anos, mas eu queria deixar o meu relato de que entendo perfeitamente como você se sentiu. No meu primeiro emprego, eu fui forçada a pedir demissão porque sofri perseguição criminosa e assédio moral por todas as mulheres do meu setor de trabalho. Éramos em 7, no total, e todas as seis por motivos que até hoje eu desconheço fizeram da minha vida um inferno por longos 10 meses até que eu desistisse, porque minha saúde física e principalmente a mental foram altamente prejudicadas por essa situação. Desde então, eu levo o mesmo pensamento que você citou sobre "trabalhar no mesmo ambiente que muitas mulheres é algo ruim", e infelizmente, acabei levando isso até pro âmbito social tbm. Me tornei uma mulher isolada das outras, e duvido que algum dia possa voltar a ter contato com outras minas como já quis ter um dia.
acredito que a rivalidade feminina é resultado do machismo mesmo, enquanto a gente não for igual ainda vai acontecer competição. uma saída é realmente nos juntarmos pra mudar esse cenário. eu gostei do vídeo, mas acho que a gente tem que tomar muito cuidado Cecília ao afirmar que "hoje em dia nós mulheres temos liberdade e podemos alcançar nossos objetivos, se a gente quiser", porque existem mulheres que mesmo hoje em dia, mesmo querendo, não conseguem. mulheres pobres, fora do padrão, não hétero, negras, etc.. tem muito mais dificuldade de correr atrás de seus sonhos por conta da nossa sociedade ser extremamente desigual e preconceituosa. ae quando vc fala desse jeito, acaba excluindo essas outras vivências, entende? é claro que a gente sempre fala do nosso lugar, mas é necessário, eu acredito, ressaltar essas vivências que são diferentes da nossa até pra ter uma noção de que temos ainda muito pra conquistar. enfim, gosto muito do seu canal, só fiquei pensando nessas coisas depois de ver o vídeo!
Querida, muito obrigada pela delicadeza e sabedoria da sua abordagem. De verdade. Quanto ao conteúdo, concordo plenamente com você. Esse vídeo acabou sendo publicado "sem querer querendo" (tenho certeza que algum aspecto inconsciente me fez postergar a publicação em vez de torna-lo privado) porque quando fui revisá-lo antes de postar senti exatamente isso que você falou: eu passei a sensação de que o machismo era algo MEGA superado, que ficou em um passado muito distante e que já não existe mais em nenhum nível. E eu SEI que não é verdade mas também sei que isso teve muito a ver com a minha vivência pessoal. Para explicar isso melhor eu decidi postar um vídeo complementando esse, ele deve estar disponível no máximo até domingo ou segunda feira. Vou ter que me expor um pouco mas acho que será muito importante. Se quiser entender um tiquinho mais dessa confusão, veja meus stories no instagram, de ontem e hoje. Mais uma vez agradeço pela sua sensibilidade e generosidade com o comentário e peço que assista o próximo vídeo, sua opinião vai ser realmente importante para mim.
Então, apenas acrescentaria que ainda existem muitas mulheres que vestem os estereotipos, outras fogem dele, hoje existe muita informação e muitas formas de divulgação. Mas, um fato, infelizmente não muda, as cobranças e o peso que ainda recai sobre mulher e o preço, muitas vezes trágico, que muitas pagam por dizer não a situações e pessoas. Essa semana, na terça feira numa quadra nobre da asa sul em Brasília, o marido matou a mulher e se suicidou,deixando duas crianças orfãs de 2 e 3 anos.Aí você se pergunta, onde estava a família e os amigos para proteger,amparar, orientar e quem sabe impedir essa tragédia.Nos estamos muito ocupados , tanto, com nossas existências que não olhamos mais para o lado. Muita coisa precisa mudar na formatação humana, tanto masculina como feminina.
Fran Souza Olha meu ponto de vista. Eu ja vi gente falando: "homem sempre tem que desconfiar de outro homem, porque tal tal tal...". Mas dai, hoje eu vi esse video, dizendo que existe rivalidade entre mulheres e tal. Dai fica a questão. Será que a causa dessa rivalidade, seria o machismo? Parece que essa rivalidade é natural e primitivo. Primitivo? Como assim? Veja bem. Se voce for uma otima cantora, o pessoal vai gostar da sua voz, correto? Agora imagine que exista uma outra cantora, mas nao tao boa e decide se apresentar. Consequentemente o publico preferirá a primeira. Ok. A segunda, com a sua rivalidade, vai querer ser melhor que a outra, tal tal. Mas o que ela nao reparou é que naquele momento, nao existia uma rivalidade "ao vivo". Ela se tornou melhor depois de treinar em casa, rua, etc. O ponto que eu quero chegar é que, quando a pessoa ver a outra sendo melhor, mantenha-se indiferente, pois nao vai adiantar em nada, querer disputar naquele momento.
Leonardo S.n veja bem amigo, a rivalidade existe em qq campo e de um certo modo, é até saudável. Porém, o machismo influenciou e mt para q a mulher disputasse umas com as outras na questões física, amorosa e trabalho. O machismo smp nos fez e nos faz enxergar q precisamos ser melhor pra ganhar notoriedade masculina, por exemplo. Tem umas palavras de Chimamanda q fala mt bem sobre isso. Não tem jeito, homens sofrem com o machismo, mulher mais ainda.
Eu prefiro amizades femininas mesmo sendo homem, conheci mulher falsa, mas tbm conheci mulheres encantadoras, que ofereceram amizade na época q estava em depressão foram elas que me ajudaram a superar
Ananda Lúcia Eu também iria amar, se a ideia se concretizar. Já pensou também em fazer análises sobre comportamentos de personagens de alguns filmes? Não diria análise cinéfila, ou o resumo do filme, mas algum tema ou detalhe.
Homem AMA fofoca e falar mal dos outros...meu pai é o maior fofoqueiro que já conheci, mas fala q mulheres é q são... na vdd virou senso comum atrelar à mulher tudo de ruim e ao homem, tudo de bom... a mulher quer um cara rico então é interesseira, o homem qr uma mulher linda, tá certo, ele merece.... qdo na vdd se a gente não tivesse interesse a gente nem se levantaria da cama... todo mundo tem interesse e que bom né?! O interesse nos move. Mas pq o interesse do homem é legítimo e o da mulher não? Eu sinceramente prefiro o meu dinheiro, pq dinheiro de homem é extremamente caro e vc paga com o seu silêncio diante dos abusos e submissão de aceitar td q ele quer. Tenho asco dessas atitudes de "eu mando e vc obedece calada, senão eu te bato/mato".
Sim, meus amigos homens da minha turma eram muito fofoqueiros , falavam muuuuito e marocas. Só que o machismo diz que mulheres são fúteis , mas homens são bem mais fúteis .
Acho que existe rivalidade, fofoca e competição entre pessoas. Concordo muito com seu argumento inicial do outro vídeo sobre a individualidade. Não gosto de generalizar, e creio que mudar a forma de problematizar as coisas ajudaria bastante. Somos todos seres humanos, nada além disso.
Bom dia. Excelentes e pertinentes reflexões. A necessidade de rompimento com modelos pré-estabelecidos sempre se fez necessária e nunca acontece de forma natural e pacífica. Existe um grupo fechado no Facebook que se chama MULHERES PARA LER. Lá nós temos uma fama de discussões e indicações sobre o universo feminino em todas as suas nuances. Parabéns pelo nosso dia!
Dei like só pelo título do vídeo antes de ver,e cresci como vc cresceu,e até hoje sou assim,acabo sendo sozinha porque não consigo mais fazer amizades! E começou na segunda série,as minhas "amigas" me deixaram quando foram fazer um grupo de estudos na sala de aula,e eu sobrei e fiquei num grupo de meninos,e me diverti horrores com eles,adorei fazer grupo com eles! E acho que desde então penso dessa forma! E a questão de generalizar,é pq a maioria é falsa mesmo,com relação aos homens um homem sacana com os amigos é exceção! Simples! Mulher passa por cima da outra se precisar,por interesse próprio!
A rivalidade existe e acredito que seja por aspectos culturais, mas uma coisa é você acordar, se policiar e tentar quebrar padrões de comportamento enquanto a maioria ainda está alienada e dormindo, tem que entender que quem mudou foi vc, apenas vc, e não o resto, a maioria das mulheres continuam com atitudes tendenciosas e falsas uma com as outras. Então é bom prestar atenção a isso pois senão quem se fode no final é você, enquanto vc tenta ser fiel e confiável, vem uma "amiga" que acha que tu é uma rival tanto quanto as outras e te dá uma rasteira.
_Nanda F. excelente explanação, meus parabéns! Acredito (EU) que as relações humanas sempre serão conflituosas independente de sexo, e essa tal de "sonoridade feminina" não passa de uma utopia. Mas, sim, o indivíduo como ser único ele pode se libertar disso, mas não espere que outros também se libertem, pois será uma condição participar individual. É, não tenho fé nenhuma na raça humana._
É, realmente, concordo com sua reflexão. Temos que buscar mudar esse comportamento nas mulheres. Parabéns a todas nós mulheres, que, por outro lado temos qualidades incríveis.
Cecília, obrigado mesmo pelo seu acréscimo. Eu sempre reparava que, por exemplo, a cultura pop tanto na música quanto no vestuário ou nas artes em geral colocavam as mulheres como um "coletivo de opostos", onde cada uma ou pequenos grupos (ou bonde das poderosas) disputava território de forma agressiva e gratuita até, muitas vezes que não dá nem pra justificar esses atos não fosse pelo viés de uma cultura masculinos em que estamos inseridos. Gostaria de outros desdobramentos sobre o tema. Parabéns pelo canal! Sou seu mais novo inscrito, obrigado pelos acréscimos! E vamos debater sempre!
Perfeita explanação Cecilia devemos sempre analisar os nossos pré-conceitos e avaliar nossas ações quanto a generalização em todos os âmbitos das nossas vidas inclusiva ao exosto, no caso do homem e da mulher. Bela mensagem para que todos nós pensarmos e meditarmos sobre o assunto. FELICIDADES Cecilia !!! 09/03/2018
Infelizmente encontrei várias com guerra de ego. Querendo ser a mais mais. Comigo não cola. Pode reinar sozinha. Prefiro meu all star e vestido preto básico. Mas ao invés de fazer amizade com homens prefiro ficar sozinha só com uma amiga.
@@noodle2315 sim,porém alguns homens(não todos)acabam achando que queremos algo maus sério(tipo sexo,ou namoro).Ai fica difícil porque eles confundem muitas vezes namoro com amizade...
Parabéns pelo vídeo tão necessário nesse momento! Ainda bem q vc resolveu publicar! Tá aí uma mulher que eu já admiro: tu! :) Eu tmb já fui de pensar como vc pensava antes e hoje já joguei essa idéia fora. É bobagem o sexo da pessoa determinar o quão legal ou chata ela é. Acho q isso é tão pessoal que não depende de gênero/sexo, simplesmente pq não faz sentido. O negócio é que nos ensinam a competir com outras meninas desde que somos crianças, acham q fazer inveja à alguém é um mérito, uma virtude, que ser considerada A mais bonita é um ato heróico... Faz muito sentido o que vc falou sobre o passado das mulheres e como essa rivalidade foi criada. Eu nunca tinha pensado nisso antes. Mas já tinha ouvido falar que foi o patriarcado que incutiu isso nas mulheres pra que elas se tornassem mais fracas, não se unissem pelos seus direitos e tal... Creio que seja isso também. Enfim. Excelente vídeo!
Eu acredito que seja só preconceito, homens são tão fofoqueiros e maldosos quanto ou até pior, a diferença é que eles estão acostumados a se proteger e ser exaltados, nós mulheres não temos essa cultura de proteção, e acabamos nos acusando
Eu resolvi prestar atenção a esse respeito. E comecei a observa as atitudes das mulheres nos ambientes em que convivo. E em todos os ambientes percebo a necessidade de uma potencializar a pisada de bola da outra e minimizar , até mesmo defender a pisada de bola dos homens. É impressionante ! A impressão que tenho é que elas tem uma espécie de instinto maternal em relação aos homens e com as outras mulheres um instinto de preservação de sobrevivência. Percebi isso algumas vezes até entre mães e filhas . Eu ouço a negativa de algumas mulheres , mas percebi que está negativa vem das mulheres que nutrem este sentimento de preservação em relação a outra e por isso negão consciente ou inconscientemente . Fato é que percebi sim esse comportamento numa amostra bem volumosa . O que me leva a crer que minha percepção está no mínimo próxima do correto . Não percebi falsidade generalizada , crueldade generalizada , nada disso. Mas uma certa necessidade entre as mulheres de tentar apagar o brilho da outra para ela própria poder brilhar isso tem, não há como negar !
Já leu o livro "Faça Acontecer", de Sheryl Sandberg? Ela trabalhou no Google e no Facebook (acho que ainda trabalha lá), e fala do posicionamento nas mulheres no mercado de trabalho americano. Achei muito enriquecedor! Vale a pena! =*
Oi Cecilia!! Tudo bem?? Acompanho seu canal desde o primeiro vídeo, e amo!!! Queria sugerir um tema: luto. Como saber viver a perda... eu perdi um animalzinho de estimação a alguns dias e me surpreendi com a dor... não imaginava que seria tão intensa. Estou sofrendo demais! Eu trabalho em casa, então ele ficava comigo 24h por dia! Dormia comigo na cama, enfim, era uma relação tão próxima.. agora estou meio sem chão. Se puder falar sobre o tema seria ótimo! Um beijo ❤️😘
Vídeo polêmico ♡ é preciso coragem...vc é uma linda total, sabe q a luta continua apesar de nós mulheres termos nossas conquistas e uma "certa liberdade" se comparado há tempos atrás... Porém oq mais enfatizou pra mim é qn somos inferiores e nem precisamos mostrar ser superiores aos homens, tds somos iguais se quisermos ser, teve mulheres qn entendeu a msg do vídeo, msg principal espírito de ajuda uma com as outras...deixar a rivalidade pra trás assim como o machismo...
Muito bom o vídeo, gosto muito de sua coerência e transparência. O livro Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensa do Daniel Kahneman é muito bom para embasar o porque somos tendenciosos como o caso viés da confirmação. Na verdade não somos seres pensantes como achamos ser, deixar o piloto no automático é o comum. Desde pequeno sou apaixonado pelo seu jeito fofo😍 (com todo respeito). Obrigado pelas suas doações de conteúdo em forma de vídeo. 🤜🤛
Cecília sempre te admirei ,desde muito pequena . Eu sou muito complexada ,me sinto inferior a muitas outras . Eu estava interessada num cara , mas ele preferiu outra mais bonita e mais rica . Isso me tirou o chão . Não sei o que faço ? Estou entrando em depressão .
Gostei muito do seu vídeo, esse processo de consciência da mulher é muito importante. Infelizmente ainda reproduzimos muito, o machismo que nos foi internalizado.
A Rivalidade faz parte do ser humano. Eu acho muita ingenuidade quando vejo uma mulher falar sobre "sororidade" ,ou gritar "mulheres uni-vos". A união só vai até um certo ponto, depois vem as discordâncias e por fim a guerra. Já ouvi falar até em grupo feminista que segue essa linha. Se juntar um monte de mulheres com visões de mundo diferentes no mesmo espaço é óbvio que vai rolar uma disputa, o fato de terem sofrido opressões no passado não muda isso. Por bem ou por mal, enquanto formos uma sociedade, a rivalidade sempre vai estar ali.
Concordo, eu era feminista e deixei de ser qdo descobri q elas são extremamente cruéis com outras mulheres "gratuitamente" (na vdd, por uma questão histórica e de criação). Acredito q o ser humano é muito imaturo pra passar por cima dessas picuinhas que mais atrapalham q ajudam.
Eu amei o tema abordado, Cecilia. Você, como sempre, explicando muito bem os assuntos e passando uma mensagem importante. Só queria pedir uma coisa: por favor, quando se referir a todas as mulheres, como no caso vídeo, não exclua, na sua linguagem, as mulheres lésbicas e bissexuais. Em 3:44 você falou "pelo pai que ele vai ser para os nossos filhos". Eu sei que a sua intenção não é essa, mas parece que todas as mulheres devam ser presumidas heterossexuais, o que inviabiliza quem é lésbica ou bissexual. No mais, o vídeo tá perfeito. Te adoro!
Até hj apenas 2 mulheres permaneceram minhas amigas... Não que homens são melhores, mas me inturmava melhor com homens pelas brincadeiras, quando criança. Meu jeito era chamado de "masculino" por não brincar de bonecas, preferir jogos com bola e etc. Minhas amigas me chamavam de "Homossexual" e eu sofri muito com isso nessa época... Questionava muito o pq de eu não lidar bem com mulheres e meus amigos serem homens. Hj fico feliz por ser assim, pois me casei e eu e meu marido somos super amigos, ele gosta do meu jeito e o melhor de tudo é que a gente se diverte com as mesmas coisas hahahaha ( jogando vídeo game por exemplo) Há males que vêm p bem :) Quanto à maioria das mulheres... Ainda não as entendo, mas não me importo mais.
Bela Tanita Vc parece ser uma pessoa bem legal. Eu tinha amigas especiais, mas sempre gostei mais das rodinhas masculinas. Os papos dos homens são bem mais legais.
Marcia Melo obrigada :) Vc TB parece ser gente boa!! Pois eh, a gente acaba lidando melhor com os meninos mas não sabemos ao certo o pq né? Eu pensei a vida toda se era sisma minha mas sei lá... Talvez o problema seja eu😂😂😂
Nossa, parecia q vc tava me descrevendo. Exatamente a mesma coisa aconteceu comigo e hoje tenho mais amigas mulheres, mas apenas as que já sabem do meu jeito e me aceitam da maneira q sou
Por isso que poucos vão por céu, Deus detesta rivalidade ,só os humildes entraram no reino de Deus. Jesus está voltando ,nos finais dos tempos o amor de muitos se esfriaria .
Eu acho que pode sim existir esse tipo de mulher falsa, ou coisas do tipo... Mas acho que é uma excessão hoje em dia, eu felizmente tive a felicidade de me envolver só com mulher foda e quando digo envolvimento faço referências as amigas no geral, todas praticamente sempre muito independentes e lutando de igual para igual e muitas vezes superando nós homens... E acho que deve ser assim, quer trabalhar, vai a luta, quer estar mete a cara e quando encontro uma pessoa que destoa desse perfil, tento conversar, estimular e certamente o dia que estiver em uma relação com uma, namoro ou casamento, com toda certeza vou insentivar que ela tenha sua independência... Se quiser ficar em casa, geralmente após ter filhos, fará apenas por escolha. Hoje felizmente minha profissão de programador me permite trabalhar de casa e certamente quando eu me casar, vou preferir mil vezes trabalhar em casa e assumir o controle e gestão da casa e deixar que minha companheira corra atrás dos seus sonhos leve e plena, sabendo que ao seu lado terá alguém apoiando e é o que espero dela, companheira e nos motivando. Não sei se fico confuso meu texto, mas esse é meu pensamento e opinião.
Quando vi a notificação do vídeo não pude assistir na hora, mas fiquei desde então refletindo no tema e pensei exatamente nessa questão histórica e cultura que vc falou... 🤔
já recebi comentários do tipo mulheres são mimizenta , caramba você e tão de boa cara tu pra mim é um homem, achei tão de boa na hora mas agora vejo que foi um comentário mto idiota.
Pessoalmente, eu sempre tive muitos motivos para brigar com mulheres. Mas também já conheci homens muito fofoqueiros e invejosos. Enfim, acho que dá empate. Não dá pra colocar a culpa só nas mulheres.
Tmbm me sentia cool tendo mais amigos homens. E cresci vendo mulheres tendo comportamentos mesquinhos. Mas percebi q minha proximidade era por causa dos assuntos que eu gostava, e ainda assim era bem solitária, porque sou uma pessoa meio excentrica mesmo, e eu não tinha interesse ou compreensão dos assuntos que são incentivados nas garotas desde as revistas Atrevidinhas até as Vougues da vida. E que o comportamento mesquinho vinha da personalidade delas, não do fato de serem mulheres. Percebi inclusive outros homens sendo mesquinhos- apenas a forma como demonstravam isso era diferente. Hje eu me considero reservada, e seletiva com as pessoas ao meu redor por causa da maldade HUMANA e do fato que nem sempre o intersse mútuo é algo facil de acontecer. Feliz dia da mulher para todas nós, independente de qualquer coisa! 😚😘
60. Simulam desinteresse para não serem desprezadas como "fáceis". 61. São atraídas pelo macho "diferente" que seja superior aos outros em vários sentidos, principalmente na possibilidade de oferecer segurança. 62. Cultivam no homem a dependência. 63. Observam e testam continuamente os nossos sentimentos até o limite de romper a relação. 64. Instrumentalizam nossos erros em seu favor. 65. Jogam a culpa dos erros delas em nós. 66. Sempre possuem uma desculpa para as falhas. 67. Dobram e manipulam o homem quebrando sua resistência através da fragilidade. 68. Nos submetem e manipulam sem percebermos. 69. Nunca admitem que dão abertura para que outros a cortejem. 70. Juram fidelidade de sentimento mas se contradizem com atitudes suspeitas e "sem intenção”. 71. Não têm medo de jogar até o limite porque consideram que, se o cara romper a relação, a ruptura aconteceu porque ele já não prestava mesmo. 72. São afetadas pela nossa perda apenas depois que ela realmente se efetiva. 73. Jogam com ambigüidades e evitam assumir as conseqüências. 74. São incapazes de visualizar a dor da insatisfação afetivo-sexual masculina. 75. Descobrem os limites do homem jogando com seus sentimentos. 76. Sentem um alívio em sua angústia de não serem amadas quando descobrem que alguém sofre por elas. 77. Querem ser amadas por aqueles que sejam melhores em todos os sentidos. 78. Quase nunca estão satisfeitas com os homens com os quais contraem matrimônio. 79. Gostariam de ter um homem que correspondesse à satisfação de todos os seus desejos conflituosos e contraditórios 80. Detestam adaptações Ass: NEHASSAN ALITA
O problema em desatar esses nós é que hoje é preciso estar vigilante sobre o conteúdo ao qual entra em contato, pois tem se tornado mais comum a inserção de vieses políticos nos hábitos da sociedade, seja no esporte( como o caso do Quarterback da NFL que se ajoelhava durante o hino, e Tiago Leifert, que afirma que o esporte está se tornando chato por motivações políticas), no entretenimento (como um site de cultura POP, fazer vários discursos de ódio querendo a cabeça de um presidente americano por ele ter um pensamento conservador, e não progressista, ou um Crítico de Cinema estar a perder o emprego por dizer que "um ator de peruca ganhou prêmio de melhor filme estrangeiro", ou quando um filme feito com elenco majoritariamente negro, ser motivo para militar ao ponto de criticarem pela versão dublada ter sido feito voz com atores brancos, além de represália em alguns outros lugares à quem fosse branco ), nos programas televisivos (onde tem se explorado à exaustão a condenação do politicamente incorreto e exaltação da "Lacração"), nos jornais (onde o fato de um cantor ter dito ser a favor do porte de arma foi motivo pra esculhambá-lo em rede nacional e igualá-lo à um atirador da Florida e o Crime no RJ), nos empregos (Onde modelos perderam emprego de Grid Girls na formula 1 por protestos de um pessoal que sequer pensou se elas concordavam em perder o emprego por causa desses ideais ,tal como na apresentação desse ano no salão de genebra), nas redes sociais (onde perfis como "Lacrada Invertida" e "Ódio do Bem" expõe populares de minoria exercendo preconceito com os de maioria), e por aí vai...
A primeira vista parece estar dissociado ao vídeo, mas... Quando ela fala sobre a visão de mulheres achar umas as outras chata, pedindo união entre as mesmas e a necessidade de exaltação, e sobre opressão ao que ela entende como machismo, ela entra na mesma linha de assunto que pessoas inclinadas politicamente à esquerda querem pregar, só faltou ela falar a palavra "empoderamento" por que o discurso segue bem a cartilha progressista. E por que digo isso? Por que boa parte desses discursos inicialmente começa com a ideia de igualar condições de gênero, cor e sexualidade, mas depois começa a agir como censor da liberdade de expressão em prol do "Politicamente Correto", Não é difícil encontrar mulheres com discursos Supremacistas ao que entendem ser sociedade machista(Na visão delas, o homem generalizadamente), e que não estão satisfeitas em igualar, mas sim tirar o homem de cena sob qualquer aspecto, geralmente taxando o homem como lixo e até mesmo pedindo a morte do gênero masculino. Ontem no fim de noite, ainda teve uma postagem da Gal Gadot, sobre o dia internacional da mulher que ao meu ver em meio a trocentos textões, foi a mais sensata, onde ela mesmo admitiu que há a necessidade do movimento, mas ele é falho por que está deturpado em simplesmente odiar o homem por odiar, querendo matar cachorro a grito e não uma visão igualitária(Viés de confirmação). E por que digo isso tudo? O vídeo tenta desvirtuar a rivalidade feminina, que muitos falham miseravelmente em achar que não é algo natural, e jogando a culpa nos preceitos da sociedade, quando até homens também rivalizam entre si, porém são menos explícitos nesse aspecto, ou vai me dizer que não existe aquele coleguinha que tá sempre de olho em pegar a namorada do amigo, ou dar uma rasteira pra pegar um cargo mais alto, ou mesmo, competindo de forma (Des)Leal pela necessidade de bater metas. Isso é rivalizar e não é exclusividade de gênero, o problema é que no passado, as mulheres resolviam suas diferenças naquele arranca-cabelo doido com muito grito e unhada que chamava atenção de quem passava e reforçava a criação do estereótipos de barraqueira e talz(Quando o homem além de trocar sopapos, acabou ajudando a legalizar isso como um esporte que hoje chamamos de Boxe, e que valendo tudo a proposta evoluiu para a criação do MMA), assim como antes, pelo homem receber BEM MAIS que a mulher, havia todo um jogo de interesses e disputa para quem ficaria com o cara, assim interpretando que a outra pessoa era falsa, mas é como disse, o tempo mostrou que essa falsidade, essa rivalidade não é algo exclusivo da mulher, porém essa foi mais alvo dessa estereotipação, pois foi uma pilha pregada pelos homens(Assim como a piada de pinto pequeno que foi criada pelas mulheres em tom de depreciá-los) que foi comprada e até hoje existe um mimimi, ou melhor, um "chororô" (Uma breve alusão a relação Flamengo x Botafogo de hoje onde um clube sofre há mais de 10 anos com uma pilha que comprou) por conta de uma parcela que ao invés de ser o agente da mudança e comprovar por meio de ações benéficas que esses estereótipos são um erro, só reforçam ainda mais com essa tentativa de "Rebelião" que vem sendo proposta e que vem não só afastando homens das causas feministas, como até mulheres. Enfim, está tudo interligado.
Infelizmente penso que sim. Nós mulheres somos menos parceiras que os homens. Existe sim uma grande rivalidade velada entre a maioria de nós mulheres. Há exceções, mas são a minoria, lamentavelmente.
80 Características do falsamente chamado “sexo frágil” 1. Comparam-se umas com as outras. 2. São altamente competitivas. 3. Lutam para conquistar o homem de uma mulher linda. 4. São naturalmente adaptadas à espera. 5. Detestam homens débeis e fracassados. 6. Se dão bem apenas com homens que ignoram suas flutuações de humor e seguem seu ritmo. 7. Nunca deixam o homem concluir se são santas ou “vadias" para que ele não arranje outra. 8. Instrumentalizam o ciúme masculino. 9. Se auto-afirmam por meio do sofrimento masculino que se origina do desejo ou do amor (se culminar em suicídio, nenhuma piedade será sentida). 10. Não amam em simples retribuição ao fato de serem amadas mas por algum interesse. 11. Gostam de nos confundir com "torturas" mentais. 12. Sofisticaram a manipulação mental como forma de compensar a fragilidade física. 13. São emocionalmente muito mais fortes do que os homens. 14. Se entregam apenas àqueles que as tratam bem mas não se apaixonam. 15. Enjoam dos homens que abandonam totalmente os rituais de encantamento (bilhetinhos, poemas, filmes, presentinhos, chocolates...) ou que realizam em demasia. 16. Tentam nos induzir a correr atrás delas para terem o prazer de nos repudiar. 17. Sentem-se atraentes quando conseguem rejeitar um homem. 18. Simulam desinteresse por sexo para ativar o desejo masculino. 19. Necessitam sentir que estão enganando ou manipulando.
Quem me deixou com depressão foi uma mulher que conseguiu me incriminar de uma coisa que eu não fiz na empresa pra tomar meu lugar. Fiz terapia mt tempo e até hj sofro. Corta essa de sororidade já que as pessoas acham wue mulheres só competem por homens.
Como falar pra uma criança sobre esse assunto? tem algum livro que possa indicar? minha prima é pré adolescente e acha que tem inimigas , meninas que a invejam..pode isso? Eu me lembro de quando era adolescente não me sentia assim, não sei também se as midias sociais de certa forma fazem isso com as meninas de hoje , é tanta competição que sinceramente não entendo.
Boa noite! Olha depende do ponto da abordagem, e parece que aqui foi mais visto no sentido do heterosexualimos. Se for falar partido de ponto da diversidade, é fácil perceber que são facetas da natureza humana como todo.
pq abandonou o canal ?uma duvida: O fato dos pais e irmãos mais velhos nao ligar para o irmao mais novo, tratar com indiferença, fará o irmão mais novo se tornar ansioso?
Acho que a cultura ensinou essa rivalidade entre as mulheres e hj a gente percebe que não precisa, e que precisamos trabalhar mais a nossa sororidade, deixar essa ideia enraizada na sociedade para trás
tudo o que vc falou no inicio do video eu fazia. Mas agora estou um pouco mais consciente sobre essas questões e me permiti amar as outras mulheres e encontrar várias gurias porretas que tem por ai
Fabi Cabetti acredite, já sofri muito bullying por ser magra, especialmente de mulheres que estavam acima do peso. Isso me fazia querer engordar... É uma loucura, mas fazia parte da não aceitação delas.
Fabiana. Eu já passei por isso. Não sou nenhuma modelo, mas sempre fui vaidosa e gosto de me cuidar..^^ muitas meninas tinham raiva e outras pregaram até ódio de mim mesmo, birra, etc.... só tenho 2 amigas mesmo, até hoje. Com 31 anos de idade '-'
Cecilia, adoraria que você falasse mais sobre o machismo até porque acredito que deve ser um tema referido nas terapias. Por exemplo, quando eu sofri de violência com o meu primeiro namorado quando jovem, minha terapeuta me explicou sobre o triangulo do agressor, vitima e salvador. No momento fez sentido mas com o tempo entendi que o tema ia muito além disso. Passei muitos anos acreditando que os meus males vinham de uma atitude de vítima, quando na verdade o que eu sofria era de machismo. No momento em que comecei a leer sobre patriarcado, machismo invisível, género e tudo mais que envolve o tema, me re-descobri. Todos nascemos machistas e poucos chegamos a ser conscientes disso. Depois de 27 anos começo a ver com clareza muita coisa e hoje ao invés de ser preconceituosa com outras mulheres sinto muito orgulho nelas :)
Eu também cresci ouvindo que mulheres são muito 'dramáticas' e isso foi o retrato da minha infância e parte da adolescência (machismo) só que com o passar do tempo percebi o quão incríveis são as mulheres e como sou orgulhosa pode ser uma. Acredito que tudo que seja generalizado não deve ser boa coisa...sempre vai existir pessoas chatas, amigáveis, falsas, invejosas, temperamentais, alegres, tristes...independente do gênero.
Que vídeo incrível ❤️
Peço perdão a todas as mulheres que já julguei, eu não sabia o mal que estava fazendo para todas nós
Eu já não vejo problema nas mulheres e sim pessoas, o interior delas. Homens ou mulheres. Acredito nisso.
Pa Falou td. Já me decepcionei tanto com amizades femininas como masculinas.
Oi Cecília, olha eu aqui de novo comentando! Hehe... eu vou contar uma história pessoal. Quando meus pais se separaram eu era muito pequena e não lembro , por ex, do dia que ele saiu de casa. Mas lembro com muita clareza da rede de mulheres, muitas delas também separadas, que acolheu minha mãe. E foi esse círculo de amizades, entre mulheres, que na minha percepção ajudou minha mãe a se reerguer e nos criar com muita dignidade. Entretanto, não me lembro de nenhuma figura masculina que fosse fora do nosso círculo familiar (meu avô e meu tio foram muito presentes e ajudaram muito), mas fora desse círculo não me recordo de nenhum homem que se aproximou da gente com empatia. Me lembro de muitos amigos do meu pai reconhecerem o erro dele (a forma como meus pais se separaram não foi legal) mas continuarem amigos. Às vezes não tem nada a ver, mas a minha experiência pessoal é de que mulheres podem sim ser unidas e amigas. E que a gente podia criar uma rede de sororidade (é assim que escreve?) e empatia umas com as outras. E que a rivalidade que possa existir entre mulheres quase sempre é por causa de homem! Eu já estive em situações de rivalidade, ora sendo a vítima, ora sendo o “vilao”, e com muita franqueza, foi por causa de homem, do ego, da vontade da aceitação masculina para me validar como mulher. E vejo, hoje já mais velha, como esses sentimentos foram uma perda de tempo e de energia . Então é isso mulheres! Unam se , sejam empáticas umas com as outras, se ajudem e se acolham. 😘😘
Falou tudo, Silvia. Mulheres são ótimas, até aparecer um falo. Aí acaba tudo. Uma pena. Eu sempre me senti melhor perto de uma mulher q de homem, mas elas sempre se afastam por conta dessa rivalidade pelo falo. Tive q aceitar, hj nem ligo e não crio expectativas.
tchuplec pois é! Acho que nem é o falo em si, porque isso se resolve com outras coisas não é mesmo? Hehehhe mas me refiro à companhia de um homem, a sua aceitação para que a gente possa se aceitar também como mulher e como completa. Isso pode ser num relacionamento amoroso, no trabalho, vida acadêmica, etc.. Parece que a gente tá sempre buscando a validação de um homem. Infelizmente ainda a voz dos homens fala mais alto, por isso talvez a validação deles também soe mais forte, mais contundente. Mas também devemos reconhecer que tem a coisa do nosso ego também. No fim das contas, acredito que a desunião entre mulheres é um desserviço a nós mesmas. Isso aumenta as desigualdades e facilita essa “dominação” que sofremos. Acredito de verdade que toda mulher precisa de amizades femininas, pois só a gente sabe o que é ser mulher nesse mundo, e dificilmente um homem vai poder se colocar nesse lugar de empatia. Legal ter amigos homens também, eu os tenho, além disso considero meu companheiro também meu amigo, mas minhas amigas mulheres tem um papel importantíssimo na construção de quem eu sou e na minha aceitação pessoal.
@@silviagalama6413 eu tenho amigos de diferebtes gêneros,foi excelente pra mim parar de ser preconceituosa...
Mulheres são muito mais pressionadas socialmente a terem um relacionamento, a construírem uma família, do que os homens. E acho que 90% da rivalidade feminina vem disso, querer ser a mais bonita para conquistar a atenção masculina, ter mais admiradores, conquistar o cara mais interessante, ter o melhor namorado, o melhor marido... é triste mas mulheres na maioria das vezes competem entre si por causa de homem, as rixas são quase smp por isso. "Essa horrorosa é a ex do meu namorado", "fulana é biscate, deu encima do cara que estou afim", "ciclana vem com essa roupa só pra chamar atenção dos homens"... Já as rivalidades masculinas são mais por conta de trabalho, vida profissional pois para eles a pressão maior é pra ser bem sucedido! Eles competem sobre quem tem o carro mais caro, quem tem salário maior...
Letícia Nascimento eu ia comentar sobre isso, perfeito!!! Infelizmente isso é uma realidade
👏👏👏👏👏 perfeito!!!
Letícia Nascimento o ponto final do seu argumento faz um link que a pressão social exercida sobre as mulheres tbm existe sobre os homens um outro prisma, essas questões de poder tbm existem para q o homem seja mais atraente para as "fêmeas" independente do sexo somos pressionados ou vc nunca ouviu uma mulher falar "nossa o namorado da minha amiga é um fracasso" "Nossa minha amiga namora um cara que não tem carro, pra eles saírem eles vão de ônibus" etc..., pense nisso não estou aqui pra promover a Guerra dos Sexos, quero apenas colocar que todos nos somos moldados socialmente.
Lotfes sim, foi isso que tentei dizer! Ambos sofrem pressão e têm suas rivalidades por determinados motivos. Não disse que a dos homens é menor, disse que são diferentes. A sociedade é opressora com todos! Mas a cultura da competição acaba caindo mais sobre nós mulheres, como a Cecília disse!
Letícia Nascimento Nesse ponto concordamos, mas eu consigo ver de forma diferente, homens tbm competem e muito pelos os mesmos fins que as mulheres mas a impressão social é q a mulher que é maquiavélica
Olha, falem o que quiserem, mas nenhuma amizade feminina que tive na vida perdurou. Minha última melhor amiga chegou ao ponto de ir virar amiga da atual do meu ex pra ir falar mal de mim pra ela. E quando eu perguntei pq ela fez isso, desmentiu tudo. As outras também, sempre por causa de homem. Queria muito conhecer mulheres dispostas a ter uma amizade verdadeira e sem rivalidade, mas não acredito que exista, até que me provem do contrario.
Penso o mesmo!
Eu sou bi. Só consigo ter amizade com mulher bi e lésbica pq geralmente mulheres héteros ficam forçando rivalidade por causa de atenção de homem
Minha situação é a mesma da sua.
Nunca, até hoje, encontrei mulheres (principalmente no âmbito das amizades) que não ficassem disputando território comigo sem motivo e que não falassem mal de mim pelas costas.
Nem sei mais se acredito em amizade feminina, mas gostaria de ter amigas em quem eu como mulher pudesse me apoiar e confiar.
@@kathalves4447 é horrível né? Eu peguei um trauma real de amizade feminina, acho difícil até confiar em mulher. Homem, mesmo com segundas intenções, ainda parece ser mais de confiança. Adoraria ter uma amizade tipo aquelas de filme com uma mulher, de verdade! Mas é complicado, parecem que só é sua amiga até certo ponto, mexeu nos interesses dela ela já passa por cima e te atropela.
Umas meninas que nem eram minhas amigas procuravam os motivos mais rasos pra falar de mim, sobre os meninos que eu conversava, sobre minha amizade com um garoto etc..
Cecília! Seu canal é maravilhoso! Adoooro seu jeito de explicar e as abordagens. Parabéns. Eu também posto alguns vídeos sobre saúde mental no meu canal. Dá uma olhadinha =)
Tanto fomos criadas para ter rivalidades entre nós, que desde sempre sonhei em ser mãe de menino. Pedi a Deus por isso por anos. Quando engravidei, comprei roupas azuis pois eu tinha plena convicção de que teria um menino. Falava aos 7 ventos que não sou capaz de ser mãe de menina. Pois bem, hoje sou mãe de menino,mas isso só me fez refletir mais sobre como devemos criar nossos filhos para não terem esses mesmos pré conceitos que nós...
Vc tacriando um ser humano pra ser melhor pros outros 🥰
Infelizmente a gente ouve mesmo essa máxima de "mulheres não são honestas umas com as outras" e variações dela. Por experiência própria (E MUITA SORTE) eu desde muito cedo aprendi que ela é falaciosa. Eu, ainda no início da puberdade, como é comum tinha muito mais amigos homens do que amigas. Mas não demorou muito para que eu pudesse constatar o QUANTO a maioria dos homens são imaturos e muitas vezes sim, rivais entre si. Homens mais constantemente, pelo que eu vivi, tendem a flertar com a futilidade, se afundam na própria auto-adulação e acham que o mundo inteiro está rodando ao redor de si. Vendo isso, e imediatamente vendo que não queria ser como eles, eu prestei atenção na maturidade, conhecimento e enorme preparo que as garotas desde muito novas tem. Comparadas a nós, eu vi o quanto vocês eram ENORMES ainda muito jovem e mudei drasticamente minhas relações. Hoje eu agradeço muito por ter afeiçoado mais as minhas amizades à mulheres do que homens. Pois eu não seria metade do homem que eu sou, se tivesse continuado nesse meio.
Existem exceções. Sempre. Mas pra mim a regra sempre foi: siga as meninas, elas sabem o que fazer. Excelente vídeo
Douglas Albuquerque Maranhao sua experiencia pessoal nao pode ser considerada ciência, eu ja tenho muita historia tensa sobre mulheres, ja fui demitida de emprego por namorar o cara que a chefe era apaixonada, ja quase apanhei de outra simplesmente por ser amiga do namorado dela, enfim, só quem é mulher sabe como mulheres sao crueis umas com as outras, voce é homem e nao sabe de nada inocente.
Jessica Alves Como eu disse, acredito que existam exceções, e isso pros dois lados. Tenho amigos tambem que sao bastante concientes.
Não tenho a minima pretenção de te convencer de nada, mas ainda prefiro ter pra mim que sim, a maioria das garotas busca e opta por viver em harmonia.
É bom ver quanta gente pensa diferente, né? :)
Acredito q essa questão abrange o ser humano. Isso n está ligado somente ao gênero. Mulheres podem ser cruies , homens podem ser crueis. Levar isso p uma questão de gênero é querer limitar tudo as nossas próprias experiências.
Fico feliz que você enxergue as coisas de outro modo, mas a rivalidade é feminina, seria impossível você sentir isso na pele.
Todo mundo tem sua historinha pra contar. Já fui ameaçada por mulheres por conta de ciúmes e o mais chocante é que nunca nem tinha conversado com o namorado delas. Já estive no papel de quem tem o ciúmes e fui bem babaca, por sinal. Mas é sempre bom a gente se perguntar "de onde vem?" antes de banalizar a imagem da mulher. Pra mim ainda é um exercício tentar não ver a mulher como rival e essa desconstrução só começa quando, como disse Rupikaur, "percebemos como são admiráveis as mulheres à nossa volta". Existem mulheres ruins, podemos ja ter sido mulheres ruins, mas as mulheres maravilhosas são a maioria.
Será que é normal querer te colocar num potinho? 🤔 Enfim, ótimo vídeo como sempre!
A justificativa para a inveja, ciúmes e rivalidade está no pecado. A gente vence isso se esforçando, nos ajudando e buscando a transformação em Jesus ❤️
hahahahahah
Comentário sensato. A raiz de todo mal é porque o ser humano está corrompido, tanto homens, quanto mulheres. Porém somos atraídos para os pecados que somos mais fracos.
Complicando, a medida que fui crescendo fui me tornando egoísta com meu tempo, não tenho tempo para ensinar quem não quer ver e me ver como rival, faço a minha vida tenho poucas amigas. A que tenho quando criança sonhavamos em morar justas e nos tornar independentes antes do 30 anos, e falta pouco para esse sonho se tornar realidade! Sei sim que o machismo é presente, mas não julgo o sexo da pessoa e sim a índole! E me afasto procurando o que me faz bem, normalmente quem faz mal observa o alvo por anos, e depois consegue ver que aquela maldade só faz mal a si mesmo.
Adorei o vídeo! É utilidade pública, espero que muitas mulheres assistam e repensem essa competição que crescemos aprendendo a viver.
Eu nunca achei ou pensei que homens sao melhores do que mulheres por em maioria (dos homens) serem mais honestos, eu mesmo ja fui apunhalado pelas costas por outro homem, e ja tive mulheres que falaram o que pensam de mim na minha cara (é o que eu faço tambem), entao acho que isso de ser falso, vingativo etc... varia nao de sexo pra sexo mas sim de pessoa pra pessoa
Exato, homens são traiçoeiros uns com outros tanto quanto mulheres, eu já fui apunhalado muitas vezes por amigos e parentes homens.
Fernando e o feminismo diz que só mulheres são rivais ne?
Não. Dá uma pesquisada no que o feminismo diz.
Rebeca Nascimento na teoria? É lindo ne? União entre mulheres, igualdade de gêneros, mas e na prática? Cê deu uma olhada ds como ta o feminismo no Brasil? Andou observando as meninas feministas de hj? Dai falam: ah oh isso não é feminismo isso é femismo ui, no século 20 foi feminismo hj é femismo, e eu uma mulher to te falando isso pq ja participei de grupos feministas e já li algumas coisas que eu não concordo. Seja uma negra e discorda do movimento feminismo negro e vê oq acontece. A sororidade evapora na hora.
Oh, querida, me desculpe. Eu te respondi aqui antes de ver que você rebateu vááááários outros comentários com clichês anti-feministas. Pelo visto você foi vítima dessa "falta de sororidade" por discordar de algum movimento e agora quer atacar todo e qualquer movimento que tenha a ver com feminismo. Bom, você tá no seu direito. E sei que nada do que eu falar deve mudar sua cabeça, mas trago pra sua reflexão que admitir que uma ideologia tenha erros não deslegitima a sua existência. Os equívocos do movimento feminista não anulam as causas importantes pelas quais ele luta. Na minha opinião, pegar pontos negativos, exacerbá-los e militar contra baseada nisso mais atrapalha do que ajuda, já que fica ainda mais difícil encontrar soluções realmente eficazes, pois dá a ideia de que os problemas apontados pelo movimento, e agente sabe que existem. Pra mim, é melhor lutar contra esses problemas, mesmo que com alguns problemas durante o percurso, do que ignorar e deixar como está.
Não, mulheres não são mais chatas ou falsas que homens. Quando era mais jovem tinha um pouco desse pensamento e só andava com homens. Comecei a ir mais a fundo no carater deles e percebi que essas "parcerias" deles sãop mais falsas que nota de 3 reais. No fundo, o mal ou o bem é do ser humano e não do genero.
PS: O video está ótimo! :)
Sim, homens são uma desgraça uns com os outros, só são amigos quando estão solteiros e carentes, ou quando vc é útil para eles, quando estão bem nem lembram dos amigos, e não pensam duas vezes em passar o outro para trás.
Me encanta a simplicidade com que você fala as coisas, toca fundo na gente. Amo seus videos e você tem sido uma inspiração pra que eu busque me conhecer mais para ser feliz. Muito Obrigada!
Eu podia passar o dia maratonando seus vídeos, Cecília! Descobri hoje seu canal e não largo, cada um melhor que o outro!
Oi Cecília, vou tentar relatar rapidamente minha experiência. Meu penúltimo emprego, no setor público na área da saúde, todos os componentes da equipe eram mulheres. Tive muita dificuldade e
sofri muito a ponto de somatizar os problemas. Sofri perseguição por parte da chefia por não concordar com as coisas erradas e querer fazer o certo. E eu era muito cobrada pelo fato de na época eu ser quase uma psicóloga, como se eu tivesse que "analisar e compreender o ambiente". Ou seja, eu não podia me expressar meu descontentamento em nenhum momento. Não foi uma experiência Boa e hoje carrego, infelizmente, essa premissa de que trabalhar em meio a muitas mulheres é ruim. Hoje estou na luta pra não levar pra frente essa má experiência e levar como padrão para todos os outros lugares que eu vier a trabalhar no futuro. Até porque sabemos que na Psicologia as mulheres predominam o mercado, então isso será essencial. Obrigada pelo vídeo, te acompanho no Instagram e sei que vc estava indecisa quanto a postagem dele! Paz e luz.
Eu sei que esse comentário já tem muitos anos, mas eu queria deixar o meu relato de que entendo perfeitamente como você se sentiu.
No meu primeiro emprego, eu fui forçada a pedir demissão porque sofri perseguição criminosa e assédio moral por todas as mulheres do meu setor de trabalho. Éramos em 7, no total, e todas as seis por motivos que até hoje eu desconheço fizeram da minha vida um inferno por longos 10 meses até que eu desistisse, porque minha saúde física e principalmente a mental foram altamente prejudicadas por essa situação.
Desde então, eu levo o mesmo pensamento que você citou sobre "trabalhar no mesmo ambiente que muitas mulheres é algo ruim", e infelizmente, acabei levando isso até pro âmbito social tbm. Me tornei uma mulher isolada das outras, e duvido que algum dia possa voltar a ter contato com outras minas como já quis ter um dia.
Mulher compete, eu consciente pelo menos evito conflitos. Mas que existe é verdade. Obrigada
Parabéns por assumir e não jogar a culpa no homem ou no capitalismo.
acredito que a rivalidade feminina é resultado do machismo mesmo, enquanto a gente não for igual ainda vai acontecer competição. uma saída é realmente nos juntarmos pra mudar esse cenário. eu gostei do vídeo, mas acho que a gente tem que tomar muito cuidado Cecília ao afirmar que "hoje em dia nós mulheres temos liberdade e podemos alcançar nossos objetivos, se a gente quiser", porque existem mulheres que mesmo hoje em dia, mesmo querendo, não conseguem. mulheres pobres, fora do padrão, não hétero, negras, etc.. tem muito mais dificuldade de correr atrás de seus sonhos por conta da nossa sociedade ser extremamente desigual e preconceituosa. ae quando vc fala desse jeito, acaba excluindo essas outras vivências, entende? é claro que a gente sempre fala do nosso lugar, mas é necessário, eu acredito, ressaltar essas vivências que são diferentes da nossa até pra ter uma noção de que temos ainda muito pra conquistar. enfim, gosto muito do seu canal, só fiquei pensando nessas coisas depois de ver o vídeo!
Querida, muito obrigada pela delicadeza e sabedoria da sua abordagem. De verdade. Quanto ao conteúdo, concordo plenamente com você. Esse vídeo acabou sendo publicado "sem querer querendo" (tenho certeza que algum aspecto inconsciente me fez postergar a publicação em vez de torna-lo privado) porque quando fui revisá-lo antes de postar senti exatamente isso que você falou: eu passei a sensação de que o machismo era algo MEGA superado, que ficou em um passado muito distante e que já não existe mais em nenhum nível. E eu SEI que não é verdade mas também sei que isso teve muito a ver com a minha vivência pessoal. Para explicar isso melhor eu decidi postar um vídeo complementando esse, ele deve estar disponível no máximo até domingo ou segunda feira. Vou ter que me expor um pouco mas acho que será muito importante. Se quiser entender um tiquinho mais dessa confusão, veja meus stories no instagram, de ontem e hoje. Mais uma vez agradeço pela sua sensibilidade e generosidade com o comentário e peço que assista o próximo vídeo, sua opinião vai ser realmente importante para mim.
Então, apenas acrescentaria que ainda existem muitas mulheres que vestem os estereotipos, outras fogem dele, hoje existe muita informação e muitas formas de divulgação. Mas, um fato, infelizmente não muda, as cobranças e o peso que ainda recai sobre mulher e o preço, muitas vezes trágico, que muitas pagam por dizer não a situações e pessoas. Essa semana, na terça feira numa quadra nobre da asa sul em Brasília, o marido matou a mulher e se suicidou,deixando duas crianças orfãs de 2 e 3 anos.Aí você se pergunta, onde estava a família e os amigos para proteger,amparar, orientar e quem sabe impedir essa tragédia.Nos estamos muito ocupados , tanto, com nossas existências que não olhamos mais para o lado. Muita coisa precisa mudar na formatação humana, tanto masculina como feminina.
Assistirei o próximo sim :D e magina, eu que agradeço seus vídeos
Fran Souza Olha meu ponto de vista. Eu ja vi gente falando: "homem sempre tem que desconfiar de outro homem, porque tal tal tal...". Mas dai, hoje eu vi esse video, dizendo que existe rivalidade entre mulheres e tal. Dai fica a questão. Será que a causa dessa rivalidade, seria o machismo? Parece que essa rivalidade é natural e primitivo. Primitivo? Como assim? Veja bem. Se voce for uma otima cantora, o pessoal vai gostar da sua voz, correto? Agora imagine que exista uma outra cantora, mas nao tao boa e decide se apresentar. Consequentemente o publico preferirá a primeira. Ok. A segunda, com a sua rivalidade, vai querer ser melhor que a outra, tal tal. Mas o que ela nao reparou é que naquele momento, nao existia uma rivalidade "ao vivo". Ela se tornou melhor depois de treinar em casa, rua, etc. O ponto que eu quero chegar é que, quando a pessoa ver a outra sendo melhor, mantenha-se indiferente, pois nao vai adiantar em nada, querer disputar naquele momento.
Leonardo S.n veja bem amigo, a rivalidade existe em qq campo e de um certo modo, é até saudável. Porém, o machismo influenciou e mt para q a mulher disputasse umas com as outras na questões física, amorosa e trabalho. O machismo smp nos fez e nos faz enxergar q precisamos ser melhor pra ganhar notoriedade masculina, por exemplo. Tem umas palavras de Chimamanda q fala mt bem sobre isso. Não tem jeito, homens sofrem com o machismo, mulher mais ainda.
Eu prefiro amizades femininas mesmo sendo homem, conheci mulher falsa, mas tbm conheci mulheres encantadoras, que ofereceram amizade na época q estava em depressão foram elas que me ajudaram a superar
Poeta Amador gays tem mais afinidades com mulheres.
Jordana mas eu não sou gay não sou 100% hetero
Poeta Amador sei 🤔
@@noodle2315 você o conhece ara chama-lo de gay?
@@noodle2315 é você sabe quem ele é?
Cecília, faz um vídeo sobre livros. Os que vc aconselha as pessoas a lerem
Nossa, adoraria também!
Ideia maravilhosa!
Ananda Lúcia Eu também iria amar, se a ideia se concretizar. Já pensou também em fazer análises sobre comportamentos de personagens de alguns filmes? Não diria análise cinéfila, ou o resumo do filme, mas algum tema ou detalhe.
Boa ideia!
Homem AMA fofoca e falar mal dos outros...meu pai é o maior fofoqueiro que já conheci, mas fala q mulheres é q são... na vdd virou senso comum atrelar à mulher tudo de ruim e ao homem, tudo de bom... a mulher quer um cara rico então é interesseira, o homem qr uma mulher linda, tá certo, ele merece.... qdo na vdd se a gente não tivesse interesse a gente nem se levantaria da cama... todo mundo tem interesse e que bom né?! O interesse nos move. Mas pq o interesse do homem é legítimo e o da mulher não? Eu sinceramente prefiro o meu dinheiro, pq dinheiro de homem é extremamente caro e vc paga com o seu silêncio diante dos abusos e submissão de aceitar td q ele quer. Tenho asco dessas atitudes de "eu mando e vc obedece calada, senão eu te bato/mato".
Mulher fala pra caralhio.
Mulheres não falam mais. Cientificamente nós falamos mais rápido e isso dá a impressão de que falamos muito. Se informe!
Sim, meus amigos homens da minha turma eram muito fofoqueiros , falavam muuuuito e marocas. Só que o machismo diz que mulheres são fúteis , mas homens são bem mais fúteis .
@@shekira0076 Né, os da minha turma também fofocavam muito. A professora pedia silêncio e eles sempre continuavam falando e falando.
👏👏👏
Acho que existe rivalidade, fofoca e competição entre pessoas. Concordo muito com seu argumento inicial do outro vídeo sobre a individualidade. Não gosto de generalizar, e creio que mudar a forma de problematizar as coisas ajudaria bastante. Somos todos seres humanos, nada além disso.
Bom dia. Excelentes e pertinentes reflexões. A necessidade de rompimento com modelos pré-estabelecidos sempre se fez necessária e nunca acontece de forma natural e pacífica. Existe um grupo fechado no Facebook que se chama MULHERES PARA LER. Lá nós temos uma fama de discussões e indicações sobre o universo feminino em todas as suas nuances. Parabéns pelo nosso dia!
Dei like só pelo título do vídeo antes de ver,e cresci como vc cresceu,e até hoje sou assim,acabo sendo sozinha porque não consigo mais fazer amizades! E começou na segunda série,as minhas "amigas" me deixaram quando foram fazer um grupo de estudos na sala de aula,e eu sobrei e fiquei num grupo de meninos,e me diverti horrores com eles,adorei fazer grupo com eles! E acho que desde então penso dessa forma! E a questão de generalizar,é pq a maioria é falsa mesmo,com relação aos homens um homem sacana com os amigos é exceção! Simples! Mulher passa por cima da outra se precisar,por interesse próprio!
A rivalidade existe e acredito que seja por aspectos culturais, mas uma coisa é você acordar, se policiar e tentar quebrar padrões de comportamento enquanto a maioria ainda está alienada e dormindo, tem que entender que quem mudou foi vc, apenas vc, e não o resto, a maioria das mulheres continuam com atitudes tendenciosas e falsas uma com as outras. Então é bom prestar atenção a isso pois senão quem se fode no final é você, enquanto vc tenta ser fiel e confiável, vem uma "amiga" que acha que tu é uma rival tanto quanto as outras e te dá uma rasteira.
_Nanda F. excelente explanação, meus parabéns! Acredito (EU) que as relações humanas sempre serão conflituosas independente de sexo, e essa tal de "sonoridade feminina" não passa de uma utopia. Mas, sim, o indivíduo como ser único ele pode se libertar disso, mas não espere que outros também se libertem, pois será uma condição participar individual. É, não tenho fé nenhuma na raça humana._
Ah, Cecilia você me emociona tanto. Espero que algum dia volte pro canal
Mulheres vamos nos unir! É nas mulheres que deposito a minha fé! 🌷
Eu também.💖
Gostei da sua simplicidade e maturidade!
É, realmente, concordo com sua reflexão. Temos que buscar mudar esse comportamento nas mulheres. Parabéns a todas nós mulheres, que, por outro lado temos qualidades incríveis.
Que legal seu posicionamento!! Cada dia mais sua fã!
Cecília, obrigado mesmo pelo seu acréscimo. Eu sempre reparava que, por exemplo, a cultura pop tanto na música quanto no vestuário ou nas artes em geral colocavam as mulheres como um "coletivo de opostos", onde cada uma ou pequenos grupos (ou bonde das poderosas) disputava território de forma agressiva e gratuita até, muitas vezes que não dá nem pra justificar esses atos não fosse pelo viés de uma cultura masculinos em que estamos inseridos. Gostaria de outros desdobramentos sobre o tema. Parabéns pelo canal! Sou seu mais novo inscrito, obrigado pelos acréscimos! E vamos debater sempre!
Perfeita explanação Cecilia devemos sempre analisar os nossos pré-conceitos e avaliar nossas ações quanto a generalização em todos os âmbitos das nossas vidas inclusiva ao exosto, no caso do homem e da mulher. Bela mensagem para que todos nós pensarmos e meditarmos sobre o assunto. FELICIDADES Cecilia !!! 09/03/2018
Infelizmente encontrei várias com guerra de ego. Querendo ser a mais mais. Comigo não cola. Pode reinar sozinha. Prefiro meu all star e vestido preto básico. Mas ao invés de fazer amizade com homens prefiro ficar sozinha só com uma amiga.
show!
Loulou S. Meu melhor amigo é um homem, não vejo problema nisso. O caráter vai alem de gênero.
@@noodle2315 sim,porém alguns homens(não todos)acabam achando que queremos algo maus sério(tipo sexo,ou namoro).Ai fica difícil porque eles confundem muitas vezes namoro com amizade...
Eu cheguei num patamar de melhor amigo é eu mesma.
Amo seus vídeos. Obrigada!
aaah... como é fofa 😍 não terminei de ver o vídeo, mas já amei!
Cecília você é ótima. Prática. Já escrevi no canal e indiquei para várias pessoas. Bjso
Parabéns pelo vídeo tão necessário nesse momento! Ainda bem q vc resolveu publicar! Tá aí uma mulher que eu já admiro: tu! :)
Eu tmb já fui de pensar como vc pensava antes e hoje já joguei essa idéia fora. É bobagem o sexo da pessoa determinar o quão legal ou chata ela é. Acho q isso é tão pessoal que não depende de gênero/sexo, simplesmente pq não faz sentido. O negócio é que nos ensinam a competir com outras meninas desde que somos crianças, acham q fazer inveja à alguém é um mérito, uma virtude, que ser considerada A mais bonita é um ato heróico... Faz muito sentido o que vc falou sobre o passado das mulheres e como essa rivalidade foi criada. Eu nunca tinha pensado nisso antes. Mas já tinha ouvido falar que foi o patriarcado que incutiu isso nas mulheres pra que elas se tornassem mais fracas, não se unissem pelos seus direitos e tal... Creio que seja isso também.
Enfim. Excelente vídeo!
Uma reflexão corajosa, dita de forma doce, feminina e imparcial.
Que surpresa boa descobrir seu canal, corajoso, reflexivo e cheio de auto-desconstruções
Eu acredito que seja só preconceito, homens são tão fofoqueiros e maldosos quanto ou até pior, a diferença é que eles estão acostumados a se proteger e ser exaltados, nós mulheres não temos essa cultura de proteção, e acabamos nos acusando
Cientificamente falando, as mulheres são mais propensas a fazerem fofocas negativas
Thaianys eu concordo com você.
Eu resolvi prestar atenção a esse respeito.
E comecei a observa as atitudes das mulheres nos ambientes em que convivo.
E em todos os ambientes percebo a necessidade de uma potencializar a pisada de bola da outra e minimizar , até mesmo defender a pisada de bola dos homens.
É impressionante !
A impressão que tenho é que elas tem uma espécie de instinto maternal em relação aos homens e com as outras mulheres um instinto de preservação de sobrevivência.
Percebi isso algumas vezes até entre mães e filhas .
Eu ouço a negativa de algumas mulheres , mas percebi que está negativa vem das mulheres que nutrem este sentimento de preservação em relação a outra e por isso negão consciente ou inconscientemente .
Fato é que percebi sim esse comportamento numa amostra bem volumosa .
O que me leva a crer que minha percepção está no mínimo próxima do correto .
Não percebi falsidade generalizada , crueldade generalizada , nada disso.
Mas uma certa necessidade entre as mulheres de tentar apagar o brilho da outra para ela própria poder brilhar isso tem, não há como negar !
Já leu o livro "Faça Acontecer", de Sheryl Sandberg? Ela trabalhou no Google e no Facebook (acho que ainda trabalha lá), e fala do posicionamento nas mulheres no mercado de trabalho americano. Achei muito enriquecedor! Vale a pena! =*
Bele Carvalho mas no livro ela retrata q tm machismo nesses lugares tbm?
Cecília, faz uma tag de livros essenciais para quem quer começar a estudar psicanálise ou psicologia que tenha bases filosóficas.
Adorei sua articulação na fala eu sempre me perco, Somos todos humanos 😊
Oi Cecilia!! Tudo bem?? Acompanho seu canal desde o primeiro vídeo, e amo!!! Queria sugerir um tema: luto. Como saber viver a perda... eu perdi um animalzinho de estimação a alguns dias e me surpreendi com a dor... não imaginava que seria tão intensa. Estou sofrendo demais! Eu trabalho em casa, então ele ficava comigo 24h por dia! Dormia comigo na cama, enfim, era uma relação tão próxima.. agora estou meio sem chão. Se puder falar sobre o tema seria ótimo! Um beijo ❤️😘
parabens!! adorei. muita informação interessante e valiosa. queria ver vc falando ainda mais sobre as mulheres. smp.
Muito bom, parabéns!
Vídeo polêmico ♡ é preciso coragem...vc é uma linda total, sabe q a luta continua apesar de nós mulheres termos nossas conquistas e uma "certa liberdade" se comparado há tempos atrás...
Porém oq mais enfatizou pra mim é qn somos inferiores e nem precisamos mostrar ser superiores aos homens, tds somos iguais se quisermos ser, teve mulheres qn entendeu a msg do vídeo, msg principal espírito de ajuda uma com as outras...deixar a rivalidade pra trás assim como o machismo...
VOCÊ É MUITO MARAVILHOSA! Sou muito sua fã, sério! :) obrigada por esse e todos os outros videos, os que já estão online e os que estão por vir! 😁
Muito bom o vídeo, gosto muito de sua coerência e transparência. O livro Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensa do Daniel Kahneman é muito bom para embasar o porque somos tendenciosos como o caso viés da confirmação. Na verdade não somos seres pensantes como achamos ser, deixar o piloto no automático é o comum. Desde pequeno sou apaixonado pelo seu jeito fofo😍 (com todo respeito). Obrigado pelas suas doações de conteúdo em forma de vídeo. 🤜🤛
Adorei o vídeo. Deveríamos ser mais unidas mesmo. Mas na prática não somos. Mas podemos melhorar sempre.
Nossa amei!!! Como sempre fala muito bem. Nunca tinha pensado por esse lado.
Cecília sempre te admirei ,desde muito pequena . Eu sou muito complexada ,me sinto inferior a muitas outras . Eu estava interessada num cara , mas ele preferiu outra mais bonita e mais rica . Isso me tirou o chão . Não sei o que faço ? Estou entrando em depressão .
Gostei muito do seu vídeo, esse processo de consciência da mulher é muito importante. Infelizmente ainda reproduzimos muito, o machismo que nos foi internalizado.
Eu até hj afirmo que Trabalhar com homens é muito legal mas a partir de hj irei pensar mais a respeito disso.
Obrigada Cecilia bjs
PS: amo seu nome.
Arrasou Cecília! Que bom q postou o vídeo! Muito boa reflexão!
Me assustei com o título do vídeo! Admito que quase não assisti... mas o conteúdo por outro lado é incrível! Parabéns!
A Rivalidade faz parte do ser humano. Eu acho muita ingenuidade quando vejo uma mulher falar sobre "sororidade" ,ou gritar "mulheres uni-vos". A união só vai até um certo ponto, depois
vem as discordâncias e por fim a guerra. Já ouvi falar até em grupo feminista que segue essa linha.
Se juntar um monte de mulheres com visões de mundo diferentes no mesmo espaço é óbvio que vai rolar uma disputa, o fato de terem sofrido opressões no passado não muda isso. Por bem ou por mal, enquanto formos uma sociedade, a rivalidade sempre vai estar ali.
Concordo, eu era feminista e deixei de ser qdo descobri q elas são extremamente cruéis com outras mulheres "gratuitamente" (na vdd, por uma questão histórica e de criação). Acredito q o ser humano é muito imaturo pra passar por cima dessas picuinhas que mais atrapalham q ajudam.
Mais um video genial! Parabéns 👏👏❤
Cecília vc arrasa. Posta mais vídeos. Amo seus videos.
Sempre faz sentindo😉, amo seus vídeos Cecília.. Parabéns pelo seu excelente trabalho..👏🏻
Eu amei o tema abordado, Cecilia. Você, como sempre, explicando muito bem os assuntos e passando uma mensagem importante. Só queria pedir uma coisa: por favor, quando se referir a todas as mulheres, como no caso vídeo, não exclua, na sua linguagem, as mulheres lésbicas e bissexuais. Em 3:44 você falou "pelo pai que ele vai ser para os nossos filhos". Eu sei que a sua intenção não é essa, mas parece que todas as mulheres devam ser presumidas heterossexuais, o que inviabiliza quem é lésbica ou bissexual. No mais, o vídeo tá perfeito. Te adoro!
E quando é o contrário, Cecília? Ando vendo com frequência observando essa generalização negativa com homens.
Nossa que vídeo incrível!
Até hj apenas 2 mulheres permaneceram minhas amigas...
Não que homens são melhores, mas me inturmava melhor com homens pelas brincadeiras, quando criança.
Meu jeito era chamado de "masculino" por não brincar de bonecas, preferir jogos com bola e etc. Minhas amigas me chamavam de "Homossexual" e eu sofri muito com isso nessa época... Questionava muito o pq de eu não lidar bem com mulheres e meus amigos serem homens.
Hj fico feliz por ser assim, pois me casei e eu e meu marido somos super amigos, ele gosta do meu jeito e o melhor de tudo é que a gente se diverte com as mesmas coisas hahahaha ( jogando vídeo game por exemplo)
Há males que vêm p bem :)
Quanto à maioria das mulheres... Ainda não as entendo, mas não me importo mais.
Bela Tanita Vc parece ser uma pessoa bem legal. Eu tinha amigas especiais, mas sempre gostei mais das rodinhas masculinas. Os papos dos homens são bem mais legais.
Marcia Melo obrigada :)
Vc TB parece ser gente boa!!
Pois eh, a gente acaba lidando melhor com os meninos mas não sabemos ao certo o pq né?
Eu pensei a vida toda se era sisma minha mas sei lá... Talvez o problema seja eu😂😂😂
Bela Tanita Não mulher, isso não é um problema. Não dizem que os opostos se atraem ? Então, tá explicado rs
Marcia Melo hahaha verdade!!
Nossa, parecia q vc tava me descrevendo. Exatamente a mesma coisa aconteceu comigo e hoje tenho mais amigas mulheres, mas apenas as que já sabem do meu jeito e me aceitam da maneira q sou
Por isso que poucos vão por céu, Deus detesta rivalidade ,só os humildes entraram no reino de Deus. Jesus está voltando ,nos finais dos tempos o amor de muitos se esfriaria .
Eu acho que pode sim existir esse tipo de mulher falsa, ou coisas do tipo... Mas acho que é uma excessão hoje em dia, eu felizmente tive a felicidade de me envolver só com mulher foda e quando digo envolvimento faço referências as amigas no geral, todas praticamente sempre muito independentes e lutando de igual para igual e muitas vezes superando nós homens... E acho que deve ser assim, quer trabalhar, vai a luta, quer estar mete a cara e quando encontro uma pessoa que destoa desse perfil, tento conversar, estimular e certamente o dia que estiver em uma relação com uma, namoro ou casamento, com toda certeza vou insentivar que ela tenha sua independência... Se quiser ficar em casa, geralmente após ter filhos, fará apenas por escolha. Hoje felizmente minha profissão de programador me permite trabalhar de casa e certamente quando eu me casar, vou preferir mil vezes trabalhar em casa e assumir o controle e gestão da casa e deixar que minha companheira corra atrás dos seus sonhos leve e plena, sabendo que ao seu lado terá alguém apoiando e é o que espero dela, companheira e nos motivando. Não sei se fico confuso meu texto, mas esse é meu pensamento e opinião.
Quando vi a notificação do vídeo não pude assistir na hora, mas fiquei desde então refletindo no tema e pensei exatamente nessa questão histórica e cultura que vc falou... 🤔
Cecília Finger, tô gostando muito de seus vídeos. Tô absorvendo muita coisa q vc fala.
Cecília, posta um outro vídeo com desenho porque tem muita gente aqui que não entendeu nada do que você falou!
já recebi comentários do tipo mulheres são mimizenta , caramba você e tão de boa cara tu pra mim é um homem, achei tão de boa na hora mas agora vejo que foi um comentário mto idiota.
Pessoalmente, eu sempre tive muitos motivos para brigar com mulheres. Mas também já conheci homens muito fofoqueiros e invejosos. Enfim, acho que dá empate. Não dá pra colocar a culpa só nas mulheres.
Cecília , fale por favor da pressão das mulheres para terem namorando, casar e ter filhos. Acredito que a rivalidade vem dessa imposição da sociedade.
Os homens também sofrem pressão para casar e sair de casa, tanto que homens que moram com os pais são considerados fracassados.
Os dois sofrem com isso. Infelizmente!
Sensacional Cecilia!! Parabéns!!!!
Tmbm me sentia cool tendo mais amigos homens. E cresci vendo mulheres tendo comportamentos mesquinhos. Mas percebi q minha proximidade era por causa dos assuntos que eu gostava, e ainda assim era bem solitária, porque sou uma pessoa meio excentrica mesmo, e eu não tinha interesse ou compreensão dos assuntos que são incentivados nas garotas desde as revistas Atrevidinhas até as Vougues da vida. E que o comportamento mesquinho vinha da personalidade delas, não do fato de serem mulheres. Percebi inclusive outros homens sendo mesquinhos- apenas a forma como demonstravam isso era diferente. Hje eu me considero reservada, e seletiva com as pessoas ao meu redor por causa da maldade HUMANA e do fato que nem sempre o intersse mútuo é algo facil de acontecer.
Feliz dia da mulher para todas nós, independente de qualquer coisa! 😚😘
E seu canal é lindo! Obrigada e parabéns.
60. Simulam desinteresse para não serem desprezadas como "fáceis".
61. São atraídas pelo macho "diferente" que seja superior aos outros em vários
sentidos, principalmente na possibilidade de oferecer segurança.
62. Cultivam no homem a dependência.
63. Observam e testam continuamente os nossos sentimentos até o limite de romper a relação.
64. Instrumentalizam nossos erros em seu favor.
65. Jogam a culpa dos erros delas em nós.
66. Sempre possuem uma desculpa para as falhas.
67. Dobram e manipulam o homem quebrando sua resistência através
da fragilidade.
68. Nos submetem e manipulam sem percebermos.
69. Nunca admitem que dão abertura para que outros a cortejem.
70. Juram fidelidade de sentimento mas se contradizem com atitudes suspeitas e "sem
intenção”.
71. Não têm medo de jogar até o limite porque consideram que, se o cara romper a
relação, a ruptura aconteceu porque ele já não prestava mesmo.
72. São afetadas pela nossa perda apenas depois que ela realmente se efetiva.
73. Jogam com ambigüidades e evitam assumir as conseqüências.
74. São incapazes de visualizar a dor da insatisfação afetivo-sexual masculina.
75. Descobrem os limites do homem jogando com seus sentimentos.
76. Sentem um alívio em sua angústia de não serem amadas quando descobrem
que alguém sofre por elas.
77. Querem ser amadas por aqueles que sejam melhores em todos os sentidos.
78. Quase nunca estão satisfeitas com os homens com os quais contraem matrimônio.
79. Gostariam de ter um homem que correspondesse à satisfação de
todos os seus desejos conflituosos e contraditórios
80. Detestam adaptações
Ass: NEHASSAN ALITA
Descreveu a maioria das feministas: Julgam todo ser humano de um dado sexo baseado nas ações ruins de uma minoria.
O problema em desatar esses nós é que hoje é preciso estar vigilante sobre o conteúdo ao qual entra em contato, pois tem se tornado mais comum a inserção de vieses políticos nos hábitos da sociedade, seja no esporte( como o caso do Quarterback da NFL que se ajoelhava durante o hino, e Tiago Leifert, que afirma que o esporte está se tornando chato por motivações políticas), no entretenimento (como um site de cultura POP, fazer vários discursos de ódio querendo a cabeça de um presidente americano por ele ter um pensamento conservador, e não progressista, ou um Crítico de Cinema estar a perder o emprego por dizer que "um ator de peruca ganhou prêmio de melhor filme estrangeiro", ou quando um filme feito com elenco majoritariamente negro, ser motivo para militar ao ponto de criticarem pela versão dublada ter sido feito voz com atores brancos, além de represália em alguns outros lugares à quem fosse branco ), nos programas televisivos (onde tem se explorado à exaustão a condenação do politicamente incorreto e exaltação da "Lacração"), nos jornais (onde o fato de um cantor ter dito ser a favor do porte de arma foi motivo pra esculhambá-lo em rede nacional e igualá-lo à um atirador da Florida e o Crime no RJ), nos empregos (Onde modelos perderam emprego de Grid Girls na formula 1 por protestos de um pessoal que sequer pensou se elas concordavam em perder o emprego por causa desses ideais ,tal como na apresentação desse ano no salão de genebra), nas redes sociais (onde perfis como "Lacrada Invertida" e "Ódio do Bem" expõe populares de minoria exercendo preconceito com os de maioria), e por aí vai...
A primeira vista parece estar dissociado ao vídeo, mas... Quando ela fala sobre a visão de mulheres achar umas as outras chata, pedindo união entre as mesmas e a necessidade de exaltação, e sobre opressão ao que ela entende como machismo, ela entra na mesma linha de assunto que pessoas inclinadas politicamente à esquerda querem pregar, só faltou ela falar a palavra "empoderamento" por que o discurso segue bem a cartilha progressista. E por que digo isso? Por que boa parte desses discursos inicialmente começa com a ideia de igualar condições de gênero, cor e sexualidade, mas depois começa a agir como censor da liberdade de expressão em prol do "Politicamente Correto", Não é difícil encontrar mulheres com discursos Supremacistas ao que entendem ser sociedade machista(Na visão delas, o homem generalizadamente), e que não estão satisfeitas em igualar, mas sim tirar o homem de cena sob qualquer aspecto, geralmente taxando o homem como lixo e até mesmo pedindo a morte do gênero masculino. Ontem no fim de noite, ainda teve uma postagem da Gal Gadot, sobre o dia internacional da mulher que ao meu ver em meio a trocentos textões, foi a mais sensata, onde ela mesmo admitiu que há a necessidade do movimento, mas ele é falho por que está deturpado em simplesmente odiar o homem por odiar, querendo matar cachorro a grito e não uma visão igualitária(Viés de confirmação).
E por que digo isso tudo? O vídeo tenta desvirtuar a rivalidade feminina, que muitos falham miseravelmente em achar que não é algo natural, e jogando a culpa nos preceitos da sociedade, quando até homens também rivalizam entre si, porém são menos explícitos nesse aspecto, ou vai me dizer que não existe aquele coleguinha que tá sempre de olho em pegar a namorada do amigo, ou dar uma rasteira pra pegar um cargo mais alto, ou mesmo, competindo de forma (Des)Leal pela necessidade de bater metas. Isso é rivalizar e não é exclusividade de gênero, o problema é que no passado, as mulheres resolviam suas diferenças naquele arranca-cabelo doido com muito grito e unhada que chamava atenção de quem passava e reforçava a criação do estereótipos de barraqueira e talz(Quando o homem além de trocar sopapos, acabou ajudando a legalizar isso como um esporte que hoje chamamos de Boxe, e que valendo tudo a proposta evoluiu para a criação do MMA), assim como antes, pelo homem receber BEM MAIS que a mulher, havia todo um jogo de interesses e disputa para quem ficaria com o cara, assim interpretando que a outra pessoa era falsa, mas é como disse, o tempo mostrou que essa falsidade, essa rivalidade não é algo exclusivo da mulher, porém essa foi mais alvo dessa estereotipação, pois foi uma pilha pregada pelos homens(Assim como a piada de pinto pequeno que foi criada pelas mulheres em tom de depreciá-los) que foi comprada e até hoje existe um mimimi, ou melhor, um "chororô" (Uma breve alusão a relação Flamengo x Botafogo de hoje onde um clube sofre há mais de 10 anos com uma pilha que comprou) por conta de uma parcela que ao invés de ser o agente da mudança e comprovar por meio de ações benéficas que esses estereótipos são um erro, só reforçam ainda mais com essa tentativa de "Rebelião" que vem sendo proposta e que vem não só afastando homens das causas feministas, como até mulheres. Enfim, está tudo interligado.
Infelizmente penso que sim. Nós mulheres somos menos parceiras que os homens. Existe sim uma grande rivalidade velada entre a maioria de nós mulheres. Há exceções, mas são a minoria, lamentavelmente.
Vídeo maravilhoso!!! Obrigada!
80 Características do falsamente chamado “sexo frágil”
1. Comparam-se umas com as outras.
2. São altamente competitivas.
3. Lutam para conquistar o homem de uma mulher linda.
4. São naturalmente adaptadas à espera.
5. Detestam homens débeis e fracassados.
6. Se dão bem apenas com homens que ignoram suas flutuações de humor e seguem seu ritmo.
7. Nunca deixam o homem concluir se são santas ou “vadias" para que ele não arranje outra.
8. Instrumentalizam o ciúme masculino.
9. Se auto-afirmam por meio do sofrimento masculino que se origina do desejo ou do amor (se culminar em suicídio, nenhuma
piedade será sentida).
10. Não amam em simples retribuição ao fato de serem amadas mas por algum
interesse.
11. Gostam de nos confundir com "torturas" mentais.
12. Sofisticaram a manipulação mental como forma de compensar a
fragilidade física.
13. São emocionalmente muito mais fortes do que os homens.
14. Se entregam apenas àqueles que as tratam bem mas não se apaixonam.
15. Enjoam dos homens que abandonam totalmente os rituais de encantamento (bilhetinhos, poemas, filmes, presentinhos, chocolates...) ou que realizam em demasia.
16. Tentam nos induzir a correr atrás delas para terem o prazer de nos repudiar.
17. Sentem-se atraentes quando conseguem rejeitar um homem.
18. Simulam desinteresse por sexo para ativar o desejo masculino.
19. Necessitam sentir que estão enganando ou manipulando.
Ótimo vídeo flor! ♥
Quanta maturidade!, infelizmente muitas são víboras,muitas são legais saber lidar fazer oque né!
Quem me deixou com depressão foi uma mulher que conseguiu me incriminar de uma coisa que eu não fiz na empresa pra tomar meu lugar. Fiz terapia mt tempo e até hj sofro. Corta essa de sororidade já que as pessoas acham wue mulheres só competem por homens.
Gratidão, Cecília! :)
Como falar pra uma criança sobre esse assunto? tem algum livro que possa indicar? minha prima é pré adolescente e acha que tem inimigas , meninas que a invejam..pode isso? Eu me lembro de quando era adolescente não me sentia assim, não sei também se as midias sociais de certa forma fazem isso com as meninas de hoje , é tanta competição que sinceramente não entendo.
Que linda essa menina me lembro dela bem pequenininha na novela mesma carinha ❤😍
esse vídeo é maravilhoso e necessário ❤
Boa noite!
Olha depende do ponto da abordagem, e parece que aqui foi mais visto no sentido do heterosexualimos.
Se for falar partido de ponto da diversidade, é fácil perceber que são facetas da natureza humana como todo.
Sempre preferi ter amizade com mulher. Nunca tive um amigo, nunca me senti a vontade perto de homens rs
Se a mulher for minimamente atraente é difícil ter amizade com homem
pq abandonou o canal ?uma duvida: O fato dos pais e irmãos mais velhos nao ligar para o irmao mais novo, tratar com indiferença, fará o irmão mais novo se tornar ansioso?
Até que enfim ❤️
Acho que a cultura ensinou essa rivalidade entre as mulheres e hj a gente percebe que não precisa, e que precisamos trabalhar mais a nossa sororidade, deixar essa ideia enraizada na sociedade para trás
tudo o que vc falou no inicio do video eu fazia. Mas agora estou um pouco mais consciente sobre essas questões e me permiti amar as outras mulheres e encontrar várias gurias porretas que tem por ai
Nossa!!! Quanta coerência!!
Acho q mulheres são tendenciosas a não gostar de outras q se encaixam nos padrões de beleza da sociedade.
L. C. Obrigada, penso assim 🤗
Concordo.
Fabi Cabetti acredite, já sofri muito bullying por ser magra, especialmente de mulheres que estavam acima do peso. Isso me fazia querer engordar... É uma loucura, mas fazia parte da não aceitação delas.
Fabiana. Eu já passei por isso. Não sou nenhuma modelo, mas sempre fui vaidosa e gosto de me cuidar..^^ muitas meninas tinham raiva e outras pregaram até ódio de mim mesmo, birra, etc.... só tenho 2 amigas mesmo, até hoje. Com 31 anos de idade '-'
Também acho! Principalmente quando a pessoa em questão não é muito popular
Cecilia, adoraria que você falasse mais sobre o machismo até porque acredito que deve ser um tema referido nas terapias. Por exemplo, quando eu sofri de violência com o meu primeiro namorado quando jovem, minha terapeuta me explicou sobre o triangulo do agressor, vitima e salvador. No momento fez sentido mas com o tempo entendi que o tema ia muito além disso. Passei muitos anos acreditando que os meus males vinham de uma atitude de vítima, quando na verdade o que eu sofria era de machismo. No momento em que comecei a leer sobre patriarcado, machismo invisível, género e tudo mais que envolve o tema, me re-descobri. Todos nascemos machistas e poucos chegamos a ser conscientes disso.
Depois de 27 anos começo a ver com clareza muita coisa e hoje ao invés de ser preconceituosa com outras mulheres sinto muito orgulho nelas :)
Eu também cresci ouvindo que mulheres são muito 'dramáticas' e isso foi o retrato da minha infância e parte da adolescência (machismo) só que com o passar do tempo percebi o quão incríveis são as mulheres e como sou orgulhosa pode ser uma. Acredito que tudo que seja generalizado não deve ser boa coisa...sempre vai existir pessoas chatas, amigáveis, falsas, invejosas, temperamentais, alegres, tristes...independente do gênero.
*Você falou exatamente o que eu acredito!*