Referências: blogs.oglobo.globo.com/blog-do-acervo/post/os-dois-assassinatos-que-deram-inicio-ao-grupo-de-exterminio-scuderie-le-cocq-ha-55-anos.html linhadotempo.mpf.mp.br/www/linha-do-tempo-pr-es/scuderie-detetive-le-cocq/detalheLinhaDoTempoMarco_view brasildrummond.com.br/atualidades/2021/06/29/a-scuderie-le-cocq-e-as-milicias/ memoria.bn.br/docreader/WebIndex/WIPagina/089842_08/4899 www.anpocs.com/index.php/encontros/papers/22-encontro-anual-da-anpocs/gt-20/gt21-14/5205-mcosta-sao-paulo/file MISSE, M. Malandros, marginais e vagabundos & a acumulação social da violência no Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999. www.anpocs.com/index.php/encontros/papers/22-encontro-anual-da-anpocs/gt-20/gt21-14/5205-mcosta-sao-paulo/file
Meu pai, tinha a carteira, com o símbolo da Le Cocq, chaveiro, até uma toalha bem pequena de rosto com o símbolo tinha. Lembro que minha mãe, brigou comigo por ter colocado o chaveiro pendurado na mochila e ir para escola.(Era moda na época andar com chaveiro e broches por todas mochila.) Eu era bem pequeno, mas me lembro bem.
Boa noite amigo,, nasci em setembro de 57.na época me lembro muito bem. Em 1964- época da revolução militar. Houve muitas greves. Revoltas. Depois de 64 Tinha muitas querrilhas. Me lembro depois de 75.começou a aparecer novamente o esquadrão da morte. Aqui na nossa cidade Botucatu sp. Voce passava pela ponte via a pessoa morta jogada no rio. Muitas pessoas eram levadas daqui pra são Paulo pra serem interrogada. Me lembro também quando meu falecido pai era maquinista da sorocabana efs extinta. Tinha um chamador que ia buscar meu falecido pai. Porque era perigoso andar na rua na madrugada. Mas aos poucos as coisas foram mudando. Eu na minha opinião melhorou. Mas tem muitas coisas boas pra fazerem. Como voltarem os trens de passageiros pro interior. Pois as passagens de ônibus são muito caro. Mas tem um porém. Deram moleza pra vagabundos ladroes e as drogas rola solto e não e falta de saúde pública. E falta de vergonha de políticos. Teria que ter mais policiais militares. Civis.federais. E bom carater de políticos. Pensar mais na população em geral. 🖐💯🤓🤳 obrigado abraço amigo
No final dos anos 70 e começo dos anos 80, minha mãe cuidava da casa e ouvia o rádio, e todo dia falava se desse tal de mão branca, se eu não me engano era o programa da rádio patrulha!!
Tem uma galera que não tem só problema de interpretação de texto, tem tbm problema de audição seletiva, os cara pedindo E.M em alguns lugares, não ouviram que no final ficou provado que os cara tinham envolvimento com diversos tipos de crime
Mano o sinistro desse canal e que o final de uma história sempre faz ponte pra outra. Já perdi as contas de quantos vídeos assisti só hj. Conteúdo excelente.👏🏿👏🏿👏🏿
Cidadão pai de e o b****** paga 5.000 sai pela porta quem é que não quer dinheiro a vida quanto é que vale uma vida já que a polícia fica enxugando gelo aprendi a justiça solta leva para balançar os tubarão
Exatamente. Fui assistir um vídeo sobre o Adriano da Nóbrega e acabei assistindo mais um monte de vídeos pra entender o contexto. Histórioa do Jogo do Bixo no RJ, História de Ronnie Lessa, Batoré, Zico Bacana, Patamo 500, Quem foi Le COCQ etc etc...e agora estou aqui.
@@edsonfreitas1408 verdade. Eu passei a infância no Espírito Santo e meu pai sempre contava em casa sobre essa escuderia e o terror que eles colocaram lá.
@@edsonfreitas1408 ele contou a origem, como o ES tem nada de bom e além disso só copia bosta de outros estados , fica difícil alguém se importar com esse estado falido que só copia, faz nada , mistura de cocô carioca e esgoto paulista , tá feito SP , um estado copião.
Tenho 46 anos e sou de MG, acredite se quizer meu Tio fez parte da Scuderie Le Cocq e operou na regiao de MG e ES as historias sao muito loucas. Abracos da Florida.
@@santyanhaley8016não...meu avô conheceu um deles, o cara disse que quando m@**u a primeira vez, ficou 3 dias sem dormir...depois de um tempo não conseguia mais dormir se não m...novamente.
A minha avó tem 72 anos,ela disse que na época chegou a falar com um dos caras que fazia o tal do "Mão branca" ,ela disse que na época o povo acobertava os justiceiros junto com o pessoal da Scuderie .
Aqui em Pernambuco também teve um grupo de extermínio chamado Thundercats que causava um medo danado, era um mito falar deles no Recife e região metropolitana!
😂 começo as mentiras ! Depois do vídeo apareceu 200 outros grupos kkkkkk tinha também a turma do Didi . Os caras eram brabos . Didi , Dedé, Mussum e Zacarias .
@@Bigboro Em Pernambuco tinha os thundercats msm, vc que n sabe de porra nenhuma e é tão acéfalo que nem pesquisa antes de comentar merda. Boa noite, abraços!
@@Bigboro realmente existiu. vc poderia pesquisar antes de sair falando qualquer coisa.... caso vc não tenha entendido, o esquadrão da morte foi um fenômeno de policiais corruptos que curtiam matar por aí. nisso diversos grupos em diferentes partes do Brasil surgiram, cada um com seu nome caso fossem organizado, mas todos esquadrões da morte. Thundercats foi um deles
Observação quanto a pronúncia do sobrenome de Mariel Mariscot: /mariscô/. Era assim que era pronunciado o nome dele na época. Mariel Mariscot foi assassinado no Centro do Rio. Estava tentando entrar no mundo do jogo do bicho. O fato teve grande repercussão na época, sendo matéria do Jornal Nacional.
Em 1981, após ele ter entrado no ramo do jogo do bicho e ter moralizado tudo, conforme combinado com os chefões, mas Mariel Mariscot assustou a alta cúpula, que pensou que Mariscot queria mandar em tudo e fizeram a emboscada contra ele em 1981, vitimando ele!
Sou sobrinho do detetive Mario Ferreira Portela , ele foi um dos que atuou no Rio de Janeiro nessa época , foi assassinado em 1968 e os parceiros prometeram vingança , .
Existiu um grupo de extermínio que era composto por policiais chamado de "Invernada de Olaria" que acho que tinha ligação com o Le Coq, que inclusive parece que depois virou uma espécie de "clube" por um tempo, após de praticamente ser extinto como grupo de extermínio e que não era composto somente por policiais, pois eu lembro que na época que eu era criança, tinha um dono de um ferro velho (desmanche) que era "associado" e este não era policial...
Na época da Invernada, vagabundo não se criava. Olaria era um lugar seguro. Hoje é o bairro que tem mais bandido e vagabundo por metro quadrado. Os anos 70 existiram ...
Seu canal e seus vídeos são muito bons. Vivi a época do Esquadrão da Morte. Era um período que andávamos com tranquilidade e sem medo pelas ruas,podia ser à noite ou durante o dia. Sabíamos onde era perigoso ou não,podíamos entrar em favelas. Tínhamos segurança,não vivíamos trancados dentro de casa ,com muros de 5m e arame tipo Campo de Concentração. Os roubos à veículos eram muito menores . E bandido tinha medo da polícia. Isso durou dos anos70 até 1982,quando o Governador Brizola começou a mudar tudo,para favorecer os marginais,potenciais e fiéis eleitores. Com a desmoralização da polícia e a entrada cada vez maior de armamento militar para as quadrilhas. O esquadrão teve indivíduos,se metendo com a contravenção,amiga do governador. Os cavalos corredores matavam muitos inocentes,e a maioria dos integrantes já está morta. Não se comparavam ao E.M. Abandidagem já estava toda bem armada também. A esquerda,fez e faz de tudo para defender a bandidagem e fazer a sua própria. Até a Imprensa começou a tratar bandido,como vítimas da sociedade.
Os esquadrões da morte eram as milícias dos anos 60 aos anos 80. Praticavam extorsões contra moradores da Baixada Fluminense, vendiam "proteção" e muita, muita gente inocente morreu nas mãos desses esquadrões.
na minha opinião não passavam de covardes,canalhas bandidos dentro do estado queria saber porque não matavam os bandidos do congresso, de das assembléias legislativas e das câmaras municipais sempre nos roubaram ,ou vc acredita que nessa época eles eram honestos? no Brasil vejo parte da população defender o assassinato de marginais que roubam e assaltam o trabalhador comum,mas não vejo isto quando se trata de políticos que nos roubam e ainda são idolatrados a famosa justica seletiva
@@cbsmedico Havam movimentos para matar os políticos,não faltaram,muitos políticos,como Paulo Maluf e Delfim Neto cresceram nesta época. Eram escroque,bandidos. Durante muito tempo Maluf controlou a ROTA em São Paulo. Os políticos de esquerda,como,Brizola,Vladimir Palmeira, Fernando Henrique. Fugiram do Brasil,aliviando a corrupção ,a subversão e a festa dos políticos. Então aquela esquerda,que nos fez tanto mal ,depois,estava longe. Tomando vinho e criando ovelhas. Vivendo muito bem. Tínhamos que tolerar Ulisses Guimarães e Tancredo Neves. Sem falar dos coronéis,como Aurélio Chaves e Antônio Carlos Magalhães,nem os militares podiam com esses coronéis. Era uma época que bandido tinha medo da polícia, hoje eles,os políticos e todos os malfeitores ,riem e desdenham de uma polícia desmoralizada pela imprensa e a esquerda. É preciso,vivência,estudo...e é muito fácil falar. Não tínhamos agentes cubanos aqui dentro, nem um maduro como vizinho.
Eu tinha um "padrinho" que compôs tb os homens de ouro, este a coisa que mais lembro dele era um anel de rubi que este usava o qual em sua borda eu mesmo sendo criança lembro de ver o sangue coagulado em volta da pedra. A última vez que o vi o mesmo era anos 90 pois estava com um câncer terminal. Mas aquele anel eu nunca esqueci da imagem a qual carrego na memória até hoje.
Joel, seus vídeos e conteúdos (tanto no RUclips e no Instagram) são enriquecedores demais ! Parabéns pelo trabalho! Gosto demais e acompanho todos, principalmente voltado para criminalidade!
O Michel Misse, grande pesquisador de temas sociais e professor de Sociologia da UFRJ, é amigo antigo do meu padrasto. Parabéns mais uma vez pelo trabalho criterioso de pesquisa.
🔗⛓ Temer propõe que Lula conceda anistia para Bolsonaro. Bolsonaro quer criar Senador vitalício. Sigilo 100 anos. ABIM paralela. TUDO PARA PROTEGER BOZO DA CADEIA!
O problema é a visão de um sociólogo e de esquerda do que a realidade de quem faz parte da irmandade, existem muitos "especialistas" que nunca vivenciaram o dia a dia de quem realmente é da Scuderie.
@@imalrockme Falando do que não sabe, nunca cobrei propina, tem alguma prova? Presta atenção, não tem o que dizer não fala merda, tenho uma vida ilibada, se tiver algum processo de corrupção contra minha pessoa, coloca aí, cuidado quando diz coisas das pessoas que não são verídicas, internet não é terra de ninguém, vc tem um IP e a delegacia de crimes virtuais daqui do ES a gente te acha onde estiver no Brasil.
Ótimos vídeos. A história carioca é muito rica e interessante. Ouvia da minha mãe e de rodas de sambistas, malandros e bicheiros de Vila Isabel. Infelizmente todos se foram, inclusive suas histórias.
Boa tarde Joel Ki Deus abençoe seu trabalho mano !! Sou Capixaba E nós anos 90 existia uma escuderia no ES ! Não tenho certeza se ainda era a Lê Cóque Eram policiais e davam ataques em bandidos, traficantes e assaltantes de bancos vindo num Opala preto e tmb vinham encapucados !! Eles avisavam antes de vim Eles davam a ordem pra todos estarem dentro de casa até as s 21 hrs da noite , quem não estivesse em dentro de casa depois das 21 hrs eles matavam !! Bem próximo da casa que morava. No de Santa Rita VV Tinha dois caras que foram mortos dentro do guarda-roupa Eles levaram mais de 50 tiros Ficaram penerados dentro do guarda roupa Os dois bandidos eram conhecidos cm Baby e Quechado ,eles eram bandidos do bairro !! Esse homicídio foi reportado por todo o ES na época!! Era entre 96,98 não tenho certeza do ano !! Faz uma investigação jornalística sobre esse fato que ocorreu nós anos 90 no ES
Ótimo vídeo! Se puder, pesquise sobre o investigador Correinha (PCSP). Começou na extinta RUDI (RONDAS UNIFICADAS DO DEPARTAMENTO DE INVESTIGAÇÃO). Quem conhece, sabe que você terá uma ótima matéria!!
Pode escrever o que quiser mesmo? Então vai: canal excelente!!!! Tava procurando sobre a Scuderie Lecoq que ouvi em uma palestra do antropólogo Luiz Eduardo Soares. Acabei aprendendo a história e achando um canal excepcional!
nos anos de 1980 era também muito comum a Figura de Pistoleiro "Mão Branca" no Rio de Janeiro, que muitos a época desconfiavam ser uma figura fictícia que encobertava vários grupos de exterminio fluminenses. Jornais como O Dia, Programas como Patrulha da Cidade davam muita repercussão.. Mano Faz um episódio sobre os traficantes evangélicos e o Complexo de Israel no Rio de Janeiro.
Vale a pena também fazer uma matéria sobre os antigos órgãos de repressão dos anos 70 como o DOPS,DOI-CODI que em muitos casos fazia um trabalho conjunto com as políticas da época, inclusive influenciando sua atuação e claro sobre o delegado Fleury, que por si só já mereceria uma matéria sobre sua vida
Mariel Mariscott dá um bom vídeo. O cara foi uma lenda policial antes de se corromper e mesmo depois teve muita história também. Mataram porque já fazia a segurança das fortalezas do bicho e queria uma banca só pra ele. Combinaram então de fazer uma reunião ali no centro da cidade do RJ onde ficava a fortaleza do bicheiro Raul Capitão um prédio de 3 andares. Ele tentava estacionar seu carro na Alcântara Machado uma ruela bem estreita onde ficava o prédio quando foi surpreendido por 2 homens e um deles com uma submetralhadora ingram M11 praticamente descarregou o pente. Disse que ele ficou ainda estrebuchando e balançando a cabeça no carro antes de morrer.
Existiam no estado do RJ vários esquadrões da norte o Escuderia Le Coq foi o mais famoso. Os E.M deram origem as várias milícias do Rio. Em algumas comunidades começaram como a famigerada “polícia mineira”. Entendo a pegada do vídeo que está te apresentando uma introdução ao assunto e história.
Faz um video específico sobre a morte do Cara de Cavalo, esse ser chamado morte do (Manoel Moreira nascido em : 22/04/1941 morto em 03/10/1964 Traficante, Cafetão e Ladrão). A historia de vida dele dava para fazer um filme.
JOEL FORTE ABRAÇO,Só para constar,sou gráfico (impressor) e tive o prazer de rodar a primeira edição do livro cavalos corredores do CEL. Emir Laranjeiras que pessoalmente foi aprovar a impressão da capa e tive o prazer de conhecê-lo,foi sob o comando dele no 9° BTL. a primeira apreensão de um fuzil AR 15 aqui no RJ na comunidade do Acari em 1991..CEL PIC4.
Joel, o que eu gosto do Canal da IH são as Referências que são indicadas e citadas. Além dos Fatos Históricos da Historiografia Brasileira. Parabéns!👏🏿👏🏿👏🏿
Virei um fã do canal. Parabéns pelo belíssimo trabalho! E já que o assunto é esquadrões da morte, por gentileza, faça um programa sobre o delegado Fleury .
Será que o PT quebrou o Brasil? 1- de 22 bilhões de reservas passamos para 380 bilhões de moedas internacionais. 2- passamos de grau especulativo para grau investimento com o PT. 3- 4,3% de desemprego (pleno emprego). 4- passamos para 5/6 economia. 5- cresciamos 7% Pib. 6- ONU decreta fim da fome. 7- Petrobras tem relevância internacional com o pre-sal. 8- 35 milhões ascenderam classe media. 9- Brasil passou de devedor para credor FMI. 10- salário mínimo de 80 passa à 380 dólares com o PT. 11- valorização salarial de 59%. COMO O PT QUEBROU O BRASIL?
@@marcioaf1típico discurso de quem desconhece a realidade Rio, milícias em atividade são formadas por ex trafica e ex pm, só extorque morador e são igual tráfico ou pior 😉
Tem como trazer um vídeo sobre o Mariel Mariscot, que fazia parte do esquadrão da morte, no RJ, que foi baseado na vida dele, que foi feito o filme "Eu matei Lúcio Flávio" com Jece Valadão, nos anos 70?
Eu conheci Lúcio Flavio pessoalmente, ladrão de banco andava aqui na área de Puma carrão da época, e por ser bonitão era o rei da mulherada. Gente boa, comprava linha, pipa, picolé pros garotos, eu era um deles, não podia usar droga perto de criança, e sempre dizia que lugar de criança era na escola, Malandro, não Bandido
Boa noite amigo, na época as letras finais EM, siguinificava esquadrao motorizado, Scuderie Detetive Lecoq --EM, tive 1 amigo PM RJ na época q participava, meu pai tambem era PM nessa época mas nao sei se ele fazia parte, tem filmes no you tube contando a historia, hoje sei q tao tentando reviver a Le coq, mas somente a parte filantropica pelo q sei, essa coisa d exterminio ta por fora
@@imalrockme tem sim amigo, eu mesmo vi, varios remedios roupas e brinquedos recolhidos pra doarem, como antigamente, quanto ao resto nao sei t dizer, mas nao duvido d nada, abraço
Joel, parabéns pelo trabalho FODA, como sempre. Dois pontos: - Mariscot se pronuncia “Mariscô”, ele é extremamente famoso no RJ. - quando citar o Misse, cabe falar sobre o trabalho dele à frente do NECVU, da UFRJ e, também, que ele aparece no início do Tropa de Elite 2, quando o Fraga está dando a palestra antes de ser chamado para intervir na rebelião. Misse aparece sentado próximo ao Freixo na cena. Abraço!!!
Falta isso ao Rio, grupos assim, mas não podem se deixarem levar pelo poder, dinheiro, tem que manter a honra, atuar na defesa dos inocentes, e bandido bom é bandido morto, tratamento digno é para pessoa digna.
Referências: blogs.oglobo.globo.com/blog-do-acervo/post/os-dois-assassinatos-que-deram-inicio-ao-grupo-de-exterminio-scuderie-le-cocq-ha-55-anos.html
linhadotempo.mpf.mp.br/www/linha-do-tempo-pr-es/scuderie-detetive-le-cocq/detalheLinhaDoTempoMarco_view
brasildrummond.com.br/atualidades/2021/06/29/a-scuderie-le-cocq-e-as-milicias/
memoria.bn.br/docreader/WebIndex/WIPagina/089842_08/4899
www.anpocs.com/index.php/encontros/papers/22-encontro-anual-da-anpocs/gt-20/gt21-14/5205-mcosta-sao-paulo/file
MISSE, M. Malandros, marginais e vagabundos & a acumulação social da violência no Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999.
www.anpocs.com/index.php/encontros/papers/22-encontro-anual-da-anpocs/gt-20/gt21-14/5205-mcosta-sao-paulo/file
Meu pai, tinha a carteira, com o símbolo da Le Cocq, chaveiro, até uma toalha bem pequena de rosto com o símbolo tinha.
Lembro que minha mãe, brigou comigo por ter colocado o chaveiro pendurado na mochila e ir para escola.(Era moda na época andar com chaveiro e broches por todas mochila.)
Eu era bem pequeno, mas me lembro bem.
Boa noite amigo,, nasci em setembro de 57.na época me lembro muito bem. Em 1964- época da revolução militar. Houve muitas greves. Revoltas. Depois de 64 Tinha muitas querrilhas. Me lembro depois de 75.começou a aparecer novamente o esquadrão da morte. Aqui na nossa cidade Botucatu sp. Voce passava pela ponte via a pessoa morta jogada no rio. Muitas pessoas eram levadas daqui pra são Paulo pra serem interrogada. Me lembro também quando meu falecido pai era maquinista da sorocabana efs extinta. Tinha um chamador que ia buscar meu falecido pai. Porque era perigoso andar na rua na madrugada. Mas aos poucos as coisas foram mudando. Eu na minha opinião melhorou. Mas tem muitas coisas boas pra fazerem. Como voltarem os trens de passageiros pro interior. Pois as passagens de ônibus são muito caro. Mas tem um porém. Deram moleza pra vagabundos ladroes e as drogas rola solto e não e falta de saúde pública. E falta de vergonha de políticos. Teria que ter mais policiais militares. Civis.federais. E bom carater de políticos. Pensar mais na população em geral. 🖐💯🤓🤳 obrigado abraço amigo
@@zoingamerplayer705 muito obrigado, li, achei muito interessante apesar da repulsa a violência e indico a leitura.
Faz um vídeo falando das MELÍCIA de Belém do Pará
Irmão você é sinistro. Parabéns 👏👏👏 ótimo trabalho
Durante um tempo existiu também o tal de MÃO BRANCA ,onde era deixada uma luva branca no local da execução, Vale a pena pesquisar.
Esquadrão do torniquete em MG
ouvi esse termo num som do racionais
@@marcusadao6232 agiam na região da baixada fluminense nos anos 70 e 80..
No final dos anos 70 e começo dos anos 80, minha mãe cuidava da casa e ouvia o rádio, e todo dia falava se desse tal de mão branca, se eu não me engano era o programa da rádio patrulha!!
@@marcionunes5416 tinha 2 prgramas policiais um na globo e um na radio tupi que tem ate hoje PATRULHA DA CIDADE .
Tem uma galera que não tem só problema de interpretação de texto, tem tbm problema de audição seletiva, os cara pedindo E.M em alguns lugares, não ouviram que no final ficou provado que os cara tinham envolvimento com diversos tipos de crime
Mano o sinistro desse canal e que o final de uma história sempre faz ponte pra outra. Já perdi as contas de quantos vídeos assisti só hj. Conteúdo excelente.👏🏿👏🏿👏🏿
O cara cometeu um crime e quem ganha a fiança é mesmo que dizer assim vai cometer mais creme e traga dinheiro então mão branca que
Cidadão pai de e o b****** paga 5.000 sai pela porta quem é que não quer dinheiro a vida quanto é que vale uma vida já que a polícia fica enxugando gelo aprendi a justiça solta leva para balançar os tubarão
Exatamente. Fui assistir um vídeo sobre o Adriano da Nóbrega e acabei assistindo mais um monte de vídeos pra entender o contexto. Histórioa do Jogo do Bixo no RJ, História de Ronnie Lessa, Batoré, Zico Bacana, Patamo 500, Quem foi Le COCQ etc etc...e agora estou aqui.
Bom dia. A história da Le Coq no ES é talvez mais violenta ainda, merecia ter sido abordada. Parabéns.
Sim, é verdade
Principalmente no município de Serra
Exatamente
Ficou incompleto. Gosto do canal, mas essa abordagem , me desculpem a crítica, foi rasa. O apogeu da scuderie detetive le coq se deu no ES.
@@edsonfreitas1408 verdade. Eu passei a infância no Espírito Santo e meu pai sempre contava em casa sobre essa escuderia e o terror que eles colocaram lá.
@@edsonfreitas1408 ele contou a origem, como o ES tem nada de bom e além disso só copia bosta de outros estados , fica difícil alguém se importar com esse estado falido que só copia, faz nada , mistura de cocô carioca e esgoto paulista , tá feito SP , um estado copião.
Tenho 46 anos e sou de MG, acredite se quizer meu Tio fez parte da Scuderie Le Cocq e operou na regiao de MG e ES as historias sao muito loucas. Abracos da Florida.
Que orgulho do seu tio.
@@santyanhaley8016 orgulho? Vagabundo!
@@santyanhaley8016 bandido com distintivo
@@santyanhaley8016não...meu avô conheceu um deles, o cara disse que quando m@**u a primeira vez, ficou 3 dias sem dormir...depois de um tempo não conseguia mais dormir se não m...novamente.
@@comanchedase teu avô fazia parte de grupo de extermínio?
Eu tenho 57 anos e lembro muito bem dessa época!
E eu estou com 80 e sinto falta!!!!!
@@ronaldomello4463 sente falta para matarem você?
A minha avó tem 72 anos,ela disse que na época chegou a falar com um dos caras que fazia o tal do "Mão branca" ,ela disse que na época o povo acobertava os justiceiros junto com o pessoal da Scuderie .
Aqui em Pernambuco também teve um grupo de extermínio chamado Thundercats que causava um medo danado, era um mito falar deles no Recife e região metropolitana!
😂 começo as mentiras ! Depois do vídeo apareceu 200 outros grupos kkkkkk tinha também a turma do Didi . Os caras eram brabos . Didi , Dedé, Mussum e Zacarias .
@@Bigboro Em Pernambuco tinha os thundercats msm, vc que n sabe de porra nenhuma e é tão acéfalo que nem pesquisa antes de comentar merda. Boa noite, abraços!
@@Bigboro realmente existiu. vc poderia pesquisar antes de sair falando qualquer coisa.... caso vc não tenha entendido, o esquadrão da morte foi um fenômeno de policiais corruptos que curtiam matar por aí. nisso diversos grupos em diferentes partes do Brasil surgiram, cada um com seu nome caso fossem organizado, mas todos esquadrões da morte. Thundercats foi um deles
Observação quanto a pronúncia do sobrenome de Mariel Mariscot: /mariscô/. Era assim que era pronunciado o nome dele na época. Mariel Mariscot foi assassinado no Centro do Rio. Estava tentando entrar no mundo do jogo do bicho. O fato teve grande repercussão na época, sendo matéria do Jornal Nacional.
Sem contar que o cara tinha muitas, muitas mulheres. Pegou até mesmo a travesti Rogéria.
Em 1981, após ele ter entrado no ramo do jogo do bicho e ter moralizado tudo, conforme combinado com os chefões, mas Mariel Mariscot assustou a alta cúpula, que pensou que Mariscot queria mandar em tudo e fizeram a emboscada contra ele em 1981, vitimando ele!
Sou sobrinho do detetive Mario Ferreira Portela , ele foi um dos que atuou no Rio de Janeiro nessa época , foi assassinado em 1968 e os parceiros prometeram vingança , .
Muito bom trabalho, mostrando as fontes bem diferente de vários canais que abordam esse tema em busca de views com a fonte japonesa Tireidoku.
Excelente IH...!!! Joel Paviotti e equipe...!!!
Obrigado Antônio!
Existiu um grupo de extermínio que era composto por policiais chamado de "Invernada de Olaria" que acho que tinha ligação com o Le Coq, que inclusive parece que depois virou uma espécie de "clube" por um tempo, após de praticamente ser extinto como grupo de extermínio e que não era composto somente por policiais, pois eu lembro que na época que eu era criança, tinha um dono de um ferro velho (desmanche) que era "associado" e este não era policial...
Na época da Invernada, vagabundo não se criava. Olaria era um lugar seguro. Hoje é o bairro que tem mais bandido e vagabundo por metro quadrado. Os anos 70 existiram ...
Vc era da gang do vampiro assassino eu lembro de vc ! Aqui quem fala sou eu o mão de bronha ! Lembra de mim ?
@@Bigboroque legal, amigos se encontrando
Olaria era paz! Ramos! Era paz! Mas depois que acabou o invernada, veja a merda que está aí…
Seu canal e seus vídeos são muito bons.
Vivi a época do Esquadrão da Morte. Era um período que andávamos com tranquilidade e sem medo pelas ruas,podia ser à noite ou durante o dia. Sabíamos onde era perigoso ou não,podíamos entrar em favelas. Tínhamos segurança,não vivíamos trancados dentro de casa ,com muros de 5m e arame tipo Campo de Concentração. Os roubos à veículos eram muito menores . E bandido tinha medo da polícia. Isso durou dos anos70 até 1982,quando o Governador Brizola começou a mudar tudo,para favorecer os marginais,potenciais e fiéis eleitores. Com a desmoralização da polícia e a entrada cada vez maior de armamento militar para as quadrilhas.
O esquadrão teve indivíduos,se metendo com a contravenção,amiga do governador. Os cavalos corredores matavam muitos inocentes,e a maioria dos integrantes já está morta. Não se comparavam ao E.M. Abandidagem já estava toda bem armada também. A esquerda,fez e faz de tudo para defender a bandidagem e fazer a sua própria. Até a Imprensa começou a tratar bandido,como vítimas da sociedade.
Época muito boa hoje saímos sem saber se vamos voltar
@@juliocunha4447 Exatamente
Os esquadrões da morte eram as milícias dos anos 60 aos anos 80. Praticavam extorsões contra moradores da Baixada Fluminense, vendiam "proteção" e muita, muita gente inocente morreu nas mãos desses esquadrões.
na minha opinião não passavam de covardes,canalhas bandidos dentro do estado queria saber porque não matavam os bandidos do congresso, de das assembléias legislativas e das câmaras municipais sempre nos roubaram ,ou vc acredita que nessa época eles eram honestos? no Brasil vejo parte da população defender o assassinato de marginais que roubam e assaltam o trabalhador comum,mas não vejo isto quando se trata de políticos que nos roubam e ainda são idolatrados a famosa justica seletiva
@@cbsmedico Havam movimentos para matar os políticos,não faltaram,muitos políticos,como Paulo Maluf e Delfim Neto cresceram nesta época. Eram escroque,bandidos. Durante muito tempo Maluf controlou a ROTA em São Paulo. Os políticos de esquerda,como,Brizola,Vladimir Palmeira, Fernando Henrique. Fugiram do Brasil,aliviando a corrupção ,a subversão e a festa dos políticos. Então aquela esquerda,que nos fez tanto mal ,depois,estava longe. Tomando vinho e criando ovelhas. Vivendo muito bem. Tínhamos que tolerar Ulisses Guimarães e Tancredo Neves. Sem falar dos coronéis,como Aurélio Chaves e Antônio Carlos Magalhães,nem os militares podiam com esses coronéis.
Era uma época que bandido tinha medo da polícia, hoje eles,os políticos e todos os malfeitores ,riem e desdenham de uma polícia desmoralizada pela imprensa e a esquerda. É preciso,vivência,estudo...e é muito fácil falar. Não tínhamos agentes cubanos aqui dentro, nem um maduro como vizinho.
Não perco um vídeo de vocês. Muito enriquecedor!!!! Parabéns
Eu tinha um "padrinho" que compôs tb os homens de ouro, este a coisa que mais lembro dele era um anel de rubi que este usava o qual em sua borda eu mesmo sendo criança lembro de ver o sangue coagulado em volta da pedra. A última vez que o vi o mesmo era anos 90 pois estava com um câncer terminal. Mas aquele anel eu nunca esqueci da imagem a qual carrego na memória até hoje.
Joel, seus vídeos e conteúdos (tanto no RUclips e no Instagram) são enriquecedores demais ! Parabéns pelo trabalho! Gosto demais e acompanho todos, principalmente voltado para criminalidade!
Muito obrigado Bruno!
O Michel Misse, grande pesquisador de temas sociais e professor de Sociologia da UFRJ, é amigo antigo do meu padrasto. Parabéns mais uma vez pelo trabalho criterioso de pesquisa.
Muito obrigado Karina. Mande um abraço a todos!
🔗⛓ Temer propõe que Lula conceda anistia para Bolsonaro. Bolsonaro quer criar Senador vitalício. Sigilo 100 anos. ABIM paralela.
TUDO PARA PROTEGER BOZO DA CADEIA!
O problema é a visão de um sociólogo e de esquerda do que a realidade de quem faz parte da irmandade, existem muitos "especialistas" que nunca vivenciaram o dia a dia de quem realmente é da Scuderie.
@tonfariameira dia a dia de cobrar propinas 😃
@@imalrockme Falando do que não sabe, nunca cobrei propina, tem alguma prova? Presta atenção, não tem o que dizer não fala merda, tenho uma vida ilibada, se tiver algum processo de corrupção contra minha pessoa, coloca aí, cuidado quando diz coisas das pessoas que não são verídicas, internet não é terra de ninguém, vc tem um IP e a delegacia de crimes virtuais daqui do ES a gente te acha onde estiver no Brasil.
Ótimos vídeos. A história carioca é muito rica e interessante. Ouvia da minha mãe e de rodas de sambistas, malandros e bicheiros de Vila Isabel. Infelizmente todos se foram, inclusive suas histórias.
Isso, verdade
Brilhante levantamento de dados e explanação! Parabéns pelo capítulo!
Boa tarde Joel
Ki Deus abençoe seu trabalho mano !!
Sou Capixaba
E nós anos 90 existia uma escuderia no ES ! Não tenho certeza se ainda era a Lê Cóque
Eram policiais e davam ataques em bandidos, traficantes e assaltantes de bancos vindo num Opala preto e tmb vinham encapucados !!
Eles avisavam antes de vim
Eles davam a ordem pra todos estarem dentro de casa até as s 21 hrs da noite , quem não estivesse em dentro de casa depois das 21 hrs eles matavam !!
Bem próximo da casa que morava.
No de Santa Rita VV
Tinha dois caras que foram mortos dentro do guarda-roupa
Eles levaram mais de 50 tiros
Ficaram penerados dentro do guarda roupa
Os dois bandidos eram conhecidos cm Baby e Quechado ,eles eram bandidos do bairro !!
Esse homicídio foi reportado por todo o ES na época!!
Era entre 96,98 não tenho certeza do ano !!
Faz uma investigação jornalística sobre esse fato que ocorreu nós anos 90 no ES
Ótimo vídeo!
Se puder, pesquise sobre o investigador Correinha (PCSP).
Começou na extinta RUDI (RONDAS UNIFICADAS DO DEPARTAMENTO DE INVESTIGAÇÃO).
Quem conhece, sabe que você terá uma ótima matéria!!
Cara, sua narrativa e seriedade são cativantes. Fala o que deve, como deve com propriedade.
Edson, obrigado!
Pode escrever o que quiser mesmo? Então vai: canal excelente!!!! Tava procurando sobre a Scuderie Lecoq que ouvi em uma palestra do antropólogo Luiz Eduardo Soares. Acabei aprendendo a história e achando um canal excepcional!
Parabéns, amigo. Gostei do seu trabalho.
nos anos de 1980 era também muito comum a Figura de Pistoleiro "Mão Branca" no Rio de Janeiro, que muitos a época desconfiavam ser uma figura fictícia que encobertava vários grupos de exterminio fluminenses. Jornais como O Dia, Programas como Patrulha da Cidade davam muita repercussão.. Mano Faz um episódio sobre os traficantes evangélicos e o Complexo de Israel no Rio de Janeiro.
Excelente Conteúdos!
Agora faça um vídeo sobre a vida de Mariel Moriscotte de Matos.
É uma boa!
Simplesmente excelente. Parabéns.
Ótimo documentário. Parabéns
Vale a pena também fazer uma matéria sobre os antigos órgãos de repressão dos anos 70 como o DOPS,DOI-CODI que em muitos casos fazia um trabalho conjunto com as políticas da época, inclusive influenciando sua atuação e claro sobre o delegado Fleury, que por si só já mereceria uma matéria sobre sua vida
Também já deixei essa mesma indicação aqui. É assunto pra mais de um vídeo. Fleury também era um matador, torturador cruel. Bandido da pior espécie.
O falecido Cabo Bruno tbem era cabuloso !
@@carloseduardosousa2188se matou vagabundo, ta tudo certo.
Mariel Mariscott dá um bom vídeo. O cara foi uma lenda policial antes de se corromper e mesmo depois teve muita história também. Mataram porque já fazia a segurança das fortalezas do bicho e queria uma banca só pra ele. Combinaram então de fazer uma reunião ali no centro da cidade do RJ onde ficava a fortaleza do bicheiro Raul Capitão um prédio de 3 andares. Ele tentava estacionar seu carro na Alcântara Machado uma ruela bem estreita onde ficava o prédio quando foi surpreendido por 2 homens e um deles com uma submetralhadora ingram M11 praticamente descarregou o pente. Disse que ele ficou ainda estrebuchando e balançando a cabeça no carro antes de morrer.
Caramba cara!
Eu ia sugerir justamente isso.
Existiam no estado do RJ vários esquadrões da norte o Escuderia Le Coq foi o mais famoso. Os E.M deram origem as várias milícias do Rio. Em algumas comunidades começaram como a famigerada “polícia mineira”. Entendo a pegada do vídeo que está te apresentando uma introdução ao assunto e história.
Fui diretor da scuderie detetive lê cocq por décadas e até hoje tenho muito orgulho disso.
Com acento?
orgulho de fazer parte de uma organização de policiais corruptos e assassinos? slk
Faz um video específico sobre a morte do Cara de Cavalo, esse ser chamado morte do (Manoel Moreira nascido em : 22/04/1941 morto em 03/10/1964 Traficante, Cafetão e Ladrão). A historia de vida dele dava para fazer um filme.
E tem que falar a versão do Luarlindo e não a oficial que foi forjada
Acho que ja tem
Sim
Bolsonaro tem em seu governo o P Mala, um dos integrantes da milícias Le Cocqi. Não ficando por aí, fez parte também o Lessa, Adriano e o Queiroz!
Tem no livro "Cidade partida"
JOEL FORTE ABRAÇO,Só para constar,sou gráfico (impressor) e tive o prazer de rodar a primeira edição do livro cavalos corredores do CEL. Emir Laranjeiras que pessoalmente foi aprovar a impressão da capa e tive o prazer de conhecê-lo,foi sob o comando dele no 9° BTL. a primeira apreensão de um fuzil AR 15 aqui no RJ na comunidade do Acari em 1991..CEL PIC4.
Leiam o livro "barra pesada" do repórter policial Octávio ribeiro,que descreve bem a atuação do esquadrão da morte
Como Sempre, trabalho Fantástico!
👊🏻
Meu Pai entrou pra PM em 75 mas ouviu poucas histórias desses kras, os policiais antigos tinha medo de ficar falando
Vc é top 👍Conheci por acaso seu canal.... estou amando..sou professora e adoro seu português 👏👏👏
Muito obrigado! 💛
Variante paulista
Joel, o que eu gosto do Canal da IH são as Referências que são indicadas e citadas. Além dos Fatos Históricos da Historiografia Brasileira. Parabéns!👏🏿👏🏿👏🏿
Perivaldo, obrigado!
Estava esperando por esse vídeo depois de ter visto o vídeo sobre o Perpétuo de Freitas. Canal tá qualidade pura.
Obrigado Fabrício!
Joel, fale sobre a INVERNADA DE OLARIA
Cara adoro o canal de vocês, a profundidade das informações, as referências que vcs expõem. Valeu pelo conteúdo 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns! EXCELENTE explanação, grato pelas boas indicações de livros e outros materiais.
Luiz, muito obrigado! 💛
Netflix ou a HBO MAX deveriam fazer uma série sobre a origem dos Esquadrões Da Morte.
Bolsonaro está acenando aos líderes econômicos "quem ajudará o filho da viuva" frase de apelo do pai da maçonaria Heran, antes de ser assassinado.
Virei um fã do canal. Parabéns pelo belíssimo trabalho! E já que o assunto é esquadrões da morte, por gentileza, faça um programa sobre o delegado Fleury .
Será que o PT quebrou o Brasil?
1- de 22 bilhões de reservas passamos para 380 bilhões de moedas internacionais.
2- passamos de grau especulativo para grau investimento com o PT.
3- 4,3% de desemprego (pleno emprego).
4- passamos para 5/6 economia.
5- cresciamos 7% Pib.
6- ONU decreta fim da fome.
7- Petrobras tem relevância internacional com o pre-sal.
8- 35 milhões ascenderam classe media.
9- Brasil passou de devedor para credor FMI.
10- salário mínimo de 80 passa à 380 dólares com o PT.
11- valorização salarial de 59%.
COMO O PT QUEBROU O BRASIL?
Muito Boa Sugestão.
Fala da história.. Luiz Antônio Fleury.. foi pra mim um herói juntamente com sua equipe...
Um vídeo sobre a vida do Mariel Mariscott seria bacana em...
Vocês poderiam fazer um vídeo sobre o esquadrão da morte em SP, do famigerado Fleury.
Você poderia fazer dois vídeos. Um sobre madame Satã e outro sobre Lucio Flávio.
Parabéns exelente trabalho.
Silmar, obrigado!
Falar de criminalidade sem sensacionalismo. Ótimo.
Parabéns pelo trabalho. Agregador!
Oi Jhonata, obrigado!
Aqui no estado do ES, um candidato a governador desse ano foi um antigo membro da Lecoq.
Parabéns pelas explicações
Obrigado alem do E M tinha o mao branca e outros o meu tio era do.dops e era do E M ja e falecido era malvado obrigado por tudo
Excelente vídeo. Obrigado pelas fontes.
Simples direto e objetivo valeu moleque sucesso pro seu canal
Vídeo de qualidade como sempre 👏. Nada melhor que um conteúdo informativo e coerente.
Parabéns pelas pesquisas, muito bom as explicações 👏👏👏👏
Vídeo sensacional! Parabéns pelo trabalho! Vou correr atrás desses livros.
Obrigado Edmar!
Mais uma vez, parabéns!
Obrigado Leonardo!
Ótimos conteúdos. Sempre falo pro meu irmão.
Só continuei assistindo porque você fez uma ressalva que não concorda com o esquadrão! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Precisamos de vários Esquadrões Le Cocq hj.
Existe. Chama se milicia.
@@marcioaf1😂😂😂😂😂😂😂
@@marcioaf1típico discurso de quem desconhece a realidade Rio, milícias em atividade são formadas por ex trafica e ex pm, só extorque morador e são igual tráfico ou pior 😉
@@marcioaf1A Máfia italiana da Sicília derruba qualquer grupo de extermínio tupiniquim de Terceiro Mundo
Genteeee. O conteúdo de milhões 💎
Obrigado Luziana!
O filme república dos assassinos tbm mostra um pouco sobre os esquadrões da morte muito bom seus vídeos parabéns continue assim
Fala sobre a ligação do governador Leonel Brizola com o Tarcísio.
PS: se fala Mariel Mariscô. Ouvia falar muito dele na infância
Esse livro do Lucio Flavio é muito bom. Eu li há alguns anos e há quem diga que o Flavio morreu por dentro depois da morte de seu irmão...
mEU IRMÃO, aproveitando esse video, voce sáo muito profissional!
Canal ta de parabens, eu to maratonando altos videos! tops top! parabens!
Obrigado Lucio. Seja bem vindo!
Esses marcaram história no Rio de janeiro
Boaaaa. Esse assunto do EM é uma parte importante nas crônicas policiais brasileiras.
Fiquei sabendo que esse caso chegou nos Estados Unidos e inspirou o filme Magnum 44 com o Clint Eastwood.
Pode contar mais?
Rapaz,que aula,ganhou um inscrito!!!
Muito bom o vídeo! Excelente trabalho.
Show, um belo resumo dessas histórias que fizeram parte das nossas vidas e desconhecida por grande parte da população.
Fala sobre o Fernandinho Guarabu. Parabéns pelo canal!
Aqui em Campos norte fluminense, o temido cabo Gerson, era o principal chefe de esquadrão da morte
Tem como trazer um vídeo sobre o Mariel Mariscot, que fazia parte do esquadrão da morte, no RJ, que foi baseado na vida dele, que foi feito o filme "Eu matei Lúcio Flávio" com Jece Valadão, nos anos 70?
Parabéns pelo trabalho, excelente conteúdo! Conheci o canal ontem, já estou maratonando 😁
💛
Parabéns pelos vídeos, adoro esse formato, parabéns!
🧡
Seus vídeos são muito bons, continue com o seu bom trabalho.
Eu conheci Lúcio Flavio pessoalmente, ladrão de banco andava aqui na área de Puma carrão da época, e por ser bonitão era o rei da mulherada. Gente boa, comprava linha, pipa, picolé pros garotos, eu era um deles, não podia usar droga perto de criança, e sempre dizia que lugar de criança era na escola, Malandro, não Bandido
Agora nem mais isso tem
Adorei o vídeo, parabéns pelo seu trabalho.
Obrigado Igor!
Legal valeu coronel.
Boa noite amigo, na época as letras finais EM, siguinificava esquadrao motorizado, Scuderie Detetive Lecoq --EM, tive 1 amigo PM RJ na época q participava, meu pai tambem era PM nessa época mas nao sei se ele fazia parte, tem filmes no you tube contando a historia, hoje sei q tao tentando reviver a Le coq, mas somente a parte filantropica pelo q sei, essa coisa d exterminio ta por fora
Parte filantrópica: 0,0000001%
@@imalrockme tem sim amigo, eu mesmo vi, varios remedios roupas e brinquedos recolhidos pra doarem, como antigamente, quanto ao resto nao sei t dizer, mas nao duvido d nada, abraço
O filme é " Eu matei Lucio Flávio " ! Com Jece Valadão! 1979.
Faltou falar de como essa Escuderia se espalhou para o ES
LE COCQ , TINHA AQUI NO ES TAMBEM , UNS TEMPOS ATRAS TENTARAM ATIVAR ELA , MAIS PRENDERAM O CABEÇA DA ORGANIZACAO .
Muito bom vídeo, ótima narrativa
🫶
Grandes homens ! Um esquadrão.desse em.cada município Brasil.seria outro!
Joel, parabéns pelo trabalho FODA, como sempre.
Dois pontos:
- Mariscot se pronuncia “Mariscô”, ele é extremamente famoso no RJ.
- quando citar o Misse, cabe falar sobre o trabalho dele à frente do NECVU, da UFRJ e, também, que ele aparece no início do Tropa de Elite 2, quando o Fraga está dando a palestra antes de ser chamado para intervir na rebelião. Misse aparece sentado próximo ao Freixo na cena.
Abraço!!!
Perfeito! Conheci o grande Mariel Mariscot em 1979, na casa de um tio meu, na Tijuca/RJ! Show de bola em minha memória! 😉👏👏👏
Vc é sério! Ganhou um inscrito!
Eu fui membro da Scuderie Detetive Lecoqpr 10 anos
Tu foi é do Le coco
Vc fala muito bem 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Falta isso ao Rio, grupos assim, mas não podem se deixarem levar pelo poder, dinheiro, tem que manter a honra, atuar na defesa dos inocentes, e bandido bom é bandido morto, tratamento digno é para pessoa digna.
Concordo plenamente 👏
Os bandidos não tem pena do cidadão de bem, então pq ter pena deles?🤔
Vcs sao muito bons. Grande conteudo. Ainda bem q achei o canal. Virei fã
Seja bem vindo Victor!
Como fazem falta na atualidade
Esse Mariel Mariscot tem o sobrenome pronunciado "Mariscô". Bem famoso!
Esses grupos deveria voltar seria muito útil na atual situação em SP e RJ