Pode sim, guerreiro, desde que você esteja dentro dos requisitos do edital do concurso que deseja realizar. Por exemplo, se vc for recruta, tiver 19 anos e estiver dentro dos requisitos do concurso da EsPCEX, você pode sim realizá-lo.
Eu queria entrar na marinha como fuzileiro naval,a Marinha podia mudar o limite de idade dos fuzileiros, aumentar para 30 anos já que o cargo é soldado.
Problema é a legislação que obriga o militar a ter estabilidade acho que após 10 anos. Se as FFAA aumentam esse tempo pra 15 anos, como muitos aqui pleiteiam, vira um abacaxi jurídico com enxurradas de processos de gente pedindo estabilidade e a justiça com certeza vai dar. O caminho é muito difícil, pois antes de tudo teria que ser proposto um projeto de emenda pra aumentar o tempo de estabilidade… passando pela câmara e senado… somente ai depois de aprovado, q poderia propor uma alteração no tempo de serviço dos militares temporários…
Ele não respondeu diretamente a pergunta,mas a resposta é simples é só fazer o concurso pra militar de carreira. Todos tem a oportunidade. É só querer.
@@guilhermerodriguesalvares5998 mas nenhum militar temporário teria coragem de voltar pra trás...exemplo um 1° Tenente CPOR, com um salário de quase 9 mil Reais, não iria voltar a ser aluno e cadete, passando tudo novamente, entre humilhações por 5 anos e ainda voltar a ganhar apenas 1300 Reais ... se ainda fosse aluno CPOR ou aspirante em fase de EIPOT , poderia arriscar, mas depois que passaram por essas fases, impossível regredir... lembrando que o militar temporário tb passa por várias avaliações, tanto cognitivas, quanto físicas, sendo análogo a um concurso público de nível considerado alto em dificuldade !
A outra questão é que os militares temporários não são deslocados para outro estado, geralmente ficam no local onde residem. É uma opção para quem quer a carreira mas não quer ficar mudando de estado em estado
Militar Temporário que entra por meio de Curso Especializado, Técnico ou Superior poderia ficar até 15 anos no Exército, já que eles já ingressam com uma especialidade e o Exército necessita muito de Militares nessas áreas de Saúde, Direito, Administração e etc. Por exemplo: Quem entrou por meio de Curso Especializado entraria como Cabo e chegaria até 2° Sargento, Curso Técnico entraria como 3° Sargento e chegaria até Subtenente e Curso Superior entraria como Aspirante e chegaria até Capitão.
Não concordo muito com você, Isso Faria a perda da função da ESA e da EsPCEx. eu acho que teria que ter algum tipo de concurso para os soldados que entram pelo alistamento, E eles fazer uma prova com questões nivel fundamental. E que eles passam a ficar na força por no mínimo 15 a 20 anos. Se negócio de Cara ter curso superior e entrar logo como aspirante não faz sentido.
Mesmo q os temporarios especializados ja entrem como Cb, 3Sgt e 2Ten, poderiam ficar até 15 anos sem a promoção, com as leis atuais, so aumentando o tempo de permanência, entrou Cb morre Cb, entrou 3S morre 3S, entrou Aspira morre 1Ten, mas ficando por até 15 anos e a OM aproveitando essa força tecnico/especializada complementando o quadro de Praças e Oficiais especializados de carreira.
se aumentasse o tempo de serviço para 15 anos entre os militares temporários, os oficiais chegariam ao posto de Capitão e os praças chegariam a graduação de 2° Sargento ... a economia para o país seria bem melhor no quesito efetivo forças armadas, onde não teria tantos gastos com militares da reserva remunerada, pois temporários são militares da reserva não remunerada ...
meu emocional estar abalado pois ja estou a meses em depressão so em saber que irei ser mandado embora sendo que eu faço processos e nunca sai deste posto e meu presente e ganhara rua muito triste isso e so o que sei fazer trabalhar na seção de analises e processos
outra:... com a lei 13.954/19 se você perder um dedo ou furar um olho NÃO irá para a reserva remunerada.. e para continuar um tratamento ,deve recorrer na justiça... é melhor se informar melhor caso queiram ser temporário.. se informar, pois há muitos casos de temporários que se lascaram e foram mandado embora.. para os de carreira ,esses estão amparados !! ..mas temporário, se informem sobre caso sofra um acidente ...
na verdade é substituido por outro, mas eu vejo muita desistencia, todo o ano sobram vagas ou não ficam mais 1 ou 2 anos, pelo fato de ser pouco tempo, acabam conseguindo algo fixo mais estável. Isso é pessimo pois a transferência de conhecimento e a experiência nas funções é baixa, fazendo cair muito o nível da qualidade do serviços militares prestados.
meu conhecido do campo dos afonsos da aeronautica nao ficou os 8 anos pelo q entendi, mas foi a cabo, ele virou segurança ou vigilante depois na vida civil, conseguiu alguma coisa no rio de janeiro civil e ainda terminou a formaçaõ de piloto comercial de aviao@@Lugi3r
O edital fala q você tem q ter menos de 41 anos até a data de incorporação. Se eu entrar com 40 anos eu fico os 8 anos ??? Ou seja eu vou sair con 48 anos??
Tomara que algum dia as forças armadas mude essa legislação e der a oportunidade do militar temporário poder fazer algum prova interna pelo menos para continuar seguindo carreira mesmo que o mesmo não pudesse ser promovido , mais que pelo menos fica -se como cabo velho ou sargento velho , tipo era em décadas passadas onde era possível o jovem fazer carreira mesmo se alistando, eu até entendo que para seguir carreira em algumas instituições se faz necessário um concurso público, mais o tal general se esquece que muitos militares temporários as vezes não tem a tal idade que a Essa se exige para suas fileiras e então muitos recorrem ao serviço temporário devido a oportunidade que encontrou no momento . Tomara que esses senhores possam um dia rever e quem sabe mudar a legislação pelo menos para aumentar o limite de permanência para os candidatos ou quem sabe um concurso interno para esse quem sabe esse militat ter a probabilidade de continuar nas forças armadas mesmo que não seja promovido, mais pelo menos vai continuar ajudando o exército com o seu conhecimento e também ajudando sua família ou outras pessoas.... Abraços a todos Adsumus!!
Seria show de bola mesmo se fizessem um concurso interno para continuar seguindo a carreira! Em anos anteriores era assim, podia voltar a ter esse critério!
Ok...qual a lógica, por exemplo, de ser aceita a idade de entrada de ATÉ 40 anos para o Oficial de carreira nas FFAA para Capelão Militar, enquanto os dos quadros de saúde (Fisioterapia, Medicina, Odonto...), Quadros Técnicos e outros complementares serem de até 36? E com relação ao oficial temporário da Marinha RM2 (ATÉ 45), qual a diferença para o RM3 (ATÉ 63, se não me engano)? Ambas categorias são técnicas e vê-se uma disparidade inexplicável com relação à permanência máxima.
RM3 necessita de Pós Graduação Stricto Senso e experiência na função, algumas OM exige até 10 anos de experiência e RM3 ja entra Major. Leva tempo para ter um profissional com esse nivel, e nas OM Oficial Superior tmb é tudo idoso quase
Só um deputado que foi R/2 teria um melhor domínio do assunto. Com todo respeito aí ao Gen, mas nem o tempo de serviço do Temp ele sabe. Respondeu 6 anos e não respondeu a pergunta. Existe uma proposta de aumento para 15 anos, mas não acredito que passe.
Não concordo, Vitor, o Gen é um militar com 44 anos de serviço, MAIS TEMPO DO QUE EU TENHO DE VIDA e certamente tem um domínio muito maior para falar sobre esse tema do que eu, você ou qualquer militar R/2. Com relação ao fato dele ter falado 6 anos, certamente ele se enganou, algo que eu, inclusive, faço o tempo todo. Você nunca se enganou com nada? E sobre a proposta de 15 anos, é praticamente impossível aprová-la, pelo fato, citado pelo Gen, da necessidade de fazer concurso para se estabilizar nas Forças Armadas.
@@EliteMil , fala, meu camarada. Talvez eu tenha sido mal interpretado, mas vou insistir na opinião. A carreira militar do Gen é inquestionável e admirável, mas quanto ao tema, eu tenho certeza que um militar R/2, na política, teria um melhor domínio de assuntos relacionados ao R/2, até mesmo por ter vivido. Vou citar apenas um exemplo de vários que eu poderia elencar. Conheço um militar temporário, com 6 anos de serviço da área jurídica do EB e que, atualmente tem 36 anos de idade. Esse militar, que está na ativa, não pode mais prestar concurso pra mudar seu quadro pra carreira, pois a idade limite é de 32 anos. E estamos falando de um concurso de área técnica, não é concurso pra arma de infantaria, por exemplo. Só pra se ter uma ideia, o mesmo concurso (área jurídica), na Marinha, tem idade limite de 36 anos. Ou seja, as forças sequer estão harmônicas entre si. Embora eu tenha fugido do tema principal do vídeo, só quis mostrar que esse militar R/2 do exemplo, teria excelentes propostas, que talvez um Gen INF R/1 não teria. Na minha opinião seria possível sim que as áreas técnicas tivessem aumento de tempo de serviço, pois não estamos falando de carreira das armas. Um dentista, um farmacêutico, um veterinário, fisioterapeuta, dentre as outras áreas poderiam ter o tempo prorrogado, pois além de mais econômico para as forças armadas, são áreas de interesse das forças. Vejamos o exemplo do R/3, em outros tempos eu jamais imaginaria que teríamos a figura do Major Temporário e hoje ja temos. Não seria mais interessante que esse médico fosse um temporário que entrou como Tenente e se especializou até gaugar esse posto, no seu período de 15 anos? Ah! O médico não se especializou? Vai embora. Se especializou? Promove. Enfim, acredito que poderia ser melhor discutido o tema. Com a "reforma" que as forças armadas estão passando de aumentar o efetivo temporário e diminuir o efetivo de carreira, seria ideal começar discutir novas propostas. Forte abraço. Tmj 🇧🇷
@@vitorgama9945 Fala, meu camarada. Da forma que você expressou sua opinião agora, certamente concordo com você. Penso que o serviço militar dos temporários poderia ser muito melhor utilizado se algumas mudanças fossem implementadas, porém, já conversei com alguns conhecidos, militares mais antigos e até políticos e, infelizmente, pelo que vejo, esse tipo de mudança assim mais "ampla" possivelmente não ocorrerá no curto prazo, por vários motivos, dentre eles a pequena representatividade de militares que foram temporários na política nacional. Mas, certamente são mudanças que devem ser amplamente discutidas. Abração! E obrigado pelo seu comentário altamente construtivo.
@@vitorgama9945 Em tempo: quando falei que o Gen tem um domínio muito melhor do que eu, você ou qualquer militar R/2 para tratar sobre o assunto, me referia ao tema "mudança do tempo de serviço" e não ao tempo de serviço em si. Certamente, sobre o serviço militar do temporário, um militar que é ou já foi temporário poderia ter um domínio muito maior que o do General. Porém, sobre o assunto tratado no vídeo, que diz respeito a uma alteração de leis do serviço militar, creio que não há uma figura mais competente para falar que o Gen, pelo menos dentre as que eu já trouxe para serem entrevistadas no canal.
Isso e verdade meu amigo fiquei 8 anos no eb em minha instruções foram investido muito dinheiro aprendi a mexer em todo tipo de armamento aprendi atirar entre outras coisa Assim que sai do exército recebi diversas propostas de coisas erradas mas neguei todas Porém quem tem cabeça fraca vai e ganha muito dinheiro porém pode morrer ou ser preso
Acredito que ser as forças armadas em geral quiser aproveitar os soldados temporário poderia muito bem inseri-los em outras forças, sendo a força auxiliar bombeiro, PM,guarda municipal entre outras forças assim evita que muitos desses acabem indo para o tráfico para o mundo da criminalidade Sem falar que para formar um soldado gasta-se muitos milhões pois é pego um cidadão que não tem experiência nenhuma e é dada toda formação desde a farda até a última munição que usará para atirar. conhecimentos de montagem e manutenção de armamentos e táticas militares de progressão dentro de comunidades
@@canaldobraganca Servir 8 anos como oficial da força armada não é pra qualquer um. Um preguiçoso com certeza nem passaria pelo periodo do curso preparatorio que TODO oficial tecnico temporario deve se submeter para conseguir sua efetivação como oficial, alem do nível superior concluido e os anos de experiencia e cursos de pos formação que dara pontuação minima necessaria para que ele seja um dos primeiros colocados no processo seletivo simplificado que seleciona os oficiais temporarios. Ser aprovado em um concurso não é a unica forma de determinar a competência de um profissional amigo.
Fala rapaziada Estava conversando com um conhecido que é advogado,e astavamos falando do processo celetivo da 1°RM Aí falei para ele que eu já tinha ficado 8 anos no EB mas entrei através do alistamento, e não teria como volta mais todo anos faço a inscrição só de sacanagem e fico sempre entre os 10 convocados para levar os documentos. O site da 1°RM diz que para servir tem quem ter até 5 anos de serviço militar mais como é um processo seletivo,seria um novo contrato e teria uma brecha na lei que permitiria voltar caso consiga fazer a inscrição e ser chamado para apresentar os documentos Alguém sabe se isso seria verdade ?
General tem como sim, é só Abrir concurso público dentro dos Batalhões para aqueles que querem seguir carreira na força, Porém está faltando interesse dos Senhores, os senhores não querem dá oportunidade para os jovens que vão servir as forças armadas Brasileira, A Verdade é essa General.
Concurso público pra carreira já existe, esa e espcex, agora vai do militar temporário se inscrever e passar, o que fode mesmo é a idade, tipo a idade limite se de até 24 anos, podiam aumentar pra 30 quem sabe, assim a galera que não conseguiu passar teria mais tempo pra se preparar
Resumindo esse general e nada é a mesma coisa, infelizmente o militar temporário não é valorizado, esse general melancia se esquece que as vezes muitas pessoas aqui fora entra para temporário devido não ter idade para ser militar de carreira, ele deveria era tomar vergonha na cara e criar um projeto ou uma pauta para ter um plano de carreira ou concurso interno para o militar temporário tipo poder seguir carreira igual era na década de 90 quando o militar enganjava....
Tinha que aumentar o tempo para uns 12 ou 15 anos, mas sem engajar, pois como temporário eu vejo muita desistência, poucos ficam os 8 anos e todo o ano sobram muitas vagas. A maioria fica 1 ou 2 anos por não ser algo garantido e acabam conseguindo algo fixo mais estável fora da vida militar, não é muito difícil achar um emprego CLT que pague próx. de um 3ºsgt. Isso é péssimo, pois a transferência de conhecimento e a experiência nas funções é baixa, gasta-se muito tempo (e dinheiro) com cursos e ensinando as funções todos os anos, o que faz cair muito o nível da qualidade do serviços militares prestados.
Os Militares Temporários que ingressaram por meio de Curso Especializado, Técnico ou Superior poderiam ficar até 12 anos no Exército. Porque já ingressam com uma especialidade e o Exército necessita muito de militares nessas áreas da Saúde, Administração e etc. Poderiam mudar esse tempo como Temporário
Assunto polêmico, fui oficial temporário, servi por todo periodo permitido. Posso dizer que a transição da vida castrense para civil, não é muito simples, principalmente para aqueles que permanecem quase uma década. Certamente o EB como as outras forças, tem estudos sobre o assunto, mas também tenho por mim que existe necessidade de Of Superiores também, senão, a força não teria criado a portaria para oficiais superiores temporários. No caso do concurso, acho que é algo discutível também. Não deixa de haver uma seleção para os CPOR/NPOR e para os oficiais técnicos temp. Com todos os exames necessários mais o intelectual, e são concorridos. Hoje um soldado que incorpora nas fileiras do EB, ele pode enganjar até por 8 anos, alguns tem o mérito de serem incorporados permanentemente podendo chegar a graduação de 2o Sgt, na minha época apenas a 3o SGT QE. Se for usar o mesmo critério de lógica, este militar não prestou nenhum concurso. E acho válido a situação do Sgt Temp também, conheci excelentes profissionais e pelo menos no periodo onde estive na tropa e QG, sempre tiveram os "claros" tanto para Oficiais e Praças.
@@robertojunior985 Não existe "rescisão", pois não é como na vida civil, é um licenciamento "ex officio" mas não deixa de ter uma compensação, ou pelo menos havia, não sei se mudou algo da minha época pra cá? Pois, Já se vão mais de 20 anos, mas era uma "remuneração" por ano servido. Também não sei se isso aplica ainda? E se é o mesmo para todas as forças?
Olá...boa noite. Ok...saberia me dizer qual a lógica, por exemplo, de ser aceita a idade de entrada de ATÉ 40 anos para o Oficial de carreira nas FFAA para Capelão Militar, enquanto os dos quadros de saúde (Fisioterapia, Medicina, Odonto...), Quadros Técnicos e outros complementares serem de até 36? E com relação ao oficial temporário da Marinha RM2 (ATÉ 45), qual a diferença para o RM3 (ATÉ 63, se não me engano)? Ambas categorias são técnicas e vê-se uma disparidade inexplicável com relação à permanência máxima. Acho interessante que se deva ter o concurso para que o temporário se torne de carreira, porém, respeitando a isonomia dos 40 anos do quadro de Capelão Militar, por exemplo. Ao entrar, são 2⁰ tenentes e possuem sua progressão de carreira já desenhada. E não há nada que um indivíduo (que se cuide) com 37,38...40 anos não consiga fazer, se comparado com um de 36, até porque as FFAA exigem isso. Enfim, agradeço pela atenção! Um abraço
@@prof.diogoramos657 Acredito que cada força tem seu estudo e necessidade, a atividade de Capelão e progressão de carreira é diferente. Não sei como é hoje? Mas na minha época de 2o tenente a coronel, era quase 1/3 menos tempo dos oriundos de academia ou escolas "técnicas". Não sei dizer qual a razão da idade maior? Mas imagino que além do capelão ter feito seminário, curso de teologia, deve ter exercido por um periodo minimo (longo em comparação a outras carreiras) para ser admitido (apenas especulação, não sei ao certo?). Imagino também que não deva existir muitos buscando a carreira, portanto ampliou se a idade, por necessidade da força. Já para as demais carreiras, existe um numero maior de interessados, e embora na maioria dos casos estejam em unidades "administrativas", muitos servem na tropa, ou seja, unidade operacional, portanto, a idade menor. Quanto a Marinha. Não sei como funciona ? Mas da mesma maneira deve ter alguma lógica. Quanto a idade, acho que depende muito de qual especialidade? Se for combatente, não dá para ter um 2o Tenente com 40 anos, minha opinião particular, mas para Quadro de Saúde ou Técnicos, acho que 40 anos poderia ser o limite.
@@mwu_10 Bom dia...entendi suas considerações, meu amigo. De QQ forma, seja qual for a modalidade, as FFAA são excelentes para o desenvolvimento social e profissional de QQ indivíduo. Um abraço!
Pode fazer igual o chacal na pm a pessoa entra como segundo tenente até capitão... No máximo
Tô igual doido pesquisando se militar temporário por se tornar militar de carreira. Até agora tô bem desanimado 😔
Pode sim, guerreiro, desde que você esteja dentro dos requisitos do edital do concurso que deseja realizar. Por exemplo, se vc for recruta, tiver 19 anos e estiver dentro dos requisitos do concurso da EsPCEX, você pode sim realizá-lo.
Eu queria entrar na marinha como fuzileiro naval,a Marinha podia mudar o limite de idade dos fuzileiros, aumentar para 30 anos já que o cargo é soldado.
Problema é a legislação que obriga o militar a ter estabilidade acho que após 10 anos. Se as FFAA aumentam esse tempo pra 15 anos, como muitos aqui pleiteiam, vira um abacaxi jurídico com enxurradas de processos de gente pedindo estabilidade e a justiça com certeza vai dar.
O caminho é muito difícil, pois antes de tudo teria que ser proposto um projeto de emenda pra aumentar o tempo de estabilidade… passando pela câmara e senado… somente ai depois de aprovado, q poderia propor uma alteração no tempo de serviço dos militares temporários…
Ele não respondeu diretamente a pergunta,mas a resposta é simples é só fazer o concurso pra militar de carreira. Todos tem a oportunidade. É só querer.
Problema é a idade, quando o militar temporário ver a chance de entrar, não pode ser mais de carreira
@@guilhermerodriguesalvares5998 o triste é isso,a menos que as forças armadas mude esse limite de idade.
@@guilhermerodriguesalvares5998 mas nenhum militar temporário teria coragem de voltar pra trás...exemplo um 1° Tenente CPOR, com um salário de quase 9 mil Reais, não iria voltar a ser aluno e cadete, passando tudo novamente, entre humilhações por 5 anos e ainda voltar a ganhar apenas 1300 Reais ... se ainda fosse aluno CPOR ou aspirante em fase de EIPOT , poderia arriscar, mas depois que passaram por essas fases, impossível regredir... lembrando que o militar temporário tb passa por várias avaliações, tanto cognitivas, quanto físicas, sendo análogo a um concurso público de nível considerado alto em dificuldade !
A outra questão é que os militares temporários não são deslocados para outro estado, geralmente ficam no local onde residem. É uma opção para quem quer a carreira mas não quer ficar mudando de estado em estado
@@guilhermerodriguesalvares5998 so se for QCO, mas devido o baixo número de vagas e melhor migrar pra concurso de outras instituições
Poderia aumentar a idade pra ingressar nas forças armadas 🥺
Militar Temporário que entra por meio de Curso Especializado, Técnico ou Superior poderia ficar até 15 anos no Exército, já que eles já ingressam com uma especialidade e o Exército necessita muito de Militares nessas áreas de Saúde, Direito, Administração e etc. Por exemplo: Quem entrou por meio de Curso Especializado entraria como Cabo e chegaria até 2° Sargento, Curso Técnico entraria como 3° Sargento e chegaria até Subtenente e Curso Superior entraria como Aspirante e chegaria até Capitão.
Não concordo muito com você, Isso Faria a perda da função da ESA e da EsPCEx. eu acho que teria que ter algum tipo de concurso para os soldados que entram pelo alistamento, E eles fazer uma prova com questões nivel fundamental. E que eles passam a ficar na força por no mínimo 15 a 20 anos. Se negócio de Cara ter curso superior e entrar logo como aspirante não faz sentido.
Mesmo q os temporarios especializados ja entrem como Cb, 3Sgt e 2Ten, poderiam ficar até 15 anos sem a promoção, com as leis atuais, so aumentando o tempo de permanência, entrou Cb morre Cb, entrou 3S morre 3S, entrou Aspira morre 1Ten, mas ficando por até 15 anos e a OM aproveitando essa força tecnico/especializada complementando o quadro de Praças e Oficiais especializados de carreira.
@@Duquedoque mas ATUALMENTE ja e assim. Eu tenho curso superior e passei para oficial temporario. Pena q so pode ficar 8 anos.
se aumentasse o tempo de serviço para 15 anos entre os militares temporários, os oficiais chegariam ao posto de Capitão e os praças chegariam a graduação de 2° Sargento ... a economia para o país seria bem melhor no quesito efetivo forças armadas, onde não teria tantos gastos com militares da reserva remunerada, pois temporários são militares da reserva não remunerada ...
meu emocional estar abalado pois ja estou a meses em depressão so em saber que irei ser mandado embora sendo que eu faço processos e nunca sai deste posto e meu presente e ganhara rua muito triste isso e so o que sei fazer trabalhar na seção de analises e processos
e eu queria tá servindo agora como 2 sargento.😔😪
Seria bom mudar essa regra de serviço, envez de 8 anos aumentar para 10 ou mais para compensar ja que o indivíduo não pode seguir carreira.
outra:... com a lei 13.954/19 se você perder um dedo ou furar um olho NÃO irá para a reserva remunerada.. e para continuar um tratamento ,deve recorrer na justiça... é melhor se informar melhor caso queiram ser temporário.. se informar, pois há muitos casos de temporários que se lascaram e foram mandado embora.. para os de carreira ,esses estão amparados !! ..mas temporário, se informem sobre caso sofra um acidente ...
O militar sai e vai vender água o picolé. Sendo que na Força esse seria mas util
na verdade é substituido por outro, mas eu vejo muita desistencia, todo o ano sobram vagas ou não ficam mais 1 ou 2 anos, pelo fato de ser pouco tempo, acabam conseguindo algo fixo mais estável. Isso é pessimo pois a transferência de conhecimento e a experiência nas funções é baixa, fazendo cair muito o nível da qualidade do serviços militares prestados.
meu conhecido do campo dos afonsos da aeronautica nao ficou os 8 anos pelo q entendi, mas foi a cabo, ele virou segurança ou vigilante depois na vida civil, conseguiu alguma coisa no rio de janeiro civil e ainda terminou a formaçaõ de piloto comercial de aviao@@Lugi3r
Poderia haver um concurso só para esses militares temporários.
Deveria ser no mínimo 2 anos. Quer servir? FAZ PROVA!
Tá de sacanagem.
Cala a boca diabo
O edital fala q você tem q ter menos de 41 anos até a data de incorporação. Se eu entrar com 40 anos eu fico os 8 anos ??? Ou seja eu vou sair con 48 anos??
Tem uma cláusula que estabelece a renovação de contrato até os 45 anos de idade.
Tomara que algum dia as forças armadas mude essa legislação e der a oportunidade do militar temporário poder fazer algum prova interna pelo menos para continuar seguindo carreira mesmo que o mesmo não pudesse ser promovido , mais que pelo menos fica -se como cabo velho ou sargento velho , tipo era em décadas passadas onde era possível o jovem fazer carreira mesmo se alistando, eu até entendo que para seguir carreira em algumas instituições se faz necessário um concurso público, mais o tal general se esquece que muitos militares temporários as vezes não tem a tal idade que a Essa se exige para suas fileiras e então muitos recorrem ao serviço temporário devido a oportunidade que encontrou no momento . Tomara que esses senhores possam um dia rever e quem sabe mudar a legislação pelo menos para aumentar o limite de permanência para os candidatos ou quem sabe um concurso interno para esse quem sabe esse militat ter a probabilidade de continuar nas forças armadas mesmo que não seja promovido, mais pelo menos vai continuar ajudando o exército com o seu conhecimento e também ajudando sua família ou outras pessoas.... Abraços a todos Adsumus!!
Seria show de bola mesmo se fizessem um concurso interno para continuar seguindo a carreira!
Em anos anteriores era assim, podia voltar a ter esse critério!
Tenho um amigo cabo veio entrou como recruta e estabilizou no exército, aposentou como sargento, seria ótimo né!
Boa tarde, quem tem anemia falciforme pode prestar o concurso da ESA, ESPCEX e ESFCEX? Ou será impedido pelo exame médico? Obrigado
Você pode até fazer a prova, mas será barrado na hora do exame médico muito provavelmente!
Ok...qual a lógica, por exemplo, de ser aceita a idade de entrada de ATÉ 40 anos para o Oficial de carreira nas FFAA para Capelão Militar, enquanto os dos quadros de saúde (Fisioterapia, Medicina, Odonto...), Quadros Técnicos e outros complementares serem de até 36? E com relação ao oficial temporário da Marinha RM2 (ATÉ 45), qual a diferença para o RM3 (ATÉ 63, se não me engano)? Ambas categorias são técnicas e vê-se uma disparidade inexplicável com relação à permanência máxima.
RM3 necessita de Pós Graduação Stricto Senso e experiência na função, algumas OM exige até 10 anos de experiência e RM3 ja entra Major. Leva tempo para ter um profissional com esse nivel, e nas OM Oficial Superior tmb é tudo idoso quase
Só um deputado que foi R/2 teria um melhor domínio do assunto. Com todo respeito aí ao Gen, mas nem o tempo de serviço do Temp ele sabe. Respondeu 6 anos e não respondeu a pergunta. Existe uma proposta de aumento para 15 anos, mas não acredito que passe.
Não concordo, Vitor, o Gen é um militar com 44 anos de serviço, MAIS TEMPO DO QUE EU TENHO DE VIDA e certamente tem um domínio muito maior para falar sobre esse tema do que eu, você ou qualquer militar R/2. Com relação ao fato dele ter falado 6 anos, certamente ele se enganou, algo que eu, inclusive, faço o tempo todo. Você nunca se enganou com nada? E sobre a proposta de 15 anos, é praticamente impossível aprová-la, pelo fato, citado pelo Gen, da necessidade de fazer concurso para se estabilizar nas Forças Armadas.
@@EliteMil , fala, meu camarada. Talvez eu tenha sido mal interpretado, mas vou insistir na opinião. A carreira militar do Gen é inquestionável e admirável, mas quanto ao tema, eu tenho certeza que um militar R/2, na política, teria um melhor domínio de assuntos relacionados ao R/2, até mesmo por ter vivido. Vou citar apenas um exemplo de vários que eu poderia elencar. Conheço um militar temporário, com 6 anos de serviço da área jurídica do EB e que, atualmente tem 36 anos de idade. Esse militar, que está na ativa, não pode mais prestar concurso pra mudar seu quadro pra carreira, pois a idade limite é de 32 anos. E estamos falando de um concurso de área técnica, não é concurso pra arma de infantaria, por exemplo. Só pra se ter uma ideia, o mesmo concurso (área jurídica), na Marinha, tem idade limite de 36 anos. Ou seja, as forças sequer estão harmônicas entre si. Embora eu tenha fugido do tema principal do vídeo, só quis mostrar que esse militar R/2 do exemplo, teria excelentes propostas, que talvez um Gen INF R/1 não teria. Na minha opinião seria possível sim que as áreas técnicas tivessem aumento de tempo de serviço, pois não estamos falando de carreira das armas. Um dentista, um farmacêutico, um veterinário, fisioterapeuta, dentre as outras áreas poderiam ter o tempo prorrogado, pois além de mais econômico para as forças armadas, são áreas de interesse das forças. Vejamos o exemplo do R/3, em outros tempos eu jamais imaginaria que teríamos a figura do Major Temporário e hoje ja temos. Não seria mais interessante que esse médico fosse um temporário que entrou como Tenente e se especializou até gaugar esse posto, no seu período de 15 anos? Ah! O médico não se especializou? Vai embora. Se especializou? Promove. Enfim, acredito que poderia ser melhor discutido o tema. Com a "reforma" que as forças armadas estão passando de aumentar o efetivo temporário e diminuir o efetivo de carreira, seria ideal começar discutir novas propostas. Forte abraço. Tmj 🇧🇷
@@vitorgama9945 Fala, meu camarada. Da forma que você expressou sua opinião agora, certamente concordo com você. Penso que o serviço militar dos temporários poderia ser muito melhor utilizado se algumas mudanças fossem implementadas, porém, já conversei com alguns conhecidos, militares mais antigos e até políticos e, infelizmente, pelo que vejo, esse tipo de mudança assim mais "ampla" possivelmente não ocorrerá no curto prazo, por vários motivos, dentre eles a pequena representatividade de militares que foram temporários na política nacional. Mas, certamente são mudanças que devem ser amplamente discutidas. Abração! E obrigado pelo seu comentário altamente construtivo.
@@vitorgama9945 Em tempo: quando falei que o Gen tem um domínio muito melhor do que eu, você ou qualquer militar R/2 para tratar sobre o assunto, me referia ao tema "mudança do tempo de serviço" e não ao tempo de serviço em si. Certamente, sobre o serviço militar do temporário, um militar que é ou já foi temporário poderia ter um domínio muito maior que o do General. Porém, sobre o assunto tratado no vídeo, que diz respeito a uma alteração de leis do serviço militar, creio que não há uma figura mais competente para falar que o Gen, pelo menos dentre as que eu já trouxe para serem entrevistadas no canal.
Mgn se der? Slk, mt bom
As forças podia mudar o limite de idade, aumentar para 30 anos pelo menos.
O temporário pode entrar até 40 anos
O tráfico aproveita essa mão de obra rica que o exército dispensa.
Aproveita mto bem
nao mentiu irmao,verdade...
Pprt mn, o tráfico recebe na palma da mão todas técnicas e estratégias dadas pelo exército. É uma "doação"
Isso e verdade meu amigo fiquei 8 anos no eb em minha instruções foram investido muito dinheiro aprendi a mexer em todo tipo de armamento aprendi atirar entre outras coisa
Assim que sai do exército recebi diversas propostas de coisas erradas mas neguei todas
Porém quem tem cabeça fraca vai e ganha muito dinheiro porém pode morrer ou ser preso
Usar os 8 anos de estabilidade pra estudar se formar e aperfeiçoar para sair um humano melhor também ninguém que né ?!
Acredito que ser as forças armadas em geral quiser aproveitar os soldados temporário poderia muito bem inseri-los em outras forças, sendo a força auxiliar bombeiro, PM,guarda municipal entre outras forças assim evita que muitos desses acabem indo para o tráfico para o mundo da criminalidade
Sem falar que para formar um soldado gasta-se muitos milhões pois é pego um cidadão que não tem experiência nenhuma e é dada toda formação desde a farda até a última munição que usará para atirar.
conhecimentos de montagem e manutenção de armamentos e táticas militares de progressão dentro de comunidades
Só estudar pra concurso de PM/CBM e parar de preguiça.
@@canaldobraganca Servir 8 anos como oficial da força armada não é pra qualquer um. Um preguiçoso com certeza nem passaria pelo periodo do curso preparatorio que TODO oficial tecnico temporario deve se submeter para conseguir sua efetivação como oficial, alem do nível superior concluido e os anos de experiencia e cursos de pos formação que dara pontuação minima necessaria para que ele seja um dos primeiros colocados no processo seletivo simplificado que seleciona os oficiais temporarios. Ser aprovado em um concurso não é a unica forma de determinar a competência de um profissional amigo.
Fala rapaziada
Estava conversando com um conhecido que é advogado,e astavamos falando do processo celetivo da 1°RM
Aí falei para ele que eu já tinha ficado 8 anos no EB mas entrei através do alistamento, e não teria como volta mais todo anos faço a inscrição só de sacanagem e fico sempre entre os 10 convocados para levar os documentos.
O site da 1°RM diz que para servir tem quem ter até 5 anos de serviço militar mais como é um processo seletivo,seria um novo contrato e teria uma brecha na lei que permitiria voltar caso consiga fazer a inscrição e ser chamado para apresentar os documentos
Alguém sabe se isso seria verdade ?
Não é verdade.
General tem como sim, é só Abrir concurso público dentro dos Batalhões para aqueles que querem seguir carreira na força, Porém está faltando interesse dos Senhores, os senhores não querem dá oportunidade para os jovens que vão servir as forças armadas Brasileira, A Verdade é essa General.
Você falou pouco mas falou bonito e falo a verdade
Concurso público pra carreira já existe, esa e espcex, agora vai do militar temporário se inscrever e passar, o que fode mesmo é a idade, tipo a idade limite se de até 24 anos, podiam aumentar pra 30 quem sabe, assim a galera que não conseguiu passar teria mais tempo pra se preparar
Resumindo esse general e nada é a mesma coisa, infelizmente o militar temporário não é valorizado, esse general melancia se esquece que as vezes muitas pessoas aqui fora entra para temporário devido não ter idade para ser militar de carreira, ele deveria era tomar vergonha na cara e criar um projeto ou uma pauta para ter um plano de carreira ou concurso interno para o militar temporário tipo poder seguir carreira igual era na década de 90 quando o militar enganjava....
Tinha que aumentar o tempo para uns 12 ou 15 anos, mas sem engajar, pois como temporário eu vejo muita desistência, poucos ficam os 8 anos e todo o ano sobram muitas vagas. A maioria fica 1 ou 2 anos por não ser algo garantido e acabam conseguindo algo fixo mais estável fora da vida militar, não é muito difícil achar um emprego CLT que pague próx. de um 3ºsgt. Isso é péssimo, pois a transferência de conhecimento e a experiência nas funções é baixa, gasta-se muito tempo (e dinheiro) com cursos e ensinando as funções todos os anos, o que faz cair muito o nível da qualidade do serviços militares prestados.
Os Militares Temporários que ingressaram por meio de Curso Especializado, Técnico ou Superior poderiam ficar até 12 anos no Exército. Porque já ingressam com uma especialidade e o Exército necessita muito de militares nessas áreas da Saúde, Administração e etc. Poderiam mudar esse tempo como Temporário
Pessoal do exército não bate bem kkkkkk
Deveria ter um plano de carreira um aproveitamento
Poderia se inserido em forças militares
na policia civil
Bombeiros
Falo falo e não falou nada sobre o aumento do tempo.
Não respondeu a pergunta.
Pelo q um mano falou, é impossível, pq parece q tem q ter feito concurso para estabilizar soldados, oficias etc.
Assunto polêmico, fui oficial temporário, servi por todo periodo permitido. Posso dizer que a transição da vida castrense para civil, não é muito simples, principalmente para aqueles que permanecem quase uma década.
Certamente o EB como as outras forças, tem estudos sobre o assunto, mas também tenho por mim que existe necessidade de Of Superiores também, senão, a força não teria criado a portaria para oficiais superiores temporários.
No caso do concurso, acho que é algo discutível também. Não deixa de haver uma seleção para os CPOR/NPOR e para os oficiais técnicos temp. Com todos os exames necessários mais o intelectual, e são concorridos.
Hoje um soldado que incorpora nas fileiras do EB, ele pode enganjar até por 8 anos, alguns tem o mérito de serem incorporados permanentemente podendo chegar a graduação de 2o Sgt, na minha época apenas a 3o SGT QE. Se for usar o mesmo critério de lógica, este militar não prestou nenhum concurso.
E acho válido a situação do Sgt Temp também, conheci excelentes profissionais e pelo menos no periodo onde estive na tropa e QG, sempre tiveram os "claros" tanto para Oficiais e Praças.
Boa noite. O senhor sabe qual é a média do valor da rescisão (líquido) que um temporário oficial recebe após trabalhar por 8 anos nas Forças Armadas?
@@robertojunior985 Não existe "rescisão", pois não é como na vida civil, é um licenciamento "ex officio" mas não deixa de ter uma compensação, ou pelo menos havia, não sei se mudou algo da minha época pra cá? Pois, Já se vão mais de 20 anos, mas era uma "remuneração" por ano servido. Também não sei se isso aplica ainda? E se é o mesmo para todas as forças?
Olá...boa noite. Ok...saberia me dizer qual a lógica, por exemplo, de ser aceita a idade de entrada de ATÉ 40 anos para o Oficial de carreira nas FFAA para Capelão Militar, enquanto os dos quadros de saúde (Fisioterapia, Medicina, Odonto...), Quadros Técnicos e outros complementares serem de até 36? E com relação ao oficial temporário da Marinha RM2 (ATÉ 45), qual a diferença para o RM3 (ATÉ 63, se não me engano)? Ambas categorias são técnicas e vê-se uma disparidade inexplicável com relação à permanência máxima. Acho interessante que se deva ter o concurso para que o temporário se torne de carreira, porém, respeitando a isonomia dos 40 anos do quadro de Capelão Militar, por exemplo. Ao entrar, são 2⁰ tenentes e possuem sua progressão de carreira já desenhada. E não há nada que um indivíduo (que se cuide) com 37,38...40 anos não consiga fazer, se comparado com um de 36, até porque as FFAA exigem isso. Enfim, agradeço pela atenção! Um abraço
@@prof.diogoramos657 Acredito que cada força tem seu estudo e necessidade, a atividade de Capelão e progressão de carreira é diferente. Não sei como é hoje? Mas na minha época de 2o tenente a coronel, era quase 1/3 menos tempo dos oriundos de academia ou escolas "técnicas". Não sei dizer qual a razão da idade maior? Mas imagino que além do capelão ter feito seminário, curso de teologia, deve ter exercido por um periodo minimo (longo em comparação a outras carreiras) para ser admitido (apenas especulação, não sei ao certo?). Imagino também que não deva existir muitos buscando a carreira, portanto ampliou se a idade, por necessidade da força. Já para as demais carreiras, existe um numero maior de interessados, e embora na maioria dos casos estejam em unidades "administrativas", muitos servem na tropa, ou seja, unidade operacional, portanto, a idade menor.
Quanto a Marinha. Não sei como funciona ? Mas da mesma maneira deve ter alguma lógica. Quanto a idade, acho que depende muito de qual especialidade? Se for combatente, não dá para ter um 2o Tenente com 40 anos, minha opinião particular, mas para Quadro de Saúde ou Técnicos, acho que 40 anos poderia ser o limite.
@@mwu_10 Bom dia...entendi suas considerações, meu amigo. De QQ forma, seja qual for a modalidade, as FFAA são excelentes para o desenvolvimento social e profissional de QQ indivíduo. Um abraço!