Quem morou fora consegue absorver algumas coisas que o Rafael fala ...quando eu morei no USA me lembro em 2005 quando lançou o Nike shox , eu ligava para meus amigos no Brasil e conversando com eles, eles me perguntava quanto custava o Nike Shox e eu não sabia, que tênis era esse ...meus amigos falavam , nossa !! você mora ai no Estados Unidos e não conhece o Nike Shox ? eu disse , não conheço , ai eu fui pesquisar era um tênis super caro, e estava uma febre no Brasil por conta deste Tênis , moral da historia, .na época o tênis custava um salário mínimo ..os americanos nem dava a mínima para este tênis, mas no Brasil quem tinha este tênis era considerado o "CARA" ! Brasil , um pais grande com a mente pequena .
Somos um país sem estrutura, sem mínima qualidade de vida, cheio de violência, é compreensível entender que na mente dessas pessoas o consumismo signifique algo que o preencha
@@jonathanlima8374 sim para isso teremos que mudar muita coisa dentro do ensino público, para que o povo futuro tenha mais discernimento sobre muita Coisa!
@@maia474 Sim, talvez educação financeira seja o primeiro passo para criarmos consumo consciente no brasil, pois só vejo militância política em faculdades e escolas
Muito bom! Realmente a nossa cultura é baseada na ostentação... não sei onde começou isso, acredito que influência da tv, entre outros meios na mídia...
Não adianta. Apartir de um certo nível de miséria, você não consegue assimilar essas coisas. Só vivendo pra saber. A exceções como em qualquer coisa, mas no geral não muda nada.
cara, tenho 15 anos, já faz tempo que assisto vc, aprendi muito com seus vídeos e te admiro muito, vc é minha inspiração man, eu já me importei até demais com o que meus "amigos" e a sociedade pensava de mim, hoje já não sou mais assim, me preocupo muito mais com adquirir conhecimento do que status social, meu sonho é viajar pelo mundo e visitar vários países, eu já sei um pouco de inglês, mas ainda tenho muito que aprender, um dia eu chegarei lá, eu sei, é isso man vlw flw
Cara, eu saí do Brasil com 18 anos, sou de família pobre também. Fui para os EUA e tive aquele choque cultural, ja morei em vários países e hoje estou morando na Letônia. Realmente isso de voltar no Brasil e as pessoas te adimirarem por causa de um tenis de 60 euros é complicado. Não me sinto bem lá, quando vou, fico só na casa da minha família mesmo. A mentalidade das pessoas no Brasil é muito atrasada. As coisas que são normais nas vidas das pessoas fora do Brasil, são de outro mundo para o Brasileiro e ele começa achar que você quer se 'achar' por isso.
Lembro de vc reclamando da Alemanha e depressão no canal do fe gourmet....e ae vc melhorou? Foi pra portugal? Aqui no Brasil tá uma merda e vai piorar....tô sem grana pra ir embora no momento.
@@menesesbr4904 haha simmm estou no Porto agora 🙏 tenta juntar o máximo de dinheiro possível, a cotação atual não está boa também. Eu só não esperei essa loucura que tá aqui em Portugal com a alta dos imóveis pq a Alemanha estava me fazendo mt mal, senão eu teria esperado um pouco mais. Boa sorte! 😙😙😙
Mim sinto um estranha ao comenta sobre a minha vida financeira com alguém que não tem o mesmo ponto de vista ,o Brasil e atrasado em tudo na verdade,eu fui aprender sobre poupa tarde .Se as escolas tivesse aulas de educação financeira não seria essa bosta,se as pessoas quiserem conhecimento vão ter que ir atrás.Trabalhei em uma financeira lá vir que os brasileiros são doido 😭
Estou assistindo o vídeo em 2021. Um lado muito negativo da ostentação no Brasil são jovens que entram para o tráfico com o sonho de ter meios materiais para se validarem.
Eu vi tudo isso no meu primeiro ano aqui nos EUA! Quando botei na balança a ostentação que predomina o Brasil, eu me senti um idiota sem sabedoria lembrando que eu já fui materialista igual! Hoje em dia nem foco a visão para o valor do que ponho nos pés ou no corpo e nem quanto a marcas ou preços ! O importante pra mim é estar em Paz e condições sábias! Ser sábio e inteligente, Isso sim é ser feliz!
Eu acho que fui longe demais, doei tantas coisas que agora precisei comprar rs, o frio chegou e eu só tinha 1 par de chinelos, 1 rasteirinha e um All Star velho entrando agua por baixo hahahahah comprei um tênis muito contrariada. Mas me sinto muito bem, hj sobrevivo com 1/4 do meu guarda roupas, mas eu precisei viver 2 anos no exterior para entender isso. Aqui no Brasil se torna um ciclo vicioso e ridículo de só comprar, comprar e consumir, de tentar se encaixar e fazer parte.
Aqui no Japão também existem muitas lojas de roupas usadas e e' super normal fazer compras la'. Minha esposa (japonesa) frequenta muito estas lojas. Ninguém liga pra marca de tênis ou roupas que você usa. Ja vi muita gente indo comer em restaurantes vestidos com o uniforme da fabrica e ninguém não esta nem ai pra isso. Cada um e' cada um , desde que não incomode o próximo.
bom video, Rafael. a baixa estima é o caminho para a ostentação. Quem tem equilibrio emocional e foco no seu "eu" nos seus projetos de vida no longo prazo o consumismo não funciona.Boa sorte e vá em frente.
É uma pena que você não tenha maior reconhecimento, amigo. As pessoas realmente não se importam com conteúdos inteligentes e com o estilo de vida que você prega.. anyways, sou uma exceção a essa triste regra. Keep up the good work!
Rafael...você é um filósofo....deixo uma frase que ouvi muitos anos atrás que mudou meu comportamento "CONSUMISMO É VOCÊ GASTAR O DINHEIRO QUE VOCÊ NÃO TEM, PARA COMPRAR O QUE NÃO PRECISA, PARA IMPRESSIONAR QUEM NÃO CONHECE".....Gosto de coisas de qualidade e só compro em liquidação....se não dá.... outros produtos aparecerão....
Cara me identifico muito com teu ponto de vista Eu e minha esposa temos uma renda mensal acima da média no brasil Temos aplicações que somam em torno de 5 anos de nossa renda anual em investimentos Mas temos um carro, simples, uma casa simples e nunca compramos roupa de marca etc Eu e minha esposa temos formação superior e voltamos a fazer inglês juntos com uma professora particular para podermos viajar quando passar a pandemia As vezes me sinto um ET aqui no Brasil quando ao ser e o ter... Verdade que as vezes penso em comprar algumas coisas mais caras mas daí minha esposa pergunta se realmente precisamos. Parabéns pelo vídeo e outros tantos que já assisti Abraço.
Rafael, você acredita que eu estudava em uma escola de classe alta aqui em São Luís, muita gente rica e ninguém ligava pra isso... Dai eu fui fazer o ensino médio em uma escola de classe média e lá eu fui absorver dos outros alunos essa mania de comprar roupas e tênis.... Que curioso né? Felizmente minha família tem uma condição boa e esse comportamento não me deu o prejuízo financeiro, mas o prejuízo social de estar forçando ser algo que eu não sou foi enorme. Ex: Eu gosto daqueles sapatenis com aspecto de velhos... Tinha vergonha de usar... Me juntava com pessoas que não tinham assuntos em comum comigo.... Enfim, muito bom o vídeo, um dos maiores problemas da cultura brasileira abordado.
É tão tranquilo ser menor. Amo essa frase. Torne-se comum e você será extraordinário; tente se tornar extraordinário e você continuará sendo comum... Osho
A ultima coisa que eu ostentei foram lápis Faber Castell 48 cores... nossa mas a sensação era muito boa, eu me sentia no topo da hierarquia hahahahaha...
O pior q tudo isso q o Rafael falou não é uma cultura única da Polônia, Canadá, Austrália, Japão, etc. O resto do mundo sabe que viver sem ostentação é melhor. São poucos países q ainda utilizam o consumismo pra fazer ostentação. Moro no Japão e ainda vejo pessoas da comunidade falando q Fulano está bem; ele tem um carro e só anda nos panos, tá sossegado...tudo bem, cada um com seus valores, mas os brasileiros poderiam tentar, ao menos tentar, mudar a forma de encaminhar a vida. Muito bom seu vídeo, obrigado e sucesso pra ti!
Simplesmente achei o vídeo maravilhoso. Como uma coisa que estava na minha cara eu não consegui enxergar ? Possuo poucas coisas , porém essas "poucas coisas" são caríssimas e tô devendo até minha alma. Agradeço por abrir meus olhos. Já percebi que não será uma luta fácil rs , mas consegui pelo menos ter uma perspectiva diferente com seu vídeo , parabéns Rafael , continue com o trabalho que irás longe , ótimas dicas. Seu canal infelizmente hoje me dia não tem o devido reconhecimento , mas tudo tem seu tempo , tenha um bom trabalho e boa sorte.
Eu adoro essa filosofia de vida Como dito em outro video, passei 60 dias na Escandinávia dos quais 30 foram na Suécia. Coversei com diretor de empresa e reitor de faculdade na suecia e isso e uma coisa que jamais ocorreria no Brasil. Fui chamado pra dentro da loja da ferrari por uma vendedora pois estava chovendo.. e muitos executivos andam de bike ..ainda estamos longe de ter essa cultura.
"Você faz planos, planeja Deseja, o desejo sangra Quer uma casa em angra Quer carro, ipad, família Filhos na universidade" Temos que colocar limites nos nossos desejos.
De acordo consigo aqui em portugal nao ligamos pra ostentaçao tambem temos lojas de segunda mao o rico entra nas lojas dos menos afortunados abraço de portugal
Ultimamente tenho vindo a pé do trabalho e várias vezes meus amigos ficam querendo me levar pra casa pensando que tô sem carro sei lá, essa semana fiquei quase um minuto o cara falando: "mas é porque tu quer é?" Huhahuja
As pessoas são levadas pela mente egoica. Quando você começa a diluir o ego, tendo um despertar da consciência, você começa a ver a vida, coisas, tals, por outros ângulos. Isso começa de dentro para fora!
Eu sempre me surpreendo com o rico conteúdo de seus vídeos. São verdadeiros tapas na nossa cara, de sair de nosso pequeno e quadrado mundo e expandi-lo para a grandiosidade de outros mundos. Em janeiro próximo irei fazer minha primeira viagem internacional, os preparativos para ela tenho questionado muitas coisas, pois tenho 24 anos, vontade de fazer e aprender muitas coisas, porém a iniciativa é quase zero. Estou determinado a sair desse estado de paralisia e fazer alguma coisa diferente na vida. Por fim, só um pedido, poderia fazer um vídeo em que vc explica como fazer para morar fora do Brasil, nem que seja por um curto período. Tenho uma imensa vontade de morar em Portugal, porém não tenho ideia de como prosseguir. Abraço.
Esse vídeo foi muito bom Rafael Scapella, você mostrou nesse vídeo que não vale a pena ostentar e se fingir de rico quando não é, é bom repensarmos a vida com uma perspectiva de mudar e não para agradar algum grupo da sociedade, o que vale mesmo é viver. Obrigado Rafael por esse vídeo incrível!!!
Aqui no Canadá até há lojas especializadas em roupas usadas de marca. Em minha casa, quando chega o verão ou o inverno nós fazemos uma escolha de roupa e artigos que já não usamos e vamos dar a uma empresa social que dá trabalho a refugiados que preparam as ofertas para venderem numa rede de lojas de artigos usados.
Qualquer pessoa que não se "encaixa" nessa cultura brasileira sai do Brasil. Foi assim com vc, será assim comigo e com milhões que verem esse vídeo. Mais um ótimo vídeo!
@@wesleypereira7393 eles pagam tudo pra elas, e não pegam ninguém as mina iludi eles pra eles continuarem pagando, elas tira foto com eles posta nos status, kkkkk e os cara fica iludidao
@@wesleypereira7393 mm tipo meus amigos não são pessoas mal, eles já mim ajudaram muito nos somos amigos já tem muitos anos, o problema q em questão de mulher eles sempre foram bobos
Parabéns, foi o melhor vídeo que eu já assisti!!!Você está contribuindo pela conscientização dos brasileiros que é o único jeito de mudar esse País e que nenhum pedagogo fazendo isso!!!!
triste como um video tão relevante para a população tenha menos de 10mil views. É lamentável. É o retrato da nossa sociedade atual; seus videos edifica a vida de muitas pessoas, Rafael.. jamais se engane achando q seu trabalho é em vão; abraço!
Minha máscara custou 5 conto. Uma garrafinha de álcool gel com menos de um litro, eu paguei 10 conto. Há alguns minutos atrás botei 10 conto de gasolina na minha moto. Só p'ra você ter uma ideia, isso dá menos de 2 litros. E é isso mesmo ostento coisa cara!😎
Os países têm Culturas diferentes. Mesmo no Brasil quando viajamos para o interior de cada Estado tudo é muito diferente. Ostentação = sentimento de inferioridade ( doença psicológica ) precisa de tratamento. Humildade encanta o SER humilde não significa quê seja simples. No Brasil no local quê resido existem muitas fábricas ( custo MUITO barato ) qualidade de vida existe em todos os locais, o problema é: quê a maioria dos brasileiros não gostam de viverem fora das proximidades das capitais. O quê economiza nas despesas normais têm quê dar para os proprietários (aluguel) em outros países. Quanto aos trajes na minha opinião roupas são pessoais, melhor comprar roupas mais baratas e novas ao invés das usadas.
Muito bom vídeo!! Eu quando sai do Brasil percebi isso q vc falou sobre o poder d compra. É a pura verdade brasileiro gosta muito de ostentar msm quando n tem dinheiro...incrível!!
Rafael Muito bom eu te acompanho anteriormente da sua volta para o Brasil, quando o canal era mais focado no ingles, voltei a te acompanhar realmente eu curti muito a mudança o conteudo está muito bom, voltado para o desenvolvimento pessoal , sua experiencia de vida é muito significativa e inspiradora. parabéns Enio
Eu com meus 65 anos, aprendi a 2 anos atrás, que sou o rótulo MINIMALISTA e MOITA. Pois é, acho até inteligente esse estilo de vida. Meu conceito Peregrino ajuda muito. Vídeo perfeito, vou repassar pra alguns pra se transformar.
Seu canal é foda Rafael! acompanho a muito tempo. Nós precisamos ser lembrados o tempo todo das informações que você deu neste vídeo, é muita influência o tempo todo. Obrigado!
Fico muito curioso de saber onde vc morava. Eu fui criado na baixada fluminense e lá essa ostentação era muito forte. Quando fui morar numa area mais "nobre" do Rio, notava q os ricos (ricos mesmo, não emergentes) não eram tão orientadores. Noto essa diferença principalmente nas casas, quanto mais "rico" menos casa entulhada😊
Boa Rafa! Tenho boas notícias para você, o movimento libertário no Brasil é o que mais cresce no mundo. Não me identifico com nacionalismo (Bolsonaro) ou comunismo (PT), movimentos liberais como o Livres e o NOVO estão nos representando muito bem, sinta-se confiante para voltar ao Brasil la pra 2026 que a coisa tende a melhorar por aqui. Estou indo pra Austrália dia 30 de outubro arriscar por lá, seu curso de inglês me ajudou demais no aprendizado, tu é um cara muito cabeça e coerente, seu trabalho é sensacional.
Olá Rafael, parabéns o pelo canal. Tenho 62 anos e sempre vivi na condição minimalista. Meus 3 filhos foram criados nessa prática e eles assimilaram e levaram essa forma de se relacionar com o mundo e a sociedade para a vida deles também. Como sou professor, sempre procurei conscientizar meus alunos de uma vida minimalista e de não ao consumismo inconsequente. Eu e meu filho estamos desenvolvendo uma teoria sobre o futuro do capitalismo, onde, para se manter um planeta saudável, condição mínima da sociedade, a única saída é a prática de uma economia de capital mínimo. Tenho assistido todos seus vídeos, a gosto muito de suas reflexões e observações. Unir vídeo de viagens, com toques de conscientização é bem agradável e útil assistir. Parabéns.
Ontem fui com minha prima comprar roupas. Ele me ajudou a escolher. Se dependesse da vontade dela eu teria estourado o limite do meu cartão hahaha Mas eu puxei o freio dela hahaha
Oi Rafael sou sua nova seguidora. Gostei muito do que vc falou, concordo plenamente! Eu moro fora do Brasil já alguns anos, atualmente moro na Alemanha. Bjs
Parabéns pelo seu trabalho. Gosto do muito de saber como é a cultura de outros países. Além do conteúdo ser de grande valor para nosso desenvolvimento pessoal.
Esse ambiente está quase me levando ao suicídio, não ter dinheiro para sair daqui somando a burocracia que é para tirar um simples visto mais essa cultura onde não consigo mais me comunicar com as pessoas está me deixando muito mal, é sufocante querer evoluir e investir em conhecimento e arte em algum polo onde você sabe que tera oportunidade e não ter condições para isso, e o tempo vai passando e você continua nesse lugar, é complicado de se viver aqui quando se quer algo a mais não só existir para se encaixar nessa sociedade doente.
Aprenda programação de computadores e inglês....e ganhe o mundo. Indico a plataforma: udemy (Seja um desenvolvedor web ou afins) Tem tb o canal do Gustavo Guanabara no youtube
@@menesesbr4904 isso eu sei, eu já estudo inglês e tenho noção onde programação leva, Mas a questão é sair o quanto antes pra não perder tempo e nem jogar a vida fora
@@victorsantos-jp4jz infelizmente, nós queremos as coisas pra ontem...mas o ideal é pensar a médio e longo prazo. Eu tb quero sair mas ainda tenho pouco dinheiro e experiência na área que atuo...mas com projeção medio/longo prazo de conseguir imigrar ou pelo menos ter uma experiência de trabalhar e morar em alguns países como Austrália, Canadá, nova zelândia, alguns da europa e etc...tudo ao seu tempo.
Cara esse negocio de ostentação é uma coisa de loucos. Eu no Brasil nunca pude ostentar e agora que eu moro fora não quero porque eu sou pão dura 😂. Mas vejo as mesmas características aqui em Portugal, muita gente fudida ostentando, casa, roupa e principalmente carros . É triste mas se o povo vive bem assim fazer o que ? Eu continuo no meu foco juntar e so gastar em coisas estritamente necessárias. E quem sabe poder viajar 😉 beijos adorei teu canal .
Esse negocio de ostentação é uma merda. A pessoa faz de tudo pra parecer uma coisa que não é, pra aparecer pra pessoas que na maioria das vezes ta pouco ligando pra ela. É feio quando a pessoa tem condições, fazer isso. Mas é mais feio ainda quando a pessoa não tem. E grande parte das pessoas que mais ostentam são aquelas que não tem. A pessoa gasta uma fortuna pra viver de aparências. Trabalha que nem condenado pra comprar coisas que na maioria das vezes não vale nem a metade do que ela paga. E se sente superior e acha que a pessoa que não faz isso é otário. Otário é quem vive esse tipo de vida.
Vc já tinha uma sensibilidade especial para evoluir. Isso é incomum, infelizmente. Como ajudar o jovem a abandonar a escravidão do consumismo? Seu vídeo ajuda muito. Obrigado. Parabéns.
@@themoy8910 Cara, não tem problema eles ostentarem, mesmo sendo prejudicial a própria cultura da pessoa, como eles podem ter esses materiais não há tanto problema assim; e outra, o próprio Rafael dividiu em 2 grupos: os que podem ostentar, e os que não podem
Esse seu vídeo é muito bom e instrutivo! Também, morei fora durante muitos anos e voltei no meio dessa cena "ostentação" que me deixa com náuseas. Enfim, quero sugeri que vc transforme esse vídeo através do visual ou um título adolescente, não sei bem como, para que os adolescentes possam compartilhá-lo. Assim que assisti quis imediatamente compartilhá-lo no facebook da minha sobrinha de 14 anos para que ela e seus amiguinhos tenham essa informação importante, mas, percebi que precisava de algo que a atraísse. Aqui no Brasil a faixa etária de 11 aos 16 anos, ou final do ensino médio precisam de informações assim para não mergulharem nessa onda "ostentação" e se afogarem. Obrigada!
@@RafaelScapella muito obrigado por me responder vc é realmente uma pessoa admirável e exemplar gosto muito do seu trabalho! No caso estou no 4 período de ciências biológicas aqui no Brasil vc acha que teria alguma chance ?
eu adoro comprar usado e economia compartilhada, tenho um bb de 3 meses, a maioria das coisas dele eu ganhei da minha cunhada, e quando nao servir vou dar para outra cunhada gravida e espero que ela de para outra pessoa.
Estou morando aqui na Letônia, pertinho de onde você está. Aqui é a mesma coisa. Minha namorada também vai em Second-hand shop e eu achava estranho no começo hehe.
Quem morou fora consegue absorver algumas coisas que o Rafael fala ...quando eu morei no USA me lembro em 2005 quando lançou o Nike shox , eu ligava para meus amigos no Brasil e conversando com eles, eles me perguntava quanto custava o Nike Shox e eu não sabia, que tênis era esse ...meus amigos falavam , nossa !! você mora ai no Estados Unidos e não conhece o Nike Shox ? eu disse , não conheço , ai eu fui pesquisar era um tênis super caro, e estava uma febre no Brasil por conta deste Tênis , moral da historia, .na época o tênis custava um salário mínimo ..os americanos nem dava a mínima para este tênis, mas no Brasil quem tinha este tênis era considerado o "CARA" ! Brasil , um pais grande com a mente pequena .
Alex Bento o famoso "12 mola"
É assim ate hoje tem gente que quer ter uma roupa e tênis caros do que ter comida na mesa todos os dias, já vi caso assim!
Somos um país sem estrutura, sem mínima qualidade de vida, cheio de violência, é compreensível entender que na mente dessas pessoas o consumismo signifique algo que o preencha
@@jonathanlima8374 sim para isso teremos que mudar muita coisa dentro do ensino público, para que o povo futuro tenha mais discernimento sobre muita Coisa!
@@maia474 Sim, talvez educação financeira seja o primeiro passo para criarmos consumo consciente no brasil, pois só vejo militância política em faculdades e escolas
Muito bom! Realmente a nossa cultura é baseada na ostentação... não sei onde começou isso, acredito que influência da tv, entre outros meios na mídia...
@@marcelosilveira7079 Exato, o consumismo aqui serve para distinguir qual classe vc pertence, é bizarro mas é isso!
Esse video deveria passar na Rede Globo em horário nobre, tinha q viralizar e alcançar a maioria dos lares brasileiros.
Acho que não rola não...Esse conteúdo é muito bom p/ ser passado na Globo 😂
Há, há há, isso nunca ! A Globo lixo quer justamente que o povo seja cada vez mais consumista, individado e burro pra dar audiência pra eles
Só fala da globo lixo! Mais é os outros canais?
Isso nunca irá acontecer porque a globosta vive as custas da burrice do bananense .
Não adianta. Apartir de um certo nível de miséria, você não consegue assimilar essas coisas. Só vivendo pra saber. A exceções como em qualquer coisa, mas no geral não muda nada.
cara, tenho 15 anos, já faz tempo que assisto vc, aprendi muito com seus vídeos e te admiro muito, vc é minha inspiração man, eu já me importei até demais com o que meus "amigos" e a sociedade pensava de mim, hoje já não sou mais assim, me preocupo muito mais com adquirir conhecimento do que status social, meu sonho é viajar pelo mundo e visitar vários países, eu já sei um pouco de inglês, mas ainda tenho muito que aprender, um dia eu chegarei lá, eu sei, é isso man vlw flw
E voce vai,
Mantenha nesse ritmo e estude ingles
Daqui a 4 anos voce me fala o que mudou em tua vida
Muito bom
Cara, eu saí do Brasil com 18 anos, sou de família pobre também. Fui para os EUA e tive aquele choque cultural, ja morei em vários países e hoje estou morando na Letônia. Realmente isso de voltar no Brasil e as pessoas te adimirarem por causa de um tenis de 60 euros é complicado. Não me sinto bem lá, quando vou, fico só na casa da minha família mesmo. A mentalidade das pessoas no Brasil é muito atrasada. As coisas que são normais nas vidas das pessoas fora do Brasil, são de outro mundo para o Brasileiro e ele começa achar que você quer se 'achar' por isso.
Ser útil aos outros é o que realmente traz realização! 😊
👏🏽👏🏽👏🏽
Não sou bem-vista por conta da pão-durice e nem tô. A próxima meta é conseguir comprar roupas e calçados apenas após doar metade do que já tenho.
Lembro de vc reclamando da Alemanha e depressão no canal do fe gourmet....e ae vc melhorou? Foi pra portugal? Aqui no Brasil tá uma merda e vai piorar....tô sem grana pra ir embora no momento.
@@menesesbr4904 haha simmm estou no Porto agora 🙏 tenta juntar o máximo de dinheiro possível, a cotação atual não está boa também. Eu só não esperei essa loucura que tá aqui em Portugal com a alta dos imóveis pq a Alemanha estava me fazendo mt mal, senão eu teria esperado um pouco mais. Boa sorte! 😙😙😙
Eu estou numa vibe "algo só entra se algo sair"
@@paulaqueirosz faço isso tb 😊 me sinto tão bem ao doar algo
Mim sinto um estranha ao comenta sobre a minha vida financeira com alguém que não tem o mesmo ponto de vista ,o Brasil e atrasado em tudo na verdade,eu fui aprender sobre poupa tarde .Se as escolas tivesse aulas de educação financeira não seria essa bosta,se as pessoas quiserem conhecimento vão ter que ir atrás.Trabalhei em uma financeira lá vir que os brasileiros são doido 😭
Você consegue reconhecer brasileiras pelo jeito que se vestem aqui em Boston.
Muito útil este vídeo.
Elcio, vc mora na Mooca em S.P . N minta ! Te conheço ...há muitos anos viu??
@@katiaoliveira6612 você é aquela do cachorrinho preto? Putz! Mundo pequeno.
@@elcioloch Mentiroso!
como elas se vestem ai em Boston?
@@rebecarangelpa9123 pijamas pra ir pra rua e mall
O seu vídeo resume o que a maioria dos brasileiros ainda nao entendeu ... Evolução intelectual é importante...
Estou assistindo o vídeo em 2021.
Um lado muito negativo da ostentação no Brasil são jovens que entram para o tráfico com o sonho de ter meios materiais para se validarem.
Eu vi tudo isso no meu primeiro ano aqui nos EUA! Quando botei na balança a ostentação que predomina o Brasil, eu me senti um idiota sem sabedoria lembrando que eu já fui materialista igual! Hoje em dia nem foco a visão para o valor do que ponho nos pés ou no corpo e nem quanto a marcas ou preços ! O importante pra mim é estar em Paz e condições sábias! Ser sábio e inteligente, Isso sim é ser feliz!
Eu acho que fui longe demais, doei tantas coisas que agora precisei comprar rs, o frio chegou e eu só tinha 1 par de chinelos, 1 rasteirinha e um All Star velho entrando agua por baixo hahahahah comprei um tênis muito contrariada. Mas me sinto muito bem, hj sobrevivo com 1/4 do meu guarda roupas, mas eu precisei viver 2 anos no exterior para entender isso. Aqui no Brasil se torna um ciclo vicioso e ridículo de só comprar, comprar e consumir, de tentar se encaixar e fazer parte.
Aqui no Japão também existem muitas lojas de roupas usadas e e' super normal fazer compras la'. Minha esposa (japonesa) frequenta muito estas lojas. Ninguém liga pra marca de tênis ou roupas que você usa. Ja vi muita gente indo comer em restaurantes vestidos com o uniforme da fabrica e ninguém não esta nem ai pra isso. Cada um e' cada um , desde que não incomode o próximo.
robekensugi é bem isso mesmo ninguém fica cuidando da vida dos outros saudades nihon🇯🇵👽🎌
bom video, Rafael. a baixa estima é o caminho para a ostentação. Quem tem equilibrio emocional e foco no seu "eu" nos seus projetos de vida no longo prazo o consumismo não funciona.Boa sorte e vá em frente.
É uma pena que você não tenha maior reconhecimento, amigo. As pessoas realmente não se importam com conteúdos inteligentes e com o estilo de vida que você prega.. anyways, sou uma exceção a essa triste regra. Keep up the good work!
Rafael...você é um filósofo....deixo uma frase que ouvi muitos anos atrás que mudou meu comportamento "CONSUMISMO É VOCÊ GASTAR O DINHEIRO QUE VOCÊ NÃO TEM, PARA COMPRAR O QUE NÃO PRECISA, PARA IMPRESSIONAR QUEM NÃO CONHECE".....Gosto de coisas de qualidade e só compro em liquidação....se não dá.... outros produtos aparecerão....
Cara me identifico muito com teu ponto de vista
Eu e minha esposa temos uma renda mensal acima da média no brasil
Temos aplicações que somam em torno de 5 anos de nossa renda anual em investimentos
Mas temos um carro, simples, uma casa simples e nunca compramos roupa de marca etc
Eu e minha esposa temos formação superior e voltamos a fazer inglês juntos com uma professora particular para podermos viajar quando passar a pandemia
As vezes me sinto um ET aqui no Brasil quando ao ser e o ter...
Verdade que as vezes penso em comprar algumas coisas mais caras mas daí minha esposa pergunta se realmente precisamos.
Parabéns pelo vídeo e outros tantos que já assisti
Abraço.
Rafael, você acredita que eu estudava em uma escola de classe alta aqui em São Luís, muita gente rica e ninguém ligava pra isso... Dai eu fui fazer o ensino médio em uma escola de classe média e lá eu fui absorver dos outros alunos essa mania de comprar roupas e tênis.... Que curioso né? Felizmente minha família tem uma condição boa e esse comportamento não me deu o prejuízo financeiro, mas o prejuízo social de estar forçando ser algo que eu não sou foi enorme. Ex: Eu gosto daqueles sapatenis com aspecto de velhos... Tinha vergonha de usar... Me juntava com pessoas que não tinham assuntos em comum comigo.... Enfim, muito bom o vídeo, um dos maiores problemas da cultura brasileira abordado.
Status ( ostentação) , e vc comprar algo que não precisa, com o dinheiro que vc não tem, para mostrar aos outros o que vc não é .
É tão tranquilo ser menor. Amo essa frase.
Torne-se comum e você será extraordinário; tente se tornar extraordinário e você continuará sendo comum...
Osho
A ultima coisa que eu ostentei foram lápis Faber Castell 48 cores... nossa mas a sensação era muito boa, eu me sentia no topo da hierarquia hahahahaha...
O pior q tudo isso q o Rafael falou não é uma cultura única da Polônia, Canadá, Austrália, Japão, etc. O resto do mundo sabe que viver sem ostentação é melhor. São poucos países q ainda utilizam o consumismo pra fazer ostentação. Moro no Japão e ainda vejo pessoas da comunidade falando q Fulano está bem; ele tem um carro e só anda nos panos, tá sossegado...tudo bem, cada um com seus valores, mas os brasileiros poderiam tentar, ao menos tentar, mudar a forma de encaminhar a vida. Muito bom seu vídeo, obrigado e sucesso pra ti!
Simplesmente achei o vídeo maravilhoso. Como uma coisa que estava na minha cara eu não consegui enxergar ?
Possuo poucas coisas , porém essas "poucas coisas" são caríssimas e tô devendo até minha alma. Agradeço por abrir meus olhos.
Já percebi que não será uma luta fácil rs , mas consegui pelo menos ter uma perspectiva diferente com seu vídeo , parabéns Rafael , continue com o trabalho que irás longe , ótimas dicas.
Seu canal infelizmente hoje me dia não tem o devido reconhecimento , mas tudo tem seu tempo , tenha um bom trabalho e boa sorte.
Me senti um brasileiro padrão agora KKKKKKKKKKKKKKKKKK. Tudo de ruim que falaste dos brasileiros , sou eu inteiro.
fico feliz de ver que o vídeo foi útil!
Eu adoro essa filosofia de vida
Como dito em outro video, passei 60 dias na Escandinávia dos quais 30 foram na Suécia. Coversei com diretor de empresa e reitor de faculdade na suecia e isso e uma coisa que jamais ocorreria no Brasil. Fui chamado pra dentro da loja da ferrari por uma vendedora pois estava chovendo.. e muitos executivos andam de bike ..ainda estamos longe de ter essa cultura.
Vc está certíssimo , consumismo e ostentação é muito pobreza de espírito ,compro em brechó na boa .
"Você faz planos, planeja
Deseja, o desejo sangra
Quer uma casa em angra
Quer carro, ipad, família
Filhos na universidade"
Temos que colocar limites nos nossos desejos.
De acordo consigo aqui em portugal nao ligamos pra ostentaçao tambem temos lojas de segunda mao o rico entra nas lojas dos menos afortunados abraço de portugal
Amo seus vídeos !!!!! Que voz perfeita!!! Minimalismo é uma maravilha!!!! Sou minimalista e amo esses temas!
Ultimamente tenho vindo a pé do trabalho e várias vezes meus amigos ficam querendo me levar pra casa pensando que tô sem carro sei lá, essa semana fiquei quase um minuto o cara falando: "mas é porque tu quer é?" Huhahuja
Eu procuro ostentar com o máximo das minhas contas pagas e ter geladeira cheia todo o mês!
As pessoas são levadas pela mente egoica. Quando você começa a diluir o ego, tendo um despertar da consciência, você começa a ver a vida, coisas, tals, por outros ângulos. Isso começa de dentro para fora!
Ostentação acaba com o ser humano!
Essas roupas de 2 mão são lindas, a tonalidade neutra e talz.
Eu sempre me surpreendo com o rico conteúdo de seus vídeos.
São verdadeiros tapas na nossa cara, de sair de nosso pequeno e quadrado mundo e expandi-lo para a grandiosidade de outros mundos.
Em janeiro próximo irei fazer minha primeira viagem internacional, os preparativos para ela tenho questionado muitas coisas, pois tenho 24 anos, vontade de fazer e aprender muitas coisas, porém a iniciativa é quase zero.
Estou determinado a sair desse estado de paralisia e fazer alguma coisa diferente na vida.
Por fim, só um pedido, poderia fazer um vídeo em que vc explica como fazer para morar fora do Brasil, nem que seja por um curto período. Tenho uma imensa vontade de morar em Portugal, porém não tenho ideia de como prosseguir.
Abraço.
Q bom q vc é Brasileiro, sempre paro pra ver seus vídeos, aprendo MT!!!
Esse vídeo foi muito bom Rafael Scapella, você mostrou nesse vídeo que não vale a pena ostentar e se fingir de rico quando não é, é bom repensarmos a vida com uma perspectiva de mudar e não para agradar algum grupo da sociedade, o que vale mesmo é viver. Obrigado Rafael por esse vídeo incrível!!!
Vídeo fantástico. Você consegue passar informações importantíssimas com muita facilidade. Parabéns, Rafael.
Aqui no Canadá até há lojas especializadas em roupas usadas de marca. Em minha casa, quando chega o verão ou o inverno nós fazemos uma escolha de roupa e artigos que já não usamos e vamos dar a uma empresa social que dá trabalho a refugiados que preparam as ofertas para venderem numa rede de lojas de artigos usados.
Qualquer pessoa que não se "encaixa" nessa cultura brasileira sai do Brasil. Foi assim com vc, será assim comigo e com milhões que verem esse vídeo. Mais um ótimo vídeo!
esses vídeos estão me fazendo tão bem, cada vez mais quero vencer meu medo de sair do Brasil, ter uma perspectiva diferente parece ser transformador
No Brasil,vc corre um grande risco ostentando qualquer coisa
esse lance de aprovação externa faz muita gente se forçar a gostar de bebê só pra se sentir mais sociável.
Eu gosto de bebê, cerveja, mas meus amigos fica comprando wisk, pra agradar mulher
@@warleytuwifi Então se as mulheres passarem a gostar de bosta seus amigos vão comer bosta pra agradar elas.
@@wesleypereira7393 eles pagam tudo pra elas, e não pegam ninguém as mina iludi eles pra eles continuarem pagando, elas tira foto com eles posta nos status, kkkkk e os cara fica iludidao
@@warleytuwifi procure boas amizades pra você.
@@wesleypereira7393 mm tipo meus amigos não são pessoas mal, eles já mim ajudaram muito nos somos amigos já tem muitos anos, o problema q em questão de mulher eles sempre foram bobos
excelente video como sempre
Parabéns, foi o melhor vídeo que eu já assisti!!!Você está contribuindo pela conscientização dos brasileiros que é o único jeito de mudar esse País e que nenhum pedagogo fazendo isso!!!!
triste como um video tão relevante para a população tenha menos de 10mil views.
É lamentável. É o retrato da nossa sociedade atual; seus videos edifica a vida de muitas pessoas, Rafael..
jamais se engane achando q seu trabalho é em vão;
abraço!
Obrigado... Eu fico triste com as duas coisas. Situação da sociedade e com o fato do RUclips esconder meus vídeos :(
Ah, eu tirei esse vídeo do ar pois ninguém mais vê. Nem sei como você chegou aqui
@@Olhar.Internacional não tire mais do ar! Excelente vídeo, estou maratonando..
Minha máscara custou 5 conto. Uma garrafinha de álcool gel com menos de um litro, eu paguei 10 conto. Há alguns minutos atrás botei 10 conto de gasolina na minha moto. Só p'ra você ter uma ideia, isso dá menos de 2 litros. E é isso mesmo ostento coisa cara!😎
o mais cômico da ostentação sem noção é a pessoa ter um celular ultimo tipo sem crédito
como eu digo, o indivíduo se castra financeiramente em nome da ostentação...
Kkkkk
O pior é pagar caro num celular; e ele ficar absoleto muito rápido.
kkkk
Que muitas pessoas possam ver este vídeo e repensar certos valores.
Valeu Rafael
Eu assistindo esse video em 2024 e nada mudou, aliás só piorou aqui no Brasil. Muito bom ter a possibilidade de escolher o país quer viver.
Os países têm Culturas diferentes. Mesmo no Brasil quando viajamos para o interior de cada Estado tudo é muito diferente. Ostentação = sentimento de inferioridade ( doença psicológica ) precisa de tratamento. Humildade encanta o SER humilde não significa quê seja simples.
No Brasil no local quê resido existem muitas fábricas ( custo MUITO barato ) qualidade de vida existe em todos os locais, o problema é: quê a maioria dos brasileiros não gostam de viverem fora das proximidades das capitais.
O quê economiza nas despesas normais têm quê dar para os proprietários (aluguel) em outros países.
Quanto aos trajes na minha opinião roupas são pessoais, melhor comprar roupas mais baratas e novas ao invés das usadas.
Muito bom vídeo!! Eu quando sai do Brasil percebi isso q vc falou sobre o poder d compra. É a pura verdade brasileiro gosta muito de ostentar msm quando n tem dinheiro...incrível!!
Rafael Muito bom eu te acompanho anteriormente da sua volta para o Brasil, quando o canal era mais focado no ingles, voltei a te acompanhar realmente eu curti muito a mudança o conteudo está muito bom, voltado para o desenvolvimento pessoal , sua experiencia de vida é muito significativa e inspiradora. parabéns Enio
Meu pai me falou qdo eu tinha 8 anos, Não se preocupe com o q os outros vão pensar de você.
Tudo e um personagem que as pessoas tentam manter mas no fundo sao tristes e nao conseguem ser simples elas mesmas
Muito bom mesmo muito libertador parabéns mesmo 👏👏👏
Tem imposto, tem 'custo Brasil', tem 'lucro Brasil' sim, mas tem uma questao de postura social mesmo.
Eu com meus 65 anos, aprendi a 2 anos atrás, que sou o rótulo MINIMALISTA e MOITA. Pois é, acho até inteligente esse estilo de vida. Meu conceito Peregrino ajuda muito. Vídeo perfeito, vou repassar pra alguns pra se transformar.
Vou voltar a frequenta brecho aqui tambem tem mas a mente limitada não deixa.
Parabéns por dar exemplo e levar as pessoas a se questionarem. Curto os seus vídeos desde a Austrália. Parabéns pelo casamento e muito sucesso!!!
Muito bom aqui no Brasil é difícil colocar isso na cabeça das pessoas. Eu sou jurandir moro em blumenau sc um abraço.
Seu canal é foda Rafael! acompanho a muito tempo. Nós precisamos ser lembrados o tempo todo das informações que você deu neste vídeo, é muita influência o tempo todo. Obrigado!
Fico muito curioso de saber onde vc morava. Eu fui criado na baixada fluminense e lá essa ostentação era muito forte. Quando fui morar numa area mais "nobre" do Rio, notava q os ricos (ricos mesmo, não emergentes) não eram tão orientadores. Noto essa diferença principalmente nas casas, quanto mais "rico" menos casa entulhada😊
Boa Rafa! Tenho boas notícias para você, o movimento libertário no Brasil é o que mais cresce no mundo. Não me identifico com nacionalismo (Bolsonaro) ou comunismo (PT), movimentos liberais como o Livres e o NOVO estão nos representando muito bem, sinta-se confiante para voltar ao Brasil la pra 2026 que a coisa tende a melhorar por aqui. Estou indo pra Austrália dia 30 de outubro arriscar por lá, seu curso de inglês me ajudou demais no aprendizado, tu é um cara muito cabeça e coerente, seu trabalho é sensacional.
Rafael, faz um vídeo relacionando a cultura da ostentação e a violência, continua assim.
Olá Rafael, parabéns o pelo canal. Tenho 62 anos e sempre vivi na condição minimalista. Meus 3 filhos foram criados nessa prática e eles assimilaram e levaram essa forma de se relacionar com o mundo e a sociedade para a vida deles também. Como sou professor, sempre procurei conscientizar meus alunos de uma vida minimalista e de não ao consumismo inconsequente. Eu e meu filho estamos desenvolvendo uma teoria sobre o futuro do capitalismo, onde, para se manter um planeta saudável, condição mínima da sociedade, a única saída é a prática de uma economia de capital mínimo.
Tenho assistido todos seus vídeos, a gosto muito de suas reflexões e observações. Unir vídeo de viagens, com toques de conscientização é bem agradável e útil assistir. Parabéns.
Ontem fui com minha prima comprar roupas. Ele me ajudou a escolher. Se dependesse da vontade dela eu teria estourado o limite do meu cartão hahaha
Mas eu puxei o freio dela hahaha
Oi Rafael sou sua nova seguidora. Gostei muito do que vc falou, concordo plenamente! Eu moro fora do Brasil já alguns anos, atualmente moro na Alemanha. Bjs
Parabéns pelo seu trabalho. Gosto do muito de saber como é a cultura de outros países. Além do conteúdo ser de grande valor para nosso desenvolvimento pessoal.
Esse canal é fodástico. Vídeo sempre genial.
Poxa que experiência Maravilhosa!!!! Obrigada por compartilhar!!!
Esse ambiente está quase me levando ao suicídio, não ter dinheiro para sair daqui somando a burocracia que é para tirar um simples visto mais essa cultura onde não consigo mais me comunicar com as pessoas está me deixando muito mal, é sufocante querer evoluir e investir em conhecimento e arte em algum polo onde você sabe que tera oportunidade e não ter condições para isso, e o tempo vai passando e você continua nesse lugar, é complicado de se viver aqui quando se quer algo a mais não só existir para se encaixar nessa sociedade doente.
Aprenda programação de computadores e inglês....e ganhe o mundo.
Indico a plataforma: udemy
(Seja um desenvolvedor web ou afins)
Tem tb o canal do Gustavo Guanabara no youtube
@@menesesbr4904 isso eu sei, eu já estudo inglês e tenho noção onde programação leva, Mas a questão é sair o quanto antes pra não perder tempo e nem jogar a vida fora
Também sou louco para sumir desse lugar e não tenho dinheiro, não faça nenhuma loucura, uma hora você vai realizar esse sonho!!
@@victorsantos-jp4jz infelizmente, nós queremos as coisas pra ontem...mas o ideal é pensar a médio e longo prazo. Eu tb quero sair mas ainda tenho pouco dinheiro e experiência na área que atuo...mas com projeção medio/longo prazo de conseguir imigrar ou pelo menos ter uma experiência de trabalhar e morar em alguns países como Austrália, Canadá, nova zelândia, alguns da europa e etc...tudo ao seu tempo.
Aprender programação só vai ficar ele ficar mais antissocial
Consumo sustentável X ostentação. Quem ostenta, não sustenta. E se não sustentar , cai em crise. Entendi.
Cara esse negocio de ostentação é uma coisa de loucos. Eu no Brasil nunca pude ostentar e agora que eu moro fora não quero porque eu sou pão dura 😂. Mas vejo as mesmas características aqui em Portugal, muita gente fudida ostentando, casa, roupa e principalmente carros . É triste mas se o povo vive bem assim fazer o que ? Eu continuo no meu foco juntar e so gastar em coisas estritamente necessárias. E quem sabe poder viajar 😉 beijos adorei teu canal .
E as desigualdades estão do outro lado da rua
Gostei muito, o que você passa tem sido muito útil para mim. Obrigado!
Esse negocio de ostentação é uma merda. A pessoa faz de tudo pra parecer uma coisa que não é, pra aparecer pra pessoas que na maioria das vezes ta pouco ligando pra ela. É feio quando a pessoa tem condições, fazer isso. Mas é mais feio ainda quando a pessoa não tem. E grande parte das pessoas que mais ostentam são aquelas que não tem. A pessoa gasta uma fortuna pra viver de aparências. Trabalha que nem condenado pra comprar coisas que na maioria das vezes não vale nem a metade do que ela paga. E se sente superior e acha que a pessoa que não faz isso é otário. Otário é quem vive esse tipo de vida.
Pessoas pobres de espírito
A Questão da ostentação e pq se humano não consegue se destaca ai passa , exibir para poder chama atenção e se notada por outras pessoas.
Aí os ladroes saem pra assaltar nós que trabalhamos muito pra poder ostentar Rafa muito triste
O pior aqui são os carros! As montadoras deitam e rolam.
Vc já tinha uma sensibilidade especial para evoluir. Isso é incomum, infelizmente. Como ajudar o jovem a abandonar a escravidão do consumismo? Seu vídeo ajuda muito. Obrigado. Parabéns.
Só me veio à cabeça o "estilo" dos jogadores de futebol. Inclusive os "famosos" que já jogam na Europa faz tempo e não aprenderam.
A diferença é que eles podem...
Quero acreditar que vc viu e entendeu o vídeo :)
@@themoy8910 Cara, não tem problema eles ostentarem, mesmo sendo prejudicial a própria cultura da pessoa, como eles podem ter esses materiais não há tanto problema assim; e outra, o próprio Rafael dividiu em 2 grupos: os que podem ostentar, e os que não podem
Ótimo vídeo, como sempre, belíssima proposta, parabéns, Rafael, prossiga nessa proposta.
Belo vídeo, praticamente uma auto ajuda. Parabéns!
Eu sou minimalista, vivo bem tranquila tmb compro roupa de segunda mão n precisa ninguém saber. Temos q viver de extrato e n de status.
Riqueza de conteúdo como sempre.
Eu moro no Brasil e sempre fui minimalista n lenho em ter mínimas coisas acho elegante
boa, boa ..."consumir para viver, e nao viver para consumir"
Show Rafa! Mais um pouco de folego pra seguir mudando velhos costumes.
Muito bom Rafa, gratidão 🙏🍀
Esse seu vídeo é muito bom e instrutivo! Também, morei fora durante muitos anos e voltei no meio dessa cena "ostentação" que me deixa com náuseas. Enfim, quero sugeri que vc transforme esse vídeo através do visual ou um título adolescente, não sei bem como, para que os adolescentes possam compartilhá-lo. Assim que assisti quis imediatamente compartilhá-lo no facebook da minha sobrinha de 14 anos para que ela e seus amiguinhos tenham essa informação importante, mas, percebi que precisava de algo que a atraísse. Aqui no Brasil a faixa etária de 11 aos 16 anos, ou final do ensino médio precisam de informações assim para não mergulharem nessa onda "ostentação" e se afogarem. Obrigada!
Muito bom! Valeu.
Quais são as profissões mais fáceis de se empregar na Estônia? Faz um vídeo com esse tema por favor!
Tecnologia, TI, PROGRAMAÇÃO
@@RafaelScapella muito obrigado por me responder vc é realmente uma pessoa admirável e exemplar gosto muito do seu trabalho! No caso estou no 4 período de ciências biológicas aqui no Brasil vc acha que teria alguma chance ?
Ótimo vídeo, parabéns...
eu adoro comprar usado e economia compartilhada, tenho um bb de 3 meses, a maioria das coisas dele eu ganhei da minha cunhada, e quando nao servir vou dar para outra cunhada gravida e espero que ela de para outra pessoa.
Pior que muitos se endividam e continuam mau vestidos. Pagam horrores em roupas horríveis.
Penas que nossos governos também gastam mais do que têm (e não é só aqui, é em todo mundo).
Parabéns video maravilhoso. Continue assim
Estou morando aqui na Letônia, pertinho de onde você está. Aqui é a mesma coisa. Minha namorada também vai em Second-hand shop e eu achava estranho no começo hehe.
Compartilhando e vontade de dar mil 👍👍👍👍👍👍👍
Seria tao bom as pessoas serem respeitadas por serem simples e pelo.que sao as pessoas tem medo de ser o que sao
parece que na europa o uso do instagram para postar fotos viajando a com muitas coisas materiais não é tão bem visto, confere?
Muitos que moram lá dizem que os europeus preferem viver o momento, então vão se dar menos tempo tirando fotos