BIOSSEGURANÇA em Laboratórios | Auxiliar e Técnico de NECROPSIA

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 8 фев 2025
  • A biossegurança é um conjunto de ações educativas de fundamental importância em qualquer atividade profissional, especialmente em serviços de saúde. Isto não só porque aborda medidas de controle de infecções, mas também porque tem um papel fundamental na promoção da consciência sanitária na comunidade em que atua, da preocupação com a preservação do meio ambiente, na manipulação e no descarte de resíduos químicos, tóxicos e infectantes e da redução geral de riscos à saúde e acidentes ocupacionais.
    Os principais fatores de risco que envolvem as atividades em geral são:
    Agentes biológicos.
    Agentes químicos.
    Riscos radiológicos.
    Acidentes de trabalho com instrumentos perfurantes e cortantes (agulhas, bisturis, vidrarias).
    O principal objetivo da biossegurança é criar um ambiente de trabalho no qual se promova a contenção do risco de exposição a agentes potencialmente prejudiciais ao trabalhador e ao meio ambiente, de modo que esse risco seja minimizado.
    Os métodos utilizados para obter tal contenção são classificados como primários ou secundários.
    A contenção primária é a proteção pessoal e do ambiente de trabalho contra a exposição a agentes biológicos ou a acidentes pessoais. É obtida através da prática de necropsia-padrão e pelo uso adequado dos equipamentos de segurança.
    A contenção secundária é a proteção do ambiente externo contra a exposição a agentes biológicos. É obtida por meio de uma estrutura física adequada e pela conscientização dos funcionários para uso, limpeza e desinfecção corretos do local de trabalho e dos instrumentos.
    Um manual de biossegurança deve ser preparado de acordo com as especificidades das atividades realizadas e todo o pessoal deve ser orientado sobre os possíveis riscos e sobre a necessidade de seguir as especificações de cada rotina de trabalho, de cada procedimento de biossegurança e das práticas estabelecidas no manual. Dessa forma, é preciso conscientizar os trabalhadores quanto à importância de adotar posturas que visem à plena preservação da saúde, ao conforto laboral e à qualidade de vida.
    Os níveis de biossegurança são classificados de 1 a 4 e foram desenvolvidos com a intenção de ajudar no controle de agentes biológicos que possam causar doenças. São eles:
    Nível de biossegurança 1 (NB-1) ou proteção básica 1 (P-1): para o trabalho que envolve agente com o menor grau de risco individual e para o meio ambiente. Não são exigidos equipamentos de contenção específicos. Muitos agentes que geralmente não estão associados a processos patológicos em homens são patógenos oportunistas que podem causar infecção.
    Nível de biossegurança 2 (NB-2): é adequado ao trabalho que envolve agentes de risco individual moderado e risco limitado para o ambiente. O patógeno pode causar doença ao homem ou aos animais, mas não constitui sério risco para quem o manipula em condições de contenção. As exposições laboratoriais podem causar infecção, mas a obediência às medidas eficazes de tratamento e prevenção limita o risco.
    Nível de biossegurança 3 (NB-3): para agentes biológicos que causam doenças graves ao homem ou aos animais e podem representar sério risco para quem os manipula, mas apresentam baixo risco de transmissão. Tais agentes podem representar um risco se forem disseminados no ambiente, mas em geral existem medidas de tratamento e de prevenção.
    Nível de biossegurança 4 (NB-4): adequado para os agentes que representam grande ameaça para o ser humano e para os animais. Tais agentes representam grande risco para quem os manipula e têm grande poder de transmissibilidade de um indivíduo a outro, direta ou indiretamente. Em geral, não existem medidas preventivas e de tratamento para esses agentes.
    O significado da palavra biossegurança, pode ser entendido por seus componentes: bio (do grego bios) significa vida; e, segurança se refere a qualidade de ser ou estar seguro, protegido, livre de riscos ou de perigo.
    Portanto, biossegurança refere-se a vida protegida, preservada, livre de danos, perigo ou risco, ou seja, é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes as atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando a saúde do domem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados.

Комментарии • 101