Que alegria ver esse episódio com tanto engajamento! Estamos em uma nova temporada do Atualizando e fizemos recentemente um episódio sobre o projeto de exploração de petróleo no Alaska, denominado Projeto Willow. Assista no nosso canal 💛
Trabalhei também 14 anos na Petrobras ,nos campos por aqui na Amazônia aonde o nosso tipo de petróleo e o de composição naftenica, numa composição de óleo e gás. No caso o do recôncavo baiano e do tipo parafinico, um petróleo mais viscoso o que nos dá derivados mais sólidos. Mais enfim, na live percebi dos participante , conhecimento e segurança sobre o assunto. Como brasileiro e ex colaborador , fico contente de saber que, um assunto tão importante para o Brasil, está sendo passado para o povo brasileiro e em especial a classe estudantil. Um pouco tardia o assunto está sendo passados para o povo brasileiro " os verdadeiros donos do nosso petróleo e Petrobras... Parabéns pela divulgação do assunto e pelo conhecimento. O assunto e extenso e envolve trabalhos técnicos, na qual a Petrobrás e especializada no assunto, razão porque a Petrobrás está entre as maiores empresa petrolífera do mundo... Parabéns professores.... Vou compartilhar, para atingir o máximo da população que precisa conhecer as riquezas brasileiras
Trabalhei em perfuração por 20 anos e gostaria de contribuir com informações atualizadas a respeito da evolução do tempo de trabalho para perfurar, revestir, canhonar e instalar Árvore de Natal. Com uma Sonda dual-activity fizemos a perfuração e completação em 32 dias.
Eu acho muito legal mesmo. Quem não gostou dessa descoberta foram os países rivais, como EUA e os europeus. Inclusive já colocaram suas armas de softpower (as ONGs) para atacar a exploração de combustível nessa bacia. Sou de esquerda e defendo a preservação ambiental, mas fico impressionado com essa esquerda colorida, como vocês são ingênuos e têm uma visão restrita de mundo.
Estou Positivamente impressionado com este vídeo da Positivo! Uma verdadeira aula integrada de Tecnologia, Política, Geopolítica, Geografia, Economia e Finanças! Aprendi bastante e vou ficar fã do canal. Parabéns à Positivo e aos palestrantes.
Trabalho a 21 anos na perfuração de petróleo, hoje trabalho na Guiana. Escolhi o vídeo só pra ver o que os professores iam falar sobre o assunto que eu domino. Gostei, eles devem ter pesquisado muito pq não é um assunto fácil e domínio público. Só falaram pequenas besteiras mas nada demais.... mandei o vídeo até pra minha filha que está no vestibular esse ano. Parabéns!
Sou brasileiro de Belém do Pará. A maior preocupação dos amazônidas situa-se no vital equilíbrio entre a estração do petróleo e a preservação real e segura do meio ambiente. O estado brasileiro por estar fazendo uma cirurgia de alto risco no coração da fauna e flora brasileira na foz do maior e mais caudaloso rio de água doce do mundo; Ídem por ser uma distância de apenas 175 quilômetros entre os possíveis locais á serem perfurados e os mangais e as populações ribeirinhas, a Petrobrás e seus parceiros precisam se reinventar, se certificar e PROVAR serem muito mais em nivel de novas salvaguardas, contrapartidas e novos protocolos, inéditos, de ações emergenciais em caso de acidentes e vazamentos. O estabelecimento de duas plataformas fixas fluviais da Marinha/Petrobrás, permanentemente estacionadas de 50 em 50 quilômetros entre o continente e os poços, equipadas com alta tecnologia, naves e aeronaves destinadas a pronta ação de contenção em casos de imprevisíveis sinistros, mais a previsão de aplicação de pesadas multas e a cobertura de seguros indenizatorórios garantidos em yuan/dolar, é o mínimo que nós, amazônidas esperamos no final do embroglio. , já que, fatalmente, a força do capital prevalecerá sobre o ambiente natural..
Acho que seria Muito Importante que a Petrobrás e o Ministério do Meio Ambiente explicassem os prós e contras dessa extração para que não cause grandes polêmicas e gere resultados inconvenientes. Havendo esclarecimento tudo se fará a contento. Temos aí: renda de riqueza nacional versus dano ao meio ambiente e à população da região. Difícil, né? Parabéns Professores, pela explanação do assunto. Que venham outros.
Como se explica um país com tais dimensões e com vastos recursos naturais, continuar com um dos piores IDHs do mundo ? Por que o Brasil continua agrícola ?
Parabéns por trazerem estas questões sobre nossa enorme riqueza natural. Sou geólogo e trabalhei 31 anos na Petrobrás, e tenho algumas observações sobre esta palestra.
Foi muita bom essa explicação a distração do petróleo brasileiro achei super interessante leg😢al tomara,que dá certo para nosso bem Deus abençoe nosso Brasil
Precisamos explorar com responsabilidade ambiental.Intesificando investimentos feitos pela exploração de Petróleo com investimento altíssimo em segurança das operações
Tem que se deixar a PETROBRAS explorar nessa região, por não ser tão perigoso a ecologia. Os países produtores é que não querem mais concorrentes no mercado.
Segundo, a questão da qualidade do petróleo na Bacia de Campos decorre da infiltração de águas de chuvas, favorecendo a biodegradação com bactérias comendo a parte leve. Como ressaltaram, a enorme espessura de sal em Santos impediu este processo. A Rocha geradora, onde o petróleo é formado, é a mesma em Santos e Campos.
Melhorias do que foi mostrado no video: Questão de reservas: não temos a 8° reserva mudial de petróleo (o termo reserva provada diz respeito a quantidade que realmente há e que seja viável técnica e ecônomicamente de se produzir). O Brazil atualmente detem a 4° reserva provada do continente americano (cerca de 15 billhões de barris - fechamento ano 2022) ficando muito atrás dos 3 primeiros (Venezuela 303 bilhões; Canada 168 bilhões e EUA 68 bilhões). Se levarmos em conta o oriente médio temos a Arábia Saudita (297 bilhões), Irã (157 bilhões), Iraque (145 bilhões), Kuaiti (101 bilhões) e UAE (97 bilhões). Outros países: Russia (107 bilhões), Libia ((48 bilhões), Nigéria (37 bilhões), Cazaquistão (30 bilhões), China (26 bilhões)….. (dados referentes à 2020 do Statistical Review of World Energy da BP ano 2022). O que se fala no video é em reserva possível: falta encontrar, mensura-las e ver se é possível produzi-las economicamente com as tecnologias disponíveis.
Suspeito da maioria desses dados de outros países. Além do mais a provável estimativa apontada no vídeo é de mais de 100 bilhões de barris somente nesta área, que não é recém-descoberta, já se sabe há um século disso, e já vem sendo há muito tempo explorada por terra... Adicione o fato da ampliação das ZEEs que pode elevar o potencial a 200 bilhões, e junto com outras reservas, o pré-sal e demais, sim pode ser o quarto... O incrível é que qdo a gente prova tal descoberta, é de baixa qualidade. Qdo é de altíssima é difícil explorar e aparece um monte de ambientalistas e burocratas que estavam adormecidos antes disso, e finalmente qdo explora esse grande potencial se boicota entregando para estrangeiros... Entendi.
👏🏼Vamos unir os povos , existe muitas riquezas para todos! Banir os conflitos, banir Guerras! Jesus queria Paz e Amor ❤️ Parabéns , „“O Novo Pré-sal „“
Excelente trazer esse assunto a tona, parabéns. Importante destacar o acidente de Macondo BP como um evento absurdo causado por uma série de " equivocos" causados por um somatorio massivo e absurdo de ganancia e irresponsabilidade . Quanto aos corais da amazonia, kkk, isso é uma piada. Sou mergulhador e já estive inumeras vezes no caribe merglhando em parques de corais onde existe intensa atividade petrolifera ha mais de 60 anos sem problema algum. Palhaçada😅 😅😅😅
Como Engenheiro Agrônomo e estudioso do desenvolvimento, quero afirmar que seria um grande estupidez econômica achar que o Brasil pode se valer de etanol e biodiel para mover suas diversas frotas de veículos. Imaginem consumir 30 milhões de hectares de terras AGRICULTADAS para produzir esses combustíveis seria uma SUBTRAÇÃO DIRETA de toda essa riqueza (todo o Valor Bruto dessa produção gigante) do PIB brasileiro e, sem falar no interesse alimentar e de segurança estratégica, por deixar de explorar o petróleo (que move guerras pelo mundo). Ao contrário disso, se explorarmos o petrólio podemos SOMAR toda essa produção agrícola. Para os leigos entenderem é como se nosso edifício econômico, deixasse de ter o subsolo e só tivesso andar da superfície... Basta que usemos e desenvolvamos tecnologia e tomemos todos os cuidados conservacionístas na extração do petróleo e nos processos de seu uso.
Tenho uma dúvida: Pra melhorar a logistica por exemplo na bacia Santos, não poderia ser construido ilhas artificiais igual a China, ou então comprar ou fazer um porta aviões (nuclear) autônomo pra este fim?
No minuto 13:18 o professor menciona que em regiões próximas à dorsal meso-oceânica praticamente não há riquezas. Humildemente tenho que contestar essa informação, pois essas áreas são conhecidas por terem depósitos ricos em sulfetos metálicos, também conhecidas como "fumarolas" que geram depósitos hidrotermais. O problema não é a escassez de minérios, mas sim a dificuldade em explorá-los.
A universidade do Pará já rejeitou o resultado das pesquisas, inclusive foram usados vídeos e fotos de outras área que não tem nada a ver com a área referida, e necessário que ao divulgar estes assuntos por especialistas os dados sejam mais corretos e atualizados, não e de se esperar que estudioso brasileiros divulguem dados imprecisos. A PETROBRAS e uma das maiores empresas de exploração de petróleo em áreas profundas.
Muito bom! Estão a jogar luz potente sobre a geologia e outras engenharias do Brasil e a capacidade(qualidade superior) dos brasileiros. Nossos adversários internos-externos não vencerão.
Sou índio do Sul, mas, devido à fala do prof. a nosso respeito, já estou ficando preocupado, com os meus parentes do Norte! Estou lembrando-me, da construção de Itaipú, no Parana´, Belo Monte, no Norte e a represa do norte de Santa Catarina, que para nós, foram muito ruim e até hoje, muitos de meus parentes e outros estão sofrendo! Tãtao (Sul do Brasil,25/05/23).
Uma exploração bem feita e planejada pode diminuir/extinguir os danos causados às populações indígenas locais, mas nesse caso em especial, a exploração seria feita aproximadamente a 150 metros da costa (ou seja, já em alto mar), e não afetaria os nativos nas áreas de preservação.
É incrível ver essa gente sem noção, os "protetores do meio ambiente" querendo dar suas opiniões fúteis e sem embasamento sobre A Amazônia e como nós cidadãos e pessoas que moramos aqui. Só quem mora no norte sabe a realidade e tem o direito de falar sobre como isso vai impactar ou não. Eu sou do Pará... nasci e me criei no norte, vivo na Amazônia todo minha vida, moro bem na foz que tanto eles estão preocupados. Curso engenharia química na UFPA e como muitos dos meus colegas pesquisadores e cientistas. Posso afirmar que a exploração dos nossos recursos naturais devem ser explorado. É uma palhaçada política do IBAMA e do Sul tentando mais uma vez impedir o crescimento do Norte e Nordeste, tentando destruir o Desenvolvimento dessas regiões. Sul e sudeste não tem nada que se meter. Tão preocupados com a Amazônia? Mas destruíram a mata atlântica deles e querem dar pitaco nas terras alheias.
Porra... Todo mundo acha só tem mato e índio aqui. Seus karalho, os índios aqui andam de 4x4 e tem celular e eletricidade. Precisamos de empregos e não de suas opiniões. Trabalhos pra ter desenvolvimento sustentável não só sustentabilidade. Tratamentos esgotos e criamos processos pra reaproveitamento de resíduos. Investimento em tecnologias e energia limpa... Não moramos em casas de palha e passamos o dia todo com uma enxada na roça. Pra isso existe Desenvolvimento.... por isso, foi criado máquinas.
O Brasil todo reclamando do preço da gasolina e da pobreza no mesmo. Ninguém mandou a Europa botar fogo no continente deles. O sul derrubou toda a mata deles pra plantar café...agora querem proteger o norte do desmatamento. A china usa carvão ou os gasodutos da Rússia igual a Europa... ai vcs tão preocupados com o "novo pré-sal brasileiro" e os prejuízos que ele vai causar...vaisser prejuízo se não explorar agora. A matriz energética do Brasil é majoritariamente limpa com as hidroelétricas. Esse Exploração gera riqueza e desenvolvimento. Mas vcs só sabem sentar e falar merda na Internet. Se estudassem meios de diminuir os impactos desta exploração na flora e fauna locais já seria um ajuda. Mecanismo de segurança em plataformas de petróleo e gás, um até um parecer técnico de possíveis áreas que seriam afetadas num vazamento imaginário. SERIA MELHOR QUE VIM COM FALAS DE TEOR POLÍTICO-SOCIAL QUE REPRODUZIDAS QUE OUVIU EM ALGUM LUGAR.
O petróleo desta área seria bem-vindo, mas é preciso pensar no meio ambiente. A exploração de petróleo em qualquer área tem o potencial de causar danos ambientais, incluindo derramamentos de óleo, poluição do ar e da água e emissões de gases de efeito estufa. No caso da área em questão, é importante considerar cuidadosamente os riscos e benefícios potenciais antes de tomar qualquer decisão sobre a exploração de petróleo. Também é importante garantir que quaisquer medidas de mitigação estejam em vigor para minimizar o impacto ambiental.
EXCELENTE ! SUPER ! GRANDES ESPECIALISTAS ! PENA QUE O POVAO NAO DE IMPORTANCIA PARA ASSUNTOS DE SUMA IMPORTANCIA COMO ESSES, O POVAO PREFERE ASSISTIR AS NOVELAS DA GLOBO E SE MANTER ESCRAVIZADO POR SISTEMAS COMO O PT etc.
Que alegria ver esse episódio com tanto engajamento! Estamos em uma nova temporada do Atualizando e fizemos recentemente um episódio sobre o projeto de exploração de petróleo no Alaska, denominado Projeto Willow.
Assista no nosso canal 💛
Ok
@@moacirrodriguesdatrindade5640*⁸87
Petroleo como matéria prima na indústria sim, como combustível, precisa sim, ser substituido por energia limpa.
Legal assisti 26 minutos de um assunto que "nunca havia escutado", bem atento a cada palavra
Trabalhei também 14 anos na Petrobras ,nos campos por aqui na Amazônia aonde o nosso tipo de petróleo e o de composição naftenica, numa composição de óleo e gás.
No caso o do recôncavo baiano e do tipo parafinico, um petróleo mais viscoso o que nos dá derivados mais sólidos.
Mais enfim, na live percebi dos participante , conhecimento e segurança sobre o assunto.
Como brasileiro e ex colaborador , fico contente de saber que, um assunto tão importante para o Brasil, está sendo passado para o povo brasileiro e em especial a classe estudantil. Um pouco tardia o assunto está sendo passados para o povo brasileiro " os verdadeiros donos do nosso petróleo e Petrobras...
Parabéns pela divulgação do assunto e pelo conhecimento.
O assunto e extenso e envolve trabalhos técnicos, na qual a Petrobrás e especializada no assunto, razão porque a Petrobrás está entre as maiores empresa petrolífera do mundo...
Parabéns professores....
Vou compartilhar, para atingir o máximo da população que precisa conhecer as riquezas brasileiras
Orgulho de ter visto esses feras pessoalmente na sala de aula.
Muito esclarecedor nota10
Gracas a voces redes sociais que somos informados dessa poderosas riquezas do nosso pais.
KKK riquezas
@@LeonardoIinares todos os dexteres pensam assim.
Deficiência cognitiva severa.
Nossa , que baita iniciativa pessoal. Meus parabéns. Sou aluno de engenharia e estou curtindo esse " agregado" de conhecimento!!😉👏👊👍👍
Trabalhei em perfuração por 20 anos e gostaria de contribuir com informações atualizadas a respeito da evolução do tempo de trabalho para perfurar, revestir, canhonar e instalar Árvore de Natal. Com uma Sonda dual-activity fizemos a perfuração e completação em 32 dias.
😊😊😅😅😊😊😊
COMO ESTAVA PLANEJADO COM O PRÉ SAL DE CAMPOS RJ USAR PARA SAÚDE SUA E PAGTO PLANOS
0⁰⁰00⁰⁰l😊😊😊⁰
Que bacana! Uma ótima descoberta e mais plástico e gasolina pra gente usar! Muito legal!
Medicamentos contém derivados de petróleo
Eu acho muito legal mesmo. Quem não gostou dessa descoberta foram os países rivais, como EUA e os europeus. Inclusive já colocaram suas armas de softpower (as ONGs) para atacar a exploração de combustível nessa bacia.
Sou de esquerda e defendo a preservação ambiental, mas fico impressionado com essa esquerda colorida, como vocês são ingênuos e têm uma visão restrita de mundo.
Estou Positivamente impressionado com este vídeo da Positivo!
Uma verdadeira aula integrada de Tecnologia, Política, Geopolítica, Geografia, Economia e Finanças!
Aprendi bastante e vou ficar fã do canal.
Parabéns à Positivo e aos palestrantes.
Trabalho a 21 anos na perfuração de petróleo, hoje trabalho na Guiana. Escolhi o vídeo só pra ver o que os professores iam falar sobre o assunto que eu domino. Gostei, eles devem ter pesquisado muito pq não é um assunto fácil e domínio público. Só falaram pequenas besteiras mas nada demais.... mandei o vídeo até pra minha filha que está no vestibular esse ano. Parabéns!
Sou brasileiro de Belém do Pará. A maior preocupação dos amazônidas situa-se no vital equilíbrio entre a estração do petróleo e a preservação real e segura do meio ambiente. O estado brasileiro por estar fazendo uma cirurgia de alto risco no coração da fauna e flora brasileira na foz do maior e mais caudaloso rio de água doce do mundo;
Ídem por ser uma distância de apenas 175 quilômetros entre os possíveis locais á serem perfurados e os mangais e as populações ribeirinhas, a Petrobrás e seus parceiros precisam se reinventar, se certificar e PROVAR serem muito mais em nivel de novas salvaguardas, contrapartidas e novos protocolos, inéditos, de ações emergenciais em caso de acidentes e vazamentos.
O estabelecimento de duas plataformas fixas fluviais da Marinha/Petrobrás, permanentemente estacionadas de 50 em 50 quilômetros entre o continente e os poços, equipadas com alta tecnologia, naves e aeronaves destinadas a pronta ação de contenção em casos de imprevisíveis sinistros, mais a previsão de aplicação de pesadas multas e a cobertura de seguros indenizatorórios garantidos em yuan/dolar, é o mínimo que nós, amazônidas esperamos no final do embroglio. , já que, fatalmente, a força do capital prevalecerá sobre o ambiente natural..
Acho que tu trabalhou cavando buraco no quintal da tua vó. 😂😂😂 Tá cheio de petróleiros nesses comentários
Ótimo ver uma conversa séria é inteligente, informativa..esta difícil ver isso em podcast..
enorme admiração por vocês♥️
Acho que seria Muito Importante que a Petrobrás e o Ministério do Meio Ambiente explicassem os prós e contras dessa extração para que não cause grandes polêmicas e gere resultados inconvenientes. Havendo esclarecimento tudo se fará a contento. Temos aí: renda de riqueza nacional versus dano ao meio ambiente e à população da região. Difícil, né? Parabéns Professores, pela explanação do assunto. Que venham outros.
Como se explica um país com tais dimensões e com vastos recursos naturais, continuar com um dos piores IDHs do mundo ?
Por que o Brasil continua agrícola ?
Esses gringos estão aprendendo muito com técnicos brasileiros na perfuração submarinha e pré - salina.
Parabéns por trazerem estas questões sobre nossa enorme riqueza natural. Sou geólogo e trabalhei 31 anos na Petrobrás, e tenho algumas observações sobre esta palestra.
Quais observações vc poderia citar?
@@valdemirmanoel2107 citei na sequência
Excelente a matéria sobre petróleo, suas localizações, matérias primas para diversos produtos. Parabéns por nós informar com tanta propriedade.
Alto nivel de informação com clareza didática
Foi muita bom essa explicação a distração do petróleo brasileiro achei super interessante leg😢al tomara,que dá certo para nosso bem Deus abençoe nosso Brasil
Amei essa aula a respeito do
Pré sal
Belíssimo programa, riqueza de conhecimentos!
O Brasil é rico, somos uma nação abençoada
De que adianta se toda essa riqueza não é bem distribuída.
Q bom ter na internet, vídeo como esse, q nos traz conhecimento!
Este é o programa sobre o petróleo. Técnicos com domínios próprios.
26:24 maravilha de explicações, eu acredito que petróleo é pra sempre.
"E uma pena que esse dinheiro do pre sal, não necessariamente serve aos Brasileiros, e sim aos abutres".
Não vou fazer o enem, mas achei muito esclarecedora as informações. Grato
Se for verdade, que Deus nos ajude.
Excelente programa, professores! Muito sucesso!
Depois de idade avançando aprendo que o petróleo é igual alguns vinhos, quanto mais velho melhor.
Que análise didática dos professores, estão de parabéns.
Bom dia pra todos aí do programa e vídeo sucesso parabéns TV iutube do curso positivo esse aí o Brasil é abençoado por Deus chou demais concorda
País abençoado por Deus! Obrigada Senhor!
Obrigada, senhor?! kkkkkkk
@@joseribamarbezerrasa2303 koé mano, deixa ela pensar que foi Deus que deu o petróleo 😂
@@C0BR0, Q Deus T castigue, mau elemento.
@@C0BR0 Deus deu toda a existência
Eu como investidor de Petr4 fico muito feliz com essas informações sobre a margem equatorial...Que o IBAMA libere o mais breve possível a licença
Precisamos explorar com responsabilidade ambiental.Intesificando investimentos feitos pela exploração de Petróleo com investimento altíssimo em segurança das operações
Excelentes professores, ótima didática sobre o processo de extração.
No mundo inteiro quando se descobre petróleo . Alegria total. Aqui no Brasil politicatigem total.
TEMOS QUE SERMOS RAPIDO EM EXTRAIR ESTAS RIQUEZAS!!!!!!
Deixa pro Lila. Ele vai tomar conta disso.
Lembrando que é petróleo, não é Pinga....
Muito bom e instrutivo. Parabéns
@@nereucardozo7565 quem lembra da Sete Brasil?
Que não chegue um antigo senador paulista pra criar uma lei e entregar nosso pressão as grandes petroleiras Yankes
Excelente programa! Parabéns!
Obrigado pelas informações preciosas sobre as riquezas no subsolo do Brasil.
Vergonha: normalizando "Embargo à Venezuela" e contra a Rússia "que não é um bom menino"...
@@rudolfocatarina8740Mas ele só relatou o fato na visão da Otan, não da dele eu presumo ...
Qual a avalição de vocês sobre corais em uma possivel exploração a 500 km ao norte da foz do Rio Amazonas e 175 Km da costa?
Não tem corais, tudo mentira, moro no Amapá é isso é uma grande mentira
Tem que se deixar a PETROBRAS explorar nessa região, por não ser tão perigoso a ecologia.
Os países produtores é que não querem mais concorrentes no mercado.
Temos que desenvolver logo essa oportunidade financeira para o nosso país e gerar mais empregos aqui!🤑👏👏👏👏
Destruir?
Nada.
É entregar as terras amazônicas com outros objetivos.
Belíssimo programa! Parabéns aos apresentadores!
Segundo, a questão da qualidade do petróleo na Bacia de Campos decorre da infiltração de águas de chuvas, favorecendo a biodegradação com bactérias comendo a parte leve. Como ressaltaram, a enorme espessura de sal em Santos impediu este processo. A Rocha geradora, onde o petróleo é formado, é a mesma em Santos e Campos.
Que bom! O Brasil realmente tem muita gente inteligente na realidade não é só "gado" não
Gostei muito da matéria abordada. Parabéns
Tempo muito bem gasto ouvindo esses 3 " senhores " . Muita informação junta
Muito bom. Elucidativo. Honesto.
Melhorias do que foi mostrado no video: Questão de reservas: não temos a 8° reserva mudial de petróleo (o termo reserva provada diz respeito a quantidade que realmente há e que seja viável técnica e ecônomicamente de se produzir). O Brazil atualmente detem a 4° reserva provada do continente americano (cerca de 15 billhões de barris - fechamento ano 2022) ficando muito atrás dos 3 primeiros (Venezuela 303 bilhões; Canada 168 bilhões e EUA 68 bilhões). Se levarmos em conta o oriente médio temos a Arábia Saudita (297 bilhões), Irã (157 bilhões), Iraque (145 bilhões), Kuaiti (101 bilhões) e UAE (97 bilhões). Outros países: Russia (107 bilhões), Libia ((48 bilhões), Nigéria (37 bilhões), Cazaquistão (30 bilhões), China (26 bilhões)….. (dados referentes à 2020 do Statistical Review of World Energy da BP ano 2022). O que se fala no video é em reserva possível: falta encontrar, mensura-las e ver se é possível produzi-las economicamente com as tecnologias disponíveis.
Suspeito da maioria desses dados de outros países. Além do mais a provável estimativa apontada no vídeo é de mais de 100 bilhões de barris somente nesta área, que não é recém-descoberta, já se sabe há um século disso, e já vem sendo há muito tempo explorada por terra... Adicione o fato da ampliação das ZEEs que pode elevar o potencial a 200 bilhões, e junto com outras reservas, o pré-sal e demais, sim pode ser o quarto...
O incrível é que qdo a gente prova tal descoberta, é de baixa qualidade. Qdo é de altíssima é difícil explorar e aparece um monte de ambientalistas e burocratas que estavam adormecidos antes disso, e finalmente qdo explora esse grande potencial se boicota entregando para estrangeiros...
Entendi.
Muito bom ! Aprendi muito !
A distribuição da Natureza, é incalculável 😢
👏🏼Vamos unir os povos , existe muitas riquezas para todos! Banir os conflitos, banir Guerras! Jesus queria Paz e Amor ❤️
Parabéns , „“O Novo Pré-sal „“
Parabéns pela aula. Só comprando ações da Petrobras.
Quer prazer e ouvir uma excelente explicação dos fatos reais. Alto nivel the conversa Parabéns e obrigado
Aula riquíssima! Show!
FIcamos muito felizes que tenha gostado! 😍
Muito bom. Muito boa discussão.
Adorei essa entrevista!
Ótimo vídeo! As águias do norte já estão com os olhos arregalados...
Excelente video. Parabéns aos professores.
TEMOS QUE APROVEITAR TODAS AS NOSAS RIQUEZAS, COMO PETROLEO ,OURO ENTRE OUTROS O MAIS BREVE POSSIVEL.
Excelente trazer esse assunto a tona, parabéns. Importante destacar o acidente de Macondo BP como um evento absurdo causado por uma série de " equivocos" causados por um somatorio massivo e absurdo de ganancia e irresponsabilidade .
Quanto aos corais da amazonia, kkk, isso é uma piada. Sou mergulhador e já estive inumeras vezes no caribe merglhando em parques de corais onde existe intensa atividade petrolifera ha mais de 60 anos sem problema algum. Palhaçada😅 😅😅😅
Parabéns , assunto interessante, gosto muito
Como Engenheiro Agrônomo e estudioso do desenvolvimento, quero afirmar que seria um grande estupidez econômica achar que o Brasil pode se valer de etanol e biodiel para mover suas diversas frotas de veículos. Imaginem consumir 30 milhões de hectares de terras AGRICULTADAS para produzir esses combustíveis seria uma SUBTRAÇÃO DIRETA de toda essa riqueza (todo o Valor Bruto dessa produção gigante) do PIB brasileiro e, sem falar no interesse alimentar e de segurança estratégica, por deixar de explorar o petróleo (que move guerras pelo mundo). Ao contrário disso, se explorarmos o petrólio podemos SOMAR toda essa produção agrícola. Para os leigos entenderem é como se nosso edifício econômico, deixasse de ter o subsolo e só tivesso andar da superfície... Basta que usemos e desenvolvamos tecnologia e tomemos todos os cuidados conservacionístas na extração do petróleo e nos processos de seu uso.
Gostei desse asunto..top..pessial de alto nivel..
Excelente e Produtiva Conversa
Excelente. Informativo e realista.
Parabéns pela discussão! Mas vale apena lembrar que a petrobras nunca houve acidente com vazamento de petróleo.
Esplorem mais sobre tal😊
Muito obrigado quanto conhecimento em tão pouco tempo! Like + inscrito
Vamos compra ações da Petrobrás p que o lucro fique com nós brasileiros
Tenho uma dúvida:
Pra melhorar a logistica por exemplo na bacia Santos, não poderia ser construido ilhas artificiais igual a China, ou então comprar ou fazer um porta aviões (nuclear) autônomo pra este fim?
Isso é muito caro, infelizmente nosso país não tem condições
@@MZ11ATem, mas evade aos gangsters da Basileia...
14:00 o green peace fiscaliza os poços d petroleo dos EUA tb ou só o resto do mundo todo? =)))
No minuto 13:18 o professor menciona que em regiões próximas à dorsal meso-oceânica praticamente não há riquezas.
Humildemente tenho que contestar essa informação, pois essas áreas são conhecidas por terem depósitos ricos em sulfetos metálicos, também conhecidas como "fumarolas" que geram depósitos hidrotermais. O problema não é a escassez de minérios, mas sim a dificuldade em explorá-los.
Enquanto isso, vendemos nossas refinarias para fundos estatais Árabes etc a preços baixos e os preços posteriores são os mais altos docpais.
Longe do litoral? Ilhas artificiais, tanto pra apoio logístico dos poços quando em areas de muito trafego de Navios pra fiscalização.
A universidade do Pará já rejeitou o resultado das pesquisas, inclusive foram usados vídeos e fotos de outras área que não tem nada a ver com a área referida, e necessário que ao divulgar estes assuntos por especialistas os dados sejam mais corretos e atualizados, não e de se esperar que estudioso brasileiros divulguem dados imprecisos. A PETROBRAS e uma das maiores empresas de exploração de petróleo em áreas profundas.
Muito bom! Estão a jogar luz potente sobre a geologia e outras engenharias do Brasil e a capacidade(qualidade superior) dos brasileiros. Nossos adversários internos-externos não vencerão.
Parabéns pra vc também
Petáculo, Camaradinhas Simpatiquinhos!!!
Muito bom e esclarecedor. Abraçãozãobão!!!!!!
Bem tecnico !!!
Graças a Deus
Sou índio do Sul, mas, devido à fala do prof. a nosso respeito, já estou ficando preocupado, com os meus parentes do Norte! Estou lembrando-me, da construção de Itaipú, no Parana´, Belo Monte, no Norte e a represa do norte de Santa Catarina, que para nós, foram muito ruim e até hoje, muitos de meus parentes e outros estão sofrendo! Tãtao (Sul do Brasil,25/05/23).
Uma exploração bem feita e planejada pode diminuir/extinguir os danos causados às populações indígenas locais, mas nesse caso em especial, a exploração seria feita aproximadamente a 150 metros da costa (ou seja, já em alto mar), e não afetaria os nativos nas áreas de preservação.
É incrível ver essa gente sem noção, os "protetores do meio ambiente" querendo dar suas opiniões fúteis e sem embasamento sobre A Amazônia e como nós cidadãos e pessoas que moramos aqui.
Só quem mora no norte sabe a realidade e tem o direito de falar sobre como isso vai impactar ou não.
Eu sou do Pará... nasci e me criei no norte, vivo na Amazônia todo minha vida, moro bem na foz que tanto eles estão preocupados. Curso engenharia química na UFPA e como muitos dos meus colegas pesquisadores e cientistas.
Posso afirmar que a exploração dos nossos recursos naturais devem ser explorado.
É uma palhaçada política do IBAMA e do Sul tentando mais uma vez impedir o crescimento do Norte e Nordeste, tentando destruir o Desenvolvimento dessas regiões.
Sul e sudeste não tem nada que se meter.
Tão preocupados com a Amazônia? Mas destruíram a mata atlântica deles e querem dar pitaco nas terras alheias.
Porra... Todo mundo acha só tem mato e índio aqui.
Seus karalho, os índios aqui andam de 4x4 e tem celular e eletricidade.
Precisamos de empregos e não de suas opiniões.
Trabalhos pra ter desenvolvimento sustentável não só sustentabilidade.
Tratamentos esgotos e criamos processos pra reaproveitamento de resíduos.
Investimento em tecnologias e energia limpa...
Não moramos em casas de palha e passamos o dia todo com uma enxada na roça. Pra isso existe Desenvolvimento.... por isso, foi criado máquinas.
O Brasil todo reclamando do preço da gasolina e da pobreza no mesmo.
Ninguém mandou a Europa botar fogo no continente deles.
O sul derrubou toda a mata deles pra plantar café...agora querem proteger o norte do desmatamento.
A china usa carvão ou os gasodutos da Rússia igual a Europa... ai vcs tão preocupados com o "novo pré-sal brasileiro" e os prejuízos que ele vai causar...vaisser prejuízo se não explorar agora.
A matriz energética do Brasil é majoritariamente limpa com as hidroelétricas.
Esse Exploração gera riqueza e desenvolvimento.
Mas vcs só sabem sentar e falar merda na Internet.
Se estudassem meios de diminuir os impactos desta exploração na flora e fauna locais já seria um ajuda.
Mecanismo de segurança em plataformas de petróleo e gás, um até um parecer técnico de possíveis áreas que seriam afetadas num vazamento imaginário. SERIA MELHOR QUE VIM COM FALAS DE TEOR POLÍTICO-SOCIAL QUE REPRODUZIDAS QUE OUVIU EM ALGUM LUGAR.
Ótimo vídeo...❤
Excelente vídeo!!!
Amei!!
Muito bom oco tudo !
Pra cima Petrobras é do povo brasileiro
Bolsonaro na cadeia já
Qua aula!
Tem que ser sim
Extrair Petróleo, eu lembro- me do filme, Atlântida o continente desaparecido... A Crosta Terrestre, está bem firme?
Pode explorar os dois pre Sais é só reciclar o que sai do cano de descarga.
O petróleo desta área seria bem-vindo, mas é preciso pensar no meio ambiente. A exploração de petróleo em qualquer área tem o potencial de causar danos ambientais, incluindo derramamentos de óleo, poluição do ar e da água e emissões de gases de efeito estufa. No caso da área em questão, é importante considerar cuidadosamente os riscos e benefícios potenciais antes de tomar qualquer decisão sobre a exploração de petróleo. Também é importante garantir que quaisquer medidas de mitigação estejam em vigor para minimizar o impacto ambiental.
Muito bom o canal! Parabéns!
Não foram descobertas jazidas na Margem Equatoriais 15 bilhões de barrs são apenas estimativas. Tem gente também chutando muito.
Deus Salve o Brasil
É SÓ ORGANIZAR AS COISAS!!!!
Autorização para explorar?
os melhores!
EXCELENTE ! SUPER ! GRANDES ESPECIALISTAS ! PENA QUE O POVAO NAO DE IMPORTANCIA PARA ASSUNTOS DE SUMA IMPORTANCIA COMO ESSES, O POVAO PREFERE ASSISTIR AS NOVELAS DA GLOBO E SE MANTER ESCRAVIZADO POR SISTEMAS COMO O PT etc.
A maldicao da abundancia. Nem acho mais legal descobriir mais locais assim.
Top está aula
Eu trabalhava na fabricação de cabo umbilicais para petrobraz
O que adianta ter um pré-sal, se mais tarde vão entregar a tecnologia a empresas estrangeiras? Foi o que aconteceu na Petrobras.
não temos soberania a ponto de podermos tirar proveito das nossas riquezas. Se o governo não entrega, o governo é derrubado.