O Macaco e o Aluá - Contos Populares em LIBRAS
HTML-код
- Опубликовано: 7 ноя 2024
- Contos Populares para Ouvir
Contos Populares para Ouvir - três contos populares: O Urubu e o Sapo, de origem indígena, O Macaco e o Aluá e O Macaco e a Cabaça, de origem africana, com criação musical e paisagens sonoras realizadas por Prika Lourenço e interpretação de Ângela Finardi e Prika Lourenço. O lançamento dos contos ocorrereu na Rádio Joinville Cultural no dia 12 de outubro de 2024, e sua distribuição nas plataformas de Streaming no dia 30 de outubro.
Acessibilidade
As pessoas com deficiência auditiva poderão acessar os contos interpretados em LIBRAS por Núbia Amorim no RUclips da Metamorfose Cia Cênica.
O processo criativo
Os contos, extraídos da obra Contos Populares do Brasil. de Sílvio Romero, tiveram adaptação realizada por Ângela Finardi e Prika Lourenço e foram musicados. As letras das canções foram criadas por Ângela Finardi e a música por Prika Lourenço, que também fez a direção musical. A gravação se deu no Estudio Marcial Records, a edição foi feita por Prika Lourenço e a mixagem e masterização pelo experiente músico Rafael Vieira, que está à frente do estúdio.
Contos Populares para Ouvir parte do desejo de Prika Lourenço em continuar sua pesquisa e criação sonora para contos populares, explorando a riqueza rítmica que compõe a diversidade da música brasileira e oportunizando às crianças o desenvolvimento da imaginação junto da percepção musical, elementos mágicos que as histórias contadas oralmente despertam. Junto disso, Ângela Finardi, que também ministra cursos de Contação de Histórias há mais de vinte anos, deseja continuar divulgando a riqueza dos contos populares brasileiros, além de incentivar a leitura.
As integrantes da Metamorfose Cia Cênica guardam na memória a Coleção Disquinho e o quanto os contos e paisagens sonoras estimulavam a sua imaginação e assim querem dar a sua contribuição para que as crianças possam continuar acessando o rico acervo de histórias populares que temos no nosso país. Com viola caipira, violão e elementos percussivos, contos curtinhos e musicados prometem despertar o imaginário e despertar o gosto pelas histórias.
Ficha técnica:
Autoria: Contos de domínio público extraídos da obra de Sìlvio Romero
Adaptação: Ângela Finardi e Prika Lourenço
Narração/Interpretação: Ângela Finardi e Prika Lourenço
Viola caipira e violão: Prika Lourenço
Percussão: Rafael Vieira
Direção Musical e edição: Prika Lourenço
Mixagem e masterização: Estúdio Marcial Records
Intérprete em Libras: Nubia Amorim
Projeto gráfico: Prika Lourenço
Assessoria de Imprensa: Ângela Finardi