Oie! Vim parar aqui pelo canal dos Galãs Feios, vi que vc mandou um super chat divulgando seu trabalho. Sou cientista social formada (bacharel e licenciada), mas não atuo diretamente na área (trabalho com EAD). Vou ver os vídeos do teu canal. Parabéns pela iniciativa!
Como faço pra convencer meus pais de que se eu for pra área de pesquisa/ciência eu não vou morar debaixo da ponte? (Ou melhor, eu vou? Kk) Todo o pessoal da minha turma querendo medicina, direito, engenharia... E eu decidindo entre física e filosofia 🤡 Muito bom o vídeo, viu?
Valeu Murilo :) Mano, sobre a tão temida ponte... A formação científica no Brasil é reconhecida internacionalmente, a qualidade aqui é mara. Uma vez formado, vc pode trabalhar em empresa e tal, dá um dinheiro legal ser pesquisador/analista assim. MAS como vc ta querendo trabalho com ciência vc tem dois caminhos: professor pesquisador (provavelmente em faculdade pública) ou o aeroporto :p (ou a ponta né, na real três então) Prof pesquisador aqui no Brasil tem vagas MUITO limitadas e não o salário não é lá grandes coisas. Tipo, se vc pegasse esse empenho que colocou nessa carreira e botasse nas mais "mainstreams" vc ia ta com um salário de 6 dígitos FÁCIL, então é uma parada que o retorno salarial não condiz com o esforço. Se você quer ser pesquisador no Brasil saiba que vai sacrificar o salário e que são poucas vagas. Já no exterior é outra parada, paga bem, tem procura, formação continuada, mas vc precisa correr atrás e ser bom (não precisa ser excepcional, mas bom tem que ser) ai vc consegue uma faculdade no exterior ou uma empresa que trampa com isso, vc pode inclusive trabalhar num Google da vida pq eles tem times de pesquisa. Aí rapaz, o céu é o limite. Se seus pais tão de boa com você no exterior, mete um Google na conversa, um Vale do Silício. Se não estão... Professor universitário se pá é o caminho pra convence-los. Fala que você quer ser um Clovis de Barros.
@@SalgadoSocial Valeu por responder :) Pois é, tenho bastante insegurança em seguir carreira de cientista. Conheço um matemático com doutorado e pós-doc pelo IMPA (referência mundial em matemática) e está há quase um ano tentando emprego em Uni Pública, ele disse que o maior problema é que não tem concurso quase, apenas pra substituto. Outro medo que tenho, é que mesmo que em próximos governos a gente tenha um bom investimento em ciência, pode simplesmente chegar outro e acabar com ele. O pior é que meu sonho (atualmente) seria trabalhar com a parte mais "básica" da ciência, o que me dá mais chances de ir pra Ponte kkkk O bom mesmo seria eu conseguir passar numa facul do exterior pq já fica mais fácil pra seguir carreira lá. Enfim, tenho um ano e meio ainda pra dar meu máximo e tentar isso, se não der, aí eu vou aqui pelo Br msm e torcer pra que essa situação melhore 🤡
@@murilojunqs6846 Cara, estamos em situações parecidas então. O que eu tenho visto é que mestrado vale a pena no Brasil, de graça, com moral e tal. Paga pouco, é um votinho de pobreza por uns 2 anos e pouco até acabar, mas uma vez titulado seu currículo fica lindo e cheiroso pra tenta um doutorado lá fora. Assim, eu to indo um passo de cada vez né ahaha, mas estou decidido de fazer o mestrado aqui no br mesmo, quando chegar no Doutorado eu provavelmente vou querer sair. Quanto a ciência de base, se esse é teu sonho, começa a preparar esse currículo pra fora mano, infelizmente o Brasil não tá bom pra gnt não... Já garante uns 2 idiomas, começa a fazer uns trabalho voluntários (conta muito) e publicar algumas coisas (que sejam pequenas, uma IC já tá bom). Vc VAI precisar de recomendação de alguém com doutorado pra sair, então é bom já ir se aproximando dessa galera.
@@SalgadoSocial Isso. Infelizmente é o que quem quer contribuir com a ciência tem que passar no Brasil 🤡 Tô pesquisando bastante sobre bolsas de estudo fora, vamo ver no que vai dar. Enfim, boa sorte pra vc com a carreira e no canal :) divulguei pra algumas pessoas já kkk
@@SalgadoSocial E o que você pensa sobre a carreira do cinetista social que se insere em institutos de pesquisa? (realizando pesquisas mais aplicadas) Ou que se torna funcionario publicos trampando com, por exemplo, formulação de politicas publicas etc Enfim, o caminho não-academico Nesse caso o cenario fica melhor?
Uma grande dúvida que tenho sobre como funciona pesquisa em ciências sociais é essa questão de paper/livro, porque ao mesmo tempo que o meio mais "confiável" pra informação científica é os artigos, as teorias que os artigos se embasam estão em livros. Tipo, essas teorias dos livros, como a do Bourdieu, não teriam que ser testadas primeiro?
Vc tem razão. Mas autores como Bourdieu primeiro se consolidam no campo científico em artigos e aí lançam livros teóricos, buscando embasamento em artigos. A questão é que artigo PRECISA ter embasamento e referências robustas, livros não necessariamente, mas da pra ter.
Eai :) Cara, pra fazer um mestrado vc precisa disponibilizar ao menos duas manhãs para ver aula durante a semana e estudar MUITO, pesquisar e tal. Toma muito tempo além das aulas. Logo, é bem dificil conseguir um emprego regular. Você pode pedir bolsa de estudos, mas é de R$1500 reais, e pra recebe-la você NÃO PODE ter outra fonte de renda, ou você não tem direito a ela. Portanto mestrado te impede de trabalhar, dão um valor baixo pro TANTO de trabalho que você via ter e você NÃO PODE procurar otura fotne de renda. Não conta como emprego, portanto você não vai ter experiência, férias, aposentadoria nem nenhum direito trabalhista. Por isso que eu chamei de voto de pobreza
Oie! Vim parar aqui pelo canal dos Galãs Feios, vi que vc mandou um super chat divulgando seu trabalho. Sou cientista social formada (bacharel e licenciada), mas não atuo diretamente na área (trabalho com EAD). Vou ver os vídeos do teu canal. Parabéns pela iniciativa!
Bem vinda :D
Comentário de engajamento
Como faço pra convencer meus pais de que se eu for pra área de pesquisa/ciência eu não vou morar debaixo da ponte? (Ou melhor, eu vou? Kk)
Todo o pessoal da minha turma querendo medicina, direito, engenharia... E eu decidindo entre física e filosofia 🤡
Muito bom o vídeo, viu?
Valeu Murilo :)
Mano, sobre a tão temida ponte... A formação científica no Brasil é reconhecida internacionalmente, a qualidade aqui é mara. Uma vez formado, vc pode trabalhar em empresa e tal, dá um dinheiro legal ser pesquisador/analista assim. MAS como vc ta querendo trabalho com ciência vc tem dois caminhos: professor pesquisador (provavelmente em faculdade pública) ou o aeroporto :p (ou a ponta né, na real três então)
Prof pesquisador aqui no Brasil tem vagas MUITO limitadas e não o salário não é lá grandes coisas. Tipo, se vc pegasse esse empenho que colocou nessa carreira e botasse nas mais "mainstreams" vc ia ta com um salário de 6 dígitos FÁCIL, então é uma parada que o retorno salarial não condiz com o esforço. Se você quer ser pesquisador no Brasil saiba que vai sacrificar o salário e que são poucas vagas.
Já no exterior é outra parada, paga bem, tem procura, formação continuada, mas vc precisa correr atrás e ser bom (não precisa ser excepcional, mas bom tem que ser) ai vc consegue uma faculdade no exterior ou uma empresa que trampa com isso, vc pode inclusive trabalhar num Google da vida pq eles tem times de pesquisa. Aí rapaz, o céu é o limite.
Se seus pais tão de boa com você no exterior, mete um Google na conversa, um Vale do Silício. Se não estão... Professor universitário se pá é o caminho pra convence-los. Fala que você quer ser um Clovis de Barros.
@@SalgadoSocial Valeu por responder :)
Pois é, tenho bastante insegurança em seguir carreira de cientista. Conheço um matemático com doutorado e pós-doc pelo IMPA (referência mundial em matemática) e está há quase um ano tentando emprego em Uni Pública, ele disse que o maior problema é que não tem concurso quase, apenas pra substituto. Outro medo que tenho, é que mesmo que em próximos governos a gente tenha um bom investimento em ciência, pode simplesmente chegar outro e acabar com ele.
O pior é que meu sonho (atualmente) seria trabalhar com a parte mais "básica" da ciência, o que me dá mais chances de ir pra Ponte kkkk
O bom mesmo seria eu conseguir passar numa facul do exterior pq já fica mais fácil pra seguir carreira lá. Enfim, tenho um ano e meio ainda pra dar meu máximo e tentar isso, se não der, aí eu vou aqui pelo Br msm e torcer pra que essa situação melhore 🤡
@@murilojunqs6846 Cara, estamos em situações parecidas então. O que eu tenho visto é que mestrado vale a pena no Brasil, de graça, com moral e tal. Paga pouco, é um votinho de pobreza por uns 2 anos e pouco até acabar, mas uma vez titulado seu currículo fica lindo e cheiroso pra tenta um doutorado lá fora. Assim, eu to indo um passo de cada vez né ahaha, mas estou decidido de fazer o mestrado aqui no br mesmo, quando chegar no Doutorado eu provavelmente vou querer sair.
Quanto a ciência de base, se esse é teu sonho, começa a preparar esse currículo pra fora mano, infelizmente o Brasil não tá bom pra gnt não... Já garante uns 2 idiomas, começa a fazer uns trabalho voluntários (conta muito) e publicar algumas coisas (que sejam pequenas, uma IC já tá bom). Vc VAI precisar de recomendação de alguém com doutorado pra sair, então é bom já ir se aproximando dessa galera.
@@SalgadoSocial Isso. Infelizmente é o que quem quer contribuir com a ciência tem que passar no Brasil 🤡
Tô pesquisando bastante sobre bolsas de estudo fora, vamo ver no que vai dar.
Enfim, boa sorte pra vc com a carreira e no canal :) divulguei pra algumas pessoas já kkk
@@SalgadoSocial E o que você pensa sobre a carreira do cinetista social que se insere em institutos de pesquisa? (realizando pesquisas mais aplicadas) Ou que se torna funcionario publicos trampando com, por exemplo, formulação de politicas publicas etc Enfim, o caminho não-academico
Nesse caso o cenario fica melhor?
Nice! 🙏🏻
Uma grande dúvida que tenho sobre como funciona pesquisa em ciências sociais é essa questão de paper/livro, porque ao mesmo tempo que o meio mais "confiável" pra informação científica é os artigos, as teorias que os artigos se embasam estão em livros. Tipo, essas teorias dos livros, como a do Bourdieu, não teriam que ser testadas primeiro?
Vc tem razão. Mas autores como Bourdieu primeiro se consolidam no campo científico em artigos e aí lançam livros teóricos, buscando embasamento em artigos. A questão é que artigo PRECISA ter embasamento e referências robustas, livros não necessariamente, mas da pra ter.
@@SalgadoSocial Ah, entendi! Obrigado!
Nossa...
Gostei da pesquisa!!!
Vim por causa dos Galãs feios
09:21 então trate de fazer esse vídeo!! kkkkkk
tá na lista ahahaha
Boa noite, fiquei curioso pra saber como é esse voto de pobreza.
Eai :)
Cara, pra fazer um mestrado vc precisa disponibilizar ao menos duas manhãs para ver aula durante a semana e estudar MUITO, pesquisar e tal. Toma muito tempo além das aulas. Logo, é bem dificil conseguir um emprego regular. Você pode pedir bolsa de estudos, mas é de R$1500 reais, e pra recebe-la você NÃO PODE ter outra fonte de renda, ou você não tem direito a ela. Portanto mestrado te impede de trabalhar, dão um valor baixo pro TANTO de trabalho que você via ter e você NÃO PODE procurar otura fotne de renda. Não conta como emprego, portanto você não vai ter experiência, férias, aposentadoria nem nenhum direito trabalhista. Por isso que eu chamei de voto de pobreza
@@SalgadoSocial nossa como é complicado, achei que era uma expressão irônica. Vlw pela explicação.
@@teylorpaulonascimento7171 magina :)
Mas pois é, é de doer