Irmao, acho que você não se lembra de mim, mas eu assisto seu canal desde quando tinha 14, e escolhi a minha faculdade com muita base nos seus vídeos, passei em engenharia elétrica e você tem muita parte nisso, muito obrigado.
Tenho 14 agora, também estou assistindo os videos dele para ver se acho uma profissão, eu considero um pouco fazer engenharia eletrica. Você poder falar um pouco como é o curso? Ou a profissão?
@@Miss.Raposatanto elétrica quanto computação são bons cursos. Pra vc que é jovem, entenda que o segredo de ir bem na faculdade é fazer 2 coisas: 1. Saber que você é o responsável pelo seu conhecimento. Nao é o professor, não é a faculdade, é você. Se você vai mal a culpa é sua. 2. Ter humildade, especialmente nos primeiros 2 semestres. Saiba que você vai entrar lá e não vai saber de nada. O conhecimento reinicia. Muito aluno bom do ensino médio se ferra todo pq acha que pq ele é bom no EM ele já entra bom na faculdade. Não. E um bônus: estude bem matemática e física do EM, pois você precisa construir as bases para a engenharia. Engenharia é legal. Ser engenheiro é ajudar a construir o futuro.
Se você decidir baseado nesse vídeo, lembre que em 2010 a Engenharia Civil era um baita negócio, cinco anos depois, em 2015 era uma cilada. Então, escolha a Engenharia de algo que você realmente gosta, porque você vai naturalmente encontrar o caminho para se destacar...
@@samuell_s Cara humanos já são substituídos por robôs a um tempinho viu kkk Isso em todas as áreas, nn só na programação. Fato é que nenhuma área vai ser totalmente substituída por IAs, sempre vai precisar de bons profissionais, mas tbm é fato que elas já estão “roubando” empregos que seria uma demanda paras Devs Juniors, pesquisa depois sobre a Nubank contrata Dev IA. Se isso vai avançar no futuro ou não, não sabemos, só aguardando.
Sou formado em engenharia elétrica com habilitação em eletrônica e telecomunicações a 40 anos, ja deixando o mercado. Como um curso de engenharia é longo, normalmente 5 anos com muita dedicação e fica difícil determinar como estará o mercado. A sugestão é fazer as engenharias básicas, civil, mecânica, eletrica e agronomia e chegando nos 2 últimos anos fazer a especialização com as matérias optativas ou uma pós para a demanda do mercado. Se realmente quiser faça uma especializada mas com os problemas de mercado.
@lararodrigues12 Não estou apar de como estão as universidades hoje em dia, mas normalmente as públicas tem uma oferta de matérias muito amplas aconselho você a fazer todas as optativas. Em 1980 a UFSC começou a oferecer várias cadeiras de eletrônica digital e automação fiz todas ao invés das cadeiras de energia e foi a diferença para uma colocação rápida no mercado. Fui contratado pela Weg uma semana após a formatura.
@@lararodrigues12Eu faço na UFPR, mas sempre ouvi falar muito bem da UTFPR e de profissionais que se formaram lá. Sobre o curso, é um pouco puxado, pois envolve muito cálculo e mesmo os conceitos de eletricidade as vezes não são tão simples de entender. Mas com dedicação é possível se formar. Sobre valer a pena cursar, acho que é muito válido, pois mesmo que não queira atuar na área, o diploma pode te ajudar a trabalhar em outras áreas como bancos, por exemplo. Então vale sim a pena. Se eu puder acrescentar aos conselhos que o colega comentou, seria: -Fique de olho no mercado de programação, pois faz parte da grade da elétrica e é uma área que você pode atuar. Além de que você utiliza para automatizar vários processos e também resolver vários problemas da própria faculdade, afinal o computador já calcula muita coisa muito rápido, então habite-se a tê-lo como ferramenta. -Aproveite todos os projetos que a faculdade pode oferecer. Eu estou na empresa junior da faculdade e é possível aprender a fazer projetos de eletrotécnica apenas pela empresa júnior, além de que você consegue fazer vários contatos que podem ajudar no futuro. Mas existem também mais projetos além da empresa junior, o ideal é tentar conhecer um pouco de cada. -Se conseguir, faça iniciação científica, existe a possibilidade de bolsa, porém mesmo que faça de maneira voluntária (como eu faço atualmente), vai te possibilitar a se aprofundar em um conteúdo específico que as vezes nem está na grade do curso, ou seja, você teria uma vantagem no mercado.
@@lararodrigues12 Olá, sou formado em Eng Eletricista e Eng Eletrônica pela UTFPR ( tempo do CEFET) a mais de 40 anos, é uma das MELHORES Universidades do Brasil, o Ensino é muito sério e atualizado, se você gosta da Área deve se dar muito bem, lembre-se de que o Estudo deve ser árduo, mas compensa, financeira e profissionalmente. Trabalho também com Automação e TI desde 1980, o que a minha formação facilita muito esta atuação. Abraços e AVANTE !!!
Eng florestal tem bem menos atribuição do que a ambiental. Você citou a exportação de madeira, porém, nesse setor, são poucas atribuições que são exclusivas da florestal, em relação a ambiental( bem pouca msm)
Engenheiro Ambiental vai ganhar muito dinheiro no futuro, principalmente com a transição da indústria automotiva de veículos a combustão para veículos elétricos, o impacto ambiental que o descarte de baterias causa no meio ambiente é devastador , será necessário soluções ambientais muito eficientes para esse cenário.
Na verdade a gente já vê atualmente engenheiros químicos ocupando os cargos de ambiental por terem tanto o conhecimento ambiental quanto o conhecimento mais amplo industrial
Uma correção na publicação dos trabalhos do futuro do Word Economic Forum, demonstrou que a engenharia ambiental foi uma das engenharias tirando as de tecnologia que obteve crescimento significativo, creio por conta que o mercado está buscando métodos de produção mais sustentáveis.
A área ambiental está crescendo mas infelizmente o que mais vejo é Eng Químico no nosso lugar principalmente em gestão de resíduos sólidos e tratamento de agua e efluentes, na área hídrica tem civil batendo de frente fora a Eng. hídrica e a Eng. Agrícola todas as nossas atribuições tem um outro curso tem também e as melhores vagas acaba não indo pra gente e temos que ficar como analista roubando a vaga do gestor ambiental.
@@pedrovinicius2921 Talvez seja uma oportunidade de empreendedorismo pedro, se você abrir uma empresa de consultoria ambiental talvez possa abocanhar uma parte desse mercado em crescimento, sou engenheiro de produção e grande parte das oportunidade srugem através da criação de empresa.
A área da engenharia ambiental está em crescimento, mas a PROFISSÃO de engenheiro ambiental está em baixa pq outros engenheiros tbm podem se especializar na área ambiental e ainda fazem oq os engenheiros ambientais não fazem em seus respectivos campos. Por exemplo : um engenheiro civil entende de construções, então na área ambiental ele vai ter destaque na gestão de construções sustentáveis, algo que os engenheiros ambientais não dominam como eles
Estou pensando em fazer a mecânica pra não cair de para-quedas, fiz um curso de mecânica industrial no senai aqui em PE e meus professores me incentivaram, a cursar engenharia mecanica eu aceitei e devo iniciar no primeiro semestre de 2025.
Mesma coisa que eu. Eu tenho o curso de mecânica e agora vou iniciar engenharia mecânica. O bom é que já tenho a base, então vou conseguir tirar mais proveito da graduação.
Estou indo para o 10° de Engenharia Ambiental na época que entrei o curso estava em alta mas, hoje ta bem complicado como foi dito no vídeo, estou desanimado mesmo assim vou me inscrever num técnico de segurança do trabalho e depois que conseguir entrar na área vou iniciar engenharia de segurança do trabalho isso me conforta um pouco pq tenho medo de ter passado 5 anos em vão além de pandemia, greve de professor e ainda não entrei no primeiro enem comecei a faculdade com 20 estou com 25 espero estar estabilizado nos meus 30!!
Vou começar engenharia matemática pela ufrj. Estou muito ansioso porque pensei em fazer elétrica, mas ouvi muitas pessoas falarem bem desse curso. Quero me especializar em economia e afins, além de ter um sonho em trabalhar como banqueiro. Valeu😀
Senti falta da Engenharia Agronômica, essencial no Brasil. O agronegócio, responsável por cerca de 25% do PIB, gera milhões de empregos e depende diretamente dos agrônomos para desenvolver tecnologias, aumentar a produtividade e garantir a sustentabilidade. Agronômos que atuam como Representantes Técnicos de Vendas, têm salários acima da média das engenharias, destacando a alta demanda e valorização no mercado. O Brasil, líder na produção de grãos, carne e frutas, deve muito desse sucesso ao trabalho dos agrônomos.
6 дней назад+25
Só um adendo. A Engenharia Elétrica possui 5 ramificações, a saber: - Eng. Eletrônica - Eng. Eletrotécnica - Eng. de Telecomunicações - Eng. de Controle e Automação - Eng. da Computação. Por causa da ampla abrangência da Eng. Elétrica, o IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers) é a maior organização do mundo de engenheiros e cientistas, publicando mensalmente mais de uma centena de periódicos das mais diferentes áreas.
Geralmente quando as pessoas falam de engenharia elétrica elas se referem à eletrotécnica, que é a responsável pela gestão da energia elétrica. Mas você está correto, é o ramo da engenharia que mais tem "repartições".
Gostaria de pedir um conselho sincero de vocês aqui nos comentários. Tenho 17 anos, vou fazer 18 no final do ano e também vou terminar a escola. Conquistei uma vaga de estágio incrível no aeroporto da minha cidade e estou há 9 meses trabalhando na maior empresa de táxi aéreo do Brasil. Meu inglês não é fluente, mas consigo me comunicar bem. Minha situação é a seguinte: até os 15 anos, eu não sabia o que queria para o meu futuro. Quando fiz 16, um tio que trabalha na aviação me aconselhou a fazer um curso técnico, pois uma vaga de estágio na empresa dele abriria no aeroporto da minha cidade. Nunca fui muito de estudar, então decidi entrar em um curso técnico de eletrônica online. Comecei o curso, mas, com o tempo, já trabalhando na empresa, acabei deixando ele de lado, especialmente porque, como é online, não preciso assistir às aulas para continuar no estágio. Hoje, sou bem reconhecido na empresa, "estudo" um pouco sobre aviação (como mencionei, sempre tive dificuldade com estudos) e, por conta da minha idade, só poderei começar o "curso de aviação" no mês que vem. O dilema é o seguinte: minha mãe sempre fala sobre faculdade, mas isso nunca me atraiu muito. Além disso, como não sou muito de estudar, tenho medo de começar uma faculdade de engenharia (se eu conseguir) e não conseguir acompanhar o ritmo devido às dificuldades. Estou em dúvida se devo abandonar a faculdade e me focar apenas nos cursos ou se tento seguir o caminho da engenharia mecânica. Outro ponto é que estou determinado a seguir carreira no exterior, pois o mercado está bom lá fora. Então, fico em dúvida se vale mais a pena passar 5 anos estudando no Brasil ou arriscar ir para o exterior mais cedo. Talvez eu esteja sendo ingênuo ao não querer fazer faculdade (provavelmente estou), mas muita coisa aconteceu nos últimos dois anos e, sinceramente, não sei muito bem com quem conversar sobre isso.
Faço ciência da computação na UFMG, aqui não tem engenharia de software, mas CC é bem parecido, estou indo para o quinto período, o curso é desafiador, não há dúvidas, muito estudo envolvendo matemática, porém, é mais "fácil" do que qualquer engenharia que tem vários cálculos, física, entre outras matérias. O mercado "normalizou", antes com 6 meses você conseguiria ser júnior, hoje o "comum" é entrar na área com 1 ano e meio de estudos, sendo que o melhor caminho na minha visão é ir pra faculdade pra pegar estágios, assim você estará em plenas condições para terminar a faculdade como júnior/pleno, sendo bem valorizado no mercado
@juuumpzggs7568 já passei em processos de estágio, mas a UFMG só libera estágio de 4h com terceiro período completo, e o de 6h com quinto completo (tô no 5° devendo uma do segundo)
Há 1 ano tenho vontade de fazer CC na UFSC, porém comecei a cogitar fazer engenharia aeroespacial por realmente ser aficionado por matemática, física e ciência. CC ainda compensa mesmo eu não querendo ir pra área da programação/desenvolvimento?
Sou engenheiro eletricista e o mercado está crescendo muito. O que vejo o que dá mais dinheiro é com instalação de energia solar. Eu particularmente não trabalho mas uns de meus sócios faz projeto e instala placas solares outro sócio meu fazia projeto solar somente. Eu já trabalho com eles em telecomunicações e vejo que se você for novo e formando com disposição para trabalhar vai instalar energia solar, você vai ganhar muito dinheiro.
Ótimo vídeo! Comentários objetivos e realistas. Tenho duas perguntas: estou com dúvida entre a Engenharia de Controle e Automação e a Engenharia Mecânica. Na sua opinião, quais dessas duas possui um mercado mais expandido, com maior empregabilidade? Se você tivesse de escolher uma das duas, qual escolheria?
Faço engenharia de controle e automação e tenho muitos amigos que fazem mecânica, então acabo vendo um pouco da rotina deles. É importante ter em mente que dependendo da faculdade que vc for cursar, a eng de controle e automação vai ser mais parecida com eng elétrica ou com eng mecânica. No meu caso, estudo na UFMG e aqui meu curso nasceu da eng elétrica, então até metade do curso, são praticamente as mesmas matérias e temos bastante foco na modelagem de sistemas de controle e plantas industriais, então estamos bastante ligados com a indústria e seus processos, o que pode ser um fator a ser levado em conta pela região que você mora. Então são mais coisas feitas no computador e pouca coisa "mão na massa" como a engenharia mecânica.
Estou transferindo do curso de engenharia de controle e automação para engenharia mecânica. Particularmente gostei muito da parte mecânica que estudei, e não me vi focando tanto em automação. Estudo na PUC e vejo ótimos projetos em mecânica, mas pouca atenção para meu curso atual. Além do fato de ter mais concursos direcionados a engenharia mecânica. É uma engenharia mais geral, mas que você pode especializar depois em algo mais nichado se quiser.
Elétrica, Mecânica, Civil e Química são as Engenharias mães digamos assim, todas as outras são derivadas de alguma delas. Nunca falta vagas para essas, claro dependendo da região que mora vai puxar mais para alguma. Mas Elétrica você fazendo por exemplo tem um milhão de possibilidades de especializações e atuação.
@@lararodrigues12eu faço eletrônica na UT, e o mercado é bastante aquecido, mesmo tendo muito profissional se formando o mercado sempre suporta. Engenharia elétrica é muito abrangente, então sempre tem um nicho que precisa de um engenheiro eletricista. Vai com tudo que a UTFPR é show de bola, lá dentro você vai ter uma noção melhor do mercado de trabalho.
Olha honestamente eu ainda não tenho totais firmamentos sobre qual curso pretendo fazer. Penso bastante em engenharia de produção, e de forma constante busco tanto informações, opiniões, conselhos, explicações e outros para a engenharia de produção, engenharias no geral e outros cursos também. Quiserem opinar com dicas aceitaria kk
Fala Fernando, cara depende de alguns fatores, tipo dq vc gosta, sua pretensão de salário e emprego(demanda). Tem gnt q diz q o melhor é o dinheiro, mas tem gnt q diz q o melhor é vc gostar dq vc faz independentemente. Eu acho q um equilíbrio seria algo aceitável e agradável. Até pq opções de mudar no futuro vc não fica preso a algo. Mas se vc quiser uma opinião, eu não sou engenheiro, sou técnico de automação, provavelmente farei faculdade de mecatrônica ou fabricação mecânica, e futuramente farei faculdade de engenharia física. Unicamp. Por poder ter a chance de ter 2 títulos, engenheiro e físico, é o meu gosto, principalmente em exatas. Agora áreas excelentes são a de automação e controle, e engenharia elétrica pq tem muito mercado e falta muito.gnt qualificada q saiba fazer o serviço(ao menos em elétrica). E automação só vai crescer, setores de desenvolvimento de tecnologia novas, inteligência artificial, automatização são perfeitos e serão muito estáveis com remuneração boa. Quase td lugar precisa. Meu conselho seria procurar algo que vá para âmbito industrial/ tecnológico. Mercado excelente, crescente e estável
Eu curso Engenharia de Produção, então posso compartilhar minha percepção sobre o curso. As engenharias são divididas em dois ciclos: básico (cálculos, físicas, computação) e profissional (disciplinas de gestão e relacionadas a processos produtivos, no caso da Engenharia de Produção). Em relação à Engenharia de Produção, se você gosta muito de matemática e física, talvez ache essa engenharia um pouco mais "chata", pois ela tem uma aplicação menos intensa dessas disciplinas no ciclo profissional. Isso é diferente da Engenharia Química, Mecânica, Elétrica e de Controle e Automação, que possuem uma matemática e física mais intensas no ciclo profissional. Sobre o mercado de trabalho, vejo oportunidades de estágio diariamente para Engenharia de Produção. Moro no RJ, então acredito fortemente que há um mercado bom para bons profissionais.
A Engenharia de Alimentos é uma especialidade da Eng.Quimica, inclusive, antigamente quando cursei, o currículo mínimo era igual, evidentemente com os processos direcionado para a área de Alimentos.
Estou no 3semestre de Eng. Elétrica. Meu pensamento e foco é: Não quero ser um engenheiro, quero caminhar do ponto inicial do eletricista, eletrotécnico e ai me tornar um engenheiro que saiba a PRÁTICA sobre a elétrica. Nada na vida é fácil, se eu conseguir um estágio em um local que me proporcione conhecimento prático, ótimo, porém se nao for o caso estarei caminhando através de cursos que somarão pra mim Sou muito realista, começar de baixo pra ir pro topo. O processo e progresso para a maioria é lento, a frustração vem da pressa
Não vejo praticamente NINGUÉM falando da Engenharia têxtil, que é uma das engenharias ( se não A ) com uma das maiores taxas de empregabilidade. O principal problema é que tem apenas 5 universidades no Brasil que ofertam o curso.
Me formei em civil no final de 2021, me dediquei a aprender Revit, tecnologia BIM , sempre foi razoavelmente fácail achar emprego, e meus salarios sempre foram acima da média, tem mts fatores q podem interferir nessa sua analise, por exemplo como meu caso, civil tem MTS especializações, estrutura, eletrica, fundação, pontes, projetos, reformas, etc. uma outra área pode estar em ascensão como projetos em BIM, por outro lado engenheiro de software (tenho formação em programação), tem a questão de que a IA já está praticamente substituindo juniores e está fazendo 70% do q um pleno faz, em 5 anos não sei como estará, n vou colocar nenhuma opinião polêmica então pensem por vocês se vale a pena ou não. Mas é com ele falou, se for ficar esperando a IA já é praticamente especialista e mais inteligente q uma boa parte de varias profissoes mas n signifca q irao ser substituidos, até pq isso varia mt de pessoa pra pessoa
Sou engenheiro civil. Certamente, engenharia civil é a melhor engenharia. O mercado é amplo e há necessidade de engenheiro civil em qualquer lugar. Uma grande vantagem da engenheiro civil é não depender apenas de emprego, podendo trabalhar como autônomo. Trabalho por conta própria na área de projetos há 10 anos. Tenho meu próprio escritório e faço projeto estrutural, elétrico e hidrossanitário. Não me arrependo de ter feito engenharia civil.
Empresas de aeronáutica as principais que eu conheço no Brasil é Embraer e SAAB , imagina colocar todos os engenheiros aeronáuticos nessas empresas , infelizmente não tem oportunidade para todos , de fato no Brasil é muito nichado.
Deve ter alguma coisa nos hangares de aeroportos pra coordenar as manutenções. Todo engenheiro pensa em criar coisas, mas no final fica mantendo ou melhorando o que já existe.
Sou formado em engenharia Telecom há 22 anos e digo que é um mercado complicado, pelo menos na área de telefonia móvel. Há 15 anos atrás existia o dobro de multinacionais de hoje. Ao longo dos anos, foram se fundindo, demitindo milhares de profissionais. Acabei largando a área e hj sou concursado fora da área.
sou formado em Eng. de Controle e Automação. Empregado desde antes a graduação, o que gosto é da flexibilidade, estou agora começando a me aprofundar mais na área de TI. Pensei em me aprofundar em automação de industrias mas n me vejo feliz trabalhando nisso. Vou fazer uma pós em Big Data e MAchine learning em breve. Mas realmente é uma área com muitas oportunidades e muita flexibilização.
daqui alguns meses irei começar minha faculdade de engenharia de controle e automação, sou do rs, acha que realmente tem um futuro bom? e quanto aos salarios, são bons?
@ é sim, mas vai depender de vc. Vc n pode sair da facul sendo um engenheiro medíocre que nao sabe fazer quase nd se nao vai achar apenas trabalhos medíocres. Estuda bastante, se possivel no 2º ano ja entra numa empresa junior ou algum projeto da facul tipo BAJA, etc. Essas coisas vao contar MUITO pra arrumar emprego depois, alem de desenvolver sua habilidade de se comunicar e trabalhar com os outros.
O combo que vai fazer você perder seus cabelos, mas vai fazer você ganhar a vida é a intersecção da engenharia elétrica com a computação. Pode ir para IoT e IA (áreas do momento). Microeletrônica (futuro do mundo). Embarcados, otimização de sistemas elétricos… Enfim. Sou suspeito para falar pois sou engenheiro de computação com mestrado em engenharia elétrica, mas amo o que faço. Uma das poucas áreas onde o mercado implora por profissionais acadêmicos.
Eu fazia engenharia de produção e vou trocar por engenharia elétrica agora nesse semestre. Essa intersecção de elétrica com computação é uma área que eu tenho muito interesse, inclusive tbm penso em seguir carreira acadêmica em algum momento da vida
Engenharia de software não está em crescimento, basicamente tu tira um diploma que diz que tu é programador, sendo que programação tu não precisa de diploma, enquanto se tu é programador e tiver um diploma de elétrica ou telecom, tu pode usar teu nível de programação em uma área que tu só pode atuar com diploma.
O mercado de engenharia não é mais como antes. Sou engenheiro mecânico e, no concurso público que passei, minha equipe é repleta de engenheiros formados por boas universidades. Isso reflete até nas baixas notas de corte para entrar em engenharia nos dias atuais. Para os que vão adentrar a universidade, se eu puder dar um conselho, é: vão para a área de tecnologia da informação, a menos que seja sonho alguma engenharia das mais tradicionais
O que você me diz sobre engenharia aeroespacial (considerando sair do Brasil)? Tenho vontade de fazer ciência da computação há 1 ano, porém essa semana comecei a repensar se realmente seria boa essa escolha, já que eu gosto muito mais de matemática, física e coisas voltada ao espaço do que programação ou computador em si
Bom, realmente não conheço o mercado aeroespacial. Mas, como eu disse, se você tiver muita vontade, for sonho, vá em frente, principalmente você que está pensando em sair do Brasil.
A Petrobras vai investir 120 bilhões em Macaé, a demanda por engenheiros de petróleo vai crescer. Vão usar métodos de recuperação avançada nos campos maduros. E tem a exploração de novas áreas, como foz do Amazonas, Rio Grande do Sul. Além de ter uma formação muito abrangente, muito sólida em química, fisica, matemática e computação.
engenharia de telecom e engenharia metalúrgica a realidade é a seguinte: somente 30% dos formados são absorvidos pelo mercado pra trabalhar na área o resto vai ter que se virar em outra coisa. experiência própria, sou eng. metalurgista e tenho amigos que se formaram em telecom, maioria dos colegas formados trabalha em outras área, inclusive eu que fui pra trabalhar em suprimentos. Agora tô migrando para a área de elétrica e automação para conseguir entrar na indústria e trabalhar de fato com engenharia.
@@samuellima4779 Universidade federal do Ceará. Minha turma formaram 29 de 60 que começaram. Uns 8 trabalham na área outros foram trabalhar em TI, dar aulas, suprimentos (eu), outros foram pro mestrado pra não ficar parado e por aí vai...
Sobre a engenharia ambiental e sanitária, vocês sabem me dizer como é o mercado de trabalho, ganha bem e é de facil empregabilidade para quem mora no Interior de MG?? Eu estou terminando o colégio com muitas dúvidas sobre o que fazer, pois não conheço ninguém formado nessa área e, consequentemente, receio me a entrar e não conseguir boas opções!
O mercado é bom. Não paga muito bem, porém vc consegue empreender, e olhe que consegue fazer isso em cidade de interior. Sou graduando em eng ambiental, e já estou empregado.
@rodrigomelo8726 obrigada pela atenção! Você sabe sobre engenharia civil? É fácil tbm o mercado de trabalho? E sobre eu ser mulher teria algum tipo de interferência? Para engenharia civil priorizam contratar homens ou isso ficou no passado?
@@MoaraAmaral n tenho muito conhecimento na área civil. Mas de modo geral, as engenheiras que eu conheço, atuam na parte de regularização da obra, que é um bom setor pra trabalhar
Faço Engenharia Agrícola na Universidade Federal de Lavras e posso garantir que o mercado de trabalho é um oceano azul sem concorrência surguem propostas de emprego mesmo antes da metade do curso, o principal motivo é que a oferta de profissionais no mercado é muito baixa já que a maioria de quem quer trabalhar no agro escolhe agronomia e as atribuições do engenheiro agrícola são as instalações agroindustrias, processamento e armazenamento da produção, irrigação, máquinas e eletrificação rural.
leiam o livro O que é Engenharia Biomédica? de Ernesto Ramírez, de 16 páginas, tem de graça no InfoLivros. Nele é retratado como funciona o sistema de pesquisa nos hospitais e da importância da engenharia biomédica para a vida das pessoas. Mas já vou adiantando umas coisas, as ferramentas que os médicos usam para salvar vidas, foram criadas por engenheiros biomédicos, assim como um ferreiro forja a espada de um soldado que protege seu reino.
Olá! Estava de olho em Engenharia Elétrica... Mas dizem que vou me tornar um eletricista comum. Quais são as carreiras possíveis com um salário mais digno que posso alcançar?
Nunca cara… Engenheiro eletricista é a engenharia mais ampla que existe. Apenas se atente a uma instituição com pesquisa e de excelência. Quase ninguém trabalha na área de projetos. Grande parte vai para P&D nas mais diversas áreas. Otimização de sistemas elétricos, otimização de transformadores, controle, hardware in loop, embarcados, IoT, protocolos de comunicação, RF, microeletrônica, eletrônica de potência… Mobilidade elétrica… Sai dessa.
Amigo eu me formei agora em elétrica e te afirmo que a área para o engenheiro eletricista é enorme. Você pode trabalhar desde da parte de média e baixa tensão como em distribuidoras, instalação elétrica industrial ou automação até áreas de alta tensão, como em transmissão e geração de energia. Além disso cada área dessa que eu mencionei é um mundo a parte com várias possibilidades.
Escolhi fazer eng aeronautica, pode até ser nichado mas eu também penso que a área da aviação tende só a crescer, além que eu vi o lito do canal aviões e músicas dizendo que após a pandemia está tendo muitas vagas de emprego no ramo
O cara falando da área de TI sem ser da área de TI é foda... O mercado de TI não está saturado, ele está difícil de ingressar para os juniores, o que é bem diferente. E com a IA hoje, não precisamos de 5 engenheiros da computação, 1 já resolve tudo. O que fez os juniores ficarem cada vez mais difíceis de ingressar no mercado. Eu migrei pra dados, e foi a melhor escolha, sem dúvida!
4 дня назад
Fala meu querido. Olha, embora eu não atue na area de ti, ja trabalhei com. Usufruo da area. Tenho um irmao que esta quase 20 anos na area, e tenho inumeros amigos que trabalham nela. alem de estudar muoto sobre o tema e acompanhar
No Brasil (pensando em ganhar muito dinheiro e ir trabalhar no exterior como opção), é a engenharia naval. Vestibular pouco disputado e garantia de emprego, mesmo antes de se formar.
Ao meu ver é bem nichada, mas tem muito Eng civil indo pra agrimensura por ter várias, várias, várias....vagas... É só pesquisar : topógrafo e agrimensor....
Vou cursar engenharia de computação, estou receoso, mas estou confiante ao mesmo tempo. Queria a opinião de pessoas formadas na área; mas infelizmente n tenho
Fiquei na dúvida entre Civil e Mecânica. A Civil sempre me interessei pela área, a mecânica a medida que ia conhecendo ia gostando mais, mas acabei escolhendo a Civil. Qualquer coisa faço a transição após o primeiro semestre. Como as matérias são parecidas não iria perder muita coisa.
Engenharia Elétrica ou Mecânica? Qual tem maior empregabilidade aqui no Rio de Janeiro? SiSU fecha hoje, dia 21/01/2025, e ainda estou em duvida se faço elétrica ou mecânica 😓
Pena que o sisu já fechou, mas sou engenheiro mecânico, entre as duas hoje eu escolheria elétrica. Entretanto, faria engenharia de software se pudesse voltar no tempo 😂
@@jeferson6246 Fiquei na dúvida sobre o que fazer. Eu escolhi Sistema de informação, mas sinceramente eu gostaria de trabalhar na área de engenharia mecânica ou elétrica, mas o mercado de trabalho me preocupou muito. Tomara que eu não me arrependa, o Sisu já fechou não tem o que fazer mais.
@@jeferson6246 Fiquei na dúvida sobre o que fazer. Eu escolhi Sistema de informação, mas sinceramente eu gostaria de trabalhar na área de engenharia mecânica ou elétrica, mas o mercado de trabalho me preocupou muito. Tomara que eu não me arrependa.
não vejo a Eng. ambiental e Sanitária em baixa. Como pode estar em baixa ou substituída se temos uma da piores coberturas em saneamento básico do mundo ? Manejo e recuperação de área degradadas. Mitigação de impactos ambientais etc.. Tem um mercado vasto e não pode, facilmente ser trocada por uma Civil ou Química. Se o faz perde-se muito potencial e foco.
Passei para engenharia automotiva e em mecânica, olhei as matérias que iria estudar em ambas, a automotiva tem tudo o que é de mecânica entretanto vem com uma especialização de brinde o que é muito bom e acabei optando por essa, fora que é em Federal (UFSC)
Eu fiz Eng. Alimentos na UFSC, é uma Eng. Química com uns 10% de troca de disciplinas. Eu teria escolhido Mecanica, na minha época a da UFSC era a melhor do Brasil.
Faço engenharia de minas na UFMG. Formam muito poucos profissionais no país e ninguem sai desempregado. Mineração é um pilar da sociedade talqulmente agricultura. Se pararem coma mineração a sociedade colapsa em 6 meses. Aqui em BH a media salarial é 13000. Vai estudar
Oi sou novo aqui nesse canal e gostaria de saber por parte dos CLP’s, que se não me engano é na área de engenheiro elétrico/ automação, eu estou pensando em trabalhar com esses tipos de equipamentos , tenho 16 anos mas já tenho um bom conhecimento nessa área, mas estou bastante preocupado cem como aplicar esse equipamento no meu futuro e como melhora-lo
Engenharia sanitária e engenharia de agrimensura, podem até serem nichadas mas Engenharia de agrimensura é excelente pra trabalhar como autônomo.. conheço uns 5..
@dubem7984 os engenheiros agrimensores que conheço trabalham para eles. Tem pequenas empresas..mas eles prestam muitos serviços..estão muito bem financeiramente.
Melhor engenharia não existe. Não tem mercado pra absorver nem os engenheiros formados, imagine os recém formados... Precisa falar a verdade pros jovens. Muito dificilmente vocês vão conseguir ser engenheiro como CLT em menos de 5 anos. Vão querer te contratar pra fazer funcões de engenheiro te pagando como analista, no máximo você vai ganhar 5 mil e com uma concorrência absurda.
Tô no 5° semestre de engenharia de computação e posso dizer que o em questão de mercado é melhor apostar no trabalho com softwares mesmo, tá crescendo bastante, por mais que para desenvolvedores juniors está bastante difícil de entrar no mercado, ainda vale mais apena do que apostar na área de hardware. Tô até meio arrependido porque ciência da computação era bem melhor para mim tendo em vista isso
Vou cursar CiT e fazer segundo ciclo de Eng. da Computação, é triste não trabalhar com o que você quer, envolve muita sorte, oportunidade e busca. Me recomedaram CC pelo mercado, mas sinceramente não é minha praia ser 100% software, por mais que isso seja a tendência do mercado. Vida que segue, estou só começando
@@dubem7984Muita empregabilidade. E o melhor curso de formação para cientista de dados é a engenharia de computação. Nossa base matemática é MUITO mais forte que a ciência da computação e da estatística.
Cara, não fica assim. Sua formação matemática e analítica é muito melhor que a de alguém que cursa ciência da computação. Aproveita isso. Vai para área de dados… Ou se aventura na área da microeletrônica e projetos de P&D. Brasil tem a lei do bem e várias leis de incentivo que fazem esses projetos pagarem muito bem. Estamos com muitos projetos de desenvolvimento da microeletrônica digital no Brasil. Programas como o CI inovador pagam 5mil para você estudar e ainda te leva para fora do Brasil com estágio em empresa gringa. Vai na fé que dá tudo certo!
Existe muitas instituições que oferecem Engenharia Ambiental e Sanitária juntas. O vídeo não analisou esse cenário, e ter dupla função pode ser determinante para sua escolha.
Analise outros conteúdos esse cara não sabe muito do que fala, trabalho em uma consultoria ambiental em BH e a empresa não para de crescer a demanda do mercado está altíssima, qualquer tipo de obra atualmente começa com licenciamento ambiental, está super em alta! A empresa trabalha desde licitações para licenciamento, recuperação de áreas degradadas, análise de risco ambiental, até manejo de fauna e flora.
Depende da onde vc mora se tiver muita indústria na sua localidade da pra fazer pq vão precisar de alguém para cuidar dos resíduos sólidos e dos subprodutos gerados, onde eu moro a indústria e bem capenga conseguir arrumar um estagio na prefeitura com PGRCC mas se não conseguir nada quando terminar e bem capaz de ir pra SP!
@@pedrovinicius2921 onde eu vejo que a engenharia ambiental perde espaço é nessas áreas que vc citou, pelo fato de serem facilmente substituída por tecnólogo em gestão ambiental e alguns casos até por técnicos em meio ambiente.
Olá! Eu consegui a média no enem para cursar química bacharelado na utfpr , porém, eu queria cursar engenharia química, estou na dúvida se faço o curso de Química bacharelado na federal ou se faço engenharia química na particular.
Eu faria engenharia elétrica e pós em Eng clínica para atuar em hospitais... Na gestão e manutenção de equipamentos biomédicos....pois, o Eng eletricista e o engenheiro biomédico são responsáveis por equipamentos junto ao CREA... Porém, o Eng. Eletricista tem diversas atribuições..... já o biomédico só a área de equipamentos, pesquisa etc só neste nicho!
Segundo o vídeo dele, muito nichada, mas promissora, em razão de ter maior foco em pesquisa científica. Estou me graduando em Eng. Física, e as atribuições vão além. Não concordo com a colocação dele.
Gente AEB (Agência Espacial Brasileira) , depois que entrar um governo que vise o espaço como moeda de troca e moeda política, vainde dar bem. Vai abrir concurso pra essa área e vão precisar construir vários cargos, logo, a parte de engenharia vai ser excepcionalmente importante.
@@ramos_igr argumentação lógica meu amigo. O problema não é o Brasil em si, o problema são as peças que administram o país e seus órgãos estatais. Vá nos EUA , lá são mais de 7000 agências estatais, aqui temos um pouco mais de 500, você acha mesmo que o concursado é o problema ou é o político sacana fazendo lobby com pessoas de mal caráter ?
@@zarakikenpachi9538Faltou adicionar os quase 200 anos de desenvolvimento que eles tem a frente do Brasil. Pra quem quer entrar logo, é um pouco furada!
Se a engenharia ambiental é importante em uma determinada área, então ela seria nichada e não em baixa. Não pegou bem dizer que a engenharia ambiental está em baixa sendo que ela é importante em uma área como você disse, e ainda mais a isolando das outras. É só uma opinião.
Engenharia ambiental apenas fica em baixa para quem “abraça árvore”, ou seja, para os que não se vendem aos “poderosos”, infelizmente…🤷🏻♀️ É assim há anos!
O cara esqueceu das funçoes mais importantes do engenheiro ambiental, entre elas a parte de saneamento. Definitivamente ele não sabe o que está falando
Naval funciona bem para a marinha, mas aeronáutica para a FAB não, pois eles tem o ITA né?! Aí muitos engenheiros formados no ITA seguem na carreira militar.
a Marinha possui uma unidade dentro da USP e uma parceria com o departamento de engenharia naval de lá. eles costumam a não abrir vagas pra Engenharia Naval em concurso, pois eles mandam os Oficiais formados na Escola Naval para cursarem Engenharia Naval na USP.
@@jnkedu Amigo.... eu sou do RJ. Conheço vários engenheiros formados pela UERJ e UFRJ que ingressaram na Marinha... Eu fiz engenharia Elétrica na UERJ formado há 22 anos, porém eu atuo na indústria privada. Tenho um colega que entrou e saiu da marinha em menos de 2 anos, não gostou do militarismo (segundo ele tem que engolir muito sapo) e retornou para a iniciativa privada. Outro colega engenheiro Naval formado pela UFRJ não gostou do curso, estudou mais e passou pra Auditor da Receita. Outra coisa, alguém aí de cima escreveu que engenheiro Naval ganha muito dinheiro. Pra mim, muito dinheiro é 50mil liquido pra cima por mês. Os que eu conheço que estão na Marinha ganham na faixa de R$18mil bruto. Além disso o mercado de TI (onde trabalho e está carente de profissionais) está recebendo engenheiros como trainee para QUALQUER especialidade, eu trabalho com pessoal de Química, Civil, Mecânica, Produção, Ambiental e etc! Abraços.
Fala irmão, estudo engenharia de c. e automacao na Unicamp e posso te dizer que, você estando dentro de uma grande universidade (Usp, Unicamp, Unesp, Ufmg, Ufrj, etc…), se esforçando e fazendo networking ao longo da universidade, é quase impossivel você não ser um destaque na sua area de atuação! Claro, exige muito esforço, mas as grandes faculdades estão ali justamente para fazer essa ponte entre a industria e os academicos… inclusive, tenho 3 amigos da usp e 1 do meu curso que trabalham na embraer! Vai fundo!
OLOCO, e a área que mais cresce no Brasil. Aqui na minha cidade, Sorocaba tem o aeroporto daqui está precisando urgente de técnicos de manutenção de aeronaves e exclusive está surgindo boatos que vai abrir uma fábrica da Embraer aqui
Lembrando que a aeroespacial aqui no Brasil, você vai começar a procurar estágios de técnico de manutenção de aeronaves. Depois com o tempo, claro você vai subindo de cargo até entrar nos projetos de criação de aeronaves com participação da agência espacial brasileira e trabalhar com 3les se você quiser
minha irmã faz engenharia elétrica na federal e é bem puxado, mas a faculdade proporciona muitas oportunidades de projeto e networking. acho que a instituição também conta bastante. vou fazer o enem esse ano, pesando em aplicar para eng elétrica ou computação
computação em geral é melhor caso você goste da parte de software e integração elétrica com máquinas que usam hardwares Caso não goste desse ramo, a elétrica é mais específica e menos nichada, o que é um ponto positivo para quem ainda não decidiu 100% o rumo a seguir.
Acho que se você fizer engenharia elétrica + uma pós na área de TI, já quase equivaleria um diploma de Engenheiro da computação, o qual você ficaria restrito à area de TI e Hardware. Aqui na minha região que eu moro (DF), direto abrem concursos públicos na área de TI que aceitam diploma de engenheiro eletricista, ou até mesmo, nem precisa ter diploma na área de TI, o mesmo acontece com as empresas, não exigindo diploma especifico de TI para contratar. Cursando a elétrica e se especializando na computação, você poderá atuar em ambas as áreas e terá muito mais oportunidades.
Discordo de muita coisa. Tem coisa demais em baixa aí pq o Brasil é um lixo e não tem indústria. Metade dessas engenharias aí é jogar o diploma (seu tempo) no lixo. Engenheiro ambiental faz o que? Assina o que? Serve pra que? Tudo que ele faz o civil também faz. Tudo que ele deveria fazer acaba sendo necessário um civil pra assinar. Resumo pra garotada: façam engenharia civil, mecânica ou controle e automação/sistemas. O resto é merda nesse país de bosta
Eu fiz CC pq descobri o real significado de engenharia de software e achei meio nhe, geralmente é um adm de T.I com a base de toda a computação, claro que pode atuar em outras áreas mas pra mim nn era o foco necessário
🔥Fique ACIMA DA MÉDIA sendo FLUENTE EM INGLÊS muito mais rápido e por um preço acessível: hotm.art/inglesEP
Irmao, acho que você não se lembra de mim, mas eu assisto seu canal desde quando tinha 14, e escolhi a minha faculdade com muita base nos seus vídeos, passei em engenharia elétrica e você tem muita parte nisso, muito obrigado.
Tenho 14 agora, também estou assistindo os videos dele para ver se acho uma profissão, eu considero um pouco fazer engenharia eletrica. Você poder falar um pouco como é o curso? Ou a profissão?
Cara se vc gosta muito de exatas, boa sorte@@Miss.Raposa
sucesso!
@@Miss.RaposaEu larguei elétrica e fiz engenharia de computação. Não me arrependi nem um segundo.
@@Miss.Raposatanto elétrica quanto computação são bons cursos. Pra vc que é jovem, entenda que o segredo de ir bem na faculdade é fazer 2 coisas: 1. Saber que você é o responsável pelo seu conhecimento. Nao é o professor, não é a faculdade, é você. Se você vai mal a culpa é sua. 2. Ter humildade, especialmente nos primeiros 2 semestres. Saiba que você vai entrar lá e não vai saber de nada. O conhecimento reinicia. Muito aluno bom do ensino médio se ferra todo pq acha que pq ele é bom no EM ele já entra bom na faculdade. Não.
E um bônus: estude bem matemática e física do EM, pois você precisa construir as bases para a engenharia.
Engenharia é legal. Ser engenheiro é ajudar a construir o futuro.
Muito bom vídeo, não desmereceu nenhuma profissão (igual alguns outros canais por aí), explicando a especialidade e aplicação de cada uma, parabéns 👏
Faço engenharia de controle e automação e adoro meu curao. Vejo em grande crescimento na área e a gente consegue trabalhar em MUITAS áreas.
Conheço várias pessoas de controle e automação. Nenhum que conheço é pobre ou desempregado. Vai na fé que esse curso tem futuro.
@@cristianoo2 realmente esta boa assim? passei na federal para engenharia de controle e automação, é uma area que tem boa remuneração?
@@cristianoo2 kkkkkkkkkkk, piada
Se você decidir baseado nesse vídeo, lembre que em 2010 a Engenharia Civil era um baita negócio, cinco anos depois, em 2015 era uma cilada. Então, escolha a Engenharia de algo que você realmente gosta, porque você vai naturalmente encontrar o caminho para se destacar...
Mas se você focar em alguma engenharia focada mais na parte tecnológica é menos risco de cair na cilada
@@samuell_sdepende, funções de um programador junior a IA já está se aperfeiçoando e já faz muita coisa, imagina daqui a 5 anos.
@@samuell_s Cara humanos já são substituídos por robôs a um tempinho viu kkk Isso em todas as áreas, nn só na programação. Fato é que nenhuma área vai ser totalmente substituída por IAs, sempre vai precisar de bons profissionais, mas tbm é fato que elas já estão “roubando” empregos que seria uma demanda paras Devs Juniors, pesquisa depois sobre a Nubank contrata Dev IA. Se isso vai avançar no futuro ou não, não sabemos, só aguardando.
@@samuell_saí vc n pega engenharia de software nem engenharia de computação, vc pega ciência de dados e inteligência artificial q nem engenharia
@ozoki então tá amigo
Sou formado em engenharia elétrica com habilitação em eletrônica e telecomunicações a 40 anos, ja deixando o mercado.
Como um curso de engenharia é longo, normalmente 5 anos com muita dedicação e fica difícil determinar como estará o mercado.
A sugestão é fazer as engenharias básicas, civil, mecânica, eletrica e agronomia e chegando nos 2 últimos anos fazer a especialização com as matérias optativas ou uma pós para a demanda do mercado.
Se realmente quiser faça uma especializada mas com os problemas de mercado.
passei em eng elétrica na UTFPR (faculdade pública em Curitiba), acha q vale a pena cursar?
@lararodrigues12 Não estou apar de como estão as universidades hoje em dia, mas normalmente as públicas tem uma oferta de matérias muito amplas aconselho você a fazer todas as optativas.
Em 1980 a UFSC começou a oferecer várias cadeiras de eletrônica digital e automação fiz todas ao invés das cadeiras de energia e foi a diferença para uma colocação rápida no mercado. Fui contratado pela Weg uma semana após a formatura.
@ obrigada pelo conselho!!
@@lararodrigues12Eu faço na UFPR, mas sempre ouvi falar muito bem da UTFPR e de profissionais que se formaram lá. Sobre o curso, é um pouco puxado, pois envolve muito cálculo e mesmo os conceitos de eletricidade as vezes não são tão simples de entender. Mas com dedicação é possível se formar. Sobre valer a pena cursar, acho que é muito válido, pois mesmo que não queira atuar na área, o diploma pode te ajudar a trabalhar em outras áreas como bancos, por exemplo. Então vale sim a pena.
Se eu puder acrescentar aos conselhos que o colega comentou, seria:
-Fique de olho no mercado de programação, pois faz parte da grade da elétrica e é uma área que você pode atuar. Além de que você utiliza para automatizar vários processos e também resolver vários problemas da própria faculdade, afinal o computador já calcula muita coisa muito rápido, então habite-se a tê-lo como ferramenta.
-Aproveite todos os projetos que a faculdade pode oferecer. Eu estou na empresa junior da faculdade e é possível aprender a fazer projetos de eletrotécnica apenas pela empresa júnior, além de que você consegue fazer vários contatos que podem ajudar no futuro. Mas existem também mais projetos além da empresa junior, o ideal é tentar conhecer um pouco de cada.
-Se conseguir, faça iniciação científica, existe a possibilidade de bolsa, porém mesmo que faça de maneira voluntária (como eu faço atualmente), vai te possibilitar a se aprofundar em um conteúdo específico que as vezes nem está na grade do curso, ou seja, você teria uma vantagem no mercado.
@@lararodrigues12 Olá, sou formado em Eng Eletricista e Eng Eletrônica pela UTFPR ( tempo do CEFET) a mais de 40 anos, é uma das MELHORES Universidades do Brasil, o Ensino é muito sério e atualizado, se você gosta da Área deve se dar muito bem, lembre-se de que o Estudo deve ser árduo, mas compensa, financeira e profissionalmente. Trabalho também com Automação e TI desde 1980, o que a minha formação facilita muito esta atuação. Abraços e AVANTE !!!
Canal de ótima qualidade como sempre. Boas analises
Eng florestal tem bem menos atribuição do que a ambiental. Você citou a exportação de madeira, porém, nesse setor, são poucas atribuições que são exclusivas da florestal, em relação a ambiental( bem pouca msm)
Esse ano pretendo começar a cursar engenharia de controle e automação pela UFMG, fico feliz de saber que o curso está em crescimento
Engenheiro Ambiental vai ganhar muito dinheiro no futuro, principalmente com a transição da indústria automotiva de veículos a combustão para veículos elétricos, o impacto ambiental que o descarte de baterias causa no meio ambiente é devastador , será necessário soluções ambientais muito eficientes para esse cenário.
Pura ilusão. Não precisa de muitos engenheiros ambientais para definir descarte de baterias ou políticas ambientais.
Ilusão!É uma área que pode ser desempenhada por outros profissionais da Engenharia com uma simples especialização.
kkkkkkkk confia
Na verdade a gente já vê atualmente engenheiros químicos ocupando os cargos de ambiental por terem tanto o conhecimento ambiental quanto o conhecimento mais amplo industrial
Como c os governos fossem gastar um monte de dinheiro com o meio ambiente
Uma correção na publicação dos trabalhos do futuro do Word Economic Forum, demonstrou que a engenharia ambiental foi uma das engenharias tirando as de tecnologia que obteve crescimento significativo, creio por conta que o mercado está buscando métodos de produção mais sustentáveis.
A área ambiental está crescendo mas infelizmente o que mais vejo é Eng Químico no nosso lugar principalmente em gestão de resíduos sólidos e tratamento de agua e efluentes, na área hídrica tem civil batendo de frente fora a Eng. hídrica e a Eng. Agrícola todas as nossas atribuições tem um outro curso tem também e as melhores vagas acaba não indo pra gente e temos que ficar como analista roubando a vaga do gestor ambiental.
@@pedrovinicius2921 Talvez seja uma oportunidade de empreendedorismo pedro, se você abrir uma empresa de consultoria ambiental talvez possa abocanhar uma parte desse mercado em crescimento, sou engenheiro de produção e grande parte das oportunidade srugem através da criação de empresa.
A área da engenharia ambiental está em crescimento, mas a PROFISSÃO de engenheiro ambiental está em baixa pq outros engenheiros tbm podem se especializar na área ambiental e ainda fazem oq os engenheiros ambientais não fazem em seus respectivos campos. Por exemplo : um engenheiro civil entende de construções, então na área ambiental ele vai ter destaque na gestão de construções sustentáveis, algo que os engenheiros ambientais não dominam como eles
Acabei de ver que passei em engenharia elétrica e vim aqui só pelo entretenimento! Gratificante demais
eu passando em engenharia de Minas e vindo aq vê o cara falar mal
Estou no terceiro período de Engenharia Elétrica e espero poder ter um futuro de sucesso dentro da área
Estou pensando em fazer a mecânica pra não cair de para-quedas, fiz um curso de mecânica industrial no senai aqui em PE e meus professores me incentivaram, a cursar engenharia mecanica eu aceitei e devo iniciar no primeiro semestre de 2025.
Mesma coisa que eu. Eu tenho o curso de mecânica e agora vou iniciar engenharia mecânica. O bom é que já tenho a base, então vou conseguir tirar mais proveito da graduação.
@@EngVitorOcom toda certeza. Os caras na minha faculdade que fizeram técnico antes se deram bem. Todos.
Melhor coisa que você poderia fazer. Eu ja tô terminando engenharia mecânica e to sofrendo muito pra estagiar por falta de curso técnico kaksdkasd
Mas o curso é muito muito puxado. Na metade do curso pode ser que você passe dias sem dormir aksdkasd Mas é gratificante.
Estou indo para o 10° de Engenharia Ambiental na época que entrei o curso estava em alta mas, hoje ta bem complicado como foi dito no vídeo, estou desanimado mesmo assim vou me inscrever num técnico de segurança do trabalho e depois que conseguir entrar na área vou iniciar engenharia de segurança do trabalho isso me conforta um pouco pq tenho medo de ter passado 5 anos em vão além de pandemia, greve de professor e ainda não entrei no primeiro enem comecei a faculdade com 20 estou com 25 espero estar estabilizado nos meus 30!!
Muitas matérias também podem ser reaproveitada para engenharia florestal.
Eu estou fazendo engenharia de produção, quero fazer depois pós em segurança do trabalho. Acho uma boa essa área
Meu mano, com o mundo caindo aos pedaços, acredite, a ambiental vai voltar a crescer.
@@pedrovinicius2921 tá excelente..parabéns..formando novo..ainda há muito tempo pra vc..
Tenha fé parceiro, a ambiental vai voltar a subir
Vou começar engenharia matemática pela ufrj. Estou muito ansioso porque pensei em fazer elétrica, mas ouvi muitas pessoas falarem bem desse curso. Quero me especializar em economia e afins, além de ter um sonho em trabalhar como banqueiro. Valeu😀
Eu vi algumas pessoas falando desse curso, que é novo. Parece realmente interessante :)
Bancário ou banqueiro?
@@hideki-vs6qmBanquista.
vou estudar na ufrj tbm mano, mas vou fazer engenharia nuclear
Senti falta da Engenharia Agronômica, essencial no Brasil. O agronegócio, responsável por cerca de 25% do PIB, gera milhões de empregos e depende diretamente dos agrônomos para desenvolver tecnologias, aumentar a produtividade e garantir a sustentabilidade. Agronômos que atuam como Representantes Técnicos de Vendas, têm salários acima da média das engenharias, destacando a alta demanda e valorização no mercado. O Brasil, líder na produção de grãos, carne e frutas, deve muito desse sucesso ao trabalho dos agrônomos.
Só um adendo. A Engenharia Elétrica possui 5 ramificações, a saber:
- Eng. Eletrônica
- Eng. Eletrotécnica
- Eng. de Telecomunicações
- Eng. de Controle e Automação
- Eng. da Computação.
Por causa da ampla abrangência da Eng. Elétrica, o IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers) é a maior organização do mundo de engenheiros e cientistas, publicando mensalmente mais de uma centena de periódicos das mais diferentes áreas.
Isso!!😁perfeito. Gostei do adendo 👍
Engenharia de energias renováveis também.
@@davidk4063essa parte eu estudo na área da eletrotécnica na engenharia
E ainda dentro da eletrônica, existem áreas distintas:
Micro eletrônica
Sistemas embarcados
Eletrônica de potência
Geralmente quando as pessoas falam de engenharia elétrica elas se referem à eletrotécnica, que é a responsável pela gestão da energia elétrica. Mas você está correto, é o ramo da engenharia que mais tem "repartições".
Gostaria de pedir um conselho sincero de vocês aqui nos comentários. Tenho 17 anos, vou fazer 18 no final do ano e também vou terminar a escola. Conquistei uma vaga de estágio incrível no aeroporto da minha cidade e estou há 9 meses trabalhando na maior empresa de táxi aéreo do Brasil. Meu inglês não é fluente, mas consigo me comunicar bem.
Minha situação é a seguinte: até os 15 anos, eu não sabia o que queria para o meu futuro. Quando fiz 16, um tio que trabalha na aviação me aconselhou a fazer um curso técnico, pois uma vaga de estágio na empresa dele abriria no aeroporto da minha cidade. Nunca fui muito de estudar, então decidi entrar em um curso técnico de eletrônica online. Comecei o curso, mas, com o tempo, já trabalhando na empresa, acabei deixando ele de lado, especialmente porque, como é online, não preciso assistir às aulas para continuar no estágio. Hoje, sou bem reconhecido na empresa, "estudo" um pouco sobre aviação (como mencionei, sempre tive dificuldade com estudos) e, por conta da minha idade, só poderei começar o "curso de aviação" no mês que vem.
O dilema é o seguinte: minha mãe sempre fala sobre faculdade, mas isso nunca me atraiu muito. Além disso, como não sou muito de estudar, tenho medo de começar uma faculdade de engenharia (se eu conseguir) e não conseguir acompanhar o ritmo devido às dificuldades. Estou em dúvida se devo abandonar a faculdade e me focar apenas nos cursos ou se tento seguir o caminho da engenharia mecânica.
Outro ponto é que estou determinado a seguir carreira no exterior, pois o mercado está bom lá fora. Então, fico em dúvida se vale mais a pena passar 5 anos estudando no Brasil ou arriscar ir para o exterior mais cedo.
Talvez eu esteja sendo ingênuo ao não querer fazer faculdade (provavelmente estou), mas muita coisa aconteceu nos últimos dois anos e, sinceramente, não sei muito bem com quem conversar sobre isso.
Faço ciência da computação na UFMG, aqui não tem engenharia de software, mas CC é bem parecido, estou indo para o quinto período, o curso é desafiador, não há dúvidas, muito estudo envolvendo matemática, porém, é mais "fácil" do que qualquer engenharia que tem vários cálculos, física, entre outras matérias. O mercado "normalizou", antes com 6 meses você conseguiria ser júnior, hoje o "comum" é entrar na área com 1 ano e meio de estudos, sendo que o melhor caminho na minha visão é ir pra faculdade pra pegar estágios, assim você estará em plenas condições para terminar a faculdade como júnior/pleno, sendo bem valorizado no mercado
Já consegui um emprego irmão ?
@juuumpzggs7568 já passei em processos de estágio, mas a UFMG só libera estágio de 4h com terceiro período completo, e o de 6h com quinto completo (tô no 5° devendo uma do segundo)
Há 1 ano tenho vontade de fazer CC na UFSC, porém comecei a cogitar fazer engenharia aeroespacial por realmente ser aficionado por matemática, física e ciência. CC ainda compensa mesmo eu não querendo ir pra área da programação/desenvolvimento?
Fui aprovado na engenharia física da USP e Unicamp 🎉
Sou engenheiro eletricista e o mercado está crescendo muito. O que vejo o que dá mais dinheiro é com instalação de energia solar. Eu particularmente não trabalho mas uns de meus sócios faz projeto e instala placas solares outro sócio meu fazia projeto solar somente. Eu já trabalho com eles em telecomunicações e vejo que se você for novo e formando com disposição para trabalhar vai instalar energia solar, você vai ganhar muito dinheiro.
Ótimo vídeo! Comentários objetivos e realistas. Tenho duas perguntas: estou com dúvida entre a Engenharia de Controle e Automação e a Engenharia Mecânica. Na sua opinião, quais dessas duas possui um mercado mais expandido, com maior empregabilidade? Se você tivesse de escolher uma das duas, qual escolheria?
Faço engenharia de controle e automação e tenho muitos amigos que fazem mecânica, então acabo vendo um pouco da rotina deles. É importante ter em mente que dependendo da faculdade que vc for cursar, a eng de controle e automação vai ser mais parecida com eng elétrica ou com eng mecânica. No meu caso, estudo na UFMG e aqui meu curso nasceu da eng elétrica, então até metade do curso, são praticamente as mesmas matérias e temos bastante foco na modelagem de sistemas de controle e plantas industriais, então estamos bastante ligados com a indústria e seus processos, o que pode ser um fator a ser levado em conta pela região que você mora. Então são mais coisas feitas no computador e pouca coisa "mão na massa" como a engenharia mecânica.
@@thomismus eu acho melhor engenharia mecânica, é mais geral, a indústria demanda mais..depois vc pode se especializar em controle e automação..
Estou transferindo do curso de engenharia de controle e automação para engenharia mecânica. Particularmente gostei muito da parte mecânica que estudei, e não me vi focando tanto em automação. Estudo na PUC e vejo ótimos projetos em mecânica, mas pouca atenção para meu curso atual. Além do fato de ter mais concursos direcionados a engenharia mecânica.
É uma engenharia mais geral, mas que você pode especializar depois em algo mais nichado se quiser.
Mecanica
Elétrica, Mecânica, Civil e Química são as Engenharias mães digamos assim, todas as outras são derivadas de alguma delas. Nunca falta vagas para essas, claro dependendo da região que mora vai puxar mais para alguma. Mas Elétrica você fazendo por exemplo tem um milhão de possibilidades de especializações e atuação.
passei em eng elétrica na UTFPR (faculdade pública em Curitiba), acha q vai ter mercado de trabalho mesmo?
@@lararodrigues12eu faço eletrônica na UT, e o mercado é bastante aquecido, mesmo tendo muito profissional se formando o mercado sempre suporta. Engenharia elétrica é muito abrangente, então sempre tem um nicho que precisa de um engenheiro eletricista. Vai com tudo que a UTFPR é show de bola, lá dentro você vai ter uma noção melhor do mercado de trabalho.
@@AntonioMarcos-i6v legal!! espero q tenham oportunidades, vou fzr no campus de curitiba
Faz um vídeo a respeito da Eng. Cartográfica e de Agrimensura. E também da Engenharia de Transportes. Rs
Tem pouco conteúdo sobre as duas.
Olha honestamente eu ainda não tenho totais firmamentos sobre qual curso pretendo fazer. Penso bastante em engenharia de produção, e de forma constante busco tanto informações, opiniões, conselhos, explicações e outros para a engenharia de produção, engenharias no geral e outros cursos também. Quiserem opinar com dicas aceitaria kk
Vc está no ensino médio ainda?
Fala Fernando, cara depende de alguns fatores, tipo dq vc gosta, sua pretensão de salário e emprego(demanda). Tem gnt q diz q o melhor é o dinheiro, mas tem gnt q diz q o melhor é vc gostar dq vc faz independentemente. Eu acho q um equilíbrio seria algo aceitável e agradável. Até pq opções de mudar no futuro vc não fica preso a algo. Mas se vc quiser uma opinião, eu não sou engenheiro, sou técnico de automação, provavelmente farei faculdade de mecatrônica ou fabricação mecânica, e futuramente farei faculdade de engenharia física. Unicamp. Por poder ter a chance de ter 2 títulos, engenheiro e físico, é o meu gosto, principalmente em exatas. Agora áreas excelentes são a de automação e controle, e engenharia elétrica pq tem muito mercado e falta muito.gnt qualificada q saiba fazer o serviço(ao menos em elétrica). E automação só vai crescer, setores de desenvolvimento de tecnologia novas, inteligência artificial, automatização são perfeitos e serão muito estáveis com remuneração boa. Quase td lugar precisa. Meu conselho seria procurar algo que vá para âmbito industrial/ tecnológico. Mercado excelente, crescente e estável
Ah, engenharias "difíceis " mas q eu imagino q devem ser muito boas tbm são a Eng da computação tbm e a mecânica
Eu curso Engenharia de Produção, então posso compartilhar minha percepção sobre o curso. As engenharias são divididas em dois ciclos: básico (cálculos, físicas, computação) e profissional (disciplinas de gestão e relacionadas a processos produtivos, no caso da Engenharia de Produção). Em relação à Engenharia de Produção, se você gosta muito de matemática e física, talvez ache essa engenharia um pouco mais "chata", pois ela tem uma aplicação menos intensa dessas disciplinas no ciclo profissional. Isso é diferente da Engenharia Química, Mecânica, Elétrica e de Controle e Automação, que possuem uma matemática e física mais intensas no ciclo profissional. Sobre o mercado de trabalho, vejo oportunidades de estágio diariamente para Engenharia de Produção. Moro no RJ, então acredito fortemente que há um mercado bom para bons profissionais.
@@Curcii.0 Sim, no último ano!
A Engenharia de Alimentos é uma especialidade da Eng.Quimica, inclusive, antigamente quando cursei, o currículo mínimo era igual, evidentemente com os processos direcionado para a área de Alimentos.
Estou no 3semestre de Eng. Elétrica. Meu pensamento e foco é: Não quero ser um engenheiro, quero caminhar do ponto inicial do eletricista, eletrotécnico e ai me tornar um engenheiro que saiba a PRÁTICA sobre a elétrica.
Nada na vida é fácil, se eu conseguir um estágio em um local que me proporcione conhecimento prático, ótimo, porém se nao for o caso estarei caminhando através de cursos que somarão pra mim
Sou muito realista, começar de baixo pra ir pro topo. O processo e progresso para a maioria é lento, a frustração vem da pressa
Começa como servente, o famoso ajudante, meu caso é esse, começo esse ano eletrotécnica
Vídeo interessante e os comentários também são prestativos
Não vejo praticamente NINGUÉM falando da Engenharia têxtil, que é uma das engenharias ( se não A ) com uma das maiores taxas de empregabilidade. O principal problema é que tem apenas 5 universidades no Brasil que ofertam o curso.
Me formei em civil no final de 2021, me dediquei a aprender Revit, tecnologia BIM , sempre foi razoavelmente fácail achar emprego, e meus salarios sempre foram acima da média, tem mts fatores q podem interferir nessa sua analise, por exemplo como meu caso, civil tem MTS especializações, estrutura, eletrica, fundação, pontes, projetos, reformas, etc. uma outra área pode estar em ascensão como projetos em BIM, por outro lado engenheiro de software (tenho formação em programação), tem a questão de que a IA já está praticamente substituindo juniores e está fazendo 70% do q um pleno faz, em 5 anos não sei como estará, n vou colocar nenhuma opinião polêmica então pensem por vocês se vale a pena ou não. Mas é com ele falou, se for ficar esperando a IA já é praticamente especialista e mais inteligente q uma boa parte de varias profissoes mas n signifca q irao ser substituidos, até pq isso varia mt de pessoa pra pessoa
Sou engenheiro civil. Certamente, engenharia civil é a melhor engenharia. O mercado é amplo e há necessidade de engenheiro civil em qualquer lugar. Uma grande vantagem da engenheiro civil é não depender apenas de emprego, podendo trabalhar como autônomo. Trabalho por conta própria na área de projetos há 10 anos. Tenho meu próprio escritório e faço projeto estrutural, elétrico e hidrossanitário. Não me arrependo de ter feito engenharia civil.
Empresas de aeronáutica as principais que eu conheço no Brasil é Embraer e SAAB , imagina colocar todos os engenheiros aeronáuticos nessas empresas , infelizmente não tem oportunidade para todos , de fato no Brasil é muito nichado.
Deve ter alguma coisa nos hangares de aeroportos pra coordenar as manutenções. Todo engenheiro pensa em criar coisas, mas no final fica mantendo ou melhorando o que já existe.
Sou formado em engenharia Telecom há 22 anos e digo que é um mercado complicado, pelo menos na área de telefonia móvel. Há 15 anos atrás existia o dobro de multinacionais de hoje. Ao longo dos anos, foram se fundindo, demitindo milhares de profissionais. Acabei largando a área e hj sou concursado fora da área.
Vídeo ótimo recomendo!
sou formado em Eng. de Controle e Automação. Empregado desde antes a graduação, o que gosto é da flexibilidade, estou agora começando a me aprofundar mais na área de TI. Pensei em me aprofundar em automação de industrias mas n me vejo feliz trabalhando nisso. Vou fazer uma pós em Big Data e MAchine learning em breve. Mas realmente é uma área com muitas oportunidades e muita flexibilização.
daqui alguns meses irei começar minha faculdade de engenharia de controle e automação, sou do rs, acha que realmente tem um futuro bom? e quanto aos salarios, são bons?
@ é sim, mas vai depender de vc. Vc n pode sair da facul sendo um engenheiro medíocre que nao sabe fazer quase nd se nao vai achar apenas trabalhos medíocres. Estuda bastante, se possivel no 2º ano ja entra numa empresa junior ou algum projeto da facul tipo BAJA, etc. Essas coisas vao contar MUITO pra arrumar emprego depois, alem de desenvolver sua habilidade de se comunicar e trabalhar com os outros.
@@MatsMatsuo certo, vlw!!!
O combo que vai fazer você perder seus cabelos, mas vai fazer você ganhar a vida é a intersecção da engenharia elétrica com a computação. Pode ir para IoT e IA (áreas do momento). Microeletrônica (futuro do mundo). Embarcados, otimização de sistemas elétricos… Enfim. Sou suspeito para falar pois sou engenheiro de computação com mestrado em engenharia elétrica, mas amo o que faço. Uma das poucas áreas onde o mercado implora por profissionais acadêmicos.
Me conte mais sobre pfv, e tbm oq é loT?
Estou pensando em fazer isso
@@guilhermen2512 Internet das coisas. Basicamente, é qualquer aparelho que tenha Internet, seja seu celular, uma televisão smart, um applewatch etc.
Eu fazia engenharia de produção e vou trocar por engenharia elétrica agora nesse semestre. Essa intersecção de elétrica com computação é uma área que eu tenho muito interesse, inclusive tbm penso em seguir carreira acadêmica em algum momento da vida
Iot é internet das coisas em inglês. É o próximo passo da internet. Tem bons livros explicando.@@guilhermen2512
Engenharia de software não está em crescimento, basicamente tu tira um diploma que diz que tu é programador, sendo que programação tu não precisa de diploma, enquanto se tu é programador e tiver um diploma de elétrica ou telecom, tu pode usar teu nível de programação em uma área que tu só pode atuar com diploma.
Cabei de passar pra engenharia eletrica na minha federal aqui, espero seguir carreira 💪
O mercado de engenharia não é mais como antes. Sou engenheiro mecânico e, no concurso público que passei, minha equipe é repleta de engenheiros formados por boas universidades. Isso reflete até nas baixas notas de corte para entrar em engenharia nos dias atuais. Para os que vão adentrar a universidade, se eu puder dar um conselho, é: vão para a área de tecnologia da informação, a menos que seja sonho alguma engenharia das mais tradicionais
O que você me diz sobre engenharia aeroespacial (considerando sair do Brasil)? Tenho vontade de fazer ciência da computação há 1 ano, porém essa semana comecei a repensar se realmente seria boa essa escolha, já que eu gosto muito mais de matemática, física e coisas voltada ao espaço do que programação ou computador em si
Bom, realmente não conheço o mercado aeroespacial. Mas, como eu disse, se você tiver muita vontade, for sonho, vá em frente, principalmente você que está pensando em sair do Brasil.
A Petrobras vai investir 120 bilhões em Macaé, a demanda por engenheiros de petróleo vai crescer. Vão usar métodos de recuperação avançada nos campos maduros. E tem a exploração de novas áreas, como foz do Amazonas, Rio Grande do Sul. Além de ter uma formação muito abrangente, muito sólida em química, fisica, matemática e computação.
vou cursar engenharia nuclear pelo motivo da expansão das usinas em angra dos reis, esse mercado de energia no geral, ao meu ver, só tende a crescer
queisso rapaiz, engenharia de pesca tá melhor que medicina aqui em Pirapora To
Vídeo muito bom 👏🏿
Começando Eng. Física esse ano na UFV🙏🙏🙏
engenharia de telecom e engenharia metalúrgica a realidade é a seguinte: somente 30% dos formados são absorvidos pelo mercado pra trabalhar na área o resto vai ter que se virar em outra coisa. experiência própria, sou eng. metalurgista e tenho amigos que se formaram em telecom, maioria dos colegas formados trabalha em outras área, inclusive eu que fui pra trabalhar em suprimentos. Agora tô migrando para a área de elétrica e automação para conseguir entrar na indústria e trabalhar de fato com engenharia.
Vc tá fazendo especialização ou outra engenharia?
@lijeirinho_ufmg-2014 outra engenharia. Tô fazendo técnico em eletrotécnica no senai e eng mecatrônica no instituto federal
Formou onde amigo?
@@samuellima4779 Universidade federal do Ceará. Minha turma formaram 29 de 60 que começaram. Uns 8 trabalham na área outros foram trabalhar em TI, dar aulas, suprimentos (eu), outros foram pro mestrado pra não ficar parado e por aí vai...
@@lijeirinho_ufmg-2014 fazendo Eng. Mecatrônica e em paralelo técnico em eletrotécnica pra complementar
Faço engenharia florestal, recomento bastante. Curso excelente.
Sobre a engenharia ambiental e sanitária, vocês sabem me dizer como é o mercado de trabalho, ganha bem e é de facil empregabilidade para quem mora no Interior de MG??
Eu estou terminando o colégio com muitas dúvidas sobre o que fazer, pois não conheço ninguém formado nessa área e, consequentemente, receio me a entrar e não conseguir boas opções!
O mercado é bom. Não paga muito bem, porém vc consegue empreender, e olhe que consegue fazer isso em cidade de interior. Sou graduando em eng ambiental, e já estou empregado.
@rodrigomelo8726 obrigada pela atenção! Você sabe sobre engenharia civil? É fácil tbm o mercado de trabalho?
E sobre eu ser mulher teria algum tipo de interferência? Para engenharia civil priorizam contratar homens ou isso ficou no passado?
@@MoaraAmaral n tenho muito conhecimento na área civil. Mas de modo geral, as engenheiras que eu conheço, atuam na parte de regularização da obra, que é um bom setor pra trabalhar
Faço Engenharia Agrícola na Universidade Federal de Lavras e posso garantir que o mercado de trabalho é um oceano azul sem concorrência surguem propostas de emprego mesmo antes da metade do curso, o principal motivo é que a oferta de profissionais no mercado é muito baixa já que a maioria de quem quer trabalhar no agro escolhe agronomia e as atribuições do engenheiro agrícola são as instalações agroindustrias, processamento e armazenamento da produção, irrigação, máquinas e eletrificação rural.
Mais uma vez a engenharia biomédica foi esquecida.
Esse curso não deveria nem existir kkk.
Nunca ouvi falar
leiam o livro O que é Engenharia Biomédica? de Ernesto Ramírez, de 16 páginas, tem de graça no InfoLivros. Nele é retratado como funciona o sistema de pesquisa nos hospitais e da importância da engenharia biomédica para a vida das pessoas. Mas já vou adiantando umas coisas, as ferramentas que os médicos usam para salvar vidas, foram criadas por engenheiros biomédicos, assim como um ferreiro forja a espada de um soldado que protege seu reino.
@@danielmachado1610 pq não? é um curso relativamente importante, só é bem nichado
Olá! Estava de olho em Engenharia Elétrica... Mas dizem que vou me tornar um eletricista comum. Quais são as carreiras possíveis com um salário mais digno que posso alcançar?
Tbém tenho esse receio...ter que virar instalador por não conseguir entrar na área....
Vc se decidiu? Tou na mesma dúvida se faço ou não o Sisu fecha hoje
@@guilherme9499 eu tô em dúvida entre ser agrimensor ( engenharia agrimensor)e ser Eng clínico ( Eng. Eletricista)...
Nunca cara… Engenheiro eletricista é a engenharia mais ampla que existe. Apenas se atente a uma instituição com pesquisa e de excelência. Quase ninguém trabalha na área de projetos. Grande parte vai para P&D nas mais diversas áreas. Otimização de sistemas elétricos, otimização de transformadores, controle, hardware in loop, embarcados, IoT, protocolos de comunicação, RF, microeletrônica, eletrônica de potência… Mobilidade elétrica… Sai dessa.
Amigo eu me formei agora em elétrica e te afirmo que a área para o engenheiro eletricista é enorme. Você pode trabalhar desde da parte de média e baixa tensão como em distribuidoras, instalação elétrica industrial ou automação até áreas de alta tensão, como em transmissão e geração de energia. Além disso cada área dessa que eu mencionei é um mundo a parte com várias possibilidades.
Escolhi fazer eng aeronautica, pode até ser nichado mas eu também penso que a área da aviação tende só a crescer, além que eu vi o lito do canal aviões e músicas dizendo que após a pandemia está tendo muitas vagas de emprego no ramo
Engenharia Civil não é mercado constante. Se existe um mercado que oscila muito com a economia é o de construção.
Vou comecar Eng. Elétrica agora dia 3 de fevereiro 😎💰⚡️
Vou começar dia 8 de fevereiro engenharia de software, engenharia elétrica também acho muito top.
@@tailung5679 As duas ?
Na minha humilde opinião, é a engenharia mais difícil junto com a Engenharia de controle e automação
Eu também kkkkkk, no caso é eletrotécnica
Boa sorte amigo! Eu me formei agora e te digo que não é fácil, mas não me arrependo nem um pouco. Se for o que você gosta vai com tudo
Aqui em volta redonda a engenharia metalurgica bomba legal, a siderúrgica nacional está em frente a faculdade inclusive
Cadê a Engenharia Agronômica?! Não é sinônimo de Eng. Agrícola, são profissões diferentes com diferentes atribuições.
Pois é, toda vez que tem tier list de cursos de faculdade a gente nunca tá lá
O cara falando da área de TI sem ser da área de TI é foda... O mercado de TI não está saturado, ele está difícil de ingressar para os juniores, o que é bem diferente. E com a IA hoje, não precisamos de 5 engenheiros da computação, 1 já resolve tudo. O que fez os juniores ficarem cada vez mais difíceis de ingressar no mercado. Eu migrei pra dados, e foi a melhor escolha, sem dúvida!
Fala meu querido. Olha, embora eu não atue na area de ti, ja trabalhei com. Usufruo da area. Tenho um irmao que esta quase 20 anos na area, e tenho inumeros amigos que trabalham nela. alem de estudar muoto sobre o tema e acompanhar
No Brasil (pensando em ganhar muito dinheiro e ir trabalhar no exterior como opção), é a engenharia naval.
Vestibular pouco disputado e garantia de emprego, mesmo antes de se formar.
Engenharia Cartográfica e de agrimensura vale a pena? Vejo muito pouco falando sobre essa engenharia
Ao meu ver é bem nichada, mas tem muito Eng civil indo pra agrimensura por ter várias, várias, várias....vagas... É só pesquisar : topógrafo e agrimensor....
@@dubem7984 os eng ambientais estão indo pra essa área tbm…
Vou cursar engenharia de computação, estou receoso, mas estou confiante ao mesmo tempo. Queria a opinião de pessoas formadas na área; mas infelizmente n tenho
mano, procura comunidades, faço eng softwar. to fazendo isso
Vá fundo, mesmo se você não se encaixasse na área, a área de tecnologia está com muitas vagas em concursos públicos também
@@kauacarneiro2696Está fazendo a quanto tempo? Está valendo a pena? Aqui na minha região só tem essa presencial
Fiquei na dúvida entre Civil e Mecânica. A Civil sempre me interessei pela área, a mecânica a medida que ia conhecendo ia gostando mais, mas acabei escolhendo a Civil. Qualquer coisa faço a transição após o primeiro semestre. Como as matérias são parecidas não iria perder muita coisa.
Engenharia Elétrica ou Mecânica? Qual tem maior empregabilidade aqui no Rio de Janeiro?
SiSU fecha hoje, dia 21/01/2025, e ainda estou em duvida se faço elétrica ou mecânica 😓
Acho q mecânico, não sou do rio,mas acho q mecânico sempre tem mais
Tô na mesma dúvida. É uma pressão muito grande tomar uma decisão que pode mudar todo rumo da sua vida.
Pena que o sisu já fechou, mas sou engenheiro mecânico, entre as duas hoje eu escolheria elétrica. Entretanto, faria engenharia de software se pudesse voltar no tempo 😂
@@jeferson6246 Fiquei na dúvida sobre o que fazer. Eu escolhi Sistema de informação, mas sinceramente eu gostaria de trabalhar na área de engenharia mecânica ou elétrica, mas o mercado de trabalho me preocupou muito. Tomara que eu não me arrependa, o Sisu já fechou não tem o que fazer mais.
@@jeferson6246 Fiquei na dúvida sobre o que fazer. Eu escolhi Sistema de informação, mas sinceramente eu gostaria de trabalhar na área de engenharia mecânica ou elétrica, mas o mercado de trabalho me preocupou muito. Tomara que eu não me arrependa.
não vejo a Eng. ambiental e Sanitária em baixa. Como pode estar em baixa ou substituída se temos uma da piores coberturas em saneamento básico do mundo ? Manejo e recuperação de área degradadas. Mitigação de impactos ambientais etc.. Tem um mercado vasto e não pode, facilmente ser trocada por uma Civil ou Química. Se o faz perde-se muito potencial e foco.
E engenharia aeroespacial, onde entra? imagino que seja bem nichado
queria saber também, tenho vontade de seguir nessa área.
Planejo concluir Eng Ambiental, e fazer Pós em petróleo e gás.
Passei para engenharia automotiva e em mecânica, olhei as matérias que iria estudar em ambas, a automotiva tem tudo o que é de mecânica entretanto vem com uma especialização de brinde o que é muito bom e acabei optando por essa, fora que é em Federal (UFSC)
Eu fiz Eng. Alimentos na UFSC, é uma Eng. Química com uns 10% de troca de disciplinas. Eu teria escolhido Mecanica, na minha época a da UFSC era a melhor do Brasil.
Faço engenharia de minas na UFMG. Formam muito poucos profissionais no país e ninguem sai desempregado. Mineração é um pilar da sociedade talqulmente agricultura. Se pararem coma mineração a sociedade colapsa em 6 meses. Aqui em BH a media salarial é 13000. Vai estudar
O cara coloca "engenharia" de produção na frente. Esquizofrênico.
Oi sou novo aqui nesse canal e gostaria de saber por parte dos CLP’s, que se não me engano é na área de engenheiro elétrico/ automação, eu estou pensando em trabalhar com esses tipos de equipamentos , tenho 16 anos mas já tenho um bom conhecimento nessa área, mas estou bastante preocupado cem como aplicar esse equipamento no meu futuro e como melhora-lo
Engenharia sanitária e engenharia de agrimensura, podem até serem nichadas mas Engenharia de agrimensura é excelente pra trabalhar como autônomo.. conheço uns 5..
Fiquei curioso! Pois, parece ter mais vagas pro agrimensor né! Vc saberia a média salárial desses que vc conhece?!
@dubem7984 os engenheiros agrimensores que conheço trabalham para eles. Tem pequenas empresas..mas eles prestam muitos serviços..estão muito bem financeiramente.
@lijeirinho_ufmg-2014 ouvi dizer que dá pra fazer uns 10 a 15 k confere?!
e a "Engenharia Cartográfica e de Agrimensura"?
@@gabrielzwt é a mesma..tem q olhar a grade curricular pra ver a area de atuação.
Era oq eu tava querendo
Melhor engenharia não existe. Não tem mercado pra absorver nem os engenheiros formados, imagine os recém formados...
Precisa falar a verdade pros jovens. Muito dificilmente vocês vão conseguir ser engenheiro como CLT em menos de 5 anos. Vão querer te contratar pra fazer funcões de engenheiro te pagando como analista, no máximo você vai ganhar 5 mil e com uma concorrência absurda.
Tô no 5° semestre de engenharia de computação e posso dizer que o em questão de mercado é melhor apostar no trabalho com softwares mesmo, tá crescendo bastante, por mais que para desenvolvedores juniors está bastante difícil de entrar no mercado, ainda vale mais apena do que apostar na área de hardware. Tô até meio arrependido porque ciência da computação era bem melhor para mim tendo em vista isso
E sua visão para ciências e engenharia de dados?! Tem empregabilidade pra junior?!
Vou cursar CiT e fazer segundo ciclo de Eng. da Computação, é triste não trabalhar com o que você quer, envolve muita sorte, oportunidade e busca. Me recomedaram CC pelo mercado, mas sinceramente não é minha praia ser 100% software, por mais que isso seja a tendência do mercado. Vida que segue, estou só começando
@@dubem7984Muita empregabilidade. E o melhor curso de formação para cientista de dados é a engenharia de computação. Nossa base matemática é MUITO mais forte que a ciência da computação e da estatística.
Cara, não fica assim. Sua formação matemática e analítica é muito melhor que a de alguém que cursa ciência da computação. Aproveita isso. Vai para área de dados… Ou se aventura na área da microeletrônica e projetos de P&D. Brasil tem a lei do bem e várias leis de incentivo que fazem esses projetos pagarem muito bem. Estamos com muitos projetos de desenvolvimento da microeletrônica digital no Brasil. Programas como o CI inovador pagam 5mil para você estudar e ainda te leva para fora do Brasil com estágio em empresa gringa. Vai na fé que dá tudo certo!
No caso da ambiental, tem a questão do saneamento q ainda vai render nos proximos anos
Tava pensando em fazer a Engenharia Ambiental. Visando a questao da sustentabilidade que algo que esta em alta. Mas vou repensar.
Existe muitas instituições que oferecem Engenharia Ambiental e Sanitária juntas. O vídeo não analisou esse cenário, e ter dupla função pode ser determinante para sua escolha.
Analise outros conteúdos esse cara não sabe muito do que fala, trabalho em uma consultoria ambiental em BH e a empresa não para de crescer a demanda do mercado está altíssima, qualquer tipo de obra atualmente começa com licenciamento ambiental, está super em alta! A empresa trabalha desde licitações para licenciamento, recuperação de áreas degradadas, análise de risco ambiental, até manejo de fauna e flora.
Depende da onde vc mora se tiver muita indústria na sua localidade da pra fazer pq vão precisar de alguém para cuidar dos resíduos sólidos e dos subprodutos gerados, onde eu moro a indústria e bem capenga conseguir arrumar um estagio na prefeitura com PGRCC mas se não conseguir nada quando terminar e bem capaz de ir pra SP!
@@pedrovinicius2921 onde eu vejo que a engenharia ambiental perde espaço é nessas áreas que vc citou, pelo fato de serem facilmente substituída por tecnólogo em gestão ambiental e alguns casos até por técnicos em meio ambiente.
A universidade que irei cursar oferece as duas juntas, acha que vale a pena? @@douglasalves4556
Onde se encaixa a engenharia nuclear nessa tier list? 😥
nichada
Olá!
Eu consegui a média no enem para cursar química bacharelado na utfpr , porém, eu queria cursar engenharia química, estou na dúvida se faço o curso de Química bacharelado na federal ou se faço engenharia química na particular.
Boa noite, faltou a engenharia nuclear, você nunca comenta.
O que acha da engenharia biomédica? Adoraria fazer mas parece bem invisível em meio ao resto.
Eu faria engenharia elétrica e pós em Eng clínica para atuar em hospitais... Na gestão e manutenção de equipamentos biomédicos....pois, o Eng eletricista e o engenheiro biomédico são responsáveis por equipamentos junto ao CREA... Porém, o Eng. Eletricista tem diversas atribuições..... já o biomédico só a área de equipamentos, pesquisa etc só neste nicho!
Engenharia Física estaria em qual patamar?
Segundo o vídeo dele, muito nichada, mas promissora, em razão de ter maior foco em pesquisa científica.
Estou me graduando em Eng. Física, e as atribuições vão além. Não concordo com a colocação dele.
Gente AEB (Agência Espacial Brasileira) , depois que entrar um governo que vise o espaço como moeda de troca e moeda política, vainde dar bem. Vai abrir concurso pra essa área e vão precisar construir vários cargos, logo, a parte de engenharia vai ser excepcionalmente importante.
Resumindo: nunca acontecerá. 🤣🤣🤣
@@fulaninho_sicrano discordo.
Tá na disney?
@@ramos_igr argumentação lógica meu amigo. O problema não é o Brasil em si, o problema são as peças que administram o país e seus órgãos estatais. Vá nos EUA , lá são mais de 7000 agências estatais, aqui temos um pouco mais de 500, você acha mesmo que o concursado é o problema ou é o político sacana fazendo lobby com pessoas de mal caráter ?
@@zarakikenpachi9538Faltou adicionar os quase 200 anos de desenvolvimento que eles tem a frente do Brasil. Pra quem quer entrar logo, é um pouco furada!
E engenharias como mecânica, mecatrônica e outras como essa?
Nao entendi amigo
Eu só melhoraria a posição da engenharia ambiental pelo fato de muitas instituições oferecerem a mesma combinada com engenharia sanitária.
ENG. FÍSICA MELHOR DE TODAS🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥
Muito uber !!!! 😃😄
527⁰ dia pedindo para que você fale da "Engenharia Cartográfica e de Agrimensura" 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Se a engenharia ambiental é importante em uma determinada área, então ela seria nichada e não em baixa. Não pegou bem dizer que a engenharia ambiental está em baixa sendo que ela é importante em uma área como você disse, e ainda mais a isolando das outras. É só uma opinião.
Você cursa? Kkkkkk
Isso é a visão dele, não é nada definitivo.
@tailung5679 Olá! Ué, não posso ter a minha opinião também?
Engenharia ambiental apenas fica em baixa para quem “abraça árvore”, ou seja, para os que não se vendem aos “poderosos”, infelizmente…🤷🏻♀️
É assim há anos!
O cara esqueceu das funçoes mais importantes do engenheiro ambiental, entre elas a parte de saneamento. Definitivamente ele não sabe o que está falando
Acredito que em específico para engenharia Aeronáutica e Naval as melhores oportunidades são concursos militares como marinha e aeronáutica.
Naval funciona bem para a marinha, mas aeronáutica para a FAB não, pois eles tem o ITA né?! Aí muitos engenheiros formados no ITA seguem na carreira militar.
@gustavoferreira2961 sim , de fato também existe essa possibilidade. Obrigado pelo comentário camarada.
a Marinha possui uma unidade dentro da USP e uma parceria com o departamento de engenharia naval de lá.
eles costumam a não abrir vagas pra Engenharia Naval em concurso, pois eles mandam os Oficiais formados na Escola Naval para cursarem Engenharia Naval na USP.
a Marinha não tem um instituto de engenharia próprio, então ela forma seus engenheiros pelo ITA, IME e USP através de parcerias.
@@jnkedu Amigo.... eu sou do RJ. Conheço vários engenheiros formados pela UERJ e UFRJ que ingressaram na Marinha... Eu fiz engenharia Elétrica na UERJ formado há 22 anos, porém eu atuo na indústria privada. Tenho um colega que entrou e saiu da marinha em menos de 2 anos, não gostou do militarismo (segundo ele tem que engolir muito sapo) e retornou para a iniciativa privada. Outro colega engenheiro Naval formado pela UFRJ não gostou do curso, estudou mais e passou pra Auditor da Receita. Outra coisa, alguém aí de cima escreveu que engenheiro Naval ganha muito dinheiro. Pra mim, muito dinheiro é 50mil liquido pra cima por mês. Os que eu conheço que estão na Marinha ganham na faixa de R$18mil bruto. Além disso o mercado de TI (onde trabalho e está carente de profissionais) está recebendo engenheiros como trainee para QUALQUER especialidade, eu trabalho com pessoal de Química, Civil, Mecânica, Produção, Ambiental e etc! Abraços.
O que eu tô fazendo aqui? Eu faço psicologia kkkkk
Cade a engenharia aeroespacial?
Vou buscar uma vaga na aeroespacial na USP. Acha que o mercado de trabalho tá bom? É difícil arrumar serviço na EMBRAER ?
Edit: Aeronáutica
Fala irmão, estudo engenharia de c. e automacao na Unicamp e posso te dizer que, você estando dentro de uma grande universidade (Usp, Unicamp, Unesp, Ufmg, Ufrj, etc…), se esforçando e fazendo networking ao longo da universidade, é quase impossivel você não ser um destaque na sua area de atuação! Claro, exige muito esforço, mas as grandes faculdades estão ali justamente para fazer essa ponte entre a industria e os academicos… inclusive, tenho 3 amigos da usp e 1 do meu curso que trabalham na embraer! Vai fundo!
OLOCO, e a área que mais cresce no Brasil. Aqui na minha cidade, Sorocaba tem o aeroporto daqui está precisando urgente de técnicos de manutenção de aeronaves e exclusive está surgindo boatos que vai abrir uma fábrica da Embraer aqui
Lembrando que a aeroespacial aqui no Brasil, você vai começar a procurar estágios de técnico de manutenção de aeronaves. Depois com o tempo, claro você vai subindo de cargo até entrar nos projetos de criação de aeronaves com participação da agência espacial brasileira e trabalhar com 3les se você quiser
@@rafaelmelo7963 Vlw, irmão! Sua resposta me ajudou dms. Da medo entrar em um curso e não conseguir trabalho depois 😥
@@Хьюго-я7о vlw, mano. O sonho é trabalhar em uma grande empresa do ramo. Tmjjjj
Estou em duvida entre eng eletrica e computacao ambas eu gosto e faria mas to querendo escolber aquela que me dara uma melhor carreira no futuro
Acho q computação
minha irmã faz engenharia elétrica na federal e é bem puxado, mas a faculdade proporciona muitas oportunidades de projeto e networking. acho que a instituição também conta bastante. vou fazer o enem esse ano, pesando em aplicar para eng elétrica ou computação
computação em geral é melhor caso você goste da parte de software e integração elétrica com máquinas que usam hardwares
Caso não goste desse ramo, a elétrica é mais específica e menos nichada, o que é um ponto positivo para quem ainda não decidiu 100% o rumo a seguir.
Acho que se você fizer engenharia elétrica + uma pós na área de TI, já quase equivaleria um diploma de Engenheiro da computação, o qual você ficaria restrito à area de TI e Hardware. Aqui na minha região que eu moro (DF), direto abrem concursos públicos na área de TI que aceitam diploma de engenheiro eletricista, ou até mesmo, nem precisa ter diploma na área de TI, o mesmo acontece com as empresas, não exigindo diploma especifico de TI para contratar. Cursando a elétrica e se especializando na computação, você poderá atuar em ambas as áreas e terá muito mais oportunidades.
Com o advento da IA, computação é tier S fácil.
Elétrica industrial é boa?
E a faculdade de engenharia de recursos hídricos e meio ambiente tem na UFF mas fiquei em dúvida
@@Jorge_Miguel_FFC não vale a pena..é muito especifica..
Acho bem especifica
e engenharia Hídrica? Compensa ou não compensa fazer?
Não.. melhor fazer engenharia civil e especializar em engenharia hídrica..
Discordo de muita coisa. Tem coisa demais em baixa aí pq o Brasil é um lixo e não tem indústria. Metade dessas engenharias aí é jogar o diploma (seu tempo) no lixo.
Engenheiro ambiental faz o que? Assina o que? Serve pra que? Tudo que ele faz o civil também faz. Tudo que ele deveria fazer acaba sendo necessário um civil pra assinar.
Resumo pra garotada: façam engenharia civil, mecânica ou controle e automação/sistemas.
O resto é merda nesse país de bosta
Atualiza a logo da Engenharia de Produçao por favor. Ja temos uma logo oficial
Ciências da computação ou engenharia de software?
Ciências da computação é mais generalista
Eu fiz CC pq descobri o real significado de engenharia de software e achei meio nhe, geralmente é um adm de T.I com a base de toda a computação, claro que pode atuar em outras áreas mas pra mim nn era o foco necessário
@@heve2949 engenharia de software é uma subárea de ciências da computação?
@@heve2949 engenharia de software é uma subárea de ciências da computação?
@@matheusmartinscremes5090 fiz a pergunta em vários outros canais de ti e quase todos recomendam CC
Estou no primeiro ano em engenharia eletrotécnica e de computadores, que é equivalente aí no Brasil a engenharia elétrica e computadores
Você é de que país?
Se vc vir para o BR e fizer revalidação..seu diploma pode sair com engenharia de produção, engenharia mecânica ou engenharia elétrica..
Acho que faltou a engenharia aeroespacial que eu acho nichada também.
Irmão, qual é a sua opinião sobra engenharia de produção ?