O ATELIÊ - EPISÓDIO 6 - Amor à Arte. Ou ao Artista?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 сен 2024
  • O que leva uma pessoa a entrar numa escola que é acusada de ser uma seita? O sexto episódio de O Ateliê analisa o carisma do líder do Ateliê do Centro e ouve psicólogas e cientistas que analisam relações abusivas.
    ▶️ Apoie o podcast e ouça os quatros episódios do mês na primeira quarta-feira: orelo.cc/chico...
    ▶️ Desconto exclusivo com a NordVPN para os ouvintes do O Ateliê acessando o link ➼ nordvpn.com/oa...
    Experimente agora, sem riscos! A NordVPN garante reembolso de 30 dias.
    📧 Fale conosco no e-mail podcastoatelie@gmail.com
    --------------------------
    FICHA TÉCNICA
    O Ateliê é um podcast da Pachorra Felitti Áudios, Livros e Filmes.
    Chico Felitti - criador, roteirista e apresentador
    Beatriz Trevisan - produtora e apresentadora
    Maria Leite - produtora
    Renan Bianco - produção-executiva
    Luan Alencar - edição e direção de som
    Victor Oliveira - trilha sonora original
    Capa - arte de Catarina Pignato sobre tela de Mirela Cabral
    Domenica Mendes - Gerência dos canais do podcast
    Eduardo Giuntini Martini - consultoria jurídica
    Pedro Fida é consultor jurídico e cuida dos business affairs
    As narrações foram gravadas na Agência de Podcasts, em São Paulo.

Комментарии • 87

  • @stelaalves6774
    @stelaalves6774 Год назад +67

    o cara que falou que ele tava falando bosta representou toda a população que ouve este podcast

  • @heloisabenante8861
    @heloisabenante8861 Год назад +48

    É importante falar também dos relacionamentos abusivos que ocorrem em âmbito familiar. Só quem viveu numa família abusiva e com familiares narcisistas conseguem entender o que essas pessoas sofreram.

    • @raphaelaguiar4682
      @raphaelaguiar4682 Год назад +13

      Eu fico revoltado com essa gente que vem nos comentários dizer que "ah a pessoa ficou nisso por anos porque quis". Sinceramente, não desejo o mal a ninguém, mas às vezes acho que essas pessoas precisavam passar por um relacionamento abusivo pra saberem o quanto é difícil identidicar e sair disso. Sem contar que normalmente a gente sai disso sem querer e só identifica depois que sai.

    • @heloisabenante8861
      @heloisabenante8861 Год назад +5

      @@raphaelaguiar4682 exatamente. É como a psicóloga disse em um dos episódios: não existe só o lado ruim num relacionamento abusivo, é uma teia muito difícil de se libertar. Acredito que esses jovens eram vulneráveis, devem ter sofrido outros abusos anteriormente.

    • @jrbetolouzada
      @jrbetolouzada Год назад +1

      @@raphaelaguiar4682 a moça foi estuprada pq estava com roupa curta. Coisas sem justificativa. A pessoa fica impotente. É foda.

  • @R.Liz.
    @R.Liz. 9 месяцев назад +5

    Fui criada em uma religião que era uma seita, e quando cheguei a adolescência e comecei a questionar as coisas era tida como pecadora, infiel e problemática, meu pai chegou a me trancar em casa e me proibiu de estudar (eu estava terminando o 3°ano) para sair dessa igreja tive que fugir de casa arrumei um emprego com 17 anos fui morar com amigos do trabalho e depois meus avós maternos (q não faziam parte) me acolheram foi o que me salvou...

  • @larissaalves2876
    @larissaalves2876 Год назад +22

    Esses relacionamento abusivos também devem ser mais explorados e entendidos no âmbito da cozinha comercial. Tentam justificar a hierarquia como funcionalidade mas é uma das indústrias que mais levam ao suicídi0 onde abuso, agressões verbais e assédio são o "normal". Programas de TV nessa linha são amados quando na verdade deveriam ser questionados, assim como as agressões do "mestre".

  • @andressathiemibraga
    @andressathiemibraga Год назад +35

    Impressionante como os abusadores sabem agir para manipular as pessoas. Líderes de seita são realmente assim, carismáticos, fingem te acolher, que serão os únicos que te entendem…aí te afastam da família, dos amigos, vc vai ficando cercada…

  • @ciosear3692
    @ciosear3692 9 месяцев назад +6

    esse áudio da menina falando da comida dele (entre outras coisas) é mt bizarro pqp
    claro, tudo é mas esse me arrepiou

  • @sondgle
    @sondgle Год назад +47

    Esse jovem de touca laranja que rebate o Rubens é o Mr Lúdico que trabalhou na MTV na época que começaram a virar mais comédia que música hahaha
    Acho que ninguém vai lembrar

    • @marianaterra__gouri9412
      @marianaterra__gouri9412 Год назад +3

      Siiiiimmmm também reconheci a voz!!

    • @viniciustinoco6206
      @viniciustinoco6206 Год назад +2

      é ele mesmo pela voz! ja encontrei ele tocando bateria na rua, representou Mr Lúdico!

    • @sondgle
      @sondgle Год назад +2

      @@marianaterra__gouri9412 o vídeo de onde foi extraído esse áudio tá no RUclips também

    • @giog8028
      @giog8028 Год назад

      @@sondgle qual o nome do vídeo?

    • @sondgle
      @sondgle Год назад +6

      @@giog8028
      A estética do protesto Rubens Espírito Santo 👇🏾
      ruclips.net/video/v5DdbWQ48qE/видео.html

  • @danielletakahashi
    @danielletakahashi Год назад +8

    O meu ponto de vista deste grupo é que a necessidade deles de serem autênticos, excêntricos, originais e livres, levaram eles justamente no caminho contrário do que eles buscavam.
    Ficaram dentro de uma mesma caixinha, presos, rotulados, e diminuídos a serem todos iguais.
    Vi no Instagram dessa escola de arte que eles postaram uma nota oficial contra esse podcast, parece que estão sem aulas e atividades até a poeira abaixar. 😅

  • @larissaalves2876
    @larissaalves2876 Год назад +16

    Sou mt sortuda por ter me afastado de um relacionamento tóxico durante uma viagem com minha família. Isso foi extremamente revelador e eu sou extremamente grata por essa libertação, de me desintoxicar dele. Sempre que eu queria terminar ele se vitimizava e dizia que eu, quando qualquer coisa ia mal na vida, atribuía esse fracasso a ele e mt "racionalmente" me convencia a continuar. Em uma das vezes eu estava claramente contrariada em voltar com ele e disse isso pra ele ao que ouvi "no amor e na guerra vale tudo". Ou seja, não interessa sua vontade mas a minha e eu Te ganhei. Spoiler, que eu estava clinicamente bastante deprimida e achava que ele presente o tempo todo era um zelo, para alguém que tinha ataques de pânico ou ansiedade dia sim dia não, mas claro que não era zelo, ele estava lá pq era um desocupado w não trabalhava, era ele querendo me sugar numa co-dependência horrorosa, pq ele era um zero a esquerda e não queria ficar só de jeito nenhum e lidar com a própria bagagem dele. Me explorou emocional e financeiramente e ainda me traiu (como fez com todas as "ex loucas" dele).. sou mt sortuda mesmo porque isso durou apenas um ano, podia ser bem pior sem rede alguma de apoio, mas eu tinha ela.

    • @renatafeitosa184
      @renatafeitosa184 2 месяца назад +1

      Que bom que você conseguiu sair dessa, e rápido! Muitas pessoas demoram muito para perceber e conseguir sair de uma relação abusiva. Imagino que 1 ano foi uma eternidade pra você, dentro desse cenário, que bom que você tem uma rede de apoio que te ajudou nessa, fico feliz pela sua vida ❤

    • @larissaalves2876
      @larissaalves2876 2 месяца назад

      @@renatafeitosa184 brigada ❤️❤️❤️

  • @anacris5629
    @anacris5629 Год назад +45

    Desculpe minha ignorância proletária de quem já lavou banheiro pra sobreviver, mas todas essas falas, do professor e dos alunos, me lembram as discussões deleuzianas de artistas acadêmicos e o a acesso "ao sensivel" e outros jargões que só gente como elas tem (e que quem não tem fica mimetizando tentando se conectar com batatinha para se sentir pertencendo a esse circulo). A violência entre indivíduos, o artista a cada um dos alunos, é punk, mas o contexto coletivo e institucionalizado como "escola de arte" é igual e tão violento (é tão seita) quanto qq espaço a academico cuja gênese é elitista.

    • @leonancarvalho13
      @leonancarvalho13 Год назад +5

      perfeita colocação

    • @LadyLyn1234
      @LadyLyn1234 Год назад +5

      Eu jamais conseguiria escrever algo tao bom e q resume tao bem o meu desconforto perante espaços acadêmicos em geral. Exatamente esse o sentimento!

    • @anafoxx
      @anafoxx Год назад +5

      Arrasou. Cursei Letras e a cada descrição desses espaços e das falas dos alunos, me lembrava quantos colegas de curso não se sentiriam confortáveis nesse espaço também. Gente escrota!

  • @marins.camila
    @marins.camila Год назад +18

    Gostei da fala da psicóloga.
    Entendo o que é um relacionamento abusivo.
    A idolatria dessas pessoas com esse homem é bizarra demais, não consigo entender como essas pessoas se permitiram a tanto.

    • @raphaelaguiar4682
      @raphaelaguiar4682 Год назад +4

      Falo como alguém que viveu um dois relacionamentos abusivos. A verdade é que quando você está dentro de um relacionamento assim, você não percebe até sair dele. E é muito difícil sair. No meu caso, eu cheguei a perder 45kg em 1 ano e meio, por conta da depressão e ansiedade que o casamento me trouxe. E mesmo assim, só percebi que era um relacionamento abusivo quase um ano depois de sair dele.

    • @patriciaaa401
      @patriciaaa401 Год назад +3

      Como ela disse não é um relacionamento ruim, se não ficaria fácil de identificar, mas era um relacionamento abusivo, que começa bem e até tem bons momentos, e por isso a pessoa pensa se realmente vale a pena sair daquilo e também pelo abuso psicológico, pq no geral o abus4ador começa fazendo mil elogios, colocando a auto estima lá em cima e no final a pessoa é uma emprestavel que só não está pior pq ele está lá, do contrário ninguém ia querê-la e como ele manipulou para tirar todo rede de apoio a pessoa não tem a quem recorrer.

  • @eduardaaguiar3411
    @eduardaaguiar3411 Год назад +29

    Acho o trabalho do Chico em geral de uma qualidade ímpar, bem acima da média dos demais jornalistas. É um nome que vai manter um legado, sei disso.
    Justamente por isso a encheção de linguiça é tão enfadonha, ele não precisa de tantas informações desnecessárias pra manter nossa atenção, mas mesmo assim faz isso. (Como por exemplo, repetir a mesmíssima fala do Rubens todo episódio).
    Agora o que me incomodou muito nesse episódio foi o termo "violência contra mulher" ser usado tantas e tantas vezes durante o episódio. É um absurdo sem tamanho mulheres serem violentadas no nosso país, mas pra mim parece até um desrespeito e desconsideração com os homens que foram abusados (inclusive sexualmente, como relatados nos episódios anteriores)
    Rubens é um desgraçado e ponto. Mas não violentou mulheres por serem mulheres, violentou pessoas. O que as diferem foram as formas que abusou e agrediu essas pessoas, seja por força física, ponto fraco ou influência.
    Ps: não me recordo do nome da atriz que faz as dublagens, mas é simplesmente perfeita!!!!

    • @marceles9107
      @marceles9107 Год назад

      assino embaixo!

    • @vinnylg2002
      @vinnylg2002 Год назад +8

      Sei que pode soar repetitivo, mas o Chico explicou em outras redes que é necessário inserir sempre esse áudio do Rubens para dar vazão à versão dele para as acusações.

    • @eduardaaguiar3411
      @eduardaaguiar3411 Год назад +4

      @@vinnylg2002 faz sentido, não tinha pensado por esse lado kkk

    • @leonancarvalho13
      @leonancarvalho13 Год назад +7

      Isso de reforçar muito a questão da mulher é uma estratégia jurídica nessa peça de acusação que é esse podcast. Longe de mim dizer que esse cara não cometeu abusos, o problema é que quase tudo que ele fez ou é difícil de provar, ou e difícil de ensejar uma condenação por crime. Então abordar mais o viés de violência contra mulher opera como um modulador emocional da audiência e cria enfoque e clamor popular nesse sentido, o que pode afetar de certa forma as autoridades e acabarem deixando passar provas frágeis e afins numa ação penal. Afinal, existem tipos penais específicos que envolvem a maioria das condutas narradas, mas contra mulheres e em contexto doméstico, por isso esse enfoque nas vítimas mulheres. Outro ponto problemático desse podcast que ficou claro nesse episódio, é reduzir os abusos cometidos pelo sujeito à uma relação tóxica, é muito mais que isso, esse comportamento de seita é um problema forte para o direito que não tem respostas claras para isso, mas não é da forma que o podcast optou em tratar o caso que esse debate será levantado.

    • @giharket
      @giharket Год назад +7

      Discordo de você. A violência contra a mulher, tem como elementos fundantes o patriarcado e a desigualdade de gênero, Rubens violentou de formas diferentes os homens e mulheres que caíram na sua lábia. Assim como violentou de forma diferente quem era de classe social diferente.
      É extremamente importante diferenciar, pontuar, frisar os elementos que fundam e estabilizam que alguns corpos são mais violentados que outros. Todos foram vítimas, mas não eram vitimas iguais, não sofriam violências iguais e não saíram iguais desse episódio.

  • @jucearaujo2226
    @jucearaujo2226 Год назад +7

    TB tenho dúvidas se será preso, ele escravizou adultos que, por vontade, serviam e obedeciam, não tinham nenhuma posição crítica, nenhuma ação de resistência. O cara não tinha nenhum poder econômico sobres os alunos, era uma servidão voluntária. A pessoa podia levantar e ir embora, se opor ao abuso, reagir, socar a cara dele, mas ficavam e permitiam. Basta um advogado talentoso p cara se safar, os argumentos estão todos aí.

  • @andressssa
    @andressssa Год назад +30

    O vídeo em que o Rubens tenta bostejar numa roda de conversa é esse: ruclips.net/video/v5DdbWQ48qE/видео.html, e o jovem de gorro laranja é simplesmente o Mister Lúdico da MTV.

    • @isabellaisrael4157
      @isabellaisrael4157 Год назад +5

      Obrigada pelo compartilhamento!

    • @luctsu
      @luctsu Год назад +1

      Obrigado! Alguém tem o link do zoom daquela garota falando do jantar?

    • @andressssa
      @andressssa Год назад +2

      @@luctsu Acredito que aquele vídeo estava no canal do Ateliê, mas já apagaram tudo de lá.

  • @deniselaurenti1834
    @deniselaurenti1834 Год назад +8

    Obrigada por proporcionar essa “ rádio novela “ apesar de ser realidade e não ficção amandooooo

  • @lauradamsc
    @lauradamsc Год назад +9

    que trabalho Chico e equipe! Indignada com a história, torcendo por um desfecho justo, mas muito bem contada por vcs

  • @lucianamaia6433
    @lucianamaia6433 Год назад +1

    Vendo muitos vídeos sobre narcisismo. É muito importante detecta los.

  • @flyerbuttler
    @flyerbuttler Год назад +1

    Esse episodio é muito impactante, não somente pelas descrições mas também pelo relato do abuso psicológico.

  • @FabianaGrossenbacher
    @FabianaGrossenbacher 8 месяцев назад +2

    Que dó dessas pessoas que acreditam nesse tipo de gente. São como os ratinhos de laboratório. Ganham uma pitadinha de bons momentos e não conseguem ver a manipulação psicopata. Com certeza essas pessoas tem a personalidade frágil, acreditam em tudo e podemos ver até aqui nos comentários. Quem comenta a favor desse louco lúcido, ou é igual a ele, ou o tipo de pessoa q acredita em tudo. São facilmente manipulados.

  • @anabiagomes4514
    @anabiagomes4514 Год назад +43

    Poxa como assim não se conectou com a batatinha? É difícil acreditar que pessoas se deixam transformar em groupies juvenis de um cara que, depois de uma rápida pesquisa, se verifica que não significa NADA no mundo da arte. O poder do abuso.

    • @danielletakahashi
      @danielletakahashi Год назад +6

      😂😂😂😂😂😂 se conectar com a batatinha foi foda...😅

    • @fernandaborges6836
      @fernandaborges6836 Год назад +1

      Sim. No fim das contas, uma grande palhaçada.

  • @pastpatour
    @pastpatour Год назад +20

    Ainda é inconcebível pra mim pessoas com recursos e estudo serem ludibriadas por um cara tão tosco e escr0to nessa seita. Um jeca megalomaníaco, gente! Um ridículo! Quem tolera ser humilhado por tal homúnculo mais de uma vez? Eu tento ter empatia, mas não consigo compreender.

  • @RechiLucas
    @RechiLucas Год назад +30

    O cara é um completo escroto, mas não me desce imaginar essas pessoas passando por tudo isso por tanto tempo e mesmo assim voltando todos os dias. Ele não é o único desequilibrado da história..

    • @ammarruda
      @ammarruda Год назад +8

      Confesso que para mim também é difícil me colocar no lugar dessas pessoas e pensar que eu não teria percebido o nível dos abusos e cortado relações. Mas quando levo em consideração todo o glamour que o conceito da arte traz consigo, o estado emocional das pessoas e até mesmo uma possível carência de afetos (mesmo que absurdos), tudo se torna possível. De alguma forma esses discípulos se conectam ali através de toda experiência (abusiva) e se a grande maioria considera as vivências como algo não tão negativo assim, o indivíduo acaba se acostumando com isso e considerando normal também.
      Sem contar que apesar de tudo parecer uma doideira pra gente que está de fora, era tudo feito em um espaço relativamente aberto às pessoas de fora, o ateliê tem instagram, as sessões de sexta eram gravadas, o mestre era figura pública aclamada (?) por muitos. Quem é tão doido de cometer crimes e ainda colocar possíveis provas pra jogo? Complicadíssimo. A minha sorte é sempre ter sido muito quebrada de pobre e ninguém ter visto potencial em tirar minha grana.

    • @luctsu
      @luctsu Год назад +3

      Sim, é assustador ver o que as pessoa se submeteram. Esse relato do jantar, por exemplo, é uma bizarrice pura. Mas não é por menos que durante o podcast já foi dito algumas vezes que a maioria das pessoas que entraram por lá entraram fragilizadas/instáveis psicologicamente. E isso é um terreno fértil para que uma besta como o tal "mestre" coloque suas garras e manipule/abuse.

    • @Naoya130
      @Naoya130 Год назад +9

      Acho que são muitas coisas complexas que estão relacionadas a essa entrega a algo tão grotesco. Acho que quanto mais temos bagagem e conhecemos referências do que é aceitável ou não em qualquer tipo de relacionamento, mais conseguimos notar as red flags. Aparentemente, nenhuma das pessoas envolvidas já tinham experenciado algo parecido com o que rolava lá, então não tinham uma ideia de até onde era aceitável fazer tudo aquilo
      Outro ponto que pesa muito é essa necessidade de fazer parte de algo, de um grupo, de um propósito maior do que a individualidade e a existência. Ele se aproveitou da fragilidade das pessoas. Ele sabia que elas estavam perdidas, queriam chegar em um lugar em que nunca tinham chegado antes.
      As pessoas que passam por relacionamentos abusivos e tóxicos muitas vezes não se veem como alguém que pode estar em uma situação assim um dia. Não estou defendendo quem voltava lá para viver aquelas atrocidades, mas só estou querendo trazer uma visão de que muitas vezes nos submetemos a situações que só percebemos o quanto foram ruins e humilhantes muito tempo depois.
      Esse monstro infelizmente é apenas um exemplo do que pessoas narcisistas e egocêntricas são capazes de fazer. Essa "escola" foi exposta, mas imaginem quantas situações tão ruins ou piores não acontecem por aí em lugares ainda mais obscuros.

  • @katiamoraes2787
    @katiamoraes2787 Год назад +1

    EXCELENTE REPORTAGEM

  • @jhonnyrussel
    @jhonnyrussel Год назад +1

    Que trabalho incrivel!

  • @guilhermemuniz9935
    @guilhermemuniz9935 Год назад +5

    achei meio enrolado, sem informações novas

  • @sahrocha7737
    @sahrocha7737 Год назад +5

    Todos os abusos que nós, mulheres, passamos, ainda mais a anos anteriores, era um motivo de vergonha falarmos disso. Nos sentimos frágeis, desprotegidas. Tudo por conta da cultura machista que vivemos. Mulheres, nunca t voz e credibilidade . A culpa é sempre das mulheres. INFELIZMENTE!

  • @NorminhaBernardes
    @NorminhaBernardes Год назад +4

    Tem que expor e prender para sempre esse canalha abusador. Viveu inicialmente as custas de mulheres e depois as custas de jovens. Parabéns Mirela e Chico. Cadeia Nele.

  • @lfpupim
    @lfpupim 9 месяцев назад +4

    Temperos RES kkkkkkkkkkkk tmnc

  • @deniselaurenti1834
    @deniselaurenti1834 Год назад +6

    A tatuagem é o ápice da loucura desse homem

  • @isismedeiros3501
    @isismedeiros3501 Год назад

    Incrível

  • @professoradegf
    @professoradegf Год назад

    Muito bom

  • @luanasouza3245
    @luanasouza3245 Год назад +4

    A Mirela falando que tinha que usar no Rubens a maquininha de tirar casca do pé 🤮🤢🤮🤢 Esse cara é muito asqueroso

  • @mariafernanda.1508
    @mariafernanda.1508 Год назад

    Que loucura!

  • @j.l.3395
    @j.l.3395 7 месяцев назад

    Esse jovem falando parece ser o mister lúdico 😂

  • @paulodiasmetallica
    @paulodiasmetallica Год назад +3

    Primeiro!

  • @camilalima5159
    @camilalima5159 9 месяцев назад

    excêntrico total esse cara Jesus, não ficaria 1 dia

  • @Sarahspcor
    @Sarahspcor Год назад +4

    Chico, vou ouvir depois eu comento, eu não sei o que é Vpn.. preciso me atualizar..

    • @Naoya130
      @Naoya130 Год назад +1

      É como um túnel entre os seus dispositivos e os sites e aplicativos que você acessa, por exemplo. Sempre que acessamos algo, deixamos um rastro, e a vpn entra como uma forma de ocultar isso, 'simulando' um rastro diferente do seu. Assim você consegue ter esses benefícios que ele citou, mas também acessar séries e filmes que estão disponíveis apenas em outros países, por exemplo.

    • @Sarahspcor
      @Sarahspcor Год назад

      @@Naoya130 Isso seria muito bom, pois as vezes preciso entrar em sites que pedem para aceitar cookies.. Mas dá pra acessar o banco normal????

  • @isabellamartins7617
    @isabellamartins7617 Месяц назад +1

    Tudo gira sobre o cara… é surreal o narcisismo, Jesus

  • @deniselaurenti1834
    @deniselaurenti1834 Год назад +4

    Tudo estranho demais

  • @giacondafaccin9033
    @giacondafaccin9033 Год назад

    Credo gente!!! Mesmo vítima, tudo tem limites

  • @ThiagoDomingos-bc8ji
    @ThiagoDomingos-bc8ji Год назад +1

    nao consigo entender essa galera kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • @user-dc7qd7rs4h
    @user-dc7qd7rs4h 9 месяцев назад

    Nossa, tem partes que beiram o absurdo. Agradecer pelas humilhações, tatuagens... gente

  • @ramospauloc
    @ramospauloc Год назад +1

    Este episódio está bem abaixo do nível dos outros Eps

  • @claudiarosaradialista
    @claudiarosaradialista Год назад +1

    Terceira?!

  • @asas_31
    @asas_31 29 дней назад

    Não entendi porque as entrevistas foram feitas com psicólogas especialistas em relacionamento abusivo e violência de gênero, e não em seitas. É claro que é importantíssimo debater o assunto na esfera pública, mas tenho a impressão que não se aplica ao caso do ateliê, afinal não é o mesmo tipo de abuso.
    Agora, socorro, peço desculpas mas eu tive que rir da menina dizendo que não conseguia se conectar com a batatinha 💀 pqp, como levar o relato da culinária a sério? 😭

  • @Jurubebo12
    @Jurubebo12 Год назад +3

    Terminou com muitão a explanação. Nota zero

  • @tgpassos8720
    @tgpassos8720 Год назад +2

    1o

  • @luciliafirmino4814
    @luciliafirmino4814 Год назад

    Babaganuch com uva passa.