Algumas observações: 1) A mesma observação que fiz no vídeo sobre Roundabout: na música, "baixaria" é um termo informal, comum em gêneros como samba, choro e MPB, que se refere a passagens, frases ou improvisações no baixo que são elaboradas, complexas ou virtuosas. Em geral, descreve momentos em que o baixista vai além do simples acompanhamento rítmico e harmônico, criando linhas melódicas e até solos que se destacam. Eu sei que muitos que clicaram no vídeo talvez desconheçam esse sentido, então sim, aproveitei o duplo sentido para gerar curiosidade e atrair cliques. Faz parte do jogo! 2) A mulher na thumbnail é Pattie Boyd, esposa de George Harrison na época do lançamento de Something e sua inspiração para a música. Curiosidade extra: essa mesma Pattie Boyd é a "Layla" de Eric Clapton, que mais tarde “roubaria” (entre aspas, claro, porque ninguém pertence a ninguém!) Pattie de Harrison, até então seu amigo. 3) No vídeo de hoje, falo bastante sobre intervalos musicais. Se isso for um pouco confuso, recomendo conferir minha série sobre intervalos musicais para entender melhor. ruclips.net/video/OsVpoEJpoz0/видео.html 4) Essa é uma pergunta que recebo muito, então já respondo aqui: o programa que uso para isolar as faixas chama-se Moises. 5) Em alguns momentos do vídeo, o áudio ficou com um ruído um pouco incômodo, porque o baixo estava ligado com mais ganho do que eu esperava! Peço desculpas pelo incômodo. 6) E aí, vocês gostariam de uma análise mais detalhada da harmonia e melodia de Something? Deixem nos comentários!
Sobre o item 2. George e Eric continuaram amigos. George inclusive foi ao casamento do Erick com a Pettie. Paul e Ringo também compareceram e eles chegaram a tocar juntos em um palco quase sendo uma reunião dos Beatles depois do fim da banda, se não fosse pela falta do John Lennon que na época morava nos EUA. Pattie Boyd também foi inspiração para Wonderful Tonight do Eric Clapton. A mulher inspirou três grandes clássicos da música. :D
Excelente análise dessa baixaria. Realça a importância do contrabaixo no encadeamento harmônico, principalmente quando ele transforma acordes em estado fundamental em acordes na 1a, 2a e 3a inversões!
Excelente vídeo Marco, ainda mais sobre o instrumento que amo. Sugestão, ao final dos seus vídeos de análises, toque a música na íntegra (isso é, se não for gerar problemas com direitos). Prosperidade ao canal
1:03 Vejo Paul McCartney exatamente assim, como sobrenatural, alguém que veio à esta existência para trazer beleza, satisfação, calma e maravilha. Exatamente o que se espera de divindades. Mais do que fã, eu sou um devoto de Paul McCartney.
Cara eu também. Você foi genial. Ja fui a 5 concertos 2 deles com soundchecks Miami Dublin 3 x SPO e ainda tenho um LP autografado pelo nosso irmão Paul McCartney. Meu filho morou em Londres conseguiu essa relíquia. Paul não é deste mundo mesmo. Ele foi a alma musical da banda. Sem ele teriam feito dois álbuns, isso dito por Ringo Starr recentemente e que também já assisti ao vivo em Gotemburgo Suécia. Todos ótimos músicos brilhantes mas era Paul quem dava o ritmo. Sabe que time que tem Pelé até perna de pau vira craque. Olha foi um prazer encontra lo aqui. Um abraço. João
Que legal ver alguém exaltando a genialidade do Paul no baixo. Outro ponto interessante é perceber como o Ringo conseguia fazer algo absurdamente simples, limpo e incomum mas que servia perfeitamente à musica. Hoje em dia virou moda falar que Paul era um péssimo baixista ou que o Ringo não sabia tocar bateria.
Paul praticamente inventou o baixo. Eu nem ouvia este instrumento antes deles. Mas, sinceramente, nunca vi nenhum artigo sério falando que Paul era péssimo baixista. Acho que se enganou. O que vejo é o oposto. Ele sempre esteve na lista dos melhores. Inclusive como o melhor de todos.
E saber que hoje em dia tem um monte de negacionista de Beatles por aí, dizendo que eram plagiadores, que não tiveram relevância, basta um baixo do Paul pra derrubar tudo isso
Isso mesmo! Essa música é esplêndida! Acredito que George a fez pensando em Ray Charles. Ela usa acordes sofisticados, que transcendem minha compreensão, ajuda aí na harmonia. O solo de guitarra é fascinante, merece uns aparte. Valeu!
@@thurvin_7 tenho que concordar que tiveram seus plágios e muitos endeusam eles de forma que soa exagerada, não só pra eles mas pra qualquer um, PORÉM, os que dizem essas coisas, dizem como se os Beatles se resumissem a plágio e falta de relevância, isso é desonestidade intelectual e em alguns caso até soa como pedancia.
Eu também sempre notei isso nessa música desde que saiu em 68 ou 69 . O Paul trabalhou o baixo muito bem mesmo pois foi o que deu uma dinâmica deixando a música que já era bonita mais linda ainda.
Essa linha de baixo do Paul é tão maravilhosa quanto ao solo de Harrison : Simples, sutil e maravilhosa e riff de guitarra marcante de Something.. Marca registrada de Harrison, quando você ouve o riff, já sabemos qual é a música ❤. Uma outra música que adoro a linha de baixo do Macca é " Silly love songs", acho espetacular e parece que o baixo é que "comanda" essa música todinha. Ainda mais ao vivo, "Silly love songs" no concerto do Wings, " Rock show". Paul, realmente, é sobrenatural.❤ Parabéns pela explicação.
A música mais linda de todos os tempos.Desde a primeira vez que ouvi descobri que precisava aprender tocar violão, era criança ainda!!!Parabéns pelo vídeo...
Marco, um forte abraço pra você, direto da zona sul de SP, em fim de semana caótico por conta da Fórmula 1! Passando pra te agradecer por todo conhecimento compartilhado e por tudo que tem me ensinado. Deus te abençoe.
Acho que o Paul sabia quando fazer uma linha de baixo mais cheia e quando fazer mais simplificada. Músicas como "Savoy Truffle", ou "Hey Bulldog" mostram que quando a música pede ele enche o baixo. Por outro lado ele sabe ser círúgico quando a música é mais suave como é o caso de "Something", "A Day In The Life", "Peny Lane" e muitas outras.
Algo que me tornou ainda mais fã de Beatles foi jogar Rockband dos Beatles. E sempre curti demais jogar td na linha de baixo e conhecer mais detalhes sobre as linhas do Paul
Parabéns por esse vídeo inédito.Paul McCartney pra mim é um dos mais conceituados músicos do mundo.O cara é produtor,produziu todos os seus discos.Sua humildade é relevante,pois sola guitarra muito bem, deu essa missão ao Harrison.Algumas introduções de músicas famosas deles era do paul.Back in URSS e Sargeant Peppers são solos dele.
Cara, sou fã dos Beatles desde meus 13 anos (47 agora). Amo Something e sua opinião e análise, como sempre, das músicas que vc escolhe são muito bem colocadas, dignas da obras abordadas. Meus parabéns e sucesso no canal! 👏👏👏
Muito top esse vídeo. Eu pediria humildemente que voce fizesse um video com a performance de Paul na canção Hey buldog O que Paul McCartney faz aqui é esplêndido pros anos 60
Esta explicação lavou a minha alma...os adultos diziam que a gente idolatrava só porque aquela moda cegava adolescentes, passado este estágio reconheceríamos se tratar só de mais um amontoado de moleques grunhindo os sons metalizados das molas. Ainda hoje aos 73 anos, sem todo esse conhecimento técnico, o que me lembro era de um som perfeito entrando em nossos ouvidos e me fazendo desejar aprender guitarra para integrar uma banda e ganhar o coração da Verinha, aquela musa de 13 anos que nunca mais vi. Só um testemunho: o que acabou com a banda não foram as brigas, foi a geração imediatamente após a nossa que criava suas próprias preciosidades. Ao contrário do primeiro, o último filme tinha muitas cadeiras vazias no cinema, um concerto em cima de um edifício com apenas duas centenas de pessoas que pararam para ouvir na rua mostrava que nossa geração havia virado apenas protocolares pais e mães, nada que em si fosse alterar o mundo como tinhamos a pretensão. Deixamos então essa missão para as gerações seguintes, e para garotos que como eu amavam os beatles e rolling stones, continuamos a arquitetar coisas da competência de adultos, como as guerras entre nações!
Maravilha! Além da aula sobre essa linha genial, ainda de quebra, uma curiosidade interessantíssima sobre a "baixaria no mau sentido" que rolou com a Pattie Boyd, A.K.A "Layla". 👋👋👋👋
Minha vida musical começa qdo ouvi Paul McCartney pela primeira vez em um video. Toco contrabaixo e amo esse instrumento graças a ele... Parabéns pelo vídeo!
Linha de baixo genial, sutil e complexa ao mesmo tempo, aquele "detalhezinho" na saída do solo é simplesmente de cair o queixo... não me canso de ouvir. Sua análise foi espetacular, uma das melhores linhas de baixo de todos os tempos, sem histrionismos. Agora, o Paul não lê partitura, será que os preenchimentos foram todos intuitivos? Grande abraço!
Nos vídeos do seu canal acho que nunca vi vc falando algo sobre a música do Guns N' Roses... Poderia fazer um vídeo pra falar algo das músicas banda, por favor ???
Estou pensando seriamente em começar a estudar baixo. Estou pensando até em comprar um Hofner pra mim. Tudo por causa do título desse vídeo que me chamou a atenção (já pensei que vc estava falando mal do Paul) e fiquei PARADA prestando atenção na sua aula. AMEI!!! Parabénssssssssss, excelente aula!!!!
Pra mim , as melhores músicas são legais quando as linhas de baixos são criativas , baixistas como Andy Rourke dos Smiths , Paul pra mim é o musico mais completos do planeta.
Paul era quem solava nos Beatles antes de George chegar. Após ceder a vaga, ele passou a solar no baixo. Isso, sem falar nos solos de Taxman. Good Morning... e por aí, vai.
Mestre Marco! Depois nos fale sobre a preferência dos músicos por determinadas marcas de instrumentos. O Baixo do Paul por exemplo, é Icônico. Será costume, estilo ou sonoridade? Mais um vídeo Sensacional!! PARABÉNS
Aguardando o próximo vídeo sobre Something, que pra mim, é uma obra-prima de Harrison e uma das mais bela música de todos os tempos. Gostaria que você falasse também, sobre a guitarra de Harrison nessa música. Forte abraço, irmão!
O Paul é um baixosta tão bom que, se tivesse analisado "While My Guitar Gently Weeps" o vídeo ia ser tão bom quanto. Tou começando achar que foi de propósito nas músicas do George Harrison! 😂
Paul usava e usou o famoso baixo Hoffman que é feito por senhores especialistas nesse belo instrumento, cujo detalhe é o corpo ter sido inspirado no violino, e é o baixo mais perfeito até hoje(minha humilde opinião).
Há quem entenda que George quiz controlar o baixo em Something como vingança por Paul, por diversas vezes, dizer a ele como tocar a Guitarra. No Get Back vemos uma discussão em que George responde a Paul algo do tipo "eu faço o que você mandar, eu toco como você quiser".
Saaalve, Marco !!! Procurei um lugar melhor pra fazer esse PEDIDO ficar visível pra voce, maa nao achei... Mas, pela relwvancia de Sir Macca, acho que deve dar certo... Goataria da tua analise melodica da musica "On my own", cantada pela Nikka Costa (lembra ???). Nao se8 classificar aquela progressao mwlodica, mas acho LINDAAA e, depoia de ve-la na tv italiana cantando a mesma musica, ela ficou impressa na minja cabeça. Mao vou te elogiar agora, por falta de espaço. Mas tu é muito bom !!!!! Abraço
Marco, parabéns pela excelente aula, como sempre! " _Something_ " e " _Yesterday_ " são duas ótimas músicas dos Beatles, goste muito e dezenas de outras! Não toco baixo, só "violão clássico", mas participo tbm de *rodas de choro* . Já tentei tocar o _Violão 7 cordas_ pra "ser bom" em baixarias, mas não rolou, não dá pra mim pois eu sou muito apegado a ler partituras!
Muito bom o vídeo, mano. Destrinchou legal a genialidade do tio Paul. Acho que vale muito salientar que ele gravou essa música com um Hofner 500/1, que tem um som muito distinto conhecido por um sustain bem curto. Isso dá essa sensação meio "bouncy" no baixo e faz toda a diferença quando se toca semi colcheias, por exemplo. Obrigado pela qualidade técnica do teu vídeo. Aguardando mais.
Mais um vídeo excelente, Marco! "Something" é uma das melhores músicas dos Beatles, sem dúvida - muito melhor agora após a sua análise. Porém, em termos de baixo, ainda prefiro Chris Squire, Geddy Lee e Steve Harris - aguardo ansiosamente novos vídeos dessa "Trindade".... Um abraço!
Algumas observações:
1) A mesma observação que fiz no vídeo sobre Roundabout: na música, "baixaria" é um termo informal, comum em gêneros como samba, choro e MPB, que se refere a passagens, frases ou improvisações no baixo que são elaboradas, complexas ou virtuosas. Em geral, descreve momentos em que o baixista vai além do simples acompanhamento rítmico e harmônico, criando linhas melódicas e até solos que se destacam. Eu sei que muitos que clicaram no vídeo talvez desconheçam esse sentido, então sim, aproveitei o duplo sentido para gerar curiosidade e atrair cliques. Faz parte do jogo!
2) A mulher na thumbnail é Pattie Boyd, esposa de George Harrison na época do lançamento de Something e sua inspiração para a música. Curiosidade extra: essa mesma Pattie Boyd é a "Layla" de Eric Clapton, que mais tarde “roubaria” (entre aspas, claro, porque ninguém pertence a ninguém!) Pattie de Harrison, até então seu amigo.
3) No vídeo de hoje, falo bastante sobre intervalos musicais. Se isso for um pouco confuso, recomendo conferir minha série sobre intervalos musicais para entender melhor. ruclips.net/video/OsVpoEJpoz0/видео.html
4) Essa é uma pergunta que recebo muito, então já respondo aqui: o programa que uso para isolar as faixas chama-se Moises.
5) Em alguns momentos do vídeo, o áudio ficou com um ruído um pouco incômodo, porque o baixo estava ligado com mais ganho do que eu esperava! Peço desculpas pelo incômodo.
6) E aí, vocês gostariam de uma análise mais detalhada da harmonia e melodia de Something? Deixem nos comentários!
Sobre o item 2. George e Eric continuaram amigos. George inclusive foi ao casamento do Erick com a Pettie. Paul e Ringo também compareceram e eles chegaram a tocar juntos em um palco quase sendo uma reunião dos Beatles depois do fim da banda, se não fosse pela falta do John Lennon que na época morava nos EUA.
Pattie Boyd também foi inspiração para Wonderful Tonight do Eric Clapton. A mulher inspirou três grandes clássicos da música. :D
@@GeovaniBritox se eu não estiver errado Bell Botton Blues também foi inspirada nela, ou seja devemos muito a ela. Muito bem lembrado
@@CADbatera72 Não sabia que essa também era. Que baita paixão, hein! 😄
Excelente análise dessa baixaria. Realça a importância do contrabaixo no encadeamento harmônico, principalmente quando ele transforma acordes em estado fundamental em acordes na 1a, 2a e 3a inversões!
Excelente vídeo Marco, ainda mais sobre o instrumento que amo. Sugestão, ao final dos seus vídeos de análises, toque a música na íntegra (isso é, se não for gerar problemas com direitos). Prosperidade ao canal
Simples com o que é complexo, direto e objetivo. Coisa rara no youtube. Parabéns pelo seu trabalho no canal.
É uma pena que Harrison tinha tão pouco espaço nos Beatles. As composições dele se destacam no repertório da banda.
só no final dos Beatles
1:03 Vejo Paul McCartney exatamente assim, como sobrenatural, alguém que veio à esta existência para trazer beleza, satisfação, calma e maravilha. Exatamente o que se espera de divindades. Mais do que fã, eu sou um devoto de Paul McCartney.
TINHA QUE SER PETISTA PARA DIZER UMA MERDA DESSA! GADO ADORA UM CULTA À PERSONALIDADE.
Cara eu também. Você foi genial. Ja fui a 5 concertos 2 deles com soundchecks Miami Dublin 3 x SPO e ainda tenho um LP autografado pelo nosso irmão Paul McCartney. Meu filho morou em Londres conseguiu essa relíquia. Paul não é deste mundo mesmo. Ele foi a alma musical da banda. Sem ele teriam feito dois álbuns, isso dito por Ringo Starr recentemente e que também já assisti ao vivo em Gotemburgo Suécia. Todos ótimos músicos brilhantes mas era Paul quem dava o ritmo. Sabe que time que tem Pelé até perna de pau vira craque. Olha foi um prazer encontra lo aqui. Um abraço. João
Que legal ver alguém exaltando a genialidade do Paul no baixo. Outro ponto interessante é perceber como o Ringo conseguia fazer algo absurdamente simples, limpo e incomum mas que servia perfeitamente à musica. Hoje em dia virou moda falar que Paul era um péssimo baixista ou que o Ringo não sabia tocar bateria.
Paul praticamente inventou o baixo. Eu nem ouvia este instrumento antes deles. Mas, sinceramente, nunca vi nenhum artigo sério falando que Paul era péssimo baixista. Acho que se enganou. O que vejo é o oposto. Ele sempre esteve na lista dos melhores. Inclusive como o melhor de todos.
@@dabreu sim, poisé já vi tbm
E saber que hoje em dia tem um monte de negacionista de Beatles por aí, dizendo que eram plagiadores, que não tiveram relevância, basta um baixo do Paul pra derrubar tudo isso
Nossa, sério que existem negacionistas em relação ao talento dos Beatles ? Bom, se existem terraplanistas, tudo é possível 🤔
mas eles realmente eram plagiadores e superestimados, foram importantes e muito relevantes sim, mas coisas boas não ocultam os pontos negativos
@@thurvin_7Que plágio, a referência que john fez em Come Together? Ou My sweet lord que nem é dos Beatles, carreira solo de George
Isso mesmo! Essa música é esplêndida! Acredito que George a fez pensando em Ray Charles. Ela usa acordes sofisticados, que transcendem minha compreensão, ajuda aí na harmonia. O solo de guitarra é fascinante, merece uns aparte. Valeu!
@@thurvin_7 tenho que concordar que tiveram seus plágios e muitos endeusam eles de forma que soa exagerada, não só pra eles mas pra qualquer um, PORÉM, os que dizem essas coisas, dizem como se os Beatles se resumissem a plágio e falta de relevância, isso é desonestidade intelectual e em alguns caso até soa como pedancia.
Perfeito, outra linha incrível do Paul é All my loving
Aí sim, uma linha de baixo do Paul 😊👏👏👏👏👏👏👏
essa música é uma baixaria
Cara você descreveu ele com as palavras certas, “Paul McCartney é sobrenatural “
Os Beatles eram sensacionais e Paul Músico Maravilhoso
Uma linha de baixo q tbm acho fenomenal é de another day
Paul pode não ser obaixista mais técnico, mas compensa em criatividade! O baiixo de all my loving é maravilhoso! Idem something!
Gosto da baixaria de "With A Little Help From My Friends", que até me inspirou a aprender o instrumento!
Eu também sempre notei isso nessa música desde que saiu em 68 ou 69 . O Paul trabalhou o baixo muito bem mesmo pois foi o que deu uma dinâmica deixando a música que já era bonita mais linda ainda.
*SIMPLESMENTE A MELHOR E MAIS LINDA MÚSICA DOS BEATLES!*
Paul McCartney foi muito influenciado por James Jameson, lendario baixista da Motown
Caramba, por isso é bom, comentei alguma coisa lá em cima 😅😅😅😅
Essa linha de baixo do Paul é tão maravilhosa quanto ao solo de Harrison : Simples, sutil e maravilhosa e riff de guitarra marcante de Something.. Marca registrada de Harrison, quando você ouve o riff, já sabemos qual é a música ❤.
Uma outra música que adoro a linha de baixo do Macca é " Silly love songs", acho espetacular e parece que o baixo é que "comanda" essa música todinha. Ainda mais ao vivo, "Silly love songs" no concerto do Wings, " Rock show". Paul, realmente, é sobrenatural.❤
Parabéns pela explicação.
A música mais linda de todos os tempos.Desde a primeira vez que ouvi descobri que precisava aprender tocar violão, era criança ainda!!!Parabéns pelo vídeo...
Belo trabalho!! Elucidativo. Dissecando uma parte da harmonia e a linha de baixo.
Vim caindo no clickbait e recebi uma aula fantástica kkkkj
Haha desculpa! O título tbm foi baixaria de minha parte!
Obrigado pela oportunidade de acompanhar esta esplêndida análise!
Excelente vídeo!!😊
George Harrison, anos depois, disse que não gostava desse baixo, porque tinha “notas demais”.
Paul foi elegante: “Era eu tentando fazer o meu melhor.”
E olha que tocar baixo e cantar ao mesmo tempo não é uma tarefa fácil.
Eu não conseguiria é muito difícil.
Marco, um forte abraço pra você, direto da zona sul de SP, em fim de semana caótico por conta da Fórmula 1!
Passando pra te agradecer por todo conhecimento compartilhado e por tudo que tem me ensinado.
Deus te abençoe.
Cara, mereceu o like parabéns!
É tão bom ser beatlemaníaco e ter um professor que avaliza nosso amor com tal nível de esmiuçamento. VALEU !!
Uma maravilha!!! Parabéns pela aula! Verdadeira aula.
Boa tarde!
Maravilha de aula 👏👏👏👏👏
Como nas outras analises, essa foi também muito esclarecedora. Parabéns.
Excelente vídeo, nenhum canal tem conteudo assim! Abraços de Braga, Portugal
Ótimo vídeo irmão, você ganhou + um seguidor fiel !
Brilhante hein Marco
Nunca imaginei tantos detalhes nesse clássico
Vídeo sensacional, amo essa música mas nunca tinha prestado atenção nas linhas do baixo, parabéns,vc me ensina com seus vídeos.vida longa a boa música
Chego, e já vou dando like. É sempre uma boa aula, com certeza!
Uma baixaria linda deste Sir é na música solo dele, Silly Love Songs!
Acho que o Paul sabia quando fazer uma linha de baixo mais cheia e quando fazer mais simplificada. Músicas como "Savoy Truffle", ou "Hey Bulldog" mostram que quando a música pede ele enche o baixo. Por outro lado ele sabe ser círúgico quando a música é mais suave como é o caso de "Something", "A Day In The Life", "Peny Lane" e muitas outras.
melhores videos de musicas produzidos
Que maravilha de aula, thanks!
Você é excelente! Muito obrigado
Algo que me tornou ainda mais fã de Beatles foi jogar Rockband dos Beatles. E sempre curti demais jogar td na linha de baixo e conhecer mais detalhes sobre as linhas do Paul
Parabéns por esse vídeo inédito.Paul McCartney pra mim é um dos mais conceituados músicos do mundo.O cara é produtor,produziu todos os seus discos.Sua humildade é relevante,pois sola guitarra muito bem, deu essa missão ao Harrison.Algumas introduções de músicas famosas deles era do paul.Back in URSS e Sargeant Peppers são solos dele.
Esta musica e linda ne cara uma das mais bonitas dos beatles
Minha música dos Beatles preferida
Eu não sou músico mas sempre achei a linha de baixo dessa música algo surreal
Cara, sou fã dos Beatles desde meus 13 anos (47 agora). Amo Something e sua opinião e análise, como sempre, das músicas que vc escolhe são muito bem colocadas, dignas da obras abordadas. Meus parabéns e sucesso no canal! 👏👏👏
Show de bola o seu vídeo e as explicações dessa que é, sem a menor sombra de dúvida, a maior banda de todos os tempos
Coisa linda ! Coisa de um gênio.
Muito top esse vídeo. Eu pediria humildemente que voce fizesse um video com a performance de Paul na canção Hey buldog
O que Paul McCartney faz aqui é esplêndido pros anos 60
Something é linda demais.
Porém, depois de muito tempo, percebi que o que mais me fazia gostar dela era a sua linha de baixo. Fantástica!
Esta explicação lavou a minha alma...os adultos diziam que a gente idolatrava só porque aquela moda cegava adolescentes, passado este estágio reconheceríamos se tratar só de mais um amontoado de moleques grunhindo os sons metalizados das molas. Ainda hoje aos 73 anos, sem todo esse conhecimento técnico, o que me lembro era de um som perfeito entrando em nossos ouvidos e me fazendo desejar aprender guitarra para integrar uma banda e ganhar o coração da Verinha, aquela musa de 13 anos que nunca mais vi. Só um testemunho: o que acabou com a banda não foram as brigas, foi a geração imediatamente após a nossa que criava suas próprias preciosidades. Ao contrário do primeiro, o último filme tinha muitas cadeiras vazias no cinema, um concerto em cima de um edifício com apenas duas centenas de pessoas que pararam para ouvir na rua mostrava que nossa geração havia virado apenas protocolares pais e mães, nada que em si fosse alterar o mundo como tinhamos a pretensão. Deixamos então essa missão para as gerações seguintes, e para garotos que como eu amavam os beatles e rolling stones, continuamos a arquitetar coisas da competência de adultos, como as guerras entre nações!
Maravilha! Além da aula sobre essa linha genial, ainda de quebra, uma curiosidade interessantíssima sobre a "baixaria no mau sentido" que rolou com a Pattie Boyd, A.K.A "Layla". 👋👋👋👋
Minha vida musical começa qdo ouvi Paul McCartney pela primeira vez em um video. Toco contrabaixo e amo esse instrumento graças a ele... Parabéns pelo vídeo!
Sempre muito bom, Marco!
Linha de baixo genial, sutil e complexa ao mesmo tempo, aquele "detalhezinho" na saída do solo é simplesmente de cair o queixo... não me canso de ouvir. Sua análise foi espetacular, uma das melhores linhas de baixo de todos os tempos, sem histrionismos. Agora, o Paul não lê partitura, será que os preenchimentos foram todos intuitivos? Grande abraço!
Ah, acho que sim, intuição vinda de um talento descomunal.
@@LuizAntonio-i6s Com certeza, o ápice do baixo melódico. Valeu, Luiz, muito bom! Abraços!
Na época não lia. Mas estudou e já até compôs sinfonia.
O som do seu baixo ficou baixo rs..... vídeo excelente como sempre❤
Paul é o Cara !!
Nos vídeos do seu canal acho que nunca vi vc falando algo sobre a música do Guns N' Roses... Poderia fazer um vídeo pra falar algo das músicas banda, por favor ???
2:43 ficou muito boa sua linha de baixo caso "somenting" fosse em technical death metal
Paul McCartney é um dos grandes músicos da história.
Inclusive é o maior do quarteto de Liverpool!!!
Todos eles são maravilhosos.
Excelente vídeo.
Sugestão de vídeo: little wing e toda sua melodia, modos e porque ela trás uma sensação boa e parece ser impossível de se tocar
Top
Excelente vídeo!
Perfeito
Estou pensando seriamente em começar a estudar baixo. Estou pensando até em comprar um Hofner pra mim. Tudo por causa do título desse vídeo que me chamou a atenção (já pensei que vc estava falando mal do Paul) e fiquei PARADA prestando atenção na sua aula. AMEI!!! Parabénssssssssss, excelente aula!!!!
Pra mim , as melhores músicas são legais quando as linhas de baixos são criativas , baixistas como Andy Rourke dos Smiths , Paul pra mim é o musico mais completos do planeta.
Paul era quem solava nos Beatles antes de George chegar. Após ceder a vaga, ele passou a solar no baixo. Isso, sem falar nos solos de Taxman. Good Morning... e por aí, vai.
Obrigado.
que vídeo maravilhoso! ótimas explicações, ótima edição, ótimo baixo e ótimo conhecimento!
Claro que gostaríamos , cada análise que você faz é uma aula de imenso valor para todo amante de música. Já estamos aguardando ansiosamente.
Muito bom. Como sempre!
Mestre Marco! Depois nos fale sobre a preferência dos músicos por determinadas marcas de instrumentos. O Baixo do Paul por exemplo, é Icônico. Será costume, estilo ou sonoridade? Mais um vídeo Sensacional!! PARABÉNS
Muito bom Marco, também adorei a idéia de se fazer a análise harmônica. Um abraço!
Ótima aula! Obrigado Mestre.
Parabéns, Marco!
Aguardando o próximo vídeo sobre Something, que pra mim, é uma obra-prima de Harrison e uma das mais bela música de todos os tempos. Gostaria que você falasse também, sobre a guitarra de Harrison nessa música. Forte abraço, irmão!
Parabéns pelo maravilhoso trabalho
O Paul é um baixosta tão bom que, se tivesse analisado "While My Guitar Gently Weeps" o vídeo ia ser tão bom quanto.
Tou começando achar que foi de propósito nas músicas do George Harrison! 😂
Fui impelido à curtir e à seguir o canal. Obrigado pelas dicas!
Seu canal é ótimo, Principalmente por fazer esse favor de decupar as músicas do maiores.
Muito obrigado pelo vídeo, ficarei esperando pelo vídeo com a harmonia, adoro esse música. Abraço e obrigado.
Sou guitarrista, e estou aguardando a análise completa da harmonia. +1 Inscrito !
Suas análises musicais são acima da média, parabéns
Paul usava e usou o famoso baixo Hoffman que é feito por senhores especialistas nesse belo instrumento, cujo detalhe é o corpo ter sido inspirado no violino, e é o baixo mais perfeito até hoje(minha humilde opinião).
Se influenciou Chris Squire, não digo mais nada.Concordo, ouço e aplaudo.
Muito bom, Marco. Valeu!
Há quem entenda que George quiz controlar o baixo em Something como vingança por Paul, por diversas vezes, dizer a ele como tocar a Guitarra. No Get Back vemos uma discussão em que George responde a Paul algo do tipo "eu faço o que você mandar, eu toco como você quiser".
muito bom !!
Saaalve, Marco !!!
Procurei um lugar melhor pra fazer esse PEDIDO ficar visível pra voce, maa nao achei... Mas, pela relwvancia de Sir Macca, acho que deve dar certo... Goataria da tua analise melodica da musica "On my own", cantada pela Nikka Costa (lembra ???). Nao se8 classificar aquela progressao mwlodica, mas acho LINDAAA e, depoia de ve-la na tv italiana cantando a mesma musica, ela ficou impressa na minja cabeça. Mao vou te elogiar agora, por falta de espaço. Mas tu é muito bom !!!!! Abraço
Perfeito.... Muito obrigado.👏👏👏👏
Marco, parabéns pela excelente aula, como sempre! " _Something_ " e " _Yesterday_ " são duas ótimas músicas dos Beatles, goste muito e dezenas de outras! Não toco baixo, só "violão clássico", mas participo tbm de *rodas de choro* . Já tentei tocar o _Violão 7 cordas_ pra "ser bom" em baixarias, mas não rolou, não dá pra mim pois eu sou muito apegado a ler partituras!
seria fixe se fizesses um vídeo a ensinar como se faz uma linha para o baixo
Muito bom o vídeo, mano. Destrinchou legal a genialidade do tio Paul. Acho que vale muito salientar que ele gravou essa música com um Hofner 500/1, que tem um som muito distinto conhecido por um sustain bem curto. Isso dá essa sensação meio "bouncy" no baixo e faz toda a diferença quando se toca semi colcheias, por exemplo. Obrigado pela qualidade técnica do teu vídeo. Aguardando mais.
Queria ver essa análise sobre o baixo de Rain. Eu sou apaixonado nessa música!!
Mais um vídeo excelente, Marco! "Something" é uma das melhores músicas dos Beatles, sem dúvida - muito melhor agora após a sua análise. Porém, em termos de baixo, ainda prefiro Chris Squire, Geddy Lee e Steve Harris - aguardo ansiosamente novos vídeos dessa "Trindade".... Um abraço!
Muito bacana seu vídeo.
Parabéns!
Muito top !!!
Você é muito bom. Obrigado pela aula.
FAZ UM VIDEO SOBRE A HARMONIA E MELODIA DE SOMETHING POR FAVOR! Minha música favorita dos beatles
video top como sempre